POR QUE TANTO ÓDIO HOJE EM DIA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024

Комментарии • 49

  • @louisianapereiravieira8582
    @louisianapereiravieira8582 2 месяца назад +17

    Sou Gen Z, e o problema dessa geração se chama: rede social. A gente foi a primeira geração a ser exposta a rede social da forma que conhecemos hoje, então, fomos condicionados desde cedo a querer ter atenção do outro, a ser dependente disso, a ter curtida, visualização etc. Só que a gente caiu de paraquedas, pq da mesma forma que essas plataformas estavam se moldando ainda (é só pensar que em 2016 que o Instagram adicionou os stories) nós adolescentes, crianças, estávamos indo junto sem saber muito, bem deixa a vida me levar. A infância e a Adolescência, são fases da vida muito importantes no desenvolvimento humano, então ter acesso a isso nessa idade, molda muito a gente, tanto pro lado bom quanto pro lado ruim! E como o algoritmo dessas plataformas gostam mais de dar visibilidade pra coisas ruins, pq o ódio monetiza, aí pronto, se você abre a sua timeline e só vê coisas ruins e odiosas, isso vai te condicionar também a depender da sua idade! Fora que, hoje se ganha dinheiro no Instagram, no Twitter, então, a gente vive num país que as pessoas topam tudo por dinheiro kkkkk. E a exposição também é muito grande! Tem um dado que mostra que quanto mais desigual o país é, mais tempo de tela as pessoas tem, pq como elas não tem dinheiro para lazer, ir viajar, ir num clube, ter um hobby etc. Ficar no insta, tik tok, Twitter, é o lazer delas, o entretenimento. Enfim, muitas camadas essa conversa kkkkk. Eu nasci em 2001, tenho 23 anos, eu já cheguei a conclusão que me sinto defasada de certa forma por ter tido acesso muito cedo a isso, eu tive meu primeiro celular aos 12, mas a questão pra mim mais preocupante, é a próxima geração, meu sobrinho que hoje tem 12 anos, teve seu primeiro celular com 8/9. Minha cabeça dói de pensar no que vai ser o futuro.

  • @prioriza4608
    @prioriza4608 2 месяца назад +15

    Um dia desses, uma mulher me fez pensar: é claro q a gen z é ansiosa e agressiva. Entregamos a ela um planeta destruído, um futuro sem previdência, o trabalho precarizado. Uma geraçao que depende dos pais pra nao morrer de fome. Uma geracao que cresceu aprendendo que nao é pra baixar a cabeça pra ngm e sofre pra acatar ordem no ambiente de trabalho. Essa insegurança, essa ansiedade tem q extravazar em algum ponto. Sobrou pras redes sociais.

    • @jacy3129
      @jacy3129 2 месяца назад +4

      Essa mulher certamente se esqueceu da história do mundo e de várias gerações que enfrentaram guerras, pestes mortais, crises financeiras globais, como a queda da bolsa de 1929 e tantas outras mazelas pela qual a humanidade passou e sobreviveu bravamente. Acho que essa é uma geração que recebeu um mundo de privilégios e facilidades jamais vistas e quando a responsabilidade chegou, pq ela sempre chega e tiveram que acordar do seu mundinho irreal, decidiram por por culpa em tudo e em todos, amparados e ampliados pelas redes sociais.

    • @laviniaabido8049
      @laviniaabido8049 2 месяца назад

      @@jacy3129 então acho que tudo depende do contexto, sou da geração Z tenho 19 anos, mas não me posiciono da forma como ela falou, acho que depende da criação e do contexto mo qual se encontram. Também posso fazer parte da minoria que não seja desse jeito.

