Minha coleção dos 17 volumes infantis é vintage do ano de 1956. Li todos aos 11 anos. Cresci como pessoa. Me desenvolvi. Me apaixonei pelos livros. Em nenhuma maneira me influenciou negativaments.
Me mudei recentemente e fui obrigada a doar quase todos os meus livros. Alguns do poucos que guardei foi a coleção infantil completa do Monteiro Lobato pra ler pros meus netos.
Eu li todas as obras da coleção Sítio do Pica-Pau Amarelo quando era criança, além de assistir ao seriado original na televisão. Nada disso me tornou racista. E nunca senti nenhum tipo de preconceito nos livros; pelo contrário, achava a Tia Nastácia um personagem adorável e indispensável ao sítio. Monteiro Lobato foi e continuará sendo um grande escritor brasileiro. Esse revisionismo histórico cheio de preconceitos disfarçados de virtudes vai passar e ser esquecido por sua insignificância e estreiteza. E parabéns pelo vídeo!
Óbvio que tu não acha nada demais , porque a tia Anastácia estava no "lugar" dela, como todo branco acha que preto tem que estar no seu papel de servidão. Ainda bem que os tempos são outros e podemos ver "gênios " como Monteiro Lobato e Charles Chaplin em suas verdadeiras faces .
@@FernandoluanDopke não é questão de não achar nada demais. Na realidade da época e ainda hoje existe tal discrepância, era praticamente impossível existir uma D. Benta estudada dona de um sítio sendo negra. Era um espelho social da época.
"revisionismo" O cara era tão racista que KKK achou o livro que ele queria lançar nos EUA racista demais e outra, não é pq tu não achou racista que não seja. O cara era abertamente racista , ligado a diversas organizações racistas.
@@trapaleao6655 achismo meu? Kkkkkk Tu literalmente falou que não acha ele racista pq "nunca senti racismo". Eu não vou te dar nada de mão beijada, vai tu pesquisar e descobrir, o cara era um puta racista e isso sabido por qualquer pessoa que sabe o mínimo da história dele.
Monteiro Lobato foi sem dúvida nenhuma um grande gênio e suas obras estão eternizadas na literatura brasileira. Excelente demais esse vídeo, abração a todos do canal. ...
@@wilmaaparecidaalbuquerquec5199 e pensar que só tivemos a primeira Universidade, em 1920, isso, porque o rei da Bélgica, ia visitar o Brasil, que tinha que ter uma faculdade, para dar-lhe o título de Doutor Honoris Causa. O nosso vizinho, Uruguai, em 1870, já tinha um ensino público e popular de alta qualidade.
7 месяцев назад+14
Meus parabéns por esse magnífico material, eu sou fã de Monteiro Lobato, e adorei a maneira que foi trazido para o publico do RUclips. Simples e com muito conteúdo. Muito obrigado por não deixar esse grande brasileiro cair no esquecimento. Um grande abraço.
Excelente vídeo, informativo e equilibrado. Cresci lendo a obra infantil de Monteiro Lobato e devo a ela grande parte da minha formação cultural inicial, desde conhecimentos de mitologia grega até os princípios da Gramática e da Matemática. E, ainda, foi por meio dessa obra que dei meus primeiros passos numa reflexão filosófica e crítica da vida e da sociedade. A acusação de racismo é anacrônica e não enxerga elementos como o respeito e admiração a personagens como Tia Anastácia e Tio Barnabé.
Minha paixão pela leitura foi marcada por Lobato, só tenho a agradecer a ele. Acredito que ele só retratou a realidade brasileira, acho que essa fala dele "ser racista e escravista é errônea demais, sem contar a questão "militante" que quer desmerecer toda suas obras e feitos pela nossa literatura. Lendo o sitio aprendemos a amar a tia Nastácia, respeitar e admirar. Ninguém que realmente leu e entendeu se tornou "ista". Mas essa é somente a minha opinião.
Respeito sua opinião, mas leia o livro dele intitulado “o presidente negro”. Lá é racismo explícito, mas ainda assim um grande escritor que merece ser lido
Uma correção: Ele nasceu e foi registrado como José Renato Monteiro Lobato, mas alterou o "Renato" por "Bento" após o falecimento de seu pai para poder utilizar a bengala herdada dele que ostentava a sigla das iniciais do nome do mesmo: JBML (José Bento Marcondes Lobato), desta forma, homenageou postumamente a memória do finado pai.
Li Reinações de Narizinho na melhor idade que uma criança podia ter lido e com 2 pés de jabuticaba no quintal. Quem leu sabe bem do : ploft pluft nhoc......pura magia. Me sentia parte da história enquanto me empanturrava da fruta
Eu já idosa tenho ainda vários livros de Monteiro Lobato e ainda de vez em quando os leio. O primeiro livro deste grande escritor que li aos meus 9 anos foi Emilia no País da Gramática presenteado por um amigo do meu pai.
Li Monteiro Lobato na infância e juventude. Realmente ele escreve sobre os costumes de sua época. Não vejo sentimento racista num homem que escreveu o conto: " o jardineiro Timóteo" onde o autor descreve um poeta desdenhado pelas pessoas mais abastadas.
@@beatriz19999 O racismo é expresso no vocabulário de muitas pessoas e isto as faz ser identificadas nos dias atuais. Posso sentir como as pessoas se expressam em diferentes tempos. Na minha infância convivi com pessoas nascidas no século XIX e termos racistas eram comuns a elas até mesmo quando eram pardas ou negras. Passando o tempo as pessoas foram mudando a linguagem. Em tempos mais recentes há um cuidado em não se usar estes termos. Lobato não expressa sentimento racista. Ele expõe nos textos o racismo dos seus contemporâneos. Machado de Assis que era mestiço também usa alguns termos que hoje nos soam desagradáveis. Ninguém é perfeito. É preciso ver a boa contribuição de cada um.
@@soniapereira8988O problema é que ocultam muito esse lado, até banalizam isso pra colocar ele num certo pedestal, exemplo disso é nos comentários desse video mesmo, " Ah fez parte da minha infância, isso era comum na época"😂😂😂😂 Agora, não sei o que é pior, as pessoas que curtiram seu comentário ou você, que escreveu todo esse texto só pra "maquiar" o racismo que esse sujeito tinha, só pelo fato da sua pessoa gostar dele.
Sem cutucar ninguém, peço para que todos pesquisem um pouco mais sobre a história de Monteiro Lobato, um grande escritor porém racista. Ele apoiava a ku klux klan, supremacia branca e tudo mais. Não posso tirar o mérito de excelente escritor. Fica a reflexão.
Fiz meu trabalho de graduação e pós graduação sobre obras de Monteiro Lobato. Como muitos já diaseram, esse era o contexto do tempo dele, onde ele morava, os trabalhadores rurais, domésticos, os quais ele retratava em suas obras. Nao vejo racismo, vejo contexto.
