A própria demografia acaba aproximando alguns esteriótipos, o público não precisa reforçar eles ainda mais. Adorei o vídeo! Tô começando um canal e realmente tentando inovar em formato, falo sobre filmes, quadrinhos, e amanhã mesmo sai um vídeo sobre um mangá que gosto bastante! Dêem uma olhada!
Video Quest com 36.000 inscritos, Fred anime whatever 650.000 inscritos. Isso só prova que tamanho de canal não quer dizer nada sobre ele, se ele é bom ou ruim, se seus conteúdos são relevantes ou não (Apesar de eu gostar do conteudo que o Fred faz)... como o Vídeo Quest não tem um reconhecimento tão grande comparado a outros canais de "anime". Pois esses canais gigante como os Ei Nerd da vida, só posta coisas que não faz diferença na cultura Otaku como o vídeo quest faz. Muito bom trabalho pessoal do Vídeo Quest, por isso que eu amo o canal de vocês !!
@@romulorafael5563 Acho que ele quis se referir a conteúdo genérico, tipo lista dos 10 personagens mais fortes ou animes shounen que você tem que ver. Coisa que se encontra em qualquer lugar da internet, não teve de fato um trabalho e senso crítico na criação do vídeo.
olha kitsune, eu concordo totalmente com você nessa questão, eu realmente fico feliz que você tenha feito um vídeo sobre isso, como vc disse, pode nao mudar nada por causa do video, mas serve pra refletir, e tenho certeza de que é isso é bom para todos que viram. a gente devia lembrar que essas classificações são definidas, além de publico alvo, pela revista que foram publicadas, ou seja, existem casos que tal obra seria publicada em uma revista shoujo por exemplo, e foi acabar parando em uma revista shounen, por motivos de contratos ou propostas e etc, e aí, tal obra é classificada oficialmente como um shounen, então isso realmente não significa nada. como você disse, esses termos abrangem demais, por exemplo... vampire knight é um shoujo, é um animê que tem romance, mas ele foca bsatante em poderes e ação, e violencia, a autora fez vários poderes diferentes, e realmente pensou muito na questão das lutas, mas continua sendo, oficialmente, um shoujo, e quando uma pessoa pedir por um "shoujo" ela provavelmente não ta querendo algo como vampire knight, é mais fácil alguem estar procurando um "shounen legal" e acabar se interessando por vampire knight, e isso acontece com muitas e muitas obras, e parece que muita gente não entende isso. talvez seja pelo fato de ter muita gente se fechando pra animes "populares" que acabam se encaixando muito no que as pessoas pensam nesses termos como padrão, porque anime acabou ficando muito popular no brasil, e muita gente começa a assistir anime agora, e viu poucos animes populares e acaba se apegando a esses termos, porque pra elas funcionam, e mesmo depois de conhecer outras obras e exceções, isso acaba "ficando", e realmente ficou meio otaku em geral. enfim, ótimo vídeo como sempre kitsune, ótimo tema também, e aguardo o vídeo do SEINEN PSICOLÓGICO
Eu li sobre esse assunto a um bom tempo atrás em um blog, realmente algo que tem muito mais sentido, pois já tinha visto alguns mangás que não batia com as característica comun que meio que todo mundo conhece de um shounen ou shoujo, que é da maneira que você disse, se falar que é um shounen vão pensar em algo como Magi, Nanatsu, Dragon Ball, mesmo coisa para um shoujo. Eu vou sair espalhando isso em toda vez que eu entra em uma discussão sobre o assunto. Já cheguei a explicar várias e várias o que era um shounen, shoujo, que era simplesmente uma especificação de público alvo e nada mais que isso, a pessoa ainda disse que não tinha sentido algum... Nunca na minha vida quis lembrar um link como eu queria nesse dia... Obrigada por esse vídeo belíssimo, vai me salvar varias vezes quando eu não lembrar nenhum argumento.
Video Quest Essa questão sobre falar se é ou não um shonen ou um seinen, pode até funcionar muito bem, muitas vezes, se recomendei obras deste modo, mas, ainda existe pessoas ,no qual, visto por não se ter familiaridade com o termo, eu falava que era um shonen , focado em aventura, fantasia, etc, e comecei a perceber que com isso a pessoa conseguia encontrar algo que ela queira, evitando situações como vc recomendar um mangá de esporte e o cara nem saber que faz parte do tão chamado "shonen".
é pq depois que você conhece minimamente a diferença dos termos usados, você se depara com várias pessoas que usam os msm termos, mas que claramente você percebe que ela não sabe do que está falando... é tipo uma pessoa que faz uma tatoo com kanji japonês mas quando vai ver estão em chinês.
O que me dá raiva, é quando eu estou tentando recomendar um mangá e/ou anime pra um amigo, ai eu tento falar sobre os generos,e ele não entende. E depois eu falo "É um shonen" e ele, miraculosamente, compreende tudo. Francamente...
Acredito que Shonen representa uma tendência, ir no o que é certo é seguir certos padrões, mas não engloba tudo, uma vez demorei um dia inteiro pra convencer um colega que Death Note era um Shonen e essa ideia errada de gênero sempre contribuiu com isso. Ótimo vídeo Kitsune, seu trabalho é sensacional.
Nunca entendi essa confusão que as pessoas fazem entre gênero e demografia. O problema é que na rede, encontramos facilmente conteúdos produzidos pela "mídia especializada" que reforçam a convenção de chamar demografia, por gênero.
Olá, Kitsune. O seu vídeo me levantou uma questão que eu acho que caberia no debate. Geralmente quando eu escuto shonen, seinen e etc não penso no sentido dado pelas editoras japonesas, mas o significado adquirido pelo uso dessas palavras pelos fãs (fãs brasileiros, pelo menos). Haikyuu e Slam Dunk acabaram ganhando a alcunha de "manga de esporte" ao invés de serem colocados como shonen. Da mesma maneira, mangas de romance escolar acabaram sendo classificados como shoujo. estamos usando a mesma palavra do japonês, entretanto nós damos o nosso próprio significado para elas.
Battle Shonen seria um ótimo exemplo do que pode virar um dispositivo para discernir a temática abordada por cada obra dentro de sua classificação de público alvo. Já que cada classificação possui tantas similaridades entre suas obras, mesmo com tantas temáticas diferentes inclusas, juntar a classificação e o tema resolveria tudo rapidamente. Falo porque não vejo como o público alvo se tornaria dispensável na recomendação, ou breve descrição de qualquer mangá, mesmo a citação desse sozinho sendo insuficiente. Com isso, bastaria dizer "sport - shonen", "sci fi - seinen", e para especificar melhor, bota a ambientação depois, como por exemplo: "fantasy romantic - shoujo" ou "investigative horror - seinen". Daí não precisa de muito mais pra se definir superficialmente a proposta de uma obra em termos de gênero, sem fazer generalizações redutíveis.
Olha só o que me incomoda quando as pessoas usam "Shonen, Seinen" e etc como gênero é quando o cara tá tentando ser um elitista babaca. "Mimimi, shonen é tudo bosta, eu só gosto de ler seinen"
O pior é quando os caras falam que gostam de ler seinen, mas quando tu recomenda alguma coisa tipo K-On ou Gakkou Gurashi, falam que não é o que eles gostam de ler.
Não é "as pessoas" sao os japoneses q tem o costume de rotular as coisas,é algo deles,tanto q fica mais facil vc saber manipular a obra dessa forma pq ele tem uma definição,exemplo Voce sabe q seinen é possivel ter morte,sexo,tensao,drama mais profundo do que teria em shonen pois,o mesmo é feito pra um publico alvo q sao crianças/jovens entao ja nao pode ter assuntos tao pesados,nao adianta vc se roer de odio,as coisas sao como sao,vc tem q absorver oq é o melhor delas e descartar o ruim,isso se chama adaptação.
Sim,eu nao disse q ta erado,mas,é so uma forma mais simples de dizer,vc dizer,ai vc poega e diz,porra,k-on tem escolar,e death note tem misterio,sao coisas q complementa,como galhos,ninguem disse q é proibido shonen de misterio nem seinen escolar,eu disse isso?
So to batendo de frente pq o dono do comentario veio tentando enquadrar um nucleo politico,e nao tem nada a ver isso. É muito maior do q sua posição politica
bom video, o Harald Stricker explica genero como sendo os sentimentos e sensaçoes que a midia passa ao espectador, mais ou menos como em suspense sentimos afliçao, em ação sentimos empolgação, terror sentimos medo.
Independente da demografia, qual o anime/manga que você considera o que melhor combinou diversos gêneros (terror, fantasia, comédia, ação, aventura, romance, etc.) numa história, fazendo os diversos tons se sentirem orgânicos e sem se contradizerem? Meu tipo favorito de história é aquela que é pra todos: homem, mulher, criança, adulto, que seja, com lutas cujas motivações nos fazem se emocionar, um romance cujo casal tenha química e uma comédia que se sinta natural da personalidade dos personagens.
