Acho legal quando eles falam sobre como somos bombardiados por valores de outras pessoas e seus modos de vida feliz e convidados a abraçá-los pelos meios de comunicação. Temos que estar cada vez mais vigilantes se as nossas decisões são nossas ou compradas de outras pessoas.
Quando eu era jovem, isto é, há séculos atrás, ficamos impressionados com Jean Paul Sartre, que disse que precisávamos criar projetos de vida. Agora conte isso para os jovens de hoje e eles rirão de você. -Zygmunt Bauman
No kardecismo aprendemos que a evolução ( um conceito diferente de salvação) é individual, Jesus teria vindo ao mundo mostrar que o caminho seria árduo para cada um. O amor a fórmula de buscar a sabedoria para essa jornada, Baulman citando Sócrates me fez ter essa reflexão. Muitos vão a templos em busca de identidade se anulando, uma espécie de fuga de nossa únicia opção, a liberdade, que não compreendida, levado ao tédio do peso de uma existência.
"Quanto mais você chega perto do polo da segurança, mais você desenvolve nostalgia pela liberdade perdida. Quanto mais você se aproxima do polo da liberdade, mais você desenvolve nostalgia pelos bons velhos tempos, quando havia comunidades, e tudo era confortável, constante, estável, você sabia em quem confiar, etc" PENSADOR SENSACIONAL!
Ao ler a obra Modernidade Líquida e ao assistir esse vídeo, confesso que minha percepção é negativa quanto ao que podemos esperar da sociedade pós-moderna... Embora vivenciamos essa angústia que nos parece sem fim, o "conhece-te a ti mesmo", de Sócrates, pode ser a esperança.... Mas esse também é um longo caminho, já que somos bombardeados por modelos e respostas prontas de felicidade. Parabéns pela produção do vídeo!!
Perfeito, Deise! Confesso que já nadei nesse lago sombrio do pensamento do Bauman, Freud e Nietz por muito tempo, até submergir perante a realidade que a mim se desenhava... Porém, como de surpresa, emergi com a força de um vulcão e toda minha concepção de mundo mudou. Eu que me achava a sabichona das verdades da vida aos 33 anos, sempre fiel ao ceticismo e à materialidade, descobri que havia algo a mais dentro de mim: uma alma conectada com Deus, uma consciência cósmica que sabia muito mais do que minha personalidade concebia, um coração pulsante e vivo, um propósito para estar aqui. Enfim, me emociono ao lembrar do que aconteceu comigo pois sempre que desanimo lembro da capacidade humana de transcender e superar os mais diversos obstáculos de forma incrivelmente única, e que toda reforma começa por dentro de nós mesmos, refletindo a respeito de quem somos e qual é o sentido da vida. A Filosofia é a trilha mais segura para chegar nessa praia, mas sem vontade - atributo humano de força e energia infinitas - ninguém chega a lugar nenhum. Na verdade a "receita" é simples, todos os sábios e grandes avatares da história apenas a conceituam diferentemente, portanto fico com o "conhece-te a ti mesmo" do Sócrates, pois é conciso. Paz e bem a todos! Força na peruca!
Maravilha!! Dica: O áudio do Luis Felipe Ponde não saiu audível pra mim pelo celular, mas quando transmiti para a TV consegui ouvir, baixinho mas deu pra ouvir...
Curioso é que o grande dilema que envolve a Segurança e a Liberdade descrito pelo Bauman reproduz em uma escala coletiva (macro) o que individualmente o homem sente entre estar casado e estar solteiro. De uma lado a segurança do casamento e do outro a liberdade da vida de solteiro. Quando estamos solteiros queremos estar com alguém e quando estamos casados sentimos falta da solteirice. Quanto mais você tem de um dos ingredientes menos tem do outro. Com isso Bauman tira duas importantes conclusões: Primeira - Nunca encontraremos uma conciliação perfeita para este dilema. Segunda - Nunca desistiremos de procurar esta conciliação. O comportamento individual e o comportamento coletivo (macro) da sociedade estão mais intrincados do que imaginamos.
