OBrigado pelos comentários. Vou fazer uma LIve hoje com o React com mais detalhes sobre o futuro da programação e respondendo alguns comentários. Seá hoje, quinta feira, 29/02 às 19hs , horário de Brasília. Vejo vocês lá.👍
Espero que não use argumentos de apelo à autoridade nesse vídeo. Algo como "sou um cientista de dados reconhecido internacionalmente, quem é você pra discordar de mim?", pois é isso que estou vendo nos comentários. A história já nos mostrou diversas previsões furadas na área de tecnologia, muitas delas proferidas pelos maiores nomes da área na época.
Fala sobre o "boom" do no-code/low code, que democratizaram o desenvolvimento de aplicativos. Hoje basta ter uma ideia boa, que solucione problemas e facilmente você mesmo consegue criar a solução.
A NVDIA deixou de ser uma empresa de placas de vídeos para ser uma empresa de IA e o seu CEO precisa vender o seu produto que agora é IA em todas as oportunidades na mídia. Reflitam na seguinte comparação: Imaginem quando surgiram as primeiras linguagens de programação de alto nível e o que pensaram os programadores em Assembly ? Os programadores foram extintos com as linguagens de alto nível ?
Ainda existem muitos programadores de linguagens de baixo e alto nível , essa semana mesmo eu vi vaga pra C++ e Delphi , o assembly é mais utilizado em microcontrolador como dispositivos de IOT um exemplo é um sensor de temperatura. Tem bancos que trabalham ainda com mainframe só pra você ter noção ... Só não são tão falados e vistos por aí...
Otima comparação, e entendo que a tendência desde sempre, não só agora com a IA, mas também com visual basic, Delphi, wordpress, é abstrair funções complexas para que mais pessoas possam criem software de maneira mais simples. Então na verdade o que vai acontecer é exatamente ao contrário, terão cada vez mais programadores, mas que precisam de cada vez menos conhecimento técnico, e sempre que se precisa de menos especialização, se precisa de menos especialistas, e, com isso, empregos somem. Isso acontece desde sempre. Principalmente, apos a revolução industrial, mas também surgirão novos tipos de especializações e empregos, então sempre haverá oportunidade para quem se atualizar e correr atrás.
Programadores não foram extintos mas mudaram seu jeito de trabalhar. E é justamente isso que ele está falando no vídeo. O nova programação é simplesmente conversar com a máquina como se fosse um humano.
o que o pessoal não para de fazer é comparar as revoluções tecnologicas antigas com a atual. A situação agora é bastante diferente. Só por que os seres humanos continuaram relevantes nas revoluções antigas não quer dizer que o mesmo vai continuar nessa nova revolução. Antes você poderia trocar de emprego, mas o que acontece quando todos os empregos de escritório forem automatizados ? Não vai ter novos empregos para migrar. E dizer que só por que a IA hoje em dia não consegue automatizar tudo é não conseguir enxergar um palmo a frente do nariz, em 5 anos empregos de escritório provavelmente não vão mais existir se a IA continuar avançando a passos largos.
A área da tecnologia é a mais ingrata que existe. Vc se mata para aprender as coisas, não para de estudar e vive correndo risco de perder o emprego por causa do surgimento de novas tecnologias.
Eu entendo essa análise do ponto de vista da ciências de dados, mas no mundo de desenvolvimento de sistemas, no qual lidamos com cores bancários por exemplo, integração entre apis de pagamento, segurança, testes integrados, normas de desenvolvimento, como arquitetura limpa, arquitetura hexagonal, legislação do regulador, milhões de dados para serem processados em lote para gerar documentos que exigem códigos de alta performance e etc, a realidade é outra. As IAs de desenvolvimento estão longe de substituir o programador, ela male male consegue gerar um código utilizável em produção. O que ela é boa para gerar códigos repetitivos ou os famosos boilers plate. As empresas tem várias vagas para dev senior e pagando bem, e tem uma certa dificuldade em achar programadores com experiência. Entendo que com o tempo isso possa mudar, mas por enquanto vai demorar muito ainda, sem contar a a parte de sigilo, você não pode simplesmente entregar o código do core bancário para uma ia. Ainda veremos muitos desdobramentos. Eu estudaria programação com certeza. Algoritmos, sistemas operacionais redes, protocolos etc...Isso sempre será relevante para um profissional de TI.
exatamente! no maximo a IA pode criar um software! mas fazer a manutenção de sistemas legados, integrações, sustenção com varios clientes diferentes , bugs de negócio ta looonge da IA chegar nesse nível
O que não é uma realidade para mais de 90% das empresa no Brasil, mas temos que pensar de forma global. A tecnologia atropela literalmente o tempo e as coisas. Em tecnologia ficar obsoleto é o maior perigo, define carreiras.
Cara que irado seu vídeo! Sou desenvolvedor de software e percebi essa tendencia ,falei pra meu amigo há 8 meses atrás que se ele não virasse um especialista em algo ele ia perder o emprego dele,e que eu tava saindo fora e montando minha própria empresa com algo em que eu era bom,unindo com a creator economy.Não me arrependo! As pessoas não entendem isso! Te dando um feedback ! Muito bom!
A minha ideia será mais ou menos essa que você postou. Hoje faço um mix de meus códigos de programação com as ideias geradas pelo IA. A vantagem é que ganho tempo e melhora na performance na hora de desenvolver os meus próprio apps.
Kk saber sintaxe e quebrar um problema simples talvez, mas não é a sintaxe que impede a ia, então se aprende a resolver em python pra fazer em java ou nodejs é pífia a diferença@@1981user
I spent my adolescence in connection with computers. From MSX, Mac and PC. I started studying Clipper, Cobol, Assembly and C++ programming from an early age. Since then I got hooked on programming.
Eu já havia comentado isso com o Fábio Akita uns 6 anos atrás, em *2012* a IBM com o seu Watson na época fez uma apresentação na FIESP onde o engenheiro pediu ao computador (via voz mesmo) que criasse uma interface onde os usuários pudessem postar/compartilhar fotos, comentar e curtir. Em segundos a IA criou uma interface muito semelhante ao do Instagram, novamente, isso foi em 2012! Naquela época o futuro da programação já havia se tornado obsoleto, além disso, muito do que vimos quando o chatgpt foi lançado a IBM já tinha mostrado em 2012, então se o público em geral só teve acesso a esta tecnologia mais de 10 anos depois, imagine o que eles tem disponível e só saberemos daqui 10 anos. Hoje mesmo precisei de um script para converter uma sequência de vídeos, passei as informações ao chatgpt que montou o script pra mim e funciona, eu tenho zero experiência com scripts.