Concordo totalmente contigo, sempre pedi seinnen e me recomendavam coisas que eu não gostava... Estava esperando alguém questionar esse assunto de forma mais profunda, ótimo vídeo Kitsune!! Obrigado pelo conteúdo!!
Eu concordo muito contigo nisso de que "seinen psicológico" não existe. O certo mesmo é "thriller psicológico", e ele não precisa necessariamente ser um seinen. Pega Death Note ou Yakusoku no Neverland de exemplo; são thrillers psicológicos numa revista shounen, ou seja, thrillers psicológicos pra garotos. Além disso, eu até que concordo contigo nisso de shounen, shoujo e etc não serem gêneros, e sim demográficas, mas eu acabo usando os termos pra definir gênero no fim das contas, até porque, como você disse, as pessoas acabam entendendo muito mais fácil.
Eu nunca parei pra pensar mas não é como se eu não tivesse notado a forma como essas "classificações" são feitas. Acho que quando, por exemplo, o shounen foi criado como uma demografia, histórias voltadas para meninos de até 16 anos, sei lá, no início era apenas isso, as obras escritas dentro desse "rótulo" começaram a implantar elementos em comum umas com as outras e por um contexto histórico construído esses elementos semelhantes começaram a ser empregados como sinônimos de shounen, uma generalização, e provavelmente isso aconteceu com todas as demais demografias. Quando me falam em shoujo eu só penso em romance por exemplo, seinen é sangue e sexo, é algo que me acostumei e não vou desapegar, mas sei que esses são apenas elementos que complementam a demografia. Só queria saber se os japoneses tratam essas características da mesma forma que a gente. Aliás, por mais que se considere um tema banal uhauhua o vídeo ficou muito bom, o Kitsune tem uma forma de se comunicar e contextualizar que me lembra a forma como eu tento me expressar quando to debatendo com alguém, mas sempre falho porque me perco em ideias que geram ideias que entram em um ciclo vicioso e me perco no fim, um dia chego lá. Parabéns pelo vídeo!
Que eu ache pro meu TCC esse ano um tema relevante, original, claro, delimitado e viável e que consiga apresentar tão bem quando o Leo apresentou nesse vídeo. É relevante em razão das conversas confusas sobre gênero. É original e claro, pois realmente não se tem definição clara sobre a classificação desses nossos quadrinhos japoneses, pelo contrário, existe só confusão. É delimitado, propondo não solucionar os problemas da definição de gênero de todos os tempos, mas a racionalizar o uso da classificação etária como gênero. É viável, pois da pra ver, pesquisar, e analisar não só pra quem pesquisa no tema, mas pra quem vê esse vídeo e começa a discutir. Por fim, puta merda, mo bem apresentado. A construção do argumento foi sensacional. Começando explicando a tese e a justificando-a. Depois elaborando suas origens e problemáticas. Por fim, refletir sobre a definição de um gênero e propor um paralelo com os gêneros que utilizamos a outras mídias como "fantasia" e "esportes". Sensacional.
krl .... kitsune parando de fazer cosplay de Togashi??? Ai sim ein ? Kitsune, voce consome obras literarias fora do mundo dos mangas? Quadrinho ocidental ? Livros?
com certeza ele consome haha, tanto que se formou em letras e trabalha para uma editora de "quadrinhos ocidentais", mas pelo q eu acompanhei do video quest todos esses anos, acredito que o kitsune se interesse mais por mangás(um dos motivos de ser o foco do canal)
Lembro do Kitsune já ter citado essa parada de Shonen ser público no VQ do Fullmetal, agora especificando, deu a ver que o público está acostumado a tratar o Shonen como gênero. Não acho um problema, mas quando você pega o Seinen e compara com o Shonen, claramente é um ato imbecil para com a leitura dessas obras, independente do tema que eles tratam. Ótimo vídeo, Kitsune.
Ótimo vídeo! 9:00 Eu ia dizer isso. "Shonen", por si só, é apenas a faixa etária do público alvo de certas revistas que, como você até disse em outro vídeo, não é muito consistente. Por outro lado, "shonen de batalha" serve perfeitamente como gênero, mesmo que não inclua vários shonens que não são sobre luta, e inclua várias obras não-shonens que usam de estruturas parecidas. No fim das contas, acho que o problema aqui é tentar classificar uma obra como parte de UM ÚNICO gênero, ao invés de ser um conjunto de diferentes características. Evangelion, por exemplo, não é só um thriller psicológico muito bom, é um thriller psicológico muito bom COM ROBÔS GIGANTES (ou seja, é de ação e mecha também).
Já tive uma discussãozinha dessa com um amigo meu, tentei bastante dizer pra ele que shounen, seinen e etc não são gêneros e ele se negou a concordar, insistiu que é gênero e sequer me deixava falar e explicar. Daí você fez esse vídeo e agora ele concorda com você e diz que não é gênero. Obrigado pela ajuda, Video Quest, mas você roubou meu XP.
Concordo. Talvez os meninos devessem escrever os roteiros e deixar a apresentação com meninas moe moe kawaii desu. 1 milhão de inscritos no primeiro semestre de 2017.
pq a unica coisa que faz sucesso no publico de anime, series,jogos e filmes no dia de hoje e video tipo: TOP 10 AS PERSONAGENS MAIS BONITAs DE SEILA OQUE :/, pena
Muito legal sinto falta dessas discussões dentro do meio otaku ou fã de cultura pop japonesa (prefiro otaku pq é menor a palavra^^ ) tipo isso nos ajuda a entender melhor a aquilo que gostamos e se alguém perguntar algo podemos explicar n que seja verdade absoluta mas é beem coerente e enriquece esse tipo de cultura ^^ pois é tem mangas e animes que fogem a essas "regras" tipo tem shonen que mais parece seinem mas tem características de shonen e seinen que mais parece shonen mas term características seinen , acho que é cultura é meio que comodo ,prático e preguiçoso para que possamos dizer isso é para a adulto isso para homem mulher , crianças e tals tipo meio que tem a haver com nossa cultura só que tem esses demais que quebram essas barreiras e que bom assim evita a criar ou diminuir essas manias de pensar que mais cult ou mais popular pq gosta disso ou daquilo qd deveria apenas gostar e curtir aquilo que se quer ,sem encher o saco dos demais !! Fala sobre bungou strays dogs e a situação do mercado de animes mangas em relação a essa realidade de temporas nos animes e a ter poucas obras de mangas para adtpar tipo obras grandes enfim n sei como definir .
Eu acho que até pode ser destoante na relação do significado original, mas que atualmente a definição de Shounen transmita bem o que queremos dizer hoje em dia, até porque existem semelhanças claras entre por exemplo haikyuu e Naruto, um "grupo"de heróis, sonhos, poder da amizade, grandes conflitos ação etc etc etc, claro que existem as exceções mas como os próprios shounens se organizam em todas essas características, é muito mais fácil eu falar ˜me recomenda um shounen" do que falar, me recomenda um anime com todas essas características que eu citei, acho interessante que o meio otaku e industrias dos animes consigam se organizar dessa maneira.
Pelo amor de deus, faz um video quest sobre 20 century boys, é meu mangá favorito e tem pouca coisa sobre ele na internet, e ñ é tão conhecido no brasil quanto deveria
Quanto ao Battle Shounen acho que o motivo de serem tão parecidos é a influência de Dragon Ball, antes de DB era tudo muito inspirado em Hokuto no Ken por exemplo, mas desde que saiu DB todo mundo quer fazer seu próprio DB. Kishimoto e Oda são grandes fãs do Toriyama e isso é óbvio nas obras deles. É só olhar como o Naruto e o Luffy ambos são basicamente o Goku com uma skin diferente, são inocentes, meio burros, esfomeados, bondosos, fortes e quando ficam bravos despertam um poder oculto. Mas JoJo, Hokuto no Ken e Kinnikuman por exemplo são battle shounen que fogem bastante das normas do "gênero", pois os autores não cresceram com e não foram influenciados por DB. Dragon Ball também meio que popularizou muitas normas do gênero, como a transformação, batalha de poderes, etc, se você ver os mangás que saiam na Jump antes de DB é difícil encontrar algo com todos esses clichês que se vê nos battle shounens hoje em dia.
Interessante essa questão, o público aderiu estereótipos ao "público-alvo" que não necessariamente querem dizer do que se trata a obra, no caso da comunicação não é relevante pois todo mundo se entende, mas caso alguém vá pesquisar um shonen e principalmente um seinen, pode acabar encontrando esse problema de discrepância entre os assuntos na mesma demografia. Vejo em sites de filme algo pior, que é separar animações todas no mesmo bloco, como se fossem a mesma coisa. De qualquer forma não há nada melhor que a boa e velha separação de gênero (ação, aventura, romance). To ansioso por esse vídeo sobre o seinen psicológico, sempre vejo esse termo mas nunca entendi ao certo o que ele quer dizer.
