Assistindo em 2024! Que aula magnífica sobre o que é, de fato, debate político intelectualmente honesto. Parabéns ao entrevistado e ao Roda Viva pela qualidade desta edição!
+Alexandre Almeida como o próprio Magnoli insistiu, depende muito do contexto, da época, da geografia em que estamos inseridos! Eu também sou "inclinado" à direita, mas depois desta aula, ouso dizer que a esquerda é um ´mau necessário`:)
"Toda uma juventude que aprendeu com um discurso binário , nós contra eles, esquerda e direita." A realidade vista nos comentários do RUclips e Facebook.
+renato nogueira freitas Concordo. Qualquer pessoa que se diga contra o PT no Brasil seria considerado Extrema direita - neo liberal. No Brasil ser de esquerda é apoiar programas populistas, enquanto na Europa ser de esquerda é apoiar serviços públicos de qualidade.
Que lufada de ar fresco ouvir um esquerdista inteligente (anti-marxista, anti-bolivariano e anti-petista)! Pena que durou pouco! Chamem-no de novo, Cultura! Penso exatamente como ele, na esfera política... Nunca fui petista, mas sempre defendi a esquerda!
Parabéns à TV cultura e ao Demétrio, pela riqueza do debate. Enfim, algo que vale a pena ver e ouvir na latrina que se transformou a política brasileira.
Alguns idiotas não entenderam as sóbrias colocações do entrevistado e as interpretaram sob pontos de vista radicais, seja para um lado, seja para o outro.
Inacreditável que ninguém tenha feito perguntas sobre o Princípio Racial que foi instituído oficialmente no Brasil na últimas 2 décadas. Ele domina o tema como ninguém aqui no Brasil. Ele, sim, é antirracista.
Nossa, direita, esquerda, direita, esquerda, ( parece um GPS ) eu achava que sabia o que era isso,.. agora ta tão complicado que ninguem mais sabe direito...
Thiago, voce está no século21 e começaram a pensar e trabalhar isso há 2 mil anos sobre a experiencia de outros 2 mil anos antes, quando Moisés recebeu uma tecnologia extraterrestre chamada Decálogo onde estava escrito honrar pai e mãe, não matarás, não desejarás nada do teu próximo, nem a mulher, nem o boi, nem o servo, nem a terra, e ali começaram a educação pública de ex-escravos que se tornaram um dos povos bem organizados espalhado pelo ocidente.Decálogo é o conjunto de 10 leis, mandamentos divinos que criaram a Lei que iguala todos os homens. Limitando as liberdades de uns contra os outros.Isso era o estado mínimo. Nos capítulos seguintes da História Ocidental verás que, esses humanos vão fazer do Estado mínimo, outro império que quer se ampliar desrespeitando leis divinas. Aí vai se ampliar a cobiça e os conflitos ressurgem....
Muito interessante o ponto de vista do Demétrio Magnoli. Acho as interferências e colocações do Augusto Nunes muito inconveniente. Contudo, a participação do Luiz Pondé é sensacional. Muito boa.
Gostaria de ver esse "Roda Viva" revisitado nos dias de hj TV CULTURA... Com os esses mesmos participantes e Demétrio como entrevistado. Ficamos no Aguardo!
Parabéns equipe do Roda Vida! Seria fantástico chamar o Magnoli para um novo programa no contexto de uma reforma política. Trazer propostas e discutir soluções. Sugestões: Ouvi falar que no Supremo não existe juíz de carreira, os ministros que lá estão são todos indicações. Nos países desenvolvidos, em sua maioria, o Supremo não mete o bedelho na área civel ou penal, envolvem-se apenas em questões estritamente constitucionais. A nossa legislação penal é de 1940, que dá uma pena máxima de 30 anos (equivalente a uma prisão perpétua) quando a expectativa de vida no Brasil era de 48 anos (18anos de maioridade + 30 anos pena máxima). Por que não atualizamos a nossa legislação? Como acontece nos outros países?
Felipe Régis O STF de hoje é formado apenas por indicações políticas, nenhum deles chegou lá por concurso público. Dos 11 ministros, 7 são indicações do governo petista e os demais dos governos anteriores.
Hoje, a pena máxima no Brasil é 40 anos e não vejo problema nisso. Sou a favor de penas mais duras para certos crimes. Você falou da expectativa de vida no Brasil em 1940, né? Qual a expectativa de vida hoje?
É incrível a quantidade de cidadãos e cidadãs de notável saber;político,social,antropológico etc,.-A adotar o sistema "bolivariano" estabelecido a partir do "Foro de S.Paulo".Quando é instado a falar dos problemas,dentre estes,a CORRUPÇÃO,diz tratar de um problema cultural,há muito tempo consolidado na sociedade brasileira.Chego á conclusão que seria necessário de uma MÁQUINA DO TEMPO!,para controlá-lo no presente.
