E pro homem também! Individualidade real é a convivência consigo mesmo. É a coragem de se ver de seguir seu caminho, seus instintos e motivações sem dependência ou jogos psicológicos de poder. Individualidade não é individualismo, egocentrismo e isolacionismo, é sim se ver, conhecer para contribuir com o outro e com a sociedade. Nada tem a ver com o gênero, mas é claro que o amor romântico é uma armadilha ardilosa do patriarcado e do capitalismo, bem como as tais Liberdades e lutas que se forem somente panfletárias e modistas não serão plenas e reais. Então viver individualmente é óbvio, rico e um presente de Deus! Mas só vale a pena com Amor e Convivência Salutar... No resto é só submissão e poder..o que não interessa a quem realmente quer ser livre! Fique com Deus!
Eu vejo o amor nos dias de hoje como um produto... Todas as músicas são pautadas nisso da até um enjôo, vc sabe que a música provavelmente vai falar de um amor difícil impossível e aquela ladainha toda... Filmes tbm a mesma coisa, todos os filmes tem um casal sempre enfiam o romance ou um "amor impossível" até mesmo se o filme for de ficão científica, novelas, series, livros, existe uma empresa inclusive especializada em artigos apenas em formato e com desenhos coração ... O amor romântico simplesmente é um produto muito vendável!! Pq ele vende justamente a ilusão ou no caso a esperança de que um dia todos nós seremos amados e idolatrados tal qual um deus... Que a pessoa só nos amará, terá olhos e espaço no coração para nós, e isso é nada mais nada menos que ego... Não tem nada de amor!! O amor romântico meche justamente com o ego e alto estima, por isso que é tão difundido!! A ideia que a pessoa te escolheu como única para amar amacia o ego, eleva a alto estima, trás uma segurança mesmo que ilusória de aprovação social... O amor é uma ideia barata, altamente lucrativa e que em uma sociedade onde todos estão carentes de certa forma de algo emocional, seja por problemas pessoais mal resolvidos ah problemas de socialização, se encaixa perfeitamente no indivíduo sanando essa dor latente... E como toda ilusão ela um dia acaba, daí tantas traições que vemos explodir hoje em dia, pq somos humanos e não deuses, nos atraímos por tudo, todos, e não um específico, é a nossa natureza explorar o mundo... Tanto que nos tempos paleolítico éramos nômades, consumimos e íamos embora atrás de consumir mais, hoje não deixa de ser assim porém a ideia de "amor" veio pra tentar barrar isso mas assim como outros ideais impostos para controlar, não consegue!!
Eu acho que as pessoas nunca souberam se relacionar e agora FINALMENTE as coisas estão melhorando!! O amor romântico é doentio, prega uma utopia inexiste, não seu parceiro não se atrai só por vc, não tem tesão só vc ele é um SER HUMANO então pare de se enganar!! Eu não namoro pois os homens são estremamente pautados nesse amor romântico doentio querem ter controle, não deixa a pessoa ter vida própria e até pra comprar um pão quer ir junto. Pessoas que acreditam no amor romântico em geral são pessoa dependentes, não saem sozinhas só saem se o namorado ou conjulgue for ou tiver do lado. A vida social simplesmente morre pq só pode sair se a pessoa que tiver se relacionando tiver do lado... Eu amo minha liberdade e não troco ela por ninguém!! Odeio esse grude, odeio gente que não tem vida própria e que tbm quer te prender, as pessoas tem amigos conhecidos parece que depois que estão namorando não vivem mais não saem parece que colou uma perna na outra do namorado... É um porre!! E tudo com o medo de "aí se ele sair sozinho vai aprontar" Moss... Isso que uma pessoa vai se atrair só por vc e quer transar só com vc é a maior mentira inventada!!!!! Se a monogamia fosse algo natural não existiria traição!! Vamos evoluir e priorizar mais o viver bem do que ficar vigiando genitália de parceiro!!
Eu acredito que as pessoas serão mais felizes!!! Terá menos hipocrisia, mentira e etc e tal.... mas eu particularmente não me sinto preparada. Razão pela qual escolhi viver em solitude a mais de 6 anos . Respeito simmmm mas cada qual é livre para fazer suas escolhas.
Regina você é minha Guru. É incrível como você consegue resumir tão bem em alguns minutos um assunto de difícil aceitação e tão importante. Tem mais, nos meus 68 anos e 45 de casada valido tudo o que você disse. Com certeza, nossos filhos têm outra mentalidade. Parabéns , obrigada!
Regina, você é um luxo! Com a tua inteligência e sofisticação, você nos ajuda a pensar e compreender dialeticamente a linha do tempo e seguir na estrada. Permita-me uma perguntinha: você vive relações abertas?
Excelente vídeo,esse será um passo a frente nas relações amorosas. Na verdade nunca existiu monogamia,sempre houveram as traições e os amantes. Está mais do que na hora de acabar a hipocrisia.🤔😏
Nem todo mundo trai não. Cuidado com isso, gente. Não vale a pena de guiar por relações alheias, a gente não sabe o que acontece lá. A abstração é importante, cria teorias e coisas legais mas a vida cobra a particularidade de cada um. Temos que ter hombridade na vida, valores e nos guiarmos por eles, do contrário aí sim é hipocrisia. Se dedicar ao outro, viver juntos e amar demanda atenção. Não à toa se chama "compromisso". Nos últimos acontecimentos até o presidente falou que não vê nada demais em contar uma mentirinha pra namorada, não à toa o cara é triplamente corno. Existem tipos de relacionamento, quer mais liberdade do que escolhe seu caminho e sim se responsabilizar por ele? Temos de ser maduros, toda escolha gera uma renúncia e tudo vem até nós para que a gente dê conta. Não vi nenhum exemplo de relacionamento que deu certo falado aqui, assim como a existência de gente boa, fiel e feliz. Mas eles existem. O amor é subversivo e revolucionário, demanda responsabilidade. Logo, é pra é corajoso e tem hombridade na vida.
Quando passei a ver o amor romântico como ele é, fui deixado pelo caminho. A busca pelo conhecimento me fez crescer, e aos poucos me distancio do romantismo, O processo do desapego é lento, mas libertador. Amar e admirar, tomar conta de mim. Pode parecer egoísmo, mas não é, é apenas uma forma encontrei para mudar o modo de vida que não consigo enquadrar-me!... Wilson Lopes
Ainda sou vítima do amor-romântico, mas espero, em breve, me livrar dessa idealização que faço em cima dele! Não sei se chegarei ao ponto de viver relacionamentos abertos ou poliamor, mas quero me livrar da ideia do um só corpo, uma só carne!
A Sra fez uma explanação totalmente baseada na história deixando completamente de fora a subjetividade dos sentimentos, que são bastante elucidados à luz da psicologia.
Concordo com seu comentário! Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Que delícia de mundo que está se formando!❤ Meu marido e eu nos amamos mais que tudo mas temos nossas atividades e amigos próprios e tambem comuns. Somos muito felizes! Pena que na minha infancia ainda não tinha a Valente rs. Demorou pra chegar nosso mundo, mas chegou!🙏
Eu ainda sou fã do amor romântico, da monogamia e da família bem-estruturada. Sou bem cafona, confesso. Mas vejo o mundo caminhando a passos largos para o poliamor e o casamento aberto, se chegar a haver. Casamento também cairá em desuso.
Linda Regina! Que bom te ouvir, tema fundamental nas relações sociais!!! Eu venho estudando pela segunda vez esse assunto e novamente o que mais me move é a ILUSÃO: o quanto o amor romântico idealiza o outro e a relação, criando fantasias impossíveis de serem realizadas e inevitavelmente gerando FRUSTRAÇÕES. Dessa vez estou gravando o livro We - A psicologia do amor romântico, literatura junguiana interpretando o mito de Tristão e Isolda. E trazendo essa conexão ESPIRITUAL projetada no amor romântico para as minhas práticas de meditação, de presença, de conexão. Não chamo de individualidade, mas trago para mim mesma a responsabilidade de me sentir assim, conectada, linda, presente, em paz, fluindo... de forma mais consistente, sem navegar na delícia - e nos infernos - das paixões. Quem sabe essa "queda" do amor romântico também se deva a isso: as pessoas têm buscado cada vez mais, por si mesmas, essa luz interior.