  • @adrioceano
    @adrioceano 2 месяца назад +8

    Sou geração X mas convivi e ainda convivo com as outras gerações porque sou professora e me dói muito ver todo mundo só no celular, só consumindo conteúdo que, na maior parte das vezes não acrescenta nada na vida de ninguém. Mas o que dói mais é ver a Secretaria do Estado de São Paulo gastar rios de dinheiro com o uso indiscriminado de plataformas digitais. O mundo inteiro já sabe que não é assim que se aprende. Mas os interesses empresariais desse governo estão dominando a banca. E isso dá meso😢😢😢😢

    • @adrioceano
      @adrioceano 2 месяца назад

      Adorei sua fala Cris e a do Panda por detrás também ❤❤❤

  • @VictorVinicius-rv7xz
    @VictorVinicius-rv7xz 2 месяца назад +9

    Nasci em 97 exatamente o ano que marca o início da geração z, e tem coisas que me idêntico muito com minha geração, mas tbm tem coisas que me idêntico bem mais com os Millennials, e do modo como eu vejo pois acompanho essa discussão a um tempo, há muito recentimento com a geração Z vindos dos Millennials e da geração X por ter sido na nossa geração que as configurações digamos assim de mundo de perspectiva social começou a ser radicalmente alterada e com alcance muito grande e forte por conta da internet, questões como o movimento LGBTQIAPN+, o movimento feminista, o movimento negro, debates sobre criação de crianças, questões das doenças psicológicas e tantos tópicos que ganharam luz, parece que somos odiados por ousar "bagunça" questionar a configuração de mundo que as gerações anteriores pareciam estar mantendo.
    Mas como eu vejo toda geração nova renega, desafia e modifica o mundo deixado pelas anteriores a nossa só teve a sorte ou o azar de ter uma ferramenta como a Internet nas mãos e fazer isso de uma maneira bem mais veloz, radical e claro agressiva do ponto de vista das anteriores. E só talvez a impressão que as gerações anteriores tem desse ódio que tanto dizem que praticamos seja uma reação ao ódio que recebemos todas as vezes que tentamos mostrar o mundo sob a nossa perspectiva que até hj é atacada, debochada e invalidada como algo inferior por muitos das gerações anteriores.

    • @crisepanda
      @crisepanda  2 месяца назад +3

      Na verdade, as discussões sempre existiram, não a toa, o movimento feminista e outros tantos tem histórico de séculos já. O que mudou foi o acesso à informação. Formou-se uma geração mais militante pq equalizou-se a distribuição do conhecimento. Mas as pautas sempre estiveram aí. Não existe conflito pela liberdade de pauta acho.. a coisa tá mais no âmbito comportamental mesmo.

    • @kiss_santos
      @kiss_santos 2 месяца назад

      ⁠​⁠acho que entendo o que ele quer dizer. Muitos da gen z trouxe assuntos que a gente não cresceu ouvindo (nascida em 93) sofreu e sofre muito ataque de que são muito mimimi, ou fracos, frescos e tal.
      Ai vejo por pessoas da gen z próximas de mim, que foi “educada” pela internet, existe um desejo de pertencer aos grupos mais velhos ou mais “maduros”, pra evitar ataques deles acabam abraçando a visão deles (as vezes extremamente conservadora) pq alguns não tiveram espaço seguro pra conversa e talvez vejam com maus olhos discussões mais abertas. E se é oposta ao que eles acreditam, por talvez não ter muita noção de como lidar com as emoções, entendam uma discordância, ou mesmo uma reflexão como ataque pessoal.

    • @felipebarroso1117
      @felipebarroso1117 2 месяца назад

      mano, vc resumiu muito bem o que acontece hoje, é desse jeito mesmo, as gerações anteriores tem raiva das atuais pq elas não são lascadas da cabeça, enquanto eles são, esse ódio todo sem explicação é devido há uma negação de que o mundo como eles conhecem está mudando.

    • @diegochristenson
      @diegochristenson 2 месяца назад

      Nasci em 90, e como alguém da geração anterior, concordo 100% com vc. Tirando o fato das redes sociais que não existiam na época, pessoas da geração anterior sempre tentam desmerecer a geração atual.

    • @laviniaabido8049
      @laviniaabido8049 2 месяца назад

      Tbm sou da z, mas cresci em meio a millenials então minha mentalidade é meio a meio das gerações.

