Meu sogro, sofre. Eu mesma levei em tantos médicos e nenhum percebeu o Parkinsom. Eu nem sonhava com essa doença. Não conhecia os sintomas. A família demorou pra aceitar quando, uma cardiologista, maravilhosa, viu ele andando e reconheceu: Quem é este homem? Ele tem Parkinsom! Eu disse: ele não treme as mãos e ela me corrigiu e me deu uma aula. Desde então, há 2 anos, estamos cuidando dele com Parkinsom avançadissemo já. Torço para que a comunidade médica se atualize, me refiro aos desatualizados, aqueles que eu passei com meu sogro, e não o viram como um todo, torço para que todos vejam esse vídeo, são muito sútis os primeiros sintomas. Deus continue abençoando vc por trazer sua experiência de vida pra nós!!!! Um grande abraço!!!
Meu nome é Fabricio, tenho 32 anos diagnosticado com parkinson faz uns 5 anos. Já ouvi muitas piadinhas como para que eu infarte demoro 1 semana de tão lento e tranquilo, se estou bêbado ou drogado, que tenho cabeça ruim porque esqueço das coisas, pareço o robocop, que estou ficando doido. Comecei a entender sobre esses sintomas a pouco tempo mas seu vídeo foi muito esclarecedor porque me sinto muito mal com isso que estou chegando a me isolar das outras pessoas para que ninguém perceba isso em mim e fiquem comentando. É uma luta que só quem vive sabe. As doenças silenciosas são muito injustiçadas com preconceito das pessoas ainda mais em um mundo que cada vez mais as pessoas não tem empatia pelo próximo. Mas Deus sabe de tudo e tudo está no controle dele.
fabricio, legal. Olha só, eu tenho 74 anos, vivo só, além do Parkinson eu tenho uma merda de polineuropatia periférica, catarata na vista esquerda, a direita já operei, e um prótese total de quadril. Certo? Aprendi uma coisa importante meu amigo, com essa doença começei a entender meu corpo, como ele funciona e fiz um trato comigo mesmo: vou entender essa tal doença. Procurei, me informei e descobri que somos, ou fomos, uns bostas irresponsáveis sem cuidar de nada da saúde. Vivi Salvador, 1971, Novos Baianos, vivi Brasil loucamente, e estudava, UnB, lógico, sou Arquiteto, tenho trabalhos espalhados por aí. Cara, eu cresci mesmo aos 74 anos e por incrível que pareça, me sinto melhor. Nunca tinha olhado pra dentro de mim. Encara na boa tudo isso, cuida de alimentação e fundamental: se mova e se informe de tudo que estiver no seu alcançe. Outra coisa fundamental: coisas pra fazer. Eu hj em dia pirei na numismática além do cinema entre tantas outras. Não esquece: ninguém morre de Parkinson, por causa dele. Pode ser com ele mas não é determinante, quem manda é você. Abraço.
@marcoaurelioalvesrattes6588 Olá meu amigo, Obrigado pelas palavras pois é muito importante uma resposta positiva assim ainda mais que eu não estou num bom momento nessa luta contra o Parkinson.
Meu pai tem 80 anos ,foi diagnosticado com DP há dois anos , o primeiro sintoma que ele teve foi falta de ar. Ele começou a sentir falta de ar pelo menos tres anos antes do diagnóstico. Nessa época, meus irmãos levaram nosso pai em vários especialista, para tratar a falta de ar. Levaram no cardiologista, pulmonologista e até psiquiatra, por fim , depois de fazer vários exames, o último médico disse que era ansiedade, prescreveu remédio para ansiedade. Em 2020 , meu pai estava morando com mimha irmã mais nova , na ocasião eu fui visita - los e percebi que o seu caminhar estava muito estranho. Ele ainda era independente, saia sozinho ,fazia compras...ele dizia que o caminhar estava diferente por causa do joelho que tinha artrose. Só em 2022, que eu fui visita- los de novo , percebi que meu pai, ao tentar caminhar, ficava parado no meio do caminho e não conseguia se mover do lugar. Então fiz algumas pesquisas e fui orentada a leva - lo ao neurologista. Foi então que o neurologista fechou o diagnóstico de DP no meu pai. De um ano pra cá a doença avançou muito. Meu pai não anda mais, precisa de ajuda com tudo. Faz fisioterapia três vezes na semana,mas sem melhora alguma. Está sendo desafiodor para todos nós essa doença, e muito triste ver nosso pai sofrendo tanto.
Meu coração sente muito lendo sua história 🙏 Eu te agradeço demais por compartilhar conosco. Eu sei o quanto essa jornada é difícil, dolorida demais. Você tem minha admiração, respeito e só energia de amor vindo em sua direção. Deus abençoe e confie , porque tudo ha um propósito, por mais difícil que seja, minha salvação é acreditar nisso 🌷
Fui diagnosticada com DP há. Três anos mas me negava a a reditar tinha muitos gases que as vezees escapulia fazendo barulhoe me consrrtangendo muito intestino ruim pra funcionar. Não dormia logo começou os tremores na mao vdireita rigidez fala embolada surdez ouvia mas não entendia dores horríveis e neuropatia nos pés que não sei se é por causa da diabetes ou o DP sou lenta tenho que andar me apoiando em alguém já tive algumas quedas e não encontro um neuro sério que se interesse realmente sofro muito pulando de galho em galho
Olá Ellen gostei muito do seu depoimento, me acendeu uma luz no fim do túnel. Estou com Parkinson a quase 9 anos, ainda é muito difícil aceitar, fui me isolando tal maneira, que não jogo mais futebol, pelas dificuldades do corpo, não interajo com meus amigos, evito exposicão social com minha ex esposa, sim ela não aguentou e estamos nos separando, minha fala está bem comprometida, por evitar de falar com pessoas, estou me isolando, enfim... Seu vídeo me deu uma certa esperança, pois tbm sente o que sinto. Se puder me enviar mais informações agradeceria muito. Abraço.
Eu entendo o quanto é difícil, tanto pra nós portadores quanto pra aqueles que convivem com nossa condição. Na minha experiência, descobri vários caminhos que me ajudaram nesse processo: - conversei abertamente com a família sobre o impacto de certos comportamentos deles comigo - tudo que eu estudo, eu educo minha família e amigos próximos sobre a doença para aumentar a compreensão. - procurei fazer terapia, o que me ajudou também a sair do estado de vítima. - procurei definir limites claros sobre comportamentos aceitáveis. - passei a praticar autocuidado com hobbies e exercícios para manter o bem-estar. Sempre tem algo que podemos fazer. Essa doença não nos define.
Minha vida tomou rumos inesperados com o Parkinson sempre fui Alegre gostava de cantar e de repente vi minhas mãos tremendo e minha cabeça tbm!O desânimo e a tristeza tomaram conta do meu ser e as dores me derrubaram!Fui criticada por falta de vontade de parar com os temores até que veio o diagnóstico do Parkinson!Sinto dores dia e noite !Minha vida é outra as vezes me desconheço.Precisamos ter fé e seguir o que nosso médico diz!Um abraço a todos que deixaram seus comentários.
Ellen, estou muito feliz em saber que outras pessoas sentem também oque eu sinto. As vezes a família não tem paciência com as pessoas que tem doença de parkinson e poder compartilhar com alguém é muito bom
Ola :) entendo perfeitamente seus sentimentos e sempre que precisar, esse eh seu espaço também para desabafar e conversar com quem esta passando o mesmo que voce, essa troca de experiencias ajuda muito gente ;) Na minha experiencia, quanto mais busquei o conhecimento, tanto sobre a doença, quanto o meu próprio conhecimento, aprendi a lidar bem melhor com esses sentimentos. Eu tive uma fase que descobri que eu estava aumentando as coisas na minha cabeça, transformando certos problemas bem maiores do que eles realmente eram. Foi quando eu passei a entender que somente nos, que passamos por esses sintomas,, que podemos entender como são eles. Quem nao passa, nao tem como senti-los da mesma forma que nos. Com isso, a compaixão e a paciência passou a ser de mim para eles, e consecutivamente, deles para mim. A gente nao tem que se isolar ou se afastar de ninguém, ou ate mesmo esperar nada de ninguém, muito pelo contrário, temos que aprender a nos comunicar de uma maneira que as pessoas entendam, sem terem a obrigação de nos entender mas através do conhecimento sobre como essa doença afeta nosso dia a dia. A comunicação, sem intenção de dar satisfação ou de cobrar nada de ninguém, resolveu muita coisa pra mim :) Sempre lembro que as pessoas também estão passando por problemas e que cada um da aquilo que tem para dar. Entendendo e aceitando isso, fez eu viver de maneira mais leve! Outro detalhe que me ajudou a regular meu organismo, me ajudando muito também a trabalhar minhas emoções, foi checar e balancear as vitaminas essências no corpo como a B12, a vitamina D, diminui quase que totalmente o açúcar, tenho uma dieta balanceada, etc... isso ajuda demais! Um abraço bem apertado pra voce.
@@ellenvic. Olá tenho vários sintomas diferentes, tenho quase todos os sintomas. Os médicos dizem que é tudo da minha cabeça. Qual médico que lhe deu o diagnóstico, pois quase meia dúzia que passei não me deu o diagnóstico.
Levei meu pai no hospital de clínicas da UFU e o neurologista não quis investigar, 9 anos depois veio o diagnóstico, mas já estava avançado e uma semana depois ele faleceu por outros problemas. Agora 18 anos depois estou indo em vários neurologistas buscando ajuda, uns falam que é depressão, outros tremor essencial e outros que sou louca por achar que tenho parkson. Tenho intestino preso, tremor, dores, falta de ar, dificuldade em respirar, falta de memória, dificuldade pra escrever e falar, insônia, lentidão, apenas a rigidez ainda não instalou, mas já está começando. Sofri muito com a secura na boca e a 3 meses fui diagnosticada por sjorgren, uma doença auto imune que tantas pessoas também tem e não rebecem o diagnóstico que é tão simples através de exame de sangue. Não vou desistir, confio que Cristo encaminhará um neuro que seja acolhedor para me ajudar.
