Olá Tânia. Caso queira receber dicas, atividades e conteúdos gratuitos. Envie um e-mail para osegredodaalfabetizacao@gmail.com e receba todas as semanas. @osegredodaalfabetizacao
Excelente material. Conheci esse canal há alguns meses e comecei usar suas atividades direcionadas para cada hipótese de escrita com meus alunos, fiquei encantada com o resultado. Mesmo conhecendo as etapas de desenvolvimento da escrita, mesmo lendo muito sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita, sempre surgem as dúvidas sobre como intervir, que atividades são mais adequadas para cada etapa etc. Suas dicas são fantásticas, claras e funcionais. E as atividades muito bem planejadas e organizadas com objetivos claros.Parabéns!!! #Já aguardando o próximo vídeo,rs!
Olá, Elsilâne Agradeço o feedback do canal e dos vídeos! Fico feliz que esteja vendo os resultados. É importante este tipo de comentário, para que eu possa direcionar melhor os próximos vídeos. Desejo-lhe sucesso com sua turma.
Elsilâne Moura Parabéns pela iniciativa bom se todas as professoras tivessem este mesmo empenho e boa vontade meu filho não teve está sorte mais eu estou aqui aprendendo e fazendo o papel de professora que ele não tem em sala.
Olá, Hevellyne. Não entregamos material via e-mail, porque, por ser considerada baixa a segurança deste tipo de entrega, é ilegal. Como tenho uma empresa regularizada, não posso entregar produtos via e-mail. O que o cliente recebe via e-mail é a confirmação do pedido. Após o pagamento, contudo, você não precisa, de forma alguma, ficar esperando e-mails. Você pode, a qualquer momento, acessar sua área de cliente no site da loja para ver se já foi liberado. O download também é feito a partir de sua área do cliente no site da loja. Como lhe expliquei, você deveria ter recebido o e-mail automático do site da loja, avisando que já estava ok o pagamento. Quando o cliente não recebe, ou digitou o e-mail com erro no site da loja ou o próprio servidor do seu e-mail pode ter bloqueado o e-mail de aviso ( o que comprova a baixa eficácia e segurança da entrega por e-mail ). Desta forma, você pode retornar ao site da loja, acessar sua área de cliente e fazer o download a partir do link MEUS PRODUTOS DIGITAIS, conforme informamos no próprio site da loja. Caso tenha dificuldades, entre em contato conosco pelo contato@janainaspolidorio.com.br Não recomendo o contato por aqui, porque é público e você precisará informar detalhes privados, como seu e-mail de cadastro.
Olá, Renata. Na verdade, o que muda é o fato de o caderno interativo ser montado pelos alunos e ter mais recursos visuais, que auxiliam demais na hora da montagem. O outro mexe-mexe da loja realmente é beeeem antigo, daqueles mais tradicionais, que se cola no caderno a imagem e do lado a palavra é montada e colada. No caso do caderno interativo, as peças não têm a necessidade de serem coladas, porque ficam guardadas no bolso, uma vez que o intuito é o aluno ter o recurso para usar novamente, em horário de estudo. Quando coladas, a atividade finaliza ali mesmo.
Olá! Para adquirir o material, acesse o site da loja e faça seu cadastro. Depois do cadastro feito já poderá escolher o material e a melhor forma de pagamento entre cartão, boleto ou transferência bancária.
Olá, Janaína ! Vc usa a estratégias de temáticas (frutas, brinquedos ...) neste material ? Ele funciona como um suporte a mais ? E as famílias silábicas ? Vc trabalha todas antes de aplicar o mexe mexe ou faz concomitantemente ?
