A Antofagica é fantástica. Esse canal é fantástico. Mas não consigo comprar seus livros daqui da Inglaterra por causa de celular e cartão do exterior.... O Tempo e o Vento, a obra que mais me impactou.
Muito obrigado pelo vídeo de tamanha inspiração! Confesso que senti falta da música entre estas grandes obras de arte. Um novo vídeo com novas referências será muito bem vindo! Um forte abraço e gratidão pelo grande serviço prestado a educação cultural no Brasil!
Boa lembrança. Quando li Cem Anos... foi de uma vez só. Comecei e só parei na última página. Realmente o tempo real desapareceu para mim. Acho que levou mais de um dia. Uma viajem.
Parabéns pelo canal, maravilhoso!! Bom, na minha opinião, "Memórias póstumas de Brás Cubas" é uma obra prima da literatura brasileira e mundial. Não tem como negar que o Bruxo do Cosme Velho se superou, simplesmente gênio!
Uma obra que me marcou muito foi Memorial de um Convento, J. Saramago. Diferente de seus outros livros essa obra tem uma estrutura fantástica com uma riqueza de detalhes linda, tudo isso mesclado com um realismo, típico do autor que é incrível. Linda obra, recomendo muito.
Amo demais Dom Casmurro e Triste fim de Policarpo Quaresma. Gostei demais das sugestões dos livros. Anotado aqui. Obrigada.
4 года назад+3
Sou professor de literatura do Ensino Médio e uso seus vídeos para complementar as aulas e levar os alunos ao mesmo encantamento que tenho ao assistir esses vídeos. Ah, também assisti Avenida Dropsie no Senac na Paulista!
Me marcou para a eternidade assistir o espetáculo de dança NÓ, da cia de dança Déborah Colker. E perceber a capacidade de reinterpretar relações em movimentos.
Cem Anos de Solidão é uma obra tão incrível e repleta de nuances, que mesmo após terminar a leitura, vc ainda continua a fazer descobertas. É uma livro indispensável, se vc é latino americano, fundamental. Tbm é meu livro favorito, caso tenha q escolher um. Li ele em minha adolescência, mas com o vídeo, percebi q é hora de revisitá-lo. Obrigado pelo vídeo!
O Corvo mexe demais comigo, o filme Intolerância que Griffith fez logo após o racista O Nascimento de Uma Nação, a música Saudosa Maloca que me faz sentir o sofrimento dos personagens e ter visto na minha frente a Pirâmide de Kukulcan também foi uma experiência sem igual.
descobri esse canal há pouco tempo e parece que quero ver tudo de uma vez... seus comentários são inspiradores. Fiquei muito interessada nesse quadrinho, vou comprar um exemplar. O livro que mais me impactou e me fez perder o sono várias vezes, pensando no seu conteúdo, foi Exodus, de Leon Uris. O Encontro Marcado, de Fernando Sabino me fez bater boca com o pároco (eita adolescência hahaha). Filme é difícil escolher um: gosto muito de E o Vento Levou, de Ben-Hur, de Taxi Driver, de ET, de As Horas...
Meu quinteto fantástico são livros: Anna Karienina, Amor nos Tempos do Cólera , Dom Casmurro, O Pequeno Príncipe, O Mundo de Sofia. Ainda faltam vários na minha lista , mas esses me marcaram profundamente por motivos e momentos diversos. Também adoro as músicas de Mozart, Bach, as pinturas de Van Gogh. Filmes de Woody Allen, O nome da Rosa, E o Vento Levou, A Vida é Bela, Lion, A Lista de Schindler.
Amo que o canal de vocês não se restringe à uma só linguagem, pelo contrário passeiam por todas elas. Até de Bosch estamos falando agora, belíssimo e intrigante tríptico diga-se de passagem , acho que só faltou você nos dizer uma música que te impactou.
O que eu acho incrível é que, mesmo que 100 anos de solidão não tenha um estilo de narrativa que eu gosto tanto, muito menos seja o meu clássico preferido da América Latina (que é Dom Casmurro), eu me vi concordando com tudo o que você disse sobre kkkk. Gabo é genial!
legal ver todo mundo compartilhando...já peguei algumas dicas aqui...aproveito para falar das minhas obras pteferidas: Música: My favorite things do John Coltrane; Filme: Satyricon do Fellini; Livro: Operação Cavalo de Troia 1 do J.J.Benitez ( as falas atribuídas a Jesus é o que mais me impactam.De uma sensibilidade poetica impactante; Escultura: Cristo Velato na capela San Severo en Napoles...meus olhos viram uma das artes mais bonitas produzidas pelo ser humano..;
Lívia, eu tb amei Cem Anos de Solidão! Tentei fazer uma árvore genealógica para não me perder com tantos Aurelianos...mas foi inútil:) Terminei o livro completamente atordoado e fascinado! Perdido naquele tempo maluco...tb sou apaixonado pelo tema Tempo. Adoro seus vídeos. Obrigado! 🙏
Meu grande clássico na literatura é Os Miseráveis do Victor Hugo. Ele me fez amar Paris. Já na pintura, eu amo Renoir, e nesse caso é difícil escolher só um quadro. Nós filmes, eu sou simplesmente fascinado pelos dois primeiros O Poderoso Chefão. Tanto que tentei ler vários livros do Mario Puzzo.
Lívia, acredito que deve ser muito massa conversar contigo. Citar "A Paixão de Joana D'Arc" aqui é o que me dá esta certeza. É meu filme mudo favorito, e sou entusiasta do cinema mudo no geral.
