Moço eu estou no 8 ano e to com medo de como será a prova do enem, a prova do enem é marcando de abc ou é pra escrever a própria resposta? Tipo eu to tremendo aqui com falta de ar
Funciona assim: Eles acabam com seu psicológico no meio da prova, após você passar meses se recuperando desse temor, eles fazem pior no sistem de seleção.
Psé, mas a parte do piscologico se chega real prejudicar sua vida essa pressão de seleção, procure ajuda para o seu bem, pq querendo ou não é assim que funciona. Tem que ser seletivo
A pior parte é da fela da putagem do ministério manter o mesmo modelo de exame do Enem. Estudar pra todas as matérias que você nem precisará pra certos cursos é fudido. Só querem complicar.
@@pereiramwgd Cara, isso é o que mais me irrita. Exemplo: você quer ser programador, mas na prr do Enem tem uma questão sobre Geografia. Qual o sentido?
Detesto o modelo de exame do Enem. Estudar pra todas as matérias que você nem precisará pra certos cursos é fudido. Deviam reduzir a quantidade pra 5 disciplinas (português, matemática, história, geografia e biologia) e manter a redação). O Ministério da Educação devia discutir isso. Só complicam no BR.
@@lGrimmFB Jamais houve essa discussão de que o Enem é enviesado ideologicamente. Essa baboseira surgiu NESSA GESTÃO. Falar sobre ditadura militar ou temas LGBT está longe de ser.
@@lGrimmFB Na começou mal, quando a editora decretou falência e quase não houve prova. Contrataram mais uma que cometeu essas cagadas que o ministro insiste em relativizar.
Em 2009 foi tão bagunçado quanto ou até mais, só não tinha a visibilidade que tem hoje . Inclusive o caso de "passar" em mais de uma ao mesmo tempo, para depois corrigir no dia, não a toa teve na época dias a mais de SISU, gerando toda uma enchurrada de problemas. Como sempre todos os governos sendo incompetentes, a diferença que esse parece que faz questão que todos saibam disso 😆
@@lGrimmFB Eu lembro disso e não, isso não não tem nada a ver. É justamente esse conceito que queriam vender na época. O simples fato de uma questão fazer referência a temática LGBT não quer dizer nada. A resposta da questão em si nada tinha a ver COM LGBT.
Estou no terceiro ano do ensino médio, fiz todo o fundamental e médio no ensino público, sou de família classe média baixa, faço estágio de meio período e nunca fiz nenhum cursinho pago. Fiz o Enem 2020 como treineira e minhas maiores notas foram 900 na redação e 740 em matemática. Fiquei bastante feliz porque isso é uma grande superação para mim, pois só eu sei de onde eu venho e a quanto tempo eu construo o castelo da minha educação tijolo por tijolo para conseguir ter uma vida melhor. Se você plantar as sementes do bem na sua vida, uma hora você colhe. Eu plantei prestar atenção na aula desde cedo, estudar mais quando chegar em casa e planejar o que eu quero com estratégia. Estou colhendo. :)
Me dar dicas, eu no começo desse ano bati a cabeça e por essa questão esqueci muita coisa e isso me angústia muito, muito mesmo! Pode me dar dicas para redação e matemática,física e química?
"Se estiver em duvida entre a primeira e a segunda opção, escolhe a segunda, pois se a primeira fosse tão boa, não teria pensado na segunda". Minha professora disse isto antes da minha primeira prova do Enem. Ajuda bastante. Agora, para chutar, "é só escolher C, mas não todas".
tem esse raciocínio aí, mas tbm tenho outro, se vc MENTALIZA uma resposta certa depois de ler a questão e antes de ler as alternativas... é mais provável que acerte com primeira que encaixar, me refiro a grau de compatibilidade e não ordem de leitura ("a", "b", "c",...).
@@joaokronbauer6638 e as vezes nosso subconsciente nos diz a resposta.As vezes eu sinto que é tal letra e minha cabeça fala outra,no final aque eu sinto é a certa
ENEM Expectativa: dar para todos os alunos uma oportunidade para entrar na faculdade Realidade: alunos de escola pública e classe baixa n conseguem passar na prova por conta das perguntas extremamente precisas Atualmente: ninguém mais consegue passar no Enem
Mas tem que se o mestre da lacração para entender o que o enem está querendo falar(o enem tem um vocabulário exclusivo ainda mais socialista que os socialistas).
A última vez que eu fiz tinha questão que tinha caído no vestibular do ITA. É aquelas questões difíceis que não se aprende nem no ensino médio. Para piorar minha melhor nota foi em matemática, aí desconfie que aquelas provas do Enem estavam corrigas errado.
Não viaja. Estudei no ensino público a vida toda e entre para UF da minha cidade sem cursinho nem nada. Em contra partida meus colegas de turmas foram tudo para faculdades partículas fazer o curso mais barato. Sabe porque? Pq enquanto eu estudava, prestava atenção na aula é fazia os deveres eles ficavam mais interessados em ir jogar bola ou matar aula para ficar beijando pelos cantos da escola. O ensino público pode ter vários defeitos, mas o pior deles é o aluno que nao quer aprender
Em 2018 o Br ocupou a 57º posição entre 79 países. Aqui há muitos alunos, quase nenhum estudante, como diria o saudoso Pier Luigi Piazzi. Os primeiros assistem aula e só, os segundos estudam, que é o ato de pegar caneta e papel e escrever. No meu caso, como sou deficiente visual, é pegar punção, reglete e papel (braille).
Minha técnica de chutes é a de eliminação, eu tiro aquelas respostas que são "absurdas" e chuto entre as que chegam mais perto da reposta com base no meu conhecimento. Isso aumenta as chances de eu acertar, pode sair de 20% para 50% e isso ajuda bastante.
Respondendo à pergunta final: nunca fiz Enem, e prestei algumas vezes o antigo vestibular, onde vc fazia a prova específica para uma universidade. Na época (1990-95) eram 35 questões por matéria, e vc tinha que acertar ao menos 1 para não ser eliminado. Vendo resultados de anos anteriores, percebi que as respostas eram SEMPRE em cada prova 9 a, 9 b etc. Então acostumei a responder o máximo que eu soubesse, para ao final ver quantas respostas havia de cada letra para chutar ponderadamente, digamos, as restantes. Acertei várias assim
Meu mestrado foi em cima desse exame, e você abordou de forma muito clara tudo que eu estudei. A pesquisa foi bem extensa...Queria seu vídeo na época. rsrsr Parabéns!
A gente não tinha que fazer prova nenhuma pra entrar na faculdade, a gente deveria APRENDER na Escola e ser testado lá. Concluir o ensino médio em colégio público deveria dar acesso a universidade pública. Provas deveriam ser só pra quem fez escola particular e quisesse entrar na universidade pública.
Têm duas opções: A: Aumentar o grau de dificuldade de uma prova de conhecimentos gerais para cursos específicos e selecionar um número reduzido de pessoas que não necessariamente terão afinidade com o curso. B: Aumentar o número de vagas nas universidades e aumentar o grau de conhecimentos exigidos durante a graduação. O Brasil escolheu a opção A, os países de primeiro mundo a opção B. Mais difícil do que entrar em Oxford é continuar nela.
Mas não é muito interesante pra faculdade que a turma comece cheia e a grande maioria desista no meio do caminho (que é o que de fato acontece em muitos cursos independente do critério de seleção)
Foi só ao me tornar professora que percebi que o difícil não é fazer uma prova enquanto aluna, mas sim, criar uma prova para uma turma. Precisamos fazer perguntas adequadas ao conteúdo apresentando no bimestre, que sejam capazes de detectar não só a assimilação de conceitos mas, se eles desenvolveram determinadas competências/habilidades, perguntas que sejam claras para que o aluno não deixe de responder apenas por falta de compreensão do texto, além de ter que criar perguntas em diferentes níveis de dificuldade como abordado no vídeo.
Poderia ter um vídeo sobre todas as formas principais de se entrar em uma universidade no Brasil, afinal existe muitos meios, siglas e rotas que muitas vezes são ignoradas por muitos
Para chutar as questões, faço um cálculo de porcentagem das que eu já marquei. Por exemplo: letra A eu já marquei em 13% das 50 questões q eu fiz, B - 27%, C - 20%, D - 30% e E - 10%. Seleciono da pergunta no Max. 3 alternativas supostamente coerentes e verifico qual foi a que eu menos marquei. Entre A, D e E marcaria a letra E. Isso se deve a quase equivalente quantidades de respostas certas em cada uma das 5 letras, que frequentemente ocorre nos vestibulares.
