UCRÂNIA X RÚSSIA: A DEFESA DA DEMOCRACIA LIBERAL

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 ноя 2024

Комментарии • 636

  • @ivansales8542
    @ivansales8542 2 года назад +56

    Gabi, concordo com a parte na qual vc fala que um dos motivos da invasão é não ter uma liderança na Ucrânia simpática à Rússia. Contudo, a principal diferença entre a entrada da Ucrânia e dos países bálticos na OTAN (para a Rússia) pode ser melhor atribuída ao timing. Quando os bálticos entraram, a Rússia ainda estava no processo de restauração após a queda da URSS. Não tinha força pra evitar esse movimento. Diferente de hj que ela já está bem estabelecida no cenário internacional. Importante lembrar TB que a invasão da Ucrânia já é "planejada" desde 2013.

    • @tandersun
      @tandersun 2 года назад +7

      Justamente, nem sempre o silêncio é sinal de desinteresse. Silêncio como sinal de desinteresse nesse caso seria uma das últimas opções viáveis. No documentário do Oliver Stone tem um discurso duro do Putin sobre o avanço da OTAN na frente de Angela Merkel do um senador republicano John MacCain isso em meados dos anos 2000.

    • @alexandrefrias2147
      @alexandrefrias2147 2 года назад +2

      O pessoal acha que as coisas se decidem de um dia para o outro.

    • @GCFTuto
      @GCFTuto 2 года назад +5

      Isso mesmo, não da pra escolher um lado. Claro que queremos paz, mas não me venha com essa conversinha de me botar um enlatado pra engolir, sem processar nada. Nesse momento precisamos nos recolher a nossa insignificancia e reconhecermos que é Tudo muito complicado demais pra maniqueismos. Fora que intervenção estrangeira nas "democracias" liberais aconteceram e acontecem o tempo inteiro e matam tanto Quanto a guerra mas de forma mais barata e impiedosa muitas vezes.
      Procuro de verdade a coerencia dentro do liberalismo, mas quando uma nação soberana enfrenta os Estados Unidos, como Cuba e Venezuela, não estou dizendo que é bom estar Nessas nações, bem como tenho certeza que a vida do povo ucraniano é bastante sofrida (talvez um pouco menos que a nossa), acontece Pura e simplesmente pq um "autocrata" está no poder, mas quando um país como a ucrania se revolta contra uma intervenção do imperialismo Russo, Todo Mundo "compra a briga". Imperialismo, russo, Norte Americano e Chines deve ser e sera destruido. Mas isso não quer dizer que nos devemos ficar de braços cruzados esperando que isso aconteça, se for uma fragilidade para o império hegemonico, não sabemos ainda, alguns acreditam que sim,outros que não. Eu infelizmente ainda não sei e é isto. Sem maniqueismos chucros e mau embasados cientificamente como "autocracia x democracia liberal". Democracia de verdade é ótimo, não essa papa sem gosto que enfiam-nos guela abaixo Todo Santo dia. Que democracia éessa onde o povo passa dificuldade Gasolina a 1% do salario minimo, gás a 10% sexta basica quase 50% e alugel no mínimo 30%, fora agua Luz etc etc etc.

    • @mwadriano
      @mwadriano 2 года назад +3

      Gabriela, você acha o que a imprensa e a mídia ocidental vem fazendo é democrático? Eles também estão limitando acesso a informação e liberando a xenofobia "temporariamente" na Europa (isso é notícia da Reuters). Existem muitos especialistas e estudiosos da academia (senão a maioria que estuda o tema) vem apontando que a atual guerra é entre EUA e Rússia, e de interesses geopolíticos, nada relacionados a "democracia vs autoritarismo". E que a guerra só existe por conflitos de interesses entre EUA e Rússia e uma carência de governantes preparados para lidar com conflitos no atual momento da Europa. É importante levantar esse tema. Celso Amorim é ex-chanceler. Veja a opinião dele! Gleen Greenwald, jornalista ganhador do prêmio Pulitzer pode ser um caso interessante de se procurar. Com outra visão, mas também interessante, o jornalista e analista geopolítico especializado em Eurásia, Pepe Escobar, pode também ser alguém interessante para se conversar e entrevistar. Trata disso há anos!. Procure o Professor Lucas Leite, Doutor em relações Internacionais, especialista em EUA. Procure também o Prof. Leonardo Trevisan, também Doutor em relações internacionais. Veja o último Canal Livre da Band do dia 6 de março sobre a Guerra.

    • @mwadriano
      @mwadriano 2 года назад +7

      Concordo plenamente em relação ao timing. Mas acho que há outros pontos também em relação à decisão dele para "o momento" e "os motivos" que influenciaram.
      (A Ucrânia querer entrar para a OTAN é o mesmo que Eu querer colocar um bar com nome de "Gaviões da Fiel" do lado da sede da Mancha Verde: É o meu direito, mas que vai dar m., vai...). Enfim, nenhum direito é absoluto. O último herói que os EUA criaram com origem ideológica duvidosa chama-se OSAMA BIN LADEN !!! Zelensky NÃO é um democrata e nunca foi! Aparece em seus programas metralhando o parlamento. A primeira coisa que fez ao ascender ao poder foi dissolver o parlamento para posteriormente "eleger" um que fosse totalmente a seu favor!!! Deixa Nazistas do batalhão de Azov e de muitos outros dentro do seu Exército, numa boa! Pior, vê nisso utilidade para por seu programa anti-russos em prática! Promove gente desse batalhão, que melhor se sai nos massacres contra separatistas russos (não vale autodeterminação dos povos nesse caso?) como MINISTRO DE ESTADO para dentro de seu GOVERNO!!! Zelensky é melhor que Putin?? O Ocidente está péssimo de Herói, hein!? We don't need another hero !!!
      Vi o vídeo do Pedro Dória e acho que tem um bom convite à reflexão do ponto de vista ocidental. Mas acho que vou fazer aqui o papel de advogado do Diabo. Não quero defender o Putin, mas em alguns pontos acho necessário estabelecer a verdade, até para enriquecer o debate e permitir que outros pontos de vista venham à tona. Isso NÃO é guerra de democracia contra autoritarismo não! Isso é guerra de interesses econômicos e geopolíticos, apenas isso!! Imperialismo americano e modelo econômico em decadência. Puro e simplesmente. Bolsonaro e outros podem estar se aproveitando disso, e Putin aceita apoio de qualquer um para não estar completamente isolado. Essa retórica de Biden de que os russos interferiram nas eleições dos EUA não foi comprada por Merkel, que já estava "esperta" com os EUA desde que foi espionada pelos EUA de Obama/Dick Cheney/Joe Biden. Lembram? Edward Snowden? Biden? Política externa americana obedece aos interesses do Deep State americano, independente do Presidente. A Alemanha está na corda bamba e se fosse a Angela Merkel quem estivesse no poder, a guerra nem teria existido. Por isso o Japão e a Alemanha agora decidiram que precisam mesmo de armas e exército próprio forte, mesmo sendo membro da OTAN. Porquê? Se fosse para se defender da Rússia, bastaria manter-se como membros da OTAN... Mas é geopolítica! Estão vendo a oportunidade, o momento e que não podem confiar na OTAN.
      Sempre tenho falado isso, mas vou insistir novamente. E acho que você teria o DEVER de dar o contraponto. E isso significa trazer alguém com outro ponto de vista para debater também. Alguém com conteúdo! Claro que você não encontrará alguém que defenderá guerras ou invasões. Nem faz sentido. Mas está cheio de gente boa que vê na OTAN a causa secundária (quando não primária) do problema e o interesse em que a guerra aconteça e seja prolongada. E gente com conteúdo suficiente para contra argumentar à altura essa posição de que o Putin não estaria "preocupado" com a invasão. Há inúmeros vídeos na Internet dos governos da Rússia , e principalmente do Putin, criticando a expansão da OTAN e fazendo alertas. Do Putin especificamente, tem um vídeo de 2007, onde ele está bem novinho, inclusive! E essas coisas, talvez, vc precisará acessar a mídia russa para ver, porquê a "ocidental", em boa parte está escondendo tudo. Então, muito CUIDADO para não cair na narrativa! Há, mas a russa pode estar dando a narrativa dela? Com certeza! Por isso estou lhe convidando a analisar a narrativa dela e o conteúdo argumentativo, com as provas em conjunto. Julgamento ouvindo só um dos lados não é um julgamento justo e "liberal".... não é do "estado democrático de direito"...kkk
      Mas aqui vou falar sobre a expansão da "democracia liberal", algo que os EUA e OTAN tentam impor mundo a fora para justificar guerras ao longo dos anos, invadindo territórios alheios. Acabaram de fazer uma desastrosa saída do Afeganistão e tiveram que reconhecer que eles não queriam esse modelo lá. Pois é, na Europa "democrática" não pode, mas nos países que eles acham que pode, houveram sim invasões para "tomar territórios" ou instalar "governos fantoches" após a segunda guerra. Interessante, né? Ao que me parece, sua visão aqui apresentada sobre o que é "melhor", o que é "pior" e o que está "em jogo", está bastante enviesada. Tudo aqui exposto me parece absolutamente com a narrativa ocidental mesmo. Mas muito distante da visão que eu tinha (não só eu), desde muito antes do início da guerra.
      Primeiro, começo por salientar sobre as diferenças culturais entre as nações do ocidente e oriente, noção necessária para uma análise mais aprofundada. Isso pode nos remeter a época das guerras das conquistas babilônicas dos caldeus, das diferenças em relação aos assírios, passando pelos persas da dinastia aquemênida, pelas guerras médicas e os choques com os gregos. Toda essa história explica diferenças e evoluções de tolerância, concessões, misturas e repulsas de culturas. Tudo o que desemboca e influência na história de Alexandre da Macedônia (conhecido como Alexandre Magno, ou Alexandre O Grande), pupilo de Aristóteles que já era fascinado nas diferenças culturais entre oriente e ocidente e em suas incursões procurava manter, misturar e ampliar sua cultura (helenismo) para todo o território conquistado. Mas dê repente (como nos exemplos anteriores), se viu na Índia, onde fora repelido basicamente por uma diferença cultural tão forte e arraigada que aquele povo, simplesmente não aceitava as mudanças. Então, um homem com seu poderoso exército até então invencível, não tinha ideia da dimensão das diferenças culturais entre o que era conhecido como extremo oriente e seu povo, foi repelido e expulso com seu exército. Tal cultura influenciou a história dos impérios que o sucederam, incluindo os romanos, árabes, turcos e os modernos, pós iluminismo.
      Existem pessoas que preferem níveis maiores de autonomia e poder de decisão. Outras preferem ter um líder ou regras que ditam de maneira mais detalhada qual caminho seguir, até porquê consideram que decidir em tudo dá muito trabalho. E em muitas culturas, há uma preferência por maior autonomia ao líder, sem que isso configure, necessariamente, tirania aos olhos daquele povo. A questão de direitos humanos é uma linha tênue e cinzenta.
      Dito isso, precisamos entender à partir de então, que existem vários conceitos de "democracia" no mundo moderno. A democracia surgiu em Atenas e se fossemos manter sua versão original, certamente não conseguiríamos resolver vários problemas, como até mesmo as limitações físicas, pois é inconcebível imaginar todos os paulistanos na praça da sé decidindo leis para a cidade. Além disso, participariam apenas homens, brancos, de certa idade e posse. Então, certamente a democracia foi adaptada aos moldes ocidentais, evoluída conforme o iluminismo e outras filosofias modernas, mas é imperioso reconhecer que cada lugar evoluiu tais ideias a sua maneira, conforme as visões de cada povo. Até mesmo a nossa democracia liberal ocidental tem algumas divergências no modo de funcionamento, variando de país para país. Então, não podemos dizer que os russos e outros não vivem em uma democracia, só porquê não é igual ao nosso modelo ocidental de democracia liberal. Esse é o primeiro ponto.
      O segundo ponto é que não devemos pretender impor nosso modelo de democracia liberal ocidental, ou qualquer coisa de nossa cultura ocidental a outros povos, pois a história está recheada de exemplos de repulsa por essas pretensões. Até mesmo o povo que tem identidade ucraniana têm repulsa pela cultura russa, é importante lembrar. O que não significa que devam tentar matar o povo de etnia russa. Nem mesmo devemos pretender saber o que é "melhor" para uma determinada sociedade, já que o ponto de vista delas muitas vezes é diferente do nosso, até pelo histórico de vida. Uma das histórias mais clássicas e antigas talvez seja a supra citada do império macedônico, mas podemos pegar a dos EUA no Afeganistão também como exemplo, tendo Biden enfim reconhecendo explicitamente que não poderia os EUA continuar a tentar impor a "democracia" para um povo que não a quer.
      Terceiro, é preciso fazer uma análise séria sobre a legitimidade do que pleiteia a Rússia de Putin, sobre o que vem sendo pedido há anos e ignorado pela comunidade internacional. Não é verdade que a Rússia nunca se importou com a OTAN nas suas portas, mas sim, que vem alertando e reclamando sobre o problema desde o início da expansão da OTAN pelo leste europeu. Vale ressaltar que não defendo Putin, creio que ele seja um péssimo exemplo a ser seguido. Sei também da censura que existe nos meios de comunicação da Rússia e a reprovo. Mas também é imperioso lembrar que lá as pessoas sabem disso, além de que lá também existem canais de TV ocidentais e internet extremamente acessível e barata, com acesso a canais ocidentais com tradução para o russo.

