@@Istoeumapemba F-5 é plataforma dos anos 50, ele já está absurdamente ultrapassado, só teria esperança fazer uma espécie de F-20 Tigershark tupiniquim, que ainda seria menos capaz que o F-16, especialmente com os Block 70 que a OTAN opera. A única vantagem em comprar caça europeu é a longo prazo com a independência, já que são mais caros comparados a caças americanos, porém eles (europeus) fazem parceria pra produção local, comprar Americano é preço a custo de independência.
O que importa para eles é o gripen chegar independente do cronograma, aliás é justamente por conta do problema do cronograma que querem adquirirem outras aeronaves já prontas.
Uma força aérea profissional, não pode ficar dependente de um único fornecedor, caso aconteça guerra e embargo isso pode virar um problema, por isso a busca por outro caça.
@pedrolucas-zm3rk nesse caso, desenvolvimento nacional é a unica saída. Sob essa perspectiva a França , mesmo tendo todo o aparato da otan a seu favor, desenvolve seus propios equipamentos.
@@allefmedina1795 Desde quando Brics tem alguma moral no mundo kkkkkkkkkk só pais de moeda fraca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Real e tornou a pior moeda do mundo hoje meu filho acorda pra vida animal kkkkkkkkkkkkk
Mas nem se todas forças operacionais da América do Sul se juntassem pra construir um um caça de primeira linha, no máximo o que esses países iam conseguir era só aumenta mais ainda a dívida externa...
Evaldo boa tarde. Tem como você fazer um vídeo falando sobre as tecnologias que esse caça chinês tem? Se é um caça com radar e tecnologias de última geração? Um vídeo mais completo falando sobre o caça em todos os aspectos. 👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Fim do mundo, não, o Brasil tem vários equipamentos fabricado pelos Americanos ou afins...o Brasil tem Mísseis Meteor, Iris T, sea Ceptor, blindados centauro, Submarinos scorpene, fragatas baseadas em um projeto alemão, quer comprar o Javelin , já temos spike...os países depositaram confiança no Brasil e o Brasil tem de respeitar os contratos e as regras que aceitou quando comprou equipamentos desses países. Melhor comprar os F16, mesmo porque esses caças chineses nem de longe se comparam aos Grippen.
Isso chama-se interferência externa, e acontece e contínua acontecendo (estuda geopolítica e verás que é mais comum do que imaginamos). Mas que por outro lado, é triste, mostra que a soberania do nosso país é limitada, os EUA vêem a América Latina como seu "quintal", é só procurar ler e verá o que isso significa, e isso já vêm a mais de 100 anos com a política do Big Stick implantada pelo presidente estadunidense Theodore Roosevelt (1901-1909).
complementando os colegas, tambem tem o fator do Brasil ter muitos equipamentos da Otan, Uma aeronave de um pais nao alinhado como a China ou Rússia, pode ser utilizado para colher informações sobre esses equipamentos. Pense em um treinamento de nossos gripens contra um eventual J10 . O J10 pode colher informações valiosas sobre as emissões de radar do gripen, ou do sistema de rastreio do míssil Meteor, e repassar essa inteligência a China. É como a Turquia, que perdeu todos os F35 que teria, porque optou por comprar um sistema de defesa russo S400. Esse sistema poderia testar as capacidades de detecção do F35 e repassar a russia. Tem que haver um balanço e alinhamento entre os fornecedores
Assim sendo os Meios de Caça Leve pra FAB tem oportunidade de agregar conhecimento com transferência de Tecnologia do F39 /J31/ SU75 é muito bom somar conhecimento e Desenvolvimento do Futuro Caça Nacional 100%
A pressão dos EUA é tão grande que mesmo se desenvolvendo um caça local, eles inventariam sanções econômicas para atrapalharem o desenvolvimento do projeto.
@@generalbenjaminarrola340enquanto tiver esses chupas sacos dos EUA, que nunca foram pra Disney o Brasil nunca vai avançar...
16 дней назад+44
Aquela imagem dos J-10 voando em formação com o Gripen... me chocou. Tive de pesquisar a respeito. Foi um exercício conjunto entre a China e a Tailândia. Realmente me chocou bastante.
Fab vive de olho em coisas que não pode comprar e nem manter operacional. Brasil tem que investir em defesa por mísseis aeronavais e balísticos. Já passou o tempo do top gun faz muito.
Será que sai muito caro pegar outros Gripen C/D no leasing ou alugado como outros paises ja fazem? Quebraria o galho e ainda treinaria melhor o pessoal para a versão E/F...
Com o F-16 continuaremos reféns dos americanos. Lembrando que é um dos pontos ter mais de um fornecedor para não correr o risco de sanções e que o Gripen tem muitos componentes americanos. Lembram que recentemente resolveram abrir uma investigação nos USA sobre a venda do Gripen para o Brasil?
Mas vai acontecer... o Gripen é um caso novo! Sempre compramos usados... e olha o que fizemos com os F5?! Os tornamos lendas... os melhores do MUNDO! Mas sim, vai ser usado sim, e fico feliz... negamos no passado o Su-35 e agora o J-10, com toda politicagem errada no Brasil, essas escolhas negativas e positivas tem sido boas!
