O idoso não aceita ajuda - Cuidado! Pode ser ANOSOGNOSIA!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 ноя 2024

Комментарии • 121

  • @danicremonez
    @danicremonez 2 года назад +41

    O problema é quando não aceita nem voltar ao médico, não aceita e não toma os remédios que o médico havia passado, não aceita cuidadora e eu, a filha, não posso deixar de trabalhar para cuidar só dela porque tenho minha família que precisa de mim e preciso pagar minhas contas. Ela não faz e não aceita que ninguém faça e nem aceita tratamento algum ou ajuda alguma. Aí neste caso, difícil achar saída e lidar com isso. E é nesta situação que estamos vivendo na nossa família. 😭😭😭

    • @pinguinado
      @pinguinado 2 года назад +10

      Passo por situacao parecida c a sua. Vejo claramente q meu pai precisa d ajuda p se cuidar, mas raramente aceita ajuda. E nao quer estranho (cuidador) permaneça. Somos 3, mas eu quem convivo c td isso. Nao tenho como ficar em csa 24 h dando assitencia e remedios. Detalhe: ele nao aceita ir ao medico nem ser consultado em casa. Soma-se a isso q nao repasssa nem parte do beneficio q recebe. Esta mexendo c minha saude mental lidar c td isso sozinha e ainda tenho uma filha de 6 anos. Alguem pode dá uma palavra p essa situacao?😔

    • @andreiamussilini
      @andreiamussilini 2 года назад +14

      Estou passando por isso tambem e nao acho uma luz no fim do tunel! Quem esta ficando doente sou eu 😢

    • @cathyapimenta9971
      @cathyapimenta9971 Год назад +3

      Estou passando pelo mesmo problema ...

    • @Userkfdjdkfjf
      @Userkfdjdkfjf Год назад +9

      Passo por isso, e além de tudo me chantageia e fala para as pessoas que sou péssima filha, que eu deveria parar de trabalhar pra cuidar dela, sendo que preciso trabalhar para manter minha vida é inclusive para mantê-la junto com minhas irmãs. Me sinto prejudicada psicologicamente porque não aceita os cuidados e ainda quer que eu e minhas passemos de ruins em tudo. Deixei de fazer até terapia por poder ajudá-la mais, passando em cima das minhas necessidades pra ajudá-la e não sei mais o que faço.

    • @osanamadeira2900
      @osanamadeira2900 Год назад +4

      O que fazer ,minha mãe está nos deixando doente.

  • @iarasilva4893
    @iarasilva4893 Год назад +5

    Duas fases mais explícitas em seus Comportamentos Humanos de se conviver com grandes diferenças, dificuldades e desafios: Adolescência e a Terceira e Quarta Idades. Tem que ter sabedoria para lidar com eles!
    🙄

  • @Wellington_naconstrucao
    @Wellington_naconstrucao 3 года назад +20

    Vc descreveu minha mãe
    E ainda por cima ela é narcisista

    • @evanimagno1384
      @evanimagno1384 Год назад +2

      Estou passando perrengue com minha mãe, narcisista que quer morar em outra cidade e está fazendo um inferno na minha vida,😡

    • @tatyamora3593
      @tatyamora3593 Год назад +1

      Olha arruma uma boa empregada, se conseguir, pq o narcisista sempre maltrata quem está por perto. Isso é um inferno mesmo

  • @marcialaranja9597
    @marcialaranja9597 Год назад +2

    BOA TARDE ! MUITO BOA ESTA ABORDAGEM! ENTENDO QUE DESDE CEDO O SER HUMANO,AINDA NA JUVENTUDE, TEM QUE SER EDUCADO ESPIRITUAL.ENTE PARA A VIDA EM SEU FINAL! VESTIR A SANDÁLIA DA HUMILDADE PARA IR SE ADAPTANDO A CADA FASE E SIUTAÇÃO DA VIDA!EU 70 ANOS, JÁ CONVERSEI COM OS FILHOS! QUANDO NÃO SER MAIS POSSÍVEL EU ME CUIDAR , CASA DE REPOUSO É O CAMINHO! NÃO QUERO SER ALGUÉM QUE NÃO DÊ PRAZER AQUELES QUE AMO ! COM MUITO RESPEITO E MENTE CLARA ! DEUS AGRADECE-NOS!