Eu, particularmente, acredito que o bem-estar social deve ser considerado meta administrativa de qualquer gestão. Principalmente na esfera Federal. Independentemente de corrente política. Acredito ser premissa de qualquer política que se denomina progressista. Agora, uma pergunta que parece já estar respondida, teria uma gestão de cunho neoliberal a capacidade ou até mesmo prioridade em implementar tal diretiva?
Agora vai nascer um partido de direita a Aliança pelo Brasil. E Demétrio Magnoli apesar dele ter votado em Haddad vai ver exatamente o que ele desejou a melhoria da escola pública nacional.
Provavelmente neste momento não havia conhecimentos dos fatos que denotam o intuito pratico na qual a lava-jata se propõe. O que hoje se evidencia é uma atuação liberalist que indubtavelmente privilegia o grande capital em detrimento da possibilidade de soberania, onde paises em desenvolvimento tem atraves de suas riquezas naturais, a possibilidade de atuarem como players no mercado internacional.
O cara é rápido no gatilho. Argucioso que so ele. Imaginou que ele é outro perdido e idiota-esperto-útil como você?! Ô porque ele não citou o 'Novo Oligarca'. : www.google.com.br/url?q=odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-05-05/criacao-de-nova-legenda-custou-r-5-milhoes.html&sa=U&ved=0ahUKEwjkmLWLleLJAhVJWSYKHcM7A1YQFggLMAA&sig2=MoTABE6K6nSygmsU4dmOfg&usg=AFQjCNGY-c-WyaVMq5gMP1haR-qv-68kyw
Temos que espalhar no Whatsapp, Facebook, Twitter etc para que o povo não vote mais nos políticos cuja legenda seja de esquerda; PT, PCdoB, PSB,PDT, PSOL, REDE...
O debate é realmente de altissimo nivel, ele é um excelente pesquisador, mas fica um mal estar no ar quando ele toma psdb, psb e pps como "esquerda democratica". Ora, basta observarmos que ele defende uma esquerda vinculada à social democracia tal qual a esquerda europeia, que é uma esquerda visionaria em relaçao à qualidade dos serviços pulbicos, mas quando analisamos os governos destes partidos, como a gestão Dória em sp ou Beto Richa no Paraná ou Geraldo Alckmin, enfim... O que temos sao descasos e disparates em relaçao aos serviços publicos, com uma educaçao lastimavel e um sistema de mobilidade urbana vergonhoso. É preciso ressaltar tambem que a "social-democracia" brasileira se aproveita da falta de pluralidade politica, diferentemente da social democracia europeia. Dentro dessa esfera politica, estes partidos, sobretudo o psdb, caracterizam-se muito mais por direita do que por esquerda, pois um partido que rompe com o famoso "Estado vilao inxado" implementando uma agenda de privatizaçoes, mas nao fomenta serviços publicos de qualidade para a populaçao nao se configura como tal. Governo de Estado...
Na verdade,existe de fato os partidos de conveniência privada.Cuja "ideologia" é estar no "poder" e se possível permanecer no mesmo por tempo indefinido.
Dentre todas as siglas, da história recente deste país, aponte qual delas pregou a pureza ideológica? (Entenda-se pureza ideológica como --- "só pode haver um".)
Precisamos de uma oposição consistente e responsável. O PT foi ótimo quando na oposição por que foi persistente, embora irresponsável, mas evitou alguns excessos dos governos anteriores.
Como comparar, ou melhor, classificar os estados do oriente, no caso o Irã, como de direita ou esquerda, aos moldes das sociedades ocidentais? Até porque existem parâmetros para se definir na política, economia e ideologia. Bons exemplos são a República Popular da China e a República Popular Democrática da Coreia (North Corea), que saltam aos conceitos de República e democracia das sociedades ocidentais.
a capacidade de questionamento do roda viva sempre foi regular,mas a postura do sociólogo Demétrio ,que ficou parecendo uma laranja suculenta que não queria virar suco foi ainda pior.
Falta inserir, na política latinoamericana, a diferença econômica básica com os países industrializados. Ressalto que as possibilidades econômicas de uma região, caso não sejam reconhecidas, levam a muita dúvida acerca dos movimentos sociais. Cito, como exemplo, a dificuldade da América Latina em produzir aço, ainda a razão lapidar do percurso economicosocial latinoamericano. Veja, para qualquer intenção política se impor, há essencialidade de conhecer a infraestrutura econômica da região. A América Latina, para produzir uma simples pá agrícola necessita do aço da pá, que tem de ser importado. Caso não queiramos importar, há de importar o coke metalúrgico, de que a região não dispõe. E mais ainda, a aciaria também necessita do aço, como qualquer outra máquina. Portanto o porto torna-se elo importante para esta façanha. Atualmente os países latinoamericanos desistiram de fingir que produzem aço e já "alugam" a fábrica do produto que desejam fabricar. Ou seja: os latinoamericanos se obrigam a convidar exploradores oficiais, e para isto negociam custos e negociam mal. Como distinguir a importância de esquerda ou direita numa região desta? Tem de mudar o paradigma para agir com coerência.