Lembro muito bem de um vídeos do canal de hj no mundo militar lá em 2016, onde ele mencionava q o objetivo da FAB era adquirir 108 caças gripen, seriam 3 lotes de 36 unidades cada, de acordo com a própria FAB na época, era o SUFICIENTE para proteger todo o espaço aéreo brasileiro(isso em tempos de paz), agora hj, com MUITA sorte, agt pode conseguir pelo menos uns 60 caças e tudo isso por causa de que? "falta de recursos", os desgovernos sempre disponilizaram bilhões pra muitas coisas, mas nunca pra segurança, nunca houve falta de recursos e sim falta de interesse mesmo
A política de governo de 2016-2022 era corte atrás de corte e mais corte porque isso ia salvar a economia do país. Resultado: Economia quebrou, o mundo tá a beira de uma guerra e o baronil tá pra fechar 2030 sem ter substituído metade dos F-5. Outro ponto, que infelizmente o HNMM não citou na época, era a quantidade de acessórios mostrados nos gripen suecos que não são inclusos na versão vendida/transf de tecnologia, como alguns radares, itens da aviônica de bordo etal. que no final o caça de geração "4++" virou um caça comum de 4a geração (ainda a melhor opção oferecida, mas bem pior que o esperado). Obs.: os itens não incluídos na tranferencia eram justamente equipamentos da Otan, e agora citam fantasma da pressão americana pra ficarem inertes e deixar a altíssima verba das FFAA sendo usada somente para pensão, salário e cursos meia bomba
Não precisa de permissão! O problema é que o Brasil também não pode obrigar os EUA a vender munição, tanques, misseis e sistemas eletrônicos que equipam todos nossos outros equipamentos militares inclusive os Gripens.
Já passou da hora do Brasil parar de comprar material usado. O Governo, seja de que droga de lado seja, deveria pensar melhor nos investimentos em material novo e diversificado e parar de ficar na mão dos americanos.
O governo, idenpendente da droga de lado, só investe nos salários do alto funcionalismo público, e em novas e mais eficientes maneiras de tomar o dinheiro do povo.
Seria mais intetessante um monte de f16 usados que tem entrega imediata por um bom preço, do que os j10 caros e 300 anos pra entregar.Nós precisamos pra ontem,e não pro século XXII.
verdade, compram dos americanos, depois os americanos condicionam tudo à vontade deles e se o Brasil contrariar vetam o acesso as peças e o armamento dos caças...ou seja, cria aquela relação de dependência e "chantagem"
Penso que o fator da história se repetir com caças russos. Dos quais não tem uma boa pós-venda (disposição de peças) e pode se repetir com os chineses por serem de relações estreitas.
O Brasil não pode contar apenas com caças ocidentais nós precisamos de diversidade como a Índia faz vários tipos de equipamentos e vários fornecedores!
@@Maycon4527 Nós somos um País ocidental , portanto, por questão até de proximidade geográfica e logística, ainda é melhor possuir armamento ocidental.
EUA não é nem de longe nosso maior importador de bens e essa pressão existe, mas ela é um elemento de instabilidade que na verdade demonstra a necessidade da independencia do país e da industria e seus parceiros, e não depender tanto do eixo ocidental. Mas não penso que é bom negócio comprar esses caças, porque se não for stealth não tem necessidade de ser novo. Para as outras missoes, algum usado de menor custo operacional está bom, porque para diferentes missões que não envolvem combate aereo (derrubar drones, misseis, ataque de alvos em solo a longa distancia...) aviões usados como o AMX e F16 ou similar e o ALX, em diferentes vetores, está excelente. Para substituir o F-5, tem que ser um que seja com bom alcance, velocidade, disponibilidade operacional, que a manutenção possa ser realizada sem problemas aqui, com um radar atualizado, mas ser um caça novo , neste caso a não ser pelo preço (se muito compensar) tem que mirar um Stealth para ponta da lança, porque para muitas missões e principalmente combate aéreo com grandes potencias se não tiver tecnologia embarcada para detecção e furtividade não tem chance, dificilmente vai haver um dogfight, o exemplo é a ucrania. Então a Força Aérea tem que tem diferentes vetores, com bom alcance, custo operacional, para cumprir diferentes missões, e esses caças 5++ eles já não servem nos cenários atuais em que se tem aviões stealth operando para combate aereo e as missões mais estratégicas, já os de quarta geração e quinta geração são uteis na retaguarda, para abater misseis, drones e lancar misseis de longo alcance como os storm shadow etc. Então tudo isso tem que ser visto e colocado na balança. O gripen é um exemplo disso, ele se dá bem contra f16, sukhoi 35, mig29, mirage, f-15, mas a questão é que na resposta a uma invasão ele seria facilmente detectado e abatido, e seriam utilizados caças stealth para isso, então o vetor da ponta da lança tem que ser um stealth e em grupamentos muito bem distribuidos geograficamente e distantes um dos outros, porque quando acertarem uma base, os outros vão estar decolando. Também não adianta comprar stealth e por 02 esquadroes todos na mesma base, enfileirados em hangares pra cair uma saraivada em cima e acabar com vetor. Tem tudo isso aí. Abraços
Seria melhor priorizar os pagamentos do contrato dos Gripens para que sejam entregues dentro do cronograma, além é claro de já negociar um segundo lote, poderia até envolver o KC390 na jogada. Em que pese o J10 ser um bom caça, acredito que o Gripen seja um pouco superior, além de que a Embraer já está envolvida na sua fabricação.
Aos amigos do canal temos q precionar estes deputados e senadores para liberar as emendas parlamentar para a compra dos caças assim mantendo nossa soberania pra cima dos deputados são 11 bilhões gastos como q ? Não sabemos,vamos aplicar este dinheiro na nossa soberania fortalecendo nossas forças armadas
Se fossem realmente patriotas tinham liberado as vultuosas emendas para a FAB e projetos de defesa, aliás nossos deputados estão mais preocupados em esconder aonde são gastos as verbas visto os anos de orçamento secreto
Olha acho incrivel o j10c mas o grippen em custo beneficio é melhor e o Rafale é melhor no todo que o j10. E sobre essa raivinha dos eua. Bobagem é só A MAIOR potencia militar global. Ninguem desbancou ainda. Então entendo ouvir eles. afinal o Brasil ñ tem conflito com ninguem e é bom ter aliados fortes.