Eu sou o tipo de ouvinte perfeita, ouço atentamente as pessoas desabafarem sobre suas relações e falo o que obviamente elas querem ouvir... Essa prática me permitiu observar os casais de perto, e desde então tenho para mim que as pessoas são muito iludidas em acreditar na monogamia, pois ela não funciona em casamentos de longo prazo...
Interessante seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Na realidade a monogamia tem sido responsável por muito sofrimento, violência, tanto para os adultos e para crianças. A psiquismo feminino foi trabalhado para a ideia de que vão encontrar um homem que só olhem para sua esposa. Passado algum tempo, começam as desconfiança. A saída seria aceitar as coisas como elas são, ou então uma separação adulta, sem complicações. Mas, no processo de separação rola muitos conflitos, que chegam a atos violentos e, em alguns casos até mortes. Quando tem crianças, elas crescem neste ambiente violento e muitas adquirem traumas que levam para o resto da vida. Seria muito bom que a humanidade adquirisse maturidade para enfrentar certos problemas existenciais.
Sofro com tudo isso que me foi ensinado. Tô sofrendo e tateando no escuro, indo, levando, esperando um milagre na minha forma de amar, que se torne mais “moderna” ou um príncipe encantado venha me salvar (verdadeiramente não existe essa segunda opção). Vários comentários interessantes aqui. Mas o da Julia Nicolli disse tudo: “O melhor amor é o próprio.” ❤︎
Achei tão triste essa reflexão, infelizmente é verdade. As pessoas estão perdidas. Isso acontece pq as pessoas não sabem o que é um relacionamento de verdade.
Eu sofro com tudo isso. Pq o amor romântico me foi ensinado desde que nasci. Mas no fim acho que vc não entendeu nada. O que é um relacionamento de VERDADE?
Concordo com seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Eu acho complicado relacionar nos dias de hoje, no meu caso eu nunca me casei, sempre quis me casar desde os 20 até os 37 ( até uns dias atrás), tive relacionamentos, acabaram, a maioria deles por infidelidade da outra parte, por medo de me relacionar e sofrer novamente, porque me entregava bastante, em pouco tempo de relacionamento, fiquei muito tempo sem me relacionar até casualmente, já fiquei uma vez 2 anos anos e meio e uma vez 3 anos, todos esses intervalos sem beijo e sexo, opção minha e medo, muito medo de sofrer as mesmas frustrações. Pois bem, em 2018 decidi a me abrir, e fui, tive alguns encontros, ir ao cinema, barzinhos, sem nada de muito sério, pelo beijo vi que não tínhamos química e quando contei sobre a minha vida, logo a pessoa se desinteressou. Normal, fui sincera, a pessoa foi e tudo bem. Em 2019 fiquei com uma pessoa e cheguei a namorar por um tempo, não deu certo, o relacionamento virou uma bagunça. Terminamos nossa história em dezembro de 2019, em 2020, tive alguns encontros, eu pensava, "agora vai, pessoa do bem", e sim, eram pessoas do bem, mas não fluia, acho que estamos muitos de nós com medo de nos entregarmos. Daí eu comecei a refletir, refletir, e parei de ter o desejo de me casar, e até namorar. Sempre são as mesmas coisas, os mesmos problemas no meu caso, vem o ciúme da profissão, das amigas, da família! no começo falam, vc é legal, te admiro, vc é excelente filha, vc é inteligente, independente, mas passam-se uns 2 meses começam as cobranças, como, "pq vc não veio? o seu trabalho é mais importante que eu"? , sendo que eu sempre entendo quando a pessoa não pode me ver. Isso quando não emburra. E meu terapeuta disse que isso não é um relacionamento saudável. Então, eu concordo com a Regina quando ela fala que as pessoas em relacionamentos querem se tornar UMA, minando a privacidade do outro! sobre estas outras questões que ela fala, estou começando a acreditar. Então, eu, se for para passar as mesmas viciações que eu passei em relacionamentos anteriores, não quero mais me relacionar.
Quem sabe vc também não idealiza no outro expectativa de suas crenças, como é mas fácil repara no outros os defeitos, fica difícil reparar em nós os nossos ""defeitos""
Eu sei como é... Viva apenas o momento sem esperar nada de ninguém, apenas viva bons momentos, sei que o sentimento é traiçoeiro mas quando os ideais dessas emoçoes vierem eu agora penso que não passa de uma crença exagerada e inventada por mim mesma e tudo se equilibra até mesmo se for recípocro e nem sempre a outra pessoa tem nosso conhecimento para analisar isso, vamos prestar a atenção em nossas crenças e limitações e nos amar em primeira mão
@@jorbeteferreira9564 hahahahahah tinha que ser um homem pra fazer um comentário desses! Tenho amigas fabulosas, com carreiras profissionais incríveis, mas estão preferindo ficar sozinha do que com embustes que não as entende!
@@biancavasconcellos88 tem pessoas que opita pela carreira ao invés de cultivar um relacionamento ou uma família, mas qualquer caminho seguindo trás um arrependimento depois e da natureza humana.
Parabéns pelo vídeo Dra! Só vi verdades. Depois que assisti ao vídeo aqui no RUclips do Dr. Fabiano Goes: romantismo o inimigo das nossas almas. Meus olhos foram abertos nessa questão.Vi o quão errado eu agia nas minhas relações amorosas. Hoje em dia tenho raiva de romantismo rs. Recomendo assistir, são 3 lives dele sobre o assunto.
Assim como existem várias formas de amar, existem várias formas de sentir como deve ser uma relação amorosa. Eu sempre fui independente financeiramente e escolhi a monogamia, escolhi um parceiro que admirava muito, isso para mim garante a atração e tive sorte de continuar admirando-o ... então continuo com ele há 24 anos. E soma-se a isso tudo que realizamos juntos, nosso filho... E não seria qualquer atração fora do casamento que ameaçaria essa relação de amor. E ainda damos total liberdade um ao outro de sair sozinhos ou com amigos. Mas consideramos fidelidade essencial.
Bacana seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Tento e gosto de ser romântico. Não estou certo ou errado. Creio que cada um tem a sua forma de relacionamento. Acredito que hoje em dia estarmos um pouco egoísta, na verdade sempre o homem foi assim.
Estou em busca de conhecimento sobre relacionamentos. E nessa jornada de autoconhecimento percebo muitas cargas emocionais que tenho e que me fazem muito mal, e estou me esforçando para não projetar nas minhas relações. As outras pessoas não vão suprir meu vazio existencial, não posso colocar essa responsabilidade na mão de ninguém, isso é dependência emocional. Sou nova, tenho 23 anos, sei que tem muita imaturidade também, mas já sofri demais nos relacionamentos que tive, sinto que nunca sou correspondida do jeito que espero, até porque o mundo não gira em torno do meu umbigo rsrsrs Dói demais enxergar as próprias sombras, está bem difícil de lidar, por isso estou nesses estudos.
Acho o tema muito pertinente e seguramente sei que ele povoa a mente de muitas pessoas. Vejo que ainda temos muito a avançar para podermos ver essas expressões de amor com mais frequência em nossa sociedade. Acho que nesse momento as pessoas ainda estão vivenciando o tema baseados nas histórias de suas próprias relações e suas dores. Mas super vale a pena a discussão!!!! Assim vamos encontrando novas possibilidades juntos.
@@GhibliHeroine Todos os tipos de relacionamentos. Isso significa que eu posso ter apenas um amigo? Amar apenas um irmão? Afinal, amor fraterno é um tipo de amor.
@@GhibliHeroine Ja começou errado quando estabeleu o relacionamento como hétero... fazer o que se eu falei sobre uma coisa e tu enfiou "contar as coisas de um pro outro"? Enfim...
