Por que ainda precisamos de Mainframes?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 ноя 2024

Комментарии • 114

  • @IanCliveKerrCoelho
    @IanCliveKerrCoelho Месяц назад +93

    Legal seu video. Trabalhei em uma universidade por 20 anos na area de TI, dando suporte a servidores Linux, AIX e robos de backup. Lá tinhamos por volta de 60 servidores x86 e AMD64 em nosso datacenter rodando VMWare e Hyper-V. Compramos a epoca um mainframe Z196 e ele sozinho conseguiu tocar toda nossa infra. Usavamos o ZVM para rodar distros Linux, uma especie de hipervisor para S390X, rodando RedHat Debian e Suse. Em um certo momento, um funcionario da IBM bateu em nossa porta para trocar um BUCK de processadores que havia apresentado defeito. A maquina não desligou, a troca foi feita a quente. Impressionante. Existiam sim algumas dificuldades em rodar tudo, pois tem que ser compilado para S390X, mas hoje em dia... isso não é mais um problema. Uma maquina com um super desempenho que junto do Storage XIV, fazia milagre. Na época eram 80 processadores e 1,5TB de RAM. Consumia por volta de 15kW/h, mas fazia o trabalho de 60 servidores que consumiam 48kW/h. Foi uma experiencia muito legal, e sim, a confiabilidade é muito alta. Dificil de alcancar com hardware "tradicional".

    • @100referencia
      @100referencia Месяц назад +10

      Que relato legal, para a gente ver na prática como funciona isso.

    • @arcstur
      @arcstur Месяц назад +4

      1,5 TB de RAM? meu deus do céu kkkkkk

    • @whoised9760
      @whoised9760 Месяц назад +3

      @@arcstur Oxe, encontramos facilmente servidores de "baixa plataforma", com vários processadores e essa quantidade de memória...

    • @arcstur
      @arcstur Месяц назад

      @@whoised9760 sim... mas é bastante :D

    • @IanCliveKerrCoelho
      @IanCliveKerrCoelho Месяц назад +11

      @@arcstur O nosso tinha 1,5TB, mas o modelo mais completo do Z196 podia chegar a 3TB. O nosso custou por volta de R$ 3.000.000,00. Uma verdadeira barganha para 2010. :-)

  • @carobesilver
    @carobesilver Месяц назад +21

    Tem um outro fator, a seguranca , geralmente os MainFrames estao em redes segmentadas e nao tem acessos a internet , portanto desta forma mitiga-se os riscos de invasoes e perda de dados.

  • @EvaristoBrag
    @EvaristoBrag Месяц назад +42

    Pra quem diz que mainframe é coisa do passado está vivendo em nárnia, o nosso mundo moderno deve a comodidade a eles, processam muito mais porque são planejados para tal situação, são a forma mais efetiva de trabalhar dados bancários, enfim, nem tudo é datacenter e servidores.

  • @4lm1r
    @4lm1r Месяц назад +29

    Antes de me aposentar, trabalhei com mainFrame de um Grande Banco, que possuia tudo isto com redundância até Geográfica com servidores duplicados e separados por kilometros.

    • @AfonsoBucco
      @AfonsoBucco 26 дней назад

      E na parte de storage? Ainda usavam fita magnética?
      Ouvi dizer que até recentemente bancos ainda usavam fita magnética, seja por razão de tecnologia legada, seja porque seria mais fácil uma auditoria em caso de suspeita de fraude bancária.
      É uma espécie de auditoria "física" tal qual se faz com gravador de áudio com fita? existe isso pra informação digital?

  • @CharlesCQ
    @CharlesCQ Месяц назад +16

    Montando meu homelab, com muita ajuda da Diolinux, trabalho com cftv ip e estou me esforçando pra um dia trabalhar e cuidar de um datacenter, hoje eu entro no do meu trabalho e fico maravilhado com tudo aquilo.
    Meu homelab vai ter um pfsense, um switch gerenciavel microtik ou tplink, um nas, um servidor, uma cpe, um ponto ap pra publico, 2 pc, + automação da casa com IoT+ alexa.
    Entrei nesse mundo e nunca mais sairei.

