De quanto em quanto tempo devemos trocar de equipamento? Existe um prazo ideal?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 ноя 2024
  • Neste vídeo tento esclarecer de quanto em quanto tempo devemos trocar de equipamento nas áreas de fotografia e vídeo, se existe um prazo ideal e quando essa decisão pode ou não ser um problema para quem atua profissionalmente com fotografia e vídeo. E sim, o vídeo também trata do assunto para quem é entusiasta, amador e tem a fotografia como hobby. Quer saber mais? Veja o vídeo até o fim, está recheado com informações.
    Este vídeo só foi possível pelo apoio por parte dos meus amigos da loja Portssar e também da assistência técnica Portssar.
    Link da loja Portssar - www.lojaportss...
    Link da assistência - portssar.com.br/
    Telefones da Portssar: (11) 3255-6067, (11) 3257-1632
    Whats para falar com a loja: (11) 98971-3274
    Adquira os meus cursos online, todas as informações e opções de compra estão neste link vernaglia.com....
    Adquira minhas imagens no Adobe Stock:
    stock.adobe.co...
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @armandovernagliajunior
    Canal do Vernaglia no Telegram (newsletter): t.me/Canal_Do_...
    Siga no Behance - www.behance.ne...
    Conheça o trabalho da Cris, ilustradora, colorista, e também fotógrafa: / cristianedealencar

Комментарии • 69

  • @oficialfrancorodrigues3164
    @oficialfrancorodrigues3164 19 дней назад

    Armando é um dos caras mais lúcidos da fotografia! Baita vídeo. Tendo dito tudo isso: Quem tá na DSLR única coisa que justifica trocar pra mirrorless é o foco. Que coisa bem boa tirar foto e nem precisar olhar se tá focada ou não. Tá sempre com foco cravado. Nunca mais quero usar DSLR

  • @edsonjoanni
    @edsonjoanni 2 месяца назад +9

    Comprei minha Canon R8 e a lente RF24-105 F4 L IS USM na Portssar e estou satisfeitíssimo com o atendimento deles. Depois de um ano usando uma Canon EOS Rebel T7 resolvi fazer um upgrade. Recebi orientação profissional de um técnico deles e isso foi fundamental para decidir pela compra.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад +1

      Fico feliz que tenha tido uma boa experiência lá na Portssar, são amigos de longa data, pessoal de lá é gente fina e muito capacitado.

  • @TomazNMelo-tf9sc
    @TomazNMelo-tf9sc 2 месяца назад +1

    Discussão bem pertinente nesse momento que as marcas lançam novas câmeras em um piscar de olhos. Não sou profissional e apesar de usar as fotos que faço no meu trabalho como biólogo pesquisador, minha fonte de renda não depende das fotos, então sou do tipo que fica por um bom tempo com a mesma câmera, assim como minhas lentes.
    Atualmente tenho uma Canon R7 que por ser fotógrafo de natureza, uso ela em condições extremas. Já tomei chuva pesada com ela e aguentou bem e mesmo assim sinto que vou conseguir usar ela bem por vários anos. É a melhor câmera que já tive e os recursos de foto e vídeo são perfeitos para o meu uso. Se eu tivesse grana sobrando tentaria comprar uma R5 (a primeira versão mesmo), mas pelo preço que ela é vendida no Brasil prefiro gastar com viagens e outras coisas.

  • @camilaf365
    @camilaf365 2 месяца назад +1

    Muito bom o vídeo!
    Tenho uma de entrada da Fuji há 7 anos, mas ela tá indo com Deus aos poucos esse ano. Agora tô na fase de tentar definir qual comprar, vejo várias e ainda não decidi! 🤡 já vi R50 e Sony A6400, já olhei também a SL3.. de preço tá tudo muito próximo onde moro. Meu uso é mais de viagem, rua, nada profissional

  • @cristianvirginio6735
    @cristianvirginio6735 2 месяца назад

    eu uso a minha t6 desde 2017 e hoje no estúdio com tudo controlado continuo achando a qualidade fenomenal! Preciso trocar de câmera por que já passei do limite de clicks e posso ficar na mão, mas não sei pra qual câmera ir, talvez uma full frame. Obrigado pelo vídeo Armando!

  • @marceloandreoli69
    @marceloandreoli69 2 месяца назад

    Gostei! Parabéns pelo vídeo!!