+Heinz Rorschach e Ana Carolina Torres Acho que vocês não entenderam a resposta como forma de crítica, não á direita em sí, mas ao sistema político atual, Pondé apenas levantou a bola para Magnoli derramar o populismo no Brasil.
Denner Maia Sim, mas a diferença entre Magnoli e Ponde, é que Magnoli sabe que o modelo estatal e a cultura que temos no Brasil é de direita. Ja o Ponde acha que porque estamos sob governo petista ha 12 anos, o estado magicamente adotou a social-democracia e povo, também magicamente, aprendeu o que é direita e o que é esquerda...em 12 anos! Entenda, toda a retorica do Ponde vai no sentido de manter cativa seu publico-alvo, a classe media alta e especialmente as famílias aristocratas.
+Heinz Rorschach acho que devem rever o programa. A grande e triste verdade, é que todos os políticos, aqui, na essência são corruptos e não querem abrir mão do poder, dinheiro. E não vejo em Pode, interesse em manter um público alvo. Ele fez perguntas provocativas, para ficar bem definido a posição de Magnoli, e, que, com a qual concordo. Só não concordo no ponto dele não achar que o PT, queira destruir a democracia. Lula ameaçou Boris Casoy ao vivo, durante uma entrevista. E as listas negras que o PT fez, os ataques de Lula no passado e agora?
+Alexander Machado Para com esse slogan de comunismo do PT. Que coisa ridícula isso, mesmo eu sendo contra o PT. No Brasil existe sim oposição, forte o bastante para hoje afastar Dilma da presidência. "Eles não destruíram a democracia no Brasil, mas baixaram o nível de debate dela" - concordo com Demétrio. Ele é de uma linha de Esquerda conhecida como Social Democrata que defende o "Liberalismo Social". Sou um Social-Democrata também, e não me identifico com nenhum partido de esquerda no Brasil.
+José Weyne de Freitas Sousa A uma grande diferença, depois do murro de Berlim e da queda URSS, a esquerda europeia se concentrou na social democracia e no estado de bem-estar social, já a da américa latina, se concentou no populismo e nas ditaduras desfaçada de poder pelo poder.
Sem o Estado não se faz nada. Mas é cooperação... público-privada. E não um estado aparelhado... Um estado estatizante... Estado totalitário. Estado protagonista não é saudável...
Achei ruim o debate porque baldeou o conceito político dos termos direita e esquerda até o ponto de torná-los sem significado, pois podem significar tudo. Coisa que podia ter sido superada com um definição precisa dos termos. Em 1h06m25s, Augusto Nunes pergunta: "O governo do Irã é de esquerda ou de direita?". Demétrio Magnoli: "O governo do Irã é um governo de direita claramente". Em 1h09m09s, o Luiz Felipe Pondé: "Que une o Irã a Venezuela. O Irã é de esquerda." Magnoli não falou nada.
Jorge Peixoto Ele não exatamente falou que o Irã é de esquerda. O Ponde falou e o Demétrio maio que concordou, talvez porque não ouviu direito ou talvez só pra não ter que discordar do Ponde. Mas concordo com você que os dois termos não valem muito mais hoje.
Que me desculpe o Demétrio, mas as justificativas que ele usou em vários momentos do programa foram muito ruins: Primeiro: para justificar porque ainda se identifica com a corrente Trotskyista, disse que era a favor da libertação de presos políticos. Isso é geral demais para se encaixar somente nessa corrente. Libertários se encaixam nessa descrição. Segundo, mesmo correntes de Direita impõe restrições ao Livre Mercado, sob a forma de regulamentação do ambiente de negócios. Vide legislações que impedem a formação de cartéis e de monopólios. E essas regulamentações levam, sem dúvida, ao bem estar social. Por fim, ele colocou o PT como Direita justamente de maneira contrária à própria definição de Direita. O PT, em suas palavras, favoreceu grandes corporações. Isso vai precisamente na contra-mão do Livre Mercado.
8 лет назад+2
Quando se leva tanto tempo pra formular 1 pergunta CLARA. Parece bastante que não sabe o que quer saber.
O Pondé foi perfeito ao falar que historicamente se criminalizou a direita, e o PT ajudou no estigma. Partidos de centro, de direita e até mesmo o PSDB que é centro esquerda colocados tudo em um mesmo balaio. A tradição esquerda no Brasil é mais difundida no meio intelectual e artístico e são poucos os partidos de direita, enquanto que a esquerda é mais plural embora na prática seja totalmente equivocada . Achei que o Mangnoli fosse centro esquerda e ele se contradiz ao afirmar que o PT "endireitou" ao privilegiar setores do empresariado em nome do poder, sendo que é uma característica também da esquerda de controle estatal e privilégios restritos! Por fim temos inúmeras legendas na política, o que ajuda na confusão, e esta diversidade predominantemente pendendo para a esquerda. seria mais interessante termos 3 partidos apenas simbolizando as 3 tendencias políticas. Espero que com o partido NOVO e o novo PSL tenhamos uma terceira via de pensamento político erroneamente chamada de direita, pra mim é a ideologia mais democrática pois defendem a liberdade econômica e social. Diferente de esquerda que apenas defende predominantemente a liberdade social e a direita apenas a econômica.