    • @Kleberluu
      @Kleberluu Месяц назад +4

      Parabéns mano

    • @kevinyoliveira68
      @kevinyoliveira68 Месяц назад +3

      Coisa de louco mas que deve dar uma satisfação no final mesmo tendo o trabalhão de montar

    • @ihchewy
      @ihchewy Месяц назад

      ​@@kevinyoliveira68é muito da hora kkkk sou engenheiro em um banco aqui do Brasil e trampo com backend. Criei um homelab e nos últimos 6 meses eu criei 4 SaaS que estão me rendendo mais ou menos 5mil por mês, tudo hospedado de graça no meu homelab kkkkk

    • @user-ww2bw7lv3z
      @user-ww2bw7lv3z Месяц назад +1

      use Mikrotik

  • @marcosadsjunior
    @marcosadsjunior Месяц назад +3

    Ah uns 7 anos atrás que fui conhecer o mainframe IBM zOS. Foi uma grande surpresa pq ate então eu só conhecia linux e windows pra servidores e tinha essa ideia que mainframe era coisa antigona... e é mesmo, porém continua evoluindo ate hoje e as maquinas da IBM são absurdas!! Aí de uns dois meses pra cá me mandam pra um projeto no qual iniciei alguns treinamentos pra poder usar um sistema "novo" o ClearPath MCP da Unisys. Eh um mainframe que era o principal concorrente da ibm la nos anos 80 pra trás. Apesar de não ter nada comparado com a IBM descobri que ele processa coisa pra caraca tbm (inclusive era uma adaptação dele que tava no Saturn V. Diferente do IBM eles não rodam em uma arquitetura própria de hardware, mas sim rodam um Windows server num x86 com um firmware no kernel do windows (parceiria com a MS) e emulam o ambiente do sistema. Mesmo sendo emulado o sistema eh muito próximo do hardware por conta do firmware que instala, não chega a ser uma virtualização completa mesmo. Mas fato eh que a Unisys continua a prestar suporte e atualização nele ate hoje e o bixim só nessa linha de negócio que estou entrando ele ta rodando ha pelo menos 40 anos 😅.
    Eu realmente fiquei muito surpreso por existir mais um SO que mesmo nos dias de hoje eu nunca sequer tinha ouvido falar e aqui no Brasil ele está em poucos lugares mas mundo afora ele roda bastante coisa

  • @delzerpereira
    @delzerpereira Месяц назад +3

    Lá pela década de 80, trabalhei como "operador do computador" em uma empresa que tinha seu mainframe IMB 4341, sistemas operacionais VM/CMS e DOS/VSE rodando CICS

  • @100referencia
    @100referencia Месяц назад +3

    Eu trabalhava na IBM até pouco tempo atras e lá na Tutoia, o prédio classico deles em SP, tem ins main frames incríveis em aquários para você ver, e uma outra curiosidade é que tem um sistema de arrefecimento tão grande e parrudo, que para manter os ar condicionados, do lado externo do prédio, vc escuta um barulho de cachoeira bem forte, uma queda d'agua impressionante, mas agradável e relaxante.

  • @TakeoSP2008
    @TakeoSP2008 Месяц назад +1

    Não só o mainframe, mas também a linguagem COBOL continua firme e forte! Ainda uso aplicações em modo texto, programadas em COBOL.

  • @ronyramone
    @ronyramone Месяц назад +1

    Muito interessante esse vídeo! Nos abre a mente sobre como as infraestruturas funcionam

  • @joaofressa
    @joaofressa Месяц назад +1

    Ótimo video! Trabalhei com mainframe por mais de 20 anos e os conhecia muito bem. No último datacenter os equipamentos estavam há mais de dez anos funcionando ininterruptamente, mesmo em manutenção, ou seja, altíssima disponibilidade e confiabilidade. Alguns clientes migraram para plataforma Intel para minimizar custos de propriedade, que no caso de mainframe, não é para todos. A mdo é altamente especializada e praticamente só existe uma empresa fornecendo hardware. O software é igualmente caríssimo.

  • @MrBabolim
    @MrBabolim Месяц назад

    Meu amigo. Parabéns por ter sido tão esclarecedor. Nunca vi ninguém sintetizar em tão pouco tempo, as principais características do Mainframe e a razão dele continuar tão forte e confiável. 👏👏👏

  • @resistentemente
    @resistentemente Месяц назад +24

    IBM tem curso de Z/0S free no site bem interessante!

    • @talkysassis
      @talkysassis Месяц назад +1

      Até pq se n tivesse ngm ia se capacitar. N é como se alguém usasse o Z em casa pra aprender na marra.

