📚 Judas, o Obscuro, de Thomas Hardy Onde encontrar o livro* (em português): amzn.to/3ZrVRID Onde encontrar o livro (original, em inglês): amzn.to/3ZwIRBe 🔸 *OBS: Link comissionado! Comprando qualquer item desde que a partir do link acima, você me ajuda a manter o canal! Muito obrigada! :)
Tati, esse trecho do versículo é usado para explicar que ninguém é capaz de obedecer as leis sem a ação do Espírito Santo. Assim, quando as pessoas se forçam à obediência, tornam-se legalistas e farisaicas. Talvez seja isso que Hardy tinha em mente quando escolheu esse subtítulo, porque, afinal de contas, um dos grandes responsáveis pelas desgraças da vida do personagem são os julgamentos da sociedade que, incapaz de olhar com misericórdia para uma família em necessidade, optaram por marginaliza-los.
sim, a letra mata é estritamente para os doutores da lei que so utilizavam a lei para menosprezar, segregar e punir os menosprezados.tanto que quando vem o cristo ele vem para estabelecer uma nova aliança bbaseado em amor n so a deus mas ao proximo e nao mais amor a lei ou letra.
Isso! Nesse caso, falta a compreensão religiosa para a Tati. A lei pela lei de nada vale quando não há amor. Como Cristo disse, quero misericórdia e não sacrifício. ❤ A Lei só se torna completa quando é uma ação do Espírito, sem isso ela se torna um "peso" e pode vir a matar. É preciso que ela ande junto com amor e a misericordia. Amei a reflexão ❤
@@vicenttesim, por que o problema está em nós. Quem acha que o mundo vai se tornar um paraíso, está enganado. A lei pela lei mata. Pode não parecer, mas ela ainda é olho por olho e dente por dente (justamente o que Cristo nos ensinou a não praticar)😢
Eu li esse livro faz uns 5 anos... realmente essa história, nunca mais me saiu da cabeça. Ela me vem à memória toda vez que eu acho que a vida está ruim pra mim de alguma forma... Esse sujeito, Jude, é sem sombra de dúvidas, o personagem mais desgraçado na vida que eu li até hoje. Nessa história, como a Tati disse, vc fica esperando, o momento em que a vida dele vai virar, a gente sente uma agonia, até o fim, porque a virada não vem, e no fim é só tristeza... Quantas pessoas, dessas existem por aí? Quantas histórias parecidas, que a gente nem fica sabendo? Pra mim, Jude o Obscuro, não é um retrato da época... se formos analizar a fundo, é um retrato da realidade. Grande Livro. Obrigado @tatifeltrin
A simples superação está na imensa maioria das histórias reais. Todas renderiam ótimos livros. Hj foi apenas o dia de uma história de impacto. E isso pode acontecer positiva ou negativamente, como foi na resenha de hj.
No final ela diz que o livro retrata um mundo sem Deus. Eu entendo como um mundo de homens sem espírito. Tudo gira em torno de demonstrar uma virtude calcada em maldade. Negar moradia e emprego aos protagonistas para afirmarem que reprovam suas condutas conjugais... É demonstrar uma conduta baseada no bem praticando um mal real. A falsidade que está nos matando.
Que o conteúdo da Tatiana é bom, já é consenso aqui. Mas hoje queria fazer-lhe um elogio pessoal: Tati vc está muito bonita, com uma elegância própria!!! Gracias pelo conteúdo bacana q vc nos entrega toda semana!!!❤
Pra mim quanto mais pessimista melhor, a vida é feita dessas desgraças e isso pra mim é o que torna as obras do Hardy essenciais. A vida real é literalmente um livro assim, são tragédias inevitáveis e sonhos sendo destruídos, exceto óbvio; para alguns poucos que já nascem no privilégio.
Eu gosto do pessimismo mesclado com o lirismo (que implicitamente está presente em Judas, o Obscuro). O Judas é um arquétipo do que acontece com milhares de pessoas. Uma narrativa tocante e melancólica. Lembrei de Máximo Górki.
Nunca tinha ouvido falar desse livro antes de ver seu vídeo de 12 livros para 2023, logo o título me despertou interesse, corri atrás dele e fiz a leitura, no fim dela eu não sabia dizer se gostei ou odiei... mas uma coisa eu tenho certeza, nunca vou esquecer aquela passagem!
Só agora eu entendi o pq eu tinha tanto receio de ler livros com final triste, li esse livro com 13 anos e ele me deixou super mal por dias, nunca consegui esquecer a parte das crianças 😢.
Acompanho Tatiana bem antes do cancelamento, ainda quando adolescente. Sem dúvidas, a melhor booktuber até os dias de hoje. Parabéns pelo excelente trabalho!
Não enxergo a religião como um dos motivos da tragédia relatada, mas sim a cultura niilista operando principalmente sobre o filho mais velho do protagonista
Uau! Nós adoramos as suas resenhas, e é uma honra enorme ter você, Tatiana, avaliando uma de nossas obras. Sua análise de "Judas, o Obscuro" está simplesmente incrível, e o seu vídeo é de arrasar! Muito obrigada. 😊🧡
Li esse livro há 2 anos atrás, tive essa sensação também! É muito triste , porém muitos aspectos podemos, infelizmente, perceber na vida real de muita gente.
eu li Os sofrimentos do jovem Werther e em seguida Judas, o obscuro, depois de tê-los comprado em um sebo, por simples simpatia com o título, isso há uns cinco ou seis anos atrás. Pense numa ressaca literária rs Foi muita tragédia pra minha cabeça ☹ A análise da Tati, como sempre, está impecável.
