Sou angolano e aprecio bastante o professor e vou procurar seguir o padre, estou a lutar e procurar preparar-me para ver se consigo emigrar para o Brasil por questões religiosa, embora tenha também seus problemas aí, mas há uma gota de luz que aqui não se vislumbra, fundamentalmente quero encontrar escolas Católica para as minhas crianças e prefiro a missa no rito tradicional, eu e minha família embora sem alternativas participo do novo Ordus, só que a cada dia mais introduções estranhas e padres aberrantes no que ensinam, muito despreparo! Tenho dificuldade em encontrar orientações do que preciso ter em conta para viajar ao Brasil, locais com preços de moradias razoáveis (periferia), negócios que se podem fazer lá até estabilizar, quanto a cidade acho que são Paulo é a cidade eleita por provavelmente ter maior cobertura em termos de missa do Rito Tridentino.
Bom dia. Moro no interior de São Paulo. Na cidade que moro tem missa no rito Tridentino. Tem em outras cidades também...no interior voce encontra moradia em bons bairros fora da periferia. Maioria das familias da Tradição, educam seus filhos em casa. Na cidade Anápolis tem muito mais Missa Tridentina do que em Sao Paulo. E lá tem colégio católico confiável. Pesquisa no google sobre Anápolis.
Como não agradecer a Deus pelo presente que ele nos deu, chamado: Professor Eduardo Faria. Assim?! como Deus fez com tantos outros Santos, doutores, leigos, etc, ele continua fazendo isso nos dias de hoje, dando-nos a oportunidade de aprender com pessoas maravilhosas que já estiveram no outro lado. Louvado seja a nosso Senhor Jesus Cristo e à Santa Virgem Maria.
Gosto muito de assistir o professor Eduardo no catecismo blindado e também ao Padre Francisco Amaral . Foi a melhor live que já assisti. Tenho 2 filhas que se tornaram protestantes e eu me firmei mais ainda na fé católica impulsionada por essa decepção e isso me faz buscar constantemente uma explicação ou um conforto para essa divisão religiosa em minha casa. Quando conheci o professor Eduardo, vi nele a resposta para meus questionamentos e me tornei fã de seu ministério. Peço orações ao querido Padre Francisco Amaral e ao professor Eduardo para que minhas filhas voltem para os sacramentos da igreja Católica. AMO SER CATÓLICA ❤🙏
Todas as missas de que você participar, quando o padre levantar o cálice mergulhe suas 02 filhas no ssngue de Jesus e peça para Ele a conversào de suas filhas.
Boa noite, professor!Se os protestantes , acreditassem em tudo que Jesus ordenou para fazer, eles não seriam protestantes, seriam todos católicos..Amém 🙏
Quando eu tinha nove anos, tinha uma vizinha muito fanatica e eu e minhas irmãs eramos colegas e brincávamos com as filhas dela, e ela sabendo que eu sou católica me infernizava pra passar pra igreja dela dizendo que se eu e a minha família não fossem da igreja dela iriamos todos pro inferno e falava horrores pra mim,mas graças a Deus eu nunca dei ideia para as loucuras dela, hoje ja sou até avó e continuo cada vez mais católica.
Aos Romanos 6.23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 😢 Você perdeu muito tempo da sua vida irmã , sei que a forma que suas vizinhas te chamava não foi a correta , mas ela não mentiu , o caminho para a eternidade não mudou ,é aceitar o Senhor Jesus Cristo como Salvador
Aos Romanos 10.09,10. Ao saber : Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus,e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Ainda no 11. Porque as escrituras diz : todo aquele que nele crer não será confundido. Tem que reconhecer e crê no Senhor Jesus Cristo
@@aureamariadasilvalima8119o caminho deve ser a❤ rua igreja né? Como vcs colocam pessoas no inferno,julgam como se fossem Deus,tenham um pouco de humildade.
Estudar conhecer a história francesa 1789.Os odiadores da igreja católica estavam todos organizados muito antes....,o ateu infiltrado no catolicismo Martinho Lutero. o alto nível de analfabetos no Brasil,..... Fundação do PT e m 1980 ,início da doutrinação marxista ( todos os segmentos da sociedade , principalmente com os protestantes e o uso da bíblia velho testamento lavagem cerebral e aprisionamento do pensamento a fé ( textos escolhidos para torturar psicologicamente), assim expandiram os verdadeiros inimigos do Catolicismo.Luis Inácio Lula da Silva e os pactos macábros secretos maçonicos com Silas Malafaia Magno Malta Edir Macedo,Caio Fábio.Assistir os vídeos do Pastor Moabel antes de falecer cita todos os pastores protestantes A serviço contra a civilização ocidental ( valores da moral ,da Érica) Psicólogos psicanalistas psiquiatra a serviço das redes, ciladas arapucas ( libertinagem em nome da Democracia do liberalismo) Apoiar ,votar em protestantes evangélicos é aumentar cada vez os problemas no Brasil.Estão todos na câmara federal brasileira representando os Estados brasileiros ( lobos enganadores devoradores das consciências humanas usando a bíblia como a palavra de Deus) O mesmo está no Senado....,tentando ser Presidente da República.Fazer vídeos mostrando toda a história verdadeira.A sociedade secreta organizada contra o catolicismo.Estudar para enfrentar com fundamentos históricos nossos verdadeiros inimigos da fé cristã católica travestidos de irmãos de amigos.Pessoas más, pessoas perversas, pessoas invejosas difamadores caluniadores....mentirosos ,perseguidores ,fazem pactos satânicos secretos por poder e prosperidades sujas imundas.Ministerio público para investigar todos esses pastores protestantes infiltrados nos partidos.
É como fumar. Se não largar de vez, não consegue deixar. Saia e volte-se para o estudo... peça ao seu anjo da guarda que te ajude, te guie. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a mim te confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Ore ao acordar, ao deitar. Em que cidade vc mora?
Gente, sou ex-protestante e hoje minhas relações de amizades e conhecidos são de ex-protestante, ex-espírita, ex-ateu, ex-esotérico. É muito bacana!! Glória a Deus! Pessoas de todos os lugares voltando para casa. Uhuuu.
@@walkellenmoraes9990 : Santa? Será? A história que o diga. Una? Será? Essa instituição religiosa é a mais rachada que existe, está dividida em centenas de ordens e congregações, cada uma com seu estatuto, ainda há a ala dos conservadores, dos progressistas e dos moderados, o papai Chico se encarregou de aumentar a rachadura enrolado numa banheira multi colorida. Estude a história dessa instituição religiosa fora da literatura católica&Romana, e sem as lentes da Mariolatria que tudo pode mudar, enquanto não fizer isso as escamas dos olhos não cairão.
Qdo era evangelico lia tanto a biblia e nunca entendia um monte de passagens como a de Pedro recebendo as chaves do reino e a passagem que Cristo fala da sua carne e sangue de forma literal. Que Deus ilumine e que muitos venham para Santa Igreja.
E no protestantismo, muitas coisas, não são explicadas, são passadas como meras menções, pq se realmente explanadas, gera dúvida, e a duvida levar ao estudo é o estudo leva a Roma.
@@Alex_Olly verdade foi o que aconteceu comigo. Graças a Deus que aceitei Jesus Cristo como Senhor e Salvador por isso SOU CATÓLICA. Os protestante pensam que aceitar Jesus é trocar de religião kkkkk. Que pensamento medíocre.....
@@AliceSantos-bg3vu É vc pode perceber , que tem passagens que são lidas, sem contexto, ou quando o contexto declara a catolicidade da Igreja, distorcem, ou fazem pouco caso, como a questão das obras dos evangelhos e em Tiago, que dizem que que a fé sem obras é morta, que mostra que as obras são importantes pra manter nossa salvação em Cristo e a salvação dos outros, não sendo só obras, mas fé tbm, pq através da fé que somos justificados, e nisso eles não sabem conciliar, fora outras coisas, mas Cristo Rei te abençoe.
Parabéns como é bom ter defensores da igreja verdadeira.A minha maior riqueza é a fé católica deixada por minha mãe sou muito grata a ela e a Deus Que Deus os abençoe.
Meu conterrâneo. Tudo bem , quando Jesus Cristo falou isso para Pedro , Ele estava falando dele Cristo que morreu na cruz horrenda por nós. 1° a Pedro 2. 4 , 5,6.7. E chegando -vos a ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, dois edificados casa espíritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifício espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa, mas ,para os rebeldes , a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina; E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina; o Apóstolo Pedro está falando de Jesus Cristo. Outra coisa o Senhor não vai contra a sua palavra que abomina o culto às imagens de escultura, feita por mãos humanas. As Escrituras Sagradas me fez protestante , me santificando , até o grande dia do arrependimento
@@aureamariadasilvalima8119 eu acho impressionante q em pleno 2024 vcs ainda tão nesse trem com imagens, esse assunto tá tão batido q qualquer criança consegue responder, vcs só sabem repetir as coisas parecendo papagaio
@@adevilsonfernandes1945 a tá bom , foi pastor nenhum que me mostrou a verdade , se você não ler a bíblia , nunca vai acordar para o sistema religioso que Saulo viviam , só no caminho de Damasco ele acordou para Cristo. Habacuque 2. 18 Que aproveitará a imagem de escultura, que esculpiu o seu artífice? a imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos? 19 Aí daquele que diz ao pau : Acorda!e a pedra muda : Desperta ! Pode isso ensinar ? Eis que está coberta de ouro e prata , mas no meio delas não há espírito algum. Pedir sabedoria a Deus e em 3 anos lendo a bíblia , me converti a CRISTO JESUS
Seria maravilhoso. Já pensei muito sobre isso. Católicos vão aceitar a modestia? Vão deixar tudo qto é coisa mundana que gostam? Irão se privar da praia? Da academia? Ou irao achar ótimo mas ao serem barrados na porta das igrejas devido indecência no vestir, iriam embora reclamando e se direcionariam para a proxima igreja onde tudo pode? Ja pensou nisso? Padre bravo, não é amigo. Tem um padre na capela, que se fosse com esse que se deparassem, iriam correr para nunca mais voltar. Rs. E nós gostamos do jeito severo, reto e direto dele.
Padre Francisco e professor Eduardo, dois grandes homens de muita honra , respeito e muita cultura religiosa. Obrigada a vcs dois pela live maravilhosa.
É a primeira vez que estou vendo a live com professor e padre Francisco e com o professor Eduardo faria já vi várias live são grandes homens de DEUS honestos...
É que no Brasil, o que prevaleceu foi o protestantismo americano que é nível "rodapé", baseado na teologia da prosperidade e no sentimentalismo, um protestantismo tupiniquim.
Live muito abençoada. Padre Francisco Amaral é muito Mariano e o professor Eduardo Faria tem sido muito usado pelo Espirito Santo para trazer os filhos de Cristo de volta para a igreja fundada por Cristo.
O Renato Amoêdo (38tão) conversou apenas com Kogos sobre igreja. Não aprofundou. A devoção Mariana é dos primórdios, nas catacumbas já havia. Ele precisa falar contigo, professor Eduardo, pra ele voltar ao catolicismo, ou seja, à Verdade Agostiniana e Tomista. Shalom
Que live linda ❤eu sou maravilhada com tantas revelações escondidas da nossa Igreja, eu amo a Santa Igreja 🙏🙏🙏 sua Benção Padre🙏 Deus O Abençoe, Obrigado Professor Deus está orgulhoso por este Filho chamado Eduardo Faria servo fiel de Deus 🙏🙏🙏
Estou nesse processo. Fui católica praticante e cumpri tudo da doutrina até 22 anos. Firmando-me em medicina, a exaustiva jornada da residência médica fez-me parar de ir à missa. Então depois de casada, comecei a ter sonhos com Jesus no momento da crucificação, e surgiram muitos protestantes na minha vida. Então explicaram a Bíblia com detalhes e resolvi que queria me batizar na igreja presbiteriana. Batizei meu bebê na igreja católica. E segui até esse ano na igreja, pentecostal bem conhecida. Momentos dificílimos de vida, começou a vir a minha mente os meus momentos como católica. Pensei e falei para Deus; Senhor eu não quero mais esse tipo de igreja, me dá um tempo para eu voltar as minhas origens e ver o que está acontecendo comigo. Então voltei a frequentar a igreja católica, há 3 meses. Vejo s missa, com maior conhecimento bíblico melhor, e sinto-me bem. Acredito que retornarei ao catolicismo . Apesar de ainda resistir a alguns dogmas, mas estou estudando e caminhando. Não podemos ficar longe de Cristo e da Eucaristia.
