Acredito que o zelador/a deveria encaminhar ..levar pelas mãos. Pq a pessoa é leiga e confia. Se houvesse mais diálogo entre as nações..muitos erros seriam evitados. Eu já tive vódun no meu jogo e orientei..a pessoa a buscar o Jeje e indiquei a casa de um amigo que prontamente se prontificou. Mas hoje..consulente já chega definindo até a "qualidade"..pq Pai Google ensinou.
Parabéns irmão tenho 30 anos de Angola e vc prestou um serviço a comunidade do candomblé o problema é a Marmotagem safadeza e muita vaidade. abraço Tatetu Nkossiledanda
Esse assunto é muito complexo, pois que eu saiba, ketu, jeje e angola, verificam qual iniciação será feita, dentro do jogo de buzios (ketu), então como um zelador vai ver nkisi ou vodun num jogo de ketu?
Boa noite! Mokuiu meu irmão! Tudo que falas, é a pura verdade... Quando fui iniciado em Nkise, o meu Tata sempre falava isso. Cada um no seu quadrado! Nzambe Wakuatesá! Olorum adupé!
Certa vez conheci um Babalorixá muito respeitado e conhecido. Perguntei isso pra ele e ele disse: Sempre sai no jogo de búzios. Alí sai os orixás,a nação e a qualidade do santo. Lembro que ele ainda falou: tem pai de santo que quer ter a casa cheia e inicia o filho sem nem considerar a nação dele.
Boa noite tudo bem com voce. O candomble e uma religiao muito forte. Tem que ter fe que os orixa vao teanjunda voce. Que nao tem fe ele nao vai tem ajunda voce. Motumbanlaxe motumba. Muita axe. Rio grande do sul. Bage
Comigo foi exatamente assim... Eu morava literalmente parede com parede com uma casa de Angola.... Porém fui iniciado em um casa de Ketu, sempre fui apaixonado pelos Orixás e dentro de mim sabia e sentia
Boa noite antes de procurar uma casa eu ia procurar uma casa de candomblé porque sempre tive afinidades com as músicas orixás mas aí fui numa casa de umbanda nunca iniciei em lugar nenhum nessa casa eu descobri meus orixás através da espiritualidade..sigo as leis costumes da casa no que me guiaram e fiquei nessa casa até agora..se procuramos uma casa a espiritualidade nos guia e respeitamos seus fundamentos .
Minha opinião,é seu guia,protetor,ou orixa,ele vem até você,e estaras sempre com você,é uma missao,para eles nao importa sua religiao,e sim missao,caridade,ajudar,servir.
Eu sonhava com minhas divindades se apresentava uma mulher que ia para dentro do Rio e namorava um moço bonito, passando um tempo meu ventre crescia e estava grávida, e até chegar o momento do parte e eu em pé no quintal de casa a bolsa estourava e nascia várias serpentes e enrolavam em meus braços. E após muita pesquisa e estudo com os mais velhos no jogo de búzios a mesma se apresentou e disse que era uma ancestral rara que não e mais cultuado ainda se aproxima desse caminho e a Vodum Frekwen no jeje e anda com a mãe das águas doces como segunda Vodum
Boa tarde a todos, mokoiu aos meus mais velhos e mokoiu N'zambi aos meus mais novos, mas em relação a iniciação, considero que fazemos cada Nkisi, orixá, ou vodun, cada um no seu cada um.
Duas coisas que muito me preocupam nesses comentários: Pessoas que fazem questão de citar seus nomes em caixa alta, esquecendo que candomblé é a perpetuação da CULTURA ANCESTRAL que deve estar ao alcance de quem é de direito, prezando pela humildade; Pessoas perdidas que querem VÍDEO TUTORIAL ensinando o que deve fazer, ainda com certo tom de exigência... A informação existente nesse vídeo é ótima para a elucidação dos que pretendem, a luz da internet, procurar uma BREVE referência... Aprofundamento acontece NO TERREIRO.
Isso é pura verdade, depende da energia da pessoa em cada nação a energia não muda, muda a história a energia não, alguns podem ter ancestralidade mais que outros mas não mudaria nada 🤷🏿♀️
Mukuiu Velho, concordo plenamente com tudo isso que foi dito sou de Angola me chamou Tata ngaluomy dentro da minha nação ; algumas pessoas erroneamente acham que as três nações São todas iguais isso acontece muito em algumas casas de angola também onde se ouve falar: meu : orixá , ou : ( vc é um vodunsi ) em determinadas ações e indagações E por ai em diante, as vezes por falta de conhecimento ou prudência; N kissi vodum e orixás são completamente diferentes tanto na similaridade quanto nos costumes cantigas , toques , rezas , fundamentos comidas .... os cultos em cada segmento tem suas particularidades, a quem diga ainda erroneamente que é tudo igual. Cada nação tem seus custumes e dogmas e preservar sua cultura e esscendência E primordial mantendo assim nossa identidade dentro da nação ; não estou falando que não devemos aprender outra cultura ; Ex : ( cantigas ) ,caso no meio da festividade haja surgimento de um vodun ou orixá vice versa para que possamos homenagea los em sua llinguagem Cultura segmento.