Li faz alguns anos por causa da TAG, não que eu tivesse a assinatura mas a indicação da Fernanda Montenegro que era a curadora daquela edição me instigou. E não me arrependi da leitura não, apesar de toda a tragicidade eu gostei da experiência. De alguma forma existe um humor terrível "obscuro" sádico da parte do autor. Até hoje me recordo da cena em que Arabella atrai o Judas pela primeira vez, salvo engano com um pedaço de carne na estrada, e as construções de pães que ele faz para vender na feira que sempre remetiam à sonhada universidade. A cena da morte dele, com a festa universitária acontece do lado de fora e ele escuta os sinos... Tem um momento também em que os personagens se comunicam por pequenos bilhetes que lembra muito uma troca de mensagens hoje em dia. Enfim, gostei do livro e acho que ainda relerei.
Eu amei ler esse livro, ele realmente é muito triste, a vida de judas, as tentativas de melhorar de vida, a morte dos filhos... Mas é um livro muito bom.
Tatiana, tem um filme baseado nesse livro de 1996 com a Kate Winslet, o título original é "Jude", aqui no Brasil foi chamado de "Paixão Proibida". Nunca esqueci a traumática cena no filme. Realmente acho que foi a cena mais triste que vi em um filme . Lembro de na época achar o filme bonito mas doloroso. Caso não conheça , acho que vale conferir.
Meu termômetro para considerar se um livro aqui do TLT merece minha leitura é o começo do vídeo. Se começa com: "... esse livro incrível", entra para a lista, caso contrário não hahaha
O cara saiu do seu caminho 2 ou 3 vezes, e se lascou. Como disse o grande mestre "Se você quer se lascar, que se lasque". Isso acontece até hoje, principalmente por parte da mulher que estraga toda a vida do cara de graça, e dos caras que não acreditam que elas fazem isso.
Projeto de leitura das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell! Tati, vamos nessa. Muitos que acompanham o canal também têm interesse! Sugestão: este projeto pode ser iniciado logo após o término da leitura conjunta das obras de William Shakespeare.
(14:23) Taty com certeza a cena mais triste que já li na minha vida toda... Porém amo esse livro, amo a escrita do Thomas Hardy. Depois de ler Judas já li outros dois dele, e são também desgraçeiras kkkk, mas nenhum tão pesado com Judas....
Esse livro me arrebatou de um jeito... suas ideias pessimistas vieram ao encontro das minhas próprias de um jeito que nem sei explicar. Tornou-se um dos clássicos da minha vida, com certeza. Obrigada, Thomas Hardy por ter tido a coragem de escrevê-lo!
Estou lendo este livro agora, mas estou bem no começo... Vou me controlar e deixar para assistir este vídeo apenas após finalizar a leitura, para não tomar spoiler dessa tal "pior parte" 😶 adoro seu canal Tati!
Esse livro é o auge do pessimismo de Hardy, os livros anteriores dele, não chegam a tanto e são bem agradáveis. Longe deste insensato mundo tem até um final feliz
O homem separado de Deus, não vence o mal . Esse personagem retrata como o mal direciona para a desesperança quem não reencontra sua identidade perdida na queda. Só se reencontra essa identidade em Cristo Jesus.
A edição da década de 70 caiu em minhas mãos recentemente. Achei o título da obra interessante, apesar de já ter ouvido por alto, e a resenha acabou dando-me vontade de ler a obra.
Comprei esse livro nos saldos da feira do livro de Porto Alegre em 2001. Devorei ele na época e lamento te informar que essa nuvem negra jamais vai deixar de pairar sobre você.
Ouvindo você falar do livro me lembrei imediatamente de Tess D'umbervilles. Agora me liguei que é do mesmo autor. Desgraça pouca é bobagem. Como amei Tess, esse vai pra minha lista também. BTW, amei te ou ir no Podcast do Vilela, parabéns!
Esse livro dói a vida toda, a cena da morte de judas então, é de amargar a vida, suas últimas palavras, li esse livro na adolescência e reli agora , sempre lembro de Marx quando penso nesse livro: Não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, ao contrário, seu ser social que determina sua consciência, Judas é esmagado pelas conveniências sociais, por mais que se esforce não pode fugir do seu meio, aqui o mérito não serve pra nada, e não sou marxista, mas esse parece um livro escrito por um marxista totalmente descrente da vida e da sociedade 😢
Embora vc tenha dito que seu canal é mais para leitores do que novos leitores no Inteligência Ltda, confesso que passei a ler de verdade através das suas resenhas. Muito obrigada pelo seu trabalho! A cada três vídeos, compro um livro rsrs. Beijos e muita sorte na sua vida! (Eu sei que você é ateia, mas desejo que Deus a continue abençoando =)
Obrigada por contar sobre a pior parte, sou mãe e tinha acabado de começar a ler o livro rsrsrs vou deixar para outro momento. Resenha impecável, como sempre
Bom dia, Tati. Assisti em 1997 o filme baseado no livro com Kate Winslet. Tenho o livro também, de uma coleção que meu pai comprou lá pelos anos 70. Vou criar coragem e ler 🙂
@@fernandagessoni905 então, eu assisti há muito tempo e lembro bem pouco. Mas acho que sempre é interessante assistir a um filme baseado em livro. Só não sei onde pode ser encontrado hoje em dia pra assistir. Se eu pudesse, assistiria novamente🙂
Obrigado pelo indicação. Achei um livro muito bom, tragico e pesado demais. Fica varias questoes, o problema é a religiao, o nilismo ou a vida libertina da mulher. Sonhos aqui nunca se cumprem, ao ponto que todos deixem de sonhar.
mulher, tava aqui d boa jogando the sims e te ouvindo. Parei de jogar the sims... to com 30 anos, morando com meus pais e desempregada, com muitos problemas d saber se continuo ou não vivendo sabe... a famosa crise dos 30, um monte de amigo meu casado, com filho etc etc etc... eu sou pos graduada, falo 4 linguas, parei pq meus pais adoeceram na pandemia mas, sabe a vida lá fora é tão ruim... tava nessas crises... ai eu te ouço. Mulher, e eu achando que a minha vida era ruim... misericórdia, parei até pra escrever esse texto... nossa senhora. Minha vida não ta das melhores mas nossa senhora é só vixe atras de eita pra esse homem. Bom, obrigada! Não reclamo da minha vida mas quando pensar em reclamar, vou vir aqui e falar ok, do que eu tava reclamando mesmo? Nossa....
