Por favor, olhem os links na descrição. Fazendo um adendo aqui que saiu enquanto eu upava esse vídeo: A Livraria Cultura se pronunciou com uma nota que só piora a situação deles. Convido vocês a olharem a nota e tirarem as próprias conclusões. twitter.com/LivCultura/status/1121508597819637762/photo/1?fbclid=IwAR0gGcv3ubSMZ9du82oVlKCrXfCPyXksDawoLwB9FsMP8DjkMd6QM3VT-m8
isso ai nao tem nada a ver. ta certo cortar o salario dos funcionariios. livreiro ganhando 5 mil reais ? atestado de burrice eh continuar pagando esse salario. A perseguicao pode ser um problema. Mas o verdadeiro e obvio problema eh pagar 50 a 100 mil reais por mes de aluguel no caso da saraiva. E da cultura pagar mais de 100 mil reais por loja fisica. As mega stores estao falindo por causa do aluguel. Ponto de venda eh coisa do passado , nao da para continuar tendo essa despesa se todo mundo compra pela internet
Trabalhei em três livrarias; Shekinah, Saraiva e Leitura. Posso dizer que infelizmente essa realidade é verdade. Conheço a Cultura como cliente, e tenho amigos que já trabalharam ou trabalham lá. Essas livrarias são quase todas iguais. Esse mundo encantado não existe! As pessoas não fazem ideia do que passamos nos bastidores! Concordo plenamente. A Saraiva por exemplo está faltando devido a péssima gestão. Colocam pessoas de confiança em cargos que não tem competência, humilham e não sobem de cargos livreiros que tem competência para até mesmo uma gerência! Falta de profissionalismo a gente vê na Saraiva, Cultura e companhia. Parabéns pelo vídeo. Concordo plenamente.👏👏👏👏👏
Eu já trampei na Cultura, por volta da época desses acontecimentos e lembro de quando tudo isso começou e dou completa razão aos funcionários. Já trabalhei em outras empresas que têm "administração familiar" e no geral o que acontece, é que os donos têm uma visão quase colonial de como tratar os seus funcionários. Já vi algo parecido acontecer em outra livraria, aliás.
Aos colegas "artistas": Quem quer mudanças? "EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUU!!!!" Quem quer mudar? ... silêncio... Precisamos empreender! "uhuuuuuuulll!!! APOIADO!!! EMPREEENDER, AEEEEEEEEE!!!" Quem quer empreender? ... silêncio... "Foi mal, é que eu sou artista, sabe..." O mercado quebrou, ele nunca teve espaço para novas editoras e muito menos para novos autores. Monopólios, cartéis e centralização de poder. Oportunidade só para os "amigos" e para alguns "descartáveis úteis". Essa mentalidade é o que afundou todo o mercado (e um país também). Me preocupa uma coisa: eu creio que novos personagens irão surgir na cena para preencher a lacuna da explosão do mercado. Será que esses novos terão uma mentalidade diferente ou vão apenas fazer a mesma coisa com uma NARRATIVA diferente? Será que no fim cairemos no "Tudo muda para que nada mude"? Se não houver ação por parte de quem se interessa em reinventar esse mercado, alguém vai agir por nós... Um abraço, meu amigo.
Fui contratado em Curitiba logo após a demissão em massa depois da carta da menina. Essa carta foi mandada a todos da empresa falando tudo que havia de errado. O problema é que todos, incluía a alta cúpula. Então quem respondeu foi demitido por justa causa. Meus 3 anos lá foram bizarros. Vendo a empresa afundar aos poucos. As metas aumentavam quando a gente estava prestes a atingir. Quem fez o tal discurso dizendo pra quem não estivesse satisfeito ir embora foi o próprio Sérgio se não me engano. Inclusive o gerente da loja processou a livraria quando foi mandado por justa causa.
Isso é algo que se repete na maior parte das empresas, grandes ou pequenas, praticamente, cultural e estrutural. Acúmulo de função, abusos de autoridade, assédio moral e etc. As pessoas precisam trabalhar, ainda mais em tempos de crise, as empresas se prevalecem em cima disso.
Sempre tentei entrar pra equipe da Saraiva / Cultura, mas nunca passei nas entrevistas... Nao sabia que estao nessa cloaca podre! Nunca imaginei que um ambiente aparentemente acolhedor e "pro-nerd" fosse tao toxico! Eu ja mandei superior folgado tomar no co por muito menos!