Acredito que essa necessidade da solteirice seja mais do sexo masculino(ao menos para a minha geração). Ao meu ver,mesmo estando em um relacionamento, eu tenho liberdade para ser quem eu sou. A questão do Bauman, assim eu vejo, é algo mais profundo, comprometendo nossa vida em sociedade, não individualmente, é uma escravidão coletiva, ficamos escravos da tecnologia, das telas, somos vigiados o tempo todo, os algoritmos sabem tudo danosas vida, e assim por diante...
Sensacional!!! A clareza, a segurança e principalmente a simplicidade digna de um gênio. Em um mundo cada vez mais líquido, veloz, superficial... ouvir alguém que dedicou uma vida inteira ao olhar atento e sem angústia, pra dentro de si e dos outros humanos, entregando suas conclusões de forma tão leve... fantástico!!!
Na verdade, a Ágora é a internet e está funcionando muito bem. Fico admirado com os avanços alcançados no debate público, com a politização da sociedade. É claro que o debate está amadurecendo e há muito o que melhorar, mas estamos no caminho certo.
Foi um aprendizado ter assistido a esse debate de teorias e sobretudo, conhecer quais eram os conceitos originados de Bauman a respeito da vida. A sua vasta vivência me traz a reflexão de que de fato jamais devo colocar a minha vida, a minha felicidade nas mãos de outros. Foi trabalhoso, porém satisfatório construir minha identidade a partir das minhas experiências, da minha história e de acordo com o contexto social do qual estou inserida, mas determinante para criar os meus critérios, formar conceitos diante da complexidade que foi e ainda é a minha vida. Assim, como Bauman eu também prezo muito criar conceitos através dos laços que desenvolvo com a comunidade com a qual eu convivo, do que me gabar com um número de internautas, na ilusão de que são meus verdadeiros amigos. Enfim! Ótimo tema, ótimos participantes e uma reflexão precisa e bastante pertinente para essa geração. Parabéns.
Parabéns pela produção do filme.Excelente!Contribui para uma autoreflexao necessária para que possamos viver com menos angústia e ter uma vida satisfatória.
Vivemos em uma era de mudanças e transformações . A era digital é muito marcante, será necessário uma adaptação, isso não é negativo apenas transitório. Onde a informação é muito rápida. A forma de se interagir, de se comunicar, tudo muda neste processo, e o ser humano ainda não está completamente nesta era por isso sofre tanto. Não sabe como lidar com tudo isso, mas analisando num contexto geral o ser humano nunca foi tão livre, podendo de expressar de maneiras tão diferentes, nunca na história da humanidade o ser humano teve tanto acesso a informações, mas também nunca esteve tão só. Não seria este o ponto chave ? O ser humano vivenciar a solidão de seus pensamentos e uma busca incessantes por respostas ?
Espetacularmente inestimáveis interpretações de visão de mundo e de vida. Contrariando a covardia das muletas metafísicas...dicotomia de corpo e alma que escraviza e amordaça a única oportunidade de vier o aqui e agora.
Liberdade e Segurança só fazem sentido se forem equilibradas. Uma vida de total liberdade é uma vida onde a lei do mais forte reina, não que isso não aconteça hoje, mas "temos" aparatos do Estado para intervir. Em contrapartida, uma vida com segurança no mais jus da palavra, cria uma sociedade perturbada, apática, com menos laços sociais e desigual. Pra mim, o único meio, é o equilíbrio.
Quando eu era criança eu assistia muito a Tv escola e a Tv Futura.Mais com o passar do tempo, por questões de inclusão sociais,refletir sobre os assuntos abordados nestes programas,me afastavam de uma inclusão escolar,assim deixei de lado minha admiração pelo pensar.Percebi que mesmo com muitas pessoas ao meu redor e em vários grupos,eu me sentia vazia,as conversas não agradavam mais e eu comecei a pensar: - em que estou errando? então percebi oque eu gostava de refletir,gosto de compreender o mundo,não apenas viver no mundo ou fingir viver no mundo... Poderia ir além,mais precisaria de reflexão. •_•
O que nos aterroriza é a falta de controle sobre essa realidade líquida.Afinal para onde vamos com tudo isso? Quando digo nós me refiro a Humanidade.Sómente a fé religiosa pode nos ajudar.. Creio !!!