  • @dtumelero
    @dtumelero Месяц назад +1

    Nos mainframes existe um UNIX que roda na interface de rede. No banco em que trabalhei dava pra acessar ele pelo terminal 3270 usando o TSO (uma interface que mistura menus e linha de comando, com cada software tendo um padrão diferente).

  • @HumbertoKF
    @HumbertoKF Месяц назад +1

    Fiz estágio em uma metalúrgica onde havia um mainframe. Apesar do ambiente de TI à época ser bastante moderno, com Windows NT nas estações e Novell NetWare como servidor de arquivos, praticamente todos os sistemas da empresa (incluindo o sistema de chamados) rodavam nesse mainframe. Inclusive em alguns ambientes mais insalubres ainda havia alguns terminais IBM 3270.

  • @svorckelable
    @svorckelable Месяц назад +14

    Eis que o Cobol está renovado, firme e forte até hoje rodando no planeta todo.

    • @paulosergio6763
      @paulosergio6763 Месяц назад +2

      Meu caro amigo. Fui programador Cobol em mainframe IBM durante cerca de quase 10 anos. É linguagem muito segura e hoje em dia ela está presente mesmo são nos mainframes. Existe Cobol para pc, mas as linguagens Java, PHP, etc, tomaram conta.

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 Месяц назад +1

      até VB 6.0 tem rodando..kkk não tem essa de linguagem morrer por completo.. e tem clipper tb..

  • @thiagomotadev3116
    @thiagomotadev3116 Месяц назад +4

    Um vídeo sobre computação de borda seria ótimo para surfar no hype da Cloudflare com o X.

  • @loureiro.marcos
    @loureiro.marcos Месяц назад +2

    Bancos tem praticamente todos esses sistemas, e usa cada um para coisas específicas. E realmente, o importante é as operações em paralelo, imaginem o quam rápido tem que ser para saber o saldo em tempo real de uma conta que está pagando e recebendo milhares de vezes por dia, como a conta corrente de uma grande empresa por exemplo.

  • @mcyberlinux
    @mcyberlinux Месяц назад

    Gostei muito do vídeo, pois comecei no mainframe na década de 90. Logo após isto mergulhei no Linux de cabeça.😊

  • @andrecarlim
    @andrecarlim Месяц назад +15

    Os mainframes tem alguns chips RISC que tem aplicabilidade específica, isso envolve um sistema operacional especial, por causa da arquitetura.

    • @CharlesCQ
      @CharlesCQ Месяц назад +2

      @@andrecarlim pela logica, todo processador para desktop são cisc, certo? Risc são feitos apenas pra esses equipamentos específicos?

    • @kevinyoliveira68
      @kevinyoliveira68 Месяц назад

      @@CharlesCQ Risc e Cisc são tipos de arquiteturas de acordo com o Copilot:
      "As arquiteturas RISC (Reduced Instruction Set Computer) e CISC (Complex Instruction Set Computer) são dois tipos principais de arquiteturas de processadores, cada uma com suas características e vantagens específicas.
      RISC (Reduced Instruction Set Computer)
      Instruções Simples e Rápidas: Utiliza um conjunto reduzido de instruções simples e otimizadas, projetadas para serem executadas rapidamente, geralmente em um único ciclo de clock1.
      Eficiência Energética: Devido à simplicidade das instruções, os processadores RISC tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de energia1.
      Uso Comum: Comum em dispositivos móveis e sistemas embarcados, como smartphones, tablets e roteadores. Exemplos incluem processadores ARM e RISC-V1.
      CISC (Complex Instruction Set Computer)
      Instruções Complexas: Utiliza um conjunto maior de instruções, que podem ser bastante complexas e capazes de realizar tarefas múltiplas em poucos ciclos2.
      Facilidade de Programação: A complexidade das instruções permite que tarefas complexas sejam realizadas com menos linhas de código, facilitando a programação2.
      Uso Comum: Comum em desktops, notebooks e servidores. Exemplos incluem processadores da arquitetura x86, como os da Intel e AMD1.
      Principais Diferenças
      Complexidade das Instruções: RISC utiliza instruções simples e homogêneas, enquanto CISC utiliza instruções complexas e especializadas21.
      Consumo de Energia: Processadores RISC são geralmente mais eficientes energeticamente, enquanto CISC pode consumir mais energia devido à complexidade das instruções1.
      Aplicações: RISC é mais comum em dispositivos móveis e sistemas embarcados, enquanto CISC é mais comum em PCs e servidores"
      Resumindo vc esta parcialmente certo já que o x86 é Cisc já o ARM é Risc e o segundo é mais fraco em servidores mas mais usado em roteadores e celulares

    • @andrecarlim
      @andrecarlim Месяц назад +3

      @@CharlesCQ de modo mais grosseiro, sim, além dos mainframes, tem um outro segmento que nunca deixou de usar processadores risc, que é na telecom, ainda podemos entrar no mérito de armazenamento de dados em memória, o little endian e big endian, mas a coisa vai "abrindo" detalhes cada vez mais, hehehe.