Concordo com a Bia! Se vc deu sua palavra, seja íntegro, fiel e honesto. Se mudou de ideia e quer começar a ter relacionamentos extra-conjugais, seja honesto com vc e com o(a) parceira. Caia fora, mas não traia. O problema é que o infiel quer o melhor dos dois mundos. E ser traído é desolador, seja por quem for. Eu prezo a honestidade a qualquer custo.
Nem sempre o comprometimento é só sobre fidelidade, mas sim sobre lealdade e compreensão, entre outros aspectos. Esperar que as pessoas só se admirem por um modelo de amor, é esperar que elas falhem. O relacionamento deve estar baseado em respeito mútuo e diálogo, e que cada casal decida sobre sua maneira de amar e ser amado.
E Carmen Lúcia Medeiros Umekawa. Prezada Regina. A minha observação no seu conteúdo de explanar sobre a evolução que poderá haver nesse AMOR romântico existente. É que sinceramente eu posso lhe garantir que é um salto para a solidão. Já viemos de uma geração repressora. Milhares de pessoas principalmente as mulheres eram histéricas e sofriam MUITO por NÃO gozar de uma vida a dois com abertura para falar de seus íntimos sentimentos e necessidades sexuais. Sofriam loucuras presas em instituições de saúde. Atualmente mudou-se. Pode Casar e separar quando ambas as partes NÃO estiverem contentes. Por isso penso que idealizar uma relação a dois aberta para outros parceiros entrarem é o caminho para uma profunda solidão e desencanto do sentido de viver. Nós precisamos de sentir que somos amados estabiliza a rotina. E dá MUITO trabalho. MAS vale a pena viver. Acima de tudo o AMOR
Todo mundo sabe dos problemas e das coisas boas que os casamentos trazem... não é segredo para ninguém já há muito tempo, mas mesmo assim as pessoas se casam e depois acabam culpando uns aos outros por quanto estão infelizes. No fundo ninguém quer ficar sozinho por isso acabam tentando. Talvez seja melhor não casar mesmo e assumir total responsabilidade por esta decisão.
Eu não tenho um minuto de paz, não é possível. Era só o que me faltava; eu, uma demissexual, agora sou obrigada a aguentar a normalização dos relacionamentos líquidos e o fim do amor. Prefiro morrer virgem e abandonada a manter qualquer tipo de relação com alguém que eu não amo.
acho que você não leu o Baumam ou não entendeu o suficiente pra embasar sua opinião, não é que não exista mais amor, é que agora existem as possibilidades, sem dogmas religiosos, regras familiares, questões financeiras, sociais, as pessoas são mais livres pra escolher oque querem e ponto
O dramaturgo português do séc XVI Gil Vicente retratou com maestria a desilusão de uma donzela com o primeiro amor por ela idealizado em Farsa de Inês Pereira. Vale a pena a leitura
Amor romântico é condição cultural, quem mesmo casado nunca senti desejo por outros(a), se fosse natural biológico nem desejo teríamos por outro sem ser o parceiro
Gnt na minha opinião e na minha óptica eu vejo que as relações são espelhos das pessoas ent devemos crescer e amadurecer saber oque queremos e estarmos conscientes que cada um tem sua vida e num tem a mínima obrigação de saber oque queremos com as pessoas se não falarmos relacionamentos podem ser abertos e podem ser fechados tudo depende de quem está dentro ou está se relacionando pq apartir do momento que machuca o outro faz o outro infeliz num é nem poliamor nem monogamia é um relacionamento toxico(LEMBRANDO Q ESSA É A MINHA OPINIÃO E MINHA OPINIÃO APÓS ASSISTIR O VÍDEO NUM TENHO A MENOR INTENSÃO DE OFENDER OU CAUSAR NADA EM NINGUÉM)
Nossa!! Tanto conteúdo nesse vídeo! Eu amei! É muito esclarecedor. Sinceramente, penso que todos tenhamos que fazer terapia sempre para nos autoconhecermos em primeiro lugar, daí sabermos o que queremos realmente e não o que foi nos enfiado na cabeça. Acho que a mulheres no contexto atual dos relacionamentos são as que mais sofrem(os). Não adianta negarmos as mudanças. Tudo muda, tudo flui, pois a vida é dinâmica. Nós também mudamos e o outro também. Vamos entender isso pra vivermos melhor, sem mágoas e julgamentos.
Considerando que uma pessoa narcisista ou borderline tenta se encaixar na expectativa do outro e inicialmente até que engana bem. Porque são excelentes atores... e as pessoas só estão tomando conhecimento sobre relacionamento abusivo e suas características nesses últimos anos. E agora com essa pandemia muito mais... esses atores NÃO conseguem manter seus personagens 24hs. Então a outra parte codependente se frustra e adoece ... e o outro se entedia e busca relacionamentos fora para fugir das cobranças de falta de caráter. Então eu ouso repetir o que já me foi dito diversas vezes e eu concordo... "O amor é apenas para os FORTES." Para pessoas que sabem o que querem e se comprometem com suas escolhas. Se responsabilizam por suas atitudes ao invés de jogar no ombro do outro as suas frustrações, já que NÃO existe um ser perfeito. A pornografia está acabando com os relacionamentos (fato). E hoje em dia se os homens NÃO entenderem que dividir as responsabilidades e atividades com as mulheres, o relacionamento vai continuar desequilibrado. Pois um lado se sobrecarrega e o outro NÃO se importará que aquilo pode desgastar a pessoa energeticamente... essa pessoa sobrecarregada vai aos poucos desistindo de si para manter uma estrutura que começou falida. Mulher NÃO quer uma tábua de salvação, mulher quer respeito e compromisso com um homem maduro emocionalmente. E vice-versa. Eu NÃO perco meu tempo com relacionamentos casuais pois não me acrescenta em nada. Ja tive várias oportunidades nesse sentido e tentei até algumas vezes, eu achei super frio e sem aquele "cuidado" (consideração) que as pessoas teriam num relacionamento romântico. Muito pelo contrário, tiraria o meu foco do que realmente é importante para mim. Quero uma família, não precisa ser perfeita, mas precisa ter como um Norte a busca da construção de um relacionamento estável e equilibrado entre as partes. Lidar com adultos infantilizados me entedia e rapidamente eu perco o interesse em manter contato ou convivência. E por aí vai. Rs Prefiro um parceiro certo que esteja alinhado com meus valores e me respeite, do que vários incertos e infantis que buscam na outra pessoa uma forma superficial de se sentir amado. Minha humilde opinião, baseada na minha experiência de vida.
@@julianomendonca3339 tenho essa tendência também. Ao mesmo tempo que observo as configurações atuais e penso q tudo começa como relação aberta e casual. Ninguém chega mais em ninguém e diz: 'quero compromisso!' E qdo acontece é um choque, vc até pensa q a pessoa é carente demais e problemática...
A crença no poliamor ou relacionamento aberto tem uma tônica romântica e utópica. O cônjuge que alivia sua vida com um terceiro vértice na relação durante muitos anos corre o risco de ouvir, no fim das contas:"Meu bem, seus bens também são meus" . No caso dos mais pobres:"Minhas dívidas também são suas".
Mas isso já acontece nos relacionamentos monogâmicos. E o relacionamento aberto não é sobre "aliviar a vida" com terceiros, mas aproveitá-la em toda sua potencialidade na medida em que existe honestidade entre as partes.
Pra mim, separação ainda é uma tragédia e tenho fundamentos para pensar-sentir assim. Não creio que o ato da conjugalidade cairá em desuso, mas o amor MERAMENTE romântico, sim, esse cairá em desuso. Amor sempre será amor, independente de que seja romântico ou não. E o amor precisa ser VIVIDO com INTEGRIDADE, inteireza.
