Por que as pessoas ODEIAM JRPGs?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024

Комментарии • 387

  • @VitorFsr
    @VitorFsr Год назад +112

    Chrono Trigger é o melhor jogo que cruzou a minha vida. Foi uma honra jogar essa OBRA DE ARTE!

    • @botapradoisoficial
      @botapradoisoficial Год назад

      tb acho

    • @AirRaid77
      @AirRaid77 Год назад +3

      A minha vida também! Mas... eu já tive essa experiência antes, e foi em um console de 8bits, no caso, o Master System, com o jogo Phantasy Star. Ambos estão em meu coração para sempre.

    • @navidardwarf5216
      @navidardwarf5216 Год назад

      Obra de arte é tetris da tengen

  • @MarcusVinicius-rv1ut
    @MarcusVinicius-rv1ut Год назад +16

    Eu nunca entendi a briga entre turno e ação, eu gosto de me sentir um gênio por pensar numa estratégia e virar um combate perdido em um jrpg, assim como amo provar a mim mesmo q sou ruim em jogos ação.
    Os dois sempre estiveram no meu coração

  • @MM-pl5ed
    @MM-pl5ed Год назад +35

    queremos mais vídeos assim, descrevendo os sentimentos e experiências únicas do jogador. Já existem infinitos vídeos no youtube sobre macetes e guias de jogos. É muito bom falar entre amigos gamers, as aventuras das melhores e piores experiências ao descobrir novas franquias , tipos e gêneros de jogos pela primeira vez.

    • @marcospaivajr6711
      @marcospaivajr6711 Год назад +2

      Verdade, o canal do cogumelando video games é oq me passa muita credibilidade. Esse canal aqui também foi muito nessa.

  • @johnatanmachadoyt
    @johnatanmachadoyt Год назад +23

    Eu passei minha vida inteira desprezando jogos com sistema de turnos, até que um dia, eu peguei a demo de Child of Light pra jogar e minha mente explodiu. Daí não parei mais.

  • @cleiltonsilva9579
    @cleiltonsilva9579 Год назад +51

    Acho que a lição que a gente deve levar pra vida (não só pra jogos, mas tbm pra comidas, música, séries, etc.) é que devemos dar oportunidade pras coisas, as vezes vc pode n ter simpatizado de cara mas n quer dizer que vc n gosta daquilo, as vezes vc n se deu a oportunidade de testar, de experimentar mais a fundo. O sentimento, a emoção que um jrpg passa não será o mesmo que um jogo de terror passa, assim como uma comida salgada não te dará a mesma experiência de uma comida doce, e por isso é bom se permitir experimentar. Às vezes vc vai passar por experiências únicas que só determinados estilos de jogos, músicas e afins podem te proporcionar. Como é bom ser eclético 🙂

    • @tiagooliveiradasilva4064
      @tiagooliveiradasilva4064 Год назад +2

      Melhor comentário disparado, é isso! Nada de rinha de games, todos tem seus pontos fortes e fracos, cabe a nós apreciar sem ser obrigado a nada.

    • @suitloonfourever1808
      @suitloonfourever1808 Год назад +2

      @@tiagooliveiradasilva4064 como pessoa fã de jogos de ritmo, CONCORDO PLENAMENTE

    • @navidardwarf5216
      @navidardwarf5216 Год назад +1

      Então na tua lista de música tem Black Metal norueguês , funk e guitarrada?

  • @_jrpg
    @_jrpg Год назад +17

    Queria que na minha infância nos anos 90 meus primos gostassem de JRPGs.
    Todos nós adultos, com família, e até hoje todos só jogam FPS e Fifa.
    Só eu curto um JRPG, e tenho amigos pra fazer um mesão de D&D, Vampiro a Máscara. E só através da Internet pude fazer amizade com outras pessoas que curtem o gênero.
    Namorei até uma moça por causa de Final Fantasy XII.
    Bons tempos

  • @dandoadescarga
    @dandoadescarga Год назад +13

    Mano, sério mesmo que vídeo bom, minha história com os JRPGS é um pouco parecida com a tua, foi o Chrono Trigger que me fez gostar desse gênero e assim me fez jogar vários outros do gênero como Persona 4, Final fantasy e mother.

  • @VINDIESEL400
    @VINDIESEL400 Год назад +19

    Cara seus vídeos tem muito mais muito potencial mesmo, vou deixar minha marca registrada pra quando esse canal ficar famoso 😎

  • @AllFaceMG
    @AllFaceMG Год назад +200

    A pessoa que não gosta de JRPG é fácil de entender: é a pessoa que não tem paciência nenhuma, adora andar pra frente, apertar o botão quadrado 1 milhão de vezes até estourar a cabeça do dedão, e chegar no final e falar que não entendeu nada.

    • @botapradoisoficial
      @botapradoisoficial Год назад +3

      eu amo JRPG, e quero trazer bastante video sobre esses jogos no meu canal

    • @carloseduardo3178
      @carloseduardo3178 Год назад +34

      Ou simplesmente não é estilo de jogo dela,ou não achou algo que a interesse.

    • @DiegoPalhocaSC
      @DiegoPalhocaSC Год назад +16

      Falou besteira

    • @liend2736
      @liend2736 Год назад +1

      Tem razão kkkk

    • @caixistaaquariano6697
      @caixistaaquariano6697 Год назад +9

      @@carloseduardo3178 action rpg ficou muito mais popular que os de turno porque o foco desses jogos é focado na gameplay e história

  • @okayman81
    @okayman81 Год назад +7

    Caramba, excelente vídeo! Gostei muito do roteiro e a produção tá muito muito boa. Já me inscrevi e tô torcendo pelo sucesso do canal!

