O conteúdo do professor Douglas está acima de qualquer outro que eu conheça: no método de ensino, como nos desenhos incríveis e na exposição clara! Parabéns!
Para isso que se tem o aterramento, o correto é fazer e usar, assim a DDP entre a água e o solo sempre sera 0v e com isso não há como tomar choque, pois a fuga corrente que causaria o choque é desviada pelo caminho de menor impedância, o aterramento. O grande problema é que a maioria das instalações elétricas no Brasil não possuem aterramento.
Professor o IDR ou DDR ele desarma com 30mA pra baixo ele não deixa passar uma fuga de corrente acima de 30mA . Muito boa explicacao. Show de bola . Sou eletrotecnico. O choque no chuveiro acontece muito tbm quando a água apresenta muitos minerais que facilitam a passagem da corrente elétrica e se não tiver um bom sistema de aterramento vai dá choque. Acontece um choque violento tbm quando a resistência rompe e a corrente não volta pelo neutro então a ddp acaba sendo quem toca no registro. Só o DR pra salvar mesmo e um sistema de aterramento muito bom.
@@guilhermetoninibotassoli9133 Excerto da norma ABNT NBR 5410, de 2004-09-30 ##### 6.3.3.2.6 Os dispositivos DR devem ser selecionados e os circuitos elétricos divididos de tal forma que as correntes de fuga à terra suscetíveis de circular durante o funcionamento normal das cargas alimentadas não possam provocar a atuação intempestiva do dispositivo. NOTA Normas de dispositivo DR, como a IEC 61008-2-1 e a IEC 61009-2-1 estabelecem que um dispositivo DR deve seguramente atuar para qualquer corrente igual ou superior à sua corrente de disparo nominal; que ele não deve atuar para correntes inferiores a 50% da corrente de disparo nominal; e que ele pode atuar com correntes entre 50% e 100% da corrente de disparo nominal. Assim, visando continuidade de serviço, a estruturação dos circuitos e a definição do número e características dos dispositivos DR devem ser de modo a garantir que nenhum circuito venha a apresentar corrente de fuga total, em condições normais, superior a 50% da corrente de disparo do dispositivo DR destinado a protegê-lo.
Oi, Inaiara! As ciências, em seus aspectos formais, costuma ser socialmente desvalorizada no nosso contexto. Um dia isso muda! Nossa pouca quantidade de visualizações e de inscritos vem recheada de interesse educacional e de qualidade! Isso é muito!
@@fisicacomdouglas Eu uso meu Instagram pessoal para compartilhar informações sobre Ciência. E ja compartilhei seus conteúdos. Continuei com seu trabalho é muito importante. O modo como o senhor abordar é eficaz, dando significado para a Física no cotidiano. Parabéns Professor 👏
Melhor explicação !! Muito obrigado professor por apresentar esse tema de uma forma tão simples e acessível. Eu sempre quis aprender sobre o funcionamento do chuveiro elétrico e o porque não levantamos choque. Agora entendo perfeitamente. Não deixa de divulgar seu trabalho e ajudando muitas pessoas como eu, que no tempo de ensino médio, nem era tão atraído pela física, talvez por não ter sido apresentada como você está apresentando, de forma útil, simples e ligada ao cotidiano.
professor Douglas meus parabéns sou professor e suas aulas estão ajudando muito em nosso ensino pro ensino médio de alagoas ,parabéns mestre tem todo meu respeito, carinho e apreço.
só faltou falar da agua mais salobra de certas regiões do Brasil,onde aumenta a condutividade na água,e tb que quando a agua chega em nós geralmente é em forma de gotas não é uma caida contínua
Melhor explicação que já vi sobre o tema ! Onde moro já teve caso de uma pessoa morrer por descarga elétrica no chuveiro, mas isso é bem raro acontecer...
Primeiramente parabéns por trazer estes conceitos bem ilustrados, eu cheguei a levar um chuveiro (que fora substituído por um novo) para explicar alguns destes conceitos aos meus colegas de pré vestibular. Para quem desejar se aprofundar no tema sugiro buscar nos canais da Engehall e do Eletrocity, eles questionam e testam na prática "o mito dos IDR serem incompatíveis com chuveiros de resistência comum"
Os terminais continuam na agua mesmo com o resistor blindado. Agora o risco de choque é grande em situaçao onde os furinhos do chuveiro estao pouco entupidos e a pessoa resolve tirar a mangueira do chuveiro, com ele acionado, principalmente em milhares de residencias pelo pais aonde nao usam sistema de aterramento. E nesse caso, é quase que o mesmo que colocar a mao na agua de uma bacia ou balde com ebulidor. L
Estou me formando em Física. Vejo vídeos de outros professores para melhorar minha didática. E a sua didática é muito boa! E bem explicativa. Parabéns Professor 👏👏....
@@fisicacomdouglas Licenciatura 😊😊😊... Eu li alguns artigos de Moreira e ja fiz trabalhos usando as fundamentações da aprendizagem significativa de David .. muito bom as suas indicações muito obrigado!
Puts, digo o mesmo .. tbm tô me formando em física .. tô no 5º período .. Em geral os vídeos aqui dão uma resumida bem legal no conteúdo, eu não perco um .. kkk
Bom dia professor Douglas. Parabéns pelo seu trabalho. Nesse período de quarentena, nós professores estamos encontrando muitas dificuldades em fazer nossas vídeo aulas. Pela sua excelente didática, porque você não faz um tutorial básico direcionado para professores de como usar esses equipamentos que você usa em suas aulas? Ajudaria muito. Um abraço.
Oi, Eliad! Eu sol não fiz isso porque os equipamentos que eu uso não são acessíveis à maior parte dos professores. Contudo o professor Pinguim fez um vídeo muito legal sobre isso ruclips.net/video/hphFQzHCYgE/видео.html
Uma coisa importantíssima que não foi citada neste vídeo é que a condutividade da água está ligada diretamente às partículas em suspensão nela, que são condutivas. E isso está ligado diretamente à qualidade da água que se use no chuveiro. E isso depende da concessionária de águas que supre os consumidores. E aí é que a porca torce o rabo... Tem sujeira demais na água e costuma ser necessário usar filtragem nesta água.
