A compra de uma semi-nova é totalmente válida, porém não dá pra comprar sem passar por uma vistoria completa. Eu estava pra fechar a compra de uma CB650F 2018 com apenas 8000km e todas revisões carimbadas no manual, moto impecável e parecia que tinha acabado de retirar os plásticos na loja, já estava a caminho do cartório mas decidi passar antes numa oficina especializada para fazer um check-up só por desencargo de consciência, e pra minha surpresa foi constatado que já havia sido batida e apesar de estar bem alinhada e visualmente não ter nada de anormal, o tanque já havia sido recuperado e ainda ficou com um pequeno furo na parte de baixo, o escape original estava soldado, aranha do farol levemente amassada e batente do guidão soldado, além de alguns vazamentos de óleo que pareciam ser bomba d'água com sinais de defeito. Se não tivesse feito esse check-up teria me ferrado. Recusei a moto e ainda estou procurando com muito receio depois desse episódio. Não comprem moto somente por quilometragem e carimbos no manual
A verdade é que moto dá muito menos sinais de maquiagem do que carro. Carro sempre deixa uma rebarba, principalmente no interior. Fujo de carro com interior judiado, volante arranhado, soleira de porta toda lanhada, plásticos riscados... se o cara é relaxado com interior ( e não me refiro à higiene impecável), ele não dá a mínima pro resto do carro. Moto é mais complicado, tudo é muito mais fácil de trocar e fazer ficar novo novamente. A dica que dou é: trabalhe um tiquinho mais e compre a moto zero. É cara, mas você leva um papel em branco. Caso opte por alguma usada, redrobre a cautela, leve num mecânico de confiança ou compre de uma pessoa próxima. Só um breve relato: nesses dias fui olhar uma Hornet que apareceu à venda na minha região. Ano 2011, a moto era linda, impecável, baixa km, nenhuma marca de queda, nada... eu tenho acesso aos dados dos antigos proprietários pois sou funcionário da segurança pública de SC. Achei o perfil do cara no Facebook. Lá tinha vídeo dele basicamente moendo a moto, empinando, fazendo burnout, escapamento trocado, etc... Tem muita gente ganhando uma grana alta vendendo jabiraca recuperada, abram o olho.
Bem isso, comprei uma factor que estava linda, porém com menos de 2 meses comigo ela acendeu a luz da injeção, foram 3 peças que já estavam recondicionadas e por isso estavam queimando de uma só vez, só de peça foi 1800 reais e mais 1000 de mão de obra.
Posso deixar uma sugestão aqui nos comentários do vídeo do seu canal ? Com seus conhecimentos em relação a motos, você podia fazer um vídeo orientando as pessoas sobre os detalhes burocráticos que surgem durante a compra duma moto usada... por exemplo: vi uma Biz 125 usada na internet que me agrada, o anúncio diz que o vendedor só tem o recibo em nome de terceiros e o verdinho da Net (q diabos é "verdinho da Net" ???!!!); num outro anúncio, o cara diz que a Biz nunca foi emplacada, mas tem o recibo no nome dele; e ainda em outro anúncio, o rapaz deixa claro que a Biz dele é emplacada, IPVA até 2017 pago, recibo de compra e venda perdido e verdinho da Net . Seria ótimo se você fizesse um vídeo explicando O QUE VOCÊ SABE sobre essas furadas que aparecem no Marketplace, pois tenho vontade de comprar uma Biz, só que não entendo muito da parte referente à documentação (quais documentos são obrigatórios pra circular com a moto; o que o vendedor deve ter; o que o comprador deve observar, quanto $$$ o comprador gastaria em determinadas situações (só verdinho da Net, sem recibo, emplacamento, IPVA, e-CRLV, CRV, chassi, DUDA, DUDA de placa, etc...) ) . Sou habilitado, tenho dinheiro pra comprar uma Biz usada, tô desde 2018 QUEIMANDO de vontade pra adquirir uma, só que sou muito leigo/ignorante quando o assunto é documentação/DETRAN . ótimo vídeo 😉👍🏾
Verdinho da Net não vale de nada, vc consulta pela placa O q vc precisa pra ter uma moto ok de pegar é: o recibo (se tiver interesse de passar pro seu nome) ou o CRLV verdinho (que não tem mais) é o digital 2021 branco, no telefone Se a moto tiver débitos, vc teria que ir pagando e tudo pra dps transferir pro seu nome, não dá pra transferir com débitos Mas em resumo é isso Estando no nome da pessoa, ela comunica ao Detran e vai vim a intenção de venda, você assina coloca o seu nome, ambos reconhecem no cartório e pronto A moto é definitivamente sua, tem como andar na moto só com o "verde" (que não existe mais, lembra) é o CRLV, tem como ir atualizando o CRLV anual em moto sem restrição e "necessariamente" vc não precisa passar essa moto pro seu nome mas é bem difícil, quando é assim, é alguma treta envolvida, no meu ver, não tem lógica uma pessoa deixar um veículo na mão de outra no seu nome.