Pois eu sou defensora do amor romântico e acredito que ele pode, sim, ser fonte de felicidade e paz. A questão é que muitas vezes a pessoa é romântica e tem o azar de fazer uma péssima escolha e se casa com quem quer transar até com o poste. Realmente, uma pessoa que controla seus instintos e uma pessoa que gosta de viver como um cachorro/cadela no cio provavelmente não serão felizes. A culpa não é do amor romântico, é das escolhas de cada pessoa e da falta de autoconhecimento e sinceridade consigo mesma.
Azar é desculpa de não assumir os próprios problemas e limitações, de não procurar ajuda, terapia, auto conhecimento, de culpar as estrelas pelas péssimas escolhas pessoais
Mana, se o amor romântico funciona pra ti, que maravilha! E de fato muitas pessoas românticas (ou não) fazem péssimas escolhas. E isso tem muito a ver com a gente aceitar aquilo que acha que merece. E tb com falta de "algo melhor pra comparar". A vida é feita de fases. E se nos encontramos numa fase em que queremos conhecer pessoas, transar, curtir, TUDO BEM. Se tu curte se relacionar romanticamente, é uma particularidade tua. O ruim é se referir pejorativamente às pessoas que não são como você. E claro que excesso é sempre ruim, em todos os casos. Autoconhecimento é importantíssimo SIM. Mas faz parte disso entender que tua perspectiva em relação a si mesma não é universal. O problema muitas vezes é colocar todas as expectativas no amor romântico e negligenciar os outros aspectos que te constituem uma pessoa. Aí é muito fácil de se frustrar. E o amor romântico é problemático na medida em que não corresponde à realidade em todas as suas nuances. Vamos valorizar a pluralidade. Ouvir o outro. Deixar um pouco as experiências individuais de lado, pq as vezes não é sobre a gente.
Excelente seu comentário! Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Achei que as relações superficiais ganharam destaque porque a nossa sociedade não se desenvolveu emocionalmente. Uma pergunta: será que sabemos o que é amor?
As pessoas não querem correr o risco da vulnerabilidade que as relações mais profundas exigem. Por isso optam em não se exporem tanto. E justificam essa falta de maturidade com argumentações que evidenciam que são pessoas que estão machucadas por dentro.
Esqueceu de falar da Frozen que é muito forte e independente e não depende de amor romantico para viver. observem a musica em portugues da Frozen....Acho que afetará para um bem maior as meninas que assistiram a frozen lá no futuro. as histórias de fábulas nos ensinuou a ser mulheres fracas, dependentes de ter um homen para proteger-nos....o ue foi muito ruim para muitas....muitos casamentos terminaram e.... eu sempre gostei de trabalhar e não depender de marido,fato! Sempre ensinei a minha filha adolescente que ela deve casar com os livros e ser independente.... graças a Deus nunca perdeu o ano e ja está indo para facudade, nunca teve namorado graças a deus falo a ela que deixa isso para qundo se formar...estará muito mais inteligente estudada e saberá fazer a melhor escolha.
Acho que na verdade só tá faltando as pessoas aceitarem que relacionamento são pessoas imperfeitas querendo dar certo..muitas pessoas acham que Amar é não brigar e na verdade não..vc aprende com isso
Bacana seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Tá difícil achar alguém para se interessar verdadeiramente, ou alguém que tenha interesse em conhecer e pelo menos começar alguma coisa... que dirá abrir! 😂😂
Nao existe melhor ou pior modelo. Todos tem prós e contras. Como bem pontuado, "romantismo" agora é consigo msm, com a vida pelos prazes (viagens, consumo, etc) Porém tambem é uma idealização. Nada tem sentido por si proprio. A única coisa verdadeira na vida é que o ser humano tem desejos de algo. O que é esse algo? Pode ser qualquer coisa. Qualquer modelo, qual ideia,etc.. E tambem quando se fala "o amor esta mudando" é apenas uma abstração. O amor nao existe em si. Existe na mente das pessoas. Significa que as pessoas estao mudando hábitos por n fatores..
Concordo com tudo. Mas não corremos o risco d perceber q não vale a pena abrir mão d nada pelo outro e se todos pensarem assim, como irão ficar as relações?
Pois é, concordo com seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
"...
O amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
..."
É salvador para uma mulher sair do amor romântico.
E pro homem também! Individualidade real é a convivência consigo mesmo. É a coragem de se ver de seguir seu caminho, seus instintos e motivações sem dependência ou jogos psicológicos de poder. Individualidade não é individualismo, egocentrismo e isolacionismo, é sim se ver, conhecer para contribuir com o outro e com a sociedade. Nada tem a ver com o gênero, mas é claro que o amor romântico é uma armadilha ardilosa do patriarcado e do capitalismo, bem como as tais Liberdades e lutas que se forem somente panfletárias e modistas não serão plenas e reais. Então viver individualmente é óbvio, rico e um presente de Deus! Mas só vale a pena com Amor e Convivência Salutar... No resto é só submissão e poder..o que não interessa a quem realmente quer ser livre! Fique com Deus!
👏👏👏
Como é?
Quer dar pra todo mundo fica solteira, acabou hahah
Eu vejo o amor nos dias de hoje como um produto... Todas as músicas são pautadas nisso da até um enjôo, vc sabe que a música provavelmente vai falar de um amor difícil impossível e aquela ladainha toda... Filmes tbm a mesma coisa, todos os filmes tem um casal sempre enfiam o romance ou um "amor impossível" até mesmo se o filme for de ficão científica, novelas, series, livros, existe uma empresa inclusive especializada em artigos apenas em formato e com desenhos coração ... O amor romântico simplesmente é um produto muito vendável!! Pq ele vende justamente a ilusão ou no caso a esperança de que um dia todos nós seremos amados e idolatrados tal qual um deus... Que a pessoa só nos amará, terá olhos e espaço no coração para nós, e isso é nada mais nada menos que ego... Não tem nada de amor!! O amor romântico meche justamente com o ego e alto estima, por isso que é tão difundido!! A ideia que a pessoa te escolheu como única para amar amacia o ego, eleva a alto estima, trás uma segurança mesmo que ilusória de aprovação social... O amor é uma ideia barata, altamente lucrativa e que em uma sociedade onde todos estão carentes de certa forma de algo emocional, seja por problemas pessoais mal resolvidos ah problemas de socialização, se encaixa perfeitamente no indivíduo sanando essa dor latente... E como toda ilusão ela um dia acaba, daí tantas traições que vemos explodir hoje em dia, pq somos humanos e não deuses, nos atraímos por tudo, todos, e não um específico, é a nossa natureza explorar o mundo... Tanto que nos tempos paleolítico éramos nômades, consumimos e íamos embora atrás de consumir mais, hoje não deixa de ser assim porém a ideia de "amor" veio pra tentar barrar isso mas assim como outros ideais impostos para controlar, não consegue!!
Toda minha admiração a essa mulher que me inspira a ser mais livre e feliz...e a ter CORAGEM
Eu acho que as pessoas nunca souberam se relacionar e agora FINALMENTE as coisas estão melhorando!! O amor romântico é doentio, prega uma utopia inexiste, não seu parceiro não se atrai só por vc, não tem tesão só vc ele é um SER HUMANO então pare de se enganar!! Eu não namoro pois os homens são estremamente pautados nesse amor romântico doentio querem ter controle, não deixa a pessoa ter vida própria e até pra comprar um pão quer ir junto. Pessoas que acreditam no amor romântico em geral são pessoa dependentes, não saem sozinhas só saem se o namorado ou conjulgue for ou tiver do lado. A vida social simplesmente morre pq só pode sair se a pessoa que tiver se relacionando tiver do lado... Eu amo minha liberdade e não troco ela por ninguém!! Odeio esse grude, odeio gente que não tem vida própria e que tbm quer te prender, as pessoas tem amigos conhecidos parece que depois que estão namorando não vivem mais não saem parece que colou uma perna na outra do namorado... É um porre!! E tudo com o medo de "aí se ele sair sozinho vai aprontar" Moss... Isso que uma pessoa vai se atrair só por vc e quer transar só com vc é a maior mentira inventada!!!!! Se a monogamia fosse algo natural não existiria traição!! Vamos evoluir e priorizar mais o viver bem do que ficar vigiando genitália de parceiro!!
