Viola Davis nunca ter recebido um Oscar como melhor atriz e apenas um como Atriz coadjuvante é a ilustração perfeita para esse vídeo. Ela é SIMPLESMENTE A MELHOR ATRIZ DA ATUALIDADE!
O que a dona Rita disse nesse vídeo eu super me reconheci. Estudo em universidade federal e entrei pelo Sisu e pela cota de renda ; já tenho 43 anos e foi mto dificil conseguir entrar ; só que estando lá dentro notei que tentava iniciação científica e nunca conseguia, nunca preenchia os pré requisitos e notei que quem sempre conseguia eram sempre os mesmos. Burgueses , faixa dos 20 anos , que recebem mesada e não trabalhavam e evidentemente brancos , e eu , pardo, morador da periferia da zona leste de São Paulo e que preciso trabalhar pra pagar meu aluguel e sobreviver . Nesse momento tive certeza que existe sim esse projeto pra que os de sempre tenham seu lugar no topo enquanto todo o resto tema comer capim pelo meio do caminho e perde as melhores oportunidades dentro da universidade pública brasileira . Quando constatei isso me senti muito negligenciado e nada representado lá dentro , mas sigo na luta e eles vão ter que me engolir pq eu mereço estar lá e de lá só saio formado em geografia ano que vem.
Marcos, me solidarizo com seu depoimento. Sou paulista e moro há muitos anos no Nordeste, Natal/RN. Aos 49 anos, aposentada, decidi voltar a estudar na Federal daqui. E me surpreendi ao ver a mudança nestas questões de bolsas, auxílios residências, recursos extras $ quando necessário, creches e outros. Vi a transformação em 4 anos dos parceir@s, hoje profissionais de excelência. 60% entraram por renda familiar. Foi em 2012, Presidenta Dilma. Direitos básicos da Constituição. 2023 tem mostrado descompasso entre os estados brasileiros. Te desejo esperança, apesar de. Tudo muda, tudo passa. Um abraço.
@@artesadesonhosresiste Muito obrigado pela empatia e pelas palavras . Tenho estado mal psicologicamente com tudo isso sabe ?Mas os recursos federais estão voltando com o Lula na presidência; ficou evidente em 6 meses as mudanças e principalmente de bolsas melhorando bastante mas a reitoria que não dá menor importância a alunos como eu e novamente me vejo ficando para trás enquanto os privilegiados continuam a sua escalada ao sucesso
Sinta-se abraçado. Eu sou considerada parda e entrei na faculdade na época que estava surgindo assuntos sobre cotas. No primeiro dia de aula, já tive um choque, pois a maioria das minhas colegas haviam passado às férias em Paris, Nova York e eu na roça/cidade do interior de Minas Gerais. Eu era representante de curso e levantei muito a pauta social e racial. Inclusive, foi tema do meu mestrado. Eu ouvi de professores de iniciação científica que alunos de escola pública eram ruins, pois não tinham inglês, bom português, dinheiro para comprar livros, usam bolsa para comer e não para a pesquisa.
Rita, eu assino suas aulas des do início de seu canal! Entendo eles como denúncias! Porque existe o sistema que controla sim. Esmagando a maioria da população mundial em detrimento de poucos. Isso é lamentável. Mas creio que cultivando uma consciência que nos dá chance de escolhas mais conscientes de nós mesmos e a ocupação de nosso espaço, propaga alternativas de se viver diferente, dentro do mesmo sistema mas conseguindo preconizam outros, mesmo que pequenos. Já é uma coisa! Luto por isso. Na minha família e clientes! Um forte abraço e vida longa a tua voz, texto e interpretação! Maravilhosa!
Rita eu sou "socialmente" considerado branco. Há uns vinte e cinco anos eu quase me tornei funcionário de embaixada, consulado ou Itamaraty. Aqui em Belo Horizonte tem um instituto denominado Rio Branco que fornece educação de nível superior para formação desses servidores. Enfim. Eu quase virei "diplomata" porque o ano que tentei fazer o processo seletivo, foi o primeiro ano onde houve divulgação pública. Até então a divulgação era interna, de boca em boca e óbvio que só eram convidados a se inscrever, familiares de gente que trabalhava lá. Eu fui avisado por um amigo meu que o tio trabalhava lá. Mas como fiz a prova com muitos concorrentes, pois houvera divulgação, não passei. Imagina. Se as pessoas mais fragilizadas socialmente teriam inúmeras dificuldades. Imagina só com "cotas invertidas" que onde membros das elites são deliberadamente selecionadas. Nesse meu caso, acho que rolava sim uma reunião às cinco da manhã.
Eu sei bem como é esse pacto. Fui barrado numa pós graduação da USP na década de 90 por ser afrodescendente no ECA/USP, e outras vezes no próprio local de trabalho ao longo da minha carreira de professor educação básica.
