Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas | Aulas USP Anotações Aula com: Profº Marcus Sacrini Ferraz Objetivos e métodos 1- A formação em humanas favorece entre outros tópicos a autonomia intelectual e o espirito crítico. 2- Alguém com raciocínio crítico não aceita passivamente as informações ou opiniões, não se deixa levar por argumentos de autoridade, ou quaisquer outros, sem conferir sua validade fundamentada em argumentos lógicos e factuais. 3- Alguém formado com espírito crítico é capaz de remeter os principais tópicos e doutrinas da sua área de atuação às fontes de legitimação. Por que é assim? A pessoa bem formada é capaz de entender a origem e o conceito do argumento e pode, com algum esforço técnico avaliar se é forte ou fraco etc. 4- Não aceitar passivamente as ideias e argumentos com os quais nos defrontamos, mas na medida do possível, com as condições reais, ser capaz de explicitar a coerência interna e a montagem lógica do que está sendo apresentado. 5- Autonomia intelectual sinaliza que a pessoa tem a capacidade de avaliar de modo racional as variantes teóricas de sua área de atuação e é capaz de escolher diante de situações diversas qual esquema teórico aplicar e porque esse conceito se aplica melhor a essa situação etc. Qual argumento montar ou como construir uma objeção etc. 6- Assimilar certos parâmetros argumentativos de pensamento e pode agir autonomamente por meio deles. 7- Autonomia intelectual é essa ideia de avaliar as possibilidades teóricas disponíveis diante das circunstâncias e contribuir para ao avanço de algumas delas. 8- Há maneira especificas de seguir na formação acadêmica que favorecem a autonomia intelectual e a contribuição para o avanço das teorias disponíveis. 9- Essas capacidades não brotam espontaneamente apenas por realizar uma graduação ou curso, devem ser desenvolvidas com métodos e maneiras específicas de estudar. 10- O desenvolvimento dessas habilidades exige treino constante e específico. 11- Essas habilidades não se desenvolvem homogeneamente entre os estudantes o que causa muitas dificuldades e prejuízos na formação do aluno. 12- O desenvolvimento do senso crítico e da autonomia intelectual se dará gradualmente durante os estudos dos alunos que aplicam os métodos mais adequados para a realização das atividades corriqueiras da graduação. 13- É necessário treinar metodicamente as habilidades fundamentais para a formação acadêmica durante o exercício quotidiano da própria formação. 14 - Entre as habilidades precípuas da formação em humanidades, a serem desenvolvidas, estão: a leitura, a escrita e a comunicação oral.
Todo conteúdo de qualquer faculdade tem disponivel na internet. A unica e exclusiva vantagem que a universidade te dá é um diploma no final. Coisa que para algumas profissões ja tem perdido o valor
@@derwolfapc pior que é. Só entrar no site do curso que lá tem o PDF com mapa da disciplina. 🕊️ Mas não tem a estrutura, por exemplo o que deve se ler de cada livro, texto, etc. Talvez com auxílio de IA...
Passei no vestibular da Univesp deste ano, cursarei Letras, e estou aqui para aprender a aprender com os melhores! Amando este canal, parabéns á todos os envolvidos!!
Leitura, escrita e expressão oral são capacidades preponderantes nas Humanidades. Se formar é ler textos e aprender a escrever. Deste modo, o vídeo apresenta alguns caminhos possíveis para o aperfeiçoamento de técnicas de leitura e de escrita, baseadas em espírito crítico e autonomia intelectual. Recomenda-se o exercício de tais técnicas no fazer acadêmico corriqueiro.
Meu amigo, faço doutorado em Bioinformática na USP, e é impressionante como a habilidade de leitura academica é ignorada na tradição biomédica. Há dicas, truques e afins, e muito conhecimento tácito. Mas pouco, ou quase nenhum, método. Talvez por que o campo seja pouco baseado, historicamente, em ler textos. Há um foco maior em experimentação. Sinto que tenho um déficit de método em minha interação com textos e afins. Pela introdução magistral, já agradeço por esse curso. Parabéns e muito obrigado!
Excelente aula! Maravilhoso curso! Indico para todos os que, como eu, buscam o conhecimento com o método científico depois de ter sofrido muito com a recepção instintiva! Este professor tem uma densidade conceitual incrível. Gratidão!