  • @leonardodionizio5119
    @leonardodionizio5119 Год назад +7

    Gostei do vídeo. Comecei nos JRPGs com pokemon Crystal, quando ainda tinha uns 9 anos. Gostava muito de pokemon/digimon e quando descobri que tinha jogo fiquei "UÉÉÉÉÉÉÉÉ???" Até gostei, mas nao entendia muito, fiquei preso na Bellsprout Tower e depois de um tempo larguei. Mais tarde, no ensino médio, uma penca de amigos meus começaram a jogar Pokemon FireRed no celular (Com emulador de GBA). Peguei o jogo pra jogar e me apaixonei, jogo de tudo quanto é jeito - to rejogando agora nessas férias inclusive. Ainda assim, comigo até entao foi só pokemon: Odiei Final Fantasy Tactics (Esse nao me desce até hoje) e algum outro que testei no PSP e nem me lembro qual era. Aí quando ganhei um sorteio de Gamepass, na minha única noite de natal que passei sozinho resolvi testar um tal de... YAKUZA 0. Ainda é um jrpg de ação, mas fiquei absorto na história e até hoje é meu jogo favorito. Tenho um PS4 e depois de jogar todos os Yakuzas do 0 ao 5 fui de Persona 5 Royal. Zerei, platinei, mas não gosto tanto tanto assim do jogo. Aí Persona 4 entrou em promoção na Steam e pensei... pq não? APAIXONEI e hj em dia meu principal genero é o JRPG: Shin Megami Tensei, Pokemon, Dragon Quest, Persona, Chrono Trigger, Yakuza Like a Dragon: a lista é grande. Tá no meu sangue, fazer o que?

  • @theus8716
    @theus8716 Год назад +2

    bem legal o video, eu curto bastante jrpg desde pequeno comecei com pokemon em um emulador de gba e depois fui pulando para varias franquias de conhecidas até para as menos conhecidas

  • @ExumerEvil
    @ExumerEvil Год назад +14

    Meu primeiro contato com os JRPG fui justamente com Chrono Trigger, por volta dos 8 anos da idade, em um bom emulador de SNES. Pra minha sorte a Rom também estava traduzida (o que não acontecia com a maioria esmagadora dos jogos que eu tinha), o que me chamou bastante a atenção e me fez querer continuando jogando. Daí pra frente foi só explosão de cabeça atrás de explosão de cabeça, e eu acabei me tornando um amante de CT e de JRPGs no geral, sendo um dos meus gêneros preferidos.

  • @ShinyzEdits
    @ShinyzEdits Год назад +1

    Aí aí, de vez em quando o RUclips me recomenda um canal bom oculto , a
    Gostei da edição e roteiro vou continuar a acompanhar seus videos

  • @gatesociety2432
    @gatesociety2432 Год назад +5

    Mano, tenho uma história de relação bem semelhante com JRPGs e Chrono Trigger! Também conheci pelo SNES Station do PS2 e foi o primeiro JRPG que me animou a dar uma chance ao gênero, já conhecia os jogos de Pokémon que bizarramente eu não odiava (o que não faz sentido também mas beleza) e avançando na história do Chrono comecei a curtir cada vez mais, hoje pra mim ele também é um dos melhores jogos que já joguei e ele me animou a conhecer vários outros do mesmo gênero, inclusive ir atrás de jogos que eu já tinha jogado e virado o nariz por conta da mecânica dos turnos. Quando comprei meu PS2 na época, veio junto com um game na caixa chamado "Dual Masters", era um Card Game por turnos que eu broxei rapidinho depois que comprei, mas era o que eu tinha em um PS2 bloqueado pra jogar e não tinha mais grana, acabei comprando outros jogos e esquecendo ele, a uns anos atrás joguei ele com meu primo amante de RPGs e foi uma das semanas mais divertidas que tive na vida e cá estamos KKKKK Ótimo vídeo Man, Tmj

  • @dogaocalvo
    @dogaocalvo Год назад +2

    É cara, meu primeiro e favorito até hoje JRPG foi Pokémon, e eu não tive esse problema pra acostumar.
    Acho que a unica coisa que me faz jogar menos JRPG hoje é são jogos muito longos geralmente, então eu pego pra jogar um final fantasy que é mais curto que um Xenoblade de tempos em tempos, mas amo combate por turnos, meu problema é com o grinding.

  • @retrono_81
    @retrono_81 Год назад +5

    a maioria da galera que joga hoje são impacientes.. triste é ver barbado das antigas reclamando dos jogos clássicos.. sim, entendo que nem todo mundo curte batalha de turno.. mas RPG abre uma visão mais ampla e profunda dos jogos em geral.. é maravilhoso ver seus personagens progredindo e evoluindo até a Vitória.

  • @Xinitisel
    @Xinitisel Год назад +2

    Sou a 3 pessoa, mano vc fez o meu sábado mais feliz, esse jogo faz parte da minha vida kra, obrigado! E ganhou mais um inscrito.

  • @Silverhands2023
    @Silverhands2023 Год назад +5

    quando eu era mais novo eu amava jrpg e aos poucos fui desgostando, o problema pra mim, e que demanda tempo, as vezes pessoas como eu tem 1 hora ou menos por dia pra jogar, e tu sente que faz muita mais coisa em um jogo mais eletrico que em um jrpg, ainda mais eu que amava jogos tatical 1 hora n dava nem pra fechar uma fase

  • @augustoalmeida9976
    @augustoalmeida9976 Год назад +6

    Eu sou apaixonado por JRPG , e não ligo para críticas, o importante é me divertir e ser feliz ( o primeiro JRPG que joguei foi FINAL FANTASY VII de 1997 )
    😎👍

  • @augustosantos3302
    @augustosantos3302 Год назад +9

    QUEM ODEIA? 😲😲
    Eu vivo o paradoxo de que o meu PERSONAGEM favorito é o Sonic, jogos de ação/aventura, mas meu estilo favorito é o JRPG

  • @ZephyrosAzelhart
    @ZephyrosAzelhart Год назад +4

    Sinceramente, chrono trigger é meu jogo favorito. Já joguei diversos jogos excelentes mas nenhum que me dava a mesma sensação que CT me deu. Com vc contando desse jeito me deu vontade de saber como foi a sua reação ao longo da história, pq eu lembro vividamente qual foi a minha, CT foi o meu primeiro jrpg e o gatilho para eu gostar desse genero.

  • @nosliwlaurindo
    @nosliwlaurindo Год назад +5

    comecei com crono cross, foi o jogo que me fez chorar, depois ff8 e ff9, ff10 até hj é uns dos favoritos, pena que os jogos de turno perderam tanta força.

  • @adrielvinicius5040
    @adrielvinicius5040 Год назад +2

    Cara caso você aínda curtir jrpg tem um canal br chamado skelvi que faz vários sobre esses games,ele também falar de touhou ,atualmente ele tá fazendo vários live todo sábado as 22:45(ele faz isso todo sábado mais o que vou falar é especial),ele tá fazendo uma série de live chamado todos os JRPG de super ninterdo,desde os primeiro até os últimos,atualmente ele parou no meio de 94 acho que junho ou maio.