Poderia falar também sobre as provas de concurso público, como a banca CESPE, conhecida por fazer as provas mais difíceis de concursos públicos do Brasil.
Acho que faltou comentar o método de pontuação do TRI, em que questões mais fáceis recebem maior pontuação, para que seja uma prova que vai melhor quem erra menos. E questões mal formuladas em que muitas pessoas que foram bem na matéria mas erraram aquela questão específica acaba valendo poucos pontos.
Minha técnica de chute é: quando eu fico em dúvida entre duas questões e finalmente escolho uma, eu marco ela na prova (só pra fingir) e no cartão de respostas eu marco a outra que eu fiquei em dúvida e que eu achei que não era a certa. A questão certa é sempre a que eu não imaginei. Às vezes funciona.
A primeira questão do Enem é chegar na hora certa... Nenhuma universidade ou emprego vai querer alguém irresponsável... E isso tbm gera risadas pra várias pessoas
Sempre ouvi falar de uma técnica que até cheguei a aplicar em provas de Concursos que fiz... Consiste em, ao *término da prova*, você verificar a quantidade total de questões (Ex: 50 questões) e dividir pelo número de quantidade de alternativas (Ex: A, B, C, D, E = 5 alternativas) E então você verificar se tem 10 questões de cada alternativa. 50 : 5 = 10
Xadrez vc usa os peões para distrair e as outras peças para realmente atacar. Primeiro vc distrai depois vc mata. Exemplo besta: tu bota um peão moscando lá e o cara vai e come e depois vc engole 3 peças de uma vez dele
Técnica de chutes: Para provas que possuem alternativas A,B,C,D ETC vc faz as questões que vc sabe soma e se sobrarem algumas questões vc vê qual letra vc marcou menos e marca as questões que faltam naquela letra, mas só vale pra quem estuda e não sabe poucas questões
Tenho 21 anos, Trabalho com programação a 5 anos, mas por focar na minha área não estudei o suficiente para o Enem e não consegui entrar na facu que eu queria, Acho bem triste isso pois ajudo muitos amigos que fazem faculdade e programo melhor que a maioria deles.
Tecnica de chutes: pulo as q não sei, tento responder depois, se não conseguir... distribuo igualmente as respostas (chutes), de forma q no final tenha o mesmo numero de alternativas "A" "B" "C" e "D"... na hora de chutar de fato, me baseio no que mais faz sentino.
A situação tá tão ruim que durante todos esses anos que acompanho e faço o ENEM eu nunca vi um tão aberrante. Sempre ocorrem imprevistos, mas erros de correção nunca aconteceu, eu particularmente nunca ouvi falar.
Faz um vídeo orientando o pessoal a estudar para a prova. No youtube tem vários canais auxiliando nos estudos, mas a maioria não consegue orientar os alunos para serem autodidata, e por isso ficamos perdidos em saber o que REALMENTE devemos estudar, e se o foco poderia ser direcionado a outro conteúdo, pois mesmo olhando o edital, no fim das contas a grande maioria do conteúdo estudado não serve de nada.
@Willian Felipe três, se não me engano um corrige a estrutura do texto, procurando erros de gramática, acentuação, redundâncias e afins outro corrige a ideia do texto, vendo se os argumentos são convincente ou n, se estão dentro das regras e afins e um terceiro serve pra criar uma média da nota de ambas as correções
@@garudadrakon4728 na verdade são dois. Ambos corrigem a prova de acordo com uma tabela, erro de gramática -20. Se as notas dos dois ficarem distintas passa por um terceiro para desempatar
Acho q poderia ter falado da questão de tempo para questões, e probabilidade de respostas. Algumas questões podem ser respondidas por eliminação de respostas obviamente erradas, ou que estão certas mas não se aplicam a questão especificamente. Retirando respostas erradas, e reduzindo a probabilidade de respostas é um pouco mais fácil de chutar, caso não saiba a resposta exatamente (por exemplo reduzir de 5 para 2 alternativas possíveis)
Sobre como eu chuto: Primeiro eu leio bem a questão e já elimino as opções mais sem sentido. Geralmente sobram duas opções em questões, então sempre vai ser com uma base de 50% de acerto. Claro, a variabilidade disso é muito grande, mas já ajuda bastante eliminar as básicas e ficar com as duas finais.
Sobre técnicas de chute no ENEM, na edição de 2018 usei o "chute consciente" e deu bem certo. O ruim é que você tem que fazer uma quantidade razoável de questões (mais da metade pelo menos), tendo o mínimo de confiança nas suas respostas. Basicamente, você conta, ao final da prova, quantas alternativas marcou de cada ("a", "b", "c", "d" e "e"); quando tiver o número basta achar as alternativas as quais você marcou menos. Sendo 90 questões no total, tem algo em torno de 18 alternativas de cada, lógico, não vão ser exatamente 18 de cada, mas pensa em algo em torno disso. Por exemplo, chegou no final da prova, você contou e viu que marcou 5 "a", 20 "b", 10 "c", 8 "d" e 12 "e", se você não tiver NENHUMA noção da resposta das questões restantes, vale a pena chutar "a", "c" ou "d", nessa ordem de """"prioridade"""". Obviamente não tem nenhuma garantia, mas as suas chances aumentam um pouco mais do que só 20%...
Nossa mano muito bom vídeo, vc foi o primeiro canal de ciências que eu comecei a assistir e por isso descobri o meu interesse por física teórica e nuclear❤❤❤ (Tenho 14 anos), mas tbm tenho uma dúvida... É possível ter um Ph.D em Física nuclear e Física de partículas ao mesmo tempo? E tbm ser físico teórico e nuclear ao mesmo tempo tbm?!??! Adoro seu canal ❤❤❤❤
Tmj maninho, tenho 15 para 16 e também descobri esse meu interesse por física Nuclear e física de partículas. Bora seguir nesse sonho, vai que um dia a gente trabalha em um reator nuclear de verdade
Tirar itens improváveis e continuar fazendo a prova. No final ao terminar de passar o gabarito, voltar nessas questões e observar a discrepância dos itens e tentar ver algo mais concreto, senão você pode tentar pensar sobre os itens anteriores que você teria certeza e ver uma ideia de repetição de item ou múltiplas letras seguidas. Na dúvida coloca "C" de Curie.
No Japão os pais não levam os filhos para a escola, desde o primário vão sozinhos mas no caminho existem voluntários que ficam olhando o trajeto, especialmente em cruzamentos mais perigosos, etc. E as delegacias, os Koban, ou o policial está no fundo descansando ou está de patrulha na região. Obs., as patrulhas são feitas de bicicleta ou biz de 50cc kkkk eu e meus irmãos estudamos lá, sofremos no começo com o inverno já que o uniforme são uns shortinhos (tem calça mas só usamos nos dias de educação física).
Minha tecnica de chute é: Leio todas as questões e vou respondendo as que sei, as que não sei, ou fico na dúvia, tento eliminar alternativas. No final de cada matéria ja passo as que sei para o gabarito e conto quantas eu marquei de cada alternativa, com a contagem feita volto para as que estava com dúvida entre duas e chuto na opção que marquei menos. Refaço a contagem e nas que não consegui descartar opções marco todas na com menos marcações. Essa tecnica desenvolvi, pois na UFRGS eles tinham uma regra que era 6 respostas para cada alternativa.
O problema é que a mente humana que vai estar em cheque alí. Acho que é por isso que o Enem tem a TRI, para testar qual o algoritmo cerebral da pessoa frente a desafios cognitivos.
@@luizgabriel3388 @Luiz Gabriel kkkkkk a TRI é um mecanismo de triagem e os acertos e notas são conseguidos não só com o conteúdo, mas também com padrões de comportamentos cognitivo observado pelo agoritmo que analisa o candidato. Quanto mais inteligente a pessoa for, maior será a chance dela ir bem no Enem. Contudo, vale levar em consideração que inteligência se aprender e esse aprendizado é como a configuração de um algoritmo...
@@alvaroalchaar entendo seu raciocício e vejo que você é curioso. Porém, faz parte do nosso viés cognitivo fazer essas associações. Embora seja próximo, o nosso cérebro opera de maneira beeem mais complexa e não ordenada. Um algorítmo segue ordéns e mesmo se for não determinístico, você deve dar o comando para tal. O TRI não analisa o comportamento btw.