  • @IncrivelPontinhoAzul
    @IncrivelPontinhoAzul 2 года назад +55

    Dia 11 e 12 de fevereiro mais de 30 países alertavam aos seus embaixadores e cidadãos na Ucrânia, para deixarem o país.
    Devido a insistência de Bolsonaro em se reunir com Putin em 16 de fevereiro o Brasil não lançou qualquer anúncio e deixou mais de 500 cidadãos brasileiros que moravam na Ucrânia sem auxílio para deixar o território em conflito.
    Ou seja, Bolsonaro condenou estes brasileiros a enfrentarem o conflito na zona de guerra sem o auxílio da embaixada.

    • @jorgemeireles3698
      @jorgemeireles3698 2 года назад +2

      Daqui a pouco o Bolsonaro é culpado pela chuva e calor.

    • @jorgemeireles3698
      @jorgemeireles3698 2 года назад +2

      Os brasileiro que não viram a situação ficar tensa e não saíram! Vai militar no Twitter.

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +8

      Bolsonaro e sua infinita capacidade de fazer m...

    • @lennonpiano3118
      @lennonpiano3118 2 года назад +12

      @@jorgemeireles3698 Considerando o sucateamento que ele fez no IBAMA, tem responsabilidade inclusive no clima.

    • @jorgemeireles3698
      @jorgemeireles3698 2 года назад

      @@lennonpiano3118 , o foda que IBAMA tem muito corrupção.
      Conheço uma imobiliária que constrói casas em cima de nascente, mas dá um dinheiro para os caras e tudo fica tql.
      Não vejo IBama fazendp muito coisa para proteger o meio ambiente.
      O que de animal sivestre ele põe para vender em Duque de Caxias.
      Infelizmente,, é um conjunto que não faz as coisas andarem

  • @semnick5311
    @semnick5311 2 года назад +16

    A Gabi tendo que explicar o que é democracia liberal é muito engraçado no meu ponto de vista. Já q eu me considero um liberal.
    Muito bem colocado por ela inclusive!
    Parabéns

  • @ritabarboza3045
    @ritabarboza3045 2 года назад +1

    Você está certíssima devemos ter cuidado com o que vemos e ouvimos pra não sai por aí colocando lenha na fogueira .

  • @ailtonmachadoribeiro1356
    @ailtonmachadoribeiro1356 2 года назад +12

    GABY, ALÉM DA AMEACA DA OTAN NA FRONTEIRA COM MOSCOU, VC DEVERIA CONSIDERAR NAS SUAS ANÁLISES DESSA GUERRA, O INVESTIMENTO AMERICANO/BRITÂNICO NA CULTURA, E NOS PROCESSOS ELEITORAIS DA UCRÂNIA, CONTRA A RÚSSIA.

  • @cmagnavieirademorais2197
    @cmagnavieirademorais2197 2 года назад +28

    Também acho muito corajoso, por parte dos cidadãos russos, protestarem contra a guerra e vergonhosa a postura do governo brasileiro em favor.

    • @bolsominioncomunistacapita468
      @bolsominioncomunistacapita468 2 года назад

      Amiga já que vc gosta tanta da ucrania vai lá lutar na guerra

    • @cmagnavieirademorais2197
      @cmagnavieirademorais2197 2 года назад

      @@bolsominioncomunistacapita468 para fazer este tipo de comentário só se identificando conk Bolsominion mesmo. Nada a ver seu comentário,.vou perder meu tempo com vc, te explicando que a questão não é gostar ou deixar de gostar da Ucrânia, além do contexto da Guerra e de seus impactos a nível mundial, tenho empatia pelas vítimas desta guerra. E sim, sou contra guerra em qualquer lugar, porque as vítimas não são os mandatários dela, mas cidadãos e soldados que também não concordam com ela.

    • @bolsominioncomunistacapita468
      @bolsominioncomunistacapita468 2 года назад

      @@cmagnavieirademorais2197Tudo bem vc ser contra a guerra mais eu só não entendi o porquê vc ser contra a postura do governo Brasileiro.
      Sendo que a postura do governo é de neutralidade

    • @bolsominioncomunistacapita468
      @bolsominioncomunistacapita468 2 года назад

      @@cmagnavieirademorais2197 se vc e contra a postura do governo que é a neutralidade vc estará sendo a favor da guerra

    • @bolsominioncomunistacapita468
      @bolsominioncomunistacapita468 2 года назад

      Além do mais o que o Brasil vai ganhar apoiando a ucrania ????
      Seria muito melhor o Brasil ficar neutro e poder continuar negociando com a Rússia

  • @adrianofromer9024
    @adrianofromer9024 2 года назад +6

    Quanta sensatez, clareza e didática! A Gabriela possui uma grandeza intelectual e humana difícil de se encontrar!

  • @ulissesps
    @ulissesps 2 года назад +19

    Continuo acompanhando seus vídeos e tenho você e suas reflexões em alto valor. Gostaria mesmo de aprofundar as visões sobre o papel dos EUA nós últimos conflitos pelo globo. Logo que puder, indique seus vídeos sobre o tema, ok? Inté!

    • @miguelsa007
      @miguelsa007 2 года назад +2

      Não dá, a Gabriela aborda todos os problemas em torno do elefante branco no meio da sala mas não fala do elefante em si, ela não fala dos EUA

  • @kekabueno2007
    @kekabueno2007 2 года назад

    Vc é D++++! Muita clareza para uma reflexão menos contaminada!

  • @sandratakagi6979
    @sandratakagi6979 2 года назад +2

    Muito interessante sua abordagem sobre o conflito, saindo do campo de debate predominante sobre o assunto que acaba simplificando a questão. Penso que uma guerra inclui muitas questões complexas, não é algo simples que vc aponta o certo e o errado, além de haver muitas nuances e interesses que não é claro para muitos de nós. Agradeço por enriquecer o tema, agregando pontos importantes para reflexão. Parabéns!

  • @pedromendesrbd
    @pedromendesrbd 2 года назад +12

    Todo mundo devia assistir esse vídeo. Concordei com cada palavra que você falou aqui, e no vídeo de terça também. Aliás, ambos vídeos maravilhosos.

    • @mryoutubeperson7326
      @mryoutubeperson7326 2 года назад

      cara, eu discordo quando a Gabi disse que não deve fazer críticas aos EUA, sendo que eles estão entre os países que a décadas invadem nações soberanas ou tentam influênciar nas suas políticas, mas só agora que as pessoas parecem ficar chocadas com isso, que foi por curiosidade quando o principal rival dos EUA fez

  • @franciscojosedasilvaneto4032
    @franciscojosedasilvaneto4032 2 года назад +8

    Muito boa essa análise!! Fiquei muito feliz em conseguir, com sua ajuda, organizar a minha discordância com as argumentações que vi nos campos mais progressistas. Muito obrigado!!

  • @marillac9205
    @marillac9205 2 года назад

    Distanciamento nas análises, é urgente, necessário e absolutamente oportuno!

  • @lorena-cd1tf
    @lorena-cd1tf 2 года назад +13

    Política é um jogo de influencia tremenda, apesar dos EUA n forçar ninguém a entrar na OTAN eles influenciam muito bem e de forma bem estratégica. Acho mt interessante esse jogo de influencia dos eua q nos deixa pensar que somos nós que pensamos por nós mesmos quando não. Sabemos como a eleição de Bolsonaro foi feita a base de fake news, que gerou uma falsa sensação de escolha, assim como temos informações de influencia dos EUA no golpe de 2016. Se o Putin é um autocrata, os EUA tbm é. Marilena Chui arrasa quando fala sobre que o poder bem feito é aquele que não se vê. Ha-Joon Chang fala mt disso no seu livro psicopolítica, sobre a falsa liberdade, e eu acho mt interessante aplicar isso nas relações internacionais. Concordo em questionar a existência da OTAN quando a GF acabou faz tempo. Não faz nem sentido. Não concordo com guerra, mas eles esta protegendo seus interesses. Putin tem claro seus interesses e vai fazer o que preciso para mante-los. Ele mantém a Russia soberana.

    • @caiomonteiro1647
      @caiomonteiro1647 2 года назад +2

      Até estava concordando. Mas como assim, "Rússia soberana"? Quem é soberano lá? Os oposicionistas presos? As gueis?

    • @carloscarneiro7226
      @carloscarneiro7226 2 года назад +1

      Avalanche de merda. Saiam de baixo.