Se por exemplo o fio por onde a eletricidade está retornando for rompido durante o funcionamento do chuveiro, então a corrente elétrica seria desviada para a água e consequentemente para quem está tomando banho?
Gostei muito do material. Estou estudando o assunto e assim duvidas tem surgido. Li em muitos lugares que a resistência do corpo humano é de aproximadamente 100.000 ohms, sendo assim numa ddp de 127 volts a corrente elétrica produzida seria 0,00127A ou 1,27mAh sendo bem mais fraco que o do chuveiro que, segundo o vídeo é de aproximadamente 30mAh. Saberia me explicar como isso ocorre?
Meu caro, aqui no meu edifício temos 153 aptos. Ocorre que todos eles são 220v bifásicos (2x127v), por mais que aqui no Rio de Janeiro temos 127v. O eletricista de plantão do condomínio instalou a maioria e atende todos os idosos do prédio, já trocou mais de 500 resistência que queimaram nestes 20 anos que está aqui. Ocorre que nos 3 anos que moro aqui já troquei 3 vezes a resistência de meu chuveiro Loren Shower de 220v, não tem aterramento e o terra do chuveiro fica isolado. Na reunião do condomínio ficou claro que ninguém tem aterramento no chuveiro, mas a pergunta que faço é a seguinte: quando as resistências queimaram, a água ficou fria, mas ninguém levou choque, e olha que fiquei 3 dias para perceber isto, tava muito quente no Rio, como pode isto? 220v bifásico e sem terra deveria eletrocutar quem tava no banho, mas isto nunca ocorreu aqui no prédio, por que? Aguardo suas considerações, abraços
Espetáculo de aula, professor. Shoowww :D so gostaria de pedir licença pra fazer um acréscimo que aprendi ha poucos dias, enfim, pra tentar ajudar somar em vosso fantástico conteúdo. Temos uma resistência corpórea. Ela teoricamente ajuda a não levarmos choque pois a corrente elétrica sempre buscará o menor percurso (menor resistência). Digo teoricamente pq nosso corpo estando em contato com a àgua, essa resistência cai drasticamente mas ainda sim não igual ao fio neutro do retorno. Isso leva diretamente do pq o aterramento, pela NR10 ter, se não me engano, algo do tipo 10 Ohms. Ela quem conduz a corrente elétrica em caso de falha do dispositivo, descargas elétricas, falha de disjuntor, picos na rede, etc
A NR-10 não estabelece valores de resistência elétrica de aterramento. Isso era estabelecido pela NBR 5419, se não me engano. Mas deixou de ser exigido o valor de 10 ohm para se exigir "o menor valor possível".
A resistência elétrica do corpo humano não é um valor único para todo o corpo. A da pele seca e sem feridas deve ser em torno de 500 quiloohms. Mas mucosas e tecidos internos possuem valores bem menores.
A resistência elétrica do corpo não "evita o choque" e sim o limita. E isso vale para qualquer material. Conforme a 1ª Lei de Ohm, a corrente elétrica é a resultante da tensão elétrica dividida pela resistência elétrica. A questão toda é saber se a corrente atinge valores perigosos. Em corrente alternada a partir da tensão de 100 volts uma corrente de 10 miliamperes pode ser fatal. Depende também, do percurso da corrente no corpo. Pela cabeça e pelo coração tende a ser mortal.
Esse é um tema muito bom e pouco discutido. Ótimo vc ter abordado. Só faria uma correção: DR pode ser utilizado com chuveiro com resistência comum (não blindada). Isso é dito na embalagem de vários chuveiros comuns comerciais: "Chuveiro compatível com DR". Além disso, aqui em casa tenho desses chuveiros comuns e o DR não desarma.
Oi, Douglas. O DR pode ser usado em chuveiros comuns, sem blindagem tb (respeitadas algumas condições). Tudo dependerá da água da região. Se for uma água com muitos sais ou suja, aí sim poderá fugir mais que 15 mA pelo corpo do banhistas e o Dr de 30 mA (valor padrão max) irá desarmar. Esses 30 mA é o limite mas a lei obriga desarmar antes disso. Porém, água tratada normalmente não conduz o suficiente para desarmar o DR, mesmo com resistência aberta (não blindada). Ok?
Eu sou de Portugal e a primeira vez que reparei que estes chuveiros existiam foi na novela amor a vida, quando o felix estava na casa da Marcia e para por a agua mais quente ela usava uma vassoura
E qd o resistor se rompe? Como fica? Temos a passagem de água como una das pontas do resistor com a fase na água, porém ainda assim não levamos choque.
Boa noite professor o que acontece se uma resistência romper durante um banho o indivíduo leva um choque ou não? Observação chuveiro elétrico não blindado e sem aterramento. Ganhou mais um inscrito tmj 👍
Muitos têm o hábito de conectar (erradamente) o terra no neutro nas instalações de 110V, quando não deixam sem conectar. Talvez, isso até funcione em instalações de 110V, mas em 220V, tem que ter aterramento. Use pelo menos o fio terra amarrado em um prego fixado na parede.
Professor, mesmo havendo a blindagem, parte da água n estaria em contato com um dos polos, como o positivo, por exemplo? E nesse caso, a água e o polo n formariam um sistema onde há ddp? Isso n faria a água roubar um pouco de elétrons do circuito? Obrigado, desde já!
Ainda tenho dúvida, mesmo que a parte do acionamento com os fios fiquem em compartimento separado, seus terminais ficam no compartimento da resistência. Ok, entendo que a resistência tenha maior condutividade que a água, mas no caso do rompimento ou queima da resistência, não haveria a grande possibilidade da descarga via água num chuveiro não aterrado ( a maioria que vejo instalado)? Desde já obrigado.
Boa noite Erick. Sim para haver consumo no relógio precisa ter Diferença de potencial ou ddp e corrente elétrica no circuito que o relógio se encontra instalado e se ela fui pelo seu dedo vc se tornou parte do circuito no instante do consumo e essa corrente é denominada corrente de fuga e sendo assim ocorrerá o registro de consumo no relógio.