@@marciazul4172 , suspeito que você tenha dificuldades em entender o que é um “filósofo renomado”. Mas se for capaz de citar algum trabalho acadêmico desse senhor que tenha alguma importância para o campo, eu concedo... Quanto a essa coisa de “narcisista ou demoníaca”, não acho que mereça comentário.
@@wintesete por que não gosta dele? Algo pessoal? Foi aluna dele, professora de campo? Rivalidade acadêmica ? Ou só mais uma recalque ? Kkk desculpa. Só me explique os motivos, beijos 🚀
Pós modernidade e o fim da lucidez. Certíssimo Bauman ao relatar que a mídia virou o confessionário individual e que não serve para a solução dos problemas coletivos e que só expõem políticos corruptos e nenhuma solução. É o fim
que maravilha ! SOMENTE O CAFÉ FILOSÓFICO PARA TER ESSA ideia deliciosa de entrevistar o ZYGMUNT BAUMAN. QUERIA QUE A CPFL FOSSE CRIADA A 200 ANOS. ASSIM, VERÍAMOS OS DEUSES COMO KARL MAX, NIETZSCHE, DARWIN, OU QUEM SABE, SHAKESPEARE E MAQUIAVEL, CLARO, INDO BEM MAIS LONGE.
Não entendo porque na maioria dos eventos filosóficos no Brasil, quando citados os principais filósofos da modernidade, não se inclui Edmund Husserl com seu pensamento fantástico e profundo - A Fenomenologia. Talvez seja porque ele não foi um criador de "Sistemas " ? assim como Aristóteles e outros grandes Filósofos conservadores ?
Começou errado, na filosofia não se {critica setransforma}, então não me venha errar e comentar os erros sabidos do passado, o moderno não é errado, o moderno na filosofia é apena uma atualização de conhecimento.
A modernidade acreditou que o ser humano nasceu pronto. racionalmente. O que infelizmente não aconteceu e nem acontece até os dias de hoje 😅. Ser instintivamente racional é uma coisa, ser humano é outra. 😅
Boa noite! Eu estava ouvindo com uma caixa de som separada e notei que estava mudo também, mas retirei o cabo e ouvi só com o volume do notebook... está funcionando normalmente! Parece que a frequência em que a gravação do autor (Pondé) esta diferente... embora eu não conheço nada sobre isso rsrsrs
Acredito que modernidade não é seguir o velho mas, o novo. E que tal, buscar toda inspirações de Eneas,que parece para muitos impossível mas, é um comportamento social novíssimo. Onde não seguir o comunismo e capitalismo, fazendo um Sistema a- parte entre estes dois que nunca acertaram ?. que esta bem sintonizado com a tese de Zygmunt Bauman.
Perguntemos aos índios ou aos moradores das regiões inóspitas do mundo o que acham destes conceitos....Antes que me perguntem...Todos vivemos, de uma forma ou outra.....O que quero dizer.é....Talvez tenhamos que retornar um pouco as bases......à vida simples do passado......
Não é atoa que o cristianismo se desenvolveu tanto e atingiu a inúmeros indivíduos e comunidades. A doutrina cristã apresenta um simétrico equilíbrio entre a LIBERDADE de escolhas e ações individuais unida à SEGURANÇA de princípios morais extra-governamentais e imutáveis. Eis a receita de sucesso!
Vamos ter o cuidado de colocar o áudio de todo o vídeo em duas saídas Estéreo durante a edição? Hj em dia escutamos muito pelo fone de ouvido e é muito chato o som sair somente de um lado.
Agora percebam para onde o pensamento iluminista, revolucionário ou não conservador está nos levando. MInha análise afirma que para onde estamos indo, como humanidade, não foi uma coincidência e sim provocado para enfraquecer a humanidade.