Boa parte das pessoas as vezes criam uma visão romântica do que é trabalhar em Livraria , é legal estar ali no meio dos livros mas no fim acaba sendo um trabalho como qualquer outro ,com seus estresses diários, algumas injustiças, etc . Como eu digo ,hoje o profissional livreiro perdeu seu valor ,não tem mais um reconhecimento como antes. O cara tem ali a missão de movimentar a leitura num país que lê pouco e é visto apenas como um mero funcionário, que hoje sai e amanhã tem outro no lugar. Acredito que livraria já foi um ambiente muito bom para se trabalhar mas hoje em dia infelizmente os valores foram invertidos. As próprias livrarias estão fazendo seus livreiros de otários .
Eu amo a história da cultura. Eva Herz enfrentou o nazismo, começou vendendo de porta em porta, fomentou o princípio da cultura dos livros aqui... E aí os herdeiros colocam tudo à perder. Pelo visto o amor aos livros não passa no sangue.
@Déborah Evelyn de Aquino Martins pelo menos do mais novo, já teve 3 CEO, teve o filho e o pai. A Eva é a vó do filho que é mais novo e mãe do pai dele.
É Rapha trabalhei lá em 2011/2012 vi acontecer a 1ª grande demissão em massa e fiz parte da 2 leva. Ainda tem muita história para sair disso aí. Mas quem sempre leva a bolada é quem tem mais (força e poder - Leia-se Dinheiro)
Ex-presidente da Blockbuster assume comando da Saraiva Estadão Conteúdo postado em 14/01/2020 07:03
A livraria Saraiva, em recuperação judicial, está desde segunda-feira, 13, sob nova direção. Luís Mario Bilenky foi indicado como presidente não estatutário e começou a exercer suas funções na segunda, segundo comunicado da empresa ao mercado. Ele entrou no lugar de Jorge Saraiva Neto, da família controladora da rede varejista de livros..............
Rapha, do monte de gente que vi compartilhando esse link no facebook, um era alguém que tinha trabalhado lá (não é meu amigo, só conhecido), falando "Pros meus amigos que lembram muito bem o quanto fiquei mal com tudo isso na época". O negócio é real, velho
Tudo indica que é real, inclusive que eu verifiquei. Ainda assim, é bom lembrar que vale sempre verificar fontes heheheh Dito isso, não ficaria aterrorizado assim se não achasse que é verdade :(
Esse tipo de comportamento está enraizado desde as matrizes da sociedade brasileira. Penso que é como um cisto, ora maior ou menor, mas está lá. Não basta só ganhar dinheiro para esse tipo de gente, enxergam seu negócio ,ainda, como "casa-grande e senzala".
EXCELENTEEEE! Minha livrarias de coração são as que os vendedores são vistos como parceiros. Minha favorita é a Malasartes, no shop da Gávea, lá começou a difusão de muito do mundo nerd no RJ. A dona sempre atendeu detrás do balcão, junto com as vendedoras que sabem o nome de cada autor, editor, escolhem a dedo os livros e se recusam a colocar livros de baixa qualidade em seu espaço. Só ser aceito pra vender lá já é uma chancela de qualidade. Lá entendem de literatura, qualidade editorial, biografias dos autores, citam trechos dos livros... é desbunde! E a nossa Folha Seca tb, maravilha né?
Sou do Rio de Janeiro ,nunca fui nessa livraria da gávea mas pelo seu relato mostra ser uma livraria raiz ,onde não tem apenas funcionários batendo ponto e sim estando ali para servir de verdade.
Eu trabalhei lá entre 2011/2012 e peguei o início desses acontecimentos. O que criava um stress ainda maior era a questão da comissão... não importava quantos livros eram vendidos, os vendedores sempre ganhavam o mesmo... revoltante. Alguns colegas que questionaram a situação chegaram a ser demitidos depois. Sempre houve má gestão.
Uma das coisas mais bizarras desse relato foi o caso da funcionária que comprou um lápis de cor importado que eles tinham colocado em promoção e foi demitida por isso.
@Zhero3 Brave eu trabalhava na epoca, quase comprei uma bolsa na mesma promo, gracas a deus uma cliente viu antes e comprou. No mesmo dia o boca a boca na loja comecou a correr de q nao era pra comprar nada q estivesse na promo pq uma menina tinha sido demitida. É verdade, não duvide.
@Zhero3 Brave disseram q ela usou de má fé sabendo que o produto nao custava aquele preço e comprou mesmo assim. Essa empresa usa dos argumentos mais incriveis. É um absurdo mesmo e é pra ficar indignado, mas aconteceu.