Aula ótima! Excelente lembrete: passar na avaliação formal " modo 5" não garante pensamento crítico. Modo de estudar..." outro modo de fazer; fazer diferente - com técnica ".
Fui aluno do Sacrini em duas disciplinas. Suas aulas são sempre muito claras, bem organizadas, mesmo quando os temas são muito complexos. Devo a ele os rudimentos da Fenomenologia, sem os quais jamais poderia ter lido, depois, de maneira significativa autores como Sartre, Merleau-Ponty e Heidegger. Além disso, devo a ele uma relação mais significativa com as minhas leituras no que diz respeito à argumentação, à análise de argumentos. Uso até hoje (e às vezes, como professor, até ensino) algumas técnicas para identificação de premissas, conclusões, inferências etc. Que bom que pelo menos uma pequena parte do trabalho dele está disponível a mais pessoas! Uma pena, no entanto, que a câmera talvez o tenha inibido um pouco, porque ele é muito engraçado em aula.
Que coisa maravilhosa ter o conteúdo desta disciplina disponível. Iniciei presencialmente na primeira turma desta disciplina e tive que trancar o curso. É uma honra poder ter esse conteúdo por aqui!!!! Obrigada
Olá, gostaria de saber se por um acaso este canal dispõe das bibliografias utilizadas pelos professores ou quem sabe o programa da disciplina. Obrigada desde já ! Excelente Canal ! parabéns ! Viva a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade !
se eu tivesse tido esta disciplina durante o início da minha graduação (interrompida) em Filosofia na UFPR, eu não teria fugido do curso no segundo semestre.
Toda vez que o professor diz “Vamos marcar no esquema” uma lágrima desce aqui. Como eu faço para arranjar um esquema daquele sempre mencionado no vídeo?
"PASSAR NA AVALIAÇÃO FORMAL NÃO É A PROVA DE QUE O ALUNO OBTEVE UM ESPIRITO CRÍTICO E AUTÔNOMO" ISSO ESTÁ COMPROVADO COM O SENHOR MINISTRO DA EDUCAÇÃO WEINTRAUB USPIANO E OLAVETE DE CARTEIRINHA
בס״ד B’’ D, בְּסִיַּעְתָּא דִּשְׁמַיָּא Besiyata Dishmaya, “7. Si bien hicieres, ¿no serás ensalzado? y si no hicieres bien, el pecado está á la puerta: con todo esto, a ti será su deseo, y tú te enseñorearás de él.” Génesis 4; “10. Y verán todos los pueblos de la tierra que el nombre de Jehová es llamado sobre ti, y te temerán.” Deuteronomio 28; y “22. Y llamándolos Josué, les habló diciendo: ¿Por qué nos habéis engañado, diciendo, Habitamos muy lejos de vosotros; una vez que moráis en medio de nosotros?” Josué 9, Biblia en castellano Reina-Valera 1909. תוּמִים Tumin, אוּרִים Urim, ‘Adonoi’, ‘Elohim’, ‘Y H V H’, ‘Misericordioso’, “Inspira-nos para que possamos compreender e discernir, perceber, aprender e ensinar, Observando, fazendo e cumprindo amorosamente as instruções de ‘Tua Torá’” Coleção Judaica, 1967 “Que D'us te abençoe e te guarde! Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)! Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!” yevarechecha ‘Elohim’ veyishmerecha, יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ Besiyata Dishmaya, בְּסִיַּעְתָּא דִשְׁמַיָּא barukh shem kevod malkhuto le-olam va-ed בָּרוּךְ שֵׁם כְּבוֹד מַלְכוּתוֹ לְעוֹ
As exatas já tem esse comportamento, os estudantes que não tem dificilmente se criam, pois é impossível você ler um livro de matemática de forma séria sem utilizar lápis e papel salvo raríssimas exceções de estudantes que conseguem entender tudo só ouvindo ou lendo.
@@Тараравумва hehe, eu faço matematica. Digo isso pq: 1) Seria bom o pessoal de exatas assistir isso pra entender que nao basta saber ler pra fazer humanas, e me pouparia de um monte de discursao rasa e chata com gente que acha q nao existe ciencias humanas. 2) O uso de papel e caneta de muita gente eh para aprender a fazer as contas, passar na prova e esquecer, ja me cansei de ver isso, e essa atitude nao reflete estudo serio. Tanto que eh normal gente chegar no terceiro semestre e desistir, pois nao consegue mais acompanhar, pois nao veem mais sentido no q estudam. No fim do meu terceiro semestre tinham sobrado 5 pessoas de uma turma de 32! 3) Vou ficar satisfeita quando ver maioria dos colegas querendo discutir conteudo no tempo livre, ou se interessando por coisas alem do conteudo, como filosofia da matematica.