Amei as indicações, Lívia! Me identifiquei com elas, e pra não repetir, vou fazer a minha aqui: 1) Pintura: qualquer uma do Escher (não são bem pinturas, mas as artes me deixam impactada até hoje) 2) Filme: Irreversível, do Gaspar Noé 3) Livro: A Saga Napolitana, da Elena Ferrante 4) Quadrinhos: Persépolis, da Marjane Satrapi
Lívia que iniciativa sensacional, sem palavras! Misturar obras de arte, livros e filmes em um conteúdo inter-relacionado! Pfvr, faça mais isso! É tão raro ver conexões entre obras de arte e livros, pelo menos sendo discutido de uma forma acessível! Faço votos de mais conteúdos interdisciplinares assim (e se quiser passar mais tempo explicando as obras hahahaha)!
4 года назад
obaaa, que bom que você gostou. Pode deixar com a gente!
Você falou de obras realmente incríveis, Livia! A paixão de Joana D'arc é um filme belíssimo! Vou procurar esse quadrinho do Eisner, pois eu sou fascinada por Nova York, me julguem! Um livro impactante pra mim é A Redoma de Vidro, da Sylvia Plath. Um filme que eu acho maravilhoso é Os Incompreendidos, do Truffaut, que apresentou um personagem do cinema que eu adoro chamado Antoine Doinel.
Cem anos de Solidão, como você e outros companheiros disseram, é obra fundamental para entendermos o que é ser latino americano. Junto com Dom Quixote e Crime e Castigo é a obra que mais releio. Me ensinaram a ser humano. Tudo que posso dizer a mais sobre Cem Anos de Solidão é: leIam, leiam, leiam... urgentemente!
Livros: Alice no país das maravilhas e através do espelho. Filme é difícil escolher um só, mas agora me vem a cabeça A casa no lago... lembro que vi inúmeras vezes. Obra de arte: Celacanto provoca maremoto da Adriana Varejão. Eu gosto muito da galeria dela em Inhotim, sou apaixonada pela obra dela. Mas aquelas ondas...não tem como não causar uma grande imersão em muitas coisas, das duas vezes que lá estive fui tomada por esta obra. Quadrinhos: Sandman
Obras que me impactaram : na literatura Crime e Castigo, cinema Metrópolis do Fritz Lang, arte Jardim das Delícias de Hieronymus Bosch, quadrinhos The Spirit do Will Eisner, filosofia Genealogia da Moral de Nietzsche 😉
Li 100 Anos de Solidão há pelo menos 20 anos, foi um livro que me hipnotizou do início ao fim, lembro que terminei de ler e levei alguns dias pra devolver a amiga que me emprestou pq queria ficar ali, perto da história... Estive na Colômbia e na volta comprei o 100 anos, ouvindo agora a sua fala me arrepiei várias vezes lembrando a sensação do livro, acho que está na hora de voltar a ele...😊
Quase impossível dar um único exemplo. Livros foram tantos! Me vem de imediato "Macbeth", e em pintura, o maravilhoso quadro de Renoir com as duas meninas que está no MAM em São Paulo, chorei de emoção. Aliás, H. Bosh marcou sobremaneira minha adolescência. Impressionante demais. Depois li um trabalho que relatava que provavelmente estava sob o efeito de uma droga alucinógena produzida pelo fungo esporão do centeio, cujo efeito semelha o LSD. Sendo verdade ou não, o fato é que ele é lisérgico. Como sempre, grato pelo excelente vídeo.
Amei a sua seleção , Lívia. Cem anos de solidão é o livro mais sensacional que eu já li... na minha lista não pode faltar poemas de Drummond , Pessoa , Leminsk ,Bandeira ...Todos os autorretratos da genial Frida Kahlo e a sensibilidade poética de Cândido Portinari...os retirantes de Vidas Secas , cenas de uma infância feliz...lindo demais os meninos e suas pipas... No cinema um dos meus prediletos é Lavoura Arcaica ...um filme com um elenco maravilhoso, diálogos bem fiel ao livro e uma fotografia explendorosa... Deus e o Diabo na.Terra do sol um filmaço super impactante... assisti em um cine clube ..,na sala havia muitas senhorinhas que sairam da sala ,pois ñ entenderam a proposta do gênio Glauber...Amo de paixão Bergman,especialmente o sétimo selo....que todos conhecem pela cena do cavaleiro medieval que desafia a morte para uma partida de xadrez...e eu não poderia deixar de falar do Emir kusturica com o seu Underground ( mentiras de Guerra ) que eu não me canso de ver... divino maravilhoso....são tantos filmes...que não saem da minha cabeça....o mundo das artes está recheado de gênios que nos inspiram e dão um respiro para que nós suportemos a dura realidade...e mesmo quando denunciam abrem um mundo novo para nós.
Gosto muito dos seus conteúdos, mas neste, você se superou. Também tenho as minhas paixões, como a tapeçaria A dama e o unicórnio, que está no museu Cluny. Sou tão fascinada por essa obra de arte que quando saiu o livro, com o mesmo nome, contando a história da criação da mesma, li imediatamente! Também amo Will Eisner, mas meu coração bate forte pelas ilustrações do Sempé. Além de criador, junto com Goscinny , do Pequeno Nicolas, ele ilustrou muitas capas da revista New Yorker. Um trabalho de muita delicadeza , aliado ao bom humor. Já sobre filme, fico com Cidadão Kane, de Orson Welles. Para mim, é genial. Em literatura, fecho com você. Gabo é demais.
