Sinceramente, prefiro dar esmola ou comida a quem me pede. Assim sempre é maior a probabilidade de estar a ajudar quem realmente precisa. Claro que sempre pode haver alguém que tenta abusar da ajuda, mas nada comparável com esse nível de corrupção encoberta pelo poder político.
Ao longo dos anos tive 3 situações na 1º pessoa que me abriram os olhos. Em tempos fui abastada e ao haver uma catástrofe nas ilhas fui doar roupas há Cruz Vermelha, botas em pele, mantas de seda entre muitos artigos que não me faziam falta. Ao entregar 2 homens separavam em dois montes, um deles disse mesmo " a senhora não se importa que estas botas fiquem para a minha filha?" Em outra altura passado anos houve um acontecimento que já não me recordo e mandaram-me para uma cave , onde 6 mulheres iam saindo com as coisas na mão, percebi que não era para armazenar era para escolher o que lhes agradava. hà poucos anos com o roubo dos bancos, perdi o meu negócio e tive mesmo que recorrer a uma instituição para receber bens alimentares, preenchi uma ficha com o meu nome e passado algum tempo entregaram-me um saco com compras alimentares enlatados etc e nunca mais me contactaram para mais NADA. Se não fosse na altura a ajuda de amigos bem... Revoltada enviei um email a dizer que afinal o que pretendem é ter fichas com nomes para justificar uma aldravice. A resposta foi que eu não precisava. Como eles fazem para saber se a pessoa precisa mandaram uma velha ranhosa ao meu prédio e perguntaram se eu precisava, nem que eu andasse a dizer pelo que estava a passar aos vizinhos... Enfim é o País que temos e os ladrões não sâo investigados, não querem saber como estas coisas são feitas e nem querem saber...
Que triste Helena. Por também saber que é assim que as coisas se passam é que deixei de dar coisas a essas instituições. Quem precisa realmente não recebe. Nunca mais dei nada!
Aqui em Leiria, digo que em Leiria porque é onde moro, está cheio de jovens com colete da UNICEF a pedir donativos. Engraçado que são todos brasileiros e africanos, um bocado estranho. Não dou um centavo e acho que alguém deveria verificar isso
Há muitos anos que me apercebi o negocio que está por trás nunca mais dei nada, vimos o exemplo do que aconteceu com as vítimas dos incêndios houve milhões que foram para os bolsos de alguns em vez de ir para quem precisava
Bem....em Maio de 1997 ....já não lembro o dia....trabalhava na altura na PR...e na mesma havia uma cantina, selfservice, gerida por uma empresa privada e externa, onde fui almoçar com um colega de trabalho, no final da refeição enquanto conversávamos reparei que num pacote de sumo compal, em um dos lados mais largos, no canto superior direito tinha um carimbo em cor preta com o seguinte texto " BANCO ALIMENTAR" ficamos ambos admirados e revoltados, ...acabámos por sair do local sem dizer nada, pois poderíamos sofrer represálias no serviço, não sabemos quem pode estar envolvido, nunca mais voltamos ao local.....o mesmo não era local público, era só para funcionários da PR ....e forças de segurança. Desde esse dia nunca mais doei nada....como é que um alimento com carimbo do banco alimentar aparece à venda num local daqueles????
Conheci hoje o seu canal, e quero dar os parabéns pela linguagem simples e acessível que narra os seus videos, pois ajuda todos a entender do que se está a falar. Subscrevi!
Grande João Tilly que grandes verdades que o Sr.fala mas o povo não houve gosto .uito mas gostava mais se o povo abrise os olhos bom trababalho um abraço
Não entro nos bancos alimentares contra a fome. Grande mentira há muita gente a ganhar dinheiro à custa da CARIDADEZINHA. Obrigada e parabéns pelo seu video. Quem ganha também são os hiprmecados.
Ora aí está um excelente comentário e verdadeiro e que nós os Portugueses estamos fartos de ver por ai ! Obrigada Sandra Correia e muita sorte na sua vida .
O banco alimentar é um excelente negócio, para os hipermercados ( vendem os stocks e encaixam uns milhares) e para o governo que encaixa uns milhares de IVA. Solidariedade eu faço, mas escolho, dou no meu IRS á Entidade escolhida por mim. E estas contas que o João Tily encontrou , são muito curiosas, os documentos espelham de uma forma espetacular a atividade do banco alimentar. Cá para mim, cheira-me a esturro... Mas o Povo Português gosta de ser aldrabado e continua a dar , a pagar , para depois ir parar a gente que pode trabalhar. No Algarve existem umas centenas de Nepaleses a trabalhar em estufas, porquê? Porque não estão os desempregados, ou os que recebem rendimento mínimo a fazer o trabalho dos Nepaleses? E os ciganos que nada fazem? Porquê? Porque não estão nas estufas? O André Ventura é que tem razão...
Não dou um chavo. Quando li que a CM Viana havia gasto 122 mil euros em decorações de Natal e que depois os pobres precisam de ajuda, decidi nunca mais apoiar estas iniciativas. Que prioridades são estas? Gasta-se em foguetório e não há dinheiro para os pobres? Uma vergonha.
Ora nem mais , mais uma ma atitude ! isso mesmo primeiro dar alegria a quem dela precisa só depois e se sobrar é que se deita o fogo , é bom que saibamos das realidades deste pais , mas esse seu comentário é uma agulha no palheiro amigo PEDRO , mas é bom que as verdades venham ao de cima ,obrigado amigo pela sua transparecia .
122mil??? A municípios a gastar mais .....bem mas pelo menos vc assim ainda os vê ( no ar ) e se fossem parar as ipss vc nem sabia que tinham recebido essa quantia nem o valor (122mil) da mesma.
2 correcções: 1 - Os valores "redondos" apresentados são um orçamento. Como tal, a não ser que já se conheça o valor exacto de uma despesa ou receita, não tem de ser "quadrado". Depois, no decorrer do ano, as despesas, idealmente, caem dentro desse orçamento, e as receitas, idealmente, são superiores ao orçamento. 2 - As empresas não perdem. O balanço para as empresas é 0. Os BA's têm os alimentos que não terão de ser fornecidos pelas empresas. Mas foram fornecidos aos supermercados e comprados pelos dadores. Por isso as empresas venderam na mesma. E sim... todo este enxame de IPSS's, associações, etc, são um meio de muita gente ganhar dinheiro. Pessoas que de outra maneira estariam desempregadas... Haverá algumas com mérito, mas não confio em nenhuma.
Como disseram hoje nas noticias esta campanha recolheram 40 milhões de euros 20 milhões é lucro para as grandes superficies o estado em IVA deve levar uns 8 milhões , ficam 12 milhões para serem mal distribuidos por isso e tudo o que disse o Jõao Tilly não participo . o José Barata Moura tem uma canção que se chama "Vamos brincar a caridadezinha
E o que dizer das marcas especificas, ou seja que não se vêem à venda, e são doadas aos utentes... mistério!!! Em Novembro passado, final de contrato, os contratos são feitos de Dezembro de um ano a Novembro do outro, o que doaram aos pobres foi uma aberração , "desculpem mas não recebemos nem leite, arroz, esparguete, frango congelado, nem enlatados, nem manteiga...", nem o raio que os parta! E o cabaz só dá para 15 dias, dizem que é para estimularem as pessoas a procurar melhorar de vida, mas e os doentes? Recebem o mesmo, claro, e vão trabalhar que dá saúde! Não são os funcionários que dão a cara que são os culpados, mas as chefias. Vigarice institucionalizada!!!