Olá, Januária! Em toda a minha carreira em sala de aula, usei as famílias silábicas uma única vez, com um único aluno e somente a letra B ( família do B ) porque era perfil do aluno compreender desta forma. O mexe-mexe é uma estratégia fundamental da alfabetização e pode ser usado em qualquer hipótese de escrita. O mais interessante do mexe-mexe é que ele consegue dar ao professor informações que estão no pensamento do aluno e ele não consegue expressar. Um aluno pré-silábico, por exemplo, usará aleatoriamente as letras. Um silábico irá usar uma letra para cada sílabas e o próprio mexe-mexe, por conter a quantidade exata de letras da palavra, irá fazer a intervenção com o aluno, de refletir por qual motivo teriam sobrado as letras e onde devem ser usadas, causando, com o tempo , o avanço; e assim por diante. Claro que você pode intervir, dependendo do caso, mas não é preciso se prender a outras metodologias ou depender delas no uso deste recurso, em especial.
@@janainaspolidorio Obrigada, Janaína. Sou formada em Letras. Portanto, conheço muito pouco sobre alfabetização. Todavia, atendo alunos que precisam ser alfabetizados. Por isso, venho assistindo seus vídeos - o que tem me ajudado muito. Obrigada pela atenção e resposta com explicando rica e clara. Um abraço.
Bom dia, ótimo vídeo eu já tinha visto o material no site mas não sabia como era. Esclareceu minhas dúvidas. Eu sempre compro muito material no seu site mas gostaria de mencionar uma coisa que sinto falta de textos na maioria das atividades. Espero ser compreendida não estou criticando. Obrigada.
Olá, Maiara! Geralmente fraciono os materiais, porque uma das propostas do site é oferecer os materiais por temas. Tenho vários de textos - que possuem só textos mesmo - como o "Atividades com parlendas", o "Atividades com Cantigas Infantis", a coleção de "Textos Curtos", que conta com 8 volumes diferentes, o material de "Fichas e textos sobre animais", com 3 volumes, os "Textinhos Ortográficos" e muitos outros. Realmente o texto é importantíssimo para a sala de aula e super estimulo, tanto que todos os textos contidos nestes materiais que mencionei, com exceção dos populares, fui eu mesma quem criei para aumentar o rendimento do aluno nos temas! Os de ortografia, por exemplo, possuem uma alta frequência da ortografia trabalhada e dão super resultados na aprendizagem! Fica a dica e caso não conheça os materiais que mencionei, me avise, que posso lhe dar os links diretos para conhecê-los melhor!
Professora Parabéns pelo canal! os conteúdos são excelentes. Só uma dica de filmagem: Você poderia fazer as imagens frontais quando necessário e pausar o seu celular ou câmera e fazer imagens aéreas, quando for manipular os joguinhos, letras, fixas....Na bancada. Faça um teste e vc avalia, como ficou. Utilizando os dois ângulo de filmagem a mudança é pouca mais fica legal. Em bora, do ângulo que vc está filmando, de pra visualizar e entender tudo muito bem.
Olá, Neumanne! Que bom que está gostando! Para adquirir os materiais, acesse o site da loja e faça seu cadastro. Depois do cadastro feito já poderá escolher o material e a melhor forma de pagamento entre cartão, boleto ou depósito. O site da loja é www.janainaspolidorio.com.br
Oi Janaína! Cenário novo, muito bonito! Gostei das estratégias, mas o que vc acha de trabalhar com sílabas para formar palavras ( alunos com escrita silábica e silab alfabetico) e deixar as letras p os de escrita pré silábica. Foi o que pensei ao ver o vídeo.. . qual a sua opinião? Muito obrigada, o seu trabalho me ajuda e Muito!