Me sinto uma ilha mas jamais me sinto sozinha. Na minha família só sobrei eu Católica. Moro em um predinho de 6 apartamentos, só tem eu Católica.. Graças a Deus sou Católica. Viva Cristo Rei e sua Mãe Maria Santíssima.
A Igreja Católica é Divina 😭😍😍 não importa aonde eu vá no mundo, se entrar em uma igreja Católica ainda que não fale a língua cremos na mesma coisa❤❤ Obrigada Senhor, que mais irmãos venham até vós Pai❤ 😍😍🤗
é tanta calúnia que levantam contra o Imperador Constantino e o "mal" que ele fez foi dar liberdade de culto aos cristãos, fazendo o nome de Jesus se tornar o mais popular do mundo a passos largos e a transmissão do seu evangelho triunfou sem precedentes na história. E é por isso que o diabo passou a odiar Roma e o Imperador Constantino, pois eles marcaram uma das maiores derrotas a perseguição anti-cristã com o Édito de Milão e o Concílio de Niceia. Paulo também perseguiu os cristãos, teve visões de Jesus, se converteu e se tornou um grande apologista do evangelho. Por que com o Imperador Constantino tem que ser diferente? Paulo diz aos ROMANOS que Satã seria esmagado sob os pés deles em breve (dos Romanos) [Romanos 16:20] e vejo que isso se cumpriu ai. Os reformadores protestavam contra a Igreja Romana do século XVI e não contra a Igreja Romana dos séculos anteriores. Mas parece que algumas pessoas não querem raciocinar.
Isso o Professor Eduardo trouxe de Maria é muito real, já vi protestantes dizendo que Maria só serviu no nascimento de Jesus, após isso ela não importa mais 🤡
Eu ouvi um protestante dizer: "Se Jesus condenou a religião da época dele, que estava cheia de fariseus, nós também podemos 🌝... Ou seja, é o famoso "sereis como deuses". Quem como Deus? Bradou São Miguel!
Henry Ford não inventou o automóvel, apenas inventou a linha de montagem, ainda bem que esse grande professor não ensina administração nem história das invenções, mas heresias protestantes, tema que ele domina bem 😂
Maria foi uma serva, fiel a Deus, obediente, santa, inculpável e irrepreensível diante de Deus. Ela conhecia e obedecia a palavra de Deus. Por isso ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus. Maria foi a primeira a gerar Jesus, mas ela não foi a única. Jesus quando esteve pregando para uma multidão de pessoas, Maria apareceu com seus filhos, então, alguém falou: Aí fora está sua mãe, e seus irmãos e quem falar. Então Jesus, fez uma pergunta, mas também respondeu: Ele disse: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E ele respondeu: Minha mãe e meus irmãos são todos os que ouvem e prática a palavra de Deus. Mt 12:46-50. Logo: Quem recebe a palavra de Deus e crê, Jesus é gerado nessa pessoa se tornado assim membro da família de Deus. Por isso Jesus afirmou: Quem ouve é pratica a palavra de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. A família de Jesus não se restringe apenas à Maria e seus filhos mas se estende a todos os fiéis a sua palavra. A religiosidade não salva, o que salva é a fé e a obediência à sua palavra. Deus não faz acepção de pessoas, todos são iguais perante ele. Venerar Maria e os santos isso é pecado de iniqüidade, pois foge os princípios ensinados por Cristo e seus apóstolos. Os apóstolos foram a coluna é o baluarte da verdade, a ponto de morrer em prol do Evangelho. Quem foge dos ensinamentos dos apóstolos, são os verdadeiros hereges, e os seus ensinamentos são anátema, segundo o apóstolo Paulo. Gl 1:8-9.
Maria foi a única a gerar Jesus no sentido literal, mas no sentido figurado, a sua interpretação é válida. Você diz que Maria teve outros filhos, porém quando a Bíblia usa a palavra "irmãos" sabe-se que ela possui múltiplos significados, já que na época em que foi escrito, não havia linguajar suficiente para diferenciar diversos graus de parentesco. Então irmão podia significar tio, primo, etc. O que deixa claro o uso da palavra irmão para designar diversos graus de parentesco está em que no novo testamento, escrito em grego, a Bíblia cita o Tiago apóstolo sendo irmão de Jesus. Ora, sabemos que o Tiago apóstolo não era irmão de Jesus, e possuía com ele um grau de parentesco. Sendo assim, a palavra irmão, na Bíblia, possui múltiplos significados. E atribuir a ela somente a interpretação de "irmão de sangue" não é Sola Scriptura; na verdade é Sola Interpretação. Venerar alguém não é descrito como se fosse iniquidade, o que pode ser interpretado dessa maneira é a idolatria (Coisa que posteriormente podemos entrar em detalhes). Por fim, o apostolo Pedro passou a sua sucessão de autoridade da Igreja com imposição das mãos (Vide [At 20:28], [cf. At 14, 23]), [cf. 2Tm 1,6. e At 13,3].) para os bispos católicos, então faz muito mais sentido interpretar que estamos dentro dos ensinamento dos apóstolos, já que somos "descendentes" de um.
@mariaritapontes9112 Sei! Quer dizer que vc concluiu, do trecho acima, que honrar Maria e os Santos é pecado? É isso mesmo? Confesso que, por ser meio fraco da ideia, não consegui entender o nexo entre “quem faz a vontade do meu Pai são meus irmãos, mãe” e o pecado em honrar os Santos. Vc pode nos explicar melhor? Por outro lado, tbm está escrito na Bíblia que “quem não comer da minha carne é não beber do meu sangue não terá vida eterna”. Queria saber se é só crer em Jesus ou se tbm é necessário comer do pão e da carne?
POR QUÊ OS PROTESTANTES NÃO CONSEGUEM REFUTAR ISTO? A Igreja desde o início sofreu pressão para adotar na sua fé práticas religiosas de religiões pagãs, porém sempre rejeitou. A prova disso estar na era dos santos mártires (século I ao IV) onde esses cristãos preferiram perder a vida do que adotar práticas religiosas não apostólicas (adorar o imperador ou os deuses pagãos). Então, como que esses cristãos, que eram capazes de derramar seu sangue pela a fé, se sujeitariam as práticas religiosas e costumes diferentes da fé recebida pelos apóstolos? E mais, e se realmente houve uma corrupção na fé dos cristãos, por quê não temos nada registrado de controvérsias e conflitos nesse período? Veja, o arianismo prova também que quando se tenta injetar uma doutrina nova no meio da fé cristã existe reclamações, discussões (São Nicolau deu um soco em Ário), controvérsias, debates, reunião (Concílio de Nicéia I) e, consequentemente, documentos registrando o fato, isso aconteceu na época do arianismo e ninguém pode negar que existiu, pois existem fontes primárias provando sua existência o qual no final foi derrotado. Cadê os documentos, ou outros escritos em geral, registrando a "corrupção da fé" cristã que os protestantes tanto falam? Se eles estavam sendo martirizados por rejeitarem o paganismo, então como eles iriam aceitar pacificamente a própria a Igreja mudar aquilo que os apóstolos estruturaram sem fazer nada? É possível sair veneno do seio da mãe para amamentar o bebê? É possível a Igreja, como mãe, dá veneno (heresia/paganismo) para o bebê (os cristãos)? Porque o argumento é que após o Imperador Constantino dá liberdade para os cristãos foram inseridos elementos pagãos na Igreja devido a falsas conversões. Qual o fundamento disso? Quais as fontes primárias que sustentam esse argumento? Quais foram esses elementos? Especifique! Quem foram essas falsos convertidos? Quais os nomes deles? Como vc sabe que eles são falsos convertidos? E em quais igrejas locais da Igreja esses falsos convertidos viveram a "fé"? Quais as cidades? Qual era a quantidade de falsos convertidos? Eram maioria? Por quê? Qual a fonte primária que dá sustento? Acha que é fácil mudar as práticas religiosas, os costumes e a fé vivida por um determinado grupo religioso? Não se muda tranquilamente sem haver resistência, isso é fato! Imagine que eu me torne um membro importante da denominação adventista do sétimo dia, eu digo que partir de agora não poderá mais guardar o sábado e, sim, o domingo e que os pastores terão que usar batina, ou seja, eu mudei um ponto da fé e dos costumes, pergunto: isso será aceito tranquilamente pelos adventistas? Acha que eles vão pensar assim: "ah é, verdade! temos que mudar isso, vamos seguir!" e todos os adventistas iriam aceitar sem reclamar? A prática religiosa adventista de guardar o sábado e dos pastores usarem roupa social (paletó) não estaria enraizada na vida de fé deles? Eles aceitariam com facilidade a mudança? Ou se eu disser que a denominação adventista terá que ter o Sacramento da Eucaristia e os fiéis fazerem abstinência de carne nas sextas, isso será aceito pacificamente sem haver debates e reclamações? Inserir uma prática de fé e costume onde eles não estão acostumados, e não acreditam, iria ser aceito pacificamente sem resistência? Isso serve para qualquer grupo religioso não somente aos adventistas, usei apenas como exemplo. Toda denominação protestante tem uma tradição e uma forma de viver a fé, as práticas religiosas de uma denominação para outra varia e muda, apesar de certas semelhanças. Por exemplo: os adventistas tem um modo de viver a fé diferente dos luteranos que por sua vez não é a mesma coisa dos batistas onde também muda em relação aos anglicanos que difere dos pentecostais e assim por diante uma a uma. Será que os apóstolos não determinaram uma forma de viver e praticar a fé? Essas práticas religiosas protestantes surgiram após alguém interpretar a Bíblia e a história, após a conclusão da percepção desse alguém sobre a realidade da vida cristã, e não constituídas diretamente da pessoa dos apóstolos. Então a forma de viver a fé ou as práticas religiosas protestantes não foram o que os apóstolos determinaram, elas possuem apenas aspectos da fé apostólica. São práticas de fé que se contradizem fundamentalmente entre si, o interessante é que todos se baseiam na mesma bíblia, ou será que estar se alicerçando na interpretação pessoal do pastor? Por isso a diversidade de doutrinas? Não existiu corrupção da fé dos primeiros cristãos, pois se existisse teria ocorrido uma "guerra civil" entre eles onde teríamos registrado as rejeições e resistências, assim como temos registrado os martírios dos cristãos rejeitando o paganismo, também teríamos dos cristãos rejeitando a "corrupção da fé". E não temos nada! Se não tem nada, então não existiu corrupção e fora que existem registros, explícita e implicitamente, antes do século IV (época em que os protestantes dizem que ocorreu a corrupção) da fé católica vivida hoje. A vida da Igreja foi estruturada pelos apóstolos, e o que é a vida da Igreja? Se caracteriza pelos costumes, práticas religiosas e a fé vivida pelos cristãos. Antes do primeiro livro do NT ser escrito os cristãos já viviam a fé, tinham seus costumes e práticas religiosas, as quais foram estruturadas pelos apóstolos, cabendo a Igreja Católica conservar e desenvolver o que recebeu. O ensino (a fé e a explicação da fé) apostólico foi transmitido pela oralidade primeiro do que por escrito (NT), com isso os primeiros cristãos não necessitaram de ler a Bíblia (AT e NT) e da interpretação pessoal da Bíblia tirar a sua fé, costumes e práticas religiosas e, sim, do Espírito Santo ensinando como viver a fé por meio dos apóstolos. A base do ensino dos apóstolos eram as profecias sobre Jesus Cristo (Digo AT) e o que eles ouviram da pregação oral de Jesus sendo relembradas, e inspiradas, pelo Espírito Santo. Os apóstolos ao morrerem não deixaram somente ensinos escritos (NT), mas uma única Igreja com práticas religiosas, costumes, ensinos orais e uma vivência de fé estruturada por eles, pergunto: vc vai