    • @nathanmadeira4054
      @nathanmadeira4054 2 года назад

      “Influência dos EUA no golpe de 2016” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @joaopauloduartedasilva4101
      @joaopauloduartedasilva4101 2 года назад +3

      @@caiomonteiro1647 Caio, acho que o "Rússia soberana" tem a ver com a posição de poder do país no cenário econômico global. Com o fim da União Soviética a Rússia ficou extremamente pobre e desestabilizada, e os anos 1990 foram terríveis para o país, praticamente perdidos.
      A coisa melhorou quando Putin entrou, e por isso ele era (até antes da guerra, hoje eu já não sei dizer) muito respeitado e popular no país todo, mesmo sendo autoritário, conservador e nada carismático. Ele trouxe a instabilidade que o país não sentia por décadas, e mesmo com suspeitas de fraudes nas eleições, era só sair na rua e perguntar por ele que a maioria era muito favorável, pois a Rússia finalmente era "soberana", no sentido de ser novamente uma potência econômica.

    • @joaopauloduartedasilva4101
      @joaopauloduartedasilva4101 2 года назад +3

      @@nathanmadeira4054 Nathan, ano passado o jornal francês Le Monde publicou um dossiê investigativo assinado por Nicolas Bourcier e Gaspard Estrada explicitando a relação entre Sérgio Moro, o FBI e o impeachment da ex-presidente Dilma. Recomendo procurar.
      No mais, não seria a primeira vez que isso acontece, já que é extensamente documentada a influência do governo dos Estados Unidos que culminou na nossa ditadura civil-militar.

  • @tiagonaweb
    @tiagonaweb 2 года назад +38

    Acho que tem um problema no que foi dito, a OTAN já convidou países em outros momentos, e recentemente sinalizou à Finlândia. É inegável também a aproximação da OTAN das fronteiras Russas.

    • @josevictor406
      @josevictor406 2 года назад +5

      Assim, em tese nações soberanas têm o direito de decidir com quem se alinham. Se a Ucrânia e a Finlândia querem entrar na OTAN, direito deles. Ao mesmo tempo que se, por exemplo, o México quisesse fazer uma aliança militar com a China e a Rússia, ele estaria no seu direito. Em ambos os casos, a seguridade de uma potência maior é ameaçada pela proximidade do vizinho com o "outro lado", em ambos os casos a aproximação é legítima e legal, pois são nações soberanas decidindo seu futuro, mas em ambos os casos sabemos que a política do mundo real resultaria nisso que a gente ta vendo na Ucrânia. Um adendo, os países é que pedem pra ingressar na OTAN, não o contrário (ao menos não com essa leva mais recente de ex-países soviéticos e do pacto de Varsóvia). Pra fechar, não é muito inteligente morar num país latinoamericano e defender que potências bélicas tenham direito de preservar seu espaço de influência à força violando a soberania de outros Estados, ou tu tá querendo que os EUA retornem à política do Big Stick?

    • @Jcxalvarenga1
      @Jcxalvarenga1 2 года назад +3

      @@josevictor406 Eles nunca deixaram essa política, só mudaram de porrete.

    • @felipecamoske1140
      @felipecamoske1140 2 года назад +2

      @@josevictor406 Olha, isso não é verdade... tanto que a crise dos mísseis em Cuba contar uma outra história!

    • @RanyClaudianoS2
      @RanyClaudianoS2 2 года назад +1

      @@josevictor406 pergunta então porque em Cuba não tem base Rússa ... porq a Rússia queria dar suporte pra Cuba esses dias ... a vdd é q qualquer um dois não aceitariam mas como sempre os EUA é herói e Rússia China etc não... porq os EUA é democracia... democracia q voto do povo vale menos do q parlamento e democracia onde trunfo quese deu golpe... não justifica claro q não mas se fosse o mesmo peso a Rússia teria feito com a Ucrânia o EUA fez a arábia e Síria e não teria sido esse caus por todos fica quieto quando é o capitão América ja quando não ai temos q fazer um guerra mundial

    • @MrMarcelGilber
      @MrMarcelGilber 2 года назад +2

      @@josevictor406 Cuba, Afeganistão, Iraque, Síria, Iran e tantos outros que os EUA arrasaram criando um desculpa qualquer....

  • @fabianomilan
    @fabianomilan 2 года назад +4

    Parabéns pela clareza e didática na análise!

  • @julianomachadoolivetti5072
    @julianomachadoolivetti5072 2 года назад +3

    Parabéns!! O ponto é esse! Até a queda de Ianukóvytch, Putin tinha tantas preocupação com a Ucrãnia quanto com o Cazaquistão, próximo de zero! E claro, o grande receio advêm do medo da até então subjugada Ucrânia funcionar como uma democracia liberal, se desemvolver economicamente...Como ficaria ao Russo olha daqui a 10 aos e ver uma Ucrânia com padrão de vida bem supeior ao do Russo comum?? Isso é inadimissível a Putin!

    • @LSH298
      @LSH298 2 года назад +2

      Exato.Lembrando que a Ucrânia tem um potencial econômico enorme na agricultura e minérios, é o maior fornecedor de trigo e grãos de toda a Europa,uma população, até então, com 44 milhões de habitantes.Não se faz guerra, onde não tem nada a oferecer.💲💲💲💲

    • @pensador7982
      @pensador7982 2 года назад +2

      @@LSH298 Exato.
      O que vejo de comentários estabelecendo falsas simetrias entre a OTAN e o regime autocrático russo é escandaloso, como se os EUA/OTAN fossem comparáveis a esses regimes autoritários que ainda existem mundo afora.
      O que esse povo ainda não percebeu é que não se trara de um embate de influências em que um país tem direito a isso ou aquilo, mas uma confrontação entre democracia-liberal e regimes iliberais-autoritários que sufocam a liberdade humana.

  • @sueanechaves
    @sueanechaves 2 года назад +23

    Mas os EUA fazem isso quanto ao controle econômico em outros países e é aceitável

    • @RicDiOlive
      @RicDiOlive 2 года назад +4

      Os EUA invadem a todo momento. Acho q o comentário não faz muito sentido ..

    • @mariajosecampos4084
      @mariajosecampos4084 2 года назад +7

      Fazem, inclusive, pegando em armas! Não vamos esquecer o Afeganistão e o Iraque. Deixando claro que não defendo Rússia e nem o "herói " Zelenski (que arrastou o próprio país para a destruição, ameaçando colocar a OTAN no quintal da Rússia). Nessa guerra é difícil saber quem está mais errado.

    • @nexthiago
      @nexthiago 2 года назад +1

      e os eua? e a Otan hein? como vcs sao chatos com isso.....

    • @josevictor406
      @josevictor406 2 года назад +3

      Ah claro, porque uma coisa justifica a outra

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +1

      Como se esse conflito fosse apenas uma invasão, totalmente descontextualizada da geopolítica!

  • @pablohribeiro_
    @pablohribeiro_ 2 года назад +45

    Gabi, você descreveu nesse vídeo justamente o que eu penso sobre essa crise entre Rússia e Ucrânia. Nas redes sociais, vejo muito gente querendo jogar a culpa de tudo em cima da Ucrânia e do Zelensk, mas é como eu penso: Nada justifica você passar por cima da Soberania de uma país. E também é importante o que você ressaltou: os EUA e nenhum outro país-membro obriga alguém a entrar na OTAN, entra quem quer. Você expôs, de maneira clara, a minha visão sobre tudo isso. Fico feliz em encontrar alguém que tem a mesma opinião que a minha sobre esse conflito. Parabéns, Gabi. 💕

    • @BlueSky-pn1ye
      @BlueSky-pn1ye 2 года назад +3

      Também compartilho desse pensamento e cada vez que o exponho sou xingada pelos pró- Putin.
      Dá pra entender de onde vem tanto belicismo do ser humano.
      Brasileiro tá longe de ser o “homem cordial” !

    • @pablohribeiro_
      @pablohribeiro_ 2 года назад +4

      @@BlueSky-pn1ye pois é! Vejo pessoas que (eu nem imaginava!) tentando legitimar essa guerra colocando a culpa na Ucrânia, na OTAN, na UE menos no alecrim dourado lá do Kremilin que não aceita que a URSS acabou há 20 anos e ainda se acha no direito de interferir na política dos países vizinhos.
      As pessoas não entendem que, independente do que os EUA já fizeram no passado, ou as intenções da OTAN, enfim, nada justifica uma guerra onde pessoas são mortas e feridas. Não tem o que justificar.
      Eu apenas só lamento...

    • @pablohribeiro_
      @pablohribeiro_ 2 года назад +2

      Apesar que é o que a Gabi citou no vídeo sobre Democracia. Isso aí da expansão da OTAN é só uma desculpa. O que ele não quer são países DEMOCRÁTICOS. Ele não quer a influência da DEMOCRACIA perto do território russo!

    • @joaopauloduartedasilva4101
      @joaopauloduartedasilva4101 2 года назад +9

      Concordo que ninguém é obrigado a entrar na OTAN, mas esse é um argumento muito simplista e quase vazio para responder esse impasse.
      Devemos nos questionar por que a OTAN ainda existe, quais benefícios ela teria ao adicionar certos países. A gente não pode esquecer que o conflito entre Ucrânia e Rússia já tem pelo menos dez anos, e a tensão entre Rússia e OTAN existe há pelo menos 20. É preciso nos perguntarmos por que havia a possibilidade de a Ucrânia adentrar a OTAN mesmo após todos os eventos de 2014.
      Não concordo com a Gabi quando ela diz que Putin se irritou "recentemente" por causa da democracia, o que não é verdade, essa é uma história longa, e em 2017 já havia gente na TV nacional francesa falando sobre a bomba relógio que tique-taqueava sobre a Europa.
      Essa guerra não nasceu no vácuo, e infelizmente as consequências serão desastrosas para o mundo.

    • @valentinpetrovsky8240
      @valentinpetrovsky8240 2 года назад +8

      A OTAN nem deveria existir pra começo de conversa

  • @jorgevictorkwyxzhj9
    @jorgevictorkwyxzhj9 2 года назад +8

    seus vídeos são extremamente bons, uma das pouquíssimas pessoas que encontrei comentando política que eu concordo quase que completamente

  • @miguelsuarez4849
    @miguelsuarez4849 2 года назад +1

    Genial, Gabriela; impecable análisis, con la agudeza que te es característica.

  • @jonathansouza94
    @jonathansouza94 2 года назад +49

    Vídeo bom, mas achei algumas informações tendenciosas e parciais. Exemplo: Falar que essa é a primeira invasão a um país soberana desde e II Guerra Mundial. Isto é mentira. Temos diversos casos, principalmente protagonizado pelos EUA, de invasão (sem motivos) a nação independentes e soberanas. Isso não é novidade para a comunidade internacional. Concordo tbm que há uma resistência a "chegada da democracia no Leste Europeu" por parte da Rússia, mas há uma diferença, os outros países que entraram na OTAN e/ou UE e que eram parte da antiga URSS, a maioria não faz fronteira com a Rússia e quando o faz são fronteiras muito pequenas, diferentemente da posição geográfica que a Ucrânia está além dos laços históricos, culturais existentes entre os dois. Não se justifica a invasão, mas é um elemento a mais.
    E falado sobre o fim do vídeo: Poderia fazer um vídeo sobre as invasões americanas em outras partes do mundo, pra termos menos emoções e mais razões.