  • @slowpaulk
    @slowpaulk Год назад +2

    Cara, o primeiro Final Fantasy que eu joguei foi o XIII, na steam, e quando o combate começou eu tive essa mesma sensação que você. Decepção. Tava muito acostumado com Devil May Cry e God of War na época, e quando eu fui jogar esse jogo eu fiquei triste... kkkkkk

  • @AxelPlayer210
    @AxelPlayer210 Год назад +2

    Minha primeira experiência com JRPG foi com pokémon fire red, no início eu não gostava muito, mais com o passar da jogatina fui gostando cada vez mais

  • @VitorFsr
    @VitorFsr Год назад +4

    Para quem teve contato com a obra de arte Chrono Trigger, recomendo o Another Eden (Android), jogo fortemente inspirado nele e com easter eggs. É muito bom!

  • @thebigr3dfox
    @thebigr3dfox Год назад +6

    Um JRPG que eu curto bastante e voltei a jogar é Child of Light de 2014, da Ubisoft.
    Eu sei, eu sei, "pq cê tá jogando um jogo da Cocôsoft? Com crtz deve ser uma bosta, todo bugadoahshueqh" 🤬
    Mas não meu caro, se acalme, o joguin é bacana e mó lindinho. A direção de arte e trilha sonora do jogo é fantástica.
    Tem uma história simples de conto de fadas, mas o modo em que é contado e apresentado a você é de se emocionar.
    A música tem uma melancolia e profundidade, que juntamente com a arte em aquarela do jogo, fica ó, só o filé 👌
    Eu xonei na compositora da trilha sonora do jogo, a Cœur de pirate, a.k.a Béatrice Martin. Ela foi perfeita pra trilha sonora desse jogo, e mano, que compositora/cantora maravilhosa.

  • @leandrabarros3582
    @leandrabarros3582 Год назад +4

    Meu primeiro JRPG foi o FFIV naquele exato CD de jogos do SNES que tu falou no video! Eu era muito criança na época, não sabia inglês e não sabia que dava pra salvar, então eu ia até onde dava e quando morria fazia tudo de novo. Um tempo depois vovó que jogava comigo trouxe o FFX pra mim de presente por que ela achou o Tidus na capa interessante e jogamos juntas.
    Foi por causa do FFX que aprendi inglês e tive a oportunidade de fugir um pouco das maldades que faziam comigo na escola. Desde então ele é meu jogo favorito de todos os tempos e nunca mais parei de jogar JRPGs, meu gênero favorito. Comecei a jogar Chrono Trigger várias vezes mas nunca terminei, comprei até um DS por causa dele hehe espero um dia conseguir completa-lo. Ótimo video mano!

    • @botapradoisoficial
      @botapradoisoficial Год назад +1

      fiz um video do ffiv no meu canal,amo esse jogo

    • @leandrabarros3582
      @leandrabarros3582 Год назад

      @@botapradoisoficial Que irado! Vou ver sim

    • @marcospaivajr6711
      @marcospaivajr6711 Год назад +1

      Muito legal, eu sou muito fã de final fantasy, mas sempre tento iniciar o Chrono Trigger e não consigo continuar por algo na vida, trabalho, estudo. To devendo esses jogos: Chrono Trigger, Chrono Cross, Legend of Dragoon, Legend of Legaia.

    • @leandrabarros3582
      @leandrabarros3582 Год назад +1

      @@marcospaivajr6711 To devendo Grandia, Final Fantasy Tactics e Suikoden também a ANOS kkkk uma hora vai dar pra jogar

    • @marcospaivajr6711
      @marcospaivajr6711 Год назад +1

      @@leandrabarros3582 legal, quando for jogar o final fantasy tactics pega a versão de PSP com a iso que tem o slow down fix. Essa isso corrigi um bug que deixa as animações com lentidão, além disso a versão de PSP tem acesso a JOBS que não versão de PS1 não tem. Aproveita que são ótimos games.

  • @OMAGAHSchala
    @OMAGAHSchala Год назад +1

    Simplesmente meu jogo favorito, assumo que sou bastante fangirl do jogo, mas na época que eu conheci foi algo mágico, uma experiência sem nada ser se quer comparável com anteriores que eu tive, eu sempre gostei de RPG de turno e sempre ouvi falar de ChronoTrigger em algum lugar, começou igual tu, parecendo interessante e algo me cativava a continuar e daí continuava até que eu me via presa no jogo
    E bom, se ChronoTrigger fez você, alguém cujo não gosta de JRPG e jogos de turno gostar de jogos de turno, isso só prova que ChronoTrigger é realmente uma jóia rara, algum dia vou conseguir comprar o Chrono Cross da Steam novo lá que vem com Radical Dreamers, mas estou esperando eu acabar todos os meus projetos atuais pra comprar, porque se ele me pegar igual o ChronoTrigger eu sei que eu não vou parar até zerar

  • @flaviometal
    @flaviometal Год назад +1

    Eu joguei muitos e muitos Jrpgs até a era PS1, mas parei por conta dos grindings excessivos e das batalhas aleatórias. É óbvio que faziam isso pro jogo durar mais. Hoje em dia é raro ver isso acontecer em jogos do estilo, por isso voltei à joga-los. Persona 5 e DQ XI são meus favoritos atualmente. Ah, e recomendo MUITO Chained Echoes. Joguei 80h+ dele e nem vi a hora passar!

  • @user-ci1rq7ji1b
    @user-ci1rq7ji1b Год назад +1

    CT foi meu primeiro jrpg, na época havia tentado jogar alguns FFs pré FF7 no ps1 porém não conseguia ir muito longe e os jogos não me prendiam muito porque não sabia muito inglês além de literalmente eu não saber jogar.. até que um amigo me emprestou uma coletânea que tinha CT + FF1 e 2 EU ACHO, fui decido a aprender como os jogos funcionavam... joguei ambos os FFs e desisti em menos de 2 horas, até que finalmente comecei o CT... lembro que estava quase desistindo tbm quando ativei o portal da lucca a primeira vez... e o jogo simplesmente fluiu a partir disso, até hoje foi uma das melhores experiências que tive com qualquer game, só chegava da escola, lia um pouco de Eragon e depois ficava o dia inteiro no CT KK tempo bom

  • @GustavoCOD4
    @GustavoCOD4 Год назад +1

    KKKK pow, agora vc me motivou a dar uma chance, e ganhou um inscrito. Baita conteúdo!