Olá, Rita! Estava me perguntando se notariam o cenário...rsrsrs... foi um empréstimo de lugar, para experimentar. Que bom que gostou! Quanto à sua dúvida, embora a estratégia de sílabas tenha voltado, particularmente não gosto dela e vou explicar o motivo. Não pretendo que alguém se sinta ofendido e não estou brigando com quem acredita no uso de sílabas, ok? Digo isto porque tenho uma opinião forte formada a respeito e até o momento não encontrei algo que me convencesse do uso de sílabas, especificamente, na fase de alfabetização. Digo, contudo, que cheguei a cogitar fazer também um caderno interativo com mexe-mexe de sílabas, mas ao analisar os prós e contras, do ponto de vista de aprendizagem, descartei a hipótese de fazê-lo. Primeiramente, a metodologia com sílabas na alfabetização foi criada em torno de 1880 e não considera do ponto de vista neurológico/ linguístico a evolução de linguagem escrita do aluno. Além disso, foi criada para um público de "massas", que faziam coisas em "séries" e largamente usada por um século inteiro para alfabetizar ( não fui alfabetizada desta forma. Minha mãe teve a ... bondade...rsrrs.. de me colocar em uma escola Montessoriana e acredito muito que tenha feito toda a diferença na forma como vejo as coisas... ) desta forma, não tive contato nenhum durante minha alfabetização com este tipo de metodologia, mesmo tendo sido alfabetizada nos anos 80. Nosso aluno não tem pensamento de "massa" e muito menos de procedimento em "série". São muito mais personalizados e avançados em pensamento. O uso da silabação tem ocorrido em muitas escolas, porque na verdade as pessoas estão perdidas e tentam resgatar algo que acham que dá certo. O que acontece, na real, é que o aluno certamente será alfabetizado mais rápido, mas não significa que será um dia em sua vida FLUENTE em interpretação em leitura, porque é uma aprendizagem compactada. O correto não é enfocar em uma metodologia e sim usar estratégias de várias, pois somente desta forma o professor atinge mesmo o aluno. É a metodologia que deve vir de encontro ao que o aluno precisa e não o aluno que deve se adequar à metodologia. Por estes motivos todos EVITO o quanto posso usar de sílabas ou qualquer processo ligado, com exceção à CONSCIÊNCIA SILÁBICA na CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, que é totalmente diferente na aplicação. Os poucos materiais que tenho na loja com sílabas no intuito de alfabetização foram feitos mais por pressão desta nova ONDA de retrocesso do que por minha vontade. Pessoalmente, utilizei uma única vez em 21 anos de sala de aula esta metodologia e com uma aluno específica, que tinha características super tradicionais e somente utilizei porque eu sabia que ela não aprenderia de outra forma. Minha experiência com a metodologia teve resultados com a menina, mas não considerei satisfatórios para uma alfabetização plena. Logo que ela compreendeu o processo de escrita já passei para outras metodologias, com maior sucesso do que a de sílabas. A menina era silábica convicta quando usei as sílabas com ela. Não utilizaria com alunos silábico-alfabéticos ou alfabéticos. Não sei se respondi bem a pergunta e quando digo bem, quero dizer de maneira clara. Sou defensora da metodologia que se adequa à criança e não o contrário. Ocorre, contudo, que algumas formas de ensinar mais antigas perdem o sentido no contexto mais atual. Concordo que não há como fugir das sílabas, porque como expliquei muitas escolas estão utilizando, mas vale a pena refletir sobre os resultados dentro de alguns anos de uma alfabetização feita para pessoas diferentes, em tempo diferente. Sei que a metodologia sofreu modificações, mas a "alma" dela permanece muito semelhante em benefícios. A diversificação certamente é a melhor forma de atingir o aluno ainda. No caso, é possível formar sílabas, a partir das letras soltas do mexe-mexe também. Você pode pedir que os alunos formem sílabas e escrevam palavras a partir delas, por exemplo, como iniciais, medianas e finais. Há uma série de estratégias possíveis, mas elas se ampliam demais quando o trabalho é feito com letras e não com sílabas. Peço novamente que não se sinta ofendida pela forma como falo, pois sou bastante objetiva e até costumo não opinar, porque como digo sempre, não gosto de "achismo". Então evito "achar" alguma coisa, mas neste ponto específico, tenho uma opinião clara e fundamentada sobre o assunto e já ocorreu de falar sobre isso em palestras e cursos e os professores/ coordenadores ficarem... inconformados, digamos assim...rsrsrs... Mesmo tendo esta opinião sobre o assunto, vou lhe dizer o que digo sempre: se preferir usar as sílabas, utilize, porque é melhor usar algo com que se sente confortável do que algo em que não acredita!
