Muito simples! Só fazer um sistema eletrico paralelo. Coloca se mais um alternador e outra bateria, onde esse alternador e bateria adicional vai ficar para uso exclusivo do ar condicionado, poupando o sistema original. Lembrando que essa solução é apenas pra quem já esta com ar condicionado eletrico ja instalado.
SOLUÇÃO Coloquei na minha Kombi um alternador de Amarok de 150a. Ele cabe certinho, não precisou fazer nenhuma adaptação, só tive que trocar o regulador de tensão. Usei o do Audi Q3. Com relação as baterias, uso duas de 70a para o motor. Elas estão ligadas em paralelo por um barramento. Coloquei uma chave seletora para o ar, quando estou com a Kombi ligada, uso as baterias do carro, quando estou acampado, uso as baterias da casa.
Falou tudo! Seja em motorhome pequeno ou grande, você precisa balancear todo o rolê do uso do ar, pode ter a usina de Itaipu, usar tudo num dia só, no outro não há sol que reponha, considerando que temos 5h de sol de qualidade pra carregar a bateria, pelo menos 1 semana para repor só a bateria, fora o uso diário. Nós rodamos as vezes com o ar ligado, mas sempre compensamos depois para repor toda a energia tanto do carro quanto da casa. Tenho o ar elétrico com alternador de 90a e assino embaixo na questão de manutenção em menor período. Limpeza e grau nas escovas do alternador se faz necessário de ano em ano, inclusive tá na hora de fazer novamente. Conteúdo de qualidade do gracha, como sempre ✅
@@flavioleite8250 o meu é mecânico Só alegria.Gela muito e não ocupa espaço externo.Minha Kombi é Flex e eu fiz todo isolamento termo acústico.Foi instalado em loja especializada aqui no R.J.
Minha Kombi é uma 1998, motor a ar e injetada. Estou pesquisando pra ter um alternador maior pra suprir o ar condicionado elétrico quando o carro estiver em movimento e quando estiver acampando, um carregador conectado na energia do camping. Muito obrigado pelo vídeo!! Sucesso!!
parabéns agora vi alguém explicar muito bem,eu tenho um micro de 8,5mt coloquei 7 placas e 4 baterias 240 e não tem muita autonomia a noite durante o dia fica direto nas placas
Charles essa dica da Instalação do Ar condicionado elétrico; foi muito importante. Tinha a ideia dessa instalação, mas agora; vou repensar 3 vezes. Obrigado e bom trabalho... Continue sempre mandando bem...
Olá ,mano eu estava inscrito no canal de vocês e derrepente parei de receber as notificações fui ver não estava mais inscrito ,agora me inscrivi de novo já aconteceu em outros inscritos e outros canais .
Muitas vezes é necessário trocar a bateria por uma amperagem maior e um alternador compatível com a bateria, pra que possa dar conta, de preferência que supra o que o veículo já consumia e mais o que o ar condicionado elétrico consome, tendo um bom dimensionamento, não teremos problemas, tendo também o uso de uma fonte externa, do contrário da dor de cabeça.
vi caminhoes ai nos EUA q tem unidade ref com pqn motor a combustao(na parte trazeira) para pernoites(cabine leito atraz) e ao estar em movimento utiliza a unidade acoplada ao motor do veiculo(refrigera a dianteira)
O que o pessoal não leva em consideração tbm, é que quando o alternador está em sua capacidade máxima pra carregar as baterias, ele exige mais potência do motor. Quanto maior a quantidade de energia gerada (alternador), maior a energia consumida (motor girando o alternador). Então quem pensa em utilizar o ar elétrico pra "melhorar a potência do motor", pense bem pois vai dar na mesma, ou até mesmo piorar, já quena eficiência energética será menor.
Boa observação, precisamos levar isso em consideração, já imaginou um motor 1.0 com alternador de 120ah, não vai dar certo😅, isso serve para kombi tbm, vai ter um consumo elevador de combustível…
Então para uma Kombi com o alternador de 90amper e a bateria de 60 amper original,pode por mais uma outra bateria de 100amper e so usar com o carro em movimento,e por uma usina nessa bateria para usar no camping??!
