Que bom Laís! Essa é a intenção do canal. Obrigado pela participação. Peço que se inscreva no canal para ser notificada de novas postagens. Abraço e tudo de bom!
Olá, boa tarde. Adorei as aulas. Estou agarrada em um problema onde preciso montar um diagrama de Janecke (em base livre se solvente). Você poderia fazer vídeo aulas de como montar este diagrama! Parabéns pela explicação.
Olá Ana Paula, tudo bem? Fico feliz que tenha aproveitado o conteúdo do vídeo! Os vídeos que posto no canal são sempre referentes ao conteúdo que ministro em sala de aula. A origem deste canal, na verdade, surgiu como base de apoio aos alunos dos cursos de Engenharia Agroindustrial que dou aula. Neste semestre estamos com Operações Unitárias I e, nesse caso, não engloba o assunto de Extração. Isso inviabiliza no momento a elaboração de um vídeo específico para esta demanda que colocas. Em relação ao diagrama de Janecke, nunca utilizei nem enquanto aluno e nem enquanto professor. Pelo que vi, não parece tão complexo. Podes encontrar um exemplo resolvido no link qu.edu.iq/el/pluginfile.php/82105/mod_resource/content/1/Liquid%20%E2%80%93Liquid%20Extraction.pdf ou no link books.google.com.br/books?id=a6uMtgoxjyIC&pg=PA432&lpg=PA432&dq=Janecke+Diagram&source=bl&ots=r9eUYDbNV6&sig=IsPdI5Ls9hE7humQPDZxG-mYrVc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi8tsim3NXZAhUDw1kKHZnPCiYQ6AEIXjAM#v=onepage&q=Janecke%20Diagram&f=false Intuitivamente podes resolver este problema usando o Excel. O problema fornece os dados em termos de fração molar. Para resolver, terás que converter fração para razão (que é isento de soluto). Depois, deves plotar um gráfico de dispersão Y vs. Z e adicionar uma linha de tendência do tipo polinomial de 2ª ordem (com isso conseguirás obter a equação da linha de equilíbrio e o R²). Após, deverás plotar as linhas de amarração (2 pontos), pois só assim conseguirás determinar as composições de extrato e refinado ao atingir o equilíbrio. De qualquer forma, o diagrama de Janecke é apenas uma das formas de representar as relações de equilíbrio líquido-líquido. Ou seja, se tens os dados de equilíbrio dos componentes, não necessariamente terás que usar o diagrama de Janecke. Espero ter contribuído. Abraço.
Professor Roberto, muito boa a sua aula. Parabéns. Pode parecer idiota, mas o senhor teria como explicar como eu diferencio o que é solvente e o que é diluente? Tipo, como sei que tolueno é diluente e água é solvente?
Olá Marcio! Obrigado! Numa extração líquido-líquido sempre o soluto estará misturado com diluente, e o solvente é adicionado com objetivo de extrair o soluto. Uma substância pode ser considerada diluente ou solvente de acordo com a situação. Neste caso, a própria figura indica que o tolueno é o diluente, pois a curva de refinado (que é rico em diluente) encontra-se mais próxima do tolueno do que da água. À direita de P temos a indicação de extrato (que é rico em solvente), o que nos faz deduzir que a água é o solvente, já que a curva de extrato está mais próxima da água que do tolueno. Apesar de nesse caso específico o tolueno ser tratado como diluente, se a acetona estivesse misturada com água, o tolueno seria o solvente e a água o diluente. Espero que tenha esclarecido.
Oi Luiz Felipe tudo bem? Fico feliz que tenhas gostado do material. Disponibilizo na forma de vídeo com a intenção de ajudar. Até pouco tempo disponibilizava também os slides para quem me pedia, mas desde que encontrei usos indevidos dos meus slides, decidi que, para evitar novos problemas, não mais os enviaria. Infelizmente por uma minoria mal intencionada, acabei tomando essa decisão. Te peço desculpas, mas meu tratamento é homogêneo. Me coloco à disposição para ajudar no assunto, caso precises. Espero que entenda. Um abraço!
@@CanalEPD não somente entendo como respeito. Sou professor de Engenharia química e gostaria muito de utilizar com a devida citação um material tão bom. Mas o fato de não estar disponível não me impede de lhe elogiar e incentivar a continuar seu trabalho. Irei recomendar a alunos e colegas o canal. Um forte abraço.
Obriga por este video! Foi muito esclarecedor!!
Poxa muito bom o vídeo, estava aqui de boas fazendo uma revisão, e esse foi o único que contemplou todos os tópicos que eu precisava
Olá Mateus, que bom que o vídeo foi útil! Se inscreva no canal para ser notificado de novas postagens.
Abraço.
Muito Obrigada pelo vídeo! Ajudou muito!!!
