Aikido em Situações Reais: Boa tarde guerreiros! Entrevista muito interessante, bem como todos os comentários. Me sinto na obrigação de dar um breve depoimento em relação a minha trajetória nessa Arte Marcial em situações reais. Quando conheci o Aikido na década de 90, iniciava minha carreira como policial militar e já havia praticado algumas Artes Marciais, das quais cheguei a faixa preta em duas, e na capoeira Angola a contra mestre. Servi por quase 30 anos na Polícia Militar, em uma de suas principais forças de repressão qualificada ao crime violento, sempre no fronte. Assim que me tornei faixa preta de Aikido, fundei meu próprio Dojo(Bushido Dojo, Contagem MG), exatamente pela necessidade de um treinamento voltado para situações reais, pertinentes a profissão, onde o bem maior (a vida) precisava ser preservado. Minha oficina sempre foram as ruas, os aglomerados, bailes funks, jogos de futebol, carnaval, apoio ao SAMU na contenção de doentes mentais, interiores de presídios, visto que na época ainda não existia a figura do policial penal, também como instrutor de defesa pessoal policial nas diversas instituições de Segurança Pública, onde a grande maioria praticava uma Arte Marcial e faziam questão de ver a eficiência da técnica, entre outras atuações de combate real que atuei diretamente no confronto direto. Seja no combate a mãos livres, contra armas brancas diversas, em tumultos contra vários oponentes, no controle e imobilização a doentes mentais ou drogados e até mesmo contra armas de fogo em duas situações distintas, sempre usando exclusivamente as técnicas do Aikido, muito diferente de competições esportivas ou treinamentos no interior de academias. O Aikido sempre foi minha ferramenta de trabalho, minha filosofia, sempre antecipando a ação daquele que precisava ser contido e imobilizado ou oferecendo o vazio nas situações de uso da força, de acordo com a necessidade. Então, para quem busca uma Arte Marcial completa para a manutenção de uma vida plena no físico, no psicológico e espiritual indico o Aikido. É muito importante que ao procurar o Aikido, você saiba que o seu principal e mais difícil e importante adversário sempre será você mesmo.
Prezado amigo Wanderli sensei. Fico feliz a cada vez que leio sobre suas experiências no campo profissional e pessoal relacionadas ao Aikido. Já o conheço há mais de 22 anos e sei da verdade e honestidade do seu dojô, do seu treinamento, das suas experiências relacionadas ao meio policial, das quais várias foram de alto risco e como você integrou o Aikido verdadeiramente na sua vida, te amparando e protegendo em várias situações de crise. É isso aí, cada um tem o seu caminho e admiro o verdadeiro que você construiu. Obrigado por compartilhar seu testemunho de um praticante com tanta experiência.
Wanderli Adriano, Sensei. Muito lúcidas, sensatas e inspiradoras suas palavras. Tenho a honra de ser seu discípulo há alguns anos... Já fui praticante de outras artes marciais antes mas foi com o Aikido que eu percebi que podemos levar seus ensinamentos para nossa vida diária. Não estou dizendo que uma arte marcial seja melhor ou pior do que outra, estou dizendo que para mim o Aikido foi a arte marcial na qual eu me encontrei, foi o Aikido que me ensinou que eu preciso "lutar" comigo mesmo para me tornar cada dia melhor.
“AIKIDO NA ATIVIDADE POLICIAL” BOA TARDE SENHORES E MINHA SAUDAÇÃO E RESPEITO AOS MESTRES E SENSEIS DE DIFERENTES ARTES MARCIAIS, SABEMOS QUE TEMAS COMO O PROPOSTO NESTA ENQUETE SÃO EXTREMAMENTE POLÊMICOS NO QUE DIZ RESPEITO A UMA OU OUTRA "ARTE MARCIAL" PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE SUA EFETIVIDADE, SOU PRATICANTE DE AIKIDO DESDE 2006 E SERVIDOR DA ÁREA SEGURANÇA PUBLICA DESDE DE 2002 SEMPRE ATUANDO CONTRA CRIMINALIDADE VIOLENTA NOS SEUS MAIS DIFERENTES TIPOS. O QUE TENHO A DIZER NESTE BREVE HISTÓRICO PESSOAL: NUNCA PRATIQUEI OUTRA ARTE SENÃO O "AIKIDO" SEMPRE QUE PRECISEI E UTILIZEI OBTIVE ÊXITO DENTRO DA MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO, TENHO CONHECIMENTO DE VARIAS ACADEMIAS DE POLICIA NO BRASIL E EXTERIOR QUE UTILIZAM O AIKIDO COMO BASE EM SEU CURRÍCULO DE DEFESA PESSOAL POLICIAL DEVIDO PRINCIPALMENTE SUAS ENTRADAS E ATAQUES COM BAIXA OU NENHUMA CONTUNDÊNCIA, MAS ALTAMENTE EFICIENTES SEMPRE OFERECENDO O VAZIO PARA SEU AGRESSOR, EVITANDO EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA DO AGENTE PUBLICO MUITAS VEZES QUESTIONADO POR EXCESSOS, O AKIDO É UMA ARTE DEFESA POR EXCELÊNCIA E NÃO DE ATAQUE, HAJA VISTA SEQUER HAVER CAMPEONATOS, ONDE DIGAMOS PODEMOS IMAGINAR OU CONCLUIR QUE OS ATLETAS OU PRATICANTES DE OUTRAS ARTES ESTÃO EM MELHOR NÍVEL, DEVIDO A DISPUTA DE CAMPEONATOS, NA MINHA SINCERA OPINIÃO AQUELE PRATICANTE QUE DOMINA MAIS DE UMA ARTE MARCIAL NÃO NECESSARIAMENTE ESTARÁ MELHOR PREPARADO DO QUE AQUELE QUE DOMINA SOMENTE UMA ARTE MARCIAL, SEJA O AIKIDO OU OUTRA, DEIXO ESTE BREVE RELATO NO QUE DIZ RESPEITO AO TEMA, DEVIDO AOS MEUS MUITOS ANOS DE EXPERIÊNCIA POLICIAL, ÚNICO LUGAR ONDE DE FATO PUDE TESTAR MEUS CONHECIMENTOS DENTRO DESTE BUDÔ, CONSINTO A TODOS QUE NÃO CONHEÇAM O AIKIDO, QUE POSSAM PESQUISAR MAIS SOBRE ESTA “ARTE” QUE SE BASEIA MUITO MAIS EM PRINCÍPIOS DE AUTO CONHECIMENTO E CRESCIMENTO PESSOAL, RESPEITANDO SEMPRE AQUILO QUE SEU SENSEI OU MESTRE REPASSA A SEUS ALUNOS DENTRO DE UMA ROTINA DE TREINAMENTO PROPOSTA EM UMA ACADEMIA, MUITAS DAS VEZES ENGAMOS A NÓS MESMOS QUANDO NOS PROPOMOS A PRATICAR UMA ARTE MARCIAL, SEJA ELA QUAL FOR, NESTE CASO O “AIKIDO.” O AIKIDO REPRESENTA PARA MIM O QUE DE FATO PODE NOS FAZER PESSOAS MELHORES DENTRO DESTE CONTEXTO UNIVERSAL O QUAL ESTAMOS TODOS JUNTOS. DOMO ARIGATO!! SIGAMOS PELO CAMINHO... CONTAGEM, MG.
Sr. Faço das suas palavras as minhas, a quase 20 anos na prática, acredito e confio no Aikido em qualquer situação. Mesmo até por ser Aluno do Sensei Adriano Wanderli, e treinado para situações reais. Eu tenho visto muitas pessoas tentando atingir nossa arte, mas até então por base de praticantes que não tem prática do real Aikido. Infelizmente temos muitos fantasmas das artes marciais, se dizem mestre sem nenhuma formação, tentando levar uma vantagem financeira em cima do nome dessa arte nobre. Como dito, foi uma arte usada pela guarda imperial. Uma arte muito restrita. Sábias palavras Adriano Sensei.
Aikido tem um lado filosófico que transcende o combate corpo a corpo. É sobre nao gerar resistências e conflitos desnecessários, isso vale para os combates psicológicos com a própria mente. Nesse ponto, o Aikido supera qualquer arte marcial. Os problemas que causam desgastes emocionais são melhor resolvidos com essa fluidez, sem briga. É uma linda arte, uma linda filosofia.
@@fabiodasilvabttjacarepagua838 O fato é, tem muitos meninos começando no mundo das artes marciais agora, e sempre vai ter. Sempre vai ter também, muito homem com mentalidade de menino pra sair arrumando confusão por ai como se fosse criança... Enquanto os meninos "tretam" os Homens treinam. Ficou claro agora? e se eu não fosse praticante, nem me daria o trabalho de comentar algo do tipo.
@@fabiodasilvabttjacarepagua838 Eu também não me referi a você, amigo. Se eu tenho problemas mentais, você tem problema em interpretação de texto ou a carapuça serviu. Eu disse que tem muito homem com mentalidade de criança que sai arrumando confusão e gosta disso... Se você não é esse tipo de pessoa, não precisa se ofender, e parabéns por ser um artista marcial evoluído! Mas essa não é a realidade te todos.
Fui faixa preta de aikido de uma escola sólida, antes de focar em outras artes marciais. O problema do aikido está ligado principalmente ao modelo de ataque que é irreal. Além disso se cria uma "acordo" entre atacante (uke) e atacado que cria um falso sentimento de se estar lutando. Gosto, por exemplo da escola "real aikido" que está buscando repensar isso. De qualquer forma, muito boa entrevista e argumentos.
Isso é verdade,eu treino aikido mas o meu estilo de combate eu deixo o mais parecido possível com a forma antiga o aikijujutsu,eu primeiro bato bastante nos lugares onde dói ,saco, garganta,queixo nariz bato bato e depois termino com uma torção ou arremesso , é o jeito mais eficiente,gosto muito particularmente de bater com a palma da mão,o impacto é bem violento
@@gabrielsilveira2822 muito bom. Shomen uchi, mae geri e tsuki são representações muito limitadas da luta real. Se só treinar com base nesses ataques e com nego pegando a "mãozinha", quando levar o primeiro soco real, o espírito corre do corpo. Lutar é, antes de tudo, desenvolver kokoro: tem que fortalecer a alma e o couro😂😂😂
@@EduardoAlmeidaRec Shomem uchi e tals eu até que gosto de treinar com eles,pois são muito similaries o movimento e a direção de ataque com uma batida de pau ou garrafa,já tsuki não curto muito a não ser que seja feito rápido e não telegrafado ,mas pra lutar mesmo tem que lutar,só com sparring
@@gabrielsilveira2822 sim, concordo. O problema não está na técnica, mas em se limitar a um formato único de ataque. Quem acha que funciona nunca lutou (ou se defendeu) de verdade. O que mais me dava nós nervos é o faz de conta da academia. Aí ficou ainda pior com o povo do "ki aikido" que derruba o outro com o vento 😂😂😂
Me parece que o Aikido, assim como o Judô, são artes elitizadas. Seus clãs se bastam e ficam fazendo sucesso e comentando sua efetividade dentro de seu círculo fechado. Mas isso ocorre com outras artes também.
Eu tenho 27 anos de treino de Aikido ininterruptamente, dou aulas há 21 anos. Sou profissional da arte, vivo da meu Dojo. Não existe arte marcial melhor, existe praticante mais preparado. Como o professor falou....o Aikido pode usar qualquer arma para uma defesa real. Eu faço cursos de defesa pessoal para empresas, segurança e pessoas diversas...no curso eu ensino a parte "ruim"...ou seja como resolver. Trabalhei anos no meio policial e de segurança particular, infelizmente já usei a arte em conflito e felizmente sabia um "pouquinho" de Aikido. É estar preparado, mas existe essa visão do Aikido por não ter competição, etc....mas é eficaz sim, como toda arte marcial bem ensinada e treinada. Fora esse contexto, o melhor da arte marcial é o bem estar físico e mental.. E a vitória sobre você mesmo. Bons treinos para todos e meu profundo respeito aos artistas marciais.. Oss
Cara do Jiu-Jitsu: "Eiii!!! Que porra é essa??? Tu me esfaqueou!!!! Isso não vale!!!!!" Cara do Krav Maga: "Não vale aonde? Na sua não tem, no meu tem."
@@semprequevoceforleroscomen8025 Entre as artes marciais de luta é uma das melhores sim, porque mistura elemento das mais diversas e pode estar se modernizando sem dificuldades, porém chamar atenção que na luta real não existem regras. Normalmente em lutas esportivas certos golpes são proibidos; por exemplo cotoveladas (de cima para baixo), joelhadas em algumas modalidades, golpes em genitais, puxões de cabelos, mordidas e por aí vai, mas na luta real tudo isso tá valendo.
Creio que o MMA já provou que o melhor e a combinação de vários estilos. O Jiu Jitsu no início passava o rodo pq os adversários não conhecia o estilo, davam o pescoço fácil por exemplo. Depois que ficou conhecido as lutas tiveram que ser divididas por peso. Sem contar que na rua não tem juiz e literalmente vale TUDO. A melhor coisa e evitar uma luta sempre que possível.
Na verdade, as artes marciais, em sua origem, não eram segmentadas como hoje (uma trabalhando projeções, outra golpes traumáticos e outra torções). Eram uma coisa só. Acabaram se separando ao longo dos anos.
O MMA desmistificou essas artes que não combatem, faz de conta é ficar fazendo forma como o aikido. E o mais moderno e completo esporte de combate, misturando stricker com grappling. Mas não é um combate real, se lutar como no octógono na rua está morto. Na rua não tem luta, é mais próximo do que as artes marciais eram, na guerra vale tudo mesmo, começando com armas, não tem número de adversários nem categoria de peso. Além de quê na rua o inimigo quer te matar o mais rápido possível e não te nocautear.
@thestickmanful Fake? Pq sou fake? Amigo, têm uma página chamada Stolen Valor Brasil que um Brasileiro que serve no exército americano desmascarou ele. Ele mesmo admitiu que é tudo mentira. Deixa de ser gado desse embusteiro.
@@rogerscrut2306 na rua o certo é evitar o máximo possível, vc pode dar um mata-leão e a saída do cara é uma faca no bolso, ou vir um de fora da luta e chutar tu cabeça!!!
Olha, eu treinei aikido por um tempo. Ela é uma excelente arte marcial, se vc a combinar com outras. Sozinha, possui algumas lacunas, que são muito complicadas de lidar. Creio, eu que ela foi criada para as necessidades de uma época, e que hoje as necessidades são diferentes. Não é que ela seja de todo ruim, mas as necessidades mudam, de acordo com a época, e as ferramentas, devem ser adequadas as necessidades. Então, pelo menos no meu caso, estudo meios de utilizar as mesmas ferramentas, mas de forma diferente.
@jon jon Brasileiro como eu disse: criada para outros tempos, e outras necessidades. Ser descendente ou não de japoneses, não afeta em nada a minha objetividade. Cuidado com o " argumentum ad hominem". Isso só é utilizado, quando não se tem outros argumentos, e se quer rebaixar o nível do debate. Não é produtivo para ninguém.
@jon jon Brasileiro eu tive a honra de conhecer e treinar com Ono-sensei. É um homem honrado e um mestre,no sentido real da palavra. Não creio que cuspir no prato em que tenha comido, seja honroso. Quem não honra aos seus mestres, demonstra falta de caráter. Espero sinceramente, que este não seja o seu caso.
Aikido, judô, jujutsu (tradicional e brasileiro) são todas artes "suaves" com origem em comum, onde as técnicas foram criadas na mesma escola. Aikido não é inútil quem já fez jiu jitsu sabe da mão de vaca, no aikido existe vários golpes que realizam a mesma função se chama torite, isso é apenas um exemplo. Aikido é funcional quando usado em complemento com outras artes, por isso judocas, jiu jiteiros e outros lutadores treinam as técnicas.
Krav maga é o mais eficiente , pois une outrad artes marciais como BJJ, Boxe muay Thai,etc , em prol de criar um sistema unicamente para a defesa pessoal
Depende do kung fu. Choy Lay Fut, Sanda, Shuai Jiao, Chin Na Fa entre outros, são bem eficientes a mesma coisa com o aikido, depende da finalidade. Todas tem o seu valor, mas é aquilo que mensionei... FINALIDADE.
O problema que vejo, é que atualmente as escolas que ensinam "defesa" pessoal, só querem dinheiro, ensina, diz que aquilo vai funcionar na vida real, só para promover a escola, mas não é assim...Dificilmente vc vê uma escola que o conceito realmente é ensinar a defender, e não aquela aula comercial ...
Eu acho muito massa aqueles movimentos frenéticos do Kung Fu (wushu). Arte marcial tem várias vertentes: defesa pessoal, luta controlada, firulas, filosofia... Não é só trocar porrada não. Esses caras do MMA são incompletos. Não sabem fazer um chute 540°. É só soco, low kick e arm Lock. Muito limitado. Artista marcial de verdade, é o americano Benny Urquidez, que foi campeão invicto de kickboxing e dava show contracenando com o Jack Chan.
Sensei Leonardo disse tudo!!! A filosofia do Aikido é vencer a si mesmo! A competição é a vaidade a serviço do EGO que deseja sempre ser melhor que o outro..
Vencer a si mesmo é uma idiotice oriental, ou verborragia para vender aos nescios que compram qualquer coisa. Vc tem que vencer suas fraquezas, se quer vencer a vc mesmo, vc quer se auto derrotar. Sem dizer que essa arte garante q vai fazer vc vencer a vc mesmo, provavelmente ajudando um agressor que atentar contra sua vida, já que contra ele esse arte não da nenhuma garantia.
@Pietro Gallotti poha nois mora no Brasil e tu fala que não se tem agressor?? Cada um escolhe seu caminho marcial mais é fato que pra confronto oq funciona é violência seja tanto na pancada ou no tiro. Nesses 2 só sobrevive quem é agressivo e não fica pensando em cuidar da integridade do colega enquanto a questão filosófica eu nem opinião tenho não faço arte marcial asiática.