  • @mauriciojesus5150
    @mauriciojesus5150 Год назад +6

    O fato de não saber inglês desanimava muito tbm! Imagine jogar um jogo cheio de diálogo e vc sem entender nada

    • @navidardwarf5216
      @navidardwarf5216 Год назад

      Dicionário uai tu joga e treina o idioma da rainha! Kkkkkkkk

  • @3600NIKO
    @3600NIKO Год назад +1

    dahora mano n para de fazer videos não, sucesso pra ti.

  • @FelipeOliveir4
    @FelipeOliveir4 Год назад +3

    Não lembro qual foi o meu primeiro contato com JRPGs mas com certeza foi pelos emuladores, mas acho que foi Pokemon Gold, por causa do anime e do mangá, na época eu lia muito manga porque minha internet era péssima para baixar e ver animes.

  • @ceefi698
    @ceefi698 Год назад +1

    Nunca joguei chrono trigger ou qualquer jrpg, mas pela tua narrativa deu vontade , vou dar uma olhada
    Se alguém tiver alguma recomendação de um jrpg com história boa deixa aqui pra eu testar

  • @Hiibraz
    @Hiibraz Год назад +1

    Cara que engraçado minha história com esse gênero é quase igual a sua kk também descobri cronos pelo mesmo cd que vc, e foi aí que apaixonei por esse jogo, e fui atrás pra jogar outros jogos no mesmo estilos

  • @rodolforeischz5792
    @rodolforeischz5792 Год назад +3

    Jrpg é praticamente o único estilo de jogo que eu jogo.
    Meu primeiro contato foi com ff5 no snes.

    • @botapradoisoficial
      @botapradoisoficial Год назад

      eu amo JRPG, e quero trazer bastante video sobre esses jogos no meu canal

    • @rubensfelipe9246
      @rubensfelipe9246 Год назад

      Se gostou do final fantasy 5, dê uma chance pra Bravely Deafult

  • @moisespereira5543
    @moisespereira5543 Год назад +1

    O jogo era legendado isso explica muito , eu joguei podemos pela primeira vez e achei difícil e confuso , estava em inglês, mas quando joguei novamente traduzido eu virei fã d franquia, tem todo um enredo que te prende , mas você so acessa ele se entender a narrativa.

  • @MateusOliveira-cx1gs
    @MateusOliveira-cx1gs Год назад +4

    cara que video bom kkkkkk eu lembro de quando guri ter essa mesma estranheza, com front mission 5, porque eu gostava muito de transformes, tinha zerado um jogo deles a pouco tempo na epoca, dai eu vi front mission 5 e uns mecha na capinha com umas arma gigante, pensei nuuu esse e brabo, cheguei em casa vi a cutscene de inicio com os bixo lutando em tempo real, mas quando o jogo começa e um jogo de turnos kkkkkk, na epoca eu desanimei total de jogar, mas quando fiquei mais velho, e era mais maduro rejoguei e o jogo é muito bom kkkkkkkkk, por isso sempre que jogo um jogo e não gosto de primeira "dependendo do jogo" eu espero um tempo e rejogo, as vezes eu so não tava no clima ou não entendia o conceito do jogo na epoca.

  • @ronefideles
    @ronefideles Год назад +2

    Só fui jogar JRPG quando comprei o meu primeiro console, no caso era um Xbox 360.
    Poucas vezes joguei um JRPG, achava chato topar com qualquer bichinho no cenário e abrir para uma luta.
    Acho que o primeiro que joguei foi o Eternal Sonata, gostei do jogo mas dificilmente um me agradou depois.
    Joguei o Final Fantasy XV e achei que a mecânica de luta por turno deu uma boa melhorada.

  • @VRamalho
    @VRamalho Год назад +1

    o meu primeiro foi Final Fantasy 3 (no japão 6) contemporâneo de Chrono Trigger... E eu gostei de cara, mesmo sem entender muito na época.
    Eu era muito novo, até então só tinha jogado os plataformers clássicos, meus SNES veio com Donkey Kong Country.
    O cara da locadora me avisou que o jogo era "lento" e que talvez eu não gostasse, mas foi exatamente esse aviso que me fez ter vontade de jogar, me senti desafiado... haha

  • @cizar2000
    @cizar2000 Год назад +2

    CHRONO FOI O. ÚNICO COM SISTEMA DE TURNOS QUE JOGUEI, MAS CANSEI NA METADE, REPETITIVO E DEMORADO, é uma encrenca bonita, bem desenhada.

  • @AntonioJvaz
    @AntonioJvaz Год назад +2

    Um amigo tinha a fita do CT e me emprestou uma vez: rapaz, eu fiquei abismado com as possibilidades e só tinha 10 anos. Desde então, finalizei várias vezes e até hoje permanece no meio top 3 de jogos preferidos

  • @crissaegrim2426
    @crissaegrim2426 Год назад +3

    Até hoje o único RPG de turno que realmente gosto e faço questão de jogar é pokémon, pelo fator capturar bichinhos e evoluir eles em batalhas, apesar de saber que existem muitos RPG de turno bons e que são essenciais pro mundo dos jogos desde sempre, n consigo gostar do combate "parado" , n me ganha

  • @akirayagami3816
    @akirayagami3816 Год назад +1

    Meu 1° contato com jrpg foi Phantasy Star do master, não sabia do que se tratava, não sabia jogar com menus, porque jogo na época não existia tutorial, nem internet com vídeo do youtubiu e os cartuchos eram alugados por pouquíssimo tempo. Isso mesmo, anos 90, garoto! Resultado: apanhei pra cacete e não quis mais saber de jrpg! Até o dia em que joguei Akumajo Dracula X, Gekka no Yasoukyouku em 2005, num Saturn chaveado e tudo mudou! Agora sou um maníaco obsessivo por rpgs de turno! Valeu!