Mais um vídeo enriquecedor desse maravilhoso canal. Hiorenymous Boch, inspirou as capas de uma banda chamada Cathedral, cujas músicas falam justamente dos temas desse pintor. As minhas 4 obras impactantes são: "Os retirantes" de Cândido Portinari, "Macunaima", junto com "Triste fim de Policarpio Quaresma" e outros me impactaram, "À que horas ela volta", é um filme que também me impacta até hoje e nas HQs, me desculpa, mas Maus, Sandman e Watchmen me fizeram colecionar HQs até hoje. Mais uma vez, parabéns e obrigado por mais um vídeo enriquecedor e me desculpe pela quebra da regra. Beijos e abraços hoje e sempre ao canal Antofagica e para Lívia Piccolo também. 😘😘😘😘😘
Meu quarteto fantástico é: Obra: Autorretrato ou Manto Vermelhos, de Tarsila do Amaral; Livro: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Filme: Em algum lugar do passado; e, HQ: Rosa Vermelha, de Kate Evans e Paul Buhle (F de Fabíola).
Pintura: "O beijo", de Gustav klint; livro: Grande Sertão: Veredas, Cem Anos de Solidão, O Evangelho segundo Jesus Cristo; filme: "Central do Brasil" e quadrinho: "Chico Bento".
Eu fiquei muito impressionado quando na adolescência li "Vidas secas" do Graciliano Ramos, a forma de narrar e mostrar os fatos da estória, o realismo.... Filme eu gostei muito do "Homem que ri" filme mudo dos anos 20 (acho)
No cinema tem dois filmes que me marcaram demais: Luzes da Cidade, de Chaplin e A Escolha de Sofia, de Alan Pakula. Chaplin, por si só é um gênio, mas nesse filme ele extrapola, com uma dose exata de humor e lirismo que culminam em um final que precisa ter um pedaço de granito no coração para não se emocionar. Já A Escolha de Sofia, a história em si já é impactante e extremamente dolorosa e desconfortável pra quem assiste; por causa dos infernos pessoais que a protagonista sofreu no passado e ainda passa no presente. Soma-se a isso as fantásticas interpretações de Meryl Streep e Kevin Kline e você tem um filme que vai te deixar sem sono uns dias. A propósito , o livro de William Styron é ainda melhor.
As obras que mexeram muito comigo foram: A pintura Mulher de camisa verde do Schiele (amo muito esse quadro, a parcial nudez, pelos pubianos, menstruação...a mulher em sua essência, acho ele lindo demais! Tenho no meu quarto❤️); Livro é a Montanha Mágica de Thomas Mann (acho um devaneio total, tenho vários sentimentos por Hans Castorp 💕); Filme Persona do Bergman (já assisti dezenas de vezes os monólogos da Bibi Anderson são incríveis ❤️); Quadrinho é a Mafalda...❤️❤️❤️ Ps: Antofágica/ Livia grata pela indicação de Cartas Extraordinárias💕💕Estou amando!
meus "clássicos" 💛 pintura - a queda dos anjos rebeldes (pieter bruegel, o velho) filme - encontros e desencontros (sofia coppola) livro - o circo mecânico tresaulti (genevieve valentine) quadrinho - nijigahara holograph (inio asano) música - space oddity (david bowie)
Excelente conteúdo! Segue minha lista: Pintura - Escola de Atenas, por Rafael Sanzio; Filme - Sociedade dos Poetas Mortos; Livro - As Flores do Mal, Charles Baudelaire; Mangá - Naruto.
O meu quarteto: Quadro: O quadro negro (que era verde no meu tempo); O Filme da vida: Roger Rabit; Livro: O livro branco (não tem nenhuma palavra escrita, tudo simulado por uma atraente capa dura bem decorada); HQ: Monica, Cebolinha, Cascão e Magali, O quarteto.
Ótimas escolhas! Sempre ouvi falar muito bem desse filme do Dreyer, agora tenho que pegar e assistir! Nunca tinha parado para escolher, foi ótimo parar e pensar um pouco sobre a influência das várias formas de arte na minha vida. Quadro: Guerra e Paz, do Portinari Filme: Fiddler on the Roof (1971), do Norman Jewison Livro: O Retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde HQ: os Asterix que li aos montes com meu pai na infância. Repito alguns dos jargões até hoje.
O livro que marcou minha vida é O Senhor dos Anéis, a amizade, a jornada, a sedução do poder sobre os homens e os detalhes do mundo criado por Tolkien explodiram a cabeça da Tacila de 13 anos para sempre. Amo o Filme A vida é bela, os quadrinhos Maus, de Art Spielgemann e Habibi de Craig Thompson e A Noite Estrelada de Van Gogh.
Meu clássicos são: Música: Fotografia de Tom Jobim. Livro: Grande Sertão, Veredas de Guimarães Rosa. Filme: Macbeth de Polanski. Pintura: Impressão, nascer do sol de Monet.
Cem anos de Solidão é hors concours pra mim. Esse ano reli esse livro, acho que foi a quinta ou sexta vez, já perdi as contas, mas ele tem um clima que ressoa (se é que isso é possível, me ajuda, Gabo!) na memória. Eu não sei explicar direito, é até injusto. É uma sensação ligada ao passado, mas é como se fosse um passado comum, de todo mundo. A casa dos Buendía me lembra demais a casa de uma tia paterna minha. A própria Úrsula me lembra dessa tia e também da minha mãe, no jeito de pensar, de agir, de cuidar. Eu sei que posso estar exagerando e colocando muito do meu gosto pessoal ao recomendar Cem Anos de Solidão, mas eu sugiro que, quem ainda não leu, leia, nem que for só pra ver qual é a do realismo mágico. No mais, ótimas indicações no vídeo, e os comentários também estão cheios de ótimas sugestões.