@@WiltonSilveira Concordo com seu ponto e Wilton você tem toda a razão. Se a perda é existência de potencial elétrico e corrente elétrica causada por uma diferença de potencial ocasionando em um fluxo de potência (diferença de potencial e corrente elétrica fluindo simultaneamente ) então independe se o que causou a corrente elétrica foi o choque no dedo ou fuga de corrente nas massas das ferragens que estão entrando em curto por exemplo a conclusão é que o relógio "medidor" vai registrar o consumo. A pergunta do Erick ao professor Douglas e que quis ajudar respondendo foi mais específica e fechada ele só perguntou a corrente de fuga que vai para o dedo dele se seria registrado como consumo e responder de forma abrangente mesmo que correta e que não era a pergunta causa mais confusão para o aluno.
A tensão próxima a saída do chuveiro vai ficar próxima da tensão nominal,a medida que a água vai afastando da saída do chuveiro vai diminuindo a tensão elétrica.
Olá professor! Sou aluno de licenciatura em Física e gosto muito dos seus vídeos. Principalmente esses de Física do cotidiano. Agora uma dúvida, o processo de propagação de calor no chuveiro elétrico é por condução ou por convecção?
A troca de calor entre a resistência do chuveiro e a água que flui por ele configura caso típico de convecção forçada. Não há a convecção natural. Vale lembrar que rigorosamente os tipos de trocas de calor dificilmente ocorrem isoladamente, mas é comum identificarmos a predominância de um tipo que adotamos para analisar a troca de calor.
Boa noite, me tire uma duvida, caso a resistência se rompa do lado do neutro, e não tenha aterramento corre o risco da corrente passar pela água e q conseqüentemente para meu corpo e eu Tomar um choque lascado e morrer?
E como a máquina de solda elétrica, se vc segurar o cabo terra e o eletrodo levará choque mas com o arco elétrico aberto vc pode segurar a peça q está sendo soldada e nada acontece
O perigo é “quase” o mesmo. Depende da água servida a você ser boa condutora ou não. “Quase” porque a corrente agora sem ter a baixa resistência por onde circulava ficará procurando uma saída e poderá ser via a água e vc. Isso poderá aumentar a corrente por vc mas, como disse, muito pouco a mais. Imagina se nessa hora a água da sua casa se tornar barrenta por qualquer problema, aí vai conduzir mais por vc podendo a ser fatal. Por isso(qualidade da água) é que é obrigatório hoje se usar o DR em chuveiros. O DR age assim: fugiu alguma corrente que não seja pelos fios (seu corpo ou um aterramento de sua instalação) acima de 15 mA ele desliga o sua instalação. Coisa que o disjuntor (de maior corrente em AMPERES, não irá desligar e vc poderá sofrer um choque fatal.
Professor, como existe diferença de potencial entre duas fases nas tomadas 220v? Entendo que entre fase e neutro temos um potencial de 127v na fase e 0v no neutro, mas como que existe essa diferença em dois condutores 127v? Será que é um -127v e outro +127v? Se sim, pra onde vão esses 30v?
Aí existe um problema de trigonometria 😮. As "fases" tem uma diferença de ângulo (chamado ângulo de fase da oscilação em MHS) que proporcionam esse "sumiço" dos 30V
Existe uma diferença angular de 120 graus de uma bobina para outra na saída do gerador uma fase está na crista outra vai estar no Vale daí tenho essa diferença de potencial em duas fases.
Parabéns, Professor! Eu vim saber por qual motivo nós não tomamos choque por causa de gringos que morrem de medo do nosso excelente chuveiro elétrico. Graças aos Engenheiros Elétricos nós podemos tomar um banho quente com o uso da eletricidade. Muito boa a sua aula, Professor. Ganhou mais um inscrito.
Por que quando o passarinho encosta no fio não leva choque e quando nós humanos colocamos o dedo num dos buracos da tomada levamos choque? Porque tipo, pro passarinho levar choque, ele deveria encostar em 2 fios né? Dessa maneira, pra nós levarmos choque na tomada deveríamos encontrar o dedo nos dois buracos. Abraços!!!
Professor Boa tarde! Moro em apartamento e não tem sistema de aterramento. Gostaria de saber quando tá dando choque no chuveiro é só trocar por uma ducha com resistência brindada resolve o problema. Obrigado.
Imaginei assim antes de assistir o vídeo por completo : há um aumento do volume da água ,e o aumento da pressão pois são grandezas proporcionais. Diante disso a pressão de relaciona com a força p=f/a , que está presente na energia potencial elástica que move a mola , causando uma deformação x . E então proporciona o efeito joule , um resistor que transforma energia elétrica em calor , que aquece as moléculas de água . Está certo meu raciocínio professor ?
Wrong, a resistência de facto não está em contacto com a água, ela é encapsulada por uma matéria estanque que só deixa passar o calor. A ligação a terra é uma segurança para o facto de haver alguma fuga no isolamento da resistência ou de alguma parte da instalação eléctrica.
E se ocorrer um curto na rede eletrica aonde esta ligado o chuveiro,enquanto tomamos banho e o dijuntor nao desarmar? Esse choque passa para nos tomando banho?
Quanto à questão dos resistores blindados (o componente físico é resistor e a grandeza física é a resistência), eu não estou lembrando da explicação que li a respeito dos resistores "não blindados", que não interfeririam de fato. Pode ser, talvez, a questão da qualidade da água que obrigue ao uso dos resistores blindados. Ou seja, onde a água tem a pureza mínima adequada, não precisa de resistores blindados, desde que a instalação esteja dentro das normas. E é aqui que a porca torce o rabo... Existem mais instalações fora das normas do que dentro das normas.
Eu nunca vi resistências para aquecimento e água que não fossem blindadas, apenas as reistências para aquecimento do ar. Explicação ERRADA, entre debaixo de um chuveiro com resistências não blindadas só se for para se suicidar.