É realmente necessário o filtro de Luiz Felipe Pondé, Franklin Leopoldo e Silva, Frank Usarski e Caterina Kolta? Que, diga-se de passagem, ajudam a entender errado o pensador. Bauman diz que o termo "pós-modernismo" sequer pode ser utilizado por sustentar que o período moderno tenha acabado, ora como se pode afirmar que um período histórico acabou se você ainda está contido nele? Isso só seria possível de se fazer por historiadores do futuro os quais poderiam realmente determinar se há um momento de ruptura entre duas eras. Por isso ele utiliza o termo "modernidade líquida" Além disso não defende que os ideais da modernidade estejam morto. Isso me parece mais como uma ideologia conservadora tentando distorcer a visão de um pensador tão importante. Mais ou menos como os nazistas fizeram com Nietzsche.
Não a nada no mundo que pague minha liberdade, embora pague um preço alto por ela o isolamento não patológico mas cultural muitas vezes pouco compartilhado com os demais
Sem querer desmerecer o brilhantismo dos pensadores escolhidos como base para o conteúdo, mas gostaria de deixar uma crítica em relação a ausência de pensadores e pensadoras negras e de mais mulheres neste quadro. Aproveito para agradecer pelo conteúdo!
Acho legal quando eles falam sobre como somos bombardiados por valores de outras pessoas e seus modos de vida feliz e convidados a abraçá-los pelos meios de comunicação. Temos que estar cada vez mais vigilantes se as nossas decisões são nossas ou compradas de outras pessoas.
Quando eu era jovem, isto é, há séculos atrás, ficamos impressionados com Jean Paul Sartre, que disse que precisávamos criar projetos de vida.
Agora conte isso para os jovens de hoje e eles rirão de você.
-Zygmunt Bauman
No kardecismo aprendemos que a evolução ( um conceito diferente de salvação) é individual, Jesus teria vindo ao mundo mostrar que o caminho seria árduo para cada um.
O amor a fórmula de buscar a sabedoria para essa jornada, Baulman citando Sócrates me fez ter essa reflexão.
Muitos vão a templos em busca de identidade se anulando, uma espécie de fuga de nossa únicia opção, a liberdade, que não compreendida, levado ao tédio do peso de uma existência.
"Quanto mais você chega perto do polo da segurança, mais você desenvolve nostalgia pela liberdade perdida. Quanto mais você se aproxima do polo da liberdade, mais você desenvolve nostalgia pelos bons velhos tempos, quando havia comunidades, e tudo era confortável, constante, estável, você sabia em quem confiar, etc"
PENSADOR SENSACIONAL!
Ao ler a obra Modernidade Líquida e ao assistir esse vídeo, confesso que minha percepção é negativa quanto ao que podemos esperar da sociedade pós-moderna... Embora vivenciamos essa angústia que nos parece sem fim, o "conhece-te a ti mesmo", de Sócrates, pode ser a esperança.... Mas esse também é um longo caminho, já que somos bombardeados por modelos e respostas prontas de felicidade.
Parabéns pela produção do vídeo!!
Deise dos Santos Muito bom seu comentário!
Transtorno De Personalidade Histriônica (TPH)'', FORTEMENTE DETECTADO.
Tsc, Tsc, Tsc... Vão se ''Tratar e Procurar Ajuda Profissional'. rsrsrs...