Ele era mais racista que a Ku Klaus Klan, escreveu cartas defendendo o movimento, escreveu cartas defendendo a Eugenia, e contra a miscigenação de brancos e negros. Não restam dúvidas do racismo dele.
Em 1988 eu tinha 11 anos, fui apresentado aos livros do sítio do picapau amarelo... me viciei rsrsrs li todos, creio que eu era o unico que matava aula pra ir a biblioteca no centro do Rj na pres vargas pra ler, tanto as obras dele, quanto outras que me foram abertas por ele, como o pequeno principe, os meninos da rua paulo, a colecao vagalume, aquela colecao voce decide, onde a medida em que liamos o livro, escolhiamos os rumoa da história, dentre outras... meu irmao mais velho ia comigo as vezes pra assistir filmes em videos lá
Não mudará pois as edições anteriores estarão nas bibliotecas. O que devemos fazer, enquanto professores de português e literatura, é contextualizar a opinião do autor pois ele era fruto de uma época que isso era "normal".
Sim os ignorantes tem pavor da verdade e isso se deve que vc gostaria que pessoas que sao diferente da senhora podem sofrer qualquer tipo de abuso queria ver se fosse ao reves que postura vc teria 20:31
Eu li a coleção completa do sítio do Pica-Pau amarelo inteira e assisti a primeira versão do sítio do pica pau amarelo,com a Rosana Garcia ,eu amava demais. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Monteiro Lobato, nasceu em 1882 e faleceu em 1948 era um gênio que deixou as suas obras que estão eternizadas até hj, e as mais importantes delas chama-se o " sítio do pica pau amarelo ", que a primeira vez quando conheci foi através de uma leitura de um livro. Um forte abraço a todos do canal.
Adorei sua colocação e eu te agradeço por ter compartilhado. Mas infelizmente gente idiota querendo aparecer não falta nesse mundo. Não liga não. É a lei do espelho, cada um enxerga o próprio reflexo nos outros.
O que faço por aqui é ler as obras dele com a minha filha, destacando e contrapondo os pontos com os quais discordamos. Desde pequena, ela tem aprendido a ler de forma crítica ao inves de simplesmente aceitar o que vê nos livros.
Pessoal, eu li quase toda a obra de Monteiro Lobato na infância, e não transformei-me em racista !. Inclusive em vários dos seus livros infantis, como em a "A Chave do Tamanho", ele adota uma postura pacifista e de crítica ao nazi-fascismo. Em "Negrinha e Outros Contos", ele faz uma crítica contudente (para não dizer que você leva um verdadeiro soco no estômago ao ler o conto que dá nome ao livro) do sistema escravagista infiltrado e "naturalizado" em nossa sociedade. Como todos os seres humanos, entretanto, Monteiro Lobato foi um homem de sua época, com tudo de positivo mas também de sombrio associado a ela. Acredito que não somente ele, mas vários homens e mulheres ilustres caíram no que hoje sabemos serem "contos do vigário" imorais e pseudo-científicos como a eugenia e o positivismo. Devemos saber separar o cerne genuinamente louvável de sua obra, do que foram os seus erros de formação moral por vezes incrustados nela.
@@tiorayan-gs5tn"Escopeta, Beretta, fuzil de luneta, se acertar de longe explode sua cabeça, pistola Glock, oitão, 45 prateado com um tiro só arranca o nariz da sua cara, quer K.O comigo? Quer K.O comigo? Tem experiência qdo o assunto é perigo 🎶🎶"
@@joaomanoeldionisio2668 O namorado da minha irmã mais velha tinha os livros de capa dura do Monteiro Lobato, qdo terminava de ler um, ele trazia outro😊
Então, por favor, pede para a bisneta dele parar de reescrever as obras dele para "consertar" o problema do racismo no texto dele. Os leitores têm que ler sabendo que isso, infelizmente, é um traço comum naquela época.
Não me apego a estas coisas, muitas escritas do passado hoje em dia são condenadas por conteúdos racistas, mais eu sempre li e assisti e nao enchergava com essa maldade, mais hoje em dia o povo encontra coisas assim para questionar isso é triste, eu penso que ele só queria mostrar como realmente era naquela época.
@@lynca1 Hoje em dia é só mimimi e tudo virou preconceito por causa dos "intelectuais" vitimistas. Nossa cor da pele não quer dizer nada,mas eles proprios ficam martelando isso.
Eu também ,mas infelizmente, ele argumentava que o país não poderia evoluir por causa dos negros ,lá nos Estados Unidos, até mesmo os racistas ficaram com medo das ideias racistas de Lobato.
Parabéns pelo vídeo . Um Grande Personagem da Nossa História. Sua luta pelo Petróleo foi Hercúlea. Nossa cultura retratada em seus personagens é de um valor imensurável.
Para a formação, atualmente, de nossas crianças temos livros muito educativos, como por exemplo: como menino beija na boca menino ou como menina aceita sexo com homens mais velhos, também temos, na parte musical, o funks apologia aos crimes e bandidos ou na parte cultural temos museus com exposição de homens nus em que não é proibido a entrada de menores que podem, além de ver, tocar na "obra". Mas o preocupante são as obras "racistas" de ML. Onde vamos parar?!
Aqui na minha cidade de Suzano a família Monteiro Lobato tinha equitares e equitares de terras , que por sinal esse bairro q ele tinha essas terras tem o nome de vila urupês . Como a família não deu conta de pagar os impostos, acabou perdendo para a prefeitura. E milhares de pessoas conseguiram pegar lotes e ganharam como usucapeao . Era pra mim tb estar com a minah casa ali tb.
As pessoas querem que as pessoas de mais de um século atrás tenha as mesmas expressões, comportamento, modo de vida pensamentos atitudes, dos dias de hoje, eu tenho 62 anos e a mudança em tudo foi enorme, imaginem de 1900, em 1900 farmacia se escrevia com PH , em vez de F, gente sem noção e se dizem os intelectuais desta geração.
Concordo plenamente!!! Agora são "intelectuais" da esquerda mais preconceituosos que nunca,porem inrustidos,destruindo obras para implantar nas escolas ideologia de genero. É uma tristeza!
@@scatolinzele não era racista a tia Anastácia do sítio do pica pau amarelo,era mais que uma empregada para vovó benta e amada pelas crianças Pedrinho e narizinho
Pior é ver pessoas que se acham inteligentes com camiseta do Che Guevara que matava gays, matava até crianças, um psicopata que virou herói da Esquerda. Isso sim que é ridículo. O Monteiro Lobato ensinava cultura e valores nos livros, o que o Che Guevara ensinou? Nada! Só ajudou a destruir Cuba.