Acho que o lance agora é o seguinte: O que vem por aí é o crescimento do marketing digital. Vc vai usar a parte visual, tokens, gráficos de alta resolução, audios, comandos para fazer isso ou aquilo e o restante a I.A. dá conta. Vc só vai criar o fluxograma pra ela fazer o resto.
Comecei na enfermagem e terminei na ciência da computação, então vou voltar pra enfermagem, pois enquanto não inventar a cura de tudo e sermos imortais sempre precisarão de pessoas nesse trabalho.
@@MovieTipsx Voltei não, estou na área de Smart Contract, com a linguagem em Solidity e Rust. Na realidade muitas empresas aqui nos Estados Unidos estão implementando AIs sem o modo coletar informações para aprendizado. É só aprender a usar AIs. No RUclips cada um está querendo vender alguma coisa, então a propaganda é a alma do negócio. Mas para te falar a verdade, o meu curso de TI a minha maior base foi na área de enfermagem, então valeria a pena sim eu voltar por 1 ou dois anos para completar.
Jerry você havia indicado certa vez um livro que trata do desenvolvimento do "pensamento analítico" só que não sabia o nome dele em português, e eu consegui descobri. Vou publicar aqui e acho que pode ser de interesse geral! Livro: Previsivelmente irracional: As forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas Autor: Dan Ariely
Le iludidos pelo acaso(Nassim Taleb) e o outro rápido e devagar(Daniel Kahnem), dois livros recomendados por ele no curso para desenvolver o pensamento analítico, li iludidos pelo acaso e é sensacional e vou começar a ler rápido e devagar.
Penso que todos poderão resolver um problema sem saber programar, usando código gerado por ia, mais os que sabem, conseguiram extrair as melhores soluções justamente por ter conhecimento do que e possível fazer com linguagem de programação. É mais ou menos na linha de que algumas pessoas não aprendem matemática por acreditar que jamais vão usar em alguma situação corriqueira do dia, quando a vida permeada pela matemática.
discordo, conhecimento técnico vai ser algo obsoleto em poucos anos, a IA tem QI de mais de 150, passa longe da nossa capacidade. Ela vai ser capaz de gerar programas bem melhores do que o melhor programador do mundo.
Ele tem um viés um tanto comprometido para falar de IA. Mas mesmo supondo que codificar realmente seja uma capacidade substituível no futuro próximo, ainda creio que estamos um pouco longe de não precisar de um engenheiro de software.
Viés??? Hehehe,... Só se for um víes contra mim mesmo, pq até parte do meu trabalho é afetado, a diferença é que eu já estou me preparando há mais de um ano pra esta mudança
@@jerrystcara tô vendo o que você falou, a carreira vai ficar mais fácil, porque vão querer alguém de dados se a própria IA vai fazer o trabalho de analisar os dados? O próprio cfo vai conseguir fazer.. Tudo que fica fácil, satura e perde valor. Vejo dois cenários, os que tem experiência na área como você sendo demandado a administração no geral, ou seja, cargos centrais da empresa como diretor e presidente, quem é Júnior ou pleno em relação a carreira de dados perdendo seu valor, parecido com o que vai ocorrer com a área de programação na minha visão.
Sempre falava, que mais importante do que saber programar é dominar o contexto, regras de negócio , pq percebia que os erros muitas vezes eram causados por falta de domínio no assunto.
Essa questão do domínio, expertise é o próximo galho a se segurar, mas a verdade é que se analisamos sem paixões para abrangência da IA ela vai em alguns anos substituir o ser humano em praticamente tudo! Afinal ela não só escreve código, ela INTERPRETA, ela CRIA... Que loucura! Fascinantemente assustador!
@@JoaoDeigla pintor eh uma tarefa com poucos passos de ações. Vai ser overwrote easily! Se a cozinha não der certo então vou partir pra área da política. Essa sempre vai dar dinheiro e não precisa de muito conhecimento. 😂😂
Aqui na empresa demitiram parte dos programadora e disseram que agora todo mundo precisa saber fazer certos trabalhos sozinhos sem precisar do programador.
Sim, era certo que isso iria acontecer, as grandes corporações querem lucrar com o boom da IA vendendo seus produtos, enquanto as empresas compram solução em IA para reduzir pessoal e economizar em salários
eu to no direito, tava com medo de perder emprego que ainda n tenho p IA e queria aprender a programar. ja desisti e agora quero concurso p juiz de direito kkkkkkk melhor saída.
Não concordo com o que ele disse em relação ao porque a NVidia se tornará a mais cara. Está completamente errado. A nvidia se tornou tão cara por causa da blockchain, exatamente, mineração de cripto moedas. IA começou a ser vendida em 2023 praticamente. NVidia vem sendo superfaturadas desde que as criptos cresceram...
Cara, desde dos anos 2000 eu ouço tanta previsão que não se cumpriu, que se eu fosse morrer por causa de previsão maluca já teria morrido a muito tempo... Eu creio que a mão de obra junior pode sofre bastante com IA, mas os plenos e seniores dúvido totalmente.
@@danielborges7918 acho que só por enquanto, a programação ja esta em decadencia, generative AI, no code... os profissionais irão cada vez mais pra parte de processos, de engenharia e teste, você ainda vai precisar saber programar, mas você não vai mais precisar ser um especialista em codigo e nem passar horas escrevendo algoritmos. É só olhar pra alguns layoffs que ocorrerão justamente por causa de AI, duolingo ta ai de prova kkkkk
O que esperar da area de Engenharia de dados? Sera que ainda vale a pena aprender python, java, scala ou essa area tende a perder a relevancia no quesito programacao?
