ONDE VOCÊ ME ENCONTRA? Blog | www.amodistadodesterro.com IG | @amodistadodesterro TT | @TiaModista PARCERIAS, DÚVIDAS & CONTATOS COMERCIAIS Manda um e-mail para contato@amodistadodesterro.com ;)
Eu não sabia o que era crinolina, entrei no vídeo achando que era um grupo de mulheres assassinas da Era Vitoriana, kkk. Mas amei o vídeo, é sempre bom aprender algo novo, e sua didática é incrível. Mais uma inscrita.
Eu também, na novela Escrava Isaura da Record as personagens usavam essas saias redondas que na novela elas chamavam de saia balão, então era essas argolas que elas usavam. Interessante.
Poxa, algo que cubra o corpo da mulher, escondendo suas formas, ser julgado imoral, soa mais como um subterfúgio para oprimi-la; se está tudo escondido, o pretexto de que ela possa esconder uma gravidez é uma afronta. 🤔🤔 Parabéns pelo rico conteúdo!! 🌷🌷🤩🤩
A Carina Rissi caiu no conto das crinolinas assassinas em um dos livros de época dela e eu, por causa do livro dela, caí no conto junto. Muito esclarecedor o seu vídeo, obrigada.
Descobri o seu canal recentemente. Admito que estou adorando e praticamente já estou maratonando os seus vídeos. Acho importantíssimo você sempre quebrar tabus sociais e explicar com cautela sobre a história da mulher, em especial. Adoro quando você relaciona o passado com o presente, de forma crítica e construtiva. Sua forma realista de explicar a história da moda é essencial para entendermos que o mundo nunca foi um conto de fadas, como diversas estórias, as quais crescemos ouvindo, fazem questão de destacar.
Eu não fazia ideia sobre isso!! Caramba, não sabia que falavam que era considerada "assassina" rs Homens sempre querendo mandar em tudo! E AMEI seu canal, já me inscrevi ♥♥
Eu tbm, como a outra moça comentou, entrei pensando que era um clã de assassinas ou algo assim, hauhaua. Achei interessante, mesmo vendo essas figuras e fotos a vida toda, nem sequer imaginava que as minas usavam um guarda-chuva debaixo da saia. Todo dia se aprende algo novo
Toca aqui querida , de Historiadora para Historiadora descobri seu canal a pouco tempo , mas adoro te ouvir narrando os acontecimentos de época me lembra quando fazia faculdade , linda que seu canal cresça muiiiito precisamos de conteúdos de qualidade nessa net kkkkk. Beijos
Parabéns por seus conteúdos, nos dá uma análise contextual da moda do ponto de vista social, economico e político, retirando a visão de frivolidade geralmente associada ao assunto. Sucesso sempre
Se compararmos esse período da moda em que foram usadas essas armações com o período anterior, com vestidos em estilo império, que não havia quase volume na saia, pra mim foi um retrocesso. Não sou especialista em história da moda, mas na minha opinião, o período do vestuário feminino do século XIX que mais me agrada foi no início dele com o estilo império, mais minimalista, sem muito pano enrolado no corpo. Nem parecia que as mulheres usavam espartilhos.
4:07 os homens eram os que recebiam a maior atenção na época,e só por causa de um adereço feminino que o tirou um pouco da atenção, já e visto como algo ruim.
O interessante é que se pode perceber que ao contrário do que dizem que muita roupa reprime a mulher é meio tendencioso pois neste caso ajudava de certa forma. E usar pouca roupa não quer dizer empoderamento pois o expor o corpo pode ser uma coisa inconsciente para ficar a mostra para os homens e ter seu corpo escaneado pela sociedade. Tem várias interpretações para as coisas.
Quando eu era mais pequena, a primeira vista, eu só ficava imaginava como as mulheres faziam pra se sentar com esses aros ai, achava que eram duros e tals.
Me casei com uma anágua semelhante. Deu muita sustentação no vestido e ficou perfeito para eu andar com aquele vestido todo. Amei. Era um sonho que eu tinha usar um vestido desses.
Uma pergunta de outro assunto: os decotes q deixavam o colo e os ombros à mostra, e mesmo assim parece q havia liberdade de movimento dos membros superiores. Assim como, imagino, o decote e as mangas permaneciam no lugar certo sem necessidade de uma "puxadinha". Como era isso?