  • @marciocruz07
    @marciocruz07 2 месяца назад

    Eu vou de acordo com a necessidade. Claro que obedecendo o bom senso. O meu equipamento já está com 3 anos. Ainda rende bem.
    O courinho de rato até dá para juntar, mas ainda assim é preciso avaliar o melhor investimento associado ao melhor equipamento para me auxiliar no que faço (seja câmera, seja PC, seja acessórios). Tenho até uma tabela com orçamento para médio e longo prazo. Afinal, é necessário ter um norte.
    Um bom vídeo com boa orientação.

  • @mariafilomenasantosdeazere4638
    @mariafilomenasantosdeazere4638 2 месяца назад +2

    Entrei no universo mirrorless no começo deste ano, depois de aprender e usar DSLR por seis anos. Como a câmera nova é excelente, não pretendo trocar mais. Faço muitas fotos de reuniões familiares, mas não chegam a 800 fotos por vez. A esperança é que o equipamento dure bastante. A DSLR full frame continua muito boa. A assistência Portssar fez uma boa limpeza nela e a deixou como nova. Muito pertinente o seu vídeo, professor. Obrigada.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад

      Olá Filomena, conhecendo o seu uso da câmera, e sei também que você é cuidadosa com o equipamento, pode ter certeza que a câmera vai durar muitos e muitos anos. 😊👍

  • @luisfernandodelimamachado6977
    @luisfernandodelimamachado6977 2 месяца назад

    Boa tarde, Vernaglia.
    Admiro muito se trabalho, sempre acompanho suas dicas de equipamentos. Estou num dilema sobre equipamentos. Eu ocupo uns 30 % do meu tempo na fotografia(NIKON D3300), usando a lente 18-105 mm e 50 mm. Já fiz milagre e acredito que bati no teto com esse equipamento. A questão é, se és válido eu migrar para uma Nikon z5 ?Dentro de um orçamento razoável . Ou seria loucura ir para uma D750? Aproveitando parte do setup que eu tenho de uma aps-c

  • @GZICC
    @GZICC 2 месяца назад +2

    Gosto muito das suas análises sobre equipamentos. Sempre racionais

  • @lamphantom2289
    @lamphantom2289 2 месяца назад +1

    Parabéns pela pesquisa. Eu hj fotógrafo como hobby e estou na lista de usar até quebrar, já que prefiro economizar o dinheiro ou comprar boas lentes. Já fui profissional de tempo integral de fotografia, vc tem total razão, o profissional tem que ter um backup.
    Como hobby, se a câmera der problema, só puxar o celular.
    Eu sempre achei que usar a câmera antiga como backup faz total sentido, visto que vc vai vender bem barato um equipamento usado por profissional. Então é melhor valer cada centavo.
    Imagina no meio de um casamento sua câmera quebrar e vc não ter outra na hora. Pode até ser processado.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад

      Pois é, quebra do equipamento no meio do trampo, dependendo do trampo, é um problema imenso.

  • @EduardoCostaLisboa
    @EduardoCostaLisboa 2 месяца назад +1

    Esse ponto que você postou sobre a fotografia analógica é uma boa lembrança também de que em muitos casos o que importa não é tanto o resultado, mas o processo, a jornada de produzir a fotografia. E isso me lembra inevitavelmente o quanto nossa relação com muitas coisas mudou, como por exemplo a música: é tão bom ter um tempo realmente livre para contemplar um disco enquanto admira seu encarte etc. Entre tantas outras coisas que realmente são muito diferentes da realidade tão imediatista que vivemos hoje. Ms aí já estou saindo do assunto original do vídeo! 😛

