Alô, Rafael Galdeano ! Essa mensagem é para pedir-lhe desculpas pela grafia errada de seu nome no vídeo. Percebemos o problema agora, fizemos a edição no descritivo do texto, mas não conseguiremos fazer no vídeo sem retirá-lo do ar. Novamente, minhas desculpas. Um grande abraço ! Fernando Belchior
Alo Fernando, a edição pode ser feita por meio de adição de um aviso em cima do nome depois do video colocado no ar. Aquela "caixa branca" que aparece em alguns videos, acho que vc sabe do que se trata.
Olá, Fernando Belchior - Marcenaria Fina tudo bem, quando poder de uma olhadinha www.formigueiroappservicos.com.br Aplicativo de Serviços Solicite seus Orçamentos Ofereça seus Serviços Formigueiro App Serviços www.formigueiro.app/cadastre
É prof. Vc disse tudo, mão de obra qualificada é tudo, trabalhei 20 anos como prensista em metalúrgica, eu era especializado com todos os cursos do Senai, trabalhei com prensa excêntrica, hidráulica, e pneumática, fora os estamos progressivos e outras coisas mais, trabalhei com solda ponto, torno, retifica de furo, retifica plana, fresa, estoque de matéria prima, estoque de peças, inspeção de qualidade, montagem regulagem e aprovação de máquina de sinterização, obs: peças feiras de pó, ferro, bronze, inox, etc, trabalhei muito e por isso sigo um cara como vc, vc é um espelho pra mim, abraço já falei demais.
Obrigado Fernando Belchior ! Por você trazer para nós conhecimento da vida dos marceneiros fora do Brasil . Isso tudo é muito bom . Mas o melhor é nós podermos contar com você aqui no Brasil para nos passar informações tão importante . Obrigado Fernando Belchior .
Alô, Borges ! Muito obrigado por sua mensagem !!! É bom olhar o que é diferente da gente, para que possamos melhorar.... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, ótimos esclarecimentos. Você aborda as diferenças dos profissionais no Brasil e no Canadá . Realmente são ótimos profissionais. Você não abordou o fato de que eles dispõe de ótimas ferramentas dedicadas a cada tarefa específica a preços extremamente baixos. Quanto aos carpinteiros serem mais rápidos deve-se ao fato das estruturas dos telhados serem padronizadas e, frequentemente eles têm apenas que montá-las..As madeiras são mais brandas e ninguém faz tesouras com serrote. Há ferramentas elétricas para tudo.
Digamos que os gringos pagam um preço justo pelas suas ferramentas, enquanto aqui somos extorquidos até quando compramos medicamentos.... Para termos ideia carpinteiros quase não precisam de martelo, e ótimos martelos especializados, quase tudo montado utilizando ferramentas pneumáticas. Um dia chegamos neste nível. Abraço!
Alô, Nery ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se eu queria causar incômodo - será que foi o caso ? - pelo jeito, consegui ;-) ... Se você me permite, vou fazer uma brincadeira com você. Conhece aquele ditado : "Não sei se o pato é macho, quero saber é do ovo !" ? Pois bem. Podemos enumerar n+1 causas mas, se não agirmos para mudar a situação, continuaremos atrás. O que devemos fazer para aumentarmos a qualidade, a originalidade, e a produtividade no que fazemos ? ;-) Eu diria, se você me permite, sugerir que tudo começa por : 1 - reconhecer que existe um problema; 2 - perceber a necessidade de mudar algo,- para obter um resultado diferente (melhor); 3 - acreditar que é possível mudar. Que tal ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Laércio ! Muito obrigado - como sempre - por sua mensagem !!! Você já se perguntou por que pagamos caríssimo por ferramentas de pior qualidade ? Por que será que as coisas são assim ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, boa noite. Você não causou absolutamente nenhum incomodo, muito pelo contrário. É um prazer a possibilidade de diálogo; pois é assim que aprendemos e crescemos. Este é o processo de resolução de problemas: reconhece-lo, analisa-lo e propor a solução mais adequada. Abraço. Nery. neryleite@gmail.com
Ótimo! As escolas do sistema “S” (Senai) deveriam oferecer esses cursos efetivamente. Hoje estão cobrando por tudo sendo que as empresas custeiam. Aqui na Baixada Santista tem de marcenaria. Mas no caso do de soldador, eles dividem tanto os tipos de solda e com preços tão diferentes que fica bem difícil de se poder fazer.
Mestre Fernando, boa noite. Tenho 52 anos e, agora, próximo à minha aposentadoria, comecei a eleger como hobby a marcenaria. Neste recente envolvimento, me infiltrando no meio através desta maravilhosa internet, pude perceber o quanto de qualificação exige este mister. Ignorância minha que não observava o devido valor desta ciência. Acredito que tal ignorância seja o esteriótipo imperante no Brasil que, diferentemente dos EUA onde a carpintaria impera na construção civil comum, a alvenaria nos afaste destes conhecimentos. Possível razão, ao lado da economia, desta menor valorização.
Alô, Otávio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Conversa interessantíssima. Se você me permite discordar, não creio que sejam os tijolos os responsáveis pelos nossos problemas na marcenaria ... Outras causas, creio eu. Assunto para muita conversa ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Realmente no Brasil a coisa é bem difícil vendo por todos os lados , porém sem sombra de dúvidas vc chegou para mudar esse quadro pois falo sem medo de errar , na minha humilde opinião vc é um dos poucos profissionais que faz um trabalho digno de aplausos meus parabéns pela sua iniciativa em transformar a nossa marcenaria num ambiente melhor e mais evoluído . Obrigado sempre.
Eu sempre assisto, vídeos de marcenaria americana, tanto hobby, ou profissional, e vejo a qualidade das máquinas, ferramentas, e acessórios, é surreal, e incríveis. Enquanto no Brasil, oh my gosh!
@@thiagosc5973 Cidadão, você sabe interpretar texto? Em algum momento, eu me referi a mão de obra, ou me referi, aos maquinários e as ferramentas? Eu acompanho os canais de marcenaria, do Japão, Rússia, Itália, Estados Unidos e outros. Fica em paz
@@thiagosc5973 eu tenho conhecimento, dos Profissionais da marcenaria, do Brasil. Ficamos abaixo só dos Japoneses. Ah! Sou um Hobista, apaixonado por marcenaria Abraço
É, mestre Fernando, como sempre comentários bem ponderados e avaliações bastante precisas. Algo com que me deparo em nosso país, seja em marcenaria (em que ainda sou neófito), seja no ensino (minha outra paixão, essa profissinal), é a rapidez com que as pessoas querem aprender as coisas e executar as coisas que mal aprenderam. A falta de procedimentos na execução do trabalho também é notória, não é raro encotrar pedreiros, carpinteiros, professores, médicos, enfim, escolha a profissão aí, querendo decidir o que fazer na hora em que estão fazendo, não tem como dar certo! Falta ritualização das nossas práticas profissionais. Você, mestre Fernando, como um dos poucos marceneiros nesse país com formação acadêmica e habilidades gerenciais tem contribuindo bastante para mudarmos essa cultura do improviso, a cultura do nosso famoso "jeitinho". #pelofimdagambiarra Um forte abraço
Quando vc falou em segurança , lembrei logo do recado que Norm Abrams fala quando começa todos os vídeos dele !... Agora entendi pq ele sempre trabalha sozinho e em um ano bem diferente desse que vivemos ....gosto dos vídeos do The New Yankee workshop justamente pelos pontos que vc mencionou sobre equipamentos, qualidade, segurança e produção ! Recomendo a todos depois procurar no RUclips por ele ! Programa da BBC no final dos anos 80 aos início nos 90 ....!
Fernando muito obrigado por colocar a sua experiência conosco. Gostaria muito que fizesse um vídeo falando sobre as madeiras características de cada região e o que se pode fazer com elas.
Belchior tudo bem? Tenho 44 anos sou 1/2 oficial marceneiro eu era gerente de supermercados e decidi aprender a profissão nao esta nada fácil mas quando trabalhei em casa sozinho fabricando pequenas peças foi a melhor fase da marcenaria embora conheci muitas pessoas 100% mas um unico mestre marceneiro Seu Luiz nota 1000
Muito bom o tema abordado. É exatamente o que é a marcenaria aqui no Brasil. Sou robista e acompanho a marcenaria americana. A qualidade, máquinas e recursos são muito interessantes. Mais tem muita gente boa por aqui. Vc é um deles. Sou fã de seu trabalho.
Alô, Miqueas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Qualquer ser humano, bem educado e treinado, e' capaz de fazer coisas incriveis. Precisamos fazer as escolhas certas para pararmos de atrapalhar a n'os mesmos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Vídeo fantástico, obrigado Fernando. Infelizmente o que realmente falta aqui no Brasil é o treinamento técnico formal de qualidade. Como amador dessa área já por diversas vezes fui atrás de cursos de marcenaria e sempre me frustei nas minhas buscas. O que a gente encontra muito são cursos online, que, assim como qualquer vídeo no RUclips ajuda, mas sendo bem honesto são somente "quebra-galhos" pois realmente nada substitui uma aula presencial nesse caso. E assim a gente vai seguindo em frente, mais errando do que acertando, e levando um tempo imenso para desvendar pequenos detalhes e técnicas que poderiam ser elucidados em um instante por um instrutor ali no tête-a-tête em uma oficina de treinamento. Isso sem contar o acesso que se têm nos países de primeiro mundo a ferramentas de altíssima qualidade por valores justos e acessíveis. Mas sendo tupiniquins, essa é a realidade com a qual temos que viver. Gostei também muito do enfoque que você imprimiu nesse vídeo no sentido de desmistificar essa falsa crença que muitos brasileiros têm de que migrar para um desses países é a solução definitiva para resolver a vida. Você mostrou de uma forma muito honesta e objetiva que se o cara não tiver formação, muita dedicação, amor ao ofício, e ainda assim, não conseguir compreender que por melhor que sejam as condições, vai ser apenas mais um trabalho para ganhar o pão de cada dia, ele pode se mudar para onde quiser que as coisas não vão funcionar. Também trabalhei por 20 anos em uma empresa Americana, e apesar de durante todo esse tempo nunca ter estado nos EUA, ainda assim tive a oportunidade de conviver "online" diariamente com vários Americanos, e sei que, ao contrário do que muitos fantasiam, a vida lá é igualmente difícil e de muita luta diária, como é para nós aqui. Meus parabéns pelas suas colocações!