@@luizgabriel3388 @Luiz Gabriel você definitivamente tem um ponto, mas a questão é que esse negócio de coerência de resposta me parece uma leitura do que se esperar de um cérebro (tipo quando você erra a mutiplicação e acerta proporção e isso não é tão gratificado). De qualquer forma é apenas uma associação humana deliberadamente limitante, mas é aquilo: "a arte imita a vida". E sobre essa questão de programação e comparação com o cérebro tem uma entrevista muito legal dada pelo Dalai Lama falando sobre a sobreposição do processamento binário de um processador quântico e a mente humana. Inclusive, o Meteoro fez um vídeo legal disso falando sobre a biblioteca de Borges, vou mandar o link.
Esse TRI não é lá muito preciso, pois a dificuldade de cada pergunta não é geral, e sim relativo a cada indivíduo, e a situação varia, as vezes você lembra como faz uma questão dificil e não se lembra como resolve uma fácil, pro TRI você não sabe nem a fácil nem a difícil
8:09 No final de cada "disciplina", eu marco as questões que estou convicto e nas incertas destaco as possíveis respostas, ou seja, descarto as alternativas incorretas de cada questão. Em seguida, faço uma média por alternativa no geral. Finalmente, CHUTO usando as duas informações...
Minha técnica de chutes quando eu realmente não sabia era escolher uma das 5 alternativas aleatoriamente, eliminar 3 e trocar a resposta. Isso me garantiu errar somente 1 de 15 em bio e também matematica. Isso junto ao fato de as respostas serem mais ou menos distribuídas igualmente entre as alternativas (3 a, 3 b, 3 c, 3 d, 3 e). Nem sempre era assim, mas deu uma ajuda grande "chutar" assim. São aqueles chutes conscientes.
Minha técnica de chutes é, na última hora do tempo de prova, contar em quantas questões eu marquei A, B, C, D e E. As duas alternativas que tiverem sido menos marcadas vao sendo marcadas alternativamente nas questões que eu tiver deixado em branco. Essa técnica tem dois pressupostos: que uma prova de 90 questões com 5 alternativas tenha as respostas corretas igualmente distribuídas entte as alternativas, ou seja, 18 de cada uma, e que eu tenha acertado a maior parte das questões que marquei.
Não, já faz muito tempo, lembro que era tipo uns 30 reais, aí de um ano pro outro aumentou muito, e a cada ano aumenta um pouco mais, sendo que não mudou nada na aplicação e tal..
Pq dependendo da sua renda declarada nas perguntas eles determinam o quanto vc vai pagar e também por causa da desvalorização do real e a famosa inflação
Legal citar que como as provas tentam ir cada vez mais selecionando os candidatos. A FUVEST no ano de 2018 teve uma prova bem diferente da de 2017, bem mais complexa. Por ventura selecionou mal os candidatos que não esperavam aquilo. Mas cada vez mais ela vem colocando questões complexas, mas também questões fáceis (isso na segunda fase).
Existe uma técnica de chute muito eficaz, mas só funciona com quem tem bastante certeza do que acertou. A ideia é simples, as provas tendem a ter o mesmo número de questões certas por opção, por exemplo, em uma prova de 100 questões com 5 alternativas em cada, de A a E, a prova tende a ter como opções certas, 20 de cada. Então se você fez a prova marcando tudo que sabia e deixando em branco algumas, você conta quantas mais ou menos marcou pra cada letra, vê a que tem menos e chuta todas que deixou em branco nela!
@@batcout8787 acho melhor você ler mais noticiários e saber o que esta se passando pelo Brasil ao invés de ser um alienado. Vai no google e digita "imprecionante" + "Weintraub" pra saber do que estou falando.
@@batcout8787 eu ia deixar você falando sozinho, mas percebi que posso fazer o mundo um pouco melhor se te incentivar a ler mais. se você se incomoda com um comentário mal escrito de youtube, então deveria se incomodar com quem esta no ministério da educação. e aí vai pensar melhor em quem votar nas próximas eleições.
@@Thallesbrj Eu não ligo para a sua opinião política, mas acho decente que, se pretende fazer uma crítica, escreva certo pelo menos! Em nenhum momento me afirmei contra ou à favor sobre o que você disse. Mesmo que eu concorde com você, agir assim só o(a) fará ser ridicularizado. Outra coisa, pode apostar que eu estudo mais que você, cerca de 15 horas por dia e nem por isso eu me julgo superior a alguém. Afinal, como dizem que Sócrates afirmou, quanto mais uma pessoa conhece o buraco no seu conhecimento mais inteligente ela é. Eu reconheço meu erro em não ter entendido a sua ironia, logo peço perdão.
A minha "técnica de chutes" é baseada no fato de que uma prova normalmente distribui as respostas certas em um número igual de alternativas. Por exemplo, uma prova de 10 questões em que cada uma tem 5 alternativas provavelmente terá 2 questões em que a letra A é a resposta certa. Sabendo disso eu analiso as questões que eu tenho certeza da resposta para ver quais alternativas ainda não passaram desse limite
Acho que técnica e sorte são duas coisas que não há como colocar no mesmo balaio, porque não creio que alguém tenha poder de controlar o acaso. Mas, se for pra dizer qual é o critério que escolho pra chutar algo, é eliminação. Se eu tiver um mínimo de conhecimento sobre o assunto, em vez de ficar me descabelando pra tentar acertar o certo, começo eliminando o que eu SEI estar errado.
Sugestão : E se a Física fosse uma religião e seus representantes como Newton, Einstein e etc fosse Profetas, oq seria do conhecimento sobre oq é Real ?
O que eu fazia para chutar as questões era além de descartar as opções abusurdas/que eu consegui identificar com certeza que estavam erradas, era contar a quantidade de itens marcados no gabarito todo de que eu já tinha feito, pois se eu tivesse marcado 20 itens A, e só 5 itens B, e no chute tivesse em duvida entre A e B.. eu iria marcar B nesse chute.
São os professores de universidades que formulam as perguntas, vocês não acham um pouco inerente com a realidade? Pois eles não estão inseridos na educação básica assim não podem saber quais são os pontos com mais deficiências na formação do aluno no ensino médio.
Todos os profissionais envolvidos na formulação das perguntas precisam passar por um curso preparatório, tanto para aprender sobre o sistema explicado no vídeo quanto para confrontar as capacidades que o aluno do ensino médio precisa ter para fazer a prova.
hhahhah tb faço isso, agora uma dica pra vc, faz o ENAE, é um preparatorio pro enem que voce tb ganha bolsa nas melhores faculs amigoedu.com.br/enae?r=7754ab7f-e571-4f5f-b6e4-611979b12a84
Minha técnica infalível de chute é contar quantas letras "A", "B, etc. eu marquei, porque a quantidade de cada letra em uma prova de 90 questões são sempre muito próximas a 18 em cada letra. Isso ajuda a chutar nas questões que você não conseguiu responder/ficou na dúvida.
@@apenas.gabriel, em uma faculdade de física ela não é usada , mais que tal o contrário, pra que alguém que vai entrar em uma faculdade de artes vai precisar gabaritar a parte de física? Eu mesmo estou em uma faculdade de artes e não lembro de metade das coisas na área das exatas
@@apenas.gabriel está em tudo, mas no Enem, há umas quatro ou três questões medianas e irrelevantes de filosofia (filosofia, n sociologia, essa área quase nem existe no Enem)
Tecnica de chute é eliminar as resposta obvias e preencher o que sabe. depois no gabarito é só distribuir para manter a mesma quantidade de resposta a,b,c d e
tecnica de chutes: pegar as questoes mt faceis e marca elas no gabarito logo, dps comparar com as respostas das q vc respondeu e ver como fica, e entao responder marcando opçoes diferentes, pra nao ficar tudo ''A A A A A'' por exemplo, vai alternando baseado nas que vc tem certeza q acertou comparando em como ficaria nos diferentes cenarios das outras respostas q deu
é muito fácil vc saber qual alternativa é errada em algum assunto, se vc souber o básico dele, normalmente das 5 opções de uma pergunta, da pra eliminar 2 ou ate 3 opções, daí vc chuta em uma das restantes... só chute as cegas quando vc n tem nenhuma noção doq ta acontecendo funcionou, passei na FUVEST.
4 года назад+3
Como funciona a prova do ENEM? Na base do sorteio de notas!
Aumentar a porcentagem de sucesso no chute é uma boa alternativa. Deixando apenas 2 alternativas como candidatas a serem corretas aumenta suas chances de 20% para 50%>.