Quando tratamos com energia não existe almoço grátis, tem fato de que alternadores maiores também pesam mais no motor. E ainda tem o fato de que os compressores elétricos gelam menos que os mecanicos! Se o intúito e gelar a cabine quando estiver na estrada, acho que vale mais a pena um compressor mecanico pois na estrada o motor vai ta numa faixa de rotação e potencia que vai segurar tranquilamente, se precisar subir alguma ladeira só fazer como os antigos Astecas, basta desligar o ar hehe
Pois é...que eu saiba, nunca foi ofertado como opcional original na Kombi, devido a muitas limitações técnicas. Tamanho do habitáculo, potência do motor, sistema elétrico, linhas de gás, evaporadora, condensadora entre outros.
Ar elétrico é enganação. Um ar condicionado mecânico pra carros pequenos tem 12000 BTUs. Os grandes, 17, e vans chegam a 24000BTUs. O ar elétrico muitas vezes é limitado em 1200BTU é só 10% do necessário, e isso representa 26A. Por isto PARECE funcionar nos carros à ar com a simples troca por um alternador de 60A ou 100A. 4000BTU já chega nos 90A, e ainda assim é muito inferior à necessidade. E pra quem acha que não vai pesar no motor, péssima notícia: pesa sim, do mesmo jeito. Lei básica da física.
1) Jamais (repetindo: JAMAIS) deixar um sistema elétrico ÚNICO para tudo. E este é o primeiro equívoco do vídeo, onde dá a entender que vai fazer um sistema elétrico ÚNICO pra tudo ("é porque na manhã seguinte você vai tentar ligar a Kombi e não vai funcionar..." óbvio que NÃO vai, porque fez um sistema elétrico único pra tudo que, inclusive, aumenta o risco de curto circuito). Faz um sistema elétrico convencional para elétrica básica da Kombi (até porque neste caso a bateria automotiva normal é usada). Sistema elétrico específico para geladeira 12V (bateria especial). Sistema elétrico pra bomba hidráulica 12V. Sistema elétrico específico para ar condicionado 12V (bateria especial). Iluminação você pode usar pilha 1,5V recarregável e fita de LED (vai ter a mesmíssima iluminação e não vai gastar nenhuma bateria 12V). Aí vai modificando através de chaves elétricas a conexão placa solar > bateria 12V (alternando ar condicionado DIA PAR, ar condicionado DIA ÍMPAR, geladeira, bomba elétrica etc), inclusive com a possibilidade de desconectar e recarregar por energia elétrica comum. . 2) Placas solares, se usar uma fantástica, em todo o teto da Kombi, vai gerar 15A / hora. Aí precisaria de um dia inteiro, com ótima insolação, para recarregar a bateria do sistema de ar condionado 12V. Isso é ÓBVIO. Exatamente por conta disso: você tem um sistema de bateria 12V para DIA PAR; você tem um sistema de bateria 12V para DIA ÍMPAR. E tem gente que bota um sistema de bateria 12V "RESERVA". Obviamente, numa situação limite, vai num posto de gasolina, estaciona a Kombi perto de uma tomada 127 ou 220V e recarrega a bateria 12V do ar condicionado. Simples assim. . 3) Quanto ao isolamento térmico da Kombi. Não façam a aberração de colocar isopor (inflamável, se pega fogo todo mundo dentro morre intoxicado na hora), 3TC e coisas do tipo. Isso porque se a lataria tiver alguma ferrugem, simplesmente você não vai conseguir ver. O que dá pra fazer é lã de vidro, junto com uma madeira naval, e criar um cubículo dentro da Kombi. Com isso, você criará um isolamento acústico e térmico, maximizando o ar condicionado. .