Acho genial "Relativity" de M.C. Escher. O filme "O labirinto do fauno" me impactou por eu não esperar tanta fantasia nele. Cem anos de solidão está na minha lista de leitura para 2021. Li até a página 114 há 20 anos atrás, mas abandonei. "Imaginário coletivo" de Wesley Rodrigues é meu quadrinho preferido!
Marcantes pra mim: Desonra, de Coetzee, Deserto dos Tártaros Entre tantos q não consegui me lembrar agora.A memória já me trai.Depois vou ver minhas anotações e comento. Parabéns pelo conteúdo precioso.Estou amando
Meu clássico é capitães da areia. Acho que ele tem muito a dizer. Lembro de ter ficado fissurada e emocionada lendo sempre no ônibus cheio voltando do pré vestibular.
Pintura : Starry Night , Van Gogh Livro : O Morro dos Ventos Uivantes , Emily Bronte Filme : Romeo and Juliet , de Franco Zeffirelli Quadrinhos : Axterix , de Albert Uderzo e René Goscinny
Eu conheci Bosch em uma exposição sobre Mario Quintana. Que exposição maravilhosa! Havia uma reprodução do quadro O jardim das delícias terrenas ,pois era o quadro que Quintana mais gostava.
Participei de uma montagem teatral do drama estático do Fernando Pessoa, O Marinheiro. é SURREAL! é um texto muito denso, ele te leva a umas piras muito loucas dentro de você, é impossível você ler e não terminar impactade. Recomendo muito, fala sobre muito sobre o tempo, sonho, morte, vida e muita pira existencial hahahah
Meu clássico é Grande Sertão: veredas . Estou feliz , leio , estou triste , leio estou de saco cheio do mundo , leio . Não acaba .
Olá Jota Peixoto, esqueci no meu comentário de mencionar o maravilhoso Guimarães Rosa. É leitura pra degustar bem devagar! Abraço!
O livro mais marcante que li foi "O deserto dos tártaros", até hoje ele ainda me envolve. As suas indicações são ótimas, Livia. Adorei
Esse livro é maravilhoso! - 🤩
Ótima dica para quem ainda não leu.
Vou ler em 2021
Vou ler
Livro muito impactante. Todos nós temos nosso "Forte Bastiani". E o final do personagem, inesquecível.
Maravilhoso. Antônio cândido relia todo ano.
Livia sua expressão fácil, gesticular e o conteúdo da sua fala estimulam,
Dão vida as obras. Obrigada 🤗
'Cem anos de solidão' é uma obra genial!!!💖
É mesmo! 💖
Ai gente, esse canal é meu tudo. To indicando pra todo mundo. Paixão pela Livia ❤
A Antofagica é fantástica. Esse canal é fantástico. Mas não consigo comprar seus livros daqui da Inglaterra por causa de celular e cartão do exterior....
O Tempo e o Vento, a obra que mais me impactou.
Muito obrigado pelo vídeo de tamanha inspiração! Confesso que senti falta da música entre estas grandes obras de arte. Um novo vídeo com novas referências será muito bem vindo! Um forte abraço e gratidão pelo grande serviço prestado a educação cultural no Brasil!
Boa lembrança. Quando li Cem Anos... foi de uma vez só. Comecei e só parei na última página. Realmente o tempo real desapareceu
para mim. Acho que levou mais de um dia. Uma viajem.
Que maravilha, comer assistindo a Antofágica.
Alimentando também a fome de clássicos 😂❤
Parabéns pelo canal, maravilhoso!! Bom, na minha opinião, "Memórias póstumas de Brás Cubas" é uma obra prima da literatura brasileira e mundial. Não tem como negar que o Bruxo do Cosme Velho se superou, simplesmente gênio!
Uma obra que me marcou muito foi Memorial de um Convento, J. Saramago. Diferente de seus outros livros essa obra tem uma estrutura fantástica com uma riqueza de detalhes linda, tudo isso mesclado com um realismo, típico do autor que é incrível. Linda obra, recomendo muito.
Amo demais Dom Casmurro e Triste fim de Policarpo Quaresma. Gostei demais das sugestões dos livros. Anotado aqui. Obrigada.
Sou professor de literatura do Ensino Médio e uso seus vídeos para complementar as aulas e levar os alunos ao mesmo encantamento que tenho ao assistir esses vídeos.
Ah, também assisti Avenida Dropsie no Senac na Paulista!
As minhas são
Pintura: noite estrelada sobre o ródano de van gogh
Hq: ashita no Joe de Ikki kajiwara
Filme: a vida é bela
Livro:1984 de George Orwell
Pintura: gentileza gera gentileza
HQ: Maus
Filme: Interstelar
Livro: Capitães da Areia
Noite estrela sobre ródano é umas das melhores pinturas do Van gogh , juntamente com : terraço do café
@@MPmusic492 o terraço do café é linda também
Toda manhã, eu assisto um vídeo seu 🥰🥰🥰
Me marcou para a eternidade assistir o espetáculo de dança NÓ, da cia de dança Déborah Colker. E perceber a capacidade de reinterpretar relações em movimentos.