Se o ML era racista ele nunca ensinou isso nos livros. Ele me ensinou a amar História, mitologia, nossas lendas brasileiras. Tiraram os livros dele das escolas pra colocar Che Guevara e outros psicopatas no lugar.
Não sentia maldade lia suas obras e me interessei por literatura nacional e filosofia mais adiante. As militancias e alguns estudiosos alegam ter sim, um racismo velado. Lamento muito ...
6 месяцев назад
@@thaysferreira1582 Eu Tb não via isso! Eu nem sou militante sigo a minha vida!! Depois de muitos anos analisado melhor, na obra dele, não tinha nenhuma criança pretinha,( independente de cor, todas as crianças gostavam de assistir o Sítio do Picapau Amarelo) onde tinha um pretinho como saci-pererê , pulando apenas com uma perna p/ assustar as crianças, e outras coisas mais! Infelizmente o racismo não é de hoje!!
Assim como a beleza a maldade esta nos olhos de quem ve,hj se fala tanto,mas tanto em racismo, homofobia e outros mais ,que estao colocando no olhar das crianças coisas que elas não veriam ao natural.li e assisti muito sitio ,e sempre vi d.Benta e Anastácia, como amigas e sempre tratada com muito carinho e respeito por todos.hoje estamos tao preocupados em reescrever a história (o que e impossível),que estamos vivendo um presente mediocre( alguém sabe qual foi o último genio que surgiu,ja apareceu algum neste seculo,ou milênio?nao)
@@beatriz19999e o que racismo exatamente? Um presidente ao ver uma moça em um palco dizer ,que ela só a esposa de alguém,ou dizer que ela foi fazer batucada,sim e racismo,mas daí pode né?
A diretora da escola que estudei ela tinha a coleção original das obras dele, umas na casa dela e na escola dela, o método de estudo dela é da educadora Maria Montessori.
Começei a ler Sítio do Pica Pau Amarelo por conta da série Live Action que tem a Isabelle Drummond como Emília. Nunca me ofendi com a escrita do Monteiro Lobato. Eu acho que a obra dele não deve ser cancelada por conta de referências racistas.
Que absurdo! O autor é fruto de seu tempo! Foi genial e contribuiu muito com a nossa cultura e educação. Esse revisionismo é uma vergonha mesmo. Respeitar a obra é uma obrigação
Muita das vezes agente diz que não conseguiu sussesso, e realizações na vida, por falta de recursos, condições, e oportunidades, sem pensar que são as privações e as dificuldades, que faz nós consegir-mos tudo isso para vencer na vida 🧬
“Ficou preso alguns meses por questionar as decisões do estado” - o passado sendo ressuscitado no presente. Além de ser preso foi acusado de todos os “istas”
Me diga quem não era racista antigamente?! Sou gaúcha, e aqui tem uma mercado principal de Porto Alegre que parece que até os anos oitenta não contratavam negros. Imagine, não é há 100 anos atrás. Então tem sim uma questão na sociedade brasileira de racismo e internacional também, eu creio, até pouco tempo atrás, tipo o clip da Madonna like a prayer que teve preconceito da Católica. Então não é apagando o passado que funciona, eu creio que temos sim que ter a acesso ao conteúdo original, pra dar valor e entender a nossa atual situação. E uma coisa pessoal que vou dizer, pra mim a escravidão no Brasil não acabou só tá desfarsada. Não negros, não apanhamos, mas quem ganha um salário mínimo no Brasil para mim é serviço escravo. Porque trabalhamos de CLT , 220 horas para ganhar um salário mínimo, que se for contar a hora de trabalho é menos de 10,00 reais. Sendo que aqui no sul pra comprar alimentos pro café da tarde ou almoço, comer bem razoável, sai mas de ou quase 100,00 reais a cada compra desse tipo. Ou seja não ganhamos no dia o suficiente pra uma ou duas refeições razoáveis.
Hoje estão querendo destruir a arte destruindo o autor nada nessa vida é perfeito somos humanos e falhos Mas nada pode denegrir a arte que é fruto de nosso intelecto e nos ajuda a crescer filosoficamente
É preciso entender o contexto sociocultural tanto do autor quanto de sua Obra. Há elementos racistas nas estórias de Lobato como há nas de outros escritores consagrados na literatura brasileira e mundial. Mas, quanto a ser de natureza dolosa, ou seja, conscientes e propositais como proposta de um Sistema de racismo estrutural ou de qualquer outra natureza, quase sempre não são racistas senão enquanto influências contextuais que pesaram sobre tais escritores, como, por exemplo, seu Tempo, seus antepassados, experiências e a visão de mundo vigente há época que permeia todo o processo criativo. O cancelamento, como muitos o querem, não é justo nem contributivo para as Sociedades, mas extremamente prejudicial à compreensão dos fatores e processos que ainda engendram o racismo. Por favor, leiam Monteiro Lobato (e outros), e entendam os processos a que me refiro. Vale a pena.✌
MONTEIRO LOBATO era APAIXONADO por sua NAÇÃO e POVO, um grande ESCRITOR, EMPREENDEDOR À FRENTE DO SEU TEMPO, e certamente, com sua CAMPANHA, " O PETRÓLEO É NOSSO ", o PAI DA PETROBRÁS! Claro que cometeu erros, pois era HUMANO mas, sua VIDA FOI GLORIOSA!!!❤
erros? racista extremista, apoiador dá eutanásia, gostava dá k.k.k e até queria que existisse algo parecido no Brasil, escreveu um livro tão racista que até os EUA acharam racismo isso no auge do racismo no EUA
Infelizmente ele viveu em uma época muito crítica em que a "libertação dos escravos" era muito recente. Ele era fruto do seu tempo, mas cabe a nós hoje explicar para os mais jovens que naooo se deve ser racista.
Esse movimento surgido nos EUA não condiz com nosso meio social. Lá ate desenhos como do Pato Donald não podem ser exibidos, porque o famoso pato não usa calças! É uma vergonha!
Parabéns pelo excelente vídeo. Achei que fosse ser abordado mais os elementos racistas que definiram o pensamento do autor. Sim, ele é fruto do seu tempo, assim como Hitler ou Stalin foram de seus. Isso explica, mas, não justifica. Ele, Monteiro Lobato era eugenista e teve correspondência trocada com a ku klux klan e exaltava-os. Sou historiador e sempre fui contra o título dado ao mesmo, o Pai da Literatura Infantil. Uma pena, pois, sem dúvidas nenhuma influenciou gerações inteiras no nosso Brasil
Finalmente um comentário sano em meio a esse bando de Zé !!!!! Klu klux klan e eugenista o que mais precisa ??? Inumeros brancos eram contra esse pensamento naquela epoca. Entao vai além do contexto histórico. Esse bando de Zé da Banania da America Latrina
Existe uma palavrinha chamada “anacronismo” os intelectuais do cancelamento, precisam conhecer antes de fazer alguma critica infundada e sem fundamento sobre uma obra do passado.
