1. Crie uma logline 2. Expanda a logline a um parágrafo, agora não só a premissa, mas contando os maiores acontecimentos e o fim (divida em frases: Introduza o mundo comum, o incidente inicial e como isso leva ao segundo ato, faça quantas vezes necessário até que leve ao ápice da história e vá até o final) 3. Faça uma ficha de personagem contendo: Nome, logline, objetivo, motivação, conflito, epifania e um parágrafo contando os detalhes da jornada do personagem) 4. Volte a ação 2 e transforme cada frase em um parágrafo 5. Pegue a ficha de personagem, e agora descreva tudo em uma página inteira para os personagens principais e meia página para personagens relevantes e adicione mais algumas curiosidades: O que querem? Como se comportam? Quem são? Do que gostam? O que acontece com eles? Como reagem? Porque reagem assim? O que aprendem? Como mudam? 6. Volte a ação 4 e expanda cada parágrafo em uma página 7. Volte ao seus personagens, agora coloque cada minuciosos detalhes que você pode ter deixado passar 8. Liste todas as cenas da sua história (Caso sua história seja muito grande como a minha, tente separar isso em capítulos) 9. Crie um parágrafo para cada cena (opcional) 10. Vai e escreve
Esse método está funcionando MUITO bem comigo. Sempre ouvia dizer que "tudo que é complexo foi criado a partir de partes simples", mas eu não sabia exatamente como pôr isso em prática na hora de planejar uma história, e agora estou conseguindo (e é realmente bem divertido fazer isso :D)
Afinal, vim 5 anos no futuro pra lembrar que tudo que é pequeno é uma versão de algo grande, e provavelmente o que é simples é uma versão de algo complexo
Fiz a etapa 1 do exercício e em uma hora escrevi 27 loglines diferentes para minha história. A mais longa teve 27 palavras, a mais curta ficou 14 palavras e a logline que achei ideal ficou com 17 palavras. :)
nossa, esse negócio resolve muito a vida. a primeira vez que eu li, eu fiquei "aff, grande coisa". depois eu ficava pensando nesse processo o tempo todo - faz muito sentido, é super intuitivo e SIM faz muito sentido pra lidar com um monte de informação :D
Muito bom o vídeo, a minha maior dificuldade com escrever uma história é que eu sou ansioso, e quero por tudo que tá na minha cabeça no papel de uma vez, e aí pulo um monte de detalhes e acabo abandonando o projeto.
Eu decidi usar esse método quando eu percebei que a minha história não andava. Eu já tinha milhares de cenas planejadas mas, muitas pontas soltas que eu sempre falava para mim mesma “mais tarde eu resolvo”, “depois eu mudo”, “quando eu tiver em tal parte eu reviso” e quando fui ver, eu não sabia o que estava certo e o que estava errado sobre esses detalhes e passados que construíam a história. Agora estou na etapa 5 e, realmente, é muito divertido. É como se o mundo estivesse abrindo e, ter que focar em cada personagem pode gerar uma boa amplificada na história, antes eu só tinha a visão da protagonista que nem conhecia o mundo que caiu kkkkkkkkkkkkkkk enfim, confesso que é difícil sim e, às vezes passo dias sem fazer nada de tão difícil que é aprofundar personagens que eu nem conheço direito, mas são importantes para a narrativa, porém, a cada momento que a minha cabeça explode uma ideia que muda completamente o rumo da história, percebo que está valendo a pena.
5:14 Será que o que ele quer dizer não é que você deve descrever o personagem baseado no que ele acredita? Por exemplo um personagem pode ser um cavaleiro medieval ou um espadachim justo (de acordo com as crenças dele) se achando honrado em defender o rei ou imperador dos rebeldes que armaram uma cilada e emboscaram sua carruagem. Para a trama o herói pode ser o líder dos rebeldes que luta pela libertação do seu povo da escravidão, mas do ponto de vista do cavaleiro/espadachim, ele é o justo.
@@raonimarqs pelo que eu entendi, é como se o personagem estivesse escrevendo sobre ele mesmo, como aquelas fanfics meio bregas que começam "oi, sou jaqueline, tenho 17 anos, sou loira, magra..." só que de forma mais complexa e estruturada.
@@braziliannight939 Carl a segurou em minha cintura "Escritora: Agora vai em kkkkkk" E eu me aproximei de seu rosto Escritora: Eeeeeeita poha, é agora kkkkkk."
Eu sou a que senta e escreve igual uma desesperada rs... Mas de alguma forma, dá certo. Consegui escrever meu primeiro livro e publicar. Porém é uma história de comédia romântica leve, que não tinha como objetivo ser profunda. Agora que quero escrever uma série de fantasia mais complexa estou organizando bem minhas ideias para evitar inconsistências. Estou amando suas aulas, simplesmente a melhor que vi até hoje. Percebo que muita coisa eu fazia instintivamente. Sempre tento imitar as pessoas reais, mas seus ensinamentos abriram minha mente e sinto que faço conscientemente agora. Obrigada!
Sou muito apressadakkkkk então, usar esse método de escrever me ajuda a lidar com a minha ansiedade e insegurança, pois minha história é um romance bem bobo, mas tem um toque de fantasia e traumas no meio. Eu amei suas aulas!
Esse método é muito bem estruturado, me ajudou muito, to tendo muito bloqueio e cheguei em uma parte que já não sei o que fazer, nao tenho continuidade pra nada. Esse método vai dar um help enorme!
comecei a escrever um tempo atrás e me arrependo amargamente de não ter feito uma pesquisa a fundo, felizmente a história sempre tá apta a mudanças 😁 seu canal é incrível, muito obrigado pela ajuda!