Fiz o ENEM em 2017 e o segundo dia era Linguagens, Matemática e Redação. Quando acabei Redação e Matemática faltavam 10 minutos pra acabar o tempo e marquei todas as questões, fora língua estrangeira, C. Resultado: Passei no curso que eu queria em terceira chamada
A "estratégia" que eu usava pra chutar era eliminar as alternativas mais absurdas e, das que sobravam, se eu realmente não tivesse nenhuma ideia, eu fechava os olhos e marcava aquela que eu via primeiro quando abrisse.
Eu Chutando no ENEM: Termino todas as questões q tenho "certeza" de acerto, dps marco um chute direcionado, considerando as questões q fico em dúvida e as letras que foram menos assinaladas
Vale a pena ressaltar que funcionários do MEC revelaram que 15 das 45 questões não foram testadas previamente e a teoria de resposta ao item foi aplicada nas repostas de uma fração de pessoas que fez o ENEM, como se fosse simulado normalmente. O problema é que parte das provas foi corrigida erroneamente, considerando questões mais difíceis o que diminui as notas dos candidatos, um verdadeiro absurdo.
A técnica de chutes que eu usava era a seguinte: primeiro eliminar as questões mais improváveis, seja por palavras chave ou números absurdos, eliminar uma alternativa já aumenta em 5% a probabilidade de vc acertar, se vc conseguir ficar entre duas alternativas sua probabilidade será de 50%!. A segunda técnica seria marcar as questões que vc menos marcou na prova toda pois o numero de respostas na alternativa A tem que ser o mesmo da B, C, e assim por diante (lógico que só funciona supondo que vc acertou a maioria das outras questões e só está chutando uma ou outra mais difícil). Passei na FUVEST usando essas técnicas :P
Como assim, aonde que diz que " o numero de respostas na alternativa A tem que ser o mesmo da B, C, e assim por diante", eu nunca ouvi ou li algo falando dessa regra. Essa regra existe (é oficial) ou vc só tá especulando?
@@joaopaulodeoliveira2866 algumas provas tem essa distribuição mas mesmo as que não tem possuem em média números próximos de cada alternativa, portanto por probabilidade vc pode usar essa tecnica
Como ter bons resultados no enem: Isso vale para quem nunca fez enem e está sem estudar a muitos anos. Esqueça os livros. Pegue o conteúdo do Enem passado e procure no RUclips oque as pessoas falam sobre, dê preferência a explicações de modo simples e direto. Assista mais vídeos sobre oque está acontecendo no país nos últimos 2 anos. Antes de fazer a prova tome uma coca cola gelada e chupe uma bala de hortelã 🤞😁😉
Minha técnica de chutes é responder me baseando em qualquer coisa que tenha ligação com a questão, porque a maioria das disciplinas tendem a seguir uma lógica, ou pelo menos fugir raramente dessa lógica.
"Nerdologia Educação". Por favor faça um nerdologia falando sobre a educação em si, os comparativos entre sistemas de educação existente no Brasil e as diferenças deles e o internacional (um comparativo BrasilxAmericasxEuropaxAsiaxAfrica...) O que especialistas ou pessoas do ramo dizem sobre como melhorar, a importância da educação e a valorização dela. Embora muitos dizem por ai que a educação é necessária e importante, essas pessoas nem sabem o que dizem. "Se a educação em um pais não fosse obrigatória, poucas pessoas iram se importar com ela." Muitos estudam por estudar nem sabem o que querem e nem querem o que fazem.
Um negócio que funciona 100% no ENEM é o segurança fechando o portão na hora exata e vendo uns Indivíduos implorando para entrar.
bicho isso funciona mesmo em
e ainda da muitos views na internet
que bom que algo funciona
Quem passou por isso esse ano tá tranquilo, pelo menos não gastou horas da vida para tomar no cu 🙄🔪
é so não atrasar, simples
Minha técnica de chute é a seguinte, se minha intuição diz que a "B" está errada, então a "B" é a correta. Minha intuição nunca acerta.
Meu Deus jkkkk
Tb faço isso kkkk
Kkkkkkk
Kkkkkkkkk sim
Moço eu estou no 8 ano e to com medo de como será a prova do enem, a prova do enem é marcando de abc ou é pra escrever a própria resposta? Tipo eu to tremendo aqui com falta de ar
Funciona assim:
Eles acabam com seu psicológico no meio da prova, após você passar meses se recuperando desse temor, eles fazem pior no sistem de seleção.
Psé, mas a parte do piscologico se chega real prejudicar sua vida essa pressão de seleção, procure ajuda para o seu bem, pq querendo ou não é assim que funciona. Tem que ser seletivo
Bem assim mesmo
A pior parte é da fela da putagem do ministério manter o mesmo modelo de exame do Enem. Estudar pra todas as matérias que você nem precisará pra certos cursos é fudido. Só querem complicar.
@@pereiramwgd Cara, isso é o que mais me irrita. Exemplo: você quer ser programador, mas na prr do Enem tem uma questão sobre Geografia. Qual o sentido?
é a transição mal feita do enem. tá entre exame nacional do ensino médio e vestibular das universidades, acho que ele falha nos 2 kkkk@@Juniorcjre
Funciona para lhe deixar sem perspectivas de uma vida melhor.
Rindo por fora, chorando por dentro kkk
Verdade
Detesto o modelo de exame do Enem. Estudar pra todas as matérias que você nem precisará pra certos cursos é fudido. Deviam reduzir a quantidade pra 5 disciplinas (português, matemática, história, geografia e biologia) e manter a redação). O Ministério da Educação devia discutir isso. Só complicam no BR.
"O MELHOR ENEM DA HISTÓRIA"
Sim, vai ficar na historia. Como uma sequência de erros grotescos.
Tava muito fácil a prova , o problema foi depois
@@lGrimmFB Jamais houve essa discussão de que o Enem é enviesado ideologicamente. Essa baboseira surgiu NESSA GESTÃO. Falar sobre ditadura militar ou temas LGBT está longe de ser.
@@lGrimmFB Na começou mal, quando a editora decretou falência e quase não houve prova. Contrataram mais uma que cometeu essas cagadas que o ministro insiste em relativizar.
Em 2009 foi tão bagunçado quanto ou até mais, só não tinha a visibilidade que tem hoje .
Inclusive o caso de "passar" em mais de uma ao mesmo tempo, para depois corrigir no dia, não a toa teve na época dias a mais de SISU, gerando toda uma enchurrada de problemas.
Como sempre todos os governos sendo incompetentes, a diferença que esse parece que faz questão que todos saibam disso 😆
@@lGrimmFB Eu lembro disso e não, isso não não tem nada a ver.
É justamente esse conceito que queriam vender na época. O simples fato de uma questão fazer referência a temática LGBT não quer dizer nada. A resposta da questão em si nada tinha a ver COM LGBT.
Estou no terceiro ano do ensino médio, fiz todo o fundamental e médio no ensino público, sou de família classe média baixa, faço estágio de meio período e nunca fiz nenhum cursinho pago.
Fiz o Enem 2020 como treineira e minhas maiores notas foram 900 na redação e 740 em matemática. Fiquei bastante feliz porque isso é uma grande superação para mim, pois só eu sei de onde eu venho e a quanto tempo eu construo o castelo da minha educação tijolo por tijolo para conseguir ter uma vida melhor.
Se você plantar as sementes do bem na sua vida, uma hora você colhe. Eu plantei prestar atenção na aula desde cedo, estudar mais quando chegar em casa e planejar o que eu quero com estratégia. Estou colhendo. :)
Tmj (';
Vc é melhor no que faz
Você poderia me dizer quantas horas você estudava diariamente, fora a escola ??
@@clebsonxavier007 umas 4 horas
@@YtBrasill obrigada 😊
Me dar dicas, eu no começo desse ano bati a cabeça e por essa questão esqueci muita coisa e isso me angústia muito, muito mesmo!
Pode me dar dicas para redação e matemática,física e química?
"Se estiver em duvida entre a primeira e a segunda opção, escolhe a segunda, pois se a primeira fosse tão boa, não teria pensado na segunda". Minha professora disse isto antes da minha primeira prova do Enem. Ajuda bastante.
Agora, para chutar, "é só escolher C, mas não todas".
Aleson Talis Ramos que coisa idiota se a segunda fosse tão boa você não estaria em dúvida é já teria assinalado-a
tem esse raciocínio aí, mas tbm tenho outro, se vc MENTALIZA uma resposta certa depois de ler a questão e antes de ler as alternativas... é mais provável que acerte com primeira que encaixar, me refiro a grau de compatibilidade e não ordem de leitura ("a", "b", "c",...).