@@tonicardoso380vamos la.. o que vc chama de "raivinha" eu chamo de "fator estratégico". Pq vc acha que os EUA querem que a gente compre o QUE ELES querem? Vamos lembrar das Malvinas quando a otan boicotou a compra de novos exocet francês para os Dassauts argentinos? A Suécia ta na otan. Quer mesmo que o país fique a mercê de uma coalizão que pode nos boicotar com armas ou peças? Pq acha que a argentina estava optando por caças "não otan" em suas pesquisas? Cara, a geopolítica envolve muito mais do que "raivinha". Outra coisa... "um imperio que nunca caiu". São beneficiados por estarem em outro continente. Por isso usam parte da europa como "ponta de lança". Ou acha que os EUA são mesmo bonzinhos? Os caras esconderam do mundo que enviou o nazista procurado por crimes de guerra na 2° g mundial Klaus Barbie pra Bolívia. Os caras não respeitam nem seus próprios aliados. Nos veem como o puteiro do mundo. Se qualquer país da europa (pq quase todos são otan) entrar num conflito conosco, a primeira coisa que vão fazer é não nos vender armamento e nem peças de reposição. Lembra que a França faz fronteira com a gente, ok? Lembra que temos fronteira com um país otan. Diversificar o armamento é estratégia militar. Produzir o próprio é ser auto-suficiente belicamente.
@@tonicardoso380 na segunda Guerra mostrou que os EUA não são fortes, só consegue contra países fracos. Se não fosse a união soviética, a Alemanha teria vencido
Se o Brasil fosse um país sério, após a fabricação dos Grippens a gente investiria em tecnologia para substituir as peças que são fabricadas pelos EUA para encerrar com essas ameaças de sanções. A impressão que fica é que não somos independentes e precisamos de autorização de Washington para qualquer coisa
Pra pensar em outro Planejamento de compras de caças a FAB e Ministério da Defesa do Brasil tem que Concluir o O Negócio com SAAB pagar para que sejam entregues o restante do Pedido dos Gripens que até o momento parece novela mexicana, são entregues 1 ou 2 por anos, isso é brincadeira,viu!!!! quando dinheiro mau gasto no Brasil!!!1
Não tem liberação se verba o suficiente para garantir o cronograma de entregas do Gripen e vai ter dinheiro para comprar outro caça? Isso está mais para alinhamento ideológico mesmo, pois as notícias que saem são em relação a caças indianos ou chineses. Isso tem nome: BRICS.
Se for pra comprar esse caça chinês, vale mais apena o Brasil através da Embraer desenvolver seu próprio caça leve para complementar a frota de gripen. Expertise pra isso a Embraer tem de sobra!
Sinceramente, antes de pensar em um caça novo, deveria pagar primeiro os gripens, depois que pensariam em outros, mas minha opinião que não vale de nada para FAB, era encomendar um 2 lote de gripens usando o C-390/A-20N como moeda de troca, sei que a situação financeira não está boa, mas do que adianta comprar caças "baratos", ter que comprar depois equipamentos para eles como simuladores, misseis, formar novos pilotos sendo que já temos tudo isso no gripen, o valor dos "novos" caças valeria apena tudo isso? Eu acho que valeria depois que tivermos pelo menos 3 lotes com 108 Gripens, aí poderia ver F-16, J-10, J-35, Su-57, Rafale, F-35, Tejas, etc.
Vamos lá... acho que o governo brasileiro poderia adquirir uns 20 ou 30 F-16 pra quebrar o galho mas deveria solicitar à Embraer um projeto de caça de ataque pra substituir os AMX, não dá pra ficar comprando pronto de fora pra sempre se temos um fabricante nacional que tem condições de projetar esse tipo de aeronave. Inclusive temos que ter condições de fabricar os nossos próprios motores e aviônicos para acabar de vez com a dependência externa.
O Brasil precisa de um caça pesado, nosso território é continental, esses caças leve só aumentam a logística. Precisamos de um su35, su30, j11 ou f15. E quanto ao dinheiro só esses políticos parar de roubarem nosso rico dinheirinho😅😅.😅😅
uma coisa que nao entendo, se o atraso se deve a atraso nos recursos, isso é Falta de grana, como Gastar mais comprando outro avião resolva? nao seria melhor usar a grana no Gripen ?
Partam da fuselagem do Super Tucano,desenvolvam um jato puro monomotor,comprem motores e aviônicos na China e na Índia e vendam para quem quiser comprar,parece bobagem mas vi um caça leve de desenvolvimento privado da Rutan nos anos 80 que fazia misérias em termos de manobrabilidade e era barato,eu acho que era tão barato que ninguém no Pentágono se interessou. Comprar sucata com 40 anos nas costas vai apenas jogar o problema mais uns anos para frente e nos fazer gastar de novo,poderiam também modernizar o projeto do AMX.
Ficar comprando Caça de outros países é ruim a beça mas Brasil tambem nao tem muita capacidade pra isso ja que o orçamento é escasso graças aos corruptos
Se o Brasil não está conseguindo pagar a compra de 36 caças suecos, por que comprar caças chineses? Para arranjar encrenca com os EUA de graça? Só lembrem que praticamente todos o armamentos utilizados no nosso país tem algum componente americano, inclusive o Gripen. Agora imagine o boicote por causa de alguns J-10C.....
A Suécia deve substituir seus gripen c/d e colocar no lugar os Gripen e/f. E porque o Brasil já quer coisas usadas não pega esses gripens. Sua mecânica é idêntica só muda a aviônica e sistemas de guerra eletrônica.
Comprar caças zero km da China ou sucata ocidental!? Deve ser uma decisão bem difícil de tomar, com os EUA ameaçando com sanções por baixo dos panos, né?
O J-10 e uma aeronave excepcional igual o F-16, a diferença e que o EUA nao vai conseguir impor limitações nelas, essa e a verdade.O Brasil deveria parar de termer a queda para se levantar soberado....
Seria melhor os Gripens C/D para substituir os AMX e F-5, lembrando que a SAAB desenvolveu novos pacotes de atualização para os C/D que os colocam quase no nível dos E/F.