O vídeo explicou bem a lógica em que o iniciado deverá fazer conforme a casa em que procurou a iniciação, porém faltou informar exatamente o que propõe o título do video, ou seja, se a pessoa procura uma casa qualquer e toma iniciação poderá depois não se identificar com isso, pensei que o vídeo fosse explicar como a pessoa saber qual nação deverá se iniciar...ou a pessoa vai pelo que ela tem.mais infinidade?..isto faltou no vídeo. Penso que a pessoa vai se identificar com aquela onde ela faz amizade e começa a frequentar, geralmente a mais perto de sua casa quando não conhece nenhuma outra, simples assim.
Mokoiu aos mais velhos. Me desculpa pela pergunta, tô chegando agora e ainda tô um pouco perdida, sou da umbanda. Qual é a diferença da Angola para o Ketu?
Etnias diferentes, língua nativa diferente. Conceitos e fundamentos diferentes. É preciso ler muito sobre história e contexto geográfico. Tem muitos materiais em pdfs nas bibliotecas on-line das universidades públicas. Inclusive tem bastante material (em inglês) nas universidades da Nigéria, Benin, Togo e Angola. Se de fato as pessoas quiserem conhecer o significado de culto ancestral, torna-se obrigatório “sentar “ no banquinho e ler muito, se não quiser entrar em barca furada.
Eu por passo uma situação igual q me fez procurar mais sobre ,sou de umbanda e conheci umas pessoas Angola Querem porq querem me iniciar mas eu não quero . me sinto nagô
Boa noite , a bençao. mas no jogo mostra qual o caminho da pessoa (naçao) e encaminha pro lugar certo. ja vi casos de pessoas amarem a angola , mas o jogo de buzios dizer que o caminho dela era o Ketu. se é de uma nacao especifica o jogo encaminha pro lugar especifico, nao adianta forcar.. isso que o senhor falou eu desconheco. parabens pelo canal . sucesso
@@nandagabriella4256 Também queria conhecer algum candomblé em São Paulo, meu cabeleireiro é de Ketu mas o barracão dele não é aberto ao público, e sou filho de umbanda então não sei se devo sair por aí entrando no barracão alheio
@@ma-yq3xd eu sou iniciada no Ketu, mas tenho uma vontade enorme de conhecer o culto dos voduns, no seu caso eu acho que seria legal falar com o seu padrinho na Umbanda sobre essa vontade de conhecer o candomblé, se ele tiver a mente aberta vai te acompanhar nessa jornada .
Awure Bàbá! Gostei do vídeo. Vou falar ao senhor da minha própria experiência. Sou iniciado em jeje mahi. Dentro da tradição onde iniciei que é a mesma filiação da matriz Roça Do Ventura os pedidos de bênçãos são diferentes mesmo dentro do próprio axé. Filhos de Dan ou dos voduns da tribo de bessem pedem benoi. Filhos de nagô-Vodun (orixas dentro do jeje como Oxum, Ọdẹ etc) pedem kolonfé e filhos de Voduns da tribo de Sogbo pedem aó. Exemplo. O meu iniciador é De Gbadé, portanto ele pede a benção a qqr um dentro como a ó, exemplo ogan aó. Porém, eu por ser filho de bessem não me dirijo a ele como Dotɛ. Ele, pra mim, é mɛjitɔ (mejitó). peço, mɛjitɔ benoi.. E peço benoi a qqr um, ekede, ogan... Por exemplo o sr, como meu mais velho (seja ègbón ou Bàbá) pediría "arroli benoi". O exemplo aí do filho de Obalúayé que pediu kolonfé mesmo sendo de ketu eu entendo como um respeito ao que a mãe espiritual (zeladora) considera como um resgate ao passado achando que Obalúayé veio do povo jeje. Eatno caso dela, sim, está equivocada. Porém, garanto que dentro do jeje mahi os pedidos de bênção difere pra cada um de acordo com a sua iniciação. Ou melhor dizendo, de acordo com a tribo a qual pertence.
Eu pedi sua benção com awure pq é o mais comum entre a gente. Se eu lhe pedisse "arroli benoi" talvez não saberia como responder, porque não é obrigado a saber, não sendo da nação. Então, o fiz pela conveniência. A resposta é benoi. Porém, se a pessoa a quem se pede benoi também é filho de Bessen a resposta é acrescentada por mais uma terminação.
Falei de minha própria experiência, mas anulei o fato de que não estou mais na casa. Estou órfão, de pai carnal. Mas confio na divindade e acredito que Bessen ira me dirigir. Aliás, Òsùmàrè pode até pra muitos parecer um culto à parte e diferente do Vodun. Porém, ey desconfio e tenho fé que essa divindade é uma só seja no jeje ou no ketu. A diferença é que a forma de culto difere por conta das traduções de onde vieram, seja do Benim ou Nigeria.
E pensar que tempos atrás eu tinha tanto preconceito! Hoje me vejo conhecendo um pouco mais, entendendo que existem nações e cada uma tem que ser respeitada.