Pintura: O terraço do café( Van gogh)
Filme : O menino do pijama listrado
Livro : Laranja mecânica
Essa pintura do Bosch me marcou muito também
Cem Anos de Solidão é uma obra tão incrível e repleta de nuances, que mesmo após terminar a leitura, vc ainda continua a fazer descobertas. É uma livro indispensável, se vc é latino americano, fundamental.
Tbm é meu livro favorito, caso tenha q escolher um.
Li ele em minha adolescência, mas com o vídeo, percebi q é hora de revisitá-lo.
Obrigado pelo vídeo!
Meus clássico é Dom Casmurro por vários motivos e um que me impactou e sempre volto é Clube da Luta... ♥️♥️♥️
O Corvo mexe demais comigo, o filme Intolerância que Griffith fez logo após o racista O Nascimento de Uma Nação, a música Saudosa Maloca que me faz sentir o sofrimento dos personagens e ter visto na minha frente a Pirâmide de Kukulcan também foi uma experiência sem igual.
Ursola é maravilhosa, os peixinhos de Aureliano acompanham meus trabalhos.
descobri esse canal há pouco tempo e parece que quero ver tudo de uma vez... seus comentários são inspiradores.
Fiquei muito interessada nesse quadrinho, vou comprar um exemplar.
O livro que mais me impactou e me fez perder o sono várias vezes, pensando no seu conteúdo, foi Exodus, de Leon Uris. O Encontro Marcado, de Fernando Sabino me fez bater boca com o pároco (eita adolescência hahaha). Filme é difícil escolher um: gosto muito de E o Vento Levou, de Ben-Hur, de Taxi Driver, de ET, de As Horas...
Meu quinteto fantástico são livros: Anna Karienina, Amor nos Tempos do Cólera , Dom Casmurro, O Pequeno Príncipe, O Mundo de Sofia. Ainda faltam vários na minha lista , mas esses me marcaram profundamente por motivos e momentos diversos. Também adoro as músicas de Mozart, Bach, as pinturas de Van Gogh. Filmes de Woody Allen, O nome da Rosa, E o Vento Levou, A Vida é Bela, Lion, A Lista de Schindler.
Vc é simplesmente incrível! Eu só aprendo com vc menina. Obrigada por tudo.
Amo que o canal de vocês não se restringe à uma só linguagem, pelo contrário passeiam por todas elas. Até de Bosch estamos falando agora, belíssimo e intrigante tríptico diga-se de passagem , acho que só faltou você nos dizer uma música que te impactou.
Moça com brinco de pérola- Vermeer/ livro "negras raízes" de Alex Haley./ HQ 100 balas de Brian Azzarello e Eduardo Risso/ filme Cinema Paradiso
O que eu acho incrível é que, mesmo que 100 anos de solidão não tenha um estilo de narrativa que eu gosto tanto, muito menos seja o meu clássico preferido da América Latina (que é Dom Casmurro), eu me vi concordando com tudo o que você disse sobre kkkk. Gabo é genial!
Amei os escritos de Mia Couto, e os romances: o conde de monte Cristo, Papion, Sherlock Homes, Jorge amado, Clarice Lispectro...
legal ver todo mundo compartilhando...já peguei algumas dicas aqui...aproveito para falar das minhas obras pteferidas: Música: My favorite things do John Coltrane; Filme: Satyricon do Fellini; Livro: Operação Cavalo de Troia 1 do J.J.Benitez ( as falas atribuídas a Jesus é o que mais me impactam.De uma sensibilidade poetica impactante; Escultura: Cristo Velato na capela San Severo en Napoles...meus olhos viram uma das artes mais bonitas produzidas pelo ser humano..;
Lívia, eu tb amei Cem Anos de Solidão! Tentei fazer uma árvore genealógica para não me perder com tantos Aurelianos...mas foi inútil:) Terminei o livro completamente atordoado e fascinado! Perdido naquele tempo maluco...tb sou apaixonado pelo tema Tempo.
Adoro seus vídeos. Obrigado! 🙏
Show de video. Parabéns. Amei conhecer essas obras de artes.🤩
Meu grande clássico na literatura é Os Miseráveis do Victor Hugo. Ele me fez amar Paris. Já na pintura, eu amo Renoir, e nesse caso é difícil escolher só um quadro. Nós filmes, eu sou simplesmente fascinado pelos dois primeiros O Poderoso Chefão. Tanto que tentei ler vários livros do Mario Puzzo.
Lívia, acredito que deve ser muito massa conversar contigo. Citar "A Paixão de Joana D'Arc" aqui é o que me dá esta certeza. É meu filme mudo favorito, e sou entusiasta do cinema mudo no geral.
Amei as indicações, Lívia! Me identifiquei com elas, e pra não repetir, vou fazer a minha aqui:
1) Pintura: qualquer uma do Escher (não são bem pinturas, mas as artes me deixam impactada até hoje)
2) Filme: Irreversível, do Gaspar Noé
3) Livro: A Saga Napolitana, da Elena Ferrante
4) Quadrinhos: Persépolis, da Marjane Satrapi
Que maravilha esse vídeo. Fiquei muito impactada, sobretudo por Nova York. Quadrinhos não costumam me atrair, mas fiquei com uma vontade louca de ler!
Lívia que iniciativa sensacional, sem palavras! Misturar obras de arte, livros e filmes em um conteúdo inter-relacionado! Pfvr, faça mais isso! É tão raro ver conexões entre obras de arte e livros, pelo menos sendo discutido de uma forma acessível! Faço votos de mais conteúdos interdisciplinares assim (e se quiser passar mais tempo explicando as obras hahahaha)!
obaaa, que bom que você gostou. Pode deixar com a gente!