Meu Deus!!! Tão bom e tão pequenininho... ❤️ Assisti duas vezes! Enviei para minha sobrinha, de 15 anos, que terminará o curso de inglês esse ano a fim de ter a certificação de fluência e poder ingressar no mercado de trabalho. Espero que ela entenda, após escutar a Rita, pois quando eu tento explicar o quão sortuda ela é por ter uma família para dar suporte, a bicha se revela ainda mais ingrata.
@@giselledosanjossantos1857 Tudo bem? Não se engane com a cor de meu rosto... Pois venho de família bem misturada (índios, brancos e negros) e POBRE. O cabelo é progressiva... Kkkk Enfim, é sorte e muita luta sim! Somos de família pobre e tenho renda fixa apenas porque consegui passar num concurso público muito cedo (21 anos) e que nem é suficiente para pagar as contas. Se a sobrinha em questão fosse depender financeiramente da mãe para ter tudo que ela tem, ela não teria. As tias ajudam nesse sentido. Detalhe: a sobrinha é pardaaaa. Somente eu nasci com essa cara desbotada, que ganha um pouco de cor no verão! ☀️
Poderia ouvir dona Rita falar sobre qualquer assunto por tempo indeterminado. Uma pena esse vídeo só ter 5 minutos, mas tem reflexões pra uma vida toda. Acabei de ler com o Clube de leitura Trem da Angela esse livro e é incrível. Cida Bento é cirúrgica na sua leitura de uma sociedade cujo pacto silencioso segrega pessoas que não são brancas, e mais, enfrenta a questão dos brancos não se verem racializados. Leitura essencial!
Se derrubarmos as profundas fronteiras sociais, as pessoas terão a noção do quão é completamente dispensável a existência de algo semelhante à premiação do Oscar.
Faço doutorado na PUC/SP e estou fazendo a matéria Migração, Racismo e Etnicidade com a Professora Silvia Borelli - amei a sua aula e recomendo muito o estudo sobre a Nova lei do racismo ❤
Na verdade é a segunda vez que a Ruth Carter com o Pantera Negra, o primeiro Oscar foi em 2018 com o primeiro filme, junto com direção de arte e trilha sonora
Dona Rita, outro dia em uma live um ser usou o termo "humor negro", eu disse numa boa que prefiro usar "humor ácido", a pessoa começou a ter um siricutico, achou ruim ter que rever seus termos de linguagem! Foi a live toda com sarcasmo contra minha colocação!!! Detalhe, o ser é uma pessoa espiritualista, e também da Umbanda, que adora falar em Justiça e luz!! Tudo da boca pra fora. Coisas tão simples não conseguem mudar, o que dirá algo mais complexo!!
Amo os vídeos da Ritinha!!! ❤ Sobre o inglês, realmente é classista jovens sem acesso serem “obrigados” à saberem. Eu como venho de origem pobre (pobre msm), tampouco sei, pois nunca tivemos dinheiro para cursos.
Tempero drag e uma pitada de conhecimento ... entreterimento....diversao e informaçao na minha vida , Amooo esse canal um beijao dona Rita .😘😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Não conhecia o conceito, mas ele explica muito a nossa realidade (a minha inclusive). Esse pacto realmente nos impede de acessar muitos lugares, ter bons empregos, enfim... Como superar isso? Vou para as leituras tentar achar a resposta....
Dona Ritinha, muito obrigado. Hoje tivemos grupo de estudo lendo Pierre Bourdieu ( Sociologia geral vol. 1) e eu e mais uma pessoas citamos vc ao falar exatamente da questão do simbólico, usando o exemplo que o médico usa drag ao sair num ambiente não hospitalar com jaleco e estetoscópio.
Ritinhaaa te amo. Conteúdo importantee!! Mas não vamos esquecer do Oscar da Viola Davis em 2017! Por favor, porque foi muito inspirador e representativo pra comunidade preta como um todo! Foi um acontecimento. ❤ adoro vc!
E mesmo tendo feito universidade publica, quando terminei com 24 anos não tinha o inglês intermediário (o tinha o que fui forçada a aprender pelos livros que não tinham versão em português). Ai todo mundo conseguindo estágio bom e eu sem perspectiva. Eu consegui o estagio meio ao acaso. Eu trabalhava há anos de garçonete conheci o diretor de uma empresa antes de entrar na faculdade. Um semestre antes de terminar, eu o encontrei em outro contexto e perguntou o que eu estava fazendo. E ai ele disse que eu podia fazer o estágio lá. E nesse momento eu percebi o que vc está falando (e eu sou branca)... O que o pessoal ainda esquece é que mesmo quando conseguimos acesso, é mais tarde. E ai também atrasa a vida (não só capitalistamente falando). Ralamos o dobro e continuamos atrás...
