Medicina é uma profissão das elites? Raul Cutait responde no Roda Viva

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 окт 2024

Комментарии • 28

  • @rafaelschneider7814
    @rafaelschneider7814 2 месяца назад +15

    Ah, então a questão não é que o mercado remunere mal os médicos, e sim que as pessoas que adentram a profissão - tanto os pobres quanto os ricos - estão mais interessados em status social e remuneração acima da média da população do que em ajudar a aliviar as dores e aflições bioquímicas das pessoas. Aí é problema do médico! Está cheio de profissões com alta responsabilidade e sem as quais não podemos viver e nem por isso as pessoas acham que precisam ganhar R$ 50 mil enquanto tem gente varrendo a rua por salário mínimo. A verdade é uma só: medicina é profissão de elite ou de quem quer ser elite, raramente é feita por quem quer ajudar o próximo! Quem sabe quando a tecnologia banalizar essa profissão, as pessoas que cursarem medicina poderão ser mais humildes.

    • @cirilopedroso275
      @cirilopedroso275 2 месяца назад +1

      concordo contigo

    • @The_Power2
      @The_Power2 2 месяца назад

      Mesmo antigamente existindo só faculdade públicas, elas eram feitas para as elites, poucos pobres conseguiam entrar, até pq não sei se já estudou história, geografia e sociologia do Brasil que o pobre tinha que sair da escola para trabalhar se não morreria de fome antes dos 18 anos, medicina é elite, se uma pessoa com menos condição financeira conseguir entrar, quem sustentará ela em um curso de período integral? Viverá por fotossíntese? O certo é a própria iniciativa privada do Brasil se organizar, o MEC e o CRM estão fazendo reserva de mercado, não pensam na saúde e sim no bolso, o quanto vai ganhar no futuro se não vai prejudicar a renda, hoje um médico muito ruim ainda é milionário pode ter certeza.

    • @rafaelschneider7814
      @rafaelschneider7814 2 месяца назад +2

      @@The_Power2 Acho que você comentou com base no comentário errado, amigo kkkk. Não fui eu que disse que antigamente tinham pessoas mais éticas e de classe trabalhadora com acesso ao curso de medicina kkkk. Foi a Débora, ali no outro comentário. kkk

  • @diegoamorim5592
    @diegoamorim5592 2 месяца назад +17

    A maioria entra por dinheiro. Se fosse por ajudar as pessoas, não faltaria médico no norte.

  • @Fernando-fo5me
    @Fernando-fo5me 2 месяца назад +5

    Esse não é um problema exclusivo dos médicos, sou policial e o que ganho não compensa os riscos e a responsabilidade, muitas vezes o salário não é suficiente para o básico, como alimentação e moradia, ainda mais numa cidade tão cara como São Paulo.

    • @martaritamacedo
      @martaritamacedo 2 месяца назад

      Mas para vc ser policial não precisou investir um valor tão alto quanto um médico precisa.

  • @domingosdomingos6075
    @domingosdomingos6075 2 месяца назад +4

    E não respondeu a pergunta

  • @lekerber
    @lekerber 2 месяца назад +1

    Médicos ganham muito bem, mas precisam trabalhar muitas horas para isso. Vejo que muitos médicos são frustrados porque achavam que ficariam ricos trabalhando pouco. Isso é apenas para os donos de clínicas. É triste perceber uma profissão tão nobre agindo com a lógica de mercado, ou seja, se regulando pelo lucro. As exceções são poucas e honrosas, e servem para confirmar a regra.

  • @gabrielcruz9602
    @gabrielcruz9602 2 месяца назад +2

    "A grande maioria entra na facudade com a vontade de ajufar as pessoas". Acho que falta ao professor vontade de enxergar a realidade. Médicos não falam mau de médicos isso que se aprende nas facudades. Enquanto Conselho de Medicina não punir médicos anti-éticos e enquanto os bons médicos não assumirem que há muita falta de profissionalismo na classe, pouca coisa vai mudar. Há muito corporativismo e pouca ética na medicina.