A questão é que os shounens mais populares são shounens de ação e eles são a causa dessa ideia, eles acabaram por moldar um "genero" digamos assim na categoria shounen porem o "genero" shounen ficou mais conhecido do que a demografica, as pessoas então procuram pelo genero shounen algo com ação e poderes muitas vezes, protagonistas mega determinados e etc etc, aqueles cliches que conhecemos, visto isso o shounen acabou por virar um sinonimo desse estilo de narativa, então se criou o "genero shounen" que é basicamente os shounens de ação e os battle shounens, e o mesmo com as outras demograficas, então podemos dizer que existe o genero shounen, porque genero é basicamente como consenso geral oque descrevemos obras que tem caracteristicas de um estilo de narrativa, então existe o genero shounen, porem acho que deveria ter outro nome para não confundir com a demografica shounen
Esses, fora os VQs em si, são os meus vídeos favoritos do canal. Peguei-me pensando sobre esse mesmo tema noutro dia e o Kitsune me trouxe ótimas reflexões. :)
Embora as pessoas entrem em consenso ao falarem sobre seinen, shoujo, shounen, etc,no que diz respeito a recomendações, (na maioria das vezes) -- na minha opinião -- não deixa de estar errado essa classificação/esse filtro, pois contradiz em teoria às demografias.
Excelente vídeo esclarecedor (como de costume da tua parte). O pessoal precisa mesmo de saber a diferença entre demografia e género. Só uma pequena coisa, Chihayafuru é um Josei. Mas pronto xD Nitpick
love hina shonen!??!?! oxi... rsrsrs eu não vou lembrar agora, mas tinha um estilo para love hina que era outro, que entra aquele tipo de estilo "harem", como negima,school rumble e tantos outros que eu assistia a 8, 9 anos atras que hoje não lembro mais nada... tinha um nome mas enfim... shonen eu sempre vi como historias com estrutura fixa para garotos.... dragon ball, yuyu hakusho, naruto, bleach (melhor historia de todos os tempos).... enfim... dezenas de titulos nessse estilo de jornada do heroi, com super poderes e vilões que a gente tanto ama...
pra você ter uma ideia, k-on é seinen, ou seja, um anime com meninas de 14 anos de comédia na escola, mesmo assim é um seinen, os animes mais populares são shounen, como naruto, bleach etc, mas shounen tem muitos e muitos outros animes que não tem nada a ver com o estilo desses, mas eles ainda são shounen, porque são publicados em revistas shounen, e o publico alvo sao garotos, masisso nao significa nada, inclusive vi uma pesquisa uma vez de que mais de 50% do publico que consumia shounen era feminino, ou seja, mais da metade e mesmo assim, os termos continuaram a serem usados, porque eles começaram a ser classificados assim no japão há muito tempo atrás, e mesmo que pareça estupido hoje em dia, classificar as coisas por genero (masculino e feminino), isso ainda vai continuar por muito tempo, porque sempre foi assim e ninguem liga mais.
Leonardo, esse mesmo incômodo que você tem em relação essas classificações de shonen, seinen entre outros, eu tenho com essa divisão de animação de animê, desenho, cartoon... pra mim é tudo desenho e acabou.
acho massa q o publico ta absorvendo e aos poucos usando as terminologias mais adequadas pra se referir aos generos das obras. tipo isekai que eu nem sabia o q era mas comecei a usar de tanto ver a galera falando nos reviews.
Gintama mesmo, acho difícil classificar como Shonen ou Seinen, já Hokuto No Ken é considerado Seinen por muitos, mas ele não tem exatamente os padrões Shonen? Concordo 100% que esse tipo de classificação é muito ruim.
Tbm temos ace wo nerae como shoujo. Tbm poucos pensam em seinen quando vemos Giant Killing. Muito curioso ver que além de esportes temos até comédias no shounen e no jousei. curiosamente que antes de conhecer Urasawa,eu via gantz como avatar do Seinen.
Kitsuni, acho que você está muito ligado sobre o que esses termos significam no Japão. Como você disse, aqui no Brasil (na maior parte do mundo fora Japão também), Shonen virou sinônimo de Ação e Aventura, Shojou virou sinônimo para romance e Seinen virou sinônimo para obras adultas. Não vamos chamar Love Hine de shonen, pq não estamos no local onde esse termo significa de "10 a 16 anos para meninos", mas de echi que significa "erotização". Da mesma forma que a palavra anime virou gênero de desenho animado. Vide que tem gente que considera desenhos norte-americanos animes por terem características semelhantes, como o desenho Avatar por exemplo. Enquanto no japão é tudo anime, pq é tudo desenho. Esses termos já ganharam outra tradução, então, aqui no Brasil Shonen é um gênero, um gênero mais especifico de ação, aventura E anime/mangá. Agora se no Japão eles também utilizam o termo Shonen como característica de enredo, é algo que teria que ser estuda lá, na cultura de lá. Acho que você não deveria estar procurando sobre o que faz um gênero, mas sobre adaptações culturais. Ou ambos. Hahaha.
Eu compartilho do seu sentimento, mas em mim chega a ser uma aflição! Há um livro trata desse assunto, entre outros, na área da literatura, mas as analogias feitas ali são de amplo alcance, servindo para as outras formas de arte (vai da capacidade de cada um para fazê-las). O nome do livro é Anatomia da Crítca, de Northrop Frye, segue o link www.erealizacoes.com.br/produto/anatomia-da-critica---quatro-ensaios . Tenho certeza que este livro te ajudará muito nessa questão.
Na minha cabeça e por uma certa doutrinação de internet sempre acabei vendo shonen e shoujo como gêneros, mas para fiz práticos isso nunca me fez criar preconceito ou mesmo ou interesse em um anime ou manga, geralmente eu dou uma pesquisada sobre o titulo antes e se me interessou eu vou traz, ate porque fica pouco confuso justamente pelo leque de opções que existe em cada um desses gêneros e dentre outros, ate porque em lista de indicações ou top 10 por exemplo eu nunca vi alguém se limitar ao gênero "shonen" e colocar por exemplos obras que seguem o mesmo estilo de Dragon Ball.
Vim trazer uma recomendação para Video Quest, o anime de tênis, Baby Steps, se já o assistiram, peço que façam um Video Quest sobre, se não, recomendo bastante.
Isso é tipo escolher um filme olhando a classificação etária, tipo "ah esse aqui é 14 anos então é infantil" ou "esse aqui é 18 então tem um enredo adulto e complexo"
Acho a sua preocupação válida, para aqueles que estudam e se interessam profundamente por questões do campo da arte de escrever e da literatura. Para todo grande público que busca em mangás e livros apenas entretenimento ou o conteúdo em si as classificações são referencias uteis que ajudam na hora de escolher o que ler. O problema está em usar essa classificação como forma de auto-referência tipo "eu sou um cara cabeça porque leio Seinen", dai realmente fica complicado.
Vídeo bem interessante, Kitsune! Agora eu fico me perguntando como essa história é vista no Japão. Otakus de fora se entendem quando, por exemplo, pedem indicação de shoujo/shonen/etc., mas fico curiosa sobre como os japoneses se comunicam nesse tipo de situação. Será que eu pedisse um shoujo, receberia sugestões muito diversas? Ou sugestões seguindo apenas a linha de Kimi Ni Todoke, por exemplo?
bem quando eu estudei cinema eu vi que gênero é um conjunto de características no texto no filme que se repetir em várias obras aí então se definir um gênero quando essa obra apresentar muitas dessas características mas se ela apresentavam também outras características de outro gênero o rapaz que está catalogando o filme pesaria Qual o gênero se sobressaia Então esse era o gênero e o outro ficava o subgênero mas a pura verdade sobre os gêneros que eu li a respeito Quem são criados na verdade por a pessoa que vai vender o material seja a editora e produtora no caso de filme para que esse Conjunto de características consiga vender a ideia para trazer público que gosta determinadas características por exemplo filme de terror então vai esperando um Conjunto de características que são encontradas nos filmes de gênero de terror mas também havia clíticos franceses que achavam isso um absurdo porque as diziam que filme é filme você não pode definir a visão de uma pessoa e o conjunto de regras mas com tempo os produtores os estúdios que era que pagava pelo material exigir que o material fosse feito com Conjunto de características que saberia o que agradar aquele determinado público-alvo Então vou ouvir uma repartição de filme de gênero e filmes de autor porque geralmente quando filme é de autor não conseguiu identificar o seu gênero pode ser uma visão muito pessoal do autor geralmente são qual obras mais independentes que vão nessa direção Ah o livro muito bom que eu li na faculdade sobre gêneros cinematográficos que era ismos para entender cinema
Kitsune, você ja penso que o uso do termo Shonen, Seinen etc pode ser uma adaptação da palavra como foi feito com a palavra Otaku? No Japão Otaku tem um significado bem diferente do que nos usamos que é apenas para classificar quem é fã da mídia Japonesa. Se isso pode acontecer com esse termo também pode acontecer com os termos de classificação etária em que no Brasil (não sei como é no resto do mundo) são utilizados exatamente para classificar essas obras que são exatamente a que pensamos ao utilizar esse termo.