    • @caiomonteiro1647
      @caiomonteiro1647 2 года назад +20

      Muito bem colocado, Jonathan! Esse papo de "primeira invasão" leva a um outro ponto muito forte nessa questão toda: o racismo. Veja-se a forma vergonhosa como alguns repórteres dos países desenvolvidos referiram-se aos refugiados "brancos como nós" e o silêncio ensurdecedor do Ocidente frente ao que acontece no Yemen. Gabriela, o que você acha?

    • @jonathansouza94
      @jonathansouza94 2 года назад +9

      @@caiomonteiro1647 Bem como a invasão de Israel na Palestina e guerra entre eles há muitos anos. Mas ninguém fala sobre, ninguém está comovido. Guerras civis em países africanos rolando a todo vapor, mas o mundo parece não ouvir, não saber, não se importar. Mas se uma bomba estoura em solo europeu, Deus....é o fim dos tempos.

    • @carloscarneiro7226
      @carloscarneiro7226 2 года назад +8

      Você entendeu errado. Em 2:20 Ela disse que Bolsonaro apertou a mão de quem iniciaria (Putin) o maior conflito NA EUROPA depois da 2° guerra mundial.

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +8

      @@carloscarneiro7226 não, as críticas são referentes à citação q ela faz ao autor q afirma q voltaremos a aceitar q um país invada o outro para aumentar o território. Não tem nada a ver com a fala do Bolsonaro apertar a mão do Putin. Aliás, Bolsonaro como sempre é irrelevante!

    • @elisangeladossantos9529
      @elisangeladossantos9529 2 года назад +1

      Perfeito!👏👏👏👏👏

  • @andrealba1513
    @andrealba1513 2 года назад +1

    Gente, bom demais esse vídeo. Muito sabias as colocações.

  • @pensador7982
    @pensador7982 2 года назад +5

    Suas análises são sempre brilhantes, lúcidas e, acima de tudo, honestas.
    Não obstante todas as limitações da Democracia-liberal, este é o regime "menos pior" que a humanidade já desenvolveu para viver de maneira minimamente pacífica. Todas as outras formas de organização sociopolítica se mostraram menos eficazes (monarquia, autocracias, ditaduras, regimes totalitários etc.).
    Devemos lutar para preserva-la e aprimora-la, afinal de contas a Democracia é o único regime capaz de aperfeiçoamento. Porém não sejamos ingênuos: não há perfeição quando o assunto é política.

    • @joaopauloduartedasilva4101
      @joaopauloduartedasilva4101 2 года назад +1

      Eu acho que, assim como em todas as questões, o "menos pior" é muito subjetivo dependendo de quem está falando, e de onde está falando.
      Para quem vive na periferia da democracia liberal, por exemplo, o "menos pior" é tão pior quanto um ditador genocida. O Brasil teve, nos últimos 11 anos, mais mortos do que a Síria no mesmo período, um país invadido pela Rússia, pelos EUA, e arrasado por conflitos civis. Nas comunidades carentes e nas terras produtivas do Brasil a guerra é todo dia.
      Eu me sinto muito bem, tenho casa, fonte de renda e uma segurança razoável. Mas é importante lembrar que na roleta da democracia liberal eu fui sorteado, e não contemplado, e a distância entre mim e alguém menos afortunado não é tão grande.

    • @pensador7982
      @pensador7982 2 года назад

      @@joaopauloduartedasilva4101 Mesmo para quem mora em periferias, a Democracia-liberal continua sendo mais vantajosa do que se estas mesmas pessoas estivessem morando nas periferias de Pyoungyang, na Coreia do Norte; de Cabul, no Afeganistão, ou em qualquer outro regime que tolhe o mínimo de liberdade que um ser humano pode vir a sonhar. É isso que eu quero dizer com "menos pior".
      Claro que nunca será perfeito, (não sou nem um pouco utópico quando o assunto é política), mas já está fartamente documentado que a Democracia-liberal, a despeito de suas limitações, é o regime que mais gerou prosperidade, mínima garantia de direitos humanos e respeito a minorias, estabelecimento de relativa paz etc.
      Eu sei que ainda existem desigualdades e isso é muito ruim, mas como eu disse, a Democracia-liberal é capaz de se aperfeiçoar, e regimes democráticos de hoje são um pouco melhores que os de outrora, enquanto que regimes autoritários só tendem a piorar.

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +1

      Acho q o problema é minimizar os efeitos perversos do imperialismo cometido por países com sistemas democráticos liberais.
      A democracia liberal não social dos EUA q se impõe como maior imperialismo atual e nos últimos 80 anos, dá a falta sensação de q se trata de uma melhor democracia, e faz muita gente minimizar os crimes horrorosos cometidos pelos EUA, desde ataques criminosos com bombas de fósforo nas cidades japonesas q dizimavam populações sem buscar atacar apenas alvos militares no fim da segunda guerra, passando pelos odiosos ataques com bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, até pelas diversas invasões em busca de manter o poder imperialista cometidos nos últimos 60 anos, com interferência na soberania de muitos países, seja com invasões militares como no Vietnã, Coréia, Guerra do Golfo, Iraque e Afeganistão, entre outras, de guerras híbridas, com desestabilização de governos em todo o mundo, q no Brasil levou à ditadura, e que em muitos lugares envolveu em treinar e arrumar rebeldes que causaram muitas catástrofes e q tem entre suas consequências o surgimento do Taleban, Al Qaeda e Estado Islâmico.
      O imperialismo russo tampouco é bom, sendo atualmente cometido por um governo conservador e autocrático, q comete diversos crimes dentro do seu país.
      Enfim.. acho q é uma falsa questão, um pouco ingênua inclusive, tratar o conflito na Ucrânia como uma questão de defesa da democracia liberal... e, sob essa falsa discussão, estão eregindo como herói um novo autocrata q é esse presidente ucraniano

    • @joaopauloduartedasilva4101
      @joaopauloduartedasilva4101 2 года назад +1

      @@pensador7982 Será mesmo, Pensador?
      Será que alguém que mora na Coréia do Norte hoje aceitaria viver numa favela carioca comandada por milícia?
      Pense que na Coréia do Norte, uma ditadura, se você ficar quieto, ninguém mexe com você. Já numa favela comandada pela milícia, mesmo se você ficar quieto, seu filho pode morrer a qualquer momento.
      Não estou defendendo um lado ou outro, apenas disputando essa noção de que "o nosso pior é menos pior que o pior do outro". A gente teve cidadão alvejado com 80 tiros há alguns anos atrás, sabe? Nem o exército de Israel chegou a fazer tal coisa na Palestina (e eles vivem um apartheid).
      Dê um google sobre o conflito com os indígenas e fique horrorizado com o que tem sido feito desse povo.
      No mais, não vejo como a democracia liberal possa se aperfeiçoar, principalmente quando suas bases são tão falhas.
      A única diferença é que a democracia liberal vai promover exploração e injustiça para dentro do seu país (como acontece no Brasil) ou para fora do seu país (como acontece com países do hemisfério norte, que tem altos índices de qualidade de vida, mas que exploram mão de obra e território em outros países). É uma lógica sobretudo de exploração, e eu e você tivemos sorte de podermos estar mais confortáveis que mais da metade da população;.

    • @Guilherme5988
      @Guilherme5988 2 года назад +2

      Não é muito honesto fazer uma análise sobre um ponto de vista e dizer que está usando a razão e quem não concorda está usando a emoção, assim se colocando em um patamar superior ao de quem tem outro ponto de vista

  • @RomerioZeferino
    @RomerioZeferino 2 года назад +1

    Parabén, Gabriela. Por favor, se centraliza entre os dois quadros. Tenho toque. rsrs.

  • @gabrielaribeiro3360
    @gabrielaribeiro3360 2 года назад +2

    Muito bom , perceber e dá importância a outras perspectivas sobre a influência e impacto que essa guerra pode causar , através do seu canal e da sua genialidade intelectual e cidadã , sou sua fã e admiradora como mulher e profissional , e estou prestes a realizar o meu grande desejo de ler seu livro , para reforçar o meu repertório sociocultural e abrir minha mente à vários seguimentos políticos , etc . Parabéns pela iniciativa , grande abraço !!!

  • @midnightmark2849
    @midnightmark2849 2 года назад +7

    Concordo com tudo, apenas discordo sobre o Estados Unidos não possuir influência no conflito.

  • @cosmematos8743
    @cosmematos8743 2 года назад

    Mulher tenho muita admiração pelo seu trabalho.

  • @nucis1
    @nucis1 2 года назад

    ahhh aguardando os próximos vídeos ansiosamente

  • @ProfessorLeandroMaia
    @ProfessorLeandroMaia 2 года назад +8

    Para mim, o que importa no momento é a questão humanitária, pensando no sofrimento da população, tanto na Ucrânia, quanto nos países que estão recebendo os refugiados, sem esquecer dos russos, que vão sofrer consequências da guerra, a começar pela economia. Ou seja, quem invadiu o outro país, neste caso, é que deve ser alvo das ações de represália.

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +2

      Infelizmente, o alvo de represália é a Rússia e o mundo inteiro paga com o preço do petróleo, sem falar nas consequências q as sanções causam em outras áreas, pagas por quem é mais pobre. E enquanto isso EUA não deixaram de comprar nem urânio da Rússia nem pararam de comprar petróleo da Arábia Saudita, cuja única consequência por bombardear o Iêmen de modo mais horripilante possível é não ter direito de comprar mais armas, à despeito do estoque gigantesco q eles tem para cometer ainda muitos outros crimes no Iêmen.
      Os agressores devem sim ser combatidos, mas em todo mundo, não apenas na Ucrânia.
      Eu queria saber qual a explicação para não ter o mesmo movimento contra a Arábia Saudita q se faz contra a Rússia.

    • @mryoutubeperson7326
      @mryoutubeperson7326 2 года назад

      @@Luizgraton somos dois

    • @Pareinos3.5
      @Pareinos3.5 2 года назад +2

      Quando os EUA bombardeiam países não europeus ninguém fala nada ninguém se emociona com o povo daqueles países. A hipocrisia é gritante .