dizer que os apóstolos ensinaram errado as práticas religiosas aos cristãos? O Espírito Santo inspirou os apóstolos somente para escrever? E para ensinar aos cristão como se comportar, viver e praticar a fé não? E mais, que Deus permitiu se corromper as práticas religiosas ensinadas pelos apóstolos? É razoável pensar assim? Como que Deus protege os ensinos escritos dos apóstolos, mas não protege as práticas de fé ensinadas pelos os mesmos? Práticas essas vinda do coração de Deus. O problema que eu vejo no protestantismo é rejeitar tudo isso que eu disse e ficar com o que foi escrito como se a prática da fé pudesse corromper (a prática da fé cristã foi criada pelo próprio Deus, com isso, não pode se corromper, assim como o que eles (apóstolos) escreveram). Mas quais foram as práticas religiosas ensinadas pelos apóstolos? Como eu disse, e novamente, que os apóstolos não tinham a intenção de esgotar tudo nas suas cartas, eles ensinaram por oralidade, então, algumas coisas estão nas suas cartas de maneira clara, e não tão clara assim, onde se encontra na tradição oral também. Essas práticas religiosas são: 1) O fiel receber formação sobre a fé (catequese); 2) O recém convertido receber o Sacramento do Batismo; 3) Batizar por aspersão e imersão; 4) Batizar bebês e crianças; 5) Após o Batismo receber a confirmação do Espírito Santo pelo Sacramento da Crisma; 6) O Sacramento da Crisma ser feito somente pelo Bispo; 7) Após o batismo, caso tenha cometido pecado mortal, confessar os pecados ao sacerdote pelo Sacramento da Penitência para reabilitar a graça salvífica recebida no batismo perdida pelo pecado mortal; 8) Guarda do domingo; 9) Reunir todos os cristãos no domingo para celebrar os santos mistérios; 10) A celebração ser presidida por um Bispo ou um sacerdote delegado pelo Bispo; 11) O sacramento da ordem sendo necessário para alguém se tornar Bispo e Presbítero; 12) O sacramento da ordem sendo válido somente se for por um Bispo sucessor dos apóstolos; 13) A organização e hierarquia na Igreja (Bispo, Presbítero, Diácono e leigos); 14) A "reunião" dos cristãos de domingo ser constituída primeiro pela a leitura do AT (depois foi acrescentado os livros do NT no cânon litúrgico) e depois pela a consagração e comunhão da Sagrada Eucaristia (essa reunião no futuro ficou conhecida como a Santa Missa); 15) O ministro (Bispo ou Presbítero) explicar a fé e corrigir a conduta da comunidade pela pregação, após relembrar a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo (depois que os evangelhos foram escritos passaram a fazer leituras no lugar de relembrar a vida de Jesus Cristo);
16) Somente quem for batizado e não tiver pecado mortal receber a Sagrada Eucaristia; 17) A Sagrada Eucaristia ser válida somente se for consagrada por um Bispo ou Presbítero que tenha recebido o sacramento da ordem pelos apóstolos ou por um legítimo sucessor; 18) A Sagrada Eucaristia ser formada por pão e vinho somente, e não suco de uva ou outras coisas; 19) Guardar a Sagrada Eucaristia após a "reunião" (Santa Missa) no sacrário (dependendo da tradição o nome muda, havia um certo costume, em alguns lugares, do cristão levar para casa, mas depois o costume foi cessado); 20) O matrimônio é sacramento, portanto os noivos precisam recebê-lo do ministro (Bispo ou Presbítero) antes de se desposarem, pois com a realidade de Cristo o homem santifica a mulher e a mulher santifica o homem pelo o casamento; 21) O Sacramento da Unção dos Enfermos para pessoas debilitadas, fracas e doentes que estejam correndo risco de vida para ganhar força espiritual na doença ou para ter uma boa morte; 22) O Sacramento do Batismo sendo necessário para tudo isso como base; 23) O hábito de lembrar os pontos fundamentais da fé, que é rezar o credo; 24) Orações diárias; 25) Orações pelos falecidos; 26) Orações pelos mortos na "reunião" (Santa Missa); 27) Comemorar aniversário de martírio dos Santos Mártires porque eles nasceram para a vida eterna no dia da morte; 28) Venerar as relíquias dos Santos Mártires; 29) Pedi, na oração e na liturgia da Santa Missa, ajuda daqueles que estão no céu a alcançar graças; 30) Venerar as obras da graça de Deus (Nossa Senhora e os Santos); 31) Obras de caridades mútuas entre os cristãos; 32) A pintura das paredes ornamentando a casa de Deus; 33) Fazer o sinal da cruz antes das orações (de início não era igual aos dias de hj, alguns dizem que era apenas o sinal na testa e depois se estendeu para o que conhecemos atualmente); 33) Coleta (dízimo) para o sustento da Igreja; e outras coisas mais. Tudo isso que eu falei veio do Espírito Santo, por meio dos apóstolos, nao podendo se corromper e se perder no tempo, assim como os escritos apostólicos (NT) não podem ser corruptível porque veio de Deus, do mesmo modo as práticas religiosas da Igreja também não podem ser corruptível porque saiu do Espírito Santo. O que os apóstolos ensinaram para os cristãos ficaram enraizados nas suas condutas e forma de viver a fé de tal modo que impregnou na essência de ser um cristão, assim como vc de tanto repetir isto: escovar os dentes, tomar banho, cortar o cabelo, lavar a mãos antes de comer, higienizar o ambiente onde vive, lavar as roupas que usa, cortar as unhas e outras práticas, acabou por ficar enraizado na sua forma de viver a vida que é impossível deixá-las, do mesmo modo os apóstolos estruturaram práticas religiosas que moldaram a vida da Igreja e que não podem ser alteradas porque foi obra do Espírito Santo. "Ah, mas isso todo mundo faz, é básico. O quê que tem a ver?" Exatamente por isso fiz referência, pois essas práticas da vida pessoal foi um paralelo as práticas da vida espiritual em que Espírito Santo moldou, por meio dos apóstolos, onde se encontra registrado na Sagradas Escrituras (NT) e na Sagrada Tradição (Tradição Apostólica), uma estrutura de viver a fé que se tornou o básico de ser um cristão do mesmo modo que nós temos o básico de ser civilizado. O quê eu quero dizer com tudo isso? Deus fixou um modo de como ser um cristão e esse modo já está estabelecido não podendo sofrer corrupção porque veio do próprio Deus, uma coisa é o cristão cometer pecados outra é a fé vivida (práticas religiosas) por ele, o cristão pode ser corrupto, mas a fé que pratica jamais pode sofrer corrupção porque veio de Deus. Existem aspectos essenciais e superficiais das práticas religiosas apostólicas (a vida da fé), as coisas superficiais que compõem essas práticas podem ser aperfeiçoadas e/ou mudadas, pois não comprometem o ensino apostólico, por exemplo: 1) Definir um nome específico para o grupo de bispos que assessoram o Bispo de Roma (Papa) por "Cardeal" e receber uma honra maior da dos bispos comum; 2) Exigir mais uma formação (catequese) antes de receber o Sacramento da Crisma e não direto depois do Sacramento Batismo; 3) Permitir que crianças comunguem a Sagrada Eucaristia; 4) Fazer com que o cristão receba a absolvição dos pecados antes da penitência; 5) Pão ázimo no lugar de pão fermentado na Sagrada Eucaristia; e muitas outras coisas, acho que essas cinco citações são suficientes para entender que essas mudanças não alteram a estrutura do que os apóstolos deixaram. É como uma casa onde vc não mexe na estrutura, tipo, acrescentando mais um cômodo, trocando um cômodo por outro, derrubando paredes e refazendo diferente do que era, ao invés disso, mexer nos aspectos visuais, tipo, mudar a pintura da parede, os móveis, as cortinas, a cerâmica do piso, o telhado e entre outros, essas mudanças mudou a estrutura da casa? Não, assim como as mudanças e aperfeiçoamentos que a Igreja fez nos cinco exemplos não mudaram a estrutura apostólica da prática religiosa da fé cristã. Em suma, como era a vida dos cristãos da era apostólica e pós-apostólica? Formação da fé, batismo uma só vez, crisma uma só vez, orações diárias, missa no domingo, comunhão eucarística, obras de misericórdia e caridade, caiu em pecado mortal após o batismo? Reabilitar a graça salvífica por meio do Sacramento da Penitência confessando os pecados ao ministro de Deus (Bispo ou Presbítero) e obtendo, após o arrependimento, o estado de graça (graça salvífica). Quer casar? Precisa ir a lgreja obter o sacramento porque com a nova economia da salvação de Cristo o matrimônio é meio de santificação. Quer ser um ministro de Deus? Vc não pode simplesmente ler a Bíblia, na garagem de casa fundar uma denominaçãoe ensinar o que achar da Revelação. É preciso passar por uma formação sob o ensino de um Bispo legítimo sucessor dos apóstolos ou seus delegados e, após a formação sobre o ministério que vai exercer, receber do Bispoo Sacramento da Ordem, ou seja, vai receber os poderes que os apóstolos obteve de Jesus Cristo para realizar sua missão de pastoreio. Ficou fraco e enfermo? Solicite o Sacramento da Uncão dos Enfermos para ganhar "músculo" e e ter força espiritual para atravessar a doença ou morrer bem. Todo esse resumo que eu mostrei veio do paganismo? E sério que vc acredita nisso? Estude os escritos dos cristãos do século I ao lll e vc encontrará essas práticas acima citada na vida da lgreja antes da pseudo "paganização" da lgreja no século IV que os protestantes acusam, como pode essas práticas religiosas não terem vinda dos apóstolos sendo que todas as igrejas locais da lgreja as praticavam? Se por ventura fosse algo praticado pela minoria eu poderia até dá razão para os protestantes, porém a realidade mostra que a lgreja de maneira universal vivia a fé com essas práticas religiosas. "Ah, mas eu prefiro ficar com a bíblia" então eu digo: vc nao prefere ficar com a bíblia e, sim, com a sua ideologia que vc tirou da Bíblia. A verdade dos fatos estar diante dos seus olhos e ainda resiste? Existia no paganismo romano o costume de receber o batismo? O costume de receber a fortificação do Espírito Santo após o batismo (Sacramento da Crisma)? O costume de confessar os pecados a um sacerdote após o batismo? O costume de adorar Jesus Cristo na Eucaristia? Existia no paganismo romano o costume de comungar a Sagrada Eucaristia (Jesus Sacramentado)? O costume de considerar o casamento sinal sensível da graça? O costume do Bispo ser válido somente se fosse consagrado por um Bispo legítimo sucessor dos apóstolos? Existia no paganismo romano o costume de ungir o enfermo para ganhar força espiritual na doença ou ter uma boa morte? O costume de se encontrar no domingo (Santa Missa) para receber alimentos espirituais (Sagradas Escrituras e Sagrada Eucaristia) "preparados" pelos bispos ou presbíteros? O costume de orar suplicando ajuda aos Santos Mártires que estão na glória? O costume de comemorar o aniversário de martírio dos Santos Mártires? O costume de venerar as relíquias dos Santos Mártires? E tantas outras práticas religiosas, enfim, se os pagãos não faziam isso, então tudo que eu disse veio dos apóstolos e não sendo uma cópia das práticas religiosas pagãs, e se veio dos apóstolos logo veio do Espírito Santo e se veio de Deus, então não pode ser corruptível, vc não pode ser incoerente em dizer que os escritos dos apóstolos (NT) são obras do Espírito Santo e que as práticas religiosas, ou seja, a forma de viver a fé cristã, ensinadas pelos apóstolos não são obras do Espírito Santo, pois seria uma grave incoerência e negação da própria Bíblia onde relata que o Espírito Santo foi derramado sobre eles (apóstolos) no cenáculo, então o que vem deles, vem de Deus, e o que vem de Deus não pode corruptível.