Tenho um parente que é piloto da força aérea dos EUA, ele me disse que tem milhares de caças F16 usados e também quase novos, poucas horas de vôo, a maioria estão no Arizona em Davis, seria uma boa opção comprar pelo menos 60 caças para substituir os F5 e os AMX. Também tem muitos helicópteros Black Rock. HU-60.quase novos.
Cara seria ótimo se isso acontecesse, temos que nos alinhar cada vez mais aos EUA, os chineses financiam partidos de extrema esquerda aqui no Brasil, quem comprar carros e produtos chineses estará financiando a destruição do Brasil de dentro pra fora.
Que legal heim? O F-16A, geração 2,5 fabricado no final dos anos 70!
Só se for pra Argentina. Prefiro que a Embraer faça engenharia reversa do F-5.
@@Istoeumapemba F-5 é plataforma dos anos 50, ele já está absurdamente ultrapassado, só teria esperança fazer uma espécie de F-20 Tigershark tupiniquim, que ainda seria menos capaz que o F-16, especialmente com os Block 70 que a OTAN opera.
A única vantagem em comprar caça europeu é a longo prazo com a independência, já que são mais caros comparados a caças americanos, porém eles (europeus) fazem parceria pra produção local, comprar Americano é preço a custo de independência.
com a aviônica completamente hackeada pelos EUA.
Como o Brasil pensa em adquirir uma segunda opção se nem o gripen consegue manter o cronograma
O que importa para eles é o gripen chegar independente do cronograma, aliás é justamente por conta do problema do cronograma que querem adquirirem outras aeronaves já prontas.
@@GabrielMunin-w6desse cronograma se ajusta fácil, é so pagar os suecos
Compra de prateleira, os aviões já estão prontos e assim, chegam mais rápido.
Mas F-16 é cilada, qualquer coisa vinda dos EUA é cilada.
Uma força aérea profissional, não pode ficar dependente de um único fornecedor, caso aconteça guerra e embargo isso pode virar um problema, por isso a busca por outro caça.
@pedrolucas-zm3rk nesse caso, desenvolvimento nacional é a unica saída. Sob essa perspectiva a França , mesmo tendo todo o aparato da otan a seu favor, desenvolve seus propios equipamentos.
Concordo plenamente com vc nesse sentido como o assunto Evaldo ! O Brasil deveria continuar com o programa do Gripen.✌️👍👊👏👏👏👏💫💫💫💫💫💫💫
O Brasil não tem dinheiro nem para manter o cronograma do gripen como é que vai adquirir outra aeronave.
Os Brics trocam por comodites, não dolar.
@@allefmedina1795o Brasil não tem mais comodites amigo ,está falido.
Na verdade é o so pra proprina, politicos e militares vao ganhar o dizimo nessa negociação 😅😅😅😅@@allefmedina1795
@@allefmedina1795qual comidites? O governo produz ou vai tomar da iniciativa privada?😅😅😅😅
@@allefmedina1795 Desde quando Brics tem alguma moral no mundo kkkkkkkkkk só pais de moeda fraca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Real e tornou a pior moeda do mundo hoje meu filho acorda pra vida animal kkkkkkkkkkkkk
A Embraer era pra desenvolver nosso próprio caça brasileiro, o F1 Karkará
Mas já está em projeto o Tabajara 1.
Ou o caça pesado F-40 "Harpia"😂 com motor nacional.
@@ariaraujo2111 kkkkkkkkk
O maior problema é o motor ,radar aesa,míssil de ponta,assento invejável, o resto a Embraer domina,tá facinho😂
Mas nem se todas forças operacionais da América do Sul se juntassem pra construir um um caça de primeira linha, no máximo o que esses países iam conseguir era só aumenta mais ainda a dívida externa...
Evaldo boa tarde. Tem como você fazer um vídeo falando sobre as tecnologias que esse caça chinês tem? Se é um caça com radar e tecnologias de última geração? Um vídeo mais completo falando sobre o caça em todos os aspectos. 👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Entendi o motivo de não comprar PS J10. Agora, essa dos EUA impedirem a compra de qualquer país (a exemplo da Argentina) é o fim do mundo.
Fim do mundo, não, o Brasil tem vários equipamentos fabricado pelos Americanos ou afins...o Brasil tem Mísseis Meteor, Iris T, sea Ceptor, blindados centauro, Submarinos scorpene, fragatas baseadas em um projeto alemão, quer comprar o Javelin , já temos spike...os países depositaram confiança no Brasil e o Brasil tem de respeitar os contratos e as regras que aceitou quando comprou equipamentos desses países. Melhor comprar os F16, mesmo porque esses caças chineses nem de longe se comparam aos Grippen.
Isso chama-se interferência externa, e acontece e contínua acontecendo (estuda geopolítica e verás que é mais comum do que imaginamos). Mas que por outro lado, é triste, mostra que a soberania do nosso país é limitada, os EUA vêem a América Latina como seu "quintal", é só procurar ler e verá o que isso significa, e isso já vêm a mais de 100 anos com a política do Big Stick implantada pelo presidente estadunidense Theodore Roosevelt (1901-1909).
@@marcuslav respeitar é o crl.
complementando os colegas, tambem tem o fator do Brasil ter muitos equipamentos da Otan, Uma aeronave de um pais nao alinhado como a China ou Rússia, pode ser utilizado para colher informações sobre esses equipamentos. Pense em um treinamento de nossos gripens contra um eventual J10 . O J10 pode colher informações valiosas sobre as emissões de radar do gripen, ou do sistema de rastreio do míssil Meteor, e repassar essa inteligência a China. É como a Turquia, que perdeu todos os F35 que teria, porque optou por comprar um sistema de defesa russo S400. Esse sistema poderia testar as capacidades de detecção do F35 e repassar a russia.
Tem que haver um balanço e alinhamento entre os fornecedores
Parabéns. Você acabou de descobrir o que é o IMPERIALISMO.