Há que se entender que o Aikido, assim como o Tai Chi etc., são artes marciais internas que desenvolvem o indivíduo que a prática, tão somente, não há que se falar em combate de Aikido. Caso se coloque o Aikido numa situação de combate com qualquer outra arte marcial externa: Muay Thai, Kick Boxing etc., mesmo o Boxe, o Aikido será sempre derrotado. Há muita diferença entre arte marcial interna e arte marcial externa.
Não, nada a ver. O Aikido é interno e externo e utiliza armas, estas outras modalidades que você citou são feitas com mãos livres e portanto não teriam a menor chance contra o Aikido. Boxe contra espada? Muay Thai contra espada ou faca?? Não tem como. Aikido não é um esporte. Aikido é ARTE MARCIAL, arte para guerra. Boxe tem regras, utiliza proteções, etc, etc. Não há nem como colocar um ao lado do outro, são coisas distintas. Quer outro esporte baseado em guerra, pra você colocar lado a lado com o Boxe ou Muay Thai? Coloque o Paintball. Quem você acha que vence, o boxeador ou praticante de paintball com sua arma bem carregada? Aikido é combate armado e prática de desarme, esse é o taijutsu do Aikido.
Tem um canal famoso do RUclips de um dissidente do Aikido. O cara era professor e largou tudo, porque deixou de acreditar que funcionaria em uma situação real. Quem quiser conferir é o Martial Arts Journey. Alguém conhece?
Eu conheço. Acompanhei a jornada do Rokas, o fechamento do dojo, o processo de tentativa de "modernizar" a arte. Você pontuou certinho: "o cara deixou de acreditar". Mas eu acredito que o problema pra ele nunca foi o Aikido em si, mas em como ele treinava a arte. Na minha opinião o Aikido dele não era eficiente.
@Pietro Guimarães Bem, esse ex-lutador disse que criticaram justamente a forma como ele praticava. De qualquer forma, se ele chegou tão longe na graduação, pelo menos lá houve margem para isso, ou seja, foi considerado apto sem ser. Já qual arte "faz o serviço" nas ruas, sou incapaz de responder. Imagino que os treinos para soldados e policiais devam incluir várias artes, e como os policiais em particular deveriam, em teoria, medir o uso da força, Aikido e Jiu-jitsu devem ser aplicáveis em algumas situações.
Eu conheço e acompanho ele. Gosto muito dos vídeos e concordo com ele a maioria das vezes, especialmente na necessidade de praticar sparring e teste de pressão, mas, acho que ele tem uma visão de defesa pessoal limitada na situação "1 contra 1 numa briga desarmada". Ele buscou aprender artes marciais para defesa pessoal e, partir do momento que seu objetivo é esse, você não pode simplesmente confiar numa única arte marcial. Ele começou a desacreditar do Aikido quando foi atacado por 6 caras e não conseguiu reagir, mas, nem se ele fizesse qualquer outra arte marcial ele teria sucesso, afinal são 6 contra 1 e a vida real não é o filme do Van Damme. Na minha visão, se o objetivo é defesa pessoal, você tem que se preparar para todas as situações possíveis, física e mentalmente, e acho que nenhuma arte marcial te prepara pra isso. Esportes de combate (BJJ, Judô, Muaythai, Boxe, etc), desde que sejam academias autênticas e séries, te preparam razoavelmente pra 1x1 desarmado. O problema é quando você adiciona uma faca na equação ou múltiplos agressores, principalmente aqui no BR que você não pode ter arma de fogo pra defesa pessoal.
@@MattSkywalker92 A chance de alguém reagir a um ataque com faca ou arma é mínima. Acho que nem seria questão de evitar o assalto, no caso, mas só proteger a própria vida, caso o cara queira te atacar de qualquer jeito.
Luto muay thai a 5 anos, e entendo esse sentimento que ele diz, e particularmente acho engraçado essa vontade que as pessoas tem de provar que a arte marcial que o "fulano" diz ser melhor. Sendo que a diferença ta no praticante, não necessariamente a arte marcial. Mas apesar disso gosto de ver lutas de artes marciais diferentes pra aprender novas técnicas.
@@waltermartins6432 No antigo UFC, na verdade na época nem MMA existia, era arte marcial pura contra arte marcial pura, um combate com pouquíssimas regras e sem divisão por peso. Jiu dominava.
@@viniciuskcc sim, eu assistia as lutas pela televisão aberta em Nov de 1993 primeiro UFC, aonde o Royce mostrou ao mundo o que é JJ, na época eu era Faixa Marrom de Chute Boxe, e treinava Judô, em 1998 fui apresentado ao JJ pelo meu irmão que já treinava, treinei e competi por anos, hoje com 44 anos sou professor, aqui no meu bairro dou aula a 10 anos de BJJ...
é difícil por uma pratica como aikido que possui variantes absurdas entre cada estilo (yoshinkan é completamente diferente do ki-aikido por exemplo, nem parecem que vieram do mesmo lugar), mas como ja foi comentado no aikido journal:"muitos praticantes veem videos do o-sensei fazendo demonstrações e pensam de eles também tem que lutar como um senho de 70 anos de idade"
@@wagnerbull-shihan8680 Acompanho MMA a algum tempo, e nunca vi nenhum lutador usando Aikido, então podemos considerar que ela não é tão efetiva nesse tipo de situação, e isso é um fato. Pois se ela fosse efetiva, teríamos pelo menos um exemplo de sucesso de algum lutador na arena de Artes Marciais Mistas.
Fiz aikido por um pequeno periodo. Era uma garota, sem pretensões de lutar na rua. Fazia aikido porque era uma arte linda, e me salvou bastante de macho bebado sem noção. Coloquem suas filhas no aikido!
Não existe arte marcial melhor e sim lutador mais preparado,mas o problema no Aikido é que não se ver eles treinando o combate,ou seja falta sparring,contato,e algumas técnicas são muito fantasiosas,deveriam treinar de forma mais real.
Me desculpe amigo mais tenho que discordar com vc, existe sim arte marcial melhor que a outra por exemplo: Krav Maga, Sambo são melhores que outras artes marciais por aí, claro que tem aquele que treina mais que o outro mais não significa nada (minha opinião)
Gostei do comentário apesar de nao concordar muito, houve tb a "necessidade"... imagine q nao havia CSI nem polícia especializada, haviam crimes, haviam guerras... um tinha q aprender a se defender... mas... esta claro q tb houve EGO e uns queriam ser melhores que os outros... na minha opniao, isso nao foi o principal na arte de lutar
Pra ver como as artes marciais é uma ciência variada, Bruce Lee tinha uma ideia diferente do Leonardo... ele já acreditava que se seguisse uma arte marcial, por mais evolutiva que seja, esse pensamento era de doutrina... ele pegou como arte principal o Wing Tsun, depois adicionou frações de outras artes como o Boxe, Esgrima, Taekwondo, Kali, dentre outras para complementar partes do que ele já praticava. Agora para um profissional de determinada arte, pode modificar técnicas conforme ele vai achando falhas dentro do que ele já pratica. Isso era comum por exemplo na China que tinha centenas de escolas de estilos diferentes. Isso conclui que artes marciais é muito vasto de opções.
No aikido fui ensinado a socar pescoço e ao derrubar pisar no pescoço e puxar em 1 “rancão” o braço( causa a quebra do pescoço). Mas cada lugar é um de 1 jeito, tem gente que foca mais na parte espiritual. Eu aprendi a meditar no aikido. Depende do mestre e da necessidade que você leva a ele. Onde eu morava era meio velho-oeste da pancadaria. Kkk Então o mestre já era meio carniceiro. Kkk
aikido é conceito, tanto ele quanto taichi ensinam controle e equilibrio, extremamente útil pro entendimento de técnicas de imobilizaçao ou de projeção, porém não se sustenta como arte marcial.
Aikido serve ou não para defesa pessoal contra uma outra arte marcial? Resposta: pratique 8 horas por dia e provavelmente se sairá bem em qualquer arte marcial
Resumindo, a arte marcial que não se testa é como te dar um para quedas é dizer que vc pode confiar e saltar, sem vc ter realmente comprovado nem o para quedas e nem ter saltado de verdade. Não dá para apostar a vida em algo incerto.
Na verdade dependendo do estilo, se sobressai sobre os outros! Quando começou o vale tudo eram lutadores cada um representando seu estilo o karatê contra o jiu jitsu o muay Thai contra o boxe entre outros e o jiu jitsu no 1 contra 1 levava vantagem sempre! Porque nenhum estilo sabia se virar no chão então quando eram levados para o chão ficavam como tartarugas só apanhando ou sendo finalizado! Hoje em dia numa luta você teria que saber de tudo um pouco! Um faixa preta de aikido contra um de jiu jitsu na mão limpa, com o mesmo tempo de treinamento os dois apostaria no jiu jitsu sem dúvidas!
É um saco fazer texto pelo celular. Mas eu quero provar, que o aikido é eficiente. Vcs lembram do vem tranquilo? Ele foi lutar com um cara e ficou esquivando dos golpes dele sem atacar. O cara ficou cansado e começou a cuspir nele. Vem tranquilo é do kickboxing. O que mais tem no aikido é esquiva, quedas e golpes de finalização. A essência do aikido é essa. Não quer dizer que vc precise praticar só aikido. Nem que não precise dar uns murro. Faça Muay tai ou boxe. Isso vai aprimorar seu aikido é vai abranger suas possibilidades. Todas as lutas são boas, mas não são completas. Algumas vezes quando estou no kickboxing, uso uns movimentos da capoeira discretamente e dá certo. É um complemento. Parem de discriminar. Aikido é ótimo. Vou praticar quando tiver oportunidade.
Nem precisava, outros lutadores de artes suaves complementam suas habilidades com o aikido. Aikido tem sim seus pontos ruins, mas tem técnicas efetivas, as forças policiais usam normalmente técnicas de Aikido e Hapkido.
Mestre Leonardo Sodre ,é um dos maiores mestres de aikido do Brasil, de nível internacional, ele tem um nível de conhecimento e técnica da elite da aikikai do Japão (QG onde tem os maiores mestres de aikido no Japão e do mundo ) além de ser um ótimo aikidoka é um eterno estudante que nao tem medo de dividir o conhecimento do aikido que tem interesse em conhecer , você artista marcial ou atleta procurem ele no youtube e garanto que existe muitos professores e mestres de aikido com o mesmos discernimento e que acrescentarão sabedoria e tecnica sua pratica e melhor polida e mais fluida quando precisar , seja em qualquer arte marcial que seja (ou trabalho ) e terão uma nova visão sobre si mesmo e vc verá que existe um competidor mais feroz que esses que adversários que vc se esforça para obter uma medalha ou "batida " nas costas na academia,mas um mais terrível, aquele que sempre atrapalha sua evolução,seja no esporte,trabalho ,na vida e na suas relações e que é difícil mudar , esse é você .. De uma chance ao aikido e não se arrependerão oss ❤ paz a todos ...
Estudo e treino AIKIDO há mais de 30 anos, atualmente treino muito pouco por causa do tempo em outras atividades, mas o AIKIDO quando usado com atitudes de defesa pessoal em ambiente urbano, é um método de combate corpo a corpo quase imbatível.
Pode ate ser que contra outros tipos de artes marciais o Aikido perca, mas para situações cotidianas de conflito com pessoas sem preparo técnico como assaltantes por exemplo ela é util e eficiente, sem conta a linda filosofia que vai muito alem de simplesmente lutar para ferir o oponente, e sim usar a força e raiva do oponente contra ele mesmo, é uma das artes marciais que mais tenho vontade de aprender.
Existem artes marciais que são mais adequadas e eficientes para uma competição esportiva ou "vale-tudo" (que no fundo "não vale tudo"). Jiu Jitsu costuma se sobressair à maioria das artes, porém essas lutas entre estilos, ou mesmo no MMA têm REGRAS. Numa situação real, de luta pela VIDA, não tem regras, aí até um golpe de Karatê (erroneamente interpretada por muitos como uma arte mais "light") pode ser mortal, se executado com êxito sobre qualquer um, até mesmo contra um oponente de Jiu Jitsu ou outras artes da mesma linha. Uma cotovelada bem dada na coluna cervical acaba com qualquer confronto. Então, devemos lembrar que as artes marciais no seu embrião, não foram criadas pra exibições e nem competições esportivas, e sim para a GUERRA, para neutralizar o oponente de forma DEFINITIVA. Nesse sentido, qualquer arte marcial é letal e não existe uma que se sobressai a outra, a diferença está apenas no praticante.
Quando comecei a aprender os modulos de trankadas e trapping hands do Arnis (que são muito semelhantes ao aikido) fui pela cabeça dos KeynoardWarriors e achava que era inefetivo e totalmente fora da realidade. Estava com aquela cabeça de boxe, bjj e thai e ufc era o top e o resto lixo. Acontece que o arnis se mostrou uma arte marcial muito mais profunda do que imaginei. Pois bem, no dia a dia, desde que comecei minha formação, em pelo menos 3 situações utilizei as tecnicas semelhantes de aikido. Antes de progredir uma agressão e antes escalar uma situação de confronto, as chaves e torções se mostraram absudarmente efetivas em não me colocar em uma situação pior do que simplesmente iniciar ou sustentar um confronto trocando porrada. Entendi que essas técnicas são fenomenais para manter o controle de sí e do adversário, antes que as coisas efetivamente fiquem fora de controle. Fica a experiência e reflexão
Tá certo! Esse pessoal hoje em dia acha que a única coisa certa é oque eles aprendem. Não tem cabeça pra ver algo diferente e respeitar, reconhecendo que não é por ser diferente que não funciona...
Esteven seagal foi um grande divulgador do aikido em seus filmes, porém ele sempre busca usar chutes e socos antes de aplicar as técnicas do aikido! aí está o segredo da eficácia mesclar com outras artes
Na verdade os chutes e socos que ele usa é o atemi, que é pancadinha que se dá antes de aplicar a torção. O próprio fundador dizia que o Aikido é 90% atemi.
Eu sou o praticante de aikido, na ativa, mais antigo do Brasil, comecei em 1968. Quando vi esta declaração equivocada, eu escrevi , um comentário esclarecendo e explicando a interpretação errada deste tema, infelizmente foi apagado. Vou tentar novamente deixar pelo menos esta nota. Lamentavelmente o prof. Sodré não explicou bem o que ele realmente pensa, pois não posso crer que alguem com gradação de 6º grau faixa preta possa pensar desta forma, não se pode generalizar as coisas. Realmente há aikido que dançam não treinam budo. Afinal não é porque Osama Bin Ladin era árabe, que todo árabe seja terrorista. O prof. Sodré deveria ter explicado este problema da existencia de maus professores e maus alunos e não criticar o aikido de forma depreciativa, no que tange a capacidade marcial. Efetivamente o objetivo do aikido é tornar o praticante um ser melhor coisa, que eu tenho procurado fazer , e ensinar. Mas há muitos professores de aikido ensinando a arte no brasil e no mundo cada um com sua forma de ver as coisas, nem todas se interessam e estudam seriamente arte. Com sua declaração expressando o seu pensamento ou foi uma falha, ele acabou prestando um desserviço ao desenvolvimento do aikido praticado corretamente no brasil e ofendendo os mestres e praticantes bem informados. É falso que em um conflito de vida ou morte o aikido vai ser derrotado para outra arte marcial seja qual for ela, embora um praticante de aikido pode ser derrotado por outro de outra arte marcial , mas vice versa. O fundador ajudava o exercido imperial japones na segunda guerra para treinar os soldados, e foi inclusive conselheiro da comissão de definição das tecnicas de corpo a corpo nas trincheiras. O aikido é perfeito como budo, agora não é uma luta, em uma competição ele não vai estar treinado e pode ser mais fraco. O fundador entendia que as competições estragam a formação do budo. Os antigos praticantes de karate, e judo sabem o que isto significa. Aikidoié um treinamento de defesa pessoal para situações de vida ou morte não tem regras, não é esporte, em uma agressão mortal, vai usar o que foi mais adequado para vencer. Pode ser usando um porrete por perto, uma garrafa, chamar um policial ou imobilizar o oponente, ou atacar um ponto vital. Aikido quando bem treinando em o mesmo kime do karate. Quem vai ganhar ou perder, se em uma última hipótese o conflito for levado a tal ponto de vencer ou morrer, depende de cada um dos envolvidos de suas qualidades individuais desenvolvidas. No budo não há regras restritivas tudo pode ser usado, e inteligência e sagacidade, percepção é das mais importantes, e isto é treinado muito no aikido, mas do que na maioria dos demais budo. "bu", é treinamento de guerra. Nele usa-se tudo o que tem, assim como os EUA usou a bomba atômica, quem luta pela vida, faz o que for preciso! Se for apagado este comentário novamente , mais uma vez, então quem apagar por gentileza, mostre para o prof. Sodré , percebo que ele vem fazendo um trabalho de divulgação intenso neste canal e ele não percebeu a incoerência e o prejuízo e ofensa que causou diante das milhares de pessoas viram este video e foram mal informadas . Quem quiser aprender aikido como capaz de enfrentar qualquer outra arte marcial, em uma situação de vida ou morte, ou de ameaça real na vida e qualquer instancia que me procure e eu explico o porque o aikido é um budo. E portanto igual a todos as outras artes marciais que honram este título!!! Quem pratica MMA , ou boxe, está fazendo um esporte, que tem seu valor assim como o futebol o basquete, mas tambem seus :onus, de elevar o ego do praticante quando a vida ensina que a modéstia e a humildade é a caracteristica de quem segue o DAO( que os japoneses chamam de DO e nos de Deus) , ou outros caminhos de sabedoria de viver, ter abundância, alegria!!! Aikido é para se aprender a sentir as leis do Universo e viver segunda elas. Quem quer aprender a brigar e vencer os outros somente usando os músculos, os socos, as técnicas ,está mais de 600 anos atrasado desde que inventaram a arma de fogo. Não perde em um conflito quem tem Aiki...quem Sente o atacante, e ai ele escolhe no momento certo a técnica vencedora, que é tornar o agressor um colaborador e um amigo. AIKIDO é um treinamento para se viver plenamente, nos tornamos seres humanos evoluídos.