Ola Tiene :) que bom que vocês tem um ao outro. O que mais importa nesse processo e o amor mesmo, sem isso nada dura. Eu melhorei muito com terapia, exercícios físicos, reduzi quase que por completo o açúcar, esses detalhes fizeram diferença no meu bem estar e na redução do progresso da doença, mas vale ressaltar que voce tem que se cuidar muito bem tambem, nao deixe de se fortalecer e pedir ajuda se precisar ta? Forte abraço!
Isso e um dom de DEUS na sua vida continua sempre com essa caridade com certeza quando chegar o dia a senhora vai colher os frutos .... melhoras p seu esposo eu também tenho parkson aos 53 anos já faz 2 anos que descobri .....o melhor remédio p essa enfermidade e a compreensão das pessoas principalmente dos familiares
Parabéns pelo vídeo, tenho 44 anos tenho Parkinson desde os 24 anos, parei com os tratamentos tradicionais muitos efeitos colaterais eu tive, alucinações, depressão, ataques de pânico e ansiedade, só melhorei após parar com os remédios principalmente o prolopa, hoje em dia faço tratamento com cannabis medicinal, o óleo a vaporização da cannabis, vivo bem melhor graças a Deus!!
Olá, poderia, pf, mandar mais informações sobre o tratamento com cannabis medicinal, o óleo a vaporização da cannabis, me interessa muito. Quanto usa? Como usa? Onde consegue? Existe a cannabis medicial gratuita?. Por favor, me de um retorno. Obrigado.
Olá, meu marido tem várias desses sintomas relatado. E um dos que mais o deixou triste foi a dificuldade de falar... aí te pergunto, qual foi seu tratamento quanto a fala? Você fala perfeitamente. E graças a isso, você consegue passar sua experiência. Isso é maravilhoso. E parabéns pelo vídeo que ajuda muita gente.
Todos os sintomas que eu sinto,estou no começo do tratamento,não vou desistir de mim, Deus preparou um médico e uma piscicanalista amorosos e eficiente.Gratiadão minha querida, Deus te abençoe ❤
Fico feliz que esta sendo bem cuidada, mas sempre digo que nenhum tratamento resolve por si próprio, temos sempre que, diariamente, melhorar nossa qualidade de vida, fazer exercício físico é fundamental. Tudo de bom pra vc Elisabete.
Ellen querida, obrigada por esse vídeo esclarecedor. Quase que a totalidade dos sintomas que vc descreve eu tenho. Vou compartilhar com a família e amigos. Vão me entender melhor. E com os meus seguidores em geral. Tenho Parkinson há 14 anos com sintomas motores. E há 10 anos diagnosticada e tratando. Sou uma pessoa que tento manter meu alto astral andando sempre bem arrumadinha e de batom 💄 (fundamental para o espelho me dizer que não estou tão mal quento me sinto). Mas a dor, o corpo pesado e o cansaço muitas vezes me vencem. Toco piano, pinto, faço tricô. Isso ajuda um bocado. Gosto de sair com amigos para assistir espetáculos e ir a um barzinho ou restaurante. Mas como tenho várias limitações as vezes sinto que estou estragando um pouco a diversão deles. Essa é uma doença cruel onde necessitamos alguém com muito amor por nós ao nosso lado sempre. Sou abençoada por ter meu marido ao meu lado. Assim como tu tens. Se não, seria muito difícil suportar…
Maria Luísa fico feliz que você segue com toda sua força, não se entregando para o abismo que essa doença nos leva. Meus olhos enchem de lágrimas , estou orgulhosa de você e saiba que é também uma inspiração pra mim. Não somos vítimas, porém não temos como deixar de sentir como os sintomas nos afetam, somente nos que passamos por isso que entendemos, e isso me fez criar uma compaixão ainda maior por aqueles que não passam pelo que estamos passando, só quem passa sabe🙏
Gostei muito de sua fala. Vou compartilhar. Estou em fase de diagnóstico kkk. Meu neuro passou o Prolopa pra ver se melhora os sintomas e confirmar a doença. Tenho muitas dores há muito tempo. Tremor na perna esquerda há 4 anos. Lentidão notável. Rigidez muscular notável. As mãos tremem as vezes. Há muito tempo problemas pra dormir. Irritabilidade e pouco de depressão. Me identifiquei muito com a fala da Ellen. Essa doença precisa ser mais esclarecida. Os próprios médicos evitam falar dela ainda, evitam tb dar um diagnóstico precipitado talvez.
Uma atitude que ajuda muito é se informar sobre DP e além do amor da família você ter pet aqui nós temos um gato o Tim Maia e uma gata Frida eles animam a gente
Boa tarde eu entendo que quanto mais conhecimento sobre a doença mas você tira de letra a curiosidade de outros no meu caso muitas pessoas achavam que eu tinha tido um AVC e até explicar eram elas
Tenho Parkinson a 6 anos, e falo aos familiares tudo que sinto e todos procuram informações sobre a doença. Obrigada pelo vídeo isso ajuda muito na conscientização e ajuda aos pacientes com Parkinson .
Cara Ellen, entendo muito bem o que você sente , temos quase a mesma idade ,eu convivo com isso desde os meus 17 anos, é tudo que você disse e muito mais , as pessoas não acreditam na gente quase todos os meus familiares me julgam como se a culpa desse quadro fosse minha, me chamam de preguiçoso e acomodado ,meu próprio pai me julga. minha mãe também tinha Parkinson e meus pais eram primos em primeiro grau. Você é uma grande guerreira !!! Agradeço a você e a todos que lutam diariamente pela vida dando voz ao que queremos expressar!!!
Obrigada pelas suas palavras 🙏 As pessoas não sabem quase nada sobre o Parkinson. Eu mesma só aprendi quando me vi nessa situação, por isso a importância da informação. Quanto mais entendermos sobre essa condição, mais podemos conscientizar as pessoas.
@@ellenvic.Nós diariamente aprendemos a lidar principalmente com as crises,mesmo com as medicações tenho que esperar passar para continuar o dia, nenhum dia é igual ao outro é um exercício diário de paciência, um bom truque que uso para amenizar as crises é conversar com alguém durante os episódios ,alguém que nos entenda pelo menos um pouquinho isso ajuda muito a amenizar o sofrimento que realmente como você fala no vídeo é muito forte estamos todos juntos nessa luta conte sempre com meu apoio!!!🙏
@@ellenvic. Fico feliz por ceder este espaço e poder contribuir um pouquinho ,também agradeço muito seu carinho,juntos somos mais fortes trocando ideias, vamos somando as experiências de cada um e podemos nos ajudar. Nada melhor que saber o que outro passa para melhor compreendermos o que cada um sente. Sim, vamos nos falando, a vida é muito linda e ao fazer tudo que nos dá alegria colorimos nossa existência, faça tudo que te der alegria ,porque alegria gera mais saúde e vida, também prolonga o efeito das medicações e diminui os períodos mais difíceis.🌻🌹🍀
Minha mãe tem Parkinson, e creio que nós família, não é que não temos paciência, é que nos sentimos tão revoltados de ver um familiar assim, tão chateados, que acabamos demonstrando raiva as xs, através da não aceitação da doença. Tento ter mta paciência, tento dar mto carinho , mas creio que a minha não aceitação ainda prejudica a relação. Preciso tentar aceitar a doença pra aprender a lidar com ela
Bom dia Tenho a doença a 10 anos porém só há alguns meses recebi o diagnóstico certo, agora estou fazendo o tratamento, contudo, ajuda, porém as dificuldades ainda são muitas e quase sempre incompreendidas por muitas pessoas inclusive pelo empregador e até familiares..
Sim, entendo perfeitamente sua situação, sinto muito que isso aconteça com você e com a maioria das histórias que escuto. O foco tem que ser você agora, melhorando qualidade de vida, fazendo exercícios, pesquisando sempre e automaticamente o que for de fora, se encaixará. A falta de informação e o que causa essas “injustiças “. Siga forte em sua mente e focado na saúde 🙏
Bom dia Ellen sou um portador Parkinson estou tomando prolopa BD comecei com tratamento a 3 meses meu futuro e incerto devido a idade até momento sem dores
Ola Joao. Que bom saber que esta se cuidando e sem dores!!! Lembre-se de que a dieta mediterrânea eh uma das melhores que existem para uma vida longa e com qualidade e que exercícios físicos para quem tem Parkinson eh fundamental ! Tudo de bom pra vc e obrigada por compartilhar conosco seu comentário.
Sou técnico de enfermagem cuidadora de paciente com parkinson já estágio avançado. É bem difícil quando o próprio paciente não aceita o diagnóstico. As pessoas insistem que o paciente tem razão enquanto isso os sinais e sintomas vão se agravando. É triste realidade!!
Tenho parkinson sofro muito com os sintomas!O que mais dói é pensar que não família pessoas pensam que é frescura!Tenho dificuldade de engolir até os comprimidos!Dores,fadiga, depressão depressão!Estou sofrendo muito!
Vera Lúcia, lastimável mas é isso, a pior parte de tudo vem de onde a gente espera algo...que não vem. a 10 anos nenhuma das minhas irmãs, todas moram aqui, falam comigo. minha rede de apoio são os amigos e amigas que não me faltam. mas faça um exercício, procure entender seu corpo (a gente, eu pelo menos, nunca pensou nisso), vc vai ver um novo horizonte, entender coisas que a gente nunca pensou. Só uma coisa, se cuida, dores eu não sinto, acho que até abuso de suplementos como Omega3, Cálcio e B12 além de curtir fazer meus rangos, amo cozinha e no mais pensa bem, são 7 bilhões de pessoas nesse mundo, não deixe uma ou duas atazanarem sua vida. Abraço e força...