Mestre Fernando, bom dia! Belíssima e inspiradora sua história de vida! Vc conclui o vídeo com uma palavra chave: CULTURA. É esta a diferença que ancora nosso país onde estamos. Fico com uma ponta de inveja - no bom sentido - da sua oportunidade de conhecer o Canadá, e não sei voltaria para cá após conhecer uma civilização mais evoluída que nosso país... Mais uma vez: obrigado pelo seu tempo e por compartilhar sua experiência, e parabéns pela didática!
Alô, Carlos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A verdadeira parada e' a gente fazer desta terra uma terra t~ao boa quanto as melhores ... Vamos juntos ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Meu sonhos des de criança foi ser marceneiro, hoje sou meio oficial, um dia vou ser um marceneiro como você com tantos conhecimentos asim, pretendo fazer um curso com você, ainda nao tenho condições financeiras, mas deus a de abencoar e eu vou ter ... Um grande abraço gustavo bueno
venho ti acompanhando ha algum tempo, e estou notando uma melhoria muito acentuada nos seus videos, em todos os aspectos, meus parabens, abraço grande e sempre no teu rastro.
Fernando, palavras importantíssimas que contribuem muito para o crescimento da marcenaria e profissional/pessoal, sem informação dedicação não se atinge excelência, você agrega muito a todos que querem fazer aquilo que realmente importa além de um simples fazer, o caminho é importante e é nesse processo que se deve buscar o conhecimento, a prática a repetição só trarão um produto de alto nível se a pessoa tiver conhecimento e informação, nosso país precisa mudar essa postura que pode ser na raça, ninguém evolui na raça, o mundo evoluiu através do conhecimento que trouxe novas descobertas, obrigado por dividir suas experiências.
Alô, Francisco ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Concordo 1.000 % (se e' que tal coisa existe ;-) ...) Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando! Parabéns pela sua explanação, embora sendo Engenheiro, tenho paixão pela marcenaria, haja vista iniciei a minha carreira no Senai no curso de Modelação de Fundição. Como vc por razões de ofício, atuei em vários projetos internacionais conhecendo o dia a dia de profissionais na minha área. Um dos aspectos que me chamou muita a atenção é a valorização da sociedade em relação aos quesitos profissionais de um indivíduo, principalmente na Alemanha. Vc conseguiu passar isto com precisão Suíça em relação a marcenaria. Espero que possamos ver no nosso país estes valores incrementados. Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Alô, João ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Escolhemos o caminho da marcenaria como nosso ofício, fonte de geração de recursos para nos sustentarmos. Aliado a este objetivo, temos outros : - elevação do nível de conhecimento e exig^encia do p'ublico consumidor sobre produtos de madeira; - elevação do nível de conhecimento dos profissionais de marcenaria. Esperamos, com isso, trazer bons resultados para o nosso pa'is. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Certamente já esta trazendo resultados para o País! É um trabalho de formiguinha, porém se cada qual adicionar ... que seja um grama de dedicação e seriedade, teremos uma nação melhor. Profissionalmente, a minha paixão é a Engenharia mesmo, que sempre atuei com muito esmero, portanto consigo perceber isto nitidamente em vc. Forte abraço
Alô, João ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fui engenheiro - ou algo parecido com isso - durante alguns anos. Quando fazia minha graduação em Engenharia Mecânica, minha paixão era pelas assim chamadas "drogas pesadas" - Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Transmissão de Calor e Massa. A vida, ou minhas escolhas quando tiveram que ser feitas, me afastaram dessas ciências, e trabalhei sem perceber por muitos anos fazendo coisas das quais pensava gostar. Num determinado momento da vida, chamado a fazer mais uma vez uma escolha, decidi pelo coração, pelo chamado, e me vi marceneiro. Muito menos dinheiro e prestígio, mas com felicidade em fazer o que faço. É isso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando, excelente vídeo, bem esclarecedor... Quando vc falou sobre os carpinteiros americanos, lembrei que no canal RR Buildings aqui no RUclips, o pessoal trabalha muito rápido e com peças e processos padronizados, mas a alta produtividade deles não estaria também ligada ao fácil acesso a ferramentas de ponta com preços relativamente mais acessíveis? Para nós aqui, qualquer ferramenta Makita, por exemplo é sinônimo de ostentação, enquanto p/ os gringos, ferramentas Ryobi e Milwaukee são tão comuns quanto as nossas black&Deckers linha hobby. Forte abraço e SUCESSO sempre!
Alô, Leandro ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A indispobibilidade de ferramentas boas, e os pre'cos extrosivos das boas ferramentas, e' , na minha opini~ao, n~ao a causa real.... Por que nossas ferramentas s~ao t~ao ruins e/ou t~ao caras ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeo Mestre! Muito obrigado pelo conteúdo compartilhado... Na minha cidade tinha uma oficina do SENAI que fechou, era o melhor que tínhamos em escola de marcenaria. Na Fucapi tem o curso de design mas que também a instituição estava em sérias dificuldades. Abraços!!
Alô, Samuel ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O Senai já teve várias escolas de marcenaria, algumas de excelente qualidade. Infelizmente, a baixa procura pelos cursos de marcenaria fez com que muitas fossem fechadas. Quem sabe esta situa'c~ao n~ao mude com o tempo ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
meus parabéns por sua explanação técnica nesse campo de confecção de obras de artes, realmente, tenho observado que as marcenarias europeias, parecem uma butique, em organização, limpeza, maquinário, e instrução, e aparência dos profissionais, um abraço grande e sempre no seu rastro.
Alô, Jer^onimo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nada nos impede de fazermos o mesmo. Vamos juntos ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mestre dos magos da woodworking sábio vídeo onde mostra a fonte por onde começar perfeito, meu Pai na década de 50 estudou na Marcenaria da escola Getúlio Vargas em São Paulo diz ele que a técnica que aprendiam na época já era dos Americanos e Japoneses o pouco que sei sobre Marcenaria e Carpintaria aprendi com ele, Pois mas em 1959 ele entrou na Aviação Onde até Hoje ele trabalha e até hoje o Hobby é Marcenaria e eu Também sou da Aviação porém Marcenaria é meu Hobby. Como sempre o melhor Woodworking do Brasil.
Video excelente! É sempre bom ver profissionais de alta categoria como você falando de marcenaria. Sou arquiteto e tenho paixão por marcenaria, seria um sonho ter este tipo de atividade, na marcenaria, também no Brasil. Acredito que tudo leva a isso por aqui também! Muito Obrigado pelos videos e seu conhecimento Fernando Belchior!
Coloca nessa conta a diversificação e disponibilidade de ferramentas de primeira linha a preço justo, sem essa roubalheira de impostos daqui. Com as ferramentas adequadas, é possível criar processos de produção padronizados e ganhar produtividade. Aqui nas obras de grandes construtoras, o carpinteiro ainda usa serrote e martelo, nas nossas pequenas marcenarias, o amigo pequeno marceneiro não tem acesso a uma ferramenta de qualidade por conta dos impostos absurdos...essa ferramenta de qualidade vai dar um resultado de qualidade. Sou defensor da ferramenta boa, trabalho bem feito, mas entendo que o abismo que existe entre aqui e lá (EUA e Canadá) é gigantesco.
Vendo esse vídeo e observando vc falar da qualidade e precisão dos trabalhos lá fora, me retornou no tempo e lembrei de uns fatos. Aqui na minha cidade, é comum depararmos com construções do final do século XVIII e faço uma observação: Já observou que o brasileiro esta DESAPRENDENDO os trabalhos manuais? Nos séculos pretéritos, nossos conhecimentos e habilidades, eram ensinados por imigrantes - europeus e africanos. As construções datada dessa época eram todas de tijolos maciços e eram grandiosos projetos executados com extrema maestria, sempre rica em detalhes. Coisa que não encontramos mais. A marcenaria em madeira bruta era algo à parte. As cristaleiras que decoravam salas de grandes fazendas, os altares religiosos. Basta visitar as cidades barrocas do interior de MG e GO. Recentemente visitei uma cidadezinha bucólica no interior, reduto de grande tradição na construção de carros de boi e ferramentaria forjada ...o único ferreiro vivo, com tanto conhecimento, mas que segundo ele, ninguém quis e quer aprender nada, já está idoso. Estamos desaprendendo muitos ofícios. É um prazer imensurável assistir vídeos do seu quilate. Um Abç.
Alô, Gilmar ! Muito obrigado por sua mensagem !!1 Quando as pessoas perguntam sobre marcenaria e falo a respeito, as pessoas educadamente ouvem e fazem comentários sobre o que chamam de arte (com o que concordo) - pensando que não há forma de fazer dinheiro através deste ofício. O fato é que tudo o que fazemos - que é a forma como escolhemos construir o nosso sustento, trabalhando para fazer a marcenaria crescer no Brasil - é fruto da visão de que o país tem um imenso potencial de produção de madeiras e produtos correlatos, e isso demanda a construção de uma indústria da madeira, com conhecimentos que abrangem várias áreas : - seleção e plantio das espécies apropriadas; - consorciação do plantio de florestas com exploração por outras indústrias (criação de gado, turismo, etc,); - uso da madeira como elemento construtivo; - design; - processos de marcenaria (usinagem, colagem, acabamento, conformação); - gestão de produção; - marketing; entre outros. Se tomarmos as decisões corretas e tivermos tempo, esperamos ter um impacto positivo para o nosso país com nossas atividades. Por exemplo, exportando design, ao invés de, simplesmente, exportarmos madeira. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Cartola ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Longe de pensar que era um caso de esquizofrenia, ou de múltiplas personalidades ... foi apenas uma brincadeira. Minhas sinceras desculpas se o incomodei com ela.... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando tudo bom.?. Tenho uma dúvida que é o seguinte: sei que a serra circular que você utiliza não inclina o eixo com o disco, a minha também não inclina, então qual alternativa vc utiliza ou que possamos utilizar quando precisarmos fazer um corte em ângulo que necessite de uma máquina com inclinação.?. Forte abraço amigo tudo de bom.