  • @EduardoCostaLisboa
    @EduardoCostaLisboa 2 месяца назад +2

    Comentando ainda no começo: eu tenho duas câmeras, bem simples para os padrões de hoje, mas muito boas para o que preciso, que é um uso amador: uma G15 e uma T5i, ambas Canon. Elas tem o mesmo processador, sendo a G15 uma versão com sensor um pouco menor e com lente fixa, de 5x de zoom. Ou seja, boa o suficiente para fotos em viagem ou fotografia de rua com muitos recursos a serem explorados.
    Estou claramente falando de um equipamento absurdamente "barato" em comparação ao que temos no mercado, mas eu realmente tenho ficado muito satisfeito com os resultados, ainda mais depois que comecei a explorá-lo um pouco mais. E também, não tenho tanto dinheiro sobrando para algo que é um hobby e não uma profissão.
    A T5i eu tenho deixado para usar em momentos onde consigo me preparar mais para a cena ou para uma situação mais específica, como quando vou a algum lugar que permita isso. Minha última incursão foi no Zoológico de São Paulo onde me acabei apenas com uma lente, a 55-250mm e consegui resultados maravilhosos.
    Eu cheguei a pensar em investir em outros equipamentos, para diversificar, como uma 3/4 (para conhecer) e uma full frame (para astrofotografia e até retratos mais nítidos), mas sinceramente é tanto custo que não se justifica. Faz mais sentido eu aprender a usar o que já tenho, explorar ao máximo, "tirar leite de pedra", do que apenas comprar algo novo.
    Por fim, como uso bem pouco, acaba fazendo muito mais sentido manter o que já tenho e "usar até acabar" do que me preocupar com trocar a cada X anos etc. Entretanto, reconheço que muitos recursos mais modernos acabam me deixando com vontade de investir mais. Seria ideal ter um "foco contínuo no olho", por exemplo. Ou uma conexão Wi-fi para transferir os arquivos sem precisar tirar o cartão da câmera. Mas, como já dizia o grande filósofo "Chorão": "cada escolha, uma renúncia"

  • @amclv2
    @amclv2 2 месяца назад

    Fala Vernaglia, ótimo video novamente!
    Sempre faço minhas compras depois de ver seus videos e perguntar aqui também rsrs
    Tenho uma R8 e há uns meses comprei a RF 15-30 para trabalhos de arquitetura de interior. Para outras fotos eu uso a RF 24-50 que vem com o KIT, mas queria adquirir uma 24-105.
    Tem 3 opções e queria pedir sua opnião.
    1 - RF 24-105 normal da Canon que tá +- R$3500
    2 - EF 24-105 L primeira versão que tá +- R$3500
    3 - RF 24-105 L que não consigo comprar agora e teria que esperar alguns meses
    O melhor dos casos seria obviamente a 3, mas para trabalhos de fotografia de arquitetura, de detalhes de objetos em interior, você acha que entre a 1 e a 2 tem muita diferença? Vi um video seu comparando a RF16mm com a EF 17-40L que não fazia tanta diferença em relação a alguns pontos... fico na dúvida se existe muita diferença tbm entre a 1 e 2.
    Desde já agradeço

  • @josefafe604
    @josefafe604 2 месяца назад +1

    Vernaglia eu acho que a minha R6 está boa! E eu já tive a T6 de entrada! Só a comprei porque não encontrei uma loja de locação pra eu fazer um curso! No ano de 2021 , Comprei a ,R6 e não tive ganho! Só que foi muito de doença! Por isso acho que talvez vire só paixão mesmo! Mesmo assim comecei o flash pra fazer o seu curso o adaptador RF e agora vou comprar o meu rádio flash! Tudo da canon! Arruma um patrocínio da marca pra eu trabalhar! 😂
    Falando sério! Você é um ótimo administrador! Fico grata 🙏
    Forte abraço!🫂

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад +1

      O negócio agora é aproveitar essa R6 e tirar dela tudo que ela tem de bom, é uma excelente câmera e vai durar muito tempo.

    • @josefafe604
      @josefafe604 2 месяца назад +1

      @@ArmandoVernagliaJuniorse você puder me dar o zap eu agradeço!

  • @GustavoSantanna
    @GustavoSantanna 2 месяца назад

    Eu decidi trocar meu equipamento quando apareceu no mercado algo q iria dar um salto signifativo na qualidade final do meu trabalho.
    Usei minha 5DM3 por 8 anos(quando comprei na tinha saído a M4) daí quando eu vi que as novas mirroless me iriam oferecer um salto de qualidade fiz. Quando vou trocar de novo? Não tenho ideia. No caso ando querendo migrar pra Sony!

  • @GabrielMiranda_Filmmaker
    @GabrielMiranda_Filmmaker 2 месяца назад

    Salve Armando! Conteúdo muito bom! Gostaria de acrescentar uma experiencia minha ao seu vídeo! Sou o feliz dono de uma "jurássica" (como diz alguns youtubers) Sony a6300! e em 3 anos eu não tinha conseguido tirar o resultado q venho tirando nos ultimos meses com a camera! Por pouco quase troquei ela esse fim de ano por uma xt3 porém como recebi um resultado dela absurdo junto a uma lente 23mm 1.4 de viltrox, decidi investir em lentes pois só tenho essa 23mm, e percebi que a parte mais importante do conjunto é a lente e mais importante ainda é o operador, eu acho insano o quanto eu consegui um resultado q 90% dos vídeos dos canais de yt por ai não tiraram com a camera! Moral da história: Leva tempo para vc conhecer o seu equipamento! Para tirar o resultado dele! Agora eu só saio dela para uma FX30 ou a6700! Crop for the wins!