As leis mudaram e houveram avanços nas leis trabalhistas e apesar dessa nossa época ser uma das melhores em oportunidade de desenvolvimento, quanto a relação interpessoal, continua tudo igual . Casamento com a pessoa errada devido a precipitação, mulher achando que gravidez segura casamento, briga com ex, crianças maltratadas e doente mentalmente, gente hipócrita, talentos desperdiçados por falta de oportunidade ou de más escolhas que se faz na vida, familias desestruturadas e os descendentes seguindo na mesma vibe e por ai vaí
Esse livro é trágico demais. Essa nuvem negra tb ficou pairando em mim por uns dias a ponto de que até agora não tive coragem de ler outro Hardy. Outro pessimista e o Balzac, mas, até onde li dele (apenas 1 livro, no caso, A Pele de Onagro) é de uma forma diferente, que me fez me interessar mais pela obra do autor. Mas já estou me preparando pra encarar Ilusões Perdidas, acreditando que tb virá uma tristeza atrás da outra haha
Essa é sem dúvida uma leitura doída! Dói e dói muito... Li há alguns anos por aquele clube de livros e te falo que no começo eu não dei tanto valor pq era tudo muito amargo... triste! Depois de anos eu sempre me pego pensando nessa história.... Um detalhe interessante, nessa parte das crianças mortas, o filho mais velho escreve o recadinho com um "erro" ortográfico, ""[...] fiz porque somos muintos. [...]", o que eu interpretei como sendo a simplicidade da criança diante da monstruosidade da realidade. Dói, gente!
Terminei de ler. Pobre Judas! Torcia, mesmo sabendo do título, "obscuro". E a resposta do personagem acadêmico que Judas permenecesse em seu ofício e deixasse os sonhos... triste demais.
Eu ia assistir o vídeo, mas como vi que já tem spolier mesmo sendo avisado antes, eu vou deixar pra assistir depois. Livro na lista de compras já. Obrigado Tati por apresentar esse livro.
Lembrando também que "até que a morte os separe tem também algumas variantes". Judas em seu primeiro casamento foi enganado o que já caracterizaria uma possibilidade de anulação dos votos. Se ele colocou esse fato na narrativa creio que ele sabia disso, e talvez o protagonista também, só que ficou inerte perante a sociedade.
Tati. Uma dica é você colocar capitulos no videos uma parte sem spoiler e uma com spoiler. ( digitando tremendo depois que voce contou o plot do livro ) Mas ainda assim quero ler o livro kkkk
14:25 Foi sim o mais pesado que já li em minha vida, e olha que leio livro forte. Daria pra estar tranquilo no mês do horror. Os de não ficção que achei inesquecíveis foram Treblinka, Contos de Kolimá e As boas mulheres da China.
Gente, eu jamais, repito, JAMAIS conseguiria pular um spoiller da Tati!! Hahahaha é muito bom e eu sou curiosa pra caralh0, mesmo que eu queira ler o livro que ela tá falando 😂
Oi, Tati! Guardadas as devidas proporções, você acha que "Judas, o obscuro" é tão forte quanto "Meridiano de sangue"? Caramba, quando terminei de ler esse último, fiquei perturbada por um bom tempo. ...
Essa passagem que você citou faz parte da Bíblia, especificamente do Novo Testamento. Ela aborda a diferença entre a antiga aliança, representada pela "letra", e a nova aliança, representada pelo "Espírito". Vou explicar o significado dessa passagem: Antiga Aliança ("a letra"): A antiga aliança refere-se principalmente à lei dada por Deus a Moisés no Antigo Testamento, incluindo os Dez Mandamentos e todas as outras leis e regulamentos encontrados nos livros do Pentateuco, como Êxodo e Levítico. A "letra" aqui se refere ao cumprimento estrito dessas leis e regulamentos. O apóstolo Paulo está argumentando que, sob essa antiga aliança, seguir rigidamente a lei não é suficiente para a salvação espiritual. Ele diz que "a letra mata", o que significa que simplesmente cumprir a lei não traz vida espiritual. Nova Aliança ("o Espírito"): A nova aliança, por outro lado, é representada pelo "Espírito". Isso se refere à graça de Deus e à salvação através de Jesus Cristo, que é enfatizada no Novo Testamento. De acordo com Paulo, a nova aliança não se baseia em seguir regras estritas, mas na fé em Jesus e no poder transformador do Espírito Santo. Ele diz que "o Espírito vivifica", o que significa que a fé e a relação com Deus por meio do Espírito Santo trazem vida espiritual e reconciliação com Deus. Em resumo, essa passagem destaca a mudança na forma como as pessoas se relacionam com Deus, passando da rigidez da lei para a liberdade e a vida espiritual pela fé em Jesus Cristo e pela orientação do Espírito Santo. É uma das muitas passagens na Bíblia que enfatizam a importância da fé e da graça em contraste com a mera observância legalista.