  • @pacatocidadao8053
    @pacatocidadao8053 2 месяца назад

    Nem tudo lhe cai bem é um risco que se assume, o bom é não iludir ninguém. Às vezes eu faço o que quero, às vezes faço o que tenho que fazer .....

  • @revolucaoaquariana1930
    @revolucaoaquariana1930 2 месяца назад +2

    Esse ponto da Cris sobre os extremos, equilíbrio e caminho do meio parece o livro O Caibalion , muito maravilhoso e misterioso também . Já me ajudou muito a não pirar em certas situações de ansiedade.

  • @thaynareis7841
    @thaynareis7841 2 месяца назад +4

    Cris, vídeo maravilhoso e concordo com tudo. Só queria somar com algumas informações que ouvi em podcasts recentemente:
    1) as redes sociais impulsionam naturalmente posts mais polemicos pq eles que recebem mais comentários. A gente tem muito mais vontade de comentar quando alguem diz algo revoltante do que algo que a gente concorda.
    Parece muito óbvio isso, mas isso explodiu muito minha mente quando ouvi e isso acontece muito, ainda mais no Twitter mas com todas em geral realmente. Por isso, hoje em dia, eu IGNORO postagens polemicas que discordo pra nao dar voz. Apenas comento naqueles que concordo.
    Talvez isso venha ajudando a confundir as gerações mais novas, que acabam tendo mais acesso a opiniões polemicas do que opiniões de paz e meio termo.
    2) Menina, não sei o qnt vc usa o Twitter, mas lá ta muita postagem de Robô fingindo que é gente. Antes, aparecia que era robô. Hoje em dia, nem sempre diz que é um robô. E as pessoas comentam, e o robô responde por cima como se fosse gente, e fica todo um dialogo assustador. Outros robos entram na conversa e as pessoas ficam ali.. Especialistas dizem que o plano das empresas é nos manter em dialogo constante com maquinas e nos manter presos por HORAS la dentro, falando sozinhos.
    Hoje em dia, desconfio de quase tudo que vejo na internet, inclusive videos. Podem ser videos de IA fingindo ser gente real kkk tô nesse nível de paranóia.
    Só paro pra ouvir mesmo canais que ja acompanho ou que existem ha anos e é isso.
    Nunca usei tiktok, mas desconfiaria de alguns videos do tiktok também kk
    Enfim, hoje em dia, seleciono muito bem as pessoas que eu sigo. Pro caso de vocês, que trabalham com as redes, puts, ja esta muito complexo, e vai ficar cada vez mais. Desejo toda a sorte do mundo pq vocês merecem tudo de bom.
    Vocês são incriveis, acompanho ha mts anos, durante todas minhas crises de ansiedade vcs estiveram la comigo ❤

  • @fernandoviana1328
    @fernandoviana1328 Месяц назад

    Na minha opinião é que a nossa opinião sempre será menor que a maioria e respeitar isso é Fundamental.

  • @CasalVeronese
    @CasalVeronese 2 месяца назад

    “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos”

  • @pricilamoura9999
    @pricilamoura9999 2 месяца назад

    Eu me identifiquei muito com vc Cris quando vc falou que não curte muito só ouvir áudio de pessoas falando. Eu tb não consigo me concentrar em podcasts que não tenham vídeo e nunca consegui gostar de audiolivros pelo mesmo motivo. Eu preciso ver as coisas, pra consiguir me concentrar naquilo.

  • @Lakttos
    @Lakttos 2 месяца назад

    24:36 - Tudo se alinha depois, e a paz volta a reinar. 😊 As gerações passadas não tiveram nenhum santo, e mesmo assim estamos aqui, vivendo bem.