Ótima reflexão! Muitas pessoas até se suicidam porque acreditam que a vida só tem sentido se tiver o(a) amado(a) ao seu lado.
Eu acredito que as pessoas serão mais felizes!!! Terá menos hipocrisia, mentira e etc e tal....
mas eu particularmente não me sinto preparada. Razão pela qual escolhi viver em solitude a mais de 6 anos . Respeito simmmm mas cada qual é livre para fazer suas escolhas.
E chega de cavalheirismo e tratar mulheres como princesa.
Igualdade.
Sim, hoje em dia reina a hipocrisia e muitos que são a favor da monogamia traem, mas julgam quem abrem o relacionamento com respeito e diálogo.
Regina você é minha Guru. É incrível como você consegue resumir tão bem em alguns minutos um assunto de difícil aceitação e tão importante. Tem mais, nos meus 68 anos e 45 de casada valido tudo o que você disse. Com certeza, nossos filhos têm outra mentalidade. Parabéns , obrigada!
Parabéns, Regina! É preciso ter coragem pra se livrar dos moralismos e preconceitos!!!
Nossa, ela ótima. Recomendo grandemente os livros dela também.
Regina, você é um luxo! Com a tua inteligência e sofisticação, você nos ajuda a pensar e compreender dialeticamente a linha do tempo e seguir na estrada. Permita-me uma perguntinha: você vive relações abertas?
Excelente vídeo,esse será um passo a frente nas relações amorosas. Na verdade nunca existiu monogamia,sempre houveram as traições e os amantes. Está mais do que na hora de acabar a hipocrisia.🤔😏
Nem todo mundo trai não. Cuidado com isso, gente. Não vale a pena de guiar por relações alheias, a gente não sabe o que acontece lá. A abstração é importante, cria teorias e coisas legais mas a vida cobra a particularidade de cada um. Temos que ter hombridade na vida, valores e nos guiarmos por eles, do contrário aí sim é hipocrisia. Se dedicar ao outro, viver juntos e amar demanda atenção. Não à toa se chama "compromisso". Nos últimos acontecimentos até o presidente falou que não vê nada demais em contar uma mentirinha pra namorada, não à toa o cara é triplamente corno. Existem tipos de relacionamento, quer mais liberdade do que escolhe seu caminho e sim se responsabilizar por ele? Temos de ser maduros, toda escolha gera uma renúncia e tudo vem até nós para que a gente dê conta. Não vi nenhum exemplo de relacionamento que deu certo falado aqui, assim como a existência de gente boa, fiel e feliz. Mas eles existem. O amor é subversivo e revolucionário, demanda responsabilidade. Logo, é pra é corajoso e tem hombridade na vida.
Como sempre uma pessoa muito contextualizada e analítica.
Excelente aula, posso chamar de aula sim. E tbm é um convite para deixarmos de ser hipócritas.
Quando passei a ver o amor romântico como ele é, fui deixado pelo caminho. A busca pelo conhecimento me fez crescer, e aos poucos me distancio do romantismo, O processo do desapego é lento, mas libertador. Amar e admirar, tomar conta de mim. Pode parecer egoísmo, mas não é, é apenas uma forma encontrei para mudar o modo de vida que não consigo enquadrar-me!...
Wilson Lopes
Ainda sou vítima do amor-romântico, mas espero, em breve, me livrar dessa idealização que faço em cima dele! Não sei se chegarei ao ponto de viver relacionamentos abertos ou poliamor, mas quero me livrar da ideia do um só corpo, uma só carne!
E chega de cavalheirismo e tratar mulheres como princesa.
Igualdade.
" O que você deseja realmente ou o que você aprendeu a desejar."
A Sra fez uma explanação totalmente baseada na história deixando completamente de fora a subjetividade dos sentimentos, que são bastante elucidados à luz da psicologia.
Concordo com seu comentário! Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Que delícia de mundo que está se formando!❤ Meu marido e eu nos amamos mais que tudo mas temos nossas atividades e amigos próprios e tambem comuns. Somos muito felizes! Pena que na minha infancia ainda não tinha a Valente rs. Demorou pra chegar nosso mundo, mas chegou!🙏
Isabela Simões ham?
Eu ainda sou fã do amor romântico, da monogamia e da família bem-estruturada. Sou bem cafona, confesso. Mas vejo o mundo caminhando a passos largos para o poliamor e o casamento aberto, se chegar a haver. Casamento também cairá em desuso.
Família estruturada é uma utopia
@@mariaoliviapinheiro2975 vc não deve ter tido sorte e não deve generalizar.
Família bem estruturada? Qual,a tradicional brasileira? To fora quero não.
@@lenita7474 temos todos os tipos de família e somos, cada um, o resultado de do tipo de família em que fomos criados.
Não te acho cafona e sim autêntica!!!Eu acredito no Amor!!!
Linda Regina! Que bom te ouvir, tema fundamental nas relações sociais!!! Eu venho estudando pela segunda vez esse assunto e novamente o que mais me move é a ILUSÃO: o quanto o amor romântico idealiza o outro e a relação, criando fantasias impossíveis de serem realizadas e inevitavelmente gerando FRUSTRAÇÕES.
Dessa vez estou gravando o livro We - A psicologia do amor romântico, literatura junguiana interpretando o mito de Tristão e Isolda. E trazendo essa conexão ESPIRITUAL projetada no amor romântico para as minhas práticas de meditação, de presença, de conexão. Não chamo de individualidade, mas trago para mim mesma a responsabilidade de me sentir assim, conectada, linda, presente, em paz, fluindo... de forma mais consistente, sem navegar na delícia - e nos infernos - das paixões. Quem sabe essa "queda" do amor romântico também se deva a isso: as pessoas têm buscado cada vez mais, por si mesmas, essa luz interior.
Esse livro é perfeito! Já o reli várias vezes...
Eu sou o tipo de ouvinte perfeita, ouço atentamente as pessoas desabafarem sobre suas relações e falo o que obviamente elas querem ouvir... Essa prática me permitiu observar os casais de perto, e desde então tenho para mim que as pessoas são muito iludidas em acreditar na monogamia, pois ela não funciona em casamentos de longo prazo...
Interessante seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
@@brunoximenes2454 , concordo com você.
Fantástica apresentação! Riquíssima !
Achei perfeito, basta observar e já podemos notar que isso já é uma realidade. Parabéns por esse vídeo nunca vi nada tão perfeito e real
Perfeito!
Na realidade a monogamia tem sido responsável por muito sofrimento, violência, tanto para os adultos e para crianças. A psiquismo feminino foi trabalhado para a ideia de que vão encontrar um homem que só olhem para sua esposa. Passado algum tempo, começam as desconfiança. A saída seria aceitar as coisas como elas são, ou então uma separação adulta, sem complicações. Mas, no processo de separação rola muitos conflitos, que chegam a atos violentos e, em alguns casos até mortes. Quando tem crianças, elas crescem neste ambiente violento e muitas adquirem traumas que levam para o resto da vida. Seria muito bom que a humanidade adquirisse maturidade para enfrentar certos problemas existenciais.
Sofro com tudo isso que me foi ensinado. Tô sofrendo e tateando no escuro, indo, levando, esperando um milagre na minha forma de amar, que se torne mais “moderna” ou um príncipe encantado venha me salvar (verdadeiramente não existe essa segunda opção). Vários comentários interessantes aqui. Mas o da Julia Nicolli disse tudo: “O melhor amor é o próprio.” ❤︎
Achei tão triste essa reflexão, infelizmente é verdade. As pessoas estão perdidas. Isso acontece pq as pessoas não sabem o que é um relacionamento de verdade.
Eu sofro com tudo isso. Pq o amor romântico me foi ensinado desde que nasci. Mas no fim acho que vc não entendeu nada. O que é um relacionamento de VERDADE?
Concordo com seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Eu comecei a lê o 'Livro do Amor" onde faz um apanhando das relações afetivas desde a antiguidade até a contemporaneidade.