Ótima entrevista... mas sinceramente não consigo encontrar diferenças entre o liberalismo e a social democracia. Obviamente estou me referindo ao liberalismo de Margaret Thatcher e Ronald Reagan, que não negam o estado, e reforça a tese de um estado NECESSÁRIO.
Assistindo em 2024! Que aula magnífica sobre o que é, de fato, debate político intelectualmente honesto. Parabéns ao entrevistado e ao Roda Viva pela qualidade desta edição!
@@adv.andreoliveira olha o nível superior das perguntas.... hoje em dia só lacradores.
Achei o nível desse debate altíssimo e aprendi muito. Parabéns e obrigado
Também achei. Precisamos de mais debates assim.
Que aula, sou de direita, mais digo esse senhor merece todo meu respeito!!!
+Alexandre Almeida como o próprio Magnoli insistiu, depende muito do contexto, da época, da geografia em que estamos inseridos! Eu também sou "inclinado" à direita, mas depois desta aula, ouso dizer que a esquerda é um ´mau necessário`:)
douglas santos Santos
PERFEITO!!
O livro dele Uma gota de sangue - história do pensamento racial é excelente
Essa aula deveria ser assistida por todos os cidadãos do Brasil e da América Latina,isso é história e sociedade.
"Toda uma juventude que aprendeu com um discurso binário , nós contra eles, esquerda e direita." A realidade vista nos comentários do RUclips e Facebook.
ISSO É UMA TRAGÉDIA DA DIALÉTICA POLÍTICA... É UM PROCESSO INVOLUTIVA!!!
Excelente programa. Demétrio certamente é uma das mentes mais inteligentes do Brasil.
BRILHANTE
Isso não foi uma entrevista, isso foi uma aula de história do Brasil. parabéns.
Incrível, existe vida inteligente na esquerda brasileira!
+Amiguel só lembrando que a esquerda que ele pensa, e se diz ser, não é a mesma que a brasileira
+Amiguel na verdade (me corrija se eu estiver errado) pelo que eu entendi, ele é de esquerda, mas no contexto brasileiro ele é de direita!
+renato nogueira freitas Concordo. Qualquer pessoa que se diga contra o PT no Brasil seria considerado Extrema direita - neo liberal. No Brasil ser de esquerda é apoiar programas populistas, enquanto na Europa ser de esquerda é apoiar serviços públicos de qualidade.
+Amiguel ótima definição!
Ele é social-democrata, ou seja: esquerdistas de raiz.
"Nós corremos o risco de criar um país de exterministas de dois lados" (31:40). Profético!
E hoje em dia então ? Hahaha
@@felipesales7457 se cumpriu a profecia! Kkk
Que aula !!! Valeu ! Bons tempos do Roda Viva
Que lufada de ar fresco ouvir um esquerdista inteligente (anti-marxista, anti-bolivariano e anti-petista)! Pena que durou pouco! Chamem-no de novo, Cultura! Penso exatamente como ele, na esfera política... Nunca fui petista, mas sempre defendi a esquerda!
Entrevista fantástica... parabéns ao programa!
CERTAMENTE FOI UM DOS MELHORES DEBATES PROMOVIDOS PELO RODA VIVA,PARABÉNS.
Arrebentou a boca do balão...
Foi ótimo ver o Demétrio colocando o PT em seu devido lugar...
Parabéns à TV cultura e ao Demétrio, pela riqueza do debate. Enfim, algo que vale a pena ver e ouvir na latrina que se transformou a política brasileira.
Esta entrevista está no TOP 10 fácil
A melhor juntamente com a do Luiz Felipe D'avila
José Victor Mendes qual seria o top 10 de vcs?
Alguns idiotas não entenderam as sóbrias colocações do entrevistado e as interpretaram sob pontos de vista radicais, seja para um lado, seja para o outro.
Caberia mais uma hora e meia de conversa fácil!!!
Parabéns, muito bom...
21:01 Trotsky
23:59 Eugenio Bucci
26:07 Berstein
37:37 Origem do PT
1:02:34 Israel, Alemanha e Itália
Obrigado amigo, você é um amigo.
Se todo esquerdista fosse igual a você, que maravilha seria viver!!
Felizmente Demetrio esta na ativa... Sinto por ele estar no meio de lacradores da Globo News, deve ser desanimador.