Amei suas orientações. Eu tenho essa doença e realmente é assustador viver com ela . Temos batalhas diárias e dificuldades constantes. Mas eu vou lutar até o fim. Obrigada pela mensagem. Vou divulgar para muitas pessoas que eu conheço. Fica com Deus
Fico feliz que vc não se entrega e lutara até o fim. Muitas pesquisas e testes, tratamentos, estão sendo feitos e espero que em breve tenhamos com mais segurança e certeza um tratamento inovador que acabe com a evolução da doença e até a cura 🙏 por enquanto o foco tem que ser na qualidade de vida, o mais saudável possível 🙏 além de uma mente positiva e cheia de fé
excelente video. !!!! Mas meu Deus que medo que doença avassaladora . !!!!! convivi com meu pai durante 8 anos com parkinson era idoso faleceu por outro motivo, porem ando com tremore do lado esquerdo e fazendo exames para ver se é stress ou algo pior. estou com muito medo.
Parabéns pela coragem, que Deus lhe proteja e abençoe. Tomo medicamentos, pois tenho desmaios( não é epilepsia). E uma época fui tendo crises como vc destacou, mas mudamos os medicamentos parei de ter episódios característicos do Parkinson.
Ola Dudu. Obrigada por compartilhar sua situação. Também tive sintomas ruins com minha medicação, o que precisou ser ajustada e acredito que sera sempre assim, ajustando e se adaptando, porem quanto mais exercícios físicos eu faço e quanto mais me alimento melhor, de forma natural, sem açúcar, sem produtos industrializados, melhor eu fico, ate sem o uso de certas medicações.
Algum tempo atrás uns 10 anos acho , um policial em uma blitz me abordou e começou me agredir porque eu estava tremendo muito queria saber o que eu estava escondendo
Boa tarde eu também fui diagnosticado com parkson aos 53 anos se eu tivesse condições financeiras p fazer a cirurgia a de DBS e se DEUS permitir eu faria e voce porque nao faz a serugia se puder fala p nos obrigada e se DEUS quiser vamos vencer essa imfermidade tao terrivel DEUS e bom glória a DEUS
Oi Ellen!!! Espero que esteja bem!!! Ontem tive uma informação muito importante que pode ajudá-la assim como nossos companheiros de jornada,existe uma bactéria que a maioria de nós temos no estômago que se tratada adequadamente pode ajudar e muito na absorção da levodopa, consequentemente melhorando a qualidade de vida dos Parkinsonianos,é muito importante investigar,eu como muitos de nós tenho muitas falhas durante as 24 horas do dia ,sabe quando você toma a medicação e parece que não fez nenhum efeito,então isso pode ajudar no controle da doença. Beijo grande!!!
Eu fui diagnosticada com parkinson os meus sintomas são dificuldade na deglutição pois engasgo me muito tremores lado esquerdo desequilíbrios esquecimento e tendência para me inclinar para a frente pois tenho mau estar na coluna e muito cansaço
Meu esposo tem parkinson so agora fase agresividade confusão mental e dificil a gente ver a pessoa assim gostaria muitobem poder falarvcom vc para esclarecer alguns pontos ainda mas vc passou por essas fase obrigada pelo seu comentario ajuda muito a nós que precisamos ajydar nossos amados Deus te abençoe
Sinto muito pelo que estão passando. Sei o quanto é difícil. Eu mesma tive perda de memória e muita confusão mental, alem dos outros sintomas e o que me ajudou a melhorar muito foram atos simples como leitura, exercício físico diário, e uma alimentação balanceada, bem nutritiva, eliminando tudo que eu pude que poderia me atrapalhar ainda mais como alimentos industrializados, embutidos. Optei também por produtos de limpeza natural, pasta de dente e desodorante natural, etc….
Olá Maria. Sinto muito mesmo pelo que você e seu marido estão passando. Sei o quanto é difícil. Obrigada pela sua mensagem. Logo teremos vídeos inéditos no canal :)
Tenho doença de Parkinson. Por favor, faça um vídeo sobre a verdadeira causa, desta doença, ou seja,o intestino inflamado, pelo glútem, e outros alimentos inflamatórios. Obrigado.
Finalmente encontrei uma pessoa que passa pelo mesmo problemas do parkson Dores muitas dores e tontura náuseas cansasso inexplicável tremor nem tanto porém o mais difícil é saber que a tendência é piorar como sobreviver à isso? Queria participar de uma terapia de grupo não sei se tem em minha cidade juiz de fora.
tenho parkson e sinto dores faciais direto minha visão fica afetada uma tontura terrível não consigo ter equilíbrio nem movimentar parece que tomei bebida alcoólica.
Eu estou desse jeito tbm, agora um neurologista disse que é parkinsonismo atípico vou fazer uma ressonância mas ele já passou prolopa estou tomando o remédio me dá muito enjôo
Desânimo total com essa doença. A fadiga, as dores, a insônia, as náuseas e os desequilíbrios desmotivam. Sair de casa é um tormento. Uma simples tarefa se torna um fardo 😢. Às vezes, até pensar, cansa 😢.
@@liasollua1170 Entendo perfeitamente seu desanimo. Ja sofri muito com todos esses sintomas, porem descobri na dor um jeito de aliviar alguns deles, que por mais difíceis que sejam, valeu meu esforço, muitas vezes nao querendo, fiz mesmo assim, como por exemplo: Exercícios físicos: Manter-se ativa pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor. Exercícios como caminhadas, alongamentos e ioga podem ser benéficos. Massagem: Massagens suaves podem ajudar a aliviar a rigidez muscular e a dor. Técnicas de relaxamento: Praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou mindfulness, pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, aliviando a dor. Mudanças na dieta: Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar os sintomas do Parkinson. Certifique-se de incluir alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como frutas, legumes e peixes ricos em ômega-3. Calor e frio: O uso de compressas quentes ou frias pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez muscular. Lembre-se sempre de discutir qualquer mudança no seu tratamento com um médico antes de implementá-la. Espero que isso consiga lhe ajudar também :)
Tenho 51 anos,fui diagnosticada com parkinson,ah 5 anos, tenho feito tratamento com remédio,e faço Pilates, o meu maior problema é tremedeira,e equilíbrio, já caí várias vezes na rua, não sei mais o que faço, pois tenho que fazer tratamento particular pois o SUS demora muito, até pra um simples exame, agora tenho notado que estou engordando bastante, será que tem alguma coisa referente ao parkinson, já fiz dieta, Academia, caminhada e não consigo emagrecer,
Cada dia da minha vida procuro adaptar hábitos saudáveis, desde alimentação saudável, exercícios físicos e muito estudo sobre o poder que temos dentro de nos. É uma jornada, cada dia o seu dia. Focar em cada dia me ajudou a controlar a ansiedade e a controlar o estresse e desanimo. Sem esses hábitos saudáveis, nenhum tratamento vence por si próprio.
Boa Noite meu Esposo tem parksom a 19 anos tá muito triste vê ele hoje ele têm muito Tremores na Língua os Tremores já começo no braço passo pra s perna agora ta na Língua não sei o que é mais triste de vê hoje ele não caminha mais porque não temos condições de pagar fisioterapia pra ele não conseguimos pelo sus.
Sinto que quando vou no médico do SUS não temos atenção e nem tempo pra conversar e tirar duvidas,tenho Parkson a 7 sete anos tomo todos os remédios que me passam mas tem horas que vem desanimo,baixo astral sinto que sou observado pelas pessoas por causa do tremor,tenho vontade de participar de uma associação que pudesse ouvir outros Neuros falar das novidades de remédio,mas é muito dificil,espero que Deus tenha misericórdia de nós que necessitamos do tratamento,e assim vencer está doença terrivel,Deus te abençoe....
Se vc for de sp tem uma associação de pacientes com Parkinson. Mas tem que ter encaminhamento de um neuro especialista. O que a anos não consigo. Todos que passo falam que é de tudo menos Parkinson oi pior coisa da minha cabeça.
Eu tenho parkson a nais de 7 anos, está muito difícil de conviver com a doença. Sinto muitas dores , crises fortíssima, tenho travamento dos membros, não consigo me virar na cama. Tem momentos que eu não tenho crise nenhuma, aproveito este momento para tomar banho, escovar os dentes , tomar banho. Essa doença é bem desafiadora e muito triste 😢
Boa tarde Ellen tenho doença de parkinson também como faço para ter informação sobre o tratamento com dtr Marc Abreu sera que vc pode me ajudar se possível te agradeço
olá @vilmarassis502 :) claro que sim, segue o contato da equipe dessa clínica para se informar , Estados Unidos: +1 203 572 2001 Existem também outros tipos de tratamento, como a Neuromodulação nao invasiva, disponível no Brasil. Fizemos um video com a neurologista, caso você queira saber mais sobre esse tratamento também.
Meu Marido foi diagnosticado com alzheimer e 1 ano depois com parkinson e seguiu tomando as duas medicações, acho que diante das suas revelações Ele teve só o parkinson e foi confudido com alzheimer. Faleceu a 4 anos.