Meditação é um dos caminhos para o "conhece-te a ti mesmo"
quem conhece a si mesmo não tem esperança, muito pelo contrário
Perfeito, Deise! Confesso que já nadei nesse lago sombrio do pensamento do Bauman, Freud e Nietz por muito tempo, até submergir perante a realidade que a mim se desenhava... Porém, como de surpresa, emergi com a força de um vulcão e toda minha concepção de mundo mudou. Eu que me achava a sabichona das verdades da vida aos 33 anos, sempre fiel ao ceticismo e à materialidade, descobri que havia algo a mais dentro de mim: uma alma conectada com Deus, uma consciência cósmica que sabia muito mais do que minha personalidade concebia, um coração pulsante e vivo, um propósito para estar aqui. Enfim, me emociono ao lembrar do que aconteceu comigo pois sempre que desanimo lembro da capacidade humana de transcender e superar os mais diversos obstáculos de forma incrivelmente única, e que toda reforma começa por dentro de nós mesmos, refletindo a respeito de quem somos e qual é o sentido da vida. A Filosofia é a trilha mais segura para chegar nessa praia, mas sem vontade - atributo humano de força e energia infinitas - ninguém chega a lugar nenhum. Na verdade a "receita" é simples, todos os sábios e grandes avatares da história apenas a conceituam diferentemente, portanto fico com o "conhece-te a ti mesmo" do Sócrates, pois é conciso. Paz e bem a todos! Força na peruca!
Amo a TV Cultura, é o melhor canal do mundo ❤️
Maravilha!! Dica: O áudio do Luis Felipe Ponde não saiu audível pra mim pelo celular, mas quando transmiti para a TV consegui ouvir, baixinho mas deu pra ouvir...
Curioso é que o grande dilema que envolve a Segurança e a Liberdade descrito pelo Bauman reproduz em uma escala coletiva (macro) o que individualmente o homem sente entre estar casado e estar solteiro. De uma lado a segurança do casamento e do outro a liberdade da vida de solteiro. Quando estamos solteiros queremos estar com alguém e quando estamos casados sentimos falta da solteirice. Quanto mais você tem de um dos ingredientes menos tem do outro. Com isso Bauman tira duas importantes conclusões: Primeira - Nunca encontraremos uma conciliação perfeita para este dilema. Segunda - Nunca desistiremos de procurar esta conciliação. O comportamento individual e o comportamento coletivo (macro) da sociedade estão mais intrincados do que imaginamos.
Satisfação te encontrar por aqui amigo.
Acredito que nem todos sentem falta de serem solteiros,eu por exemplo não sinto .
Princípio hermético da Correspondência. Isso aí.
Acredito que essa necessidade da solteirice seja mais do sexo masculino(ao menos para a minha geração).
Ao meu ver,mesmo estando em um relacionamento, eu tenho liberdade para ser quem eu sou.
A questão do Bauman, assim eu vejo, é algo mais profundo, comprometendo nossa vida em sociedade, não individualmente, é uma escravidão coletiva, ficamos escravos da tecnologia, das telas, somos vigiados o tempo todo, os algoritmos sabem tudo danosas vida, e assim por diante...
O video é ótimo bem resumido adorei! Nota 10 pra eles👏👏❤
Verdade amigo!
É apaixonante ouvir Bauman.. Não esqueçam os dois valores básicos SEGURANÇA E LIBERDADE, porem jamais teremos os dois na sua plenitude...
Sensacional!!! A clareza, a segurança e principalmente a simplicidade digna de um gênio. Em um mundo cada vez mais líquido, veloz, superficial... ouvir alguém que dedicou uma vida inteira ao olhar atento e sem angústia, pra dentro de si e dos outros humanos, entregando suas conclusões de forma tão leve... fantástico!!!
Na verdade, a Ágora é a internet e está funcionando muito bem. Fico admirado com os avanços alcançados no debate público, com a politização da sociedade. É claro que o debate está amadurecendo e há muito o que melhorar, mas estamos no caminho certo.
Foi um aprendizado ter assistido a esse debate de teorias e sobretudo, conhecer quais eram os conceitos originados de Bauman a respeito da vida. A sua vasta vivência me traz a reflexão de que de fato jamais devo colocar a minha vida, a minha felicidade nas mãos de outros. Foi trabalhoso, porém satisfatório construir minha identidade a partir das minhas experiências, da minha história e de acordo com o contexto social do qual estou inserida, mas determinante para criar os meus critérios, formar conceitos diante da complexidade que foi e ainda é a minha vida.