Acho q não compensa aprender mais nada, a IA cresce exponencialmente e logo vai substituir quase todos, o que a gente leva horas ela faz em segundos... Realidade é essa, não adianta a gente ficar no negacionismo, está acontecendo rápido
Eu assistindo o video sobre o CEO da NVidia falando sobre IA que vai substituir os programadores enquando estou tentando gerar um configuração basica do Swagger para colocar na minha aplicação já é a terceira tentativa usando o ChatGpt e até agora nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk parece que o ChatGpt esta correndo atraz do prorprio rabo sempre dando a mesma solução que não funciona, detalhe estou usando o GPT4. Acho que tem um grande abismo entre o que Sr Miyagi da placa de video falou e a realidade do dia a dia.
Imagine chega uma pessoa em 2022 e diz que daqui a 2 anos você estará pesquisando na internet e não estará usando o Google pra isso.. No mínimo você diria que a pessoa é louca, né?
@@canalbisbilhotando-ed3ih não, ela ia falar que você está usando bing, duckduckgo, yahoo. O engraçado é o pessoal com tão pouco domínio tecnológico, dando pitaco em uma área que não conhece...
Jerry, trabalho com marketing, mais na parte de produção de conteúdo (content writer) e SEO. ComeceI na área de dados em 2021, e estou buscando uma vaga justamente na área de Digital Marketing. Você tem algum conselho para quem quer iniciar nesta área? Abraço e excelente conteúdo. Sempre acompanho seus vídeos.
Lembro que antigamente tinha a programação "Drag-and-Drop" (Delphi, NetBeans, Eclipse), e muitos diziam: "Negocio é meter a mão no código, Drag-and-Drop é coisa de amador". Hoje em dia parece que estamos voltando na era "Drag-and-Drop", sem escrever linhas de códigos, clicando em um botão, e recebendo respostas. Parece que estamos andando em circulos.
Perfeitas suas colocações. Tenho formação em marketing e estou ingressando num curso de ciência de dados exatamente para usar esta ferramenta como um instrumento de desenvolvimento na minha área. Como você bem disse, a IA generativa faz praticamente todo o trabalho de programação. Inclusive eu já usei esse modelo para criar um produto na área de engenharia de manutenção, que é um modelo predito de monitoramento de vibrações em máquinas, que basicamente trabalha com coleta e tratamento de dados por IOT. Ou seja, a IA criou todo o código em SQL e Python e só precisei dar os parâmetros para que ela criasse o produto pra mim, de ponta a ponta, até a estratégia de venda desse produto. É impressionante a capacidade da IA generativa e isso tende a se tornar uma prática mais comum, creio.
Está avançando cada vez mais rápido, em pouco tempo não precisará de comandos pra nada, vc simplesmente irá digitar oq quer fazer e a IA fará de ponta a ponta
Oi Reinaldo. Tenho formação na área de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Softwares) e estou pensando em cursar Marketing porque tenho receio desse papo de IA mecher significativamente na área de T.I. Sei que na área de Marketing tem muitas vagas, algumas até remotas. Você acha que é uma boa unir as duas graduações? Faz algum sentido?
@@MovieTipsxse eu fosse você, continuaria na área de TI. A área de marketing é para alguns poucos que têm o famoso QI pra conseguir uma vaga em alguma empresa. Na área de TI você pode até empreender e tem muito mais vagas disponíveis no mercado de trabalho. Se vale um conselho: faça pós na área.
Daí milhares de programadores com medo de perder seus empregos se especializam e para cada especialista vai ter mais uns 5 disputando a vaga, daí as empresas vão perceber que está sendo muito caro manter o especialista e vão treinar um modelo especialista (já numa época onde vai ser rápido e barato fazer isso, até mesmo sem depender de empresas maiores), assim aos poucos seus 20 ou 30 anos trabalhando na indústria não vão significar nada, a grana que você investiu a vida toda nos estudos vai para o ralo e você vai estar velho, cansado e com raciocínio lento para se manter nessa área. E será uma questão de tempo até esse efeito se propagar por outras áreas, basta ver o quanto estão investindo em robôs autônomos, se você já acha incrível ver textos e vídeos de cães e gatos correndo gerados por IA, espere até ver um GPT com pernas e braços andando por aí e dizendo: "Sente-se ali senhor, pode deixar que eu faço seu trabalho."
Acabou mesmo. Eu fiz uma entrevista em uma grande empresa duas semanas atrás e não teve uma pergunta de programação. Ainda bem que eu estudei seguindo o que você falou no video sobre como conseguir um emprego. Foi exatamente o que você falou. Obrigado mesmo Jerry!
Isso amadorismo, vc n pode supor algo pq vc ouviu dizer e comparou com base uma entrevista de emprego. Pra q área da programação msm vc fez essa entrevista?
As ideias são divergentes. Isso é próprio do homem inteligente: divergir. Contudo, suas explicações são convincentes porque entra na seara do famoso adágio: "A cada dia que passa, só sei que pouco ou nada sei". Tenho praticamente três vezes a sua idade, porém, não tenho nem uma vez a sua sabedoria. Queria ter um filho assim. Parabéns, Jerry. Jovens igual a você enobrecem e alavancam a Inteligência Artificial do nosso país.
Excelente conteúdo Jerry. Em todo material do curso, fica evidente sua preocupação em direcionar seus alunos nessa direção. Foi a melhor escolha que fiz ao iniciar minha jornada na carreira de ciências de dados!
Na minha mais humilde, singela e simples opinião, um dos grandes problemas da área de programação é que, pelo que parece, a geral só pensa na palavra "EMPREGO'", como se não existisse outra coisa pra se fazer com programação. Quem tem "emprego" hoje em dia, corre risco de perde-lo todo dia, independente de IA. Basta ver a quantidade de investidores e capital evadindo do Brasil e causando um efeito cascata de falta de projetos, investimentos, inovações e contratações. A maioria dos programadores não sabe empreender. Eu fui por esse caminho: Fui fazendo freelas, empreendendo, criando meus projetos, etc.. Se amanha a IA dominar a programação, o que vai restar pra mim fazer é aprender a utilizar ela para melhorar meu atendimento com meus clientes. A IA só vai representar uma ameaça para meu negócio quando ela conseguir abrir uma empresa, criar soluções, implantar, realizar manutenções, suportar cliente chato e burro, etc... Mas até isso acontecer, eu já quero estar vivendo de rendas e investimentos, na praia bebendo minha cerveja e dane-se o resto. 😂😂😂
A maioria das pessoas confunde "saber programar" com "saber usar uma linguagem de programação". Saber programar é saber modelar um problema e transformar ele em solução através de código. Pra isso você precisa de conhecimentos de algoritmos, estruturas de dados, matemática, etc.