Vc recomenda eu ler esse livro? Se sim, por quê? 🙂
@@brunoximenes2454 Desculpe a intromissão, mas posso te recomendar um livro excelente?
@Taliana Novais "We, a chave da psicologia do amor romântico", de Robert A. Johnson. É um dos melhores q já li sobre esse assunto.
@Taliana Novais q bom q vc tem! Ele é maravilhoso...
@Taliana Novais 👏👏👏👏😀 depois me conta o q achou!
Quando eu crescer quero ser que nem você. Amo suas reflexões!
Eu amo estudar os livros de Regina Navarro, sugo tudo que ela diz! Estou maravilhado!
Eu acho complicado relacionar nos dias de hoje, no meu caso eu nunca me casei, sempre quis me casar desde os 20 até os 37 ( até uns dias atrás), tive relacionamentos, acabaram, a maioria deles por infidelidade da outra parte, por medo de me relacionar e sofrer novamente, porque me entregava bastante, em pouco tempo de relacionamento, fiquei muito tempo sem me relacionar até casualmente, já fiquei uma vez 2 anos anos e meio e uma vez 3 anos, todos esses intervalos sem beijo e sexo, opção minha e medo, muito medo de sofrer as mesmas frustrações. Pois bem, em 2018 decidi a me abrir, e fui, tive alguns encontros, ir ao cinema, barzinhos, sem nada de muito sério, pelo beijo vi que não tínhamos química e quando contei sobre a minha vida, logo a pessoa se desinteressou. Normal, fui sincera, a pessoa foi e tudo bem. Em 2019 fiquei com uma pessoa e cheguei a namorar por um tempo, não deu certo, o relacionamento virou uma bagunça. Terminamos nossa história em dezembro de 2019, em 2020, tive alguns encontros, eu pensava, "agora vai, pessoa do bem", e sim, eram pessoas do bem, mas não fluia, acho que estamos muitos de nós com medo de nos entregarmos. Daí eu comecei a refletir, refletir, e parei de ter o desejo de me casar, e até namorar. Sempre são as mesmas coisas, os mesmos problemas no meu caso, vem o ciúme da profissão, das amigas, da família! no começo falam, vc é legal, te admiro, vc é excelente filha, vc é inteligente, independente, mas passam-se uns 2 meses começam as cobranças, como, "pq vc não veio? o seu trabalho é mais importante que eu"? , sendo que eu sempre entendo quando a pessoa não pode me ver. Isso quando não emburra. E meu terapeuta disse que isso não é um relacionamento saudável. Então, eu concordo com a Regina quando ela fala que as pessoas em relacionamentos querem se tornar UMA, minando a privacidade do outro! sobre estas outras questões que ela fala, estou começando a acreditar. Então, eu, se for para passar as mesmas viciações que eu passei em relacionamentos anteriores, não quero mais me relacionar.
Quem sabe vc também não idealiza no outro expectativa de suas crenças, como é mas fácil repara no outros os defeitos, fica difícil reparar em nós os nossos ""defeitos""
Eu sei como é... Viva apenas o momento sem esperar nada de ninguém, apenas viva bons momentos, sei que o sentimento é traiçoeiro mas quando os ideais dessas emoçoes vierem eu agora penso que não passa de uma crença exagerada e inventada por mim mesma e tudo se equilibra até mesmo se for recípocro e nem sempre a outra pessoa tem nosso conhecimento para analisar isso, vamos prestar a atenção em nossas crenças e limitações e nos amar em primeira mão
@@jorbeteferreira9564 hahahahahah tinha que ser um homem pra fazer um comentário desses!
Tenho amigas fabulosas, com carreiras profissionais incríveis, mas estão preferindo ficar sozinha do que com embustes que não as entende!
@@biancavasconcellos88 o que o gênero tem há ver com o comentário??
A solidão é uma escolha também.
Meu comentário foi uma obs sobre o que vc fl !!
@@biancavasconcellos88 tem pessoas que opita pela carreira ao invés de cultivar um relacionamento ou uma família, mas qualquer caminho seguindo trás um arrependimento depois e da natureza humana.
Eu sou romântica... Kkkkkk 😂😂 mas prefiro os dois pés no chão! Mais realidade e menos sonho! Parabéns pela reflexão! 👏👏👏
Concordo que a individualidade deve ser respeitada, e também a respeito da idealização e a realidade.
Parabéns pelo vídeo Dra! Só vi verdades. Depois que assisti ao vídeo aqui no RUclips do Dr. Fabiano Goes: romantismo o inimigo das nossas almas. Meus olhos foram abertos nessa questão.Vi o quão errado eu agia nas minhas relações amorosas. Hoje em dia tenho raiva de romantismo rs. Recomendo assistir, são 3 lives dele sobre o assunto.
Assim como existem várias formas de amar, existem várias formas de sentir como deve ser uma relação amorosa. Eu sempre fui independente financeiramente e escolhi a monogamia, escolhi um parceiro que admirava muito, isso para mim garante a atração e tive sorte de continuar admirando-o ... então continuo com ele há 24 anos. E soma-se a isso tudo que realizamos juntos, nosso filho... E não seria qualquer atração fora do casamento que ameaçaria essa relação de amor. E ainda damos total liberdade um ao outro de sair sozinhos ou com amigos. Mas consideramos fidelidade essencial.
Bacana seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
O melhor amor é o próprio. Chega de ilusão!
❤︎ melhor comentário ❤︎
E chega de cavalheirismo e tratar mulheres como princesa.
Igualdade.
@@OttoValverde quando a paixão é recíproca, é maravilhoso! Mas amor e paixão são distintos.
Raphael jogos, verdade, chega dessa falsidade masculina.
Concordo Julia, o amor próprio salva! Ilusório querer salvar o outro.
Nossa incríveeel, fez refletir bastante, todo ano vou ver pra refletir sempre
Gente! Eu não gostei 😆Eu simplesmente ameeeeeeeei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tento e gosto de ser romântico.
Não estou certo ou errado. Creio que cada um tem a sua forma de relacionamento.
Acredito que hoje em dia estarmos um pouco egoísta, na verdade sempre o homem foi assim.
Incrível.
Excelente explicacao socioemocional! Obrigada!
Me ajudou a limpar confusões ! Agradeço
Estou em busca de conhecimento sobre relacionamentos. E nessa jornada de autoconhecimento percebo muitas cargas emocionais que tenho e que me fazem muito mal, e estou me esforçando para não projetar nas minhas relações. As outras pessoas não vão suprir meu vazio existencial, não posso colocar essa responsabilidade na mão de ninguém, isso é dependência emocional. Sou nova, tenho 23 anos, sei que tem muita imaturidade também, mas já sofri demais nos relacionamentos que tive, sinto que nunca sou correspondida do jeito que espero, até porque o mundo não gira em torno do meu umbigo rsrsrs Dói demais enxergar as próprias sombras, está bem difícil de lidar, por isso estou nesses estudos.
Acho o tema muito pertinente e seguramente sei que ele povoa a mente de muitas pessoas. Vejo que ainda temos muito a avançar para podermos ver essas expressões de amor com mais frequência em nossa sociedade. Acho que nesse momento as pessoas ainda estão vivenciando o tema baseados nas histórias de suas próprias relações e suas dores. Mas super vale a pena a discussão!!!! Assim vamos encontrando novas possibilidades juntos.
Te amo Regina. Maravilhosa 😍😍
É quase impossível conciliar as exigências da sociedade com as dos instintos.
Freud
Uau! Verdade!
@@GhibliHeroine Todos os tipos de relacionamentos. Isso significa que eu posso ter apenas um amigo? Amar apenas um irmão?
Afinal, amor fraterno é um tipo de amor.
@@GhibliHeroine Ja começou errado quando estabeleu o relacionamento como hétero... fazer o que se eu falei sobre uma coisa e tu enfiou "contar as coisas de um pro outro"? Enfim...