O Aikido é divertido, é um belo entretenimento. É tipo ver filmes de magos, dragões e fantasias. Sabemos que não é real, mas é legal de assistir. As demonstrações de Aikido e as cenas de luta dos filmes do Steven Seagal são muito divertidas. O cara pega o braço do "oponente" que nao esboça nenhuma reação além de dar uma cambalhota no ar. É demais!
@@diegosal81 O problema não é um dojo ser sério ou não. Tenho certeza que o Leonardo faz um trabalho sério e dedicado. Porém, mesmo assim, o Aikido não é uma arte marcial efetiva quando está fora do contexto dela. Como o próprio Leonardo diz no vídeo, os praticantes de Aikido geralmente perdem em confrontos com outra modalidade. Por que será? Na minha opinião é pq as técnicas são fantasiosas e só funcionam dentro de um grupo que seja condicionado para que elas funcionem. Se você é praticante de Aikido eu peço que vc faça um teste você mesmo. Vá numa academia de Jiu-jitsu e tente aplicar as tecnicas de Aikido num faixa branca. Eu duvido que você consiga. Se você souber inglês, eu recomendo o canal "Martial Arts Journey" que é de um cara que era sensei de Aikido e tentou emfrentar lutadores de MMA e Jiu-jitsu usando as tecnicas de Aikido. O cara abandonou o Aikido depois de ver na prática que nada funcionou.
@@GustavoSchroeder85 Você tá falando daquele Rokas? Um emo que fica chorando nos vídeos e reclamando que não conseguiu entender o Aikido e não sabe usar-lo? Eu não sei jogar basquete, por isso o basquete não funciona? ?? Aquele Rokas é um completo idiota, já esse entrevistado aí do vídeo é o recordista mundial em Tóquio com vinte anos de Japão. Ele dá aula de Aikido para atletas de MMA, lutadores de BJJ, de Judô, campeões internacionais.
Se treinar Aikido como dança será uma dança! Processo do treino define o que você tem por objetivo. Se você leva seu treino como Budo será Guerreiro para vida e estará preparado para defender sua vida. O seu Aikido somente será eficiente se preparar-se para esse fim. Caso contrário ficará pela filosofia.
Nos próprios princípios do sólido não há combate. Se faz combate não é aikido. Ninguém aprende nadar simulando, nem dirigir, ou outra coisa. Só sabe fazer uma coisa fazendo de verdade , não apenas fazendo de conta.
Uma parada muito importante q eu aprendi ... É q um jogador de futebol não pode jogar com um jogar de baskete.... E vice e verso... Já um lutador de judô pode lutar contra um de box
Dentro das competições existentes pode até ser, mas ainda é bem, mas bem distante de uma briga de rua onde tem 0 regras e 0 honra. Onde o cara pode chamar os amigos pra te dar um pau, ou usar uma garrafa, ou pedra ou qualquer coisa que tiver a disposição. A pessoa tem que ter noção disso pra n acabar com o ego inflado e virar pitboy, achando que pq luta mma vai dar um pau em qualquer um na rua.
@@junioravila853 Provavelmente sim. Às vezes, o pessoal, confunde lutas programadas ( com árbitros, com tempo, MMA...) com a realidade em relação aos confrontos de rua( , sem árbitros, sem tempo para pensar em técnicas, sem chão macio, sem regras, brigar com 3 ou mais ao mesmo tempo, armados, pedradas, pauladas, facadas, briga de rua...)
O correto seria: qual se sai melhor numa situação real....não se trata de competição. E o espelho tomiki de Aikido tem competição...apenas para esclarecer.
Como praticante de diversas artes marciais entendo que há uma diferença crucial entre as artes marciais competitivas e o Aikido. O Aikido foi concebido não como uma arte marcial em si apesar de utilizar os preceitos e técnicas marciais. Vejo o Aikido como um processo de aprimoramento pessoal e técnico, de disciplina que pode ser utilizado defensivamente. O princípio do Aikido é evitar o confronto e por isso leva desvantagem em relação a outras artes marciais.
Esse não é o princípio do AIKIDO. O princípio do AIKIDO é o AIKI e ele não se baseia em evitar o conflito de modo passivo. Ueshiba Sensei, o Fundador do Aikido, disse certa vez; "Jamais fuja de um ataque". Não tem absolutamente nada a ver a ideologia da não competição com a não utilização técnica da arte para pacificar um agressor. Se um indivíduo pratica AIKIDO e não é capaz de fazer uso do AIKIDO para proteger sua vida e da sua família, ele não está praticando AIKIDO nenhum. Não competir com os outros é dedicar-se a si, a vencer a si, mas isso não é limitante e sim libertador. De modo bem básico; AIKIDO dedica-se a fechar o corpo contra ângulos de ataques e ir para as costas do oponente quando ele pensar em atacar. Para isso é necessário fundir a própria mente com a mente do universo e desenvolver a percepção do momento do ataque.
Pelo menos foi sincero ao dizer que o Aikido dificilmente ganharia de outro lutador treinado em outra modalidade. Note que ele não afirma que perderia e sim que DIFICILMENTE ganharia. Obviamente não dependeria da modalidade mas sim do lutador em sí.
Wrestling eu considero o mais eficiente, pela velocidade e violência das quedas, não depende tanto de encaixar como o judô ou jiu-jitsu, e Também é pegou quedou e acabou, não imagino alguém levantando de boa depois de levar um queda de um wrestling no asfalto
Para o MMA tudo que for trocaçao e luta solo que vc puder treinar é a melhor opção,já pra rua tudo que tiver oportunidade de treinar treine sempre lembrando que na rua não tem regras,pq tem muito krav magar fantasioso por ai.
@@carlosbueno7986 o problema é que na maioria das quedas vc vai junto no wrestling, e quando vc queda caras acima dos 100 kg eles n costumam sentir tanto quanto caras leves.
Existem várias linhagens do Aikido, em algumas treinam mais mental do que físico e cada um com sua opinião, mas primeiro a técnica tem que funcionar, muitos praticantes de aikido não conseguem fazer funcionar, é o mínimo, as simulações de combate ser realistas ou não dependem muito da lealdade de quem está treinando de atacar com sinceridade e ir pra cima pra acertar mesmo, não fingir um fingir que ataca e o outro fingir que se defende, é pra socar pra derrubar mesmo, é pra segurar pra valer. Assim é o treino avançado, na minha escola, mas não dá pra fazer isso com todo mundo, tanto que nossa escola não passa de meia dúzia de alunos, então pra ser acessível a muitas pessoas e pagar as contas muitas academias vão afrouxando pra não afastar alunos. Mas vejo algumas demonstrações que dá vergonha, é nítido que o uke se joga antes de sofrer a técnica aí já é estelionato, fico envergonhado por eles. Vi muitos comentários desmerecendo o Aikido, mas que muito se dá pq em geral esse discurso de não testar, ou muitos praticantes despreparados aceitarem combates com regras esportivas passam vergonha. 1. Defesa pessoal não tem regras. 2. Nunca se limitar a treinar só uma arte, um mínimo de algumas outras pode salvar sua vida, BJJ, jujutsu tradicional, boxe, combate com facas, bastões o que me convidavam se tinha disponibilidade ia pra aprender, tomar uns sufocos faz parte, isso abre a mente e realmente não existe arte melhor ou pior. É sempre time e mente tranquila, esteja diante de uma arma ou debaixo de um jiujiteiro de mais de 130kg. Outra lenda que vi nos comentários de que aikido sem armas não é aikido, me desculpe que pensa assim, mas o Aikido é a essência extraída das técnicas treinadas repetidamente que tem embasamentos nos katas, outro problema do aikido moderno, é que muitos querem ensinar baseados no que viram do fundados aos 90anos e não do que ele praticava na juventude alcançar a técnica que possuía aos 90 anos, é só pra encerrar os alunos do fundador iam sim testar suas habilidades contra outros lutadores ou em brigas de bar, ou recebiam outros desafiantes em no Dojo que era inclusive conhecido como “dojo do inferno”. É preciso respeitar a história e treinar sério, as situações reais não são agendadas nem previsíveis.
É interessante lembrar que muitas artes marciais foram afetadas pelo fenômeno de transformar tudo em competição. Muitas foram criadas em períodos de guerra, advindas do budô (não todas obviamente, mas diversas que são oriundas do Japão), e com o passar do tempo seus propósitos foram sendo divididos. Aikido certamente é eficaz em uma luta real, mas não da forma coreografada como muitos ensinam (sempre tem as exceções), eu não acredito que exista arte marcial ineficaz em lutas, mas sim que elas são ensinadas e aplicadas de forma errada. Lembrando que muitas artes se completam justamente por derivarem das técnicas dos samurais mas serem ensinadas separadas a exemplo disso é o Karatê, o judô e o jiu-jitsu. Gichin funakoshi antes de fundar karatê shotokan, treinava judô e colocou nos katas muitas aberturas que podem ser expandidas para arremessos, o jiu jitsu por sua vez é uma expansão do judô para técnicas de chão trabalhadas com mais afinco. Novamente ressalto minha opinião, com as mais diversas artes existentes não acho que exista uma ineficaz mas sim que não é ensinada da forma como deveria.
@@alexandrealves2877 eu também choraria se descobrisse que a arte marcial que eu dediquei 14 anos da minha vida não tem quase nada de funcional e pratico
@@lucascosta-mr4mr É... Se um indivíduo leva 14 anos pra descobrir que é um bosta e não serve pra o que tá fazendo, deve ser triste mesmo. Imagine levar 14 anos tentando jogar futebol e depois chegar a conclusão que não consegue, e disso sair falando que futebol não funciona e o Ronaldinho Gaúcho é um iludido por gostar de futebol?! O problema daquele Rokas é que ele tem o ego de um emo. Ele pensa que só por ELE NÃO CONSEGUIR aprender Aikido, o problema está no Aikido e não nele. O cara é um completo imbecil!
@marcos farias São muitos pontos, vamos lá; AIKIDO é muito rico e não impõe proibições no desenvolvimento de cada praticante. Pessoas de 70 anos de idade podem começar com AIKIDO e se desenvolver até a faixa preta, quando compreender os princípios da arte a tal ponto. Será capaz de bater no Jon Jones? Não, não será. Será capaz de harmonizar a si mesmo através dos movimentos circulares da arte? Sim, caso se dedique a isso. Minha filha pratica Muay Thai, mas ela não surra o Anderson Silva. O Muay Thai que ela faz é bem leve, sombras sem contato, fitness. O AIKIDO não possui competições e recentemente o Dojo Central de Tóquio emitiu uma carta afirmando que o AIKIDO não irá se envolver em competições e quem estiver fazendo isso não está praticando AIKIDO. O Rokas é muito ruim, mas isso é direito dele. Eu jogo futebol pessimamente, ainda assim é futebol e se eu quiser abrir uma escolinha de futebol, posso fazer e ninguém me impede. Mas, se depois disso eu sair falando que futebol é uma ilusão pois eu descobri o basquete, serei um imbecil igual ao Rokas. Na realidade eu to é querendo encontrar esse Rokas lá no país dele e chegar gravando um vídeo dando uma coça nele usando APENAS O AIKIDO. Queria ver aquele emo entender como é que funciona a arte que ele nunca entendeu por NUNCA TER TREINADO COM FOCO EM COMBATE. Porém, se eu fizer isso, estarei indo contra uma das premissas fundamentais do AIKIDO, que é MASSAKATSU AGATSU KATSUHAIABI, vencer a si mesmo e não aos outros. Quando você critica os métodos de treino do AIKIDO ou do JUDÔ ou do BJJ ou do BOXE ou do MUAY THAI, ou qualquer arte que seja, quando você propõe mudança no sistema de treino do AIKIDO, ou retirar a música da CAPOEIRA ou tenta impor qualquer alteração no sistema da arte que for, você comete um grave erro básico; essas artes foram concebidas por Mestres renomados e não aceitam alterações tão drásticas. Se eu, por exemplo, disser " boxe não funciona, ficam socando o saco mas o saco não revida... BJJ não funciona, ficam se agarrando mas se tiver caco de vidro no chão do bar vão se cortar...", estarei sendo leigo sobre a arte que critico. Você tem máxima graduação em AIKIDO? Não tem! É décimo dan? Oitavo dan de AIKIDO? Não é. Então como você pode querer alterar algo que foi criado e desenvolvido por um Mestre de máxima graduação, (décimo dan) de AIKIJUJUTSU e treinado por praticantes de alto grau de Judô e Karatê? Não faz sentido, certo?! Se você tem tamanha convicção que o AIKIDO não funciona e deve haver alteração nos ataques e defesas, no sistema, vá até Tóquio e convença o Doshu, a maior autoridade mundial de AIKIDO, que tais e tais alterações devem ser feitas. Ele vai rir e depois os alunos dos alunos dele vão te dar uma coça e te demonstrarão que sua ingenuidade em tais ideias são tolices de leigo. No meu Dojo a pessoa ataca COMO QUISER e nós reagimos a QUALQUER TIPO DE ATAQUE. Mas isso não é colocado em vídeos didáticos que você vê em internet. As pegadas de pulso são para evitar que o outro puxe a espada ou faca (ou garrafa, cadeira, pedaço de pau) é pra isso que são feitas as pegadas no pulso, pra bloquear o acesso a arma na cintura. O soco tem que ser dado o mais rápido possível e não tem isso que você disse aí, são socos de Karatê. (antigamente somente quem fosse quinto dan de Karatê ou Judô podia treinar Aikido, era arte secreta dentro do Japão, então os socos são os socos japoneses mesmo do Karatê e não tem nada inventado nisso). AIKIDO é treinado por donos e presidentes da Sony, Honda, Yamaha, Mitsubishi, essas pessoas não são idiotas e elas sabem o risco ou já se lesionaram nos treinos. AIKIDO quebra muito facilmente um braço ou rompe ligamentos, resistir já é considerado burrice. A matemática e lógica do AIKIDO é a exata mesma do AIKIJUJUTSU, isso vem dos estudos dos samurais na anatomia dos cadáveres que sobravam nos campos de batalhas sangrentos mais de mil anos atrás. É a descoberta do AIKI, algo que vem historicamente depois do JU (suavidade do JUdo e JUjitsu). Duvidar do AIKI é desconhecer sua lógica e inteligência que um sem números de Mestres testou em batalhas sangrentas.
Mano, o complicado da Capoeira é que ela se baseia muito em chutes, além da ginga ser impraticável numa luta. Por exemplo, se eu, que luto Muay Thai fico muito perto de ti, vc fica espaço pra chutar, ao mesmo tempo que eu posso dar joelhada, cotovelada , soco e clinch, eu fico muito mais na ventagem. A mesma vantagem de encurtar a distancia vale pra outras lutas, tipo, boxe, karate, kickboxe, Jiu Jitsu...
@@endricksantana109 sim man assim como o boxe se baseia muito em socos, foi o que eu disse no comentário anterior, cada arte marcial tem seu ponto forte, existem poucos artes marciais que são consideradas perfeitas( isto é, combate inteiro desarmado (golpes traumatizantes, estrangulamentos, torções e adicionais), combate armado (como no kobudo, espadas, nunchakus, etc) e combate de imobilização sem socos e chutes). Existem poucas artes marciais com todos esses requisitos. Eu já sou graduado em várias como Karate, Taekwondo, Jiu Jitsu e Judo. Mas também pratiquei kickboxing e muay thai em 2018. E observei que com a excessão do karate e até mesmo o Taekwondo, nenhuma delas chega a beirar a perfeição, por exemplo você disse das cotoveladas, se você der uma joelhada ou cotovelada e não recuar rapidamente, um lutador experiente de capoira pode te pegar e te derrubar com as pernas na cabeça.
@@slade8982 Sim, toda luta vai ter pontos fortes e fracos, para comparar lutas eu sempre me baseado nas regras do MMA (ignorando o fator "lutador"), e nesse contexto lutas como Capoeira e o Taekwondo acabam sendo fracas, se clinchar eles não lutam. E tambem nesse contexto o Jiu Jitsu é a mais forte. Luta de rua ou considerando o fator humano, ja seriam outros 500
Ikigai. Ken Mogi O autor ilustra os conceitos com uma discussão muito interessante sobre o sumô. Apenas 10% dos lutadores de sumô chegam ao nível sekitori, onde o lutador tem uma boa vida em termos materiais. Abaixo desse nível, ele não pode sequer constituir uma família. O lutador enfrenta a decisão de continuar no sumô assim mesmo, pelo prazer do ambiente ou sair e se dedicar a outras atividades. O interessante é que o ikigai do treinamento de sumô, o modo de ver a vida e se dedicar abre inúmeras portas para empregos fora do sumô, oferecidos por fãs ricos. Desde empregos corporativos a restaurantes típicos. O jiu jitsu e criticado, o judô, o karatê do, o Aikido ... E se ainda assim continua a praticar uma destas artes marciais, se ainda sim continua em qualquer caminho que escolheu seguir, então este é seu Ikigai .
Treino Aikido e Kung Fu, na minha percepção atraímos certas energias de encontro com nossas vidas; pessoas violentas acabam encontrando violência e os pacifistas de verdade sabem como evitar, na maioria das vezes os conflitos, mesmo sendo excelentes praticantes. A questão é que não existe arte marcial melhor que a outra, pois depois da invenção da pólvora arte marcial tem como melhor opção harmonizar a vida! Deixo espaço para quem não é praticante e se sente feliz desta forma!
Põe um "lutador" de kung fu ou akido contra o jon jones ou velasquez pra ver no que dá boxe muay thai wrestiling jiu jitsu karate e todas as outras artes marciais que tem sparring são certamente melhores que o aikido e o kung fu
Eu sou faixa marrom de AIKIDO , treino muito , quase todo dia , e num seminário de um 6° Dan aí meio fraco e muito soberbo , fui o único que conseguiu aplicar uma técnica ( nikkyo ura ) ele foi em um por um pra mostrar que qdo a pessoa sabe o que vai ser feito a técnica não funciona , somente eu consegui fazer pq não foquei na técnica e sim na movimentação , então todos fizeram sem êxito, e me olhando tentando não se abaixar o 6° Dan com cara de indignação dizendo que tá doendo mas não foi o que ele pediu 😂😂😂, ( não abaixou pq aliviei) Eu fiz o nikkyo trabalhando a movimentação . Tinha 3° Dan que não conseguiu .kkkk Faixa é só para motivar e segurar as calças. AIKIDO Maruyama , MUITO eficiente. Sensei Luiz Fernando , Sensei Marcos Tavares ,entre outros feras do AIKIDO são muito dedicados
e o que a palavra de um homem que lutou apenas 2 vezes na carreira toda pode dizer sobre? bruce lee foi muito ignorante em sua vida, foi um marco nas artes marciais, mas não foi nenhum sábio e muito menos um lutador exímio como é tratado
Bruce Lee não disse exatamente isso. Ele admirava como arte marcial mas fez sim criticas quanto a eficácia em determinadas situacoes. Assim como fez com outras. No mais, Bruce Lee nao foi autoridade de nada. Sequer tinha formação em qualquer estilo. Nem Wing Chun ele completou o sistema. Era uma pessoa inteligente sim, mas muito pretensioso também.