  • @dogbyte18
    @dogbyte18 2 месяца назад

    Tenho uma Canon T6i, desde 2020 Trabalho diariamente com fotografia imobiliária e de vez em quando com eventos sociais, ela estourou a cortina de tantos cliques rs, fiquei feliz pq usei de vdd, estudei muito e tive lucro. Levei na Portssar pra arrumar e me deram uma estimativa de mais 1 ano e meio de uso continuo. Hoje deixe minha T6i para Hobbie e uso uma Mirrorles da Canon que é da empresa que atuo, considero um benefício ja que nao uso mais o meu equipamento e assim o preservo.

  • @KarlMaxFernandes
    @KarlMaxFernandes 2 месяца назад +1

    entre minha primeira 6d e minha segunda foram de 2 anos, entre a s minhas 6d e a R foram 7 anos, minha segunda mirrorles a R8 comprei 2 anos depois , agora com 2 mirrorless subistituindo minhas 6D, em questão de lentes tenho as mesmas desde a 6D lentes ficam uma vida toda!

  • @messiascarvalho60
    @messiascarvalho60 2 месяца назад +1

    Bora! TMJ

  • @LuizVictorBragattoCustodio
    @LuizVictorBragattoCustodio 2 месяца назад

    A primeira camera digital q eu usei era uma canon de entrada da epoca de 2004, meu pai ate falou, ela tem arquivo em raw que pega muito mais informação. Eu nem sabia abri o arquivo raw no PC, so conseguia ver na camera, eu nem sabia da existencia da existência de qualquer software de edição. Eu queria muito saber qual camera era aquela, ate me elogiaram uma vez, falando q queriam ver as fotos q eu tirei "com essa camera". Enfim essa foi a primeira e era do meu pai. Nao aprendi muito sobre fotografia, mas foi o suficiente para pincelar uma coisa ou outra. Depois meu pai comprou a 7d, q ele usou muito, e eu tmb usei. Depois eu fiquei muito mal mesmo e fui internado no caps, e la repensei mimha vida, e meu pai falou q iria dar a camera dele para mim, a 7d e as lentes uma macro 100mm e uma 70-200mm com 2x extender. A partir deste dia q eu fiquei melhor eu sai fotografando tudo mesmo, testando coisas. Como.eu gosto do "espaço", daquele com estrelas, planetas, nebulosas etc... eu fiquei um dia a noite inteira usando o live view da 7d para dar zoom e achar o foco perfeito nos anéis de saturno e ma lua fazendo bracketing com tripla exposição para fazer um HDR da lua. Ate q pifou. Depois disso meu pai e mimha mae juntaram forcas para comprar a minha primeira e oficial nova câmera, a 80d. Usei muito a 80d, foram 6 anos de uso, ela ate foi modificada para astrofotografia (fullspectrum) e tmb fiz varios experimentos usando luz IR e UV, filtros e todas as gambiarra q vc possa imaginar. Essa camera é muito boa, o click count deve tar alto ate pq eu nao tenho tripe automatico para astrofotografia portanto tenho q fotografar com curtas exposições varias vezes com iso alto e ddpois usar um satacking software para a imagem fica boa e iso fiz varias vezes, e estou poupando a mimha 80d, o pouco dd vida q resta a ela para as coisas boas mesmo, quando eu puder fazer. Portanto decidi q precisaria d outra câmera, mas assim.. Eu tenho muita dificuldade de socialização e ansiedades quando se trata de quLquer coisa relacionada a pessoas. Mas eu vejo fotógrafos de rua e seus trabalhos, fotografos de eventos, fotografos dirigindo modelos sejam mulheres adultas, jovens casais, criancas. Tudo isso e muito lindo todos os trabLhos a ja vi, existe algo muito legal da fotografia q tem na interações. E eu trnho muita dificuldade nesta parte, mas eu estava, e ainda estou incentivado a buscar melhoras e tentar ao menos alguma coisa q seja mais amena. Mas eu precisava de um equipamento, e como eu nao tinha a grana minha mae confiou em mim e me ajudou, e agora estou com a r6 mk II. Espero usar o maximo desta.camera e conseguir trabalhl profissional com ela, ate entao.tudo.o.q.eu.tenho feito de fotografia foi por hobby. Mas a verdade é, eu sou autista, e como disse, lidar com pessoas é muito dificil,portanto achar algo para trabalho vai ser complicado. Pensando nisso, se eu ao minimo.fizesss alguns serviços e conseguisse vender a minha r6 mkii como usada, em um momento oportuno, que o preco de venda não esteja tao baixo, mas ainda tem gente querendo comprar,junto ao q ganhei posso comprar uma camera nova, mas isso dependeria de sair o modelo novo. Mas com essa camera agora acho q vai demorar pelo menos 4 ou 5 anos ate "defasar" (mas quem.sou eu. Para dizer isso?)

