DRAVE - aldeia mágica - aldeias abandonadas -aldeia fantasma - aldeia deserta - Portugal -

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2025
  • Rodeada de montanhas, Drave é, na realidade, um lugar mágico, uma aldeia lendária, desabitada, e quase perdida na Montanha. É um local único que oferece paisagens de sonho, que vão perpetuar na memória.
    Fica situada entre a Serra da Freita, a Serra de São Macário e a Serra da Arada, em pleno Arouca Geopark. Aí mora o silêncio que se espalha por toda a zona envolvente. É um lugar propício ao recolhimento. O seu encanto e a sua magia são um convite à meditação e à descoberta.
    O percurso até Drave é feito a pé (através do PR 14 - A Aldeia Mágica) e tem início junto à Capela de Santo Amaro, na aldeia de Regoufe, também esta com o seu encanto: casas humildes, animais à solta pelos caminhos e enormes videiras que formam uma passagem singular. São 4 km a percorrer, com uma duração aproximada de duas horas.
    Pela montanha fora, sempre com vista para o magnífico vale do Rio Paivó, caminha-se até se avistar Drave. Nos dias de verão, com calor abrasador, é necessário tomar algumas precauções, já que não se encontram sombras. A primeira etapa, um pouco íngreme, termina com uma vista deslumbrante sobre as “Montanhas Mágicas” que, na Primavera, pintadas de roxo e amarelo, oferecem um cenário imperdível! Já na descida, avista-se, abrigada pela montanha, a aldeia de Drave. Que quadro magnífico!
    Em alternativa, poderá chegar mais perto de Drave através da Estrada CM1123 / São Pedro do Sul, se possuir um veículo todo-o-terreno, (há quem arrisque a levar carro, mas não é aconselhável) e apenas terá que fazer uma caminhada de 600m.
    Os recursos desta aldeia são muito escassos. Não há eletricidade, água canalizada, gás, correio, telefone e rede de telemóvel. Todavia, tem encantos que se sobrepõem a essas lacunas: casas de xisto e lousa que contrastam com o branco da capela, o sussurro das águas da ribeira , o canto e o voo das aves e dos insetos, o vento que baila suavemente. Desabitada desde 2009, algumas casas têm sido intervencionadas pelo Centro Escutista, já que Drave é a Base Nacional da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas.
    Drave é sublime, com os seus miradouros criados pela própria natureza. Atravessando a ponte, encontramo-nos nas ruelas estreitas entre as casas, que apetece calcorrear. No meio das ruínas de xisto e lousa, sobressai, branquinha, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e o Solar dos Martins, atualmente convertido em quartel-general da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas. Mais ao fundo, escutamos o barulho das águas puras da ribeira de Palhais, ouvimos o som das cascatas e apreciamos as piscinas naturais.
    Visite Drave, faça um piquenique, escute o chilrear dos passarinhos, ouça a cantiga das águas e relaxe! Faça uma viagem ao imaginário e descubra porque lhe chamam mágica.

Комментарии • 24

  • @Jose.Ferreira
    @Jose.Ferreira 10 месяцев назад +3

    Belissimo local! Tenho de lá ir um dia. 😊
    Muito obrigado pela partilha deste fantástico vídeo. 👌

  • @luisgouveia4614
    @luisgouveia4614 Год назад +4

    Já lá estive,sente-se uma paz interior enorme,longe da dita civilização e em paz connosco

  • @musadoave
    @musadoave Год назад +3

    Que lugar incrível. Obrigada pela partilha.

  • @VIRIATHUS-VIRIATO
    @VIRIATHUS-VIRIATO 3 месяца назад +2

    O último morador de Fontão de Loriga, já solitário, desapareceu há anos. Duas aldeias próximas mais pequenas chamadas Fontanheira e Tojoso, também pertencentes á freguesia de Loriga, já estão em ruínas há décadas. Fontanheira, a maior dessas duas, foi destruída por um incêndio florestal quando já estava abandonada, todas a casas estavam ainda intatas e arderam. Obrigado pela divulgação e um grande abraço!