Tem gente que desafia outras artes até mesmo pra se auto-avaliar. Entendo que o que vale não é a arte sim si, mas o lutador, só que se não puder vencer, então nem pratique. Treinamos para vencer, e não pra virar "dançarinos de boate". Se eu quiser só coreografia eu vou fazedr dança ou teatro. Se eu faço alguma luta, então eu quero vencer.
@@gustavokaneshige7608 o que isso importa? Kkkkkk importa que se vc quiser aprender algo pra se defender é melhor pensar em muai thay primeiro do que aikido, muai thay pode salvar sua vida se vc for atacado na rua, já o aikido eu tenho minhas dúvidas. Artes marciais servem como defesa pessoal para muita gente, e eu quis deixar claro que é melhor vc considerar aprender uma luta extremamente eficiente como o muai thay, jiu jitsu e outras, em vez de escolher aikido e essas lutas teatrais.
@@gustavokaneshige7608 em algum momento eu disse que “lutar pra ser superior é tudo que importa”? Mermão, tá viajando, típico de cara que luta aikido 😂😂😂
Mano , não existe essa de arte marcial melhor. O que vai decidir é o atleta , não existe arte marcial melhor , e sim atletas melhores que outros. Entenda.
@@leo_link Mas no Japão feudal os duelos eram proibidos. Levava a pena de morte. Hoje em dia existem as competições de Kendô, ambos armados com espada de bambu e armadura. É um excelente meio de testar os oponentes.
@@leo_link Isso mesmo. Nem perca seu tempo digitando na internet, se você quer uma arte sem competição vá pro tatame treinar AIKIDO. Se você gosta de competir, o KENDO é bacana que não corre o risco de sair com a cara toda ensanguentada inutilmente e ter que ir jantar com a namorada com o olho roxo e nariz quebrado. Qualquer dessas duas Artes de Combate te servirão muito bem. Bons treinos!
Minha opnioão sobre a eficiencia do aikido é que, vc precisa, caso sejha aikidoca, PROVOCAR o cara para qe ele cometa os erros que nas demostrações, vcs são treinados para enfrentar. Um cara que fica numa distancia 'correta' de vcs, se preparando de forma sóbria, uma hora vai 'varar' a distancia/defesa de vcs, não tem como, então, qd o cara ta muito confortável, tentem dar uns atemis, na surpresa ele ja se assustará, e em seguida, tentara "encher a mão" pra bater em vcs, e então, só então, vcs terão algo para trabalhar. . Infelizmente é complicado se valer só do aikido, principalmente com um adversário 1 pouco mais atento. Vc pode tb CORRER, claro, aí o oponente entrará no modo "perseguição" ao invés de no modo "luta", e de novo, aí então vcs poderão trabalhar essas coisas que vcs treinam. mas é akilo, vc não pode só RE-agir, e principalmente reagir 'defensivamente', isso é meio loucura.
@@phgs_smnt A pessoa pode ser uma arma de bater e ao mesmo tempo ser humilde sem ser arrogante, respeitando o seu adversário derrotado. ( espírito de artista marcial/ Espírito de Guerreiro ).
E eu não duvido! Pratiquei Aikidô por algum tempo, e também Tae Kwon Do. A ideia do Aikidô é evitar combate e usar o momentum do adversário pra desestabilizar a postura do atacante. Então, no REMOTO CASO de, por exemplo, nós dois nos batermos, a ideia seria evitar que você fizesse contato comigo A TODO CUSTO! Do contrário, se você fechar contato comigo, eu vou ser certamente INCAPAZ DE SAIR! A melhor arte marcial é aquela que você não usa!
@@cleidsonaraujopeixoto163 concordo o importante é o auto controle eu respeito todas as artes marciais sou um grande fã mas depois de um tempo comecei a estudar e descobri que existem técnicas que não funcionam numa briga real!
@@fabiodasilvabttjacarepagua838 Eu aceito seu desafio. Não vejo nenhum problema em testarmos a efetividade do AIKIDO e do BJJ. Porém, acredito que teremos problemas com as regras em que se dará o combate. Tenho feito trezentos cortes de espada por dia e se formos realmente nos enfrentar, irei aumentar para mil repetições diárias até o dia do evento. Sinto -me bastante preparado também com os ataques de faca e bastão, por favor diga-me se o piso será de concreto em linha reta ou na descida íngreme e se o combate se dará em noite escura ou dia claro, ou sob a chuva na beira de um rio. Vamos acertar os detalhes e realizaremos este desafio.
@@fabiodasilvabttjacarepagua838 Ah... Você não sabe lutar com armas? Eu posso te emprestar uma espada, se você não tiver. Faz décadas que treino com armas, seria injusto você tentar impor justamente essa regra sobre a minha arte. O AIKIDO sempre tratou de vida e morte, não há um indivíduo no mundo que não tenha pelo menos uma faca na cozinha. Posso aceitar outras regras, mas justamente a regra de não usar armas é muito esquisita... Samurais sempre duelaram com espadas. Somente as crianças lutavam sem armas. Vamos ajustar esses detalhes para podermos testar qual arte se dá melhor num combate, o BJJ ou o AIKIDO. Será um prazer lutar contigo.
Bom, o vídeo foi ótimo, eu treino karatê no estilo Shotokan a 7 anos, o aikido é uma arte boa, porém ela não serve para porrada, sabe? Mas ela serve pra imobilização, e pra mim defesa pessoal, é claro. Ótimo vídeo, parabéns!👏🏼👏🏼👏🏼
Se o que vale não é o fim é só o processo em si, então fique eternamente em uma universidade sem pegar o diploma. Essas verborragias orientais só valem para umas coisas e não para outras. Se como ele confessa, o Aikido sempre acaba perdendo, não chame arte marcial que arte da guerra, chame outra coisa ou outra finalidade como terapia marcial ou expressão corporal talvez. Mas nada que ficar ralando o sol com a peneira. Na hora da vida ou morte, palavras e retórica de nada valem. Auto defesa vc precisa para ontem. Se alguém diz que vc precisa levar a vida inteira para aprender algo e mesmo assim não há garantias que vc aprenda. Tem algo errado com esse mestre ou é um charlatão.
A questão aqui é que esse Mestre do vídeo é muito, mas muito casca grossa. Ele é mundialmente respeitado e bateu recordes dentro de Tóquio, no Japão. Na humildade dele, está falando que o que importa é ser feliz e praticar. Mas cara, você vai chegar perto de um Mestre desses? Ele te quebra numa fração de segundos, é bom atirar de longe!
@@alexandrealves2877 se o cara é só mestre de aikido ele não peita muita gente não qualquer professor de Muay thai q aula de ele em academia por 70 conto já pode espancar ele aikido não é combativo
@@MatheusHenrique-ri7om Hahahahhahahahahahahha, pelo seu comentário já se percebe a ignorância a respeito da Arte. Você precisa estudar mais antes de vir digitar asneiras. O AIKIDO vem do Japão, é uma Arte Marcial desenvolvida no país dos Samurais, o país que dominou toda a Ásia em guerras sangrentas. Você tá muito por fora.
Existe sim meu Querido, esse papo de que não tem nada melhor que nada é coisa de quem não aceita a diferença natural das coisas, se você colocar por exemplo jiu jitsu vs aikido verá uma tendência bem forte de uma arte marcial na hora de ganhar, aikido só serve mais a parte de armas que hoje em dia é praticamente inutil pois não se pode usar nenhum objeto para se defender no brasil, mas na luta corpo a corpo não é efetivo
Você acha que um campeão mundial de MMA não treinou duro? Acha que todos ali não treinou duro? Os homens não nascem iguais, e sim, eles treinaram duro, e sim eles tem talento natural, é assim que as coisas se resume.
Não sei porque esses caras que vemos lutando Aikidô não utilizam as técnicas de nome Atemi, que são técnicas de socos e chutes que fazem parte do Aikidô.
Cara, isso pode ter várias explicações. Primeiro que a maioria das demonstrações que tem na internet são técnicas básicas, só pra mostrar o princípio da arte. Além disso, o criador era muito religioso, pacificista e contra a violência, e o Aikido é fruto desse contexto em que foi desenvolvido. Com as duas guerras mundiais, desacreditado com a violência do mundo, ele acabou aprofundando ainda mais nessa história de pacifismo e removendo boa parte na violência contida no Daito-Ryu Aikijujutsu. Até aí tudo bem, só que, de lá pra cá, o Aikido se manteve o mesmo e o mundo moderno, especialmente o ocidental pós-UFC, simplesmente não sabe interpretar o Aikido (inclusive alguns praticantes) que, justamente, é uma arte de paz, de união, de autoaperfeiçoamento, não de luta. Sobre o atemi, sei que alguns professores ensinam golpes que precedem a aplicação da técnica para evitar a resistência do oponente, mas, não sei se todos fazem isso. ruclips.net/video/vSosBguX8x8/видео.html
@@MattSkywalker92 Muito obrigado pela sua explicação! E para ficar bem claro, eu não desacredito do Aikidô, e acredito que o Aikidô é realmente eficaz. Os caras que me referi, são os que aceitam o desafio de lutar, e acabam perdendo por não utilizarem as técnicas Atemi e outras técnicas da forma correta e no momento correto. E muito obrigado por ter mandado o link do canal Aikido Brasil!
@@Eduardo-ot6jm Entendo perfeitamente. Sobre essa questão de usar o atemi, segue um vídeo do Jesse Enkamp que ele entrevista um mestre de Aikido e, no final eles fazem um sparring leve. O cara utiliza bastante atemi contra o Jesse, mostrando como ele aplicaria os fundamentos do Aikido num combate mais "real". Só pra ficar claro, não pratico Aikido, mas admiro muito a arte e ainda planejo praticar um dia. De qualquer forma, eu conheço um pouco porque já pratiquei Hapkido por cerca de 3 anos, que é uma arte que também saiu do Aikijujutsu e, atualmente, pratico Karate Kyokushin. ruclips.net/video/PtibobLK56I/видео.html
Aikido tem muitos movimentos válidos eficientes nas torções, mas parece muito teórico na realidade em um todo, por esse motivo foi criado por coreanos o Hapikido, que tem origem no Aikido e mais real no combate.
Vc sabe que o cara faz aikido quando começa a desconversar, tipo ser alguem desprovido de competitividade, "to na paz, to relax, to de boa" por isso existem artes de combate e artes de apresentação, igual Tai chi, só para espirito, ai o doido vai usar aikido na rua e ve que ñ é o quadrado da arte kkkk
Aikido em Situações Reais:
Boa tarde guerreiros!
Entrevista muito interessante, bem como todos os comentários. Me sinto na obrigação de dar um breve depoimento em relação a minha trajetória nessa Arte Marcial em situações reais. Quando conheci o Aikido na década de 90, iniciava minha carreira como policial militar e já havia praticado algumas Artes Marciais, das quais cheguei a faixa preta em duas, e na capoeira Angola a contra mestre. Servi por quase 30 anos na Polícia Militar, em uma de suas principais forças de repressão qualificada ao crime violento, sempre no fronte. Assim que me tornei faixa preta de Aikido, fundei meu próprio Dojo(Bushido Dojo, Contagem MG), exatamente pela necessidade de um treinamento voltado para situações reais, pertinentes a profissão, onde o bem maior (a vida) precisava ser preservado. Minha oficina sempre foram as ruas, os aglomerados, bailes funks, jogos de futebol, carnaval, apoio ao SAMU na contenção de doentes mentais, interiores de presídios, visto que na época ainda não existia a figura do policial penal, também como instrutor de defesa pessoal policial nas diversas instituições de Segurança Pública, onde a grande maioria praticava uma Arte Marcial e faziam questão de ver a eficiência da técnica, entre outras atuações de combate real que atuei diretamente no confronto direto. Seja no combate a mãos livres, contra armas brancas diversas, em tumultos contra vários oponentes, no controle e imobilização a doentes mentais ou drogados e até mesmo contra armas de fogo em duas situações distintas, sempre usando exclusivamente as técnicas do Aikido, muito diferente de competições esportivas ou treinamentos no interior de academias. O Aikido sempre foi minha ferramenta de trabalho, minha filosofia, sempre antecipando a ação daquele que precisava ser contido e imobilizado ou oferecendo o vazio nas situações de uso da força, de acordo com a necessidade. Então, para quem busca uma Arte Marcial completa para a manutenção de uma vida plena no físico, no psicológico e espiritual indico o Aikido. É muito importante que ao procurar o Aikido, você saiba que o seu principal e mais difícil e importante adversário sempre será você mesmo.
Prezado amigo Wanderli sensei. Fico feliz a cada vez que leio sobre suas experiências no campo profissional e pessoal relacionadas ao Aikido. Já o conheço há mais de 22 anos e sei da verdade e honestidade do seu dojô, do seu treinamento, das suas experiências relacionadas ao meio policial, das quais várias foram de alto risco e como você integrou o Aikido verdadeiramente na sua vida, te amparando e protegendo em várias situações de crise. É isso aí, cada um tem o seu caminho e admiro o verdadeiro que você construiu. Obrigado por compartilhar seu testemunho de um praticante com tanta experiência.
Wanderli sensei sempre lúcido e coerente em suas explanações!
Wanderli Adriano, Sensei.
Muito lúcidas, sensatas e inspiradoras suas palavras.
Tenho a honra de ser seu discípulo há alguns anos...
Já fui praticante de outras artes marciais antes mas foi com o Aikido que eu percebi que podemos levar seus ensinamentos para nossa vida diária. Não estou dizendo que uma arte marcial seja melhor ou pior do que outra, estou dizendo que para mim o Aikido foi a arte marcial na qual eu me encontrei, foi o Aikido que me ensinou que eu preciso "lutar" comigo mesmo para me tornar cada dia melhor.
“AIKIDO NA ATIVIDADE POLICIAL”
BOA TARDE SENHORES E MINHA SAUDAÇÃO E RESPEITO AOS MESTRES E SENSEIS DE DIFERENTES ARTES MARCIAIS, SABEMOS QUE TEMAS COMO O PROPOSTO NESTA ENQUETE SÃO EXTREMAMENTE POLÊMICOS NO QUE DIZ RESPEITO A UMA OU OUTRA "ARTE MARCIAL" PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE SUA EFETIVIDADE, SOU PRATICANTE DE AIKIDO DESDE 2006 E SERVIDOR DA ÁREA SEGURANÇA PUBLICA DESDE DE 2002 SEMPRE ATUANDO CONTRA CRIMINALIDADE VIOLENTA NOS SEUS MAIS DIFERENTES TIPOS. O QUE TENHO A DIZER NESTE BREVE HISTÓRICO PESSOAL: NUNCA PRATIQUEI OUTRA ARTE SENÃO O "AIKIDO" SEMPRE QUE PRECISEI E UTILIZEI OBTIVE ÊXITO DENTRO DA MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO, TENHO CONHECIMENTO DE VARIAS ACADEMIAS DE POLICIA NO BRASIL E EXTERIOR QUE UTILIZAM O AIKIDO COMO BASE EM SEU CURRÍCULO DE DEFESA PESSOAL POLICIAL DEVIDO PRINCIPALMENTE SUAS ENTRADAS E ATAQUES COM BAIXA OU NENHUMA CONTUNDÊNCIA, MAS ALTAMENTE EFICIENTES SEMPRE OFERECENDO O VAZIO PARA SEU AGRESSOR, EVITANDO EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA DO AGENTE PUBLICO MUITAS VEZES QUESTIONADO POR EXCESSOS, O AKIDO É UMA ARTE DEFESA POR EXCELÊNCIA E NÃO DE ATAQUE, HAJA VISTA SEQUER HAVER CAMPEONATOS, ONDE DIGAMOS PODEMOS IMAGINAR OU CONCLUIR QUE OS ATLETAS OU PRATICANTES DE OUTRAS ARTES ESTÃO EM MELHOR NÍVEL, DEVIDO A DISPUTA DE CAMPEONATOS, NA MINHA SINCERA OPINIÃO AQUELE PRATICANTE QUE DOMINA MAIS DE UMA ARTE MARCIAL NÃO NECESSARIAMENTE ESTARÁ MELHOR PREPARADO DO QUE AQUELE QUE DOMINA SOMENTE UMA ARTE MARCIAL, SEJA O AIKIDO OU OUTRA, DEIXO ESTE BREVE RELATO NO QUE DIZ RESPEITO AO TEMA, DEVIDO AOS MEUS MUITOS ANOS DE EXPERIÊNCIA POLICIAL, ÚNICO LUGAR ONDE DE FATO PUDE TESTAR MEUS CONHECIMENTOS DENTRO DESTE BUDÔ, CONSINTO A TODOS QUE NÃO CONHEÇAM O AIKIDO, QUE POSSAM PESQUISAR MAIS SOBRE ESTA “ARTE” QUE SE BASEIA MUITO MAIS EM PRINCÍPIOS DE AUTO CONHECIMENTO E CRESCIMENTO PESSOAL, RESPEITANDO SEMPRE AQUILO QUE SEU SENSEI OU MESTRE REPASSA A SEUS ALUNOS DENTRO DE UMA ROTINA DE TREINAMENTO PROPOSTA EM UMA ACADEMIA, MUITAS DAS VEZES ENGAMOS A NÓS MESMOS QUANDO NOS PROPOMOS A PRATICAR UMA ARTE MARCIAL, SEJA ELA QUAL FOR, NESTE CASO O “AIKIDO.” O AIKIDO REPRESENTA PARA MIM O QUE DE FATO PODE NOS FAZER PESSOAS MELHORES DENTRO DESTE CONTEXTO UNIVERSAL O QUAL ESTAMOS TODOS JUNTOS. DOMO ARIGATO!! SIGAMOS PELO CAMINHO...