Queria saber se existe um chuveiro que divida a água em mini particulas de microscopia bem pequenas e caia numa velocidade que voçe sinta as mini gotad de água sepadas dá uma sensação de conforto e é moderno doque a água junta como fosse de balde tem que ser bem pequenininha e igual a chuva separadas é creatividade na saída do buraco do chuveiro ou vazão design da física de saída e separação da água tem ser mini gotículas mesmo numa veloçidade que não se junte a água ate caí na gente na hora do banho.kkk
Um chuveiro de resistência nua sem diferencial é muito perigoso porque sempre chega o dia em que a resistência quebra e a electricidade escoa pela pessoa molhada! Aterramento e proteção diferencial é essencial!
Acho que não viu. Quantas resistências já queimaram em nossas residencias e ninguém levou choque!! Acho que não é bem assim não. Senão morreria gente todo dia, por conta disso.
@@dilceuferreira9991 Tudo depende das condições de instalação. Chuveiros elétricos de resistências nuas sem um bom aterramento e diferencial de alta sensibilidade são um perigo! Pode não morrer gente todos os dias (felizmente) mas fora das condições prescritas e dependendo do que na hora que surge uma corrente de fuga a pessoa estiver a fazer e pode morrer sim, valerá a pena arriscar a vida pelo preço de um aterramento e um diferencial apropriado? Eu ainda não morri e tomei, noutros tempos, muitos banhos numa banheira com a tomada e o cilindro dentro da banheira a uns 70 cm de altura seria seguro? Pelos padrões atuais não para a altura era ( só tomar atenção e não virar o chuveiro para a tomada...), quantas obras se fizeram com andaimes sem guarda-costas e não morriam operários todos dias nas obras todas mas de vez em quando... lá ia um distraído, a culpa era dele, de se ter distraído, certo? E por aí adiante. Felizmente a filosofia da segurança mudou não para salvaguardar no melhor cenário mas para salvaguardar quando corre mal... Vão por mim esquentadores elétricos seguros sim mas com bom aterramento e diferencial de alta sensibilidade (sou técnico mas não sou vendedor de material).
sabe mais q muito engenheiro por ai. físico é muitas vezes deixado de lado em assuntos como elétrica, mecânica ou óptica. mas esquecem q foram os inventores desses equipamentos. se n fosse o físico não teria engenheiros elétrico, mecânico ou cívil
Faço das palavras as minhas,físico do passado que admiro:michael Faraday,Nicolas telas,Benjamin Franklin,Georg Simeon ohms,maxwell,isac newtom,André Marie Ampére,Marie Curie,Alessandro volta.
Sou engenheiro mecânico e admiro muito suas aulas, e desenhos (são um show a parte! kkkk). Já recomendei para meus filhos! Parabéns!
A melhor explicação que vi na internet 👏👏👏👏
O conteúdo do professor Douglas está acima de qualquer outro que eu conheça: no método de ensino, como nos desenhos incríveis e na exposição clara! Parabéns!
Domínio total do assunto.... Muito bom assistir um vídeo de quem sabe profundamente o que está falando.... Parabéns Professor!!!!
Sempre tive pé atrás com esses chuveiros, eu sempre digo "água com eletricidade não combina"
Para isso que se tem o aterramento, o correto é fazer e usar, assim a DDP entre a água e o solo sempre sera 0v e com isso não há como tomar choque, pois a fuga corrente que causaria o choque é desviada pelo caminho de menor impedância, o aterramento.
O grande problema é que a maioria das instalações elétricas no Brasil não possuem aterramento.
ESSE É O VÍDEO QUE EU QUERIA :D
Professor o IDR ou DDR ele desarma com 30mA pra baixo ele não deixa passar uma fuga de corrente acima de 30mA . Muito boa explicacao. Show de bola . Sou eletrotecnico. O choque no chuveiro acontece muito tbm quando a água apresenta muitos minerais que facilitam a passagem da corrente elétrica e se não tiver um bom sistema de aterramento vai dá choque. Acontece um choque violento tbm quando a resistência rompe e a corrente não volta pelo neutro então a ddp acaba sendo quem toca no registro. Só o DR pra salvar mesmo e um sistema de aterramento muito bom.
Desarma na metade da corrente nominal. Para 30 mA, desarma com 15 mA.
@@WiltonSilveira no catálogo do fabricante (peguei como exemplo a Schneider Eletric) diz ”Sensibilidade de fuga à terra: 30 mA”
@@guilhermetoninibotassoli9133
Excerto da norma ABNT NBR 5410, de 2004-09-30
#####
6.3.3.2.6 Os dispositivos DR devem ser selecionados e os circuitos elétricos divididos de tal forma que as correntes de fuga à terra suscetíveis de circular durante o funcionamento normal das cargas alimentadas não possam provocar a atuação intempestiva do dispositivo.
NOTA Normas de dispositivo DR, como a IEC 61008-2-1 e a IEC 61009-2-1 estabelecem que um dispositivo DR deve seguramente atuar para qualquer corrente igual ou superior à sua corrente de disparo nominal; que ele não deve atuar para correntes inferiores a 50% da corrente de disparo nominal; e que ele pode atuar com correntes entre 50% e 100% da corrente de disparo nominal. Assim, visando continuidade de serviço, a estruturação dos circuitos e a definição do número e características dos dispositivos DR devem ser de modo a garantir que nenhum circuito venha a apresentar corrente de fuga total, em condições normais, superior a 50% da corrente de disparo do dispositivo DR destinado a protegê-lo.
Só pra complementar tem que ser chuveiro compatível com DR, ou seja, aquele com aterramento blindado.
Ótima explicação também.
Parabéns professor. Obrigado show de conhecimento.
O senhor tem 141 mil inscrito e tem poucas visualizações e poucos likes. É triste pq seu conteúdo é muito bom! Muito explicativo.
Oi, Inaiara! As ciências, em seus aspectos formais, costuma ser socialmente desvalorizada no nosso contexto. Um dia isso muda! Nossa pouca quantidade de visualizações e de inscritos vem recheada de interesse educacional e de qualidade! Isso é muito!