Essa frase é do Johnny Depp
@@joaokronbauer6638 e as vezes nosso subconsciente nos diz a resposta.As vezes eu sinto que é tal letra e minha cabeça fala outra,no final aque eu sinto é a certa
@@joaokronbauer6638 faz sentido
"Como funciona a prova do ENEM"
Depende da edição, se for a de 2019 não funciona kkkkkkkk
Edit: coloquei 2020 antes haushsah
Alguém de um Mito para esse Oscar!
Vim comentar a msm coisa
Kkkkkkk
pera eu não entendi
explica pfvrr
Ainda bem que tem os vestibulares do ITA-IME,se ñ tivesse,nem teria graça estudar...
Acho que devemos mostrar esse vídeo pro ministro da educação. 🤷♀️
ele não conseguiria entender, talkey
Se refere ao ministro da falta de educação?
@@luisgdh também KKKKKKK. Infelizmente é um homem acéfalo e demente que está comandando a educação do nosso país 🤦♀️
@@gabrielamodesto3603 É nada, acho que ele tá fazendo um trabalho imprecionante
@@luisgdh Com certeza, um trabalho impressionante para o objetivo do governo.
Como sempre melhor conteúdo disponível no RUclips. Informação e diversão garantida em um só vídeo
Bom, espero que esse vídeo responda o que eu tô tentando entender faz 3 anos.
Como (deveria) funcionar a prova do Enem
Hahahahaha boa
@Matheus Nascimento de fato o último Enem foi perfeito, não é??
@@Alensw o descaso com o Enem já é de longe. A prova já foi roubada em 2009 e já foi toda vazada em 2016, não é um problema de um governo só
Acabe com os vazamentos das questões e prova, corrijam as provas direito que pra mim tá bom
@@Alensw bolsominion detectado
ENEM
Expectativa: dar para todos os alunos uma oportunidade para entrar na faculdade
Realidade: alunos de escola pública e classe baixa n conseguem passar na prova por conta das perguntas extremamente precisas
Atualmente: ninguém mais consegue passar no Enem
Mas tem que se o mestre da lacração para entender o que o enem está querendo falar(o enem tem um vocabulário exclusivo ainda mais socialista que os socialistas).
@TauanStarG é mesmo.mais ou menos (em algums ou vários casos).
A última vez que eu fiz tinha questão que tinha caído no vestibular do ITA. É aquelas questões difíceis que não se aprende nem no ensino médio. Para piorar minha melhor nota foi em matemática, aí desconfie que aquelas provas do Enem estavam corrigas errado.
Não viaja. Estudei no ensino público a vida toda e entre para UF da minha cidade sem cursinho nem nada. Em contra partida meus colegas de turmas foram tudo para faculdades partículas fazer o curso mais barato. Sabe porque? Pq enquanto eu estudava, prestava atenção na aula é fazia os deveres eles ficavam mais interessados em ir jogar bola ou matar aula para ficar beijando pelos cantos da escola.
O ensino público pode ter vários defeitos, mas o pior deles é o aluno que nao quer aprender
Existem cotas de todo tipo... Quem precisa de uma vaga na categoria ampla concorrência é quem tem que se matar de estudar.
"O melhor Enem de todos" kkkkkkkkkkkkk "Imprecionante" heim.
Faz um vídeo sobre a educação no Brasil, como estamos atrasados e em 2012 ocupamos o penúltimo lugar no ranking em mais de 72 países.
Em 2018 o Br ocupou a 57º posição entre 79 países. Aqui há muitos alunos, quase nenhum estudante, como diria o saudoso Pier Luigi Piazzi. Os primeiros assistem aula e só, os segundos estudam, que é o ato de pegar caneta e papel e escrever. No meu caso, como sou deficiente visual, é pegar punção, reglete e papel (braille).
Minha técnica de chutes é a de eliminação, eu tiro aquelas respostas que são "absurdas" e chuto entre as que chegam mais perto da reposta com base no meu conhecimento. Isso aumenta as chances de eu acertar, pode sair de 20% para 50% e isso ajuda bastante.
Respondendo à pergunta final: nunca fiz Enem, e prestei algumas vezes o antigo vestibular, onde vc fazia a prova específica para uma universidade.
Na época (1990-95) eram 35 questões por matéria, e vc tinha que acertar ao menos 1 para não ser eliminado. Vendo resultados de anos anteriores, percebi que as respostas eram SEMPRE em cada prova 9 a, 9 b etc. Então acostumei a responder o máximo que eu soubesse, para ao final ver quantas respostas havia de cada letra para chutar ponderadamente, digamos, as restantes. Acertei várias assim
Como funciona o Enem:
O Enem não funciona. Tem q mudar isso.
Meu mestrado foi em cima desse exame, e você abordou de forma muito clara tudo que eu estudei. A pesquisa foi bem extensa...Queria seu vídeo na época. rsrsr Parabéns!
A gente não tinha que fazer prova nenhuma pra entrar na faculdade, a gente deveria APRENDER na Escola e ser testado lá. Concluir o ensino médio em colégio público deveria dar acesso a universidade pública. Provas deveriam ser só pra quem fez escola particular e quisesse entrar na universidade pública.
Têm duas opções:
A: Aumentar o grau de dificuldade de uma prova de conhecimentos gerais para cursos específicos e selecionar um número reduzido de pessoas que não necessariamente terão afinidade com o curso.
B: Aumentar o número de vagas nas universidades e aumentar o grau de conhecimentos exigidos durante a graduação.
O Brasil escolheu a opção A, os países de primeiro mundo a opção B. Mais difícil do que entrar em Oxford é continuar nela.
Mas não é muito interesante pra faculdade que a turma comece cheia e a grande maioria desista no meio do caminho (que é o que de fato acontece em muitos cursos independente do critério de seleção)
Foi só ao me tornar professora que percebi que o difícil não é fazer uma prova enquanto aluna, mas sim, criar uma prova para uma turma. Precisamos fazer perguntas adequadas ao conteúdo apresentando no bimestre, que sejam capazes de detectar não só a assimilação de conceitos mas, se eles desenvolveram determinadas competências/habilidades, perguntas que sejam claras para que o aluno não deixe de responder apenas por falta de compreensão do texto, além de ter que criar perguntas em diferentes níveis de dificuldade como abordado no vídeo.
Poderia ter um vídeo sobre todas as formas principais de se entrar em uma universidade no Brasil, afinal existe muitos meios, siglas e rotas que muitas vezes são ignoradas por muitos
Para chutar as questões, faço um cálculo de porcentagem das que eu já marquei. Por exemplo: letra A eu já marquei em 13% das 50 questões q eu fiz, B - 27%, C - 20%, D - 30% e E - 10%. Seleciono da pergunta no Max. 3 alternativas supostamente coerentes e verifico qual foi a que eu menos marquei. Entre A, D e E marcaria a letra E. Isso se deve a quase equivalente quantidades de respostas certas em cada uma das 5 letras, que frequentemente ocorre nos vestibulares.
Poderia falar também sobre as provas de concurso público, como a banca CESPE, conhecida por fazer as provas mais difíceis de concursos públicos do Brasil.
Acho que faltou comentar o método de pontuação do TRI, em que questões mais fáceis recebem maior pontuação, para que seja uma prova que vai melhor quem erra menos. E questões mal formuladas em que muitas pessoas que foram bem na matéria mas erraram aquela questão específica acaba valendo poucos pontos.
Funcionamento do Braço mecânico do Edward Elric.💪
Up
Up
Ip
Up
Ai vi vantagem
Minha técnica de chute é: quando eu fico em dúvida entre duas questões e finalmente escolho uma, eu marco ela na prova (só pra fingir) e no cartão de respostas eu marco a outra que eu fiquei em dúvida e que eu achei que não era a certa. A questão certa é sempre a que eu não imaginei.
Às vezes funciona.
A primeira questão do Enem é chegar na hora certa... Nenhuma universidade ou emprego vai querer alguém irresponsável... E isso tbm gera risadas pra várias pessoas
Sempre ouvi falar de uma técnica que até cheguei a aplicar em provas de Concursos que fiz...
Consiste em, ao *término da prova*, você verificar a quantidade total de questões (Ex: 50 questões) e dividir pelo número de quantidade de alternativas (Ex: A, B, C, D, E = 5 alternativas)
E então você verificar se tem 10 questões de cada alternativa.
50 : 5 = 10
O Enem é uma prova que vc precisa de faculdade pra poder fazer, mas deveria ser pra entrar na faculdade.
Tu é fera, essa canal é mt bom.