  • @felipeferreira9647
    @felipeferreira9647 Год назад +13

    E quando a situação passou desse ponto, onde o idoso não aceita ir nem receber um médico, e faz isso agressivamente (tanto verbal como fisicamente) ? E como fazer quando vc já está de S4C0 CHEIO , sem forças, e até você passa a ter problemas cognitivos ou pior ? Hoje eu entendo pq existem tantos casos de "aband0n0" de idosos (hoje sei, na carne, que é muito mais complicado do que parece).

    • @mirianbeatriz8266
      @mirianbeatriz8266 Год назад +2

      Mas este é um caso q o médico manda até colocar medicação para acalmar. Tenho amigo que dá para a mãe na água.

    • @mirianbeatriz8266
      @mirianbeatriz8266 Год назад +2

      Força amigo

    • @maiseandrade8525
      @maiseandrade8525 5 месяцев назад +1

      Estou vivendo isso com meu avô, não aceita cuidado de ninguém, é agressivo e acha que consegue se manter só, já está magro, não abre o portão para ninguém, só sai para receber dinheiro e só, casa suja roupas Deus sabe como tá se virando, só vive trancado.

  • @dalvamaria7348
    @dalvamaria7348 Год назад +14

    Já vi cuidador morrer primeiro do que o paciente. Se cuidem!

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  Год назад +2

      Infelizmente já acompanhei casos assim também!

  • @Rolesp488
    @Rolesp488 Год назад +10

    Tenho 83 anos, entendi e reconheço que já tenho minhas limitações, só tem um problema, os filhos de hoje não são como os de antigamente.

    • @deanacatarina2352
      @deanacatarina2352 11 месяцев назад +1

      Desejo de todo coração que aquele que critica e aponta comportamentos doentios nos idosos, tenha uma vida centenária com todas as sequelas pertinentes!

    • @bethvm1658
      @bethvm1658 11 месяцев назад +7

      Nem filhos e nem pais atuais são como os de “antigamente”. As relações são construídas por todos nós, o tempo todo.

    • @Depenido
      @Depenido 10 месяцев назад

      Os filhos nao querem nada

    • @GuilhermeRodrigues-iq8ix
      @GuilhermeRodrigues-iq8ix 8 месяцев назад +4

      Respeitosamente, vou lhe oferecer um relato que mostra outro ponto de vista. Sou filho único, tenho 57 anos e tento cuidar de minha mãe de 77 anos, que só me repele. Tive uma adolescência complicada como todo mundo, mas nunca causei desgostos e ofensas sérias em minha mãe, me formei em Direito numa faculdade pública, sou concursado, não dependo de minha mãe desde 1990, sou casado há 24 anos, tenho uma esposa e dois filhos abençoados, que sempre deram todo apoio e ajuda a minha mãe, que os repele igualmente. Em 2023, ela ficou de junho a setembro internada, insuficiência cardíaca crônica, foi intubada duas vezes, e minha vida e as dos netos e da nora ficaram de stand-by para nos dedicarmos a ela no hospital. Conseguiu escapar da morte certa, melhorou com a graça de Deus. Durante a doença, se deixou ajudar, como sempre adotando papel de vítima da vida. Ficou boa e voltou a nos repelir, achando que nosso cuidado e preocupação é invasão e intromissão. (Agora, imagine isso se repetindo ao longo dos últimos 24 anos, porque neste período ela teve 4 episódios outros de quase-morte), que demandaram igual desprendimento da família. Apendeu algo com tudo isso? Nada. Acha que queremos cuidar dela para "roubarmos o dinheiro dela". Curioso é que ela confia e dá altas somas de dinheiro a estranhos que nunca fizeram nada por ela, senão bajulações convenientes. Tudo acaba se resumindo a isso, materialismo. É claro caso de anosognosia. Então, senhora, compreendo seu ponto de vista, mas o problema não são os "filhos de hoje e sim os seres humanos que estão adoecidos espiritualmente e fisiologicamente. Os pais, os avós, os filhos, as famílias de hoje estão adoecidas. Seja amor! Valorize sua família, aqueles que merecem serem valorizados, e não os coloque no mesmo balaio dos que não são amorosos e cuidadores. Uma coisa muito importante: não deixe divisão entrar em sua casa por motivos de política, religião ou fofocas de terceiros interessados. Todos, pais, avós, filhos, netos, prestaremos conta de nossos atos e omissões perante Deus, que nos enviou nesta família com propósitos a serem cumpridos. Deus abençoe a senhora e sua família!