Protestante, raciocina, pensa comigo, como que os primeiros cristãos (século I ao IV) que estavam dispostos a serem submetidos a tortura ou a morte para não apostatar iriam aceitar ser introduzido nas suas práticas religiosas apostólicas (porque veio dos apóstolos), práticas religiosas pagãs sem reclamar? Não tem cabimento. Pergunto: de todas as práticas de fé que eu falei acima, existe alguma que os pagãos praticavam IGUALMENTE onde possa abri margem para os cristãos terem absorvido a fé pagã? E veja, existia adoração no paganismo, então não poderia haver adoração no cristianismo? Porquê os pagãos praticavam adoração?! Os pagãos usavam incenso então por causa disso seria proibido usar no cristianismo também? Porquê os pagãos bebiam água, logo os cristãos não poderia beber também? Uma coisa que precisa entender é separar o conteúdo da forma que envolve o conteúdo, não significa que se os pagãos usavam instrumentos, gestos e certos materiais para a religião pagã, que quem usar também essas mesmas coisas para finalidade diferente da religião pagã, estaria cometendo paganismo também. Os pagãos comemoravam aniversário, então vc não irá comemorar a sua data de nascimento? Perceba, existe uma diferença de finalidade entre o aniversário comemorado pelos pagãos e da comemoração dos aniversários pelas pessoas hj, antes eles homenageavam os deuses enquanto que na atualidade os cristãos não tem esse intuito, mas agradecer o dom da vida ao verdadeiro Deus no dia dos seus aniversários, enquanto que eles homenageavam os deuses. A forma do conteúdo (comemorar aniversário) entre cristãos e pagãos pode até ser a mesma, mas o conteúdo (Deus e os deuses pagãos) é diferente. Não é porque os pagãos usavam roupas, que vc deve deixar de usar roupas, pois será considerado pagão. É preciso definir bem o entendimento de paganismo e não chamar qualquer coisa de paganismo. Já parou para pensar, que se alguém "meter o dedo" na sua fé, vc não vai aceitar com passividade. E como que aqueles cristãos aceitariam tranquilamente práticas religiosas pagãs sem haver indignação, resistência e reclamação? Se houvesse realmente corrupção da fé, novamente falando, haveria registros, coisa que não tem. As práticas religiosas da fé cristã estão registradas explícita e implicitamente no Novo Testamento, mas não estão esgotadas e encerradas somente nele (Sagradas Escrituras), pois os apóstolos orientaram a guardar os ensinos orais (Sagrada Tradição) os quais se refletem nos escritos dos cristãos das primeiras gerações da época dos apóstolos e pós-apóstolos. A Revelação de Deus estar na Bíblia, não somente, todavia a interpretação da Revelação não se encontra esgotada na Bíblia, mas parcialmente no NT (Cartas dos Apóstolos), pois se completa na Sagrada Tradição transmitida oralmente pelos apóstolos, a qual a Igreja Católica conserva considerando também um depósito da fé que completa o ensino escrito sendo como duas asas para voar, que quer dizer que uma depende da outra, pois como iria entender as Sagradas Escrituras sem a Sagrada Tradição? E como o cânon sagrado do NT existiria se não fosse julgado pela ótica da Tradição Apostólica? Por isso ambas estão inerentes uma com a outra assim como a unha está unida a carne. Uma coisa é a Revelação, a fé, outra coisa é a interpretação da Revelação. Os apóstolos tinham a intenção com os evangelhos de mostrar os principais fatos da história de Jesus Cristo e seus ensinos, porém os apóstolos (São Pedro, São Paulo, São Tiago, São João e São Judas Tadeu) não tinham o intuito, ao escrever as cartas, de esgotar toda a explicação da fé cristã e muito menos de registrar toda a prática religiosa da fé vivida pelos cristãos. Eles deixaram aberto o ensino e a explicação da Revelação para a Igreja que continua a missão, a qual é pastoreada pelos bispos constituídos pelo Espírito Santo por meio dos mesmos apóstolos. Por quê os outros apóstolos não escreveram também? Já que era essencial esgotar por escrito toda fé, então por quê menos da metade do número dos apóstolos escreveram? Uma coisa é o que está escrito, outra é a interpretação. A Revelação de Deus para o homem se encontra nas Sagradas Escrituras, tudo o que Deus tinha para apresentar se encontra nela. Todavia a explicação, a elucidação e o entendimento do que foi escrito não estar necessariamente encerrado nelas. Do mesmo modo que Ele usou de instrumentos humanos (escritores bíblicos ou hagiógrafos) inspirando-os para apresentarem por escrito a Revelação Divina, assim também Deus usa de instrumentos humanos (Sagrado Magistério da Igreja Católica) para mostrar o correto entendimento da Revelação e explicar os pontos da fé, a Sagrada Tradição é a chave para entender as Sagradas Escrituras e resolver dúvidas (heresias) que se levantam sobre a fé. Contudo, se os apóstolos tinham a intenção de esgotar toda a fé cristã em suas cartas, então por quê não deixaram por escrito a EXPLICAÇÃO da fórmula da Santíssima Trindade? A EXPLICAÇÃO da Divindade de Jesus Cristo? A EXPLICAÇÃO da processão do Espírito Santo? A EXPLICAÇÃO da relação das Pessoas da Santíssima Trindade? A EXPLICAÇÃO das duas naturezas de Jesus Cristo (Divina e humana, ou seja, verdadeiro Deus e verdadeiro homem)? A EXPLICAÇÃO de Maria ser portadora de Deus? A EXPLICAÇÃO das duas vontades de Jesus Cristo? Todas esses pontos da fé foram EXPLICADOS e elucidados em reuniões pelos bispos sucessores dos apóstolos nos concílios ecumênicos da Igreja séculos depois. A EXPLICAÇÃO do porque o aborto, a autanásia, o uso de preservativo e anticoncepcional é pecado, não tem! "Ah mas é anacrônico!" Sim, isso demonstra que a interpretação da Revelação, ou seja, a explicação da fé, não ficou estática, encerrada e esgotada nas cartas dos apóstolos. Sim, tbm se encontra a explicação da fé alí, mas não somente, pois a Igreja Católica com o Sagrado Magistério (o qual foi constituído pelo Espírito Santo, leia Mt 16, 18-19 e At 20, 28), por meio da Sagrada Tradição, esclarece os pontos da fé, da moral, explica e elucida como vivê-los. Em todos os séculos da Igreja surgiu dúvidas (heresias) sobre pontos da fé e será assim até a volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, por isso a Igreja precisa confirmar a fé (dogma) quando se levanta incertezas. Se a teoria protestante da "corrupção da fé" dos cristãos do século IV for verdadeira, coisa que não é verdade, então, o que os apóstolos ensinaram por oralidade se corrompeu? O autor do ensino oral dos apóstolos é o mesmo autor do ensino escrito: o Espírito Santo. Como pode algo que vem de Deus ser perdido ou corrompido, se Jesus Cristo, Nosso Senhor, disse que as portas do inferno não prevaleceriam? Quer dizer que eles se esforçaram em vão? Deus permitiu se perder ou corromper a prática religiosa que eles ensinaram aos cristãos? O que vem de Deus não se corrompe e nem se perde, jamais Deus pode falhar ao usar os apóstolos para ensinarem como viver a fé e isso se perder. Jamais! Se é possível o ensino oral dos apóstolos se corromper, logo o ensino escrito (NT) pode se corromper também, o NT veio dos apóstolos, logo veio de Deus, tudo que veio dos apóstolos foram trabalhos do Espírito Santo, então como pode a prática religiosa estruturada por eles por meio do ensino oral (escrito também) ser corrompida pelo paganismo? Sendo que foi o Espírito Santo, por meio dos apóstolos, que estruturou? Então o Espírito Santo foi derrotado? Por acaso Deus pode perder?
Pena que milhares de católicos são enganados por pessoas igualmente enganadas. O Protestantismo é o pior mal que desembarcou na Terra de Santa Cruz. Católicos ao combate!!! SMS!!! Viva o Rei Jesus!!!
Boa noite Maria Rita. Li sua postagem. Você é estudiosa. Então procure no Google, com paciência, o real significado da palavra “irmão” no aramaico antigo. Espero que isso possa lhe ser útil para o discernimento e a compreensão dos seus estudos . Deus abençoe hoje e sempre!
Professor só se atente aos seus convidados. O padre tem conhecimento e é PADRE. Mas ele apoia algumas ideias de falsos videntes que existem por aí. Não é uma crítica, apenas uma observação.
@@samarasantos4533 Sim. O padre é sacerdote e devemos ouvi-lo quando diz respeito a doutrina. Porém tudo que ele afirma sobre profecias, videntes e aparições e que não tem aprovação de Roma deve ser descartado. Não dê ouvidos!
Sou angolano e aprecio bastante o professor e vou procurar seguir o padre, estou a lutar e procurar preparar-me para ver se consigo emigrar para o Brasil por questões religiosa, embora tenha também seus problemas aí, mas há uma gota de luz que aqui não se vislumbra, fundamentalmente quero encontrar escolas Católica para as minhas crianças e prefiro a missa no rito tradicional, eu e minha família embora sem alternativas participo do novo Ordus, só que a cada dia mais introduções estranhas e padres aberrantes no que ensinam, muito despreparo! Tenho dificuldade em encontrar orientações do que preciso ter em conta para viajar ao Brasil, locais com preços de moradias razoáveis (periferia), negócios que se podem fazer lá até estabilizar, quanto a cidade acho que são Paulo é a cidade eleita por provavelmente ter maior cobertura em termos de missa do Rito Tridentino.
Bom dia. Moro no interior de São Paulo. Na cidade que moro tem missa no rito Tridentino. Tem em outras cidades também...no interior voce encontra moradia em bons bairros fora da periferia. Maioria das familias da Tradição, educam seus filhos em casa. Na cidade Anápolis tem muito mais Missa Tridentina do que em Sao Paulo. E lá tem colégio católico confiável. Pesquisa no google sobre Anápolis.
Como não agradecer a Deus pelo presente que ele nos deu, chamado: Professor Eduardo Faria. Assim?! como Deus fez com tantos outros Santos, doutores, leigos, etc, ele continua fazendo isso nos dias de hoje, dando-nos a oportunidade de aprender com pessoas maravilhosas que já estiveram no outro lado. Louvado seja a nosso Senhor Jesus Cristo e à Santa Virgem Maria.
Gosto muito de assistir o professor Eduardo no catecismo blindado e também ao Padre Francisco Amaral . Foi a melhor live que já assisti. Tenho 2 filhas que se tornaram protestantes e eu me firmei mais ainda na fé católica impulsionada por essa decepção e isso me faz buscar constantemente uma explicação ou um conforto para essa divisão religiosa em minha casa. Quando conheci o professor Eduardo, vi nele a resposta para meus questionamentos e me tornei fã de seu ministério. Peço orações ao querido Padre Francisco Amaral e ao professor Eduardo para que minhas filhas voltem para os sacramentos da igreja Católica. AMO SER CATÓLICA ❤🙏
Todas as missas de que você participar, quando o padre levantar o cálice mergulhe suas 02 filhas no ssngue de Jesus e peça para Ele a conversào de suas filhas.
Boa noite, professor!Se os protestantes , acreditassem em tudo que Jesus ordenou para fazer, eles não seriam protestantes, seriam todos católicos..Amém 🙏
Quando eu tinha nove anos, tinha uma vizinha muito fanatica e eu e minhas irmãs eramos colegas e brincávamos com as filhas dela, e ela sabendo que eu sou católica me infernizava pra passar pra igreja dela dizendo que se eu e a minha família não fossem da igreja dela iriamos todos pro inferno e falava horrores pra mim,mas graças a Deus eu nunca dei ideia para as loucuras dela, hoje ja sou até avó e continuo cada vez mais católica.
