Ocupação Preta - Faculdade de Direito da USP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2024

Комментарии • 36

  • @rafaelmanfredifernandes4047
    @rafaelmanfredifernandes4047 9 лет назад +12

    Joaquim Benedito Barbosa Gomes primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado. Se tornou Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    • @jbomfim
      @jbomfim 8 лет назад

      +Rafael Manfredi Fernandes
      A história do Min. Barbosa é prova da sua força e com ctz é um exemplo pra todos os negros. Mas pq será que na história do país apenas houve um ministro do STF negro? Coincidência? Se não houvesse nenhum empecilho adicional para ascensão dos negros não seria lógico que tivéssemos mais ministros negros? Se não existe nenhum obstáculo, o que explicaria essa discrepância entre o número de ministros negros e brancos? E se existem de fato obstáculos, são de que natureza? Atingem igualmente brancos e negros? Proponho um exercício: em vez de se limitar a louvar o feito do Min. Barbosa, pense naqueles outros negros que ficaram pra trás e tente desvendar a razão de nenhum outro ter sido tão bem sucedido.

  • @mclricardo
    @mclricardo 8 лет назад +15

    Quando ele diz "debater", não significa debater de verdade, significa abaixar a cabeça, ficar calado e no final pedir desculpas.

  • @cairobruno5543
    @cairobruno5543 7 лет назад +3

    Eu me considero negro e estou no segundo curso universitário. Me graduei em História em 2011 e agora curso Bacharelado em Direito. Ambos os cursos foram na esfera pública. Nunca recorri às cotas. Privilegiei o estudo ao invés de depender de políticas sociais. Ok, você entra por cotas raciais numa universidade, mas e depois? Vai ter cota na empresa privada quando você se formar? Vai ter cota para professores, administradores, contabilistas...? Não é cota em umiversidade que vai resolver o problema. O problema está na base, na educação infantil. Conheço brancos que não têm o que comer. Mas são brancos. Pela (i)lógica deveriam ser privilegiados. Mas não são. Conheço negros que se formaram junto comigo e nunca precisaram de cotas raciais para subirem na vida. Sou a favor de cotas para escola pública, mas diferenciar as pessoas pela cor de pele... desculpe: é a inversão da opressão. E o que se percebe em muitos desses movimentos é isso, o "oprimido" invadindo salas e oprimindo o "opressor". Assim como esse rapaz tem o direito de protestar, com ele vem o dever de não prejudicar o direito dos outros à educação. Esse tipo de ação nào vai fazê-los refletir. Vai fazer com que eles depreciem ainda mais o movimento e passem a ter raiva dessas intervenções.

  • @jorgef1876
    @jorgef1876 3 года назад

    Por que ao invés de pedirem cotas... Peçam uma educação publica de qualidade ao estado... Com uma educação publica de qualidade todos pobres independente de raça terão boas oportunidades....
    Porem isso fica caro para o Estado...
    Pq na real msm...
    Nenhum governo brasileiro durante a Historia de fato se importou com a educação publica para os mais pobres...
    Ae oq eles fazem... Motam ae uma politicazinha de cotas... Uns mongols acham isso uma maravilha e se quer questionam nada, e os msm mongols servem de massa de manobra para perpetuar os individuos no poder
    Simples assim...

  • @sr.lefishpavis2757
    @sr.lefishpavis2757 8 лет назад +4

    esse vitimismo nojento que só acarreta mais desigualdade , desigualdade em coisas que ja estavam sumindo...

  • @Aries.69
    @Aries.69 8 лет назад +6

    Ocupação preta... Meu deus... VSF

  • @yurilemos9270
    @yurilemos9270 9 лет назад +3

    Sim e resolveu o que mesmo esse blablabla? Devia era ir ajudar seus irmãos com projetos sociais do que ficar perdendo tempo, interrompendo aula e incitando o ódio entre as pessoas.

  • @nayaraluiza360
    @nayaraluiza360 8 лет назад +2

    Quando entrar na San Fran já sei em que grupo vou me envolver!!