Dar uma olhada em discos de freio, pastilhas, pinças de freio, relação, suspensões, pra comparar com o km da moto....e TB pq são itens caros de reposição em motos de maior cilindrada
Caixa de direção ,minhas últimas duas Suzuki Yes veio com problemas no "pescoço" ,mesmo reapertando toda semana ficava com jogo,troca isso e aquilo e problema persistia...
Fui ver uma MT-03 ontem para comprar aqui em Portugal. Tiozão falou que a moto é do filho dele que ganhou a moto, mas não quer estudar e por isso o pai estava retirando a moto. Fiquei pensando nesse moleque moendo a moto com 20 anos. Nem comprei.
@@guilhermepicoli7391 Ele não respondeu, talvez a moto tenha se partido ao meio, em alta velocidade. 😢 Já que ela tem o costume de trincar o quadro kkkkkkķ😂😂😂😂
@@lucianoferreira6129 uma ótima moto, passei pouco tempo com ela, por incrível que pareça eu entrei no ramo de compra e vendas de motos, mas é uma excelente moto
Nao é tao simples assim...comprei uma nc 750 unico dono com 2.100 km e depois de 8 meses estourou a embreagem - fui reclamar na concessionaria honda pois estava dentro do primeiro ano de garantia e descobri que o antigo dono ja tinha trocado três discos da embreagem por paralelo. Ja tinha queimado a embreagem - por fora a moto estava linda ! o ideal é não comprar moto usada !
E o que voce vai fazer com a sua zero km na hora de vender se ninguem comprar usada? O certo é ter um equilibrio: tem pessoas como vc que pagam mais caro pra comprar zero e perdem dinheiro na revenda. E pessoas como eu que compram usadas e aceitam o risco de ter mais manutencao do que o previsto. Eu comprei a minha com 2 anos de uso, 10 mil mais barato que uma 0 km. Ela tem que dar 10 mil a mais de manutencao do que uma zero pra deixar de valer a pena e eu duvido que isso va acontecer. Ate hoje gastei 2 mil em revisao e pecas e ta filézinha.
Já tive 5 motos, todas usadas! Desde pequenas até altas cilindradas. Nunca tive problemas com elas, credito isso a um misto de sorte com muita pesquisa. Estou pretendendo pegar minha próxima moto, e já vão mais de 6 meses pesquisando e buscando.
Eu entendo a questão da moto zero, o problema é a desvalorização que acontece, mesmo com dinheiro de pegar uma zero eu ainda acho mais vantajoso sempre procurar se possível o modelo mais novo, pois a probabilidade de ser problemática é menor, compre uma Lander a uns 3 meses 2015 com 59 mil rodada, já rodei 5 mil, fiz revisões, claro que estou por conta e risco, mas mesmo assim não me arrependo, porque pelo menos eu sei que a desvalorização é bem menor
Exigir notas fiscais de revisões é frescura. Exija as anotações no manual. Vendi ano passado uma CB500F 2015 com apenas 6.800 Kms, todas as revisões na concessionária e o manual devidamente carimbado e assinado. Nota fiscal não prova muita coisa. Se tiver dúvida consulte a concessionária, pois tudo fica registrado lá. Simples assim.