Eu sou pequenininha mais tenho uma cabeça e penso desta maneira todos fala yuruba por que fez curso e as pessoas que pronuncia alguma palavra em português é criticado mais na minha cabeça orixás seja keto Angola todos tem sua origem e devemos ter amor e respeito seja qual for a nação
Falar em yorubá feito papagaio até fácil só que eu quero ver e escrever eu acompanhei por um um senhor que é professor dr mestre em iorubá na PUC e muito difícil escrever pois cada palavra tem muitos acentos...em uma mesma palavra
Olá Aparecida, N'kises, Voduns e Orisás são termos que se referem a divindades de diferentes sistemas religiosos africanos e afro-diaspóricos. Veja algumas das principais diferenças entre essas divindades: N'kises (Candomblé Bantu - Nação Angola): Origem: N'kises são divindades adoradas em tradições religiosas africanas do Candomblé Bantu, que têm raízes nas culturas Bantu, Congo-Angola-Muxicongo, Kimbundu, etc. Exemplos de N’kises: Aluvaiá, Hongolo, Kabila, Katendê, Kaviungo, Matamba, Lemba... Voduns (Candomblé Fon - Jeje): Origem: O termo "Vodun" está associado principalmente às tradições religiosas Fon, que têm suas raízes em culturas africanas, como a dos Fon e Ewe, que hoje estão presentes em países como Benin e Togo. Exemplos de Voduns: Togbosi, Avimaji, Dã, Badé, Averequete, Loko, Atolu.... Orisás (Candomblés Iorubás Ketu, Efon, Ijexá): Origem: Orisás são divindades veneradas nas tradições religiosas do Candomblé Iorubá, que têm origens na Iorubalândia da África Ocidental. Exemplos de Orisas: Esu, Ogun, Ode, Osun, Oya, Osaala, Osumare, Yemoja, Songo... Abraços
Antigamente na Bahia havia uma união entre as nações. E quando acontecia estás situações o povo da outra nação vinha ajudar a fazer o santo!!! E as casas não antigas surgem destas misturas!!! Sempre com uma predominância de uma nação. Na história do candomblé da Bahia existirão sacerdotes poliglotas como Manuel Rufino que raspava em todos as nações.
Tem muita Angola que nem sabe as divindades que estão cultuando, conheço uma pessoa que com um ano de feitura deu obrigação de sete e tá abrindo navalha na cabeça de muitas pessoas, perdeu a mãe depois de dois meses mas a vaidade é maior
Fui iniciada em 1990 sou Angoleira e só paguei a obrigação de 03 anos,meu Tatá faleceu logo depois até hoje não tive coragem de entrar em casa 🏠 nenhuma depois que Pai Google apareceu com tanta marmota, conheço um yaô foi iniciado e ainda de kelê com 30 dias de feitura O caboclo dele já estava dando consultas nunca vi isso usei Kelê por 90 dias os demais resguardos foram de 12 meses.
Eu fui iniciada sem conhecimento nenhum, tinha a regência do Vodum Ewá e fui iniciada no Ketu em Oxumarê Araka, sem os atos na natureza e somente as folhas no barracão, quase morri doença, perca Material. Após 8 anos Praticamente refiz os atos faltantes na nação Jeje como Vodum Frekwen a Serpente Branca, na linha Ancestral Ijoku, no caminhas das Dans a Serpente fêmea, Encantado Feminina Iaba.
Estou prestes a entrar como filho de santo num terreiro de umbanda mas sinto uma enorme curiosidade de conhecer o culto de nação, posso sofrer alguma consequência como ocorreu contigo?
Efon seria Ewe fon? Se sim, é o povo que aqui se denomina jeje. Jeje pelo que eu aprendi é a forma que o yorubá chamava o negro que não era dessa etnia. Era o adjedje ou seja, o estrangeiro.
Motumba...motumbaxé....mucuyu ...mucuyunozambi...kolofé...orolurnkolofé..gente são tudo ..abença não muda nada tudo é respeito aos mais velhos ...com diz um filho ao pai...abença pai ele responde Deus te anençoe
Babá Marcos, sua bênção! Muito boa a sua explicação. A minha duvida é se eu me iniciar em uma nação e for de outra pode me trazer problemas? Eu sou de Oxum mas estou na Angola e tenho preocupaçao
Muito bom! O senhor poderia me indicar um terreiro Cancomblé Ketu em SP, MINHA ANCESTRALIDADE É KETU, e preciso fazer a minha iniciação por indicação do jogo de buzios. Obrigada.
Isso e Brasil a misturas das raças das religiões da nossa língua um povo mestiço essa e a nossa origem começou assim depois de tanto tempo agora querem desmembrar isso eu acredito que veio pra cá pra ser assim misturado igual o povo
Que por sinal é errado irmã, a saída do Angola como a sacralização e totalmente diferente do keto e gegê, por que o sacerdote saiba tira um elegun (yão) no Angola ele não foi feito no Angola , ele não pode tira ninguém no Angola.
Infelizmente, pessoas sem registros acestrais, contam com a “boa índole” de quem está te dizendo o que tem que fazer. Essa “busca” pela ancestralidade perdida é algo muito sério e a galera tem levado isso de uma forma preocupante. Candomblé é culto ancestral e cada dia mais isso perde a evidência.
Pra mim Orixá de modo geral é a mesma coisa em qualquer nação! Só muda o nome, modo de fazer, certos fundamentos, mas é tudo a mesma coisa. Exemplo: o vento de Matamba lá é o mesmo vento de Oyá no Ketu. Só parar pra pensar gente. Hj em dia todo mundo quer dividir tudo, nação brigando com nação, uma palhaçada enorme, antigamente todo mundo se respeitava e entendia que todos são Orixás de um modo geral, digo orixás porq é o nome mais popular. Até mesmo na Umbanda, todo mundo falava orixá agora inventaram esse negócio de "falangeiros"🙄 olha... ninguém merece!
@@candomblebrasil Em nenhum momento eu disse q vc faz palhaçadas, palhaçada que eu quis dizer são essas brigas e "divisões" DESNECESSÁRIAS dentro do candomblé.