CONTAGEM, MG.
Sr. Faço das suas palavras as minhas, a quase 20 anos na prática, acredito e confio no Aikido em qualquer situação. Mesmo até por ser Aluno do Sensei Adriano Wanderli, e treinado para situações reais. Eu tenho visto muitas pessoas tentando atingir nossa arte, mas até então por base de praticantes que não tem prática do real Aikido. Infelizmente temos muitos fantasmas das artes marciais, se dizem mestre sem nenhuma formação, tentando levar uma vantagem financeira em cima do nome dessa arte nobre. Como dito, foi uma arte usada pela guarda imperial. Uma arte muito restrita. Sábias palavras Adriano Sensei.
Aikido tem um lado filosófico que transcende o combate corpo a corpo. É sobre nao gerar resistências e conflitos desnecessários, isso vale para os combates psicológicos com a própria mente. Nesse ponto, o Aikido supera qualquer arte marcial. Os problemas que causam desgastes emocionais são melhor resolvidos com essa fluidez, sem briga. É uma linda arte, uma linda filosofia.
Mas ineficaz
@@igor-le1hl baseado em que? Seu achismo?
O Aikidō é defesa, nunca ataque
Tá falando de jiu jitsu ?
Claro, um cara puto de ódio com vc ou drogado vai ser vencido pelo psicologico sim, confia kkkkk
O fato é, enquanto os meninos estão discutindo qual arte é melhor ou pior, os homens estão treinando e evoluindo a cada dia.
O fato é todos já foram meninos, e você prática ou estuda alguma arte marcial ? Se não seus comentários serão irrelevantes!
@@fabiodasilvabttjacarepagua838 O fato é, tem muitos meninos começando no mundo das artes marciais agora, e sempre vai ter. Sempre vai ter também, muito homem com mentalidade de menino pra sair arrumando confusão por ai como se fosse criança... Enquanto os meninos "tretam" os Homens treinam. Ficou claro agora? e se eu não fosse praticante, nem me daria o trabalho de comentar algo do tipo.
@@porta-vozdomedo2674 confusão a onde você tem problemas mentais?
Só disse a verdade e a verdade encomoda!🥋🔥
@@fabiodasilvabttjacarepagua838 Eu também não me referi a você, amigo. Se eu tenho problemas mentais, você tem problema em interpretação de texto ou a carapuça serviu. Eu disse que tem muito homem com mentalidade de criança que sai arrumando confusão e gosta disso... Se você não é esse tipo de pessoa, não precisa se ofender, e parabéns por ser um artista marcial evoluído! Mas essa não é a realidade te todos.
@@porta-vozdomedo2674 tudo bem! Ficar trocando ofensas não é o meu objetivo mas bons estudos nas artes marciais, oss!
Excelentes respostas e postura como sempre do meu admirável amigo ainda virtual, Sensei Leonardo Sodre!
Excelente vídeo, tenho 72 anos pratico Aikido a 38 anos.
Aikido é levantar para aprender a cair. 🙏
72 anos e 38 anos treinando, caramba!
Parabéns pela disposição
Ola o senhor esta bem?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aikido como arte marcial é uma ótima filosofia de vida KKKK
kkkkkkkkkkkk Exato.
Fui faixa preta de aikido de uma escola sólida, antes de focar em outras artes marciais. O problema do aikido está ligado principalmente ao modelo de ataque que é irreal. Além disso se cria uma "acordo" entre atacante (uke) e atacado que cria um falso sentimento de se estar lutando. Gosto, por exemplo da escola "real aikido" que está buscando repensar isso. De qualquer forma, muito boa entrevista e argumentos.
Isso é verdade,eu treino aikido mas o meu estilo de combate eu deixo o mais parecido possível com a forma antiga o aikijujutsu,eu primeiro bato bastante nos lugares onde dói ,saco, garganta,queixo nariz bato bato e depois termino com uma torção ou arremesso , é o jeito mais eficiente,gosto muito particularmente de bater com a palma da mão,o impacto é bem violento
@@gabrielsilveira2822 muito bom. Shomen uchi, mae geri e tsuki são representações muito limitadas da luta real. Se só treinar com base nesses ataques e com nego pegando a "mãozinha", quando levar o primeiro soco real, o espírito corre do corpo. Lutar é, antes de tudo, desenvolver kokoro: tem que fortalecer a alma e o couro😂😂😂
@@EduardoAlmeidaRec Shomem uchi e tals eu até que gosto de treinar com eles,pois são muito similaries o movimento e a direção de ataque com uma batida de pau ou garrafa,já tsuki não curto muito a não ser que seja feito rápido e não telegrafado ,mas pra lutar mesmo tem que lutar,só com sparring
@@gabrielsilveira2822 sim, concordo. O problema não está na técnica, mas em se limitar a um formato único de ataque. Quem acha que funciona nunca lutou (ou se defendeu) de verdade. O que mais me dava nós nervos é o faz de conta da academia. Aí ficou ainda pior com o povo do "ki aikido" que derruba o outro com o vento 😂😂😂
Me parece que o Aikido, assim como o Judô, são artes elitizadas. Seus clãs se bastam e ficam fazendo sucesso e comentando sua efetividade dentro de seu círculo fechado. Mas isso ocorre com outras artes também.
Eu tenho 27 anos de treino de Aikido ininterruptamente, dou aulas há 21 anos. Sou profissional da arte, vivo da meu Dojo.
Não existe arte marcial melhor, existe praticante mais preparado.
Como o professor falou....o Aikido pode usar qualquer arma para uma defesa real.
Eu faço cursos de defesa pessoal para empresas, segurança e pessoas diversas...no curso eu ensino a parte "ruim"...ou seja como resolver. Trabalhei anos no meio policial e de segurança particular, infelizmente já usei a arte em conflito e felizmente sabia um "pouquinho" de Aikido.
É estar preparado, mas existe essa visão do Aikido por não ter competição, etc....mas é eficaz sim, como toda arte marcial bem ensinada e treinada. Fora esse contexto, o melhor da arte marcial é o bem estar físico e mental..
E a vitória sobre você mesmo.
Bons treinos para todos e meu profundo respeito aos artistas marciais..
Oss
Oss
Coping. Tu apanha de qualquer cracudo na briga de rua.
@@lulapt2030 rsss...apanho não...pois descarrego a pistola..kkk
@@MauroSalgueiro kkkkkkkk dedo no olho e chute no ovo na briga, e de qm acertar primeiro, posso n começar a briga, mas encerro o mais rapido possivel!
@@musashikiinjo não é irmão...na hora H....vale tudo...rsss
Cara do Jiu-Jitsu: "Eiii!!! Que porra é essa??? Tu me esfaqueou!!!! Isso não vale!!!!!"
Cara do Krav Maga: "Não vale aonde? Na sua não tem, no meu tem."
Vdd kkkkk no krav maga nem tem regra, por isso eu acho que é a melhor arte marcial do mundo
@@semprequevoceforleroscomen8025 Entre as artes marciais de luta é uma das melhores sim, porque mistura elemento das mais diversas e pode estar se modernizando sem dificuldades, porém chamar atenção que na luta real não existem regras. Normalmente em lutas esportivas certos golpes são proibidos; por exemplo cotoveladas (de cima para baixo), joelhadas em algumas modalidades, golpes em genitais, puxões de cabelos, mordidas e por aí vai, mas na luta real tudo isso tá valendo.
O aikido é pra quem o ama e quer desenvolver a si mesmo e contribuir muito para o desenvolvimento do outro tb. Excelente entrevista!
Interessante o ponto de vista dele sobre "qual é melhor". Nunca havia pensado por esse ponto de vista!
A verdade é que em qualquer arte marcial quando você se machuca você grita :AIKIDO
Creio que o MMA já provou que o melhor e a combinação de vários estilos. O Jiu Jitsu no início passava o rodo pq os adversários não conhecia o estilo, davam o pescoço fácil por exemplo. Depois que ficou conhecido as lutas tiveram que ser divididas por peso. Sem contar que na rua não tem juiz e literalmente vale TUDO. A melhor coisa e evitar uma luta sempre que possível.
Na verdade, as artes marciais, em sua origem, não eram segmentadas como hoje (uma trabalhando projeções, outra golpes traumáticos e outra torções). Eram uma coisa só. Acabaram se separando ao longo dos anos.
O MMA desmistificou essas artes que não combatem, faz de conta é ficar fazendo forma como o aikido. E o mais moderno e completo esporte de combate, misturando stricker com grappling. Mas não é um combate real, se lutar como no octógono na rua está morto. Na rua não tem luta, é mais próximo do que as artes marciais eram, na guerra vale tudo mesmo, começando com armas, não tem número de adversários nem categoria de peso. Além de quê na rua o inimigo quer te matar o mais rápido possível e não te nocautear.
@thestickmanful Farsa do val, Embusteiro nível hard.
@thestickmanful Fake? Pq sou fake? Amigo, têm uma página chamada Stolen Valor Brasil que um Brasileiro que serve no exército americano desmascarou ele. Ele mesmo admitiu que é tudo mentira. Deixa de ser gado desse embusteiro.
@@rogerscrut2306 na rua o certo é evitar o máximo possível, vc pode dar um mata-leão e a saída do cara é uma faca no bolso, ou vir um de fora da luta e chutar tu cabeça!!!
Olha, eu treinei aikido por um tempo. Ela é uma excelente arte marcial, se vc a combinar com outras. Sozinha, possui algumas lacunas, que são muito complicadas de lidar. Creio, eu que ela foi criada para as necessidades de uma época, e que hoje as necessidades são diferentes. Não é que ela seja de todo ruim, mas as necessidades mudam, de acordo com a época, e as ferramentas, devem ser adequadas as necessidades. Então, pelo menos no meu caso, estudo meios de utilizar as mesmas ferramentas, mas de forma diferente.
@jon jon Brasileiro como eu disse: criada para outros tempos, e outras necessidades. Ser descendente ou não de japoneses, não afeta em nada a minha objetividade. Cuidado com o " argumentum ad hominem".
Isso só é utilizado, quando não se tem outros argumentos, e se quer rebaixar o nível do debate.
Não é produtivo para ninguém.
@jon jon Brasileiro eu tive a honra de conhecer e treinar com Ono-sensei. É um homem honrado e um mestre,no sentido real da palavra.
Não creio que cuspir no prato em que tenha comido, seja honroso.
Quem não honra aos seus mestres, demonstra falta de caráter.
Espero sinceramente, que este não seja o seu caso.
@@ricardoyamada6409 oxi o sensei deu aula de graça pra ele?? Se ele pagou um serviço ele tá no direito de falar se não gostou ou não.
Isso vale para todas as artes marciais
Muito lúcido e corretíssimo na explicação. Parabéns!
Aikido é eficaz. Quando o aluno aceita subordinadamente o golpe demostrado.
Não fale baboseiras. Uma torção é uma torção independente do que você treina, seja muay thai ou karatê, se o golpe pegar você vai ser quebrado.
Aikido, judô, jujutsu (tradicional e brasileiro) são todas artes "suaves" com origem em comum, onde as técnicas foram criadas na mesma escola.
Aikido não é inútil quem já fez jiu jitsu sabe da mão de vaca, no aikido existe vários golpes que realizam a mesma função se chama torite, isso é apenas um exemplo.
Aikido é funcional quando usado em complemento com outras artes, por isso judocas, jiu jiteiros e outros lutadores treinam as técnicas.
ruclips.net/video/wmYTFmV_IX8/видео.html
@@fabianoa.n.8013 mentira serve também para aqueles bonecos João teimosos só fica parado o tempo todo!
@@rodrigocardoso9612 hahahahha
4:48 Até 7:20 CARA, Gostei Pra caramba da reflexão do Mestre de Aikido! ELE DISSE A TOTAL VERDADE!
Qualquer modalidade sem sparring ou combate é ineficiente. É o mesmo que quer fazer um experimento sem laboratório
Até o tiro ao alvo?
@@alexandrealves2877 Falta boa vontade kkkkk
Falou tudo
@@Liminham né kkkkkk
Krav maga é o mais eficiente , pois une outrad artes marciais como BJJ, Boxe muay Thai,etc , em prol de criar um sistema unicamente para a defesa pessoal
Muitas pérolas em 7 minutos de vídeo. Quem souber ouvir e escutar terá grande crescimento!
Coachs te enganarão, meu caro. Abra o seu olho.
Os problemas de algumas escolas de Aikido são os mesmos do Kung Fu , os mestres das artes místicas e os socadores de ar!
Depende do kung fu.
Choy Lay Fut, Sanda, Shuai Jiao, Chin Na Fa entre outros, são bem eficientes a mesma coisa com o aikido, depende da finalidade. Todas tem o seu valor, mas é aquilo que mensionei... FINALIDADE.
O problema que vejo, é que atualmente as escolas que ensinam "defesa" pessoal, só querem dinheiro, ensina, diz que aquilo vai funcionar na vida real, só para promover a escola, mas não é assim...Dificilmente vc vê uma escola que o conceito realmente é ensinar a defender, e não aquela aula comercial ...
@@wenby5a7ns Infelizmente existe esse tipo de escola que só pensa no lucro!
Eu acho muito massa aqueles movimentos frenéticos do Kung Fu (wushu). Arte marcial tem várias vertentes: defesa pessoal, luta controlada, firulas, filosofia...
Não é só trocar porrada não. Esses caras do MMA são incompletos. Não sabem fazer um chute 540°. É só soco, low kick e arm Lock. Muito limitado.
Artista marcial de verdade, é o americano Benny Urquidez, que foi campeão invicto de kickboxing e dava show contracenando com o Jack Chan.
@@ernandessousa9033 Exatamente. O Benny Urquides foi fera no Kickboxing e contracenou com o Jack Chan no filme THE POLICE HISTORY.
Pa.kua Hermano é uma arte marcial mais perigosa do mundo kkkkkkk oss
Quem treina ela se ferra kaaaakka por isso o perigo
Bruce Lee já dizia “ oque faz a Diferença não é o Estilo de Arte Marciais! E sim o quanto você terminou ela”
Sensei Leonardo disse tudo!!!
A filosofia do Aikido é vencer a si mesmo! A competição é a vaidade a serviço do EGO que deseja sempre ser melhor que o outro..
Vencer a si mesmo é uma idiotice oriental, ou verborragia para vender aos nescios que compram qualquer coisa. Vc tem que vencer suas fraquezas, se quer vencer a vc mesmo, vc quer se auto derrotar. Sem dizer que essa arte garante q vai fazer vc vencer a vc mesmo, provavelmente ajudando um agressor que atentar contra sua vida, já que contra ele esse arte não da nenhuma garantia.
@@rogerscrut2306 vc é vaidoso não entendeu nada...
@Pietro Gallotti poha nois mora no Brasil e tu fala que não se tem agressor?? Cada um escolhe seu caminho marcial mais é fato que pra confronto oq funciona é violência seja tanto na pancada ou no tiro. Nesses 2 só sobrevive quem é agressivo e não fica pensando em cuidar da integridade do colega enquanto a questão filosófica eu nem opinião tenho não faço arte marcial asiática.
Aí chega na rua usando Aikido e apanha que nem mulher de malandro kkkkkkkk
Há que se entender que o Aikido, assim como o Tai Chi etc., são artes marciais internas que desenvolvem o indivíduo que a prática, tão somente, não há que se falar em combate de Aikido.
Caso se coloque o Aikido numa situação de combate com qualquer outra arte marcial externa: Muay Thai, Kick Boxing etc., mesmo o Boxe, o Aikido será sempre derrotado.
Há muita diferença entre arte marcial interna e arte marcial externa.
Não, nada a ver.
O Aikido é interno e externo e utiliza armas, estas outras modalidades que você citou são feitas com mãos livres e portanto não teriam a menor chance contra o Aikido. Boxe contra espada? Muay Thai contra espada ou faca?? Não tem como.
Aikido não é um esporte. Aikido é ARTE MARCIAL, arte para guerra. Boxe tem regras, utiliza proteções, etc, etc. Não há nem como colocar um ao lado do outro, são coisas distintas.
Quer outro esporte baseado em guerra, pra você colocar lado a lado com o Boxe ou Muay Thai? Coloque o Paintball.
Quem você acha que vence, o boxeador ou praticante de paintball com sua arma bem carregada?
Aikido é combate armado e prática de desarme, esse é o taijutsu do Aikido.
@@alexandrealves2877 mais vc acha que faz Muay thai não pode usar arma?? E puts meter espada no meio é meio irreal pro conceito urbano né
@@MatheusHenrique-ri7om Urbano? Mas eu moro no mato, no sítio. Todo mundo anda com facão na cintura.
@@alexandrealves2877 é e no Mato geral usa carabina pistola e etc.
@@MatheusHenrique-ri7om Veneno no café...
O aikidô supera qualquer arte marcial se quem luta for o Steven Seagal.
Kkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
S. SEAGAL FAKEEEE
Se falar uma piada dessa nois vai rir mesmo kkkkkkkkkkk
Tem um canal famoso do RUclips de um dissidente do Aikido. O cara era professor e largou tudo, porque deixou de acreditar que funcionaria em uma situação real. Quem quiser conferir é o Martial Arts Journey. Alguém conhece?
Eu conheço. Acompanhei a jornada do Rokas, o fechamento do dojo, o processo de tentativa de "modernizar" a arte. Você pontuou certinho: "o cara deixou de acreditar". Mas eu acredito que o problema pra ele nunca foi o Aikido em si, mas em como ele treinava a arte. Na minha opinião o Aikido dele não era eficiente.