    • @andrecarlim
      @andrecarlim Месяц назад +2

      Usar cpu cisc reduz drasticamente a complexidade de desenvolvimento do sistema, mas como toda máxima, pode ser uma mentira bem contada! Pense se tivesse a mesma quantidade de gente boa olhando para risc, como se tem hoje, olhando para o cisc, será que seria tão especial assim o sistema operacional para o risc?

    • @CharlesCQ
      @CharlesCQ Месяц назад +2

      @@andrecarlim show, conhecimento top. Valeu.

  • @rmlucena
    @rmlucena Месяц назад

    Trabalhando em Mainframe desde 1978 (IBM /370), considero este o melhor vídeo que já assistir (Inglês ou Português) para descrever o mainframe "nowadays". Meu "two cents", ano passado trabalhei em um projeto da empresa Canadense Suncor (Petróle de Betume), na modernização de um um Banco de Dados IMS DB (Que foi criado para fazer o inventário do foguete Suturno anos 60's) para rodar na nuvem em Azure/Linux/Microfocus Server, que emula CICS, DB2, IMS e outros. Estou fazendo treinamento de API Restfull (IBM API Connect), por conta própria, utilizando emulador Hercules, rodando o zOS 2.2 (ADCD) tanto no meu Laptop quanto no Desktop, Parabéns pelo vídeo.

  •  28 дней назад

    Minha experiência trabalhando como dev backend para bancos grandes com bancos de dados DB2 em mainframes que usam Cobol. Antigamente os bancos rodavam tudo dentro do mainframe, hoje em dia eles focam o banco de dados e transações no mainframe e fazer a parte web e de aplicação em servidores em nuvem. Assim usam a confiabilidade e centralidade só no que é realmente necessário

  • @andrewkamoha4666
    @andrewkamoha4666 Месяц назад +4

    1. *Pq o Google usa Xeon/Epyc invés de mainframes?* || Pq uma página de busca errada não dói $$$.
    2. *Pq o mercado financeiro usa mainframes?* || Pq um extrato errado pode doer $$$ muito.
    3. *Pq órgãos governamentais usam mainframes?* || Pq qto mais $$$ na mesa, mais entupido fica o bolso do funça.

  • @PorcoZio79
    @PorcoZio79 Месяц назад +1

    Já trabalhei com eles. Estão modernos com compiladore C e ambiente Java até. Tem banco que não larga. Mas o maior problema é que pouca gente aprende sobre ele na universidade ou em cursos e isso dá um baita problema pro RH. Eu ajudei a desligar um.

  • @umjessetavares
    @umjessetavares Месяц назад +1

    Seria bom abordar a diferença entre computador, mini computador e micro computador.

  • @HumbertoRamosCosta
    @HumbertoRamosCosta Месяц назад +1

    Muitas das tecnologias 'de ponta' que usamos hoje em dia começaram com Mainframes. Para começar... A arquitetura cliente servidor (que acabou desembocando na nuvem). Virtualização (que começou no CP/CMS), o processador que equipou o PS3 foi fruto de uma união da IBM, Sony e Toshiba e uma de suas versões foi também utilizada nos mainframes da época.
    Adicionalmente hoje em dia as empresas vendem soluções completas, a integração entre Mainframes e servidores x86 e similares é relativamente simples. Exatamente para prestar esse tipo de serviço é que a IBM comprou a Red Hat há alguns anos.

  • @evandrojunior1406
    @evandrojunior1406 Месяц назад +9

    Uma coisa não citada é que tem código legado que só rodam em mainframe e ninguém sabe como migrar para PC, então tem que ir mantendo. Esse é um motivo bem importante.