    • @Rolesp488
      @Rolesp488 8 месяцев назад +1

      @@GuilhermeRodrigues-iq8ix Entendi. Idosos que sempre tiveram uma vida independe, mesmo tendo necessidade, relutam aceitar qualquer ajuda. Infelizmente isso acontece, mas tenha paciência. Tenha em mente que vcs estão fazendo todo o possivel, mesmo que ela não entenda. Vc sua esposa e filhos, no futuro, no desfecho final, terão a consciência tranquila. Abraço fiquem com Deus.

  • @UniversodoCubo
    @UniversodoCubo 3 года назад +3

    Wow que moça elegante. Adorei o canal!
    +1 like, feliz ano novo e sucesso!

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  3 года назад +1

      Obrigada! Sejam bem vindos por aqui 🙂

  • @jaquelinerocha310
    @jaquelinerocha310 2 года назад +3

    Muito esclarecedor, nossa como é perigoso esse sintoma... Como devemos ter esse olhar cuidadoso que você mostra aqui para os sintomas e não pensar em teimosa, fazer pré-julgamentos, mas sim achar caminhos e buscar ajuda médica. Obrigada 🙏🌻

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  2 года назад

      Oi querida. Realmente é muito perigoso. O entendimento dos familiares é essencial nesse momento. Um beijo!

    • @pinguinado
      @pinguinado 2 года назад +2

      Pra levar ao medico o idoso precisa permitir. No meu caso ele nao gosta de ir

    • @sandramariasilva5936
      @sandramariasilva5936 Год назад +1

      Sei bem como é

  • @anasevero8969
    @anasevero8969 6 месяцев назад +1

    A idosa que eu cuido tem problemas de equilíbrio porém ela não quer ninguém por perto e por conta disso ela caí e se machuca com alguma frequência é muito difícil porque tudo que vc oferece ela não quer

  • @FabiaBaptista-sx5fz
    @FabiaBaptista-sx5fz 7 месяцев назад +2

    "JUSTIFICATIVAS PARA ABUSOS NAO FALTAM, ENQUANTO ISSO OS CUIDADORES, COMO FILHOS, ADOECEM FÍSICA E MENTALMENTE.
    MAO CONHEÇO UM ÚNICO SER HUMANO QUE NÃO PENOU OU NÃO ESTEJA PASSANDO O CAOS NA TERRA COM IDOSOS.

  • @sim.onealves
    @sim.onealves Год назад +1

    Muito esclarecedor! Obrigada!💖

  • @meiresilva4840
    @meiresilva4840 Год назад +1

    Sou cuidadora a senhora que cuido tem AMS as teimas são muito frequentes

  • @tildedosreis516
    @tildedosreis516 Год назад +1

    Ótima dica❤

  • @crisalves193
    @crisalves193 Год назад

    Excelente vídeo. Me ajudou muito. Obrigada

  • @robsonsiqueira1979
    @robsonsiqueira1979 3 дня назад

    Dra. Eu tô passando por isso com meus irmãos, ela não aceita se desfazer de coisa velhas, ela está como acumuladores, e temos medo de denuncia pq ela não deixa se desfazer, aí tá cheio de coisas velhas ao redor dela e ela não quer se desfazer. Não sei como agir 😢

  • @pinguinado
    @pinguinado 2 года назад +2

    Qdo apenas um filho assume as respons e estar sobre carregada emocionalmente, fisicamente, psicologicamente em lidar c td isso

    • @fabianamsantos891
      @fabianamsantos891 Год назад +1

      Casa de repouso

    • @pinguinado
      @pinguinado Год назад

      @@fabianamsantos891 Nao... casa de repouso é ultima das ultimas opcoes. O idoso nao pode ir p casa de repouso simplesmente p conta da irresponsabilidade de 2 filhos. E mais: se o idoso nao deseja ir p esse local tem q se respeitar a autonomia dele.