@Pietro Guimarães Bem, esse ex-lutador disse que criticaram justamente a forma como ele praticava. De qualquer forma, se ele chegou tão longe na graduação, pelo menos lá houve margem para isso, ou seja, foi considerado apto sem ser. Já qual arte "faz o serviço" nas ruas, sou incapaz de responder. Imagino que os treinos para soldados e policiais devam incluir várias artes, e como os policiais em particular deveriam, em teoria, medir o uso da força, Aikido e Jiu-jitsu devem ser aplicáveis em algumas situações.
Eu conheço e acompanho ele.
Gosto muito dos vídeos e concordo com ele a maioria das vezes, especialmente na necessidade de praticar sparring e teste de pressão, mas, acho que ele tem uma visão de defesa pessoal limitada na situação "1 contra 1 numa briga desarmada".
Ele buscou aprender artes marciais para defesa pessoal e, partir do momento que seu objetivo é esse, você não pode simplesmente confiar numa única arte marcial.
Ele começou a desacreditar do Aikido quando foi atacado por 6 caras e não conseguiu reagir, mas, nem se ele fizesse qualquer outra arte marcial ele teria sucesso, afinal são 6 contra 1 e a vida real não é o filme do Van Damme.
Na minha visão, se o objetivo é defesa pessoal, você tem que se preparar para todas as situações possíveis, física e mentalmente, e acho que nenhuma arte marcial te prepara pra isso.
Esportes de combate (BJJ, Judô, Muaythai, Boxe, etc), desde que sejam academias autênticas e séries, te preparam razoavelmente pra 1x1 desarmado. O problema é quando você adiciona uma faca na equação ou múltiplos agressores, principalmente aqui no BR que você não pode ter arma de fogo pra defesa pessoal.
@@MattSkywalker92 A chance de alguém reagir a um ataque com faca ou arma é mínima. Acho que nem seria questão de evitar o assalto, no caso, mas só proteger a própria vida, caso o cara queira te atacar de qualquer jeito.
Luto muay thai a 5 anos, e entendo esse sentimento que ele diz, e particularmente acho engraçado essa vontade que as pessoas tem de provar que a arte marcial que o "fulano" diz ser melhor.
Sendo que a diferença ta no praticante, não necessariamente a arte marcial.
Mas apesar disso gosto de ver lutas de artes marciais diferentes pra aprender novas técnicas.
está tambem na arte marcial, isso já foi comprovado muitas vezes no Antigo MMA
Me diZ um Lutador que ja venceu uma Luta usando pura e unicamente Aikido
@@waltermartins6432 No antigo UFC, na verdade na época nem MMA existia, era arte marcial pura contra arte marcial pura, um combate com pouquíssimas regras e sem divisão por peso. Jiu dominava.
@@viniciuskcc sim, eu assistia as lutas pela televisão aberta em Nov de 1993 primeiro UFC, aonde o Royce mostrou ao mundo o que é JJ, na época eu era Faixa Marrom de Chute Boxe, e treinava Judô, em 1998 fui apresentado ao JJ pelo meu irmão que já treinava, treinei e competi por anos, hoje com 44 anos sou professor, aqui no meu bairro dou aula a 10 anos de BJJ...
@@waltermartins6432 Fera demais mano. Sou do muay thai mas admiro muito o bjj por como ele revolucionou o mundo das lutas.
Parabens! Muito equilibrado em sua exposição.
é difícil por uma pratica como aikido que possui variantes absurdas entre cada estilo (yoshinkan é completamente diferente do ki-aikido por exemplo, nem parecem que vieram do mesmo lugar), mas como ja foi comentado no aikido journal:"muitos praticantes veem videos do o-sensei fazendo demonstrações e pensam de eles também tem que lutar como um senho de 70 anos de idade"
Se esse cara ainda não aprendeu, o importante de tudo é treinar não importa o que seja
Discurso de quem sabe que não ganha das outras artes marciais.
O senhor não sabe o que é arte marcial (Budo), pensa que é um esporte. Sugiro estudar mais o assunto.
@@wagnerbull-shihan8680 Acompanho MMA a algum tempo, e nunca vi nenhum lutador usando Aikido, então podemos considerar que ela não é tão efetiva nesse tipo de situação, e isso é um fato. Pois se ela fosse efetiva, teríamos pelo menos um exemplo de sucesso de algum lutador na arena de Artes Marciais Mistas.
Fiz aikido por um pequeno periodo. Era uma garota, sem pretensões de lutar na rua. Fazia aikido porque era uma arte linda, e me salvou bastante de macho bebado sem noção. Coloquem suas filhas no aikido!
Não existe arte marcial melhor e sim lutador mais preparado,mas o problema no Aikido é que não se ver eles treinando o combate,ou seja falta sparring,contato,e algumas técnicas são muito fantasiosas,deveriam treinar de forma mais real.
Me desculpe amigo mais tenho que discordar com vc, existe sim arte marcial melhor que a outra por exemplo: Krav Maga, Sambo são melhores que outras artes marciais por aí, claro que tem aquele que treina mais que o outro mais não significa nada (minha opinião)
@@mr.monkey7358 respeito sua opinião mas discordo
@@eduardosouza4039Eu tbm respeito sua opinião
@@mr.monkey7358 tmj o importante é treinar alguma coisa e não ficar parado 👊🏼🇧🇷
@@eduardosouza4039Vdd, treino taewondo e é como vc disse o importante é não ficar parado, tmj
Parabéns! Muita sabedoria. Obrigado.
Na verdade as pessoas já treinam artes marciais para ganhar do outro. Não tem jeito!! Eu mesmo ja pratiquei, e queria ser o melhor.
Gostei do comentário apesar de nao concordar muito, houve tb a "necessidade"... imagine q nao havia CSI nem polícia especializada, haviam crimes, haviam guerras... um tinha q aprender a se defender... mas... esta claro q tb houve EGO e uns queriam ser melhores que os outros... na minha opniao, isso nao foi o principal na arte de lutar
Bom... é pra isso que artes marciais foram criadas... para vencer outros humanos
@@billbillbill9945 Nao sei Bill, eu acho que houve uma "maior" intenção en se proteger, mas... sim, vencer é definitivamente um ponto
Sim até pq antigamente se não vencer era morto. Agora que criaram essa conversa fiada de hoje.
Pra ver como as artes marciais é uma ciência variada, Bruce Lee tinha uma ideia diferente do Leonardo... ele já acreditava que se seguisse uma arte marcial, por mais evolutiva que seja, esse pensamento era de doutrina... ele pegou como arte principal o Wing Tsun, depois adicionou frações de outras artes como o Boxe, Esgrima, Taekwondo, Kali, dentre outras para complementar partes do que ele já praticava. Agora para um profissional de determinada arte, pode modificar técnicas conforme ele vai achando falhas dentro do que ele já pratica. Isso era comum por exemplo na China que tinha centenas de escolas de estilos diferentes. Isso conclui que artes marciais é muito vasto de opções.
No aikido fui ensinado a socar pescoço e ao derrubar pisar no pescoço e puxar em 1 “rancão” o braço( causa a quebra do pescoço).
Mas cada lugar é um de 1 jeito, tem gente que foca mais na parte espiritual. Eu aprendi a meditar no aikido.
Depende do mestre e da necessidade que você leva a ele. Onde eu morava era meio velho-oeste da pancadaria. Kkk
Então o mestre já era meio carniceiro. Kkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O mestre fazia ensinava o aikido 2 o mano era a frente do tempo
aikido é conceito, tanto ele quanto taichi ensinam controle e equilibrio, extremamente útil pro entendimento de técnicas de imobilizaçao ou de projeção, porém não se sustenta como arte marcial.
Aikido serve ou não para defesa pessoal contra uma outra arte marcial? Resposta: pratique 8 horas por dia e provavelmente se sairá bem em qualquer arte marcial
Pratique 8 horas sem competição ou Sporting que não existe no abolido é perca para qualquer iniciante que está acostumado a combater.
Resumindo, a arte marcial que não se testa é como te dar um para quedas é dizer que vc pode confiar e saltar, sem vc ter realmente comprovado nem o para quedas e nem ter saltado de verdade. Não dá para apostar a vida em algo incerto.
Se você treinar 8 horas por dia aikido e eu treinar 1 hora de jiu jitsu vc vai tomar um pau kkkkkkk
@@terrorepanico1614 certeza oss
não, isso vai depender muito do tipo de treino: quantidade não significa qualidade.
Existe uma diferença de estratégia. Além do que a emoção de lutar com alguém não é a mesma de treinar para algo que você nunca vai fazer.
É ridículo comparar artes marciais. O diferencial é o lutador e como ele se adapta à arte.
Penso ingual vc mto ridículo sempre estarem comparando uma arte com a outra,tdas são boas basta praticar com perseverança.
Realmente
Na verdade dependendo do estilo, se sobressai sobre os outros! Quando começou o vale tudo eram lutadores cada um representando seu estilo o karatê contra o jiu jitsu o muay Thai contra o boxe entre outros e o jiu jitsu no 1 contra 1 levava vantagem sempre! Porque nenhum estilo sabia se virar no chão então quando eram levados para o chão ficavam como tartarugas só apanhando ou sendo finalizado!
Hoje em dia numa luta você teria que saber de tudo um pouco! Um faixa preta de aikido contra um de jiu jitsu na mão limpa, com o mesmo tempo de treinamento os dois apostaria no jiu jitsu sem dúvidas!
🤔🤔🤔
@@clebersonsilva5937 se equivocou um pouco
Sábias palavras de um verdadeiro mestre !
É um saco fazer texto pelo celular. Mas eu quero provar, que o aikido é eficiente. Vcs lembram do vem tranquilo? Ele foi lutar com um cara e ficou esquivando dos golpes dele sem atacar. O cara ficou cansado e começou a cuspir nele. Vem tranquilo é do kickboxing. O que mais tem no aikido é esquiva, quedas e golpes de finalização. A essência do aikido é essa. Não quer dizer que vc precise praticar só aikido. Nem que não precise dar uns murro. Faça Muay tai ou boxe. Isso vai aprimorar seu aikido é vai abranger suas possibilidades. Todas as lutas são boas, mas não são completas. Algumas vezes quando estou no kickboxing, uso uns movimentos da capoeira discretamente e dá certo. É um complemento. Parem de discriminar. Aikido é ótimo. Vou praticar quando tiver oportunidade.
Nem precisava, outros lutadores de artes suaves complementam suas habilidades com o aikido.
Aikido tem sim seus pontos ruins, mas tem técnicas efetivas, as forças policiais usam normalmente técnicas de Aikido e Hapkido.
Que entrevista interessante e sensata!
Muito bom!
Bons ensinamentos filosóficos!
👏👏👏👏👏👏👏
Mestre Leonardo Sodre ,é um dos maiores mestres de aikido do Brasil, de nível internacional, ele tem um nível de conhecimento e técnica da elite da aikikai do Japão (QG onde tem os maiores mestres de aikido no Japão e do mundo ) além de ser um ótimo aikidoka é um eterno estudante que nao tem medo de dividir o conhecimento do aikido que tem interesse em conhecer , você artista marcial ou atleta procurem ele no youtube e garanto que existe muitos professores e mestres de aikido com o mesmos discernimento e que acrescentarão sabedoria e tecnica sua pratica e melhor polida e mais fluida quando precisar , seja em qualquer arte marcial que seja (ou trabalho ) e terão uma nova visão sobre si mesmo e vc verá que existe um competidor mais feroz que esses que adversários que vc se esforça para obter uma medalha ou "batida " nas costas na academia,mas um mais terrível, aquele que sempre atrapalha sua evolução,seja no esporte,trabalho ,na vida e na suas relações e que é difícil mudar
, esse é você ..
De uma chance ao aikido e não se arrependerão
oss ❤ paz a todos ...
Realmente, excelente
Estudo e treino AIKIDO há mais de 30 anos, atualmente treino muito pouco por causa do tempo em outras atividades, mas o AIKIDO quando usado com atitudes de defesa pessoal em ambiente urbano, é um método de combate corpo a corpo quase imbatível.
Aikido SEMPRE vai perder. Aikido não é uma luta base, e sim uma luta segundaria.
Pode ate ser que contra outros tipos de artes marciais o Aikido perca, mas para situações cotidianas de conflito com pessoas sem preparo técnico como assaltantes por exemplo ela é util e eficiente, sem conta a linda filosofia que vai muito alem de simplesmente lutar para ferir o oponente, e sim usar a força e raiva do oponente contra ele mesmo, é uma das artes marciais que mais tenho vontade de aprender.
Existem artes marciais que são mais adequadas e eficientes para uma competição esportiva ou "vale-tudo" (que no fundo "não vale tudo").
Jiu Jitsu costuma se sobressair à maioria das artes, porém essas lutas entre estilos, ou mesmo no MMA têm REGRAS. Numa situação real, de luta pela VIDA, não tem regras, aí até um golpe de Karatê (erroneamente interpretada por muitos como uma arte mais "light") pode ser mortal, se executado com êxito sobre qualquer um, até mesmo contra um oponente de Jiu Jitsu ou outras artes da mesma linha.
Uma cotovelada bem dada na coluna cervical acaba com qualquer confronto. Então, devemos lembrar que as artes marciais no seu embrião, não foram criadas pra exibições e nem competições esportivas, e sim para a GUERRA, para neutralizar o oponente de forma DEFINITIVA. Nesse sentido, qualquer arte marcial é letal e não existe uma que se sobressai a outra, a diferença está apenas no praticante.
Comentário excelente, Beto. Subscrevo.
Quando comecei a aprender os modulos de trankadas e trapping hands do Arnis (que são muito semelhantes ao aikido) fui pela cabeça dos KeynoardWarriors e achava que era inefetivo e totalmente fora da realidade. Estava com aquela cabeça de boxe, bjj e thai e ufc era o top e o resto lixo. Acontece que o arnis se mostrou uma arte marcial muito mais profunda do que imaginei. Pois bem, no dia a dia, desde que comecei minha formação, em pelo menos 3 situações utilizei as tecnicas semelhantes de aikido. Antes de progredir uma agressão e antes escalar uma situação de confronto, as chaves e torções se mostraram absudarmente efetivas em não me colocar em uma situação pior do que simplesmente iniciar ou sustentar um confronto trocando porrada. Entendi que essas técnicas são fenomenais para manter o controle de sí e do adversário, antes que as coisas efetivamente fiquem fora de controle. Fica a experiência e reflexão
Na verdade a luta em si é um estilo diferente criado por alguém;o que determina a eficácia da luta é o quanto você treina!👍
Quer dizer que a responsabilidade da técnica ser eficiente fica totalmente a cargo do praticante?
@@hneto2101 sim
Filosofia linda ,mas realidade não
Tá certo! Esse pessoal hoje em dia acha que a única coisa certa é oque eles aprendem. Não tem cabeça pra ver algo diferente e respeitar, reconhecendo que não é por ser diferente que não funciona...
A pergunta certa seria: um contra o outro dentro do ringue de mãos limpas, mas é claro, o que manda é o praticante.
"se alguém se diz lutador, o mínino é estar disposto a lutar"
Tem uma enorme diferença entra "lutador" e "praticante"!
muito legal o papo
Sim ! Pq o Aiquido é como se fosse um yoga, um exercício legal, porém completamente sem efetividade.
Muito boa essa visão e forma de transmissão do conhecimento por metáfora
Esteven seagal foi um grande divulgador do aikido em seus filmes, porém ele sempre busca usar chutes e socos antes de aplicar as técnicas do aikido! aí está o segredo da eficácia mesclar com outras artes
Na verdade os chutes e socos que ele usa é o atemi, que é pancadinha que se dá antes de aplicar a torção. O próprio fundador dizia que o Aikido é 90% atemi.
Eu sou o praticante de aikido, na ativa, mais antigo do Brasil, comecei em 1968. Quando vi esta declaração equivocada, eu escrevi , um comentário esclarecendo e explicando a interpretação errada deste tema, infelizmente foi apagado. Vou tentar novamente deixar pelo menos esta nota.
Lamentavelmente o prof. Sodré não explicou bem o que ele realmente pensa, pois não posso crer que alguem com gradação de 6º grau faixa preta possa pensar desta forma, não se pode generalizar as coisas.
Realmente há aikido que dançam não treinam budo. Afinal não é porque Osama Bin Ladin era árabe, que todo árabe seja terrorista. O prof. Sodré deveria ter explicado este problema da existencia de maus professores e maus alunos e não criticar o aikido de forma depreciativa, no que tange a capacidade marcial.
Efetivamente o objetivo do aikido é tornar o praticante um ser melhor coisa, que eu tenho procurado fazer , e ensinar. Mas há muitos professores de aikido ensinando a arte no brasil e no mundo cada um com sua forma de ver as coisas, nem todas se interessam e estudam seriamente arte. Com sua declaração expressando o seu pensamento ou foi uma falha, ele acabou prestando um desserviço ao desenvolvimento do aikido praticado corretamente no brasil e ofendendo os mestres e praticantes bem informados.
É falso que em um conflito de vida ou morte o aikido vai ser derrotado para outra arte marcial seja qual for ela, embora um praticante de aikido pode ser derrotado por outro de outra arte marcial , mas vice versa. O fundador ajudava o exercido imperial japones na segunda guerra para treinar os soldados, e foi inclusive conselheiro da comissão de definição das tecnicas de corpo a corpo nas trincheiras. O aikido é perfeito como budo, agora não é uma luta, em uma competição ele não vai estar treinado e pode ser mais fraco. O fundador entendia que as competições estragam a formação do budo. Os antigos praticantes de karate, e judo sabem o que isto significa.
Aikidoié um treinamento de defesa pessoal para situações de vida ou morte não tem regras, não é esporte, em uma agressão mortal, vai usar o que foi mais adequado para vencer. Pode ser usando um porrete por perto, uma garrafa, chamar um policial ou imobilizar o oponente, ou atacar um ponto vital. Aikido quando bem treinando em o mesmo kime do karate.
Quem vai ganhar ou perder, se em uma última hipótese o conflito for levado a tal ponto de vencer ou morrer, depende de cada um dos envolvidos de suas qualidades individuais desenvolvidas. No budo não há regras restritivas tudo pode ser usado, e inteligência e sagacidade, percepção é das mais importantes, e isto é treinado muito no aikido, mas do que na maioria dos demais budo. "bu", é treinamento de guerra.