Na umbanda não se faz Orixás, esses dias tinha um doido falando de Oxum do cemitério, cada macaco no seu galho, tenho trinta anos de feito, e sei que as diferenças devem ser respeitado, ou não terá mais nação
@@mauronogueira1493 Na Umbanda pode não ter iniciação "de candomblé" mas Orixás tem sim! Pelo menos na minha visão. Mas respeito quem pensa ao contrário
"É tudo a mesma coisa só muda; o nome, fundamento, língua, cores, cantigas,igbá, culto, oriki..... aaa mas o vento que venda lá venta aqui " kkkkkkkk Tem que rir de comentários como este kkkķk é a mesma coisa só muda TUDO kkkkk
@@joaofonseca3340 Tá bom então ô idiota! Continua com seu pensamentozinho aí e deixa quem pensa diferente 🙄😒 o engraçado que antes todo mundo se entendia e se respeitava, agora todo mundo quer separar tudo! Pqp, ninguém merece esses "detentores da sabedoria".
O orixá se adapta a qualquer nação. Aqui misturou tudo nos navios , todas as tribus. A escravidão foi um bem...para os negros deixarem as guerras na África. Mas ainda hoje brigam por lá aff
a escravidão (e o colonialismo como um todo) só fez aumentar as tensões por lá, dividindo o território de acordo com o que os europeus queriam e causando conflitos entre os povos, além de claro todo o roubo de riquezas que causou o empobrecimento de hoje, apagamento da cultura, massacres, etc. Então eu não diria que foi um bem
Acredito que o zelador/a deveria encaminhar ..levar pelas mãos. Pq a pessoa é leiga e confia. Se houvesse mais diálogo entre as nações..muitos erros seriam evitados. Eu já tive vódun no meu jogo e orientei..a pessoa a buscar o Jeje e indiquei a casa de um amigo que prontamente se prontificou. Mas hoje..consulente já chega definindo até a "qualidade"..pq Pai Google ensinou.
Concordo com o senhor. Pela lógica, isto é o mais sensato a se fazer.
GOSTEI DA SINCERIDADE.
👏🏽👏🏽👏🏽
Ago, sua benção babá. Achei interessante o que o senhor disse. É responsável e sincero.
E no caso de quem é de umbanda?
Parabéns irmão tenho 30 anos de Angola e vc prestou um serviço a comunidade do candomblé o problema é a Marmotagem safadeza e muita vaidade. abraço Tatetu Nkossiledanda
Tbm sou amei a explicação . Kitubiá de matamba!
Esse assunto é muito complexo, pois que eu saiba, ketu, jeje e angola, verificam qual iniciação será feita, dentro do jogo de buzios (ketu), então como um zelador vai ver nkisi ou vodun num jogo de ketu?
Boa noite!
Mokuiu meu irmão!
Tudo que falas, é a pura verdade... Quando fui iniciado em Nkise, o meu Tata sempre falava isso.
Cada um no seu quadrado!
Nzambe Wakuatesá!
Olorum adupé!
Tema muito importante, sempre tive vontade de saber. Não sou de Nação, sou Umbandista. Respeito, admiro e gosto muito das nações. Parabéns, axé!!!!
Certa vez conheci um Babalorixá muito respeitado e conhecido. Perguntei isso pra ele e ele disse: Sempre sai no jogo de búzios. Alí sai os orixás,a nação e a qualidade do santo. Lembro que ele ainda falou: tem pai de santo que quer ter a casa cheia e inicia o filho sem nem considerar a nação dele.
Boa noite tudo bem com voce. O candomble e uma religiao muito forte. Tem que ter fe que os orixa vao teanjunda voce. Que nao tem fe ele nao vai tem ajunda voce. Motumbanlaxe motumba. Muita axe. Rio grande do sul. Bage
Gostei muito,explicações com peso de responsabilidade coletiva!! Parabéns.
Mukuiu parabéns sempre pensei assim como o senhor mas infelizmente sempre fui criticadas e sempre quis saber qual era minha nação
Comigo foi exatamente assim... Eu morava literalmente parede com parede com uma casa de Angola....
Porém fui iniciado em um casa de Ketu, sempre fui apaixonado pelos Orixás e dentro de mim sabia e sentia
Tema muito interessante. Parabéns pelo trabalho.
Obrigada pelo vídeo. Muito esclarecedor
Babá sua benção, poderia fazer um vídeo fala do sobre a consequência da quebra de resguardo após a iniciação
Boa noite antes de procurar uma casa eu ia procurar uma casa de candomblé porque sempre tive afinidades com as músicas orixás mas aí fui numa casa de umbanda nunca iniciei em lugar nenhum nessa casa eu descobri meus orixás através da espiritualidade..sigo as leis costumes da casa no que me guiaram e fiquei nessa casa até agora..se procuramos uma casa a espiritualidade nos guia e respeitamos seus fundamentos
.
Adorei o vídeo
Sou ogan de ketu e tive a oportunidade de aprender facilmente as zuelas em ketu
Minha opinião,é seu guia,protetor,ou orixa,ele vem até você,e estaras sempre com você,é uma missao,para eles nao importa sua religiao,e sim missao,caridade,ajudar,servir.
Ja ouvi dizer que o jogo pode apontar a ancestralidade da pessoa. Comigo já aconteceu duas vezes e nem perguntei, apenas saiu no jogo...