  • @lrfarias
    @lrfarias 2 месяца назад +1

    Já dizia o ditado: quem tem somente uma câmera, não tem câmera nenhuma. Sempre falo aos meus alunos que vão se tornar profissionais para que, tão logo seja possivel, adquiram um segundo corpo - ainda que seja mais antigo, ou de especificações mais simples. Dá muito mais segurança e tranquilidade na hora de assumir compromissos profissionais.

  • @sergiofranco-to5kg
    @sergiofranco-to5kg 2 месяца назад

    🙃Não costumo comentar mas o assunto veio em ótima oportunidade.🙃
    Não sou profissional e tiro fotos porque gosto, tenho uma pequena Canon M50 Mark 2, que me atende bem para a maioria das situações, mas agora comecei (por que comecei?😂) a fazer impressões grandes..e o resultado fica bom até um tamanho A3, já A2 e A1...😢..
    Então, tem uma câmera, não precisa ser nova, mirrowless, que não seja pesada, de preferência tão pequena quanto a M50, que me dê a capacidade de fazer impressões em A1?

  • @EddieNilton
    @EddieNilton 2 месяца назад +1

    Me considero um Hobbysta/Profissional Parcial, pois só pego algum trabalho aos fins de semana e ainda assim uso essa renda para investir no Hobby fotografia + seu transporte. Minha primeira camera foi uma Canon T6 com o Kit 18-55 / 55-250 comprada em Junho de 2018, portanto tenho apenas 6 anos de fotografia. Ja nesse primeiro ano comecei a fazer uns freelaa num bar fazendo as fotos sociais dos clientes e das bandas que se apresentavam lá , trabalho que me ajudadou a comprar um Flash, uma 50mm e uma 28mm pancake mas senti necessidade de fazer um upgrade de camera pois achava o foco da T6 muito ruim, o que se mostrou verdadeiro quando em Outubro de 2019 eu adquiri uma Canon 77D que me acompanhou, seja no hobby, seja nas fotos de bandas ou nos eventos sociais de bares, até Julho de 2024, quando já com aproximadamente 130.000 clicks eu comecei a achar que era arriscado ter uma camera com tamanho numero de clicks como numero 1. Então comprei uma Canon R7 no mes passado ja considerando um uso para aproximadamente 4 a 5 anos e mesmo assim fazendo sempre que possível, clicks com o obturador eletrônico para economizar a vida útil do obturador mecânico, principalmente em metralhadas quando sei que o artista no palco vai se movimentar muito. É isso, gostaria de trocar de 2 a 3 anos mas o gostar não é precisar e o precisar é que tem movimentado meus pensamentos de upgrade.
    PS: Upgrade para Lente pra ficar sempre na R7, qual recomendação? RF 24-105 f4, EF 24-70 f2.8 ou alguma outra? Lembrando que tenho uma Sigma 18-35mm f1.8 (sem intenção de me desfazer) e uma Sigma 50-150mm f2.8 (com ótica boa mesmo apenas entre 70 e 100mm, o restante é usável mas ficou claro que precisa de melhorias para cobrir o exigente sensor da R7) Aceito conselhos!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад +1

      Sempre bom observar essa diferença entre o querer e o precisar por que a gente sempre quer antes de precisar e se for só pela vontade gastamos mais do que devemos. Sobre a lente, o sensor da R7 é mesmo exigente, até demais, eu tenho tendido a ficar o máximo que posso com ela com lentes fixas e claras assim contorno a exigência de nitidez e os limites de ISO dela, então uso bastante as RF 28mm 2.8, RF 50 1.8 e RF 85mm f/2, a RF 24-105 da série L atende muito bem se você tem a verba para ela, mas o f/4 pode te atrapalhar em algum momento em situação de luz ruim. As EF 24-70 2.8 da geração II atendem legal a resolução de sensor, já a da geração I não. A resposta é o bom e velho "depende".