Olá Elci ! Sim, a doença de Parkinson pode afetar a parte emocional e afetiva, causando depressão, ansiedade e apatia. Para ajudar na qualidade de vida e bem-estar, portadores de Parkinson podem e devem praticar exercícios físicos regulares, fazer fisioterapia e fonoaudiologia. realizar atividades cognitivas. Importante também uma alimentação saudável, utilizar terapias ocupacionais. praticar relaxamento. Manter uma rotina estruturada. Participar de grupos de apoio. Manter-se socialmente ativo. Isso tudo ajuda a controlar todos os sintomas. :)
Verdade tudo o que você falou Gostaria de deixar uma sugestão Vi que você é vaidosa como eu tb sou Sei que muitos cosméticos, produtos para cabelo, enfim, produtos de beleza possuem ingredientes que podem sem neurotóxicos ! Sugiro que você faça uma live sobre isso, contratando um químico para consultar as diversas marcas( LOCCITANE, Ana Pegova, Keune, Avon, natura)
Sensacional a sua sugestão. Eu usei por 20 anos, hena em pó, por ser alérgica a tintura para cabelo (e a alguns cosméticos, pois tenho rosácea). Já me disseram que a hena possui metais pesados que poderiam provocar doenças neurológicas. Será que minha DP tem a ver com a hena? Também sou muito vaidosa. É mesmo tendo os sintomas motores da DP há 14 anos e diagnóstico há 10 anos, com a ajuda de meu marido (um anjo em minha vida) ando sempre bem arrumada e maquiada. Faz bem pra minha autoestima. Essa sua sugestão de live COSMÉTICOS x DP vai ser muito importante. @EllenVic você topa ir atrás disso pra nós? Os homens também usam produtos para barba, cabelo, corpo. Favor incluís seus cosméticos.
@@marialuisaavello3211 oi Maria Luísa boa tarde! Como você está , perdeu autonomia 🥲🥲🥲🥲 Meu Deus ilumine os cientistas para desenvolver um medicamento que restaure nossos neurônios, nosso SNC🙏🏻🙏🏻
A melhor forma pode variar de pessoa para pessoa. Geralmente, é importante trabalhar em conjunto com um médico especializado para desenvolver um plano de tratamento personalizado, que pode incluir medicamentos, terapia física, ocupacional e outras intervenções. Abaixo algumas estratégias que podem ajudar a suavizar a dor do Parkinson: Exercícios físicos: se manter ativo pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor. Exercícios como caminhadas, alongamentos e ioga podem ser benéficos. Massagem: massagens suaves podem ajudar a aliviar a rigidez muscular e a dor. Técnicas de relaxamento: praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou mindfulness, pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, aliviando a dor. Mudanças na dieta: uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar os sintomas do Parkinson. Recomendam incluir alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como frutas, legumes e peixes ricos em ômega-3. Calor e frio: O uso de compressas quentes ou frias pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez muscular. O importante é sempre de discutir qualquer mudança no seu tratamento com um médico antes de implementá-la.
Vou fazer 70 anos, fui diagnosticado com DP, comecei tomando PISA, 0375, agora a médica receitou 1,5, melhorou um pouco o tremor na mão direita, disse que eu tenho que fazer bastante musculação para fortalecer, sou saxofonista, estudo e toco bastante , durante duas ou tres horas, fico tenso as vezes...tomo vinho regularmente, ainda não tenho outras complicações, na tomografia, que fiz, e mostrei para dois médicos, apareceu perda de massa branca no cérebro, isso tem algo haver , pois por enquanto só um dos quatro médicos que consultei falou que é DP...
Bom dia td bem? Meu esposo foi diagnosticado, 😭😭tenho muito medo, pois ele está se escondendo, e o sono dele é complicado, tem dias q tenho vontade de sair da cama pois ele se bate demais, apesar da nossa idade temos duas meninas 19 e 17 anos.
Bom dia Rebecca :) Essa situação da insônia, assim também com as dores que essa doença causa, é realmente agonizante. Eu me identifico porque sofri muito com esses sintomas anos atrás e isso não afeta somente quem tem o parkinson mas também com quem convive com quem tem. Nesse meu processo com o parkinson, aprendi que todos os sintomas devem ser discutidos com o medico e que é fundamental não depender somente da medicação, que devem sempre ser ajustadas com o medico neurologista de acordo com o que esta passando , como também fazer exercícios físicos e terapias para controle da ansiedade e alimentação adequada, se possível elaborada por um nutricionista bem indicado e de preferência que conheça sobre essa doença. São muitas tarefas a serem aplicadas na vida de quem tem parkinson, mas estudam revelam que essa insônia e dores, agitação, tremor e outros sintomas podem ser controladas unindo todas essas tarefas e assim facilitar para todos que acompanham esse dia a dia. Você comenta também a respeito do medo, eu aprendi a me libertar do medo quando passei a entender melhor sobre os sintomas e sobre a doença e consequentemente aplicando na minha rotina as sugestões para uma melhor qualidade de vida, como comentei acima. É muita dedicação mesmo, mas com isso estou controlando bem o progresso da doença. Lembrando que cada paciente sente sintomas de forma diferente e nem todos sentem os mesmos, por isso ir se adaptando é o melhor caminho. Se socializar é também essencial, mas para ele fica realmente mais difícil ate mesmo devido a falta de produção correta da dopamina no cérebro, que por consequência perde a motivação. Existem grupos de apoio, com pessoas que passam pelo que estamos passando e muitos se reunem pessoalmente para terem essa socialização. Vale a pena procurar algo assim perto de vocês ou até mesmo online. Sao aproximadamente 10 milhões de pessoas no mundo que sofrem com essa doença, não estamos sozinhos, não tenham medo. Espero que essas dicas possam lhes ajudar de verdade, para isso temos que mudar nossos hábitos na nossa rotina.
Obrigada. Tudo que eu sinto. Dificuldades de deglutição. Vergonha de comer fora. Falta de compreensão com respeito a dor. Tremor causa vergonha. Muito desafiador.
O que te faltou foi vitaminas do complexo B, sal marinho integral sem antiumectantes na comida, pantocler, cálcio e magnésio, e ,se vc usa tinta no cabelo, tem que parar por causa do chumbo
Ola Dalila, diante esse seu comentário, acredito que você ja deve ter tido experiência dolorosa a respeito dessa doença. Eu fui diagnosticada nos meus 44 anos de idade e estou ciente que atualmente as opções que temos em tratamentos, tanto quanto as opções em medicamentos são bem maiores do que anos atrás, o que ajuda no controle do progresso da doença e seus sintomas. Assim que descobri, com a ajuda do meu marido, fomos logo atrás de tratamentos que pudessem aliviar o que eu sentia. Desde então, venho me cuidando cada vez mais usando todas as opções que vejo favoráveis para meus sintomas e isso inclui também o autoconhecimento. Esse processo me ensinou que meu sofrimento pertence a mim e aprendi a lidar diante adversidades da vida com fé, focada na saude, na solução e não no problema. Cada paciente tem uma trajetória diferente com o Parkinson e respeitar a história de cada um, mesmo que diferente da minha, faz parte da minha vida. Desejo que Deus receba suas palavras de não sofrimento não somente a mim como também a todos que precisam, porque eu as recebo. Muito obrigada!
Meu sogro, sofre. Eu mesma levei em tantos médicos e nenhum percebeu o Parkinsom. Eu nem sonhava com essa doença. Não conhecia os sintomas. A família demorou pra aceitar quando, uma cardiologista, maravilhosa, viu ele andando e reconheceu: Quem é este homem? Ele tem Parkinsom! Eu disse: ele não treme as mãos e ela me corrigiu e me deu uma aula. Desde então, há 2 anos, estamos cuidando dele com Parkinsom avançadissemo já. Torço para que a comunidade médica se atualize, me refiro aos desatualizados, aqueles que eu passei com meu sogro, e não o viram como um todo, torço para que todos vejam esse vídeo, são muito sútis os primeiros sintomas. Deus continue abençoando vc por trazer sua experiência de vida pra nós!!!! Um grande abraço!!!
Uau Déborah, como você é forte, seu sogro tem na verdade uma filha em você 🙏 Meus parabéns 🌷
😅
Muito obrigado pela reportagem, eu tenho essa enfermidade há 6 anos a
Meu nome é Fabricio, tenho 32 anos diagnosticado com parkinson faz uns 5 anos. Já ouvi muitas piadinhas como para que eu infarte demoro 1 semana de tão lento e tranquilo, se estou bêbado ou drogado, que tenho cabeça ruim porque esqueço das coisas, pareço o robocop, que estou ficando doido. Comecei a entender sobre esses sintomas a pouco tempo mas seu vídeo foi muito esclarecedor porque me sinto muito mal com isso que estou chegando a me isolar das outras pessoas para que ninguém perceba isso em mim e fiquem comentando. É uma luta que só quem vive sabe. As doenças silenciosas são muito injustiçadas com preconceito das pessoas ainda mais em um mundo que cada vez mais as pessoas não tem empatia pelo próximo. Mas Deus sabe de tudo e tudo está no controle dele.
fabricio, legal. Olha só, eu tenho 74 anos, vivo só, além do Parkinson eu tenho uma merda de polineuropatia periférica, catarata na vista esquerda, a direita já operei, e um prótese total de quadril. Certo? Aprendi uma coisa importante meu amigo, com essa doença começei a entender meu corpo, como ele funciona e fiz um trato comigo mesmo: vou entender essa tal doença. Procurei, me informei e descobri que somos, ou fomos, uns bostas irresponsáveis sem cuidar de nada da saúde. Vivi Salvador, 1971, Novos Baianos, vivi Brasil loucamente, e estudava, UnB, lógico, sou Arquiteto, tenho trabalhos espalhados por aí. Cara, eu cresci mesmo aos 74 anos e por incrível que pareça, me sinto melhor. Nunca tinha olhado pra dentro de mim. Encara na boa tudo isso, cuida de alimentação e fundamental: se mova e se informe de tudo que estiver no seu alcançe. Outra coisa fundamental: coisas pra fazer. Eu hj em dia pirei na numismática além do cinema entre tantas outras. Não esquece: ninguém morre de Parkinson, por causa dele. Pode ser com ele mas não é determinante, quem manda é você. Abraço.