O livro de Magnoli Uma gota de sangue - história do pensamento racial é excelente!
Baita aula de história, antropologia, sociologia, política
Foi um dos melhores debates, uma aula de inteligência política!
Que cara incrível, inteligentíssimo. Não o conhecia
Ótimo programa. Parabéns!
Nossa. Que cara inteligente. Excelentes avaliações que ele fez.
Impressionante como esse debate é profético!
Ponde, coerente, inteligente e matador.
Inacreditável que ninguém tenha feito perguntas sobre o Princípio Racial que foi instituído oficialmente no Brasil na últimas 2 décadas.
Ele domina o tema como ninguém aqui no Brasil.
Ele, sim, é antirracista.
Infelizmente mesmo.....
Excelente aula.....o minimo que cada brasileiro, necessita saber ....no que.refere se ( formação da consciência).
Nossa, direita, esquerda, direita, esquerda, ( parece um GPS ) eu achava que sabia o que era isso,.. agora ta tão complicado que ninguem mais sabe direito...
Thiago, voce está no século21 e começaram a pensar e trabalhar isso há 2 mil anos sobre a experiencia de outros 2 mil anos antes, quando Moisés recebeu uma tecnologia extraterrestre chamada Decálogo onde estava escrito honrar pai e mãe, não matarás, não desejarás nada do teu próximo, nem a mulher, nem o boi, nem o servo, nem a terra, e ali começaram a educação pública de ex-escravos que se tornaram um dos povos bem organizados espalhado pelo ocidente.Decálogo é o conjunto de 10 leis, mandamentos divinos que criaram a Lei que iguala todos os homens. Limitando as liberdades de uns contra os outros.Isso era o estado mínimo. Nos capítulos seguintes da História Ocidental verás que, esses humanos vão fazer do Estado mínimo, outro império que quer se ampliar desrespeitando leis divinas. Aí vai se ampliar a cobiça e os conflitos ressurgem....
A direita quer controlar o seu cu e a esquerda quer controlar o seu bolso.
Pra mim o Pondé resolveu: "Joga fora essa coisa de esquerda e direita!"... kkkk :)
Incrivelmente apaixonaste...muito bom...
Mestre Demétrio! Simples assim.
Hoje só Saudades desse programa ... Hoje nem vejo tv
Muito interessante o ponto de vista do Demétrio Magnoli.
Acho as interferências e colocações do Augusto Nunes muito inconveniente.
Contudo, a participação do Luiz Pondé é sensacional. Muito boa.
Rapaz, que aula!
Gostaria de ver esse "Roda Viva" revisitado nos dias de hj TV CULTURA...
Com os esses mesmos participantes e Demétrio como entrevistado.
Ficamos no Aguardo!
Esse debate é espetacular
Parabéns equipe do Roda Vida! Seria fantástico chamar o Magnoli para um novo programa no contexto de uma reforma política. Trazer propostas e discutir soluções. Sugestões: Ouvi falar que no Supremo não existe juíz de carreira, os ministros que lá estão são todos indicações. Nos países desenvolvidos, em sua maioria, o Supremo não mete o bedelho na área civel ou penal, envolvem-se apenas em questões estritamente constitucionais. A nossa legislação penal é de 1940, que dá uma pena máxima de 30 anos (equivalente a uma prisão perpétua) quando a expectativa de vida no Brasil era de 48 anos (18anos de maioridade + 30 anos pena máxima). Por que não atualizamos a nossa legislação? Como acontece nos outros países?
Felipe Régis O STF de hoje é formado apenas por indicações políticas, nenhum deles chegou lá por concurso público. Dos 11 ministros, 7 são indicações do governo petista e os demais dos governos anteriores.
Hoje, a pena máxima no Brasil é 40 anos e não vejo problema nisso. Sou a favor de penas mais duras para certos crimes. Você falou da expectativa de vida no Brasil em 1940, né? Qual a expectativa de vida hoje?
Pondé e Magnoli duas lendas!!!
Demétrio Magnoli é uma das melhores mentes do Brasil
É incrível a quantidade de cidadãos e cidadãs de notável saber;político,social,antropológico etc,.-A adotar o sistema "bolivariano" estabelecido a partir do "Foro de S.Paulo".Quando é instado a falar dos problemas,dentre estes,a CORRUPÇÃO,diz tratar de um problema cultural,há muito tempo consolidado na sociedade brasileira.Chego á conclusão que seria necessário de uma MÁQUINA DO TEMPO!,para controlá-lo no presente.
Hoje em dia esse debate é impossível depois da polarização política.
"Dualismo moral --- contra a ditadura do Pinochet, mas a favor da ditadura em Cuba."
Isso que da juntar um geografo e História
feliz por ter comprado e lido o livro desse Senhor
É impressão minha ou o Magnoli estava irritado com o Pondé?
hahaha! o Pondé é ponta firme. O Magnoli respondeu mas se esquivou como todo esquerdista faz em suas respostas!