@@MeltingIcecapsDrawmybabyUps falou bem, objetivo é só passar não existe o amor ao conhecimento, filosofia prega isso, claro q não basta se formar em filosofia q vc será um filosofo critico, muito pelo contrario, acredito que não dá para ser critico só dentro das paredes das universidades, e depois dentro sala de aula ou laboratorio, ser critico é uma postura para vida, você é o universo, mundo está a sua volta, informações, acontecimento estão por todo lado, isso é uma habilidade a ser ensinada após ser aprendida, ficar só para si, dura pouco a maioria, vai seguir oposto.
@@MeltingIcecapsDrawmybabyUps top!! Me too stady math!! E sei que é dificil conversar com colegas e professores ideias filosoficas qye fundamentam as teorias de aprendizagem e ouyrtas coisaas!
Muitos professores universitários tradicionais ainda fazem isso... Entendem que não deve haver espaço para improvisos. Eu não concordo, mas existe isso.
Não, isso é algo muito tradicional, ele não está lendo, mas vendo alguns pontos q deve falar no instante e o que virá logo depois. Não há espaço para improviso, é necessário seguir de maneira rígida os pontos principais, pois uma aula longa não pode se tornar ainda mais longa
Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas | Aulas USP
Anotações
Aula com: Profº Marcus Sacrini Ferraz
Objetivos e métodos
1- A formação em humanas favorece entre outros tópicos a autonomia intelectual e o espirito crítico.
2- Alguém com raciocínio crítico não aceita passivamente as informações ou opiniões, não se deixa levar por argumentos de autoridade, ou quaisquer outros, sem conferir sua validade fundamentada em argumentos lógicos e factuais.
3- Alguém formado com espírito crítico é capaz de remeter os principais tópicos e doutrinas da sua área de atuação às fontes de legitimação.
Por que é assim? A pessoa bem formada é capaz de entender a origem e o conceito do argumento e pode, com algum esforço técnico avaliar se é forte ou fraco etc.
4- Não aceitar passivamente as ideias e argumentos com os quais nos defrontamos, mas na medida do possível, com as condições reais, ser capaz de explicitar a coerência interna e a montagem lógica do que está sendo apresentado.
5- Autonomia intelectual sinaliza que a pessoa tem a capacidade de avaliar de modo racional as variantes teóricas de sua área de atuação e é capaz de escolher diante de situações diversas qual esquema teórico aplicar e porque esse conceito se aplica melhor a essa situação etc. Qual argumento montar ou como construir uma objeção etc.
6- Assimilar certos parâmetros argumentativos de pensamento e pode agir autonomamente por meio deles.
7- Autonomia intelectual é essa ideia de avaliar as possibilidades teóricas disponíveis diante das circunstâncias e contribuir para ao avanço de algumas delas.
8- Há maneira especificas de seguir na formação acadêmica que favorecem a autonomia intelectual e a contribuição para o avanço das teorias disponíveis.
9- Essas capacidades não brotam espontaneamente apenas por realizar uma graduação ou curso, devem ser desenvolvidas com métodos e maneiras específicas de estudar.
10- O desenvolvimento dessas habilidades exige treino constante e específico.
11- Essas habilidades não se desenvolvem homogeneamente entre os estudantes o que causa muitas dificuldades e prejuízos na formação do aluno.
12- O desenvolvimento do senso crítico e da autonomia intelectual se dará gradualmente durante os estudos dos alunos que aplicam os métodos mais adequados para a realização das atividades corriqueiras da graduação.
13- É necessário treinar metodicamente as habilidades fundamentais para a formação acadêmica durante o exercício quotidiano da própria formação.
14 - Entre as habilidades precípuas da formação em humanidades, a serem desenvolvidas, estão: a leitura, a escrita e a comunicação oral.
Seu comentário nos fará aproveitar mais ainda essa aula. Agradecida.