Assim, como Bauman eu também prezo muito criar conceitos através dos laços que desenvolvo com a comunidade com a qual eu convivo, do que me gabar com um número de internautas, na ilusão de que são meus verdadeiros amigos. Enfim!
Ótimo tema, ótimos participantes e uma reflexão precisa e bastante pertinente para essa geração.
Parabéns.
Esse espetáculo que eu pude vivênciar através da filosofia do Balman foi muito pertinente para a nossa época.Muito grata ao CAFÉ Filosófico
Material fantástico gente!! adoro a tv cultura!
Bauman mudou minha vida
Vou ser chato: Se o vídeo é feito por uma TV pública, pq abilitaram um monte de anúncio?? Mata o ótimo conteúdo.
Um dos melhores vídeos do RUclips
Conteúdo excelente, parabéns aos produtores.
Gratidão pelo fantástico conteúdo!
Parabéns!!!! Reflexão fantástica!!!
Excelente discurso. Analise da história de vida e da sociedade. Amei.
Parabéns pela produção do filme.Excelente!Contribui para uma autoreflexao necessária para que possamos viver com menos angústia e ter uma vida satisfatória.
Estou ouvindo o gênio da modernidade líquida:Bauman
Vivemos em uma era de mudanças e transformações . A era digital é muito marcante, será necessário uma adaptação, isso não é negativo apenas transitório. Onde a informação é muito rápida. A forma de se interagir, de se comunicar, tudo muda neste processo, e o ser humano ainda não está completamente nesta era por isso sofre tanto. Não sabe como lidar com tudo isso, mas analisando num contexto geral o ser humano nunca foi tão livre, podendo de expressar de maneiras tão diferentes, nunca na história da humanidade o ser humano teve tanto acesso a informações, mas também nunca esteve tão só. Não seria este o ponto chave ? O ser humano vivenciar a solidão de seus pensamentos e uma busca incessantes por respostas ?
Espetacularmente inestimáveis interpretações de visão de mundo e de vida. Contrariando a covardia das muletas metafísicas...dicotomia de corpo e alma que escraviza e amordaça a única oportunidade de vier o aqui e agora.
Simplesmente excepcional.
Assistindo ao vídeo para a disciplina de Psicologia Social, achei muito interessante.
Liberdade e Segurança só fazem sentido se forem equilibradas. Uma vida de total liberdade é uma vida onde a lei do mais forte reina, não que isso não aconteça hoje, mas "temos" aparatos do Estado para intervir. Em contrapartida, uma vida com segurança no mais jus da palavra, cria uma sociedade perturbada, apática, com menos laços sociais e desigual. Pra mim, o único meio, é o equilíbrio.
Interessante o pensamento desse filósofo achei particularmente boa essa contradição entre liberdade e segurança
Quando eu era criança eu assistia muito a Tv escola e a Tv Futura.Mais com o passar do tempo, por questões de inclusão sociais,refletir sobre os assuntos abordados nestes programas,me afastavam de uma inclusão escolar,assim deixei de lado minha admiração pelo pensar.Percebi que mesmo com muitas pessoas ao meu redor e em vários grupos,eu me sentia vazia,as conversas não agradavam mais e eu comecei a pensar: - em que estou errando? então percebi oque eu gostava de refletir,gosto de compreender o mundo,não apenas viver no mundo ou fingir viver no mundo...
Poderia ir além,mais precisaria de reflexão. •_•
Valeu rever ! ! !
Excelente! Poderiam fazer mais programas deste modelo.
O que nos aterroriza é a falta de controle sobre essa realidade líquida.Afinal para onde vamos com tudo isso? Quando digo nós me refiro a Humanidade.Sómente a fé religiosa pode nos ajudar.. Creio !!!
Gostei muito da ideia de retirar o áudio quando o Pondé fala!❤️
Vc é narcisista ou demoníaca?
Falta de respeito c um filósofo renomado e estudioso.
@@marciazul4172 , suspeito que você tenha dificuldades em entender o que é um “filósofo renomado”. Mas se for capaz de citar algum trabalho acadêmico desse senhor que tenha alguma importância para o campo, eu concedo... Quanto a essa coisa de “narcisista ou demoníaca”, não acho que mereça comentário.