  • @Bonibello
    @Bonibello Год назад +1

    kkkkk meu primeiro contato com jrpg tmb foi nesse mesmo cd do play 2 com 1000 jogos antigos. No meu caso eu fui jogar Final Fantasy 5 só pq era o único ali com tradução BR. Até hoje é o meu favorito deles por ter sistema de classe onde você pode escolher livremente ( hoje isso é mais que comum, mas na época em que esse jogo foi lançado não parecia ter isso, ou pelo menos não era a norma pois os jogos eram bem lineares e definidos). Queria que alguém fizesse uma espécie de mmo com essa vibe e estética um dia hahah.

  • @aurelinolelo1
    @aurelinolelo1 Год назад +1

    Eu também achei o jogo em português numa lista de jogos baixados, não sabia nada e o nome me chamou atenção. A diferença é que eu não tinha ouvido falar dele antes. Que coincidência! Adorei o vídeo!

  • @lavosier2
    @lavosier2 Год назад +3

    meu primeiro jogo RPG foi Super mario RPG do SNES. não sabia nada de RPG , oque era os números, níveis e as batalhas. Acostumado com jogos de ação não sabia nem para onde ia, mas gostei muito da batalha. continuei jogando até o final.
    Cara que final. Fiquei tão feliz de ter terminado depois de 40hs de jogo. Desde então meu estilo de jogo favorito é RPG. ai veio Chronno Trigger, Final fantasy, dragon quest, Persona, Breath of fire, Phantasy Star e tantos outros. Falei para meus amigos , eles aprenderam a jogar RPG também e ficaram viciados. saudades da década de 90.
    Side Quest. conheci Chronno Trigger porque um cara tinha o cartucho original do Snes e ele não sabia de nada de RPG, falou que o jogo era um lixo. um amigo foi lá e comprou o jogo original do cara baratinho e terminou o jogo, depois emprestou para a galera. na década de 90 tinha muito rolo de jogos de mega drive , Snes e afins. época boa.

  • @Gabi66666
    @Gabi66666 Год назад +3

    sempre joguei rpg desde criança, ent já sou acostumado mas hj em dia a maioria tem o msm enredo e fica mt monótono, em questão de rpg de turno eu so joguei os final fantasy do gba/ ps1 e os pokémon e posso afirmar que pra mim rpg ou jrpg (pra mim os dois são as mesmas coisas) que rpg é o melhor estilo de jogo pelo menos pra eu.....

  • @Hyagofreire
    @Hyagofreire Год назад +2

    Meu primeiro contato eu não lembro... a memória mais sólida que tenho de JRPG é com Final Fantasy 12. Nossa joguei por horas a fio e nunca finalizei o game. Mas me diverti mto.

  • @Starfox406
    @Starfox406 Год назад +2

    Orra eu adoro jogo de turno. Gosto de construir minha equipe e montar uma estratégia eficaz pra vencer. O jogo mais desafiador pra mim foi Octopath Traveler na batalha final.

  • @bigode-dk
    @bigode-dk Год назад +2

    Cara, comigo foi exatamente a mesma coisa. Eu num ODIAVA jrpg, mas tinha muita preguiça de focar esperando os bixo para de falar pra eu poder jogar. Até que um dia eu liguei meu console, reparei que já tinha zerado meus jogos favoritos e resolvi testar algo novo. Naquele dia eu lembro de passar pelomenos umas 3 horas direto jogando chronp trigger. Oque para alguem casual como eu é muito. Desde então eu nao consogo mais largar 9s rpgs kkkkk

  • @cristianrezende5513
    @cristianrezende5513 Год назад +2

    Na verdade JRPG não quer dizer que sejam jogos em turnos, apenas que é um rpg japonês. Tem vários JRPG que não entram nessa categoria de turnos.. Final Fantasy mesmo tem alguns títulos que tem foco na ação igual Devil May Cry. Assim como tem jogos que não são JRPG mas sim RPG que é em turnos..

  • @faz.o.L.
    @faz.o.L. Год назад +3

    Caraca to velho mesmo 😂😂 o cara começou com ps2 e eu relembrando dos jrpgs q jogava no master system

  • @luscarvaio
    @luscarvaio Год назад +2

    Sdds jogar chrono trigger na etec no meio da aula da Silvia.

  • @darkdan300
    @darkdan300 Год назад +1

    Caralho moleque eu já ia te xingar no começo do video kkkkkk, mas assisti tudo e me recuperei Chrono Trigger é sensacional, mas não foi meu primeiro JRPG , se me lembro bem foi Lunar 2: Eternal Blue, joguei japonês a primeira vez , desde então comecei a entender como funcionava e Mr apaixonei po gênero, video muito bom mano, parabéns.

  • @kirumlpbrasil
    @kirumlpbrasil Год назад +1

    Acho que o primeiro JRPG que eu jogui foi o próprio Chrono Trigger. Mas, mesmo com a ROM em PT, eu fiquei preso no começo do jogo e não consegui progredir muito. Então acabei dando uma chance pro Super Mario RPG. Por ser mais simples, foi o primeiro RPG que eu QUASE ZEREI, pois a ROM simplesmente travava na quinta estrela e eu não conseguia mais jogar. Depois disso eu dei mais uma chance pro Chrono Trigger, dessa vez com auxílio de detonados, aí sim consegui zerar.
    MAS O MAIOR PLOT TWIST é que, na ROM em PT, tinha muitas falas bugadas e eu ficava com fora de alguns detalhes da história. Então eu zerei o jogo 2 vezes em PT-BR 100% pra então jogar ele em ingês e assim foi como eu aprendi inglês, comparando os diálogos do jogo original com a tradução + um dicionário de inglês da minha mãe pra algumas palavras que eu não conhecia.
    Daí pra gente, joguei vários JRPGs e fico triste que hoje em dia é um gênero que tá a beira da extinção.

  • @renanbruno4965
    @renanbruno4965 Год назад +1

    Daora seu relato, irmão. Chrono Trigger descobri há décadas por acaso também, quando percebi já estava horas completamente imerso. Quanto aos JRPGs, gosto muito do gênero, mas não consigo jogar 2 jogos em sequência. Depois de um Jrpg, preciso de um ActionRpg ou uma Plataforma/Metroidvania. Daí zerando estes vou ao próximo JRPG e o ciclo reinicia. Tem sido assim há quase 30 anos.

  • @dicco1630
    @dicco1630 Год назад +1

    Chrono Trigger me fez gostar de JRPG tbm, assim como Pokémon me acostumou (eu joguei simplesmente por ser de pokémon), ele "conserta" uma mecânica que sempre me irritou muito, os inimigos são visíveis, odiava jogar QQ JRPG e do nada a tela travar, mesmo quando eu quero evitar luta.