Muito obrigada por compartilhar! Essa síntese dos principais pontos da aula foi muito útil.
Sonho um dia estudar na USP, mas enquanto esse dia não chega, fico me deslumbrando com essas aulas do canal.
Vai se preparando que vc vai passar irmãozinho. Tenha foco que vai dar certo
Mano estuda bastante, meu amigo sobhava em passar, tentou por 3 anos e por fim passou, sempre orei por ele e ajudava no que fosse possível!
Todo conteúdo de qualquer faculdade tem disponivel na internet. A unica e exclusiva vantagem que a universidade te dá é um diploma no final. Coisa que para algumas profissões ja tem perdido o valor
@@derwolfapc pior que é. Só entrar no site do curso que lá tem o PDF com mapa da disciplina. 🕊️
Mas não tem a estrutura, por exemplo o que deve se ler de cada livro, texto, etc. Talvez com auxílio de IA...
Vou viver neste canal! Muito obrigado!
Passei no vestibular da Univesp deste ano, cursarei Letras, e estou aqui para aprender a aprender com os melhores! Amando este canal, parabéns á todos os envolvidos!!
Leitura, escrita e expressão oral são capacidades preponderantes nas Humanidades. Se formar é ler textos e aprender a escrever. Deste modo, o vídeo apresenta alguns caminhos possíveis para o aperfeiçoamento de técnicas de leitura e de escrita, baseadas em espírito crítico e autonomia intelectual. Recomenda-se o exercício de tais técnicas no fazer acadêmico corriqueiro.
Estou aqui buscando essa capacidade. Valeu.
Meu amigo, faço doutorado em Bioinformática na USP, e é impressionante como a habilidade de leitura academica é ignorada na tradição biomédica.
Há dicas, truques e afins, e muito conhecimento tácito. Mas pouco, ou quase nenhum, método.
Talvez por que o campo seja pouco baseado, historicamente, em ler textos. Há um foco maior em experimentação.
Sinto que tenho um déficit de método em minha interação com textos e afins.
Pela introdução magistral, já agradeço por esse curso.
Parabéns e muito obrigado!
Acho que é ignorada nas faculdades em geral, inclusive nas de Humanas (embora menos) mas esse curso visa suprir essa lacuna.
Vendo esse curso para melhorar meus acertos nas questões de linguagem do enem.
Rapaz, sei nem o que dizer!!!! Se eu tivesse tido um professor desse (assim como os demais que estão dando esse curso) eu estava era na NASA, hoje!
Esse curso é muito bom. Seria de grande ajuda se tivesse um certificado de conclusão ao fim. Eu poderia usar como horas complementares na faculdade.
USP ❤❤❤❤❤Aulas que mudaram minha vida. Saudade.
Esse canal é maravilhoso. Obrigada, obrigada, obrigada!!!!
Voz tão boa de ouvir!, quero esse Professor na minha faculdade 😊🙏
Excelente aula! Maravilhoso curso! Indico para todos os que, como eu, buscam o conhecimento com o método científico depois de ter sofrido muito com a recepção instintiva! Este professor tem uma densidade conceitual incrível. Gratidão!
USP, obrigado por tudo ...
Melhor conteúdo !
É um grande privilegio poder assistir a estas aulas! Muito obrigada.
Gratidão aqui de Pinhais-PR. Abraços a todos!
Aula ótima! Excelente lembrete: passar na avaliação formal " modo 5" não garante pensamento crítico. Modo de estudar..." outro modo de fazer; fazer diferente - com técnica ".
assistir na velocidade 1,25 ajuda mto. Prof. excelente.
Eu assisti em 1,5 hehe
Tô fascinado pelo professor e esse material disponibilizado. Adorei!
Só vou ter essa cadeira próximo semestre, mas já me interesso muitíssimo. Obg pelos vídeos
Sempre achei métodos uma disciplina dificil. Mas essa aula está muito clara.
Fui aluno do Sacrini em duas disciplinas. Suas aulas são sempre muito claras, bem organizadas, mesmo quando os temas são muito complexos. Devo a ele os rudimentos da Fenomenologia, sem os quais jamais poderia ter lido, depois, de maneira significativa autores como Sartre, Merleau-Ponty e Heidegger. Além disso, devo a ele uma relação mais significativa com as minhas leituras no que diz respeito à argumentação, à análise de argumentos. Uso até hoje (e às vezes, como professor, até ensino) algumas técnicas para identificação de premissas, conclusões, inferências etc.