A maior parte das pessoas acabam por aceder a essas campanhas devido à imagem social. O bom cristão não necessita de intermediários para praticar o bem e ajudar quem precisar.
Quem ganha com isto tudo? Pingo doce, continente, Lidl, Intermarche, Mini preço etc. pois nestes dias aumentam a sua facturação, Mário Centeno, pois o bolo do IVA também aumenta etc. Já que querem ajudar os mais necessitados, porque não abdica o estado do IVA? Porque não é feita esta recolha no comércio tradicional e pequenos comerciantes pois fazem uma ginástica para conseguir manter a porta aberta e assim não despedir um ou dois funcionários ?.
É uma maneira de esvaziar os stocks de produtos que não têm saída e até baixam os preços. Quando não havia supermercados eram os próprios donos de talhos e mercearias eles é que doavam não era os clientes.
Não é de agora que muita gente se apercebeu e os donativos têm estado a diminuir. Foi um óptimo vídeo de esclarecimento mas alerto para a sua segurança, pois há infelizmente gente influente que prefere que estas coisas nem se quer sejam faladas. Portanto admiro a sua coragem. Temos um exemplo hoje em dia alguém mo parlmaneto a ser muito frontal nas suas intervenções e que raramente pode sair à rua devido à insegurança que sente. Isto tem de mudar.
Obrigado João por comprovar o que eu já suspeitava, mas é ainda pior do que eu pensava. Esta manhã vi o circo do PR no Pingo Doce com a caravana de jornalistas atrás.
Marco Talvez tenha visto, mas não foi o PD a chamar os media. O PD ajuda o Banco Alimentar há vários anos, com instalacoes, material, alimentos, logística, etcetcetc. Se viu um circo, foi chamado pelo PR, nunca pelo PD, cuja filosofia foi sempre não fazer alarde ou propaganda de todas as obras sociais q ajuda, q constrói e q distribui
Eu estava a reber pacote alimentar, e desde Novembro nada. Fui informado que ia passar a outra entidade a entrega dos respectivos cabazes, e que ia ser informado de quando iria tornar a receber. Mas até ao dia 24 Janeiro não recebi mais nada.
Eu e a minha família só deram alimentos a esses gajos por 2 ocasiões. E essas já lá vão à muito tempo.Ainda bem que não mais acreditei nessa fraude do BACF.
Todo isto é a realidade, quer queiram quer não!!! Como o meu saudoso avô dizia;" a fome e a pobreza da dinheiro (os exploradores), às empresas, multinacionais, hipermercados, supermercados e governos (estado) (e não só), e fico por aqui.
Com este vídeo, é vá primeira vez q não posso de modo nenhum concordar consigo... no q diz respeito ao Banco Alimentar, acho q é uma obra grandiosa q tem ajudado milhares de famílias. Quanto a Isabel Jonet, tenho seguido há muito o trabalho dela, e considero admirável a obra q montou. Aliás, não é por acaso q já foi convidada por vários países para ajudar a montar “Bancos Alimentares” semelhantes ao Português. 👏👏👏👏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍
Parabéns Grande Sr. João Tilly, mais um grande vídeo, mais uma grande lição! Só não sabe, só não aprende quem não quer ou é burro! Força Grande Sr. João, "fogo neles", "xuxialixas & kumunixas"! No geral o povo português é muito "limitado", tem pouca instrução e só perde tempo com porcarias simples e básicas! "gosta de ser dominado, gosta de ser mandado"! Grande Abraço! Amigo! Nós tratamos de o "partilhar" e "promover", e sem favor, apenas porque queremos e gostamos de "ouvir a voz do povo", da justiça, da honestidade, da verdade, do alto nível, e olhe que já somos muitos e estamos a aumentar!
Por vezes a melhor resposta é o silêncio. Na verdade, quando se sai do supermercado e nada se dá ao banco alimentar, quem está a angariar olha de lado. Se as pessoas não dão é porque não podem ou não querem, ninguém é obrigado a dar e ninguém tem de olhar de lado ou largar obrigados satíricos como eu já vi angariadores fazerem. Felizmente, pelo conhecimento que já tinha antes de ver o seu video, eu não dou nada.
Mais pura vdd...eu andei a fazer serviço comunitário em um lar que vai ao banco alimentar buscar alimentos que supostamente eram para as pessoas que ajudam mas que na realidade a maior parte fica para eles . E só o que n lhes serve e que eles dão as pessoas isso ninguém me disse eu vi!!!vão a Lisboa as 9:00 ..chegam as 12:00e mandam as pessoas chegar às 15:00 pra dar tempo de arrumar as coisas e fazer a escolha...
isso tambem acontece com os contentores da roupa espalhados pela cidade. sera vendida e nunca chegara a Africa- e nem a Humana ajuda ninguem. tudo enriquece ás custas dos totos. e nos ajudamos todos felizes
Eu já fui ajudada pelo banco alimentar e aqui digo por experiência própria... É tudo uma fachada de merda ... Várias vezes fui 2 vezes na semana levantar dois sacos de comida que trazia arroz massa atum enlatados... Masssss tudo fora de prazo, prazo de 1 / 2 anos outros com messes de validade passada.... desisti não é por ser pobre que tenho que aceitar e comer coisas fora da validade... lembro uma vez e foi a última que me deram uns iogurtes é uma papa para bebé e eu sabendo que de 3 ou 4 pacotes de arroz ou enlatados um aproveitava se deu me ver a papa e os iogurtes pois era para meu filho e qual foi meu espanto também estavam fora da validade... nesse momento fiquei completamente lixada e fui lá na instituição que me entregava e espetei com a papa no focinho da funcionária! É claro estalou se uma briga pois as funcionários e o chefe levavam o que era bom para eles a porcaria de um ano passado era dado aos pobres... das vezes que lá ia via sempre um bom carro a carregar as caixas de óleos , azeites, detergentes, massas etc.... eu julgava que era pra transferir para outra instituição ou lar e no meio da minha confusão com a funcionária outras pessoas caixavan se do mesmo, até que uma senhora ex funcionária velontaria disse que quem trabalha nessas instituições levam muita coisa pra casa e a merda dão... Não me venham pedir um saquinho de alimentos pra doar que eu mando os irem se foderem.... Não tem cabimento o que fazem não era nessesario fazerem isso tudo o que arrecadam chegava pra todos... É ganância dão um a dois sacos a cada pessoa com 8/12 peças com medo que lhes faltem a eles e no ano seguinte tem alimentos fora da validade.... agora por esta altura do natal nem se fala o que recebem e não dão.... é tudo interesse falo também de instituiçãoes que recolhe roupa doada pra ser entregue aos nessesitados pois maior parte da roupa que recebem é a mesma coisa... a pouco tempo fiquei sabendo que tanto funcionários de banco alimentar como os de roupa abriram lojinhas emprovisadas sem declaração e vendem o que trazem é um engano é meio mundo a foder outro meio mundo... puta que os pariu
Falou bem, eu quando faço dou direto, não dou nada para o banco alimentar, porque à muita gente a mamar à pala dos BA e afins, já nem falo das grandes cadeias de destribuição! Zero
No início também era colaboradora na angariação à porta dos supermercados, além de colaborar com alimentos... até que depois de vários anos comevei a perceber da verdade. Presentemente não contribui ckm nada nem tão pouco colaboro. Pois mais uma vez vivemos na mentira aproveitando se das pessoas que verdadeiramente precisam.
Em Portugal há muita falta de organização ! como povo perdeu a confiança com o governo em quem podemos confiar ! o dinheiro é o pecado do mundo , triste é ver pessoas a dar o que lhes faz falta , bens de primeira necessidade a cair em maos alheias , triste fim .