  • @isaks7926
    @isaks7926 6 лет назад +4

    Sou branca. Puro leite! Estudo longe de casa, moro em um dos bairros mais pobres da minha cidade. Meu pai morreu cedo, minha mãe vive angustiada sem dinheiro, com um salario teve que sustentar seus filhos. Sou pobre e branca. Não nasci em elite porcaria nenhuma, sou pobre e branca. Sabe qual a diferença do negro para o branco? Nenhuma, só depende de como você vê isso.

  • @marciodasilva7940
    @marciodasilva7940 8 лет назад +2

    Cota racial é política populista que tem como único intuito a perpetuação no poder de determinada classe política que se diz defensora dos direitos humanos. Todavia é claro o intuito, quando percebemos ao invés de investir maciçamente em educação básica, privilegia poucos e mantém o status quo da maioria.
    De fato, implantar um sistema de cotas raciais, num país onde o grau de mestiçagem é altíssimo, como o Brasil, é ilógico. Aqui não é Estados Unidos. É só verificar o caso emblemático dos irmãos gêmeos, em que um foi considerado negro e o outro não pela Unb.
    A solução, agora, é um tribunal racial, onde terceiros irão definir a tua raça? É isso que já está acontecendo em âmbito estadual e federal. Quer dizer, você pode se achar pardo, mas se no dia da entrevista estiver mais pálido de nervoso, ou mesmo alguém não for com a tua cara, você poderá ser "sentenciado" como branco?
    A tal "comissão de verificação com relação à autodeclaração" parece aqueles órgãos nazistas que verificavam o fenótipo de supostos judeus! É absurdo. E quem disse isso não fui eu, mas o Procurador Cabeleira, que usou esse mesmo exemplo.
    E os casos em que a família inteira é negra/parda e o filho nasce branco? Quer dizer, a pessoa teve todas as condições sociais de uma família negra, todavia, não poderia, em tese, concorrer às vagas.
    O ideal seria um critério puramente social, onde a inclusão de mais pessoas negras e pardas, que realmente não tiveram condições de estudos, seriam automaticamente beneficiadas.
    Pelo sistema atual, na questão de inclusão racial, somente os negros e pardos com condições sociais melhores têm oportunidade. O pobre, independente da raça, será excluído.
    O exemplo dos EUA é péssimo, pois a política de cotas não diminuiu em nada a desigualdade racial. Lá a desigualdade aumentou:
    pedromaganem.jusbrasil.com.br/noticias/259174008/sem-tempo-para-sonhar-eua-tem-mais-negros-na-prisão-hoje-do-que-escravos-no-seculo-xix
    Os EUA é único país a utilizar tal aberração e o Brasil seguiu isso.
    Nivela por cima, não inclui os mais pobres. É mudar para continuar tudo igual.
    Em suma, o sistema não inclui satisfatoriamente, haja vista casos como o do Itamaraty, negros e pardos, não inclui pobres, não funciona!!!
    Veja o exemplo da Coreia do Sul, na decada de 70, o Brasil e a Coreia do Sul tinham perfis socioeconomicos muito parecidos. Um investiu em educação, o outro preferiu o caminho do populismo. Veja a situação dos 2 hoje em dia, um tem as maiores empresas do mundo, está entrando no grupo dos paises desenvolvidos, enquanto o outro amarga uma das maiores crises economicas da sua historia.

  • @ColetivoNegrada
    @ColetivoNegrada 9 лет назад +3

    Salve, Salve irmãos e irmãs!!!!! 4P

  • @wilsonpontes6579
    @wilsonpontes6579 5 лет назад +2

    Nem raça temos. Somos uma uma mistura de todas as raças, e isso acho lindo brother. Não insista em se jugar coitadinho. Vá estudar

  • @SR-mk9pi
    @SR-mk9pi 7 лет назад +2

    O cabelo dele parece um microfone

  • @stephenmars4959
    @stephenmars4959 9 лет назад +3

    Para de se vitimizar. Se eles estão aí na USP, foram porquê estudaram se você pensa que pode mudar isso julgando os brancos, você sempre será criticado. Os brancos, são a maioria do país e, pesquise mais...E outra coisa, se você quiser protestar vai no senado e critica os senadores, que ridicularizam vocês negros, você já viu um senador negro ou muláto?! Não né!?... Então não são os brancos que são racista igual você fala, que os ricos e brancos têm mais facilidade de entrar na USP.Pesquise ;-)