O seu conhecimento de marketing science vai ruir quando houver assistentes vestiveis autorizados a ouvir cada frase e texto produzido por um ser humano. O futuro não está tão certo. E eu não preciso ter passado pelo TikTok para perceber isso. Amanhã eu vou me arrepender do tom e da forma do meu texto, mas não do conteúdo.
porem o grande problema é a oferta e demanda , quanto menos necessário a parte de programação e maior a mão de obra acaba que os valores por esse serviço diminuí ao menos q você seja muito especialista em alguma área!
Boa tarde! Poderia dar um exemplo bem didático na área de análise de dados em q a solução de um problema na vida real seria melhor resolvido ser humano em comparação com um agente de IA?
Se programação acabar tenha certeza que analise de dados ou ciência de dados acabaria primeiro pois eu acho mais simples a IA dar insignes e fazer tratamento de fatos até montar analise. Do que o lado do Dev. Tenho experiência pra dizer porque já atuei nas duas frentes como Dev e análise de dados . O lado do Dev tem muitas camadas abaixo que o analista e o cientista não vê. Por conta que sao profissões diferentes de fato mas ambas usam tecnologia. O scientista de dados que iria sobreviver teria que acompanhar e se especializar em IA mas só nisso pois não iria precisar produzir nenhum código e teria que ser mais abrangente na parte do Bussiness e focar no negócio apenas isso. E do lado Dev se isso ocorresse teria que se especializar em IA pra continuar programando e criando apps ou prataformas mais inteligentes. Até porque as empresas que já existem e as novas que viram não vai deixar toda a sua operação na mão de uma IA e vai precisar de pessoas capacitadas pra implantar o que é nescessário.
Sim. Do que os milhares de cursos ensinaram que era ciencias de dados no Brasil com certeza. Este vai ser o primeiro a morrer. O que é ciencias de dados de verdade não
Olá! Estou começando no mundo de TI. Estou no primeiro semestre de ADS no UNISENAC. A mais de 15 anos trabalho com música, como professor de guitarra e violão. Desde os 10 anos tenho vivência com música e com essa vivência me deparei e ainda me deparo, com as tecnologias relacionadas a música. Existe no mercado hoje muitas empresas, como a Mooer, a Hotone e muitas que desenvolvem Hardwares e softwares, para músicos. No meu contexto para guitarristas. Resumindo eu tenho um considerável conhecimento nesta área. Bom! A pergunta é a seguinte: Qual área da TI você indicaria para eu me especializar para atuar no mercado da música?
É impressionante como o cara diz uma coisa e as pessoas entendem o espantalho que eles mesmos criaram e fazem comentários completamente distintos do que foi falado e ainda dizem que são profissionais programadores analistas de sistemas mas não conseguem assistir a um vídeo e responder ao que foi dito o que me leva a crer que são péssimos resolvedores de problemas pois nem sequer leem os requisitos certos
Vejo um medo tremendo nos devs por acontecer algo que na vdd já esta acontecendo e ta todo mundo tentando negar. É aquilo, vc não vai perder seu job pra AI, vai perder pra quem sabe usa-la
Se o Dev for experto, é infinitamente mais fácil pra ele aprender a utilizar a IA do que alguém que não sabe nem um linha de código. No fim o trabalho vai mudar, mas o Dev ainda vai existir.
Jerry. Vc não acha um pouco prematuro não? Acho que o ceo da NVidia quis vender hype já que a empresa dele tá bombando. No geral, genai eh um auto completer sofisticado (pelo menos o que temos contato agora). Acho difícil acabar a necessidade de codar.
Eu concordo com a sua análise, para fazer um contraponto eu diria que isso que vc trás já acontece atualmente. Eu lidero um time de quase 10 devs e eles não são "programadores", eles são pessoas que entendem e resolvem problemas de negócio. Esse trabalho vai bem além de código, a gente precisa aprender coisas novas, conversar com times de negócio e então criar soluções que atendam à restrições de custo e tempo, maximizando os resultados. Programar não é nem a habilidade mais necessária, a comunicação, raciocínio lógico, facilidade em aprender coisas novas (não só de programação) e capacidade de compreender nossos contextos é que fazem a diferença. Acho que a programação terá a mesma função que o cálculo nos cursos de engenharia: ensinar as pessoas a pensar analiticamente sobre os problemas.
Acho que a AI generativa tem limitações técnicas bem grandes ainda e não vejo uma solução tão clara em poucos anos. Acho que vai mudar muito o mercado de trabalho mas que não vai chegar a romper todas as barreiras tão facil assim. Me lembra um pouco os anos 2000 medo dos robôs substituirem tudo em pouco tempo.
Vi muitos devs discordarem do vídeo e acho justo, mas o problema é que a geração z e as subsequentes não vão querer programar. Hoje é assim, numa aula de programação essas gerações só querem saber de arrastar e soltar... Acho que faz sentido esse vídeo, mas não por questão de evolução, mas de acomodamento, infelizmente.
A maioria das pessoas, especialmente as que estão assistindo a este vídeo, precisa entender o seguinte... Antigamente, quando acontecia algo grandioso e de interesse midiático no mundo, de preferência um acidente. Só ficávamos sabendo meses ou até anos depois. Sei que o exemplo é simples, mas quando eu era criança, jogava Atari. Se eu colocasse um desses na frente do meu filho (e é por causa dele que estou assistindo a este vídeo), ele não saberia o que é nem como ligá-lo... Jogar seria um castigo. Quando estou jogando o dinossauro do offline do Google ele pergunta o que estou fazendo... rs Tenho 40 anos e é preciso se preocupar com o crescimento exponencial que está acontecendo em todas as áreas. A ciência já está sendo revolucionada pela IA. Por exemplo, a IA está ajudando a descobrir novos medicamentos em uma fração do tempo que costumava levar. O que antes poderia levar décadas, agora pode ser feito em alguns anos, ou até meses. Muitas pessoas ainda acham isso um absurdo, mas é a realidade atual. Você acha que uma área lógica e exata como a programação levará anos para alcançar novos patamares? O conselho do vídeo é bem simples: Domine uma área essencial e vital e use a IA supervisionada por suas habilidades nessa área. Os próximos anos serão assustadores em termos dos saltos revolucionários que veremos.