Alô, Marcílio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Usamos uma das soluções abaixo : 1 - cortamos com uma serra meia esquadria da qual dispomos na oficina, que dispõem de ajuste de ângulo em dois planos diferentes. Obs : sei que esta resposta não vale; 2 - quando se trata de cortes a 45 graus e a espessura da peça permite, usamos um gabarito de corte a meia esquadria do qual dispomos para as esquadrejadeiras; 3 - construímos gabaritos específicos de apoio das peças. Esse gabarito pode ser um gabarito "universal" - algo como uma rampa, dotada de dobradiças, com ajuste de ângulo nas duas laterais, para que você adote a inclinação que quiser. Se não ficou claro, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina é, realmente não ficou claro. A minha única máquina é a serra de bancada, porém cortar em ângulo na espessura da peça continua sendo um desafio.
No meu caso necessito apenas de corte em 45 graus, procurei no RUclips mas dispõe poucas informações, também procurei no seu canal, mas também não achei.
Olá Estou iniciando nesta fascinante profissão. Quando criança ficava fascinado pelas ferramentas de meus tios...e encantado com os móveis e objetos feitos em madeira...cresci e acabei me tornando professor universitário, algo que também adoro...mas hoje aos 53 anos decidi virar a mesa e dar vida a algo que estava há algum tempo pedindo passagem. Por alguns motivos, algo que vi e ouvi de marceneiros experientes que abriram mão da madeira e se entregaram ao MDF e seus parentes, me vi na contra mão...e ao conhecer seu trabalho me veio um banho de energia para continuar a buscar formação naquilo que você chama de Marcenaria Fina...obrigado pela inspiração!!! Abraços
Olá entendo perfeitamente o que vc falou, eu lido com a marcenaria por hobby .. um tempo atrás pedi para um marceneiro fazer estante de 6 metros de largura e cabeceiras de camas, na época até pensei em eu executar mas precisava para ontem . O que vi na montagem foi uma surpresa. As montagens eram na base de cola INSTANTÂNEA e parafusos, 100% em MDF . Não usou nenhuma encaixe nem cola de pva ( de madeira), praticamente um Lego. Um dia que precisar desmontar , vai ter que jogar fora. E as "marcenarias" cobram uma fortuna. Dizem que a Ikea não quis vir pro Brasil porque o produto deles eram considerado luxo por aqui e a filosofia deles não é isso. Lá no exterior é para povão, porém de qualidade.
Boa noite meu amigo eu como carpinteiro e admirador de seus trabalhos , se possível gostaria de ver sua opinião sobre carpintaria de alto nível e marcenaria de alto padrão afinal são funções que envolvem madeiras porém ainda vejo uma enorme diferença entre elas desde já muito obrigado grande abraço
Alô, Juninho ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Posso lhe mostrar exemplos de obras de carpintaria feitas com apuro de marcenaria fina ... Que tal ? Mas vamos falar deste assunto... Pedido anotado !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mais uma vez muito obrigado pela atenção é que tenho muito apreço pela minha profissão e seus vídeos sempre são de grande importância para indicar um caminho certo a seguir grande abraço meu amigo
Al^o, Juninho ! Muito obrigado por sua resposta ! Ja' viste os carpinteiros japoneses ? Desde ja', muito obrigado por sua resposta. Um grande abra'co ! Fernando Belchior e equipe.
No nosso país tudo é mas difícil por conta de tudo isso aí q vemos acontecer com a corrupção e por nós tbm pq aceitamos quietos, tenho 35 anos, estou no ramo da marcenaria desde dos 12 anos, gosto de está sempre aprendendo boas técnicas e técnicas novas, já estou escrito no canal e sempre q tiver coisas novas estarei de olho, obg e boa noite a todos...vlw
Alô, Wallan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para obtermos resultados diferentes, temos que fazer diferente. O que temos que mudar ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina No meu caso q apesar de ter muito tempo no ramo, e só agora com pouco mais de dois meses q graças à Deus conseguir montar minha pequena fábrica de móveis planejados, oq estou procurando fazer de diferente é, um excelente atendimento ao cliente, uma boa produtividade com rapidez porém sempre com muita qualidade, com entregas sempre antes do prazo previsto e combinado, aperfeiçoamento de técnicas de fabricação, montagem e acabamentos, usando oq de melhor tenho a disposição na cidade em relação a matéria prima (infelizmente não é uma grande variedade) e procurar sempre está adquirindo oq de melhor tenha de ferramentas e máquinario pra uma produção rápida e com qualidade...tem outras coisas mas seria preciso muito mas linhas escritas, mas por enquanto tá bom e muito obg....
Olá. Parabéns pelo seu canal e por sua didática. Muito explicativo seus vídeos. Gostaria de pedir um vídeo com explicação sobre técnicas para dobrar madeiras. Trabalho com produção de instrumentos, e esse tema pra mim é sempre um desafio....
Alô, Samba ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Adoro curvas e, assim, madeira dobrada. Seu pedido foi anotado e faremos vídeos sobre este assunto. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
pra eu fazer um curso de marcenaria conceituado, vou ter que passar uma temporada ai na sua terra, porque aqui em são gonçalo, rio de janeiro, eu não conheço, abraço grande sempre no seu rastro
Alô, Jer^onimo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Quem sabe n~ao criemos as condi'c~oes para fazermos um curso ai' ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando ! Infelizmente, o Brasil não tem equipamentos adequados para realizar os trabalhos que são realizados no EUA... Os caras são feras na marcenaria ! O que nos falta aqui, são equipamentos de qualidade !
No Brasil existe muitas ferramentas boas porém com preços que são muito fora da realidade de nos trabalhadores, a cada Tupia ou serra circular de qualidade vai um salário mínimo, fora o pior que na minha opinião é a cultura do fazer o mínimo aceitável ( as vezes nem isso).
Alô, Ueliton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Em breve. Tenho um projeto para executar. Farei-o e o filmarei. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando pela explicação muito coerente e verdadeira. Tem um programa na tv a cabo no canal Animal planet que o nome é cadas na árvore,por lá da pra ter uma idéia da qualidade dos serviços dos caras. Obrigado. Ah e mais uma pergunta você poderia me indicar um livro em português sobre marcenaria? Mais uma vez obrigado.
Alô, João ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Há muitos anos, procurei boa bibliografia sobre marcenaria em Português e não encontrei. Isso não significa que não existam bons livros em Português - devem existir - mas apenas que, quando fiz minha busca, não os encontrei. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, neste vídeo você faz referencia ao conhecimento de uma pessoa sobre dobra de Madeiras. Você pode me explicar o que é dobra de madeira. Obrigado.
Alô, Theo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos uma clara divisão entre dois mundos : o das coisas físicas, e o das coisas digitais. Nestes dois mundos são gerados produtos - como, por exemplo, uma cadeira Adirondack, e o Whatsapp. No mundo das coisas físicas, a menos dos processos químicos, de mudança de estado, etc., ou seja, naquele onde se tem processos que lidam com a matéria, temos sempre processos que estão fazendo uma das 3 coisas abaixo : a - tirando material - por exemplo, quando usinamos um furo, ou cortamos um contorno numa peça de madeira; b - colocando material - por exemplo, quando aplicamos verniz em um móvel; c - mudando a forma, sem tirar ou acrescentar nada - os processos de conformação. Nos processos de conformação, conheço (embora possam existir outros) 5 maneiras de dobrar a madeira : 1 ) curvatura por execução de cortes (kerf bending); 2) curvatura por laminação (bent lamination); 3) curvatura por tubo quente (hot pipe bending); 4) curvatura no vapor (steam box bending); 5) curvatura com amônia. Assim, dobra de madeira é alterar a forma de uma peça sem remover ou acrescentar material, usando um dos processos acima (ou a combinação deles). É isso. Qualquer dúvida, me acione ! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Resumindo, estamos anos luz atrasados. Infelizmente as empresas não investem em ferramentas aqui no Brasil, as mais TOPs que temos aqui, lá fora são para hobbystas. Se quisermos ferramentas e maquinários há nível de Estados Unidos e Canadá, tem que ser um alto investimento que um profissional recém formado não consegue adiquiriu, a menos que tenha um bom dinheiro para investir. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Alô, Cristiano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para provocar o pensamento : o que os países que têm tecnologia muito mais avançada do que a nossa fizeram de diferente que tenha permitido a eles serem muito mais desenvolvidos do que nós ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Gaspar ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode, por favor, explicá-la ? Desde já, muito obrigado ! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
vc tem cara de ter sido um bom arquiteto, em no caso desse ter sido em perth que vc fez o curso mestre, e uma cidade boa tb pra fazer curso com bom amplo campo de trabalho só falta dinheiro pra ir pra la é vermont fronteira com canada, mas o que a de melhor em marcenaria fina ta por aqui mesmo abraços
Alô, Gaspar ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O processo que conheço que vi deixar a madeira ultra lisa e brilhante aconteceu durante um curso de acabamento que fiz. Houve, se minha memória não falha, lixamento da madeira até lixa 220 e, depis, aplicação de base e verniz poliester, com lixamentos e polimentos até lixa equivalente a 4.000. A superfície da madeira parecia ter uma placa de vidro de 10 mm por cima. Coisa de louco ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Cara, você é um mestre mesmo, seria uma honra fazer um curso com você, pena que moro em outro estado e minhas condições não permite ir até seu estado. Para bens.
Itamar, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Já vi vídeos do Michael Fortune no RUclips, mas ele não tem, até onde sei, um canal. Há um vídeo sobre o Adrina Ferrazzutti no RUclips. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sr Belchior, tem curso básico online pra torno madeira. Sou apaixonado por essa arte agora aposentado estou comprando um torno pequeno e desejo aprender o mínimo. Se tiver serei seu aluno,
Alô, Marilho ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Infelizmente, nao. Eu os faria usando uma furadeira horizontal ou, dependendo da profundidade, uma tupia eletrica portatil com gabarito. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando! Você poderia fazer um vídeo indicando uma bibliografia (em português ou em inglês) que você considera essencial para quem quer fazer marcenaria de qualidade. Um forte abraço!