@@janainaspolidorio ok , obrigada! Não me senti ofendida, temos que respeitar a opinião umas das outras... e vc deu a sua opinião ( o q vc acredita ) e me ajudou a repensar... 😉
Agradeço o feedback, Rita! Sempre sinto receio de colocar minha opinião no que diz respeito às sílabas porque há algumas defensoras... "convictas"...rsrsrs... da metodologia. Fico feliz que tenha compreendido!
@@janainaspolidorio eu amei a sua explicação! Muitas vezes somos pressionadas até pelas famílias, que acham que não estamos fazendo o "certo" com as crianças, porque na "época deles" aprenderam com o "ba, be, bi, bo, bu", sem falar em gestores alinhados com esse pensamento. Ter argumentos assim é sempre muito útil para que entendam o trabalho desenvolvido. Obrigada!
Tenho acompanhado esse canal por um tempo mas não entendi uma coisa sobre os cadernos interativos : Eles devem ser confeccionados para cada aluno ou pode ser usado por grupos?
Olá, Miriam. O caderno é sempre individual. As estratégias que comentei, em grupos, seriam para usar APENAS as letras móveis do mexe-mexe. O caderno interativo fica individual para cada aluno e o professor pode organizar grupos, sendo que as letras usadas serão do caderno apenas de um dos alunos.
Olá Elizângela tudo bem? Caso se interesse em receber dicas, atividades e conteúdos gratuitos. É só enviar um e-mail para osegredodaalfabetizacao@gmail.com e pronto todas as semanas você receberá dicas, atividades e conteúdos gratuitos pronto para imprimir. Curta a nossa página no Facebook há várias atividades de alfabetização. Abraço! m.facebook.com/osegredodaalfabetizacao/?ref=bookmarks
Muito bom! Muito grata! Da maior importância!
Ótimos esses vídeos
Amei!!
Não consegui comprar ...
Olá, você pode entrar em contato com o atendimento exclusivo do site da loja pelo whatsapp (11) 94177-2362
Amei..você é show..explica muito bem..obrigado
Gosto muito de ver como você explica o passo a passo de como trabalhar em cada hipótese.
Adorei as explicações dos métodos e das estratégias, pois estava tendo dúvidas em qual direção conduzir alguns alunos pré-silábicos .Obrigado.
Olá Tânia. Caso queira receber dicas, atividades e conteúdos gratuitos. Envie um e-mail para osegredodaalfabetizacao@gmail.com e receba todas as semanas.
@osegredodaalfabetizacao
Parabéns Janaina.Exelente trabalho.Obrigada por compartilhar.👏👏👐😘❤
Querida Janaina, puxa seus materiais são ótimos!! Vc tem me ajudado muito. Obrigada!!
Parabéns 👏👏👏
Aprendendo muito com suas dicas.obg.
Muito bom, é uma atividade que aprimora mais o cognitivo do aluno..
Muito bom! Aprendi que o mexe-mexe tem outras possibilidades de aprendizagem! Parabéns!!!
Maravilhoso 👏👏
Ótimo
Muito legal, parabéns.
Pôr gentileza poderia me enviar o link do vídeo, hipótese alfabetica e hipótese de escrita
Excelente material. Conheci esse canal há alguns meses e comecei usar suas atividades direcionadas para cada hipótese de escrita com meus alunos, fiquei encantada com o resultado. Mesmo conhecendo as etapas de desenvolvimento da escrita, mesmo lendo muito sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita, sempre surgem as dúvidas sobre como intervir, que atividades são mais adequadas para cada etapa etc. Suas dicas são fantásticas, claras e funcionais. E as atividades muito bem planejadas e organizadas com objetivos claros.Parabéns!!! #Já aguardando o próximo vídeo,rs!
Olá, Elsilâne Agradeço o feedback do canal e dos vídeos! Fico feliz que esteja vendo os resultados. É importante este tipo de comentário, para que eu possa direcionar melhor os próximos vídeos. Desejo-lhe sucesso com sua turma.
@@janainaspolidorio Obrigada!