Mano, estou extremamente impressionado, esse método está me ajudando demais, quero te agradecer Raoni marqs, minha história está realmente andando graças a esse vídeo 👍
descobri seu canal faz pouco tempo e ta me abrindo mt a cabeça sobre escrever minha história. Por muito tempo fiquei estagnado, mas agora finalmente destravei. Parabéns pelo conteúdo foda
Esse método é simplesmente incrível, eu havia parado de escrever minha história no quarto capítulo, não sabia como continuar. Esse método me ajudou pra caramba exatamente porque me auxiliou, a ir de detalhes pequenos e simples da minha história até eu saber sobre tudo que aconteceria.
Estou achando fantástico os conteúdo dos seus vídeos meu querido e você é alguém extremamente simpático de ouvir 😁 Gostei muito dessa estratégia e fez muito sentido para mim vou colocar ela em prática
2:47 Enquanto eu fazia o parágrafo, que eu fui ver que o recomendável era ser 5 frases, aí eu já fiquei tipo: Devia ter visto isso antes, acho que fiz merda. Mas não, eu tinha feito 5 frases certinho, uma pra cada ato, kkkk que macumba é essa?
@raoni marqs Faz um vídeo sobre editorias, onde publicar e os processos de publicação, etc.... (ah, onde eu compro algum livro seu? Tem em PDF, ou sla? Tô curioso pra ler)
Não sou escritor, sou videomaker, mas o 'conceito' Snowflake vale muito também pro mundo da edição. Entender o todo, dividir em pequenas partes e ir trabalhando elas ajuda muito!!! e ah, seus vídeos são incríveis! eu falei que ia comentar em todos que eu assistisse!
Obrigada pelas dicas. O pior é que eu sei como fazer, mas não sei O QUE ESCREVER e aí fico presa na minha própria mente, mas vou tentar, obrigada mesmo ❤️
Olá eu estou estudando o método floco de neve que eu assisti no seu último vídeo e me deparei com uma dificuldade que espero que você me ajude a resolver. Estou planejando um filme que tem um herói e uma parceira, uma side-kick, e a grande dificuldade é que logline, o objetivo, motivação, conflito, epifania e um parágrafo para o personagem herói principal eu sei. Mas para a side-kick eu não tenho certeza de nada disso. A pergunta seria, já que uma side-kick reflete e completa um herói, como encontrar as motivações dela? Na minnha imaginação eu penso que a personagem está sem motivação outra que não seja as mesmas do herói. Ela o ajuda a cumprir missões. Quer ver um exemplo do que digo? Em missão impossível, todos os parceiros do Tom Cruise querem ajudá-lo a salvar o mundo, mas não sabemos nada sobre as motivações deles para tal. No desenho Jonny Quest, não sei qual é o objetivo de Hadji, ou daquele outro cara, de cabelos brancos, fortao. Ambos estão no desenho para ajudar o cientista, pai do Jonny, em suas pesquisas, mas não parece haver motivação além dessa como equipe. Parecem todos subordinados às aventuras em si e sem um motivo pessoal para isso. Estão nas aventuras pq devem estar, pq sem Hadji não há o elemento exótico de ter um indiano no grupo. Sem os demais colegas de Missão, Tom Cruise seria só mais um James Bond.
é, mas você tá pensando em exemplos que confirmam o que você tá pensando. se você pensar em star wars o han solo tá lá pra ter uma oportunidade de vencer o egocentrismo que ele tem e usar o potencial dele em nome de alguma coisa que ajude todo mundo ao invés de só ele; o obiwan tá lá porque ele foi um herói no passado e ele quer guiar uma nova geração de pessoas lutando em nome do bem; a leia tá lá porque ela não tem dilemas e ela está certa que ela tem que lutar pelo que ela acredita e mostra pros outros que tem pessoas convictas nesse caminho... então sidekicks não PRECISAM ter uma motivação ou um propósito. se o personagem é divertido só por ser divertido e ele funciona na história: EBA! mas as coisas podem ser melhores quando você adiciona mais camadas pra sua história. então pensa que o robin luta do lado do batman, e quando ele aparece lá ninguém pergunta por que ele tá ali. mas se você pensar que, no começo, os pais dele foram mortos assim como os pais do bruce foram; e que quando ele tava querendo vingança o batman foi lá e falou "velho e depois disso, você vai fazer o que??" e mostrou um caminho que ele podia seguir a fim de deter traumas horríveis com o dele de acontecerem novamente... a história fica muito mais interessante! eu acabei falando um pouco - como eu sempre falo - da jornada que os personagens tem na história mais do que simplesmente a motivação deles dentro dela. mas pensa nisso: a motivação de um personagem secundário não precisa ser tão complexa, explicada ou trabalhada como a do protagonista; mas é MUITO melhor pra percepção que o público tem do seu personagem que esse personagem tenha ALGUMA motivação. que o público possa entender o que cada um está fazendo ali.
Di Cesart Quadros para Decoração não torna.............não!
3 года назад
Mais um vídeo fenomenal. A cada novo vídeo que assisto, vou viajando nas mil possibilidades de escrever com consistência e criatividade. O método é a estrutura segura dos trilhos do trem da escrita, que levam à estação planejada e, portanto, desejada, do livro publicado: Book Station. Obrigado.
@@anonimobr6778 os criadores de conteúdo no canal deles possuem essa tarja, por exemplo, se eu responder alguém no meu canal vai aparecer essa tarja no meu nome.
Gostei bastante desse método. Parece mais focado nos personagens que na estrutura da história. Vou mesclar ele com o monomito que aprendi no seu livro hahah
Galera, compartilha pq eu ñ faço ideia pq esse canal ñ bombou ainda, desde os vídeos do racismo e da mitologia grega que estava esoerando por mais, parabéns, muito bem feito.
Cara, simplesmente mind-blowing!!! Esse nível de minúcia soaria muito desnecessário para histórias curtas (meus contos), ou para livros mais simples (lineares), que tenho desenvolvido. Mas, para uma trama mais complexa, repleta de viradas, personagens muito numerosos, diversos contextos e na qual tudo termine se entrecruzando em algum momento, parece simplesmente ser o único método que atende a todas as minhas aflições ao organizar as ideias. Rever pra me apropriar do método e... Começando em 3... 2...