Alô, Iuri ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Veja, por favor, o vídeo abaixo : ruclips.net/video/jlXChdfZMhc/видео.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando parabéns pelo trabalho... Tenho uma dúvida, é possível usar madeira para fazer peças mecânicas, por ex: engrenagens, polias etc. Desde já muito obrigado 🙏🙌
Wanderson, alô ! Muito obrigado por sua mensagem, que acabo de ver. Oferecemos cursos em nossa marcenaria. Caso tenha interesse, basta contatar-me no 12 9 8148 0883. Um grande abraço ! Fernando.
Olá... Onde consigo qualificação pra marcenaria? Moro no Ceará... Juazeiro do norte.... Sou técnico em mecânica industrial e eletroeletronica industrial.... Tô apaixonado pela marcenaria. Não consigo essa qualificação aqui.... Então busco pela internet. Vc tem sido uma referência de ótima qualidade... Pra mim... Obrigado
Alô, Josué ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Recomendo que você procure cursos de qualidade para fazê-lo. Peça a lista de alunos que fizeram cada curso, e consulte-os para saber da satisfação deles em relação à escola. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando estou querendo fazer uma floreira de madeira . Ela vai ficar no tempo suportando sol e chuva qual madeira usar que tenha melhor resistência .e qual verniz obrigado
Alô, Pascoal ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos obtido excelentes resultados com serras de 80 dentes, em discos de 10 polegadas, com perfis TCG (Triple Chip Grind - trapezoidal), e HI ATB (High Alternate Top Bevel - Chanfro de topo com ^angulo pronunciado). Por favor, veja estes perfis no link abaixo : www.google.com.br/search?q=disk+blade+teeth+profile&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjg4MOfofXdAhVBD5AKHX-gAVUQ_AUIDigB&biw=1356&bih=608#imgrc=2d5ZMcDg512mUM: Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior é triste ter que ouvir vc dizer essas verdades sobre a marcenaria e os marceneiros no Brasil. Pior que é quase todas as aŕeas e ai então temos uma pobreza nos cursos de vários setores de bens e serviço e os cursos técnicos que eram bons e que foram se acabando. E mais triste ainda é saber é aqui que deveríamos ter as maiores marcenarias e os melhores cursos, pois é aqui nesse maravilhoso país apesar de tudo que tem a maior biodiversidade de espécies de plantas e madeiras de lei e que juntando o mundo jamais terá. É triste saber que não é naqueles países ricos que precisaria de maquinas sofisticadas mas aqui com a imensa quantidade de madeiras de lei que temos. Ás vezes digo lá tem a técnica e as maquinas mas não tem a riqueza de madeiras que temos. Tenho a marcenaria assim como outras áreas um hobby mas levo o estudo das técnicas etc sempre no sentido profissional. Parabéns pelo video.. ..quem sabe uma dia esse país possa ter muito mais orgulho de nós mesmos.
Alô, Bento ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito interessantes as perguntas e colocações trazidas por você. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Lucilanda ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sim, oferecemos cursos presenciais na cidade de São José dos Campos. Você deseja receber mais informações ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Interessante. Outro problema que vejo no Brasil é a falta de continuidade na profissão, a cidade que eu moro tem 100 mil hab marcineiros hoje tem uns 5. Não podem ter menor aprendiz por causa da legislação. Acho difícil a continuidade.
Alô, Oziel ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Voc^e, com certeza, indicou uma das causas do problema.... O que fazer para que mudemos isso, e entremos no s'eculo XXI ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Florisvaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Acho que vale a pena um curso de marcenaria a longa distância - tanto que estamos trabalhando para produzir um que estará disponível em 2019. Não tenho, no momento, nenhum para indicar - não porque eles possam ser pensados como concorrentes mas porque os que vi, até o momento - importante dizer que não conheço, obviamente, todos - não atendem os requisitos que considero necessários e indispensáveis para que produza o resultado desejado - ensinar e educar. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Lenivaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu adoraria produzir e publicar um livro sobre marcenaria. Um livro completo de marcenaria custaria uns R$ 300. Quem iria comprá-lo ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe;
Fernando, meu maior sonho... De toda minha vida, é ir para o Canadá. Desde criança penso nisso. Tenho 37 anos. Quando você foi para lá, não teve nada que te fizesse ficar? Nada te provocou a se instalar por lá? Um abraço
Alô, C'assio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sou brasileiro. Amo o Brasil - onde nasci, e onde est~ao as pessoas que amo. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando melchior mas se na fina Brasil grande abraço fina Brasil marcenaria faça você mesmo ARTHUR Arthur Silva Cecília Arthur 👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Olá sou marceneiro no Brasil, tenho 19 anos, sou marceneiro profissional de MDF e madeira atualmente ganho em média 3000 mil por mês, moro em Araputanga(MT) vale a pena eu ir pro Canadá em busca de algo melhor??
Alô, Keneffer ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pergunta um tanto sensível ... Para que eu possa respondê-la, preciso que você me ajude respondendo às perguntas abaixo. Vou numerá-las e peço-lhe, por favor, que responda uma a uma, de acordo com o número : 1 - por que você deseja mudar para o Canadá ? 2 - qual seu objetivo de vida ? 3 - como é seu conhecimento de Inglês ? 4 - qual a sua formação escolar ? 5 - você pretende viver lá legal ou ilegalmente ? 6 - você quer trabalhar como empregado ou quer ser seu patrão ? Desde já, muito obrigado por suas respostas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina 1 sofro com as consequências do Brasil por ser novo com apenas 19 anos estou em busca de algo que vale a pena, pois no Brasil não vejo atrações interessantes para a pessoa que deseja subir de classe 2 mudar de vida pois mesmo tendo uma vida estável no Brasil não estou contente. Pois tenho certeza q com meu conhecimento posso ser alguém melhor e super estável . 3 tenho um conhecimento médio em leitura e o básico na comunicação 4 atualmente estudo Engenharia Civil 1 semestre 5 pretendo ter o visto morando legal ( tenho conhecimento dos requisitos) 6 como empregado para conquistar minhas coisas e ficar tranquilo como patrão no futuro Obrigado.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Fernando tenho 34 anos e ou marceneiro em MDF há 15 anos Ensino médio completo Quero o Canadá por uma qualidade melhor de vida do que no Brasil Quero trabalhar de empregado pois foram 12 anos com minha marcenaria aqui e queria descansar o piscicologico Sou solteiro mas se eu for praí daqui a seis anos busco minha filha pra se formar aí Barreto 66 99247 4484 meu zap
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina ata... Meu inglês é o básico pra se virar... Mas acho que aprendo fácil... E meu objetivo de vida é educar minha filha aí no Canadá... Já estou solteiro há 3 anos e aí consigo dar um bom futuro pra minha filha...
Fernando, não sei se é a dúvida e problema de outras pessoas também, não conseguiria fazer um vídeo sobre os riscos na marcenaria, evitar e criar hábitos que tornem o trabalho seguro e gerar mais confiança para trabalhar. ABS.
Alô, Klinger ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pedido anotado ! Só lhe peço um pouco de paciência - frente a quantidade de pedidos que recebemos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Rafael Galdeano !
Essa mensagem é para pedir-lhe desculpas pela grafia errada de seu nome no vídeo. Percebemos o problema agora, fizemos a edição no descritivo do texto, mas não conseguiremos fazer no vídeo sem retirá-lo do ar.
Novamente, minhas desculpas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior
Alo Fernando, a edição pode ser feita por meio de adição de um aviso em cima do nome depois do video colocado no ar. Aquela "caixa branca" que aparece em alguns videos, acho que vc sabe do que se trata.
Olá, Fernando Belchior - Marcenaria Fina tudo bem, quando poder de uma olhadinha www.formigueiroappservicos.com.br
Aplicativo de Serviços
Solicite seus Orçamentos
Ofereça seus Serviços
Formigueiro App Serviços
www.formigueiro.app/cadastre
ARTHUR Arthur Silva Cecília 16 👍👍🇧🇷👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Pereira TV escola 44 oficina caipira oficina
É prof. Vc disse tudo, mão de obra qualificada é tudo, trabalhei 20 anos como prensista em metalúrgica, eu era especializado com todos os cursos do Senai, trabalhei com prensa excêntrica, hidráulica, e pneumática, fora os estamos progressivos e outras coisas mais, trabalhei com solda ponto, torno, retifica de furo, retifica plana, fresa, estoque de matéria prima, estoque de peças, inspeção de qualidade, montagem regulagem e aprovação de máquina de sinterização, obs: peças feiras de pó, ferro, bronze, inox, etc, trabalhei muito e por isso sigo um cara como vc, vc é um espelho pra mim, abraço já falei demais.
Almir, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Parabéns professor! Isso comprova o que estamos cansados de ver na maioria dos vídeos gringos. Vc é uma grande inspiração.
Alô, Rodrigo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Showman
Brasil necessita de pessoas com conhecimentos como vc.
Pena que é remoto.
Homem que usa invicta
Se mantém INVICTO.
GRATO.
Alô, Walfredo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando Belchior ! Por você trazer para nós conhecimento da vida dos marceneiros fora do Brasil . Isso tudo é muito bom . Mas o melhor é nós podermos contar com você aqui no Brasil para nos passar informações tão importante . Obrigado Fernando Belchior .
Obrigado Fernando, sou marceneiro por robe, excelente suas aulas que nos ajuda muito
Alô, Borges !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É bom olhar o que é diferente da gente, para que possamos melhorar....
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, ótimos esclarecimentos. Você aborda as diferenças dos profissionais no Brasil e no Canadá . Realmente são ótimos profissionais. Você não abordou o fato de que eles dispõe de ótimas ferramentas dedicadas a cada tarefa específica a preços extremamente baixos. Quanto aos carpinteiros serem mais rápidos deve-se ao fato das estruturas dos telhados serem padronizadas e, frequentemente eles têm apenas que montá-las..As madeiras são mais brandas e ninguém faz tesouras com serrote. Há ferramentas elétricas para tudo.
Digamos que os gringos pagam um preço justo pelas suas ferramentas, enquanto aqui somos extorquidos até quando compramos medicamentos.... Para termos ideia carpinteiros quase não precisam de martelo, e ótimos martelos especializados, quase tudo montado utilizando ferramentas pneumáticas. Um dia chegamos neste nível. Abraço!