@Zhero3 Brave eles tem conchavo com sindicato, ninguem ganha acao contra eles. É essa a nossa revolta, eles te perseguem pq nao gostam de vc, te demitem e vc sabe q nao vai ver um centavo e vai ter q engolir isso. De repente ela foi pra justica e ganhou pq esse caso foi bem divulgado na epoca, mas normalmente os casos contra eles sao arquivados. Uma vez um cara do sindicato foi la e conversou com mtos funcionarios q expuseram a situacao, o gerente era amigo dele, nao deu em nada e o gerente fez reuniao dizendo q sabia quem tinha falado dele e q agora esperasse as consequencias. Empresa de gerencia podre, infelizmente.
@@RaphaCPinheiro pq? Amazon da descontos toda a hora, se assinar Amazon prime vc ganha frete grátis, aplicativo de música e ainda tem direito ao streaming.... Eu compro todos os meus quadrinhos por lá
Em Recife-PE, a livraria cultura fechou a primeira loja, que era no bairro do Recife - uma ilha empresarial. Alegaram que o pessoal frequentava a loja para ler os livros de graça, para tomar café e cochilar no intervalo do almoço 🤦🤦. Já foi divulgado que o espaço vai vira outra livraria + coworking + café + área cultura. www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2018/07/11/NWS,74549,10,550,ECONOMIA,2373-PREDIO-LIVRARIA-CULTURA-BAIRRO-RECIFE-VAI-VIRAR-COMPLEXO-SERVICOS.aspx
Bons funcionários custam dinheiro, e acionista não quer gastar dinheiro. Sem crescimento econômico no geral, essa galera tenta crescer seu lucro e justificar investimento demitindo funcionários e botando mais trabalho nas costas do que sobram. As Reformas recentes do governo tbm atendem a esses interesses. Infelizmente não é só uma questão de "tratar bem".
Foda, li isso essa semana e usei como exemplo de má cultura empresarial numa prova ontem auhauhauha muito legal seu comentário sobre incentivo a cena e não no lucro individual
Há algum tempo, quando ainda era cliente da livraria cultura, enviei-lhes um email acerca do atraso da entrega referente a um pedido que eu havia feito. Recebi resposta do "Toni Stark", o "Homem de Ferro", em um tom bastante irônico, como se estivessem tratando com alguém limitado mentalmente. Pensei o que os pobres funcionários passavam naquela empresa a ponto de terem que pagar tal mico... 😕
Se é verdade ou não, não posso dizer, mas fato é que a Saraiva da Rua do Ouvidor (RJ), do ano passado pra cá, visivelmente sofreu cortes de pessoal porque hoje parece desértica em termos de funcionários. E esse assédio moral só tende a piorar se essa reforma trabalhista realmente seguir na direção dessa filosofia imbecil de “ou se tem direitos ou se tem emprego”...
João outra coisa, chefe otário realmente quebra empresa, quem nao percebe isso realmente quebra, o que me entriga é como nao mudaram o perfil de liderança, ja que ele nao apresentava resultado.
Bem bacana o vídeo. Mas só daria processo trabalhista se ainda existisse o Ministério do Trabalho. Conheço pessoas próximas que trabalham nessa área e outras que possuem ações trabalhistas, as coisas estão bem complicadas nesse âmbito.
Mesmo que essa história possa não ser verdade, é essa é uma medida muito usada nas empresas do nosso país, quiçá no mundo. Reduzir os funcionários da empresa para maximizar o lucro através da produção, sobrecarregando-os com diversas tarefas e não lhes dando a remuneração justa com todo o argumento de que é assim que um profissional trabalha e que se você reclama, você é vagabundo. E esses mesmos funcionários são culpabilizados pelos erros das cabeças da empresa seja de má gestão ou corrupção. O esquema de administração casa grande - senzala, ainda continua forte.
Acho que também foi um passo maior que perna! Acredito na sacanagem com os funcionários! A crise ajudou! Acho também que o livro é muito caro para o poder aquisitivo do brasileiro! Vivemos em um capitalismo selvagem! Um apocalipse zumbi econômica!
Esse rolo daria um ótimo quadrinho :P .. suspense... mistério... bizarrice e altas aventuras :P ... é triste e.e ja vi situações parecidas.. mas ainda sim é uma boa história pra se adaptar .. quem se habilita ? o Denis Mello seria um ótimo autor pra isso viu
eu cai nesse vídeo por curiosidade, não sabia sobre isso, queria muito saber a situação atual porque to querendo começar nos quadrinhos, alguém ai poderia me dizer??