Você falou de obras realmente incríveis, Livia! A paixão de Joana D'arc é um filme belíssimo! Vou procurar esse quadrinho do Eisner, pois eu sou fascinada por Nova York, me julguem! Um livro impactante pra mim é A Redoma de Vidro, da Sylvia Plath. Um filme que eu acho maravilhoso é Os Incompreendidos, do Truffaut, que apresentou um personagem do cinema que eu adoro chamado Antoine Doinel.
Ela é maravilhosa amo ter conhecido esse canal 🤩❤
EM TUDO HAVIA BELEZA, DE MANUEL VILAS, MEXEU MUITO COMIGO. RECOMENDO MUITO ESSE LIVRO.
Maravilhoso! Vocês estão sempre trazendo conteúdos interessantes e que acrescentam!
Cem anos de Solidão, como você e outros companheiros disseram, é obra fundamental para entendermos o que é ser latino americano. Junto com Dom Quixote e Crime e Castigo é a obra que mais releio. Me ensinaram a ser humano. Tudo que posso dizer a mais sobre Cem Anos de Solidão é: leIam, leiam, leiam... urgentemente!
Livros: Alice no país das maravilhas e através do espelho.
Filme é difícil escolher um só, mas agora me vem a cabeça A casa no lago... lembro que vi inúmeras vezes.
Obra de arte: Celacanto provoca maremoto da Adriana Varejão. Eu gosto muito da galeria dela em Inhotim, sou apaixonada pela obra dela. Mas aquelas ondas...não tem como não causar uma grande imersão em muitas coisas, das duas vezes que lá estive fui tomada por esta obra.
Quadrinhos: Sandman
Obras que me impactaram : na literatura Crime e Castigo, cinema Metrópolis do Fritz Lang, arte Jardim das Delícias de Hieronymus Bosch, quadrinhos The Spirit do Will Eisner, filosofia Genealogia da Moral de Nietzsche 😉
Muito interessantes suas abordagens sobre livros e telas ❤
Que excelente ideia de vídeo!
Adorei as dicas. 👏👏👏 estou lendo 100 anos de solidão. Então vou voltar pra ver o final do vídeo quando eu terminar a leitura.
Bosco é fascinante.
E falando de Garcia Marquez acho que a melhor epoca de ler-lo é no verão.
Muito bom video.
Fiquei inspirada com sua lista. Vou fazer a minha. Fernando pessoa vai encabeçar minha seleção
Dreyer... ! Foi por meio desse filme que eu também me apaixonei por Dreyer, um dos cineastas que moram no meu coração... Lindo!
Li 100 Anos de Solidão há pelo menos 20 anos, foi um livro que me hipnotizou do início ao fim, lembro que terminei de ler e levei alguns dias pra devolver a amiga que me emprestou pq queria ficar ali, perto da história... Estive na Colômbia e na volta comprei o 100 anos, ouvindo agora a sua fala me arrepiei várias vezes lembrando a sensação do livro, acho que está na hora de voltar a ele...😊
Bosch me marcou muito também!
Cada 10 minutos dos seus vídeos, apresentam dicas para 10 dias de prazer!
Quase impossível dar um único exemplo. Livros foram tantos! Me vem de imediato "Macbeth", e em pintura, o maravilhoso quadro de Renoir com as duas meninas que está no MAM em São Paulo, chorei de emoção.
Aliás, H. Bosh marcou sobremaneira minha adolescência. Impressionante demais. Depois li um trabalho que relatava que provavelmente estava sob o efeito de uma droga alucinógena produzida pelo fungo esporão do centeio, cujo efeito semelha o LSD. Sendo verdade ou não, o fato é que ele é lisérgico. Como sempre, grato pelo excelente vídeo.
Amei a sua seleção , Lívia. Cem anos de solidão é o livro mais sensacional que eu já li... na minha lista não pode faltar poemas de Drummond , Pessoa , Leminsk ,Bandeira ...Todos os autorretratos da genial Frida Kahlo e a sensibilidade poética de Cândido Portinari...os retirantes de Vidas Secas , cenas de uma infância feliz...lindo demais os meninos e suas pipas...
No cinema um dos meus prediletos é Lavoura Arcaica ...um filme com um elenco maravilhoso, diálogos bem fiel ao livro e uma fotografia explendorosa...
Deus e o Diabo na.Terra do sol um filmaço super impactante... assisti em um cine clube ..,na sala havia muitas senhorinhas que sairam da sala ,pois ñ entenderam a proposta do gênio Glauber...Amo de paixão Bergman,especialmente o sétimo selo....que todos conhecem pela cena do cavaleiro medieval que desafia a morte para uma partida de xadrez...e eu não poderia deixar de falar do Emir kusturica com o seu Underground ( mentiras de Guerra ) que eu não me canso de ver... divino maravilhoso....são tantos filmes...que não saem da minha cabeça....o mundo das artes está recheado de gênios que nos inspiram e dão um respiro para que nós suportemos a dura realidade...e mesmo quando denunciam abrem um mundo novo para nós.
Difícil escolher um livro, mas acho que citaria Dom Casmurro. Além de ser magnífico, tenho uma memória afetiva muito especial com ele.
Gosto muito dos seus conteúdos, mas neste, você se superou.