Alô, Nery !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se eu queria causar incômodo - será que foi o caso ? - pelo jeito, consegui ;-) ...
Se você me permite, vou fazer uma brincadeira com você. Conhece aquele ditado : "Não sei se o pato é macho, quero saber é do ovo !" ?
Pois bem. Podemos enumerar n+1 causas mas, se não agirmos para mudar a situação, continuaremos atrás.
O que devemos fazer para aumentarmos a qualidade, a originalidade, e a produtividade no que fazemos ? ;-)
Eu diria, se você me permite, sugerir que tudo começa por :
1 - reconhecer que existe um problema;
2 - perceber a necessidade de mudar algo,- para obter um resultado diferente (melhor);
3 - acreditar que é possível mudar.
Que tal ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Laércio !
Muito obrigado - como sempre - por sua mensagem !!!
Você já se perguntou por que pagamos caríssimo por ferramentas de pior qualidade ? Por que será que as coisas são assim ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, boa noite. Você não causou absolutamente nenhum incomodo, muito pelo contrário. É um prazer a possibilidade de diálogo; pois é assim que aprendemos e crescemos. Este é o processo de resolução de problemas: reconhece-lo, analisa-lo e propor a solução mais adequada. Abraço. Nery. neryleite@gmail.com
Muito bom ouvir sua história. Agradeço por compartilhar. Sou, acho, igualmente a você, apaixonado por marcenaria. Grande Abraço.
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza, somos dois (apaixonados por marcenaria).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótimo!
As escolas do sistema “S” (Senai) deveriam oferecer esses cursos efetivamente. Hoje estão cobrando por tudo sendo que as empresas custeiam.
Aqui na Baixada Santista tem de marcenaria.
Mas no caso do de soldador, eles dividem tanto os tipos de solda e com preços tão diferentes que fica bem difícil de se poder fazer.
Mestre Fernando, boa noite. Tenho 52 anos e, agora, próximo à minha aposentadoria, comecei a eleger como hobby a marcenaria. Neste recente envolvimento, me infiltrando no meio através desta maravilhosa internet, pude perceber o quanto de qualificação exige este mister. Ignorância minha que não observava o devido valor desta ciência. Acredito que tal ignorância seja o esteriótipo imperante no Brasil que, diferentemente dos EUA onde a carpintaria impera na construção civil comum, a alvenaria nos afaste destes conhecimentos. Possível razão, ao lado da economia, desta menor valorização.
Alô, Otávio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Conversa interessantíssima. Se você me permite discordar, não creio que sejam os tijolos os responsáveis pelos nossos problemas na marcenaria ...
Outras causas, creio eu. Assunto para muita conversa ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vamos juntos Fernando, conversa TOP!!! para o Brasil refletir...
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você foi um dos que pegou o "espírito" da coisa ... ;-)
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Realmente no Brasil a coisa é bem difícil vendo por todos os lados , porém sem sombra de dúvidas vc chegou para mudar esse quadro pois falo sem medo de errar , na minha humilde opinião vc é um dos poucos profissionais que faz um trabalho digno de aplausos meus parabéns pela sua iniciativa em transformar a nossa marcenaria num ambiente melhor e mais evoluído . Obrigado sempre.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem, para lá de generosa !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu sempre assisto, vídeos de marcenaria americana, tanto hobby, ou profissional, e vejo a qualidade das máquinas, ferramentas, e acessórios, é surreal, e incríveis.
Enquanto no Brasil, oh my gosh!
@@thiagosc5973 Cidadão, você sabe interpretar texto? Em algum momento, eu me referi a mão de obra, ou me referi, aos maquinários e as ferramentas?
Eu acompanho os canais de marcenaria, do Japão, Rússia, Itália, Estados Unidos e outros.
Fica em paz
@@thiagosc5973 eu tenho conhecimento, dos Profissionais da marcenaria, do Brasil.
Ficamos abaixo só dos Japoneses.
Ah! Sou um Hobista, apaixonado por marcenaria
Abraço
É, mestre Fernando, como sempre comentários bem ponderados e avaliações bastante precisas. Algo com que me deparo em nosso país, seja em marcenaria (em que ainda sou neófito), seja no ensino (minha outra paixão, essa profissinal), é a rapidez com que as pessoas querem aprender as coisas e executar as coisas que mal aprenderam. A falta de procedimentos na execução do trabalho também é notória, não é raro encotrar pedreiros, carpinteiros, professores, médicos, enfim, escolha a profissão aí, querendo decidir o que fazer na hora em que estão fazendo, não tem como dar certo! Falta ritualização das nossas práticas profissionais. Você, mestre Fernando, como um dos poucos marceneiros nesse país com formação acadêmica e habilidades gerenciais tem contribuindo bastante para mudarmos essa cultura do improviso, a cultura do nosso famoso "jeitinho". #pelofimdagambiarra
Um forte abraço
Muito bom Fernando! Uma ótima conversa que sempre enriquece o nosso conhecimento.
Um grande abraço!
Alô, Meyer !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Quando vc falou em segurança , lembrei logo do recado que Norm Abrams fala quando começa todos os vídeos dele !... Agora entendi pq ele sempre trabalha sozinho e em um ano bem diferente desse que vivemos ....gosto dos vídeos do The New Yankee workshop justamente pelos pontos que vc mencionou sobre equipamentos, qualidade, segurança e produção ! Recomendo a todos depois procurar no RUclips por ele ! Programa da BBC no final dos anos 80 aos início nos 90 ....!
Alô, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Gosto muito do trabalho do Norm Abrams.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo qualificado que você disponibiliza. "Marcenaria Fina" também nos vídeos.
Alô, AS !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando muito obrigado por colocar a sua experiência conosco.
Gostaria muito que fizesse um vídeo falando sobre as madeiras características de cada região e o que se pode fazer com elas.
Belchior tudo bem? Tenho 44 anos sou 1/2 oficial marceneiro eu era gerente de supermercados e decidi aprender a profissão nao esta nada fácil mas quando trabalhei em casa sozinho fabricando pequenas peças foi a melhor fase da marcenaria embora conheci muitas pessoas 100% mas um unico mestre marceneiro Seu Luiz nota 1000
Da aonde vc é
Muito boa a conversa, notei que a vida lá fora é dura também
...Não tem moleza para esta arte.
Abs
Alô, Warne !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca vi moleza e bos resultados andarem juntos ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom o tema abordado. É exatamente o que é a marcenaria aqui no Brasil. Sou robista e acompanho a marcenaria americana. A qualidade, máquinas e recursos são muito interessantes. Mais tem muita gente boa por aqui. Vc é um deles. Sou fã de seu trabalho.
Alô, Miqueas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Qualquer ser humano, bem educado e treinado, e' capaz de fazer coisas incriveis.
Precisamos fazer as escolhas certas para pararmos de atrapalhar a n'os mesmos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vídeo fantástico, obrigado Fernando. Infelizmente o que realmente falta aqui no Brasil é o treinamento técnico formal de qualidade. Como amador dessa área já por diversas vezes fui atrás de cursos de marcenaria e sempre me frustei nas minhas buscas. O que a gente encontra muito são cursos online, que, assim como qualquer vídeo no RUclips ajuda, mas sendo bem honesto são somente "quebra-galhos" pois realmente nada substitui uma aula presencial nesse caso. E assim a gente vai seguindo em frente, mais errando do que acertando, e levando um tempo imenso para desvendar pequenos detalhes e técnicas que poderiam ser elucidados em um instante por um instrutor ali no tête-a-tête em uma oficina de treinamento. Isso sem contar o acesso que se têm nos países de primeiro mundo a ferramentas de altíssima qualidade por valores justos e acessíveis. Mas sendo tupiniquins, essa é a realidade com a qual temos que viver. Gostei também muito do enfoque que você imprimiu nesse vídeo no sentido de desmistificar essa falsa crença que muitos brasileiros têm de que migrar para um desses países é a solução definitiva para resolver a vida. Você mostrou de uma forma muito honesta e objetiva que se o cara não tiver formação, muita dedicação, amor ao ofício, e ainda assim, não conseguir compreender que por melhor que sejam as condições, vai ser apenas mais um trabalho para ganhar o pão de cada dia, ele pode se mudar para onde quiser que as coisas não vão funcionar. Também trabalhei por 20 anos em uma empresa Americana, e apesar de durante todo esse tempo nunca ter estado nos EUA, ainda assim tive a oportunidade de conviver "online" diariamente com vários Americanos, e sei que, ao contrário do que muitos fantasiam, a vida lá é igualmente difícil e de muita luta diária, como é para nós aqui. Meus parabéns pelas suas colocações!
Motocicleiros, muito obrigado por sua mensagem !
Você entendeu o recado - totalmente.
Um grande abraço !
Fernando.
Mestre Fernando, bom dia! Belíssima e inspiradora sua história de vida! Vc conclui o vídeo com uma palavra chave: CULTURA. É esta a diferença que ancora nosso país onde estamos. Fico com uma ponta de inveja - no bom sentido - da sua oportunidade de conhecer o Canadá, e não sei voltaria para cá após conhecer uma civilização mais evoluída que nosso país... Mais uma vez: obrigado pelo seu tempo e por compartilhar sua experiência, e parabéns pela didática!
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A verdadeira parada e' a gente fazer desta terra uma terra t~ao boa quanto as melhores ...
Vamos juntos ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meu sonhos des de criança foi ser marceneiro, hoje sou meio oficial, um dia vou ser um marceneiro como você com tantos conhecimentos asim, pretendo fazer um curso com você, ainda nao tenho condições financeiras, mas deus a de abencoar e eu vou ter ...
Um grande abraço gustavo bueno
Parabéns nestre Fernando por poder fazer algo tão maravilhoso como marcenaria. Saudações!!
Alô, Adsumus !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
venho ti acompanhando ha algum tempo, e estou notando uma melhoria muito acentuada nos seus videos, em todos os aspectos, meus parabens, abraço grande e sempre no teu rastro.
Alô, Jer^onimo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bastante elucidativo, sempre tive muita curiosidade em saber isso tudo. Cada vez mais me convenço que isso é uma arte. Obrigado e parabéns.
Alô, Adalberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordo com você - em 100 %.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Thiago de Itaboraí no Rio de Janeiro ligado no canal.... excelente vídeo... muito explicativo... sou fã dessa profissão...