Vídeo muito bom, você é um dos meus mentores nesse mundo do cinema, escrevo tudo em um caderno e fico lendo depois. Muito interessante mesmo o método, alguns irei usar, só acho que pra ficar ainda melhor deveria ter mais exemplos.
po, cara, valeu mesmo! fico bem feliz que esteja usando os vídeos pra estudar real. eu gostaria muito de dar mais exemplos, mas acho que deixaria os vídeos muito longos - sem contar que eu tenho uma ansiedade pra dividir o maior número de coisas diferentes possível sobre como deixar mais fácil o processo de escrita, então eu acabo nunca voltando pra dar exemplos. mas com o tempo eu espero que vocês possam começar a enxergar essas coisas intuitivamente nas histórias por aí :)
Cara, você é tão didático mano, muito obrigada por fazer esses vídeos, tô viciada neles, tão me ajudando mtmt mesmo. Amei muito a ideia da planilha kjkkk, valeu, tudo de bom pra ti
Cara, é sério, até agora eu não dei como explicar. Ainda tô tentando processar, mas você é como se fosse uma extensão da minha mente kkkkk É estranho. Eu sempre quis fazer exatamente esse tipo de vídeo que vc está fazendo, mas quando eu digo exatamente, é exatamente kkkk. Por motivos diversos (falta de tempo, motivação, coragem, bagagem, equipamento - meu PC é mt horrível, enfim...) Eu não realizei, mas veja, o mesmo tipo de design, os mesmos temas (sim, idênticos, não sei como), praticamente a mesma didática, cara é incrível. Primeiro eu fiquei triste pq alguém realizou o que estava na minha mente, que eu deveria tá fazendo tbm, mas depois fiquei alegre pq alguém está realizando algo com o mesmo padrão de qualidade e personalidade que eu kkkkk Estou mt feliz pelo seu trabalho, de verdade, mas ainda é estranho ver o quanto de mim há em você, mesmo sem nunca termos nos visto. Viva a sincronicidade maluco do universo
tem um livro chamado Grande Magia, da Elizabeth Gilbert, que fala que as ideias ficam "pairando no ar" e que quando ela encontra uma pessoa e essa pessoa (por um milhão de motivos possíveis) não a executa, ela volta a procurar alguém que possa executá-la. Ok, parece meio doido falando assim, mas se você ler o livro vai fazer mais sentido kkkkkk É um livro bem legal pra quem gosta de escrever :D
nossa! eu achava que tava fazendo errado, mas descobri com esse vídeo que sou mais auto de data do que pensei :P modéstia parte, mas falando sinceramente, só não fiz planilha e algumas outras poucas dicas, porém, fiz quase todas as outras dicas mesmo antes de ver o vídeo asd na verdade faço isso desde que comecei a escrever aos 15 anos e já tenho 27... o que explica, e justifica, o fato que uma leitora beta disse que a minha atual história tem uma das melhores tramas e escrita que ela já leu, e ela é editora profissional, mas a minha história tem alguns problemas (assim como qualquer outra de outras pessoas), junto de erros que podem ser arrumados com a edição e etc adsads porém, o meu maior calcanhar de Aquiles é justamente a "literaturalização"! foi outra leitora beta, formada em língua portuguesa, que também disse que a minha história é muito boa, mas tem o problema da falta de poética... como posso explicar, amo ler, amo escrever, mas figuras de linguagem sempre foram a única "área", a única coisa, dentro de línguas e linguagem que eu não consigo dominar! [há alguns anos fiz um relatório no meu curso que foi super elogiado pela estrutura e forma sucinta da escrita, mas nesse caso era um relatório de exatas com estilo de artigo científico, ou seja, eram quase 20 páginas que não precisavam ter figuras de linguagem e eu me saí tão bem que o meu professor admitiu que foi um dos melhores que ele já recebeu até então - isso é só pra servir de exemplo] então, não tô falando que faltou onomatopeias, comparações ou outras figuras de linguagem do tipo, mas sim metáforas porque justamente é esse tipo de coisa que eu só entendo o significado, porém, não consigo criar na hora de escrever...! e eu já tinha escrito os 3 primeiros capítulos (4 contando com o prólogo/introdução), tava muito contente, satisfeita, com o que tinha escrito... pensava que tinha consigo introduzir muito bem as personagens principais e o vilão de forma que já tinha mostrado os nomes, as descrições e as motivações dessas personagens, quando resolvi procurar leitores betas e a maioria parecia concordar com a mesma coisa: a história é muito boa, mas a falta essa "poesia", de metáforas em algumas partes e outras coisas em outras partes, que deixaria a leitura estranha nas palavras deles...! porque, como eu não sei usar e criar e manipular ou reinventar figuras de linguagem, passei mais tempo descrevendo situações que poderiam ser reduzidos com estas figuras de linguagem, e nossa! é esse um dos motivos do meu bloqueio criativo, já que no início o feedback desses leitores betas tava servindo de combustível pra eu escrever, até chegar nessa parte... aí eu travei! quero dizer, consigo muito bem ler uma metáfora dentro do livro de outra pessoa e tudo mais, mas criar metáforas enquanto escrevo não... e isso é o que mais pega, porque não quero quebrar o suspense para os meus leitores betas, porém, acho que vou precisar contar toda essa parte, de detalhes pré-planejados e tals, pra ver se alguém consegue me ajudar com essa parte...! porque, na época de colégio estudei durante anos sobre literatura, consegui aprender a identificar as diferenças entre os principais períodos literários do Brasil, aprender sobre os estilos diferentes de texto, incluindo questões sobre como fazer e estruturar prosa e poesia, mas a única parte que sempre fui zero a esquerda é justamente quando se trata de figuras de linguagens...