Uma das cartas dele. Terrível 😢 : Os negros da África, caçados a tiro e trazidos à força para a escravidão, vingaram-se do português de maneira mais terrível - amulatando-o e liquefazendo-o, dando aquela coisa residual que vem dos subúrbios pela manhã e reflui para os subúrbios à tarde.
Eu cresci amando " o sitio do pica-pau Amarelo ". Eu nunca enxerguei o r4cismo " , mas eu percebia que tudo era igual! Os personagens tinham os mesmos fenótipo da vida real. Mas tarde eu aprendi sobre a escravização , então eu entendi que quanto mais branco maior eram as chances de melhorar de vida 😮
Eu era crianca e a profe falou o modo da tia Nastacia falar SINHA , era resquicio da escravidao. Meu sonho era ter uma colecao capa dura q tinha na escola. ❤❤❤
Devemos dar aos jovens ferramentas para que desenvolvam o espírito crítico. Tornar os jovens impermeáveis a certos autores farão deles seres delicados, suscetíveis e mimados. Retocar suas obras é enorme desrespeito para com as obras e seus autores. Criemos jovens maduros e críticos! Leiamos Monteiro Lobato criticamente! Ele é uma águia, e nenhum piolho barulhento e ruidoso tornará suas obras menos importantes. (Celso do Lago Paiva, Minas Gerais)
Você foi muito generoso com com essa figura , Eugenica da nossa triste história , de um personagem totalmente adepto do Racismo , portanto deve corroborar com suas ideias. E de acordo com os comentários , não pode se dizer que o racismo foi banido . Lamentável sua proteção a quem pregava a eugenia...Sugiro que assistam outros vídeos deste personagem , e reavaliem suas opiniões.
Minha coleção dos 17 volumes infantis é vintage do ano de 1956. Li todos aos 11 anos. Cresci como pessoa. Me desenvolvi. Me apaixonei pelos livros. Em nenhuma maneira me influenciou negativaments.
😮 racismo internalizado.
@@amarildosilva6154 , affffffff!
Tive uma professora na faculdade, que recentemente lançou um livro sobre a Purezinha, a mulher do Monteiro Lobato.
Me mudei recentemente e fui obrigada a doar quase todos os meus livros. Alguns do poucos que guardei foi a coleção infantil completa do Monteiro Lobato pra ler pros meus netos.
Sitio do picapau amarelo foi a obra mais importante da minha infância. Parabéns ao autor! 👏👏👏
Ele marcou as infâncias de todas as crianças das gerações antigas e suas obras irão marcar também as infâncias futuras.
Eu li todas as obras da coleção Sítio do Pica-Pau Amarelo quando era criança, além de assistir ao seriado original na televisão. Nada disso me tornou racista. E nunca senti nenhum tipo de preconceito nos livros; pelo contrário, achava a Tia Nastácia um personagem adorável e indispensável ao sítio.
Monteiro Lobato foi e continuará sendo um grande escritor brasileiro. Esse revisionismo histórico cheio de preconceitos disfarçados de virtudes vai passar e ser esquecido por sua insignificância e estreiteza.
E parabéns pelo vídeo!
Óbvio que tu não acha nada demais , porque a tia Anastácia estava no "lugar" dela, como todo branco acha que preto tem que estar no seu papel de servidão. Ainda bem que os tempos são outros e podemos ver "gênios " como Monteiro Lobato e Charles Chaplin em suas verdadeiras faces .
@@FernandoluanDopke não é questão de não achar nada demais. Na realidade da época e ainda hoje existe tal discrepância, era praticamente impossível existir uma D. Benta estudada dona de um sítio sendo negra. Era um espelho social da época.
"revisionismo"
O cara era tão racista que KKK achou o livro que ele queria lançar nos EUA racista demais e outra, não é pq tu não achou racista que não seja. O cara era abertamente racista , ligado a diversas organizações racistas.
@@matheuscmiranda quais eram essas organizações? Parece que o achismo é seu.
@@trapaleao6655 achismo meu? Kkkkkk
Tu literalmente falou que não acha ele racista pq "nunca senti racismo". Eu não vou te dar nada de mão beijada, vai tu pesquisar e descobrir, o cara era um puta racista e isso sabido por qualquer pessoa que sabe o mínimo da história dele.
Li toda as obras do Monteiro Lobato ❤ fez parte da minha infância e da minha vida❤ um gênio
Monteiro Lobato foi sem dúvida nenhuma um grande gênio e suas obras estão eternizadas na literatura brasileira. Excelente demais esse vídeo, abração a todos do canal. ...
Além de tudo, um grande patriota, peitou Getúlio Vargas, na época da criação e da Petrobrás e foi preso.
A-PERTANDO-ME COM ESSES
B-RAÇOS INCRIVELMENTE
R-OBUSTOS E
A-LARGADOS ATÉ PARAR O MEU CORA
Ç-ÃO E EU FICAR SEM REAÇ
à ↩️
O
Foi o primeiro a dar ênfase à literatura infantil no país, uma ação original nunca pensada anteriormente pelos demais escritores.
@@wilmaaparecidaalbuquerquec5199 Realmente 🤝🏾👏🏾🌹
@@wilmaaparecidaalbuquerquec5199 e pensar que só tivemos a primeira Universidade, em 1920, isso, porque o rei da Bélgica, ia visitar o Brasil, que tinha que ter uma faculdade, para dar-lhe o título de Doutor Honoris Causa. O nosso vizinho, Uruguai, em 1870, já tinha um ensino público e popular de alta qualidade.
Meus parabéns por esse magnífico material, eu sou fã de Monteiro Lobato, e adorei a maneira que foi trazido para o publico do RUclips. Simples e com muito conteúdo. Muito obrigado por não deixar esse grande brasileiro cair no esquecimento. Um grande abraço.
Hoje pós Enem 2024 sou eternamente grata a esse vídeo que foi um dos repertórios que usei na redação, o primeiro que veio a mente!
Excelente vídeo, informativo e equilibrado. Cresci lendo a obra infantil de Monteiro Lobato e devo a ela grande parte da minha formação cultural inicial, desde conhecimentos de mitologia grega até os princípios da Gramática e da Matemática. E, ainda, foi por meio dessa obra que dei meus primeiros passos numa reflexão filosófica e crítica da vida e da sociedade. A acusação de racismo é anacrônica e não enxerga elementos como o respeito e admiração a personagens como Tia Anastácia e Tio Barnabé.
Minha paixão pela leitura foi marcada por Lobato, só tenho a agradecer a ele. Acredito que ele só retratou a realidade brasileira, acho que essa fala dele "ser racista e escravista é errônea demais, sem contar a questão "militante" que quer desmerecer toda suas obras e feitos pela nossa literatura. Lendo o sitio aprendemos a amar a tia Nastácia, respeitar e admirar. Ninguém que realmente leu e entendeu se tornou "ista". Mas essa é somente a minha opinião.