Alô, Thiago !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, palavras importantíssimas que contribuem muito para o crescimento da marcenaria e profissional/pessoal, sem informação dedicação não se atinge excelência, você agrega muito a todos que querem fazer aquilo que realmente importa além de um simples fazer, o caminho é importante e é nesse processo que se deve buscar o conhecimento, a prática a repetição só trarão um produto de alto nível se a pessoa tiver conhecimento e informação, nosso país precisa mudar essa postura que pode ser na raça, ninguém evolui na raça, o mundo evoluiu através do conhecimento que trouxe novas descobertas, obrigado por dividir suas experiências.
Alô, Francisco !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordo 1.000 % (se e' que tal coisa existe ;-) ...)
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando!
Parabéns pela sua explanação, embora sendo Engenheiro, tenho paixão pela marcenaria, haja vista iniciei a minha carreira no Senai no curso de Modelação de Fundição.
Como vc por razões de ofício, atuei em vários projetos internacionais conhecendo o dia a dia de profissionais na minha área.
Um dos aspectos que me chamou muita a atenção é a valorização da sociedade em relação aos quesitos profissionais de um indivíduo, principalmente na Alemanha.
Vc conseguiu passar isto com precisão Suíça em relação a marcenaria.
Espero que possamos ver no nosso país estes valores incrementados. Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Escolhemos o caminho da marcenaria como nosso ofício, fonte de geração de recursos para nos sustentarmos.
Aliado a este objetivo, temos outros :
- elevação do nível de conhecimento e exig^encia do p'ublico consumidor sobre produtos de madeira;
- elevação do nível de conhecimento dos profissionais de marcenaria.
Esperamos, com isso, trazer bons resultados para o nosso pa'is.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Certamente já esta trazendo resultados para o País!
É um trabalho de formiguinha, porém se cada qual adicionar ... que seja um grama de dedicação e seriedade, teremos uma nação melhor.
Profissionalmente, a minha paixão é a Engenharia mesmo, que sempre atuei com muito esmero, portanto consigo perceber isto nitidamente em vc.
Forte abraço
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fui engenheiro - ou algo parecido com isso - durante alguns anos.
Quando fazia minha graduação em Engenharia Mecânica, minha paixão era pelas assim chamadas "drogas pesadas" - Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Transmissão de Calor e Massa.
A vida, ou minhas escolhas quando tiveram que ser feitas, me afastaram dessas ciências, e trabalhei sem perceber por muitos anos fazendo coisas das quais pensava gostar.
Num determinado momento da vida, chamado a fazer mais uma vez uma escolha, decidi pelo coração, pelo chamado, e me vi marceneiro. Muito menos dinheiro e prestígio, mas com felicidade em fazer o que faço.
É isso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando eu sou um aprendiz de marcenaria . Descobri seus vídeos estou gostando e ótimo super proveitoso indiscutivelmente fascinante.
Alô, Isaias !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando, excelente vídeo, bem esclarecedor...
Quando vc falou sobre os carpinteiros americanos, lembrei que no canal RR Buildings aqui no RUclips, o pessoal trabalha muito rápido e com peças e processos padronizados, mas a alta produtividade deles não estaria também ligada ao fácil acesso a ferramentas de ponta com preços relativamente mais acessíveis? Para nós aqui, qualquer ferramenta Makita, por exemplo é sinônimo de ostentação, enquanto p/ os gringos, ferramentas Ryobi e Milwaukee são tão comuns quanto as nossas black&Deckers linha hobby.
Forte abraço e SUCESSO sempre!
Alô, Leandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A indispobibilidade de ferramentas boas, e os pre'cos extrosivos das boas ferramentas, e' , na minha opini~ao, n~ao a causa real....
Por que nossas ferramentas s~ao t~ao ruins e/ou t~ao caras ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeo Mestre! Muito obrigado pelo conteúdo compartilhado... Na minha cidade tinha uma oficina do SENAI que fechou, era o melhor que tínhamos em escola de marcenaria. Na Fucapi tem o curso de design mas que também a instituição estava em sérias dificuldades. Abraços!!
Alô, Samuel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O Senai já teve várias escolas de marcenaria, algumas de excelente qualidade. Infelizmente, a baixa procura pelos cursos de marcenaria fez com que muitas fossem fechadas.
Quem sabe esta situa'c~ao n~ao mude com o tempo ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
meus parabéns por sua explanação técnica nesse campo de confecção de obras de artes, realmente, tenho observado que as marcenarias europeias, parecem uma butique, em organização, limpeza, maquinário, e instrução, e aparência dos profissionais, um abraço grande e sempre no seu rastro.
Alô, Jer^onimo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nada nos impede de fazermos o mesmo. Vamos juntos ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre dos magos da woodworking sábio vídeo onde mostra a fonte por onde começar perfeito, meu Pai na década de 50 estudou na Marcenaria da escola Getúlio Vargas em São Paulo diz ele que a técnica que aprendiam na época já era dos Americanos e Japoneses o pouco que sei sobre Marcenaria e Carpintaria aprendi com ele, Pois mas em 1959 ele entrou na Aviação Onde até Hoje ele trabalha e até hoje o Hobby é Marcenaria e eu Também sou da Aviação porém Marcenaria é meu Hobby. Como sempre o melhor Woodworking do Brasil.
Alô, Homem dos Dois Tempos !
Muito obrigado por sua mensagem, e por nos acompanhar !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Video excelente! É sempre bom ver profissionais de alta categoria como você falando de marcenaria. Sou arquiteto e tenho paixão por marcenaria, seria um sonho ter este tipo de atividade, na marcenaria, também no Brasil. Acredito que tudo leva a isso por aqui também! Muito Obrigado pelos videos e seu conhecimento Fernando Belchior!
Alô, Henrique !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Coloca nessa conta a diversificação e disponibilidade de ferramentas de primeira linha a preço justo, sem essa roubalheira de impostos daqui. Com as ferramentas adequadas, é possível criar processos de produção padronizados e ganhar produtividade. Aqui nas obras de grandes construtoras, o carpinteiro ainda usa serrote e martelo, nas nossas pequenas marcenarias, o amigo pequeno marceneiro não tem acesso a uma ferramenta de qualidade por conta dos impostos absurdos...essa ferramenta de qualidade vai dar um resultado de qualidade. Sou defensor da ferramenta boa, trabalho bem feito, mas entendo que o abismo que existe entre aqui e lá (EUA e Canadá) é gigantesco.
Vendo esse vídeo e observando vc falar da qualidade e precisão dos trabalhos lá fora, me retornou no tempo e lembrei de uns fatos. Aqui na minha cidade, é comum depararmos com construções do final do século XVIII e faço uma observação: Já observou que o brasileiro esta DESAPRENDENDO os trabalhos manuais? Nos séculos pretéritos, nossos conhecimentos e habilidades, eram ensinados por imigrantes - europeus e africanos. As construções datada dessa época eram todas de tijolos maciços e eram grandiosos projetos executados com extrema maestria, sempre rica em detalhes. Coisa que não encontramos mais. A marcenaria em madeira bruta era algo à parte. As cristaleiras que decoravam salas de grandes fazendas, os altares religiosos. Basta visitar as cidades barrocas do interior de MG e GO. Recentemente visitei uma cidadezinha bucólica no interior, reduto de grande tradição na construção de carros de boi e ferramentaria forjada ...o único ferreiro vivo, com tanto conhecimento, mas que segundo ele, ninguém quis e quer aprender nada, já está idoso. Estamos desaprendendo muitos ofícios. É um prazer imensurável assistir vídeos do seu quilate. Um Abç.
Alô, Gilmar !
Muito obrigado por sua mensagem !!1
Quando as pessoas perguntam sobre marcenaria e falo a respeito, as pessoas educadamente ouvem e fazem comentários sobre o que chamam de arte (com o que concordo) - pensando que não há forma de fazer dinheiro através deste ofício.
O fato é que tudo o que fazemos - que é a forma como escolhemos construir o nosso sustento, trabalhando para fazer a marcenaria crescer no Brasil - é fruto da visão de que o país tem um imenso potencial de produção de madeiras e produtos correlatos, e isso demanda a construção de uma indústria da madeira, com conhecimentos que abrangem várias áreas :
- seleção e plantio das espécies apropriadas;
- consorciação do plantio de florestas com exploração por outras indústrias (criação de gado, turismo, etc,);
- uso da madeira como elemento construtivo;
- design;
- processos de marcenaria (usinagem, colagem, acabamento, conformação);
- gestão de produção;
- marketing;
entre outros.
Se tomarmos as decisões corretas e tivermos tempo, esperamos ter um impacto positivo para o nosso país com nossas atividades. Por exemplo, exportando design, ao invés de, simplesmente, exportarmos madeira.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Somos pessoas diferentes! Hahahahahha muito obrigado pela resposta, fantástico como sempre.
Alô, Cartola !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Longe de pensar que era um caso de esquizofrenia, ou de múltiplas personalidades ... foi apenas uma brincadeira.
Minhas sinceras desculpas se o incomodei com ela....
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Imagina Fernando, jamais me incomodaria com isso, é que eu achei que tinha ficado a dúvida mesmo! Muito obrigado pela presteza de sempre, um abraço!
Belchior parabéns.
Pelo canal.
Boa noite Professor Fernando !!! Muito boa esta resposta que foi uma verdadeira aula !!!
Alô, Kito !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótimo vídeo, gostei das informações, abraço.
Alô, Xilófilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando tudo bom.?.
Tenho uma dúvida que é o seguinte: sei que a serra circular que você utiliza não inclina o eixo com o disco, a minha também não inclina, então qual alternativa vc utiliza ou que possamos utilizar quando precisarmos fazer um corte em ângulo que necessite de uma máquina com inclinação.?. Forte abraço amigo tudo de bom.
Alô, Marcílio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Usamos uma das soluções abaixo :
1 - cortamos com uma serra meia esquadria da qual dispomos na oficina, que dispõem de ajuste de ângulo em dois planos diferentes. Obs : sei que esta resposta não vale;
2 - quando se trata de cortes a 45 graus e a espessura da peça permite, usamos um gabarito de corte a meia esquadria do qual dispomos para as esquadrejadeiras;
3 - construímos gabaritos específicos de apoio das peças. Esse gabarito pode ser um gabarito "universal" - algo como uma rampa, dotada de dobradiças, com ajuste de ângulo nas duas laterais, para que você adote a inclinação que quiser.