Nerdologia XADREZ
Xadrez vc usa os peões para distrair e as outras peças para realmente atacar. Primeiro vc distrai depois vc mata. Exemplo besta: tu bota um peão moscando lá e o cara vai e come e depois vc engole 3 peças de uma vez dele
@@lucasgiovanne4846 é bem mais complexo que isso
@@lucasgiovanne4846 Parece alguém quando diz que "pilotar um avião fácil você só precisa puxar o mache".
Manos eu sei que é bem mais complexo que isso eu só quis passar o pouco que eu sei para k cara. Esse pequeno detalhe me ajudou a ser melhor no xadrez.
@@lucasgiovanne4846 não disse que essas técnicas não são ruins, mas no profissional isso é o básico do básico
Técnica de chutes:
Para provas que possuem alternativas A,B,C,D ETC
vc faz as questões que vc sabe soma e se sobrarem algumas questões vc vê qual letra vc marcou menos e marca as questões que faltam naquela letra, mas só vale pra quem estuda e não sabe poucas questões
Átila, explica que técnicas que dá pra usar pra passar em qualquer prova de multipla escolha sem saber a resposta certa
Tenho 21 anos, Trabalho com programação a 5 anos, mas por focar na minha área não estudei o suficiente para o Enem e não consegui entrar na facu que eu queria, Acho bem triste isso pois ajudo muitos amigos que fazem faculdade e programo melhor que a maioria deles.
Enem:
Eu
Nem
Estudei
Mesmo
foda q eu realmente não estudei e ainda passei pra engenharia da computação so de zoeira
@@GustavoHenrique-gf2wz eu também não estudei porra nenhuma e passei em engenharia de computação kkkkkk
Parabéns aos dois kkk
@@mateusfuchs8049 krl mane toca aqui kkkkkk qual cidade e qual facul? Passei na UFOP de joão monlevade - MG
@@GustavoHenrique-gf2wz passei na UFGD de Dourados MS
Tecnica de chutes: pulo as q não sei, tento responder depois, se não conseguir... distribuo igualmente as respostas (chutes), de forma q no final tenha o mesmo numero de alternativas "A" "B" "C" e "D"... na hora de chutar de fato, me baseio no que mais faz sentino.
Nerdologia: Como funciona a prova do ENEM
Nosso governo: Como (não) funciona a prova do ENEM
não culpe o governo cara
@@kauan-zm7to Isso mesmo, culpe os russos!
@@kauan-zm7to a culpa é da minha vizinha
A situação tá tão ruim que durante todos esses anos que acompanho e faço o ENEM eu nunca vi um tão aberrante. Sempre ocorrem imprevistos, mas erros de correção nunca aconteceu, eu particularmente nunca ouvi falar.
@@kauan-zm7to Não,bora culpa os ET.
se é o governo mesmo quem manda fazer a prova sua besta
A melhor tecnica e estudar. e chegar sabendo, porque ate para chutar para acertar, tem que eliminar algumas e aumenta as possibilidades de acerto.
Se essa pergunta tivesse caindo no Enem eu tinha errado kkkkk
Faz um vídeo orientando o pessoal a estudar para a prova. No youtube tem vários canais auxiliando nos estudos, mas a maioria não consegue orientar os alunos para serem autodidata, e por isso ficamos perdidos em saber o que REALMENTE devemos estudar, e se o foco poderia ser direcionado a outro conteúdo, pois mesmo olhando o edital, no fim das contas a grande maioria do conteúdo estudado não serve de nada.
Nerdologia: como funciona a correção do Enem e da redação?
Na sorte.
@Willian Felipe três, se não me engano
um corrige a estrutura do texto, procurando erros de gramática, acentuação, redundâncias e afins
outro corrige a ideia do texto, vendo se os argumentos são convincente ou n, se estão dentro das regras e afins
e um terceiro serve pra criar uma média da nota de ambas as correções
@@garudadrakon4728 na verdade são dois. Ambos corrigem a prova de acordo com uma tabela, erro de gramática -20. Se as notas dos dois ficarem distintas passa por um terceiro para desempatar
@@Gabriellucas04 e se a terceira nota for diferente, uma banca avaliará e dará a nota final
Acho q poderia ter falado da questão de tempo para questões, e probabilidade de respostas.
Algumas questões podem ser respondidas por eliminação de respostas obviamente erradas, ou que estão certas mas não se aplicam a questão especificamente.
Retirando respostas erradas, e reduzindo a probabilidade de respostas é um pouco mais fácil de chutar, caso não saiba a resposta exatamente (por exemplo reduzir de 5 para 2 alternativas possíveis)
Sobre como eu chuto:
Primeiro eu leio bem a questão e já elimino as opções mais sem sentido. Geralmente sobram duas opções em questões, então sempre vai ser com uma base de 50% de acerto. Claro, a variabilidade disso é muito grande, mas já ajuda bastante eliminar as básicas e ficar com as duas finais.
Eu tbm,o complicado mesmo é meu dedo podre pra escolher dentre as duas restantes
Sobre técnicas de chute no ENEM, na edição de 2018 usei o "chute consciente" e deu bem certo. O ruim é que você tem que fazer uma quantidade razoável de questões (mais da metade pelo menos), tendo o mínimo de confiança nas suas respostas.
Basicamente, você conta, ao final da prova, quantas alternativas marcou de cada ("a", "b", "c", "d" e "e"); quando tiver o número basta achar as alternativas as quais você marcou menos. Sendo 90 questões no total, tem algo em torno de 18 alternativas de cada, lógico, não vão ser exatamente 18 de cada, mas pensa em algo em torno disso. Por exemplo, chegou no final da prova, você contou e viu que marcou 5 "a", 20 "b", 10 "c", 8 "d" e 12 "e", se você não tiver NENHUMA noção da resposta das questões restantes, vale a pena chutar "a", "c" ou "d", nessa ordem de """"prioridade"""".
Obviamente não tem nenhuma garantia, mas as suas chances aumentam um pouco mais do que só 20%...
Nossa mano muito bom vídeo, vc foi o primeiro canal de ciências que eu comecei a assistir e por isso descobri o meu interesse por física teórica e nuclear❤❤❤ (Tenho 14 anos), mas tbm tenho uma dúvida... É possível ter um Ph.D em Física nuclear e Física de partículas ao mesmo tempo? E tbm ser físico teórico e nuclear ao mesmo tempo tbm?!??! Adoro seu canal ❤❤❤❤
iala o físico nucleorico
Tmj maninho, tenho 15 para 16 e também descobri esse meu interesse por física Nuclear e física de partículas. Bora seguir nesse sonho, vai que um dia a gente trabalha em um reator nuclear de verdade
@@JoaoGabriel-jq3vs Mas e essa foto aí?
@@JoaoGabriel-jq3vs A meta é CERN ou o EIC!
@@szayiel o que tem? Quer ir pra Gulag, camarada?
Tirar itens improváveis e continuar fazendo a prova. No final ao terminar de passar o gabarito, voltar nessas questões e observar a discrepância dos itens e tentar ver algo mais concreto, senão você pode tentar pensar sobre os itens anteriores que você teria certeza e ver uma ideia de repetição de item ou múltiplas letras seguidas. Na dúvida coloca "C" de Curie.
Minha técnica infalível de chutar era eliminar as respostas improváveis e escolher a letra mais distante das questões anteriores..
e qual foi seu resultado?
@@hythz9394 se é infalível é pq não falhou ne
PHD em chute kkkk
Só funciona se as respostas anteriores estiverem certas,do contrário só vai errando cada vez mais
@@Diego-ky6be é verdade... de qualquer forma usei algo parecido, dava pra fazer vários cursos de buenas... porem quero Direito e o bagui é osso.
No Japão os pais não levam os filhos para a escola, desde o primário vão sozinhos mas no caminho existem voluntários que ficam olhando o trajeto, especialmente em cruzamentos mais perigosos, etc.
E as delegacias, os Koban, ou o policial está no fundo descansando ou está de patrulha na região. Obs., as patrulhas são feitas de bicicleta ou biz de 50cc kkkk eu e meus irmãos estudamos lá, sofremos no começo com o inverno já que o uniforme são uns shortinhos (tem calça mas só usamos nos dias de educação física).
Muito bom, sempre fiquei meio confuso sobre o Enem
Minha tecnica de chute é:
Leio todas as questões e vou respondendo as que sei, as que não sei, ou fico na dúvia, tento eliminar alternativas.
No final de cada matéria ja passo as que sei para o gabarito e conto quantas eu marquei de cada alternativa, com a contagem feita volto para as que estava com dúvida entre duas e chuto na opção que marquei menos.