Aos Romanos 6.23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 😢 Você perdeu muito tempo da sua vida irmã , sei que a forma que suas vizinhas te chamava não foi a correta , mas ela não mentiu , o caminho para a eternidade não mudou ,é aceitar o Senhor Jesus Cristo como Salvador
Aos Romanos 10.09,10. Ao saber : Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus,e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Ainda no 11. Porque as escrituras diz : todo aquele que nele crer não será confundido. Tem que reconhecer e crê no Senhor Jesus Cristo
@@aureamariadasilvalima8119o caminho deve ser a❤ rua igreja né? Como vcs colocam pessoas no inferno,julgam como se fossem Deus,tenham um pouco de humildade.
@@aureamariadasilvalima8119e quem te disse que católico não crê na salvação através de Jesus Cristo? Se te disseram isso, mentiram pra você.
Estudar conhecer a história francesa 1789.Os odiadores da igreja católica estavam todos organizados muito antes....,o ateu infiltrado no catolicismo Martinho Lutero. o alto nível de analfabetos no Brasil,..... Fundação do PT e m 1980 ,início da doutrinação marxista ( todos os segmentos da sociedade , principalmente com os protestantes e o uso da bíblia velho testamento lavagem cerebral e aprisionamento do pensamento a fé ( textos escolhidos para torturar psicologicamente), assim expandiram os verdadeiros inimigos do Catolicismo.Luis Inácio Lula da Silva e os pactos macábros secretos maçonicos com Silas Malafaia Magno Malta Edir Macedo,Caio Fábio.Assistir os vídeos do Pastor Moabel antes de falecer cita todos os pastores protestantes
A serviço contra a civilização ocidental ( valores da moral ,da Érica)
Psicólogos psicanalistas psiquiatra a serviço das redes, ciladas arapucas ( libertinagem em nome da Democracia do liberalismo) Apoiar ,votar em protestantes evangélicos é aumentar cada vez os problemas no Brasil.Estão todos na câmara federal brasileira representando os Estados brasileiros ( lobos enganadores devoradores das consciências humanas usando a bíblia como a palavra de Deus) O mesmo está no Senado....,tentando ser Presidente da República.Fazer vídeos mostrando toda a história verdadeira.A sociedade secreta organizada contra o catolicismo.Estudar para enfrentar com fundamentos históricos nossos verdadeiros inimigos da fé cristã católica travestidos de irmãos de amigos.Pessoas más, pessoas perversas, pessoas invejosas difamadores caluniadores....mentirosos ,perseguidores ,fazem pactos satânicos secretos por poder e prosperidades sujas imundas.Ministerio público para investigar todos esses pastores protestantes infiltrados nos partidos.
Eu ainda não sai da asembreia de Deus mas quero estudar para mim sair estou orando
Estuda que vc vai conseguir..❤
É como fumar. Se não largar de vez, não consegue deixar.
Saia e volte-se para o estudo... peça ao seu anjo da guarda que te ajude, te guie.
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a mim te confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina.
Ore ao acordar, ao deitar.
Em que cidade vc mora?
Gente, sou ex-protestante e hoje minhas relações de amizades e conhecidos são de ex-protestante, ex-espírita, ex-ateu, ex-esotérico. É muito bacana!! Glória a Deus! Pessoas de todos os lugares voltando para casa. Uhuuu.
Deus enviou o Espírito Santo pra reunir Seu povo.
@@rafaelmytchel1647 Amém!
As portas do inferno não prevalecerão contra ela. Vivia a Una Santa Igreja Católica.
👏🥰❤️
@@walkellenmoraes9990 : Santa? Será? A história que o diga.
Una? Será? Essa instituição religiosa é a mais rachada que existe, está dividida em centenas de ordens e congregações, cada uma com seu estatuto, ainda há a ala dos conservadores, dos progressistas e dos moderados, o papai Chico se encarregou de aumentar a rachadura enrolado numa banheira multi colorida.
Estude a história dessa instituição religiosa fora da literatura católica&Romana, e sem as lentes da Mariolatria que tudo pode mudar, enquanto não fizer isso as escamas dos olhos não cairão.
Qdo era evangelico lia tanto a biblia e nunca entendia um monte de passagens como a de Pedro recebendo as chaves do reino e a passagem que Cristo fala da sua carne e sangue de forma literal. Que Deus ilumine e que muitos venham para Santa Igreja.
E no protestantismo, muitas coisas, não são explicadas, são passadas como meras menções, pq se realmente explanadas, gera dúvida, e a duvida levar ao estudo é o estudo leva a Roma.
@@Alex_Olly verdade foi o que aconteceu comigo. Graças a Deus que aceitei Jesus Cristo como Senhor e Salvador por isso SOU CATÓLICA. Os protestante pensam que aceitar Jesus é trocar de religião kkkkk. Que pensamento medíocre.....
@@AliceSantos-bg3vu É vc pode perceber , que tem passagens que são lidas, sem contexto, ou quando o contexto declara a catolicidade da Igreja, distorcem, ou fazem pouco caso, como a questão das obras dos evangelhos e em Tiago, que dizem que que a fé sem obras é morta, que mostra que as obras são importantes pra manter nossa salvação em Cristo e a salvação dos outros, não sendo só obras, mas fé tbm, pq através da fé que somos justificados, e nisso eles não sabem conciliar, fora outras coisas, mas Cristo Rei te abençoe.
@@AliceSantos-bg3vu Excelente explicação.
@@AliceSantos-bg3vu O problema é que você é religiosa e não cristã
Parabéns como é bom ter defensores da igreja verdadeira.A minha maior riqueza é a fé católica deixada por minha mãe sou muito grata a ela e a Deus Que Deus os abençoe.
A cada dia mais amo essa Igreja...Só se ama o que se conhece...
Pedro Tú és Pedra e sob essa Pedra Edificarei a minha Igreja. Parabenizo o Prof. Eduardo Faria. Jonas Gomes/Recife-PE.
Meu conterrâneo. Tudo bem , quando Jesus Cristo falou isso para Pedro , Ele estava falando dele Cristo que morreu na cruz horrenda por nós. 1° a Pedro 2. 4 , 5,6.7. E chegando -vos a ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, dois edificados casa espíritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifício espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa, mas ,para os rebeldes , a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina; E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina; o Apóstolo Pedro está falando de Jesus Cristo. Outra coisa o Senhor não vai contra a sua palavra que abomina o culto às imagens de escultura, feita por mãos humanas. As Escrituras Sagradas me fez protestante , me santificando , até o grande dia do arrependimento
@@aureamariadasilvalima8119já deu uma olhadinha dessa perícope no aramaico? faça isso.
@@aureamariadasilvalima8119 eu acho impressionante q em pleno 2024 vcs ainda tão nesse trem com imagens, esse assunto tá tão batido q qualquer criança consegue responder, vcs só sabem repetir as coisas parecendo papagaio
@@aureamariadasilvalima8119 que lavagem cerebral o pastor fez em vc em 😅😅😅😅😅😅😅😅
@@adevilsonfernandes1945 a tá bom , foi pastor nenhum que me mostrou a verdade , se você não ler a bíblia , nunca vai acordar para o sistema religioso que Saulo viviam , só no caminho de Damasco ele acordou para Cristo. Habacuque 2. 18 Que aproveitará a imagem de escultura, que esculpiu o seu artífice? a imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos? 19 Aí daquele que diz ao pau : Acorda!e a pedra muda : Desperta ! Pode isso ensinar ? Eis que está coberta de ouro e prata , mas no meio delas não há espírito algum. Pedir sabedoria a Deus e em 3 anos lendo a bíblia , me converti a CRISTO JESUS
Rezemos o Santo Rosário todos os dias pela a volta da Missa Tridentina
Seria maravilhoso. Já pensei muito sobre isso. Católicos vão aceitar a modestia? Vão deixar tudo qto é coisa mundana que gostam? Irão se privar da praia? Da academia? Ou irao achar ótimo mas ao serem barrados na porta das igrejas devido indecência no vestir, iriam embora reclamando e se direcionariam para a proxima igreja onde tudo pode? Ja pensou nisso? Padre bravo, não é amigo. Tem um padre na capela, que se fosse com esse que se deparassem, iriam correr para nunca mais voltar. Rs. E nós gostamos do jeito severo, reto e direto dele.
Padre Francisco e professor Eduardo, dois grandes homens de muita honra , respeito e muita cultura religiosa. Obrigada a vcs dois pela live maravilhosa.
Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus veio ao mundo, e é também por Ela que deve Reinar no mundo. ❤️⛓️🔐
(São Luís Maria Grignion)
Oi Eduardo estou bastante doente e tentando estudar a patristica que ainda não consegui mas estou orando me ajuda irmão e também o padre
Começa pelo Catecismo Maior de Sao Pio X.. em que cidade voce mora?
É a primeira vez que estou vendo a live com professor e padre Francisco e com o professor Eduardo faria já vi várias live são grandes homens de DEUS honestos...
Muito bom di verdade
Que Nossa Senhora guarde o Padre Francisco e o Professor Eduardo!
DEUS ABENÇOE A TODOS!
+1 live = +1 aula
Excelente live!
Deus abençoe o padre e o professor, muito boa live.
Boa tarde, agora que estou assistindo!
Q coisa linda essa explicação ... q Deus abençoe sua caminhada professor... continue pregando o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. ❤❤
MUITO BOA LIVE ! GOSTEI MUITO DE CONHECER O PADRE FRANCISCO AMARAL .
Dido sem medo de errar que o protestantismo só cresce por causa da teologia da prosperidade.
Exato!!!
É que no Brasil, o que prevaleceu foi o protestantismo americano que é nível "rodapé", baseado na teologia da prosperidade e no sentimentalismo, um protestantismo tupiniquim.
👏🏾👏🏾👏🏾 Pe. sua benção! Parabéns ao sr. e ao prof. Eduardo Faria.
Deus seja louvado
Mais uma aula brilhante!
Live muito abençoada. Padre Francisco Amaral é muito Mariano e o professor Eduardo Faria tem sido muito usado pelo Espirito Santo para trazer os filhos de Cristo de volta para a igreja fundada por Cristo.
Deus seja louvado 🙏 🙏 🙏
Obrigada, Professor! Obrigada, Padre Francisco! ✝️🙏
O Renato Amoêdo (38tão) conversou apenas com Kogos sobre igreja. Não aprofundou. A devoção Mariana é dos primórdios, nas catacumbas já havia. Ele precisa falar contigo, professor Eduardo, pra ele voltar ao catolicismo, ou seja, à Verdade Agostiniana e Tomista. Shalom
Ele é maluco
Ele é um cara inteligente, mas sobre Cristianismo, não sabe nada, totalmente ignorante.
@@Alex_OllyIgnorante aqui é vc, que vive frequentando seitas criadas pelo homem..
Estuda só o que lhe convém...
Nao entendi, o Renato não eh católico? Pelo pouco que vi dele, ele era..
Que live linda ❤eu sou maravilhada com tantas revelações escondidas da nossa Igreja, eu amo a Santa Igreja 🙏🙏🙏 sua Benção Padre🙏 Deus O Abençoe, Obrigado Professor Deus está orgulhoso por este Filho chamado Eduardo Faria servo fiel de Deus 🙏🙏🙏
Live maravilha ❤❤❤❤
Estou nesse processo. Fui católica praticante e cumpri tudo da doutrina até 22 anos. Firmando-me em medicina, a exaustiva jornada da residência médica fez-me parar de ir à missa. Então depois de casada, comecei a ter sonhos com Jesus no momento da crucificação, e surgiram muitos protestantes na minha vida. Então explicaram a Bíblia com detalhes e resolvi que queria me batizar na igreja presbiteriana. Batizei meu bebê na igreja católica. E segui até esse ano na igreja, pentecostal bem conhecida. Momentos dificílimos de vida, começou a vir a minha mente os meus momentos como católica. Pensei e falei para Deus; Senhor eu não quero mais esse tipo de igreja, me dá um tempo para eu voltar as minhas origens e ver o que está acontecendo comigo. Então voltei a frequentar a igreja católica, há 3 meses. Vejo s missa, com maior conhecimento bíblico melhor, e sinto-me bem. Acredito que retornarei ao catolicismo . Apesar de ainda resistir a alguns dogmas, mas estou estudando e caminhando. Não podemos ficar longe de Cristo e da Eucaristia.