Tati du céu, passo, viu?! Kkk Tá amarrado em nome da ficção!!!😂 Sem estrutura para lidar com essa narrativa 😅. Vc é uma guerreira literária!❤ Te admiro pacas!!!
Li esse livro quando foi enviado pela TAG(clube de literatura) e não senti esse mal estar. Então, preciso ler novamente, depois da sua contextualização sobre o autor e escrita da história. Gratidão Tati 😊
A humanidade, quando retira Deus de sua vida, tem uma trajetória de desesperança, como diz Paulo, o apóstolo, comamos e bebamos que amanhã morreremos, ou seja, dê vazão a todos os seus instintos e deixa rolar.
Tati, faz pouco tempo que te sigo, mas estou adorando. Seu comentário me fez lembrar de um livro que li há anos atrás. O Silêncio das montanhas. Onde uma menina derruba propositadamente sua irmã de uma árvore, simplesmente por inveja e ciúme. Como aquela cena me chocou aff!
Tati,li aos 16 anos ,em inglês,quando cursava a Cultura inglesa no Rio de Janeiro.À época ,não havia você,e eu não tinha maturidade e experiência /bagagem cultural para uma compreensã plena,apenas as análises em inglês.Li tb outro 2 livros de Thomas Hardy,até mesmo para fazer a prova de Cambridge,pois na época uma das etapas das provas incluía literatura. Beijos,obrigada.Vou reler.❤
Tati, “a letra mata” tbm pode ser a lei sendo imposta de fora pra dentro, como os fariseus que “impunham” a lei, mas não viviam ela. É uma lei que destituída da Graça que vem com o Novo Evangelho.
Gente do céu! Eu tinha uma resistência de ler esse tipo de livro mas depois de ler Uma noite na Taverna (indicado por você), tenho tido sempre uma curiosidade mórbida pra ler essas tragédias. Fiquei curiosa.
A Velha Aliança tinha seu foco no pecado e na condenação decorrente, e isso foi concretizado e perfeitamente consumado em Jesus Cristo. A Nova Aliança, conduzida pelo Espírito de Deus a partir do coração do homem, foca-se na produção de vida, caracterizada pela prática do amor de Deus e da fé em Jesus, num ambiente de esperança, liberdade e santidade que o foco da lei simplesmente não tinha como contemplar.
📚 Judas, o Obscuro, de Thomas Hardy
Onde encontrar o livro* (em português): amzn.to/3ZrVRID
Onde encontrar o livro (original, em inglês): amzn.to/3ZwIRBe
🔸 *OBS: Link comissionado! Comprando qualquer item desde que a partir do link acima, você me ajuda a manter o canal! Muito obrigada! :)
"Domingão tranquilo, bora ver essa resenha pra relaxar"
*Tatiana relatando desgraças por 20 minutos sem parar*
Tati, esse trecho do versículo é usado para explicar que ninguém é capaz de obedecer as leis sem a ação do Espírito Santo. Assim, quando as pessoas se forçam à obediência, tornam-se legalistas e farisaicas. Talvez seja isso que Hardy tinha em mente quando escolheu esse subtítulo, porque, afinal de contas, um dos grandes responsáveis pelas desgraças da vida do personagem são os julgamentos da sociedade que, incapaz de olhar com misericórdia para uma família em necessidade, optaram por marginaliza-los.
sim, a letra mata é estritamente para os doutores da lei que so utilizavam a lei para menosprezar, segregar e punir os menosprezados.tanto que quando vem o cristo ele vem para estabelecer uma nova aliança bbaseado em amor n so a deus mas ao proximo e nao mais amor a lei ou letra.
Isso! Nesse caso, falta a compreensão religiosa para a Tati. A lei pela lei de nada vale quando não há amor. Como Cristo disse, quero misericórdia e não sacrifício. ❤ A Lei só se torna completa quando é uma ação do Espírito, sem isso ela se torna um "peso" e pode vir a matar. É preciso que ela ande junto com amor e a misericordia. Amei a reflexão ❤
@@vitoriaporto7827mas ela continua mat*ando, não mudamos muito apesar de tudo
@@vicenttesim, por que o problema está em nós. Quem acha que o mundo vai se tornar um paraíso, está enganado. A lei pela lei mata. Pode não parecer, mas ela ainda é olho por olho e dente por dente (justamente o que Cristo nos ensinou a não praticar)😢
Perfeito.
é um livro pesado, desesperador, incomoda...mas que livro! recomendo muito...
Eu li esse livro faz uns 5 anos... realmente essa história, nunca mais me saiu da cabeça. Ela me vem à memória toda vez que eu acho que a vida está ruim pra mim de alguma forma... Esse sujeito, Jude, é sem sombra de dúvidas, o personagem mais desgraçado na vida que eu li até hoje. Nessa história, como a Tati disse, vc fica esperando, o momento em que a vida dele vai virar, a gente sente uma agonia, até o fim, porque a virada não vem, e no fim é só tristeza... Quantas pessoas, dessas existem por aí? Quantas histórias parecidas, que a gente nem fica sabendo?
Pra mim, Jude o Obscuro, não é um retrato da época... se formos analizar a fundo, é um retrato da realidade.
Grande Livro. Obrigado @tatifeltrin
"Ladeira abaixo bem íngreme" - excelente definição. 😂
Quando vc pensa que "os humilhados serão exaltados", vem Hardy e humilha ainda mais.
A tradução de Octávio de Faria é primorosa! Eu tenho a primeira edição brasileira, de 1948.
A vida real está mais para " Judas, o obscuro", as histórias de superação são a exceção.