Eu fui me direcionando cada vez mais pra história da moda e Recriacao histórica, então aos poucos fui deixando de escrever por lá. Agora eu mantenho um blog sobre moda histórica e costura histórica 😉
@@AModistadoDesterro Bom saber que ainda está na ativa, vou te acompanhar. Eu comecei costurando pra esse nicho e também fui migrando aos poucos. Tudo são fases né!
Onde eu moro usam uma saia tradicional chamada Corte, tem três metros de comprimento, mas as mulheres se enrolam nela e é justa na cintura e abre nos pés. Já houve casos de Cortes pegando fogo e caindo.
Oi, Ana. As primeiras crinolinas tinham quase o mesmo diâmetro das saias com anáguas de 1854 e 1855. Porém, a nova tecnologia permitiu que as saias aumentassem, principalmente nas crinolinas de baile. Elas atingem o auge de circunferência do modelo circular por volta de 1858 e as elípticas, por volta de 1867. Existem alguns modelos em museus que são realmente muito grandes, mas eles representam uma parcela muito pequena da população e normalmente são trajes formais. Havia vários tamanhos de crinolina, para diferentes momentos do dia e condições sociais, e até um tipo de cálculo para o diâmetro dos aros, que levava em conta altura e largura de cintura. Espero ter respondido tua dúvida. Na próxima semana teremos vídeo especificamente sobre a moda na Era das Crinolinas e esses tópicos vão aparecer por lá ;)
@@AModistadoDesterro podiam coltar com a moda da criolina hoje em dia para manter o distanciamento social kkkkk amei o vídeo, adoro moda vitoriana, vou me inscrever
Acessei o vídeo porque tive curiosidade em saber que tipo de acidentes eram causados, ou supostamente causados pela crinolina, mas essa informação não foi passada.
Certa vez eu li que as mulheres aproveitavam o aço da moldura das crinolinas para amarrar pequenos saquinhos contendo sangue. Assim, os carrapatos e outros afins iriam picar esse sangue e não elas. Achei bizarro. Seria real essa história?
Vi em alguns lugares que algumas mulheres morreram pq a crinolina era tipo um para-raio (atraía os raios) e consequentemente morriam eletrocutadas. Tanto que acabou passando para a ficção, como por exemplo o livro da Carina Rissi, acho que é no livro "Encontrada: série Perdida", as mortes no começo do livro acontecem com algumas jovens e na maioria são recém casadas, o que faz as pessoas associarem as mortes a uma maldição, até que no final se descobre que era a crinolina de metal. Queria saber se isso realmente é real, as mulheres realmente poderiam morrer eletrocutadas?
Oi, Dani. Tudo bem? Sendo bem sincera, nunca encontrei uma referência a isso em fontes da época, só posteriores. Pode ser algo que caia no campo da lenda urbana mesmo - o que é ótimo para a ficção!
sempre quis me vestir assim mesmo que isso me trouxese pra morte a paixão que tenho pela moda seja antiga ou não é muito faria tudo tudo pra usar a moda dessa antiguidade para hoje em dia ter essa elegância mesmo que antigamente as coisas não eram tão legais... mais eu ainda vou realizar meu sonho alais tenho muito tempo de vida ainda! 🙂🤣🤣🤣✊
Olá, Janis. Tudo bem? Como o dólar anda meio alto e o aço usado nas crinolinas é basicamente importado, eu sempre ofereço algumas dicas de materiais alternativos e moldes caso você queira fazer a sua em casa: amodistadodesterro.com/crinolina-vitoriana-que-materiais-usar/
Provavelmente você precisa de uma crinolina com aros ou de uma anágua rococó, aquelas de filó que têm um fio de náilon costurado a barra e ficam bem onduladinhas. Filó é um negócio que eu não tenho intimidade.
ONDE VOCÊ ME ENCONTRA?
Blog | www.amodistadodesterro.com
IG | @amodistadodesterro
TT | @TiaModista
PARCERIAS, DÚVIDAS & CONTATOS COMERCIAIS
Manda um e-mail para contato@amodistadodesterro.com ;)
Adoraria usar ❤❤❤💗❤
Sou suspeita pra falar, mas é incrível!
Eu não sabia o que era crinolina, entrei no vídeo achando que era um grupo de mulheres assassinas da Era Vitoriana, kkk.