Oiê! Marcus aqui. Assisti todos seus vídeos pelo menos 2 vezes cada alguns até mais, hehehe. Sou desenvolvedor de software e acho a forma como a maioria dos textos que ensinam algo muito chatas e cinzas, então decidi escrever para preencher esse vazio e em meio às pesquisas para achar algo que me transceda a ser um escritor incrível encontrei algo incrível, O SEU CANAL, que tem me fascinado muito pelo mundo da escrita e a forma como contamos historias. Por favor, gostaria de um dica, indicação de livro ou artigo que possa me dar um norte a seguir para criar textos didáticos incrivel e que fascina o leitor ao ponto que no final ele fique com WOW WOW(um para "que forma foda de ensinar" e o outro para "eu aprendi algo novo e complexo e nem percebi isso"). Obrigado. XD
hahah, acho que pra escrever esses textos eu acabo usando as mesmas ferramentas que eu uso pra contar histórias! se quiser, meu livro "Como Escrever Histórias" tá à venda em bendaora.com - acho que pode ajudar bastante :)
Meeeeeu! Eu uso um método parecido com esse. Claro que não é esse, mas passarei a usar!!! Sempre começo do pequeno e vô aumentando pedaço por pedaço. Frases vão virando Parágrafos e Parágrafos vão virando Capítulos. Ótimo vídeo, como sempre. Parabéns e MUITO OBRIGADO, esclareceu muito a minha mente!!! :O
Raoni, você acaba de ser um mega plot twist em minha jornada de escritora. Agradeço demais pelos conselhos, mas agora não sei o que fazer porque já estou na parte onde minha protagonista está entrando no 'ventre da baleia' e até agora não tem um elemento chave para se empatizar com ela. Tô perdida!! Mas muito obrigada mesmo por fazer esses vídeos, não pare!
Sou detalhista até demais, mas esse método tão passo a passo é impossível para mim :v Prefiro a minha maneira aleatória. Ademais, algumas coisas nele são bem interessantes e tentarei aplicar para começar a escrever contos
Tenho uma dúvida. Estou estudando métodos de criar uma história, mas não sei como aplicar. Você só pode usar um? É para usar vários? Qual seria o melhor? Qual é recomendado?
1. Crie uma logline
2. Expanda a logline a um parágrafo, agora não só a premissa, mas contando os maiores acontecimentos e o fim (divida em frases: Introduza o mundo comum, o incidente inicial e como isso leva ao segundo ato, faça quantas vezes necessário até que leve ao ápice da história e vá até o final)
3. Faça uma ficha de personagem contendo: Nome, logline, objetivo, motivação, conflito, epifania e um parágrafo contando os detalhes da jornada do personagem)
4. Volte a ação 2 e transforme cada frase em um parágrafo
5. Pegue a ficha de personagem, e agora descreva tudo em uma página inteira para os personagens principais e meia página para personagens relevantes e adicione mais algumas curiosidades: O que querem? Como se comportam? Quem são? Do que gostam? O que acontece com eles? Como reagem? Porque reagem assim? O que aprendem? Como mudam?
6. Volte a ação 4 e expanda cada parágrafo em uma página
7. Volte ao seus personagens, agora coloque cada minuciosos detalhes que você pode ter deixado passar
8. Liste todas as cenas da sua história (Caso sua história seja muito grande como a minha, tente separar isso em capítulos)
9. Crie um parágrafo para cada cena (opcional)
10. Vai e escreve
Queria que tivesse vídeo todos os dias. ❤✌👽
Esse método está funcionando MUITO bem comigo. Sempre ouvia dizer que "tudo que é complexo foi criado a partir de partes simples", mas eu não sabia exatamente como pôr isso em prática na hora de planejar uma história, e agora estou conseguindo (e é realmente bem divertido fazer isso :D)
Afinal, vim 5 anos no futuro pra lembrar que tudo que é pequeno é uma versão de algo grande, e provavelmente o que é simples é uma versão de algo complexo
5:55 - Hahahahahahahaha! Adorei o bonequinho brotando do nada indignado! kkkkk
Melhor canal sobre o gênero
valeeeeeu - compartilhe com a família pra todo mundo vir aprender esses rolês aqui :D hahah
Fiz a etapa 1 do exercício e em uma hora escrevi 27 loglines diferentes para minha história. A mais longa teve 27 palavras, a mais curta ficou 14 palavras e a logline que achei ideal ficou com 17 palavras. :)
seu comentario tem 17 likes, e a frase que você escreveu antes do ponto tem 17 elementos.
17 é a chave
Já era, agora tem 18
27
36
48
Esse vídeo foi extremamente útil para mim. Obrigado!
CARALHO!!! Você acaba de resolver o meu problema com uma HQ que tem MUITA pesquisa histórica.
nossa, esse negócio resolve muito a vida. a primeira vez que eu li, eu fiquei "aff, grande coisa". depois eu ficava pensando nesse processo o tempo todo - faz muito sentido, é super intuitivo e SIM faz muito sentido pra lidar com um monte de informação :D
Que bom que o vídeo foi útil. Espero que sua história fique legal ao usar o método.
Muito bom o vídeo, a minha maior dificuldade com escrever uma história é que eu sou ansioso, e quero por tudo que tá na minha cabeça no papel de uma vez, e aí pulo um monte de detalhes e acabo abandonando o projeto.
quem sabe escrever histórias se torne a melhor forma de conhecer e combater sua ansiedade...