    • @joaofressa
      @joaofressa Месяц назад +5

      Não se trata de não saber migrar, mas os custos de reescrita de sistemas é praticamente inviável. Existem bilhões de linhas de código funcionando sem erros há décadas e cumprindo bem os propósitos. Arrisco dizer que não teríamos programadores disponíveis em qualquer parte para fazer esta reescrita. Quem sabe, isso seja viável daqui há 20 anos quando programação será atividade de AI, 100%

    • @evandrojunior1406
      @evandrojunior1406 Месяц назад +2

      @@joaofressa tem regra de negócio afundada no código que ninguém sabe mais que existe. Não tem teste unitário nem funcional. Como migrar isso sem muito risco?

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 Месяц назад +4

      qualquer sistema grande amigo, não tem como migrar, não sei o que pessoas tem na cabeça de querer migrar.. tem sistema ai que foram 5 ou 6 anos desenvolvendo e mantendo.. e ai querer migrar pode levar uma empresa pra falência, no Lucas Montano falou de um caso assim que a empresa faliu.. kk

    • @AfonsoBucco
      @AfonsoBucco 26 дней назад

      @@joaofressa e eu achei que era caô, aquele lugar comum de StarTrek de tecnologia ancestral que não tem como ou não vale a pena mexer.

  • @natanael_santana
    @natanael_santana 2 дня назад

    Trabalhei na IBM e tive o prazer de estar responsável pela manutenção de equipamentos de data center, dentre eles o excepcional Main Frame que possui uma construção de hardware bem mais complexa, sendo quase 100% de patente da própria IBM. Equipamento muito confiável e completamente redundante. Realmente é outro nível e de fato é feito para não sair de produção nunca, toda manutenção é feita a quente (com o eqpt ligado).
    Os Mainframes já foram responsáveis por 98% de todas as transações financeiras global.

  • @mrcomoraes
    @mrcomoraes Месяц назад

    Caraca Dio, que legal e bem explicativo. Curti demais.

  • @vinidutra97
    @vinidutra97 Месяц назад

    Trabalhei num vendor que vendia mainframes no passado, mas ao menos nos clientes do Brasil foram aos poucos substituindo por outras máquinas muito legais que combinavam toda a característica de redundância dos mainframes para missão crítica mas com arquitetura x86. Venderam bastante para instituições financeiras e serviços públicos, o preço dos últimos modelos era entre 800k a 1,5 milhas dependendo da configuração.

  • @alexandrecastro7248
    @alexandrecastro7248 Месяц назад +3

    Seria interessante explorar os CRAY.

  • @valeedimilson
    @valeedimilson Месяц назад +6

    quando eu ouço a palavra mainframe, só me vem na mente o filme "Matrix".

  • @motokokusanagi2675
    @motokokusanagi2675 Месяц назад +1

    Video muito legal! Faltou comentar o porquê os mainframes modernos ainda preferem Cobol a outras linguagens modernas, seria uma curiosidade legal de saber

  • @mcyberlinux
    @mcyberlinux Месяц назад +1

    Valeu!

    • @Diolinux
      @Diolinux  Месяц назад

      Muito obrigado! :)

  • @Vindix007
    @Vindix007 Месяц назад

    Olá Dionatan.
    Vc já fez algum vídeo falando sobre o Homarr?

  • @luckmarty
    @luckmarty Месяц назад +16

    "...legal. Me vê dois..." Meme (achei barato!) 😅😅😅😅😅

  • @PY4TI
    @PY4TI Месяц назад +3

    Esqueceu de falar do cobol

  • @RicardoCarraroMilagre
    @RicardoCarraroMilagre Месяц назад

    A base do S.O. de um mainframe é Unix, não tem nada de defasado, todo software e correções de segurança são sempre prioridade nas equipes de suporte, muita da cloud computing que vemos hoje está executando de mainframes.

  • @thepacopoco
    @thepacopoco Месяц назад

    Vou encomendar um desses pra abrir uma lan de gamers professional

  • @RubensMateusPadovezeArquimago
    @RubensMateusPadovezeArquimago Месяц назад

    curioso! gostei!

  • @eltrem_th
    @eltrem_th Месяц назад +1

    main frame é o caso de usar 110% e ele tá lá de boa! os bancos que tentam trocar sempre choram

  • @deyvid322
    @deyvid322 Месяц назад

    “Tudo depende, no fim das contas, do problema que você tá tentando resolver” Acho que é a isso que se resume a área tech kkkkkkkkkkkkk

  • @OInterceptador
    @OInterceptador Месяц назад

    Ensina como instalar o software "reviver as server" no Pc mano

  • @729usbow
    @729usbow Месяц назад

    cade o Video sobre CUPS?