  • @VitorFsr
    @VitorFsr Год назад +2

    Meu primeiro RPG por turnos foi o DBZ de SNES. Vi um colega jogando na casa dele e pirei. Logo depois pirei novamente quando ele ligou a TV e me disse que o jogo era inspirado no anime que estava passando. Ele me deu o passo-a-passo para baixar a ROM, mas, para minha decepção, nunca encontrei o site kkk (e ele também não encontrou mais).
    Um ano depois, outro amigo me falou do jogo e esse me passou logo a cópia.

    • @botapradoisoficial
      @botapradoisoficial Год назад

      me lembro que eu jogava tb o rpg do dbz no pc de um amigo meu, quero um dia trazer um video sobre ele.

  • @gleysonaugusto6031
    @gleysonaugusto6031 Год назад +4

    Meu primeiro contato creio que tenha sido com Pokemon Fire Red. Parei na liga porque não conseguia avançar... tinha 13 anos... nem sabia o que era RPG. Mas depois... zerei Final Fantasy 1... Dragon Quest 1... e diversos outros RPGs. Preferivelmente JRPGs. Até o próprio Fire Red virou uma vítima... o jogo que mais zerei até hoje kkkkk

  • @diocoverdale
    @diocoverdale Год назад +1

    Muito bom o vídeo. O problema de muitos é não conhecer a fundo o que tanto critica. Comecei jogando FF VII e toda aquela história e construção de personagens me capturou e até hoje é o meu estilo de jogo preferido, principalmente os que são ricos em história e em táticas de batalha.

  • @clonarqueos
    @clonarqueos Год назад +5

    Eu sou um pouco mais das antigas e conheci na época do FFVII. Eu assistia um cara jogando e já achava massa dali mesmo. Sem decepções kkkkk

    • @_jrpg
      @_jrpg Год назад

      Eu devo ser o mais velho, tenho 32 anos. Conheci Final Fantasy com o Final Fantasy IV (II na época do Super Nintendo).
      Só que o primeiro JRPG que joguei mesmo foram Lufia e Phantasy Star.
      Chrono Trigger só joguei depois ter zerado o Chrono Cross.
      Muito bom mesmo ambos os jogos

    • @clonarqueos
      @clonarqueos Год назад

      @@_jrpg Eu tou velho, tenho 35 kkkkk
      Joguei muito o Phantasy Star 2, e ainda tenho meu Mega Drive, só que o cartucho era emprestado.

    • @navidardwarf5216
      @navidardwarf5216 Год назад

      Eu peguei muitos desses jogos na era do nes/Phantom System/turbogame/dynavision mas a falta de ação, movimento e emoção me afastou deles até a chegada do snes e o Zelda a link to the past e o Breath of fire que apesar de ser de turno é tão bem feito (Capcom né!) Q cativa mas realmente só fui abraçar o estilo de jogo com sua versão ocidental :
      Diablo
      Baldurs Gate
      Champions of the norrath
      Skyrim
      Se for pra esperar por turnos vamos desligar o console e rolar os poliedros coloridos com fichas, lápis e borracha e gargalhadas com amigos! Abraço Blackburn kkkkkkkk

  • @viniciusmagalhaes7158
    @viniciusmagalhaes7158 Год назад +1

    Só uma correção: Um JRPG não necessariamente precisa ser em TURNOS. Exemplo: Kingdom Hearts é um JRPG e é ação em tempo real.
    A denominação JRPG na verdade se refere apenas a jogos de RPG feitos no Japão. Seja ele em turnos ou em ação em tempo real.

  • @ghms_211
    @ghms_211 Год назад +1

    RUclips me recomendeu do nada o vídeo e pra minha surpresa, encontrei um ótimo canal. Gostei muito do vídeo, mano, você tem potêncial, continue assim

  • @BrunoCAquino
    @BrunoCAquino Год назад +1

    Tenho jogado desde a época do mega drive vs snes, até antes pq tive um atari antes disso, mas só fui ter contato com jrpg no ps1 que era mais abundante e extremamente barato conseguir os jogos, acho que o primeiro jrpg que joguei foi Saga Frontier e gostei do estilo desde o começo, foi jogando esses jogos que me incentivou a desenvolver meu Inglês

  • @luuhcarvalho
    @luuhcarvalho Год назад +2

    Deixa eu agregar um pouco. Jrpgs não é significado de combate por turnos. Muitos deles são actions, os jogos da série Mana são um exemplo. Confere lá Secret of Mana. Outro ponto que o principal fator de um RPG japonês ou não é a história, e não o combate. Por mais que alguns jogos tragam uma diversidade no combate para ficar menos monótono, mas ele não é o foco. O foco sempre é a história. E pra mim esse é um dos motivos das pessoas não gostarem de rpgs. Porque querem ler menos e bater mais.

  • @law7582
    @law7582 Год назад +1

    Cara que incrivel, todo mundo que começou a jogar JRPG começou com Chrono trigger, inclusive eu! mas a minha experiência é um tanto mais recente, eu tava percebendo que todos os jogos que eu estive jogando eram todos no mesmo gênero e eu sempre me interessei pelos jogos de turno, mas nunca consegui encontrar um que realmente fosse bom para começar.
    Final fantasy eu já havia tentado jogar no XIII mas o jogo era muito dificil pra mim e apresentava mecânicas que eu não entendia direito, E só de olhar Dragon quest me dava preguiça. Porém em um certo dia decidi procurar por jogos para começar nos JRPG, encontrei o canal cogumelando e assisti o video dele recomendando Chrono Trigger como um dos melhores para se iniciar, e então escolhi começar por ele mesmo.
    E não me arrependo de nenhum tempo que gastei naquele jogo, ele me proporcionou uma experiência que nunca vou esquecer e ainda vai me proporcionar muitas (Tenho o objetivo de fazer maioria dos finais), Depois de chrono trigger minha mente abriu totalmente não só pra JRPG como também para jogos retro em geral, tanto que logo depois que eu finalizei ele, o primeiro jogo que embarquei de cara foi o Final Fantasy IV, e foi mais uma aventura inesquecível.
    Desde então, minhas horas gastas tem sido em sua maioria em RPGs, e se tornou facilmente o meu gênero favorito de jogo

  • @thFiNaL
    @thFiNaL Год назад +1

    De início, não queria assistir o vídeo por ter pulado automaticamente, e aqui estou eu, finalizando esse vídeo de um canal com 730 inscritos, uma obra prima do underground do youtube!! ❤

  •  Год назад +2

    Não acho que as pessoas odeiem JRPG, é apenas um gênero de nicho que não tem muito apelo de massa aqui no ocidente. No caso do Brasil, lembremos que a história é algo fundamental para os JRPGs, e com a exceção de rom hacks (seu caso), os brasileiros não tinham acesso a versões traduzidas dos jogos, o que explicaria porque esse gênero não é o mais estimado em nossa cultura, e porque todo mundo que tem videogame tem algum FIFA ou PES na coleção.