Em 2017 tive a infelicidade ou felicidade de perceber que , a pobreza em Portugal é um negócio chorudo para o Estado e para às IPSS. Pessoas que deixaram de trabalhar, para montarem uma IPSS.
Boa tarde, ainda por cima o Marcelo em vez de levar massa alimentar Milaneza ou Nacional, que são marcas portuguesas, teve que levar as Buitoni, ela italiana... 😰
Eu dava, mas com o passar dos anos deixei de dar. Comecei-me a aperceber de certas coisas, ao ponto de conhecer bastante bem uma familia (que nao era necessitada) que "fazia compras" num desses bancos porque a Tia trabalhar numa dessas instituicoes. Quando eram confrontados com a cena do, mas isso devia ir para quem precisa mesmo, a resposta era sempre "senao for para nos vai-se estragar porque as pessoas nao vao buscar"...
Não dou um chavo para encher os armários dos ciganos....eles que vão trabalhar e descontar em vez de andarem a mamar nos rendimentos dos que trabalham....os pobres nem tocam na comida.....CHEGA!!!
Sr. João Tilly, deveria... Fazer um vídeo, onde Bombeiros aqui na zona dê Odivelas e arredores de vês enquanto vão para os cruzamentos angariar ( pedir dinheiro ) Para comprar Ambulâncias. E agora eu pergunto, quem tem de fornecer ambulâncias aos bombeiros é o estado ! É para isso que eu é todos os escravos deste Pais pagam impostos. Obrigado
Aconselho a quem quizer ajudar ofereça diretamente a quem precisa, fazendo assim: quando lhe pedirem à porta do supermercado, responder que vão oferecer diretamente a quem precisa. Depois deve cumprir efetivamente a promessa, fazendo uma oferta ao primeiro pobre com que se cruze no caminho, é muito mais efetivo. Eu faço assim à algum tempo e a minha consciência fica tranquila.
Até que enfim! Para a próxima falar também dos milhões em benefícios fiscais dados pelo estado aos grandes grupos económicos com campanhas como "Arredonda" e "Missão Sorriso".
Este vídeo demonstra um conhecimento limitado deste processo. Perdeu uma oportunidade para estar calado pois conheço pessoalmente centenas q são beneficiados q não têm nada a ver com IPSS. A ADRA é um exemplo de ONG q distribui alimentos do BA a famílias carenciadas. Se calhar é melhor as pessoas passarei fome, com certeza foi abençoado a não passar necessidade não vá precisar do apoio do BA.
Votei no André Ventura mas, com a intervenção deste senhor, que não conheço, se ele é do Chega, ou está ligado ao partido nunca mais votarei no Chega. Não sou contribuinte habitual do Banco Alimentar, mas ouvir o que ele disse do Presidente, (eu não votei no Marcelo) e de Isabel J. que são pessoas sérias, é fácil perceber que André Ventura tem muito que varrer antes de chegar ao poder...
Totalmente de acordo, tenho sempre vontade de não dar nada, mas penso nos pobres e infelizes que nada têm, e são explorados por toda esta canalha referenciada e não têm culpa, por isso dou e não dou
Sei Bem o Que Isso é Na Pele,Pois Sofri Um Despejo de Casa,Com a Minha Mãe Com 81Anos,Como Cuidador Informal,No Desemprego a Receber R.S.I ou Seja 189,00 Mensais e Da Ultima Vez Que Fui Ao Banco Alimentar,Um Pacote de Corn Flaques,Um de Esparguete e 6 latas de atum e Sardinhas e Estou Acolhido Em Casa de Amigos,Onde Cuido do Jardim e Animais,Por Gratidão e Sem Qualquer Remuneração!!!Quando Escrevi a Presidência da República,a Pedir Ajuda Para Uma Habitação Social a Resposta da Assessora Do Presidente,Dra Maria João Ruela,Foi Que O Meu Assunto,Tinha Sido Bem Acolhido,Mas Não Era Assunto da Presidência e Iriam Escrever ao Sr Presidente da Câmara de Cascais,Ao Dr.Carlos Carreiras e Vereador Do Pelouro da Habitaçao,Dr Frederico Pinho de Almeida e Até Aos Dias de Hoje,Continuo Como Sem Abrigo,Sem Trabalho Fixo,Mas A Minha Maior Felicidade É Poder Continuar a Cuidar e Dar Amor e Carinho,A Minha Velhinha Mãe!!! P.S-Enfim Tudo Isto É Muito Triste e Uma Vergonha Ridícula,Das Mais Altas Autoridades Politicas Do País e Da Europa,Tirarem Fotografias,Vir Para a Televisão e Ainda Assumirem A Fome,A Pobreza e Sofrimento Do Seu Povo,Quando o Seu Papel,Deveria Ser O De Lutar e Acabar,Com Os Sem Abrigo,Fome, Diminuirem as Desigualdades Sociais!!!Os Nossos Avós e Pais,Merecem Mais Apoio e Todo o Nosso Respeito...!!!Quando Se Querem Contar Histórias Na Televisão e Fazerem Figuras de Palhaços,Isso Merecem Estar No Circo,Não No Governo???A Diferença Entre Um Politico e Um Estadista,Como Ouvi Dizer É Que O Politico Promete e O Estadista Representa,Mas A Diferença Entre Um Estadista e Um Religioso É Que Enquanto o Estadista Representa,O Religioso Cumpre...!!!Um Santo e Feliz Natal,A Todos...!!!
É de facto assustador. E será que ninguém vê e nem tenta ver? Eu nunca tinha pensado que era algo com tão grande impacto. Realmente neste mundo ninguém dá nada a ninguém.
Espero que o André Ventura veja este vídeo e quando ele desabafar dizendo no Parlamento que "ISTO É UMA VERGONHA! UMA VERGONHA" não lhe cortem a palavra...
Quero relatar algo que se passou comigo, que com certeza acontece com outras ipss também. Essas ipss VENDEM aos seus utentes, os produtos doados pelos bancos alimentares. Uma altura, tive que pedir apoio alimentar domiciliário, devido às dificuldades que a minha Mãe tem em cozinhar. Essa ipss se denomina CENTRO PAROQUIAL DE LOUSA, em Loures, que possui centro de dia e apoio domiciliar. Acontece que me cobravam 130€ mensais, e junto dos produtos fornecidos encontravam-se sobremesas DOADAS ( e embaladas) PELO BA, o que traduz em crime, bem como os gêneros com que cozinham as refeições A TODOS OS UTENTES SÃO COBRADAS MENSALIDADES. Acabei por optar por outra solução ao final de quase um ano, quando exigi recibos dos pagamentos das mensalidades, que me foram negados, nem sequer me deram resposta. ACUSO PUBLICAMENTE O CENTRO PAROQUIAL DE LOUSA, DE FALSIDADE E FUGA AOS IMPOSTOS, entre outras graves irregularidades.
Miguel Branco Chama-se VOLUNTARIADO. E não entendo qual é o problema das “crianças” (não são aceites abaixo de 16 anos) ajudarem Portugueses com necessidades! Voluntariado é isso mesmo, trabalhar sem receber. E acredite q os jovens aprendem muito com isso e ajudam com imensa satisfação. Triste ter esse tipo de pensamento....🙄🙄🙄😷🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍
Muitas vezes se escuta que há falta der mão de obra em Portugal e há centenas de milhar de pessoas no subsídio de inserção social. Pergunto porque essa gente não vai trabalhar? Há conveniência porque se troca subsídios por votos. Assim vai este País abandonado à sorte e o Povo, fica sentado , nada faz , quando se convoca uma manifestação contra situações horrendas, o povo fica em casa. Vai vir o dia, que todos vão sair para a rua. DePORTUGAL
@@MiguelSilva-pt3dg Só agora entrei nesta discussão e por falta de atenção fiz comentários que, na maioria, devo retirar. Populismo e demagogia não fazem bem seja a quem for.