Bom dia , na verdade e na prática já usei uma bateria nova estacionária de 240 pioneiro e não segura pico de carga no ar condicionado 12v ne 30 minutos tentei usar até explodir meu compressor 😢, o motorhome precisa de do mínimo 3 estacionaria de 240 amperes menos que isso pode esperar o prejuízo, no meu caso desisti de bateria estacionaria comprei de lítio ai sim pode ficar mais tranquilo.
Obrigado por deixar sua experiência aqui nos comentários, tenho certeza que ajuda muito o pessoal que ainda tem dúvidas dos possíveis problemas e soluções 👏👏👏
Pelo preço que esse ar condicionado 12 volts custa, ja deveria vir com 3 baterias de 240ah e um alternador de 120ah. E de preferência com instalação inclusa. E de quebra um kit de placas solares.
Solução para quem não tem kombi (como no meu caso) porém carro costumizado e camperizado DIY Stealth + carreta Stealth (Bluetti e Ecoflow) alimentando 2 climatizadores portateis Mideia 4,5Lt. Comprar uma Lifepo4 separada [entre 3/4K] e instalar o ar ligado na estocagem de energia independente da Lifepo4. Sem inversor, sem dor de cabeça. É uma opção que tenho, porém com a Bluetti e Ecoflow + 2 condicionadores portáteis, até agora não senti a necessidade.
Lembrando que quando a barteria está em descarga ela vai baixando a tensão e consequentemente a corrente vai aumentar...... Corrente maior é igual a maior consumo.... tchau tchau bateria.
top ! mas esses ar condicionado creio q deve ser bom com o carro andando , ou parado em acampamento com tomada externa , na bateria só se for de lítio e olhe lá kk , compressor na kombi a ar vai ser um freio de mao pra ela 🤣
Lembrando também a todos que já existem alternadores de 240A, mas pra gerar 240A eles "roubam" de 8 a 14cv do motor, pra projetos a diesel ou com motores grandes é irrisório, mas pra Kombi o bicho pega. O Alternador de 240A conseguiria em teoria repor um banco de 800A/h em 4h, ao custo de bastante consumo de combustível e desempenho deplorável do carro.
Puxa isso tudo não amigo, 240 amperes em 14 volts são 3360 watts, que, divididos por 750w/hp arredondados, temos 4,5cv. Até um Fusca roda um ar elétrico tranquilamente, inclusive pra ele, é mais indicado do que um compressor mecânico.
Com certeza a kombi não é o carro ideal pra botar um ar elétrico por causa do tamanho, Maaaas se tiver bastaaaante dinheiro - e ainda assim preferir a kombi - cabe mais watts de placa, usando toda a área e as melhores placas, e enchendo de bateria de lithium.
Muito simples! Só fazer um sistema eletrico paralelo. Coloca se mais um alternador e outra bateria, onde esse alternador e bateria adicional vai ficar para uso exclusivo do ar condicionado, poupando o sistema original. Lembrando que essa solução é apenas pra quem já esta com ar condicionado eletrico ja instalado.
Ou bateria estacionária com inversor e placa dedicados?
Não funciona, a noite@@regisrodrigues8
SOLUÇÃO
Coloquei na minha Kombi um alternador de Amarok de 150a. Ele cabe certinho, não precisou fazer nenhuma adaptação, só tive que trocar o regulador de tensão. Usei o do Audi Q3. Com relação as baterias, uso duas de 70a para o motor. Elas estão ligadas em paralelo por um barramento.
Coloquei uma chave seletora para o ar, quando estou com a Kombi ligada, uso as baterias do carro, quando estou acampado, uso as baterias da casa.
Falou tudo! Seja em motorhome pequeno ou grande, você precisa balancear todo o rolê do uso do ar, pode ter a usina de Itaipu, usar tudo num dia só, no outro não há sol que reponha, considerando que temos 5h de sol de qualidade pra carregar a bateria, pelo menos 1 semana para repor só a bateria, fora o uso diário. Nós rodamos as vezes com o ar ligado, mas sempre compensamos depois para repor toda a energia tanto do carro quanto da casa.