Também tenho as minhas paixões, como a tapeçaria A dama e o unicórnio, que está no museu Cluny. Sou tão fascinada por essa obra de arte que quando saiu o livro, com o mesmo nome, contando a história da criação da mesma, li imediatamente!
Também amo Will Eisner, mas meu coração bate forte pelas ilustrações do Sempé. Além de criador, junto com Goscinny , do Pequeno Nicolas, ele ilustrou muitas capas da revista New Yorker. Um trabalho de muita delicadeza , aliado ao bom humor.
Já sobre filme, fico com Cidadão Kane, de Orson Welles. Para mim, é genial.
Em literatura, fecho com você. Gabo é demais.
Todos bons.
O meu preferido, Will Eisner.
Mais um vídeo enriquecedor desse maravilhoso canal. Hiorenymous Boch, inspirou as capas de uma banda chamada Cathedral, cujas músicas falam justamente dos temas desse pintor. As minhas 4 obras impactantes são: "Os retirantes" de Cândido Portinari, "Macunaima", junto com "Triste fim de Policarpio Quaresma" e outros me impactaram, "À que horas ela volta", é um filme que também me impacta até hoje e nas HQs, me desculpa, mas Maus, Sandman e Watchmen me fizeram colecionar HQs até hoje. Mais uma vez, parabéns e obrigado por mais um vídeo enriquecedor e me desculpe pela quebra da regra. Beijos e abraços hoje e sempre ao canal Antofagica e para Lívia Piccolo também. 😘😘😘😘😘
Madame Bovary me impressionou muito na literatura. Na filosofia, O mundo como vontade e representação. Na pintura, O grito. E no cinema O sétimo selo.
"o que será que tem nesse ovo pra essa galera tá fazendo aglomeração? " Kkkkkkkkkkkkk
Meu quarteto fantástico é:
Obra: Autorretrato ou Manto Vermelhos, de Tarsila do Amaral; Livro: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Filme: Em algum lugar do passado; e, HQ: Rosa Vermelha, de Kate Evans e Paul Buhle (F de Fabíola).
Boa noite 😄
Pintura: "O beijo", de Gustav klint; livro: Grande Sertão: Veredas, Cem Anos de Solidão, O Evangelho segundo Jesus Cristo; filme: "Central do Brasil" e quadrinho: "Chico Bento".
Eu fiquei muito impressionado quando na adolescência li "Vidas secas" do Graciliano Ramos, a forma de narrar e mostrar os fatos da estória, o realismo....
Filme eu gostei muito do "Homem que ri" filme mudo dos anos 20 (acho)
No cinema tem dois filmes que me marcaram demais: Luzes da Cidade, de Chaplin e A Escolha de Sofia, de Alan Pakula. Chaplin, por si só é um gênio, mas nesse filme ele extrapola, com uma dose exata de humor e lirismo que culminam em um final que precisa ter um pedaço de granito no coração para não se emocionar. Já A Escolha de Sofia, a história em si já é impactante e extremamente dolorosa e desconfortável pra quem assiste; por causa dos infernos pessoais que a protagonista sofreu no passado e ainda passa no presente. Soma-se a isso as fantásticas interpretações de Meryl Streep e Kevin Kline e você tem um filme que vai te deixar sem sono uns dias. A propósito , o livro de William Styron é ainda melhor.
Que vídeo incrível!! Obrigado
As obras que mexeram muito comigo foram:
A pintura Mulher de camisa verde do Schiele (amo muito esse quadro, a parcial nudez, pelos pubianos, menstruação...a mulher em sua essência, acho ele lindo demais! Tenho no meu quarto❤️);
Livro é a Montanha Mágica de Thomas Mann (acho um devaneio total, tenho vários sentimentos por Hans Castorp 💕);
Filme Persona do Bergman (já assisti dezenas de vezes os monólogos da Bibi Anderson são incríveis ❤️);
Quadrinho é a Mafalda...❤️❤️❤️
Ps: Antofágica/ Livia grata pela indicação de Cartas Extraordinárias💕💕Estou amando!
Que bom que está gostando!! ❤️❤️❤️
meus "clássicos" 💛
pintura - a queda dos anjos rebeldes (pieter bruegel, o velho)
filme - encontros e desencontros (sofia coppola)
livro - o circo mecânico tresaulti (genevieve valentine)
quadrinho - nijigahara holograph (inio asano)
música - space oddity (david bowie)
Quando vi esse trabalho do Bosch pela primeira vez, tive a impressão que se tratava de uma obra do surrealismo.
Idem.Sempre achei que influenciou Salvador Dali.Imagens similares
Como de costume um ótimo vídeo! 100 anos de solidão e Nova York são obras que também me impactaram muito 💎🙏🏽®️
Excelente conteúdo! Segue minha lista:
Pintura - Escola de Atenas, por Rafael Sanzio;
Filme - Sociedade dos Poetas Mortos;
Livro - As Flores do Mal, Charles Baudelaire;
Mangá - Naruto.
O meu quarteto: Quadro: O quadro negro (que era verde no meu tempo); O Filme da vida: Roger Rabit; Livro: O livro branco (não tem nenhuma palavra escrita, tudo simulado por uma atraente capa dura bem decorada); HQ: Monica, Cebolinha, Cascão e Magali, O quarteto.
Ótimas escolhas! Sempre ouvi falar muito bem desse filme do Dreyer, agora tenho que pegar e assistir!
Nunca tinha parado para escolher, foi ótimo parar e pensar um pouco sobre a influência das várias formas de arte na minha vida.