Faço suas minhas palavras. Sou considerada socialmente como parda. Já cheguei ouvir no ambiente de trabalho que eu não tinha sangue azul, não era de família nobre e tal.
Triste realidade.....a Ritinha consegue, em 5 minutos, dar uma aula fantástica com uma didática ímpar!!! Trabalhei com adolescentes na área da Assistência social e é isso: aparecem vagas de jovem aprendiz e nenhum dos nossos se encaixa. Aí o poder público se gaba dizendo: Damos oportunidades mas eles não querem! Qdo vemos os critérios, ensino médio completo, percebemos pra quem são as vagas, já que nossos meninos sequer conseguem completar ensino fundamental...jovem aprendiz= jovem burguês! Lamentável
ces viram a foto do gabinete de crise do governador aqui do RJ ? uma mesa oval com uns 40 homem branco de meia idade. ignoraram ate a cota de 1 mulher branca pra forjar uma inclusão.
O Oscar de 98 (o da Fernanda) foi uma loucura. Tiraram o premio de melhor ator justamente do filme que fala de racismo para dar a uma bobagem diminuindo o que foi o sistema capitalista no surgimento dos sistemas nazifacistas
"Central do Brasil" não tinha a menor chance... "A vida é bela" é um filme que retrata judeus (sabe quem são os donos dos grandes estúdios dos Estados Unidos?), nazistas e em que os heróis salvadores são americanos. E o filme ainda conta com um alemão totalmente louco, o médico das charadas! Naquele tempo - anos 2000 - os nazistas é que eram o malvadões ridículos do mundo, o que hoje está mudado pelo que ostentam os soldados da OTAN, do Batalhão Azov, etc... Impressionante como o vilão de hoje é o herói de amanhã e vice-versa, na pregação da mídia oligofrênica, né? Por isso, vai ver, é que a pessoa do vulgo, esses classe média gerentinho, diretor, contador etc., fica tudo cuca monga...
Amooo vc Ritinha. Seu trabalho é incrível❤. De um certo modo torna-se triste dizer mas, é melhor faltar aula e ficar assistindo seus vídeos e lendo suas recomendações. Tá sendo muito foda ter que ir pra escola e 'estudar' slide do governo que diz que água causa parkinson.
Perfeito, apesar de ser um vídeo sobre negritude, funciona integralmente quando se pensa em política de governo, escolha de cargos políticos e comissionados, vida dos servidores públicos no interior do país. Simplesmente perfeito!!!
Dona Rita! Faz pra gente um vídeo sobre os conflitos na Região do Oriente Médio, preciso com urgência de fontes que possam me ajudar compreender melhor o que acontece. A cobertura de alguns veículos de imprensa está transformando o ponto de vista israelense em "Universal". Obrigada!
O Intercept Brasil tá publicando várias matérias sobre isso. Tbm vi uma na Agência Pública. E vi q tem uma série de vídeos no canal Tese Onze q já deve ter uns 5 anos de publicação, mas ajuda a entender o contexto histórico
Aaahhhhhhhhhhhhhhhhhhh NÃO aguento esses vídeos de 5 minutos, só me deixam com MUITA, MUITA vontade de saber para onde ele iria se estivesse em formato convencional. Sucesso! 😁💪🏿✊🏿
Claro que queremos sempre os vídeos longos da Ritinha mas esses vídeos curtos,além de serem super didáticos e provocativos,nos estimulam a buscar ainda mais pelos temas retratados e pelas bibliografias utilizadas. ❤
Rita por que me tira da ignorância e traz me sentimento de inquietação e tristeza diante da sociedade tão perversa que outrora acreditava ser vontade de Deus, mas muito obrigada por me libertar dos "pré conceitos" que me aprisionavam
Quando eu era adolescente tive o privilégio de aprender inglês e ficar fluente, mesmo sendo pobre. Mas mesmo assim, sempre estava um pouco atrás dos da classe média. Quando eu comecei um curso técnico, eles já estavam concluindo a faculdade. E quando eu comecei a faculdade eles já tinham anos de experiência na área. Isso porque eu tive muitos privilégios e sou considerado branco. Agora imagina quem não tem nada e é negro. As dificuldades são muito maiores mesmo. Só não vê quem não quer.
Todos os meu pensamentos sobre a possibilidade de mudança da sociedade convergem para substituição do "espírito de competitividade" pela prática da comunhão e da partilha... em todas as esferas da vida. Pq competimos? Por tudo competimos... desde criança. Sempre queremos poder.
Essas atrizes negras levaram o oscar de melhores atrizes coadjuvante euma foi a triz principal. Sei que é um papel secundário, mas venceram a categoria: 1. Hattie McDaniel - 1940; 2. Whoopi Goldberg - 1991; 3. Atriz principal: Halle Berry - 2002; 4. Halle Berry - 2002; 5. Mo’Nique - 2010; 6. Octavia Spencer - 2012; 7. Lupita Nyong’o - 2014; 8.Viola Davis - 2017; 9. Regina King - 2019; 10. Regina King - 2019. É importante lembrar dessas grandes mulheres, mesmo de forma esteriotipada venceram a pé de igualdade na academia. E obrigada pelo vídeo, foi maravilhosa mais uma vez Dona Rita!