Elsilâne Moura
Parabéns pela iniciativa bom se todas as professoras tivessem este mesmo empenho e boa vontade meu filho não teve está sorte mais eu estou aqui aprendendo e fazendo o papel de professora que ele não tem em sala.
Sempre aprendo muito assistindo os seus vídeos.
Muito obrigada!!!
L9
Adoro o material. Uso muito como apoio e reforço do processo de ensino e aprendizagem de meus alunos.
Dicas fantásticas!!!
Mais do que uma grande profissional, @janaina spolidorio é um ser humano incrível. Amo muito!
Excelente!
Poderia fazer um grupo pra nós ajudar ...tem apostilhas que podem nos ajudar
Olá! Esse material vem pronto ou precisamos imprimir, pintar, plastificar, recortar e montar.
achei maravilhoso e vou usar com a minha turma a dica .Parabéns pelo seu trabalho
🌷Ótimo!Amei!
Muito bom esse tipo de mexe mexe pra os alunos avançarem de acordo com os níveis.
Muito bem amei
OLÁ, amei este material....mas estou com dificuldades de entender como trabalhar com o pré silábico.... poderia me ajudar???
Gostei muito do mexe mexe
Boa tarde,fiz a compra desse material no dia 04/09 é até agora ainda não recebi nada no meu e-mail.Gostaria de saber qual foi o problema.
Olá, Hevellyne. Não entregamos material via e-mail, porque, por ser considerada baixa a segurança deste tipo de entrega, é ilegal. Como tenho uma empresa regularizada, não posso entregar produtos via e-mail. O que o cliente recebe via e-mail é a confirmação do pedido. Após o pagamento, contudo, você não precisa, de forma alguma, ficar esperando e-mails. Você pode, a qualquer momento, acessar sua área de cliente no site da loja para ver se já foi liberado. O download também é feito a partir de sua área do cliente no site da loja. Como lhe expliquei, você deveria ter recebido o e-mail automático do site da loja, avisando que já estava ok o pagamento. Quando o cliente não recebe, ou digitou o e-mail com erro no site da loja ou o próprio servidor do seu e-mail pode ter bloqueado o e-mail de aviso ( o que comprova a baixa eficácia e segurança da entrega por e-mail ). Desta forma, você pode retornar ao site da loja, acessar sua área de cliente e fazer o download a partir do link MEUS PRODUTOS DIGITAIS, conforme informamos no próprio site da loja. Caso tenha dificuldades, entre em contato conosco pelo contato@janainaspolidorio.com.br Não recomendo o contato por aqui, porque é público e você precisará informar detalhes privados, como seu e-mail de cadastro.
@@janainaspolidorio ok.obrigada.
Uma pergunta :qual a diferença entre esse caderno interativo e um outro material da loja de nome mexe-mexe tbm???Acho que mais antigo....☺
Olá, Renata. Na verdade, o que muda é o fato de o caderno interativo ser montado pelos alunos e ter mais recursos visuais, que auxiliam demais na hora da montagem. O outro mexe-mexe da loja realmente é beeeem antigo, daqueles mais tradicionais, que se cola no caderno a imagem e do lado a palavra é montada e colada. No caso do caderno interativo, as peças não têm a necessidade de serem coladas, porque ficam guardadas no bolso, uma vez que o intuito é o aluno ter o recurso para usar novamente, em horário de estudo. Quando coladas, a atividade finaliza ali mesmo.
@@janainaspolidorio ,entendi.Obrigada! Admiro e uso muito seus materiais.As crianças adoram!!!!😊😍😘Bjs e mais sucesso.👏👏👏
Adorei essas dicas
Boa tarde! Por favor se eu comprar, estarei comprando as fichas? Para montar um caderno, é isso?Obrigada!
Este material de hipóteses de escrita pode ser aplicado com alunos de 3º ano?
Olá, Leoclei! Se você tiver em sua turma de terceiro ano alunos que não completaram a alfabetização, pode ser usado sim.
.