  • @Newton2504
    @Newton2504 2 месяца назад +1

    Opa, hoje primeiro like e comentário!

  • @alexandrecalandrini7072
    @alexandrecalandrini7072 2 месяца назад

    Boa tarde! qual seria a vida útil de uma câmera, seria em média quantas fotos?

  • @claudineimourafotografo
    @claudineimourafotografo 2 месяца назад

    Usamos aqui o equipamento até o máximo, nunca trocamos sem que ao menos ele se pague com trabalhos. Nossa média é 5 anos para troca, mas sempre temos backup alternando.

  • @edsonjoanni
    @edsonjoanni 2 месяца назад +2

    Armando, tudo bem? Você pensa em fazer saídas fotográficas com alunos dos seus cursos? Eu adoraria poder te conhecer pessoalmente e tirar dúvidas de fotografia.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад +1

      Saídas gratuitas não, mas workshops de rua sim, quando acontecerem serão comunicados nos grupos de alunos e apoiadores. 😊👍

  • @brunoreginatti3406
    @brunoreginatti3406 2 месяца назад

    Tive 2 equipamentos, 7 anos de fotografia.. poderia ter ficado todo esse tempo com o mesmo equipamento, mas comprei o 1o com 5 anos de mercado, e o segundo com 5 anos de mercado tb. Pq equipamento recém lançado não tem como, eu compro os meus quando eles param de ser fabricados 😊

  • @VidaSW4
    @VidaSW4 2 месяца назад

    Estou a 12 anos com uma 6D. Eu fotográfo todos os dias numa das maiores instituições do país. Troquei o obturador com uns 500 mil cliques... Agora deve ter passado 1 milhão de cliques... Camera nunca me deixou na mão. Esses dias voltei a usar uma D700 que tava aposentada. Minha fotografia não mudou nada. Fora do trabalho na instituição eu uso uma R5. Se eu colocar um arquivo do lado do outro dificilmente alguém vai saber qual arquivo é de cada câmera. Se for só pra fotografia não vejo necessidade de trocar de equipamento, o único problema que pode haver é a da peça que está atrás da câmera, segurando a.

  • @arnaldovfx
    @arnaldovfx 2 месяца назад

    Bom tópico, mas tudo é relativo. Eu utilizo a minha Canon 6D de 2014, e serve perfeitamente até porque não posso andar a trocar de equipamento somente para ter as últimas tecnologias. Só não uso a minha Nikon F50, ou Minolta 500X, porque as objetivas ganharam fungos.
    Tendo disponibilidade, aconselho a todos os interessados a ver o vídeo "SIM!!! DSLR FAZ SENTIDO EM 2024, 2025, 2026, ..., " do mestre Fernando Bagnola.

  • @FabricioBomjardim
    @FabricioBomjardim 2 месяца назад +1

    No momento estou com 2 cameras, cada final de semana de evento faço uma média de 1400 fotos.
    Minha 80D ta viva, 7 anos, a minha antiga 5D morreu R.I.P

  • @prk30
    @prk30 2 месяца назад +1

    Aqui no Rio de Janeiro você vai levar seu equipamento NOVO e TOP DE LINHA pra trocar por outro e as lojas te oferecem uma esmola, depreciam seu equipamento de uma forma inacreditável.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад +1

      Isso é assim em São Paulo também, por isso defendo a pessoa manter o equipamento anterior como backup e pensar a reserva financeira que permita a troca sem a necessidade da venda, quando dependemos da venda do anterior para justificar o novo talvez já seja um sinal de que nossas contas não estão fechando.

    • @prk30
      @prk30 2 месяца назад

      @@ArmandoVernagliaJunior Olá, obrigado pela interação. Para se ter uma ideia do quanto depreciam o equipamento, fui oferecer uma objetiva Nikon 55-300 em perfeitíssimo estado como parte do pagamento numa Sigma. Me ofereceram R$ 150,00 na lente, quase dei uma risada na cara do vendedor.