@@wintesete só a relevância dele já basta, entende do que fala. Se ele está a onde esta, já mostra a sua relevância e credibilidade ! 🙏🏽
@@wintesete por que não gosta dele? Algo pessoal? Foi aluna dele, professora de campo? Rivalidade acadêmica ? Ou só mais uma recalque ? Kkk desculpa. Só me explique os motivos, beijos 🚀
Pós modernidade e o fim da lucidez. Certíssimo Bauman ao relatar que a mídia virou o confessionário individual e que não serve para a solução dos problemas coletivos e que só expõem políticos corruptos e nenhuma solução. É o fim
Essa música da abertura é de arrepiar.
Gratidão pelo conteúdo tão rico e acessível!
Ótimo vídeo! complementou a leitura do livro "Modernidade Líquida"!
Excelente Programa e entrevista!
que maravilha ! SOMENTE O CAFÉ FILOSÓFICO PARA TER ESSA ideia deliciosa de entrevistar o ZYGMUNT BAUMAN. QUERIA QUE A CPFL FOSSE CRIADA A 200 ANOS. ASSIM, VERÍAMOS OS DEUSES COMO KARL MAX, NIETZSCHE, DARWIN, OU QUEM SABE, SHAKESPEARE E MAQUIAVEL, CLARO, INDO BEM MAIS LONGE.
Excelente reflexão!
" O que aconteceu no século XX foi uma passagem de toda uma era da sociedade de produção para a sociedade de consumo"
-Zygmunt Bauman
Muito obrigada!
Bravo!! Adoro
Sensacional!!
Fala do Pondé sem áudio. Triste isso 😭
Espetacular!!!
Os caras reclamando porque não conseguem escutar os Áudios do Pondé mano e só colocar o fone qualquer um sabe disso MDS!
Os trechos do Pondé estão com problemas no áudio.
Deixar parte do ponde sem áudio é boicote ou falta de revisão?
Por favor, refacam o video, pois o audio do Ponde nao é audivel. Grato.
não tem nada a perder
Não entendo porque na maioria dos eventos filosóficos no Brasil, quando citados os principais filósofos da modernidade, não se inclui Edmund Husserl com seu pensamento fantástico e profundo - A Fenomenologia. Talvez seja porque ele não foi um criador de "Sistemas " ? assim como Aristóteles e outros grandes Filósofos conservadores ?
Vou pesquisar a obra dele, já havia percebido isso!
O ser humano caminha pra ser sempre o mesmo.
2:27 começa
4:39 1 comentário
5:55 2 comentário
20:05
Começou errado, na filosofia não se {critica setransforma}, então não me venha errar e comentar os erros sabidos do passado, o moderno não é errado, o moderno na filosofia é apena uma atualização de conhecimento.
Há grande parte do vídeo sem a reprodução devida do som.
A modernidade acreditou que o ser humano nasceu pronto. racionalmente. O que infelizmente não aconteceu e nem acontece até os dias de hoje 😅.
Ser instintivamente racional é uma coisa, ser humano é outra. 😅
Estamos vivendo a idade média digital e, pensamos que se trata de um era moderna. Pode ser em relação a um passado recente mas,ao futuro não!
Áudio de qualidade inaudível em trechos do Pondé.
Excelente.
os trechos do Pondé estão sem áudio!! por favor consertem isso por favor....
Douglas Santos Fonseca ainda não consertaram😱
creio q fizeram de propósito....
deve ter havido problemas com o autor(Pondé)
Ainda não consertaram!!!
Boa noite! Eu estava ouvindo com uma caixa de som separada e notei que estava mudo também, mas retirei o cabo e ouvi só com o volume do notebook... está funcionando normalmente! Parece que a frequência em que a gravação do autor (Pondé) esta diferente... embora eu não conheço nada sobre isso rsrsrs
Pondé silenciado é utilidade pública! Kkkkkkk
Excelente!