Perfeito. ❤
Respeito sua opinião, mas leia o livro dele intitulado “o presidente negro”. Lá é racismo explícito, mas ainda assim um grande escritor que merece ser lido
Você gostar dos livros dele não anula o racismo dele
Está certíssima
Não anula o racismo
Minha avó leu todos livros infantis lá pelos 8 anos ou 10 anos, entre 1928 e 1930, livros pertenciam a avós dela
Uma correção:
Ele nasceu e foi registrado como José Renato Monteiro Lobato, mas alterou o "Renato" por "Bento" após o falecimento de seu pai para poder utilizar a bengala herdada dele que ostentava a sigla das iniciais do nome do mesmo: JBML (José Bento Marcondes Lobato), desta forma, homenageou postumamente a memória do finado pai.
Yu6uy6yhyykmkk
Li Reinações de Narizinho na melhor idade que uma criança podia ter lido e com 2 pés de jabuticaba no quintal. Quem leu sabe bem do : ploft pluft nhoc......pura magia. Me sentia parte da história enquanto me empanturrava da fruta
Eu já idosa tenho ainda vários livros de Monteiro Lobato e ainda de vez em quando os leio. O primeiro livro deste grande escritor que li aos meus 9 anos foi Emilia no País da Gramática presenteado por um amigo do meu pai.
Grande Monteiro Lobato. Nunca deixará de ser grande, independentemente do desejo de um punhado de fracassados.
Eu era viciado em “sítio do pica-pau amarelo “na infância. Acho q assistia as séries todos os dias.
Dois...
Tbm
eu também
Li Monteiro Lobato na infância e juventude. Realmente ele escreve sobre os costumes de sua época. Não vejo sentimento racista num homem que escreveu o conto: " o jardineiro Timóteo" onde o autor descreve um poeta desdenhado pelas pessoas mais abastadas.
Você gostar dos livros dele não significa que ele não era racista
@@beatriz19999
O racismo é expresso no vocabulário de muitas pessoas e isto as faz ser identificadas nos dias atuais. Posso sentir como as pessoas se expressam em diferentes tempos. Na minha infância convivi com pessoas nascidas no século XIX e termos racistas eram comuns a elas até mesmo quando eram pardas ou negras. Passando o tempo as pessoas foram mudando a linguagem. Em tempos mais recentes há um cuidado em não se usar estes termos. Lobato não expressa sentimento racista. Ele expõe nos textos o racismo dos seus contemporâneos. Machado de Assis que era mestiço também usa alguns termos que hoje nos soam desagradáveis. Ninguém é perfeito. É preciso ver a boa contribuição de cada um.
@@soniapereira8988falou tudo dona😎
@@soniapereira8988O problema é que ocultam muito esse lado, até banalizam isso pra colocar ele num certo pedestal, exemplo disso é nos comentários desse video mesmo, " Ah fez parte da minha infância, isso era comum na época"😂😂😂😂 Agora, não sei o que é pior, as pessoas que curtiram seu comentário ou você, que escreveu todo esse texto só pra "maquiar" o racismo que esse sujeito tinha, só pelo fato da sua pessoa gostar dele.
Sem cutucar ninguém, peço para que todos pesquisem um pouco mais sobre a história de Monteiro Lobato, um grande escritor porém racista.
Ele apoiava a ku klux klan, supremacia branca e tudo mais.
Não posso tirar o mérito de excelente escritor.
Fica a reflexão.
Nossas raízes estão presentes até hoje em nossas vidas, pode passar o tempo que for sempre devemos dar valor ao nosso passado presente e futuro
Fiz meu trabalho de graduação e pós graduação sobre obras de Monteiro Lobato. Como muitos já diaseram, esse era o contexto do tempo dele, onde ele morava, os trabalhadores rurais, domésticos, os quais ele retratava em suas obras. Nao vejo racismo, vejo contexto.
É ele escreveu sobre o que viveu. E não sobre o futuro.
É verdade que ele defendeu as ideias da ku klux klan e fez esforços para que essas ideias fossem implementadas no Brasil?
Como é brasileiro fala-se em contexto. E se fosse alemão???
Ele era mais racista que a Ku Klaus Klan, escreveu cartas defendendo o movimento, escreveu cartas defendendo a Eugenia, e contra a miscigenação de brancos e negros. Não restam dúvidas do racismo dele.
Em 1988 eu tinha 11 anos, fui apresentado aos livros do sítio do picapau amarelo... me viciei rsrsrs li todos, creio que eu era o unico que matava aula pra ir a biblioteca no centro do Rj na pres vargas pra ler, tanto as obras dele, quanto outras que me foram abertas por ele, como o pequeno principe, os meninos da rua paulo, a colecao vagalume, aquela colecao voce decide, onde a medida em que liamos o livro, escolhiamos os rumoa da história, dentre outras... meu irmao mais velho ia comigo as vezes pra assistir filmes em videos lá
Um gênio que pouca gente soube imitar! Amo Monteiro Lobato
Nenhuma pauta identitária vai fazer mudar isso.
Não mudará pois as edições anteriores estarão nas bibliotecas. O que devemos fazer, enquanto professores de português e literatura, é contextualizar a opinião do autor pois ele era fruto de uma época que isso era "normal".
Sim os ignorantes tem pavor da verdade e isso se deve que vc gostaria que pessoas que sao diferente da senhora podem sofrer qualquer tipo de abuso queria ver se fosse ao reves que postura vc teria 20:31
@@vivianewrege3593falou tudo tia
O Sitio do Pica Pau Amarelo, é uma de suas obras mais marcantes e❤🌻
Eu li a coleção completa do sítio do Pica-Pau amarelo inteira e assisti a primeira versão do sítio do pica pau amarelo,com a Rosana Garcia ,eu amava demais.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Acho q não foi a primeira versão para a TV. Sou de 1955 e lembro do sitio com outros atores.
@@marciabritto2113essa foi a da globo
Julio Cezar
Rosana Garcia
Zilka salaberry
Maravilhoso
@@ximenafrota1659 teve uma na TV antes desta onde a narizinho foi a Rosana Garcia
@@ximenafrota1659 houve a da TV Tupi entre 1951 e 1962, ao vivo, na TV Cultura em 1964 e na Rede Bandeirantes entre 1967 e 1969.
Monteiro Lobato, nasceu em 1882 e faleceu em 1948 era um gênio que deixou as suas obras que estão eternizadas até hj, e as mais importantes delas chama-se o " sítio do pica pau amarelo ", que a primeira vez quando conheci foi através de uma leitura de um livro. Um forte abraço a todos do canal.