Meu pra que você faz um video pra falar o que a gente ja sabe? Se eu procurei esse video é porque ja tinha lido a reportagem então qual a relevancia de repetir o que já se sabe? Achei que iria trazer alguma reflexao ou fato novo. A crise editorial ser culpa de mal caratismo é uma analise meio rasa, esperava mais desse video.
Cara eu acho que o continue pode ser pq estavam produzindo o artigo mas começou a crescer muito então postaram oq já estava pronto até o momento para n perder o time
pelo o que eu vejo de muita gente comentando em posts sobre o tema é que foi algo real, e na verdade é muito real em diversas empresas pois é um tipo de pensamento capitalista agressivo que tem tomado conta do país
Cara, que análise rasa essa que vc fez! Nem terminei de ver teu vídeo. A falência de grandes empresas explicadas por fofocas de empregados. Fala sério!
@@RaphaCPinheiro Na verdade me refiro ao jornalismo em todo, pois existe uma grande maioria que subverte os acontecimentos para colocar seu lado/narrativa acima dos demais.
O país tá em crise,daí o povo não tem coragem de trabalhar direito e a culpa é dos patrões que exigem produtividade. Aí a empresa fecha,vai todo mundo pra rua e o país que não presta,o governo que não ajuda. Complicado. Essa história deveria mostrar melhor os dois lados.
Por isso tem a parte 2, meu jovem. Ainda assim, a relação patrão/funcionario é claramente desigual nesse caso. Vamos abrir a cabeça e se colocar no lugar das pessoas ;)
Por favor, olhem os links na descrição.
Fazendo um adendo aqui que saiu enquanto eu upava esse vídeo: A Livraria Cultura se pronunciou com uma nota que só piora a situação deles. Convido vocês a olharem a nota e tirarem as próprias conclusões.
twitter.com/LivCultura/status/1121508597819637762/photo/1?fbclid=IwAR0gGcv3ubSMZ9du82oVlKCrXfCPyXksDawoLwB9FsMP8DjkMd6QM3VT-m8
isso ai nao tem nada a ver. ta certo cortar o salario dos funcionariios. livreiro ganhando 5 mil reais ? atestado de burrice eh continuar pagando esse salario. A perseguicao pode ser um problema. Mas o verdadeiro e obvio problema eh pagar 50 a 100 mil reais por mes de aluguel no caso da saraiva. E da cultura pagar mais de 100 mil reais por loja fisica. As mega stores estao falindo por causa do aluguel. Ponto de venda eh coisa do passado , nao da para continuar tendo essa despesa se todo mundo compra pela internet
"Somos lindas" kkkkk
Pra mim isso foi uma testado de que os relatos são reais
Trabalhei em três livrarias; Shekinah, Saraiva e Leitura. Posso dizer que infelizmente essa realidade é verdade. Conheço a Cultura como cliente, e tenho amigos que já trabalharam ou trabalham lá. Essas livrarias são quase todas iguais. Esse mundo encantado não existe! As pessoas não fazem ideia do que passamos nos bastidores!
Concordo plenamente. A Saraiva por exemplo está faltando devido a péssima gestão. Colocam pessoas de confiança em cargos que não tem competência, humilham e não sobem de cargos livreiros que tem competência para até mesmo uma gerência!
Falta de profissionalismo a gente vê na Saraiva, Cultura e companhia.
Parabéns pelo vídeo. Concordo plenamente.👏👏👏👏👏
*Saraiva falindo, quis dizer. Erro de digitação!
Outro update: SAIU A PARTE 2!
passapalavra.info/2019/04/126330/
Ótimo vídeo. Meu like garantido!
Valeu, irmão!
Essas livrarias tem que fechar mesmo. Elas não tem respeito com seus funcionários. Se não dão valor a seus funcionários estão fadadas ao fracasso!
Eu já trampei na Cultura, por volta da época desses acontecimentos e lembro de quando tudo isso começou e dou completa razão aos funcionários.
Já trabalhei em outras empresas que têm "administração familiar" e no geral o que acontece, é que os donos têm uma visão quase colonial de como tratar os seus funcionários.
Já vi algo parecido acontecer em outra livraria, aliás.
Que tristeza que é isso :(
Fui funcionária durante esse período TUDO É VERDADE. E ainda pior.
Aos colegas "artistas":
Quem quer mudanças?
"EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUU!!!!"
Quem quer mudar?
... silêncio...
Precisamos empreender!
