SUPERAQUECIMENTO e SUBRESFRIAMENTO (Princípios básicos)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 авг 2024
  • Aula básica (Parte1) sobre os fenômenos do Superaquecimento e do Subresfriamento do Fluido Refrigerante nos Ciclos de Refrigeração por Compressão de Vapor.
    Link da Parte 2: • SUPERAQUECIMENTO e SUB...

Комментарии • 18

  • @alcirgoncalves481
    @alcirgoncalves481 3 года назад +9

    Parabéns por ter ilustrado com tanta clareza o que realmente acontece durante a ocorrência do sub resfriamento e superaquecimento

  • @powerrefrigeracao9859
    @powerrefrigeracao9859 Год назад +2

    Só gratidão 🛐

  • @sistemahvac-r2077
    @sistemahvac-r2077 Год назад +2

    Muito bom parabéns

  • @Saulozm
    @Saulozm 3 года назад +3

    Ótima explicação, muito didática.
    Parabéns!
    Se possível faça uma demonstração destes fenômenos na prática, seria muito bom.

  • @davidealmeidapassos4710
    @davidealmeidapassos4710 3 года назад +3

    Muito bom

  • @DantesAlvesdeSantana
    @DantesAlvesdeSantana 2 года назад +1

    Mto bom

  • @mikaelbueno5900
    @mikaelbueno5900 3 года назад +3

    muito bom !
    parabens

  • @ribe_rus77
    @ribe_rus77 10 месяцев назад +2

    Sensacional a sua exploração!!!
    Uma dúvida: super-aquecime oscilando e não estabiliza oq pode ser??

    • @josedecastro7114
      @josedecastro7114 10 месяцев назад +1

      Depende do sistema. Podem ser várias possíveis causas. Se o dispositivo de expansão do sistema for uma VET (Válvula de Expansão Termostática) mecânica ou eletrônica, a VET pode ser a causa da variação do Superaquecimento. Problemas mecânicos no compressor que possam alterar sua compressibilidade e taxa de compressão, também podem contribuir para a variação do Superaquecimento. Variações bruscas na carga térmica (variações na ventilação no Evaporador, por exemplo) também, em fim, cada sistema (de um Split, ou Câmara Fria ou um Chiller, por exemplo) pode ter causas raízes iguais ou distintas que possam contribuir para a variação do Superaquecimento.

  • @joseanildodemouraanildo6933
    @joseanildodemouraanildo6933 2 года назад +1

    No evaporador o fluido refrigerantetem que .sair do evaporador 100% vapor superaquecido. Por isso tem fazer a carga por peso. Massa .

  • @britoinstrutordetiroarmamento
    @britoinstrutordetiroarmamento Год назад

    Bom dia vc pode me dá uma resposta
    A pergunta do texto
    O condensado é utilizado para:
    A - condensar os vapores d Água do ar
    B - Elevar a pressão do fluido refrigerante
    C - liquefazer o fluido refrigerante
    D - Esfriar o fluido refrigerante do sistema
    Quero um resposta certa

  • @davidealmeidapassos4710
    @davidealmeidapassos4710 3 года назад +2

    O que faço com as informações que obtenho do sub resfriamento e sub aquecimento.
    Como uso isso na prática.

    • @refrigeracaohvac9452
      @refrigeracaohvac9452  3 года назад +5

      São várias ações que podem ser tomadas com os valores do Sup e Sub. Um exemplo simplificado é que, quanto menor (próximo a zeroºC) o Superaquecimento, mais "cheio" de líquido o evaporador vai estar. Quanto mais líquido no evaporador melhor é a extração de energia térmica (calor), porém, quanto menor o Superaquecimento o risco de ir líquido para o Compressor (com as oscilações de carga térmica) é maior, e líquido no Compressor (a depender da quantidade que chegar) vai ocorrer Golpe de Líquido e/ou Calço Hidráulico. No caso do Subresfriamento, quanto menor o valor significa que tem "pouco líquido" sendo condensado pelo Condensador. Esses são apenas alguns exemplos. O importante é deixar ambos (Sup e Sub) dentro das faixas de segurança que também são recomendadas pelos fabricantes. Como ajustar o Sup e o Sub também depende de outros vários fatores...

  • @migueljunior6006
    @migueljunior6006 Год назад

    A saída de ar da evaporadora oscila a temperatura em máquina inverter?

  • @jonatasferreira2588
    @jonatasferreira2588 3 года назад +1

    Como faço para diminuir ou extinguir esse líquido na saída do evaporador? Retirando um pouco de fluido refrigerante do sistema seria ideal?

    • @refrigeracaohvac9452
      @refrigeracaohvac9452  3 года назад +2

      Para extinguir líquido na saída do evaporador deve-se assegurar que exista o Superaquecimento, se existe Superaquecimento no evaporador não existe fluido líquido na saída do mesmo. No ciclo funcionando/operando normalmente não deve ter fluido no estado líquido na saída do evaporador, líquido é incompressível, se o compressor receber líquido (a depender da quantidade) pode sofre golpe de líquido ou calço hidráulico. Em ciclos (sistemas) que trabalham com baixas temperaturas de evaporação utiliza-se um acessório chamado de acumulador de sucção (separador de líquido) para evitar, caso ocorra a inexistência de superaquecimento e o retorno de líquido, a ida de fluido liquefeito do evaporador ao compressor.

  • @GabrielSilva-ru2fo
    @GabrielSilva-ru2fo 3 года назад

    Boa noite. Teve uma coisa q nao entendi, o senhor falou que quanto mais liquido no evaporador mais irar absorver calor, isso quer dizer que irar esfriar melhor. Mais quando eu coloco mais gas isso faz com quer a tempraura de evaporacao fique mais alta e pela logica esfriaria menos. Nao estou entendendo mais nada.

    • @refrigeracaohvac9452
      @refrigeracaohvac9452  2 года назад

      Sim, a absorção de energia térmica (calor) é proporcional a quantidade de líquido que evapora. Durante o processo de adicionar fluido (colocar mais massa de gás) as pressões se elevam, porém a elevação da temperatura de vaporização/evaporação deve ser temporária e deve voltar a tendência de queda durante a redução da própria temperatura do meio que está sendo resfriado (o Ar ou a água). A temperatura de vaporização/evaporação deve se estabilizar no valor projetado para o sistema (de resfriados, congelados ou de condicionamento de ar)