Mas amei o vídeo, é sempre bom aprender algo novo, e sua didática é incrível. Mais uma inscrita.
Obrigada, querida. Seja bem-vinda!
Eu tmb kkkk
Eu tbm 😅
Kkkkkkkkkkll
Eu também, na novela Escrava Isaura da Record as personagens usavam essas saias redondas que na novela elas chamavam de saia balão, então era essas argolas que elas usavam. Interessante.
Misericórdia, essa moda seria ótima agora, com o problema do distanciamento social .
Mano kkkkkkkkkkkkkk
Verdade, mínimo de 1,5 metro. 😂😂
Kkkkk
😅😅😅😅 né
Kkkkkkk eu ri lendo
Maravilhoso como sempre!!!!! Um viva para conteúdos assim em português!
Obrigada, Eneida. Agora tô esperando teu vídeo, hein?
Eu tb kkk
A um bom objeto pra os impedir os homen de abulinar as mulheres.
Acho que por isso mesmo que eles não curtiam muito.
Mas a narração do vídeos diz o contrário, que eles não gostaram pq tirava o protagonismo do homem da época. 🙄😂😂😂
Duvido. Dá pra um cara se esconder ali embaixo!
@@maurominelli4739 kkkk
Sim!
Poxa, algo que cubra o corpo da mulher, escondendo suas formas, ser julgado imoral, soa mais como um subterfúgio para oprimi-la; se está tudo escondido, o pretexto de que ela possa esconder uma gravidez é uma afronta. 🤔🤔 Parabéns pelo rico conteúdo!! 🌷🌷🤩🤩
Só vi vantagem nas crinolinas kkkkkk
Acompanho mtos canais gringos falando sobre esses assuntos, mas é maravilhoso encontrar um canal BR falando disso!!! Parabéns, ganhou uma inscrita ^^
Seja bem-vinda, Ana Paula 🥰
A Carina Rissi caiu no conto das crinolinas assassinas em um dos livros de época dela e eu, por causa do livro dela, caí no conto junto. Muito esclarecedor o seu vídeo, obrigada.
Simm eu amo esses livros dela só consigo lembrar deles quando falo nesse assunto
Eu tbm caí junto kkk
Eu amooo a Carina ❤😍
simmm
Eu também vim pelo livro dela...kkkkk
Descobri o seu canal recentemente. Admito que estou adorando e praticamente já estou maratonando os seus vídeos. Acho importantíssimo você sempre quebrar tabus sociais e explicar com cautela sobre a história da mulher, em especial. Adoro quando você relaciona o passado com o presente, de forma crítica e construtiva. Sua forma realista de explicar a história da moda é essencial para entendermos que o mundo nunca foi um conto de fadas, como diversas estórias, as quais crescemos ouvindo, fazem questão de destacar.
Amo Moda vitoriana e como isso ajudou muito na luta das mulheres pelo espaço na sociedade !!
Eu não fazia ideia sobre isso!! Caramba, não sabia que falavam que era considerada "assassina" rs Homens sempre querendo mandar em tudo! E AMEI seu canal, já me inscrevi ♥♥
Eu tbm, como a outra moça comentou, entrei pensando que era um clã de assassinas ou algo assim, hauhaua. Achei interessante, mesmo vendo essas figuras e fotos a vida toda, nem sequer imaginava que as minas usavam um guarda-chuva debaixo da saia. Todo dia se aprende algo novo
Toca aqui querida , de Historiadora para Historiadora descobri seu canal a pouco tempo , mas adoro te ouvir narrando os acontecimentos de época me lembra quando fazia faculdade , linda que seu canal cresça muiiiito precisamos de conteúdos de qualidade nessa net kkkkk. Beijos
Parabéns por seus conteúdos, nos dá uma análise contextual da moda do ponto de vista social, economico e político, retirando a visão de frivolidade geralmente associada ao assunto. Sucesso sempre
Caramba, curto demais esse canal!! É muito incrível que a moda tenha todo um significado social na época!
Amo historia e amo moda, você é perfeita!
Obrigada 🥰
E eu que achei q a criolina matava tipo com um dos ferros enfiando no corpo e nao pegando fogo. Muito esclarecedor amei o video✨❤
Adoro esse conteúdo de moda histórica, ainda não tinha visto em português. Já me inscrevi.😘
Seja bem-vinda, Raissa!