  • @marciapereiradasilva1735
    @marciapereiradasilva1735 2 года назад +4

    E quando a vó de 90 anos não aceita conversa faz o que?

    • @tatyamora3593
      @tatyamora3593 Год назад

      As vezes tem q interditar na justiça, para o bem deles.

  • @pinguinado
    @pinguinado 2 года назад +7

    Parabens pelo video.
    Meu pai TEM 81 ANOS e nao aceita fazer consulta: td ja inicia ai. Precisa d ajuda p se cuidar, mas raramente aceita ajuda. Qdo nao ta afim nao toma o remdio. E nao quer estranho (cuidador) permaneça. Somos 3, mas eu quem convivo c td isso. Nao tenho como ficar em csa 24 h dando assitencia e remedios. Detalhe: ele nao aceita ir ao medico nem ser consultado em casa. Soma-se a isso q nao repasssa nem parte do beneficio q recebe. Esta mexendo c minha saude mental lidar c td isso sozinha e ainda tenho uma filha de 6 anos. Alguem pode dá uma palavra p essa situacao?😔

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  2 года назад +2

      Oi querida, o primeiro passo é realmente uma avaliação médica. Uma dica é contratar um médico geriatra que faz visita domiciliar. Eles estão acostumados com idosos resistentes a cuidados. E você pode dizer ao seu pai que a consulta é pra você, e o médico te avalia e depois aproveita para “avaliar” ele. Sobre o cuidador, você pode ir aos poucos acostumando ele a alguém, não comece contratando a pessoa para ficar direto na casa dele. Vá aos poucos, para que ele conheça a pessoa e ganhe confiança. Um abraço!

    • @pinguinado
      @pinguinado 2 года назад +2

      @@psitaisrezende muito obrigada pela atencao. Exclentes sugestoes. Gratidao

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад

      Entra com a curatela,vc é responsável por ele e por administrar suas finanças.

    • @pinguinado
      @pinguinado 10 месяцев назад +1

      @@rosilenebraga6150 ele nem minhas irmas nao assinam o termo q atesta isso. Tava tentando a inteedicao

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад

      Primeiro passo:oricyre assistente social do posto do seu bairro/depois pague um psiquiatra particular para diagnostica_lo,/terceiro procure um advogado para curatela como responsável por ele..ele tem que ser medicado,e tem que ter um responsável por suas finanças para o seu próprio bem estar.

  • @Depenido
    @Depenido 10 месяцев назад

    Eu reconheco tudo isso e vou pedindo ajuda. Eu moro numa sheltered house ( é uma casa que tem assistencia). Estou agora tentando ir para um ap com mais assistencia

  • @mariaclaudiarodrigues4664
    @mariaclaudiarodrigues4664 3 года назад +2

    Interessante porque há a fase do adolescente que se acha poderoso e que não precisa de ajuda ou orientações dos pais ou outra pessoa mais experiente.
    Vi algumas vezes essa fase em idosos que ao sair de uma internação teria que passar a ter em casa uma empregada, uma “acompanhante”, um cuidador. Essas suas sugestões são formas sutis e até de “necessidade” para que esse idoso o ajude como no caso da cozinha.

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  3 года назад +2

      Boa observação! No caso do adolescente temos a procura pela independência. Já no idoso, muitas vezes, é o medo de perdê-la. Por isso mesmo é tão importante ter cuidado com posturas impositivas com pessoas idosas quando o assunto é ajudá-los. Um abraço! 😘

  • @jairosantos5668
    @jairosantos5668 3 года назад +1

    Muito boa a explicação. Gostaria de aprofundar no tema. Você indicaria alguma literatura Taís?

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  2 года назад

      Oi Jairo, não sei se há um livro específico sobre isso. Mas para estudar cognição do idoso te recomendo “cognição e envelhecimento”, do Lucas Pelegrini. Tem vídeo sobre esse livro aqui

  • @luziamirandamn6888
    @luziamirandamn6888 Год назад +2

    Mais uma aprendi agora "anasognosia" muito comum nos idosos mesmo

  • @gr.parfums
    @gr.parfums 6 месяцев назад

    Dra. Já teve algum caso de Parkinson com anosignosia ?