Muito ilucidativo, aliás, eu nunca acreditei nas Madres Teresas de Calcutá, que vejectam nestas instituições. Sempre achei, que quem precisa, é sempre o que come menos (na melhor das hipóteses) porque também pode não comer nada e é por isso que eu nunca dou nada para esses peditórios. E não adianta escolher as instituições para fazer donativos, porque o donativo feita ás instituições, vai da mesma maneira, para alguém, menos para quem precisa. Já o fiz vária vezes, quando tenho conhecimento que alguém está em apuros, vou a um super faço uma cesta básica e enttrego diretamente a quem precisa. Não encho barriga a gulosos!!!!
Se o povo português não estava satisfeito com o governo tinha que ir em massa votar contra mesmo que esse contra tb não visse lá outras coisas ! MAs mudava-se as moscas ,mas o povo preferiu ficar em 🏠 casa então agora é só aguentar !todos sabem que o socialisto não resolve nada é só roubalheira olhem o exemplo do Brasil que só tem corruptos e ladrōes!bandidos da pior espēcie e aí na Santa Terrinha não ē muito melhor,todos os anos vou para aí ,tenho casa e noto que os impostos estão altíssimos e tem inflação sim pequena mas tem coisa que não existia há anos que eu ía ao Super mercado e os preços estavam na mesma agora sobe tudo sim .nao tem controle de nada !!!
Não vejo o problema. Já o vi fazer inúmeras vezes. Muitas vezes são usados os carros dos voluntários para transportes das mercadorias, principalmente nestas campanhas de Natal/Maio.
Quando sou abordada nesses peditórios pelas crianças porque os adultos fogem pró lado. Eu digo às crianças: olha lá menino\a onde é que os pobres,os sem-abrigo têm fogão e frigorífico para guardar os alimentos... e olha os supermercados é que devem dar e não o cliente!! Uma empregada do supermercado disse pra mim: que o bacalhau e o azeite ,os que estão na recolha,levam é prá casa deles!!
Sinceramente, prefiro dar esmola ou comida a quem me pede. Assim sempre é maior a probabilidade de estar a ajudar quem realmente precisa. Claro que sempre pode haver alguém que tenta abusar da ajuda, mas nada comparável com esse nível de corrupção encoberta pelo poder político.
Ao longo dos anos tive 3 situações na 1º pessoa que me abriram os olhos. Em tempos fui abastada e ao haver uma catástrofe nas ilhas fui doar roupas há Cruz Vermelha, botas em pele, mantas de seda entre muitos artigos que não me faziam falta. Ao entregar 2 homens separavam em dois montes, um deles disse mesmo " a senhora não se importa que estas botas fiquem para a minha filha?" Em outra altura passado anos houve um acontecimento que já não me recordo e mandaram-me para uma cave , onde 6 mulheres iam saindo com as coisas na mão, percebi que não era para armazenar era para escolher o que lhes agradava. hà poucos anos com o roubo dos bancos, perdi o meu negócio e tive mesmo que recorrer a uma instituição para receber bens alimentares, preenchi uma ficha com o meu nome e passado algum tempo entregaram-me um saco com compras alimentares enlatados etc e nunca mais me contactaram para mais NADA. Se não fosse na altura a ajuda de amigos bem... Revoltada enviei um email a dizer que afinal o que pretendem é ter fichas com nomes para justificar uma aldravice. A resposta foi que eu não precisava. Como eles fazem para saber se a pessoa precisa mandaram uma velha ranhosa ao meu prédio e perguntaram se eu precisava, nem que eu andasse a dizer pelo que estava a passar aos vizinhos... Enfim é o País que temos e os ladrões não sâo investigados, não querem saber como estas coisas são feitas e nem querem saber...
Obrigada Helena pelo seu comentario ! Portugueses abram os olhos .
A Cruz Vermelha deve ser a pior,recebe milhares,nunca se sabe onde vai parar os donativos:é tipico desta instituição
Não dêem nada deixem de ser burros tenho pena de quem precisa eu ajudo a minha sogra porque lhe foi negada ajuda por isso e k deixei de dar a anos.
Que triste Helena. Por também saber que é assim que as coisas se passam é que deixei de dar coisas a essas instituições. Quem precisa realmente não recebe. Nunca mais dei nada!
Aqui em Leiria, digo que em Leiria porque é onde moro, está cheio de jovens com colete da UNICEF a pedir donativos. Engraçado que são todos brasileiros e africanos, um bocado estranho. Não dou um centavo e acho que alguém deveria verificar isso
Este país está uma miséria, é vergonhoso todos os políticos que estão a frente deste país... Cambada de mafiosos. Chega!
Há muitos anos que me apercebi o negocio que está por trás nunca mais dei nada, vimos o exemplo do que aconteceu com as vítimas dos incêndios houve milhões que foram para os bolsos de alguns em vez de ir para quem precisava
INFELIZMENTE !!!
Desde o que se passou em Pedrogão nunca mais dei nada para estas campanhas fraudulentas.
a minha mae pediu ajuda por necessidade e colocaram imensos entraves : nao recebemos ajuda nenhuma!
Faz como eu não dou nada desde que a minha sogra pediu ajuda e foi negada.
Já não dou nada a essa gente. Não se pode confiar.
Bem....em Maio de 1997 ....já não lembro o dia....trabalhava na altura na PR...e na mesma havia uma cantina, selfservice, gerida por uma empresa privada e externa, onde fui almoçar com um colega de trabalho, no final da refeição enquanto conversávamos reparei que num pacote de sumo compal, em um dos lados mais largos, no canto superior direito tinha um carimbo em cor preta com o seguinte texto " BANCO ALIMENTAR" ficamos ambos admirados e revoltados, ...acabámos por sair do local sem dizer nada, pois poderíamos sofrer represálias no serviço, não sabemos quem pode estar envolvido, nunca mais voltamos ao local.....o mesmo não era local público, era só para funcionários da PR ....e forças de segurança. Desde esse dia nunca mais doei nada....como é que um alimento com carimbo do banco alimentar aparece à venda num local daqueles????
Portugal precisa de pessoas sérias como você no governo
Conheci hoje o seu canal, e quero dar os parabéns pela linguagem simples e acessível que narra os seus videos, pois ajuda todos a entender do que se está a falar. Subscrevi!
Fiquei chocada!! Passei a ver o Banco Alimentar com outros olhos. O facto é que o senhor é duma lógica irrefutável. Obrigada.
É UMA VERGONHA , PORQUE OS POBRES NADA RECEBEM , E COMO SE NÃO FOR , O PRESIDENTE AINDA DA A CARA POR TUDO ISSO , VERGONHA !!
Parabéns, este é um canal que há muito já devia existir.
Precisamos de mais Homens como o sr infelizmente é uma vergonha que todos querem ficar bem vistos como se dão a esta vergonha bem haja sr João
Só dou a quem conheço.. IPSS o que é isso? E já agora, como ficou essa grande IPSS Raríssimas? ...
Para acrescentar mais um ponto basta a gente pensar que a fome não aparece só no natal...