Tenho o ar elétrico com alternador de 90a e assino embaixo na questão de manutenção em menor período. Limpeza e grau nas escovas do alternador se faz necessário de ano em ano, inclusive tá na hora de fazer novamente. Conteúdo de qualidade do gracha, como sempre ✅
Tenho ar-condicionado há 5 anos na minha Flex convencional .Nada a reclamar.Só alegrias.
Boa tarde o seu ar condicionado é mecânico ou é elétrico, dizem que o mecânico é muito melhor pois depende do giro do motor?
@@flavioleite8250 o meu é mecânico Só alegria.Gela muito e não ocupa espaço externo.Minha Kombi é Flex e eu fiz todo isolamento termo acústico.Foi instalado em loja especializada aqui no R.J.
Que maravilha, qual o nome da loja que você instalou?@@azelmiraraujo8335
@@flavioleite8250 Xerife Lobo . também instala elétrico.
O xerife lobo é top, mas é meio salgado para mim😂😂😂@@azelmiraraujo8335
Eu tenho na minha ano 99. Gostei da explicação 👏👏👏
Minha Kombi é uma 1998, motor a ar e injetada. Estou pesquisando pra ter um alternador maior pra suprir o ar condicionado elétrico quando o carro estiver em movimento e quando estiver acampando, um carregador conectado na energia do camping. Muito obrigado pelo vídeo!! Sucesso!!
parabéns agora vi alguém explicar muito bem,eu tenho um micro de 8,5mt coloquei 7 placas e 4 baterias 240 e não tem muita autonomia a noite durante o dia fica direto nas placas
Ar em komb é igual querer ar na casa toda com 1 aparelho. Tenho no fusca é funciona muito bem melhorei bat e altern 👍👍
Obg pelas dicas....
Já tenho uma usina ...instalada no meu carro...
Vou colocar um alternador 120 V.....
E vou comprar um ar elétrico
Charles essa dica da Instalação do Ar condicionado elétrico; foi muito importante. Tinha a ideia dessa instalação, mas agora; vou repensar 3 vezes. Obrigado e bom trabalho... Continue sempre mandando bem...
Muito bom 👍 parabéns pelo vídeo
Aloha! Parabéns pelo vídeo, valeu a dica
Abraços! Sucesso 👍👍🤙🤙
Parabéns amigo pelas dicas. 👏👏
Olá ,mano eu estava inscrito no canal de vocês e derrepente parei de receber as notificações fui ver não estava mais inscrito ,agora me inscrivi de novo já aconteceu em outros inscritos e outros canais .
Obrigado pela informação, que bom que viu a tempo, agora pode maratonar os vídeos nao recebidos antes 😅. Abraços
Parabéns 😅vtop o video
Explicação top
Bom dia Charles e se eu instalar um split 12 mil btus com um conversor pode danificar a elétrica da kombi
Muito bom excelente vídeo
Boa noite meus amigos, venho por indicação do Diego e Thais
@@danilofernandes8665 😍😍🥰🥰
Muitas vezes é necessário trocar a bateria por uma amperagem maior e um alternador compatível com a bateria, pra que possa dar conta, de preferência que supra o que o veículo já consumia e mais o que o ar condicionado elétrico consome, tendo um bom dimensionamento, não teremos problemas, tendo também o uso de uma fonte externa, do contrário da dor de cabeça.
Que top as explicações,
vi caminhoes ai nos EUA q tem unidade ref com
pqn motor a combustao(na parte trazeira) para pernoites(cabine leito atraz) e ao estar em movimento utiliza a unidade acoplada ao
motor do veiculo(refrigera a dianteira)
Ar condicionado portátil, um inversor de 12 para 220, um alternador a parte e uma bateria de 240ah, funciona ?
tenho um pec de life po4 50 amper essa sim é top a geladeira consome dela a noite toda 20 amper sobra energia
O que o pessoal não leva em consideração tbm, é que quando o alternador está em sua capacidade máxima pra carregar as baterias, ele exige mais potência do motor. Quanto maior a quantidade de energia gerada (alternador), maior a energia consumida (motor girando o alternador). Então quem pensa em utilizar o ar elétrico pra "melhorar a potência do motor", pense bem pois vai dar na mesma, ou até mesmo piorar, já quena eficiência energética será menor.