@@fisicacomdouglas Eu uso meu Instagram pessoal para compartilhar informações sobre Ciência. E ja compartilhei seus conteúdos. Continuei com seu trabalho é muito importante. O modo como o senhor abordar é eficaz, dando significado para a Física no cotidiano. Parabéns Professor 👏
Melhor explicação !! Muito obrigado professor por apresentar esse tema de uma forma tão simples e acessível. Eu sempre quis aprender sobre o funcionamento do chuveiro elétrico e o porque não levantamos choque. Agora entendo perfeitamente. Não deixa de divulgar seu trabalho e ajudando muitas pessoas como eu, que no tempo de ensino médio, nem era tão atraído pela física, talvez por não ter sido apresentada como você está apresentando, de forma útil, simples e ligada ao cotidiano.
Aula maravilhosa!
Obrigado!
Quem sabe faz ao vivo show de aula👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Unico video que se aprende muito bem sobre o chuveiro elétrico! Muito bem explicado! 👍
Que explicação maravilhosa!😍
Muita boa a explanação!
Parabéns professor Douglas melhor aula de funcionamento de chuveiro que assisti. Vou aplicar sua visão e análise em minhas aulas.
professor Douglas meus parabéns sou professor e suas aulas estão ajudando muito em nosso ensino pro ensino médio de alagoas ,parabéns mestre tem todo meu respeito, carinho e apreço.
Muito obrigado pela gentileza das suas palavras!
só faltou falar da agua mais salobra de certas regiões do Brasil,onde aumenta a condutividade na água,e tb que quando a agua chega em nós geralmente é em forma de gotas não é uma caida contínua
Melhor explicação que já vi sobre o tema ! Onde moro já teve caso de uma pessoa morrer por descarga elétrica no chuveiro, mas isso é bem raro acontecer...
Nem sei o que dizer sobre essa aula. Devíamos poder curtir duas vezes quando uma não basta. Apenas parabéns e obrigado, professor.
Obrigado pelos vídeos!
Otimas explicacoes ,valeu !!!
Sempre com explicações fantasísticas.
Gostei.Obrigado
Excelente prof ! Didática nota 10!
Primeiramente parabéns por trazer estes conceitos bem ilustrados, eu cheguei a levar um chuveiro (que fora substituído por um novo) para explicar alguns destes conceitos aos meus colegas de pré vestibular.
Para quem desejar se aprofundar no tema sugiro buscar nos canais da Engehall e do Eletrocity, eles questionam e testam na prática "o mito dos IDR serem incompatíveis com chuveiros de resistência comum"
Acho que não é canal Eletrocity e sim canal Eletricity, do Adoniran Freitas.
@@WiltonSilveira agradeço a correção, tenho dificuldade em memorizar informações precisas como nomes, números e fórmula.
Boa noite. Muito boa explicação.
Estava louco por essa aula. Obrigado por gravá-la.
Os terminais continuam na agua mesmo com o resistor blindado. Agora o risco de choque é grande em situaçao onde os furinhos do chuveiro estao pouco entupidos e a pessoa resolve tirar a mangueira do chuveiro, com ele acionado, principalmente em milhares de residencias pelo pais aonde nao usam sistema de aterramento.
E nesse caso, é quase que o mesmo que colocar a mao na agua de uma bacia ou balde com ebulidor.
L
Excelente explicação! Parabéns!
MUITO BOM... 👍👏👍👏
Estou me formando em Física. Vejo vídeos de outros professores para melhorar minha didática.
E a sua didática é muito boa! E bem explicativa. Parabéns Professor 👏👏....
Licenciatura ou bacharelado? Sem for licenciatura, há ótimas leituras: David Ausubel, Joseph Novak e Marco Antonio Moreira!
@@fisicacomdouglas Licenciatura 😊😊😊... Eu li alguns artigos de Moreira e ja fiz trabalhos usando as fundamentações da aprendizagem significativa de David .. muito bom as suas indicações muito obrigado!
Puts, digo o mesmo .. tbm tô me formando em física .. tô no 5º período ..
Em geral os vídeos aqui dão uma resumida bem legal no conteúdo, eu não perco um .. kkk
Professor muito bom, assim eu consigo reter conhecimento mais rápido.
Professor Douglas parabéns pelo conteúdo, admiro muito suas aulas e fico feliz por você compartilhar esse conteúdo com a gente. Muito obrigado.
Show .
Sensacional seus desenhos
Gostei muito
Abraços Douglas
Boa aula bem detalhado esse ensino
Parabéns professor
Maravilhosa a aula! Não precisa instalar o fio terra se a resistência for blindada?
É importante o fio Terra para prevenir quaisquer eventuais dicas de corrente
Bom dia professor Douglas. Parabéns pelo seu trabalho. Nesse período de quarentena, nós professores estamos encontrando muitas dificuldades em fazer nossas vídeo aulas. Pela sua excelente didática, porque você não faz um tutorial básico direcionado para professores de como usar esses equipamentos que você usa em suas aulas? Ajudaria muito. Um abraço.
Oi, Eliad! Eu sol não fiz isso porque os equipamentos que eu uso não são acessíveis à maior parte dos professores. Contudo o professor Pinguim fez um vídeo muito legal sobre isso ruclips.net/video/hphFQzHCYgE/видео.html
@@fisicacomdouglas Opa, vou dá uma olhadinha nas dicas dele. Obrigado mestre.
Conheci seu canal por acaso. Ganhou mais um inscrito. Sua aula é 10/10.
Muito top,parabéns o IDR quê o interruptor diferencial residual funciona segundo outro conceito da física que e a lei de kirchoff,a lei dos nós.
E a resistência comum do chuveiro é feita do material niquel cromo,Quê é um péssimo condutor,justamente para gerar o famoso efeito joule.
Show ! Perfeita explicação mestre
Professor boa tarde,posso usar resistência blindada no chuveiro comum obrigado por sua ajuda.
Muito bom, parabéns!!!