"uhuuuuuuulll!!! APOIADO!!! EMPREEENDER, AEEEEEEEEE!!!"
Quem quer empreender?
... silêncio...
"Foi mal, é que eu sou artista, sabe..."
O mercado quebrou, ele nunca teve espaço para novas editoras e muito menos para novos autores. Monopólios, cartéis e centralização de poder. Oportunidade só para os "amigos" e para alguns "descartáveis úteis". Essa mentalidade é o que afundou todo o mercado (e um país também). Me preocupa uma coisa: eu creio que novos personagens irão surgir na cena para preencher a lacuna da explosão do mercado. Será que esses novos terão uma mentalidade diferente ou vão apenas fazer a mesma coisa com uma NARRATIVA diferente?
Será que no fim cairemos no "Tudo muda para que nada mude"?
Se não houver ação por parte de quem se interessa em reinventar esse mercado, alguém vai agir por nós...
Um abraço, meu amigo.
@@presidentebolsonaro4351 '-'
Fui contratado em Curitiba logo após a demissão em massa depois da carta da menina. Essa carta foi mandada a todos da empresa falando tudo que havia de errado. O problema é que todos, incluía a alta cúpula. Então quem respondeu foi demitido por justa causa. Meus 3 anos lá foram bizarros. Vendo a empresa afundar aos poucos. As metas aumentavam quando a gente estava prestes a atingir. Quem fez o tal discurso dizendo pra quem não estivesse satisfeito ir embora foi o próprio Sérgio se não me engano. Inclusive o gerente da loja processou a livraria quando foi mandado por justa causa.
Assustador.
Leia "A Elite do Atraso" do Jessé de Sousa para entender a mentalidade do empresário brasileiro.
Jessé Sousa é excelente!
Isso é algo que se repete na maior parte das empresas, grandes ou pequenas, praticamente, cultural e estrutural. Acúmulo de função, abusos de autoridade, assédio moral e etc.
As pessoas precisam trabalhar, ainda mais em tempos de crise, as empresas se prevalecem em cima disso.
Sempre tentei entrar pra equipe da Saraiva / Cultura, mas nunca passei nas entrevistas... Nao sabia que estao nessa cloaca podre!
Nunca imaginei que um ambiente aparentemente acolhedor e "pro-nerd" fosse tao toxico! Eu ja mandei superior folgado tomar no co por muito menos!
Boa parte das pessoas as vezes criam uma visão romântica do que é trabalhar em Livraria , é legal estar ali no meio dos livros mas no fim acaba sendo um trabalho como qualquer outro ,com seus estresses diários, algumas injustiças, etc . Como eu digo ,hoje o profissional livreiro perdeu seu valor ,não tem mais um reconhecimento como antes. O cara tem ali a missão de movimentar a leitura num país que lê pouco e é visto apenas como um mero funcionário, que hoje sai e amanhã tem outro no lugar.
Acredito que livraria já foi um ambiente muito bom para se trabalhar mas hoje em dia infelizmente os valores foram invertidos. As próprias livrarias estão fazendo seus livreiros de otários .
Eu amo a história da cultura. Eva Herz enfrentou o nazismo, começou vendendo de porta em porta, fomentou o princípio da cultura dos livros aqui... E aí os herdeiros colocam tudo à perder. Pelo visto o amor aos livros não passa no sangue.
Eva Herz é a vó do CEO antigo?
@Déborah Evelyn de Aquino Martins é a vó, eu vi uma entrevista com ele, ele disse que é a vó!
@Déborah Evelyn de Aquino Martins pelo menos do mais novo, já teve 3 CEO, teve o filho e o pai. A Eva é a vó do filho que é mais novo e mãe do pai dele.
É Rapha trabalhei lá em 2011/2012 vi acontecer a 1ª grande demissão em massa e fiz parte da 2 leva. Ainda tem muita história para sair disso aí. Mas quem sempre leva a bolada é quem tem mais (força e poder - Leia-se Dinheiro)
Ex-presidente da Blockbuster assume comando da Saraiva
Estadão Conteúdo
postado em 14/01/2020 07:03
A livraria Saraiva, em recuperação judicial, está desde segunda-feira, 13, sob nova direção. Luís Mario Bilenky foi indicado como presidente não estatutário e começou a exercer suas funções na segunda, segundo comunicado da empresa ao mercado. Ele entrou no lugar de Jorge Saraiva Neto, da família controladora da rede varejista de livros..............