OBRIGADA SENHOR PROFESSOR POR NÓS TRAZER A VERDADE AOS NOSSOS NARIZES
MUITO OBRIGADA
Isto é uma vergonha, graças a Deus que aja alguém que nos abra os olhos, abençoado seja este senhor que nos veio abrir os olhos
Grande João Tilly que grandes verdades que o Sr.fala mas o povo não houve gosto .uito mas gostava mais se o povo abrise os olhos bom trababalho um abraço
Conheci este canal hoje e soube coisas que nem imaginava! Parabéns professor 🇵🇹✔️
Isto é uma Vergonha!!
Eu apoio directamente quem precisa realmente!!
Concordo em absoluto com a sua observação.Admirável o cinismo dessa gente que estão à frente dessas instituições. Desprezível. Respeitosamente
Por isso nunca dei...damos aos hipermercados,damos a muito boa gente que recebe e podia estar a trabalhar e já pago com impostos a ladrões.
Muito Bem !!!
Não entro nos bancos alimentares contra a fome.
Grande mentira há muita gente a ganhar dinheiro à custa da CARIDADEZINHA.
Obrigada e parabéns pelo seu video.
Quem ganha também são os hiprmecados.
TEM TODA A RAZAO E UMA VERGONHA
Ora aí está um excelente comentário e verdadeiro e que nós os Portugueses estamos fartos de ver por ai ! Obrigada Sandra Correia e muita sorte na sua vida .
O banco alimentar é um excelente negócio, para os hipermercados ( vendem os stocks e encaixam uns milhares) e para o governo que encaixa uns milhares de IVA. Solidariedade eu faço, mas escolho, dou no meu IRS á Entidade escolhida por mim. E estas contas que o João Tily encontrou , são muito curiosas, os documentos espelham de uma forma espetacular a atividade do banco alimentar. Cá para mim, cheira-me a esturro... Mas o Povo Português gosta de ser aldrabado e continua a dar , a pagar , para depois ir parar a gente que pode trabalhar. No Algarve existem umas centenas de Nepaleses a trabalhar em estufas, porquê? Porque não estão os desempregados, ou os que recebem rendimento mínimo a fazer o trabalho dos Nepaleses? E os ciganos que nada fazem? Porquê? Porque não estão nas estufas? O André Ventura é que tem razão...
Não dou um chavo. Quando li que a CM Viana havia gasto 122 mil euros em decorações de Natal e que depois os pobres precisam de ajuda, decidi nunca mais apoiar estas iniciativas. Que prioridades são estas? Gasta-se em foguetório e não há dinheiro para os pobres? Uma vergonha.
CERTÍSSIMO !!!
Pedro Alves deixou-me confundido. Se a CM não dá não será mais um motivo para dar-mos nós? Onde está a lógica naquilo que diz?
Ora nem mais , mais uma ma atitude ! isso mesmo primeiro dar alegria a quem dela precisa só depois e se sobrar é que se deita o fogo , é bom que saibamos das realidades deste pais , mas esse seu comentário é uma agulha no palheiro amigo PEDRO , mas é bom que as verdades venham ao de cima ,obrigado amigo pela sua transparecia .
Pedro Alves, você não dá, um chavo..? Sinto muito, você esta sendo roubado (impostos), neste exato momento.
122mil??? A municípios a gastar mais .....bem mas pelo menos vc assim ainda os vê ( no ar ) e se fossem parar as ipss vc nem sabia que tinham recebido essa quantia nem o valor (122mil) da mesma.
Vivo no Brasil há 25 anos e penso voltar, mas ao ver os seus vídeos...chego a pensar que estou aqui muito bem!
2 correcções:
1 - Os valores "redondos" apresentados são um orçamento. Como tal, a não ser que já se conheça o valor exacto de uma despesa ou receita, não tem de ser "quadrado". Depois, no decorrer do ano, as despesas, idealmente, caem dentro desse orçamento, e as receitas, idealmente, são superiores ao orçamento.
2 - As empresas não perdem. O balanço para as empresas é 0. Os BA's têm os alimentos que não terão de ser fornecidos pelas empresas. Mas foram fornecidos aos supermercados e comprados pelos dadores. Por isso as empresas venderam na mesma.
E sim... todo este enxame de IPSS's, associações, etc, são um meio de muita gente ganhar dinheiro. Pessoas que de outra maneira estariam desempregadas... Haverá algumas com mérito, mas não confio em nenhuma.
No ponto 2, o João fala das empresas que venderiam às IPSS que não precisam de comprar porque recebem dos BA
Já dei agora não dou porque muitos alimentos vão parar ao caixote do lixo e para quem não prescisa. Bem haja Sr. João Deus lhe dê saúde
Como disseram hoje nas noticias esta campanha recolheram 40 milhões de euros 20 milhões é lucro para as grandes superficies o estado em IVA deve levar uns 8 milhões , ficam 12 milhões para serem mal distribuidos por isso e tudo o que disse o Jõao Tilly não participo . o José Barata Moura tem uma canção que se chama "Vamos brincar a caridadezinha
Metade desse dinheiro deve ir para o cofre da Jonnet ,coitadinha dela a trabalhar de graça
POIS ... ACABE-SE COM A caridadezinha !!!
Quem tem olho é rei. ingénuos abram os olhos!!
Bravo amigo! Continue, por favor!
Boca Sagrada! Precisamente o que sempre Penso, Sei e Digo....uma boa semana
Eu não dou nada, os portugueses não levam nada disto!
Eu não dou nada na rua! Dou a quem viver perto de mim e que eu veja que necessitam.
É SÓ CORRUPÇÃO !!!
BACF - Bancos Alimentares Contra a Fome
IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social
E o que dizer das marcas especificas, ou seja que não se vêem à venda, e são doadas aos utentes... mistério!!! Em Novembro passado, final de contrato, os contratos são feitos de Dezembro de um ano a Novembro do outro, o que doaram aos pobres foi uma aberração , "desculpem mas não recebemos nem leite, arroz, esparguete, frango congelado, nem enlatados, nem manteiga...", nem o raio que os parta! E o cabaz só dá para 15 dias, dizem que é para estimularem as pessoas a procurar melhorar de vida, mas e os doentes? Recebem o mesmo, claro, e vão trabalhar que dá saúde! Não são os funcionários que dão a cara que são os culpados, mas as chefias. Vigarice institucionalizada!!!
Excelente comentário!Eu, desde sempre, optei por dar (na medida do que posso) a quem precisa, seja o que for (alimentos, roupa, etc ...)!
Portanto, dá directamente aos necessitados, sem passar por "intermediários"?
Eu também, mas dou diretamente.
Há muitos anos que Não Dou, Nunca Dei e Digo-lhes Porquê, o mêsmo Porquê que o João Tilly fala!
E Não Tenho Vergonha nenhuma de lhes dizêr.
Somos dois
Já somos 3
A maior parte das pessoas acabam por aceder a essas campanhas devido à imagem social. O bom cristão não necessita de intermediários para praticar o bem e ajudar quem precisar.
Também vou deixar tudo isto me deixa revoltada...
não. somos 4
É por isso que eu, embora me custe, eu não dou! É tão triste uma pessoa a retrair se de ajudar porque não confia
Quem ganha com isto tudo? Pingo doce, continente, Lidl, Intermarche, Mini preço etc. pois nestes dias aumentam a sua facturação, Mário Centeno, pois o bolo do IVA também aumenta etc. Já que querem ajudar os mais necessitados, porque não abdica o estado do IVA? Porque não é feita esta recolha no comércio tradicional e pequenos comerciantes pois fazem uma ginástica para conseguir manter a porta aberta e assim não despedir um ou dois funcionários ?.
É uma maneira de esvaziar os stocks de produtos que não têm saída e até baixam os preços. Quando não havia supermercados eram os próprios donos de talhos e mercearias eles é que doavam não era os clientes.