Você disse no currículo e isso me tem feito pensar bastante o pq até hoje não arrumei emprego, e quando aparece é só trabalho braçais ( trabalho pesado), minha descendência vem de indígena e negros. Olha que terminei os estudos só não fiz a faculdade ainda por falta mesmo do Money, ou trabalho pra sobreviver ou trabalho pra estudar os dois é impossível.
Somos todos seus fãs aqui em casa. Não sei quem te " descobriu" aqui, mas sempre estamos conversando sobre seus videos. E olha, aqui variados perfis: eu, que trabalho no judiciário, meu marido aposentado, um filho policial militar, outro veterinário. E como aprendemos com voce! Que didática acertiva, em meio a tanto conhecimento !
"O universal é sempre o pessoal em posição de poder" VON HUNTY, Rita
MARX, Karl no caso (a ideologia dominante de uma sociedade, é a ideologia da classe dominante)
Nem sempre.
Vou usar no enem
O exemplo do cargo de trainee com inglês fluente realmente é chocante.
Viola Davis nunca ter recebido um Oscar como melhor atriz e apenas um como Atriz coadjuvante é a ilustração perfeita para esse vídeo. Ela é SIMPLESMENTE A MELHOR ATRIZ DA ATUALIDADE!
Vocês não acham estranho que o filme Parasita, mesmo ganhando melhor filme, não teve nenhuma atuação indicada ao Oscar?
Porque o Oscar é uma premiação pra filmes estadunidenses e britânicos.
Concordo. Mas a Fernanda Montenegro concorreu para melhor atriz. Vou pesquisar melhor.
@@claudiabcarvalhoxenofobia clara
@@HernaneFerreirasim, ela concorreu
@@claudiabcarvalhona real não é não!
O que a dona Rita disse nesse vídeo eu super me reconheci. Estudo em universidade federal e entrei pelo Sisu e pela cota de renda ; já tenho 43 anos e foi mto dificil conseguir entrar ; só que estando lá dentro notei que tentava iniciação científica e nunca conseguia, nunca preenchia os pré requisitos e notei que quem sempre conseguia eram sempre os mesmos. Burgueses , faixa dos 20 anos , que recebem mesada e não trabalhavam e evidentemente brancos , e eu , pardo, morador da periferia da zona leste de São Paulo e que preciso trabalhar pra pagar meu aluguel e sobreviver . Nesse momento tive certeza que existe sim esse projeto pra que os de sempre tenham seu lugar no topo enquanto todo o resto tema comer capim pelo meio do caminho e perde as melhores oportunidades dentro da universidade pública brasileira . Quando constatei isso me senti muito negligenciado e nada representado lá dentro , mas sigo na luta e eles vão ter que me engolir pq eu mereço estar lá e de lá só saio formado em geografia ano que vem.
Marcos, me solidarizo com seu depoimento.
Sou paulista e moro há muitos anos no Nordeste, Natal/RN. Aos 49 anos, aposentada, decidi voltar a estudar na Federal daqui. E me surpreendi ao ver a mudança nestas questões de bolsas, auxílios residências, recursos extras $ quando necessário, creches e outros.
Vi a transformação em 4 anos dos parceir@s, hoje profissionais de excelência. 60% entraram por renda familiar.
Foi em 2012, Presidenta Dilma. Direitos básicos da Constituição.
2023 tem mostrado descompasso entre os estados brasileiros.
Te desejo esperança, apesar de. Tudo muda, tudo passa.
Um abraço.
@@artesadesonhosresiste Muito obrigado pela empatia e pelas palavras . Tenho estado mal psicologicamente com tudo isso sabe ?Mas os recursos federais estão voltando com o Lula na presidência; ficou evidente em 6 meses as mudanças e principalmente de bolsas melhorando bastante mas a reitoria que não dá menor importância a alunos como eu e novamente me vejo ficando para trás enquanto os privilegiados continuam a sua escalada ao sucesso
@@marcosguimaraes5603meu amigo é triste. Somos excluídos de tudo. É um pagando favores pessoais para outros, e a gente fica de lado! 😢
Sinta-se abraçado. Eu sou considerada parda e entrei na faculdade na época que estava surgindo assuntos sobre cotas. No primeiro dia de aula, já tive um choque, pois a maioria das minhas colegas haviam passado às férias em Paris, Nova York e eu na roça/cidade do interior de Minas Gerais. Eu era representante de curso e levantei muito a pauta social e racial. Inclusive, foi tema do meu mestrado. Eu ouvi de professores de iniciação científica que alunos de escola pública eram ruins, pois não tinham inglês, bom português, dinheiro para comprar livros, usam bolsa para comer e não para a pesquisa.
