Tensores, Spinores e Fita de Möbius - Estudando nas Férias - CientificaMente #36.3

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 дек 2024

Комментарии • 17

  • @emersondacruzdacruz3576
    @emersondacruzdacruz3576 Год назад +1

    Muito bom!

  • @silmarasantos7936
    @silmarasantos7936 2 года назад

    Ótimo vídeo! Para aqueles que gostaram do conteúdo tem um livro muito bom que é o An Introduction to Clifford Algebras and Spinors do autor Rocha Jr.

  • @prototype2783
    @prototype2783 11 месяцев назад

    Vídeo ótimo.

  • @cleversongoulart
    @cleversongoulart 3 года назад +2

    Muito bacana seu canal! Essa parte final com a fita de Möbiu achei sensacional. Continue postando vídeos sobre sua rotina de estudos, é bacana ver como outros pos-graduandos tem feito na pandemia :)

  • @zardobeckerg.1220
    @zardobeckerg.1220 3 года назад +1

    Poxa que legal!
    Não tinha me dado conta da relação dos spinores com a fita Mobius!
    Obrigado pelo Video! Sempre bom ouvir sobre fisica! Abraços!

  • @sergiolucas38
    @sergiolucas38 3 года назад

    muito bom video, a didatica com a fita é excepcional :)

  • @Mzs_Science
    @Mzs_Science 3 года назад

    Excelente vídeo!

  • @BrightMoonLight923
    @BrightMoonLight923 3 года назад

    Arigatoy, Jader

  • @Atila4797
    @Atila4797 3 года назад

    4:53 De maneira mais (in)formal tensor vc pode dizer que é "só" uma transformação multilinear que associa n vetores a um número real (ou complexo, mas foquemos nos reais), quando você pega 2 vetores e associa a um número, isso é um 2-tensor, quando você pega 3 vetores e associa a um número, isso é um 3-tensor, note que 2-tensor ou 3-tensor não tem a ver com a dimensão dos espaços vetoriais aonde esse vetores moram, por exemplo um número é um vetor de um espaço vetorial de dimensão zero, entao a multiplicação de números reais é um 2-tensor, você pega 2 vetores (de espaços vetoriais de dimensão zero) e associa multilinearmente a um número. ai a gente diz que se você associa quaisquer n vetores iguais, ao número zero, então seu n-tensor é anti-simétrico caso contrário dizemos que o n-tensor é simétrico, e tem a parada de ser co ou contravariante que é chatinha de explicar.
    5:36 não sei se essa descriçção é melhor ou pior do que a dada acima
    6:36 isso é bom né, principalmente quando o assuto é energia, o ser humano é preguiçoso e ele não quer ter que por causa de uma transformação no tempo ou no espaço precisar gastar mais energia do que ele teria que gastar antes. Se você precisa de um prato de comida pra ter energia suficiente de subir uma montanha, não queremos que você coma dois pratos pra poder subir a mesma montanha em metade do tempo, esse exemplo meio bobo é pra dizer a frase complicada : "não queremos desenvolver uma teoria de integração que dependa da escolha particular de uma parametrização (ou atlas) da variedade na qual estou integrando", ai inventaram os tais tensores os quais as integrais são invariantes por uma parametrização.
    12:45 falar em variedades não orientaveis, campos desorientadores é algo bem menos mundando no que simplesmente subir uma montanha depois do almoço kkkk, mas a teoria de vetores nasceu pra poder integrar em variedades diferenciaveis orietadas (em cima é em cima e embaixo é embaixo!) então faz sentido que ela tenha que ser substituida em outras situações

  • @pedrotutorias1
    @pedrotutorias1 3 года назад

    Não tem muito a ver com o vídeo, mas quais foram os livros que você utilizou pro ciclo básico(Física I e afins)? E você fazia quantos exercícios por livro? Estou meio perdido :/

  • @matheuspereiracoutinho7953
    @matheuspereiracoutinho7953 3 года назад +2

    Você curte física matemática? ( não a físmat da graduação, física matemática mesmo)

    • @CientificaMente
      @CientificaMente  3 года назад

      Nunca estudei a fundo a física-matemática atual, mas gostaria de um dia estudar.

    • @matheuspereiracoutinho7953
      @matheuspereiracoutinho7953 3 года назад

      @@CientificaMente daora. Eu não sabia que cálculo complexo tinha aplicação em eletromag, Onde especificamente ele é necessário? E é difícil?

    • @CientificaMente
      @CientificaMente  3 года назад +1

      Ele aparece bastante quando começa-se a trabalhar com ondas eletromagnéticas, dentro das relações de dispersão de onda, cálculo de índice de refração, frequência, várias grandezas complexas surgem, aí as técnicas de cálculo complexo se fazem necessárias. Achei difícil a uma primeira vista pq não estava com o cálculo complexo bem entendido, mas é como qualquer aplicação de cálculo na física, da pra entender bem, se souber o cálculo.

  • @physicsonded
    @physicsonded 3 года назад +2

    na fisica nao existe nomeclatura primeiro , mas a unidade internacional de tempo eh ""SEGUNDO"" KKKKKKKKKK

  • @matheuspereiracoutinho7953
    @matheuspereiracoutinho7953 3 года назад

    Primeiro