  • @kiviasilva5359
    @kiviasilva5359 2 месяца назад +1

    Eu tenho uma visão mt pessimista d futuro, sei la..p lidar c a angústia disso decidi q vou me alienar nas coisas q gosto e vou levando a vida do jeito q dá até o dia q morrer, mas sem grandes esperanças d futuro melhor p humanidade 😅

  • @vanessagoncalves1776
    @vanessagoncalves1776 2 месяца назад

    Cris eu concordo muito com vc, eu já passei por situações q são muitas complicada e n é fácil n viu

  • @AlineSilva-vz8uq
    @AlineSilva-vz8uq 2 месяца назад

    Amei o vídeo. E Cris, vc está belíssima, mulher. 💕

  • @SusanaHernandes
    @SusanaHernandes 2 месяца назад

    Oi Cris, oi Panda, primeiro vídeo que eu vejo do canal de vocês. Infelizmente não tenho muita perspectiva de futuro para as próximas gerações porque em alguma coisa na transição de gerações, erramos. Não sei onde, mas erramos e infelizmente as novas gerações não se permitem ao conserto.

  • @joaopedrobelline1600
    @joaopedrobelline1600 2 месяца назад

    Parabéns pelo video, acho importantíssimo pautar esse debate, muito se reclama de como está a internet, pouco se discute daonde isso vem, quais fatores criaram isso, como podemos entede-los e talvez mudar pequenos atos que façam a diferença no comportamento das pessoas

  • @vitorarantes1078
    @vitorarantes1078 2 месяца назад

    Tudo q aprendem hoje em dia é ligado á internet e nos a geração anterior não sabíamos ainda como ensinar através da mesma e a geração mais nova foi criado pelos seus pares na internet.

  • @JoseRBrito
    @JoseRBrito 2 месяца назад

    Sou milênio, tenho uma filha pequena e compartilho dos medos de vocês sobre a transformação do mundo nessa nova geração. E sendo professor vivo de perto a nova geração e tento entender as transformações geracionais

  • @Layla-lh9vb
    @Layla-lh9vb 2 месяца назад

    O que eu vejo no Twitter/X (e acredito que seja parecido com o tik tok) é que, depois que começou a monetizar sobre o conteúdo que você posta, as pessoas só buscam engajamento, likes e repostagens pra ganhar alguns centavos no fim do mês dessas redes. Falando bem ou falando mal de algo, tem sempre um radicalismo e o ódio sempre prevalece porque é o que mais gera engajamento. Então, seja pra falar mal de alguma diva pop ou para discutir assuntos, não dá mais pra ter uma troca respeitosa nessas redes sociais.

  • @LillyDiCine
    @LillyDiCine 29 дней назад

    Bem-vindos ao mundo paralelo em que nós professores somos obrigados a lidar com essas pessoas diariamente. Por isso estamos tão adoecidos... 😢

  • @cassandrasilva3103
    @cassandrasilva3103 2 месяца назад

    Meu nome é Janine tenho 38 e uma sobrinha de 12, nos desentendemos nesse conflito de gerações e valores eu saí magoada e parece q ela tbm.
    Estou pensando melhor sobre o assunto e vendo como lidar com essa geração.

  • @vitorarantes1078
    @vitorarantes1078 2 месяца назад

    Sim, nos erramos. Talvez tenhamos lutado contra o que nos causou traumas. Ok. Mas não sabíamos o que estaria por vir, não sabíamos o que a internet traria tão rápido, p nos ela nem existia antes, e a própria muda muito mais rápido do q estamos sendo capazes de entender lapidar. Infelizmente. ( Tenho um sobrinho de 22 uma de 17 e um afiliado de 9 ) Traumático.