Eu, particularmente, acredito que o bem-estar social deve ser considerado meta administrativa de qualquer gestão. Principalmente na esfera Federal.
Independentemente de corrente política.
Acredito ser premissa de qualquer política que se denomina progressista.
Agora, uma pergunta que parece já estar respondida, teria uma gestão de cunho neoliberal a capacidade ou até mesmo prioridade em implementar tal diretiva?
Debate muito inteligente. Demétrio dá um show
Agora vai nascer um partido de direita a Aliança pelo Brasil. E Demétrio Magnoli apesar dele ter votado em Haddad vai ver exatamente o que ele desejou a melhoria da escola pública nacional.
Até hoje esse partido não apareceu
"O governo brasileiro deportou atletas cubanos que tentavam escapar do regime cubano. Isso é um crime!"
O Brasil ficou desde Lacerda até Bolsonaro sem direita, lapso de 50 anos
Todos nós somos políticos!.Partidos políticos são constituidos em decorrência deste fato!.
Provavelmente neste momento não havia conhecimentos dos fatos que denotam o intuito pratico na qual a lava-jata se propõe. O que hoje se evidencia é uma atuação liberalist que indubtavelmente privilegia o grande capital em detrimento da possibilidade de soberania, onde paises em desenvolvimento tem atraves de suas riquezas naturais, a possibilidade de atuarem como players no mercado internacional.
Vocês esqueceram de citar o Partido NOVO...
Pena.
O cara é rápido no gatilho. Argucioso que so ele. Imaginou que ele é outro perdido e idiota-esperto-útil como você?! Ô porque ele não citou o 'Novo Oligarca'. : www.google.com.br/url?q=odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-05-05/criacao-de-nova-legenda-custou-r-5-milhoes.html&sa=U&ved=0ahUKEwjkmLWLleLJAhVJWSYKHcM7A1YQFggLMAA&sig2=MoTABE6K6nSygmsU4dmOfg&usg=AFQjCNGY-c-WyaVMq5gMP1haR-qv-68kyw
Temos que espalhar no Whatsapp, Facebook, Twitter etc para que o povo não vote mais nos políticos cuja legenda seja de esquerda; PT, PCdoB, PSB,PDT, PSOL, REDE...
Erikson Andrade É, e todos votar no Velho, digo Novo, como algo até safado nao como fã de outros canalha dos bastidores da politica brasileira 👍👍👍👍
Erikson Andrade faltou psdb
Saudades de quando o Roda Viva tinha dignidade....
O debate é realmente de altissimo nivel, ele é um excelente pesquisador, mas fica um mal estar no ar quando ele toma psdb, psb e pps como "esquerda democratica". Ora, basta observarmos que ele defende uma esquerda vinculada à social democracia tal qual a esquerda europeia, que é uma esquerda visionaria em relaçao à qualidade dos serviços pulbicos, mas quando analisamos os governos destes partidos, como a gestão Dória em sp ou Beto Richa no Paraná ou Geraldo Alckmin, enfim... O que temos sao descasos e disparates em relaçao aos serviços publicos, com uma educaçao lastimavel e um sistema de mobilidade urbana vergonhoso. É preciso ressaltar tambem que a "social-democracia" brasileira se aproveita da falta de pluralidade politica, diferentemente da social democracia europeia. Dentro dessa esfera politica, estes partidos, sobretudo o psdb, caracterizam-se muito mais por direita do que por esquerda, pois um partido que rompe com o famoso "Estado vilao inxado" implementando uma agenda de privatizaçoes, mas nao fomenta serviços publicos de qualidade para a populaçao nao se configura como tal. Governo de Estado...
Não existe ser apolítico, porém, o libertarianísmo defende o ser humano dentro do atual sistema no mundo e nos seus mais variados aspectos sociais.
30 milhões de brasileiros moram em favelas. País de Policarpo Quaresma
Fiquei até perdido com tanta pergunta ao mesmo tempo!
Na verdade,existe de fato os partidos de conveniência privada.Cuja "ideologia" é estar no "poder" e se possível permanecer no mesmo por tempo indefinido.
Dai a Marilena Chauí ao falar do Classe Média Demétrio esta certa. Ai Ponde você é coerente.
Esse povo demora muito pra fazer a pergunta.....carái....
coronel Lindberg unico comentario decente nessa pagina. Boa, coronel
+coronel Lindberg Os entrevistadores falam mais que o entrevistado. Qual é o problema desses caras?!
Capacidade de síntese , uma qualidade escassa nos pseudo intelectuais do BRasil
"Nem de esquerda, nem de direita, republicano." disse FHC
Centro liberal. Liberdade economica e social quanto maior melhor. Fim de Estado inchado e comedor de impostos!