Assim sendo os Meios de Caça Leve pra FAB tem oportunidade de agregar conhecimento com transferência de Tecnologia do F39 /J31/ SU75 é muito bom somar conhecimento e Desenvolvimento do Futuro Caça Nacional 100%
A pressão dos EUA é tão grande que mesmo se desenvolvendo um caça local, eles inventariam sanções econômicas para atrapalharem o desenvolvimento do projeto.
São nossos inimigos
@@generalbenjaminarrola340 Fale por ti, pois não é meu inimigo.
@@generalbenjaminarrola340 Não são meu inimigo. Se é teu problema seu!!
@@generalbenjaminarrola340 Amigos é que não são!
@@generalbenjaminarrola340enquanto tiver esses chupas sacos dos EUA, que nunca foram pra Disney o Brasil nunca vai avançar...
Aquela imagem dos J-10 voando em formação com o Gripen... me chocou. Tive de pesquisar a respeito.
Foi um exercício conjunto entre a China e a Tailândia.
Realmente me chocou bastante.
j10 apanhou a china mandou outro superior , a tailandia tem gripen C/D salvo engano
Tá chocada menina ?
Bem fora do assunto, mas acho muito esquisito o cano de reabastecimento, por qual motivo não pode ficar escondido e acionado só quando do uso?
O Brasil não é serio. Se compromete e não paga. Ja o fundão eleitoral...
Fab vive de olho em coisas que não pode comprar e nem manter operacional.
Brasil tem que investir em defesa por mísseis aeronavais e balísticos. Já passou o tempo do top gun faz muito.
Será que sai muito caro pegar outros Gripen C/D no leasing ou alugado como outros paises ja fazem? Quebraria o galho e ainda treinaria melhor o pessoal para a versão E/F...
Tomara que não!
Brasil não tá dando conta nem de pagar os gripen, reduziram a encomenda. Reduziram a encomenda de kc390 também.
Com o F-16 continuaremos reféns dos americanos. Lembrando que é um dos pontos ter mais de um fornecedor para não correr o risco de sanções e que o Gripen tem muitos componentes americanos. Lembram que recentemente resolveram abrir uma investigação nos USA sobre a venda do Gripen para o Brasil?
Não paga nem os que já estão contratado.
Tomara que o Brasil não compre nenhum caça usado. Nem mesmo compre F-16 usado.
Pois vai comprar esse lixo só o CHIP!!! E LADAIA!!!!
Mas vai acontecer... o Gripen é um caso novo! Sempre compramos usados... e olha o que fizemos com os F5?! Os tornamos lendas... os melhores do MUNDO! Mas sim, vai ser usado sim, e fico feliz... negamos no passado o Su-35 e agora o J-10, com toda politicagem errada no Brasil, essas escolhas negativas e positivas tem sido boas!
Se carro usado já é dor de cabeça, imagina um avião militar usado!
@@vh5150br Fui conferir pois fiquei na dúvida, na verdade a maioria dos F-5, sendo os que estão ativos, foram adquiridos NOVOS DE FÁBRICA.
Até parece que não
Só os EUA dizer comprar logo que Brasil compra até armamentos enferrujados 😅😅
Lembro muito bem de um vídeos do canal de hj no mundo militar lá em 2016, onde ele mencionava q o objetivo da FAB era adquirir 108 caças gripen, seriam 3 lotes de 36 unidades cada, de acordo com a própria FAB na época, era o SUFICIENTE para proteger todo o espaço aéreo brasileiro(isso em tempos de paz), agora hj, com MUITA sorte, agt pode conseguir pelo menos uns 60 caças e tudo isso por causa de que? "falta de recursos", os desgovernos sempre disponilizaram bilhões pra muitas coisas, mas nunca pra segurança, nunca houve falta de recursos e sim falta de interesse mesmo
Não chega a 60 nunca. Pode escrever. Não vai conseguir nem perto dos 36
O contrato foi assinado, recursos reservados, acho que a maior dificuldade é com insumos, aviônica e motores em alta demanda pelas incertezas atuais.
@@thiagoctelles1Não duvido nada mesmo
A política de governo de 2016-2022 era corte atrás de corte e mais corte porque isso ia salvar a economia do país. Resultado: Economia quebrou, o mundo tá a beira de uma guerra e o baronil tá pra fechar 2030 sem ter substituído metade dos F-5.
Outro ponto, que infelizmente o HNMM não citou na época, era a quantidade de acessórios mostrados nos gripen suecos que não são inclusos na versão vendida/transf de tecnologia, como alguns radares, itens da aviônica de bordo etal. que no final o caça de geração "4++" virou um caça comum de 4a geração (ainda a melhor opção oferecida, mas bem pior que o esperado).
Obs.: os itens não incluídos na tranferencia eram justamente equipamentos da Otan, e agora citam fantasma da pressão americana pra ficarem inertes e deixar a altíssima verba das FFAA sendo usada somente para pensão, salário e cursos meia bomba
Quer dizer, parece que estenderam a política de "corta que isso vai salvar a economia" pra esse governo também
Esse país não tem soberania para escolher seu próprio caça!
Uma pergunta,o Brasil pediu permissão aos EUA se pode comprar esse caça chinês?
Tudo q formos comprar temos que pedir autorização aos EUA.
assiste o vídeo
Não precisa de permissão!
O problema é que o Brasil também não pode obrigar os EUA a vender munição, tanques, misseis e sistemas eletrônicos que equipam todos nossos outros equipamentos militares inclusive os Gripens.
@@guimaraesflavio tem q pedir bença, só isso .
Já passou da hora do Brasil parar de comprar material usado. O Governo, seja de que droga de lado seja, deveria pensar melhor nos investimentos em material novo e diversificado e parar de ficar na mão dos americanos.
O governo, idenpendente da droga de lado, só investe nos salários do alto funcionalismo público, e em novas e mais eficientes maneiras de tomar o dinheiro do povo.