Nele usa-se tudo o que tem, assim como os EUA usou a bomba atômica, quem luta pela vida, faz o que for preciso! Se for apagado este comentário novamente , mais uma vez, então quem apagar por gentileza, mostre para o prof. Sodré , percebo que ele vem fazendo um trabalho de divulgação intenso neste canal e ele não percebeu a incoerência e o prejuízo e ofensa que causou diante das milhares de pessoas viram este video e foram mal informadas .
Quem quiser aprender aikido como capaz de enfrentar qualquer outra arte marcial, em uma situação de vida ou morte, ou de ameaça real na vida e qualquer instancia que me procure e eu explico o porque o aikido é um budo. E portanto igual a todos as outras artes marciais que honram este título!!! Quem pratica MMA , ou boxe, está fazendo um esporte, que tem seu valor assim como o futebol o basquete, mas tambem seus :onus, de elevar o ego do praticante quando a vida ensina que a modéstia e a humildade é a caracteristica de quem segue o DAO( que os japoneses chamam de DO e nos de Deus) , ou outros caminhos de sabedoria de viver, ter abundância, alegria!!! Aikido é para se aprender a sentir as leis do Universo e viver segunda elas. Quem quer aprender a brigar e vencer os outros somente usando os músculos, os socos, as técnicas ,está mais de 600 anos atrasado desde que inventaram a arma de fogo. Não perde em um conflito quem tem Aiki...quem Sente o atacante, e ai ele escolhe no momento certo a técnica vencedora, que é tornar o agressor um colaborador e um amigo. AIKIDO é um treinamento para se viver plenamente, nos tornamos seres humanos evoluídos.
O Aikido é divertido, é um belo entretenimento. É tipo ver filmes de magos, dragões e fantasias. Sabemos que não é real, mas é legal de assistir. As demonstrações de Aikido e as cenas de luta dos filmes do Steven Seagal são muito divertidas. O cara pega o braço do "oponente" que nao esboça nenhuma reação além de dar uma cambalhota no ar. É demais!
Só que na rua não funciona
@@reinaldoreinaldo7774 Exatamente.
@@GustavoSchroeder85 Vá em um dojo sério, por exemplo, do rapaz que está sendo entrevistado e veja se é assim! Testa lá.
@@diegosal81 O problema não é um dojo ser sério ou não. Tenho certeza que o Leonardo faz um trabalho sério e dedicado. Porém, mesmo assim, o Aikido não é uma arte marcial efetiva quando está fora do contexto dela. Como o próprio Leonardo diz no vídeo, os praticantes de Aikido geralmente perdem em confrontos com outra modalidade. Por que será? Na minha opinião é pq as técnicas são fantasiosas e só funcionam dentro de um grupo que seja condicionado para que elas funcionem. Se você é praticante de Aikido eu peço que vc faça um teste você mesmo. Vá numa academia de Jiu-jitsu e tente aplicar as tecnicas de Aikido num faixa branca. Eu duvido que você consiga.
Se você souber inglês, eu recomendo o canal "Martial Arts Journey" que é de um cara que era sensei de Aikido e tentou emfrentar lutadores de MMA e Jiu-jitsu usando as tecnicas de Aikido. O cara abandonou o Aikido depois de ver na prática que nada funcionou.
@@GustavoSchroeder85
Você tá falando daquele Rokas? Um emo que fica chorando nos vídeos e reclamando que não conseguiu entender o Aikido e não sabe usar-lo?
Eu não sei jogar basquete, por isso o basquete não funciona? ??
Aquele Rokas é um completo idiota, já esse entrevistado aí do vídeo é o recordista mundial em Tóquio com vinte anos de Japão.
Ele dá aula de Aikido para atletas de MMA, lutadores de BJJ, de Judô, campeões internacionais.
Cada arte marcial possui detalhes e técnicas que a outra nao tem. Quem é inteligente utiliza o que há de melhor e cada arte praticada.
Se treinar Aikido como dança será uma dança! Processo do treino define o que você tem por objetivo. Se você leva seu treino como Budo será Guerreiro para vida e estará preparado para defender sua vida. O seu Aikido somente será eficiente se preparar-se para esse fim. Caso contrário ficará pela filosofia.
Nos próprios princípios do sólido não há combate. Se faz combate não é aikido. Ninguém aprende nadar simulando, nem dirigir, ou outra coisa. Só sabe fazer uma coisa fazendo de verdade , não apenas fazendo de conta.
@jon jon Brasileiro numa luta real o aikidoca poderia levar uma espada e ganhar do adversário rsrs
Uma parada muito importante q eu aprendi ... É q um jogador de futebol não pode jogar com um jogar de baskete.... E vice e verso... Já um lutador de judô pode lutar contra um de box
O que se aproxima de um combate mais real entre 2 homens é o MMA.
Exatamente, é o que tem de mais seguro e realístico
Dentro das competições existentes pode até ser, mas ainda é bem, mas bem distante de uma briga de rua onde tem 0 regras e 0 honra. Onde o cara pode chamar os amigos pra te dar um pau, ou usar uma garrafa, ou pedra ou qualquer coisa que tiver a disposição. A pessoa tem que ter noção disso pra n acabar com o ego inflado e virar pitboy, achando que pq luta mma vai dar um pau em qualquer um na rua.
@@junioravila853 Provavelmente sim. Às vezes, o pessoal, confunde lutas programadas ( com árbitros, com tempo, MMA...) com a realidade em relação aos confrontos de rua( , sem árbitros, sem tempo para pensar em técnicas, sem chão macio, sem regras, brigar com 3 ou mais ao mesmo tempo, armados, pedradas, pauladas, facadas, briga de rua...)
MMA não é arte marcial. É a mistura de várias
@@junioravila853 ótima análise.
Leonardo Sodre sempre coerente e filosófico. Show de bola a entrevista e o ponto de vista.
Pra mim não existe artes marciais melhores nem priores, e sim a pessoa que aprendi a aplicação da técnica com perfeição.
Eu também acho isso
O correto seria: qual se sai melhor numa situação real....não se trata de competição.
E o espelho tomiki de Aikido tem competição...apenas para esclarecer.
Como praticante de diversas artes marciais entendo que há uma diferença crucial entre as artes marciais competitivas e o Aikido. O Aikido foi concebido não como uma arte marcial em si apesar de utilizar os preceitos e técnicas marciais. Vejo o Aikido como um processo de aprimoramento pessoal e técnico, de disciplina que pode ser utilizado defensivamente. O princípio do Aikido é evitar o confronto e por isso leva desvantagem em relação a outras artes marciais.
Verdade.
Esse não é o princípio do AIKIDO.
O princípio do AIKIDO é o AIKI e ele não se baseia em evitar o conflito de modo passivo. Ueshiba Sensei, o Fundador do Aikido, disse certa vez; "Jamais fuja de um ataque".
Não tem absolutamente nada a ver a ideologia da não competição com a não utilização técnica da arte para pacificar um agressor. Se um indivíduo pratica AIKIDO e não é capaz de fazer uso do AIKIDO para proteger sua vida e da sua família, ele não está praticando AIKIDO nenhum.
Não competir com os outros é dedicar-se a si, a vencer a si, mas isso não é limitante e sim libertador.
De modo bem básico; AIKIDO dedica-se a fechar o corpo contra ângulos de ataques e ir para as costas do oponente quando ele pensar em atacar. Para isso é necessário fundir a própria mente com a mente do universo e desenvolver a percepção do momento do ataque.
Pelo menos foi sincero ao dizer que o Aikido dificilmente ganharia de outro lutador treinado em outra modalidade.
Note que ele não afirma que perderia e sim que DIFICILMENTE ganharia.
Obviamente não dependeria da modalidade mas sim do lutador em sí.
Só usa arte marcial quem não se garante na velocidade....ass: Ricardão.
já pensou usain bolt vs connor mcgregor , luta até a morte .
Aikido como filosofia, terapia, disciplina é perfeito, como luta é inútel
Para o MMA o Wrestling e sambo são as mais eficientes,para a rua na minha opinião é o krav maga.
Wrestling eu considero o mais eficiente, pela velocidade e violência das quedas, não depende tanto de encaixar como o judô ou jiu-jitsu, e Também é pegou quedou e acabou, não imagino alguém levantando de boa depois de levar um queda de um wrestling no asfalto
Para o MMA tudo que for trocaçao e luta solo que vc puder treinar é a melhor opção,já pra rua tudo que tiver oportunidade de treinar treine sempre lembrando que na rua não tem regras,pq tem muito krav magar fantasioso por ai.
@@carlosbueno7986 o problema é que na maioria das quedas vc vai junto no wrestling, e quando vc queda caras acima dos 100 kg eles n costumam sentir tanto quanto caras leves.
@@carlosbueno7986 acho que o ideal é sanda, combina quedas com socos e chutes, provavelmente a melhor arte marcial para o mundo moderno.
@@senseimilgrau1103 concordo, o ideal é não lutar com um cara de 100kg kkkk
Essa thumbnail ganhou meu like.
Existem várias linhagens do Aikido, em algumas treinam mais mental do que físico e cada um com sua opinião, mas primeiro a técnica tem que funcionar, muitos praticantes de aikido não conseguem fazer funcionar, é o mínimo, as simulações de combate ser realistas ou não dependem muito da lealdade de quem está treinando de atacar com sinceridade e ir pra cima pra acertar mesmo, não fingir um fingir que ataca e o outro fingir que se defende, é pra socar pra derrubar mesmo, é pra segurar pra valer. Assim é o treino avançado, na minha escola, mas não dá pra fazer isso com todo mundo, tanto que nossa escola não passa de meia dúzia de alunos, então pra ser acessível a muitas pessoas e pagar as contas muitas academias vão afrouxando pra não afastar alunos. Mas vejo algumas demonstrações que dá vergonha, é nítido que o uke se joga antes de sofrer a técnica aí já é estelionato, fico envergonhado por eles. Vi muitos comentários desmerecendo o Aikido, mas que muito se dá pq em geral esse discurso de não testar, ou muitos praticantes despreparados aceitarem combates com regras esportivas passam vergonha. 1. Defesa pessoal não tem regras. 2. Nunca se limitar a treinar só uma arte, um mínimo de algumas outras pode salvar sua vida, BJJ, jujutsu tradicional, boxe, combate com facas, bastões o que me convidavam se tinha disponibilidade ia pra aprender, tomar uns sufocos faz parte, isso abre a mente e realmente não existe arte melhor ou pior. É sempre time e mente tranquila, esteja diante de uma arma ou debaixo de um jiujiteiro de mais de 130kg.
Outra lenda que vi nos comentários de que aikido sem armas não é aikido, me desculpe que pensa assim, mas o Aikido é a essência extraída das técnicas treinadas repetidamente que tem embasamentos nos katas, outro problema do aikido moderno, é que muitos querem ensinar baseados no que viram do fundados aos 90anos e não do que ele praticava na juventude alcançar a técnica que possuía aos 90 anos, é só pra encerrar os alunos do fundador iam sim testar suas habilidades contra outros lutadores ou em brigas de bar, ou recebiam outros desafiantes em no Dojo que era inclusive conhecido como “dojo do inferno”. É preciso respeitar a história e treinar sério, as situações reais não são agendadas nem previsíveis.
É interessante lembrar que muitas artes marciais foram afetadas pelo fenômeno de transformar tudo em competição. Muitas foram criadas em períodos de guerra, advindas do budô (não todas obviamente, mas diversas que são oriundas do Japão), e com o passar do tempo seus propósitos foram sendo divididos. Aikido certamente é eficaz em uma luta real, mas não da forma coreografada como muitos ensinam (sempre tem as exceções), eu não acredito que exista arte marcial ineficaz em lutas, mas sim que elas são ensinadas e aplicadas de forma errada. Lembrando que muitas artes se completam justamente por derivarem das técnicas dos samurais mas serem ensinadas separadas a exemplo disso é o Karatê, o judô e o jiu-jitsu. Gichin funakoshi antes de fundar karatê shotokan, treinava judô e colocou nos katas muitas aberturas que podem ser expandidas para arremessos, o jiu jitsu por sua vez é uma expansão do judô para técnicas de chão trabalhadas com mais afinco. Novamente ressalto minha opinião, com as mais diversas artes existentes não acho que exista uma ineficaz mas sim que não é ensinada da forma como deveria.
Queria saber o que ele pensa do Rokas do Martisl Arts Journey
Rokas é um emo. Se apagar a luz ele chora, tem medo do escuro.
@@alexandrealves2877 eu também choraria se descobrisse que a arte marcial que eu dediquei 14 anos da minha vida não tem quase nada de funcional e pratico
@marcos farias o cara com um tempinho de Jiu se tornou um grappler melhor do que com 14 anos de Aikido
@@lucascosta-mr4mr É... Se um indivíduo leva 14 anos pra descobrir que é um bosta e não serve pra o que tá fazendo, deve ser triste mesmo. Imagine levar 14 anos tentando jogar futebol e depois chegar a conclusão que não consegue, e disso sair falando que futebol não funciona e o Ronaldinho Gaúcho é um iludido por gostar de futebol?!
O problema daquele Rokas é que ele tem o ego de um emo. Ele pensa que só por ELE NÃO CONSEGUIR aprender Aikido, o problema está no Aikido e não nele.
O cara é um completo imbecil!
@marcos farias São muitos pontos, vamos lá; AIKIDO é muito rico e não impõe proibições no desenvolvimento de cada praticante. Pessoas de 70 anos de idade podem começar com AIKIDO e se desenvolver até a faixa preta, quando compreender os princípios da arte a tal ponto. Será capaz de bater no Jon Jones? Não, não será. Será capaz de harmonizar a si mesmo através dos movimentos circulares da arte? Sim, caso se dedique a isso.
Minha filha pratica Muay Thai, mas ela não surra o Anderson Silva. O Muay Thai que ela faz é bem leve, sombras sem contato, fitness.
O AIKIDO não possui competições e recentemente o Dojo Central de Tóquio emitiu uma carta afirmando que o AIKIDO não irá se envolver em competições e quem estiver fazendo isso não está praticando AIKIDO.
O Rokas é muito ruim, mas isso é direito dele. Eu jogo futebol pessimamente, ainda assim é futebol e se eu quiser abrir uma escolinha de futebol, posso fazer e ninguém me impede. Mas, se depois disso eu sair falando que futebol é uma ilusão pois eu descobri o basquete, serei um imbecil igual ao Rokas.
Na realidade eu to é querendo encontrar esse Rokas lá no país dele e chegar gravando um vídeo dando uma coça nele usando APENAS O AIKIDO. Queria ver aquele emo entender como é que funciona a arte que ele nunca entendeu por NUNCA TER TREINADO COM FOCO EM COMBATE. Porém, se eu fizer isso, estarei indo contra uma das premissas fundamentais do AIKIDO, que é MASSAKATSU AGATSU KATSUHAIABI, vencer a si mesmo e não aos outros.
Quando você critica os métodos de treino do AIKIDO ou do JUDÔ ou do BJJ ou do BOXE ou do MUAY THAI, ou qualquer arte que seja, quando você propõe mudança no sistema de treino do AIKIDO, ou retirar a música da CAPOEIRA ou tenta impor qualquer alteração no sistema da arte que for, você comete um grave erro básico; essas artes foram concebidas por Mestres renomados e não aceitam alterações tão drásticas.
Se eu, por exemplo, disser " boxe não funciona, ficam socando o saco mas o saco não revida... BJJ não funciona, ficam se agarrando mas se tiver caco de vidro no chão do bar vão se cortar...", estarei sendo leigo sobre a arte que critico.
Você tem máxima graduação em AIKIDO? Não tem! É décimo dan? Oitavo dan de AIKIDO? Não é. Então como você pode querer alterar algo que foi criado e desenvolvido por um Mestre de máxima graduação, (décimo dan) de AIKIJUJUTSU e treinado por praticantes de alto grau de Judô e Karatê? Não faz sentido, certo?!
Se você tem tamanha convicção que o AIKIDO não funciona e deve haver alteração nos ataques e defesas, no sistema, vá até Tóquio e convença o Doshu, a maior autoridade mundial de AIKIDO, que tais e tais alterações devem ser feitas. Ele vai rir e depois os alunos dos alunos dele vão te dar uma coça e te demonstrarão que sua ingenuidade em tais ideias são tolices de leigo.
No meu Dojo a pessoa ataca COMO QUISER e nós reagimos a QUALQUER TIPO DE ATAQUE. Mas isso não é colocado em vídeos didáticos que você vê em internet.
As pegadas de pulso são para evitar que o outro puxe a espada ou faca (ou garrafa, cadeira, pedaço de pau) é pra isso que são feitas as pegadas no pulso, pra bloquear o acesso a arma na cintura. O soco tem que ser dado o mais rápido possível e não tem isso que você disse aí, são socos de Karatê. (antigamente somente quem fosse quinto dan de Karatê ou Judô podia treinar Aikido, era arte secreta dentro do Japão, então os socos são os socos japoneses mesmo do Karatê e não tem nada inventado nisso).
AIKIDO é treinado por donos e presidentes da Sony, Honda, Yamaha, Mitsubishi, essas pessoas não são idiotas e elas sabem o risco ou já se lesionaram nos treinos. AIKIDO quebra muito facilmente um braço ou rompe ligamentos, resistir já é considerado burrice.
A matemática e lógica do AIKIDO é a exata mesma do AIKIJUJUTSU, isso vem dos estudos dos samurais na anatomia dos cadáveres que sobravam nos campos de batalhas sangrentos mais de mil anos atrás. É a descoberta do AIKI, algo que vem historicamente depois do JU (suavidade do JUdo e JUjitsu).
Duvidar do AIKI é desconhecer sua lógica e inteligência que um sem números de Mestres testou em batalhas sangrentas.
Maravilha, é isso aí, AIKIDÔ é o caminho da harmonia e da energia. É arte, é filosofia. Não tem que provar nada.
Faço capoeira já ouvi muitos falarem que é inferior a outras lutas!
Bobagem, um cara da capoeira tem chutes e movimentação avantajados, cada arte marcial teu seu ponto forte.
@@slade8982 verdade tudo e questão de treino
Mano, o complicado da Capoeira é que ela se baseia muito em chutes, além da ginga ser impraticável numa luta.