A república não presta.
no minuto 30 a 31,5,,,,ele fecha um quadro do Brasil....mitou (embora eu nao seja das esquerdas)
matou a pau de novo no 1h:09min espetacular
O Tempo passa rápido! Março de 2016!
Agosto de 2020
Qual seria a alternativa para obras de infra-estrutura senão a referida empreiteira?
Ele é tão inteligente que não deu boa noite !!! Eu mais inteligente .
Foro de Sao Paulo .A imprensa chapa branca ,brasileira nao menciona ,nada !!
Dentre todas as siglas, da história recente deste país, aponte qual delas pregou a pureza ideológica? (Entenda-se pureza ideológica como --- "só pode haver um".)
Precisamos de uma oposição consistente e responsável. O PT foi ótimo quando na oposição por que foi persistente, embora irresponsável, mas evitou alguns excessos dos governos anteriores.
A liberdade econômica é a base das liberdades civis, prefiro o conservadorismo liberal
Como comparar, ou melhor, classificar os estados do oriente, no caso o Irã, como de direita ou esquerda, aos moldes das sociedades ocidentais? Até porque existem parâmetros para se definir na política, economia e ideologia. Bons exemplos são a República Popular da China e a República Popular Democrática da Coreia (North Corea), que saltam aos conceitos de República e democracia das sociedades ocidentais.
Uma desmistificação desse polaridade entre esquerda e direita. Agora quando se refere a movimentos como MBL, considero equivocado.
a capacidade de questionamento do roda viva sempre foi regular,mas a postura do sociólogo Demétrio ,que ficou parecendo uma laranja suculenta que não queria virar suco foi ainda pior.
Bela análise.
Excelente!
Um fera
Falta inserir, na política latinoamericana, a diferença econômica básica com os países industrializados. Ressalto que as possibilidades econômicas de uma região, caso não sejam reconhecidas, levam a muita dúvida acerca dos movimentos sociais. Cito, como exemplo, a dificuldade da América Latina em produzir aço, ainda a razão lapidar do percurso economicosocial latinoamericano. Veja, para qualquer intenção política se impor, há essencialidade de conhecer a infraestrutura econômica da região. A América Latina, para produzir uma simples pá agrícola necessita do aço da pá, que tem de ser importado. Caso não queiramos importar, há de importar o coke metalúrgico, de que a região não dispõe. E mais ainda, a aciaria também necessita do aço, como qualquer outra máquina. Portanto o porto torna-se elo importante para esta façanha. Atualmente os países latinoamericanos desistiram de fingir que produzem aço e já "alugam" a fábrica do produto que desejam fabricar. Ou seja: os latinoamericanos se obrigam a convidar exploradores oficiais, e para isto negociam custos e negociam mal. Como distinguir a importância de esquerda ou direita numa região desta? Tem de mudar o paradigma para agir com coerência.
desconversou sobre o Foro de São Paulo.
Bolsonaro 2018.
Quando você sabe pra onde deve ir a humanidade, mas os outros não... Então você é totalitário. --- 21:38
Sera que o ponde aprendeu alguma coisa?
Adorei a cacetada que o Ponde levou no t:42'. "Não adianta Ponde..."
+Heinz Rorschach e Ana Carolina Torres Acho que vocês não entenderam a resposta como forma de crítica, não á direita em sí, mas ao sistema político atual, Pondé apenas levantou a bola para Magnoli derramar o populismo no Brasil.
Denner Maia Sim, mas a diferença entre Magnoli e Ponde, é que Magnoli sabe que o modelo estatal e a cultura que temos no Brasil é de direita. Ja o Ponde acha que porque estamos sob governo petista ha 12 anos, o estado magicamente adotou a social-democracia e povo, também magicamente, aprendeu o que é direita e o que é esquerda...em 12 anos!
Entenda, toda a retorica do Ponde vai no sentido de manter cativa seu publico-alvo, a classe media alta e especialmente as famílias aristocratas.
+Heinz Rorschach acho que devem rever o programa. A grande e triste verdade, é que todos os políticos, aqui, na essência são corruptos e não querem abrir mão do poder, dinheiro. E não vejo em Pode, interesse em manter um público alvo. Ele fez perguntas provocativas, para ficar bem definido a posição de Magnoli, e, que, com a qual concordo. Só não concordo no ponto dele não achar que o PT, queira destruir a democracia. Lula ameaçou Boris Casoy ao vivo, durante uma entrevista. E as listas negras que o PT fez, os ataques de Lula no passado e agora?
+Alexander Machado Para com esse slogan de comunismo do PT.
Que coisa ridícula isso, mesmo eu sendo contra o PT.
No Brasil existe sim oposição, forte o bastante para hoje afastar Dilma da presidência.
"Eles não destruíram a democracia no Brasil, mas baixaram o nível de debate dela" - concordo com Demétrio. Ele é de uma linha de Esquerda conhecida como Social Democrata que defende o "Liberalismo Social". Sou um Social-Democrata também, e não me identifico com nenhum partido de esquerda no Brasil.