Rapha, do monte de gente que vi compartilhando esse link no facebook, um era alguém que tinha trabalhado lá (não é meu amigo, só conhecido), falando "Pros meus amigos que lembram muito bem o quanto fiquei mal com tudo isso na época". O negócio é real, velho
Tudo indica que é real, inclusive que eu verifiquei. Ainda assim, é bom lembrar que vale sempre verificar fontes heheheh
Dito isso, não ficaria aterrorizado assim se não achasse que é verdade :(
Sensacional esse video. Na verdade, o brasileiro em todos os niveis, não tem consciência do coletivo. Por isso, nada anda pra frente.
Saiu a segunda parte!
passapalavra.info/2019/04/126330/
Rapha, não era o chefe. Era o Dono da cultura, o que é bem pior.
Trsitão! E pensar que Eva Herz enfrentou o nazismo e veio aqui com a semente do que seriam as primeiras livrarias. Aí um herdeiro destroi tudo...
Esse tipo de comportamento está enraizado desde as matrizes da sociedade brasileira. Penso que é como um cisto, ora maior ou menor, mas está lá. Não basta só ganhar dinheiro para esse tipo de gente, enxergam seu negócio ,ainda, como "casa-grande e senzala".
É exatamente essa a mentalidae da economia brasileira até hoje.
EXCELENTEEEE! Minha livrarias de coração são as que os vendedores são vistos como parceiros. Minha favorita é a Malasartes, no shop da Gávea, lá começou a difusão de muito do mundo nerd no RJ. A dona sempre atendeu detrás do balcão, junto com as vendedoras que sabem o nome de cada autor, editor, escolhem a dedo os livros e se recusam a colocar livros de baixa qualidade em seu espaço. Só ser aceito pra vender lá já é uma chancela de qualidade. Lá entendem de literatura, qualidade editorial, biografias dos autores, citam trechos dos livros... é desbunde! E a nossa Folha Seca tb, maravilha né?
Sou do Rio de Janeiro ,nunca fui nessa livraria da gávea mas pelo seu relato mostra ser uma livraria raiz ,onde não tem apenas funcionários batendo ponto e sim estando ali para servir de verdade.
Eu trabalhei lá entre 2011/2012 e peguei o início desses acontecimentos.
O que criava um stress ainda maior era a questão da comissão... não importava quantos livros eram vendidos, os vendedores sempre ganhavam o mesmo... revoltante.
Alguns colegas que questionaram a situação chegaram a ser demitidos depois.
Sempre houve má gestão.
Uma das coisas mais bizarras desse relato foi o caso da funcionária que comprou um lápis de cor importado que eles tinham colocado em promoção e foi demitida por isso.
@Zhero3 Brave eu trabalhava na epoca, quase comprei uma bolsa na mesma promo, gracas a deus uma cliente viu antes e comprou. No mesmo dia o boca a boca na loja comecou a correr de q nao era pra comprar nada q estivesse na promo pq uma menina tinha sido demitida. É verdade, não duvide.
@Zhero3 Brave disseram q ela usou de má fé sabendo que o produto nao custava aquele preço e comprou mesmo assim. Essa empresa usa dos argumentos mais incriveis. É um absurdo mesmo e é pra ficar indignado, mas aconteceu.
@Zhero3 Brave na segunda parte do texto eles falam sobre como a empresa conta com a desinformação dos trabalhadores sobre seus direitos
@Zhero3 Brave eles tem conchavo com sindicato, ninguem ganha acao contra eles. É essa a nossa revolta, eles te perseguem pq nao gostam de vc, te demitem e vc sabe q nao vai ver um centavo e vai ter q engolir isso. De repente ela foi pra justica e ganhou pq esse caso foi bem divulgado na epoca, mas normalmente os casos contra eles sao arquivados. Uma vez um cara do sindicato foi la e conversou com mtos funcionarios q expuseram a situacao, o gerente era amigo dele, nao deu em nada e o gerente fez reuniao dizendo q sabia quem tinha falado dele e q agora esperasse as consequencias. Empresa de gerencia podre, infelizmente.
Por coisas como essa a cultura está levando uma surra da amazon
Mas a Amazon não é o heroi dessa história não, muito pelo contrário...
@@RaphaCPinheiro pq? Amazon da descontos toda a hora, se assinar Amazon prime vc ganha frete grátis, aplicativo de música e ainda tem direito ao streaming....