Eu diria que battle shonen é gênero sim, não demografia. Se fosse demografia, acho que não teria alguns feitos fora do japão, como avatar(que é basicamente um battle shonen americano).
Eu concordo em partes, mas não partilho do incômodo. Academicamente falando, acho que se você quisesse pensar a questão do 'gênero', é mais produtivo pegar uma literatura sobre categoria, e não tipo literário...Quando a gente diz 'isto é um shounen pois foi publicado em uma revista shounen', é uma meia verdade. Shounen, como usado no Japão, é uma categoria analítica de mercado e público alvo, que não denota um tipo literário ou alguma consistência temática, não é um gênero. Shounen, na conversa corriqueira no Brasil, é uma categoria nativa que denota consistência temática. Para entender como funciona um sistema de categorias, no caso 'como se divide obras no meio otaku brasileiro', é preciso observar como aconteceu a introdução das categorias estrangeiras, de que maneira foram assimiladas e o que passaram a significar. É insuficiente dizer que um shounen é um shounen pois foi publicado na shounen jump, e é ainda mais insuficiente tentar explicar essa categoria e seu uso no Brasil puxando um mito de origem que em nada influencia o que significa em seu uso corriqueiro aqui. Aqui elas adquiriram consistência e funcionalidade, paralelamente ao sistema classificatório do qual se originaram. Não é o mesmo sistema de classificação mais, e isso é uma coisa normal (e, na minha opinião, positiva) quando categorias estrangeiras são importadas e assimiladas por contextos diferentes. Sobre a diversidade, quando uma categoria não serve, as pessoas prontamente criam outras e a comunicação evolui de maneira orgânica. Não vão estar mais dentro do mesmo guarda-chuva, por assim dizer, mas na medida em que as pessoas conseguem se comunicar, não é mais relevante.
se considerarmos que,dentro da propriedade da Lingua,termos e expressões sejam sujeitos a mutações,não se poderia concluir,assim,que as classificações e agrupamentos ocidentais diferem das originais,mas já carregam propriedades suficientes pra serem classificações de genero funcionais ? no video mesmo tu cita a seperação ocidental entre o que nós chamamos de "shounen" e "mangá/anime de esporte",que nao existe no japao
7 лет назад
Eu classifico Shounen, Shoujo, Josei, Seinen como Subgênero, eu levo em consideração que o anime/manga é de Comedia, Ação, Slice of Life, Romance, Drama e etc. mas que ele é focado em X publico, ai que entra os Subgêneros, que seria Seinen e etc.
me explica como funciona um anime de comédia e garotinhas que tocam em uma banda como "subgênero seinen", ou um anime de ação com "subgenero shoujo"?(exemplos reais) isso não parece funcionar pra mim, porque novamente, shoujo, shounen etc, não diz nada sobre a obra
Não existe classificações perfeitas, todas as estrutura de classificação são tentativas de sistematização e organização do pensamento cognitivo em qualquer área do conhecimento humano. As classificações são mutáveis e servem apenas como norte, não devemos nos ater a rigidez. Resumindo: as classificações são válidas até momento que elas organizam de forma satisfatória o conteúdo produzido e facilitam o acesso ao conhecimento requisitado, fato este que as classificações como shonen, shoujo e afins cumprem muito bem ainda. No dia que elas não atenderem mais tal finalidade será necessária a criação de novas classificações ou demografias.
Tem varios mangás shonen que muda bastante o roteiro como kinnikuman criado por yudetamgo o mangá ou anime seija lá como for kinnikuman no começo era uma paródia de ultraman que kinnikuman era conhecido como um personagem medroso covarde e atrapalhado e odiado em todo japão até que quando ele descobriu que ele é o principe do planeta musculo e ai ele conhece um monte de guerreiros fortes no torneio chojin tem ums vilões bizarros tem um que é um pinico tem um que é um crocodilo que vira uma tartaruga um camaleão um lagarto e uma cobra depois vem varias sagas o anime tem 136 episodios e o manga se eu não min engano é 393 capitulos ou 657 o anime foi de 1983 a 1986 na luta do ramenman contra brockenman no mangá a morte do brockenman foi exageradamente violenta ramenman destroçou arrancou o brockenman pelo meio e ai foi sangue para tudo que é lado que é lado já no anime ramenman quebra o pescoço do brockenman e o transforma em uma massa de lamen teve outro tambem a luta entre ashuraman contra satan cross no mangá dura cerca de 4 capitulos mais ja no anime a luta dura 14 segundos e ai após a serie de 136 episodios terminou em 1986 ai veio um anime em 1991 kinnikuman scramble throne como é conhecido no ocidente mais no japão é conhecido como kinnikuman oui soudatsusen o anime evoluiu como a porra ficou muito fóda muitas lutas emocionantes esse anime de 1991 mudou muito o genero o anime era bem fócado na comédia tinha mais personagems fortes mais teve uma coisa meio nesse kinnikuman anime de 1991 sem sentido thanos em kinnikuman possuindo o corpo de um personagem transformando ele em o vilão principal era o thanos ou era empressão minha aliás foda se o que emporta é que o anime ficou legal e o nome do vilão é super phoenix e ai veio um anime em 2002 chamado musculo total que se passa após a derrota de super phoenix após o arco do kinnikuman de 1991 so que o protagonista agora e o kid musculo o filho do kinnikuman esse anime o musculo total ja passou aqui na jetix e na fox kids
essa questão de gênero não é tratada no meio acadêmico, pelo menos na literatura. A separação de gênero dada no renascimento é lírico, dramático e narrativo, sendo que cada um te subgêneros (contos, romance, soneto). acho que esse tipo de gênero (ação, terror) fica mais por definição do comércio do que de teóricos.
Não sei se é o correto, mas pra mim o gênero espacial, escolar, etc está errado, eu vi que o Kitsune falou de western, mas não seria mais um tema do que um gênero? Isso sempre me incomodou.
Quando a galera fala seinen,pensa num shonen levado a serio e nao uma historia adulta,as pessoas acham q temas adultos sao como expançoes de generos mais casuais como shonen ou shoujo
A própria demografia acaba aproximando alguns esteriótipos, o público não precisa reforçar eles ainda mais. Adorei o vídeo! Tô começando um canal e realmente tentando inovar em formato, falo sobre filmes, quadrinhos, e amanhã mesmo sai um vídeo sobre um mangá que gosto bastante! Dêem uma olhada!
espetacular, sensacional.
Olha quem tava aqui...
Vc por aqui...
Olha o começo do quadro em branco kkkkkk
Incrível ver o começo disso
Video Quest com 36.000 inscritos, Fred anime whatever 650.000 inscritos.
Isso só prova que tamanho de canal não quer dizer nada sobre ele, se ele é bom ou ruim, se seus conteúdos são relevantes ou não (Apesar de eu gostar do conteudo que o Fred faz)... como o Vídeo Quest não tem um reconhecimento tão grande comparado a outros canais de "anime". Pois esses canais gigante como os Ei Nerd da vida, só posta coisas que não faz diferença na cultura Otaku como o vídeo quest faz.
Muito bom trabalho pessoal do Vídeo Quest, por isso que eu amo o canal de vocês !!
Infelizmente o público casual é muito maior.
@@romulorafael5563 Acho que ele quis se referir a conteúdo genérico, tipo lista dos 10 personagens mais fortes ou animes shounen que você tem que ver. Coisa que se encontra em qualquer lugar da internet, não teve de fato um trabalho e senso crítico na criação do vídeo.
Mas é aquilo vlh, o VQ põe o cara para pensar, refletir sobre o meio
É uma pena o canal ter encerrado. Conteúdo de qualidade. Definitivamente quantidade não é qualidade.
no fim das contas, o sentido da linguagem e das palavras é o que a maioria das pessoas atribuem a elas
Sim, verdade. Por isso que eu digo: As pessoas se entendem nessas conversas. A comunicação se estabelece, no fim das contas.
É uma discussão bem interessante. Nunca tinha parado pra pensar sobre esse lance de Shonen e tudo mais. Bem legal colocar isso em discussão!
Ótimo vídeo. Kitsune em sua melhor forma.