Quadro: Guerra e Paz, do Portinari
Filme: Fiddler on the Roof (1971), do Norman Jewison
Livro: O Retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde
HQ: os Asterix que li aos montes com meu pai na infância. Repito alguns dos jargões até hoje.
O livro que marcou minha vida é O Senhor dos Anéis, a amizade, a jornada, a sedução do poder sobre os homens e os detalhes do mundo criado por Tolkien explodiram a cabeça da Tacila de 13 anos para sempre. Amo o Filme A vida é bela, os quadrinhos Maus, de Art Spielgemann e Habibi de Craig Thompson e A Noite Estrelada de Van Gogh.
o livro estamos de acordo... agora o filme que mais me marcou foi DERSU UZALÁ de Akira Kurosawa
Meu clássicos são:
Música: Fotografia de Tom Jobim.
Livro: Grande Sertão, Veredas de Guimarães Rosa.
Filme: Macbeth de Polanski.
Pintura: Impressão, nascer do sol de Monet.
Ótima seleção! 👏
Vou precisar reassistir esse vídeo com um caderninho, só pra anotar tantas dicas maravilhosas também nos comentários. Muito obrigada, antofagenses 💗
Cem anos de Solidão é hors concours pra mim. Esse ano reli esse livro, acho que foi a quinta ou sexta vez, já perdi as contas, mas ele tem um clima que ressoa (se é que isso é possível, me ajuda, Gabo!) na memória. Eu não sei explicar direito, é até injusto. É uma sensação ligada ao passado, mas é como se fosse um passado comum, de todo mundo. A casa dos Buendía me lembra demais a casa de uma tia paterna minha. A própria Úrsula me lembra dessa tia e também da minha mãe, no jeito de pensar, de agir, de cuidar. Eu sei que posso estar exagerando e colocando muito do meu gosto pessoal ao recomendar Cem Anos de Solidão, mas eu sugiro que, quem ainda não leu, leia, nem que for só pra ver qual é a do realismo mágico.
No mais, ótimas indicações no vídeo, e os comentários também estão cheios de ótimas sugestões.
Acho genial "Relativity" de M.C. Escher.
O filme "O labirinto do fauno" me impactou por eu não esperar tanta fantasia nele.
Cem anos de solidão está na minha lista de leitura para 2021. Li até a página 114 há 20 anos atrás, mas abandonei.
"Imaginário coletivo" de Wesley Rodrigues é meu quadrinho preferido!
Marcantes pra mim: Desonra, de Coetzee,
Deserto dos Tártaros
Entre tantos q não consegui me lembrar agora.A memória já me trai.Depois vou ver minhas anotações e comento.
Parabéns pelo conteúdo precioso.Estou amando
•Minha pintura clássica favorita: A Noite Estrelada (Van Gogh).
•Meu filme clássico favorito: Laranja Mecânica (Stanley Kubrick).
•Meu livro clássico favorito: 1984 (George Orwell).
•Não curto HQs, por isso, irei dizer minha música clássica favorita: La Gazza Ladra Overture (Rossini).
Adorei tudo!
A mesma pintura que me impactou! Lembrei dela quando pensei em pintura. Legal. Tive a sorte de vê-la pessoalmente no museo del prado.
Li Nova York esse ano, adorei! Will Eisner é incrível. Cem anos de Solidão tbm é um favorito da vida
Excelente abordagem.
'Conde de Monte Cristo', além de produzir inúmeros filmes e produções, inspirou até mesmo novelas como esta repetitiva 'Flor do Caribe'
Que canal maravilhosoooo! Meu livro favorito é Cem Anos de Solidão, me emocionei demais. Vai ser incrível um vídeo sobre :)
Estou amando esse canal
Oba!
Me permita uma indicação: do Will Eisner, leia dele "No coração da tempestade", você também vai amar essa HQ. Beijos e abraços hoje e sempre. 😘😘😘😘
Oi amada, estou te adorando!
Crime e castigo e Ana Karenina. Amooooo
Meu clássico é capitães da areia. Acho que ele tem muito a dizer. Lembro de ter ficado fissurada e emocionada lendo sempre no ônibus cheio voltando do pré vestibular.
Livia Picollo, vc é mara...
Música: Construção - Chico Buarque
Livro: Capitães da Areia
Filme: Nascido pra Matar
Pintura: O Filho do Homem
Excelente vídeo :)
Pintura : Starry Night , Van Gogh
Livro : O Morro dos Ventos Uivantes , Emily Bronte
Filme : Romeo and Juliet , de Franco Zeffirelli
Quadrinhos : Axterix , de Albert Uderzo e René Goscinny
Nos demos 100% de match!!! São minhas referência tmbm. So acrescentaria Akira Kurosawa e Ingmar Bergman.
Na ansiedade da quarentena mal tenho conseguido assistir um vídeo até o final, mas vocês sempre me conquistam e assisto todos os do canal com calma ❤️
Eu conheci Bosch em uma exposição sobre Mario Quintana. Que exposição maravilhosa! Havia uma reprodução do quadro O jardim das delícias terrenas ,pois era o quadro que Quintana mais gostava.
Participei de uma montagem teatral do drama estático do Fernando Pessoa, O Marinheiro. é SURREAL! é um texto muito denso, ele te leva a umas piras muito loucas dentro de você, é impossível você ler e não terminar impactade. Recomendo muito, fala sobre muito sobre o tempo, sonho, morte, vida e muita pira existencial hahahah