Que bom que pelo menos uma pequena parte do trabalho dele está disponível a mais pessoas! Uma pena, no entanto, que a câmera talvez o tenha inibido um pouco, porque ele é muito engraçado em aula.
Que coisa maravilhosa ter o conteúdo desta disciplina disponível. Iniciei presencialmente na primeira turma desta disciplina e tive que trancar o curso. É uma honra poder ter esse conteúdo por aqui!!!! Obrigada
Nossa, que aula deliciosa! Obrigada.
Ótima aula, sou aluno univesp e gosto muito das aulas desse professor
Espetáculo!!!
Grande Sacrini, você é e sempre foi fera. To aprende do muito contigo!!! Abração
Excelente
Tudo o que eu procurava!
Adorei à aula e o canal é incrível.
Obrigada!! Excelente aula.
Eu amo um canal!
Já gostei desse canal ☺️
Nossa q aula. Aprendi e muito.
USP conte comigo pra tudo
Parabéns pela iniciativa.
Parabéns, obrigada e grata 😁❤
Olá, gostaria de saber se por um acaso este canal dispõe das bibliografias utilizadas pelos professores ou quem sabe o programa da disciplina. Obrigada desde já ! Excelente Canal ! parabéns ! Viva a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade !
Oi, Luana. Aqui você encontra essas infomações: uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=FLF0506 :D
Muito bom
se eu tivesse tido esta disciplina durante o início da minha graduação (interrompida) em Filosofia na UFPR, eu não teria fugido do curso no segundo semestre.
to apaixonado
Boa tarde professor
Eu estudo serviço social ❤
aula pika
Toda vez que o professor diz “Vamos marcar no esquema” uma lágrima desce aqui. Como eu faço para arranjar um esquema daquele sempre mencionado no vídeo?
Os videos a partir do quarto estão bloqueados, eles serão liberados?
Um norte
Será que algum aluno da USP não consegue disponibilizar esses arquivos para quem não é Uspiano?
Já está disponível. Se está aqui o conteúdo é pq já está disponível.
uspiano é meu zolvo
Queria minha barba desse jeito
Olá, boa tarde! Existe algum guia de estudo dessas aulas em PDF?
No sistema da USP
Onde?
@@sempreotario6100 pra quem não tem acesso há outra forma?
@@araujo0205 Acho que só acompanhando com a bibliografia
Vi. Bom.
Viva Guthemberg, pois!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
👍
"PASSAR NA AVALIAÇÃO FORMAL NÃO É A PROVA DE QUE O ALUNO OBTEVE UM ESPIRITO CRÍTICO E AUTÔNOMO" ISSO ESTÁ COMPROVADO COM O SENHOR MINISTRO DA EDUCAÇÃO WEINTRAUB USPIANO E OLAVETE DE CARTEIRINHA
בס״ד
B’’ D,
בְּסִיַּעְתָּא דִּשְׁמַיָּא
Besiyata Dishmaya,
“7. Si bien hicieres, ¿no serás ensalzado? y si no hicieres bien, el pecado está á la puerta: con todo esto, a ti será su deseo, y tú te enseñorearás de él.” Génesis 4;
“10. Y verán todos los pueblos de la tierra que el nombre de Jehová es llamado sobre ti, y te temerán.” Deuteronomio 28; y
“22. Y llamándolos Josué, les habló diciendo: ¿Por qué nos habéis engañado, diciendo, Habitamos muy lejos de vosotros; una vez que moráis en medio de nosotros?” Josué 9, Biblia en castellano Reina-Valera 1909.
תוּמִים
Tumin,
אוּרִים
Urim,
‘Adonoi’, ‘Elohim’, ‘Y H V H’, ‘Misericordioso’,
“Inspira-nos para que possamos compreender e discernir,
perceber, aprender e ensinar,
Observando, fazendo e cumprindo amorosamente as instruções de ‘Tua Torá’” Coleção Judaica, 1967
“Que D'us te abençoe e te guarde! Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)! Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!” yevarechecha ‘Elohim’ veyishmerecha, יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ Besiyata Dishmaya, בְּסִיַּעְתָּא דִשְׁמַיָּא barukh shem kevod malkhuto le-olam va-ed בָּרוּךְ שֵׁם כְּבוֹד מַלְכוּתוֹ לְעוֹ
👀
minha carta... 😂🤣😉😎😜😜
Na thumbnail achei que era o Gregório Duvivier
So discordo radicalmente de um ponto, as exatas tambem deviam ouvir isso.