Ps. Revisei o comentário acima com ajuda de IA, analisou e aprovou este mesmo comentário aqui no YT. E só por passar esse tempo neste vídeo, passarei a ver outros por causa de uma IA algoritmica que acha que sou um entusiasta da programação ou estou tentando mudar de área profissional.
Hoje mesmo isso já é uma realidade, o maior valor que um Analista de Dados entrega não é um código, isso pouco importa, mas a base de conhecimento que é possível trazer no dia-a-dia. Programador seja voltado a solução não a entrega de código.
Olá!!! Estou começando agora na área de tecnologia… quero começar em algo q realmente eu tenha chance no mercado . Pois já estou com 37 anos … Ainda vale apena fazer uma faculdade?! Qdo finaliza já parece estar ultrapassado. Em qual área investir ?!
A IA não é a única tecnologia em desenvolvimento na área e será a propulsora dessas tecnologias. Um salto ainda maior será dado em conjunto, e pela velocidade que a IA progride, essa grande mudança será breve. Muito pouco ou quase nada estamos a par dos instrumentos em desenvolvimento e do avanço que provocarão no curto , médio e longo prazos. Não podemos subestimar a forte probabilidade de em pouquíssimos anos a programação ser apenas uma conversa, um diálogo verbal ou escrito com a máquina. É uma probabilidade mas não tem porque se despreocupar totalmente.
Coletar dados, tratar estes dados, extrair informação útil e finalmente transformar esta informação em conhecimento! As duas primeiras etapas até podem ser feitas por IA. O resto?!
Sou desenvolvedor de software ha anos e uma coisa que ninguém fala é sobre entrega de soluções. O mercado precisa de programadores que entregam soluções, nao se é expert em linguagem x ou y. Se vc é programador ou quer ser, e agrega o seu resultado a solução que o cliente precisa, vc nao estara morto, muito pelo contrário, será peça rara e valiosa em comparação a programadores de fim de semana. Aprender programação nao é apenas pro mercado, é um conceito de aprendizado lógico que faz com que as pessoas pensam de forma mais logica e analítica no dia a dia, de qquer profissão, alem de ensinar as pessoas como de fato os softwares que elas usam no dia a dia, sejam softwares produtivos ou lixos, como insta facebook e os tinders da vida funcionam, é esse o motivo que ate bill gates há anos atras conceitua pra uma pessoa ter uma nocao de lógica de programação e o povo acha que é pra seguir em carreira.
cara pelo menos expert em alguma linguagem vc tem que ser né, é impossível entregar alguma solução eficiente se vc não sabe usar sua ferramenta direito
Eu estou fazendo a transição de Scrum Master para Engenheiro de Dados, mas ao ver seu vídeo fico pensando se não seria melhor virar pedreiro, pizzaiolo, pintor ou mesmo adestrador de animais hahahaha AI vai tomar o trabalho de todo mundo e com certeza vai começar por T.I, agora me resta perguntar... o que farei da vida no fim ao término de minha pós graduação de AI e ML no Canadá em 2026? Acho que serei motorista de aplicativo, isso se os carros autonomos não roubarem esse trabalho tbm...
Jerry, e quanto à área de ciência de dados? Se hoje a IA é capaz de realizar todas essas tarefas, a tomada de decisão não será feita também pela própria IA com base nesses dados? Fico com a sensação de que a IA vai assumir todas essas funções.
Se ele tá achando que programação vai acabar, imagine ciência de dados.. pra inteligência artificial é muito mais fácil analisar dados do que programar
@@Bourne2025 Não, o que quis dizer é: e os professores? Tem certeza que os únicos a acabarem com a própria profissão são os programadores? Tente programar sem saber inglês básico ou português, e sem saber matemática...
Resumindo, estamos com máquinas de escrever e lançaram o computador com word que dá palpite no seu texto e te ajuda, reflexão, adaptação e a parte primordial da sobrevivência , esse comentário não é do GPT.
@@jerrystmas Jerry hoje se está tudo informatizado, e se informação é o que as IAs deitam e rolam, então acabou qualquer profissão que depende de informação.
Responder, formular e criar perguntas que não imaginamos carece, no meu parco saber, de fontes. IAs são excelentes, mas dependem do passado e de sua qualidade. IAs deterioram quando treinadas por dados gerados por outras IAs. Gosto do seu canal e sobre o que aborda, mas calma lá. Basear o futuro com base na fala de um player tão grande do mercado é viés. Você sabe o que é isso. Quais as evidências para além da anedótica relativas à capacidade criativa, da direção ao novo? IAs são calculadoras científicas avançadas. Não consigo ver, a menos que me aponte, algo diferente disso. Quer uma evidência disso? A pandemia! As IAs fizeram porra nenhuma para acelerar o novo sem orientação humana. Sabe por quê? Por que não havia dados a respeito da pandemia e do que estava ocorrendo aos nossos olhos. Claro, IAs com propósitos específicos realizaram tarefas específicas e valiosíssimas, como a detecção de padrões de COVID com base em chapas de pulmões e, adivinhem, de diagnósticos humanos para enriquecer os dados. O futuro não será moldado por IAs. O futuro terá IAs encontrando padrões e correlações em velocidades impressionantes e sendo aplicadas em dispositivos que nem existem ainda. Mas eu insisto no ponto: o futuro a nós pertence. Entendo a valorização da Nvidia. É a empresa certa no timing certo. Não é para além disso e nem creio que magicamente será a mais valiosa. Com base na merda que o cara falou, fica parecendo com um amigo de infância meu que ficou rico porque soldava trilhos bem na época que uma grande empresa precisava disso na região. Show me data. Não vale a bolsa de valores, pois ela enlouquece dentro de bolhas. Um conselho mais sensato aos jovens que demovê-los à ideia de aprender a programar é: aprenda a programar com regras explícitas ou com modelos que descobrirão as regras com os dados certos. O que mais seria razoável? Esperar pelo Apocalipse atendendo alguém num balcão das Casas Bahia?! Esse texto que eu digitei jamais seria gerado por uma IA treinada por times preocupadíssimos em lançar um produto ético e bem-ordenado, depois de centenas de milhões de dólares e iterações. Se eu for o ÚNICO cidadão capaz de criar esse texto, eu valerei algo a mais por isso. Não pelo valor, mas pela originalidade. Não me entenda mal: uma IA recentemente interpretou a letra de uma música muito importante pra mim, obtendo nuances e contextos que eu sequer tinha vocabulário e erudição para compreender. Mas essa mesma IA não será capaz de moldar o que ocorrerá no próximo mês, nem alguma outra no próximo ano. Haverá humanos com propósitos específicos para implantar uma cultura específica, tal qual esse japa.