@Capitaopatria-vp6sk pelo visto, vc está mais necessitando do que eu. Fato!
Adorei sua colocação e eu te agradeço por ter compartilhado. Mas infelizmente gente idiota querendo aparecer não falta nesse mundo. Não liga não. É a lei do espelho, cada um enxerga o próprio reflexo nos outros.
Uma questão, rico e influente como era, qtas vzs visitou Europa? Se foi machista, preconceituoso, racista,qual a dúvida? Sinceramente
O que faço por aqui é ler as obras dele com a minha filha, destacando e contrapondo os pontos com os quais discordamos.
Desde pequena, ela tem aprendido a ler de forma crítica ao inves de simplesmente aceitar o que vê nos livros.
Pessoal, eu li quase toda a obra de Monteiro Lobato na infância, e não transformei-me em racista !. Inclusive em vários dos seus livros infantis, como em a "A Chave do Tamanho", ele adota uma postura pacifista e de crítica ao nazi-fascismo. Em "Negrinha e Outros Contos", ele faz uma crítica contudente (para não dizer que você leva um verdadeiro soco no estômago ao ler o conto que dá nome ao livro) do sistema escravagista infiltrado e "naturalizado" em nossa sociedade. Como todos os seres humanos, entretanto, Monteiro Lobato foi um homem de sua época, com tudo de positivo mas também de sombrio associado a ela. Acredito que não somente ele, mas vários homens e mulheres ilustres caíram no que hoje sabemos serem "contos do vigário" imorais e pseudo-científicos como a eugenia e o positivismo. Devemos saber separar o cerne genuinamente louvável de sua obra, do que foram os seus erros de formação moral por vezes incrustados nela.
E sempre muito bom ouvir histórias como essa ! ❤
Monteiro Lobato sempre fará parte da nossa cultura.
Monteiro Lobato faz parte de nossa infância❤
Orgulho de um lixo humano
Monteiro Lobato era um gênio da literatura, sou muito fã dele
Boa noite aqui Erasmo falo de Moçambique ❤💪🏽
Minha infância foi riquíssima graças a Monteiro Lobato adorava ler e só tive gosto pela leitura graças a ele
Adorava Monteiro Lobato
Bom D+! sem sombra de dúvidas um dos maiores escritores da nossa literatura, seria bem legal se o canal trouxesse mais autores :)
Li toda a obra infantil qdo tinha 11 anos😊
🙄😂😂para de k.o
@@tiorayan-gs5tn"Escopeta, Beretta, fuzil de luneta, se acertar de longe explode sua cabeça, pistola Glock, oitão, 45 prateado com um tiro só arranca o nariz da sua cara, quer K.O comigo? Quer K.O comigo? Tem experiência qdo o assunto é perigo 🎶🎶"
Eu também. A biblioteca de minha escola era limitada e fui lendo desde cedo. Naquele tempo a gente era alfabetizado pela mãe.
@@joaomanoeldionisio2668 O namorado da minha irmã mais velha tinha os livros de capa dura do Monteiro Lobato, qdo terminava de ler um, ele trazia outro😊
Eu moro aqui em Taubaté, conheço um dos tataranetos dele!
Então, por favor, pede para a bisneta dele parar de reescrever as obras dele para "consertar" o problema do racismo no texto dele. Os leitores têm que ler sabendo que isso, infelizmente, é um traço comum naquela época.
Monteiro Lobato sera sempre parte da historia Brasileira
Amo suas obras!🙏🏾
Até hoje o maior foco na educação é a arte. Enquanto isso, nos países mais ricos e desenvolvidos é a tecnologia
O Monteiro Lobato foi um grande escritor!
Monteiro Lobato foi um gênio estudei numa escola que levava seu nome.
Eu sempre gostei das histórias de monteiro Lobato e sou preta 😢🫣🫣
Parabéns Jeane 🇧🇷👏👏
Não me apego a estas coisas, muitas escritas do passado hoje em dia são condenadas por conteúdos racistas, mais eu sempre li e assisti e nao enchergava com essa maldade, mais hoje em dia o povo encontra coisas assim para questionar isso é triste, eu penso que ele só queria mostrar como realmente era naquela época.
@@lynca1 Hoje em dia é só mimimi e tudo virou preconceito por causa dos "intelectuais" vitimistas. Nossa cor da pele não quer dizer nada,mas eles proprios ficam martelando isso.
Eu também ,mas infelizmente, ele argumentava que o país não poderia evoluir por causa dos negros ,lá nos Estados Unidos, até mesmo os racistas ficaram com medo das ideias racistas de Lobato.
@@lynca1ele era amigo de eugenistas da época e os apoiava. Só pesquisar!
Sou de Caçapava SP, não sabia que Monteiro morou aqui
Façam um vídeo explicando sobre o genocídio de Ruanda pfv, gostaria muito de saber
ele foi sensacional
De péssimo
Parabéns pelo vídeo . Um Grande Personagem da Nossa História. Sua luta pelo Petróleo foi Hercúlea.
Nossa cultura retratada em seus personagens é de um valor imensurável.
Ele foi sensacional 😍
De péssimo
Para a formação, atualmente, de nossas crianças temos livros muito educativos, como por exemplo: como menino beija na boca menino ou como menina aceita sexo com homens mais velhos, também temos, na parte musical, o funks apologia aos crimes e bandidos ou na parte cultural temos museus com exposição de homens nus em que não é proibido a entrada de menores que podem, além de ver, tocar na "obra". Mas o preocupante são as obras "racistas" de ML. Onde vamos parar?!
Loucura total
Tá certo, mas pareceu MT um boomer doidão
Revolta com o governo/sistema as conversa
Aqui na minha cidade de Suzano a família Monteiro Lobato tinha equitares e equitares de terras , que por sinal esse bairro q ele tinha essas terras tem o nome de vila urupês .
Como a família não deu conta de pagar os impostos, acabou perdendo para a prefeitura.
E milhares de pessoas conseguiram pegar lotes e ganharam como usucapeao .
Era pra mim tb estar com a minah casa ali tb.
Grande Monteiro Lobato! Contextualizem!!!!!
Não é uma leitura somente que nos forma, mas sim toda uma sociedade. Mas o que é mais fácil mudar?
até hj, aos 68 anos, eu releio os livros, tenho os livros desenhados pelo Andre Leblanc
Gênio, muito a frente do seu tempo
Tao a frente que errou quase meio milenio no presidente negro
As pessoas querem que as pessoas de mais de um século atrás tenha as mesmas expressões, comportamento, modo de vida pensamentos atitudes, dos dias de hoje, eu tenho 62 anos e a mudança em tudo foi enorme, imaginem de 1900, em 1900 farmacia se escrevia com PH , em vez de F, gente sem noção e se dizem os intelectuais desta geração.