Refaço a contagem e nas que não consegui descartar opções marco todas na com menos marcações.
Essa tecnica desenvolvi, pois na UFRGS eles tinham uma regra que era 6 respostas para cada alternativa.
Como fazer um algoritmo pra responder a prova do Enem sem saber a resposta
O problema é que a mente humana que vai estar em cheque alí. Acho que é por isso que o Enem tem a TRI, para testar qual o algoritmo cerebral da pessoa frente a desafios cognitivos.
@@alvaroalchaar algorítmo cerebral? Foi longe ashu
@@luizgabriel3388 @Luiz Gabriel kkkkkk a TRI é um mecanismo de triagem e os acertos e notas são conseguidos não só com o conteúdo, mas também com padrões de comportamentos cognitivo observado pelo agoritmo que analisa o candidato. Quanto mais inteligente a pessoa for, maior será a chance dela ir bem no Enem. Contudo, vale levar em consideração que inteligência se aprender e esse aprendizado é como a configuração de um algoritmo...
@@alvaroalchaar entendo seu raciocício e vejo que você é curioso. Porém, faz parte do nosso viés cognitivo fazer essas associações. Embora seja próximo, o nosso cérebro opera de maneira beeem mais complexa e não ordenada. Um algorítmo segue ordéns e mesmo se for não determinístico, você deve dar o comando para tal. O TRI não analisa o comportamento btw.
@@luizgabriel3388 @Luiz Gabriel você definitivamente tem um ponto, mas a questão é que esse negócio de coerência de resposta me parece uma leitura do que se esperar de um cérebro (tipo quando você erra a mutiplicação e acerta proporção e isso não é tão gratificado). De qualquer forma é apenas uma associação humana deliberadamente limitante, mas é aquilo: "a arte imita a vida".
E sobre essa questão de programação e comparação com o cérebro tem uma entrevista muito legal dada pelo Dalai Lama falando sobre a sobreposição do processamento binário de um processador quântico e a mente humana. Inclusive, o Meteoro fez um vídeo legal disso falando sobre a biblioteca de Borges, vou mandar o link.
Esse TRI não é lá muito preciso, pois a dificuldade de cada pergunta não é geral, e sim relativo a cada indivíduo, e a situação varia, as vezes você lembra como faz uma questão dificil e não se lembra como resolve uma fácil, pro TRI você não sabe nem a fácil nem a difícil
Como supostamente o ENEM funciona, já que não tem transparência 😪
Eliminadar as questões que não fazem sentido, e ficar refletindo nas que vc acha que estão certas.
8:09 No final de cada "disciplina", eu marco as questões que estou convicto e nas incertas destaco as possíveis respostas, ou seja, descarto as alternativas incorretas de cada questão. Em seguida, faço uma média por alternativa no geral. Finalmente, CHUTO usando as duas informações...
Também fazia isso. Deixava as que não sabia para o final, chutava o quanto podia e saia mancando da sala. 😅
@@greicebornschlegell6057 kkkkjkkkj
Minha técnica de chutes quando eu realmente não sabia era escolher uma das 5 alternativas aleatoriamente, eliminar 3 e trocar a resposta. Isso me garantiu errar somente 1 de 15 em bio e também matematica. Isso junto ao fato de as respostas serem mais ou menos distribuídas igualmente entre as alternativas (3 a, 3 b, 3 c, 3 d, 3 e). Nem sempre era assim, mas deu uma ajuda grande "chutar" assim. São aqueles chutes conscientes.
Eu sou o Átila.
Biólogo, pesquisador e loira do banheiro.
Minha técnica de chutes é, na última hora do tempo de prova, contar em quantas questões eu marquei A, B, C, D e E. As duas alternativas que tiverem sido menos marcadas vao sendo marcadas alternativamente nas questões que eu tiver deixado em branco. Essa técnica tem dois pressupostos: que uma prova de 90 questões com 5 alternativas tenha as respostas corretas igualmente distribuídas entte as alternativas, ou seja, 18 de cada uma, e que eu tenha acertado a maior parte das questões que marquei.
Porque a inscrição do Enem ficou tão cara?
pq agora é o bozo que tá no comando
Não, já faz muito tempo, lembro que era tipo uns 30 reais, aí de um ano pro outro aumentou muito, e a cada ano aumenta um pouco mais, sendo que não mudou nada na aplicação e tal..
Logística cara. Professores pra corrigir, fiscais, transporte, papel etc.
Você ta no Brasil... corrupção não interessa o governante....
Pq dependendo da sua renda declarada nas perguntas eles determinam o quanto vc vai pagar e também por causa da desvalorização do real e a famosa inflação
Legal citar que como as provas tentam ir cada vez mais selecionando os candidatos. A FUVEST no ano de 2018 teve uma prova bem diferente da de 2017, bem mais complexa. Por ventura selecionou mal os candidatos que não esperavam aquilo. Mas cada vez mais ela vem colocando questões complexas, mas também questões fáceis (isso na segunda fase).
Como era pra funcionar o Enem ?
Existe uma técnica de chute muito eficaz, mas só funciona com quem tem bastante certeza do que acertou.
A ideia é simples, as provas tendem a ter o mesmo número de questões certas por opção, por exemplo, em uma prova de 100 questões com 5 alternativas em cada, de A a E, a prova tende a ter como opções certas, 20 de cada. Então se você fez a prova marcando tudo que sabia e deixando em branco algumas, você conta quantas mais ou menos marcou pra cada letra, vê a que tem menos e chuta todas que deixou em branco nela!
Imprecionante! Agora fala como funciona o Enem do Weintraub.
Kkkkkkkkkkkkkk
Acho melhor pedir um vídeo te ensinando português mesmo.
@@batcout8787 acho melhor você ler mais noticiários e saber o que esta se passando pelo Brasil ao invés de ser um alienado. Vai no google e digita "imprecionante" + "Weintraub" pra saber do que estou falando.
@@batcout8787 eu ia deixar você falando sozinho, mas percebi que posso fazer o mundo um pouco melhor se te incentivar a ler mais. se você se incomoda com um comentário mal escrito de youtube, então deveria se incomodar com quem esta no ministério da educação. e aí vai pensar melhor em quem votar nas próximas eleições.
@@Thallesbrj Eu não ligo para a sua opinião política, mas acho decente que, se pretende fazer uma crítica, escreva certo pelo menos! Em nenhum momento me afirmei contra ou à favor sobre o que você disse. Mesmo que eu concorde com você, agir assim só o(a) fará ser ridicularizado. Outra coisa, pode apostar que eu estudo mais que você, cerca de 15 horas por dia e nem por isso eu me julgo superior a alguém. Afinal, como dizem que Sócrates afirmou, quanto mais uma pessoa conhece o buraco no seu conhecimento mais inteligente ela é. Eu reconheço meu erro em não ter entendido a sua ironia, logo peço perdão.
A minha "técnica de chutes" é baseada no fato de que uma prova normalmente distribui as respostas certas em um número igual de alternativas. Por exemplo, uma prova de 10 questões em que cada uma tem 5 alternativas provavelmente terá 2 questões em que a letra A é a resposta certa. Sabendo disso eu analiso as questões que eu tenho certeza da resposta para ver quais alternativas ainda não passaram desse limite
Esse enem foi impreCionantee!!!
Acho que técnica e sorte são duas coisas que não há como colocar no mesmo balaio, porque não creio que alguém tenha poder de controlar o acaso. Mas, se for pra dizer qual é o critério que escolho pra chutar algo, é eliminação. Se eu tiver um mínimo de conhecimento sobre o assunto, em vez de ficar me descabelando pra tentar acertar o certo, começo eliminando o que eu SEI estar errado.
Sugestão :
E se a Física fosse uma religião e seus representantes como Newton, Einstein e etc fosse Profetas, oq seria do conhecimento sobre oq é Real ?
Seria uma religião racional, diferente de outras...
O que eu fazia para chutar as questões era além de descartar as opções abusurdas/que eu consegui identificar com certeza que estavam erradas, era contar a quantidade de itens marcados no gabarito todo de que eu já tinha feito, pois se eu tivesse marcado 20 itens A, e só 5 itens B, e no chute tivesse em duvida entre A e B.. eu iria marcar B nesse chute.
São os professores de universidades que formulam as perguntas, vocês não acham um pouco inerente com a realidade? Pois eles não estão inseridos na educação básica assim não podem saber quais são os pontos com mais deficiências na formação do aluno no ensino médio.