Uma coisa importantíssima que não foi citada neste vídeo é que a condutividade da água está ligada diretamente às partículas em suspensão nela, que são condutivas. E isso está ligado diretamente à qualidade da água que se use no chuveiro. E isso depende da concessionária de águas que supre os consumidores. E aí é que a porca torce o rabo... Tem sujeira demais na água e costuma ser necessário usar filtragem nesta água.
Isso e uma explicação e pra poucos show
Douglas, qual é a sua formação ?
Ótimo vídeo.
professor incrivel!
Legal, muito obrigado pelo vídeo!!
Se por exemplo o fio por onde a eletricidade está retornando for rompido durante o funcionamento do chuveiro, então a corrente elétrica seria desviada para a água e consequentemente para quem está tomando banho?
Show de bola
Gostei muito do material. Estou estudando o assunto e assim duvidas tem surgido. Li em muitos lugares que a resistência do corpo humano é de aproximadamente 100.000 ohms, sendo assim numa ddp de 127 volts a corrente elétrica produzida seria 0,00127A ou 1,27mAh sendo bem mais fraco que o do chuveiro que, segundo o vídeo é de aproximadamente 30mAh. Saberia me explicar como isso ocorre?
Excelente video! Mas e caso a resistencia eletrica se rompa, corre risco de choque eletrico?
Professor Douglas em Portugal o fio terra tem duas cores é verde e amarelo.
Aqui no Brasil também.
Meu caro, aqui no meu edifício temos 153 aptos. Ocorre que todos eles são 220v bifásicos (2x127v), por mais que aqui no Rio de Janeiro temos 127v. O eletricista de plantão do condomínio instalou a maioria e atende todos os idosos do prédio, já trocou mais de 500 resistência que queimaram nestes 20 anos que está aqui. Ocorre que nos 3 anos que moro aqui já troquei 3 vezes a resistência de meu chuveiro Loren Shower de 220v, não tem aterramento e o terra do chuveiro fica isolado. Na reunião do condomínio ficou claro que ninguém tem aterramento no chuveiro, mas a pergunta que faço é a seguinte: quando as resistências queimaram, a água ficou fria, mas ninguém levou choque, e olha que fiquei 3 dias para perceber isto, tava muito quente no Rio, como pode isto? 220v bifásico e sem terra deveria eletrocutar quem tava no banho, mas isto nunca ocorreu aqui no prédio, por que? Aguardo suas considerações, abraços
Que explicação fantástica!
Parabens pelo video e pelo seus desenhos
Espetáculo de aula, professor. Shoowww :D so gostaria de pedir licença pra fazer um acréscimo que aprendi ha poucos dias, enfim, pra tentar ajudar somar em vosso fantástico conteúdo. Temos uma resistência corpórea. Ela teoricamente ajuda a não levarmos choque pois a corrente elétrica sempre buscará o menor percurso (menor resistência). Digo teoricamente pq nosso corpo estando em contato com a àgua, essa resistência cai drasticamente mas ainda sim não igual ao fio neutro do retorno. Isso leva diretamente do pq o aterramento, pela NR10 ter, se não me engano, algo do tipo 10 Ohms. Ela quem conduz a corrente elétrica em caso de falha do dispositivo, descargas elétricas, falha de disjuntor, picos na rede, etc
A NR-10 não estabelece valores de resistência elétrica de aterramento. Isso era estabelecido pela NBR 5419, se não me engano. Mas deixou de ser exigido o valor de 10 ohm para se exigir "o menor valor possível".
A resistência elétrica do corpo humano não é um valor único para todo o corpo. A da pele seca e sem feridas deve ser em torno de 500 quiloohms. Mas mucosas e tecidos internos possuem valores bem menores.
A resistência elétrica do corpo não "evita o choque" e sim o limita. E isso vale para qualquer material.
Conforme a 1ª Lei de Ohm, a corrente elétrica é a resultante da tensão elétrica dividida pela resistência elétrica.
A questão toda é saber se a corrente atinge valores perigosos. Em corrente alternada a partir da tensão de 100 volts uma corrente de 10 miliamperes pode ser fatal. Depende também, do percurso da corrente no corpo. Pela cabeça e pelo coração tende a ser mortal.
Esse é um tema muito bom e pouco discutido. Ótimo vc ter abordado. Só faria uma correção: DR pode ser utilizado com chuveiro com resistência comum (não blindada). Isso é dito na embalagem de vários chuveiros comuns comerciais: "Chuveiro compatível com DR". Além disso, aqui em casa tenho desses chuveiros comuns e o DR não desarma.
Oi, Douglas. O DR pode ser usado em chuveiros comuns, sem blindagem tb (respeitadas algumas condições).
Tudo dependerá da água da região. Se for uma água com muitos sais ou suja, aí sim poderá fugir mais que 15 mA pelo corpo do banhistas e o Dr de 30 mA (valor padrão max) irá desarmar. Esses 30 mA é o limite mas a lei obriga desarmar antes disso.
Porém, água tratada normalmente não conduz o suficiente para desarmar o DR, mesmo com resistência aberta (não blindada). Ok?
Aqui em Fortaleza desarma😅
@@fisicacomdouglas vai depender da resistividade da água.
Melhor professor cara
Eu sou de Portugal e a primeira vez que reparei que estes chuveiros existiam foi na novela amor a vida, quando o felix estava na casa da Marcia e para por a agua mais quente ela usava uma vassoura
É invenção brasileira. Muitos europeus chamam de chuveiro suicida, por medo de choque elétrico.
E qd o resistor se rompe? Como fica? Temos a passagem de água como una das pontas do resistor com a fase na água, porém ainda assim não levamos choque.
TBM TENHO ESSA DÚVIDA
Boa noite professor o que acontece se uma resistência romper durante um banho o indivíduo leva um choque ou não? Observação chuveiro elétrico não blindado e sem aterramento.
Ganhou mais um inscrito tmj 👍
não toma choque.
Douglas, esse fio de resistência não vira um indutor não, daí não iria haver perdas por energia reativa não?
Como o núcleo da bobina é água, a indutância é muito pequena
se queimar o Resistor sem haver aterramento o que acontece ?