  • @reginamonteiro3142
    @reginamonteiro3142 2 года назад +4

    Meu pai tem 83 anos, já está falando coisas sem sentidos, meus irmão não querem ajudar a cuidar, estou sob carregada, tenho uma filha de seis anos para cuidar, não consigo ter uma vida sociável, já contratei duas cuidadoras, elas tem medo dele, porque ele ficar pegando qualquer coisa na mão e ameaçando elas, ele fica falando besteiras na frente da minha filhinha, fora que já tirou seu órgão para fora na frente dela, eu quero internar ele numa ILPI, só que ele fala que quer morrer na casa dele, não sei o que fazer, forçar ele, ele de vez enquanto é agressivo, tenho medo da reação dele, complicado.

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  2 года назад +2

      Oi Regina, você pode tentar uma avaliação de um geriatra que prescreva uma medicação para melhorar esse comportamento de desinibição sexual. Também pode explicar e orientar as cuidadoras sobre como lidar com esse comportamento, encarar isso como um sintoma, e não como um ataque pessoal. Se não resolver e você não tiver outra opção além de ele ir para uma ILPI, então isso terá que ser feito, mesmo contra vontade dele. Mas pesquise bastante e procure uma boa instituição. Um abraço!

    • @elzamachado7260
      @elzamachado7260 Год назад +1

      😢😢😮 Sexualidade exacerbada. Sinal claro de demência.

    • @s1s311
      @s1s311 Год назад +1

      Entra com uma ação para obrigar seus irmãos a cuidar do seu pai. Seja financeiramente, seja disponibilizando o tempo deles, o que não pode é vc cuidar sozinha.

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад +1

      Entra com a curatela,e tente um lar pra idosos,porque a tendência é a piorar..medicamentos psicológicos.. uma psicogeriatra ajudaria.

    • @AnaLeo-e2f
      @AnaLeo-e2f 5 месяцев назад

      Asilo

  • @arlenealmeida1087
    @arlenealmeida1087 2 года назад +3

    Ola,meu nome é Arlene e moro na Florida como cuidadora.O sr que trabalho para ele tem 80 anos e nao deixa eu dirigir...Penso que ele do vai parar qando tiver um acidente e eu estou sempre junto com ele.O que devo fazer.Deis de ja te agradeço os seus videos vem me ajudado muito!Deus te abençoe.

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  2 года назад +1

      Oi Arlene, tudo bem? Que legal que vc gosta do Canal! Neste caso eu conversaria com o responsável legal pelo idoso, ou com um familiar, para ele procurar avaliação medica e checar se o idoso consegue ou não dirigir com segurança.

    • @iarasilva4893
      @iarasilva4893 Год назад

      Eu tiraria as chaves do carro da mão dele, ou seja, não teria mais acesso para ele dirigir, e você vai sozinha, sem ele.

    • @queziaaguiar6361
      @queziaaguiar6361 Год назад

      ​@@iarasilva4893ela é cuidadora. Não tem essa autonomia de retirar um bem do idoso e deixá-lo sozinho.

  • @Valsiele
    @Valsiele 3 года назад +3

    Mas e quando o idoso mora longe do único filho (em outra cidade ) e não quer mudar pra perto do filho?

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  3 года назад +2

      Se ele tiver a cognição preservada e for independente e autônomo, realmente ele é dono de suas escolhas. Mas se está demonstrando sinais de demência ou algo do tipo, é importante passar por avaliação médica...

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад

      O filho tem que entrar com curatela e tentar convencer o idoso de uma pessoa para ajudar nos afazeres domésticos.e arcar com os custos ..ou casa de repouso no caso de estar sendo uma ameaça a própria vida do idoso por incapacidade,não pode é deixar o idoso como abandono de incapaz isso dá cadeia.