Isso não é verdade, qualquer professor pode contribuir para o ENEM. Na minha escola vários professores já formuladas questões
Todos os profissionais envolvidos na formulação das perguntas precisam passar por um curso preparatório, tanto para aprender sobre o sistema explicado no vídeo quanto para confrontar as capacidades que o aluno do ensino médio precisa ter para fazer a prova.
Mas é justamente por não saber que a prova mostra entende?
Minha técnica de chute no ENEM é focar nas respostas erradas e excluí-las para aumentar a probabilidade de acerto
hhahhah tb faço isso, agora uma dica pra vc, faz o ENAE, é um preparatorio pro enem que voce tb ganha bolsa nas melhores faculs amigoedu.com.br/enae?r=7754ab7f-e571-4f5f-b6e4-611979b12a84
Imprecionante, como diria o nosso ministro da educação
Minha técnica infalível de chute é contar quantas letras "A", "B, etc. eu marquei, porque a quantidade de cada letra em uma prova de 90 questões são sempre muito próximas a 18 em cada letra. Isso ajuda a chutar nas questões que você não conseguiu responder/ficou na dúvida.
Deveria ter um Enem pra cada área, pra que um uma pessoa vai precisar saber sobre filosofia si ela vai pra uma faculdade de física?
Mas cara, filosofia está em tudo... a filosofia é o "por que", em todas as áreas está a filosofia...
@@apenas.gabriel, em uma faculdade de física ela não é usada , mais que tal o contrário, pra que alguém que vai entrar em uma faculdade de artes vai precisar gabaritar a parte de física? Eu mesmo estou em uma faculdade de artes e não lembro de metade das coisas na área das exatas
Como alguém que fez Física, posso te garantir que precisa MUITO saber filosofia.
@@RafaelOttoCoelho tá , o exemplo da física com filosofia foi péssimo , mais que tal artes e física ?
@@apenas.gabriel está em tudo, mas no Enem, há umas quatro ou três questões medianas e irrelevantes de filosofia (filosofia, n sociologia, essa área quase nem existe no Enem)
Tecnica de chute é eliminar as resposta obvias e preencher o que sabe. depois no gabarito é só distribuir para manter a mesma quantidade de resposta a,b,c d e
Vou cursar ciência da computação esse ano :)
Boa, mano!!
Meu sonho kkkkk, parabéns mano
Parabéns e sucesso na sua jornada.
Vai ler bastante tanembaum
Parabéns meu confederado :)
tecnica de chutes: pegar as questoes mt faceis e marca elas no gabarito logo, dps comparar com as respostas das q vc respondeu e ver como fica, e entao responder marcando opçoes diferentes, pra nao ficar tudo ''A A A A A'' por exemplo, vai alternando baseado nas que vc tem certeza q acertou comparando em como ficaria nos diferentes cenarios das outras respostas q deu
"D de Darwin ou C de Carl Sagan" KKKKKKKKKKKKKKKKK gostei, vou aderir
é muito fácil vc saber qual alternativa é errada em algum assunto, se vc souber o básico dele, normalmente das 5 opções de uma pergunta, da pra eliminar 2 ou ate 3 opções, daí vc chuta em uma das restantes... só chute as cegas quando vc n tem nenhuma noção doq ta acontecendo
funcionou, passei na FUVEST.
Como funciona a prova do ENEM?
Na base do sorteio de notas!
Você está me perseguindo
@@user-tn9eh8mj1w naaaaa, acho q vc q tá me perseguindo!
@ kkkk
Aumentar a porcentagem de sucesso no chute é uma boa alternativa. Deixando apenas 2 alternativas como candidatas a serem corretas aumenta suas chances de 20% para 50%>.
"A mamãe mandou dizer "
Fiz o ENEM em 2017 e o segundo dia era Linguagens, Matemática e Redação. Quando acabei Redação e Matemática faltavam 10 minutos pra acabar o tempo e marquei todas as questões, fora língua estrangeira, C. Resultado: Passei no curso que eu queria em terceira chamada
Minha técnica de chutes é simples: "Letra 'C' de 'ânus'." kkkk
A "estratégia" que eu usava pra chutar era eliminar as alternativas mais absurdas e, das que sobravam, se eu realmente não tivesse nenhuma ideia, eu fechava os olhos e marcava aquela que eu via primeiro quando abrisse.
Eu Chutando no ENEM:
Termino todas as questões q tenho "certeza" de acerto, dps marco um chute direcionado, considerando as questões q fico em dúvida e as letras que foram menos assinaladas
JÊNIO
Escolhi cursar Ciência da computação no SISU esse ano graças ao Nerdologia ❤️❤️ obgdo por td Atila
Aí sim! ♥️
4:48 Quem ai lembra do Enem de 2018 onde o conhecimento cobrado foi a respeito das gírias usadas por travestis? kkkk
@Zord90 pior que fizeram kkkk
@Zord90 www.jmnoticia.com.br/2018/11/05/prova-do-enem-teve-questao-sobre-girias-de-travestis-e-fala-sobre-o-dicionario-gay-aurelia/
Vale a pena ressaltar que funcionários do MEC revelaram que 15 das 45 questões não foram testadas previamente e a teoria de resposta ao item foi aplicada nas repostas de uma fração de pessoas que fez o ENEM, como se fosse simulado normalmente. O problema é que parte das provas foi corrigida erroneamente, considerando questões mais difíceis o que diminui as notas dos candidatos, um verdadeiro absurdo.
Alternativa “D”, de Deus
A técnica de chutes que eu usava era a seguinte: primeiro eliminar as questões mais improváveis, seja por palavras chave ou números absurdos, eliminar uma alternativa já aumenta em 5% a probabilidade de vc acertar, se vc conseguir ficar entre duas alternativas sua probabilidade será de 50%!. A segunda técnica seria marcar as questões que vc menos marcou na prova toda pois o numero de respostas na alternativa A tem que ser o mesmo da B, C, e assim por diante (lógico que só funciona supondo que vc acertou a maioria das outras questões e só está chutando uma ou outra mais difícil). Passei na FUVEST usando essas técnicas :P
Como assim, aonde que diz que " o numero de respostas na alternativa A tem que ser o mesmo da B, C, e assim por diante", eu nunca ouvi ou li algo falando dessa regra. Essa regra existe (é oficial) ou vc só tá especulando?
@@joaopaulodeoliveira2866 algumas provas tem essa distribuição mas mesmo as que não tem possuem em média números próximos de cada alternativa, portanto por probabilidade vc pode usar essa tecnica
@@liefstyles5670 que raiva, nunca me falaram isso quando eu precisava kk
@@joaopaulodeoliveira2866 pois é ahahaha, tanto que se vc chutar tudo A por exemplo pode chegar a fazer 15-20% de acerto!!
@@liefstyles5670 impressionante como se pode aumentar o índice de acerto!
Bom, esse ano não funciona mesmo
Essa porcaria nunca funcionou. Assim como absolutamente TUDO que o Estado se mete.
Faz um nerdologia sobre Instrumentos musicais e de cordas. Por favor
5:24 não eram só 893(894 se as 2 formas do urshifu contarem como 2 pokemon separados)?
Eles contam como dois pokémons
Como ter bons resultados no enem:
Isso vale para quem nunca fez enem e está sem estudar a muitos anos.
Esqueça os livros.
Pegue o conteúdo do Enem passado e procure no RUclips oque as pessoas falam sobre, dê preferência a explicações de modo simples e direto.
Assista mais vídeos sobre oque está acontecendo no país nos últimos 2 anos.
Antes de fazer a prova tome uma coca cola gelada e chupe uma bala de hortelã 🤞😁😉
Ksksks será que funciona msm?
"O Enem é feito por palhaços inteligentes"
Minha técnica de chutes é responder me baseando em qualquer coisa que tenha ligação com a questão, porque a maioria das disciplinas tendem a seguir uma lógica, ou pelo menos fugir raramente dessa lógica.
sugestão de nerdologia: Respirações em Kimetsu no yaiba
Apoio
up
"Nerdologia Educação". Por favor faça um nerdologia falando sobre a educação em si, os comparativos entre sistemas de educação existente no Brasil e as diferenças deles e o internacional (um comparativo BrasilxAmericasxEuropaxAsiaxAfrica...) O que especialistas ou pessoas do ramo dizem sobre como melhorar, a importância da educação e a valorização dela. Embora muitos dizem por ai que a educação é necessária e importante, essas pessoas nem sabem o que dizem. "Se a educação em um pais não fosse obrigatória, poucas pessoas iram se importar com ela." Muitos estudam por estudar nem sabem o que querem e nem querem o que fazem.