Concordo plenamente!!! Agora são "intelectuais" da esquerda mais preconceituosos que nunca,porem inrustidos,destruindo obras para implantar nas escolas ideologia de genero. É uma tristeza!
Não liga pra esses retardados! Os livros de ml são ótimos 😊
pode ser de 1500, se for racista é um lixo do msm jeito
@@scatolinzele não era racista a tia Anastácia do sítio do pica pau amarelo,era mais que uma empregada para vovó benta e amada pelas crianças Pedrinho e narizinho
O senhor falou tudo..e que ótimo alerta para todos
Bom dia, seus documentários são muito interessantes, parabéns, gosto do seu trabalho, brilhante.
Muito bom mesmo.
Já estudei nas aulas de artes.
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻👍🏻
Eu cresci lendo Monteiro Lobato e nunca me senti discriminado
Pq ninguém falava do seu racismo!! Eu tn não sabia , eu gostava muito do Sítio do pica-pau Amarelo!! Depois de saber do seu racismo , decepcionei
Pior é ver pessoas que se acham inteligentes com camiseta do Che Guevara que matava gays, matava até crianças, um psicopata que virou herói da Esquerda. Isso sim que é ridículo. O Monteiro Lobato ensinava cultura e valores nos livros, o que o Che Guevara ensinou? Nada! Só ajudou a destruir Cuba.
Se o ML era racista ele nunca ensinou isso nos livros. Ele me ensinou a amar História, mitologia, nossas lendas brasileiras. Tiraram os livros dele das escolas pra colocar Che Guevara e outros psicopatas no lugar.
Não sentia maldade lia suas obras e me interessei por literatura nacional e filosofia mais adiante.
As militancias e alguns estudiosos alegam ter sim, um racismo velado.
Lamento muito ...
@@thaysferreira1582 Eu Tb não via isso! Eu nem sou militante sigo a minha vida!! Depois de muitos anos analisado melhor, na obra dele, não tinha nenhuma criança pretinha,( independente de cor, todas as crianças gostavam de assistir o Sítio do Picapau Amarelo) onde tinha um pretinho como saci-pererê , pulando apenas com uma perna p/ assustar as crianças, e outras coisas mais! Infelizmente o racismo não é de hoje!!
Assim como a beleza a maldade esta nos olhos de quem ve,hj se fala tanto,mas tanto em racismo, homofobia e outros mais ,que estao colocando no olhar das crianças coisas que elas não veriam ao natural.li e assisti muito sitio ,e sempre vi d.Benta e Anastácia, como amigas e sempre tratada com muito carinho e respeito por todos.hoje estamos tao preocupados em reescrever a história (o que e impossível),que estamos vivendo um presente mediocre( alguém sabe qual foi o último genio que surgiu,ja apareceu algum neste seculo,ou milênio?nao)
Concordo plenamente!!! Hoje em dia é so vitimismo gratuito e ideologia de genero,destruindo obras e a cultura.
Isso não anula o racismo dele
@@beatriz19999e o que racismo exatamente? Um presidente ao ver uma moça em um palco dizer ,que ela só a esposa de alguém,ou dizer que ela foi fazer batucada,sim e racismo,mas daí pode né?
Fazem um vídeo sobre Euclides da Cunha
A diretora da escola que estudei ela tinha a coleção original das obras dele, umas na casa dela e na escola dela, o método de estudo dela é da educadora Maria Montessori.
Eu sou inabalável diante das tempestades da vida!
Começei a ler Sítio do Pica Pau Amarelo por conta da série Live Action que tem a Isabelle Drummond como Emília. Nunca me ofendi com a escrita do Monteiro Lobato.
Eu acho que a obra dele não deve ser cancelada por conta de referências racistas.
Excelente conteúdo e apresentação. Parabéns Benjamin.
Li algumas obras de Monteiro Lobato e nunca me passou pela cabeça discriminar algum personagem!! Coisa de mente doentia recriminar o autor
E vc e cega ou leu livros errados os textos originais e so ler direito que vc ve deixa de defender o cara ele mesmo diz que e fanatico e um perigo
Que absurdo! O autor é fruto de seu tempo! Foi genial e contribuiu muito com a nossa cultura e educação. Esse revisionismo é uma vergonha mesmo. Respeitar a obra é uma obrigação
Concordo plenamente! Hoje em dia só querem colocar na mente das crianças nas escolas ideologia de genero...uma lástima!!!
Respeitar racista? Tinha que ser um igual pra ruminar isso.
Hi-tler também é fruto de tempo dele
O povo é muito invejoso
@@saravieira950vc é muito ignorante!
E o fim mesmo. Monteiro lobato tem q ser lido levando em conta o contexto em q ele estava inserido.
Querem reescrever a historia a qualquer custo.
Em tempo: NINGUÉM esta preocuado com a educação das crianças hoje em dia, quantos mais ignorantes melhor, o sistema ama os ignorantes.
Muita das vezes agente diz que não conseguiu sussesso, e realizações na vida, por falta de recursos, condições, e oportunidades, sem pensar que são as privações e as dificuldades, que faz nós consegir-mos tudo isso para vencer na vida 🧬
Eu li toda coleção de Monteiro Lobato, ótimas, o sítio do pica pau gosto até hoje.
Faz um vídeo sobre Getúlio Vargas da acensão ao poder até a sua morte.
Excelente narrativa,,amo te ouvir, vc é muito inteligente,
Ias eu na Biblioteca no Campo de São Bento em Icaraí Aqui no RJ pra Ler os Livros Deste Mestre.
“Ficou preso alguns meses por questionar as decisões do estado” - o passado sendo ressuscitado no presente. Além de ser preso foi acusado de todos os “istas”
Me diga quem não era racista antigamente?!
Sou gaúcha, e aqui tem uma mercado principal de Porto Alegre que parece que até os anos oitenta não contratavam negros. Imagine, não é há 100 anos atrás.
Então tem sim uma questão na sociedade brasileira de racismo e internacional também, eu creio, até pouco tempo atrás, tipo o clip da Madonna like a prayer que teve preconceito da Católica.
Então não é apagando o passado que funciona, eu creio que temos sim que ter a acesso ao conteúdo original, pra dar valor e entender a nossa atual situação. E uma coisa pessoal que vou dizer, pra mim a escravidão no Brasil não acabou só tá desfarsada. Não negros, não apanhamos, mas quem ganha um salário mínimo no Brasil para mim é serviço escravo. Porque trabalhamos de CLT , 220 horas para ganhar um salário mínimo, que se for contar a hora de trabalho é menos de 10,00 reais. Sendo que aqui no sul pra comprar alimentos pro café da tarde ou almoço, comer bem razoável, sai mas de ou quase 100,00 reais a cada compra desse tipo. Ou seja não ganhamos no dia o suficiente pra uma ou duas refeições razoáveis.