Se você tem vontade de entrar na área, não desanime por causa de um vídeo desse tipo. Vejam o vídeo sobre IA do AKITA que é programador de verdade... Cientistas de dados não tem propriedade pra falar da área real de programação pois não são programadores.
Então, o que eu acho é que abrirá mais espaços do que fechar espaços. Pois o ajuste fino é bom ter alguém capacitado. E existe o custo computacional que ainda é um problema. Acredito que a IA acelerará o processo de entrada de pessoas no mercado. Pois boas ferramentas permitem pessoas menos capacitadas a entrarem em uma área. Como o surgimento de computadores e softwares de textos permitiu que mais rapidamente pessoas se inserissem no mercado pois é possível corrigir e editar os textos a qualquer momento.
Não concordo com você em relação ao porque a NVidia se tornou a mais cara. Está completamente errado. A nvidia se tornou tão cara por causa da blockchain, exatamente, mineração de cripto moedas. IA começou a ser vendida em 2023 praticamente. NVidia vem sendo superfaturadas desde que as criptos cresceram...
@@thomasjeffmacielfernandes6201 trabalho na área da saúde, mas vejo uma.tendencia da área de dados infiltrar muitos segmentos, abrindo funções que envolvem profissionais de dados dentro de campos que não víamos antes. No meu caso, dados para avaliação de exames por ia. Análise de estudos clínicos em saúde para Big pharma. Ou análise de eficiência em health techs.
Sinceramente isso so me deixa com mais desgosto da area de ti ja to apanhando para conseguir um estagio e apanhando na faculdade ja que daqui 1 a 5 anos as maquinas vao fazer tudo to pensando real em trancar a faculdade de ciências e fazer concurso porque eu vou me esforca para uma coisa que nao vai mais precisar de humanos mais ?
@@lukas_oliveira_almeida mensageiro do apocalipse seria se não tivesse nada palpavel, mas as nuvens da tempestade já estão bem na nossa cara, não precisa ser genio pra ver que em pouco tempo a coisa vai mudar muito na area de TI
É por isso que desisti dessa área. Vou focar em coisas reais, tipo trabalhar como autônomo e focar numa área promissora com algo relacionado a casas...
por mais que falem que a ia vai tomar o lugar dos programadores, eu tenho tentado fazer a openai e gemini me responderem sobre uma questao de programaçao, a openai passou longe nao soube me responder. a gemini mesmo conseguindo acessar diretorios do github nao conseguiu trabalhar com os exemplos para me dar a resposta certa.
Estou desde outubro estudando SQL e Python. O que devo fazer ? Continuo ou foco em algum outro curso ? Vou focar em Logística, fazer um SAP e me especializar em outras coisa sei lá kkk
Isso e verdade Eu vejo isso na automação industrial. A onde usamos linguagem de programação específica para CLP E a espertiz de outros conhecimentos e fundamental.
10 месяцев назад
Até isso acontecer eu ja me aposentei, pois o cenário atual é mesmo sendo programador e sabendo o que pedir a IA ela não devolve com a mesma eficiência e qualidade.
Já foi substituída. Parte das demissões recentes do Meta e Google foi do time de software e dados. Não quer dizer que está sendo eliminado, mas sim que está sendo substituido por outros skills de dados voltado para IA
@@jerrystsua saída do tik Tok tem a ver com isso? Acha que a área vai ruir com as IAs? Qual curso você recomendaria alguém a fazer hoje Jerry? Qualquer curso, recomende um para seu filho, qual seria?
Todo mundo esquecendo o comunicado da openai dizendo que IA da um custo horrível e não dá retorno financeiro. O que vamos ter sera uma infinidade de IAs caseiras capengas, rodando de forma local. E vamos fazer girar a roda igual quando íamos atrás de alguém que tinha uma copia da biblia do linux para xerocar. Manter IA ë carissimo. Sam Altman ja falou que pra dar lucro teria que cobrar 5 mil por mês
não vejo ninguém falando do preço que é pra ias continuar existindo e evoluindo as ias, ainda mais com aquela noticia absurda de que o ceo da open ia projetava o investimento de 7 trilhões de dólares pra construir chips
Blz mas me diz uma coisa, uma empresa que tem essas novas tecnologias IA que criam códigos automaticamente pra você sem precisar programar, ela no fundo vai precisar de alguém que gere os prompts de comando, afinal quem que vai dizer a ela oque precisamos? Ela ainda não lê nossa mente rsrs... e essa pessoa que vai gerar os prompts tem que saber programação, é simples... Outra coisa é a manutenção de código, ainda na atualidade as IA erram bastante, eu sei que no futuro a tendência é diminuir os erros, mas ela vai continuar errando alguma coisa e sempre vão vir tecnologias novas a cada ano que passa.. A verdade é que as empresas ainda vão querer programadores mesmo que sejam pra gerar prompts e fazer manutenção de código ou coisa semelhante.
OBrigado pelos comentários. Vou fazer uma LIve hoje com o React com mais detalhes sobre o futuro da programação e respondendo alguns comentários. Seá hoje, quinta feira, 29/02 às 19hs , horário de Brasília. Vejo vocês lá.👍
Espero que não use argumentos de apelo à autoridade nesse vídeo. Algo como "sou um cientista de dados reconhecido internacionalmente, quem é você pra discordar de mim?", pois é isso que estou vendo nos comentários. A história já nos mostrou diversas previsões furadas na área de tecnologia, muitas delas proferidas pelos maiores nomes da área na época.