Concordo com a Bia! Se vc deu sua palavra, seja íntegro, fiel e honesto. Se mudou de ideia e quer começar a ter relacionamentos extra-conjugais, seja honesto com vc e com o(a) parceira. Caia fora, mas não traia. O problema é que o infiel quer o melhor dos dois mundos. E ser traído é desolador, seja por quem for. Eu prezo a honestidade a qualquer custo.
Nem sempre o comprometimento é só sobre fidelidade, mas sim sobre lealdade e compreensão, entre outros aspectos. Esperar que as pessoas só se admirem por um modelo de amor, é esperar que elas falhem. O relacionamento deve estar baseado em respeito mútuo e diálogo, e que cada casal decida sobre sua maneira de amar e ser amado.
Sempre Fantástica Regina Navarro 👏👏👏
O amor romântico raramente existe na vdd, as relações só estão ficando mais honestas e envolvendo menos traição.
Meu Deus.. Eu passei uma vida inteira acreditando em romance Julia e Sabrina 😭😭😭😭
Kkkkk vdd ilusão talvez
Amooooooooooo a Valente!!! 😍😍😍🔥
Amei 🥰
E Carmen Lúcia Medeiros Umekawa.
Prezada Regina.
A minha observação no seu conteúdo de explanar sobre a evolução que poderá haver nesse AMOR romântico existente. É que
sinceramente eu posso lhe garantir que é um salto para a solidão.
Já viemos de uma geração repressora. Milhares de pessoas principalmente as mulheres eram histéricas e sofriam MUITO por NÃO gozar de uma vida a dois com abertura para falar de seus íntimos sentimentos e necessidades sexuais. Sofriam loucuras presas em instituições de saúde.
Atualmente mudou-se. Pode Casar e separar quando ambas as partes NÃO estiverem contentes.
Por isso penso que idealizar uma relação a dois aberta para outros parceiros entrarem é o caminho para uma profunda solidão e desencanto do sentido de viver.
Nós precisamos de sentir que somos amados estabiliza a rotina.
E dá MUITO trabalho. MAS vale a pena viver.
Acima de tudo o AMOR
Todo mundo sabe dos problemas e das coisas boas que os casamentos trazem... não é segredo para ninguém já há muito tempo, mas mesmo assim as pessoas se casam e depois acabam culpando uns aos outros por quanto estão infelizes. No fundo ninguém quer ficar sozinho por isso acabam tentando. Talvez seja melhor não casar mesmo e assumir total responsabilidade por esta decisão.
Eu não tenho um minuto de paz, não é possível. Era só o que me faltava; eu, uma demissexual, agora sou obrigada a aguentar a normalização dos relacionamentos líquidos e o fim do amor. Prefiro morrer virgem e abandonada a manter qualquer tipo de relação com alguém que eu não amo.
acho que você não leu o Baumam ou não entendeu o suficiente pra embasar sua opinião, não é que não exista mais amor, é que agora existem as possibilidades, sem dogmas religiosos, regras familiares, questões financeiras, sociais, as pessoas são mais livres pra escolher oque querem e ponto
O dramaturgo português do séc XVI Gil Vicente retratou com maestria a desilusão de uma donzela com o primeiro amor por ela idealizado em Farsa de Inês Pereira. Vale a pena a leitura
Obrigado pela indicação. Vou ler
A mais pura verdade.
Lembrei do livro Admirável Mundo Novo, de Huxley.
Muito bom!!! Finalmente ouvi algo que faz sentido em relação ao amor romântico na atualidade.
Assisti sua live com Leandro Karnal. Amei.
Show! É muito bom esse exercício de abrir a cabeça para novas realidades.
Amor romântico é condição cultural, quem mesmo casado nunca senti desejo por outros(a), se fosse natural biológico nem desejo teríamos por outro sem ser o parceiro
Vídeo sensacional!
O amor romântico está indo embora... e já vai tarde!! Não sentiremos saudade.
E chega de cavalheirismo e tratar mulheres como princesa.
Igualdade.
@@raphaeljogos5719 Obrigada por levantar a bola. Por favor, homens, parem com essa palhaçada de princesa. Só parem.
Gnt na minha opinião e na minha óptica eu vejo que as relações são espelhos das pessoas ent devemos crescer e amadurecer saber oque queremos e estarmos conscientes que cada um tem sua vida e num tem a mínima obrigação de saber oque queremos com as pessoas se não falarmos relacionamentos podem ser abertos e podem ser fechados tudo depende de quem está dentro ou está se relacionando pq apartir do momento que machuca o outro faz o outro infeliz num é nem poliamor nem monogamia é um relacionamento toxico(LEMBRANDO Q ESSA É A MINHA OPINIÃO E MINHA OPINIÃO APÓS ASSISTIR O VÍDEO NUM TENHO A MENOR INTENSÃO DE OFENDER OU CAUSAR NADA EM NINGUÉM)
Nossa!! Tanto conteúdo nesse vídeo! Eu amei! É muito esclarecedor. Sinceramente, penso que todos tenhamos que fazer terapia sempre para nos autoconhecermos em primeiro lugar, daí sabermos o que queremos realmente e não o que foi nos enfiado na cabeça. Acho que a mulheres no contexto atual dos relacionamentos são as que mais sofrem(os). Não adianta negarmos as mudanças. Tudo muda, tudo flui, pois a vida é dinâmica. Nós também mudamos e o outro também. Vamos entender isso pra vivermos melhor, sem mágoas e julgamentos.
Considerando que uma pessoa narcisista ou borderline tenta se encaixar na expectativa do outro e inicialmente até que engana bem. Porque são excelentes atores... e as pessoas só estão tomando conhecimento sobre relacionamento abusivo e suas características nesses últimos anos. E agora com essa pandemia muito mais... esses atores NÃO conseguem manter seus personagens 24hs. Então a outra parte codependente se frustra e adoece ... e o outro se entedia e busca relacionamentos fora para fugir das cobranças de falta de caráter. Então eu ouso repetir o que já me foi dito diversas vezes e eu concordo... "O amor é apenas para os FORTES." Para pessoas que sabem o que querem e se comprometem com suas escolhas. Se responsabilizam por suas atitudes ao invés de jogar no ombro do outro as suas frustrações, já que NÃO existe um ser perfeito.
A pornografia está acabando com os relacionamentos (fato). E hoje em dia se os homens NÃO entenderem que dividir as responsabilidades e atividades com as mulheres, o relacionamento vai continuar desequilibrado. Pois um lado se sobrecarrega e o outro NÃO se importará que aquilo pode desgastar a pessoa energeticamente... essa pessoa sobrecarregada vai aos poucos desistindo de si para manter uma estrutura que começou falida. Mulher NÃO quer uma tábua de salvação, mulher quer respeito e compromisso com um homem maduro emocionalmente. E vice-versa. Eu NÃO perco meu tempo com relacionamentos casuais pois não me acrescenta em nada. Ja tive várias oportunidades nesse sentido e tentei até algumas vezes, eu achei super frio e sem aquele "cuidado" (consideração) que as pessoas teriam num relacionamento romântico. Muito pelo contrário, tiraria o meu foco do que realmente é importante para mim. Quero uma família, não precisa ser perfeita, mas precisa ter como um Norte a busca da construção de um relacionamento estável e equilibrado entre as partes. Lidar com adultos infantilizados me entedia e rapidamente eu perco o interesse em manter contato ou convivência. E por aí vai. Rs Prefiro um parceiro certo que esteja alinhado com meus valores e me respeite, do que vários incertos e infantis que buscam na outra pessoa uma forma superficial de se sentir amado. Minha humilde opinião, baseada na minha experiência de vida.
No
No n
Njjnj kkkkk no
Me sinto assim também! respeito muito as mulheres e não critico
pessoas que curtam relacionamentos abertos mais não é pra min!
@@julianomendonca3339 tenho essa tendência também. Ao mesmo tempo que observo as configurações atuais e penso q tudo começa como relação aberta e casual. Ninguém chega mais em ninguém e diz: 'quero compromisso!' E qdo acontece é um choque, vc até pensa q a pessoa é carente demais e problemática...