Muito bom.
olha kitsune, eu concordo totalmente com você nessa questão, eu realmente fico feliz que você tenha feito um vídeo sobre isso, como vc disse, pode nao mudar nada por causa do video, mas serve pra refletir, e tenho certeza de que é isso é bom para todos que viram. a gente devia lembrar que essas classificações são definidas, além de publico alvo, pela revista que foram publicadas, ou seja, existem casos que tal obra seria publicada em uma revista shoujo por exemplo, e foi acabar parando em uma revista shounen, por motivos de contratos ou propostas e etc, e aí, tal obra é classificada oficialmente como um shounen, então isso realmente não significa nada. como você disse, esses termos abrangem demais, por exemplo... vampire knight é um shoujo, é um animê que tem romance, mas ele foca bsatante em poderes e ação, e violencia, a autora fez vários poderes diferentes, e realmente pensou muito na questão das lutas, mas continua sendo, oficialmente, um shoujo, e quando uma pessoa pedir por um "shoujo" ela provavelmente não ta querendo algo como vampire knight, é mais fácil alguem estar procurando um "shounen legal" e acabar se interessando por vampire knight, e isso acontece com muitas e muitas obras, e parece que muita gente não entende isso. talvez seja pelo fato de ter muita gente se fechando pra animes "populares" que acabam se encaixando muito no que as pessoas pensam nesses termos como padrão, porque anime acabou ficando muito popular no brasil, e muita gente começa a assistir anime agora, e viu poucos animes populares e acaba se apegando a esses termos, porque pra elas funcionam, e mesmo depois de conhecer outras obras e exceções, isso acaba "ficando", e realmente ficou meio otaku em geral. enfim, ótimo vídeo como sempre kitsune, ótimo tema também, e aguardo o vídeo do SEINEN PSICOLÓGICO
Video Quest de Evangelion
amém
Eu li sobre esse assunto a um bom tempo atrás em um blog, realmente algo que tem muito mais sentido, pois já tinha visto alguns mangás que não batia com as característica comun que meio que todo mundo conhece de um shounen ou shoujo, que é da maneira que você disse, se falar que é um shounen vão pensar em algo como Magi, Nanatsu, Dragon Ball, mesmo coisa para um shoujo. Eu vou sair espalhando isso em toda vez que eu entra em uma discussão sobre o assunto. Já cheguei a explicar várias e várias o que era um shounen, shoujo, que era simplesmente uma especificação de público alvo e nada mais que isso, a pessoa ainda disse que não tinha sentido algum... Nunca na minha vida quis lembrar um link como eu queria nesse dia... Obrigada por esse vídeo belíssimo, vai me salvar varias vezes quando eu não lembrar nenhum argumento.
Eu conheço quem inventou o "SEINEN PSICOLOGICO"... mas não vou falar para não quebra o suspense ,e o jogo psicológico .
Video Quest Essa questão sobre falar se é ou não um shonen ou um seinen, pode até funcionar muito bem, muitas vezes, se recomendei obras deste modo, mas, ainda existe pessoas ,no qual, visto por não se ter familiaridade com o termo, eu falava que era um shonen , focado em aventura, fantasia, etc, e comecei a perceber que com isso a pessoa conseguia encontrar algo que ela queira, evitando situações como vc recomendar um mangá de esporte e o cara nem saber que faz parte do tão chamado "shonen".
é pq depois que você conhece minimamente a diferença dos termos usados, você se depara com várias pessoas que usam os msm termos, mas que claramente você percebe que ela não sabe do que está falando... é tipo uma pessoa que faz uma tatoo com kanji japonês mas quando vai ver estão em chinês.
Será que esse ano vai cair "Terminologia dos métodos de classificação em mangás" no ENEM?
aheueheueh
O que me dá raiva, é quando eu estou tentando recomendar um mangá e/ou anime pra um amigo, ai eu tento falar sobre os generos,e ele não entende.
E depois eu falo "É um shonen" e ele, miraculosamente, compreende tudo. Francamente...
Acredito que Shonen representa uma tendência, ir no o que é certo é seguir certos padrões, mas não engloba tudo, uma vez demorei um dia inteiro pra convencer um colega que Death Note era um Shonen e essa ideia errada de gênero sempre contribuiu com isso.
Ótimo vídeo Kitsune, seu trabalho é sensacional.
Por falar em Avatar, que tal fazer algo relacionado a série de animação? Avatar: A Lenda de Aang(que não tem nada a ver com o filme do James Cameron)
apoio total. acho que ele ia adorar!
curti Aiwa galera pra ele ver
E, se você for analisar, Avatar é uma animação de aventura e fantasia shonen. :D
Nunca entendi essa confusão que as pessoas fazem entre gênero e demografia. O problema é que na rede, encontramos facilmente conteúdos produzidos pela "mídia especializada" que reforçam a convenção de chamar demografia, por gênero.
Olá, Kitsune. O seu vídeo me levantou uma questão que eu acho que caberia no debate.
Geralmente quando eu escuto shonen, seinen e etc não penso no sentido dado pelas editoras japonesas, mas o significado adquirido pelo uso dessas palavras pelos fãs (fãs brasileiros, pelo menos). Haikyuu e Slam Dunk acabaram ganhando a alcunha de "manga de esporte" ao invés de serem colocados como shonen. Da mesma maneira, mangas de romance escolar acabaram sendo classificados como shoujo. estamos usando a mesma palavra do japonês, entretanto nós damos o nosso próprio significado para elas.
Nunca tinha ouvido falar nesse termo "Seinen Psicológico"... rsrsrs, achei curioso. Fico na expectativa do próximo vídeo então. Valeu!
Battle Shonen seria um ótimo exemplo do que pode virar um dispositivo para discernir a temática abordada por cada obra dentro de sua classificação de público alvo. Já que cada classificação possui tantas similaridades entre suas obras, mesmo com tantas temáticas diferentes inclusas, juntar a classificação e o tema resolveria tudo rapidamente. Falo porque não vejo como o público alvo se tornaria dispensável na recomendação, ou breve descrição de qualquer mangá, mesmo a citação desse sozinho sendo insuficiente.
Com isso, bastaria dizer "sport - shonen", "sci fi - seinen", e para especificar melhor, bota a ambientação depois, como por exemplo: "fantasy romantic - shoujo" ou "investigative horror - seinen". Daí não precisa de muito mais pra se definir superficialmente a proposta de uma obra em termos de gênero, sem fazer generalizações redutíveis.
Me recomendem um seinen psicológico tipo boku no pico.
Futabu
Respondendo depois de três anos
Lê o mangá Homunculus
Metamorphosis
Olha só o que me incomoda quando as pessoas usam "Shonen, Seinen" e etc como gênero é quando o cara tá tentando ser um elitista babaca.
"Mimimi, shonen é tudo bosta, eu só gosto de ler seinen"
Solitas Ruisu Concordo, isso é muito besta.
O pior é quando os caras falam que gostam de ler seinen, mas quando tu recomenda alguma coisa tipo K-On ou Gakkou Gurashi, falam que não é o que eles gostam de ler.
Não é "as pessoas" sao os japoneses q tem o costume de rotular as coisas,é algo deles,tanto q fica mais facil vc saber manipular a obra dessa forma pq ele tem uma definição,exemplo Voce sabe q seinen é possivel ter morte,sexo,tensao,drama mais profundo do que teria em shonen pois,o mesmo é feito pra um publico alvo q sao crianças/jovens entao ja nao pode ter assuntos tao pesados,nao adianta vc se roer de odio,as coisas sao como sao,vc tem q absorver oq é o melhor delas e descartar o ruim,isso se chama adaptação.
Sim,eu nao disse q ta erado,mas,é so uma forma mais simples de dizer,vc dizer,ai vc poega e diz,porra,k-on tem escolar,e death note tem misterio,sao coisas q complementa,como galhos,ninguem disse q é proibido shonen de misterio nem seinen escolar,eu disse isso?
So to batendo de frente pq o dono do comentario veio tentando enquadrar um nucleo politico,e nao tem nada a ver isso. É muito maior do q sua posição politica
O Alê ta precisando ver esse vídeo.
ai dlç assista video quest enquanto tomo um cafezinho
bom video, o Harald Stricker explica genero como sendo os sentimentos e sensaçoes que a midia passa ao espectador, mais ou menos como em suspense sentimos afliçao, em ação sentimos empolgação, terror sentimos medo.
Independente da demografia, qual o anime/manga que você considera o que melhor combinou diversos gêneros (terror, fantasia, comédia, ação, aventura, romance, etc.) numa história, fazendo os diversos tons se sentirem orgânicos e sem se contradizerem? Meu tipo favorito de história é aquela que é pra todos: homem, mulher, criança, adulto, que seja, com lutas cujas motivações nos fazem se emocionar, um romance cujo casal tenha química e uma comédia que se sinta natural da personalidade dos personagens.
Concordo totalmente contigo, sempre pedi seinnen e me recomendavam coisas que eu não gostava... Estava esperando alguém questionar esse assunto de forma mais profunda, ótimo vídeo Kitsune!! Obrigado pelo conteúdo!!
VOOLLTTAAAA Vídeo Quest!!!!
Eu concordo muito contigo nisso de que "seinen psicológico" não existe. O certo mesmo é "thriller psicológico", e ele não precisa necessariamente ser um seinen. Pega Death Note ou Yakusoku no Neverland de exemplo; são thrillers psicológicos numa revista shounen, ou seja, thrillers psicológicos pra garotos.
Além disso, eu até que concordo contigo nisso de shounen, shoujo e etc não serem gêneros, e sim demográficas, mas eu acabo usando os termos pra definir gênero no fim das contas, até porque, como você disse, as pessoas acabam entendendo muito mais fácil.