Adorei...
Crinolinas no metrô de São Paulo
Kkkkk
Pelo menos ninguém iria invadir teu espaço pessoal, hein?
Se compararmos esse período da moda em que foram usadas essas armações com o período anterior, com vestidos em estilo império, que não havia quase volume na saia, pra mim foi um retrocesso. Não sou especialista em história da moda, mas na minha opinião, o período do vestuário feminino do século XIX que mais me agrada foi no início dele com o estilo império, mais minimalista, sem muito pano enrolado no corpo. Nem parecia que as mulheres usavam espartilhos.
Amei o canal. A mulher ganhando espaço através das vestimentas, início da valorização da mulher. Muito legal.
Amei! Parabéns pelo seu trabalho, é maravilhoso! Enfim, fake news existem desde sempre!🤓😁
A mídia e os mimizentos sendo os mesmos desde sempre. Mudam as Eras, mas eles não mudam kkk
Acabei de pensar nisso.
Bem isso
Parabéns pelo excelente trabalho
Oxi, que da hora, manoooo Adorei!
Excelente trabalho de pesquisa histórica. Parabéns 👏
Obrigada, querida 🥰
4:07 os homens eram os que recebiam a maior atenção na época,e só por causa de um adereço feminino que o tirou um pouco da atenção, já e visto como algo ruim.
Vc faz um trabalho incrível! Pode fazer algum vídeo sobre crochê histórico? Sou apaixonada por crochê vintage mas encontro poucas referências
Achei seu conteúdo muito interessante, adorei os vídeos.
Gostaria de saber mais sobre a moda no final do século 19
Oi, Marcella. Aqui no canal já esta rolando uma série sobre a moda vitoriana em detalhes. Daqui a pouco chegamos lá!
Ai que legal! Amo a Era Vitoriana,tão linda,elegante e poética. Lindo canal,vim pela Flávia Aguinho do Instagram.❤
Seja muito bem-vinda, Patrini!
Muito bom. Os vestidos desta época eram maravilhosos!!!
O interessante é que se pode perceber que ao contrário do que dizem que muita roupa reprime a mulher é meio tendencioso pois neste caso ajudava de certa forma. E usar pouca roupa não quer dizer empoderamento pois o expor o corpo pode ser uma coisa inconsciente para ficar a mostra para os homens e ter seu corpo escaneado pela sociedade. Tem várias interpretações para as coisas.
No fim das contas, Rosana, as roupas sozinhas não significam nada, né? Tudo depende do significado que a gente dá para elas.
Oiii Pauline!! Conheci o seu canal por esse vídeo e já estou apaixonada pelo canal!! Parabéns pelo seu conteúdo, vou maratonar todos os vídeos! ❤️❤️
Seja bem-vinda, Camila!
Eugosto muito dessa suas palestras parabens silvia
Excelente exposição dos fatos! Parabéns!👏👏👏
Adorei este vídeo assim como o seu canal que trata de não utilizar narrativas românticas e tendenciosas magnífico!
Quando eu era mais pequena, a primeira vista, eu só ficava imaginava como as mulheres faziam pra se sentar com esses aros ai, achava que eram duros e tals.
Que vídeo maravilhoso! 👏👏👏👏👏
Como sempre a mídia mentindo,amooo a moda vitoriana
Me casei com uma anágua semelhante. Deu muita sustentação no vestido e ficou perfeito para eu andar com aquele vestido todo. Amei. Era um sonho que eu tinha usar um vestido desses.
Olá...tô chegando agora no seu canal,e já me apoixonei....curti e me enscrevi....👍
Seja bem-vinda, Renata 😘
A época muda. Mas os homens não e a sociedade não.
Kkkk
Amei o canal. Nova inscrita.
Seja bem-vinda, querida!
Uma pergunta de outro assunto: os decotes q deixavam o colo e os ombros à mostra, e mesmo assim parece q havia liberdade de movimento dos membros superiores. Assim como, imagino, o decote e as mangas permaneciam no lugar certo sem necessidade de uma "puxadinha". Como era isso?
Senti uma pitada do antigo "Sombria Elegância". ;)
Tem coisas que nunca saem da gente, 😉
@@AModistadoDesterro Eu acompanhava até quee surpreendi que havia terminado, o que houve?