Eu compro todos os meus quadrinhos por lá
Em Recife-PE, a livraria cultura fechou a primeira loja, que era no bairro do Recife - uma ilha empresarial. Alegaram que o pessoal frequentava a loja para ler os livros de graça, para tomar café e cochilar no intervalo do almoço 🤦🤦. Já foi divulgado que o espaço vai vira outra livraria + coworking + café + área cultura. www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2018/07/11/NWS,74549,10,550,ECONOMIA,2373-PREDIO-LIVRARIA-CULTURA-BAIRRO-RECIFE-VAI-VIRAR-COMPLEXO-SERVICOS.aspx
Comentário com link melhor comentário :)
Bons funcionários custam dinheiro, e acionista não quer gastar dinheiro. Sem crescimento econômico no geral, essa galera tenta crescer seu lucro e justificar investimento demitindo funcionários e botando mais trabalho nas costas do que sobram. As Reformas recentes do governo tbm atendem a esses interesses.
Infelizmente não é só uma questão de "tratar bem".
Foda, li isso essa semana e usei como exemplo de má cultura empresarial numa prova ontem auhauhauha muito legal seu comentário sobre incentivo a cena e não no lucro individual
É o que tem que ser!
Já saiu a parte dois:passapalavra.info/2019/04/126330/
Há algum tempo, quando ainda era cliente da livraria cultura, enviei-lhes um email acerca do atraso da entrega referente a um pedido que eu havia feito. Recebi resposta do "Toni Stark", o "Homem de Ferro", em um tom bastante irônico, como se estivessem tratando com alguém limitado mentalmente. Pensei o que os pobres funcionários passavam naquela empresa a ponto de terem que pagar tal mico... 😕
Que coisa triste :(
Se é verdade ou não, não posso dizer, mas fato é que a Saraiva da Rua do Ouvidor (RJ), do ano passado pra cá, visivelmente sofreu cortes de pessoal porque hoje parece desértica em termos de funcionários.
E esse assédio moral só tende a piorar se essa reforma trabalhista realmente seguir na direção dessa filosofia imbecil de “ou se tem direitos ou se tem emprego”...
@Lucian Solo
E agora fica pior ainda: ou se tem educação, ou se tem "cursos que geram renda".
Rafael Vicente Nem fala. Cada dia, um retrocesso.
Tudo real, tenho processo aberto, já ganhei...não sei se um dia serei paga.
Tô tentando evitar falar sobre essas coisas aqui no canal mas tá cada vez mais dificil :(
João outra coisa, chefe otário realmente quebra empresa, quem nao percebe isso realmente quebra, o que me entriga é como nao mudaram o perfil de liderança, ja que ele nao apresentava resultado.
Bem bacana o vídeo. Mas só daria processo trabalhista se ainda existisse o Ministério do Trabalho. Conheço pessoas próximas que trabalham nessa área e outras que possuem ações trabalhistas, as coisas estão bem complicadas nesse âmbito.
Que país é esse...
@@RaphaCPinheiro são tempos complicados.
Mesmo que essa história possa não ser verdade, é essa é uma medida muito usada nas empresas do nosso país, quiçá no mundo. Reduzir os funcionários da empresa para maximizar o lucro através da produção, sobrecarregando-os com diversas tarefas e não lhes dando a remuneração justa com todo o argumento de que é assim que um profissional trabalha e que se você reclama, você é vagabundo. E esses mesmos funcionários são culpabilizados pelos erros das cabeças da empresa seja de má gestão ou corrupção. O esquema de administração casa grande - senzala, ainda continua forte.
Lembro que a Saraiva fez umas propostas bizarras para seus credores (editoras). Imagina o que ela fez com seus funcionários....
Pode crer!
COM CERTEZA.
PESSOAS GANANSIOSAS QUE NÃO SE IMPORTAM COM NINGUÉM A NÃO SER COM O LUCRO E SÓ.
NUNCA DÁ CERTO.
SÃO LOBOS CUIDANDO DE OVELHAS.
Que tristeza :(
Trabalhei la. Toda moeda tem dois lados. Só dizendo...
João cheguei agora no seu canal, o que esta acontecendo é natural, uma mudança esta acontecendo no modelo de negócio.
Também li esse artigo.
É algo aterrador.
Fiquei pensando: com esse tipo de gerência na livrarias da Cultura, como foi que eles duraram tanto tempo?
Acho que também foi um passo maior que perna!
Acredito na sacanagem com os funcionários!
A crise ajudou! Acho também que o livro é muito caro para o poder aquisitivo do brasileiro! Vivemos em um capitalismo selvagem! Um apocalipse zumbi econômica!