Boa observação, precisamos levar isso em consideração, já imaginou um motor 1.0 com alternador de 120ah, não vai dar certo😅, isso serve para kombi tbm, vai ter um consumo elevador de combustível…
Então para uma Kombi com o alternador de 90amper e a bateria de 60 amper original,pode por mais uma outra bateria de 100amper e so usar com o carro em movimento,e por uma usina nessa bateria para usar no camping??!
Quando tratamos com energia não existe almoço grátis, tem fato de que alternadores maiores também pesam mais no motor. E ainda tem o fato de que os compressores elétricos gelam menos que os mecanicos! Se o intúito e gelar a cabine quando estiver na estrada, acho que vale mais a pena um compressor mecanico pois na estrada o motor vai ta numa faixa de rotação e potencia que vai segurar tranquilamente, se precisar subir alguma ladeira só fazer como os antigos Astecas, basta desligar o ar hehe
Excelente!!!!!!
Pois é...que eu saiba, nunca foi ofertado como opcional original na Kombi, devido a muitas limitações técnicas. Tamanho do habitáculo, potência do motor, sistema elétrico, linhas de gás, evaporadora, condensadora entre outros.
Valeu!
🎉🎉🎉🫶🫶
Top mano s
Top demais
Ar elétrico é enganação. Um ar condicionado mecânico pra carros pequenos tem 12000 BTUs. Os grandes, 17, e vans chegam a 24000BTUs. O ar elétrico muitas vezes é limitado em 1200BTU é só 10% do necessário, e isso representa 26A. Por isto PARECE funcionar nos carros à ar com a simples troca por um alternador de 60A ou 100A. 4000BTU já chega nos 90A, e ainda assim é muito inferior à necessidade. E pra quem acha que não vai pesar no motor, péssima notícia: pesa sim, do mesmo jeito. Lei básica da física.
1) Jamais (repetindo: JAMAIS) deixar um sistema elétrico ÚNICO para tudo. E este é o primeiro equívoco do vídeo, onde dá a entender que vai fazer um sistema elétrico ÚNICO pra tudo ("é porque na manhã seguinte você vai tentar ligar a Kombi e não vai funcionar..." óbvio que NÃO vai, porque fez um sistema elétrico único pra tudo que, inclusive, aumenta o risco de curto circuito). Faz um sistema elétrico convencional para elétrica básica da Kombi (até porque neste caso a bateria automotiva normal é usada). Sistema elétrico específico para geladeira 12V (bateria especial). Sistema elétrico pra bomba hidráulica 12V. Sistema elétrico específico para ar condicionado 12V (bateria especial). Iluminação você pode usar pilha 1,5V recarregável e fita de LED (vai ter a mesmíssima iluminação e não vai gastar nenhuma bateria 12V). Aí vai modificando através de chaves elétricas a conexão placa solar > bateria 12V (alternando ar condicionado DIA PAR, ar condicionado DIA ÍMPAR, geladeira, bomba elétrica etc), inclusive com a possibilidade de desconectar e recarregar por energia elétrica comum.
.
2) Placas solares, se usar uma fantástica, em todo o teto da Kombi, vai gerar 15A / hora. Aí precisaria de um dia inteiro, com ótima insolação, para recarregar a bateria do sistema de ar condionado 12V. Isso é ÓBVIO. Exatamente por conta disso: você tem um sistema de bateria 12V para DIA PAR; você tem um sistema de bateria 12V para DIA ÍMPAR. E tem gente que bota um sistema de bateria 12V "RESERVA". Obviamente, numa situação limite, vai num posto de gasolina, estaciona a Kombi perto de uma tomada 127 ou 220V e recarrega a bateria 12V do ar condicionado. Simples assim.
.