No caso de moto em garantia, tudo bem. Mas quando ela acaba e o dono passa a fazer revisões em oficinas particulares não tem mais carimbo em manual. É nota fiscal mesmo.
Eu só não concordo sobre pneus da mesma marca! Pq o pneu dianteiro demora pra gastar, eu boto o traseiro q estiver com o preço melhor! De uma marca boa, claro! NUNCA TIVE PROBLEMA!! piloto há 20 anos!
Os pneus devem ser do mesmo modelo porque o par é desenvolvido para trabalhar junto na moto, entregando aderência, tração, drenagem, capacidades de carga e velocidade (índices marcados na lateral), enfim, performance e comportamentos equivalentes.
Discordo Sidcley, não interessa se o cidadão pilota há 20 ou 3 anos, já vi mecânico com 20 anos de experiência recomendar óleo de 1000 em 1000. O pneu traseiro sofre maior desgaste, mas custa procurar o traseiro do mesmo modelo? Pneus tem construções e propostas diferentes, usar pneus de marcas diferentes prejudica o conjunto quando mais exigido.
A compra de uma semi-nova é totalmente válida, porém não dá pra comprar sem passar por uma vistoria completa. Eu estava pra fechar a compra de uma CB650F 2018 com apenas 8000km e todas revisões carimbadas no manual, moto impecável e parecia que tinha acabado de retirar os plásticos na loja, já estava a caminho do cartório mas decidi passar antes numa oficina especializada para fazer um check-up só por desencargo de consciência, e pra minha surpresa foi constatado que já havia sido batida e apesar de estar bem alinhada e visualmente não ter nada de anormal, o tanque já havia sido recuperado e ainda ficou com um pequeno furo na parte de baixo, o escape original estava soldado, aranha do farol levemente amassada e batente do guidão soldado, além de alguns vazamentos de óleo que pareciam ser bomba d'água com sinais de defeito. Se não tivesse feito esse check-up teria me ferrado. Recusei a moto e ainda estou procurando com muito receio depois desse episódio.
Não comprem moto somente por quilometragem e carimbos no manual
A verdade é que moto dá muito menos sinais de maquiagem do que carro. Carro sempre deixa uma rebarba, principalmente no interior. Fujo de carro com interior judiado, volante arranhado, soleira de porta toda lanhada, plásticos riscados... se o cara é relaxado com interior ( e não me refiro à higiene impecável), ele não dá a mínima pro resto do carro. Moto é mais complicado, tudo é muito mais fácil de trocar e fazer ficar novo novamente. A dica que dou é: trabalhe um tiquinho mais e compre a moto zero. É cara, mas você leva um papel em branco. Caso opte por alguma usada, redrobre a cautela, leve num mecânico de confiança ou compre de uma pessoa próxima. Só um breve relato: nesses dias fui olhar uma Hornet que apareceu à venda na minha região. Ano 2011, a moto era linda, impecável, baixa km, nenhuma marca de queda, nada... eu tenho acesso aos dados dos antigos proprietários pois sou funcionário da segurança pública de SC. Achei o perfil do cara no Facebook. Lá tinha vídeo dele basicamente moendo a moto, empinando, fazendo burnout, escapamento trocado, etc... Tem muita gente ganhando uma grana alta vendendo jabiraca recuperada, abram o olho.
Bem isso, comprei uma factor que estava linda, porém com menos de 2 meses comigo ela acendeu a luz da injeção, foram 3 peças que já estavam recondicionadas e por isso estavam queimando de uma só vez, só de peça foi 1800 reais e mais 1000 de mão de obra.
Posso deixar uma sugestão aqui nos comentários do vídeo do seu canal ?
Com seus conhecimentos em relação a motos, você podia fazer um vídeo orientando as pessoas sobre os detalhes burocráticos que surgem durante a compra duma moto usada... por exemplo: vi uma Biz 125 usada na internet que me agrada, o anúncio diz que o vendedor só tem o recibo em nome de terceiros e o verdinho da Net (q diabos é "verdinho da Net" ???!!!);
num outro anúncio, o cara diz que a Biz nunca foi emplacada, mas tem o recibo no nome dele;
e ainda em outro anúncio, o rapaz deixa claro que a Biz dele é emplacada, IPVA até 2017 pago, recibo de compra e venda perdido e verdinho da Net .