@marcoaurelioalvesrattes6588 Olá meu amigo, Obrigado pelas palavras pois é muito importante uma resposta positiva assim ainda mais que eu não estou num bom momento nessa luta contra o Parkinson.
Meu pai tem 80 anos ,foi diagnosticado com DP há dois anos , o primeiro sintoma que ele teve foi falta de ar. Ele começou a sentir falta de ar pelo menos tres anos antes do diagnóstico. Nessa época, meus irmãos levaram nosso pai em vários especialista, para tratar a falta de ar. Levaram no cardiologista, pulmonologista e até psiquiatra, por fim , depois de fazer vários exames, o último médico disse que era ansiedade, prescreveu remédio para ansiedade. Em 2020 , meu pai estava morando com mimha irmã mais nova , na ocasião eu fui visita - los e percebi que o seu caminhar estava muito estranho. Ele ainda era independente, saia sozinho ,fazia compras...ele dizia que o caminhar estava diferente por causa do joelho que tinha artrose. Só em 2022, que eu fui visita- los de novo , percebi que meu pai, ao tentar caminhar, ficava parado no meio do caminho e não conseguia se mover do lugar. Então fiz algumas pesquisas e fui orentada a leva - lo ao neurologista. Foi então que o neurologista fechou o diagnóstico de DP no meu pai. De um ano pra cá a doença avançou muito. Meu pai não anda mais, precisa de ajuda com tudo. Faz fisioterapia três vezes na semana,mas sem melhora alguma. Está sendo desafiodor para todos nós essa doença, e muito triste ver nosso pai sofrendo tanto.
Meu coração sente muito lendo sua história 🙏 Eu te agradeço demais por compartilhar conosco. Eu sei o quanto essa jornada é difícil, dolorida demais. Você tem minha admiração, respeito e só energia de amor vindo em sua direção. Deus abençoe e confie , porque tudo ha um propósito, por mais difícil que seja, minha salvação é acreditar nisso 🌷
@@ellenvic. Amém ! Obrigada.
Fui diagnosticada com DP há. Três anos mas me negava a a reditar tinha muitos gases que as vezees escapulia fazendo barulhoe me consrrtangendo muito intestino ruim pra funcionar. Não dormia logo começou os tremores na mao vdireita rigidez fala embolada surdez ouvia mas não entendia dores horríveis e neuropatia nos pés que não sei se é por causa da diabetes ou o DP sou lenta tenho que andar me apoiando em alguém já tive algumas quedas e não encontro um neuro sério que se interesse realmente sofro muito pulando de galho em galho
Tenho parkinson há três anos já fui ignorado por algumas pessoas , é muito triste más hoje não deixo me abalar vida que segue
Olá Ellen gostei muito do seu depoimento, me acendeu uma luz no fim do túnel. Estou com Parkinson a quase 9 anos, ainda é muito difícil aceitar, fui me isolando tal maneira, que não jogo mais futebol, pelas dificuldades do corpo, não interajo com meus amigos, evito exposicão social com minha ex esposa, sim ela não aguentou e estamos nos separando, minha fala está bem comprometida, por evitar de falar com pessoas, estou me isolando, enfim... Seu vídeo me deu uma certa esperança, pois tbm sente o que sinto. Se puder me enviar mais informações agradeceria muito. Abraço.
A melhor descrição que já vi da minha doença. Me identifiquei muito. Tenho Parkinson a 13 anos.❤
Eu também sou portador da doença de Parkinson!
Sofro muita discriminação dentro da própria família!
Eu entendo o quanto é difícil, tanto pra nós portadores quanto pra aqueles que convivem com nossa condição.
Na minha experiência, descobri vários caminhos que me ajudaram nesse processo:
- conversei abertamente com a família sobre o impacto de certos comportamentos deles comigo
- tudo que eu estudo, eu educo minha família e amigos próximos sobre a doença para aumentar a compreensão.
- procurei fazer terapia, o que me ajudou também a sair do estado de vítima.
- procurei definir limites claros sobre comportamentos aceitáveis.
- passei a praticar autocuidado com hobbies e exercícios para manter o bem-estar.
Sempre tem algo que podemos fazer. Essa doença não nos define.
@@ellenvic. 🌷❤️🙏🏻
Minha vida tomou rumos inesperados com o Parkinson sempre fui Alegre gostava de cantar e de repente vi minhas mãos tremendo e minha cabeça tbm!O desânimo e a tristeza tomaram conta do meu ser e as dores me derrubaram!Fui criticada por falta de vontade de parar com os temores até que veio o diagnóstico do Parkinson!Sinto dores dia e noite !Minha vida é outra as vezes me desconheço.Precisamos ter fé e seguir o que nosso médico diz!Um abraço a todos que deixaram seus comentários.
Ellen, estou muito feliz em saber que outras pessoas sentem também oque eu sinto. As vezes a família não tem paciência com as pessoas que tem doença de parkinson e poder compartilhar com alguém é muito bom
Ola :) entendo perfeitamente seus sentimentos e sempre que precisar, esse eh seu espaço também para desabafar e conversar com quem esta passando o mesmo que voce, essa troca de experiencias ajuda muito gente ;)
Na minha experiencia, quanto mais busquei o conhecimento, tanto sobre a doença, quanto o meu próprio conhecimento, aprendi a lidar bem melhor com esses sentimentos. Eu tive uma fase que descobri que eu estava aumentando as coisas na minha cabeça, transformando certos problemas bem maiores do que eles realmente eram. Foi quando eu passei a entender que somente nos, que passamos por esses sintomas,, que podemos entender como são eles. Quem nao passa, nao tem como senti-los da mesma forma que nos. Com isso, a compaixão e a paciência passou a ser de mim para eles, e consecutivamente, deles para mim.
A gente nao tem que se isolar ou se afastar de ninguém, ou ate mesmo esperar nada de ninguém, muito pelo contrário, temos que aprender a nos comunicar de uma maneira que as pessoas entendam, sem terem a obrigação de nos entender mas através do conhecimento sobre como essa doença afeta nosso dia a dia. A comunicação, sem intenção de dar satisfação ou de cobrar nada de ninguém, resolveu muita coisa pra mim :)
Sempre lembro que as pessoas também estão passando por problemas e que cada um da aquilo que tem para dar. Entendendo e aceitando isso, fez eu viver de maneira mais leve! Outro detalhe que me ajudou a regular meu organismo, me ajudando muito também a trabalhar minhas emoções, foi checar e balancear as vitaminas essências no corpo como a B12, a vitamina D, diminui quase que totalmente o açúcar, tenho uma dieta balanceada, etc... isso ajuda demais! Um abraço bem apertado pra voce.
@@ellenvic. perfeito
@@ellenvic. Olá tenho vários sintomas diferentes, tenho quase todos os sintomas. Os médicos dizem que é tudo da minha cabeça. Qual médico que lhe deu o diagnóstico, pois quase meia dúzia que passei não me deu o diagnóstico.
Descobri a seis meses estou em tratamento tenho muito sintomas acho que a minha fixa ainda não caiu 😔
Levei meu pai no hospital de clínicas da UFU e o neurologista não quis investigar, 9 anos depois veio o diagnóstico, mas já estava avançado e uma semana depois ele faleceu por outros problemas. Agora 18 anos depois estou indo em vários neurologistas buscando ajuda, uns falam que é depressão, outros tremor essencial e outros que sou louca por achar que tenho parkson. Tenho intestino preso, tremor, dores, falta de ar, dificuldade em respirar, falta de memória, dificuldade pra escrever e falar, insônia, lentidão, apenas a rigidez ainda não instalou, mas já está começando. Sofri muito com a secura na boca e a 3 meses fui diagnosticada por sjorgren, uma doença auto imune que tantas pessoas também tem e não rebecem o diagnóstico que é tão simples através de exame de sangue. Não vou desistir, confio que Cristo encaminhará um neuro que seja acolhedor para me ajudar.
muito feliz em ter você compartilhando a sua trajetória 👏🏻👏🏻👏🏻
Meu marido sofre muito com Parkinson, faço tudo para ele ter uma vida feliz.
Ola Tiene :) que bom que vocês tem um ao outro. O que mais importa nesse processo e o amor mesmo, sem isso nada dura. Eu melhorei muito com terapia, exercícios físicos, reduzi quase que por completo o açúcar, esses detalhes fizeram diferença no meu bem estar e na redução do progresso da doença, mas vale ressaltar que voce tem que se cuidar muito bem tambem, nao deixe de se fortalecer e pedir ajuda se precisar ta? Forte abraço!
Isso e um dom de DEUS na sua vida continua sempre com essa caridade com certeza quando chegar o dia a senhora vai colher os frutos .... melhoras p seu esposo eu também tenho parkson aos 53 anos já faz 2 anos que descobri .....o melhor remédio p essa enfermidade e a compreensão das pessoas principalmente dos familiares
Parabéns pelo vídeo, tenho 44 anos tenho Parkinson desde os 24 anos, parei com os tratamentos tradicionais muitos efeitos colaterais eu tive, alucinações, depressão, ataques de pânico e ansiedade, só melhorei após parar com os remédios principalmente o prolopa, hoje em dia faço tratamento com cannabis medicinal, o óleo a vaporização da cannabis, vivo bem melhor graças a Deus!!
Olá, poderia, pf, mandar mais informações sobre o tratamento com cannabis medicinal, o óleo a vaporização da cannabis, me interessa muito. Quanto usa? Como usa? Onde consegue? Existe a cannabis medicial gratuita?. Por favor, me de um retorno. Obrigado.