Poderia produzir um curso de alfabetização completo. Iria ser maravilhoso
Realmente se você contasse seria maravilhoso!
Eu também faria um curso com você. Já tem algum disponível?
Olá qro adquirir os materiais
Olá! Para adquirir o material, acesse o site da loja e faça seu cadastro. Depois do cadastro feito já poderá escolher o material e a melhor forma de pagamento entre cartão, boleto ou transferência bancária.
@@janainaspolidorio o vou me cadastrar
Não estou conseguindo concluir as atividades.
Por quê?
Boa tarde,eu dei uma olhada na loja e estou interessada em adquirir seu material como faço?
Olá, Janaína !
Vc usa a estratégias de temáticas (frutas, brinquedos ...) neste material ? Ele funciona como um suporte a mais ?
E as famílias silábicas ? Vc trabalha todas antes de aplicar o mexe mexe ou faz concomitantemente ?
Olá, Januária! Em toda a minha carreira em sala de aula, usei as famílias silábicas uma única vez, com um único aluno e somente a letra B ( família do B ) porque era perfil do aluno compreender desta forma. O mexe-mexe é uma estratégia fundamental da alfabetização e pode ser usado em qualquer hipótese de escrita. O mais interessante do mexe-mexe é que ele consegue dar ao professor informações que estão no pensamento do aluno e ele não consegue expressar. Um aluno pré-silábico, por exemplo, usará aleatoriamente as letras. Um silábico irá usar uma letra para cada sílabas e o próprio mexe-mexe, por conter a quantidade exata de letras da palavra, irá fazer a intervenção com o aluno, de refletir por qual motivo teriam sobrado as letras e onde devem ser usadas, causando, com o tempo , o avanço; e assim por diante. Claro que você pode intervir, dependendo do caso, mas não é preciso se prender a outras metodologias ou depender delas no uso deste recurso, em especial.
@@janainaspolidorio Obrigada, Janaína. Sou formada em Letras. Portanto, conheço muito pouco sobre alfabetização. Todavia, atendo alunos que precisam ser alfabetizados. Por isso, venho assistindo seus vídeos - o que tem me ajudado muito.
Obrigada pela atenção e resposta com explicando rica e clara.
Um abraço.
MUITO BOM CONTEÚDOS EXCELENTES!
Excelente!!!! Parabéns e obrigada...
Bom dia, ótimo vídeo eu já tinha visto o material no site mas não sabia como era. Esclareceu minhas dúvidas. Eu sempre compro muito material no seu site mas gostaria de mencionar uma coisa que sinto falta de textos na maioria das atividades. Espero ser compreendida não estou criticando. Obrigada.
Olá, Maiara! Geralmente fraciono os materiais, porque uma das propostas do site é oferecer os materiais por temas. Tenho vários de textos - que possuem só textos mesmo - como o "Atividades com parlendas", o "Atividades com Cantigas Infantis", a coleção de "Textos Curtos", que conta com 8 volumes diferentes, o material de "Fichas e textos sobre animais", com 3 volumes, os "Textinhos Ortográficos" e muitos outros. Realmente o texto é importantíssimo para a sala de aula e super estimulo, tanto que todos os textos contidos nestes materiais que mencionei, com exceção dos populares, fui eu mesma quem criei para aumentar o rendimento do aluno nos temas! Os de ortografia, por exemplo, possuem uma alta frequência da ortografia trabalhada e dão super resultados na aprendizagem! Fica a dica e caso não conheça os materiais que mencionei, me avise, que posso lhe dar os links diretos para conhecê-los melhor!
Professora Parabéns pelo canal!
os conteúdos são excelentes.
Só uma dica de filmagem:
Você poderia fazer as imagens frontais quando necessário e pausar o seu celular ou câmera e fazer imagens aéreas, quando for manipular os joguinhos, letras, fixas....Na bancada.
Faça um teste e vc avalia, como ficou.
Utilizando os dois ângulo de filmagem a mudança é pouca mais fica legal.
Em bora, do ângulo que vc está filmando, de pra visualizar e entender tudo muito bem.