  • @leticiareis3022
    @leticiareis3022 2 года назад +27

    Terrível, sim! Mas não surpresa... nós, brasileiros na Ucrânia cobramos muito a embaixada, antes da guerra começar, um plano de ação. Mas parece que a maior preocupação era com a visita à Rússia 🤢

    • @anisiobatista6953
      @anisiobatista6953 2 года назад +1

      O que aconteceria se a Rússia tentasse novamente(isso já aconteceu antes e os EUA ameaçaram usar armas nucleares contra a Rússia),instalar bases em Cuba,por exemplo,como reagiria o Brasil se isso acontecesse na Argentina por exemplo

    • @rosequerosene2424
      @rosequerosene2424 2 года назад

      @@anisiobatista6953 nada. Você já viu o Brasiil reagir à alguma coisa? Kkkkk

  • @Luizgraton
    @Luizgraton 2 года назад +3

    Gabriela, será que as pessoas não fazem ressalvas pq entendem q o conflito não é um mero caso de briga entre tipo de governo, mas sim uma briga geopolítica muito superior do q a invasão em si?

    • @rodolfodasilvamazzarinibal9382
      @rodolfodasilvamazzarinibal9382 2 года назад

      Sim, também concordo, e embora entenda o comentário sobre não usar Estados Unidos como gatilho, é inevitável mencionar seu envolvimento na atual guerra e em vários outros conflitos por anos, que não podem simplesmente serem ignorados. Não é questão de "mais emoção" e sim de visualizar o contexto global geral, aonde os EUA participa ativamente e causa danos maiores e por muito tempo já em outros países, vide Brasil.

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад

      @@rodolfodasilvamazzarinibal9382 eu discordo da ideia de perguntar "e os Estados Unidos ?" seja por uma rivalidade irracional como ocorre no futebol. Esse questionamento vem das pessoas q não partem da premissa de que essa invasão deve ser simplismente analisada isoladamente. E, na minha opinião vetar essa pergunta é uma bela apelação da Gabriela, pois ela quer discutir o conflito sem entrar no mérito geopolítico em q o conflito é só o capítulo atual. Ignorar a luta entre os imperialismos em q essa invasão está inserida é uma bela de uma gafe! E ela, usou uma racionalização ironicamente muito ingênua/pueril para atribuir a esse comportamento de questionar a visão Rússia (mal) X Ucrânia (bem) como irracional e não compreender o q está por trás dele.

  • @RenatoNRamos
    @RenatoNRamos 2 года назад

    Bom dia, Gabriela. Muito obrigado pelo vídeo e pelo trabalho que vem realizando, uma das pouquíssimas vozes coerente neste momento tão sombrio que vivemos.

  • @denisjunior7674
    @denisjunior7674 2 года назад

    Excelente análise, bastante sóbria, muito sensata, mesmo que tenhamos posições políticas bem diferentes... Parabéns!

  • @igorrolim7
    @igorrolim7 2 года назад +5

    Gabi, recomendo que convide o professor Leonardo Trevisan, para falar sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da guerra, juro ele sabe muito mesmo. Tem uma análise incrível.

    • @LSH298
      @LSH298 2 года назад

      Esse é o cara! Tomara que ela leia e o convide.

  • @josevictor406
    @josevictor406 2 года назад +5

    07:00 Rússia não tinha problema com os países entrarem na OTAN? Eu posso tá errado, mas creio que a invasão russa da Geórgia em 2008 se deveu, ao menos em parte, à ascensão de um líder pró-ocidente que flertava com a OTAN

  • @emilialima
    @emilialima 2 года назад +1

    Estou aprendendo muito com seus vídeos sobre a guerra. 😘😘

  • @rafaellepereiradelima2934
    @rafaellepereiradelima2934 2 года назад

    excelente reflexao Gabriela!

  • @desireeassis4121
    @desireeassis4121 2 года назад +13

    Quero chegar nesse nível menos emoção e mais razão mas confesso que é difícil não agir pela emoção. Beijo grande Gabi!

  • @edsoncastro8021
    @edsoncastro8021 2 года назад

    A cada vídeo seu, te admiro muito mais, parabéns a equipe.

  • @Marcos-cp4ry
    @Marcos-cp4ry 2 года назад

    excelente, mas refrasear a questao aos 6 minutos: mais ou menos Estado para >quem< ?

  • @duarda1987
    @duarda1987 2 года назад

    sempre sensata e ponderada.

  • @eltonale1
    @eltonale1 2 года назад +1

    Infelizmente nesse mundo "superficial" que vivemos é preciso, explicar, explicar, expor, expor, esclarecer, varias vezes, infelizmente. Parece uma eterna repetição e é cansativo, mas acho que dá resultado. Eu adoro seu canal, por isso, as criticas são ouvidas e a partir delas eu vejo uma tentativa de ser cada vez mais claro. O que para mim é sensacional. Parabéns, acho que assim vc vai se consolidando como essencial nesse mundão de youtubers caçadores de likes...

  • @LSH298
    @LSH298 2 года назад +5

    Esse foi o melhor e mais lúcido vídeo no Brasil,sobre esse assunto.Parabéns Gabriela!

  • @anademonte692
    @anademonte692 2 года назад

    Bom dia ! Sugestão de vídeo, sobre a guerra no Iêmen

  • @danielnascimento7812
    @danielnascimento7812 2 года назад +17

    Só me incomoda um pouco a ideia de que o "Ocidente" está lutando pela democracia liberal... Na minha opinião (nem um pouco relevante) é conflito de interesses de grandes nações, se fosse um autotraca interessante para o "ocidente" também daria na mesma

    • @clarissecampos392
      @clarissecampos392 2 года назад +5

      Exatamente! Acho estranho também essa premissa de que "vai se tornar comum um país invadir seu vizinho". Como se Israel e Arábia Saudita não estivessem fazendo justamente isso.

    • @talita-brito
      @talita-brito 2 года назад +1

      Putin É um autocrata interessante para o ocidente. Tanto é que nada tinha acontecido com ele até agora.

    • @gustavosoldeira4462
      @gustavosoldeira4462 2 года назад +1

      Não existe democracia liberal, existe hegemonia imperial no ocidente. Já viu alguma democracia conseguir bater de frente com o G7 em alguma resolução sobre algum problema ou conflito ao redor do mundo?
      Não adianta na Europa ser uma democracia, e na África as tropas europeias tacarem o terror e financiarem governos autoritários.
      É aquilo, Prioli não está informando, ela está vendendo um posição na qual ela é paga para defender. Ela é mídia corporativa, ela não é jornalista independente. Cuidado com ela.

  • @oziresfreitas6987
    @oziresfreitas6987 2 года назад +13

    Interessante seu ponto de vista, mas poderia explorar mais a questão do crescimento da OTAN, suas razões e seus propósitos?

    • @rosequerosene2424
      @rosequerosene2424 2 года назад +2

      E quem de fato a comanda....

    • @alexandrefrias2147
      @alexandrefrias2147 2 года назад

      Mesmo que aconteceu com a iugoslavia. Esse é o interesse da otan com Rússia e China.

    • @Pareinos3.5
      @Pareinos3.5 2 года назад +1

      Perigo dela fazer isso kkk perde o direito de entrar nos EUA na hora kkkkk

  • @sandraborges5497
    @sandraborges5497 2 года назад

    Se a gente se emociona demais perde a clareza. Concordo plenamente.

  • @shinzankuro
    @shinzankuro 2 года назад

    EXCELENTE ponto.

  • @taffaboi84
    @taffaboi84 2 года назад +6

    Obrigado Gabi!!! Sou de esquerda mas a esquerda está mandando muito mal, como você colocou. Ficar do lado da Russia nessa guerra é no mínimo contraditório.

    • @blabla23965
      @blabla23965 2 года назад

      Não é nada contraditório.

    • @Tailane09
      @Tailane09 2 года назад

      Contraditório??????

  • @gamamidia.youtube
    @gamamidia.youtube 2 года назад

    Gabi, eu não sou muito articulado, mas tento ler e estudar o máximo possível, mas quando eu vejo você falando com tanta eloquência e propriedade sobre os mais variados assuntos, me sinto uma anta!!!! hehehehe, isso é pra ser um elogio. 😊 Ainda não conhecia o seu canal aqui no RUclips. Agora estou inscrito, muito obrigado por dedicar um tempo para nos instruir 👏

  •  2 года назад

    sempre lúcida e eloquente

  • @knivesout33
    @knivesout33 2 года назад +1

    Como não amar esse ser humano?

  • @tiagogiovannetti5711
    @tiagogiovannetti5711 2 года назад +4

    Gabi, pegando as suas falas e a do Harari chegamos a conclusão de que o ataque Russo que buscava deslegitimar a indentidade Ucraniana acabou fazendo o contrário.

  • @StopaWell
    @StopaWell 2 года назад +30

    Poxa... achar que a Rússia entrou nesse conflito só porque a Ucrânia tá virando uma democracia é sacanagem né.
    Faz um seguinte exercício: Monta um bar ao lado do estádio do Palmeiras e coloca o nome desse bar de "gaviões da fiel". Você até tem o direito de montar esse bar e dar esse nome. Mas será que vai dar certo?
    O povo Russo tem o mundo inteiro pra se espelhar em democracias, será mesmo que é a da Ucrânia que ia fazer essa diferença todas?

    • @rosequerosene2424
      @rosequerosene2424 2 года назад +2

      Ela é obtusa, como todo americanófilo. Perdeu Uma seguidora.

    • @nexthiago
      @nexthiago 2 года назад +3

      Qual é o problema de criar um bar gavioes da fiel ao lado do estadio do palmeiras? em um estado de direito civilizado, isso nao traria nenhum problema, somente o prejuizo do bar pela falta do publico alvo (clientes corinthianos). Esse seu argumento, culpa a vitima e nao o agressor, com esse mesmo argumento, dá pra falar.. mas ai , o cara foi roubado pq estava com celular a vista, neh? As nações são independentes para escolher o grupo que elas querem pertencer. O que a Russia fez foi algo sem precendentes nesse século, invadiu uma nação soberana sem ter sofrido um ataque. Mas e os EUA? vc pode condenar as invasões que o pais fez no Iraque , vc pode criticar os dois imperios, norte americano e Russo.

    • @StopaWell
      @StopaWell 2 года назад +12

      @@nexthiago eu concordo que não se pode culpar as vítimas. Mas em geopolítica tem que colocar os pés nos chão.
      O Putin é um canalha e essa invasão é um absurdo. Mas coloca uma base russa lá no México pra você ver o que acontece.
      Em geopolítica tem que se fazer de tudo para se manter a paz global, e as vezes pra conseguir isso é necessário baixar a bola e seguir em frente.

    • @mryoutubeperson7326
      @mryoutubeperson7326 2 года назад +1

      Os EUA sofreram ataques do Afeganistão? A Arábia Saudita do Iêmen?