Hoje estão querendo destruir a arte destruindo o autor nada nessa vida é perfeito somos humanos e falhos
Mas nada pode denegrir a arte que é fruto de nosso intelecto e nos ajuda a crescer filosoficamente
É preciso entender o contexto sociocultural tanto do autor quanto de sua Obra. Há elementos racistas nas estórias de Lobato como há nas de outros escritores consagrados na literatura brasileira e mundial. Mas, quanto a ser de natureza dolosa, ou seja, conscientes e propositais como proposta de um Sistema de racismo estrutural ou de qualquer outra natureza, quase sempre não são racistas senão enquanto influências contextuais que pesaram sobre tais escritores, como, por exemplo, seu Tempo, seus antepassados, experiências e a visão de mundo vigente há época que permeia todo o processo criativo. O cancelamento, como muitos o querem, não é justo nem contributivo para as Sociedades, mas extremamente prejudicial à compreensão dos fatores e processos que ainda engendram o racismo.
Por favor, leiam Monteiro Lobato (e outros), e entendam os processos a que me refiro. Vale a pena.✌
*Merecida homenagem ao caríssimo Monteiro 📚🖋🧑🏫*
MONTEIRO LOBATO era APAIXONADO por sua NAÇÃO e POVO, um grande ESCRITOR, EMPREENDEDOR À FRENTE DO SEU TEMPO, e certamente, com sua CAMPANHA, " O PETRÓLEO É NOSSO ", o PAI DA PETROBRÁS! Claro que cometeu erros, pois era HUMANO mas, sua VIDA FOI GLORIOSA!!!❤
erros? racista extremista, apoiador dá eutanásia, gostava dá k.k.k e até queria que existisse algo parecido no Brasil, escreveu um livro tão racista que até os EUA acharam racismo isso no auge do racismo no EUA
Boa noite Benjamin ótimo vídeo da história parabéns 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 fica com Deus abraços ❤❤ boa noite à todos ❤
Infelizmente ele viveu em uma época muito crítica em que a "libertação dos escravos" era muito recente. Ele era fruto do seu tempo, mas cabe a nós hoje explicar para os mais jovens que naooo se deve ser racista.
Esse movimento surgido nos EUA não condiz com nosso meio social. Lá ate desenhos como do Pato Donald não podem ser exibidos, porque o famoso pato não usa calças! É uma vergonha!
Sempre vou em uma fazenda que ele morou que se chama o sítio do pica pau amarelo,na cidade de Taubaté vizinha de Pindamonhangaba onde moro
Infelizmente o sítio aqui de Taubaté já não tem quase nada referente a Monteiro Lobato. Uma pena.
Ele foi excelente
Esqueceu de falar sobre mazzaropi. Eterno jeca tatu.
Um dos maiores escritores brasileiros criticado pelos VITIMISTAS!!!!
O mestre da literatura brasileira
Parabéns pelo excelente vídeo. Achei que fosse ser abordado mais os elementos racistas que definiram o pensamento do autor. Sim, ele é fruto do seu tempo, assim como Hitler ou Stalin foram de seus. Isso explica, mas, não justifica. Ele, Monteiro Lobato era eugenista e teve correspondência trocada com a ku klux klan e exaltava-os. Sou historiador e sempre fui contra o título dado ao mesmo, o Pai da Literatura Infantil. Uma pena, pois, sem dúvidas nenhuma influenciou gerações inteiras no nosso Brasil
Verdade!!!
Finalmente um comentário sano em meio a esse bando de Zé !!!!! Klu klux klan e eugenista o que mais precisa ??? Inumeros brancos eram contra esse pensamento naquela epoca. Entao vai além do contexto histórico. Esse bando de Zé da Banania da America Latrina
Tem uma escola próxima de casa com o nome dele. Não sabia desse passado racista dele.
Uhuuuufa!! Muito obrigado!!🙏🏾🙏🏾🙏🏾
Hj existe muito mimimi em torno de suas obras, será que esse povo não sabe o que é contexto histórico???
Existe uma palavrinha chamada “anacronismo” os intelectuais do cancelamento, precisam conhecer antes de fazer alguma critica infundada e sem fundamento sobre uma obra do passado.
Coerência ***
❤ BOA NOITE PESSOAL DO BEM ❤ QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS 💛
Amém ✌️ 🙏🏼
É fanatismo religioso que fala?
Era adepto da eugenia. Não aceitava relações interraciais. As cartas deixam isso claro. Foi um grande escritor apesar disso.
Engraçado que o malcom x pensava da mesma forma em questão ao povo negro..
@@lynca1 sim, eugenia não é exclusividade do branco
Uma das cartas dele. Terrível 😢 :
Os negros da África, caçados a tiro e trazidos à força para a escravidão, vingaram-se do português de maneira mais terrível - amulatando-o e liquefazendo-o, dando aquela coisa residual que vem dos subúrbios pela manhã e reflui para os subúrbios à tarde.
@@Lanamaromba pois é, triste.
Imagina herdar essa monocelha.
Vou te contar viu tem gente que não tem o que fazer e fica inventando histórias 😮😮😮😮
Criou também a monocelha literária.
Eu cresci amando " o sitio do pica-pau Amarelo ". Eu nunca enxerguei o r4cismo " , mas eu percebia que tudo era igual! Os personagens tinham os mesmos fenótipo da vida real. Mas tarde eu aprendi sobre a escravização , então eu entendi que quanto mais branco maior eram as chances de melhorar de vida 😮
Eu era crianca e a profe falou o modo da tia Nastacia falar SINHA , era resquicio da escravidao. Meu sonho era ter uma colecao capa dura q tinha na escola. ❤❤❤
*Monteiro Lobato, um astro da literatura brasileira.*
Devemos dar aos jovens ferramentas para que desenvolvam o espírito crítico.
Tornar os jovens impermeáveis a certos autores farão deles seres delicados, suscetíveis e mimados.
Retocar suas obras é enorme desrespeito para com as obras e seus autores.
Criemos jovens maduros e críticos!
Leiamos Monteiro Lobato criticamente!
Ele é uma águia, e nenhum piolho barulhento e ruidoso tornará suas obras menos importantes.
(Celso do Lago Paiva, Minas Gerais)
Assim como outras figurinhas historicamente tem seus lados obscuros...
Absurdo como ele trata a tia Nastácia comparando-a com símio!Um intelectual que,a meu ver,jogou toooooda sua obra pelo ralo!
Você foi muito generoso com com essa figura , Eugenica da nossa triste história , de um personagem totalmente adepto do Racismo , portanto deve corroborar com suas ideias. E de acordo com os comentários , não pode se dizer que o racismo foi banido . Lamentável sua proteção a quem pregava a eugenia...Sugiro que assistam outros vídeos deste personagem , e reavaliem suas opiniões.
Muito bom. Parabéns.