Muitos têm o hábito de conectar (erradamente) o terra no neutro nas instalações de 110V, quando não deixam sem conectar. Talvez, isso até funcione em instalações de 110V, mas em 220V, tem que ter aterramento. Use pelo menos o fio terra amarrado em um prego fixado na parede.
Professor, mesmo havendo a blindagem, parte da água n estaria em contato com um dos polos, como o positivo, por exemplo? E nesse caso, a água e o polo n formariam um sistema onde há ddp? Isso n faria a água roubar um pouco de elétrons do circuito? Obrigado, desde já!
Não sei como alguém teve coragem de dar deslike
Ainda tenho dúvida, mesmo que a parte do acionamento com os fios fiquem em compartimento separado, seus terminais ficam no compartimento da resistência.
Ok, entendo que a resistência tenha maior condutividade que a água, mas no caso do rompimento ou queima da resistência, não haveria a grande possibilidade da descarga via água num chuveiro não aterrado ( a maioria que vejo instalado)?
Desde já obrigado.
Leia o meu comentário em cima, a explicação está errada.
TBM TENHO ESSA DÚVIDA
Vai depender da resistividade da água
Professor, quando a corrente escapa para o meu dedo o relógio da concessionária de energia registra o consumo ?
Boa noite Erick.
Sim para haver consumo no relógio precisa ter Diferença de potencial ou ddp e corrente elétrica no circuito que o relógio se encontra instalado e se ela fui pelo seu dedo vc se tornou parte do circuito no instante do consumo e essa corrente é denominada corrente de fuga e sendo assim ocorrerá o registro de consumo no relógio.
O medidor de energia registra, e cobra, qualquer perda, independente de sua causa.
@@WiltonSilveira Concordo com seu ponto e Wilton você tem toda a razão. Se a perda é existência de potencial elétrico e corrente elétrica causada por uma diferença de potencial ocasionando em um fluxo de potência (diferença de potencial e corrente elétrica fluindo simultaneamente ) então independe se o que causou a corrente elétrica foi o choque no dedo ou fuga de corrente nas massas das ferragens que estão entrando em curto por exemplo a conclusão é que o relógio "medidor" vai registrar o consumo. A pergunta do Erick ao professor Douglas e que quis ajudar respondendo foi mais específica e fechada ele só perguntou a corrente de fuga que vai para o dedo dele se seria registrado como consumo e responder de forma abrangente mesmo que correta e que não era a pergunta causa mais confusão para o aluno.
O que acontece se o neutro do chuveiro romper e não possuir aterramento?
A tensão próxima a saída do chuveiro vai ficar próxima da tensão nominal,a medida que a água vai afastando da saída do chuveiro vai diminuindo a tensão elétrica.
Boa tarde. Se a resistencia abrir e o chuveiro não estiver aterrado a pessoa corre risco de uma descarga elétrica?
Não
QUAL A UTILIDADE DAQUELE COPINHO DENTRO DO CHUVEIRO?
E caso a Residência queime durante um banho, a energia pode dar um choque na gente?
Olá professor! Sou aluno de licenciatura em Física e gosto muito dos seus vídeos. Principalmente esses de Física do cotidiano. Agora uma dúvida, o processo de propagação de calor no chuveiro elétrico é por condução ou por convecção?
Oi, Gabriel! Não dá pra ser convecção porque existe fluxo forçado de fluido
@@fisicacomdouglas Obrigado professor por me responder.
A troca de calor entre a resistência do chuveiro e a água que flui por ele configura caso típico de convecção forçada. Não há a convecção natural. Vale lembrar que rigorosamente os tipos de trocas de calor dificilmente ocorrem isoladamente, mas é comum identificarmos a predominância de um tipo que adotamos para analisar a troca de calor.
Boa noite, me tire uma duvida, caso a resistência se rompa do lado do neutro, e não tenha aterramento corre o risco da corrente passar pela água e q conseqüentemente para meu corpo e eu Tomar um choque lascado e morrer?
Leva um pequeno choque, nada mortal😉
Boa dr
E como a máquina de solda elétrica, se vc segurar o cabo terra e o eletrodo levará choque mas com o arco elétrico aberto vc pode segurar a peça q está sendo soldada e nada acontece
Professor me tira uma dúvida. E se a resistência (resistor), romper na hora do banho, qual o perigo???
O perigo é “quase” o mesmo. Depende da água servida a você ser boa condutora ou não. “Quase” porque a corrente agora sem ter a baixa resistência por onde circulava ficará procurando uma saída e poderá ser via a água e vc. Isso poderá aumentar a corrente por vc mas, como disse, muito pouco a mais.
Imagina se nessa hora a água da sua casa se tornar barrenta por qualquer problema, aí vai conduzir mais por vc podendo a ser fatal. Por isso(qualidade da água) é que é obrigatório hoje se usar o DR em chuveiros. O DR age assim: fugiu alguma corrente que não seja pelos fios (seu corpo ou um aterramento de sua instalação) acima de 15 mA ele desliga o sua instalação. Coisa que o disjuntor (de maior corrente em AMPERES, não irá desligar e vc poderá sofrer um choque fatal.
Posso usa chuveiro blindada com disjuntor normal?
Pode sim
Professor, como existe diferença de potencial entre duas fases nas tomadas 220v? Entendo que entre fase e neutro temos um potencial de 127v na fase e 0v no neutro, mas como que existe essa diferença em dois condutores 127v? Será que é um -127v e outro +127v? Se sim, pra onde vão esses 30v?
Aí existe um problema de trigonometria 😮. As "fases" tem uma diferença de ângulo (chamado ângulo de fase da oscilação em MHS) que proporcionam esse "sumiço" dos 30V
@@fisicacomdouglas Obrigado por responder! Vou estudar mais sobre.
Existe uma diferença angular de 120 graus de uma bobina para outra na saída do gerador uma fase está na crista outra vai estar no Vale daí tenho essa diferença de potencial em duas fases.