Sensacional, amei a Live !
Que coisa mais linda, que aula maravilhosa, Deus os abençoe
DEUS SEJA LOUVADO, dois gigantes na fé.
Maravilhosa live!!!!
Que benção!
Amo vcs dois, benção padre!!
Deus abençoe e proteja sempre vocês pelo trabalho maravilhoso de evangelização!
Gratidão!!
1:16:14
"- Preciso de um milagre.
"- Olha para a Igreja!"
Deus seja louvado hoje e sempre, pelos séculos dos séculos! Amém.
Me sinto uma ilha mas jamais me sinto sozinha. Na minha família só sobrei eu Católica. Moro em um predinho de 6 apartamentos, só tem eu Católica..
Graças a Deus sou Católica.
Viva Cristo Rei e sua Mãe Maria Santíssima.
Boa tarde!! Salve Maria 💐 💐 💐
Graças a Deus hoje se enqrontrarao com dos de fé para nós dar uma boa aula amem❤❤
Obrigado Eduardo Faria m sábio obrigado pabre Deus abençoe vocês
Muito obrigado querida Elizabete, os teus préstimos foram úteis e ainda espero contar com o seu auxílio. Bem haja
A Igreja Católica é Divina 😭😍😍 não importa aonde eu vá no mundo, se entrar em uma igreja Católica ainda que não fale a língua cremos na mesma coisa❤❤ Obrigada Senhor, que mais irmãos venham até vós Pai❤ 😍😍🤗
Sou muito feliz por ser Catolica ❤
Sou nova no canal mas o Senhor é muito legal. Deus abençoe sempre ✝️🌸
O q é interessante é q o pastor batista sabia q a igreja primitiva é a própria igreja católica, como ele continuava no erro eu não entendo!
Maravilhoso
Meus dois amores! Aprendo muito com os dois!
Como é bom ser Católico.
Excelente
é tanta calúnia que levantam contra o Imperador Constantino e o "mal" que ele fez foi dar liberdade de culto aos cristãos, fazendo o nome de Jesus se tornar o mais popular do mundo a passos largos e a transmissão do seu evangelho triunfou sem precedentes na história. E é por isso que o diabo passou a odiar Roma e o Imperador Constantino, pois eles marcaram uma das maiores derrotas a perseguição anti-cristã com o Édito de Milão e o Concílio de Niceia. Paulo também perseguiu os cristãos, teve visões de Jesus, se converteu e se tornou um grande apologista do evangelho. Por que com o Imperador Constantino tem que ser diferente? Paulo diz aos ROMANOS que Satã seria esmagado sob os pés deles em breve (dos Romanos) [Romanos 16:20] e vejo que isso se cumpriu ai. Os reformadores protestavam contra a Igreja Romana do século XVI e não contra a Igreja Romana dos séculos anteriores. Mas parece que algumas pessoas não querem raciocinar.
Live maravilhosa!
Parabéns pelo vídeo
Muito bom , parabéns pela live
live formidável
Só Fco que o faz! Amores Laetitia um dos exemplos de desvio da verdadeira doutrina 😢
23:20 a propria sabedoria!!!
Amém
Foi sensacional
Boa noite agora que estou presente.
Professor, seria muito bom o Senhor ensinar sobre o que é Fé, acredito que ela não é como um sentimento, mas tenho problemas em elaborar
Valeu!
Ja faz muitos anos que o clero tem sido responsável, pelo afastamento dos católicos, que em busca de fé ou de Deus, vão atrás do protestantismo.
Isso o Professor Eduardo trouxe de Maria é muito real, já vi protestantes dizendo que Maria só serviu no nascimento de Jesus, após isso ela não importa mais 🤡
Se vai a Cuiabá, não deixe de ir também até o Pe Paulo Ricardo e também Pe Overland.
Eu ouvi um protestante dizer: "Se Jesus condenou a religião da época dele, que estava cheia de fariseus, nós também podemos 🌝... Ou seja, é o famoso "sereis como deuses". Quem como Deus? Bradou São Miguel!
Padre Francisco está diferente! Quando o senhor vinha celebrar aqui na Comunidade São Mateus - Paróquia Nossa Senhora da Guia, estava bem mais jovem!
O Padre Francisco parece o Boulos, mas é muito gente boa!
❤❤❤
Maria e rainha do céu a mãe do rei
Henry Ford não inventou o automóvel, apenas inventou a linha de montagem, ainda bem que esse grande professor não ensina administração nem história das invenções, mas heresias protestantes, tema que ele domina bem 😂
Maria foi uma serva, fiel a Deus, obediente, santa, inculpável e irrepreensível diante de Deus. Ela conhecia e obedecia a palavra de Deus. Por isso ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus. Maria foi a primeira a gerar Jesus, mas ela não foi a única. Jesus quando esteve pregando para uma multidão de pessoas, Maria apareceu com seus filhos, então, alguém falou: Aí fora está sua mãe, e seus irmãos e quem falar. Então Jesus, fez uma pergunta, mas também respondeu: Ele disse: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E ele respondeu: Minha mãe e meus irmãos são todos os que ouvem e prática a palavra de Deus. Mt 12:46-50. Logo: Quem recebe a palavra de Deus e crê, Jesus é gerado nessa pessoa se tornado assim membro da família de Deus. Por isso Jesus afirmou: Quem ouve é pratica a palavra de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. A família de Jesus não se restringe apenas à Maria e seus filhos mas se estende a todos os fiéis a sua palavra. A religiosidade não salva, o que salva é a fé e a obediência à sua palavra. Deus não faz acepção de pessoas, todos são iguais perante ele. Venerar Maria e os santos isso é pecado de iniqüidade, pois foge os princípios ensinados por Cristo e seus apóstolos. Os apóstolos foram a coluna é o baluarte da verdade, a ponto de morrer em prol do Evangelho. Quem foge dos ensinamentos dos apóstolos, são os verdadeiros hereges, e os seus ensinamentos são anátema, segundo o apóstolo Paulo. Gl 1:8-9.
Maria foi a única a gerar Jesus no sentido literal, mas no sentido figurado, a sua interpretação é válida. Você diz que Maria teve outros filhos, porém quando a Bíblia usa a palavra "irmãos" sabe-se que ela possui múltiplos significados, já que na época em que foi escrito, não havia linguajar suficiente para diferenciar diversos graus de parentesco. Então irmão podia significar tio, primo, etc. O que deixa claro o uso da palavra irmão para designar diversos graus de parentesco está em que no novo testamento, escrito em grego, a Bíblia cita o Tiago apóstolo sendo irmão de Jesus. Ora, sabemos que o Tiago apóstolo não era irmão de Jesus, e possuía com ele um grau de parentesco. Sendo assim, a palavra irmão, na Bíblia, possui múltiplos significados. E atribuir a ela somente a interpretação de "irmão de sangue" não é Sola Scriptura; na verdade é Sola Interpretação. Venerar alguém não é descrito como se fosse iniquidade, o que pode ser interpretado dessa maneira é a idolatria (Coisa que posteriormente podemos entrar em detalhes). Por fim, o apostolo Pedro passou a sua sucessão de autoridade da Igreja com imposição das mãos (Vide [At 20:28], [cf. At 14, 23]), [cf. 2Tm 1,6. e At 13,3].) para os bispos católicos, então faz muito mais sentido interpretar que estamos dentro dos ensinamento dos apóstolos, já que somos "descendentes" de um.
@mariaritapontes9112 Sei! Quer dizer que vc concluiu, do trecho acima, que honrar Maria e os Santos é pecado? É isso mesmo? Confesso que, por ser meio fraco da ideia, não consegui entender o nexo entre “quem faz a vontade do meu Pai são meus irmãos, mãe” e o pecado em honrar os Santos. Vc pode nos explicar melhor? Por outro lado, tbm está escrito na Bíblia que “quem não comer da minha carne é não beber do meu sangue não terá vida eterna”. Queria saber se é só crer em Jesus ou se tbm é necessário comer do pão e da carne?
😊😊😊
POR QUÊ OS PROTESTANTES NÃO CONSEGUEM REFUTAR ISTO?
A Igreja desde o início sofreu pressão para adotar na sua fé práticas religiosas de religiões pagãs, porém sempre rejeitou. A prova disso estar na era dos santos mártires (século I ao IV) onde esses cristãos preferiram perder a vida do que adotar práticas religiosas não apostólicas (adorar o imperador ou os deuses pagãos). Então, como que esses cristãos, que eram capazes de derramar seu sangue pela a fé, se sujeitariam as práticas religiosas e costumes diferentes da fé recebida pelos apóstolos? E mais, e se realmente houve uma corrupção na fé dos cristãos, por quê não temos nada registrado de controvérsias e conflitos nesse período? Veja, o arianismo prova também que quando se tenta injetar uma doutrina nova no meio da fé cristã existe reclamações, discussões (São Nicolau deu um soco em Ário), controvérsias, debates, reunião (Concílio de Nicéia I) e, consequentemente, documentos registrando o fato, isso aconteceu na época do arianismo e ninguém pode negar que existiu, pois existem fontes primárias provando sua existência o qual no final foi derrotado. Cadê os documentos, ou outros escritos em geral, registrando a "corrupção da fé" cristã que os protestantes tanto falam? Se eles estavam sendo martirizados por rejeitarem o paganismo, então como eles iriam aceitar pacificamente a própria a Igreja mudar aquilo que os apóstolos estruturaram sem fazer nada? É possível sair veneno do seio da mãe para amamentar o bebê? É possível a Igreja, como mãe, dá veneno (heresia/paganismo) para o bebê (os cristãos)? Porque o argumento é que após o Imperador Constantino dá liberdade para os cristãos foram inseridos elementos pagãos na Igreja devido a falsas conversões. Qual o fundamento disso? Quais as fontes primárias que sustentam esse argumento? Quais foram esses elementos? Especifique! Quem foram essas falsos convertidos? Quais os nomes deles? Como vc sabe que eles são falsos convertidos? E em quais igrejas locais da Igreja esses falsos convertidos viveram a "fé"? Quais as cidades? Qual era a quantidade de falsos convertidos? Eram maioria? Por quê? Qual a fonte primária que dá sustento?
Acha que é fácil mudar as práticas religiosas, os costumes e a fé vivida por um determinado grupo religioso? Não se muda tranquilamente sem haver resistência, isso é fato! Imagine que eu me torne um membro importante da denominação adventista do sétimo dia, eu digo que partir de agora não poderá mais guardar o sábado e, sim, o domingo e que os pastores terão que usar batina, ou seja, eu mudei um ponto da fé e dos costumes, pergunto: isso será aceito tranquilamente pelos adventistas? Acha que eles vão pensar assim: "ah é, verdade! temos que mudar isso, vamos seguir!" e todos os adventistas iriam aceitar sem reclamar? A prática religiosa adventista de guardar o sábado e dos pastores usarem roupa social (paletó) não estaria enraizada na vida de fé deles? Eles aceitariam com facilidade a mudança? Ou se eu disser que a denominação adventista terá que ter o Sacramento da Eucaristia e os fiéis fazerem abstinência de carne nas sextas, isso será aceito pacificamente sem haver debates e reclamações? Inserir uma prática de fé e costume onde eles não estão acostumados, e não acreditam, iria ser aceito pacificamente sem resistência? Isso serve para qualquer grupo religioso não somente aos adventistas, usei apenas como exemplo. Toda denominação protestante tem uma tradição e uma forma de viver a fé, as práticas religiosas de uma denominação para outra varia e muda, apesar de certas semelhanças. Por exemplo: os adventistas tem um modo de viver a fé diferente dos luteranos que por sua vez não é a mesma coisa dos batistas onde também muda em relação aos anglicanos que difere dos pentecostais e assim por diante uma a uma.