  • @fabioborges380
    @fabioborges380 Год назад +2

    Eu sempre preferi jrpg e quando você falou que não da para gerenciar uma equipe se o jogo não tiver menus de turno eu entendi porque rpgs ocidentais você controla apenas 1 jogador.

  • @danielsalazar187
    @danielsalazar187 Год назад +1

    O primeiro contato com esse tipo de jogo foi com um jogo desconhecido do PS2 o WILD ARMS 5 um JRPG muito bom.

  • @detonandovideogames522
    @detonandovideogames522 Год назад +1

    Vi seu vídeo mano sensacional! Legal que vc deu uma chance pro FFX hj em dia com esse ponto de vista. Chronno Trigger dispensa comentários é um game incrível. Tão incrível que fez vc começar a amar jrpg! kkk maneiro! e ganhou um inscrito valeu!

  • @tiagooliveira8365
    @tiagooliveira8365 Год назад +4

    Meu 1 contato foi com o FF do NES... já época fiquei sem saber o que fazer e não gostava, mas minha primeira e verdadeira experiência com os RPG foi o FF 6 ( que pra mim é o melhor de todos) e o resto é história!!! Kkkkkkkkkkk já joguei mais RPGs que muita gente aqui tem em idade!!! Salve os Jrpgs!!!

    • @navidardwarf5216
      @navidardwarf5216 Год назад

      Final Fantasy deveria se chamar Neverending Fantasy kkkkkkkkk chato pra kct e sempre vem mais um ... Dragon Quest tbm não é aquela Brastemp mas acho q só o bafo do dragão passa no teste kkkkkkkk

  • @JEANPITOCO007
    @JEANPITOCO007 Год назад +1

    Earthbound acho que só perde para zelda na galeria de melhores jogos já feitos de todos os tempos, eles quebram a 4 parede e o clima contemporâneo não existe em qualquer outro jogo, uma obra de arte que jamais será esquecida.

  • @carlosonic
    @carlosonic Год назад +1

    Chrono Trigger é um jogo que quero ir ate o fiim, so ter um tempo que vou jogar ele, provavelmente em dezembro

  • @dinhoin
    @dinhoin Год назад +1

    Foda a analise, muita gente joga hate em JRPG atoa, mas é pq nao entenderam a essencia da parada... Mto bom ver um convertido HEHEHE

  • @DeNiM157VG
    @DeNiM157VG Год назад +1

    Meu primeiro contato foi no breath of fire iv de ps1, desde entao virou meu genero favorito, seguido de jogos de mmorpg, luta e jogos de corrida

  • @Davi-ft8bf
    @Davi-ft8bf Год назад +2

    O primeiro jrpg que eu joguei foi o Final fantasy IV que era muito bom, nem entendia inglês e nem ligava pra historia, só tava querendo upar de nivel e ganhar magia melhor kk

  • @kauanCVaz
    @kauanCVaz Год назад +1

    Cara acho que meu primeiro com contato com jogos do tipo foi com pokémon, na época eu só conhecia as cartas e o anime então quando vi o jogo fiquei maluco e aí foi paixão a primeira vista. Depois veio os vários e vários outros rpgs aí.

  • @iurysaraiva3411
    @iurysaraiva3411 Год назад +2

    Eu odiava JRPG até jogar um JRPG.. Super Nintendo passei 1 ano inteiro jogando todos os rpg como Ilusion of Gaia , Teranigma , Secret of Mana, Tales of Phantasia, entre outros..
    Acho que tenho uma teoria , no começo o jogo é quase um tutorial e as batalhas sao fáceis , fraco e chatos.. depois que comeca aparece uns enemigos fortes voce sente o "desafio"..

  • @joabemoraes7870
    @joabemoraes7870 Год назад +2

    Sinceramente eu antes de Chrono Trigger odiava RPG em geral sou muito grato a esse jogo por torna RPG meu gênero favorito de jogo

  • @matheusg.3508
    @matheusg.3508 Год назад +2

    Acho que todo mundo que jogou Pokémon na primeira infância, nunca foi indiferente a RPGs... Mas hoje eu vejo que muitos não gostam, e geralmente são pessoas que não jogaram pokémon na infância hahaha Inclusive nem gostam do "Pokémon clássico", e pedem incessantemente por um Pokémon Breath Of The Wild... Pra eles eu digo "Deixa meu jogo em turnos em paz !" kkkkkk =P
    Mas na boa, pokémon foi o responsável por eu curtir jogo em turnos, mas quem me fez eu me apaixonar por esse gênero, foi Final Fantasy Tactics... Sim, acabou que eu hoje sou mais fã de "Jogos Táticos", do que de JRPGs, mas ambos são em turnos então eu até que curto ambos... Mas a sensação de montar uma estratégia e ela dar certo no final é absurdamente gratificante (Tão gratificante quanto acertar um combo absurdo ou matar um chefão difícil sem tomar dano em um jogo de ação...)
    Minha barreira inicial com todos esses jogos, sempre foi o idioma... E infelizmente se depender de algumas empresas (cof cof Nintendo... cof cof !) esses gêneros ainda vão continuar pouco populares... Queria tanto recomendar Fire Emblem pros amigos, principalmente aqueles com histórias daora e cinemáticas... Mas aí lembro que o jogo está em inglês e desisto XD

    • @allausqui2017
      @allausqui2017 Год назад +1

      Qual é a diferença entre JRPG's e jogos táticos?

  • @viniciuslima9610
    @viniciuslima9610 Год назад +1

    O melhor jogo do SNES e um dos melhores que já joguei. Uma dica: experimenta o FF6 (ou 3 aqui no BR). Um jogaço que bate de frente com CT.