  • @lucasnascimento2117
    @lucasnascimento2117 2 месяца назад

    Nasci nos anos 2000 (geração Z) muitos dois comportamentos e complexos dessa minha geração eu não me identifico. O ódio a resposta imediata, os achismos como se fossem "totalmente certos" sempre busco o meio termo pq na vida assim como a cris bem disse não deveria a ver extremos. Fui criado pela minha mãe que é da geração x. Entao muitos desses traumas digo que não foram herdados. Foi oq me foi apresentado. Vivo em constante construção de minha própria perspectiva. Pq esse ódio não me compete. A minha geração esta atolada de informações a todo momento. Geralmente gerando uma reação imediata pq é quase como se estivéssemos atrasados, se não reagir a tal situação ou debate. Creio que esse comportamento não veio só da internet em si. Mais também da demanda que esperavam de nós Ou no caso a invalidação. Então emitir uma "opinião" na mente da maioria deles é nossa responsabilidade. Somos a geração que nasceu ja com a internet nas mãos. Nao é uma coisa ruim se usada com moderação. Mas no nosso caso. Eu acho que esse ódio todo, vem também da própria geração pq a gente mesmo se susbestima e se auto ataca. Bem não sei como isso vai se desenrolar. Mas eu sempre fico bem fora desses assuntos. Pq me faz mal. Ver todo esse ódio vindo de uma geração que nasceu com informações na palma das mãos é meio frustante. Minha geração esta gerando o ódio (não estou generalizando) pq a gente mesmo Faz isso com uns com os outros. E uma forma de ataque ou defesa. Mas completamente errada. Então atacar aos outros e ser imediato se tornou meio que "natural" ja q atacamos a nós mesmos. Não sei como surgiu esse estilo comportamental. Mas eu acredito que foi com os nossos próprios estilos de não saber lidar com tanta coisas ao mesmo tempo. Por isso essa necessidade de ter um lado sempre! Nao me identifico com isso já existem problemas demais no mundo. É odio não é a solução...

  • @thaismoya
    @thaismoya 2 месяца назад

    Eu não acredito que vou fazer conta no TikTeko só pra ver a Cris 😮 kkk

  • @vanessacruvinel6358
    @vanessacruvinel6358 Месяц назад

    Acho que o problema não é falta de frustrações, mas a falta de limites...Essa geração não tem limites, não tem noção das consequências...os pais por sofrerem muitas repressões criaram os filhos soltos, livres, sem limites...Sou professora e é visível como essa geração tem muita dificuldade de obedecer regras. E nessas redes sociais de vídeos curtos, se acham detentoras do conhecimento e cheia da razão sobre diversos assuntos, mesmo tento uma noção tão rasa sobre a maioria deles. É uma geração rasa e que acha que pode mudar o mundo com um post no twitter. Isso é preocupante!

  • @higorbaranoski
    @higorbaranoski 2 месяца назад +1

    Isso é falta de The OA na vida deles, eles jamais teriam a paciência necessária e isso diz muito sobre eles

    • @kiss_santos
      @kiss_santos 2 месяца назад

      Vejo pelo meu sobrinho da Gen z e a mãe dele boomer, nenhum dos dois tem paciência pra ouvir um áudio sem ser acelerado. Não acho que seja somente essa galera mais jovem, mas os exemplos que eles tem.

  • @cosmomultiversos
    @cosmomultiversos 2 месяца назад

    Eu acho que na minha visão né que esse ódio inteiro inteiro vem de cada vivência lógico mas também do local onde cada pessoa vive por exemplo eu que sou katycats assumido pra quem não sabe é o fandom da Katy Perry né, aí no meu contexto minha família já não gosta dela e a única maneira que eu vejo de defender ela é tacando hate e ódio nas pessoas que falam mal dela na internet já que eu não posso defender ela pra minha família que vem de outro contexto de vida e ensinamentos e quando você não pode mudar o que está a sua volta na vida real a gente tenta mudar a visão da pessoa tolerante na internet da nossa maneira e queria poder dar uma grande solução pra tudo mas é de se preocupar o que vai acontecer no futuro perante a tudo isso

  • @mayb1984
    @mayb1984 2 месяца назад

    dizem que "gerações fracas fazem gerações fortes e gerações fortes, fazem gerações fracas"
    ciclos da vida

    • @Felipe-ro6eu
      @Felipe-ro6eu 2 месяца назад

      @@mayb1984 ent gen z fraca para você?