@@walube11 olá posso explicar sim, se você quiser passa seu e-mail que te envio os livros que estudei a respeito
Tenho pakinson e queria muito saber também tentar melhorar porque somente eu e Deus sabemos o que passamos!!😢
Olá, meu marido tem várias desses sintomas relatado. E um dos que mais o deixou triste foi a dificuldade de falar... aí te pergunto, qual foi seu tratamento quanto a fala? Você fala perfeitamente. E graças a isso, você consegue passar sua experiência. Isso é maravilhoso. E parabéns pelo vídeo que ajuda muita gente.
Todos os sintomas que eu sinto,estou no começo do tratamento,não vou desistir de mim, Deus preparou um médico e uma piscicanalista amorosos e eficiente.Gratiadão minha querida, Deus te abençoe ❤
Fico feliz que esta sendo bem cuidada, mas sempre digo que nenhum tratamento resolve por si próprio, temos sempre que, diariamente, melhorar nossa qualidade de vida, fazer exercício físico é fundamental. Tudo de bom pra vc Elisabete.
Vdd minha amiga triste 😢realidade e nossa que somos portadores dessa doença
Ellen querida, obrigada por esse vídeo esclarecedor. Quase que a totalidade dos sintomas que vc descreve eu tenho. Vou compartilhar com a família e amigos. Vão me entender melhor. E com os meus seguidores em geral. Tenho Parkinson há 14 anos com sintomas motores. E há 10 anos diagnosticada e tratando. Sou uma pessoa que tento manter meu alto astral andando sempre bem arrumadinha e de batom 💄 (fundamental para o espelho me dizer que não estou tão mal quento me sinto). Mas a dor, o corpo pesado e o cansaço muitas vezes me vencem. Toco piano, pinto, faço tricô. Isso ajuda um bocado. Gosto de sair com amigos para assistir espetáculos e ir a um barzinho ou restaurante. Mas como tenho várias limitações as vezes sinto que estou estragando um pouco a diversão deles. Essa é uma doença cruel onde necessitamos alguém com muito amor por nós ao nosso lado sempre. Sou abençoada por ter meu marido ao meu lado. Assim como tu tens. Se não, seria muito difícil suportar…
Maria Luísa fico feliz que você segue com toda sua força, não se entregando para o abismo que essa doença nos leva. Meus olhos enchem de lágrimas , estou orgulhosa de você e saiba que é também uma inspiração pra mim. Não somos vítimas, porém não temos como deixar de sentir como os sintomas nos afetam, somente nos que passamos por isso que entendemos, e isso me fez criar uma compaixão ainda maior por aqueles que não passam pelo que estamos passando, só quem passa sabe🙏
@ellen vic tenho parkinson a dois anos você poderia me passar o contato do seu neurologista? Estou sofrendo muito. Ninguém acertou comigo ainda 😢
Gostei muito de sua fala. Vou compartilhar. Estou em fase de diagnóstico kkk. Meu neuro passou o Prolopa pra ver se melhora os sintomas e confirmar a doença. Tenho muitas dores há muito tempo. Tremor na perna esquerda há 4 anos. Lentidão notável. Rigidez muscular notável. As mãos tremem as vezes. Há muito tempo problemas pra dormir. Irritabilidade e pouco de depressão. Me identifiquei muito com a fala da Ellen. Essa doença precisa ser mais esclarecida. Os próprios médicos evitam falar dela ainda, evitam tb dar um diagnóstico precipitado talvez.
Uma atitude que ajuda muito é se informar sobre DP e além do amor da família você ter pet aqui nós temos um gato o Tim Maia e uma gata Frida eles animam a gente
:) sua mensagem encheu meu coração de alegria. Você tem toda a razão em tudo que disse :) muito obrigada pelas dicas Domingos.
Boa tarde eu entendo que quanto mais conhecimento sobre a doença mas você tira de letra a curiosidade de outros no meu caso muitas pessoas achavam que eu tinha tido um AVC e até explicar eram elas
Tenho Parkinson a 6 anos, e falo aos familiares tudo que sinto e todos procuram informações sobre a doença. Obrigada pelo vídeo isso ajuda muito na conscientização e ajuda aos pacientes com Parkinson .
Isso é muito importante!
Parabens vc e uma pessoa exemplar,culta e muito informada com uma superação divina
Cara Ellen,
entendo muito bem o que você sente , temos quase a mesma idade ,eu convivo com isso desde os meus 17 anos, é tudo que você disse e muito mais , as pessoas não acreditam na gente quase todos os meus familiares me julgam como se a culpa desse quadro fosse minha, me chamam de preguiçoso e acomodado ,meu próprio pai me julga. minha mãe também tinha Parkinson e meus pais eram primos em primeiro grau.
Você é uma grande guerreira !!!
Agradeço a você e a todos que lutam diariamente pela vida dando voz ao que queremos expressar!!!
Obrigada pelas suas palavras 🙏
As pessoas não sabem quase nada sobre o Parkinson. Eu mesma só aprendi quando me vi nessa situação, por isso a importância da informação. Quanto mais entendermos sobre essa condição, mais podemos conscientizar as pessoas.
@@ellenvic.Nós diariamente aprendemos a lidar principalmente com as crises,mesmo com as medicações tenho que esperar passar para continuar o dia, nenhum dia é igual ao outro é um exercício diário de paciência, um bom truque que uso para amenizar as crises é conversar com alguém durante os episódios ,alguém que nos entenda pelo menos um pouquinho isso ajuda muito a amenizar o sofrimento que realmente como você fala no vídeo é muito forte estamos todos juntos nessa luta conte sempre com meu apoio!!!🙏
@@ManoloAzevedo você tem toda razão, obrigada por dividir sua experiência , isso ajuda muito e muito obrigada pelo carinho. Vamos nos falando 🌷
@@ellenvic. Fico feliz por ceder este espaço e poder contribuir um pouquinho ,também agradeço muito seu carinho,juntos somos mais fortes trocando ideias, vamos somando as experiências de cada um e podemos nos ajudar. Nada melhor que saber o que outro passa para melhor compreendermos o que cada um sente. Sim, vamos nos falando, a vida é muito linda e ao fazer tudo que nos dá alegria colorimos nossa existência, faça tudo que te der alegria ,porque alegria gera mais saúde e vida, também prolonga o efeito das medicações e diminui os períodos mais difíceis.🌻🌹🍀
Gostei do seu depoimento e bom saber que está melhor hj ...
Muito obrigada… espero que você esteja se cuidando muito bem também :)
Minha mãe tem Parkinson, e creio que nós família, não é que não temos paciência, é que nos sentimos tão revoltados de ver um familiar assim, tão chateados, que acabamos demonstrando raiva as xs, através da não aceitação da doença. Tento ter mta paciência, tento dar mto carinho , mas creio que a minha não aceitação ainda prejudica a relação. Preciso tentar aceitar a doença pra aprender a lidar com ela
Bom dia
Tenho a doença a 10 anos porém só há alguns meses recebi o diagnóstico certo, agora estou fazendo o tratamento, contudo, ajuda, porém as dificuldades ainda são muitas e quase sempre incompreendidas por muitas pessoas inclusive pelo empregador e até familiares..
Sim, entendo perfeitamente sua situação, sinto muito que isso aconteça com você e com a maioria das histórias que escuto. O foco tem que ser você agora, melhorando qualidade de vida, fazendo exercícios, pesquisando sempre e automaticamente o que for de fora, se encaixará.
A falta de informação e o que causa essas “injustiças “.
Siga forte em sua mente e focado na saúde 🙏
É meu amigo, te entendo bem! mas juntos somos mais fortes compartilhando nossas experiencias.
Trabalho maravilhoso o seu ❤❤ ajudando muito tantas pessoas …. Deve ser desafiador para você !!! Parabéns pela sua coragem !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bom dia Ellen sou um portador Parkinson estou tomando prolopa BD comecei com tratamento a 3 meses meu futuro e incerto devido a idade até momento sem dores
Ola Joao. Que bom saber que esta se cuidando e sem dores!!! Lembre-se de que a dieta mediterrânea eh uma das melhores que existem para uma vida longa e com qualidade e que exercícios físicos para quem tem Parkinson eh fundamental ! Tudo de bom pra vc e obrigada por compartilhar conosco seu comentário.
Sou técnico de enfermagem cuidadora de paciente com parkinson já estágio avançado. É bem difícil quando o próprio paciente não aceita o diagnóstico. As pessoas insistem que o paciente tem razão enquanto isso os sinais e sintomas vão se agravando. É triste realidade!!
Tenho parkinson sofro muito com os sintomas!O que mais dói é pensar que não família pessoas pensam que é frescura!Tenho dificuldade de engolir até os comprimidos!Dores,fadiga, depressão depressão!Estou sofrendo muito!
Vera Lúcia, lastimável mas é isso, a pior parte de tudo vem de onde a gente espera algo...que não vem. a 10 anos nenhuma das minhas irmãs, todas moram aqui, falam comigo. minha rede de apoio são os amigos e amigas que não me faltam. mas faça um exercício, procure entender seu corpo (a gente, eu pelo menos, nunca pensou nisso), vc vai ver um novo horizonte, entender coisas que a gente nunca pensou. Só uma coisa, se cuida, dores eu não sinto, acho que até abuso de suplementos como Omega3, Cálcio e B12 além de curtir fazer meus rangos, amo cozinha e no mais pensa bem, são 7 bilhões de pessoas nesse mundo, não deixe uma ou duas atazanarem sua vida. Abraço e força...
@@marcoaurelioalvesrattes6588 obrigada.
Amei suas orientações.
Eu tenho essa doença e realmente é assustador viver com ela .
Temos batalhas diárias e dificuldades constantes.
Mas eu vou lutar até o fim.
Obrigada pela mensagem.
Vou divulgar para muitas pessoas que eu conheço.