Eu fui me direcionando cada vez mais pra história da moda e Recriacao histórica, então aos poucos fui deixando de escrever por lá. Agora eu mantenho um blog sobre moda histórica e costura histórica 😉
@@AModistadoDesterro Bom saber que ainda está na ativa, vou te acompanhar. Eu comecei costurando pra esse nicho e também fui migrando aos poucos. Tudo são fases né!
Que aula maravilhosa! Adorei!
Parabéns pela iniciativa, muito interessante o conteúdo.
Obrigada!
👏👏👏parabéns pelo vídeo e o cuidado nas informações 😊
Ansiosa para o próximo vídeo
Tenho a materia cultural de moda e to amando essas videos
Parecem os vestidos das sinhazinhas do festival de parintins ♡
Otimo vídeo, super informativo!
Ótimo conteúdo!
Obrigada!
Obrigada, Aline!
Muito bom teu conteúdo.parabens
Obrigada, Tom!
Onde eu moro usam uma saia tradicional chamada Corte, tem três metros de comprimento, mas as mulheres se enrolam nela e é justa na cintura e abre nos pés. Já houve casos de Cortes pegando fogo e caindo.
Não entendi uma coisa, a distância proporcionada pela crinolina não era a equivalente a das anaguas?
Oi, Ana. As primeiras crinolinas tinham quase o mesmo diâmetro das saias com anáguas de 1854 e 1855. Porém, a nova tecnologia permitiu que as saias aumentassem, principalmente nas crinolinas de baile. Elas atingem o auge de circunferência do modelo circular por volta de 1858 e as elípticas, por volta de 1867. Existem alguns modelos em museus que são realmente muito grandes, mas eles representam uma parcela muito pequena da população e normalmente são trajes formais. Havia vários tamanhos de crinolina, para diferentes momentos do dia e condições sociais, e até um tipo de cálculo para o diâmetro dos aros, que levava em conta altura e largura de cintura.
Espero ter respondido tua dúvida. Na próxima semana teremos vídeo especificamente sobre a moda na Era das Crinolinas e esses tópicos vão aparecer por lá ;)
@@AModistadoDesterro podiam coltar com a moda da criolina hoje em dia para manter o distanciamento social kkkkk
amei o vídeo, adoro moda vitoriana, vou me inscrever
Nessa situação não seria de todo mal, hein?
Seja bem-vinda, Isabela 😘
Ótimo conteúdo e abordagem!
uma leitura a contrapelo mostrando novas possibilidades á moda
minina que canal maravilhoso to apaixonada
Obrigada, Thais. Seja bem-vinda!
Menos de um minuto de vídeo e eu já me inscrevi
Q legal saber o nome deste objeto
Acessei o vídeo porque tive curiosidade em saber que tipo de acidentes eram causados, ou supostamente causados pela crinolina, mas essa informação não foi passada.
Adoreiiiiiiiiiii 🖤
Que bom ver você por aqui, Flávia!
Ai eu acho as roupas antigas tão lindas😍😍😍😍
O problema real foi a queda no consumo de tecidos. As casas de costura devem ter pirado com isso...
Qual o tipo de metal utilizado para formar os aros, na década de 1860?
Sem dúvida as mulheres morreram mais por causa de gravidez recorrente, partos mal sucedidos do que por causa de anáguas.
Excelente vídeo
Só porque as mulheres ficaram claramente mais bonitas e chamativas que os homens eles fizeram movimento pra parar
Ameii seu canal❤️
O povo era muito rico neste tempo para usarem tantos vestidos com tantos tecidos
Cai aqui por acaso já sou escrito 💋❣
Seja bem-vindo!
Adoraria usar❤❤❤❤❤
Adorei o vídeo! Muito bom! Essa moda de deixar os vestidos gorduchinhos começou em que época mais ou menos?
Ficou muito bom!
Obrigada, Lu!
Afasta mãos de assediadores na rua, já gostei
Otimo video.bjs
muito interessante
Gostei muito do seu vídeo
Ah a tão frágil heterossexualidade masculina desde sempre
Maravilhosa
São seus olhos
@@AModistadoDesterro Pode ser, mas provavelmente tu q faz coisas maravilhosas.
Existem lojas que produzem crinolinas para pessoas que gostam de se fantasiar de acordo com a época?