Acho que ao longo o tempo,shonen,shoujo e seinen se transformaram em gêneros
Eu nunca parei pra pensar mas não é como se eu não tivesse notado a forma como essas "classificações" são feitas.
Acho que quando, por exemplo, o shounen foi criado como uma demografia, histórias voltadas para meninos de até 16 anos, sei lá, no início era apenas isso, as obras escritas dentro desse "rótulo" começaram a implantar elementos em comum umas com as outras e por um contexto histórico construído esses elementos semelhantes começaram a ser empregados como sinônimos de shounen, uma generalização, e provavelmente isso aconteceu com todas as demais demografias. Quando me falam em shoujo eu só penso em romance por exemplo, seinen é sangue e sexo, é algo que me acostumei e não vou desapegar, mas sei que esses são apenas elementos que complementam a demografia. Só queria saber se os japoneses tratam essas características da mesma forma que a gente.
Aliás, por mais que se considere um tema banal uhauhua o vídeo ficou muito bom, o Kitsune tem uma forma de se comunicar e contextualizar que me lembra a forma como eu tento me expressar quando to debatendo com alguém, mas sempre falho porque me perco em ideias que geram ideias que entram em um ciclo vicioso e me perco no fim, um dia chego lá.
Parabéns pelo vídeo!
Que eu ache pro meu TCC esse ano um tema relevante, original, claro, delimitado e viável e que consiga apresentar tão bem quando o Leo apresentou nesse vídeo. É relevante em razão das conversas confusas sobre gênero. É original e claro, pois realmente não se tem definição clara sobre a classificação desses nossos quadrinhos japoneses, pelo contrário, existe só confusão. É delimitado, propondo não solucionar os problemas da definição de gênero de todos os tempos, mas a racionalizar o uso da classificação etária como gênero. É viável, pois da pra ver, pesquisar, e analisar não só pra quem pesquisa no tema, mas pra quem vê esse vídeo e começa a discutir.
Por fim, puta merda, mo bem apresentado. A construção do argumento foi sensacional. Começando explicando a tese e a justificando-a. Depois elaborando suas origens e problemáticas. Por fim, refletir sobre a definição de um gênero e propor um paralelo com os gêneros que utilizamos a outras mídias como "fantasia" e "esportes".
Sensacional.
krl .... kitsune parando de fazer cosplay de Togashi??? Ai sim ein ?
Kitsune, voce consome obras literarias fora do mundo dos mangas? Quadrinho ocidental ? Livros?
com certeza ele consome haha, tanto que se formou em letras e trabalha para uma editora de "quadrinhos ocidentais", mas pelo q eu acompanhei do video quest todos esses anos, acredito que o kitsune se interesse mais por mangás(um dos motivos de ser o foco do canal)
Lembro do Kitsune já ter citado essa parada de Shonen ser público no VQ do Fullmetal, agora especificando, deu a ver que o público está acostumado a tratar o Shonen como gênero. Não acho um problema, mas quando você pega o Seinen e compara com o Shonen, claramente é um ato imbecil para com a leitura dessas obras, independente do tema que eles tratam. Ótimo vídeo, Kitsune.
Ótimo vídeo!
9:00 Eu ia dizer isso. "Shonen", por si só, é apenas a faixa etária do público alvo de certas revistas que, como você até disse em outro vídeo, não é muito consistente. Por outro lado, "shonen de batalha" serve perfeitamente como gênero, mesmo que não inclua vários shonens que não são sobre luta, e inclua várias obras não-shonens que usam de estruturas parecidas.
No fim das contas, acho que o problema aqui é tentar classificar uma obra como parte de UM ÚNICO gênero, ao invés de ser um conjunto de diferentes características. Evangelion, por exemplo, não é só um thriller psicológico muito bom, é um thriller psicológico muito bom COM ROBÔS GIGANTES (ou seja, é de ação e mecha também).
Vc e o Vitor Verde fizeram ótimos videos sobre esse assunto
Já tive uma discussãozinha dessa com um amigo meu, tentei bastante dizer pra ele que shounen, seinen e etc não são gêneros e ele se negou a concordar, insistiu que é gênero e sequer me deixava falar e explicar.
Daí você fez esse vídeo e agora ele concorda com você e diz que não é gênero.
Obrigado pela ajuda, Video Quest, mas você roubou meu XP.
pode fazer esse vídeo sobre seinen psicológico
Melhor fim de semana aonde temos video do meu amor Kitsune, só seria melhor de fosse um almoço em família.
Cara, como um canal foda desse não tem reconhecimento?
Concordo. Talvez os meninos devessem escrever os roteiros e deixar a apresentação com meninas moe moe kawaii desu. 1 milhão de inscritos no primeiro semestre de 2017.
pq a unica coisa que faz sucesso no publico de anime, series,jogos e filmes no dia de hoje e video tipo: TOP 10 AS PERSONAGENS MAIS BONITAs DE SEILA OQUE :/, pena
saulo batista ei nerd é a prova disso hahahahaha
Jojo parte 4, please!!!
Muito legal sinto falta dessas discussões dentro do meio otaku ou fã de cultura pop japonesa (prefiro otaku pq é menor a palavra^^ ) tipo isso nos ajuda a entender melhor a aquilo que gostamos e se alguém perguntar algo podemos explicar n que seja verdade absoluta mas é beem coerente e enriquece esse tipo de cultura ^^ pois é tem mangas e animes que fogem a essas "regras" tipo tem shonen que mais parece seinem mas tem características de shonen e seinen que mais parece shonen mas term características seinen , acho que é cultura é meio que comodo ,prático e preguiçoso para que possamos dizer isso é para a adulto isso para homem mulher , crianças e tals tipo meio que tem a haver com nossa cultura só que tem esses demais que quebram essas barreiras e que bom assim evita a criar ou diminuir essas manias de pensar que mais cult ou mais popular pq gosta disso ou daquilo qd deveria apenas gostar e curtir aquilo que se quer ,sem encher o saco dos demais !! Fala sobre bungou strays dogs e a situação do mercado de animes mangas em relação a essa realidade de temporas nos animes e a ter poucas obras de mangas para adtpar tipo obras grandes enfim n sei como definir .
Eu acho que até pode ser destoante na relação do significado original, mas que atualmente a definição de Shounen transmita bem o que queremos dizer hoje em dia, até porque existem semelhanças claras entre por exemplo haikyuu e Naruto, um "grupo"de heróis, sonhos, poder da amizade, grandes conflitos ação etc etc etc, claro que existem as exceções mas como os próprios shounens se organizam em todas essas características, é muito mais fácil eu falar ˜me recomenda um shounen" do que falar, me recomenda um anime com todas essas características que eu citei, acho interessante que o meio otaku e industrias dos animes consigam se organizar dessa maneira.
Cara tava pensando quando que você ia dizer sobre o seinen psicólogo o vídeo inteiro, quando chego eu ri muito.
NOSSA JÁ TEM VÍDEO NOVO QUE MILAGRE KKK
SEEEEEEEeEeineeeeeeeeEeN PSICOLOOOOOGICOOOOOO KKKKK
De qualquer forma, bom vídeo, sempre é bom ver alguém tentando dar uma olhada nesse assunto.
O esquema é quando alguém pedir um mangá Seinen, ir lá e recomendar K-ON!.
Pelo amor de deus, faz um video quest sobre 20 century boys, é meu mangá favorito e tem pouca coisa sobre ele na internet, e ñ é tão conhecido no brasil quanto deveria
Gochumon wa Usagi Desu ka? É o meu Seinen favorito, essa galera que lê Berserker e acha que é machão, nunca leu um manga de macho de verdade.
Deixa eu lê meu Berserk -_-
Quanto ao Battle Shounen acho que o motivo de serem tão parecidos é a influência de Dragon Ball, antes de DB era tudo muito inspirado em Hokuto no Ken por exemplo, mas desde que saiu DB todo mundo quer fazer seu próprio DB.
Kishimoto e Oda são grandes fãs do Toriyama e isso é óbvio nas obras deles.
É só olhar como o Naruto e o Luffy ambos são basicamente o Goku com uma skin diferente, são inocentes, meio burros, esfomeados, bondosos, fortes e quando ficam bravos despertam um poder oculto.
Mas JoJo, Hokuto no Ken e Kinnikuman por exemplo são battle shounen que fogem bastante das normas do "gênero", pois os autores não cresceram com e não foram influenciados por DB.
Dragon Ball também meio que popularizou muitas normas do gênero, como a transformação, batalha de poderes, etc, se você ver os mangás que saiam na Jump antes de DB é difícil encontrar algo com todos esses clichês que se vê nos battle shounens hoje em dia.
São influências de Ring ni Kakero na verdade.
Luffy é diferente do goku, as únicas coisas iguais são esfomeados e não pensam direito
Mas concordo👍👍
Ótimo vídeo!
Interessante essa questão, o público aderiu estereótipos ao "público-alvo" que não necessariamente querem dizer do que se trata a obra, no caso da comunicação não é relevante pois todo mundo se entende, mas caso alguém vá pesquisar um shonen e principalmente um seinen, pode acabar encontrando esse problema de discrepância entre os assuntos na mesma demografia.