Fica com Deus
Fico feliz que vc não se entrega e lutara até o fim. Muitas pesquisas e testes, tratamentos, estão sendo feitos e espero que em breve tenhamos com mais segurança e certeza um tratamento inovador que acabe com a evolução da doença e até a cura 🙏 por enquanto o foco tem que ser na qualidade de vida, o mais saudável possível 🙏 além de uma mente positiva e cheia de fé
😊@@ellenvic.
excelente video. !!!! Mas meu Deus que medo que doença avassaladora . !!!!! convivi com meu pai durante 8 anos com parkinson era idoso faleceu por outro motivo, porem ando com tremore do lado esquerdo e fazendo exames para ver se é stress ou algo pior. estou com muito medo.
Olá bom dia muito obrigada pelo video tudo o q vc falou eu passo por isso é além d tudo o disperso d m marido
Parabéns pela coragem, que Deus lhe proteja e abençoe.
Tomo medicamentos, pois tenho desmaios( não é epilepsia).
E uma época fui tendo crises como vc destacou, mas mudamos os medicamentos parei de ter episódios característicos do Parkinson.
Ola Dudu. Obrigada por compartilhar sua situação. Também tive sintomas ruins com minha medicação, o que precisou ser ajustada e acredito que sera sempre assim, ajustando e se adaptando, porem quanto mais exercícios físicos eu faço e quanto mais me alimento melhor, de forma natural, sem açúcar, sem produtos industrializados, melhor eu fico, ate sem o uso de certas medicações.
@@ellenvic. vc sentia tontura e uma sensação de que ia cair ?
Olá! Como voce consegui melhorar? Estou sofrendo muito.
Boa tarde Elen
COMO FICOU BOA AMIGA HELEM
Obrigada por compartilhar.
Algum tempo atrás uns 10 anos acho , um policial em uma blitz me abordou e começou me agredir porque eu estava tremendo muito queria saber o que eu estava escondendo
Boa tarde eu também fui diagnosticado com parkson aos 53 anos se eu tivesse condições financeiras p fazer a cirurgia a de DBS e se DEUS permitir eu faria e voce porque nao faz a serugia se puder fala p nos obrigada e se DEUS quiser vamos vencer essa imfermidade tao terrivel DEUS e bom glória a DEUS
Oi Ellen!!!
Espero que esteja bem!!!
Ontem tive uma informação muito importante que pode ajudá-la assim como nossos companheiros de jornada,existe uma bactéria que a maioria de nós temos no estômago que se tratada adequadamente pode ajudar e muito na absorção da levodopa, consequentemente melhorando a qualidade de vida dos Parkinsonianos,é muito importante investigar,eu como muitos de nós tenho muitas falhas durante as 24 horas do dia ,sabe quando você toma a medicação e parece que não fez nenhum efeito,então isso pode ajudar no controle da doença. Beijo grande!!!
Eu fui diagnosticada com parkinson os meus sintomas são dificuldade na deglutição pois engasgo me muito tremores lado esquerdo desequilíbrios esquecimento e tendência para me inclinar para a frente pois tenho mau estar na coluna e muito cansaço
Meu esposo tem parkinson so agora fase agresividade confusão mental e dificil a gente ver a pessoa assim gostaria muitobem poder falarvcom vc para esclarecer alguns pontos ainda mas vc passou por essas fase obrigada pelo seu comentario ajuda muito a nós que precisamos ajydar nossos amados Deus te abençoe
Sinto muito pelo que estão passando. Sei o quanto é difícil. Eu mesma tive perda de memória e muita confusão mental, alem dos outros sintomas e o que me ajudou a melhorar muito foram atos simples como leitura, exercício físico diário, e uma alimentação balanceada, bem nutritiva, eliminando tudo que eu pude que poderia me atrapalhar ainda mais como alimentos industrializados, embutidos. Optei também por produtos de limpeza natural, pasta de dente e desodorante natural, etc….
Eu já fui pela própria família e amigos
Tenho parksonismo pos encefalico muita dor, incontinência, insônia até convulsão bracnestesia a 12 anos nesta luta
Que vídeo esclarecedor!
Meu marido é portador de parkinson,e sente quase tudo isso 😢
Olá Maria. Sinto muito mesmo pelo que você e seu marido estão passando. Sei o quanto é difícil. Obrigada pela sua mensagem. Logo teremos vídeos inéditos no canal :)
Tenho doença de Parkinson. Por favor, faça um vídeo sobre a verdadeira causa, desta doença, ou seja,o intestino inflamado, pelo glútem, e outros alimentos inflamatórios.
Obrigado.
Sei muito bem do vc está falando. conheço todos esse sintomas.
No começo meu paciente falava ,hoje em cada palavra que ele fala,eu entendo duas, triste
Nossa!
Finalmente encontrei uma pessoa que passa pelo mesmo problemas do parkson Dores muitas dores e tontura náuseas cansasso inexplicável tremor nem tanto porém o mais difícil é saber que a tendência é piorar como sobreviver à isso? Queria participar de uma terapia de grupo não sei se tem em minha cidade juiz de fora.
tenho parkson e sinto dores faciais direto minha visão fica afetada uma tontura terrível não consigo ter equilíbrio nem movimentar parece que tomei bebida alcoólica.
Eu estou desse jeito tbm, agora um neurologista disse que é parkinsonismo atípico vou fazer uma ressonância mas ele já passou prolopa estou tomando o remédio me dá muito enjôo
Desânimo total com essa doença. A fadiga, as dores, a insônia, as náuseas e os desequilíbrios desmotivam. Sair de casa é um tormento. Uma simples tarefa se torna um fardo 😢. Às vezes, até pensar, cansa 😢.
@@liasollua1170 Entendo perfeitamente seu desanimo. Ja sofri muito com todos esses sintomas, porem descobri na dor um jeito de aliviar alguns deles, que por mais difíceis que sejam, valeu meu esforço, muitas vezes nao querendo, fiz mesmo assim, como por exemplo:
Exercícios físicos: Manter-se ativa pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor. Exercícios como caminhadas, alongamentos e ioga podem ser benéficos.
Massagem: Massagens suaves podem ajudar a aliviar a rigidez muscular e a dor.
Técnicas de relaxamento: Praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou mindfulness, pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, aliviando a dor.
Mudanças na dieta: Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar os sintomas do Parkinson. Certifique-se de incluir alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como frutas, legumes e peixes ricos em ômega-3.
Calor e frio: O uso de compressas quentes ou frias pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez muscular.
Lembre-se sempre de discutir qualquer mudança no seu tratamento com um médico antes de implementá-la.
Espero que isso consiga lhe ajudar também :)
Eu não sabia que existia esse problema
Divino
Obrigada. Aos 73 descobri que estou com parkson, descobri com tremores na mao direita, ainda estou no inicio e tentando reagir.mas e dificil.
Tenho 51 anos,fui diagnosticada com parkinson,ah 5 anos, tenho feito tratamento com remédio,e faço Pilates, o meu maior problema é tremedeira,e equilíbrio, já caí várias vezes na rua, não sei mais o que faço, pois tenho que fazer tratamento particular pois o SUS demora muito, até pra um simples exame, agora tenho notado que estou engordando bastante, será que tem alguma coisa referente ao parkinson, já fiz dieta, Academia, caminhada e não consigo emagrecer,
Sofri muito quando descobri.
Doença tem afetado e muito o meu pai, infelizmente, tem tido alucinações e a ansiedade tem sido difícil
Oi Eelen nos conhecemos em São Paulo na clínica
Fui diagnosticada com Doença de Parkinson à quatro meses. Está sendo bastante complicado enfrentar esse problema .
O parkinson foi avassalador na minha vida,mas não deixo ele me vencer ❤
É realmente um doença muito cruel. Parabéns pela forca de nao se deixar vencer!!!!
Como vc superou as crise qual foi tratamento
Cada dia da minha vida procuro adaptar hábitos saudáveis, desde alimentação saudável, exercícios físicos e muito estudo sobre o poder que temos dentro de nos. É uma jornada, cada dia o seu dia. Focar em cada dia me ajudou a controlar a ansiedade e a controlar o estresse e desanimo. Sem esses hábitos saudáveis, nenhum tratamento vence por si próprio.
Como voce se sente hoje em relação a estes sintomas
Boa tarde 😢
Boa Noite meu Esposo tem parksom a 19 anos tá muito triste vê ele hoje ele têm muito Tremores na Língua os Tremores já começo no braço passo pra s perna agora ta na Língua não sei o que é mais triste de vê hoje ele não caminha mais porque não temos condições de pagar fisioterapia pra ele não conseguimos pelo sus.
E desse jeito
Sinto que quando vou no médico do SUS não temos atenção e nem tempo pra conversar e tirar duvidas,tenho Parkson a 7 sete anos tomo todos os remédios que me passam mas tem horas que vem desanimo,baixo astral sinto que sou observado pelas pessoas por causa do tremor,tenho vontade de participar de uma associação que pudesse ouvir outros Neuros falar das novidades de remédio,mas é muito dificil,espero que Deus tenha misericórdia de nós que necessitamos do tratamento,e assim vencer está doença terrivel,Deus te abençoe....
Se vc for de sp tem uma associação de pacientes com Parkinson. Mas tem que ter encaminhamento de um neuro especialista. O que a anos não consigo. Todos que passo falam que é de tudo menos Parkinson oi pior coisa da minha cabeça.
Eu tenho parkson a nais de 7 anos, está muito difícil de conviver com a doença. Sinto muitas dores , crises fortíssima, tenho travamento dos membros, não consigo me virar na cama. Tem momentos que eu não tenho crise nenhuma, aproveito este momento para tomar banho, escovar os dentes , tomar banho. Essa doença é bem desafiadora e muito triste 😢
O que causa isso?
Como você melhorou da doença?