  • @riedelpedrosa2934
    @riedelpedrosa2934 2 месяца назад

    UMA CAMERA DE ENTRADA,PARA MIM É A UNICA SAIDA...

  • @humberto600
    @humberto600 2 месяца назад

    Mantenho ainda o meu tanque de guerra chamado D610... Está cumprindo missão!

  • @artefalada1968
    @artefalada1968 2 месяца назад

    Quem é profissional e respondeu entre 4 e 6 anos pode adotar a prática que as empresas normalmente utilizam para bens duráveis mas não envolvidos na produção (automóveis, computadores, etc.), programar o uso por 5 anos, estimar a depreciação do bem e poupar para a substituição do bem.

  • @wagnercosmaker
    @wagnercosmaker 2 месяца назад

    eu to com a minha nikon d 5200 a 12 anos agora que estou pensando em trocar por uma nikon z50 por conta que ela tira 11 pfs e por que to pensando em ir para uma mirrorless

  • @wastedtalentusa
    @wastedtalentusa 2 месяца назад

    Usei a minha Canon 5D Mark II por 12 anos. Parei, pois ela parou de vez.

  • @gervaziodegan
    @gervaziodegan 2 месяца назад

    Eu acredito que chegou a hora de substituir meu equipamento, está cada dia mais caro e difícil de comprar filmes. 😢

  • @maurogalch2098
    @maurogalch2098 2 месяца назад

    Sou amador e só senti necessidade de comprar um corpo novo depois de 8 anos. Comprei uma câmera em 2014 e a última em 2022. Eu não faço vídeo e para minhas necessidades somente em fotografia, parece que as câmeras não fazem fotos ruins de 2010 para cá

  • @cleiltonsoares8177
    @cleiltonsoares8177 2 месяца назад

    Parei na 5D MARK 3 já com mais 400 k

  • @hebertluidy02
    @hebertluidy02 2 месяца назад +1

    Eu fiz essa besteira de usar o equipamento até pifar. Tive uma T5i por 6 anos. Fiquei uns 3 anos como entusiasta e 3 anos fazendo fotos de produto. Pensava que nunca ia quebrar e só fui gastando o equipamento. Chegou um momento que eu estava com uma alta demanda de fotografia de banda em estúdio. Em um desses ensaios, o obturador da câmera vai pro saco NO MEIO do trabalho. Sorte que os contatos salvaram. Fiz meia horinhna de intervalo e fui buscar a câmera de um amigo pra terminar o trampo.
    Depois disso, comprei uma ZV e10 pra entrar no mundo mirrorless e agora tô com a a6700 de principal e a ZV e10 como backup. Nunca mais fico só com uma câmera no setup.

    • @prk30
      @prk30 2 месяца назад +1

      Olá, tudo bom, o que você está achando da a6700? Tenho vontade de comprar esta câmera.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад +1

      Pois é, seu relato é mais frequente do que a gente pensa, muita gente faz isso, especialmente por que equipamento custa muito caro e é difícil bancar dois equipamentos no começo, mas se a gente estica demais a vida de um equipamento pode acontecer isso mesmo, então planejamento para ir adquirindo as coisas com o tempo, fazer reserva para poder comprar o novo sem vender o antigo e manter o backup, essas coisas a gente vai aprendendo com o tempo. O que te aconteceu ensinou uma lição que você nunca vai esquecer, a ideia desse vídeo é ver se a galera aprende sem passar por isso, mas certeza que muita gente ainda vai viver exatamente o que você viveu da quebra do equipo no meio do trabalho.

    • @hebertluidy02
      @hebertluidy02 2 месяца назад

      @@prk30 como câmera híbrida custo-benefício, pra mim é excelente!
      Tenho tanto demandas de vídeo quanto de fotos. No vídeo ela é absurda. Uma pituquinha dessa fazer aquele 4k lindo de 10 bits já é outro mundo.
      Pra foto, não me impressionou tanto, mas cumpre muito bem o papel.
      Foco impecável...
      Ela dá umas esquentadas durante o rec 4k, mas nada que inutiliza a câmera (digo isso no 4k60 10 bits de 200mb/s. Ainda não testei em qualidades maiores). Já gravei um show de 2 horas com ela em 4k60. Ela dá uma boa esquentada, mas não inutiliza.
      Ou seja, é um baita avanço em comparação com as a6?00 anteriores.