3) Quanto ao isolamento térmico da Kombi. Não façam a aberração de colocar isopor (inflamável, se pega fogo todo mundo dentro morre intoxicado na hora), 3TC e coisas do tipo. Isso porque se a lataria tiver alguma ferrugem, simplesmente você não vai conseguir ver. O que dá pra fazer é lã de vidro, junto com uma madeira naval, e criar um cubículo dentro da Kombi. Com isso, você criará um isolamento acústico e térmico, maximizando o ar condicionado.
.
Bom dia , na verdade e na prática já usei uma bateria nova estacionária de 240 pioneiro e não segura pico de carga no ar condicionado 12v ne 30 minutos tentei usar até explodir meu compressor 😢, o motorhome precisa de do mínimo 3 estacionaria de 240 amperes menos que isso pode esperar o prejuízo, no meu caso desisti de bateria estacionaria comprei de lítio ai sim pode ficar mais tranquilo.
Obrigado por deixar sua experiência aqui nos comentários, tenho certeza que ajuda muito o pessoal que ainda tem dúvidas dos possíveis problemas e soluções 👏👏👏
Pelo preço que esse ar condicionado 12 volts custa, ja deveria vir com 3 baterias de 240ah e um alternador de 120ah. E de preferência com instalação inclusa. E de quebra um kit de placas solares.
Solução para quem não tem kombi (como no meu caso) porém carro costumizado e camperizado DIY Stealth + carreta Stealth (Bluetti e Ecoflow) alimentando 2 climatizadores portateis Mideia 4,5Lt.
Comprar uma Lifepo4 separada [entre 3/4K] e instalar o ar ligado na estocagem de energia independente da Lifepo4. Sem inversor, sem dor de cabeça.
É uma opção que tenho, porém com a Bluetti e Ecoflow + 2 condicionadores portáteis, até agora não senti a necessidade.
Lembrando que quando a barteria está em descarga ela vai baixando a tensão e consequentemente a corrente vai aumentar...... Corrente maior é igual a maior consumo.... tchau tchau bateria.
top ! mas esses ar condicionado creio q deve ser bom com o carro andando , ou parado em acampamento com tomada externa , na bateria só se for de lítio e olhe lá kk , compressor na kombi a ar vai ser um freio de mao pra ela 🤣
Exatamente freio de mão na subida de serra 😅
Lembrando também a todos que já existem alternadores de 240A, mas pra gerar 240A eles "roubam" de 8 a 14cv do motor, pra projetos a diesel ou com motores grandes é irrisório, mas pra Kombi o bicho pega.
O Alternador de 240A conseguiria em teoria repor um banco de 800A/h em 4h, ao custo de bastante consumo de combustível e desempenho deplorável do carro.
Puxa isso tudo não amigo, 240 amperes em 14 volts são 3360 watts, que, divididos por 750w/hp arredondados, temos 4,5cv. Até um Fusca roda um ar elétrico tranquilamente, inclusive pra ele, é mais indicado do que um compressor mecânico.
@@thalessantos901 A informação veio da FABRICANTE, não é especulativo.
@@PeuSHINIGA Caramba, a perda então tá gigantesca
@@thalessantos901 com grandes poderes vem grandes responsabilidades, kkkkkkk
💯
😊😊😊
Com certeza a kombi não é o carro ideal pra botar um ar elétrico por causa do tamanho,
Maaaas se tiver bastaaaante dinheiro - e ainda assim preferir a kombi - cabe mais watts de placa, usando toda a área e as melhores placas, e enchendo de bateria de lithium.
Pergunta aleatoria ao Canal ..... E o Gracha360? pararam ....
@@TheTremdaserra estamos com pouco tempo pra produzir pra lá 😭😭 mas queremos voltar em breve!! 😍😍👏👏
Ar condicionado de kombi é a ventarola direcionada no peito de quem ta na cabine hehehehehe
Aquele ventilador colorido no painel 😂😂😂😂
Perfeito.
Não entendi nada
Ar so presta de fábrica
Não é viável
vídeo muito longo