Boa tarde Ellen tenho doença de parkinson também como faço para ter informação sobre o tratamento com dtr Marc Abreu sera que vc pode me ajudar se possível te agradeço
olá @vilmarassis502 :) claro que sim, segue o contato da equipe dessa clínica para se informar , Estados Unidos: +1 203 572 2001
Existem também outros tipos de tratamento, como a Neuromodulação nao invasiva, disponível no Brasil. Fizemos um video com a neurologista, caso você queira saber mais sobre esse tratamento também.
@@ellenvic. obrigado Ellen vou ver o vídeo sim Deus abençoe sempre
Meu Marido foi diagnosticado com alzheimer e 1 ano depois com parkinson e seguiu tomando as duas medicações, acho que diante das suas revelações Ele teve só o parkinson e foi confudido com alzheimer. Faleceu a 4 anos.
O pior eh que isso acontece muito… sinto muito por terem passado por isso. E você, como esta?
Claro que tudo isso dentro de ética e legalidade
Em todos eles vem os ingredientes mas não sabemos analisar, o que você acha?
Meu marido sofre de parkinson e ausaime tem dose ano. Que Vevi em tratamento e
O lado sentimental..afeto..tbm fica modificado no portador de.Parkinson?
Olá Elci ! Sim, a doença de Parkinson pode afetar a parte emocional e afetiva, causando depressão, ansiedade e apatia.
Para ajudar na qualidade de vida e bem-estar, portadores de Parkinson podem e devem praticar exercícios físicos regulares, fazer fisioterapia e fonoaudiologia. realizar atividades cognitivas. Importante também uma alimentação saudável, utilizar terapias ocupacionais. praticar relaxamento.
Manter uma rotina estruturada.
Participar de grupos de apoio.
Manter-se socialmente ativo.
Isso tudo ajuda a controlar todos os sintomas. :)
bom dia vc ainda toma alguma medicação
Bom dia 😊 sim, tomo levodopa todos os dias.
Obrigada querida eu tenho Parkinson.
Verdade tudo o que você falou
Gostaria de deixar uma sugestão
Vi que você é vaidosa como eu tb sou
Sei que muitos cosméticos, produtos para cabelo, enfim, produtos de beleza possuem ingredientes que podem sem neurotóxicos ! Sugiro que você faça uma live sobre isso, contratando um químico para consultar as diversas marcas( LOCCITANE, Ana Pegova, Keune, Avon, natura)
Ola Ana Maria, agradeço muito sua sugestão e farei o meu melhor para providenciar esse conteúdo que eh muito importante também. Obrigada novamente.
@@ellenvic. obrigada pelo retorno
Fico no aguardo, realmente é importantíssimo
Fui diagnosticada com DP há 4 meses, estou muito assustada 🙏🏼
@@ellenvic. você acha que vale a pena fazer a terapia do dr Marc?
Sensacional a sua sugestão. Eu usei por 20 anos, hena em pó, por ser alérgica a tintura para cabelo (e a alguns cosméticos, pois tenho rosácea). Já me disseram que a hena possui metais pesados que poderiam provocar doenças neurológicas. Será que minha DP tem a ver com a hena? Também sou muito vaidosa. É mesmo tendo os sintomas motores da DP há 14 anos e diagnóstico há 10 anos, com a ajuda de meu marido (um anjo em minha vida) ando sempre bem arrumada e maquiada. Faz bem pra minha autoestima. Essa sua sugestão de live COSMÉTICOS x DP vai ser muito importante. @EllenVic você topa ir atrás disso pra nós? Os homens também usam produtos para barba, cabelo, corpo. Favor incluís seus cosméticos.
@@marialuisaavello3211 oi Maria Luísa boa tarde! Como você está , perdeu autonomia 🥲🥲🥲🥲
Meu Deus ilumine os cientistas para desenvolver um medicamento que restaure nossos neurônios, nosso SNC🙏🏻🙏🏻
Eu tenho 39anos e tenho Parkinson é muito difícil se aceitar a doença
Boa noite, qual é a melhor forma de suavizar a dor...?
A melhor forma pode variar de pessoa para pessoa. Geralmente, é importante trabalhar em conjunto com um médico especializado para desenvolver um plano de tratamento personalizado, que pode incluir medicamentos, terapia física, ocupacional e outras intervenções.
Abaixo algumas estratégias que podem ajudar a suavizar a dor do Parkinson:
Exercícios físicos: se manter ativo pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor. Exercícios como caminhadas, alongamentos e ioga podem ser benéficos.
Massagem: massagens suaves podem ajudar a aliviar a rigidez muscular e a dor.
Técnicas de relaxamento: praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou mindfulness, pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, aliviando a dor.
Mudanças na dieta: uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar os sintomas do Parkinson. Recomendam incluir alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como frutas, legumes e peixes ricos em ômega-3.
Calor e frio: O uso de compressas quentes ou frias pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez muscular.
O importante é sempre de discutir qualquer mudança no seu tratamento com um médico antes de implementá-la.
Meu marido e ignorado , por ter parkinson , ja disseram que era bebado muito triste
Sou parkinsoniano precoce...a falta de sono me mata..nossa senhora
Tomo Quetiapina de 100mg, e consigo dormir
COMO VOCE FICOU BOA AMIGA
Vou fazer 70 anos, fui diagnosticado com DP, comecei tomando PISA, 0375, agora a médica receitou 1,5, melhorou um pouco o tremor na mão direita, disse que eu tenho que fazer bastante musculação para fortalecer, sou saxofonista, estudo e toco bastante , durante duas ou tres horas, fico tenso as vezes...tomo vinho regularmente, ainda não tenho outras complicações, na tomografia, que fiz, e mostrei para dois médicos, apareceu perda de massa branca no cérebro, isso tem algo haver , pois por enquanto só um dos quatro médicos que consultei falou que é DP...
🎉🎉😢😊
Oi e u tenho par so
Bom dia td bem? Meu esposo foi diagnosticado, 😭😭tenho muito medo, pois ele está se escondendo, e o sono dele é complicado, tem dias q tenho vontade de sair da cama pois ele se bate demais,
apesar da nossa idade temos duas meninas 19 e 17 anos.
Bom dia Rebecca :) Essa situação da insônia, assim também com as dores que essa doença causa, é realmente agonizante. Eu me identifico porque sofri muito com esses sintomas anos atrás e isso não afeta somente quem tem o parkinson mas também com quem convive com quem tem. Nesse meu processo com o parkinson, aprendi que todos os sintomas devem ser discutidos com o medico e que é fundamental não depender somente da medicação, que devem sempre ser ajustadas com o medico neurologista de acordo com o que esta passando , como também fazer exercícios físicos e terapias para controle da ansiedade e alimentação adequada, se possível elaborada por um nutricionista bem indicado e de preferência que conheça sobre essa doença. São muitas tarefas a serem aplicadas na vida de quem tem parkinson, mas estudam revelam que essa insônia e dores, agitação, tremor e outros sintomas podem ser controladas unindo todas essas tarefas e assim facilitar para todos que acompanham esse dia a dia. Você comenta também a respeito do medo, eu aprendi a me libertar do medo quando passei a entender melhor sobre os sintomas e sobre a doença e consequentemente aplicando na minha rotina as sugestões para uma melhor qualidade de vida, como comentei acima. É muita dedicação mesmo, mas com isso estou controlando bem o progresso da doença. Lembrando que cada paciente sente sintomas de forma diferente e nem todos sentem os mesmos, por isso ir se adaptando é o melhor caminho. Se socializar é também essencial, mas para ele fica realmente mais difícil ate mesmo devido a falta de produção correta da dopamina no cérebro, que por consequência perde a motivação. Existem grupos de apoio, com pessoas que passam pelo que estamos passando e muitos se reunem pessoalmente para terem essa socialização. Vale a pena procurar algo assim perto de vocês ou até mesmo online. Sao aproximadamente 10 milhões de pessoas no mundo que sofrem com essa doença, não estamos sozinhos, não tenham medo. Espero que essas dicas possam lhes ajudar de verdade, para isso temos que mudar nossos hábitos na nossa rotina.
Obrigada. Tudo que eu sinto. Dificuldades de deglutição. Vergonha de comer fora. Falta de compreensão com respeito a dor. Tremor causa vergonha. Muito desafiador.
.ah sim ando esquecida tambem tenho 73 anos😅
Já min perguntaram se eu estava drogada
Eu fui parar o hospício hospital psiquiátrico por causa do Parkinson
Meu pai tem parkinson
EH
O que te faltou foi vitaminas do complexo B, sal marinho integral sem antiumectantes na comida, pantocler, cálcio e magnésio, e ,se vc usa tinta no cabelo, tem que parar por causa do chumbo
Desculpe mas você não sofre de Parkinson.
Ola Dalila, diante esse seu comentário, acredito que você ja deve ter tido experiência dolorosa a respeito dessa doença. Eu fui diagnosticada nos meus 44 anos de idade e estou ciente que atualmente as opções que temos em tratamentos, tanto quanto as opções em medicamentos são bem maiores do que anos atrás, o que ajuda no controle do progresso da doença e seus sintomas. Assim que descobri, com a ajuda do meu marido, fomos logo atrás de tratamentos que pudessem aliviar o que eu sentia. Desde então, venho me cuidando cada vez mais usando todas as opções que vejo favoráveis para meus sintomas e isso inclui também o autoconhecimento. Esse processo me ensinou que meu sofrimento pertence a mim e aprendi a lidar diante adversidades da vida com fé, focada na saude, na solução e não no problema. Cada paciente tem uma trajetória diferente com o Parkinson e respeitar a história de cada um, mesmo que diferente da minha, faz parte da minha vida. Desejo que Deus receba suas palavras de não sofrimento não somente a mim como também a todos que precisam, porque eu as recebo. Muito obrigada!
E muito lento