Eu trabalhei por 3 anos na concorrente, Livraria Leitura e você não faz ideia o que eu já vi.
Trabalhei nas duas
E pode ter certeza, a Cultura é bem pior !
Esse rolo daria um ótimo quadrinho :P .. suspense... mistério... bizarrice e altas aventuras :P ... é triste e.e ja vi situações parecidas.. mas ainda sim é uma boa história pra se adaptar .. quem se habilita ? o Denis Mello seria um ótimo autor pra isso viu
Hahahaha se ele tivesse tempo...
Acho que como os leitores são em maioria de classe média/alta isso ajudou o mercado editorial quebrar tarde.
Faz muito sentido!
Leiam os comentários. Tem muito mais coisas. Lá achei esse outro link...
www.diarioinduscom.com/uma-historia-de-horror/
já saiu a parte 2
CADÊ LINK! MANDA LINKKKKK
Eu trabalho com clientes da area de holding e posso afirmar que tudo que foi dito no artigo é real.
O que vc achou da parte 2 do artigo, agora que já saiu?
Não sou ele, mas achei mais louca ainda
Achei uma retaliação interessante. Me solidarizei com os caras, mesmo sabendo que no fim da guerra quem perdeu foi o público leitor :(
eu cai nesse vídeo por curiosidade, não sabia sobre isso, queria muito saber a situação atual porque to querendo começar nos quadrinhos, alguém ai poderia me dizer??
Rapaz, devora o canal porque eu falo basicamente sobre isso aqui heheehhe
Pode ser um bom ponto de partida ;)
@@RaphaCPinheiro beleza, não é o primeiro vídeo que vejo seu, gostei muito do conteúdo, irei acompanha
Talvez essa seja "mais uma" das causas da crise...triste.
Meu pra que você faz um video pra falar o que a gente ja sabe? Se eu procurei esse video é porque ja tinha lido a reportagem então qual a relevancia de repetir o que já se sabe? Achei que iria trazer alguma reflexao ou fato novo. A crise editorial ser culpa de mal caratismo é uma analise meio rasa, esperava mais desse video.
Que pena que o video não foi feito exatamente alinhado com as suas expectativas, como claramente é o objetivo de todos os meus vídeos ;)
@@RaphaCPinheiro nao, mas se pensasse um poquinho e fosse mais humilde ganharia mais inscritos 🤷♀️ boa sorte 🙂
É o que o meu professor de sociologia chama de PRECARIZAÇÃO do trabalho.
Galera da Cultura, joga caxangá que resolve!
Pra que música no vídeo?
Atrapalha a te ouvir
Posso reduzir o volume das proximas vezes
Rapha, um vídeo bem loko seria sobre INCAL OU LONE SLOANE, qual a melhor saga de ficção científica?
Incal eu já li mas Lone Sloane eu tô devendo ainda :/
@@RaphaCPinheiro tô lendo LONE SLOANE do PN
Cara eu acho que o continue pode ser pq estavam produzindo o artigo mas começou a crescer muito então postaram oq já estava pronto até o momento para n perder o time
pelo o que eu vejo de muita gente comentando em posts sobre o tema é que foi algo real, e na verdade é muito real em diversas empresas pois é um tipo de pensamento capitalista agressivo que tem tomado conta do país
Cara, que análise rasa essa que vc fez! Nem terminei de ver teu vídeo. A falência de grandes empresas explicadas por fofocas de empregados. Fala sério!
Tem muito jornalista que só faz narrativa hoje em dia.
Você está falando de jornalismo em quadrinhos? Se sim, se encaixa como quadrinista facilmente.
@@RaphaCPinheiro Na verdade me refiro ao jornalismo em todo, pois existe uma grande maioria que subverte os acontecimentos para colocar seu lado/narrativa acima dos demais.
Infelizmente :(
Aiiii fala logo..
Fica enrolando!
Um século para entrar no assunto.
muito enrolado até o desfecho...
O catarse não serve para renda mensal,como um salário e sim para apoiar um projeto do começo ao fim.
Agora existe a opção do assinaturas mas é outra proposta.
O país tá em crise,daí o povo não tem coragem de trabalhar direito e a culpa é dos patrões que exigem produtividade. Aí a empresa fecha,vai todo mundo pra rua e o país que não presta,o governo que não ajuda. Complicado. Essa história deveria mostrar melhor os dois lados.
Por isso tem a parte 2, meu jovem. Ainda assim, a relação patrão/funcionario é claramente desigual nesse caso. Vamos abrir a cabeça e se colocar no lugar das pessoas ;)