  • @AllanBrazute
    @AllanBrazute Месяц назад

    Dio explicando mainframe e me veio na cabeça: Mainframe é a versão server do Amiga PC.

  • @LeonardoZimmermannJF
    @LeonardoZimmermannJF Месяц назад

    Precisamos por que a computação é em "Nuvem", sempre reinventando a roda com nome diferente !

    • @Diolinux
      @Diolinux  Месяц назад

      Nuvem é um tipo de topologia distribuída de computação. O termo nunca foi reinventado até onde eu sei, mas existem subdivisões novas dentro de Cloud com frequência, conforme novas tecnologias são inventadas.

  • @diegomiranda1
    @diegomiranda1 Месяц назад

    Você não mencionou um motivo, que possivelmente é o principal: todo hardware precisa de software pra funcionar e substituir uma arquitetura por outra geralmente demanda reescrever todo o software do zero. O custo disso em muitas empresas é proibitivo e por esse motivo essas empresas dificilmente vão migrar dos mainframes. =)

  • @resucutie
    @resucutie Месяц назад +1

    "ô mãe, estou na TV"

  • @Rafael_hobby
    @Rafael_hobby Месяц назад +8

    Mainframe em 2024: 2763 pc em 1!!

  • @luau01
    @luau01 Месяц назад

    As pessoas não tem noção quando dizem que mainframe é tecnologia defasada. O poder de processamento evolui com o passar do tempo e não seria diferente com os mainframes que sempre tiveram um poder de processamento maior que um servidor stand alone. Sem falar que o Java roda no mainframes IBM desde os anos 90 quando começou a se popularizar.

  • @andrec8434
    @andrec8434 Месяц назад +3

    Talvez a maior vantagem de um mainframe é a segurança, pois sendo um hardware e um S.O. praticamente proprietário dificulta muito a criação de virus e ataques a infraestrutura.
    Fiz engenharia elétrica no final dos anos 70 e cheguei a programar com Fortran em IBM 370 e PDP 11.

    • @kevinyoliveira68
      @kevinyoliveira68 Месяц назад +2

      Mas por ser proprietário quando tem uma falha de segurança deve ser um saco para auditar e corrigir

  • @marcosdobiscuit1857
    @marcosdobiscuit1857 Месяц назад

    Nobre, boa tarde, não tem relação ao vídeo, mas talvez lhe dê conteúdo de um novo vídeo, ou desafio pra gente encarar... Comprei um pendrive 16gb pra fazer dele um bootável de Linux lite pra um notebook antigo, fiz o bootável pelo Mint com o programa nativo, e o dispositivo foi lido, mas deu erro de leitura logo no início do LiveCd ou LiveUsb ou Live pendrive, sei lá como chama... O caso é que retornei no nativo do Mint pra gravar de novo e pronto, o disposito gravou a metade e parou, não vai pra frente e nem formata pra zerar, nem Linux e nem windows, em alguns windows o computador chega a travar quando espeto o pendrive e voltando ao normal ao retirá-lo, no Linux reconhece mas já tentei todos as formas de formatação que encontrei, mas não farmta.. tem alguma dica de como formatar isso?

  • @Paulo2010Marcos
    @Paulo2010Marcos Месяц назад

    Temos 2

  • @RobertoDeCastro
    @RobertoDeCastro Месяц назад

    Por que seres vertebrados precisam de coluna?

  • @lucianliz
    @lucianliz Месяц назад

    A imagem ficou melhor ou impressão minha?

  • @10FLX
    @10FLX Месяц назад

    Finalmente descobri o que a IBM faz

  • @GuaracyMonteiro
    @GuaracyMonteiro Месяц назад

    A melhor forma de ter uma ideia de como funciona o mainframe é emular um no seu PC com Linux ou Windows. É só ter 5 minutos disponíveis. Esqueça cd, mkdir e todo o resto que você conhece. ;-)
    ruclips.net/video/f_LtZoOLzO4/видео.html
    O canal do moshix é um prato cheio para quem deseja conhecer mais sobre a alta plataforma. Inclusive ele tem um mainframe da IBM na garagem. E não custou milhões.

  • @Paulo2010Marcos
    @Paulo2010Marcos Месяц назад

    Z16 = 17 milhões de reais

  • @casadogaspar
    @casadogaspar Месяц назад +3

    Tods os bancos clássicos do Brasil usam mainframes, eu sei porque trabalho em um dos maiores.