Seria ótimo se você fizesse um vídeo explicando O QUE VOCÊ SABE sobre essas furadas que aparecem no Marketplace, pois tenho vontade de comprar uma Biz, só que não entendo muito da parte referente à documentação (quais documentos são obrigatórios pra circular com a moto; o que o vendedor deve ter; o que o comprador deve observar, quanto $$$ o comprador gastaria em determinadas situações (só verdinho da Net, sem recibo, emplacamento, IPVA, e-CRLV, CRV, chassi, DUDA, DUDA de placa, etc...) ) .
Sou habilitado, tenho dinheiro pra comprar uma Biz usada, tô desde 2018 QUEIMANDO de vontade pra adquirir uma, só que sou muito leigo/ignorante quando o assunto é documentação/DETRAN .
ótimo vídeo 😉👍🏾
Verdinho da Net não vale de nada, vc consulta pela placa
O q vc precisa pra ter uma moto ok de pegar é: o recibo (se tiver interesse de passar pro seu nome) ou o CRLV verdinho (que não tem mais) é o digital 2021 branco, no telefone
Se a moto tiver débitos, vc teria que ir pagando e tudo pra dps transferir pro seu nome, não dá pra transferir com débitos
Mas em resumo é isso
Estando no nome da pessoa, ela comunica ao Detran e vai vim a intenção de venda, você assina coloca o seu nome, ambos reconhecem no cartório e pronto
A moto é definitivamente sua, tem como andar na moto só com o "verde" (que não existe mais, lembra) é o CRLV, tem como ir atualizando o CRLV anual em moto sem restrição e "necessariamente" vc não precisa passar essa moto pro seu nome mas é bem difícil, quando é assim, é alguma treta envolvida, no meu ver, não tem lógica uma pessoa deixar um veículo na mão de outra no seu nome.
Parabéns pelo conteúdo, me ajudou bastante 👍✌️
É legal se você tiver acesso a placa acessar algum aplicativo ou site que mostra histórico de chassi ou placa
Dar uma olhada em discos de freio, pastilhas, pinças de freio, relação, suspensões, pra comparar com o km da moto....e TB pq são itens caros de reposição em motos de maior cilindrada
Nesse caso a moto tem que ser seminova, e a pessoa tem que saber mais ou menos quanto dura cada peça.
O primeiro é fã mesmo!
Muito bom o vídeo!
Essa moto é bonita demais!
Parabéns pelo vídeo...
Bons ventos.
🏍💨🤘🏽
A fala desse cara parece d + com a do grande Marcelo Resende!! Kkkk
Caixa de direção ,minhas últimas duas Suzuki Yes veio com problemas no "pescoço" ,mesmo reapertando toda semana ficava com jogo,troca isso e aquilo e problema persistia...
Ja tive 3 - motos e todas zero km para não cair no conto do vigário.
Canal top . Gosto muito.
Fui ver uma MT-03 ontem para comprar aqui em Portugal. Tiozão falou que a moto é do filho dele que ganhou a moto, mas não quer estudar e por isso o pai estava retirando a moto. Fiquei pensando nesse moleque moendo a moto com 20 anos. Nem comprei.
Ótimo vídeo, legal gostei ......
Excelente matéria!
Número do motor também é importante
O maior problema da moto usada e os idiotas que adora cortar giro diminui 70 % da vida util do motor
E ainda empinam, podendo causar problemas no quadro.
Canal top
dica top
Estou pensando em pegar uma fazer 250, ela é 2018 e tá com 38 mil km rodados ! Espero não pegar uma moto problemática.
Eai, a moto é boa?
@@guilhermepicoli7391 compro a moto
E que eu comprei uma fym 250
Vc gosto?
Qual foi a experiência?