    • @hebertluidy02
      @hebertluidy02 2 месяца назад

      @@ArmandoVernagliaJunior exatamente! Tive que aprender da pior forma rsrs mas agora o lema é buscar sempre estar preparado para esses eventuais problemas.

    • @prk30
      @prk30 2 месяца назад

      @@hebertluidy02 Valeu, obrigado pela interação. Realmente vejo que a câmera é excelente.

  • @alshepe
    @alshepe 2 месяца назад

    Pela primeira vez desde de que te sigo vou descordar em alguns aspectos.
    1⁰ o motivo da falta de acesso a equipamentos, não é só pela desigualdade sócio econômica do Brasil.
    Nós do áudio somos extorquidos e o pior dentro da lei. Já que pagamos uma taxa de tributação para indústria nacional, de equipamentos eletrônicos. Só que não existe indústria nacional de equipamentos fotográficos e de áudiovisual. Pegamos só para extorsão mesmo. Sem isso os equipamentos cairiam drasticamente e consequentemente o acesso a troca de equipamentos seria mais possível e assim mais frequentemente.
    2⁰ quanto mais novo você vende o seu equipamento, menor é o custo de depreciação de equipamentos. Ou seja, o valor que você tem que colocar para uma troca é menor.🤔

  • @vitormiranda4131
    @vitormiranda4131 2 месяца назад +1

    E eu que ainda uso uma T5 profissionalmente pra ensaio e evento? kkkkkkkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад

      Se tem um equipamento de backup (ou aluga um pros eventos), e a qualidade da T5 é o que você precisa, tá tudo certo. Se não tem um backup nem no orçamento tem valor para alugar uma segunda câmera, se a T5 já tá sofrendo para entregar o que precisa, aí tá errado. Prazo certo é relativo ao nosso uso, agora, se tem tempo que tá na T5, se já fez muitos eventos com ela e não reservou caixa para a troca, aí dá uma pensada na gestão do negócio mesmo.

  • @potloco0999
    @potloco0999 2 месяца назад

    Tô pasmo com o pouco tempo de vida útil das câmeras, enfim...

  • @augustoratis3557
    @augustoratis3557 2 месяца назад +1

    vc não falou em lentes creio q uma boa lente dura facil 10 anos

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 месяца назад

      Sim, falei de forma genérica sobre equipamentos, sem especificar, mas você tem razão, lentes duram muito tempo (desde que com os cuidados adequados de conservação) e em termos tecnológicos levam ainda mais tempo para serem consideradas obsoletas que os corpos de câmera.

  • @joaopaulo24816
    @joaopaulo24816 2 месяца назад

    Evitar de ter uma câmera de 10 de lançamento. Para para pensar a 10 anos atrás como era ... 2014... Começo das mirrolles ... Sony a6000, 2004... Começo das Dslr, 1994... Tempo de filme. Vc vai estar perdendo algo defendendo Canon 6d, 5d Mark ii, d700, d600... Muitos ainda não sabem os recursos que estão perdendo. Eu amo a7iii, a campeã de ISO até hoje. Sendo batida só hoje em dia por R3 e Nikon ZF, mas ela hoje está ultrapassada, não posso ficar defendendo ela resto da vida... A tecnologia avança e vou perde algo em 2028. Agora questão de trocar de equipamento...2 em 2 anos aqui, mas quero dizer chega com a a7iii. Tive a3000 uma Rebel da Sony, fui para a6000 pela velocidade, a6300 pelo melhor RAW, a6600 por conta da a6300 pegar dead pixels, e a7iii por ser Full frame e ter mais conforto com a 85mm.

    • @amauric9884
      @amauric9884 2 месяца назад

      Seu pensamento é a forma ideal e concordo com ele amigo, só que tem um problema, nem todo mundo tem condições financeiras para comprar um equipamento moderno, é muito caro. No meu caso eu sempre tive vontade de ter uma camera fotografar paisagens, minha condição me permitiu comprar uma nikon d3300 usada, que me custou R$1000, e a lente foi R$250 por que tava com defeito e eu mesmo consertei ela kkkk. Não é o ideal mas é o que tem pra hoje 😅

    • @joaopaulo24816
      @joaopaulo24816 2 месяца назад

      @@amauric9884 e com tempo vai ver que trocou tanto de câmera... E a imagem é a mesma kkk

  • @cangalha
    @cangalha 2 месяца назад

    o gordão da xj, gastou 50 mil em cameras numa tacada, kkkk mas é a galera da grana