  • @marciapereiradasilva1735
    @marciapereiradasilva1735 2 года назад +3

    Eu falo tudo isso pra minha vó tem solução não

  • @malicedeoalmeida
    @malicedeoalmeida 7 месяцев назад +1

    Sinceramente, eu ajudo no que posso, ela não aceita ajuda que não seja alem de mim, eu sozinha não suporto, pq cuidar de duas casas não é facil, ainda mais ganhando umcsalario só, a casa dela é enorme, ela não aceita se mudar, e só aceita se eu limpar, alem de que ela me adoece mentalmente, o tempo todp humilha, pisa, faz pouco caso, alem de xingar e bater. Eu já fiz de td. Eu tive que mandar alguem limpar a casa dela escondido dela, a casa estava até com aranha caranguejeira de baixo da cama, os pratos cheio de morotó, o piso cheio de crosta, ela deu pra esquer comida no fogo, e mesmo assim pra sociedade ela "goza de plenos poderes" pq movimenta a conta dela, sendo que ela faz varios emprestimos, põe pessoas desconhecidas(taxistas) pra pagar as contas de casa dela... eu tive que acionar o cras imploramdo por socorro, e ainda não fizeram nada, sendo que minha mãe tem um câncer de mama.
    Eu estou em um nivel que eu vou largar ela de mão, pq só assim a justica vem atrás, e faz alguma coisa se ela não morrer antes disso. Podem me levar presa, mas vou presa feliz, pq o inferno que passei a vida toda com ela não é pouco.

  • @lourdesfarias4908
    @lourdesfarias4908 Год назад

    E se moramos longe e o casal idoso não querem ajuda das pessoas que não estão perto 🤦🏻‍♀️

  • @marciapereiradasilva1735
    @marciapereiradasilva1735 Год назад +1

    Tentei fazer isso com minha vó ela não aceita nada,

  • @mirianbeatriz8266
    @mirianbeatriz8266 Год назад +1

    Quero saber como eu me protejo pois aqui meu padrasto não aceita ir ao médico, tomar a medicação pedida, é um agressor verbal. Não sei o que fazer

    • @s1s311
      @s1s311 Год назад

      O médico não pode ir na residência?

    • @mirianbeatriz8266
      @mirianbeatriz8266 Год назад +1

      Não aceita nada. Diz que está ótimo! E, olha, é tratado com toda atenção e carinho. 😓

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад

      Vá a assistência social do seu posto,converse,pode estar precisando de uma avaliação psiquiátrica e medicamentos para acalmar...se previna de futuros aborrecimentos.. a assistente social vai te auxiliar.

  • @lanny.cardoso
    @lanny.cardoso 2 года назад +1

    Dra a minha sogra tem 85 anos, e tem sintomas leve de demência, o marido dela tem 83 anos sente muitas dores nas articulações mais a mente está boa, o problema dele é que ele não nos deixa colocar ninguém para tomar conta da minha sogra sempre que falamos ele manda encerrar o assunto não quer ninguém na casa dele. Estamos trazendo ela para nosso casa porém quando ela lembra dele quer voltar e não dá pra segurar daí levamos de volta, ela queria uma pessoa com ela mais ele não deixa não sei mais oque fazer.

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  2 года назад

      Oi querida, contrate alguém para ir aos poucos entrando na rotina dos seus pais. Primeiro vai algumas vezes na semana só pra “fazer o almoço”. Depois vai pra passar a tarde. E devagarinho eles vão se acostumando. É bem difícil mesmo ter um estranho na sua casa, precisa ter paciência com eles. Um abraço!

  • @sirlenerosa9818
    @sirlenerosa9818 Месяц назад

    E QDO SE É FILHA E SOBRINHA ÚNICA SOLTEIRA E CADA UM VIVE EM SUAS CASA...! AQUI IDOSOS DE 81A. OS DOIS. O Q VC FARIA?

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  Месяц назад

      Oi querida. O que eu faria não é importante, mas sim o que você pode fazer, dentro das suas capacidades e recursos, tanto físicos, como emocionais e financeiros. Nem sempre faremos o que gostaríamos, as vezes faremos o possível… que em alguns casos pode ser inclusive a institucionalização.

  • @marciapereiradasilva1735
    @marciapereiradasilva1735 2 года назад +2

    Minha vó tem conversa não

  • @antoniolazaro7674
    @antoniolazaro7674 Год назад +6

    Como e tenho comentado, não quero ajuda nenhuma, tenho dois filhos maravilhosos e não quero dar problemas para eles, porque eu cuidei de 3 pessoas sa minha família. Quando eu estiver dando problema não me leve ao médico deixe em um canto qualquer. Repito, digo no meu caso.
    Não quero dar problema para ninguém.