  • @isaalca3725
    @isaalca3725 Год назад +2

    Pelos mesmos do motivos do vídeo nunca gostei de JRPG, mas o mais diferente ou estranho foi o jogo que me fez gostar e correr atrás de clássicos do gênero, Child of light da Ubisoft, esse jogo me chamou a atenção pela estética e a narrativa, mas no fim das contas o que mais me prendeu foram as batalhas por turno.

  • @kroma474
    @kroma474 Год назад +1

    Eu nem sabia que existia esse hate em cima de combate de turno, lembro de jogar na msm epoca chrono trigger, secret of mana, breath of fire, dragon quest e mais alguns do snes e também GTA 2, warcraft 3, cs, diablo 1 e 2 no pc e adorar e reconhecer a beleza em cada tipo de jogo com seus combates e mecanicas diferentes, a msm coisa com MMO e o hate em cima de jogos tab target que pra mim é o tipo de combate perfeito pra um mmo mas tb gosto dos ARPG hsuahsua

  • @envenenaldo
    @envenenaldo Год назад +1

    Chrono trigger é perfeito, ele também foi minha primeira experiência com jrpg, antes de persona 4, ele era meu jrpg/jogo preferido, persona 4 é simplesmente perfeito, nunca na vida um jogo me deixou tão focado e fixado

  • @lobatospirose
    @lobatospirose Год назад +2

    Chrono Trigger foi meu primeiro jrpg e AMEI só que nenhum outro era tão bom então nao conseguia jogar, parei por um tempo, persona 5 reviveu meu amor to rejogando o chrono e ja vou começar o sea of stars

  • @matheusalmeidadejesus3440
    @matheusalmeidadejesus3440 Год назад +1

    Sua história com JRPG é bem parecida com a minha kkkk, na infância também lembro de comprar um jogo achando que seria ação frenética e no fim era batalhas por turnos o que me brochou demais, e só muitos anos depois através de um emulador que um amigo meu instalou no meu Xbox que eu vim a conhecer pokémon fire red na época eu devia ter uns 15 anos e durante minha infância inteira eu assisti pokémon na rede tv então só por ser sobre pokémon que era algo que eu estimava muito, eu dei uma chance e acabei ficando viciado, e olha que o jogo tava todo em inglês em diversas partes eu tinha que buscar no RUclips o que fazer pois eu não sabia, depois que acabei pokémon eu fiquei com gostinho de quero mais e comecei pesquisar por outros jogos parecidos com pokémon, aí joguei pokémon emerald e passei um bom tempo longe dos JRPG, aí sei lá nos meus 16 anos mais ou menos eu senti uma vontade escabrosa de jogar um RPG de turno na época ainda não sabia que o nome desse gênero era JRPG, foi aí que busquei um pouco jogos parecidos com pokémon que era minha referência na época e descobri Chrono trigger e final fantasy, baixei um emulador de gba e um de super Nintendo e busquei por roms e nessa busca descobri que esses jogos tinham roms traduzidas e isso me deixou muito feliz, baixei final fantasy 1 no gba aquele que vem o 1 e o 2 mas só joguei o 1, e baixei Chrono trigger depois disso aí JRPG se tornou meu gênero favorito de jogos, atualmente tô na minha primeira gameplay de final fantasy VII pois eu oscilo bastante nas jogatinas, passo muito tempo sem jogar nada aí me dá vontade e eu baixo um emulador, tô gostando bastante da experiência enfim eu amo esse gênero, JRPGs me ajudaram e me ajudam até hoje em momentos difíceis. A única coisa triste disso tudo é eu nunca ter zerado final fantasy 1 pois lá pra reta final do jogo a tradução bugava e ficava numa língua que não era nem português nem sei que língua era aquela talvez alemão sei lá só sei que simplesmente não deu pra jogar e eu tive que dropar.

  • @kashynku
    @kashynku Год назад +2

    É o meu gênero favorito junto a Hack'n Slash. Eu simplesmente amo franquias como persona, final fantasy, shin megami tensei, pokemon e tal. Acho que o mais atraente de um jrpg é a sensação de progresso que o jogo te dá enquanto você vai progredindo nele.

  • @mmplayers3363
    @mmplayers3363 Год назад +1

    Meu primeiro JRPG foi FF 7, quando Sephirot faz AQUILO com a Aerith, afffff, ele adquiriu um inimigo pra eternidade 😅

  • @NiiKKo-8
    @NiiKKo-8 Год назад +5

    Parabéns pelo bom conteúdo

  • @metalislaw2114
    @metalislaw2114 Год назад +1

    Eu n tenho paciência nenhuma pra gameplay de jrpg mais eu amei tanto alguns rpgs como final fantasy 8 e 9 chrono trigger valkyrie profile e mais alguns q eu busquei no fundo da minha alma paciência pra suportar esse tipo de combate só pra aproveitar esses rpgs e apesar de certos momentos frustrantes n me arrependo em nd

  • @GhostJohn777
    @GhostJohn777 Год назад +2

    O Chrono Trigger foi meu primeiro jrpg, mas eu curto mais é o estilo action rpg.

  • @James_Winter27
    @James_Winter27 Год назад +1

    A Marle não nasceu no Ano 1000, se a trama começou lá, e ela já era adolescente, ela nasceu no ano 984 ou algo assim.

  • @MrRafaarte
    @MrRafaarte Год назад +1

    Pra mim todo RPG já é por natureza um JRPG kk.
    mas meu primeiro contato foi com o perfeito FINAL FANTASY VIII, que é meu FF favorito!

  • @canalultimateattack3169
    @canalultimateattack3169 10 месяцев назад +1

    Ironicamente eu amo JRPGs de turno, mas isso não se aplica ao FFX. Provavelmente por ter jogado anteriormente os antecessores, eu achei ele cansativo demais. Tudo nele é grande, principalmente o sphere grid. Recentemente eu terminei o Dragon Quest V DS, jogabilidade ok, mas nunca esquecerei aquela história.

  • @fabio1807
    @fabio1807 Год назад +1

    Eu odiava e ainda odeio um pouco de jogos jrpg mas quando conheci darkest dungeon minha vida mudou,no início eu não dei bola achei que era só mais um rpgzinho de turno chato mas mano que sistema de combate,movimentação e a história interessante por assim dizer