A simples superação está na imensa maioria das histórias reais. Todas renderiam ótimos livros.
Hj foi apenas o dia de uma história de impacto. E isso pode acontecer positiva ou negativamente, como foi na resenha de hj.
No final ela diz que o livro retrata um mundo sem Deus.
Eu entendo como um mundo de homens sem espírito.
Tudo gira em torno de demonstrar uma virtude calcada em maldade.
Negar moradia e emprego aos protagonistas para afirmarem que reprovam suas condutas conjugais...
É demonstrar uma conduta baseada no bem praticando um mal real.
A falsidade que está nos matando.
Estou dividido entre não ler, e perder uma história interessante, e ler, ficando traumatizado. 😂
Resumiu o sentimento aqui
Não há golpe que não ensine o bom aprendiz.
Leia, mas se prepare que só é ladeira abaixo.
Que o conteúdo da Tatiana é bom, já é consenso aqui. Mas hoje queria fazer-lhe um elogio pessoal: Tati vc está muito bonita, com uma elegância própria!!! Gracias pelo conteúdo bacana q vc nos entrega toda semana!!!❤
Pra mim quanto mais pessimista melhor, a vida é feita dessas desgraças e isso pra mim é o que torna as obras do Hardy essenciais. A vida real é literalmente um livro assim, são tragédias inevitáveis e sonhos sendo destruídos, exceto óbvio; para alguns poucos que já nascem no privilégio.
Eu gosto do pessimismo mesclado com o lirismo (que implicitamente está presente em Judas, o Obscuro). O Judas é um arquétipo do que acontece com milhares de pessoas. Uma narrativa tocante e melancólica. Lembrei de Máximo Górki.
Esse livro me impactou demais. Eu fui ler com expectativas 0 e meu Deus!! Só de lembrar me dói a alma.
Mesmo com os spoilers das desgraceiras, o livro já foi para a lista de desejados da Amazon.😅 Só vc tem esse dom, Tati.😊
Nunca tinha ouvido falar desse livro antes de ver seu vídeo de 12 livros para 2023, logo o título me despertou interesse, corri atrás dele e fiz a leitura, no fim dela eu não sabia dizer se gostei ou odiei... mas uma coisa eu tenho certeza, nunca vou esquecer aquela passagem!
Esse livro já teve várias impressões no Brasil. Essa capa com o corvo é a mais recente. Eu gostei muito, mas não leria de novo.
Só agora eu entendi o pq eu tinha tanto receio de ler livros com final triste, li esse livro com 13 anos e ele me deixou super mal por dias, nunca consegui esquecer a parte das crianças 😢.
Bah, pesado ler uma história dessa com 13 anos... é uma fase sensível da vida.
Acompanho Tatiana bem antes do cancelamento, ainda quando adolescente. Sem dúvidas, a melhor booktuber até os dias de hoje. Parabéns pelo excelente trabalho!
Não enxergo a religião como um dos motivos da tragédia relatada, mas sim a cultura niilista operando principalmente sobre o filho mais velho do protagonista
Uau! Nós adoramos as suas resenhas, e é uma honra enorme ter você, Tatiana, avaliando uma de nossas obras.
Sua análise de "Judas, o Obscuro" está simplesmente incrível, e o seu vídeo é de arrasar! Muito obrigada. 😊🧡
Judas caiu no golpe da barriga.
Li esse livro há 2 anos atrás, tive essa sensação também! É muito triste , porém muitos aspectos podemos, infelizmente, perceber na vida real de muita gente.
Amo como ela conta a trama dos livros, mas eu não tô afim de finais ruins nesse ponto da vida kkk
Tati, quando quiser ler uma história mais "fofa" do Hardy, leia Longe deste insensato mundo (Far from the Madding Crowd).
Assisti ao filme...mas tem desgraceira tb
eu li Os sofrimentos do jovem Werther e em seguida Judas, o obscuro, depois de tê-los comprado em um sebo, por simples simpatia com o título, isso há uns cinco ou seis anos atrás. Pense numa ressaca literária rs Foi muita tragédia pra minha cabeça ☹ A análise da Tati, como sempre, está impecável.
O video do, Os Sofrimentos do Jovem Wherter, é um dos melhores da Tati.
Ela passando um "sermão" no personagem, é impagável 😅
Não é para mim. Muito triste. Sem esperança. Bem parecido com o nosso tempo. Não tenho condições.😢
Esse livro me marcou profundamente. Nunca mais me esqueci desses personagens. ❤
Isto é um elogio: parei seu video aos 12m, pois queria simplesmente abrir o livro e começar a ler imediatamente.❤ obrigado
Li faz alguns anos por causa da TAG, não que eu tivesse a assinatura mas a indicação da Fernanda Montenegro que era a curadora daquela edição me instigou. E não me arrependi da leitura não, apesar de toda a tragicidade eu gostei da experiência. De alguma forma existe um humor terrível "obscuro" sádico da parte do autor. Até hoje me recordo da cena em que Arabella atrai o Judas pela primeira vez, salvo engano com um pedaço de carne na estrada, e as construções de pães que ele faz para vender na feira que sempre remetiam à sonhada universidade. A cena da morte dele, com a festa universitária acontece do lado de fora e ele escuta os sinos... Tem um momento também em que os personagens se comunicam por pequenos bilhetes que lembra muito uma troca de mensagens hoje em dia. Enfim, gostei do livro e acho que ainda relerei.
Eu amei ler esse livro, ele realmente é muito triste, a vida de judas, as tentativas de melhorar de vida, a morte dos filhos... Mas é um livro muito bom.