Não é de agora que muita gente se apercebeu e os donativos têm estado a diminuir. Foi um óptimo vídeo de esclarecimento mas alerto para a sua segurança, pois há infelizmente gente influente que prefere que estas coisas nem se quer sejam faladas. Portanto admiro a sua coragem.
Temos um exemplo hoje em dia alguém mo parlmaneto a ser muito frontal nas suas intervenções e que raramente pode sair à rua devido à insegurança que sente. Isto tem de mudar.
Obrigado João por comprovar o que eu já suspeitava, mas é ainda pior do que eu pensava. Esta manhã vi o circo do PR no Pingo Doce com a caravana de jornalistas atrás.
A extrema Comunicação SOCIALista portuguesa.
POIS ERA UM CIRCO EM QUE OS PALHAÇOS SÃO O POVO !!! MALDITA CANALHAGEM !!!
Marco Talvez tenha visto, mas não foi o PD a chamar os media. O PD ajuda o Banco Alimentar há vários anos, com instalacoes, material, alimentos, logística, etcetcetc. Se viu um circo, foi chamado pelo PR, nunca pelo PD, cuja filosofia foi sempre não fazer alarde ou propaganda de todas as obras sociais q ajuda, q constrói e q distribui
Ora ora sr. João TILY ,eu já tinha falado há muitos anos sobre esta grande FRAUDE
Para o banco alimentar dei o que quis e quanto quis, para o BES foi o que eles quiseram e quanto eles quiseram.
Belíssima comparação. PARABÉNS.
Isabel Jonet 20 anos a trabalhar de GRAÇA E NÃO GANHA NADA!!
No entanto (Isabel dos Santos que é uma LADRA )!!!!🍾🍾🍾👏🏿👏🏿👏🏿
Eu estava a reber pacote alimentar, e desde Novembro nada. Fui informado que ia passar a outra entidade a entrega dos respectivos cabazes, e que ia ser informado de quando iria tornar a receber. Mas até ao dia 24 Janeiro não recebi mais nada.
Costumo dar sempre mas por esta pouca vergonha NÃO ESPERAVA NUMCA MAIS JA SR PAULO MORAIS TINHA DITO QUE ISTO E UM GRANDE NEGOCIO
Eu e a minha família só deram alimentos a esses gajos por 2 ocasiões. E essas já lá vão à muito tempo.Ainda bem que não mais acreditei nessa fraude do BACF.
Mas, como recompensa, esta senhora foi nomeada administradora de um grande Banco!! Lol!!
Quem de verdade precisa, nem o vê nem direito a receber esta solidariedade das pessoas.
Todo isto é a realidade, quer queiram quer não!!!
Como o meu saudoso avô dizia;" a fome e a pobreza da dinheiro (os exploradores), às empresas, multinacionais, hipermercados, supermercados e governos (estado) (e não só), e fico por aqui.
Com este vídeo, é vá primeira vez q não posso de modo nenhum concordar consigo... no q diz respeito ao Banco Alimentar, acho q é uma obra grandiosa q tem ajudado milhares de famílias. Quanto a Isabel Jonet, tenho seguido há muito o trabalho dela, e considero admirável a obra q montou. Aliás, não é por acaso q já foi convidada por vários países para ajudar a montar “Bancos Alimentares” semelhantes ao Português. 👏👏👏👏🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍
Parabéns Grande Sr. João Tilly, mais um grande vídeo, mais uma grande lição! Só não sabe, só não aprende quem não quer ou é burro! Força Grande Sr. João, "fogo neles", "xuxialixas & kumunixas"!
No geral o povo português é muito "limitado", tem pouca instrução e só perde tempo com porcarias simples e básicas! "gosta de ser dominado, gosta de ser mandado"!
Grande Abraço! Amigo!
Nós tratamos de o "partilhar" e "promover", e sem favor, apenas porque queremos e gostamos de "ouvir a voz do povo", da justiça, da honestidade, da verdade, do alto nível, e olhe que já somos muitos e estamos a aumentar!
Por vezes a melhor resposta é o silêncio.
Na verdade, quando se sai do supermercado e nada se dá ao banco alimentar, quem está a angariar olha de lado.
Se as pessoas não dão é porque não podem ou não querem, ninguém é obrigado a dar e ninguém tem de olhar de lado ou largar obrigados satíricos como eu já vi angariadores fazerem.
Felizmente, pelo conhecimento que já tinha antes de ver o seu video, eu não dou nada.
Esses milhões que recebem vão para o bolso de quem
DOS FILHOS DA PUTA !!! LADRÕES !!! MISERÁVEIS !!!
Isso está no segredo dos bandidos e corruptos , um bom ano para si sr. José e obrigado .
Não é no meu bolso , muito mais na minha conta ..Se calhar é pra comprar um porta aviões , visto que já temos submarinos ...
Para o meu bolso, dps vou montar uma IPSS 🤣
Temos que deixar de falar.... Temos de agir.... O nosso poder está no voto... Vamos mudar isto nas próximas eleições.
Até com a miséria fazem negócio, que bandidos ladrões.
Entertairer-mor ... ADOREI ESSA!
Mais pura vdd...eu andei a fazer serviço comunitário em um lar que vai ao banco alimentar buscar alimentos que supostamente eram para as pessoas que ajudam mas que na realidade a maior parte fica para eles . E só o que n lhes serve e que eles dão as pessoas isso ninguém me disse eu vi!!!vão a Lisboa as 9:00 ..chegam as 12:00e mandam as pessoas chegar às 15:00 pra dar tempo de arrumar as coisas e fazer a escolha...
MISERÁVEIS !!!
isso tambem acontece com os contentores da roupa espalhados pela cidade. sera vendida e nunca chegara a Africa- e nem a Humana ajuda ninguem. tudo enriquece ás custas dos totos. e nos ajudamos todos felizes
Tudo é uma fraude , e os portugueses como são palermas , vão com tudo !
É a falta de transparência em Portugal dos "amigos" , só querem tachos e os restantes portugueses a trabalhar 🤔🤫🤫🤫
Muito interessante 🤔
Eu já fui ajudada pelo banco alimentar e aqui digo por experiência própria... É tudo uma fachada de merda ... Várias vezes fui 2 vezes na semana levantar dois sacos de comida que trazia arroz massa atum enlatados... Masssss tudo fora de prazo, prazo de 1 / 2 anos outros com messes de validade passada.... desisti não é por ser pobre que tenho que aceitar e comer coisas fora da validade... lembro uma vez e foi a última que me deram uns iogurtes é uma papa para bebé e eu sabendo que de 3 ou 4 pacotes de arroz ou enlatados um aproveitava se deu me ver a papa e os iogurtes pois era para meu filho e qual foi meu espanto também estavam fora da validade... nesse momento fiquei completamente lixada e fui lá na instituição que me entregava e espetei com a papa no focinho da funcionária! É claro estalou se uma briga pois as funcionários e o chefe levavam o que era bom para eles a porcaria de um ano passado era dado aos pobres... das vezes que lá ia via sempre um bom carro a carregar as caixas de óleos , azeites, detergentes, massas etc.... eu julgava que era pra transferir para outra instituição ou lar e no meio da minha confusão com a funcionária outras pessoas caixavan se do mesmo, até que uma senhora ex funcionária velontaria disse que quem trabalha nessas instituições levam muita coisa pra casa e a merda dão... Não me venham pedir um saquinho de alimentos pra doar que eu mando os irem se foderem.... Não tem cabimento o que fazem não era nessesario fazerem isso tudo o que arrecadam chegava pra todos... É ganância dão um a dois sacos a cada pessoa com 8/12 peças com medo que lhes faltem a eles e no ano seguinte tem alimentos fora da validade.... agora por esta altura do natal nem se fala o que recebem e não dão.... é tudo interesse falo também de instituiçãoes que recolhe roupa doada pra ser entregue aos nessesitados pois maior parte da roupa que recebem é a mesma coisa... a pouco tempo fiquei sabendo que tanto funcionários de banco alimentar como os de roupa abriram lojinhas emprovisadas sem declaração e vendem o que trazem é um engano é meio mundo a foder outro meio mundo... puta que os pariu
E um país que mais parece um maniconio de atrasados mentais
Nos outros é a mesma coisa...ou parecido.há porcaria por todo o lado...