Fala sobre o "boom" do no-code/low code, que democratizaram o desenvolvimento de aplicativos. Hoje basta ter uma ideia boa, que solucione problemas e facilmente você mesmo consegue criar a solução.
A NVDIA deixou de ser uma empresa de placas de vídeos para ser uma empresa de IA e o seu CEO precisa vender o seu produto que agora é IA em todas as oportunidades na mídia. Reflitam na seguinte comparação: Imaginem quando surgiram as primeiras linguagens de programação de alto nível e o que pensaram os programadores em Assembly ? Os programadores foram extintos com as linguagens de alto nível ?
Ainda existem muitos programadores de linguagens de baixo e alto nível , essa semana mesmo eu vi vaga pra C++ e Delphi , o assembly é mais utilizado em microcontrolador como dispositivos de IOT um exemplo é um sensor de temperatura.
Tem bancos que trabalham ainda com mainframe só pra você ter noção ...
Só não são tão falados e vistos por aí...
Otima comparação, e entendo que a tendência desde sempre, não só agora com a IA, mas também com visual basic, Delphi, wordpress, é abstrair funções complexas para que mais pessoas possam criem software de maneira mais simples. Então na verdade o que vai acontecer é exatamente ao contrário, terão cada vez mais programadores, mas que precisam de cada vez menos conhecimento técnico, e sempre que se precisa de menos especialização, se precisa de menos especialistas, e, com isso, empregos somem. Isso acontece desde sempre. Principalmente, apos a revolução industrial, mas também surgirão novos tipos de especializações e empregos, então sempre haverá oportunidade para quem se atualizar e correr atrás.
Programadores não foram extintos mas mudaram seu jeito de trabalhar. E é justamente isso que ele está falando no vídeo. O nova programação é simplesmente conversar com a máquina como se fosse um humano.
o que o pessoal não para de fazer é comparar as revoluções tecnologicas antigas com a atual. A situação agora é bastante diferente. Só por que os seres humanos continuaram relevantes nas revoluções antigas não quer dizer que o mesmo vai continuar nessa nova revolução. Antes você poderia trocar de emprego, mas o que acontece quando todos os empregos de escritório forem automatizados ? Não vai ter novos empregos para migrar. E dizer que só por que a IA hoje em dia não consegue automatizar tudo é não conseguir enxergar um palmo a frente do nariz, em 5 anos empregos de escritório provavelmente não vão mais existir se a IA continuar avançando a passos largos.
@@jr-yn4lktem coisas que não tem precedentes, IA é uma delas..
A área da tecnologia é a mais ingrata que existe. Vc se mata para aprender as coisas, não para de estudar e vive correndo risco de perder o emprego por causa do surgimento de novas tecnologias.
Eu entendo essa análise do ponto de vista da ciências de dados, mas no mundo de desenvolvimento de sistemas, no qual lidamos com cores bancários por exemplo, integração entre apis de pagamento, segurança, testes integrados, normas de desenvolvimento, como arquitetura limpa, arquitetura hexagonal, legislação do regulador, milhões de dados para serem processados em lote para gerar documentos que exigem códigos de alta performance e etc, a realidade é outra. As IAs de desenvolvimento estão longe de substituir o programador, ela male male consegue gerar um código utilizável em produção. O que ela é boa para gerar códigos repetitivos ou os famosos boilers plate. As empresas tem várias vagas para dev senior e pagando bem, e tem uma certa dificuldade em achar programadores com experiência. Entendo que com o tempo isso possa mudar, mas por enquanto vai demorar muito ainda, sem contar a a parte de sigilo, você não pode simplesmente entregar o código do core bancário para uma ia. Ainda veremos muitos desdobramentos. Eu estudaria programação com certeza. Algoritmos, sistemas operacionais redes, protocolos etc...Isso sempre será relevante para um profissional de TI.
Melhor comentário
Vc está certo. Toda a generalização é burra.
O cara do vídeo quer apenas vender o seu conteúdo (mas acaba trazendo desinformação).
Muito bom o seu comentário.
Boaa
exatamente! no maximo a IA pode criar um software! mas fazer a manutenção de sistemas legados, integrações, sustenção com varios clientes diferentes , bugs de negócio ta looonge da IA chegar nesse nível
O que não é uma realidade para mais de 90% das empresa no Brasil, mas temos que pensar de forma global. A tecnologia atropela literalmente o tempo e as coisas. Em tecnologia ficar obsoleto é o maior perigo, define carreiras.
ainda* deixa elas descobrirem que sai mais barato 🤣
Cara que irado seu vídeo! Sou desenvolvedor de software e percebi essa tendencia ,falei pra meu amigo há 8 meses atrás que se ele não virasse um especialista em algo ele ia perder o emprego dele,e que eu tava saindo fora e montando minha própria empresa com algo em que eu era bom,unindo com a creator economy.Não me arrependo! As pessoas não entendem isso! Te dando um feedback ! Muito bom!
A minha ideia será mais ou menos essa que você postou. Hoje faço um mix de meus códigos de programação com as ideias geradas pelo IA. A vantagem é que ganho tempo e melhora na performance na hora de desenvolver os meus próprio apps.
Tenho 52 anos, aprendendo python há 2 meses. Vou continuar.
Mas pra quê, se até fim do ano IA vai destrinchar python e fazer trabalho mais rápido e barato que qquer um
Kk saber sintaxe e quebrar um problema simples talvez, mas não é a sintaxe que impede a ia, então se aprende a resolver em python pra fazer em java ou nodejs é pífia a diferença@@1981user
I spent my adolescence in connection with computers. From MSX, Mac and PC. I started studying Clipper, Cobol, Assembly and C++ programming from an early age. Since then I got hooked on programming.
Eu já havia comentado isso com o Fábio Akita uns 6 anos atrás, em *2012* a IBM com o seu Watson na época fez uma apresentação na FIESP onde o engenheiro pediu ao computador (via voz mesmo) que criasse uma interface onde os usuários pudessem postar/compartilhar fotos, comentar e curtir. Em segundos a IA criou uma interface muito semelhante ao do Instagram, novamente, isso foi em 2012!