Vejo em sites de filme algo pior, que é separar animações todas no mesmo bloco, como se fossem a mesma coisa. De qualquer forma não há nada melhor que a boa e velha separação de gênero (ação, aventura, romance).
To ansioso por esse vídeo sobre o seinen psicológico, sempre vejo esse termo mas nunca entendi ao certo o que ele quer dizer.
Seinen Psicológico, melhor gênero de todos auheauheuaheuaheh xD
A questão é que os shounens mais populares são shounens de ação e eles são a causa dessa ideia, eles acabaram por moldar um "genero" digamos assim na categoria shounen porem o "genero" shounen ficou mais conhecido do que a demografica, as pessoas então procuram pelo genero shounen algo com ação e poderes muitas vezes, protagonistas mega determinados e etc etc, aqueles cliches que conhecemos, visto isso o shounen acabou por virar um sinonimo desse estilo de narativa, então se criou o "genero shounen" que é basicamente os shounens de ação e os battle shounens, e o mesmo com as outras demograficas, então podemos dizer que existe o genero shounen, porque genero é basicamente como consenso geral oque descrevemos obras que tem caracteristicas de um estilo de narrativa, então existe o genero shounen, porem acho que deveria ter outro nome para não confundir com a demografica shounen
o problema é que no Brasil é tudo ao contrário , nego gosta de distorcer os termos , vide o termo " otaku"
Mas ainda tem muito shounen que não são batle shounen genérico e infantil
Esses, fora os VQs em si, são os meus vídeos favoritos do canal. Peguei-me pensando sobre esse mesmo tema noutro dia e o Kitsune me trouxe ótimas reflexões. :)
Esse negócio de perseverança, amizade e tudo mais é de todo o mangá de demografia Shonen independente da revista ou editora.
Embora as pessoas entrem em consenso ao falarem sobre seinen, shoujo, shounen, etc,no que diz respeito a recomendações, (na maioria das vezes) -- na minha opinião -- não deixa de estar errado essa classificação/esse filtro, pois contradiz em teoria às demografias.
Excelente vídeo esclarecedor (como de costume da tua parte). O pessoal precisa mesmo de saber a diferença entre demografia e género.
Só uma pequena coisa, Chihayafuru é um Josei. Mas pronto xD Nitpick
love hina shonen!??!?! oxi... rsrsrs
eu não vou lembrar agora, mas tinha um estilo para love hina que era outro, que entra aquele tipo de estilo "harem", como negima,school rumble e tantos outros que eu assistia a 8, 9 anos atras que hoje não lembro mais nada...
tinha um nome mas enfim...
shonen eu sempre vi como historias com estrutura fixa para garotos....
dragon ball, yuyu hakusho, naruto, bleach (melhor historia de todos os tempos).... enfim... dezenas de titulos nessse estilo de jornada do heroi, com super poderes e vilões que a gente tanto ama...
pra você ter uma ideia, k-on é seinen, ou seja, um anime com meninas de 14 anos de comédia na escola, mesmo assim é um seinen, os animes mais populares são shounen, como naruto, bleach etc, mas shounen tem muitos e muitos outros animes que não tem nada a ver com o estilo desses, mas eles ainda são shounen, porque são publicados em revistas shounen, e o publico alvo sao garotos, masisso nao significa nada, inclusive vi uma pesquisa uma vez de que mais de 50% do publico que consumia shounen era feminino, ou seja, mais da metade e mesmo assim, os termos continuaram a serem usados, porque eles começaram a ser classificados assim no japão há muito tempo atrás, e mesmo que pareça estupido hoje em dia, classificar as coisas por genero (masculino e feminino), isso ainda vai continuar por muito tempo, porque sempre foi assim e ninguem liga mais.
Leonardo, esse mesmo incômodo que você tem em relação essas classificações de shonen, seinen entre outros, eu tenho com essa divisão de animação de animê, desenho, cartoon... pra mim é tudo desenho e acabou.
Uma pequena errata Chihayafuru não é publicado numa revista shoujo e sim numa revista josei, no mais bom vídeo.
acho massa q o publico ta absorvendo e aos poucos usando as terminologias mais adequadas pra se referir aos generos das obras. tipo isekai que eu nem sabia o q era mas comecei a usar de tanto ver a galera falando nos reviews.
Gintama mesmo, acho difícil classificar como Shonen ou Seinen, já Hokuto No Ken é considerado Seinen por muitos, mas ele não tem exatamente os padrões Shonen? Concordo 100% que esse tipo de classificação é muito ruim.
O anime é shounen , o mangá seinen
Tbm temos ace wo nerae como shoujo. Tbm poucos pensam em seinen quando vemos Giant Killing. Muito curioso ver que além de esportes temos até comédias no shounen e no jousei. curiosamente que antes de conhecer Urasawa,eu via gantz como avatar do Seinen.
Kitsuni, acho que você está muito ligado sobre o que esses termos significam no Japão. Como você disse, aqui no Brasil (na maior parte do mundo fora Japão também), Shonen virou sinônimo de Ação e Aventura, Shojou virou sinônimo para romance e Seinen virou sinônimo para obras adultas. Não vamos chamar Love Hine de shonen, pq não estamos no local onde esse termo significa de "10 a 16 anos para meninos", mas de echi que significa "erotização". Da mesma forma que a palavra anime virou gênero de desenho animado. Vide que tem gente que considera desenhos norte-americanos animes por terem características semelhantes, como o desenho Avatar por exemplo. Enquanto no japão é tudo anime, pq é tudo desenho.
Esses termos já ganharam outra tradução, então, aqui no Brasil Shonen é um gênero, um gênero mais especifico de ação, aventura E anime/mangá.
Agora se no Japão eles também utilizam o termo Shonen como característica de enredo, é algo que teria que ser estuda lá, na cultura de lá.
Acho que você não deveria estar procurando sobre o que faz um gênero, mas sobre adaptações culturais. Ou ambos. Hahaha.
Esperando até hoje o Seinen Psicológico kkkkkkk
já quero muito o video do seinen psicológico kkk
Eu nunca havia reparado nisso até você começar a "implicar" com isso há anos atrás, hoje isso me incomoda também XD
Eu compartilho do seu sentimento, mas em mim chega a ser uma aflição! Há um livro trata desse assunto, entre outros, na área da literatura, mas as analogias feitas ali são de amplo alcance, servindo para as outras formas de arte (vai da capacidade de cada um para fazê-las). O nome do livro é Anatomia da Crítca, de Northrop Frye, segue o link www.erealizacoes.com.br/produto/anatomia-da-critica---quatro-ensaios .
Tenho certeza que este livro te ajudará muito nessa questão.
Na minha cabeça e por uma certa doutrinação de internet sempre acabei vendo shonen e shoujo como gêneros, mas para fiz práticos isso nunca me fez criar preconceito ou mesmo ou interesse em um anime ou manga, geralmente eu dou uma pesquisada sobre o titulo antes e se me interessou eu vou traz, ate porque fica pouco confuso justamente pelo leque de opções que existe em cada um desses gêneros e dentre outros, ate porque em lista de indicações ou top 10 por exemplo eu nunca vi alguém se limitar ao gênero "shonen" e colocar por exemplos obras que seguem o mesmo estilo de Dragon Ball.
Vim trazer uma recomendação para Video Quest, o anime de tênis, Baby Steps, se já o assistiram, peço que façam um Video Quest sobre, se não, recomendo bastante.
Isso é tipo escolher um filme olhando a classificação etária, tipo "ah esse aqui é 14 anos então é infantil" ou "esse aqui é 18 então tem um enredo adulto e complexo"
Bem 14 anos não é infantil,agora se ver 12 ai sim
Tem shounen 14 e 16 e alguns 18
Acho a sua preocupação válida, para aqueles que estudam e se interessam profundamente por questões do campo da arte de escrever e da literatura. Para todo grande público que busca em mangás e livros apenas entretenimento ou o conteúdo em si as classificações são referencias uteis que ajudam na hora de escolher o que ler. O problema está em usar essa classificação como forma de auto-referência tipo "eu sou um cara cabeça porque leio Seinen", dai realmente fica complicado.
Vídeo bem interessante, Kitsune!
Agora eu fico me perguntando como essa história é vista no Japão.
Otakus de fora se entendem quando, por exemplo, pedem indicação de shoujo/shonen/etc., mas fico curiosa sobre como os japoneses se comunicam nesse tipo de situação.
Será que eu pedisse um shoujo, receberia sugestões muito diversas? Ou sugestões seguindo apenas a linha de Kimi Ni Todoke, por exemplo?