@@jorgemanso521 Não deixa de ser verdade , bom seria se não fosse pois esta claro, bom ano com muita saude .
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Falou bem, eu quando faço dou direto, não dou nada para o banco alimentar, porque à muita gente a mamar à pala dos BA e afins, já nem falo das grandes cadeias de destribuição! Zero
Eu acrescento também que os amigos dos que lá ajudam recebem ou recebiam um saquito por fora,mesmo sem terem necessidade.😢
No início também era colaboradora na angariação à porta dos supermercados, além de colaborar com alimentos... até que depois de vários anos comevei a perceber da verdade. Presentemente não contribui ckm nada nem tão pouco colaboro. Pois mais uma vez vivemos na mentira aproveitando se das pessoas que verdadeiramente precisam.
Eu sempre achei que quem tem que cuidar das Pessoas que necessitam é o Governo com o dinheiro dos nossos impostos. O resto é conversa.
ASSIM DEVE SER
Em Portugal há muita falta de organização ! como povo perdeu a confiança com o governo em quem podemos confiar ! o dinheiro é o pecado do mundo , triste é ver pessoas a dar o que lhes faz falta , bens de primeira necessidade a cair em maos alheias , triste fim .
Em 2017 tive a infelicidade ou felicidade de perceber que , a pobreza em Portugal é um negócio chorudo para o Estado e para às IPSS. Pessoas que deixaram de trabalhar, para montarem uma IPSS.
Boa tarde, ainda por cima o Marcelo em vez de levar massa alimentar Milaneza ou Nacional, que são marcas portuguesas, teve que levar as Buitoni, ela italiana... 😰
Italiana, mas comercializada em Portugal pela empresa Jerónimo Martins Distribuição.
Este é outro que se farta de passear à conta da ingenuidade do Zé Povinho! 😪
Temos que fazer o que fazem em França, vir para a Rua e fazer uma paralização Geral.
Toda razão
Verdade :(
É por essas que nunca dei nada a esse mafiosos, a mim não me enganam
Eu dava, mas com o passar dos anos deixei de dar. Comecei-me a aperceber de certas coisas, ao ponto de conhecer bastante bem uma familia (que nao era necessitada) que "fazia compras" num desses bancos porque a Tia trabalhar numa dessas instituicoes.
Quando eram confrontados com a cena do, mas isso devia ir para quem precisa mesmo, a resposta era sempre "senao for para nos vai-se estragar porque as pessoas nao vao buscar"...
Incrível como é o ser humano pensando que estamos à fazer bem ficai muito chateada porque sempre daí sinto-me mesmo mal
Não dou um chavo para encher os armários dos ciganos....eles que vão trabalhar e descontar em vez de andarem a mamar nos rendimentos dos que trabalham....os pobres nem tocam na comida.....CHEGA!!!
Também nunca dei nada para nenhuma destas organizações! Nunca acreditei nesta gentalha. queria dizer gentinha! É a caridadezinha no seu pior!!!
Mas alguém acredita que há quem faça solidariedade de graça?
A mim nem um tostão me levam. Zero.
Sr. João Tilly, deveria... Fazer um vídeo, onde Bombeiros aqui na zona dê Odivelas e arredores de vês enquanto vão para os cruzamentos angariar ( pedir dinheiro ) Para comprar Ambulâncias. E agora eu pergunto, quem tem de fornecer ambulâncias aos bombeiros é o estado ! É para isso que eu é todos os escravos deste Pais pagam impostos. Obrigado
Obrigado amigo 'sempre souve que Portugal e um pais onde os governantes e as organizações são. Grandes curruptos
O que é que espera de um País como o nosso? A única consolação é que eu nunca contribui para o negócio.
Já não dou seta forma há algum tempo desde que soube que muito alimento doado aparecia no lixo. Prefiro doar diretamente.
Estou parva como podem avusar de nós pobres.nem acredito
Aconselho a quem quizer ajudar ofereça diretamente a quem precisa, fazendo assim: quando lhe pedirem à porta do supermercado, responder que vão oferecer diretamente a quem precisa. Depois deve cumprir efetivamente a promessa, fazendo uma oferta ao primeiro pobre com que se cruze no caminho, é muito mais efetivo. Eu faço assim à algum tempo e a minha consciência fica tranquila.
Cambada de mafiosos, mais uma vez em Portugal há roubo autorizado .
Até que enfim! Para a próxima falar também dos milhões em benefícios fiscais dados pelo estado aos grandes grupos económicos com campanhas como "Arredonda" e "Missão Sorriso".
Este vídeo demonstra um conhecimento limitado deste processo. Perdeu uma oportunidade para estar calado pois conheço pessoalmente centenas q são beneficiados q não têm nada a ver com IPSS. A ADRA é um exemplo de ONG q distribui alimentos do BA a famílias carenciadas. Se calhar é melhor as pessoas passarei fome, com certeza foi abençoado a não passar necessidade não vá precisar do apoio do BA.
Votei no André Ventura mas, com a intervenção deste senhor, que não conheço, se ele é do Chega, ou está ligado ao partido nunca mais votarei no Chega. Não sou contribuinte habitual do Banco Alimentar, mas ouvir o que ele disse do Presidente, (eu não votei no Marcelo) e de Isabel J. que são pessoas sérias, é fácil perceber que André Ventura tem muito que varrer antes de chegar ao poder...
Totalmente de acordo, tenho sempre vontade de não dar nada, mas penso nos pobres e infelizes que nada têm, e são explorados por toda esta canalha referenciada e não têm culpa, por isso dou e não dou
Sei Bem o Que Isso é Na Pele,Pois Sofri Um Despejo de Casa,Com a Minha Mãe Com 81Anos,Como Cuidador Informal,No Desemprego a Receber R.S.I ou Seja 189,00 Mensais e Da Ultima Vez Que Fui Ao Banco Alimentar,Um Pacote de Corn Flaques,Um de Esparguete e 6 latas de atum e Sardinhas e Estou Acolhido Em Casa de Amigos,Onde Cuido do Jardim e Animais,Por Gratidão e Sem Qualquer Remuneração!!!Quando Escrevi a Presidência da República,a Pedir Ajuda Para Uma Habitação Social a Resposta da Assessora Do Presidente,Dra Maria João Ruela,Foi Que O Meu Assunto,Tinha Sido Bem Acolhido,Mas Não Era Assunto da Presidência e Iriam Escrever ao Sr Presidente da Câmara de Cascais,Ao Dr.Carlos Carreiras e Vereador Do Pelouro da Habitaçao,Dr Frederico Pinho de Almeida e Até Aos Dias de Hoje,Continuo Como Sem Abrigo,Sem Trabalho Fixo,Mas A Minha Maior Felicidade É Poder Continuar a Cuidar e Dar Amor e Carinho,A Minha Velhinha Mãe!!!