  • @victorhugo_am
    @victorhugo_am Месяц назад +5

    Se fosse 4 milhoes estaria de graça.. kkk.. São dezenas de milhoes de reais !!!

    • @evandrojunior1406
      @evandrojunior1406 Месяц назад +2

      Um Z13 tá 100 mil dólares apenas. Já dá pra brincar

    • @victorhugo_am
      @victorhugo_am Месяц назад

      Tecnologia de 10 anos atrás já muito desfasada... não tem mais utilidade para empresas que necessitam de alta performace, disponibilidade e segurança.

  • @729usbow
    @729usbow Месяц назад

    vao passar o pano mesmo kk no negócio do CUPS

  • @moupeople5549
    @moupeople5549 Месяц назад

    Mainframes = servidores... simples!

  • @richardsonhmm
    @richardsonhmm Месяц назад

    As justificativas “eles respondem mais rápido”, “suportam trilhões de dólares”, e etc, não dizem nada.
    Tanto faz plataforma alta ou baixa, eles computam com a mesma performance.
    Você sempre vê mainframe em empresas antigas ou foram implantados por “especialistas antigos”.

  • @rafquint2
    @rafquint2 Месяц назад +2

    Mainframe é igual a um Opala 6 cilindros.
    É até legal e estiloso, mas apenas entusiastas e o velhos de guerra sabem o que estão fazendo, o resto vai de outras barcas mais modernas.

    • @ricardoavb78
      @ricardoavb78 Месяц назад +2

      Vc realmente das duas uma, ou não viu o vídeo ou não prestou atenção nele 🤦🏻‍♂️🤌🏼!!!

    • @rafquint2
      @rafquint2 Месяц назад +2

      Nubank não tem mainframe e atende tão rápido quanto ou até mais rápido que a maioria dos Bancos que tem.
      Eu até assisti o vídeo, mas não gostei e postei só pra ajudar no engajamento mesmo… apesar de ter minha convicção eu preciso de pessoas interessadas neste assunto pq onde trabalho dependemos dessa velharia inconveniente.

    • @guilherme-argentino
      @guilherme-argentino Месяц назад

      Essa visão simplista de tamanho do Nubank já estraga teu argumento, não dá pra comparar um banco que só tem uma dúzia de produtos e serviços com bancos que tem níveis de participação em bacen complemente diferentes. Trabalhei muitos anos em banco e o Nubank em particular tem que crescer muito ainda em setores que não tem nada e pagar esse preço de manter tudo consistente. Enfim, a conta da cloud no Nubank deve tá bem mais alta que o custo do Manframe dos bancos tradicionais. Não a toa a própria Credit Swisse é uma que mantém mainframes até hoje.

    • @rafquint2
      @rafquint2 Месяц назад

      @@guilherme-argentinoo Credit Swiss não faliu outro dia desses? Enfim, não há nada que precise necessariamente de um mainframe hoje. Nem as inscrições do Enem nem o Censo, nem a totalização das eleições, nem se quer o Pix no Bacen. Conheço as entranhas de muitos sistemas do tipo e posso garantir que os Mainframes já podem ficar no passado, desde que se reescreva os sistemas legados.

  • @guilherme-argentino
    @guilherme-argentino Месяц назад

    4 milhões de reais, não não. Coloca em dólar e multiplica por 10 só pra CPU, storage a parte e o cliente não pede só 2 não, vai pra dezenas por vez

  • @Poniierr-Youtube
    @Poniierr-Youtube Месяц назад

    11 minutos de coisa obvia

  • @xand05
    @xand05 Месяц назад +2

    Desculpa mas eu não entendi nada, a diferença de um pro outro e pra que cada um é usado.
    Vou pro GPT.

    • @EvaristoBrag
      @EvaristoBrag Месяц назад +5

      Mais simples que isso só desenhando, resumindo o video, bancos, seguradores e demais instituições que lidam com dinheiro e cotações, mainframe, processamento de dados brutos em lotes, mainframe, servidores comuns e datacenters mais "basicos" para outras funções.

    • @ricardoavb78
      @ricardoavb78 Месяц назад +6

      Então volta e veja de novo ué 🤷🏻‍♂️ Que geração mais sem noção e sem vontade de aprender, tá Loko 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ por isso que não conseguem escrever um e-mail 🤡