Será que os apóstolos não determinaram uma forma de viver e praticar a fé? Essas práticas religiosas protestantes surgiram após alguém interpretar a Bíblia e a história, após a conclusão da percepção desse alguém sobre a realidade da vida cristã, e não constituídas diretamente da pessoa dos apóstolos. Então a forma de viver a fé ou as práticas religiosas protestantes não foram o que os apóstolos determinaram, elas possuem apenas aspectos da fé apostólica. São práticas de fé que se contradizem fundamentalmente entre si, o interessante é que todos se baseiam na mesma bíblia, ou será que estar se alicerçando na interpretação pessoal do pastor? Por isso a diversidade de doutrinas? Não existiu corrupção da fé dos primeiros cristãos, pois se existisse teria ocorrido uma "guerra civil" entre eles onde teríamos registrado as rejeições e resistências, assim como temos registrado os martírios dos cristãos rejeitando o paganismo, também teríamos dos cristãos rejeitando a "corrupção da fé". E não temos nada! Se não tem nada, então não existiu corrupção e fora que existem registros, explícita e implicitamente, antes do século IV (época em que os protestantes dizem que ocorreu a corrupção) da fé católica vivida hoje. A vida da Igreja foi estruturada pelos apóstolos, e o que é a vida da Igreja?
Se caracteriza pelos costumes, práticas religiosas e a fé vivida pelos cristãos. Antes do primeiro livro do NT ser escrito os cristãos já viviam a fé, tinham seus costumes e práticas religiosas, as quais foram estruturadas pelos apóstolos, cabendo a Igreja Católica conservar e desenvolver o que recebeu. O ensino (a fé e a explicação da fé) apostólico foi transmitido pela oralidade primeiro do que por escrito (NT), com isso os primeiros cristãos não necessitaram de ler a Bíblia (AT e NT) e da interpretação pessoal da Bíblia tirar a sua fé, costumes e práticas religiosas e, sim, do Espírito Santo ensinando como viver a fé por meio dos apóstolos. A base do ensino dos apóstolos eram as profecias sobre Jesus Cristo (Digo AT) e o que eles ouviram da pregação oral de Jesus sendo relembradas, e inspiradas, pelo Espírito Santo. Os apóstolos ao morrerem não deixaram somente ensinos escritos (NT), mas uma única Igreja com práticas religiosas, costumes, ensinos orais e uma vivência de fé estruturada por eles, pergunto: vc vai dizer que os apóstolos ensinaram errado as práticas religiosas aos cristãos? O Espírito Santo inspirou os apóstolos somente para escrever? E para ensinar aos cristão como se comportar, viver e praticar a fé não? E mais, que Deus permitiu se corromper as práticas religiosas ensinadas pelos apóstolos? É razoável pensar assim? Como que Deus protege os ensinos escritos dos apóstolos, mas não protege as práticas de fé ensinadas pelos os mesmos? Práticas essas vinda do coração de Deus. O problema que eu vejo no protestantismo é rejeitar tudo isso que eu disse e ficar com o que foi escrito como se a prática da fé pudesse corromper (a prática da fé cristã foi criada pelo próprio Deus, com isso, não pode se corromper, assim como o que eles (apóstolos) escreveram). Mas quais foram as práticas religiosas ensinadas pelos apóstolos?
Como eu disse, e novamente, que os apóstolos não tinham a intenção de esgotar tudo nas suas cartas, eles ensinaram por oralidade, então, algumas coisas estão nas suas cartas de maneira clara, e não tão clara assim, onde se encontra na tradição oral também. Essas práticas religiosas são: 1) O fiel receber formação sobre a fé (catequese); 2) O recém convertido receber o Sacramento do Batismo; 3) Batizar por aspersão e imersão; 4) Batizar bebês e crianças; 5) Após o Batismo receber a confirmação do Espírito Santo pelo Sacramento da Crisma; 6) O Sacramento da Crisma ser feito somente pelo Bispo; 7) Após o batismo, caso tenha cometido pecado mortal, confessar os pecados ao sacerdote pelo Sacramento da Penitência para reabilitar a graça salvífica recebida no batismo perdida pelo pecado mortal; 8) Guarda do domingo; 9) Reunir todos os cristãos no domingo para celebrar os santos mistérios; 10) A celebração ser presidida por um Bispo ou um sacerdote delegado pelo Bispo; 11) O sacramento da ordem sendo necessário para alguém se tornar Bispo e Presbítero; 12) O sacramento da ordem sendo válido somente se for por um Bispo sucessor dos apóstolos; 13) A organização e hierarquia na Igreja (Bispo, Presbítero, Diácono e leigos); 14) A "reunião" dos cristãos de domingo ser constituída primeiro pela a leitura do AT (depois foi acrescentado os livros do NT no cânon litúrgico) e depois pela a consagração e comunhão da Sagrada Eucaristia (essa reunião no futuro ficou conhecida como a Santa Missa); 15) O ministro (Bispo ou Presbítero) explicar a fé e corrigir a conduta da comunidade pela pregação, após relembrar a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo (depois que os evangelhos foram escritos passaram a fazer leituras no lugar de relembrar a vida de Jesus Cristo);
16) Somente quem for batizado e não tiver pecado mortal receber a Sagrada Eucaristia; 17) A Sagrada Eucaristia ser válida somente se for consagrada por um Bispo ou Presbítero que tenha recebido o sacramento da ordem pelos apóstolos ou por um legítimo sucessor; 18) A Sagrada Eucaristia ser formada por pão e vinho somente, e não suco de uva ou outras coisas; 19) Guardar a Sagrada Eucaristia após a "reunião" (Santa Missa) no sacrário (dependendo da tradição o nome muda, havia um certo costume, em alguns lugares, do cristão levar para casa, mas depois o costume foi cessado); 20) O matrimônio é sacramento, portanto os noivos precisam recebê-lo do ministro (Bispo ou Presbítero) antes de se desposarem, pois com a realidade de Cristo o homem santifica a mulher e a mulher santifica o homem pelo o casamento; 21) O Sacramento da Unção dos Enfermos para pessoas debilitadas, fracas e doentes que estejam correndo risco de vida para ganhar força espiritual na doença ou para ter uma boa morte; 22) O Sacramento do Batismo sendo necessário para tudo isso como base; 23) O hábito de lembrar os pontos fundamentais da fé, que é rezar o credo; 24) Orações diárias; 25) Orações pelos falecidos; 26) Orações pelos mortos na "reunião" (Santa Missa); 27) Comemorar aniversário de martírio dos Santos Mártires porque eles nasceram para a vida eterna no dia da morte; 28) Venerar as relíquias dos Santos Mártires; 29) Pedi, na oração e na liturgia da Santa Missa, ajuda daqueles que estão no céu a alcançar graças; 30) Venerar as obras da graça de Deus (Nossa Senhora e os Santos); 31) Obras de caridades mútuas entre os cristãos;
32) A pintura das paredes ornamentando a casa de Deus; 33) Fazer o sinal da cruz antes das orações (de início não era igual aos dias de hj, alguns dizem que era apenas o sinal na testa e depois se estendeu para o que conhecemos atualmente); 33) Coleta (dízimo) para o sustento da Igreja; e outras coisas mais. Tudo isso que eu falei veio do Espírito Santo, por meio dos apóstolos, nao podendo se corromper e se perder no tempo, assim como os escritos apostólicos (NT) não podem ser corruptível porque veio de Deus, do mesmo modo as práticas religiosas da Igreja também não podem ser corruptível porque saiu do Espírito Santo. O que os apóstolos ensinaram para os cristãos ficaram enraizados nas suas condutas e forma de viver a fé de tal modo que impregnou na essência de ser um cristão, assim como vc de tanto repetir isto: escovar os dentes, tomar banho, cortar o cabelo, lavar a mãos antes de comer, higienizar o ambiente onde vive, lavar as roupas que usa, cortar as unhas e outras práticas, acabou por ficar enraizado na sua forma de viver a vida que é impossível deixá-las, do mesmo modo os apóstolos estruturaram práticas religiosas que moldaram a vida da Igreja e que não podem ser alteradas porque foi obra do Espírito Santo. "Ah, mas isso todo mundo faz, é básico. O quê que tem a ver?" Exatamente por isso fiz referência, pois essas práticas da vida pessoal foi um paralelo as práticas da vida espiritual em que Espírito Santo moldou, por meio dos apóstolos, onde se encontra registrado na Sagradas Escrituras (NT) e na Sagrada Tradição (Tradição Apostólica), uma estrutura de viver a fé que se tornou o básico de ser um cristão do mesmo modo que nós temos o básico de ser civilizado. O quê eu quero dizer com tudo isso?
Deus fixou um modo de como ser um cristão e esse modo já está estabelecido não podendo sofrer corrupção porque veio do próprio Deus, uma coisa é o cristão cometer pecados outra é a fé vivida (práticas religiosas) por ele, o cristão pode ser corrupto, mas a fé que pratica jamais pode sofrer corrupção porque veio de Deus. Existem aspectos essenciais e superficiais das práticas religiosas apostólicas (a vida da fé), as coisas superficiais que compõem essas práticas podem ser aperfeiçoadas e/ou mudadas, pois não comprometem o ensino apostólico, por exemplo: 1) Definir um nome específico para o grupo de bispos que assessoram o Bispo de Roma (Papa) por "Cardeal" e receber uma honra maior da dos bispos comum; 2) Exigir mais uma formação (catequese) antes de receber o Sacramento da Crisma e não direto depois do Sacramento Batismo; 3) Permitir que crianças comunguem a Sagrada Eucaristia; 4) Fazer com que o cristão receba a absolvição dos pecados antes da penitência; 5) Pão ázimo no lugar de pão fermentado na Sagrada Eucaristia; e muitas outras coisas, acho que essas cinco citações são suficientes para entender que essas mudanças não alteram a estrutura do que os apóstolos deixaram. É como uma casa onde vc não mexe na estrutura, tipo, acrescentando mais um cômodo, trocando um cômodo por outro, derrubando paredes e refazendo diferente do que era, ao invés disso, mexer nos aspectos visuais, tipo, mudar a pintura da parede, os móveis, as cortinas, a cerâmica do piso, o telhado e entre outros, essas mudanças mudou a estrutura da casa? Não, assim como as mudanças e aperfeiçoamentos que a Igreja fez nos cinco exemplos não mudaram a estrutura apostólica da prática religiosa da fé cristã. Em suma, como era a vida dos cristãos da era apostólica e pós-apostólica?
Formação da fé, batismo uma só vez, crisma uma só vez, orações diárias, missa no domingo, comunhão eucarística, obras de misericórdia e caridade, caiu em pecado mortal após o batismo? Reabilitar a graça salvífica por meio do Sacramento da Penitência confessando os pecados
ao ministro de Deus (Bispo ou Presbítero) e obtendo, após o arrependimento, o estado de graça (graça salvífica). Quer casar? Precisa ir a lgreja obter o sacramento porque com a nova economia da salvação de Cristo o matrimônio é meio de santificação. Quer ser um ministro de Deus? Vc não pode simplesmente ler
a Bíblia, na garagem de casa fundar uma denominaçãoe ensinar o que achar da Revelação. É preciso passar por uma formação sob o ensino de um Bispo legítimo sucessor dos apóstolos ou seus delegados e, após a formação sobre o ministério que vai exercer, receber do Bispoo Sacramento da Ordem, ou seja, vai receber os poderes que os apóstolos obteve de Jesus Cristo para realizar sua missão de pastoreio. Ficou fraco e enfermo? Solicite o Sacramento da Uncão dos Enfermos para ganhar "músculo" e
e ter força espiritual para atravessar a
doença ou morrer bem. Todo esse resumo que eu mostrei veio do paganismo? E sério que vc acredita nisso? Estude os escritos dos cristãos do século I ao lll e vc encontrará essas práticas acima citada na vida da lgreja antes da pseudo "paganização" da lgreja no século IV que os protestantes acusam, como pode essas práticas religiosas não terem vinda dos apóstolos sendo que todas as igrejas locais da lgreja as praticavam? Se por ventura fosse algo praticado pela minoria eu poderia até dá razão para os protestantes, porém a realidade mostra que a lgreja de maneira universal vivia a fé com essas práticas religiosas.