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  Год назад +4

      Oi Antonio, as vezes não temos muita opção de dar trabalho ou não aos outros. Mas você pode escolher como vai lidar com isso. Se em algum momento precisar ser cuidado, seja grato, seja carinhoso com seus filhos, seja paciente, isso já faz a tarefa do cuidado ser muito mais leve e até prazerosa para eles. Não há nada de errado em se deixar ser cuidado. Um abraço!

    • @queziaaguiar6361
      @queziaaguiar6361 Год назад +1

      Com todo respeito a sua autonomia, sr. Antonio, se o Sr precisar de ajuda (todos nós precisamos em algum momento) e se recusar a receber essa ajuda, então sinto muito em lhe dizer, mas assim o Sr estará fazendo justamente o que diz não querer fazer: estará dando trabalho. Deixará seus filhos preocupados, inseguros, impotentes, frustrados, tristes, cansados...
      Se não quer dar trabalho o melhor a fazer é colaborar! 😘

    • @antoniolazaro7674
      @antoniolazaro7674 Год назад

      @@queziaaguiar6361 DIGO NO MEU CASO, ja disse aos meus filhos vamos nos curtir enquanto eu estiver bem, ja nem vou mais em médico, porque não resolve muito e só paliativo. Por outro lado, naturalmente me cuido muito. Mas quando eu vir que a coisa não está boa eu faço a hora chegar.

  • @claudiacamargo1534
    @claudiacamargo1534 2 года назад +1

    Vc é muito fofa ♥️

  • @iarasilva4893
    @iarasilva4893 Год назад +8

    O que as Famílias atuais sentem: a Terceira Idade não é a Idade Feliz do Ser Humano.
    Aos poucos tudo vai se perdendo nesta fase da Vida: faltam força muscular, paladar, audição, tem apatia, falta cognição mental e memória, visão, motivação, não querer aprender coisas novas, sem exercícios, relacionamentos familiares, paciência, socialização...
    E as Famílias ou o Cuidador Familiar se perde, fica desamparado, estressado, sozinho nos cuidados dedicados ao seu paciente.
    Em primeiro lugar deve se cuidar do Cuidador, e depois do Paciente.
    Geralmente é ao contrário, o que está errado.
    Quem cuida em tempo integral por muitos anos, sem revezamento com alguém com intervalos para descanso, lazer e tratamento médico, adoece logo e em múltiplas patologias: físicas, mentais, psicológicas, emocionais.
    Esta história precisa ser modificada e transformada por um final mais feliz.

  • @janeluciaramos558
    @janeluciaramos558 Год назад +7

    Falar sempre é fácil. Vai lá no meu pai que tem 83 anos, não aceita ajuda, e ainda te solta os cachorros em cima de vc.

    • @fabianamsantos891
      @fabianamsantos891 Год назад +4

      Tô passando pelo mesmo aqui em casa. Já estou pesquisando casa de repouso, porque o meu emocional já está em frangalhos

    • @janeluciaramos558
      @janeluciaramos558 Год назад +1

      @@fabianamsantos891 eu nem dormi essa noite... tá cada dia pior... e ainda por cima ele bebe até cair.... ontem tivemos q chamar o SAMU. Não sei como vou conseguir colocar numa casa de repouso contra a vontade dele.

    • @tatyamora3593
      @tatyamora3593 Год назад

      ​@@janeluciaramos558é um verdadeiro inferno isso!

    • @queziaaguiar6361
      @queziaaguiar6361 Год назад

      ​@@janeluciaramos558você consegue com relatório médico indicando a necessidade (caso realmente haja), por exemplo se ele tiver diagnóstico de demência e você alegar que não tem condições de cuidar. Entre em contato com o caps da sua cidade, com a ILPI do seu interesse e se informe.

    • @s1s311
      @s1s311 Год назад

      Não sei se interditando ele seria mais fácil de colocar na Casa de Repouso.