@@helaineborges1712 Boa noite é muito obrigado , muito bom poder partilhar isso e ter empatia e amor. Mas sinto muito por ter passado por tudo isso.
Rita, eu assino suas aulas des do início de seu canal! Entendo eles como denúncias! Porque existe o sistema que controla sim. Esmagando a maioria da população mundial em detrimento de poucos. Isso é lamentável. Mas creio que cultivando uma consciência que nos dá chance de escolhas mais conscientes de nós mesmos e a ocupação de nosso espaço, propaga alternativas de se viver diferente, dentro do mesmo sistema mas conseguindo preconizam outros, mesmo que pequenos. Já é uma coisa! Luto por isso. Na minha família e clientes! Um forte abraço e vida longa a tua voz, texto e interpretação! Maravilhosa!
Melhores aulas do youtube? SIM TEMOS SEMPRE!!! ❤❤❤
Rita eu sou "socialmente" considerado branco.
Há uns vinte e cinco anos eu quase me tornei funcionário de embaixada, consulado ou Itamaraty.
Aqui em Belo Horizonte tem um instituto denominado Rio Branco que fornece educação de nível superior para formação desses servidores.
Enfim. Eu quase virei "diplomata" porque o ano que tentei fazer o processo seletivo, foi o primeiro ano onde houve divulgação pública. Até então a divulgação era interna, de boca em boca e óbvio que só eram convidados a se inscrever, familiares de gente que trabalhava lá. Eu fui avisado por um amigo meu que o tio trabalhava lá.
Mas como fiz a prova com muitos concorrentes, pois houvera divulgação, não passei.
Imagina.
Se as pessoas mais fragilizadas socialmente teriam inúmeras dificuldades. Imagina só com "cotas invertidas" que onde membros das elites são deliberadamente selecionadas.
Nesse meu caso, acho que rolava sim uma reunião às cinco da manhã.
Já disse hoje o quanto vc é incrível Rita?
🙄
Estou concluindo a leitura de 'Pacto da branquitude'. Um SENHOR livro. Obrigatório!
- Este lookinho Psicotrópica é tudooooo!
Eu sei bem como é esse pacto. Fui barrado numa pós graduação da USP na década de 90 por ser afrodescendente no ECA/USP, e outras vezes no próprio local de trabalho ao longo da minha carreira de professor educação básica.
Meu Deus!!! Tão bom e tão pequenininho... ❤️ Assisti duas vezes!
Enviei para minha sobrinha, de 15 anos, que terminará o curso de inglês esse ano a fim de ter a certificação de fluência e poder ingressar no mercado de trabalho.
Espero que ela entenda, após escutar a Rita, pois quando eu tento explicar o quão sortuda ela é por ter uma família para dar suporte, a bicha se revela ainda mais ingrata.
Não é sorte não, é o privilégio da branquitude mesmo... 😂
@@giselledosanjossantos1857 Tudo bem? Não se engane com a cor de meu rosto... Pois venho de família bem misturada (índios, brancos e negros) e POBRE. O cabelo é progressiva... Kkkk Enfim, é sorte e muita luta sim! Somos de família pobre e tenho renda fixa apenas porque consegui passar num concurso público muito cedo (21 anos) e que nem é suficiente para pagar as contas. Se a sobrinha em questão fosse depender financeiramente da mãe para ter tudo que ela tem, ela não teria. As tias ajudam nesse sentido. Detalhe: a sobrinha é pardaaaa. Somente eu nasci com essa cara desbotada, que ganha um pouco de cor no verão! ☀️
Pacto da branquitude mudou minha vida
Poderia ouvir dona Rita falar sobre qualquer assunto por tempo indeterminado. Uma pena esse vídeo só ter 5 minutos, mas tem reflexões pra uma vida toda. Acabei de ler com o Clube de leitura Trem da Angela esse livro e é incrível. Cida Bento é cirúrgica na sua leitura de uma sociedade cujo pacto silencioso segrega pessoas que não são brancas, e mais, enfrenta a questão dos brancos não se verem racializados. Leitura essencial!
Tomando café da manhã pra ir pro trabalho, e me conscientizando com a dona Rita ❤
Aí Rita eu amo tomar um bom vinho e te escutar, vc é lendária
Se derrubarmos as profundas fronteiras sociais, as pessoas terão a noção do quão é completamente dispensável a existência de algo semelhante à premiação do Oscar.
Que nada todo mundo gosta de uma competição
Nenhuma premiação existiria mais então kkkkkk
@@melaniebr9974 Não uma revertida de falsa competição, pois, como conta o vídeo, o processo já inicia com vícios irremediáveis na concepção.