Parabéns e muito obrigada pelas explicações.
Boa noite. Todos os seus videos são excelentes. Quanto material rico!!! Como adquiri-los? Obrigada.
Olá, Neumanne! Que bom que está gostando! Para adquirir os materiais, acesse o site da loja e faça seu cadastro. Depois do cadastro feito já poderá escolher o material e a melhor forma de pagamento entre cartão, boleto ou depósito. O site da loja é www.janainaspolidorio.com.br
Cria um curso online de alfabetização ❤
Maravilha ,como ensinar o sons das letras corretamente pra a criança
Oi Janaína! Cenário novo, muito bonito!
Gostei das estratégias, mas o que vc acha de trabalhar com sílabas para formar palavras ( alunos com escrita silábica e silab alfabetico) e deixar as letras p os de escrita pré silábica. Foi o que pensei ao ver o vídeo.. . qual a sua opinião? Muito obrigada, o seu trabalho me ajuda e Muito!
Olá, Rita!
Estava me perguntando se notariam o cenário...rsrsrs... foi um empréstimo de lugar, para experimentar. Que bom que gostou!
Quanto à sua dúvida, embora a estratégia de sílabas tenha voltado, particularmente não gosto dela e vou explicar o motivo. Não pretendo que alguém se sinta ofendido e não estou brigando com quem acredita no uso de sílabas, ok? Digo isto porque tenho uma opinião forte formada a respeito e até o momento não encontrei algo que me convencesse do uso de sílabas, especificamente, na fase de alfabetização. Digo, contudo, que cheguei a cogitar fazer também um caderno interativo com mexe-mexe de sílabas, mas ao analisar os prós e contras, do ponto de vista de aprendizagem, descartei a hipótese de fazê-lo.
Primeiramente, a metodologia com sílabas na alfabetização foi criada em torno de 1880 e não considera do ponto de vista neurológico/ linguístico a evolução de linguagem escrita do aluno. Além disso, foi criada para um público de "massas", que faziam coisas em "séries" e largamente usada por um século inteiro para alfabetizar ( não fui alfabetizada desta forma. Minha mãe teve a ... bondade...rsrrs.. de me colocar em uma escola Montessoriana e acredito muito que tenha feito toda a diferença na forma como vejo as coisas... ) desta forma, não tive contato nenhum durante minha alfabetização com este tipo de metodologia, mesmo tendo sido alfabetizada nos anos 80. Nosso aluno não tem pensamento de "massa" e muito menos de procedimento em "série". São muito mais personalizados e avançados em pensamento. O uso da silabação tem ocorrido em muitas escolas, porque na verdade as pessoas estão perdidas e tentam resgatar algo que acham que dá certo. O que acontece, na real, é que o aluno certamente será alfabetizado mais rápido, mas não significa que será um dia em sua vida FLUENTE em interpretação em leitura, porque é uma aprendizagem compactada. O correto não é enfocar em uma metodologia e sim usar estratégias de várias, pois somente desta forma o professor atinge mesmo o aluno. É a metodologia que deve vir de encontro ao que o aluno precisa e não o aluno que deve se adequar à metodologia. Por estes motivos todos EVITO o quanto posso usar de sílabas ou qualquer processo ligado, com exceção à CONSCIÊNCIA SILÁBICA na CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, que é totalmente diferente na aplicação. Os poucos materiais que tenho na loja com sílabas no intuito de alfabetização foram feitos mais por pressão desta nova ONDA de retrocesso do que por minha vontade. Pessoalmente, utilizei uma única vez em 21 anos de sala de aula esta metodologia e com uma aluno específica, que tinha características super tradicionais e somente utilizei porque eu sabia que ela não aprenderia de outra forma. Minha experiência com a metodologia teve resultados com a menina, mas não considerei satisfatórios para uma alfabetização plena. Logo que ela compreendeu o processo de escrita já passei para outras metodologias, com maior sucesso do que a de sílabas. A menina era silábica convicta quando usei as sílabas com ela. Não utilizaria com alunos silábico-alfabéticos ou alfabéticos.