Não sei oq comentar mas vou comentar mesmo assim pra ajudar o vídeo
Eu decidi usar esse método quando eu percebei que a minha história não andava. Eu já tinha milhares de cenas planejadas mas, muitas pontas soltas que eu sempre falava para mim mesma “mais tarde eu resolvo”, “depois eu mudo”, “quando eu tiver em tal parte eu reviso” e quando fui ver, eu não sabia o que estava certo e o que estava errado sobre esses detalhes e passados que construíam a história. Agora estou na etapa 5 e, realmente, é muito divertido. É como se o mundo estivesse abrindo e, ter que focar em cada personagem pode gerar uma boa amplificada na história, antes eu só tinha a visão da protagonista que nem conhecia o mundo que caiu kkkkkkkkkkkkkkk enfim, confesso que é difícil sim e, às vezes passo dias sem fazer nada de tão difícil que é aprofundar personagens que eu nem conheço direito, mas são importantes para a narrativa, porém, a cada momento que a minha cabeça explode uma ideia que muda completamente o rumo da história, percebo que está valendo a pena.
Compartilho do mesmo! É massa demais escrever!
Cara! quando eu conseguir concluir as minhas histórias você será o maior responsável! Obrigado por digerir, e nos direcionar pra esses outros autores!
conseguiu ?
conseguiu?
Conseguiu?
Conseguiu ?
Conseguiu?
“Floco de neve único e especial” referência? Haha
5:14 Será que o que ele quer dizer não é que você deve descrever o personagem baseado no que ele acredita? Por exemplo um personagem pode ser um cavaleiro medieval ou um espadachim justo (de acordo com as crenças dele) se achando honrado em defender o rei ou imperador dos rebeldes que armaram uma cilada e emboscaram sua carruagem. Para a trama o herói pode ser o líder dos rebeldes que luta pela libertação do seu povo da escravidão, mas do ponto de vista do cavaleiro/espadachim, ele é o justo.
TALVEZ! essa é uma boa hipótese :D
@@raonimarqs pelo que eu entendi, é como se o personagem estivesse escrevendo sobre ele mesmo, como aquelas fanfics meio bregas que começam "oi, sou jaqueline, tenho 17 anos, sou loira, magra..." só que de forma mais complexa e estruturada.
@@braziliannight939 essas fanfics matam qualquer um que lê
@@braziliannight939
Carl a segurou em minha cintura
"Escritora: Agora vai em kkkkkk"
E eu me aproximei de seu rosto
Escritora: Eeeeeeita poha, é agora kkkkkk."
@@Kiwi-yz4pz Triste que é real :(
Caralho!!! Vc mitou. ZERO!!!! Eu disse 0 deslikes até o momento que eu tô vendo esse video.
Esse vídeo vem me ajudado muito a escrever uma história, já q me fez enxergar a história toda e me motivou a escrever sempre. Obrigado msm
Eu sou a que senta e escreve igual uma desesperada rs... Mas de alguma forma, dá certo. Consegui escrever meu primeiro livro e publicar. Porém é uma história de comédia romântica leve, que não tinha como objetivo ser profunda. Agora que quero escrever uma série de fantasia mais complexa estou organizando bem minhas ideias para evitar inconsistências. Estou amando suas aulas, simplesmente a melhor que vi até hoje. Percebo que muita coisa eu fazia instintivamente. Sempre tento imitar as pessoas reais, mas seus ensinamentos abriram minha mente e sinto que faço conscientemente agora. Obrigada!
Sou muito apressadakkkkk então, usar esse método de escrever me ajuda a lidar com a minha ansiedade e insegurança, pois minha história é um romance bem bobo, mas tem um toque de fantasia e traumas no meio.
Eu amei suas aulas!
Esse método é muito bem estruturado, me ajudou muito, to tendo muito bloqueio e cheguei em uma parte que já não sei o que fazer, nao tenho continuidade pra nada. Esse método vai dar um help enorme!
achei bem maravilhoso essa maneira de estruturar uma história. Acho que serei um apoiador seu :D
Escrever é incrível, quando você começa é difícil, mas quando tá na metade é divertido
comecei a escrever um tempo atrás e me arrependo amargamente de não ter feito uma pesquisa a fundo, felizmente a história sempre tá apta a mudanças 😁
seu canal é incrível, muito obrigado pela ajuda!
Mano, estou extremamente impressionado, esse método está me ajudando demais, quero te agradecer Raoni marqs, minha história está realmente andando graças a esse vídeo 👍
@@Mobilistica VAI QUE VAI!
"Segue seu coração aí..." o jeito q c fala é dahora demais!
descobri seu canal faz pouco tempo e ta me abrindo mt a cabeça sobre escrever minha história. Por muito tempo fiquei estagnado, mas agora finalmente destravei. Parabéns pelo conteúdo foda
muita saudades dos seus vídeos, vc me ajuda tanto...
queria ter o humor desse cara, tudo é divertido para ele meu...
hahahahaha! SIM - todo estágio era "essa parte é a mais legal!"
Esse método é simplesmente incrível, eu havia parado de escrever minha história no quarto capítulo, não sabia como continuar. Esse método me ajudou pra caramba exatamente porque me auxiliou, a ir de detalhes pequenos e simples da minha história até eu saber sobre tudo que aconteceria.
Estou achando fantástico os conteúdo dos seus vídeos meu querido e você é alguém extremamente simpático de ouvir 😁
Gostei muito dessa estratégia e fez muito sentido para mim vou colocar ela em prática
2:47
Enquanto eu fazia o parágrafo, que eu fui ver que o recomendável era ser 5 frases, aí eu já fiquei tipo:
Devia ter visto isso antes, acho que fiz merda.
Mas não, eu tinha feito 5 frases certinho, uma pra cada ato, kkkk que macumba é essa?
@raoni marqs
Faz um vídeo sobre editorias, onde publicar e os processos de publicação, etc....
(ah, onde eu compro algum livro seu? Tem em PDF, ou sla? Tô curioso pra ler)
Vc pode comprar eles aqui: bendaora.iluria.com/
Gostei muito desse método, ele expandiu a minha noção de como escrever uma historia
Cara, meu maior achado esse ano no youtube foi seu canal. Obrigado!