Estou sempre a refletir sobre o controle de natalidade, pobreza... e esse livro me trouxe demais a temática.
Tatiana, tem um filme baseado nesse livro de 1996 com a Kate Winslet, o título original é "Jude", aqui no Brasil foi chamado de "Paixão Proibida". Nunca esqueci a traumática cena no filme. Realmente acho que foi a cena mais triste que vi em um filme . Lembro de na época achar o filme bonito mas doloroso. Caso não conheça , acho que vale conferir.
Meu termômetro para considerar se um livro aqui do TLT merece minha leitura é o começo do vídeo.
Se começa com: "... esse livro incrível", entra para a lista, caso contrário não hahaha
O cara saiu do seu caminho 2 ou 3 vezes, e se lascou. Como disse o grande mestre "Se você quer se lascar, que se lasque". Isso acontece até hoje, principalmente por parte da mulher que estraga toda a vida do cara de graça, e dos caras que não acreditam que elas fazem isso.
Verdade, muito dos sofrimentos dele foram por escolhas erradas e submissão às mulheres da história
Livro pesadíssimo, mas sua resenha como sempre me deixou com muita vontade de fazer essa leitura
Projeto de leitura das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell!
Tati, vamos nessa. Muitos que acompanham o canal também têm interesse!
Sugestão: este projeto pode ser iniciado logo após o término da leitura conjunta das obras de William Shakespeare.
Apoiado. Vamos comentar e curtir para a Tati notar a gente
Tati, vc precisa ler Tess dos d'Urbervilles do Hardy também.
Verdade. E esse livro tem uma excelente adaptação cinematográfica, dirigida pelo Roman Polanski
Os livros do Hardy costumam ser assim bem dramáticos mesmo kkk mas esse superou a todos
(14:23) Taty com certeza a cena mais triste que já li na minha vida toda... Porém amo esse livro, amo a escrita do Thomas Hardy. Depois de ler Judas já li outros dois dele, e são também desgraçeiras kkkk, mas nenhum tão pesado com Judas....
Bom dia Tati. Como as desgraceiras fazem parte da vida não fugirei da leitura 😂
Esse livro me arrebatou de um jeito... suas ideias pessimistas vieram ao encontro das minhas próprias de um jeito que nem sei explicar. Tornou-se um dos clássicos da minha vida, com certeza. Obrigada, Thomas Hardy por ter tido a coragem de escrevê-lo!
Estou lendo este livro agora, mas estou bem no começo... Vou me controlar e deixar para assistir este vídeo apenas após finalizar a leitura, para não tomar spoiler dessa tal "pior parte" 😶 adoro seu canal Tati!
Esse livro é o auge do pessimismo de Hardy, os livros anteriores dele, não chegam a tanto e são bem agradáveis. Longe deste insensato mundo tem até um final feliz
Bom dia Tatiana, esse livro teve uma importância em minha vida. Eu era muito jovem e estava em “ turning point.”
Me arrepiei inteira com a passagem mais pesada. Achei que nada mais podia me impactar e estou aqui chocada
O homem separado de Deus, não vence o mal . Esse personagem retrata como o mal direciona para a desesperança quem não reencontra sua identidade perdida na queda. Só se reencontra essa identidade em Cristo Jesus.
Cara! É muita gente falando desse livro agora. Vou ter que comprar... 😂😂😂
A edição da década de 70 caiu em minhas mãos recentemente. Achei o título da obra interessante, apesar de já ter ouvido por alto, e a resenha acabou dando-me vontade de ler a obra.
Comprei esse livro nos saldos da feira do livro de Porto Alegre em 2001. Devorei ele na época e lamento te informar que essa nuvem negra jamais vai deixar de pairar sobre você.
Sempre fico com o pé atrás quando a Tati não começa com "incrível", mas enquanto a ouço só aumenta a minha vontade de ler.
Esse livro foi o mais triste que li na minha vida. Só suportei a leitura, pois a escrita gramatical é perfeita.
Oi Tati!!! Esse livro estava na minha lista de leitura, mas depois da resenha, descobri que não estou na vibe de estórias tristes.
Tem o filme tbm. Com a Kate Winslet. A cena das crianças é chocante. Vi já tem alguns anos, peguei pela metade e não sabia do nome.
Ouvindo você falar do livro me lembrei imediatamente de Tess D'umbervilles. Agora me liguei que é do mesmo autor. Desgraça pouca é bobagem. Como amei Tess, esse vai pra minha lista também. BTW, amei te ou ir no Podcast do Vilela, parabéns!
Esse livro dói a vida toda, a cena da morte de judas então, é de amargar a vida, suas últimas palavras, li esse livro na adolescência e reli agora , sempre lembro de Marx quando penso nesse livro: Não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, ao contrário, seu ser social que determina sua consciência, Judas é esmagado pelas conveniências sociais, por mais que se esforce não pode fugir do seu meio, aqui o mérito não serve pra nada, e não sou marxista, mas esse parece um livro escrito por um marxista totalmente descrente da vida e da sociedade 😢
Embora vc tenha dito que seu canal é mais para leitores do que novos leitores no Inteligência Ltda, confesso que passei a ler de verdade através das suas resenhas. Muito obrigada pelo seu trabalho! A cada três vídeos, compro um livro rsrs. Beijos e muita sorte na sua vida! (Eu sei que você é ateia, mas desejo que Deus a continue abençoando =)
Estava ansiosa pela sua resenha de Judas, o Obscuro, Tati! Thomas Hardy é um dos meus autores favoritos.
Mais um excelente comentário, descortina o que é o romance e deixa ao leitor a escolha de lê-lo ou não.