Eu sonhava com minhas divindades se apresentava uma mulher que ia para dentro do Rio e namorava um moço bonito, passando um tempo meu ventre crescia e estava grávida, e até chegar o momento do parte e eu em pé no quintal de casa a bolsa estourava e nascia várias serpentes e enrolavam em meus braços. E após muita pesquisa e estudo com os mais velhos no jogo de búzios a mesma se apresentou e disse que era uma ancestral rara que não e mais cultuado ainda se aproxima desse caminho e a Vodum Frekwen no jeje e anda com a mãe das águas doces como segunda Vodum
Desde já agradeço!!
Perfeito!
Mestre Sr Luiz bambala
Boa tarde a todos, mokoiu aos meus mais velhos e mokoiu N'zambi aos meus mais novos, mas em relação a iniciação, considero que fazemos cada Nkisi, orixá, ou vodun, cada um no seu cada um.
A chama interna indica está conexão o jogo so confirma
Excelente demonstração
Adorei o vídeo muito bom gostei muito beijos 😘 queridos souldade do vídeo novo
Babá, há trinta anos atrás eu joguei com um angoleiro e ele disse você é de Ayrá. Fiz Orixá em Ketu Ayrá.
Mais mantendo o seguimento e cutura da nação, havendo essa possibilidade no momento .
Onde encontro essa cantiga do começo do vídeo??
Concordo plenamente
Minha mãe Oyá me trouxe p lugar certo 🙏❤ jeje
APLAUSOS 👏👏
Gratidão pelo esclarecimento
Sou de nkissiiiii. Makuiu pelas explicações!
Pode linkar seu blog aqui ou na descrição do vídeo?
candomblecotidiano.blogspot.com/
Duas coisas que muito me preocupam nesses comentários:
Pessoas que fazem questão de citar seus nomes em caixa alta, esquecendo que candomblé é a perpetuação da CULTURA ANCESTRAL que deve estar ao alcance de quem é de direito, prezando pela humildade;
Pessoas perdidas que querem VÍDEO TUTORIAL ensinando o que deve fazer, ainda com certo tom de exigência...
A informação existente nesse vídeo é ótima para a elucidação dos que pretendem, a luz da internet, procurar uma BREVE referência... Aprofundamento acontece NO TERREIRO.
gratidao!
Isso é pura verdade, depende da energia da pessoa em cada nação a energia não muda, muda a história a energia não, alguns podem ter ancestralidade mais que outros mas não mudaria nada 🤷🏿♀️
Bença baba Motumba ase Motumba eu sou de omolu no candomblé ketu eu peço Motumba ase Motumba
Mukuiu Velho, concordo plenamente com tudo isso que foi dito sou de Angola me chamou Tata ngaluomy dentro da minha nação ; algumas pessoas erroneamente acham que as três nações São todas iguais isso acontece muito em algumas casas de angola também onde se ouve falar: meu : orixá , ou : ( vc é um vodunsi ) em determinadas ações e indagações E por ai em diante, as vezes por falta de conhecimento ou prudência; N kissi vodum e orixás são completamente diferentes tanto na similaridade quanto nos costumes cantigas , toques , rezas , fundamentos comidas .... os cultos em cada segmento tem suas particularidades, a quem diga ainda erroneamente que é tudo igual. Cada nação tem seus custumes e dogmas e preservar sua cultura e esscendência E primordial mantendo assim nossa identidade dentro da nação ; não estou falando que não devemos aprender outra cultura ; Ex : ( cantigas ) ,caso no meio da festividade haja surgimento de um vodun ou orixá vice versa para que possamos homenagea los em sua llinguagem Cultura segmento.
O vídeo explicou bem a lógica em que o iniciado deverá fazer conforme a casa em que procurou a iniciação, porém faltou informar exatamente o que propõe o título do video, ou seja, se a pessoa procura uma casa qualquer e toma iniciação poderá depois não se identificar com isso, pensei que o vídeo fosse explicar como a pessoa saber qual nação deverá se iniciar...ou a pessoa vai pelo que ela tem.mais infinidade?..isto faltou no vídeo. Penso que a pessoa vai se identificar com aquela onde ela faz amizade e começa a frequentar, geralmente a mais perto de sua casa quando não conhece nenhuma outra, simples assim.
Muito bom parabéns pelo video e adupé pela explicação
Boa noite. Acho que tudo é tão complexo. Acho que eu nunca aprenderia isso tudo.
EU nao yo recebendo os videos ....
eu acredito que no ifá vai mostrar o caminho. como exemplo eu sou de oxaguinha sou feito no Degege Mahim . sou de oricha . kolofe
O senhor conhece alguma casa de Candomblé de Angola em Belém do Pará?
Mokoiu aos mais velhos.
Me desculpa pela pergunta, tô chegando agora e ainda tô um pouco perdida, sou da umbanda. Qual é a diferença da Angola para o Ketu?
Etnias diferentes, língua nativa diferente. Conceitos e fundamentos diferentes. É preciso ler muito sobre história e contexto geográfico. Tem muitos materiais em pdfs nas bibliotecas on-line das universidades públicas. Inclusive tem bastante material (em inglês) nas universidades da Nigéria, Benin, Togo e Angola.
Se de fato as pessoas quiserem conhecer o significado de culto ancestral, torna-se obrigatório “sentar “ no banquinho e ler muito, se não quiser entrar em barca furada.
Qual a diferença entre efon e Ketu?
Tenso hein!
fala perto do miclofone e alto
Na introdução do vídeo quem está cantando ?
Boa tarde,o senhor conhece yemonjà yalojá, sabe desse caminho,ou qualidade como falam?