    • @carlos.almeida.mototurismo
      @carlos.almeida.mototurismo  3 месяца назад +2

      @@VIRIATHUS-VIRIATO boa tarde consegue indicar onde ficam essas duas aldeias abandonadas? Não consigo encontrar no Google maps.

    • @VIRIATHUS-VIRIATO
      @VIRIATHUS-VIRIATO 3 месяца назад +1

      @@carlos.almeida.mototurismo Essas aldeias não aparecem no Google maps (há muita coisa que não aparece) nem em qualquer mapa. Em imagens aéreas, tiradas por exemplo através de drones, ainda é possivel identificar as ruínas. Ficam localizadas entre o Fontão de Loriga e a aldeia de Frádigas, nunca foram ligadas por estrada, aliás até o Fontão de Loriga só teve estrada quando a aldeia já estava condenada á desertificação total. Das aldeias de Fontanheira e Tojoso restam apenas ruínas espoliadas cobertas por matagal, existe um caminho de acesso através de Fontão ou através de Frádigas mas está em mau estado devido á falta de uso, constituíndo uma aventura para quem quiser lá ir, a pé obviamente.

  • @carlosrusso8571
    @carlosrusso8571 Год назад +2

    fantástico poleiro humano, um incrível ninho de pedra

  • @012345678949174
    @012345678949174 9 месяцев назад +2

    Parabéns belíssimo trabalho num lugar encantado

  • @lucioalves9323
    @lucioalves9323 10 месяцев назад +2

    Maravilha.

  • @LugaresEncantadosPortugal
    @LugaresEncantadosPortugal Год назад +4

    Também tenho alguns videos publicados no RUclips, de alguns lugares abandonados, mas a minha preocupação, vai sempre para sensibilizar as pessoas, para que ajudem a proteger todo esses tesouros, que são verdadeiras memórias, reliquias do passado, que se as perdermos hoje, jamais serão recuperadas. Ajudem a proteger e não danifiquem esses lugares. Quando os visitarem deixem tudo exatamente na mesma, como estavam quando os deixarem por favor.

    • @carlos.almeida.mototurismo
      @carlos.almeida.mototurismo  Год назад +2

      A protecção destes tesouros deveria ser intrínseca a quem gosta de os visitar, porém existem alguns que são de muito dificil acesso e daí serem menos falados e preservados. Dou como exemplo a aldeia abandonada de Esquio em que mesmo de mota são 30 min fora de estrada e por caminhos traiçoeiros!

  • @rivaldoferreiradasilva3248
    @rivaldoferreiradasilva3248 8 месяцев назад +1

    Sonho morar lugar deste.

    • @carlos.almeida.mototurismo
      @carlos.almeida.mototurismo  8 месяцев назад +1

      É um lugar muito bonito mas difícil de viver! Não é por acaso que se encontra abandonada!

  • @VIRIATHUS-VIRIATO
    @VIRIATHUS-VIRIATO 3 месяца назад +2

    Se ninguém lhe acudir a aldeia de xisto de Fontão de Loriga acabará como esta, e mais de 500 anos de história acabarão em escombros!!

    • @carlos.almeida.mototurismo
      @carlos.almeida.mototurismo  3 месяца назад +1

      Olá Viriato como ia de viagem por essa zona hoje, aproveitei e fui ver! Brevemente porei o video! Efectivamente e apesar de ter algumas casas recuperadas durante o tempo que lá estive nem 1 pessoa vi!

    • @VIRIATHUS-VIRIATO
      @VIRIATHUS-VIRIATO 3 месяца назад +1

      @@carlos.almeida.mototurismo O último morador, já solitário, desapareceu há anos. Duas aldeias próximas mais pequenas chamadas Fontanheira e Tojoso, também pertencentes á freguesia de Loriga, já estão em ruínas há décadas. Fontanheira, a maior dessas duas, foi destruída por um incêndio florestal quando já estava abandonada, todas a casas estavam ainda intatas e arderam. Obrigado pela divulgação e um grande abraço!

  • @pedrocoelho469
    @pedrocoelho469 9 месяцев назад +1

    Portugal cada vez pior