O governo é o reflexo do povo que o elege...quem tem que pensar é o povo.
A verdade foi que a FAB pediu garantia pelos J-10C e os chineses responderam: NO, NO, CEM GALANTIA!
O famoso barato que sai caro o porta aviões São Paulo foi um exemplo disso !
Seria mais intetessante um monte de f16 usados que tem entrega imediata por um bom preço, do que os j10 caros e 300 anos pra entregar.Nós precisamos pra ontem,e não pro século XXII.
Depois dos anos 80 as forças armadas não foram mais prioridade..dinheiro tem, o problema ea falta de interesse..
E a corrupção tbm
70% dos investimentos para as FA acabam em folha salarial, se existe um problema pode ter certeza que também é culpa dos militares.
Ai eu pergunto sobre a questão de suporte no pós venda
Eu queria demais. Seria uma mudança de paradigma histórica e um tapa na cara daqueles que promovem uma guerra híbrida que sabota nosso progresso.
o Brasil não pode pegar novos só velhinhos se não os estados unidos coloca o Brasil de castigo 😂😂😂
verdade, compram dos americanos, depois os americanos condicionam tudo à vontade deles e se o Brasil contrariar vetam o acesso as peças e o armamento dos caças...ou seja, cria aquela relação de dependência e "chantagem"
@@trademarketing-b9x O mesmo tá valendo pro Chile e agora Argentina.
Em Portugal discute se a compra de f-35 porque os nossos f16 são velhos apesar de modernizados.
Será boa compra uns f16?
Se os EUA não deixam termos caças de outros países é melhor investir nos Gripens com toda força mesmo! Compra logo uns 200!
Penso que o fator da história se repetir com caças russos. Dos quais não tem uma boa pós-venda (disposição de peças) e pode se repetir com os chineses por serem de relações estreitas.
É uma vergonha esse país...sem comentários
Deve comprar aeronaves e baterias anti aérea somente do BRICS!
O Brasil deveria investir em drones, drones e drones.
Fala do dogfight simulado do F16 contra o F35 por favor.
Somos capachos mesmo dos EUA! ARREGO!!!
Era só o que faltava....
Pressão dos EUA? Nosso país vai mandar um representante para a Venezuela, até onde vai essa influência sobre nosso país?
Ao ponto do Lula ter medo de ir à Venezuela pessoalmente.
@@stuckusluy a desculpa sempre é a mesma
EUA
Eu acho que é pura incompetência de nossos políticos e comandantes
O Brasil não pode contar apenas com caças ocidentais nós precisamos de diversidade como a Índia faz vários tipos de equipamentos e vários fornecedores!
@@Maycon4527 Nós somos um País ocidental , portanto, por questão até de proximidade geográfica e logística, ainda é melhor possuir armamento ocidental.
Importante também o Caça de Treinamento da Turquia Tai Hunjet
Vale a pena podia vender para marinha também
Não duvido de mais nada
EUA não é nem de longe nosso maior importador de bens e essa pressão existe, mas ela é um elemento de instabilidade que na verdade demonstra a necessidade da independencia do país e da industria e seus parceiros, e não depender tanto do eixo ocidental. Mas não penso que é bom negócio comprar esses caças, porque se não for stealth não tem necessidade de ser novo. Para as outras missoes, algum usado de menor custo operacional está bom, porque para diferentes missões que não envolvem combate aereo (derrubar drones, misseis, ataque de alvos em solo a longa distancia...) aviões usados como o AMX e F16 ou similar e o ALX, em diferentes vetores, está excelente. Para substituir o F-5, tem que ser um que seja com bom alcance, velocidade, disponibilidade operacional, que a manutenção possa ser realizada sem problemas aqui, com um radar atualizado, mas ser um caça novo , neste caso a não ser pelo preço (se muito compensar) tem que mirar um Stealth para ponta da lança, porque para muitas missões e principalmente combate aéreo com grandes potencias se não tiver tecnologia embarcada para detecção e furtividade não tem chance, dificilmente vai haver um dogfight, o exemplo é a ucrania. Então a Força Aérea tem que tem diferentes vetores, com bom alcance, custo operacional, para cumprir diferentes missões, e esses caças 5++ eles já não servem nos cenários atuais em que se tem aviões stealth operando para combate aereo e as missões mais estratégicas, já os de quarta geração e quinta geração são uteis na retaguarda, para abater misseis, drones e lancar misseis de longo alcance como os storm shadow etc. Então tudo isso tem que ser visto e colocado na balança. O gripen é um exemplo disso, ele se dá bem contra f16, sukhoi 35, mig29, mirage, f-15, mas a questão é que na resposta a uma invasão ele seria facilmente detectado e abatido, e seriam utilizados caças stealth para isso, então o vetor da ponta da lança tem que ser um stealth e em grupamentos muito bem distribuidos geograficamente e distantes um dos outros, porque quando acertarem uma base, os outros vão estar decolando. Também não adianta comprar stealth e por 02 esquadroes todos na mesma base, enfileirados em hangares pra cair uma saraivada em cima e acabar com vetor. Tem tudo isso aí. Abraços
Nao sei porque tanto medo dos eua . Impressionante cara .
Seria melhor priorizar os pagamentos do contrato dos Gripens para que sejam entregues dentro do cronograma, além é claro de já negociar um segundo lote, poderia até envolver o KC390 na jogada.
Em que pese o J10 ser um bom caça, acredito que o Gripen seja um pouco superior, além de que a Embraer já está envolvida na sua fabricação.
Seria um erro..... Pous terimos de treinar pilotos mecânicos isunos ...
Melhor investir nos Gripes ....