É mto estranho o tanto q a sua opinião é exatamente oq eu penso. Acho q nunca discurdei de algo que vc falou em video kkkkkk
acontece o mesmo comigo, eu acho que já discordei sim com algo que o kitsune falou, mas foram tipo, no maximo duas vezes
bem quando eu estudei cinema eu vi que gênero é um conjunto de características no texto no filme que se repetir em várias obras aí então se definir um gênero quando essa obra apresentar muitas dessas características mas se ela apresentavam também outras características de outro gênero o rapaz que está catalogando o filme pesaria Qual o gênero se sobressaia Então esse era o gênero e o outro ficava o subgênero mas a pura verdade sobre os gêneros que eu li a respeito Quem são criados na verdade por a pessoa que vai vender o material seja a editora e produtora no caso de filme para que esse Conjunto de características consiga vender a ideia para trazer público que gosta determinadas características por exemplo filme de terror então vai esperando um Conjunto de características que são encontradas nos filmes de gênero de terror mas também havia clíticos franceses que achavam isso um absurdo porque as diziam que filme é filme você não pode definir a visão de uma pessoa e o conjunto de regras mas com tempo os produtores os estúdios que era que pagava pelo material exigir que o material fosse feito com Conjunto de características que saberia o que agradar aquele determinado público-alvo Então vou ouvir uma repartição de filme de gênero e filmes de autor porque geralmente quando filme é de autor não conseguiu identificar o seu gênero pode ser uma visão muito pessoal do autor geralmente são qual obras mais independentes que vão nessa direção Ah o livro muito bom que eu li na faculdade sobre gêneros cinematográficos que era ismos para entender cinema
Assisti o video hoje e por favor faça um video do Seinen psicológico kkkkkkkk
adoro esse tipo de vídeo do kitsune
Kitsune, você ja penso que o uso do termo Shonen, Seinen etc pode ser uma adaptação da palavra como foi feito com a palavra Otaku?
No Japão Otaku tem um significado bem diferente do que nos usamos que é apenas para classificar quem é fã da mídia Japonesa. Se isso pode acontecer com esse termo também pode acontecer com os termos de classificação etária em que no Brasil (não sei como é no resto do mundo) são utilizados exatamente para classificar essas obras que são exatamente a que pensamos ao utilizar esse termo.
Eu diria que battle shonen é gênero sim, não demografia. Se fosse demografia, acho que não teria alguns feitos fora do japão, como avatar(que é basicamente um battle shonen americano).
"Moe é Seinen"
Eu: Whaaaaaaaat?
Eu concordo em partes, mas não partilho do incômodo. Academicamente falando, acho que se você quisesse pensar a questão do 'gênero', é mais produtivo pegar uma literatura sobre categoria, e não tipo literário...Quando a gente diz 'isto é um shounen pois foi publicado em uma revista shounen', é uma meia verdade. Shounen, como usado no Japão, é uma categoria analítica de mercado e público alvo, que não denota um tipo literário ou alguma consistência temática, não é um gênero. Shounen, na conversa corriqueira no Brasil, é uma categoria nativa que denota consistência temática. Para entender como funciona um sistema de categorias, no caso 'como se divide obras no meio otaku brasileiro', é preciso observar como aconteceu a introdução das categorias estrangeiras, de que maneira foram assimiladas e o que passaram a significar. É insuficiente dizer que um shounen é um shounen pois foi publicado na shounen jump, e é ainda mais insuficiente tentar explicar essa categoria e seu uso no Brasil puxando um mito de origem que em nada influencia o que significa em seu uso corriqueiro aqui. Aqui elas adquiriram consistência e funcionalidade, paralelamente ao sistema classificatório do qual se originaram. Não é o mesmo sistema de classificação mais, e isso é uma coisa normal (e, na minha opinião, positiva) quando categorias estrangeiras são importadas e assimiladas por contextos diferentes.
Sobre a diversidade, quando uma categoria não serve, as pessoas prontamente criam outras e a comunicação evolui de maneira orgânica. Não vão estar mais dentro do mesmo guarda-chuva, por assim dizer, mas na medida em que as pessoas conseguem se comunicar, não é mais relevante.
melhor canal do RUclips
se considerarmos que,dentro da propriedade da Lingua,termos e expressões sejam sujeitos a mutações,não se poderia concluir,assim,que as classificações e agrupamentos ocidentais diferem das originais,mas já carregam propriedades suficientes pra serem classificações de genero funcionais ? no video mesmo tu cita a seperação ocidental entre o que nós chamamos de "shounen" e "mangá/anime de esporte",que nao existe no japao
Eu classifico Shounen, Shoujo, Josei, Seinen como Subgênero, eu levo em consideração que o anime/manga é de Comedia, Ação, Slice of Life, Romance, Drama e etc. mas que ele é focado em X publico, ai que entra os Subgêneros, que seria Seinen e etc.
me explica como funciona um anime de comédia e garotinhas que tocam em uma banda como "subgênero seinen", ou um anime de ação com "subgenero shoujo"?(exemplos reais) isso não parece funcionar pra mim, porque novamente, shoujo, shounen etc, não diz nada sobre a obra
Eita, Kitsune pronunciou o nome 20th Century Boys, será que virá VQ?? Nunca saberemos, ou, saberemos.
Não existe classificações perfeitas, todas as estrutura de classificação são tentativas de sistematização e organização do pensamento cognitivo em qualquer área do conhecimento humano. As classificações são mutáveis e servem apenas como norte, não devemos nos ater a rigidez. Resumindo: as classificações são válidas até momento que elas organizam de forma satisfatória o conteúdo produzido e facilitam o acesso ao conhecimento requisitado, fato este que as classificações como shonen, shoujo e afins cumprem muito bem ainda.
No dia que elas não atenderem mais tal finalidade será necessária a criação de novas classificações ou demografias.
ae, acho q vcs deviam falar de KAIJI, é um puta anime foda e deveria ficar mais mainstream
Faça o video sobre seinen psicológico plox!!! Fiquei curioso ^^
Quem tem 17 anos é excluído, tem nada pra vocês
Aos 17 anos as crianças japonesas são enviadas à selva para caçar lobos com as mãos nuas. É um rito de passagem. Aos 18 elas voltam a ler gibis.
Tem varios mangás shonen que muda bastante o roteiro como kinnikuman criado por yudetamgo o mangá ou anime seija lá como for kinnikuman no começo era uma paródia de ultraman que kinnikuman era conhecido como um personagem medroso covarde e atrapalhado e odiado em todo japão até que quando ele descobriu que ele é o principe do planeta musculo e ai ele conhece um monte de guerreiros fortes no torneio chojin tem ums vilões bizarros tem um que é um pinico tem um que é um crocodilo que vira uma tartaruga um camaleão um lagarto e uma cobra depois vem varias sagas o anime tem 136 episodios e o manga se eu não min engano é 393 capitulos ou 657 o anime foi de 1983 a 1986 na luta do ramenman contra brockenman no mangá a morte do brockenman foi exageradamente violenta ramenman destroçou arrancou o brockenman pelo meio e ai foi sangue para tudo que é lado que é lado já no anime ramenman quebra o pescoço do brockenman e o transforma em uma massa de lamen teve outro tambem a luta entre ashuraman contra satan cross no mangá dura cerca de 4 capitulos mais ja no anime a luta dura 14 segundos e ai após a serie de 136 episodios terminou em 1986 ai veio um anime em 1991 kinnikuman scramble throne como é conhecido no ocidente mais no japão é conhecido como kinnikuman oui soudatsusen o anime evoluiu como a porra ficou muito fóda muitas lutas emocionantes esse anime de 1991 mudou muito o genero o anime era bem fócado na comédia tinha mais personagems fortes mais teve uma coisa meio nesse kinnikuman anime de 1991 sem sentido thanos em kinnikuman possuindo o corpo de um personagem transformando ele em o vilão principal era o thanos ou era empressão minha aliás foda se o que emporta é que o anime ficou legal e o nome do vilão é super phoenix e ai veio um anime em 2002 chamado musculo total que se passa após a derrota de super phoenix após o arco do kinnikuman de 1991 so que o protagonista agora e o kid musculo o filho do kinnikuman esse anime o musculo total ja passou aqui na jetix e na fox kids
essa questão de gênero não é tratada no meio acadêmico, pelo menos na literatura. A separação de gênero dada no renascimento é lírico, dramático e narrativo, sendo que cada um te subgêneros (contos, romance, soneto). acho que esse tipo de gênero (ação, terror) fica mais por definição do comércio do que de teóricos.
Amo Shonen de batalha
excelente kitsune
fale sobre sayonara zetsubou sensei
quero o vídeo do seinen psicológico
Chihayafuru é josei
Não sei se é o correto, mas pra mim o gênero espacial, escolar, etc está errado, eu vi que o Kitsune falou de western, mas não seria mais um tema do que um gênero? Isso sempre me incomodou.
Referência a chihayafuru
agora tem kkkkk
Kitsune, você é formado em letras? Eu gosto quando você usa a lógica para determinar pensamentos. =D
ele é
Quando a galera fala seinen,pensa num shonen levado a serio e nao uma historia adulta,as pessoas acham q temas adultos sao como expançoes de generos mais casuais como shonen ou shoujo