Não sou escritor, sou videomaker, mas o 'conceito' Snowflake vale muito também pro mundo da edição.
Entender o todo, dividir em pequenas partes e ir trabalhando elas ajuda muito!!!
e ah, seus vídeos são incríveis!
eu falei que ia comentar em todos que eu assistisse!
Obrigada pelas dicas. O pior é que eu sei como fazer, mas não sei O QUE ESCREVER e aí fico presa na minha própria mente, mas vou tentar, obrigada mesmo ❤️
Tudo que é pequeno é só uma versão menor de algo grande. Alô hora da aventura. isso é Genial.
Velhooooooo vc poderia fazer podcast... É incrível 👏👏👏👏👏👏
Olá eu estou estudando o método floco de neve que eu assisti no seu último vídeo e me deparei com uma dificuldade que espero que você me ajude a resolver. Estou planejando um filme que tem um herói e uma parceira, uma side-kick, e a grande dificuldade é que logline, o objetivo, motivação, conflito, epifania e um parágrafo para o personagem herói principal eu sei. Mas para a side-kick eu não tenho certeza de nada disso. A pergunta seria, já que uma side-kick reflete e completa um herói, como encontrar as motivações dela? Na minnha imaginação eu penso que a personagem está sem motivação outra que não seja as mesmas do herói. Ela o ajuda a cumprir missões. Quer ver um exemplo do que digo? Em missão impossível, todos os parceiros do Tom Cruise querem ajudá-lo a salvar o mundo, mas não sabemos nada sobre as motivações deles para tal. No desenho Jonny Quest, não sei qual é o objetivo de Hadji, ou daquele outro cara, de cabelos brancos, fortao. Ambos estão no desenho para ajudar o cientista, pai do Jonny, em suas pesquisas, mas não parece haver motivação além dessa como equipe. Parecem todos subordinados às aventuras em si e sem um motivo pessoal para isso. Estão nas aventuras pq devem estar, pq sem Hadji não há o elemento exótico de ter um indiano no grupo. Sem os demais colegas de Missão, Tom Cruise seria só mais um James Bond.
é, mas você tá pensando em exemplos que confirmam o que você tá pensando. se você pensar em star wars o han solo tá lá pra ter uma oportunidade de vencer o egocentrismo que ele tem e usar o potencial dele em nome de alguma coisa que ajude todo mundo ao invés de só ele; o obiwan tá lá porque ele foi um herói no passado e ele quer guiar uma nova geração de pessoas lutando em nome do bem; a leia tá lá porque ela não tem dilemas e ela está certa que ela tem que lutar pelo que ela acredita e mostra pros outros que tem pessoas convictas nesse caminho... então sidekicks não PRECISAM ter uma motivação ou um propósito. se o personagem é divertido só por ser divertido e ele funciona na história: EBA! mas as coisas podem ser melhores quando você adiciona mais camadas pra sua história.
então pensa que o robin luta do lado do batman, e quando ele aparece lá ninguém pergunta por que ele tá ali. mas se você pensar que, no começo, os pais dele foram mortos assim como os pais do bruce foram; e que quando ele tava querendo vingança o batman foi lá e falou "velho e depois disso, você vai fazer o que??" e mostrou um caminho que ele podia seguir a fim de deter traumas horríveis com o dele de acontecerem novamente... a história fica muito mais interessante!
eu acabei falando um pouco - como eu sempre falo - da jornada que os personagens tem na história mais do que simplesmente a motivação deles dentro dela. mas pensa nisso: a motivação de um personagem secundário não precisa ser tão complexa, explicada ou trabalhada como a do protagonista; mas é MUITO melhor pra percepção que o público tem do seu personagem que esse personagem tenha ALGUMA motivação. que o público possa entender o que cada um está fazendo ali.
ESSE VÍDEO FOI... PERFEITO, e olha que eu já vi todos os vídeos do canal , esse é um dia s mais úteis
Esse canal é um achado valioso 👌🏻
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Devia ter feito isso antes de começar minha historia.
conteúdo de qualidade! e que tanka o passar do tempo kkkk adorei seu canal parabens
esse método me ajudou mt, nunca pensei q funcionaria cmg
Esse metodo torna o prazer de escrever.............massante!
Di Cesart Quadros para Decoração não torna.............não!
Mais um vídeo fenomenal. A cada novo vídeo que assisto, vou viajando nas mil possibilidades de escrever com consistência e criatividade. O método é a estrutura segura dos trilhos do trem da escrita, que levam à estação planejada e, portanto, desejada, do livro publicado: Book Station. Obrigado.
Vc merece 1000 vezes mais inscritos do q vc tem agora
Seu conteudo é muito bom, é uma pena q ele não é reconhecido
Se tem um canal que recomendo para qualquer escritor, quadrinista, artista ou qualquer fã de histórias e esse!
Obrigado pelo trabalho incrível!:3
Gostei. Sou engenheiro, programador e adoro planilhas. Para mim o método floco de neve faz todo o sentido. Falta só começar...
Quando chega na parte de expandir a história dos personagens pra uma página eu fico impactado
Seu canal tá me ajudando demais na história que estou criando, foi muito bom achar seu canal, Tmj, é nois.
Vídeo novo. Oba!
Connor! Legal. ✌👤
Mais uma exelente aula, parabéns.
valeeeu! :D
@@raonimarqs Por que tem uma tarja branca aparecendo acima do seu nome?
@@anonimobr6778 os criadores de conteúdo no canal deles possuem essa tarja, por exemplo, se eu responder alguém no meu canal vai aparecer essa tarja no meu nome.
obrigado amigo, você é um amigo
Gostei bastante desse método. Parece mais focado nos personagens que na estrutura da história. Vou mesclar ele com o monomito que aprendi no seu livro hahah
Obrigado pelo vídeo, sou marinheiro de primeira viagem e a velocidade em que vc apresenta o conteúdo tá ajudando demais a não desanimar no início.
que bom que curtiu! :D se quiser aprender mais, você pode comprar meu livro "Como Escrever Histórias" aqui: bendaora.com
@@raonimarqs Legal, não sabia dele. Acabei de comprar! Um abraço!