Não sei se respondi bem a pergunta e quando digo bem, quero dizer de maneira clara. Sou defensora da metodologia que se adequa à criança e não o contrário. Ocorre, contudo, que algumas formas de ensinar mais antigas perdem o sentido no contexto mais atual. Concordo que não há como fugir das sílabas, porque como expliquei muitas escolas estão utilizando, mas vale a pena refletir sobre os resultados dentro de alguns anos de uma alfabetização feita para pessoas diferentes, em tempo diferente. Sei que a metodologia sofreu modificações, mas a "alma" dela permanece muito semelhante em benefícios. A diversificação certamente é a melhor forma de atingir o aluno ainda.
No caso, é possível formar sílabas, a partir das letras soltas do mexe-mexe também. Você pode pedir que os alunos formem sílabas e escrevam palavras a partir delas, por exemplo, como iniciais, medianas e finais. Há uma série de estratégias possíveis, mas elas se ampliam demais quando o trabalho é feito com letras e não com sílabas.
Peço novamente que não se sinta ofendida pela forma como falo, pois sou bastante objetiva e até costumo não opinar, porque como digo sempre, não gosto de "achismo". Então evito "achar" alguma coisa, mas neste ponto específico, tenho uma opinião clara e fundamentada sobre o assunto e já ocorreu de falar sobre isso em palestras e cursos e os professores/ coordenadores ficarem... inconformados, digamos assim...rsrsrs...
Mesmo tendo esta opinião sobre o assunto, vou lhe dizer o que digo sempre: se preferir usar as sílabas, utilize, porque é melhor usar algo com que se sente confortável do que algo em que não acredita!
@@janainaspolidorio ok , obrigada! Não me senti ofendida, temos que respeitar a opinião umas das outras... e vc deu a sua opinião ( o q vc acredita ) e me ajudou a repensar... 😉
Agradeço o feedback, Rita! Sempre sinto receio de colocar minha opinião no que diz respeito às sílabas porque há algumas defensoras... "convictas"...rsrsrs... da metodologia. Fico feliz que tenha compreendido!
@@janainaspolidorio eu amei a sua explicação! Muitas vezes somos pressionadas até pelas famílias, que acham que não estamos fazendo o "certo" com as crianças, porque na "época deles" aprenderam com o "ba, be, bi, bo, bu", sem falar em gestores alinhados com esse pensamento. Ter argumentos assim é sempre muito útil para que entendam o trabalho desenvolvido. Obrigada!
LORRANA
Tenho acompanhado esse canal por um tempo mas não entendi uma coisa sobre os cadernos interativos : Eles devem ser confeccionados para cada aluno ou pode ser usado por grupos?
Olá, Miriam. O caderno é sempre individual. As estratégias que comentei, em grupos, seriam para usar APENAS as letras móveis do mexe-mexe. O caderno interativo fica individual para cada aluno e o professor pode organizar grupos, sendo que as letras usadas serão do caderno apenas de um dos alunos.
Ótima atividade !
Adorei o mexe mexe.Obrigada
Excelente material, parabéns!
Adorei
Adorei!!
Eu quero esse Material, quero comprar! !!
Muito bom!
Adorei!!!!🌸🌻🌼🌷🌹❤💋
Vi o video inteiro e .ao entendi o que faz esse livro ai e esse mexe mexe
Muito bom valeu
Legal
Genial!!
Excelente!!! Ameiiii esse material. Pode compartilhar? Tem como imprimir????elizangela_050@hotmail.com- obrigada!
Olá Elizângela tudo bem? Caso se interesse em receber dicas, atividades e conteúdos gratuitos. É só enviar um e-mail para osegredodaalfabetizacao@gmail.com e pronto todas as semanas você receberá dicas, atividades e conteúdos gratuitos pronto para imprimir. Curta a nossa página no Facebook há várias atividades de alfabetização. Abraço! m.facebook.com/osegredodaalfabetizacao/?ref=bookmarks
Adorei suas dicas.