Os EUA não deixariam mesmo se quiséssemos. E é isso que é preocupante, não comprando F16 está bem
Aos amigos do canal temos q precionar estes deputados e senadores para liberar as emendas parlamentar para a compra dos caças assim mantendo nossa soberania pra cima dos deputados são 11 bilhões gastos como q ? Não sabemos,vamos aplicar este dinheiro na nossa soberania fortalecendo nossas forças armadas
Se fossem realmente patriotas tinham liberado as vultuosas emendas para a FAB e projetos de defesa, aliás nossos deputados estão mais preocupados em esconder aonde são gastos as verbas visto os anos de orçamento secreto
essa emendas serve so pra garantir os carguinho ao redor deles meu amigo deputados e senadores tao pouco se lixando pra isso
Emenda parlamentar pra comprar caças vai sonhando 😂😂
Se fechar com F-16, vão precisar de outro avião tanque. Já q o processo de reabastecimento em voo, é diferente do: gripen, F-5 e A-1
Um caça interessante para o Brasil seria o J16 com transferência de tecnologia, acho que o Brasil ganharia muito em expertise.
A submissão dos militares brasileiros para os EUA não vão deixar 😂
Olha acho incrivel o j10c mas o grippen em custo beneficio é melhor e o Rafale é melhor no todo que o j10. E sobre essa raivinha dos eua. Bobagem é só A MAIOR potencia militar global. Ninguem desbancou ainda. Então entendo ouvir eles. afinal o Brasil ñ tem conflito com ninguem e é bom ter aliados fortes.
@@tonicardoso380 Pois é, mas os EUA não são aliados. É nítida a vassalagem das nossas FFAA para os norte americanos.
@@tonicardoso380vamos la.. o que vc chama de "raivinha" eu chamo de "fator estratégico". Pq vc acha que os EUA querem que a gente compre o QUE ELES querem? Vamos lembrar das Malvinas quando a otan boicotou a compra de novos exocet francês para os Dassauts argentinos? A Suécia ta na otan. Quer mesmo que o país fique a mercê de uma coalizão que pode nos boicotar com armas ou peças? Pq acha que a argentina estava optando por caças "não otan" em suas pesquisas?
Cara, a geopolítica envolve muito mais do que "raivinha".
Outra coisa... "um imperio que nunca caiu". São beneficiados por estarem em outro continente. Por isso usam parte da europa como "ponta de lança". Ou acha que os EUA são mesmo bonzinhos? Os caras esconderam do mundo que enviou o nazista procurado por crimes de guerra na 2° g mundial Klaus Barbie pra Bolívia. Os caras não respeitam nem seus próprios aliados. Nos veem como o puteiro do mundo. Se qualquer país da europa (pq quase todos são otan) entrar num conflito conosco, a primeira coisa que vão fazer é não nos vender armamento e nem peças de reposição. Lembra que a França faz fronteira com a gente, ok? Lembra que temos fronteira com um país otan.
Diversificar o armamento é estratégia militar. Produzir o próprio é ser auto-suficiente belicamente.
@@tonicardoso380 na segunda Guerra mostrou que os EUA não são fortes, só consegue contra países fracos.
Se não fosse a união soviética, a Alemanha teria vencido
@@peekaboo1575 ele não quer ver, ele é cego por escolha pois está nítido
Se o Brasil fosse um país sério, após a fabricação dos Grippens a gente investiria em tecnologia para substituir as peças que são fabricadas pelos EUA para encerrar com essas ameaças de sanções. A impressão que fica é que não somos independentes e precisamos de autorização de Washington para qualquer coisa
os políticos estão cagando. Se os gringos vierem invadir, ao invés de lutar contra, eles vão é leiloar o país.
Se fosse um país sério como a Rússia, já teríamos 100 caças com tecnologia 100% própria.
Por que o Brasil disse NÃO? Sério isso ???
Se for para comprar usado, eles deveriam simplesmente comprar Gripens C/D como quebra galhos, se bobear dá até para modernizar depois.
Pra pensar em outro Planejamento de compras de caças a FAB e Ministério da Defesa do Brasil tem que Concluir o O Negócio com SAAB pagar para que sejam entregues o restante do Pedido dos Gripens que até o momento parece novela mexicana, são entregues 1 ou 2 por anos, isso é brincadeira,viu!!!! quando dinheiro mau gasto no Brasil!!!1
Aí eu me pergunto, fez o programa gripen pra que? Se fosse pra ser assim, mais valia ter comprado algum caça pronto e em maior quantidade.
Não tem liberação se verba o suficiente para garantir o cronograma de entregas do Gripen e vai ter dinheiro para comprar outro caça? Isso está mais para alinhamento ideológico mesmo, pois as notícias que saem são em relação a caças indianos ou chineses. Isso tem nome: BRICS.
Só é custo benefício se for equipamento americano?
Também caças de segunda mão é jogar nossos pilotos a própria sorte😢
Acho que o melhor caça seria o rafale. Pois possui uma maior capacidade de carga ultio. Porém o F16 usa o mesmo motor do f16 , e isso reduzirá custo
Se for pra comprar esse caça chinês, vale mais apena o Brasil através da Embraer desenvolver seu próprio caça leve para complementar a frota de gripen. Expertise pra isso a Embraer tem de sobra!
Demora ANOS para desenvolver um caça, o Brasil não tem tempo pra isso
O Tejas ainda é o melhor negócio caso a India pegue os KC-390, caso eles não peguem vai de F-16 usado mesmo pra "tapar buraco" sem gastar muito.
Revival do caso do Chengdu J-7(O MIg-21 chinês) que fora oferecido a FAB nos anos 80
Pega a verba destinada aos políticos, aplica tudo em todas as forças, serão melhor aplicadas/utilizadas, assim não faltará verba.