Por exemplo, se eu, que luto Muay Thai fico muito perto de ti, vc fica espaço pra chutar, ao mesmo tempo que eu posso dar joelhada, cotovelada , soco e clinch, eu fico muito mais na ventagem. A mesma vantagem de encurtar a distancia vale pra outras lutas, tipo, boxe, karate, kickboxe, Jiu Jitsu...
@@endricksantana109 sim man assim como o boxe se baseia muito em socos, foi o que eu disse no comentário anterior, cada arte marcial tem seu ponto forte, existem poucos artes marciais que são consideradas perfeitas( isto é, combate inteiro desarmado (golpes traumatizantes, estrangulamentos, torções e adicionais), combate armado (como no kobudo, espadas, nunchakus, etc) e combate de imobilização sem socos e chutes). Existem poucas artes marciais com todos esses requisitos. Eu já sou graduado em várias como Karate, Taekwondo, Jiu Jitsu e Judo. Mas também pratiquei kickboxing e muay thai em 2018. E observei que com a excessão do karate e até mesmo o Taekwondo, nenhuma delas chega a beirar a perfeição, por exemplo você disse das cotoveladas, se você der uma joelhada ou cotovelada e não recuar rapidamente, um lutador experiente de capoira pode te pegar e te derrubar com as pernas na cabeça.
@@slade8982 Sim, toda luta vai ter pontos fortes e fracos, para comparar lutas eu sempre me baseado nas regras do MMA (ignorando o fator "lutador"), e nesse contexto lutas como Capoeira e o Taekwondo acabam sendo fracas, se clinchar eles não lutam. E tambem nesse contexto o Jiu Jitsu é a mais forte.
Luta de rua ou considerando o fator humano, ja seriam outros 500
Ikigai. Ken Mogi
O autor ilustra os conceitos com uma discussão muito interessante sobre o sumô. Apenas 10% dos lutadores de sumô chegam ao nível sekitori, onde o lutador tem uma boa vida em termos materiais. Abaixo desse nível, ele não pode sequer constituir uma família. O lutador enfrenta a decisão de continuar no sumô assim mesmo, pelo prazer do ambiente ou sair e se dedicar a outras atividades. O interessante é que o ikigai do treinamento de sumô, o modo de ver a vida e se dedicar abre inúmeras portas para empregos fora do sumô, oferecidos por fãs ricos. Desde empregos corporativos a restaurantes típicos.
O jiu jitsu e criticado, o judô, o karatê do, o Aikido ... E se ainda assim continua a praticar uma destas artes marciais, se ainda sim continua em qualquer caminho que escolheu seguir, então este é seu Ikigai .
Treino Aikido e Kung Fu, na minha percepção atraímos certas energias de encontro com nossas vidas; pessoas violentas acabam encontrando violência e os pacifistas de verdade sabem como evitar, na maioria das vezes os conflitos, mesmo sendo excelentes praticantes. A questão é que não existe arte marcial melhor que a outra, pois depois da invenção da pólvora arte marcial tem como melhor opção harmonizar a vida! Deixo espaço para quem não é praticante e se sente feliz desta forma!
Põe um "lutador" de kung fu ou akido contra o jon jones ou velasquez pra ver no que dá boxe muay thai wrestiling jiu jitsu karate e todas as outras artes marciais que tem sparring são certamente melhores que o aikido e o kung fu
@jon jon Brasileiro pode crê
@jon jon Brasileiro né. Os caras vivem na ilusão.
Pólvora é arte marcial
@@MatheusHenrique-ri7om como diria os guerreiros mamelucos com uma arma o mais desprezível e covarde pode matar o mais corajoso e nobre guerreiro
Eu sou faixa marrom de AIKIDO , treino muito , quase todo dia , e num seminário de um 6° Dan aí meio fraco e muito soberbo , fui o único que conseguiu aplicar uma técnica ( nikkyo ura ) ele foi em um por um pra mostrar que qdo a pessoa sabe o que vai ser feito a técnica não funciona , somente eu consegui fazer pq não foquei na técnica e sim na movimentação , então todos fizeram sem êxito, e me olhando tentando não se abaixar o 6° Dan com cara de indignação dizendo que tá doendo mas não foi o que ele pediu 😂😂😂, ( não abaixou pq aliviei)
Eu fiz o nikkyo trabalhando a movimentação .
Tinha 3° Dan que não conseguiu .kkkk
Faixa é só para motivar e segurar as calças.
AIKIDO Maruyama , MUITO eficiente. Sensei Luiz Fernando , Sensei Marcos Tavares ,entre outros feras do AIKIDO são muito dedicados
O próprio Bruce Lee falou que o aikido não serve para defesa pessoal
e o que a palavra de um homem que lutou apenas 2 vezes na carreira toda pode dizer sobre? bruce lee foi muito ignorante em sua vida, foi um marco nas artes marciais, mas não foi nenhum sábio e muito menos um lutador exímio como é tratado
Bruce Lee não disse exatamente isso. Ele admirava como arte marcial mas fez sim criticas quanto a eficácia em determinadas situacoes. Assim como fez com outras. No mais, Bruce Lee nao foi autoridade de nada. Sequer tinha formação em qualquer estilo. Nem Wing Chun ele completou o sistema. Era uma pessoa inteligente sim, mas muito pretensioso também.
Tem gente que desafia outras artes até mesmo pra se auto-avaliar. Entendo que o que vale não é a arte sim si, mas o lutador, só que se não puder vencer, então nem pratique. Treinamos para vencer, e não pra virar "dançarinos de boate". Se eu quiser só coreografia eu vou fazedr dança ou teatro. Se eu faço alguma luta, então eu quero vencer.
Aikido leva uma surra de um lutador de muai thay médio avançado.
Sim, mas o que isso importa?
Lutar pra ser superior é tudo que importa?
Virar as costas e debochar o que não nos interessa é o que nos torna melhores?
@@gustavokaneshige7608 o que isso importa? Kkkkkk importa que se vc quiser aprender algo pra se defender é melhor pensar em muai thay primeiro do que aikido, muai thay pode salvar sua vida se vc for atacado na rua, já o aikido eu tenho minhas dúvidas. Artes marciais servem como defesa pessoal para muita gente, e eu quis deixar claro que é melhor vc considerar aprender uma luta extremamente eficiente como o muai thay, jiu jitsu e outras, em vez de escolher aikido e essas lutas teatrais.
@@gustavokaneshige7608 em algum momento eu disse que “lutar pra ser superior é tudo que importa”?
Mermão, tá viajando, típico de cara que luta aikido 😂😂😂
O cara que procura o aikido sabe que é mais uma arte do que uma luta mesmo, então eles não tentam justificar se a arte marcial é boa ou não.
Mano , não existe essa de arte marcial melhor. O que vai decidir é o atleta , não existe arte marcial melhor , e sim atletas melhores que outros. Entenda.
Parabéns falou tudo
A arte precisa ser demostrada com a efetividade na prática . Um dos meios é em confronto sem armas .
Por qual motivo o confronto não deve ser com armas para ambos?
@@alexandrealves2877 porque a gente não vive no japão feudal.
@@leo_link
Mas no Japão feudal os duelos eram proibidos. Levava a pena de morte.
Hoje em dia existem as competições de Kendô, ambos armados com espada de bambu e armadura. É um excelente meio de testar os oponentes.
@@alexandrealves2877 não vou nem dignar esse comentário com outra resposta.
@@leo_link
Isso mesmo. Nem perca seu tempo digitando na internet, se você quer uma arte sem competição vá pro tatame treinar AIKIDO. Se você gosta de competir, o KENDO é bacana que não corre o risco de sair com a cara toda ensanguentada inutilmente e ter que ir jantar com a namorada com o olho roxo e nariz quebrado.
Qualquer dessas duas Artes de Combate te servirão muito bem.
Bons treinos!
Minha opnioão sobre a eficiencia do aikido é que, vc precisa, caso sejha aikidoca, PROVOCAR o cara para qe ele cometa os erros que nas demostrações, vcs são treinados para enfrentar. Um cara que fica numa distancia 'correta' de vcs, se preparando de forma sóbria, uma hora vai 'varar' a distancia/defesa de vcs, não tem como, então, qd o cara ta muito confortável, tentem dar uns atemis, na surpresa ele ja se assustará, e em seguida, tentara "encher a mão" pra bater em vcs, e então, só então, vcs terão algo para trabalhar.
.
Infelizmente é complicado se valer só do aikido, principalmente com um adversário 1 pouco mais atento. Vc pode tb CORRER, claro, aí o oponente entrará no modo "perseguição" ao invés de no modo "luta", e de novo, aí então vcs poderão trabalhar essas coisas que vcs treinam. mas é akilo, vc não pode só RE-agir, e principalmente reagir 'defensivamente', isso é meio loucura.
Arte marcial real = humildade
Soco, joelhada, chute e cotovelada usados constantemente em guerras, mas claro, só são efetivos pq os países em guerra são humildes.
@@phgs_smnt A pessoa pode ser uma arma de bater e ao mesmo tempo ser humilde sem ser arrogante, respeitando o seu adversário derrotado. ( espírito de artista marcial/ Espírito de Guerreiro ).
@@phgs_smnt Sim, falando em guerras olha onde a humildade de Marco Aurélio o levou e onde a soberba de Napoleão o levou.
Eu fiz aikido por quase 1 ano,nunca precisei usar graças a Deus,na minha cabeça eu sou invencível 😆
Com todo o respeito sou faixa preta de Jiujitsu, desafio qualquer um lutador de Aikido e digo que em 3 minutos eu finalizo o mesmo!
E eu não duvido! Pratiquei Aikidô por algum tempo, e também Tae Kwon Do.
A ideia do Aikidô é evitar combate e usar o momentum do adversário pra desestabilizar a postura do atacante. Então, no REMOTO CASO de, por exemplo, nós dois nos batermos, a ideia seria evitar que você fizesse contato comigo A TODO CUSTO! Do contrário, se você fechar contato comigo, eu vou ser certamente INCAPAZ DE SAIR!
A melhor arte marcial é aquela que você não usa!
@@cleidsonaraujopeixoto163 concordo o importante é o auto controle eu respeito todas as artes marciais sou um grande fã mas depois de um tempo comecei a estudar e descobri que existem técnicas que não funcionam numa briga real!
@@fabiodasilvabttjacarepagua838
Eu aceito seu desafio. Não vejo nenhum problema em testarmos a efetividade do AIKIDO e do BJJ.
Porém, acredito que teremos problemas com as regras em que se dará o combate.
Tenho feito trezentos cortes de espada por dia e se formos realmente nos enfrentar, irei aumentar para mil repetições diárias até o dia do evento.
Sinto -me bastante preparado também com os ataques de faca e bastão, por favor diga-me se o piso será de concreto em linha reta ou na descida íngreme e se o combate se dará em noite escura ou dia claro, ou sob a chuva na beira de um rio.
Vamos acertar os detalhes e realizaremos este desafio.
@@alexandrealves2877 a regra é simples combate desarmado, mãos nuas!
@@fabiodasilvabttjacarepagua838
Ah... Você não sabe lutar com armas? Eu posso te emprestar uma espada, se você não tiver. Faz décadas que treino com armas, seria injusto você tentar impor justamente essa regra sobre a minha arte.
O AIKIDO sempre tratou de vida e morte, não há um indivíduo no mundo que não tenha pelo menos uma faca na cozinha.
Posso aceitar outras regras, mas justamente a regra de não usar armas é muito esquisita... Samurais sempre duelaram com espadas. Somente as crianças lutavam sem armas.
Vamos ajustar esses detalhes para podermos testar qual arte se dá melhor num combate, o BJJ ou o AIKIDO.
Será um prazer lutar contigo.
Bom, o vídeo foi ótimo, eu treino karatê no estilo Shotokan a 7 anos, o aikido é uma arte boa, porém ela não serve para porrada, sabe? Mas ela serve pra imobilização, e pra mim defesa pessoal, é claro. Ótimo vídeo, parabéns!👏🏼👏🏼👏🏼
Se o que vale não é o fim é só o processo em si, então fique eternamente em uma universidade sem pegar o diploma. Essas verborragias orientais só valem para umas coisas e não para outras. Se como ele confessa, o Aikido sempre acaba perdendo, não chame arte marcial que arte da guerra, chame outra coisa ou outra finalidade como terapia marcial ou expressão corporal talvez. Mas nada que ficar ralando o sol com a peneira. Na hora da vida ou morte, palavras e retórica de nada valem. Auto defesa vc precisa para ontem. Se alguém diz que vc precisa levar a vida inteira para aprender algo e mesmo assim não há garantias que vc aprenda. Tem algo errado com esse mestre ou é um charlatão.
A questão aqui é que esse Mestre do vídeo é muito, mas muito casca grossa. Ele é mundialmente respeitado e bateu recordes dentro de Tóquio, no Japão.
Na humildade dele, está falando que o que importa é ser feliz e praticar. Mas cara, você vai chegar perto de um Mestre desses? Ele te quebra numa fração de segundos, é bom atirar de longe!
Graças a Deus que ainda existem pessoas lúcidas nesse mundo, Roger rsrr.
Lero lero da porra deste senhor aí do vídeo.
@@alexandrealves2877 se o cara é só mestre de aikido ele não peita muita gente não qualquer professor de Muay thai q aula de ele em academia por 70 conto já pode espancar ele aikido não é combativo
@@MatheusHenrique-ri7om Hahahahhahahahahahahha, pelo seu comentário já se percebe a ignorância a respeito da Arte.
Você precisa estudar mais antes de vir digitar asneiras.
O AIKIDO vem do Japão, é uma Arte Marcial desenvolvida no país dos Samurais, o país que dominou toda a Ásia em guerras sangrentas. Você tá muito por fora.
@@alexandrealves2877 pode ter certeza que os samurais usavam um conceito passivo totalmente como arte primária samurai não fazia só aikido não
Arte marcial sem sparring é dança.
Eu já usei Aikido no boxe de rua e é muito eficaz, e pretendo juntar com Kung Fu e jiu-jitsu :)
Isso é Interessante cara, como foi?
claro, perfeito! Meu mestre falava tb assim, vc pode implementar as idéias, movimentos de entrada e controle.. em qq arte marcial
O lance da melhor arte e o melhor método de encino e melhor seleção e educação.
Não existe arte marcial melhor que outra, existe atleta que treina mais que o outro.
Existe sim meu Querido, esse papo de que não tem nada melhor que nada é coisa de quem não aceita a diferença natural das coisas, se você colocar por exemplo jiu jitsu vs aikido verá uma tendência bem forte de uma arte marcial na hora de ganhar, aikido só serve mais a parte de armas que hoje em dia é praticamente inutil pois não se pode usar nenhum objeto para se defender no brasil, mas na luta corpo a corpo não é efetivo
É claro que existe.
@@FrancoJ-c7p Qual?
Você acha que um campeão mundial de MMA não treinou duro? Acha que todos ali não treinou duro?
Os homens não nascem iguais, e sim, eles treinaram duro, e sim eles tem talento natural, é assim que as coisas se resume.
gay
Não sei porque esses caras que vemos lutando Aikidô não utilizam as técnicas de nome Atemi, que são técnicas de socos e chutes que fazem parte do Aikidô.
Cara, isso pode ter várias explicações. Primeiro que a maioria das demonstrações que tem na internet são técnicas básicas, só pra mostrar o princípio da arte. Além disso, o criador era muito religioso, pacificista e contra a violência, e o Aikido é fruto desse contexto em que foi desenvolvido. Com as duas guerras mundiais, desacreditado com a violência do mundo, ele acabou aprofundando ainda mais nessa história de pacifismo e removendo boa parte na violência contida no Daito-Ryu Aikijujutsu. Até aí tudo bem, só que, de lá pra cá, o Aikido se manteve o mesmo e o mundo moderno, especialmente o ocidental pós-UFC, simplesmente não sabe interpretar o Aikido (inclusive alguns praticantes) que, justamente, é uma arte de paz, de união, de autoaperfeiçoamento, não de luta. Sobre o atemi, sei que alguns professores ensinam golpes que precedem a aplicação da técnica para evitar a resistência do oponente, mas, não sei se todos fazem isso.
ruclips.net/video/vSosBguX8x8/видео.html
@@MattSkywalker92 Muito obrigado pela sua explicação!
E para ficar bem claro, eu não desacredito do Aikidô, e acredito que o Aikidô é realmente eficaz.
Os caras que me referi, são os que aceitam o desafio de lutar, e acabam perdendo por não utilizarem as técnicas Atemi e outras técnicas da forma correta e no momento correto.
E muito obrigado por ter mandado o link do canal Aikido Brasil!
@@Eduardo-ot6jm Entendo perfeitamente.
Sobre essa questão de usar o atemi, segue um vídeo do Jesse Enkamp que ele entrevista um mestre de Aikido e, no final eles fazem um sparring leve. O cara utiliza bastante atemi contra o Jesse, mostrando como ele aplicaria os fundamentos do Aikido num combate mais "real".
Só pra ficar claro, não pratico Aikido, mas admiro muito a arte e ainda planejo praticar um dia. De qualquer forma, eu conheço um pouco porque já pratiquei Hapkido por cerca de 3 anos, que é uma arte que também saiu do Aikijujutsu e, atualmente, pratico Karate Kyokushin.
ruclips.net/video/PtibobLK56I/видео.html
@@MattSkywalker92 Entendi.
Gostei do vídeo, obrigado por ter mandado o link do vídeo.
Aikido tem muitos movimentos válidos eficientes nas torções, mas parece muito teórico na realidade em um todo, por esse motivo foi criado por coreanos o Hapikido, que tem origem no Aikido e mais real no combate.
Vc sabe que o cara faz aikido quando começa a desconversar, tipo ser alguem desprovido de competitividade, "to na paz, to relax, to de boa" por isso existem artes de combate e artes de apresentação, igual Tai chi, só para espirito, ai o doido vai usar aikido na rua e ve que ñ é o quadrado da arte kkkk
Episodio do sputibik: Colocamos um praticante de aikido e um cadeirante para lutar sem que eles soubessem. (Talvez aí uma luta justa)
A competição faz parte do caminho !!!!