Dona Rita verdades assim devem ser contadas milhões de vezes. Mesmo assim muitos não vão entender. Mas devemos continuar contando!
Faço doutorado na PUC/SP e estou fazendo a matéria Migração, Racismo e Etnicidade com a Professora Silvia Borelli - amei a sua aula e recomendo muito o estudo sobre a Nova lei do racismo ❤
Que bom! A PUC é elitista, mas é ótima.
Essa temática me lembrou tanto o canal do Ora Thiago! Seria incrível vcs juntes em um vídeo ❤❤❤
Na verdade é a segunda vez que a Ruth Carter com o Pantera Negra, o primeiro Oscar foi em 2018 com o primeiro filme, junto com direção de arte e trilha sonora
Dona Rita, outro dia em uma live um ser usou o termo "humor negro", eu disse numa boa que prefiro usar "humor ácido", a pessoa começou a ter um siricutico, achou ruim ter que rever seus termos de linguagem! Foi a live toda com sarcasmo contra minha colocação!!!
Detalhe, o ser é uma pessoa espiritualista, e também da Umbanda, que adora falar em Justiça e luz!! Tudo da boca pra fora.
Coisas tão simples não conseguem mudar, o que dirá algo mais complexo!!
Imensa aula de pura cultura, parabéns Rita,tu és sensacional.
Um grande abraço e um big bjo no teu coração 😘❤️
Rita/ Guilherme super, mega über, ultra ácida e verdadeira, dividimos msm análise. Parabéns!!!
Amo os vídeos da Ritinha!!! ❤
Sobre o inglês, realmente é classista jovens sem acesso serem “obrigados” à saberem. Eu como venho de origem pobre (pobre msm), tampouco sei, pois nunca tivemos dinheiro para cursos.
Como a dona Ritinha é necessária. ❤
Me acho o MÁXIMO quando a Rita fala sobre um livro que estou lendo KAKKAKKAK
MA-RA-VI-LHO-SA! Acompanho há dois anos e sempre com ótimos temas. Ótima pra ser citada em redações. 😍
Muito obrigado pela contribuição, parabéns pelo "shorts"
Que vídeo!! Que vídeo ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ queria que fosse até mais longo esse conteúdo! Obrigada Rita
Como ela consegue passar tanta informação boa em apenas cinco minutos?
Tempero drag e uma pitada de conhecimento ... entreterimento....diversao e informaçao na minha vida , Amooo esse canal um beijao dona Rita .😘😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu adoro essas rapidinhas com a Rita
Uma ótima reflexão e revisão dos processos na vida. Parabéns!
Não conhecia o conceito, mas ele explica muito a nossa realidade (a minha inclusive). Esse pacto realmente nos impede de acessar muitos lugares, ter bons empregos, enfim... Como superar isso? Vou para as leituras tentar achar a resposta....
Dona Ritinha, muito obrigado.
Hoje tivemos grupo de estudo lendo Pierre Bourdieu ( Sociologia geral vol. 1) e eu e mais uma pessoas citamos vc ao falar exatamente da questão do simbólico, usando o exemplo que o médico usa drag ao sair num ambiente não hospitalar com jaleco e estetoscópio.
Maravilhosa! Faz questionar!
Fale sobre pacto da branquitude dentro da universidade brasileira e no meio acadêmico
Já curti, pois, tudo que dona Ritinha faz é maravilhoso.
Vc é simplesmente fantástica D.Rita❤
eu estou simplesmente CHOCADO com a constatação que tive com esse video!!!
Lindaaaaaaaaaaaaa! Muito obrigada.
Necessária!! Obrigada pela generosidade!!
É tanta lição, tanta oportunidade de consciência em assim poucos minutos. Rita e equipe toda, parabéns e muito obrigada!
Oi bom dia sou Ana Cristina assistindo seu vídeos, na madrugada pq professor tem que sempre aprender para poder ensinar, agradeço tudo que nos ensina.
Que incrível essa capacidade de nos dar referências e nos colocar pra refletir em tão pouco tempo de vídeo. Simplesmente a Rita
Ritinhaaa te amo. Conteúdo importantee!! Mas não vamos esquecer do Oscar da Viola Davis em 2017! Por favor, porque foi muito inspirador e representativo pra comunidade preta como um todo! Foi um acontecimento. ❤ adoro vc!
Pelo que entendi no video ela só faz citação a prêmio de melhor Atriz. No caso da Viola Davis ela venceu como atriz Coadjuvante.