  • @vitoriavilatorojodar7026
    @vitoriavilatorojodar7026 8 месяцев назад

    Aí gente… muito legal o vídeo, porém com a minha avó já fomos comendo por todas as beiradas possíveis e não deu certo. Ela tem um diagnóstico de demência e não aceita. Não aceita câmeras em casa, não aceita faxineira, não aceita cuidador e nem ir morar com um dos filhos (super dispostos a ajudar). Não sabemos mais o que fazer. Ela fala que se colocar alguém lá ela vai expulsar. Não cozinha mais direito, não se limpa, não limpa a casa, não deixa a gente detetizar a casa. Um horror. O médico já falou que ela precisa de alguém 24h por dia, mas ela não aceita. Outro dia caiu em um golpe por telefone, passou o endereço dela pros bandidos e saiu na rua com um saquinho de mil reais pra entregar pra eles. Não sabemos mais o que fazer, estamos desesperados e ela surta, fica agressiva sempre que tocamos no assunto.

    • @psitaisrezende
      @psitaisrezende  8 месяцев назад

      Oi Vitória, essas situações são muito angustiantes mesmo! Talvez seja o momento mais difícil pra família. Se ela tem demência, ela provavelmente não vai aceitar o diagnóstico mesmo. Algumas situações, a orientação é contratar uma cuidadora disfarçada de “cozinheira” ou “faxineira”, só pra ela aceitar alguém na casa, e aos poucos aumentar o tempo que essa pessoa fica com ela, tudo sem tocar na palavra “cuidadora”. E também fazer um revezamento pra que todo dia um dos filhos vá visitá-la, ao menos pra garantir se está tomando as medicações, o que vai pode diminuir a agressividade dela. Como disse, sei que não é fácil, e cada caso é um. Mas essa cena se repete em muitas famílias. Desejo muita sabedoria e resiliência para vocês.

  • @eliomardealmeidagarrido7068
    @eliomardealmeidagarrido7068 3 года назад +1

    Um abraço.

  • @anasevero8969
    @anasevero8969 6 месяцев назад

    Ela sente dores intensas, segundo ela o dia todo, mas não quer tomar os remédios que o médico passa 😅

  • @jessybritlove
    @jessybritlove Год назад

    Conheço uma idosa q parece narcisista, alguns filhos ela trata mal outros ela trata bem, ela é uma pessoa difícil, não aceita ajuda de forma alguma de nenhum dos filhos, queria um meio jurídico de justificar tudo isso

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад

      Conheço bem esta personalidade narcisista,difícil conviver com estes seres,mas infelizmente faz parte da família,adoece a gente mental e fisicamente.. nt oração e paciência e não deixar as energias ruins dele nos absorver.

  • @morganatoledo6592
    @morganatoledo6592 9 месяцев назад

    A idosa a qual estamos procurando ajuda é abusiva .

  • @edilzadasilvajuvenal7859
    @edilzadasilvajuvenal7859 Год назад +3

    Meu pai tem 85 anos tem ótima saude Mora só na casa dele por opção dele , porém não aceita nem visitas dos filhos e netos quando as fitas fala pai fica em casa que hoje vamos lá limpar sua casa e lavar suas roupas, simplesmente ele sai sedo trança a casa e a casa fica suja e não podemos fazer nada , quando ele recebe o dinheiro do benefício dele e da nossa querida e saudosa mãe, ele vai na loja e supermercados e gasta parte do dinheiro dele com uma mulher de 26 anos que so quer o dinheiro e nem mesmo alimentacao Boa pra ele , ele compra. Não queremos o dinheiro dele só queríamos ele parasse de da o dinheiro pra está pessoa que so tis proveito. Quando nós filhos vai falar PR ele simplesmente ele fala que faz o que quiser do dinheiro dele até mesmo rasgar e que quando não aguentar mais fazer nada vai pó fogo na casa e em seguida suicidar. Muita ruindade no coração. Deste nosso pai . O que fazer com uma pessoa desta, ficamos sem saída

    • @s1s311
      @s1s311 Год назад

      O caso não seria interessante interditar ele? Se vcs conseguirem provar que a casa é suja , que ele dá esse dinheiro para essa mulher.

    • @rosilenebraga6150
      @rosilenebraga6150 10 месяцев назад

      Entra com uma curatela por incapacidade,vc será respo satélite pelas finanças e bem estar dele,se comprovado a incapacidade mental,procure uma psiquiatra ou pague uma particular,vá na assistência social do posto e relata td isso..porque depois se acontecer algo ruim com ele a culpa ainda cai em vcs se resquarde de possíveis processos por abandono de incapaz. Ele não está na capacidade dele mental e física.. e vcs tem que cuidar dele.