"Ah, mas eu prefiro ficar com a bíblia" então eu digo: vc nao prefere ficar com a bíblia e, sim, com a sua ideologia que vc tirou da Bíblia. A verdade dos fatos estar diante dos seus olhos e ainda resiste? Existia no paganismo romano o costume de receber o batismo? O costume de receber a fortificação do Espírito Santo após o batismo (Sacramento da Crisma)? O costume de confessar os pecados a um sacerdote após o batismo? O costume de adorar Jesus Cristo na Eucaristia? Existia no paganismo romano o costume de comungar a Sagrada Eucaristia (Jesus Sacramentado)? O costume de considerar o casamento sinal sensível da graça? O costume do Bispo ser válido somente se fosse consagrado por um Bispo legítimo sucessor dos apóstolos? Existia no paganismo romano o costume de ungir o enfermo para ganhar força espiritual na doença ou ter uma boa morte? O costume de se encontrar no domingo (Santa Missa) para receber alimentos espirituais (Sagradas Escrituras e Sagrada Eucaristia) "preparados" pelos bispos ou presbíteros? O costume de orar suplicando ajuda aos Santos Mártires que estão na glória? O costume de comemorar o aniversário de martírio dos Santos Mártires? O costume de venerar as relíquias dos Santos Mártires? E tantas outras práticas religiosas, enfim, se os pagãos não faziam isso, então tudo que eu disse veio dos apóstolos e não sendo uma cópia das práticas religiosas pagãs, e se veio dos apóstolos logo veio do Espírito Santo e se veio de Deus, então não pode ser corruptível, vc não pode ser incoerente em dizer que os escritos dos apóstolos (NT) são obras do Espírito Santo e que as práticas religiosas, ou seja, a forma de viver a fé cristã, ensinadas pelos apóstolos não são obras do Espírito Santo, pois seria uma grave incoerência e negação da própria Bíblia onde relata que o Espírito Santo foi derramado sobre eles (apóstolos) no cenáculo, então o que vem deles, vem de Deus, e o que vem de Deus não pode corruptível.
Protestante, raciocina, pensa comigo, como que os primeiros cristãos (século I ao IV) que estavam dispostos a serem submetidos a tortura ou a morte para não apostatar iriam aceitar ser introduzido nas suas práticas religiosas apostólicas (porque veio dos apóstolos), práticas religiosas pagãs sem reclamar? Não tem cabimento. Pergunto: de todas as práticas de fé que eu falei acima, existe alguma que os pagãos praticavam IGUALMENTE onde possa abri margem para os cristãos terem absorvido a fé pagã? E veja, existia adoração no paganismo, então não poderia haver adoração no cristianismo? Porquê os pagãos praticavam adoração?! Os pagãos usavam incenso então por causa disso seria proibido usar no cristianismo também? Porquê os pagãos bebiam água, logo os cristãos não poderia beber também? Uma coisa que precisa entender é separar o conteúdo da forma que envolve o conteúdo, não significa que se os pagãos usavam instrumentos, gestos e certos materiais para a religião pagã, que quem usar também essas mesmas coisas para finalidade diferente da religião pagã, estaria cometendo paganismo também. Os pagãos comemoravam aniversário, então vc não irá comemorar a sua data de nascimento? Perceba, existe uma diferença de finalidade entre o aniversário comemorado pelos pagãos e da comemoração dos aniversários pelas pessoas hj, antes eles homenageavam os deuses enquanto que na atualidade os cristãos não tem esse intuito, mas agradecer o dom da vida ao verdadeiro Deus no dia dos seus aniversários, enquanto que eles homenageavam os deuses.
A forma do conteúdo (comemorar aniversário) entre cristãos e pagãos pode até ser a mesma, mas o conteúdo (Deus e os deuses pagãos) é diferente. Não é porque os pagãos usavam roupas, que vc deve deixar de usar roupas, pois será considerado pagão. É preciso definir bem o entendimento de paganismo e não chamar qualquer coisa de paganismo. Já parou para pensar, que se alguém "meter o dedo" na sua fé, vc não vai aceitar com passividade. E como que aqueles cristãos aceitariam tranquilamente práticas religiosas pagãs sem haver indignação, resistência e reclamação? Se houvesse realmente corrupção da fé, novamente falando, haveria registros, coisa que não tem. As práticas religiosas da fé cristã estão registradas explícita e implicitamente no Novo Testamento, mas não estão esgotadas e encerradas somente nele (Sagradas Escrituras), pois os apóstolos orientaram a guardar os ensinos orais (Sagrada Tradição) os quais se refletem nos escritos dos cristãos das primeiras gerações da época dos apóstolos e pós-apóstolos. A Revelação de Deus estar na Bíblia, não somente, todavia a interpretação da Revelação não se encontra esgotada na Bíblia, mas parcialmente no NT (Cartas dos Apóstolos), pois se completa na Sagrada Tradição transmitida oralmente pelos apóstolos, a qual a Igreja Católica conserva considerando também um depósito da fé que completa o ensino escrito sendo como duas asas para voar, que quer dizer que uma depende da outra, pois como iria entender as Sagradas Escrituras sem a Sagrada Tradição? E como o cânon sagrado do NT existiria se não fosse julgado pela ótica da Tradição Apostólica?
Por isso ambas estão inerentes uma com a outra assim como a unha está unida a carne. Uma coisa é a Revelação, a fé, outra coisa é a interpretação da Revelação. Os apóstolos tinham a intenção com os evangelhos de mostrar os principais fatos da história de Jesus Cristo e seus ensinos, porém os apóstolos (São Pedro, São Paulo, São Tiago, São João e São Judas Tadeu) não tinham o intuito, ao escrever as cartas, de esgotar toda a explicação da fé cristã e muito menos de registrar toda a prática religiosa da fé vivida pelos cristãos. Eles deixaram aberto o ensino e a explicação da Revelação para a Igreja que continua a missão, a qual é pastoreada pelos bispos constituídos pelo Espírito Santo por meio dos mesmos apóstolos. Por quê os outros apóstolos não escreveram também? Já que era essencial esgotar por escrito toda fé, então por quê menos da metade do número dos apóstolos escreveram? Uma coisa é o que está escrito, outra é a interpretação. A Revelação de Deus para o homem se encontra nas Sagradas Escrituras, tudo o que Deus tinha para apresentar se encontra nela. Todavia a explicação, a elucidação e o entendimento do que foi escrito não estar necessariamente encerrado nelas. Do mesmo modo que Ele usou de instrumentos humanos (escritores bíblicos ou hagiógrafos) inspirando-os para apresentarem por escrito a Revelação Divina, assim também Deus usa de instrumentos humanos (Sagrado Magistério da Igreja Católica) para mostrar o correto entendimento da Revelação e explicar os pontos da fé, a Sagrada Tradição é a chave para entender as Sagradas Escrituras e resolver dúvidas (heresias) que se levantam sobre a fé. Contudo, se os apóstolos tinham a intenção de esgotar toda a fé cristã em suas cartas, então por quê não deixaram por escrito a EXPLICAÇÃO da fórmula da Santíssima Trindade?
A EXPLICAÇÃO da Divindade de Jesus Cristo? A EXPLICAÇÃO da processão do Espírito Santo? A EXPLICAÇÃO da relação das Pessoas da Santíssima Trindade? A EXPLICAÇÃO das duas naturezas de Jesus Cristo (Divina e humana, ou seja, verdadeiro Deus e verdadeiro homem)? A EXPLICAÇÃO de Maria ser portadora de Deus? A EXPLICAÇÃO das duas vontades de Jesus Cristo? Todas esses pontos da fé foram EXPLICADOS e elucidados em reuniões pelos bispos sucessores dos apóstolos nos concílios ecumênicos da Igreja séculos depois. A EXPLICAÇÃO do porque o aborto, a autanásia, o uso de preservativo e anticoncepcional é pecado, não tem! "Ah mas é anacrônico!" Sim, isso demonstra que a interpretação da Revelação, ou seja, a explicação da fé, não ficou estática, encerrada e esgotada nas cartas dos apóstolos. Sim, tbm se encontra a explicação da fé alí, mas não somente, pois a Igreja Católica com o Sagrado Magistério (o qual foi constituído pelo Espírito Santo, leia Mt 16, 18-19 e At 20, 28), por meio da Sagrada Tradição, esclarece os pontos da fé, da moral, explica e elucida como vivê-los. Em todos os séculos da Igreja surgiu dúvidas (heresias) sobre pontos da fé e será assim até a volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, por isso a Igreja precisa confirmar a fé (dogma) quando se levanta incertezas. Se a teoria protestante da "corrupção da fé" dos cristãos do século IV for verdadeira, coisa que não é verdade, então, o que os apóstolos ensinaram por oralidade se corrompeu? O autor do ensino oral dos apóstolos é o mesmo autor do ensino escrito: o Espírito Santo. Como pode algo que vem de Deus ser perdido ou corrompido, se Jesus Cristo, Nosso Senhor, disse que as portas do inferno não prevaleceriam?
Quer dizer que eles se esforçaram em vão? Deus permitiu se perder ou corromper a prática religiosa que eles ensinaram aos cristãos? O que vem de Deus não se corrompe e nem se perde, jamais Deus pode falhar ao usar os apóstolos para ensinarem como viver a fé e isso se perder. Jamais! Se é possível o ensino oral dos apóstolos se corromper, logo o ensino escrito (NT) pode se corromper também, o NT veio dos apóstolos, logo veio de Deus, tudo que veio dos apóstolos foram trabalhos do Espírito Santo, então como pode a prática religiosa estruturada por eles por meio do ensino oral (escrito também) ser corrompida pelo paganismo? Sendo que foi o Espírito Santo, por meio dos apóstolos, que estruturou? Então o Espírito Santo foi derrotado? Por acaso Deus pode perder?
Excelente colocação!
@@fabiofreitas8983
Obg! Deus abençoe!
Meu Deus pensei que esse padre
Era o candidato bolo
una, sancta, catholica et apostolica
Pena que milhares de católicos são enganados por pessoas igualmente enganadas. O Protestantismo é o pior mal que desembarcou na Terra de Santa Cruz.
Católicos ao combate!!!
SMS!!!
Viva o Rei Jesus!!!
Boa noite Maria Rita.
Li sua postagem. Você é estudiosa. Então procure no Google, com paciência, o real significado da palavra “irmão” no aramaico antigo. Espero que isso possa lhe ser útil para o discernimento e a compreensão dos seus estudos . Deus abençoe hoje e sempre!
Eduardo Faria deu vários passos importantes, só falta o último
Chama a comunidade colo de Deus pra cantar nesse encontro de ex protestantes.
Eduardo quanto mas lafis eu assisto de você mas eu me converto
No meu celular, o Padre está parecendo com GUILHERME BOULOS. misericórdia 😂
Kkkkk nossa!!! Não tinha reparado kkkk
Oiiii
Católico falando de heresia chega ser engraçado! Amigos, corram que ainda dá tempo! 🏃🏽♂️➡️
Professor só se atente aos seus convidados. O padre tem conhecimento e é PADRE. Mas ele apoia algumas ideias de falsos videntes que existem por aí. Não é uma crítica, apenas uma observação.
Pensei exatamente a mesma coisa, já vi algumas coisas que me deixaram bem em dúvida, sobre " profecias "
@@samarasantos4533 Sim. O padre é sacerdote e devemos ouvi-lo quando diz respeito a doutrina. Porém tudo que ele afirma sobre profecias, videntes e aparições e que não tem aprovação de Roma deve ser descartado. Não dê ouvidos!
@@ue7comunicacao concordo plenamente contigo
Lutero era um bêbado fanático
🇻🇦🇻🇦
Deus seja louvado
❤❤❤❤❤