E mesmo tendo feito universidade publica, quando terminei com 24 anos não tinha o inglês intermediário (o tinha o que fui forçada a aprender pelos livros que não tinham versão em português). Ai todo mundo conseguindo estágio bom e eu sem perspectiva. Eu consegui o estagio meio ao acaso. Eu trabalhava há anos de garçonete conheci o diretor de uma empresa antes de entrar na faculdade. Um semestre antes de terminar, eu o encontrei em outro contexto e perguntou o que eu estava fazendo. E ai ele disse que eu podia fazer o estágio lá. E nesse momento eu percebi o que vc está falando (e eu sou branca)... O que o pessoal ainda esquece é que mesmo quando conseguimos acesso, é mais tarde. E ai também atrasa a vida (não só capitalistamente falando). Ralamos o dobro e continuamos atrás...
Faço suas minhas palavras. Sou considerada socialmente como parda. Já cheguei ouvir no ambiente de trabalho que eu não tinha sangue azul, não era de família nobre e tal.
Esse video tbm vale pra premiações como o Grammy, Emmys e afins.
E para o STF, e o mercado de trabalho, e a mídia... etc etc etc hahahaha
@@TemperoDrag sim infelizmente sim 🥲 te adoroooo 💗
o disclaimer do vídeo não foi por acaso
comecei a ler semana passada,muito bom,importantissimo
Maravilhosa, dona Rita...
Obrigado pela indicação do livro, já comprei.
Triste realidade.....a Ritinha consegue, em 5 minutos, dar uma aula fantástica com uma didática ímpar!!! Trabalhei com adolescentes na área da Assistência social e é isso: aparecem vagas de jovem aprendiz e nenhum dos nossos se encaixa. Aí o poder público se gaba dizendo: Damos oportunidades mas eles não querem! Qdo vemos os critérios, ensino médio completo, percebemos pra quem são as vagas, já que nossos meninos sequer conseguem completar ensino fundamental...jovem aprendiz= jovem burguês! Lamentável
ces viram a foto do gabinete de crise do governador aqui do RJ ? uma mesa oval com uns 40 homem branco de meia idade. ignoraram ate a cota de 1 mulher branca pra forjar uma inclusão.
O Oscar de 98 (o da Fernanda) foi uma loucura. Tiraram o premio de melhor ator justamente do filme que fala de racismo para dar a uma bobagem diminuindo o que foi o sistema capitalista no surgimento dos sistemas nazifacistas
"Central do Brasil" não tinha a menor chance... "A vida é bela" é um filme que retrata judeus (sabe quem são os donos dos grandes estúdios dos Estados Unidos?), nazistas e em que os heróis salvadores são americanos. E o filme ainda conta com um alemão totalmente louco, o médico das charadas! Naquele tempo - anos 2000 - os nazistas é que eram o malvadões ridículos do mundo, o que hoje está mudado pelo que ostentam os soldados da OTAN, do Batalhão Azov, etc...
Impressionante como o vilão de hoje é o herói de amanhã e vice-versa, na pregação da mídia oligofrênica, né? Por isso, vai ver, é que a pessoa do vulgo, esses classe média gerentinho, diretor, contador etc., fica tudo cuca monga...
Meu sonho é ser aluno, nem que seja em uma aula, da Rita. Ahhhh de maneira presencial.
Quero ser um discípulo de Rita kkkkk
Te amo Ritinha/Guilherme
Amooo vc Ritinha. Seu trabalho é incrível❤. De um certo modo torna-se triste dizer mas, é melhor faltar aula e ficar assistindo seus vídeos e lendo suas recomendações. Tá sendo muito foda ter que ir pra escola e 'estudar' slide do governo que diz que água causa parkinson.
Eu amo demais os seus vídeos. Esses trejeitos na fala e a amplitude do conhecimento que você passa são simplesmente maravilhosos.
Quero tanto ter essa capacidade de síntese pqp
Perfeito, apesar de ser um vídeo sobre negritude, funciona integralmente quando se pensa em política de governo, escolha de cargos políticos e comissionados, vida dos servidores públicos no interior do país. Simplesmente perfeito!!!
Dona Rita!
Faz pra gente um vídeo sobre os conflitos na Região do Oriente Médio, preciso com urgência de fontes que possam me ajudar compreender melhor o que acontece. A cobertura de alguns veículos de imprensa está transformando o ponto de vista israelense em "Universal".
Obrigada!
O Intercept Brasil tá publicando várias matérias sobre isso. Tbm vi uma na Agência Pública. E vi q tem uma série de vídeos no canal Tese Onze q já deve ter uns 5 anos de publicação, mas ajuda a entender o contexto histórico
Aaahhhhhhhhhhhhhhhhhhh NÃO aguento esses vídeos de 5 minutos, só me deixam com MUITA, MUITA vontade de saber para onde ele iria se estivesse em formato convencional. Sucesso! 😁💪🏿✊🏿
Obrigado por você existir Rita! 🙏🏾🌻
Você é maravilhosa, sempre um tapa na sociedade! TE admiro muito!