Se não ficou claro, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina é, realmente não ficou claro. A minha única máquina é a serra de bancada, porém cortar em ângulo na espessura da peça continua sendo um desafio.
No meu caso necessito apenas de corte em 45 graus, procurei no RUclips mas dispõe poucas informações, também procurei no seu canal, mas também não achei.
Ótimo vídeo 😀! Deus te abençoe 🙏
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá
Estou iniciando nesta fascinante profissão.
Quando criança ficava fascinado pelas ferramentas de meus tios...e encantado com os móveis e objetos feitos em madeira...cresci e acabei me tornando professor universitário, algo que também adoro...mas hoje aos 53 anos decidi virar a mesa e dar vida a algo que estava há algum tempo pedindo passagem.
Por alguns motivos, algo que vi e ouvi de marceneiros experientes que abriram mão da madeira e se entregaram ao MDF e seus parentes, me vi na contra mão...e ao conhecer seu trabalho me veio um banho de energia para continuar a buscar formação naquilo que você chama de Marcenaria Fina...obrigado pela inspiração!!!
Abraços
Olá entendo perfeitamente o que vc falou, eu lido com a marcenaria por hobby .. um tempo atrás pedi para um marceneiro fazer estante de 6 metros de largura e cabeceiras de camas, na época até pensei em eu executar mas precisava para ontem .
O que vi na montagem foi uma surpresa.
As montagens eram na base de cola INSTANTÂNEA e parafusos, 100% em MDF . Não usou nenhuma encaixe nem cola de pva ( de madeira), praticamente um Lego.
Um dia que precisar desmontar , vai ter que jogar fora. E as "marcenarias" cobram uma fortuna.
Dizem que a Ikea não quis vir pro Brasil porque o produto deles eram considerado luxo por aqui e a filosofia deles não é isso.
Lá no exterior é para povão, porém de qualidade.
Parabéns
👏👏👏
Alô, Donizete !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite meu amigo eu como carpinteiro e admirador de seus trabalhos , se possível gostaria de ver sua opinião sobre carpintaria de alto nível e marcenaria de alto padrão afinal são funções que envolvem madeiras porém ainda vejo uma enorme diferença entre elas desde já muito obrigado grande abraço
Alô, Juninho !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Posso lhe mostrar exemplos de obras de carpintaria feitas com apuro de marcenaria fina ...
Que tal ?
Mas vamos falar deste assunto... Pedido anotado !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais uma vez muito obrigado pela atenção é que tenho muito apreço pela minha profissão e seus vídeos sempre são de grande importância para indicar um caminho certo a seguir grande abraço meu amigo
Al^o, Juninho !
Muito obrigado por sua resposta !
Ja' viste os carpinteiros japoneses ?
Desde ja', muito obrigado por sua resposta.
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Com toda certeza já são os melhores do mundo em minha opinião obrigado pela atenção grande abraço
Parabéns Fernando pela dedicação e trabalho.
No nosso país tudo é mas difícil por conta de tudo isso aí q vemos acontecer com a corrupção e por nós tbm pq aceitamos quietos, tenho 35 anos, estou no ramo da marcenaria desde dos 12 anos, gosto de está sempre aprendendo boas técnicas e técnicas novas, já estou escrito no canal e sempre q tiver coisas novas estarei de olho, obg e boa noite a todos...vlw
Alô, Wallan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para obtermos resultados diferentes, temos que fazer diferente.
O que temos que mudar ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina No meu caso q apesar de ter muito tempo no ramo, e só agora com pouco mais de dois meses q graças à Deus conseguir montar minha pequena fábrica de móveis planejados, oq estou procurando fazer de diferente é, um excelente atendimento ao cliente, uma boa produtividade com rapidez porém sempre com muita qualidade, com entregas sempre antes do prazo previsto e combinado, aperfeiçoamento de técnicas de fabricação, montagem e acabamentos, usando oq de melhor tenho a disposição na cidade em relação a matéria prima (infelizmente não é uma grande variedade) e procurar sempre está adquirindo oq de melhor tenha de ferramentas e máquinario pra uma produção rápida e com qualidade...tem outras coisas mas seria preciso muito mas linhas escritas, mas por enquanto tá bom e muito obg....
Muito bom Fernando, essa foi uma aula pra mim.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá.
Parabéns pelo seu canal e por sua didática. Muito explicativo seus vídeos.
Gostaria de pedir um vídeo com explicação sobre técnicas para dobrar madeiras.
Trabalho com produção de instrumentos, e esse tema pra mim é sempre um desafio....
Alô, Samba !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Adoro curvas e, assim, madeira dobrada.
Seu pedido foi anotado e faremos vídeos sobre este assunto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Primeiro dou o LIKE depois eu assisto. Abraço mestre!
Givaldo.
Alô, Givaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Penso a mesma coisa... Os caras trabalha muito...
Alô, Warley !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom!
Gostei demais!
Alô, Lindomar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
pra eu fazer um curso de marcenaria conceituado, vou ter que passar uma temporada ai na sua terra, porque aqui em são gonçalo, rio de janeiro, eu não conheço, abraço grande sempre no seu rastro
Alô, Jer^onimo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Quem sabe n~ao criemos as condi'c~oes para fazermos um curso ai' ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Estamos juntos e misturados.🙏
Acesso fácil também a muita ferramenta Boa e batata.
Alô, Oficina !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando !
Infelizmente, o Brasil não tem equipamentos adequados para realizar os trabalhos que são realizados no EUA... Os caras são feras na marcenaria ! O que nos falta aqui, são equipamentos de qualidade !
No Brasil existe muitas ferramentas boas porém com preços que são muito fora da realidade de nos trabalhadores, a cada Tupia ou serra circular de qualidade vai um salário mínimo, fora o pior que na minha opinião é a cultura do fazer o mínimo aceitável ( as vezes nem isso).
Muito bom.
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernamdo faz um video pra gente fabricando um movel ou pelo menos parte dele a galera vai gostar.
Alô, Ueliton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Em breve. Tenho um projeto para executar. Farei-o e o filmarei.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando pela explicação muito coerente e verdadeira. Tem um programa na tv a cabo no canal Animal planet que o nome é cadas na árvore,por lá da pra ter uma idéia da qualidade dos serviços dos caras. Obrigado.
Ah e mais uma pergunta você poderia me indicar um livro em português sobre marcenaria?
Mais uma vez obrigado.
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Há muitos anos, procurei boa bibliografia sobre marcenaria em Português e não encontrei. Isso não significa que não existam bons livros em Português - devem existir - mas apenas que, quando fiz minha busca, não os encontrei.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina muito obrigado amigo.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina Ah e o nome do programa é casa na árvore. E não cada kkkk
Fernando quais os melhores livros pra quem está iniciando na Marcenaria ?
Tharik, um livro do qual gosto muito é a coleção de 3 livros do Tage Fried, "Tage Fried teaches woodworking ".
Fernando, neste vídeo você faz referencia ao conhecimento de uma pessoa sobre dobra de Madeiras.
Você pode me explicar o que é dobra de madeira.
Obrigado.
Alô, Theo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos uma clara divisão entre dois mundos : o das coisas físicas, e o das coisas digitais. Nestes dois mundos são gerados produtos - como, por exemplo, uma cadeira Adirondack, e o Whatsapp.
No mundo das coisas físicas, a menos dos processos químicos, de mudança de estado, etc., ou seja, naquele onde se tem processos que lidam com a matéria, temos sempre processos que estão fazendo uma das 3 coisas abaixo :
a - tirando material - por exemplo, quando usinamos um furo, ou cortamos um contorno numa peça de madeira;
b - colocando material - por exemplo, quando aplicamos verniz em um móvel;
c - mudando a forma, sem tirar ou acrescentar nada - os processos de conformação.
Nos processos de conformação, conheço (embora possam existir outros) 5 maneiras de dobrar a madeira :
1 ) curvatura por execução de cortes (kerf bending);
2) curvatura por laminação (bent lamination);
3) curvatura por tubo quente (hot pipe bending);
4) curvatura no vapor (steam box bending);
5) curvatura com amônia.
Assim, dobra de madeira é alterar a forma de uma peça sem remover ou acrescentar material, usando um dos processos acima (ou a combinação deles).
É isso.
Qualquer dúvida, me acione !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Resumindo, estamos anos luz atrasados. Infelizmente as empresas não investem em ferramentas aqui no Brasil, as mais TOPs que temos aqui, lá fora são para hobbystas. Se quisermos ferramentas e maquinários há nível de Estados Unidos e Canadá, tem que ser um alto investimento que um profissional recém formado não consegue adiquiriu, a menos que tenha um bom dinheiro para investir.
Parabéns por mais um excelente vídeo.
Alô, Cristiano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para provocar o pensamento : o que os países que têm tecnologia muito mais avançada do que a nossa fizeram de diferente que tenha permitido a eles serem muito mais desenvolvidos do que nós ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando pela resposta por favor vc pode me enviar todas novidades da marcenaria obrigado
Alô, Gaspar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode, por favor, explicá-la ?
Desde já, muito obrigado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
vc tem cara de ter sido um bom arquiteto, em no caso desse ter sido em perth que vc fez o curso mestre, e uma cidade boa tb pra fazer curso com bom amplo campo de trabalho só falta dinheiro pra ir pra la é vermont fronteira com canada, mas o que a de melhor em marcenaria fina ta por aqui mesmo abraços
Simplesmente fantástico! 🇧🇷
Muito bom!
Alô, Danilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando como deixar a madeira bem Liza e brilhante
Alô, Gaspar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O processo que conheço que vi deixar a madeira ultra lisa e brilhante aconteceu durante um curso de acabamento que fiz.
Houve, se minha memória não falha, lixamento da madeira até lixa 220 e, depis, aplicação de base e verniz poliester, com lixamentos e polimentos até lixa equivalente a 4.000.