Galera, compartilha pq eu ñ faço ideia pq esse canal ñ bombou ainda, desde os vídeos do racismo e da mitologia grega que estava esoerando por mais, parabéns, muito bem feito.
hahah, valeeeu :D
muito obrigado, suas dicas me ajudaram muito a criar um trama mais profissional
Cara, simplesmente mind-blowing!!!
Esse nível de minúcia soaria muito desnecessário para histórias curtas (meus contos), ou para livros mais simples (lineares), que tenho desenvolvido. Mas, para uma trama mais complexa, repleta de viradas, personagens muito numerosos, diversos contextos e na qual tudo termine se entrecruzando em algum momento, parece simplesmente ser o único método que atende a todas as minhas aflições ao organizar as ideias.
Rever pra me apropriar do método e...
Começando em 3... 2...
Não tenho nem o que falar, queria ter visto o vídeo quando saiu! Parabéns, bom demais!
Adoro seu canal tu é 10
valeeeeeu :D
vou ver mais de uma vez esse vídeo
Direto ao ponto!
Parabéns pelo vídeo! Adoro os seus vídeos e a forma que você usa pra abordar os assuntos com suas edições. Muito sucesso pra você! Ok? Ok.
valeeeeeeu! :D
Tá agora vou usar o método assistindo várias vezes esse vídeo pra entender o ele falou
Obrigado Raoni. O áudio tá muito bom. É objetivo, explicativo e esclarecedor.
Eu amei esse vídeo. A forma como você foi direto ao assunto, a edição, tudo!
Vídeo muito bom, você é um dos meus mentores nesse mundo do cinema, escrevo tudo em um caderno e fico lendo depois. Muito interessante mesmo o método, alguns irei usar, só acho que pra ficar ainda melhor deveria ter mais exemplos.
po, cara, valeu mesmo! fico bem feliz que esteja usando os vídeos pra estudar real. eu gostaria muito de dar mais exemplos, mas acho que deixaria os vídeos muito longos - sem contar que eu tenho uma ansiedade pra dividir o maior número de coisas diferentes possível sobre como deixar mais fácil o processo de escrita, então eu acabo nunca voltando pra dar exemplos. mas com o tempo eu espero que vocês possam começar a enxergar essas coisas intuitivamente nas histórias por aí :)
Cara, você é tão didático mano, muito obrigada por fazer esses vídeos, tô viciada neles, tão me ajudando mtmt mesmo. Amei muito a ideia da planilha kjkkk, valeu, tudo de bom pra ti
Ótimo vídeo. Essa dica da planilha é sensacional.
Que vídeo TOPPPP, já assisti ele umas 7 vezes kkkk
Você é incrível!
Cara, é sério, até agora eu não dei como explicar. Ainda tô tentando processar, mas você é como se fosse uma extensão da minha mente kkkkk
É estranho. Eu sempre quis fazer exatamente esse tipo de vídeo que vc está fazendo, mas quando eu digo exatamente, é exatamente kkkk.
Por motivos diversos (falta de tempo, motivação, coragem, bagagem, equipamento - meu PC é mt horrível, enfim...) Eu não realizei, mas veja, o mesmo tipo de design, os mesmos temas (sim, idênticos, não sei como), praticamente a mesma didática, cara é incrível.
Primeiro eu fiquei triste pq alguém realizou o que estava na minha mente, que eu deveria tá fazendo tbm, mas depois fiquei alegre pq alguém está realizando algo com o mesmo padrão de qualidade e personalidade que eu kkkkk
Estou mt feliz pelo seu trabalho, de verdade, mas ainda é estranho ver o quanto de mim há em você, mesmo sem nunca termos nos visto. Viva a sincronicidade maluco do universo
Já aconteceu comigo. Acho que isso mostra que se tiver uma idéia, faça. Ou alguém outro fará.
tem um livro chamado Grande Magia, da Elizabeth Gilbert, que fala que as ideias ficam "pairando no ar" e que quando ela encontra uma pessoa e essa pessoa (por um milhão de motivos possíveis) não a executa, ela volta a procurar alguém que possa executá-la. Ok, parece meio doido falando assim, mas se você ler o livro vai fazer mais sentido kkkkkk É um livro bem legal pra quem gosta de escrever :D
nossa! eu achava que tava fazendo errado, mas descobri com esse vídeo que sou mais auto de data do que pensei :P modéstia parte, mas falando sinceramente, só não fiz planilha e algumas outras poucas dicas, porém, fiz quase todas as outras dicas mesmo antes de ver o vídeo asd na verdade faço isso desde que comecei a escrever aos 15 anos e já tenho 27...