  • @juniorbill8782
    @juniorbill8782 2 месяца назад +1

    Eu não colocaria toda a responsabilidade na geração anterior. Cada um tem sua parcela de responsabilidade, sim. Mas não acho que a questão seja "porque eles não estão aprendendo amor?" Acredito que a pergunta seria "Eles querem aprender amor?" Pq eu tenho certeza que na vida deles, de alguma forma há pelo menos uma pessoa que os ama genuinamente mas será que eles querem enxergar essas pessoas? E até citando o exemplo que vc deu, uma pessoa achou que o Ryan e a Blake são felizes demais por tempo demais e escolheu azedar a felicidade alheia (ingenuidade dessa pessoa achar que o Kamehameha de ódio dela iria atingir o casamento de Ryan e Blake. Burrice talvez?) Numa geração acostumada a consumir muito conteúdo na velocidade 2x, as vezes 3x, aprender amor é uma tortura. Pq amar se dá na velocidade 1x. É no xêro no olho assim que acorda, é no levar o café ou chá no sofá ou na cama. É no voltar do trabalho e dar um chocolate e dizer "deram esse chocolate hoje na empresa e eu guardei pra dar pra vc pq sei que é o seu favorito". Amar se dá nas pequenas coisas do dia a dia e também nos grandes feitos quando surge a oportunidade. Amar leva tempo e o tempo, na vida real, não acelera pra 2, 3, 4x quando a gente bem quer. O tempo leva seu próprio tempo. E uma geração que tem dificuldade pra respeitar isso não vai conseguir estar apta para aprender o que é respeito, o que é amor, o que é empatia. Pq pra aprender tudo isso leva tempo.

  • @ClerianaAlvares
    @ClerianaAlvares 2 месяца назад

    Cris minha teoria é quem foi criado com carinho e cuidado, não a mesma postura para como os outros. Ser criado com carinho e proteção a pessoa pouco sofre e não desenvolve empatia. Porque é mais fácil ser solidário com algo que vc também passou. Se vc tem uma vida muito fácil, acaba que vc vê o sofrimento dos outros como mimi. Posso usar o exemplo do técnico do flamengo. O Tite passou 8 anos como técnico da seleção e nunca se posicionou contra o calendário excessivo de jogos, até defendia que deveria ser assim mesmo. Mas depois que se tornou técnico de um time que só tem 3 dias de pausa entre os jogos, e os jogadores acumulam lesões, o Tite reclama do calendário do futebol de forma incisiva e contundente.

  • @Guilherme5988
    @Guilherme5988 2 месяца назад

    Em 2024:
    Geração alpha

  • @pacatocidadao8053
    @pacatocidadao8053 2 месяца назад

    Cris não seria afetada por Orson welles

  • @edithvillalba8704
    @edithvillalba8704 2 месяца назад

    Foram criancas criadas sem limite. E nas redes eles atuam da mesma forma. Sao debéis, eles se defendem atacando.

  • @Rhawana.design
    @Rhawana.design 2 месяца назад +1

    BOM DIA MEUS AMORES!!!

  • @StephHoel
    @StephHoel 2 месяца назад

    Com essas definições, me encontro concordando q sou da genZ mas com um pouco de receio em concordar com isso...

  • @mariadocarmoachnitz4348
    @mariadocarmoachnitz4348 2 месяца назад

    Sou geração X

  • @moaaugusto9005
    @moaaugusto9005 2 месяца назад

    Cris eu discordo de você que essa geração de adolescente foi mais amada . Acho que a geração que nasceu de 2018 pra cá talvez tenha isso de educação positiva . Eu vejo muito a criação da geração Z como eu não tive tudo então vou dar tudo pros meus filhos. E aí calhou de eles serem uma geração que já nasceu em um mundo completamente interligado , cheio de informação , de exigências . Eles são inseguros mas ao mesmo tempo são cruéis , tenho a impressão que não precisaram lidar com os sentimentos , tudo ficou no material e na internet . Falta conexão … sei lá , pode ser só uma impressão minha …