@@candomblebrasil O senhor poderia falar um pouco dessa "qualidade". Sou dela e só sei que tem caminho com Xangô. Desde já agradeço!!
Vdd,eu sou iniciado no djedje mahi para oxum ,e sua explicação está certíssima, oxum azon berekesse ikó acè 🐍🧜♀️🐍 kònlònfé babá
Sou de São Luís filha de maranhense neta e bisneta moro no Rio de Janeiro frequento candomblé mais não sei nada
Eu por passo uma situação igual q me fez procurar mais sobre ,sou de umbanda e conheci umas pessoas Angola Querem porq querem me iniciar mas eu não quero . me sinto nagô
Só ouvi verdades.
O senhor é do Rio?
Boa noite , a bençao.
mas no jogo mostra qual o caminho da pessoa (naçao) e encaminha pro lugar certo. ja vi casos de pessoas amarem a angola , mas o jogo de buzios dizer que o caminho dela era o Ketu. se é de uma nacao especifica o jogo encaminha pro lugar especifico, nao adianta forcar.. isso que o senhor falou eu desconheco.
parabens pelo canal . sucesso
Boa noite, motumbá gostaria de contatos para consulta tem como ??
Gostaria de saber se quando alguém decide mudar de nação, o tempo de iniciação é desconsiderado?
@@candomblebrasil obrigada pela atenção, sou de São Paulo, gostaria muito de conhecer uma casa de culto a voduns , tem alguma pra indicar?
@@nandagabriella4256 achou alguma?
@@ma-yq3xd ainda não
@@nandagabriella4256 Também queria conhecer algum candomblé em São Paulo, meu cabeleireiro é de Ketu mas o barracão dele não é aberto ao público, e sou filho de umbanda então não sei se devo sair por aí entrando no barracão alheio
@@ma-yq3xd eu sou iniciada no Ketu, mas tenho uma vontade enorme de conhecer o culto dos voduns, no seu caso eu acho que seria legal falar com o seu padrinho na Umbanda sobre essa vontade de conhecer o candomblé, se ele tiver a mente aberta vai te acompanhar nessa jornada .
Deveríamos é ter uma federação séria, pra corrigir algumas pessoas, candomblé é maravilhoso e muito sério
Awure Bàbá! Gostei do vídeo. Vou falar ao senhor da minha própria experiência. Sou iniciado em jeje mahi. Dentro da tradição onde iniciei que é a mesma filiação da matriz Roça Do Ventura os pedidos de bênçãos são diferentes mesmo dentro do próprio axé. Filhos de Dan ou dos voduns da tribo de bessem pedem benoi. Filhos de nagô-Vodun (orixas dentro do jeje como Oxum, Ọdẹ etc) pedem kolonfé e filhos de Voduns da tribo de Sogbo pedem aó.
Exemplo. O meu iniciador é De Gbadé, portanto ele pede a benção a qqr um dentro como a ó, exemplo ogan aó. Porém, eu por ser filho de bessem não me dirijo a ele como Dotɛ. Ele, pra mim, é mɛjitɔ (mejitó). peço, mɛjitɔ benoi.. E peço benoi a qqr um, ekede, ogan... Por exemplo o sr, como meu mais velho (seja ègbón ou Bàbá) pediría "arroli benoi".
O exemplo aí do filho de Obalúayé que pediu kolonfé mesmo sendo de ketu eu entendo como um respeito ao que a mãe espiritual (zeladora) considera como um resgate ao passado achando que Obalúayé veio do povo jeje. Eatno caso dela, sim, está equivocada. Porém, garanto que dentro do jeje mahi os pedidos de bênção difere pra cada um de acordo com a sua iniciação. Ou melhor dizendo, de acordo com a tribo a qual pertence.
Eu pedi sua benção com awure pq é o mais comum entre a gente. Se eu lhe pedisse "arroli benoi" talvez não saberia como responder, porque não é obrigado a saber, não sendo da nação. Então, o fiz pela conveniência. A resposta é benoi. Porém, se a pessoa a quem se pede benoi também é filho de Bessen a resposta é acrescentada por mais uma terminação.
Falei de minha própria experiência, mas anulei o fato de que não estou mais na casa. Estou órfão, de pai carnal. Mas confio na divindade e acredito que Bessen ira me dirigir. Aliás, Òsùmàrè pode até pra muitos parecer um culto à parte e diferente do Vodun. Porém, ey desconfio e tenho fé que essa divindade é uma só seja no jeje ou no ketu. A diferença é que a forma de culto difere por conta das traduções de onde vieram, seja do Benim ou Nigeria.
E pensar que tempos atrás eu tinha tanto preconceito! Hoje me vejo conhecendo um pouco mais, entendendo que existem nações e cada uma tem que ser respeitada.
O que eu já vi e acredito que seja o mais adequado é identificar que a pessoa tem Nkisi ou orixá e encaminhar para uma casa apta pra isso.
Como identificar se a pessoa tem inkisi ou Orixá? Sou de umbanda mas tenho sentido um chamado muito grande pelo candomblé de Angola.
@@ale_sandrogomes Conseguiu alguma resposta? Você já é filha de santo na umbanda?
Eu sou pequenininha mais tenho uma cabeça e penso desta maneira todos fala yuruba por que fez curso e as pessoas que pronuncia alguma palavra em português é criticado mais na minha cabeça orixás seja keto Angola todos tem sua origem e devemos ter amor e respeito seja qual for a nação
Falar em yorubá feito papagaio até fácil só que eu quero ver e escrever eu acompanhei por um um senhor que é professor dr mestre em iorubá na PUC e muito difícil escrever pois cada palavra tem muitos acentos...em uma mesma palavra
Palavras bonitas, mas nós do candomblé de Angola, somos desvalorizados e rejeitados por muitos de outras nações!