Aí Ritinha, sempre sensata te amoo
Claro que queremos sempre os vídeos longos da Ritinha mas esses vídeos curtos,além de serem super didáticos e provocativos,nos estimulam a buscar ainda mais pelos temas retratados e pelas bibliografias utilizadas. ❤
Grande Rita! ❤❤❤
Beijos diretamente de Dortmund/ Alemanha ❤❤❤❤
Fiquei com vontade de "fale mais sobre isso". Obrigada!
Nossa....😢😮 Obrigada,Rita👏🏿
Rita é maravilhosa. Sempre um bom vídeo.
Informação importante , e o quanto somos mal informados.
Dona Rita sempre dando show!
Dona Xará, amo tu! Um pedido que fiz no Instagram e repito aqui: Encaixa Erika Hilton e Duda Salabert neste formato 5 minutos?
Aulas de 🌽🌽🌽🌽🫰🏽🫰🏽🫰🏽❤❤❤
Rita por que me tira da ignorância e traz me sentimento de inquietação e tristeza diante da sociedade tão perversa que outrora acreditava ser vontade de Deus, mas muito obrigada por me libertar dos "pré conceitos" que me aprisionavam
Ainda bem que Rita voltou 😁
Maraaaavilhoooosaa!
Esse livro da Cida foi um soco. Eu fiquei com náuseas a cada página de tanto peso que senti.
Muitíssimo obrigada Rita ❤
Obrigado, dona Rita..!!
Bom dia, Rita e comunidade.
Ritinha...eu não sou branco....!!! Parabéns Tia Rita e Equipe...
Aula como sempre impecável!
Mas Dona Rita não fique zangada mas o tradutor de libras é TUDO!!
Vou terminar de ler esse livro da Cida Bento urgente!
Cinco minutos esclarecedores, absoluto.. Saudades e beijos
Sempre muito didática!
Quando eu era adolescente tive o privilégio de aprender inglês e ficar fluente, mesmo sendo pobre. Mas mesmo assim, sempre estava um pouco atrás dos da classe média. Quando eu comecei um curso técnico, eles já estavam concluindo a faculdade. E quando eu comecei a faculdade eles já tinham anos de experiência na área. Isso porque eu tive muitos privilégios e sou considerado branco. Agora imagina quem não tem nada e é negro. As dificuldades são muito maiores mesmo. Só não vê quem não quer.
Sensacional, como aprendo c seus vídeos. Gratidão ❤ Faço um pedido, poderia comentar sobre a Guerra : Cisjordânia e Israel? Muito obrigada 😚
Lembrei da Viola Davis ganhando o Oscar…. Parabéns Rita, amo seu trabalho!
te amo ritinha
Todos os meu pensamentos sobre a possibilidade de mudança da sociedade convergem para substituição do "espírito de competitividade" pela prática da comunhão e da partilha... em todas as esferas da vida. Pq competimos? Por tudo competimos... desde criança. Sempre queremos poder.
esse vídeo me chocou demais...
Que privilégio viver no mesmo tempo que a dona Rita
Obrigada por esse áudio impecável ❤
É a primeira vez que eu já li o livro antes do vídeo. 😊
Essas atrizes negras levaram o oscar de melhores atrizes coadjuvante euma foi a triz principal. Sei que é um papel secundário, mas venceram a categoria: 1. Hattie McDaniel - 1940; 2. Whoopi Goldberg - 1991; 3. Atriz principal: Halle Berry - 2002; 4. Halle Berry - 2002; 5. Mo’Nique - 2010; 6. Octavia Spencer - 2012; 7. Lupita Nyong’o - 2014; 8.Viola Davis - 2017; 9. Regina King - 2019; 10. Regina King - 2019. É importante lembrar dessas grandes mulheres, mesmo de forma esteriotipada venceram a pé de igualdade na academia. E obrigada pelo vídeo, foi maravilhosa mais uma vez Dona Rita!
Você disse no currículo e isso me tem feito pensar bastante o pq até hoje não arrumei emprego, e quando aparece é só trabalho braçais ( trabalho pesado), minha descendência vem de indígena e negros. Olha que terminei os estudos só não fiz a faculdade ainda por falta mesmo do Money, ou trabalho pra sobreviver ou trabalho pra estudar os dois é impossível.
Agora tem auxilio faculdade. Se informe, saiu semana passda a lei.
@@paolasmith7059 obrigado, não estava sabendo trabalhando muito.
Importante
Somos todos seus fãs aqui em casa. Não sei quem te " descobriu" aqui, mas sempre estamos conversando sobre seus videos. E olha, aqui variados perfis: eu, que trabalho no judiciário, meu marido aposentado, um filho policial militar, outro veterinário. E como aprendemos com voce! Que didática acertiva, em meio a tanto conhecimento !
Oi Wess!!! Agradeço pelas informações! Acendeu uma tocha na caverna da minha ignorância !!!!😊😂❤. Quero vídeo sim sobre reformas!!!