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +5

      @@nexthiago sua crítica à comparação do bar gaviões do lado do estádio do Palmeiras deixa ainda mais adequada a comparação da inadequação da entrada da Ucrânia na otan.
      Ninguém discute a questão de direito de abrir o bar. Porém essa ação causaria vários problemas práticos. O primeiro seria a circulação de torcedores rivais e q se odeiam com proximidade muito grande, q seria uma receita para conflitos. Além disso, soaria como uma provocação, o q é ainda pior quando vc pensa q seria uma provocação numa área em q as pessoas são muito mais passionais q racionais, o q potencializa a chance de conflitos.
      Na mesma situação, a colocação de armas anti Rússia a 3 min de Moscou seria um ato de provocação, o q ainda é pior quando vc tem um país como a Ucrânia, q está longe de ser uma democracia, e q atualmente é governada por um presidente bem incompetente, incapaz e autoritário.
      Ou seja, direito, num mundo ideal e teórico todos tem independência para aderir a um grupo. Na realidade prática, essa ação é mais geradora de conflito do q de paz.
      Então, se vc quer paz vc fica provocando o vizinho? Vc pode até ser vítima de ataques injustos e desequilibrados, mas não pode alegar ingenuidade e coitadismo.

  • @anamelia4
    @anamelia4 2 года назад +1

    🙋de esquerda e a favor da Ucrânia, contra a Rússia. Viva a democracia

  • @leonardocora7152
    @leonardocora7152 2 года назад

    Gabriela, explica para nós o que é o grupo Batalhão de Azov e Stepan Bandera

  • @rdgch0
    @rdgch0 2 года назад +15

    Muito bom o vídeo, como de costume. Ps: Penso que o Zelensky só é visto como democrático pq contrapõe algo menos democrático que ele: o Putin. Mas a verdade é que o Zelensky dissolveu o parlamento no primeiro dia de governo. 👀

    • @mwadriano
      @mwadriano 2 года назад +4

      se fosse só esse o problema do Zelensky, sei lá... daria até para aceitar que ele seria "melhor" que o Putin... Mas, infelizmente não é! E a Ucrânia, não era uma democracia melhor que a Rússia!! Só é mais "fraca" belicamente falando.
      We don't need another hero!!

    • @jeanvbarros
      @jeanvbarros 2 года назад +1

      Dissolveu, mas convocou novas eleições imediatamente. Tudo previsto na Constituição ucraniana. Qual foi o problema?

    • @mwadriano
      @mwadriano 2 года назад +1

      @@jeanvbarros cara, não penso que seja assim tão simples. As notícias da época davam conta de que haviam condições não satisfeitas para se dissolver o parlamento. E que ainda por cima, ele antecipou as eleições que eram para ser em Outubro daquele ano, algo que não era previsto na legislação. Sem falar que, fez isso apenas para dissolver e acabar com a voz da oposição, o que é claramente antidemocrático e Putin é acusado disso pelo ocidente o tempo todo.

  • @natduarte8
    @natduarte8 2 года назад

    Muito boa e ponderada a análise!

  • @alexandrealmeida8941
    @alexandrealmeida8941 2 года назад +16

    Muito boa reflexão. Apenas discordo sobre a não responsabilidade americana no conflito, mas tá valendo mais um excelente vídeo para construção do conhecimento no canal da Gabriela. Aproveito e indico o último vídeo da Rita Von Hunty no seu canal Tempero Drag sobre a força da ideologia nessas narrativas dos conflitos bélicos no leste europeu. Abrir os olhos é fantástico. ruclips.net/video/2CiLnUKPfrI/видео.html

    • @thiegoxavier0
      @thiegoxavier0 2 года назад +2

      A melhor parte do video para entender o contexto...

  • @digu40
    @digu40 2 года назад

    Perfeito, Gabi.

  • @renanpassini6397
    @renanpassini6397 2 года назад

    Sensacional !

  • @Guilherme5988
    @Guilherme5988 2 года назад

    A Gabriela fez algum vídeo sobre a fala do Arthur do Val e a do Kim Kataguiri?

  • @Luizgraton
    @Luizgraton 2 года назад

    Tá aqui uma boa análise da guerra pra de fato pensar sobre essa guerra.

  • @adrianocabral6338
    @adrianocabral6338 2 года назад +7

    Tinha que chegar esse dia: seu video com sem emoção e sem muita fundamentação. Antes de mais nada sou fã e admiro muito seus vídeos, em especial sobre política interna. Mas com o devido respeito a sua pessoa este demonstrou que as suas fontes lhe trouxeram um "conto de fadas" militar onde há uma luta do bem contra o mal. Ao invés de você ver os vídeos de Pedro Dória, dê uma passada no canal de Reinaldo Azevedo. Melhor, convide-o para uma entrevista. Mas vamos lá, Putin é sem dúvida um autocrata que persegue e massacra opositores bla bla bla bla... E Zelensky? Logo que assumiu o poder dissolveu o congresso, antecipou eleições e governa com mão de ferro. Você deixou de falar que o "herói" da democracia impôs que todos os homens até 60 não possam deixar o país e devem aderir aos exercito, que estimulou a população civil a usar molotov e submetralhadoras contra os tanques russos(nunca na história da humanidade um presidente foi tão louco), que está exterminado nas ruas os "suspeitos" de serem espiões russos, que ao invés de buscar a diplomação fica bradando que o outro é terrorista (caminho razoável para conseguir a paz ne?). E a não ser que você tenha tomado uma overdose de ingenuidade se de fato os governos anteriores da Ucrânia eram fantoches da Rússia você tem alguma dúvida que Zelensky não é fantoche dos USA? Não preciso falar que a OTAN foi criada para armar a europa contra URSS que, querendo ou não é representada pela Rússia né? E você dá a entender que não seria "nada demais" o vizinho se armar na fronteira Rússia? Desculpe Gabriella... está na hora de você buscar mais fontes agir com razão e sem emoção. Não há santos. Vir com citações de "analistas" que se pode vir uma nova era de invasões (afeganistão, siria, iraque não foram invasões) é piada de mal gosto. Fale do racismo demonstrado pela mídia européia e autoridades que impedem de negros e asiáticos refugiados ucranianos de fugir. Fale de como os USA botou "fogo" no parquinho e agora está assistindo sem fazer nada. Não adira a grande imprensa que analisa essa questão como uma criança de dez anos que assiste a fox news. Até Chomsky em palestra sobre tema afirmou que até Ghandi invadiria a Ucrania se ela aderisse a Otan. No entanto, repiso, admiro você muito, mas saia dessa historinha de heróis e bandidos.

  • @danielpassosmelo
    @danielpassosmelo 2 года назад +28

    Analisar o que está acontecendo sob um prisma da peleja entre democracia e tirania é de um reducionismo absurdo. Da pra analisar de forma mais ampla, sem nem mesmo excluir a parte que se refere a questão do autoritarismo do Putin, e ainda sim condenar a invasão russa a Ucrânia. Mas ignorar nessa análise as questões de defesa não faz o menor sentido, ainda mais vindo de uma analista que usa o bordão “mais razão, menos emoção”. Não é racional restringir essa análise aos arroubos ditatoriais do Putin e seu objetivo de abafar qualquer chance de florecer ideias democráticas em seu território e não levar a sério uma luta que vai muito além desse político, que vai muito além da guerra fria, que vai muito além da união soviética. A questão de segurança do território russo não se refere a algumas décadas, ela se refere a séculos de luta é isso está absolutamente arraigado na sociedade. Não dá pra analisar essa absurda e condenável invasão sem levar em conta esse fator. Meu ponto de vista sincero e racional!

    • @nanigehardt1104
      @nanigehardt1104 2 года назад +2

      Se vc for analisar bem direitinho, o q Putin deseja é a nação do grande império russo. Os povos lutam por imperialismo há séculos. Deveríamos evoluir. A reposta é o caminho da Democracia liberal. Aliás, desde Platão etc.
      Ao q parece, vivemos presos no retorno q falava Nietzche. Temos q sair desse vício. Ouvi de alguém q não lembro quem, q o povo esqueceu o que é um governo déspota, uma ditadura e por isso confunde td. Nossa democracia é uma vergonha. O povo pobre e minorias não possuem verdadeiramente direitos, mas ainda é melhor do que foi a ditadura. Não há absolutamente nenhum fato histórico ou de interesse de proteção sabe lá de q ameaça (ninguém ameaçava a Russia de invasão) pode justificar uma agressão dessas. Sem essa de maniqueísmo (repetido como cantilena), só tem um lado mesmo. Reprovar o agressor. Se olharmos a história, já q falou nela, o último que ameaçou dessa forma foi Hitler e muitos não acreditaram no rumo q iria tomar. É a crise das democracias e os déspotas enxergam o momento para que a autocracias cresçam. Tb é fácil saber o q é melhor de forma pragmática. Uma democracia meia boca ou uma autocracia.

    • @pensador7982
      @pensador7982 2 года назад

      @@nanigehardt1104 Exatamente.
      O que está em jogo neste conflito é uma questão civilizatória: a democracia de um lado e regimes-iliberais autoritários de todos os tipos (no caso a autocracia russa) do outro.
      O que vejo de gente estabelecendo falsas simetrias entre democracia, OTAN, EUA e Rússia-autocrática é escandaloso. As pessoas têm que ser mais pragmáticas e realistas: a democracia pode padecer de inúmeros problemas, todavia é o regime político "menos pior" que todos os outros, pois garante um mínimo de liberdade e garantia de direitos humanos. Claro que há problemas (desigualdade, racismo, sexismo), porém se formos escolher entre o aceitável e o péssimo, é melhor ficarmos com o primeiro.

    • @MatheusOliveira-sp8dm
      @MatheusOliveira-sp8dm 2 года назад

      A Ucrânia tem o direito de ter um exército igualmente forte e armas igualmente potentes.
      Por que só a defesa da Rússia interessa pra você?

  • @luisguilherme8642
    @luisguilherme8642 2 года назад

    ansioso pelos próximos vídeos

  • @josevictorgoncalvesmartins3774
    @josevictorgoncalvesmartins3774 2 года назад +3

    Discordo sobre algumas questões na posição deste vídeo. A primeira seria a defesa moral da democracia liberal, como se fosse o suprassumo da organização política. Diferente do Yascha Mounk, penso q a democracia liberal é uma perspectiva especifica de democracia onde prevalece o interesse do livre mercado acima de tudo, naturalizando a exploração economica. Nesse sentido, o avanço da democracia liberal q Putin ataca não seria apenas um avanço "moral" e de forma de governo, mas de domínio econômico. Meio q neste sentido, o video do Mersheimer (teórico internacionalista) mostra uma perspectiva diferente do q está acontecendo.
    ruclips.net/video/JrMiSQAGOS4/видео.html

  • @mrbilezinho
    @mrbilezinho 2 года назад

    Suas análises são uma brisa fresca no meio de tanta relativização do absurdo.

  • @edilsonluizdasilva2364
    @edilsonluizdasilva2364 2 года назад

    Sua analogia com futebol é bastante lógica, pois nesse atual momento da sociedade pós-moderna digitalizada todos querem estar certos e serem protagonistas, assim se aferram à ideias que a emoção lhes indica sem raciocinar sobre elas. Nós aqui no Brasil não estamos aferrados a um político de direita que gasta 1,8 milhões nas férias, e a outro de esquerda que fez uma reforma de 1,5 milhão que ninguém pagou? Isso parece deixar claro que a razão sumiu do mapa. #LeiaPedroFeroz #PrefiroCiro

  • @leticiareis3022
    @leticiareis3022 2 года назад +1

    Muito bom, Gabi!! Parabéns!! 💪🏼💙💛 слава Україні!!