A CARICATURA FICOU SIMPLESMENTE NADA A VER!!!!
Pondé ele quer ser de esquerda europeia, fazer o quê. A esquerda europeia é semelhante a latina. A diferença é que é ela é menos ignorante.
+José Weyne de Freitas Sousa A uma grande diferença, depois do murro de Berlim e da queda URSS, a esquerda europeia se concentrou na social democracia e no estado de bem-estar social, já a da américa latina, se concentou no populismo e nas ditaduras desfaçada de poder pelo poder.
Pondé colocou o kara no ponto
Um estatista q diz não querer estar em nenhum coletivo. A esquizofrenia mandou recado.
Por que o estado não pode ser protagonista no bem estar social? Falta tecnologia? Transparência?
Sem o Estado não se faz nada. Mas é cooperação... público-privada. E não um estado aparelhado... Um estado estatizante... Estado totalitário. Estado protagonista não é saudável...
22:50, Olavo de Carvalho tá no roda viva?? Ninguém descobriu pq ele usou outro nome
entrevista show
Peço desculpas ao ilustre sociólogo.O governo do Irã não é de Esquerda nem direita é supostamente TEOCRÁTICO!.
Achei ruim o debate porque baldeou o conceito político dos termos direita e esquerda até o ponto de torná-los sem significado, pois podem significar tudo. Coisa que podia ter sido superada com um definição precisa dos termos.
Em 1h06m25s, Augusto Nunes pergunta: "O governo do Irã é de esquerda ou de direita?". Demétrio Magnoli: "O governo do Irã é um governo de direita claramente".
Em 1h09m09s, o Luiz Felipe Pondé: "Que une o Irã a Venezuela. O Irã é de esquerda." Magnoli não falou nada.
Jorge Peixoto Ele não exatamente falou que o Irã é de esquerda. O Ponde falou e o Demétrio maio que concordou, talvez porque não ouviu direito ou talvez só pra não ter que discordar do Ponde. Mas concordo com você que os dois termos não valem muito mais hoje.
Que me desculpe o Demétrio, mas as justificativas que ele usou em vários momentos do programa foram muito ruins:
Primeiro: para justificar porque ainda se identifica com a corrente Trotskyista, disse que era a favor da libertação de presos políticos. Isso é geral demais para se encaixar somente nessa corrente. Libertários se encaixam nessa descrição.
Segundo, mesmo correntes de Direita impõe restrições ao Livre Mercado, sob a forma de regulamentação do ambiente de negócios. Vide legislações que impedem a formação de cartéis e de monopólios. E essas regulamentações levam, sem dúvida, ao bem estar social.
Por fim, ele colocou o PT como Direita justamente de maneira contrária à própria definição de Direita. O PT, em suas palavras, favoreceu grandes corporações. Isso vai precisamente na contra-mão do Livre Mercado.
Quando se leva tanto tempo pra formular 1 pergunta CLARA. Parece bastante que não sabe o que quer saber.
Gilberto Firme - Alimentação de Excelência Também acho. Jornalista ou entrevistador bom faz uma pergunta só, curta e direta.
muito embora não eu descorde dele em alguns momentos,mas não tenho asco.
O Pondé foi perfeito ao falar que historicamente se criminalizou a direita, e o PT ajudou no estigma. Partidos de centro, de direita e até mesmo o PSDB que é centro esquerda colocados tudo em um mesmo balaio. A tradição esquerda no Brasil é mais difundida no meio intelectual e artístico e são poucos os partidos de direita, enquanto que a esquerda é mais plural embora na prática seja totalmente equivocada . Achei que o Mangnoli fosse centro esquerda e ele se contradiz ao afirmar que o PT "endireitou" ao privilegiar setores do empresariado em nome do poder, sendo que é uma característica também da esquerda de controle estatal e privilégios restritos!
Por fim temos inúmeras legendas na política, o que ajuda na confusão, e esta diversidade predominantemente pendendo para a esquerda. seria mais interessante termos 3 partidos apenas simbolizando as 3 tendencias políticas. Espero que com o partido NOVO e o novo PSL tenhamos uma terceira via de pensamento político erroneamente chamada de direita, pra mim é a ideologia mais democrática pois defendem a liberdade econômica e social. Diferente de esquerda que apenas defende predominantemente a liberdade social e a direita apenas a econômica.
BOLSONARO PRESIDENTE 2019
O ilustre desconhece ou finger desconhecer ;O FORO DE S.PAULO!.
Ótima entrevista... mas sinceramente não consigo encontrar diferenças entre o liberalismo e a social democracia. Obviamente estou me referindo ao liberalismo de Margaret Thatcher e Ronald Reagan, que não negam o estado, e reforça a tese de um estado NECESSÁRIO.
A corrupção não é problema para ele. 2019.
psdb e pt, não há país que resista