o que explica, e justifica, o fato que uma leitora beta disse que a minha atual história tem uma das melhores tramas e escrita que ela já leu, e ela é editora profissional, mas a minha história tem alguns problemas (assim como qualquer outra de outras pessoas), junto de erros que podem ser arrumados com a edição e etc adsads porém, o meu maior calcanhar de Aquiles é justamente a "literaturalização"! foi outra leitora beta, formada em língua portuguesa, que também disse que a minha história é muito boa, mas tem o problema da falta de poética... como posso explicar, amo ler, amo escrever, mas figuras de linguagem sempre foram a única "área", a única coisa, dentro de línguas e linguagem que eu não consigo dominar! [há alguns anos fiz um relatório no meu curso que foi super elogiado pela estrutura e forma sucinta da escrita, mas nesse caso era um relatório de exatas com estilo de artigo científico, ou seja, eram quase 20 páginas que não precisavam ter figuras de linguagem e eu me saí tão bem que o meu professor admitiu que foi um dos melhores que ele já recebeu até então - isso é só pra servir de exemplo]
então, não tô falando que faltou onomatopeias, comparações ou outras figuras de linguagem do tipo, mas sim metáforas porque justamente é esse tipo de coisa que eu só entendo o significado, porém, não consigo criar na hora de escrever...! e eu já tinha escrito os 3 primeiros capítulos (4 contando com o prólogo/introdução), tava muito contente, satisfeita, com o que tinha escrito... pensava que tinha consigo introduzir muito bem as personagens principais e o vilão de forma que já tinha mostrado os nomes, as descrições e as motivações dessas personagens, quando resolvi procurar leitores betas e a maioria parecia concordar com a mesma coisa: a história é muito boa, mas a falta essa "poesia", de metáforas em algumas partes e outras coisas em outras partes, que deixaria a leitura estranha nas palavras deles...! porque, como eu não sei usar e criar e manipular ou reinventar figuras de linguagem, passei mais tempo descrevendo situações que poderiam ser reduzidos com estas figuras de linguagem, e nossa! é esse um dos motivos do meu bloqueio criativo, já que no início o feedback desses leitores betas tava servindo de combustível pra eu escrever, até chegar nessa parte... aí eu travei!
quero dizer, consigo muito bem ler uma metáfora dentro do livro de outra pessoa e tudo mais, mas criar metáforas enquanto escrevo não... e isso é o que mais pega, porque não quero quebrar o suspense para os meus leitores betas, porém, acho que vou precisar contar toda essa parte, de detalhes pré-planejados e tals, pra ver se alguém consegue me ajudar com essa parte...! porque, na época de colégio estudei durante anos sobre literatura, consegui aprender a identificar as diferenças entre os principais períodos literários do Brasil, aprender sobre os estilos diferentes de texto, incluindo questões sobre como fazer e estruturar prosa e poesia, mas a única parte que sempre fui zero a esquerda é justamente quando se trata de figuras de linguagens...
Oiê! Marcus aqui.
Assisti todos seus vídeos pelo menos 2 vezes cada alguns até mais, hehehe.
Sou desenvolvedor de software e acho a forma como a maioria dos textos que ensinam algo muito chatas e cinzas, então decidi escrever para preencher esse vazio e em meio às pesquisas para achar algo que me transceda a ser um escritor incrível encontrei algo incrível, O SEU CANAL, que tem me fascinado muito pelo mundo da escrita e a forma como contamos historias.
Por favor, gostaria de um dica, indicação de livro ou artigo que possa me dar um norte a seguir para criar textos didáticos incrivel e que fascina o leitor ao ponto que no final ele fique com WOW WOW(um para "que forma foda de ensinar" e o outro para "eu aprendi algo novo e complexo e nem percebi isso").
Obrigado. XD
hahah, acho que pra escrever esses textos eu acabo usando as mesmas ferramentas que eu uso pra contar histórias! se quiser, meu livro "Como Escrever Histórias" tá à venda em bendaora.com - acho que pode ajudar bastante :)
Muito obrigado pelo vídeo. Excelente e muito útil
Não para de postar vídeos, amo demais isso MESMO 💙
Melhor canal do RUclips!
Meeeeeu! Eu uso um método parecido com esse. Claro que não é esse, mas passarei a usar!!! Sempre começo do pequeno e vô aumentando pedaço por pedaço. Frases vão virando Parágrafos e Parágrafos vão virando Capítulos.
Ótimo vídeo, como sempre. Parabéns e MUITO OBRIGADO, esclareceu muito a minha mente!!! :O
BOA! fico feliz que tenha ajudado :D
Fiz mil anotações. Muito útil!!!
*Ótimo vídeo! Vou tentar usar esse método*
BOA! espero que te ajude :D
Se ele colocasse exemplos eu já teria escrevido meu livro
Raoni, você acaba de ser um mega plot twist em minha jornada de escritora. Agradeço demais pelos conselhos, mas agora não sei o que fazer porque já estou na parte onde minha protagonista está entrando no 'ventre da baleia' e até agora não tem um elemento chave para se empatizar com ela. Tô perdida!! Mas muito obrigada mesmo por fazer esses vídeos, não pare!
Sou detalhista até demais, mas esse método tão passo a passo é impossível para mim :v Prefiro a minha maneira aleatória. Ademais, algumas coisas nele são bem interessantes e tentarei aplicar para começar a escrever contos
eba! espero que te ajude :D
Massa! Por isso é que eu apoio.este canal. Vou tentar usar o método. Tu é um Craque!
valeeeeeeeu :D obrigado mesmo
Cara agradeço mais uma vez seu canal é 10 mano !!!! Sempre ajudando a escrever mais história 👍👍👍👍👍
valeeu - espero que ajude :)
Adorei esse método, gostei mesmo
valeu por mais um vídeo Raoni!
Cara sou recém inscrito e ja amo o seu trabalho, parabéns !!!
valeeeu! bem vindo :)
Muito bom!!
Amo seus vídeos!
Tenho uma dúvida. Estou estudando métodos de criar uma história, mas não sei como aplicar. Você só pode usar um? É para usar vários? Qual seria o melhor? Qual é recomendado?
Já conhecia esse método mas, você explica tão bem que super valeu a pena saber tudo de novo. Parabéns pelo trabalho 💕
aaah, que bom que curtiu :D
Aquele vídeo que você aprende muito :)
hahah, que bom que curtiu - espero que ajude :D
MELHOR CANAL. AJUDA MUITO.
Adoreeei
Estou apaixonada pelo canal
Amei as dicas, obrigada 💜
Vídeo perfeito
Vídeo Perfeito! Maravilhoso! Muito obrigada!!!
Q vídeo maravilhoso, super construtivo. Obrigado por compartilhar esse conhecimento rs
hahah, que bom que curtiu - espero que te ajude :D
Agora eu vou lá escrever mesmo