A superfície da madeira parecia ter uma placa de vidro de 10 mm por cima. Coisa de louco ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótimo vídeo
Alô, Alpha !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Cara, você é um mestre mesmo, seria uma honra fazer um curso com você, pena que moro em outro estado e minhas condições não permite ir até seu estado. Para bens.
Ótimo
Alô, M'oveis de A'co !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando!
Os profissionais citados no vídeo, tem algum conteúdo na plataforma do RUclips?
Você sabe me informar?
Itamar, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Já vi vídeos do Michael Fortune no RUclips, mas ele não tem, até onde sei, um canal.
Há um vídeo sobre o Adrina Ferrazzutti no RUclips.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina obrigado por dispor de um momento pra me responder. Gratidão!
Sr Belchior, tem curso básico online pra torno madeira. Sou apaixonado por essa arte agora aposentado estou comprando um torno pequeno e desejo aprender o mínimo. Se tiver serei seu aluno,
Fernando, conta ainda nossa dificuldade de adquirir ferramentas de qualidade e custos como as Americanas, Japonesas e Europeias, dentre outras.
Bom dia Fernando vc tem algum vídeo com março de furo veneziana
Alô, Marilho !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Infelizmente, nao.
Eu os faria usando uma furadeira horizontal ou, dependendo da profundidade, uma tupia eletrica portatil com gabarito.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando! Você poderia fazer um vídeo indicando uma bibliografia (em português ou em inglês) que você considera essencial para quem quer fazer marcenaria de qualidade. Um forte abraço!
Alô, Iuri !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Veja, por favor, o vídeo abaixo :
ruclips.net/video/jlXChdfZMhc/видео.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Que maravilha Fernando. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência. Um abraço
Fernando parabéns pelo trabalho... Tenho uma dúvida, é possível usar madeira para fazer peças mecânicas, por ex: engrenagens, polias etc. Desde já muito obrigado 🙏🙌
Boa tarde! Saca os vídeos de um camarada chamado Matthias Wandel.
Rapaz esse cara e show, já acompanhei muitos projetos dele
Vc não oferecer cursos na sua oficina não ? teria interesse em fazer , gosto muito dessa área
Wanderson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem, que acabo de ver.
Oferecemos cursos em nossa marcenaria.
Caso tenha interesse, basta contatar-me no 12 9 8148 0883.
Um grande abraço !
Fernando.
Olá... Onde consigo qualificação pra marcenaria? Moro no Ceará... Juazeiro do norte.... Sou técnico em mecânica industrial e eletroeletronica industrial.... Tô apaixonado pela marcenaria. Não consigo essa qualificação aqui.... Então busco pela internet. Vc tem sido uma referência de ótima qualidade... Pra mim... Obrigado
Alô, Josué !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Recomendo que você procure cursos de qualidade para fazê-lo.
Peça a lista de alunos que fizeram cada curso, e consulte-os para saber da satisfação deles em relação à escola.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Além do talento na madeira, o talento na oratória e no ensinar. Parabéns!
Da gosto de ouvir.
Muito obrigado !
Fernando estou querendo fazer uma floreira de madeira . Ela vai ficar no tempo suportando sol e chuva qual madeira usar que tenha melhor resistência .e qual verniz obrigado
Parabéns
Alô, Jose' !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Espetáculo. ...
Alô, Jerlando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
educação é tudo
João, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordamos - 1.000 %...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá.qual loja posso encontrar plaina em Portugal?
Qual a melhor serra para corte em mdf ?
Alô, Pascoal !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos obtido excelentes resultados com serras de 80 dentes, em discos de 10 polegadas, com perfis TCG (Triple Chip Grind - trapezoidal), e HI ATB (High Alternate Top Bevel - Chanfro de topo com ^angulo pronunciado).
Por favor, veja estes perfis no link abaixo :
www.google.com.br/search?q=disk+blade+teeth+profile&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjg4MOfofXdAhVBD5AKHX-gAVUQ_AUIDigB&biw=1356&bih=608#imgrc=2d5ZMcDg512mUM:
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Das ist gut !
Hallo, Luiz !
Danke.
"Aufwiederlesen" ...
Fernando Belchior.
Fernando Belchior é triste ter que ouvir vc dizer essas verdades sobre a marcenaria e os marceneiros no Brasil. Pior que é quase todas as aŕeas e ai então temos uma pobreza nos cursos de vários setores de bens e serviço e os cursos técnicos que eram bons e que foram se acabando. E mais triste ainda é saber é aqui que deveríamos ter as maiores marcenarias e os melhores cursos, pois é aqui nesse maravilhoso país apesar de tudo que tem a maior biodiversidade de espécies de plantas e madeiras de lei e que juntando o mundo jamais terá. É triste saber que não é naqueles países ricos que precisaria de maquinas sofisticadas mas aqui com a imensa quantidade de madeiras de lei que temos. Ás vezes digo lá tem a técnica e as maquinas mas não tem a riqueza de madeiras que temos. Tenho a marcenaria assim como outras áreas um hobby mas levo o estudo das técnicas etc sempre no sentido profissional. Parabéns pelo video.. ..quem sabe uma dia esse país possa ter muito mais orgulho de nós mesmos.
Alô, Bento !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito interessantes as perguntas e colocações trazidas por você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando, gostaria de saber se o senhor oferece cursos para marceneiros.
Alô, Lucilanda !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim, oferecemos cursos presenciais na cidade de São José dos Campos.
Você deseja receber mais informações ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Interessante.
Outro problema que vejo no Brasil é a falta de continuidade na profissão, a cidade que eu moro tem 100 mil hab marcineiros hoje tem uns 5. Não podem ter menor aprendiz por causa da legislação. Acho difícil a continuidade.
Alô, Oziel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Voc^e, com certeza, indicou uma das causas do problema....
O que fazer para que mudemos isso, e entremos no s'eculo XXI ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando boa tarde vale apena fazer um curso de marcenaria a longa distância, VC tem algum para indica
Alô, Florisvaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Acho que vale a pena um curso de marcenaria a longa distância - tanto que estamos trabalhando para produzir um que estará disponível em 2019.
Não tenho, no momento, nenhum para indicar - não porque eles possam ser pensados como concorrentes mas porque os que vi, até o momento - importante dizer que não conheço, obviamente, todos - não atendem os requisitos que considero necessários e indispensáveis para que produza o resultado desejado - ensinar e educar.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando porque você num probrica um livro com todas a sua esperinhecia de marcenaria
Alô, Lenivaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu adoraria produzir e publicar um livro sobre marcenaria.
Um livro completo de marcenaria custaria uns R$ 300.
Quem iria comprá-lo ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe;
Fernando, meu maior sonho... De toda minha vida, é ir para o Canadá. Desde criança penso nisso. Tenho 37 anos. Quando você foi para lá, não teve nada que te fizesse ficar? Nada te provocou a se instalar por lá?
Um abraço
Alô, C'assio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sou brasileiro. Amo o Brasil - onde nasci, e onde est~ao as pessoas que amo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina obrigado pelo retorno. Sou teu fã. Um dia chego ao seu nível. Parabéns
perfeito
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como faço para te enviar fotos da mesma?
WhatsApp 12 9 8148 0883.
Fernando melchior mas se na fina Brasil grande abraço fina Brasil marcenaria faça você mesmo
ARTHUR Arthur Silva Cecília Arthur 👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Olá sou marceneiro no Brasil, tenho 19 anos, sou marceneiro profissional de MDF e madeira atualmente ganho em média 3000 mil por mês, moro em Araputanga(MT) vale a pena eu ir pro Canadá em busca de algo melhor??
Alô, Keneffer !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pergunta um tanto sensível ...
Para que eu possa respondê-la, preciso que você me ajude respondendo às perguntas abaixo. Vou numerá-las e peço-lhe, por favor, que responda uma a uma, de acordo com o número :
1 - por que você deseja mudar para o Canadá ?
2 - qual seu objetivo de vida ?
3 - como é seu conhecimento de Inglês ?
4 - qual a sua formação escolar ?
5 - você pretende viver lá legal ou ilegalmente ?
6 - você quer trabalhar como empregado ou quer ser seu patrão ?
Desde já, muito obrigado por suas respostas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina 1 sofro com as consequências do Brasil por ser novo com apenas 19 anos estou em busca de algo que vale a pena, pois no Brasil não vejo atrações interessantes para a pessoa que deseja subir de classe
2 mudar de vida pois mesmo tendo uma vida estável no Brasil não estou contente. Pois tenho certeza q com meu conhecimento posso ser alguém melhor e super estável .
3 tenho um conhecimento médio em leitura e o básico na comunicação
4 atualmente estudo Engenharia Civil 1 semestre
5 pretendo ter o visto morando legal ( tenho conhecimento dos requisitos)
6 como empregado para conquistar minhas coisas e ficar tranquilo como patrão no futuro
Obrigado.
@@keneffer99 até hj o rapaz tá esperando a resposta.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Fernando tenho 34 anos e ou marceneiro em MDF há 15 anos
Ensino médio completo
Quero o Canadá por uma qualidade melhor de vida do que no Brasil
Quero trabalhar de empregado pois foram 12 anos com minha marcenaria aqui e queria descansar o piscicologico
Sou solteiro mas se eu for praí daqui a seis anos busco minha filha pra se formar aí
Barreto
66 99247 4484 meu zap
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina ata... Meu inglês é o básico pra se virar... Mas acho que aprendo fácil... E meu objetivo de vida é educar minha filha aí no Canadá... Já estou solteiro há 3 anos e aí consigo dar um bom futuro pra minha filha...
olá amigo sou marceneiro no brasil gostaria de saber como poderia trabalhar na europa . É possivel? como devo fazer?
Gilmar, dependendo do país, você precisa de uma autorização, que é função de graduação documentada em um curso.
Aqui na Argentina, e como Brasil mesmo.
Alô, Sebastian !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Posso imaginar ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Minha paixão
Alô, Idalgo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, não sei se é a dúvida e problema de outras pessoas também, não conseguiria fazer um vídeo sobre os riscos na marcenaria, evitar e criar hábitos que tornem o trabalho seguro e gerar mais confiança para trabalhar. ABS.
Alô, Klinger !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !
Só lhe peço um pouco de paciência - frente a quantidade de pedidos que recebemos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.