Penso que o respeito é tudo.
Salve Babá. Ainda mora em Sergipe? Se sim, como podemos entrar em contato?
@@candomblebrasil Também estou em Sergipe. O senhor tem casa aberta em Sergipe?
O nagô egba também e nação de candomblé pq e tão pouco falado ?
@@candomblebrasil Ase,adoro seu vídeos!.
Porque a grande parte da nação egba ( hoje oyo ) está no Rio Grande do Sul no batuque de orixas.
E quando a pessoa é iniciada de ori meji ex: omulu e Ogum iniciada em angola, como fica? Rss.. duas divindades de nação diferente.
Só uma pergunta em keto se receber Exú ????........
Dandalunda e qualidade de Oxun de Angola Cassangi.
Boa noite babalorixa, o senhor poderia me esclarecer qual deuses os povos de Moçambique que vieram para o Brasil na diáspora cutuavam ? Abraço.
@@candomblebrasil obrigado ,axé!!
Babá sua benção. Uma dúvida. O que é nkisi ,o que é orixá eo que é vodum . Achava que é a mesma coisa, que só muda o nome e a nação?!!
Olá Aparecida,
N'kises, Voduns e Orisás são termos que se referem a divindades de diferentes sistemas religiosos africanos e afro-diaspóricos. Veja algumas das principais diferenças entre essas divindades:
N'kises (Candomblé Bantu - Nação Angola):
Origem: N'kises são divindades adoradas em tradições religiosas africanas do Candomblé Bantu, que têm raízes nas culturas Bantu, Congo-Angola-Muxicongo, Kimbundu, etc. Exemplos de N’kises: Aluvaiá, Hongolo, Kabila, Katendê, Kaviungo, Matamba, Lemba...
Voduns (Candomblé Fon - Jeje):
Origem: O termo "Vodun" está associado principalmente às tradições religiosas Fon, que têm suas raízes em culturas africanas, como a dos Fon e Ewe, que hoje estão presentes em países como Benin e Togo. Exemplos de Voduns: Togbosi, Avimaji, Dã, Badé, Averequete, Loko, Atolu....
Orisás (Candomblés Iorubás Ketu, Efon, Ijexá):
Origem: Orisás são divindades veneradas nas tradições religiosas do Candomblé Iorubá, que têm origens na Iorubalândia da África Ocidental. Exemplos de Orisas: Esu, Ogun, Ode, Osun, Oya, Osaala, Osumare, Yemoja, Songo...
Abraços
Antigamente na Bahia havia uma união entre as nações. E quando acontecia estás situações o povo da outra nação vinha ajudar a fazer o santo!!! E as casas não antigas surgem destas misturas!!! Sempre com uma predominância de uma nação. Na história do candomblé da Bahia existirão sacerdotes poliglotas como Manuel Rufino que raspava em todos as nações.
O santo escolhe a casa seja ela de qualquer nação e sempre da. Certo😊
Tem muita Angola que nem sabe as divindades que estão cultuando, conheço uma pessoa que com um ano de feitura deu obrigação de sete e tá abrindo navalha na cabeça de muitas pessoas, perdeu a mãe depois de dois meses mas a vaidade é maior
Fui iniciada em 1990 sou Angoleira e só paguei a obrigação de 03 anos,meu Tatá faleceu logo depois até hoje não tive coragem de entrar em casa 🏠 nenhuma depois que Pai Google apareceu com tanta marmota, conheço um yaô foi iniciado e ainda de kelê com 30 dias de feitura O caboclo dele já estava dando consultas nunca vi isso usei Kelê por 90 dias os demais resguardos foram de 12 meses.
@@edneusasantana3358 Super normal!!!
Quanto tempo fica recolhido para ser iniciado no ketu ?
@@candomblebrasil eu fiquei apenas 7 dias.
Muitas pessoas iniciadas me questionaram esse tempo, porquê eles ficaram 21 dias
Eu não tive ensinamentos.
Eu fiquei 13 dias
Mas isso é um perigo, pode até afundar a vida da pessoa, correto?
pode até trazer alguns desequilíbrios na vida
Eu fui iniciada sem conhecimento nenhum, tinha a regência do Vodum Ewá e fui iniciada no Ketu em Oxumarê Araka, sem os atos na natureza e somente as folhas no barracão, quase morri doença, perca Material. Após 8 anos Praticamente refiz os atos faltantes na nação Jeje como Vodum Frekwen a Serpente Branca, na linha Ancestral Ijoku, no caminhas das Dans a Serpente fêmea, Encantado Feminina Iaba.
Estou prestes a entrar como filho de santo num terreiro de umbanda mas sinto uma enorme curiosidade de conhecer o culto de nação, posso sofrer alguma consequência como ocorreu contigo?
Mal joga Búzios pra ter certeza de qual caminho seguir.
Pra saber sê o melhor pra sua vida é Umbanda ou Candomblé.
Eu achei muito estranho, quando eu tive que chamar Oxum de Dandalunda, Oxalá de lemba... Eu fiquei com um aperto no peito.
Porque a Umbanda esta muito em alta aqui em São Paulo e o candomblé ficou parado no tempo.?