  • @lennonpiano3118
    @lennonpiano3118 2 года назад +6

    O vídeo tem muitos pontos bons. Mas não é uma coisa meio simplista ver a OTAN como apenas um "grupo onde entra quem quer" ?
    A Rússia tá dando chilique assim como os Estados Unidos deram chilique (e com razão) quando a União Soviética botou mísseis em Cuba. Ainda que a OTAN não admita, na prática, parece ser um grupo de defesa contra a Rússia.
    Será que a Europa tá mesmo preocupada com a democracia no mundo ou tá preocupada em se curvar pra maior economia do mundo?
    Não vi os países ocidentais muito empenhados em negociar.

    • @josevictor406
      @josevictor406 2 года назад

      O Macron e o Scholz foram pra Rússia umas duas vezes, ligam para o Putin frequentemente, fizeram uma reunião com o Xi Jinping. Antes da treta, o Macron tava planejando um encontro entre o Lavrov e o Blinken e um entre o Putin e o Biden. O Erdogan (que não é lá muito ocidental, mas ainda representa um membro da OTAN) sediou um encontro entre o Lavrov e o Kuleba para achar uma saida para o conflito. Tu tá realmente dizendo que o ocidente não quer negociar?

    • @lennonpiano3118
      @lennonpiano3118 2 года назад +1

      @@josevictor406 Talvez até haja esforço de um ou outro chefe de estado.
      Mas até o momento não vi ninguém sugerir uma redução do território da OTAN por exemplo. Ou sugerir que o Zelensky desistisse da região do Donbas (embora não me pareça ser a maior das preocupações do Putin) da qual a Ucrânia inclusive já perdeu o controle faz tempo.

    • @josevictor406
      @josevictor406 2 года назад

      @@lennonpiano3118 ah claro, a Otan vai chegar pros países do leste europeu e falar "se fodam aí, kkk, tô indo embora, valeu falou"???? Isso desmoralizaria DEMAIS a aliança e simplesmente não faria sentido. A Otan não pode expulsar países porque a Rússia quer, porra. Mas eu concordo que, em prol de um acordo, a Ucrânia poderia ceder em alguns pontos, como a Crimeia e o dombass. Mas num acordo as duas partes têm que ceder né? O Putin tá querendo desmilitarizar o país. Não tem como um país que se julgue soberano concordar com um trem desses. Esforços têm que partir da Rússia também né, ou as concessões são só de um lado??

  • @junalmeida
    @junalmeida 2 года назад +2

    Queria um vídeo seu junto com a Rita Von Hunty

  • @TheMarceloHomrich
    @TheMarceloHomrich 2 года назад +1

    A fala sobre o termo liberal: perfeito.
    Análise sobre a OTAN: me decepcionou.
    Citar o Harari: 🤢
    Crítica ao Putin: 👍

  • @lucianaok477
    @lucianaok477 2 года назад +7

    Mandela, Noam Chomsky, Biden quando senador (!), todo mundo falava da questão da Ucrânia e os riscos de haver uma guerra... houve dezenas de invasões após a segunda guerra, só se o Yuval estiver considerando somente uma inflexão europeia, não?

  • @williamsoares4759
    @williamsoares4759 2 года назад

    Obrigado por pensar por todos nós...Agora sim uma linda e sábia mulher..

  • @mateusoliveiradeandrade731
    @mateusoliveiradeandrade731 2 года назад +22

    Gabriela, sua análise do conflito como "democratas vs autocratas" está fundada em premissas equivocadas (Em particular o vídeo do Pedro Dória, que possui vários erros crassos quanto ao tema).
    É um erro sério dizer que a Rússia não se opôs ao crescimento da OTAN no leste europeu. A Rússia teve problemas com os países entrando na OTAN desde sempre. Foram os fundamentos para a guerra na Geórgia, foram os fundamentos para as crises com a Ucrânia (em particular as energéticas) e foram os fundamentos para as crises com a Lituânia. A sua análise se funda demais nessa premissa e é uma premissa que está errada. Deixo no final do comentário uma série de fontes caso queira confirmar essa questão.
    No vídeo do Pedro Dória ele cita que o Putin teria dito que a entrada da Ucrânia na OTAN seria algo a se resolver entre ambas as partes, mas isso não é verdade. A citação referida no vídeo em que ele diria "essa é uma decisão que deve ser tomada pela OTAN e pela ucrânia" é uma resposta a uma pergunta não sobre a ENTRADA da Ucrânia na OTAN, mas sim sobre as RELAÇÕES entre eles, assuntos completamente diferentes (Na própria resposta o Putin discute também as relações entre Rússia e OTAN e afirma categoricamente que não entraria na coalizão, uma coisa é completamente alheia a outra). Lembrando ainda que isso é de 2002, época em que Leonid Kuchma era presidente da Ucrânia, um grande aliado da Rússia, que inclusive "combinou" o sucessor com Putin para as eleições de 2004 (que na verdade terminaram em desastre para a Rússia com a revolução laranja), e em um momento que não se discutia de maneira alguma a entrada do país na coalizão.
    Quando o governo Ucraniano era alinhado com o Putin não tinha essa de que a Rússia não estava nem aí para o que acontecia lá, a política interna Ucraniana era intensamente monitorada e controlada pela Rússia, o rompimento disso na Euromaidan foi o que deu origem ao começo da crise entre os países, porque foi quando ele perdeu o controle.
    É claro que existe um conflito entre Autocracia e Democracia liberal, mas isso não é o cerne do conflito de forma alguma e não é a pauta dessa guerra. Tentar píntar como se fosse é justamente incorrer na "emoção" de querer ver uma luta ideológica entre o bem e o mal onde na verdade o que ocorre é um conflito por razões puramente geopolíticas.
    Quanto aos comentários do Yuval Harari tem uma boa dose de ironia no que ele diz, lembrando que ele é Israelense, um país que tem invadido vizinhos para engradecer o seu território desde os anos 50. Falar como se a tentativa Russa hoje fosse algo absolutamente novo e inusitado é ignorar o fato de que por mais que tenham diminído guerras de expansão não acabaram. (Note que isso não é uma defesa das ações Russas ou de que é ok invadir países vizinhos, mas se vamos analisar a análise tem que ser feita sem essa cobertura que está prevalecendo com frequência na nossa mídia como se fosse uma luta do bem contra o mal e desconsiderando os nuances complexos relacionados a política interna e externa do Leste Europeu)
    Bordachev T. Russia’s European Problem: Eastward Enlargement of the EU and Moscow’s Policy,
    1993 - 2003 / Antonenko O. (ed.) Russia and the European Union: Prospect for a new relationship.
    London, Routledge, 2005
    Bordachev T. Russia and EU Enlargement: Starting the Endgame / The Strategic Implications of
    European Union Enlargement. E. Brimmer and St. Froelich (eds). Center for Transatlantic Relations,
    John Hopkins University 2005.
    Romanova T. Zaslavskaya N. EU-Russia: towards the Four Spaces. In: Baltic Defence Review. 2004.
    Vol.2. No.12.
    ZYGARʹ, M. (2016). All the Kremlin's men: inside the court of Vladimir Putin.
    Myers, Steven Lee, (2016) The new tsar: the rise and reign of Vladimir Putin

    • @julianassange2991
      @julianassange2991 2 года назад +4

      Gabriela citou no último vídeo fontes confiáveis: BBC, DW, The Guardian, NYT (jornais que usam termos como "Guerra de Putin", "Assassino" no título de suas manchetes), cade o contra-ponto? Ela esquece que a lava-jato tbm já foi unanimidade na mídia...
      O Grayzone publicou documentos que 15.000 jornalistas foram treinados pela Inglaterra pra difamar a Rússia e promover narrativas favoráveis à OTAN, desde 2014, inclusive dentro da própria Rússia, nesses mesmos veículos que ela citou como confiáveis. Enquanto isso, ela justifica a censura à mídia Russa por se tratar de "propaganda" e não ser "independente"
      thegrayzone.com/2021/02/20/reuters-bbc-uk-foreign-office-russian-media/

    • @mryoutubeperson7326
      @mryoutubeperson7326 2 года назад +3

      Cara, eu tiro o meu chapéu para você. Tô digitando com os dedos do pé porque tô aplaudindo. Muito informativo e obrigado pelas fontes! E gostei do comentário que você fez sobre o historiador Yuval Harari.

    • @idromano
      @idromano 2 года назад

      @@julianassange2991 Obrigado, Assange, por compartilhar uma fonte super mais confiável como o grayzone.

    • @julianassange2991
      @julianassange2991 2 года назад +2

      @@idromano Quer dizer que os documentos divulgados são falsos? Nunca disse que o Grayzone é uma fonte isenta, mas é ilusão achar que a mídia convencional não é movida por interesses.
      Obama e Bush mataram um milhão nas suas guerras, já viu alguma manchete chamando eles de assassinos, ou expressões como "Guerra do Bush" "Guerra do Obama"? Acho que não, afinal 600 mortes de europeus brancos é muito mais comovente

    • @andreiapaulino4448
      @andreiapaulino4448 2 года назад

      Não adianta a menos emoção, é pura emoção.

  • @isabelasoareslima
    @isabelasoareslima 2 года назад

    Gabriela, você tem amigos a favor do presidente? Se sim, traz ele aqui pro canal e faz tipo uma "entrevista". Queria mais opiniões diferentes

  • @giacomoFortini
    @giacomoFortini 2 года назад +4

    Gaby a invasao do Iraque e Paquistão nao conta como invasao a uma nação?

    • @mryoutubeperson7326
      @mryoutubeperson7326 2 года назад +1

      não, a regra é que se os EUA invadem um país soberano, não é invasão porque..........não sei dizer

  • @robritowill
    @robritowill 2 года назад

    Oi Gabi, bom dia! Poderia falar sobre o tema do projeto de lei "Lei das Fake News"? Recebi algumas publicidades falando mal dela, mas queria uma ajuda para entender um pouco melhor sobre o tema

    • @robritowill
      @robritowill 2 года назад

      Ah, acabei de encontrar um vídeo antigo. 🤣

  • @leilaluzia
    @leilaluzia 2 года назад +1

    Menos emoção? mais capacidade de reconhecer nossas recônditas emoções . O assunto é complexo e simplificar demais deixa o debate superficial.