Fiquei com uma tristeza durante dias depois de assistir ao filme que tem a Kate Winslet. Depois de um tempo li o livro, então o sentimento piorou!
Obrigada por contar sobre a pior parte, sou mãe e tinha acabado de começar a ler o livro rsrsrs vou deixar para outro momento. Resenha impecável, como sempre
Bom dia, Tati. Assisti em 1997 o filme baseado no livro com Kate Winslet. Tenho o livro também, de uma coleção que meu pai comprou lá pelos anos 70. Vou criar coragem e ler 🙂
Olá! Você recomenda o filme?
@@fernandagessoni905 então, eu assisti há muito tempo e lembro bem pouco. Mas acho que sempre é interessante assistir a um filme baseado em livro. Só não sei onde pode ser encontrado hoje em dia pra assistir.
Se eu pudesse, assistiria novamente🙂
O filme se chama Paixão Proibida em português e Jude em inglês.
@@heliojoserodrigues9928 isso 😉
Quando li, fiquei em choque no momento das mortes das crianças. Eu não estava preparada para isso. Nunca havia lido um livro tão pesado.
Obrigado pelo indicação. Achei um livro muito bom, tragico e pesado demais. Fica varias questoes, o problema é a religiao, o nilismo ou a vida libertina da mulher. Sonhos aqui nunca se cumprem, ao ponto que todos deixem de sonhar.
Apesar do livro ser pesado, adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler.
Um livro que eu não tenho nenhuma vontade de ler, assim como Uma vida pequena. De triste, já bastam muitas coisas que vivemos diariamente. 😵
Pensei que não teria um livro mais triste que uma vida pequena, parece que tem... É um tipo diferente de tristeza....
mulher, tava aqui d boa jogando the sims e te ouvindo. Parei de jogar the sims... to com 30 anos, morando com meus pais e desempregada, com muitos problemas d saber se continuo ou não vivendo sabe... a famosa crise dos 30, um monte de amigo meu casado, com filho etc etc etc... eu sou pos graduada, falo 4 linguas, parei pq meus pais adoeceram na pandemia mas, sabe a vida lá fora é tão ruim... tava nessas crises... ai eu te ouço.
Mulher, e eu achando que a minha vida era ruim... misericórdia, parei até pra escrever esse texto... nossa senhora. Minha vida não ta das melhores mas nossa senhora é só vixe atras de eita pra esse homem. Bom, obrigada! Não reclamo da minha vida mas quando pensar em reclamar, vou vir aqui e falar ok, do que eu tava reclamando mesmo? Nossa....
Thomas Hardy tem mesmo esse estilo pessimista ... Acredito que todas as obras dele são assim,pelo menos todos que li até hoje...Adoro❤
Vi o filme, essa cena nunca me saiu da cabeça, não tinha conhecimento do livro.
Em "a little life" o protagonista tbm se chama Jude. Eu gostei muito do livro. É pesado em todos os sentidos.
As leis mudaram e houveram avanços nas leis trabalhistas e apesar dessa nossa época ser uma das melhores em oportunidade de desenvolvimento, quanto a relação interpessoal, continua tudo igual . Casamento com a pessoa errada devido a precipitação, mulher achando que gravidez segura casamento, briga com ex, crianças maltratadas e doente mentalmente, gente hipócrita, talentos desperdiçados por falta de oportunidade ou de más escolhas que se faz na vida, familias desestruturadas e os descendentes seguindo na mesma vibe e por ai vaí
Esse livro é trágico demais. Essa nuvem negra tb ficou pairando em mim por uns dias a ponto de que até agora não tive coragem de ler outro Hardy.
Outro pessimista e o Balzac, mas, até onde li dele (apenas 1 livro, no caso, A Pele de Onagro) é de uma forma diferente, que me fez me interessar mais pela obra do autor. Mas já estou me preparando pra encarar Ilusões Perdidas, acreditando que tb virá uma tristeza atrás da outra haha
40 minutos de Tati no domingo... delicinha. 😊
Essa é sem dúvida uma leitura doída! Dói e dói muito... Li há alguns anos por aquele clube de livros e te falo que no começo eu não dei tanto valor pq era tudo muito amargo... triste! Depois de anos eu sempre me pego pensando nessa história....
Um detalhe interessante, nessa parte das crianças mortas, o filho mais velho escreve o recadinho com um "erro" ortográfico, ""[...] fiz porque somos muintos. [...]", o que eu interpretei como sendo a simplicidade da criança diante da monstruosidade da realidade. Dói, gente!
Terminei de ler. Pobre Judas! Torcia, mesmo sabendo do título, "obscuro". E a resposta do personagem acadêmico que Judas permenecesse em seu ofício e deixasse os sonhos... triste demais.
Eu ia assistir o vídeo, mas como vi que já tem spolier mesmo sendo avisado antes, eu vou deixar pra assistir depois. Livro na lista de compras já. Obrigado Tati por apresentar esse livro.
Lembrando também que "até que a morte os separe tem também algumas variantes". Judas em seu primeiro casamento foi enganado o que já caracterizaria uma possibilidade de anulação dos votos. Se ele colocou esse fato na narrativa creio que ele sabia disso, e talvez o protagonista também, só que ficou inerte perante a sociedade.
estranhamente, me identifico com esse personagem, e percebo que histórias assim são na verdade a maioria.
Como faz?! Agora quero ler 😳
Tati, seu cenário está mais lindo que nunca 🥰
Tati eu já tinha ouvido falar que esse livro era pesado mas depois da sua resenha ímpar, está decidido: jamais lerei. Muito obrigada sempre.
Tati. Uma dica é você colocar capitulos no videos uma parte sem spoiler e uma com spoiler.