Melhor assunto do mundo!
Continue com o trabalho, nos ajuda muito
Tu gostou mesmo, em julio, melhor assunto ri mtkkkkkk
Estou vivendo isso, gosto do meu namorado, nós nos damos bem, mas a individualidade acabou!
Empurrando a Verdade.
Sair do Sonho Eterno
Cair na Real
So o Tempo Traz
Turbinas Alerta
Boas reflexões Regina, contudo, penso que a individuação mesmo só com independência econômica. Então nesse país em crise permanente não vai rolar.
É preciso ter coragem!
Amigos não comuns é fundamental.
"é preciso ter CORAGEM"
Ótimo vídeo 👏👏👏
Amei o vídeo. Muito esclarecedor.
wow...parabens mulher voce é a minha heroina!
A crença no poliamor ou relacionamento aberto tem uma tônica romântica e utópica. O cônjuge que alivia sua vida com um terceiro vértice na relação durante muitos anos corre o risco de ouvir, no fim das contas:"Meu bem, seus bens também são meus" . No caso dos mais pobres:"Minhas dívidas também são suas".
Mas isso já acontece nos relacionamentos monogâmicos. E o relacionamento aberto não é sobre "aliviar a vida" com terceiros, mas aproveitá-la em toda sua potencialidade na medida em que existe honestidade entre as partes.
O casamento TB caiu no tudo é relativo
Cada um sabe o que lhe faz mais feliz
Não esquecendo o tanto de responsabilidade que acarretam nossas escolhas
Perfeito 👏👏
Maravilhosa ♥
Ser romântico é natural
Que assim seja, tchau amor romântico!
Pra mim, separação ainda é uma tragédia e tenho fundamentos para pensar-sentir assim.
Não creio que o ato da conjugalidade cairá em desuso, mas o amor MERAMENTE romântico, sim, esse cairá em desuso.
Amor sempre será amor, independente de que seja romântico ou não. E o amor precisa ser VIVIDO com INTEGRIDADE, inteireza.
Pois eu sou defensora do amor romântico e acredito que ele pode, sim, ser fonte de felicidade e paz. A questão é que muitas vezes a pessoa é romântica e tem o azar de fazer uma péssima escolha e se casa com quem quer transar até com o poste. Realmente, uma pessoa que controla seus instintos e uma pessoa que gosta de viver como um cachorro/cadela no cio provavelmente não serão felizes. A culpa não é do amor romântico, é das escolhas de cada pessoa e da falta de autoconhecimento e sinceridade consigo mesma.
Azar é desculpa de não assumir os próprios problemas e limitações, de não procurar ajuda, terapia, auto conhecimento, de culpar as estrelas pelas péssimas escolhas pessoais
Mana, se o amor romântico funciona pra ti, que maravilha! E de fato muitas pessoas românticas (ou não) fazem péssimas escolhas. E isso tem muito a ver com a gente aceitar aquilo que acha que merece. E tb com falta de "algo melhor pra comparar". A vida é feita de fases. E se nos encontramos numa fase em que queremos conhecer pessoas, transar, curtir, TUDO BEM. Se tu curte se relacionar romanticamente, é uma particularidade tua. O ruim é se referir pejorativamente às pessoas que não são como você. E claro que excesso é sempre ruim, em todos os casos. Autoconhecimento é importantíssimo SIM. Mas faz parte disso entender que tua perspectiva em relação a si mesma não é universal. O problema muitas vezes é colocar todas as expectativas no amor romântico e negligenciar os outros aspectos que te constituem uma pessoa. Aí é muito fácil de se frustrar. E o amor romântico é problemático na medida em que não corresponde à realidade em todas as suas nuances. Vamos valorizar a pluralidade. Ouvir o outro. Deixar um pouco as experiências individuais de lado, pq as vezes não é sobre a gente.
Excelente seu comentário! Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Achei que as relações superficiais ganharam destaque porque a nossa sociedade não se desenvolveu emocionalmente. Uma pergunta: será que sabemos o que é amor?
Está dia pior. A maioria só pensa no prazer carnal e esquece todo o resto.
Tô aqui só pra ver os argumentos.
Concordo!
As pessoas não querem correr o risco da vulnerabilidade que as relações mais profundas exigem. Por isso optam em não se exporem tanto. E justificam essa falta de maturidade com argumentações que evidenciam que são pessoas que estão machucadas por dentro.
@@rafaelgomes3872 perfeita suas colocações. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ainda tem muito pano pra manga, mas estamos no caminho. Haja análise😂😅..
concordo planamente, haja análise sim .
Amor romântico é o absolutismo do ego.
Esqueceu de falar da Frozen que é muito forte e independente e não depende de amor romantico para viver. observem a musica em portugues da Frozen....Acho que afetará para um bem maior as meninas que assistiram a frozen lá no futuro. as histórias de fábulas nos ensinuou a ser mulheres fracas, dependentes de ter um homen para proteger-nos....o ue foi muito ruim para muitas....muitos casamentos terminaram e.... eu sempre gostei de trabalhar e não depender de marido,fato! Sempre ensinei a minha filha adolescente que ela deve casar com os livros e ser independente.... graças a Deus nunca perdeu o ano e ja está indo para facudade, nunca teve namorado graças a deus falo a ela que deixa isso para qundo se formar...estará muito mais inteligente estudada e saberá fazer a melhor escolha.
Acho que na verdade só tá faltando as pessoas aceitarem que relacionamento são pessoas imperfeitas querendo dar certo..muitas pessoas acham que Amar é não brigar e na verdade não..vc aprende com isso
Choque de realidade! Adorei ... rsrsrs
Eu sou exceção, estou com meu companheiro há quase 50 anos, nos satisfazemos gostosamente aliás é nos encostarmos e o arrepio surgir
Bacana seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
Raridade isso...
Qual seria a fórmula, o segredo, a explicação?
Adoro seus vídeos 👏👏👏👏
Olho para tudo isso com uma profunda tristeza. O que é Família Estruturada? Está acabando e deixando rastros de muito sofrimento e raiva.
Gratidão. Segundo vídeo sobre realidade amorosa ‼️
Tá difícil achar alguém para se interessar verdadeiramente, ou alguém que tenha interesse em conhecer e pelo menos começar alguma coisa... que dirá abrir! 😂😂
Muito esclarecedor!!! Adorei!
Nao existe melhor ou pior modelo. Todos tem prós e contras.
Como bem pontuado, "romantismo" agora é consigo msm, com a vida pelos prazes (viagens, consumo, etc)
Porém tambem é uma idealização. Nada tem sentido por si proprio.
A única coisa verdadeira na vida é que o ser humano tem desejos de algo. O que é esse algo? Pode ser qualquer coisa. Qualquer modelo, qual ideia,etc..
E tambem quando se fala "o amor esta mudando" é apenas uma abstração. O amor nao existe em si. Existe na mente das pessoas. Significa que as pessoas estao mudando hábitos por n fatores..
Concordo com tudo. Mas não corremos o risco d perceber q não vale a pena abrir mão d nada pelo outro e se todos pensarem assim, como irão ficar as relações?
Como agora, mas mais honestas. A palavra cornudo vai ser coisa do passado🤣🤣
Esculhambação geral!
De forma que, se a outra pessoa queira abrir mão de alguma coisa, seja pq ela quer e não pq ela é obrigada ou se veja obrigada a isso...
Pois é, concordo com seu comentário. Eu tenho a impressão que a terapeuta Regina Navarro fala como se a unica forma de o casal ser feliz por um longo tempo é abrindo a relação. Eu acredito que essa não é a forma de ser feliz. É plenamente possivel (difícil, mas possível) ter relação monogâmica até que a morte os separe, se não fosse possível nossos pais não conseguiriam estar até hoje casados. Na minha opinião, se uma pessoa quiser beijar e transar com outras pessoas, então a "modalidade" que ela tem que adotar é ser solteira.
AMEI A ANALISE!!!
falou td ainda bem q ta caminhando pra isso. uffa