  • @felipeluz9416
    @felipeluz9416 2 года назад +9

    Eu gosto muito de todos os videos da Gabriela, mas esse em especial me pareceu simplista demais. A cada assunto abordado, eu me perguntava: ué? Mas você não acabou de falar o contrário? Discordei de muitos argumentos, mas é aquele ditado: falar da guerra enquanto a guerra ocorre é muito mais difícil do que falar dela depois que ocorreu.
    Acredito que a Gabriela tenha feito esse video pensando naquele professor de física que fala: "considerando as condições normais de temperatura e pressão..." Hahahaha
    Busquem, principalmente nesse momento, opiniões e argumentos de profissionais diferentes. Um historiador, um diplomata, um jornalista, um político. É importante as opiniões diferentes para julgar um assunto tão complexo que foge da sua visão de mundo "democrática liberal", sacou? As regras, os acordos, a ética e a moral dessa guerra já não são seguem mais o mesmo limite e padrão de guerras anteriores.

    • @arionesrosadelima1932
      @arionesrosadelima1932 2 года назад +2

      Concordo plenamente contigo tem muita coisa envolvida

    • @BlueSky-pn1ye
      @BlueSky-pn1ye 2 года назад +2

      Concordo, e acho que você poderia compartilhar sua visão acerca do tema.
      Tem muitos comentários aqui super valiosos feitos por especialistas. As contribuições são sempre bem vindas.

    • @caiomonteiro1647
      @caiomonteiro1647 2 года назад +2

      Acho que você acertou em vários pontos. E eu também gosto muito de todos os vídeos da Gabriela, sou fã mesmo.

  • @hamiltonnogueira9245
    @hamiltonnogueira9245 2 года назад

    Gabriela, admiro muito seus comentários, suas definições e posições, entretanto acredito que existe da sua parte uma inconsistência, quando você afirma que, o motivo da invasão Russa à Ucrânia, é o medo de Putin à democracia liberal !
    Hamilton
    17/03/2022

  • @fcocarlosbcunha8136
    @fcocarlosbcunha8136 2 года назад

    A NOSTALGIA. O protagonismo da China na economia e até em outros seguimentos de grande relevância nos últimos anos, pode ter despertado um sentimento saudosista tanto nos EUA como Rússia.
    Pois bem, durante a campanha de Baiden a presidência dos EUA era " a América forte outra vez ", aliás tanto os republicanos como os democratas na presidência da República norte americana, sempre seus lemas são de preservação, conservação e manutenção da América como centro do mundo, eles usam a Otan como escudo pra que seu território e seu povo se mantenham intacto caso haja um grande conflito e enquanto mais se expande para o leste mais protegido e influente será. Em contra partida a isso, também despertou na Rússia, devo dizer em Putin lembranças nostálgicas da antiga URSS e o que ele quer é unir novamente as, agora Nações independente e soberanas em torno de si, também criando um escudo e o fortalecendo transformando -o em o grande Czar como o antigo império russo, ou seja Putin propõe a união desses povos, cuja a origem é a mesma.
    Contudo os meios para alcançar tais objetivos são bem diferentes, os EUA usa a sua economia, a força da sua moeda, por exemplo, já Putin usa a força bélica.
    Portanto, ambos querem de volta aquele protagonismo de outrora durante a guerra fria, onde ambos mediam forças usando outra Nações menores como instrumentos. Isso tudo causado pelo protagonismo da China.

  • @viniciusleonardo7799
    @viniciusleonardo7799 2 года назад

    Sensata!

  • @lucasnogueira98
    @lucasnogueira98 2 года назад +4

    É difícil... Mesmo com tudo isso que tu falou nesse video, ta certo, mas o que provocou essa guerra foi a questão separatista em Donbas e Luhansk... Aquele incêndio que matou uns 40 russos vivos... O apoio do governo ucraniano e da OTAN aos grupos neonazis na região separatista.. é muito mais interno, na verdade essa resposta foi tardia da Rússia... A guerra é uma coisa burra e horrível é claro, mas de que outra forma poderia punir os grupos apoiados pelo governo e pela própria OTAN pelo que foi feito? Deixar grupos nazistas armados fazerem parte do exército como força paramilitar? Cometer genocídio com seu povo? Bombardear escolas e acusar você? É complexo. A imprensa vende que a Rússia atacou a Ucrânia de graça. Essa não é a história completa.

  • @euigor6464
    @euigor6464 2 года назад +11

    Poxa eu confiava tanto na Gabi até agora..daí ela vem e reproduz essas narrativas, justamente o que prometeu não fazer.

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +6

      Tbm achei q foi uma deslizada grande. Não pela sua análise, mas pelo tom de q essa seria a versão sem emoção. Uma falácia e q parece até um sofisma.

    • @eduardosouza9577
      @eduardosouza9577 2 года назад

      qual narrativa gostaria que ela reproduzisse, aquela que você concorda!?

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад +1

      @@eduardosouza9577no meu caso, me decepciona ela tratar esse conflito só como defesa à democracia liberal. Desconsiderando toda e qualquer informação sobre geopolítica e propondo uma visão maniqueísta q não se sustenta nos fatos, mesmo o Putin sendo horroroso.

    • @ArthurGSiqueira
      @ArthurGSiqueira Год назад

      Ela não reproduz as narrativas, ela mesma produz. Não é atoa que faz parte da CNN

    • @vitornoticias978
      @vitornoticias978 Год назад

      @@eduardosouza9577 so teve emoção nesse papo dela

  • @richardbarcelar6075
    @richardbarcelar6075 2 года назад +2

    Nessas horas o Bolsonaro calado é um poeta contemporâneo. Que permaneça assim!

  • @MrTota22
    @MrTota22 2 года назад

    Gabriela, obrigado. MUITO OBRIGADO!

  • @gabriellacardosopaiva417
    @gabriellacardosopaiva417 2 года назад +4

    Ué, mas houve sim invasão a territórios estrangeiros depois da segunda guerra mundial.

    • @anavidegoi1538
      @anavidegoi1538 2 года назад +1

      Como se os EUA não tivessem invadido vários países na sua guerra contra o terror né kkkk

    • @gabriellacardosopaiva417
      @gabriellacardosopaiva417 2 года назад

      @@anavidegoi1538 E muito antes disso. A Guerra do Vietnã mesmo, isso sem contar com a porrada de guerras no leste europeu na década de 90. Povo força uma narrativa tosca pra achar essa guerra especial (é especial por conta do circo midiático)

  • @tupyharoify
    @tupyharoify 2 года назад

    Maravilhosaaaa

  • @leonardobernardoalves
    @leonardobernardoalves 2 года назад +4

    Vamos falar da Xenofobia das fronteiras ucranianas!!!

    • @caiomonteiro1647
      @caiomonteiro1647 2 года назад +2

      Exato< Leonardo! Isso sim me parece ser o mais importante.

  • @BartoGuerra
    @BartoGuerra 2 года назад

    Você é uma fidelzinha culpando os EUA por todo mau do mundo
    Você foi só emoção nesse vídeo

  • @luanagarcia9811
    @luanagarcia9811 2 года назад

    👏🏻

  • @celsopiano
    @celsopiano 2 года назад

    ... professora , após a 2 guerra , tivemos a guerra na Yugoslavia

    • @Luizgraton
      @Luizgraton 2 года назад

      Ela falou "maior conflito militar na Europa desde a 2a guerra", q foi como a DW noticiou o início da invasão russa. Eu acho q deve ser mesmo, pois militarmente a Rússia deve ter mais poderio do q todos os envolvidos na guerra da bósnia. Isso não quer dizer q seja o maior conflito em número de mortes ou destruição, isso só vamos saber mais adiante.. esperamos q não!

  • @ginaldosousa6768
    @ginaldosousa6768 2 года назад

    👏👏👏

  • @matheusmessant8485
    @matheusmessant8485 2 года назад +3

    Gabriela, eu te admiro demais, vc sem sombra de dúvidas é a pessoa mais inteligente que eu conheço, mas acho que ao explicar o caso do maduro e até mesmo do bolsonaro ter sido solidários à Rússia vc deveria abordar uma ótica mais simples tbm: a de que eles simplesmente não sabem o que estão fazendo. Bolsonaro é incompetente, ele não tem planos, ele é simplesmente ruim e para mim isso não precisa de tanta análise. Se a gente parar pra analisar de uma forma mais "sofisticada" estaremos dando credibilidade a incompetência.
    Te adoro 💜

  • @rodrigoandrade372
    @rodrigoandrade372 2 года назад +10

    Pra alguém cujo bordão é "menos emoção e mais razão", me pareceu bem apaixonado, esse vídeo. Tanto que reproduziu tudo o que a mídia brasileira anda destilando de bile, considerando essa uma espécie de cruzada contra o autoritarismo. Ridículo. O Batalhão Azov, a milícia neonazista mais bem armada do mundo tem uma foto com a bandeira da Ucrânia com seu brasão no meio e a bandeira da OTAN do lado. Esse bando encontrou asilo dentro das forças armadas ucranianas. Aliás, tudo cortesia do Zelensky, o novo heroi da "democracia liberal". Comparar isso com grupelhos neonazistas tupiniquins é como comparar formigas e leões. Novamente: ridículo. Acompanho o canal desde o início. Gosto das análises políticas "pé no chão", mas este vídeo é reducionista, para dizer o mínimo. Decepcionado.

    • @emerson8318
      @emerson8318 2 года назад

      Ela é corrente. A gente defende democracia no Brasil e tirania pros outros? Decepção são as pessoas de esquerda defendendo um ditador totalitário.

    • @rodrigoandrade372
      @rodrigoandrade372 2 года назад

      @@emerson8318 defender a democracia é uma necessidade. Uma análise ampla também é. Análises reducionistas só servem a um propósito: alienar a plateia. Se é o seu caso, sinto muito.

    • @emerson8318
      @emerson8318 2 года назад +1

      @@rodrigoandrade372 Esse discursinho de meia tigela eu conheço bem querida, sou esquerda raiz, mas terrivelmente democrático.

    • @rodrigoandrade372
      @rodrigoandrade372 2 года назад

      @@emerson8318 discursinho é esse vídeo aí. Qto a ser esquerda raiz, me poupe, meu bem. Já apanhei da polícia por defender a biblioteca da faculdade onde me formei. Fui pra rua contra o Golpe. Fui cabeça de 3 greves, contra estado e prefeitura, sem fazer parte do sindicato, usando meu carro e gasolina do meu bolso pra sair de escola em escola, convencendo os colegas a aderir. No fim, não me interesso por argumento nulo. N retornarei aqui por sua causa. Boa sorte, aí.

    • @emerson8318
      @emerson8318 2 года назад +1

      @@rodrigoandrade372 Eu graças a Deus nunca apanhei da polícia! Fui contra as intervenções dos EUA em países mundo a fora e participei de manifestações contra o autoritário. Todavia, isso não vai me fazer fechar os olhos para o povo ucraniano, uma coisa que aprendi na esquerda é sempre ser empático, não somente quando convém.

  • @naianegordiano6298
    @naianegordiano6298 2 года назад

    A Gabi parece a minha psicóloga, puxando a minha orelha placidamente...

  •  2 года назад +1

    Respeito muito o Harari, mas mandou mal!!