( digitando tremendo depois que voce contou o plot do livro )
Mas ainda assim quero ler o livro kkkk
Li este incrível livro em 2021. Com certeza faz parte da literatura mundial.
14:25 Foi sim o mais pesado que já li em minha vida, e olha que leio livro forte. Daria pra estar tranquilo no mês do horror. Os de não ficção que achei inesquecíveis foram Treblinka, Contos de Kolimá e As boas mulheres da China.
Gente, eu jamais, repito, JAMAIS conseguiria pular um spoiller da Tati!! Hahahaha é muito bom e eu sou curiosa pra caralh0, mesmo que eu queira ler o livro que ela tá falando 😂
Não é o assunto do vídeo, mas suas floreszinhas no fundo estão lindas 😍
Oi, Tati! Guardadas as devidas proporções, você acha que "Judas, o obscuro" é tão forte quanto "Meridiano de sangue"? Caramba, quando terminei de ler esse último, fiquei perturbada por um bom tempo. ...
Nunca esqueci essa cena.
Essa passagem que você citou faz parte da Bíblia, especificamente do Novo Testamento. Ela aborda a diferença entre a antiga aliança, representada pela "letra", e a nova aliança, representada pelo "Espírito". Vou explicar o significado dessa passagem:
Antiga Aliança ("a letra"): A antiga aliança refere-se principalmente à lei dada por Deus a Moisés no Antigo Testamento, incluindo os Dez Mandamentos e todas as outras leis e regulamentos encontrados nos livros do Pentateuco, como Êxodo e Levítico. A "letra" aqui se refere ao cumprimento estrito dessas leis e regulamentos. O apóstolo Paulo está argumentando que, sob essa antiga aliança, seguir rigidamente a lei não é suficiente para a salvação espiritual. Ele diz que "a letra mata", o que significa que simplesmente cumprir a lei não traz vida espiritual.
Nova Aliança ("o Espírito"): A nova aliança, por outro lado, é representada pelo "Espírito". Isso se refere à graça de Deus e à salvação através de Jesus Cristo, que é enfatizada no Novo Testamento. De acordo com Paulo, a nova aliança não se baseia em seguir regras estritas, mas na fé em Jesus e no poder transformador do Espírito Santo. Ele diz que "o Espírito vivifica", o que significa que a fé e a relação com Deus por meio do Espírito Santo trazem vida espiritual e reconciliação com Deus.
Em resumo, essa passagem destaca a mudança na forma como as pessoas se relacionam com Deus, passando da rigidez da lei para a liberdade e a vida espiritual pela fé em Jesus Cristo e pela orientação do Espírito Santo. É uma das muitas passagens na Bíblia que enfatizam a importância da fé e da graça em contraste com a mera observância legalista.
Tati du céu, passo, viu?! Kkk
Tá amarrado em nome da ficção!!!😂
Sem estrutura para lidar com essa narrativa 😅.
Vc é uma guerreira literária!❤ Te admiro pacas!!!
Gente, que livro bagaceira, mas mesmo assim me despertou a vontade de lê-lo.
Li esse livro quando foi enviado pela TAG(clube de literatura) e não senti esse mal estar. Então, preciso ler novamente, depois da sua contextualização sobre o autor e escrita da história. Gratidão Tati 😊
Super recomendo Tess dos D'urbervilles.
O retorno do nativo.
Longe deste insensato mundo.
Sob a árvore verdejante
Excelente vídeo!! Nao tenho saúde mental pra essa leitura no momento 😅😅
A humanidade, quando retira Deus de sua vida, tem uma trajetória de desesperança, como diz Paulo, o apóstolo, comamos e bebamos que amanhã morreremos, ou seja, dê vazão a todos os seus instintos e deixa rolar.
Esse foi um livro que comecei adorando e terminei odiando, tenho um outro livro do autor aqui, mas ainda não superei o ranço pra pegar ele
Não tem como...melhor canal de literatura.
Tati, faz pouco tempo que te sigo, mas estou adorando.
Seu comentário me fez lembrar de um livro que li há anos atrás.
O Silêncio das montanhas.
Onde uma menina derruba propositadamente sua irmã de uma árvore, simplesmente por inveja e ciúme.
Como aquela cena me chocou aff!
Tati,li aos 16 anos ,em inglês,quando cursava a Cultura inglesa no Rio de Janeiro.À época ,não havia você,e eu não tinha maturidade e experiência /bagagem cultural para uma compreensã plena,apenas as análises em inglês.Li tb outro 2 livros de Thomas Hardy,até mesmo para fazer a prova de Cambridge,pois na época uma das etapas das provas incluía literatura. Beijos,obrigada.Vou reler.❤
Tati, “a letra mata” tbm pode ser a lei sendo imposta de fora pra dentro, como os fariseus que “impunham” a lei, mas não viviam ela. É uma lei que destituída da Graça que vem com o Novo Evangelho.
Estava ansiosa por essa resenha❤ que livro e que coragem do Sr Hardy
Gente do céu! Eu tinha uma resistência de ler esse tipo de livro mas depois de ler Uma noite na Taverna (indicado por você), tenho tido sempre uma curiosidade mórbida pra ler essas tragédias. Fiquei curiosa.
A Velha Aliança tinha seu foco no pecado e na condenação decorrente, e isso foi concretizado e perfeitamente consumado em Jesus Cristo. A Nova Aliança, conduzida pelo Espírito de Deus a partir do coração do homem, foca-se na produção de vida, caracterizada pela prática do amor de Deus e da fé em Jesus, num ambiente de esperança, liberdade e santidade que o foco da lei simplesmente não tinha como contemplar.