@@guilhermepicoli7391 Ele não respondeu, talvez a moto tenha se partido ao meio, em alta velocidade. 😢
Já que ela tem o costume de trincar o quadro kkkkkkķ😂😂😂😂
@@lucianoferreira6129 uma ótima moto, passei pouco tempo com ela, por incrível que pareça eu entrei no ramo de compra e vendas de motos, mas é uma excelente moto
N tenho todas notas fiscais mas tenho planilha no Excel com a quilometragem das trocas das peças... Isso valoriza a moto?
Não sr. Planilhas no mundo juridico não tem valor nenhum.
O que vale são os documentos legais.
Não ilumine o tanque de combustível com o celular à risco de explosão.
Nao é tao simples assim...comprei uma nc 750 unico dono com 2.100 km e depois de 8 meses estourou a embreagem - fui reclamar na concessionaria honda pois estava dentro do primeiro ano de garantia e descobri que o antigo dono ja tinha trocado três discos da embreagem por paralelo. Ja tinha queimado a embreagem - por fora a moto estava linda ! o ideal é não comprar moto usada !
Provavelmente ele cortava giro.
E o que voce vai fazer com a sua zero km na hora de vender se ninguem comprar usada?
O certo é ter um equilibrio: tem pessoas como vc que pagam mais caro pra comprar zero e perdem dinheiro na revenda. E pessoas como eu que compram usadas e aceitam o risco de ter mais manutencao do que o previsto.
Eu comprei a minha com 2 anos de uso, 10 mil mais barato que uma 0 km. Ela tem que dar 10 mil a mais de manutencao do que uma zero pra deixar de valer a pena e eu duvido que isso va acontecer. Ate hoje gastei 2 mil em revisao e pecas e ta filézinha.
Já tive 5 motos, todas usadas! Desde pequenas até altas cilindradas. Nunca tive problemas com elas, credito isso a um misto de sorte com muita pesquisa. Estou pretendendo pegar minha próxima moto, e já vão mais de 6 meses pesquisando e buscando.
@@rijanioantonio3069 fiquei uns 3-4 meses pesquisando antes de chegar na minha tmb.
Eu entendo a questão da moto zero, o problema é a desvalorização que acontece, mesmo com dinheiro de pegar uma zero eu ainda acho mais vantajoso sempre procurar se possível o modelo mais novo, pois a probabilidade de ser problemática é menor, compre uma Lander a uns 3 meses 2015 com 59 mil rodada, já rodei 5 mil, fiz revisões, claro que estou por conta e risco, mas mesmo assim não me arrependo, porque pelo menos eu sei que a desvalorização é bem menor
Oi tenho interesse
Exigir notas fiscais de revisões é frescura. Exija as anotações no manual. Vendi ano passado uma CB500F 2015 com apenas 6.800 Kms, todas as revisões na concessionária e o manual devidamente carimbado e assinado. Nota fiscal não prova muita coisa. Se tiver dúvida consulte a concessionária, pois tudo fica registrado lá. Simples assim.
No caso de moto em garantia, tudo bem. Mas quando ela acaba e o dono passa a fazer revisões em oficinas particulares não tem mais carimbo em manual. É nota fiscal mesmo.
Eu só não concordo sobre pneus da mesma marca! Pq o pneu dianteiro demora pra gastar, eu boto o traseiro q estiver com o preço melhor! De uma marca boa, claro! NUNCA TIVE PROBLEMA!! piloto há 20 anos!
Os pneus devem ser do mesmo modelo porque o par é desenvolvido para trabalhar junto na moto, entregando aderência, tração, drenagem, capacidades de carga e velocidade (índices marcados na lateral), enfim, performance e comportamentos equivalentes.
Discordo Sidcley, não interessa se o cidadão pilota há 20 ou 3 anos, já vi mecânico com 20 anos de experiência recomendar óleo de 1000 em 1000. O pneu traseiro sofre maior desgaste, mas custa procurar o traseiro do mesmo modelo? Pneus tem construções e propostas diferentes, usar pneus de marcas diferentes prejudica o conjunto quando mais exigido.
💡
😆 A MOTO DEVE TER NO
/👕\ MÍNIMO O DOBRO DE
👟 CILINDRADAS DO PESO
QUE ELA VAI CARREGAR.