  • @ofilipequintans
    @ofilipequintans 2 месяца назад

    Sim, é.

  • @alexjose5438
    @alexjose5438 2 месяца назад

    Infelizmente ninguém quer ajudar ninguém, só na indicação, hoje pra ter muito dinheiro tem que ser bom, não depender de indicação, exemplo na mineradora vale s/a, não tem plano de carreira devido a parentela e em muitas outras empresas, agora medicina tem todo meu respeito

  • @marxcosta2101
    @marxcosta2101 2 месяца назад

    Claro que é! Pra ajudar as pessoas não precisa ser especificamente um médico. E esse cidadão tá falando besteira, a profissão que mais remunera um elemento no setor público é a medicina, existem médicos que ganham até 100 mil por mês com plantões. Qual o profissional público recebe esse montante mensal?

  • @perenidadedasmudancas2160
    @perenidadedasmudancas2160 2 месяца назад +5

    Médico é mal remunerado? cinismo.

    • @fineveri
      @fineveri 2 месяца назад +4

      Se o médico é mal remunerado, que os médicos estudem para ser diplomatas , que façam concurso para auditor fiscal da receita federal, que virem empreendedores, que invistam no agronegócio.No Brasil não há profissão no geral que pague mais que o curso de medicina,o mercado de trabalho no Brasil é ruim para a maioria das profissões, essa é a realidade.

    • @perenidadedasmudancas2160
      @perenidadedasmudancas2160 2 месяца назад +4

      Um médico entra num concurso público ganhando em média uns 14 mil reais para trabalhar meio período, com plantões de mais ou menos 1mil reais. Some-se esses valores ao que ele (a) ganha no setor privado. Ou seja, a classe ganha uns 25 mil ou mais por mês e ainda chora. Absurdo!!!

    • @cirilopedroso275
      @cirilopedroso275 2 месяца назад +1

      @@perenidadedasmudancas2160 acho que o desespero que a coisa vai piorar. Tem especialista bom cobrando 150,00 a consulta e não tem agenda cheia. O médico depende do poder aquisitivo da pessoas. O que adianta ir a uma consulta e não ter o dinheiro para exames. Muita gente pensa assim. Na minha região as clínicas populares estão tomando conta e pagam no máximo 80 por consulta para especialista.

    • @fineveri
      @fineveri 2 месяца назад +4

      Professor universitário de faculdade pública faz mestrado, doutorado, passa no concurso público para docentes , e não ganha essa remuneração.O estudante de direito faz 5 anos de faculdade, passa na OAB , faz mais 3 anos de prática jurídica, e tem que esperar sair um edital de concurso público para delegado, e dependendo do estado, não ganha 15 mil reais, sem contar, que a pessoa vai ter que lidar no combate ao crime , no combate as organizações criminosas, e médico reclamando de ficar fazendo receita de 3 linhas em 15 minutos de atendimento.

    • @cirilopedroso275
      @cirilopedroso275 2 месяца назад +1

      @@fineveri 15 minutos de atendimento. Meu Deus vc deve ser um cliente muito bom e o médico deve gostar muito de vc

  • @MsSxprado
    @MsSxprado 2 месяца назад

    Hoje eu vou tomar um chá de camomila.

  • @EdesioCaetano-u3b
    @EdesioCaetano-u3b 2 месяца назад

    No Paraguai, a mensalidade. É de $ 3,000😂

  • @michelmessis8766
    @michelmessis8766 2 месяца назад +2

    Ué, remuneração baixa?!?!? alta reponsabilidade?
    se não estão satisfeitos, pois que mudem de profissão!
    o verdadeiro médico deixou de existir há muito tempo,
    hoje é só status e dinheiro...

  • @andersonsoterobinbin1802
    @andersonsoterobinbin1802 2 месяца назад +1

    Ganham 7 a 8 mil em prefeituras por 20 h estão reclamando de que ? Podem tem consultórios particulares para complementar sinceramente , estão acima da média brasileira .