Aula 14: Jason Brennan e a crítica ao sufrágio universal

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 сен 2024
  • Parte 1: Contra a democracia
    Parte 2: O direito a um eleitorado competente
    2.1 Tese
    2.2 Introdução
    2.3 O argumento básico em favor do sufrágio restrito
    2.4 Objeções ao sufrágio restrito
    2.5 Escolhendo a menor injustiça
    2.6 As consequências do sufrágio universal e restrito
    Parte 3: Algumas objeções
    3.1 Direito a um eleitorado competente ou direito a um governo competente?
    3.2 Autoestima
    3.3 Exclusão de subalternos
    3.4 Epistocracia moral?
    3.5 Ideal e não-ideal
    3.6 A tecnocracia e ‘natureza’ do político
    drive.google.c...

Комментарии • 9

  • @antonioguimaraes8523
    @antonioguimaraes8523 8 месяцев назад

    O livro de Brenner pode ser melhor entendido e absorvido se entendermos os resultados como exemplificação e sua argumentação sobre os procedimentos eleitorais. Os procedimentos eleitorais que é um sistema complexo e como tal deve ser tratado e estudado, quiçá resolviido! As críticas devem ser concentradas no "procedimento eleitoral", os resultados é consequência.
    No Brasil o sistema eleitoral é péssimo e os resultados horríveis.
    Parabéns pelo trabalho, gosto e aproveito. Parabéns. 😮

  • @hortadinamica
    @hortadinamica 2 года назад

    Pode se falar em coerência de eleitorados distintos com seus próprios anseios e esperanças, seja no caso Haddad, seja no de Bolsonaro, de modo que é possível argumentar que a gestão de Bolsonaro, caso alguém considere que tenha falhado, falhou em função da incompetência do candidato e não de seu eleitorado. Veja bem, não estou afirmando que falhou ou não falhou... Apenas exemplos a partir de situações de conhecimento comum (me abstenho de emitir este tipo de juízo, pois não me acho competente para isto).

  • @hortadinamica
    @hortadinamica 2 года назад

    Me pergunto: Caso fosse, a nossa forma de sufrágio, uma epistocracia teriam, Lula e Bolsonaro, obtido ótimas pontuações de forma que tivessem a chance de concorrer e ser escolhidos?

    • @SirPhillip23
      @SirPhillip23 2 года назад

      Tenho certeza que nenhum desses dois jamais chegariam sequer à camera dos desputados.

  • @hortadinamica
    @hortadinamica 2 года назад

    A aula é excepcional! Parabéns, professor! Levanto algumas questões que gostaria, algum dia, fossem elucidadadas: Existe alguma forma de determinar quais parâmetros utilizar para classificar o governo Bolsonaro como incompetente ou não? Seriam resultados ou fins obtidos? Seriam meios utilizados para a obtenção dos fins? Aprovação popular? Evidências de corrupção? Outros? E quanto à gestão de Lula, Fernando Henrique, etc..., aplicaríamos os mesmos parâmetros?

    • @cursolivredefilosofiapolit2220
      @cursolivredefilosofiapolit2220  2 года назад +1

      Olá @Elias Caldas, eu estou tomando por suposto os próprios critérios do Jason Brennan, isto é, conhecimentos básicos sobre assuntos gerais que possam ser examinados em uma prova. Neste caso, parece fácil admitir que Haddad se sairia melhor do que Bolsonaro em um exame de aptidão como este (assim como se poderia imaginar que FHC se sairia melhor do que Lula). Não estou, com isto, dizendo que concordo com a premissa de Brennan de que um governante mais competente neste sentido seja um melhor governante (aliás, discordo desta premissa).

    • @hortadinamica
      @hortadinamica 2 года назад

      @@cursolivredefilosofiapolit2220 , grato pela elucidação!

  • @caiofernando
    @caiofernando Год назад

    A teoria de Brennan é tão inconsistente e cheia de lacunas que me surpreende ele ter adquirido proeminência a ponto de estar incluído neste curso.

  • @fabioandre1706
    @fabioandre1706 Год назад

    Esse texto tem 2 funções: dar verniz filosófico a determinados pensamentos elitistas e confirmar o que você anunciou no início que é o esgotamento do ideário liberal