Tem ver o caminho que orixá vem
Bom a gente eu pelo menos sei que sou de quieto porque a raiz do meu pai de santo era de de Ketu
E por esses motivos que os zeladores recorre ao jogo de buzios para que o Orixa,inkices ou vodus os oriente Deuses nao abitam em casas feita por maos.
Efon seria Ewe fon? Se sim, é o povo que aqui se denomina jeje. Jeje pelo que eu aprendi é a forma que o yorubá chamava o negro que não era dessa etnia. Era o adjedje ou seja, o estrangeiro.
Motumba...motumbaxé....mucuyu ...mucuyunozambi...kolofé...orolurnkolofé..gente são tudo ..abença não muda nada tudo é respeito aos mais velhos ...com diz um filho ao pai...abença pai ele responde Deus te anençoe
Babá Marcos, sua bênção! Muito boa a sua explicação. A minha duvida é se eu me iniciar em uma nação e for de outra pode me trazer problemas? Eu sou de Oxum mas estou na Angola e tenho preocupaçao
@@candomblebrasil adupé Babá ! Grande abraço
Os caçadores de djedje mahi é muitos mais os principais são vodun azaká,Dã ganga ôtòlu, Agué e outros acè papai
Verdade, pai Marcos, quem é de Angola não pode fazer no keto nem gegê, como tbm vise verso.👏👏👏👏👏👏👏👏
Orisá, inkissi, vobun é a mesma coisa.
E vc é ignorante kkk
Muito bom! O senhor poderia me indicar um terreiro Cancomblé Ketu em SP, MINHA ANCESTRALIDADE É KETU, e preciso fazer a minha iniciação por indicação do jogo de buzios. Obrigada.
Mim perdoe a ignorância mas pra mim são tudo a mesma coisa todos são dinvidades da natureza só muda o nome devido a cada nação
Isso e Brasil a misturas das raças das religiões da nossa língua um povo mestiço essa e a nossa origem começou assim depois de tanto tempo agora querem desmembrar isso eu acredito que veio pra cá pra ser assim misturado igual o povo
Deve ser xapanã
a nação nagô é a unica nação que faz as divindades de angola de ketu de jeje de todas as nações
Não mesmo!
Que por sinal é errado irmã, a saída do Angola como a sacralização e totalmente diferente do keto e gegê, por que o sacerdote saiba tira um elegun (yão) no Angola ele não foi feito no Angola , ele não pode tira ninguém no Angola.
Você filho de baiano eu também só filha de baiano
Infelizmente, pessoas sem registros acestrais, contam com a “boa índole” de quem está te dizendo o que tem que fazer. Essa “busca” pela ancestralidade perdida é algo muito sério e a galera tem levado isso de uma forma preocupante. Candomblé é culto ancestral e cada dia mais isso perde a evidência.
Na vdd, ninguém fala yoruba. Só algumas palavras. E passa vergonha.
Falou falou e nay disse nada....
Pra mim Orixá de modo geral é a mesma coisa em qualquer nação! Só muda o nome, modo de fazer, certos fundamentos, mas é tudo a mesma coisa. Exemplo: o vento de Matamba lá é o mesmo vento de Oyá no Ketu. Só parar pra pensar gente. Hj em dia todo mundo quer dividir tudo, nação brigando com nação, uma palhaçada enorme, antigamente todo mundo se respeitava e entendia que todos são Orixás de um modo geral, digo orixás porq é o nome mais popular. Até mesmo na Umbanda, todo mundo falava orixá agora inventaram esse negócio de "falangeiros"🙄 olha... ninguém merece!
@@candomblebrasil Em nenhum momento eu disse q vc faz palhaçadas, palhaçada que eu quis dizer são essas brigas e "divisões" DESNECESSÁRIAS dentro do candomblé.
Na umbanda não se faz Orixás, esses dias tinha um doido falando de Oxum do cemitério, cada macaco no seu galho, tenho trinta anos de feito, e sei que as diferenças devem ser respeitado, ou não terá mais nação
@@mauronogueira1493 Na Umbanda pode não ter iniciação "de candomblé" mas Orixás tem sim! Pelo menos na minha visão. Mas respeito quem pensa ao contrário
"É tudo a mesma coisa só muda; o nome, fundamento, língua, cores, cantigas,igbá, culto, oriki..... aaa mas o vento que venda lá venta aqui " kkkkkkkk
Tem que rir de comentários como este kkkķk é a mesma coisa só muda TUDO kkkkk
@@joaofonseca3340 Tá bom então ô idiota! Continua com seu pensamentozinho aí e deixa quem pensa diferente 🙄😒 o engraçado que antes todo mundo se entendia e se respeitava, agora todo mundo quer separar tudo! Pqp, ninguém merece esses "detentores da sabedoria".
O orixá se adapta a qualquer nação. Aqui misturou tudo nos navios , todas as tribus. A escravidão foi um bem...para os negros deixarem as guerras na África. Mas ainda hoje brigam por lá aff
a escravidão (e o colonialismo como um todo) só fez aumentar as tensões por lá, dividindo o território de acordo com o que os europeus queriam e causando conflitos entre os povos, além de claro todo o roubo de riquezas que causou o empobrecimento de hoje, apagamento da cultura, massacres, etc. Então eu não diria que foi um bem
A escravidão foi um bem? Acho que nenhum preto teria gostado ter feito uma viagem sem retorno. Brigas? Até entre outras nações se faz guerra até hoje.
quanto absurdo
Nunca li tanta besteira