As exatas já tem esse comportamento, os estudantes que não tem dificilmente se criam, pois é impossível você ler um livro de matemática de forma séria sem utilizar lápis e papel salvo raríssimas exceções de estudantes que conseguem entender tudo só ouvindo ou lendo.
@@Тараравумва hehe, eu faço matematica. Digo isso pq:
1) Seria bom o pessoal de exatas assistir isso pra entender que nao basta saber ler pra fazer humanas, e me pouparia de um monte de discursao rasa e chata com gente que acha q nao existe ciencias humanas.
2) O uso de papel e caneta de muita gente eh para aprender a fazer as contas, passar na prova e esquecer, ja me cansei de ver isso, e essa atitude nao reflete estudo serio.
Tanto que eh normal gente chegar no terceiro semestre e desistir, pois nao consegue mais acompanhar, pois nao veem mais sentido no q estudam. No fim do meu terceiro semestre tinham sobrado 5 pessoas de uma turma de 32!
3) Vou ficar satisfeita quando ver maioria dos colegas querendo discutir conteudo no tempo livre, ou se interessando por coisas alem do conteudo, como filosofia da matematica.
@@MeltingIcecapsDrawmybabyUps falou bem, objetivo é só passar não existe o amor ao conhecimento, filosofia prega isso, claro q não basta se formar em filosofia q vc será um filosofo critico, muito pelo contrario, acredito que não dá para ser critico só dentro das paredes das universidades, e depois dentro sala de aula ou laboratorio, ser critico é uma postura para vida, você é o universo, mundo está a sua volta, informações, acontecimento estão por todo lado, isso é uma habilidade a ser ensinada após ser aprendida, ficar só para si, dura pouco a maioria, vai seguir oposto.
@@Тараравумва acho que nao foi isso que elw quiz dizer...
@@MeltingIcecapsDrawmybabyUps top!! Me too stady math!! E sei que é dificil conversar com colegas e professores ideias filosoficas qye fundamentam as teorias de aprendizagem e ouyrtas coisaas!
🕴
Eu pensei que todos os docentes da USP, usassem terno e gravata.
Vc é o Rabino Dudu?
Caco Ciocler???🤯
Alguém aqui também faz EAD?
Sim! Já fiz presencial e agora ead
10 anos professor? Pegou pesado kkk
Pessoal de exatas sofre um cadinho kakakak
Gostei do professor, mas nao sei porque nao consigo assistir, parece que ele fala pausadamente demais e isso me deixa um pouco ansiosa.
Kkkkkkkk morto com a resposta
@Paulo Vitor Gomes Lacerda Resposta objetiva.
Apressadinhos não aprendem eficientemente.
Bela barba. (Y)
Uma senhora barba de respeito!!!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
ótimo professor, pena que começa a falar baixinho e do nada grita, ja tomei tanto susto que nem sei..
FHC também dava aula na USP, meio que na mesma faculdade e nas entevistas fazia isso direto, humoristas não perdoavam. Acho que nas aulas era igual.
"Decorrer de anos" kkkk
ESSE PROFESSOR PARECE SER TÃO INTELIGENTE, MAS ELE PRECISOU LER O QUE FALOU, E PARECE-ME UM POUCO PERDIDO.
Muitos professores universitários tradicionais ainda fazem isso... Entendem que não deve haver espaço para improvisos. Eu não concordo, mas existe isso.
Não, isso é algo muito tradicional, ele não está lendo, mas vendo alguns pontos q deve falar no instante e o que virá logo depois. Não há espaço para improviso, é necessário seguir de maneira rígida os pontos principais, pois uma aula longa não pode se tornar ainda mais longa
Ninguém tem todos os conteúdos e tópicos na cabeça...Normal esquecer ou precisar ler algo....
É normal ler pra não perder o que preparou, se esquecer e tudo mais, o que importa é o conteúdo de alto nível!
Perdido não está. Ele escreveu um livro sobre isso que vem sendo adotado em outras faculdades da USP.