Parabéns, Professor! Eu vim saber por qual motivo nós não tomamos choque por causa de gringos que morrem de medo do nosso excelente chuveiro elétrico. Graças aos Engenheiros Elétricos nós podemos tomar um banho quente com o uso da eletricidade. Muito boa a sua aula, Professor. Ganhou mais um inscrito.
Não sou gringa e tenho medo.
É sério! Já ta mais do que testado o chuveiro elétrico.
Se eu usar o fio terra so com um prego grudado na parede é perigoso ? So pra eu checar com o pedreiro aqui
Mas se a água passar pelo diagrama é invadir os polos dos terminais e descer pela água ?
Por que quando o passarinho encosta no fio não leva choque e quando nós humanos colocamos o dedo num dos buracos da tomada levamos choque? Porque tipo, pro passarinho levar choque, ele deveria encostar em 2 fios né? Dessa maneira, pra nós levarmos choque na tomada deveríamos encontrar o dedo nos dois buracos.
Abraços!!!
Por causa da resistência elétrica.
Professor Boa tarde! Moro em apartamento e não tem sistema de aterramento. Gostaria de saber quando tá dando choque no chuveiro é só trocar por uma ducha com resistência brindada resolve o problema. Obrigado.
Imaginei assim antes de assistir o vídeo por completo : há um aumento do volume da água ,e o aumento da pressão pois são grandezas proporcionais. Diante disso a pressão de relaciona com a força p=f/a , que está presente na energia potencial elástica que move a mola , causando uma deformação x . E então proporciona o efeito joule , um resistor que transforma energia elétrica em calor , que aquece as moléculas de água . Está certo meu raciocínio professor ?
Sim!
Show
Wrong, a resistência de facto não está em contacto com a água, ela é encapsulada por uma matéria estanque que só deixa passar o calor. A ligação a terra é uma segurança para o facto de haver alguma fuga no isolamento da resistência ou de alguma parte da instalação eléctrica.
Queria tira uma dúvida
Existe a possibilidade de o chuveiro da choque e mata uma pessoa
E se ocorrer um curto na rede eletrica aonde esta ligado o chuveiro,enquanto tomamos banho e o dijuntor nao desarmar? Esse choque passa para nos tomando banho?
Não.
amigo se eu enterrar um fio de 3metros 6 ml rígido na Terra funciona também?
Qual canal de Física o senhor segue ?
Tem também os chuveiro de Indução que é mais seguro e econômicos.
Quanto à questão dos resistores blindados (o componente físico é resistor e a grandeza física é a resistência), eu não estou lembrando da explicação que li a respeito dos resistores "não blindados", que não interfeririam de fato. Pode ser, talvez, a questão da qualidade da água que obrigue ao uso dos resistores blindados.
Ou seja, onde a água tem a pureza mínima adequada, não precisa de resistores blindados, desde que a instalação esteja dentro das normas.
E é aqui que a porca torce o rabo... Existem mais instalações fora das normas do que dentro das normas.
Eu nunca vi resistências para aquecimento e água que não fossem blindadas, apenas as reistências para aquecimento do ar. Explicação ERRADA, entre debaixo de um chuveiro com resistências não blindadas só se for para se suicidar.
Tem perigo da água subir demais e chegar nos fios de alimentação ? Surgiu essa dúvida ... Porq eu costumo abrir muito o chuveiro ...
Não, sô pode não esquentar bem
Queria saber se existe um chuveiro que divida a água em mini particulas de microscopia bem pequenas e caia numa velocidade que voçe sinta as mini gotad de água sepadas dá uma sensação de conforto e é moderno doque a água junta como fosse de balde tem que ser bem pequenininha e igual a chuva separadas é creatividade na saída do buraco do chuveiro ou vazão design da física de saída e separação da água tem ser mini gotículas mesmo numa veloçidade que não se junte a água ate caí na gente na hora do banho.kkk
Isso é mito. Lenda urbana.
douglas, porque que na alta tensao o individuo morre sem prescisar estar aterrado?
Lei de ohms,quanto maior é a tensão maior e a corrente.
Um chuveiro de resistência nua sem diferencial é muito perigoso porque sempre chega o dia em que a resistência quebra e a electricidade escoa pela pessoa molhada! Aterramento e proteção diferencial é essencial!
PROF ESCLARECE ESSA DÚVIDA POR FAVOR
Acho que não viu.
Quantas resistências já queimaram em nossas residencias e ninguém levou choque!!
Acho que não é bem assim não.
Senão morreria gente todo dia, por conta disso.
@@dilceuferreira9991 Tudo depende das condições de instalação. Chuveiros elétricos de resistências nuas sem um bom aterramento e diferencial de alta sensibilidade são um perigo! Pode não morrer gente todos os dias (felizmente) mas fora das condições prescritas e dependendo do que na hora que surge uma corrente de fuga a pessoa estiver a fazer e pode morrer sim, valerá a pena arriscar a vida pelo preço de um aterramento e um diferencial apropriado?
Eu ainda não morri e tomei, noutros tempos, muitos banhos numa banheira com a tomada e o cilindro dentro da banheira a uns 70 cm de altura seria seguro? Pelos padrões atuais não para a altura era ( só tomar atenção e não virar o chuveiro para a tomada...), quantas obras se fizeram com andaimes sem guarda-costas e não morriam operários todos dias nas obras todas mas de vez em quando... lá ia um distraído, a culpa era dele, de se ter distraído, certo? E por aí adiante. Felizmente a filosofia da segurança mudou não para salvaguardar no melhor cenário mas para salvaguardar quando corre mal...
Vão por mim esquentadores elétricos seguros sim mas com bom aterramento e diferencial de alta sensibilidade (sou técnico mas não sou vendedor de material).
sabe mais q muito engenheiro por ai. físico é muitas vezes deixado de lado em assuntos como elétrica, mecânica ou óptica. mas esquecem q foram os inventores desses equipamentos. se n fosse o físico não teria engenheiros elétrico, mecânico ou cívil
Faço das palavras as minhas,físico do passado que admiro:michael Faraday,Nicolas telas,Benjamin Franklin,Georg Simeon ohms,maxwell,isac newtom,André Marie Ampére,Marie Curie,Alessandro volta.