O mundo perde uma de suas maiores mentes.
R.I.P.
Kd o áudio 👂 do pondè?
+ liberdade não gera - segurança obrigatoriamente. q conclusão absurda...
Eu tb.
Acredito que modernidade não é seguir o velho mas, o novo. E que tal, buscar toda inspirações de Eneas,que parece para muitos impossível mas, é um comportamento social novíssimo. Onde não seguir o comunismo e capitalismo, fazendo um Sistema a- parte entre estes dois que nunca acertaram ?. que esta bem sintonizado com a tese de Zygmunt Bauman.
O Pondé é a Dercy Gonçalves da filosofia nacional.
kkkkkkm adorei. kkkk e o áudio parece que entendeu isso também mas restauraram. hehe
Pondé não tem nada que me agrade como filósofo
Pq tiraram o som do Pondé?
Perguntemos aos índios ou aos moradores das regiões inóspitas do mundo o que acham destes conceitos....Antes que me perguntem...Todos vivemos, de uma forma ou outra.....O que quero dizer.é....Talvez tenhamos que retornar um pouco as bases......à vida simples do passado......
Gostei!
3:42 o áudio está falhando.
A parte do Ponde não dá para ouvir
O mundo é uma bola!!!!!!
Há trechos sem áudio
Não é atoa que o cristianismo se desenvolveu tanto e atingiu a inúmeros indivíduos e comunidades. A doutrina cristã apresenta um simétrico equilíbrio entre a LIBERDADE de escolhas e ações individuais unida à SEGURANÇA de princípios morais extra-governamentais e imutáveis. Eis a receita de sucesso!
vídeo com problemas nos audios
Parte do Ponde está sem som
Sem áudio, complica!
Vamos ter o cuidado de colocar o áudio de todo o vídeo em duas saídas Estéreo durante a edição? Hj em dia escutamos muito pelo fone de ouvido e é muito chato o som sair somente de um lado.
produção, há uma falha na fala do pondé (3:30) sem som.
A fala de Pondé está sem áudio!
muito bom
Cadê o áudio?! Cortes no áudio...
💝
Show
Ouvir Pondé ao lado de Bauman é de chorar
Este Pondé é um charlatão
Agora percebam para onde o pensamento iluminista, revolucionário ou não conservador está nos levando. MInha análise afirma que para onde estamos indo, como humanidade, não foi uma coincidência e sim provocado para enfraquecer a humanidade.
Sem áudio!!!!!!!
Moderno acaba com recursos naturais . Lima tá louco
É realmente necessário o filtro de Luiz Felipe Pondé, Franklin Leopoldo e Silva, Frank Usarski e Caterina Kolta? Que, diga-se de passagem, ajudam a entender errado o pensador. Bauman diz que o termo "pós-modernismo" sequer pode ser utilizado por sustentar que o período moderno tenha acabado, ora como se pode afirmar que um período histórico acabou se você ainda está contido nele? Isso só seria possível de se fazer por historiadores do futuro os quais poderiam realmente determinar se há um momento de ruptura entre duas eras. Por isso ele utiliza o termo "modernidade líquida" Além disso não defende que os ideais da modernidade estejam morto. Isso me parece mais como uma ideologia conservadora tentando distorcer a visão de um pensador tão importante. Mais ou menos como os nazistas fizeram com Nietzsche.
tu é professor de onde?
Uau
O audio falhou
o áudio está ruim.
Não a nada no mundo que pague minha liberdade, embora pague um preço alto por ela o isolamento não patológico mas cultural muitas vezes pouco compartilhado com os demais
só tenho 6 anos como vim parar aqui?
Nossa! Nenhuma pensadora na lista??
Sem querer desmerecer o brilhantismo dos pensadores escolhidos como base para o conteúdo, mas gostaria de deixar uma crítica em relação a ausência de pensadores e pensadoras negras e de mais mulheres neste quadro. Aproveito para agradecer pelo conteúdo!
👏👏👏exatamente!
25:54
Os áudios do Pondé estão ruins. Não escuta nada.