Obrigada só por existir!!!
Me ajudou muuuuuito! Muito obrigada mesmo!
Que bom que as informações ajudaram.
Se inscreva no canal para receber notificações de novas postagens.
Bons estudos.
Ajudou demais!!!
Que bom Laís! Essa é a intenção do canal.
Obrigado pela participação. Peço que se inscreva no canal para ser notificada de novas postagens.
Abraço e tudo de bom!
Olá, boa tarde. Adorei as aulas. Estou agarrada em um problema onde preciso montar um diagrama de Janecke (em base livre se solvente). Você poderia fazer vídeo aulas de como montar este diagrama! Parabéns pela explicação.
Olá Ana Paula, tudo bem? Fico feliz que tenha aproveitado o conteúdo do vídeo!
Os vídeos que posto no canal são sempre referentes ao conteúdo que ministro em sala de aula. A origem deste canal, na verdade, surgiu como base de apoio aos alunos dos cursos de Engenharia Agroindustrial que dou aula. Neste semestre estamos com Operações Unitárias I e, nesse caso, não engloba o assunto de Extração. Isso inviabiliza no momento a elaboração de um vídeo específico para esta demanda que colocas.
Em relação ao diagrama de Janecke, nunca utilizei nem enquanto aluno e nem enquanto professor. Pelo que vi, não parece tão complexo. Podes encontrar um exemplo resolvido no link qu.edu.iq/el/pluginfile.php/82105/mod_resource/content/1/Liquid%20%E2%80%93Liquid%20Extraction.pdf ou no link books.google.com.br/books?id=a6uMtgoxjyIC&pg=PA432&lpg=PA432&dq=Janecke+Diagram&source=bl&ots=r9eUYDbNV6&sig=IsPdI5Ls9hE7humQPDZxG-mYrVc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi8tsim3NXZAhUDw1kKHZnPCiYQ6AEIXjAM#v=onepage&q=Janecke%20Diagram&f=false
Intuitivamente podes resolver este problema usando o Excel. O problema fornece os dados em termos de fração molar. Para resolver, terás que converter fração para razão (que é isento de soluto). Depois, deves plotar um gráfico de dispersão Y vs. Z e adicionar uma linha de tendência do tipo polinomial de 2ª ordem (com isso conseguirás obter a equação da linha de equilíbrio e o R²). Após, deverás plotar as linhas de amarração (2 pontos), pois só assim conseguirás determinar as composições de extrato e refinado ao atingir o equilíbrio.
De qualquer forma, o diagrama de Janecke é apenas uma das formas de representar as relações de equilíbrio líquido-líquido. Ou seja, se tens os dados de equilíbrio dos componentes, não necessariamente terás que usar o diagrama de Janecke.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Professor Roberto, muito boa a sua aula. Parabéns.
Pode parecer idiota, mas o senhor teria como explicar como eu diferencio o que é solvente e o que é diluente? Tipo, como sei que tolueno é diluente e água é solvente?
Olá Marcio! Obrigado!
Numa extração líquido-líquido sempre o soluto estará misturado com diluente, e o solvente é adicionado com objetivo de extrair o soluto. Uma substância pode ser considerada diluente ou solvente de acordo com a situação. Neste caso, a própria figura indica que o tolueno é o diluente, pois a curva de refinado (que é rico em diluente) encontra-se mais próxima do tolueno do que da água. À direita de P temos a indicação de extrato (que é rico em solvente), o que nos faz deduzir que a água é o solvente, já que a curva de extrato está mais próxima da água que do tolueno. Apesar de nesse caso específico o tolueno ser tratado como diluente, se a acetona estivesse misturada com água, o tolueno seria o solvente e a água o diluente.
Espero que tenha esclarecido.
Poderia enviar-me os slides por e-mail?
Oi Luiz Felipe tudo bem? Fico feliz que tenhas gostado do material.
Disponibilizo na forma de vídeo com a intenção de ajudar. Até pouco tempo disponibilizava também os slides para quem me pedia, mas desde que encontrei usos indevidos dos meus slides, decidi que, para evitar novos problemas, não mais os enviaria. Infelizmente por uma minoria mal intencionada, acabei tomando essa decisão.
Te peço desculpas, mas meu tratamento é homogêneo. Me coloco à disposição para ajudar no assunto, caso precises.
Espero que entenda.
Um abraço!
@@CanalEPD não somente entendo como respeito. Sou professor de Engenharia química e gostaria muito de utilizar com a devida citação um material tão bom. Mas o fato de não estar disponível não me impede de lhe elogiar e incentivar a continuar seu trabalho. Irei recomendar a alunos e colegas o canal. Um forte abraço.
Obrigada pelo conteúdo!! Muito bem explicado