P.S-Enfim Tudo Isto É Muito Triste e Uma Vergonha Ridícula,Das Mais Altas Autoridades Politicas Do País e Da Europa,Tirarem Fotografias,Vir Para a Televisão e Ainda Assumirem A Fome,A Pobreza e Sofrimento Do Seu Povo,Quando o Seu Papel,Deveria Ser O De Lutar e Acabar,Com Os Sem Abrigo,Fome, Diminuirem as Desigualdades Sociais!!!Os Nossos Avós e Pais,Merecem Mais Apoio e Todo o Nosso Respeito...!!!Quando Se Querem Contar Histórias Na Televisão e Fazerem Figuras de Palhaços,Isso Merecem Estar No Circo,Não No Governo???A Diferença Entre Um Politico e Um Estadista,Como Ouvi Dizer É Que O Politico Promete e O Estadista Representa,Mas A Diferença Entre Um Estadista e Um Religioso É Que Enquanto o Estadista Representa,O Religioso Cumpre...!!!Um Santo e Feliz Natal,A Todos...!!!
É de facto assustador. E será que ninguém vê e nem tenta ver? Eu nunca tinha pensado que era algo com tão grande impacto. Realmente neste mundo ninguém dá nada a ninguém.
Espero que o André Ventura veja este vídeo e quando ele desabafar dizendo no Parlamento que "ISTO É UMA VERGONHA! UMA VERGONHA" não lhe cortem a palavra...
É por isso que nunca dou nada prefiro dar para os canis. porque eu sei que quem mais precisa não recebe nada
Quero relatar algo que se passou comigo, que com certeza acontece com outras ipss também. Essas ipss VENDEM aos seus utentes, os produtos doados pelos bancos alimentares. Uma altura, tive que pedir apoio alimentar domiciliário, devido às dificuldades que a minha Mãe tem em cozinhar. Essa ipss se denomina CENTRO PAROQUIAL DE LOUSA, em Loures, que possui centro de dia e apoio domiciliar. Acontece que me cobravam 130€ mensais, e junto dos produtos fornecidos encontravam-se sobremesas DOADAS ( e embaladas) PELO BA, o que traduz em crime, bem como os gêneros com que cozinham as refeições A TODOS OS UTENTES SÃO COBRADAS MENSALIDADES. Acabei por optar por outra solução ao final de quase um ano, quando exigi recibos dos pagamentos das mensalidades, que me foram negados, nem sequer me deram resposta. ACUSO PUBLICAMENTE O CENTRO PAROQUIAL DE LOUSA, DE FALSIDADE E FUGA AOS IMPOSTOS, entre outras graves irregularidades.
nem uma gram dou..... grande Joao Tilly....assim se percebe quem nos anda a roubar, chega....
Quem desviava o dinheiro era a diretora técnica
Sem falar do trabalho de borla dos muitos milhares de voluntários.... Muitos deles crianças! Abram os olhos!!!
Apesar da falta de transparência, não vejo não nenhum em que as crianças trabalhem nestas coisas num espírito voluntário
VERDADE !!!
@ com os milhoes que roubam remoneravam muitos jovens que acabam os estudos com dividas e sem trabalho.
@ Se há falta de transparência, só por si, já é grave. Usar crianças em algo que é tudo menos transparente, deixa de ser grave, para ser gravíssimo.
Miguel Branco Chama-se VOLUNTARIADO. E não entendo qual é o problema das “crianças” (não são aceites abaixo de 16 anos) ajudarem Portugueses com necessidades! Voluntariado é isso mesmo, trabalhar sem receber. E acredite q os jovens aprendem muito com isso e ajudam com imensa satisfação. Triste ter esse tipo de pensamento....🙄🙄🙄😷🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍
Muitas vezes se escuta que há falta der mão de obra em Portugal e há centenas de milhar de pessoas no subsídio de inserção social. Pergunto porque essa gente não vai trabalhar? Há conveniência porque se troca subsídios por votos. Assim vai este País abandonado à sorte e o Povo, fica sentado , nada faz , quando se convoca uma manifestação contra situações horrendas, o povo fica em casa. Vai vir o dia, que todos vão sair para a rua. DePORTUGAL
Os bancos alimentares foram inventados de maneira aos empregados do governo nunca terem a vergonha de passar fome.
Sei de uma IPSS que quando a contabilidade disse que um euro é um euro e o dinheiro tinha de aparecer despediram a contabilista!!!!!
Mas para as coisas correrem melhor a pessoa que desviava o dinheiro passou a vice presidente !!!!!! E o presidente soube dos " desvios"
POIS ...
@@fundosaraiva5300 agora entregaram a gestão a uma empresa privada mas quem desviava o dinheiro continua lá e o padreco sabe
@@MiguelSilva-pt3dg Só agora entrei nesta discussão e por falta de atenção fiz comentários que, na maioria, devo retirar. Populismo e demagogia não fazem bem seja a quem for.
@@fundosaraiva5300 sem stress o triste e haver IPSS com mérito e ficarem mal vistas devido a casos como este que relatei
Muito ilucidativo, aliás, eu nunca acreditei nas Madres Teresas de Calcutá, que vejectam nestas instituições. Sempre achei, que quem precisa, é sempre o que come menos (na melhor das hipóteses) porque também pode não comer nada e é por isso que eu nunca dou nada para esses peditórios. E não adianta escolher as instituições para fazer donativos, porque o donativo feita ás instituições, vai da mesma maneira, para alguém, menos para quem precisa. Já o fiz vária vezes, quando tenho conhecimento que alguém está em apuros, vou a um super faço uma cesta básica e enttrego diretamente a quem precisa. Não encho barriga a gulosos!!!!
Se o Estado Socialista ajudasse os pobres, estes "bancos", nem tinham de existir. Só a fajência do socialismo, OBRIGA à Solidariedade!
Se o povo português não estava satisfeito com o governo tinha que ir em massa votar contra mesmo que esse contra tb não visse lá outras coisas ! MAs mudava-se as moscas ,mas o povo preferiu ficar em 🏠 casa então agora é só aguentar !todos sabem que o socialisto não resolve nada é só roubalheira olhem o exemplo do Brasil que só tem corruptos e ladrōes!bandidos da pior espēcie e aí na Santa Terrinha não ē muito melhor,todos os anos vou para aí ,tenho casa e noto que os impostos estão altíssimos e tem inflação sim pequena mas tem coisa que não existia há anos que eu ía ao Super mercado e os preços estavam na mesma agora sobe tudo sim .nao tem controle de nada !!!
Já foi visto um carro topo de gama às 02 da madrugada a ser carregado com mercearias de um armazém do Banco Alimentar.
E se o seguirem, provavelmente vai para a "margem Sul"
Não vejo o problema. Já o vi fazer inúmeras vezes. Muitas vezes são usados os carros dos voluntários para transportes das mercadorias, principalmente nestas campanhas de Natal/Maio.
Empregados do governo, sim já vi!
Mário Jorge Almeida.
Informação interessante. Poderá explicar um pouco mais? Se faz favor. Obrigado.
É para comer ao almoço de graça e à noite vão para os restaurantes de luxo comer marisco e claro têm de ir com boa fatiota...
Quando sou abordada nesses peditórios pelas crianças porque os adultos fogem pró lado. Eu digo às crianças: olha lá menino\a onde é que os pobres,os sem-abrigo têm fogão e frigorífico para guardar os alimentos... e olha os supermercados é que devem dar e não o cliente!! Uma empregada do supermercado disse pra mim: que o bacalhau e o azeite ,os que estão na recolha,levam é prá casa deles!!
Por esse motivo “ de dar as IPPS” é que eu não dou nada 🤬🤬