Oi, Ingrid. Aqui no Brasil existem poucas pessoas, mas esse mês teremos uma série com o tutorial completo aqui no canal
Nossa a Globo já fazia "jornalismo" desde a era vitoriana.
Querida, a Globo nem sonhava em existir no século 19...
@@AModistadoDesterro isso foi uma ironia.
Os jornais da época não são tão diferentes dos de hoje, no que diz respeito a serem irresponsáveis e tendenciosos 😂😂😂
Mentirosos, caluniadores, imprensa marrom.
Certa vez eu li que as mulheres aproveitavam o aço da moldura das crinolinas para amarrar pequenos saquinhos contendo sangue. Assim, os carrapatos e outros afins iriam picar esse sangue e não elas. Achei bizarro. Seria real essa história?
Não, Herta. Isso é folclore mesmo, assim como a história dos saquinhos de mel e perfume embaixo dos vestidos do século 18
@@AModistadoDesterro
Obrigada.
Obs.: corrigi o nome "crinolina" acima.
Vim nesse canal por recomendação e gostei
Achei um máximo pra ninguém chegar perto de mim 🦠🦠
Toda vez que ouço a palavra crinolina eu lembro na hora da creolina, com aquele fedor horroroso.
Gostei vc e top🤩🤩🤩🤩
Podia voltar essa moda
Não
Sim! ❤
Vi em alguns lugares que algumas mulheres morreram pq a crinolina era tipo um para-raio (atraía os raios) e consequentemente morriam eletrocutadas. Tanto que acabou passando para a ficção, como por exemplo o livro da Carina Rissi, acho que é no livro "Encontrada: série Perdida", as mortes no começo do livro acontecem com algumas jovens e na maioria são recém casadas, o que faz as pessoas associarem as mortes a uma maldição, até que no final se descobre que era a crinolina de metal.
Queria saber se isso realmente é real, as mulheres realmente poderiam morrer eletrocutadas?
Oi, Dani. Tudo bem?
Sendo bem sincera, nunca encontrei uma referência a isso em fontes da época, só posteriores. Pode ser algo que caia no campo da lenda urbana mesmo - o que é ótimo para a ficção!
sempre quis me vestir assim mesmo que isso me trouxese pra morte a paixão que tenho pela moda seja antiga ou não é muito faria tudo tudo pra usar a moda dessa antiguidade para hoje em dia ter essa elegância mesmo que antigamente as coisas não eram tão legais... mais eu ainda vou realizar meu sonho alais tenho muito tempo de vida ainda! 🙂🤣🤣🤣✊
Uma pergunta e vrdd que existia crinolinas de metal ??? pesado aliás
Elas eram feitas com um aço especial, chamado de aço mola. Aqui eu mostro a minha feita com o mesmo material
ruclips.net/video/yZwBhWhBL9M/видео.html
@@AModistadoDesterro mas existia mesmo aquelas feitas de metal ferro não sei direito não dobráveis?
Não, essas não
Tô precisando compra minha crinolina, se ñ meu vestido vitorianos não ficam armados.
Olá, Janis. Tudo bem? Como o dólar anda meio alto e o aço usado nas crinolinas é basicamente importado, eu sempre ofereço algumas dicas de materiais alternativos e moldes caso você queira fazer a sua em casa:
amodistadodesterro.com/crinolina-vitoriana-que-materiais-usar/
@@AModistadoDesterro nss muito obrigada
4:02 kkkkkkk oloko
Eu acho as saias com crinolina lindas
Se eu fosse dessa época nem precisaria desse acessório, já sou assim naturalmente, que lástima.😭😔
Como assim?
Fiz.uma anagua com.bastante camadas, mas não deu nem metade do efeito que eu queria 😆😆
Por fv, Faz um video ensinando...
Provavelmente você precisa de uma crinolina com aros ou de uma anágua rococó, aquelas de filó que têm um fio de náilon costurado a barra e ficam bem onduladinhas. Filó é um negócio que eu não tenho intimidade.
Conclusão depois d e ver tantos vídeos, tudo na era vitoriana era mortal
Por isso que o século 21 pode ter seus problemas, mas é certamente melhor viver aqui!
Haaa entendi nossa não sabia
Retiro o q eu disse
Nossa, poderíamos resignificar as crinolinas gigantes para o uso de distanciamento social! Eu usaria com uma máscara bapho