Sinceramente, antes de pensar em um caça novo, deveria pagar primeiro os gripens, depois que pensariam em outros, mas minha opinião que não vale de nada para FAB, era encomendar um 2 lote de gripens usando o C-390/A-20N como moeda de troca, sei que a situação financeira não está boa, mas do que adianta comprar caças "baratos", ter que comprar depois equipamentos para eles como simuladores, misseis, formar novos pilotos sendo que já temos tudo isso no gripen, o valor dos "novos" caças valeria apena tudo isso? Eu acho que valeria depois que tivermos pelo menos 3 lotes com 108 Gripens, aí poderia ver F-16, J-10, J-35, Su-57, Rafale, F-35, Tejas, etc.
Se for comprar sucata e melhor comprar os 346 logo que são bem baratos
Não tem dinheiro mais nem pra honrar os gripen....
A prioridade agora é bancar os luxos e mimos da d. Piranja. Deixa os caças pra 2.100.
Vamos lá... acho que o governo brasileiro poderia adquirir uns 20 ou 30 F-16 pra quebrar o galho mas deveria solicitar à Embraer um projeto de caça de ataque pra substituir os AMX, não dá pra ficar comprando pronto de fora pra sempre se temos um fabricante nacional que tem condições de projetar esse tipo de aeronave. Inclusive temos que ter condições de fabricar os nossos próprios motores e aviônicos para acabar de vez com a dependência externa.
O Brasil não compra nada.Desde 2014 apenas 8 Gripen, somos uma vergonha militar.
O Brasil precisa de um caça pesado, nosso território é continental, esses caças leve só aumentam a logística. Precisamos de um su35, su30, j11 ou f15. E quanto ao dinheiro só esses políticos parar de roubarem nosso rico dinheirinho😅😅.😅😅
uma coisa que nao entendo, se o atraso se deve a atraso nos recursos, isso é Falta de grana, como Gastar mais comprando outro avião resolva? nao seria melhor usar a grana no Gripen ?
Quando começar a construção dos Gripens já estaremos na 7 geração de jatos stealth.... Quaa ..
Partam da fuselagem do Super Tucano,desenvolvam um jato puro monomotor,comprem motores e aviônicos na China e na Índia e vendam para quem quiser comprar,parece bobagem mas vi um caça leve de desenvolvimento privado da Rutan nos anos 80 que fazia misérias em termos de manobrabilidade e era barato,eu acho que era tão barato que ninguém no Pentágono se interessou. Comprar sucata com 40 anos nas costas vai apenas jogar o problema mais uns anos para frente e nos fazer gastar de novo,poderiam também modernizar o projeto do AMX.
Ficar comprando Caça de outros países é ruim a beça mas Brasil tambem nao tem muita capacidade pra isso ja que o orçamento é escasso graças aos corruptos
O Brasil não passa de um vassalo dos EUA.
Se o Brasil tivesse desenvolvido o caça MFT EL , hoje teriamos um caça nacional para complementar os Gripens .
Mas como a coerência e bom senso não fazem parte deste governo, bem capaz de elegerem o J-10!
Se o Brasil não está conseguindo pagar a compra de 36 caças suecos, por que comprar caças chineses? Para arranjar encrenca com os EUA de graça? Só lembrem que praticamente todos o armamentos utilizados no nosso país tem algum componente americano, inclusive o Gripen. Agora imagine o boicote por causa de alguns J-10C.....
A Suécia deve substituir seus gripen c/d e colocar no lugar os Gripen e/f. E porque o Brasil já quer coisas usadas não pega esses gripens. Sua mecânica é idêntica só muda a aviônica e sistemas de guerra eletrônica.
É melhor continuar com o Gripen que já está em negociação.
Estamos aceitando tudo, estamos falidos. Podem nos dar qualquer coisa. Daqui a pouco vamos estar mendigando os Draken da Suécia.
O dragão voador já está bom demais. Modernizariamos com gambiarra das peças do Super Tucano.
Com certeza não é o melhor aparelho cai iqual mosquito,kkkk,em caso de guerra,mas é um voto de confiança, não é exclusivo poderia fazer sim.
Comprar caças zero km da China ou sucata ocidental!? Deve ser uma decisão bem difícil de tomar, com os EUA ameaçando com sanções por baixo dos panos, né?
Se eu fosse a China eu colocaria sansões no Brasil, uma vez que eu sou o maior cliente!
Aquele Tejas não era o favorito?
O J-10 e uma aeronave excepcional igual o F-16, a diferença e que o EUA nao vai conseguir impor limitações nelas, essa e a verdade.O Brasil deveria parar de termer a queda para se levantar soberado....
"igual ao F16" ..... kkkkkkkkkk
@@naironflorence5444 J-10 ja botou F-16 sul coreano e da provincia de Taiwan para correr...J-10 e quase uma copia do caça eurofighter typhoon.
Não vai ter nem os f16 usados nessa década....pode printar
O Brasil é complicado mesmo j10 alfinete os EUA
Se tiver um bom financiamento poderia comprar sim, troca por soja????😂😂😂😂
eu quero 👍👊👊
Seria melhor os Gripens C/D para substituir os AMX e F-5, lembrando que a SAAB desenvolveu novos pacotes de atualização para os C/D que os colocam quase no nível dos E/F.
Tenho um parente que é piloto da força aérea dos EUA, ele me disse que tem milhares de caças F16 usados e também quase novos, poucas horas de vôo, a maioria estão no Arizona em Davis, seria uma boa opção comprar pelo menos 60 caças para substituir os F5 e os AMX. Também tem muitos helicópteros Black Rock. HU-60.quase novos.
Cara seria ótimo se isso acontecesse, temos que nos alinhar cada vez mais aos EUA, os chineses financiam partidos de extrema esquerda aqui no Brasil, quem comprar carros e produtos chineses estará financiando a destruição do Brasil de dentro pra fora.
compra 1 j10 baratim e clona a bagaça. dá o troco embraer..
Que o Brasil não compre sucata de F16
Não gosto de nada que venha da China, por desconfiança da qualidade e suporte de manutenção.
O papo de dinheiro e balela de governo, o negócio é pressão por todo lado, os cães maiores estão intimidando.