Naquela época o futuro da programação já havia se tornado obsoleto, além disso, muito do que vimos quando o chatgpt foi lançado a IBM já tinha mostrado em 2012, então se o público em geral só teve acesso a esta tecnologia mais de 10 anos depois, imagine o que eles tem disponível e só saberemos daqui 10 anos.
Hoje mesmo precisei de um script para converter uma sequência de vídeos, passei as informações ao chatgpt que montou o script pra mim e funciona, eu tenho zero experiência com scripts.
Acho que o lance agora é o seguinte: O que vem por aí é o crescimento do marketing digital. Vc vai usar a parte visual, tokens, gráficos de alta resolução, audios, comandos para fazer isso ou aquilo e o restante a I.A. dá conta. Vc só vai criar o fluxograma pra ela fazer o resto.
Comecei na enfermagem e terminei na ciência da computação, então vou voltar pra enfermagem, pois enquanto não inventar a cura de tudo e sermos imortais sempre precisarão de pessoas nesse trabalho.
Já existe robô 🤖 enfermeiro
Faz bem, áreas fora do digital e que exigem muita percepção humana serão as últimas a serem substituídas
Voltou ?
@@MovieTipsx Voltei não, estou na área de Smart Contract, com a linguagem em Solidity e Rust. Na realidade muitas empresas aqui nos Estados Unidos estão implementando AIs sem o modo coletar informações para aprendizado. É só aprender a usar AIs. No RUclips cada um está querendo vender alguma coisa, então a propaganda é a alma do negócio. Mas para te falar a verdade, o meu curso de TI a minha maior base foi na área de enfermagem, então valeria a pena sim eu voltar por 1 ou dois anos para completar.
Jerry você havia indicado certa vez um livro que trata do desenvolvimento do "pensamento analítico" só que não sabia o nome dele em português, e eu consegui descobri. Vou publicar aqui e acho que pode ser de interesse geral!
Livro: Previsivelmente irracional: As forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas
Autor: Dan Ariely
Le iludidos pelo acaso(Nassim Taleb) e o outro rápido e devagar(Daniel Kahnem), dois livros recomendados por ele no curso para desenvolver o pensamento analítico, li iludidos pelo acaso e é sensacional e vou começar a ler rápido e devagar.
@@raony1194 eu tô lendo Iludidos Pelo Acaso, comprei há poucos dias e irei comprar outros também.
Penso que todos poderão resolver um problema sem saber programar, usando código gerado por ia, mais os que sabem, conseguiram extrair as melhores soluções justamente por ter conhecimento do que e possível fazer com linguagem de programação. É mais ou menos na linha de que algumas pessoas não aprendem matemática por acreditar que jamais vão usar em alguma situação corriqueira do dia, quando a vida permeada pela matemática.
discordo, conhecimento técnico vai ser algo obsoleto em poucos anos, a IA tem QI de mais de 150, passa longe da nossa capacidade. Ela vai ser capaz de gerar programas bem melhores do que o melhor programador do mundo.
Exatamente têm um CEO e não um CTO mandando as pessoas não aprender lógica isso não é um conselho muito interessante.
@@jr-yn4lkobsoleto em poucos meses na verdade, crescimento IA é exponencial
Ele tem um viés um tanto comprometido para falar de IA. Mas mesmo supondo que codificar realmente seja uma capacidade substituível no futuro próximo, ainda creio que estamos um pouco longe de não precisar de um engenheiro de software.
Ainda mais aqui no Brasil que tudo demora a acontecer.
Viés??? Hehehe,... Só se for um víes contra mim mesmo, pq até parte do meu trabalho é afetado, a diferença é que eu já estou me preparando há mais de um ano pra esta mudança
@@jerryst E faz muito bem, pq é só questão de tempo, e não qualquer tempo, tá evoluindo EXPONENCIALMENTE.
@@jerrystcara tô vendo o que você falou, a carreira vai ficar mais fácil, porque vão querer alguém de dados se a própria IA vai fazer o trabalho de analisar os dados? O próprio cfo vai conseguir fazer.. Tudo que fica fácil, satura e perde valor. Vejo dois cenários, os que tem experiência na área como você sendo demandado a administração no geral, ou seja, cargos centrais da empresa como diretor e presidente, quem é Júnior ou pleno em relação a carreira de dados perdendo seu valor, parecido com o que vai ocorrer com a área de programação na minha visão.
@@jerryst Jerry, desculpe. Estava me referindo ao Jensen. Para ele é interesse que haja uma grande demanda por IA.
Sempre falava, que mais importante do que saber programar é dominar o contexto, regras de negócio , pq percebia que os erros muitas vezes eram causados por falta de domínio no assunto.
Essa questão do domínio, expertise é o próximo galho a se segurar, mas a verdade é que se analisamos sem paixões para abrangência da IA ela vai em alguns anos substituir o ser humano em praticamente tudo! Afinal ela não só escreve código, ela INTERPRETA, ela CRIA... Que loucura! Fascinantemente assustador!
Vou virar cozinheiro. Vai demorar pra inventarem uma máquina que cozinhara com tantos detalhes e sabores.
Atualmente as redes de fastfood já utilizam máquinas em seu processo!
@@eduardomonari2128 pra agilizar processos de preparação. Mas não para cozinhar o prato.
Vira pintor kkkk
@@JoaoDeigla pintor eh uma tarefa com poucos passos de ações. Vai ser overwrote easily!
Se a cozinha não der certo então vou partir pra área da política. Essa sempre vai dar dinheiro e não precisa de muito conhecimento. 😂😂
@@iagovieira4740 Adorei sua ideia kkkkk. assim ficamos mais seguros
Aqui na empresa demitiram parte dos programadora e disseram que agora todo mundo precisa saber fazer certos trabalhos sozinhos sem precisar do programador.
Sim, era certo que isso iria acontecer, as grandes corporações querem lucrar com o boom da IA vendendo seus produtos, enquanto as empresas compram solução em IA para reduzir pessoal e economizar em salários
ja não sei mais qual faculdade ainda vale a pena fazer, pensando no longo prazo
eu to no direito, tava com medo de perder emprego que ainda n tenho p IA e queria aprender a programar. ja desisti e agora quero concurso p juiz de direito kkkkkkk melhor saída.
na dúvida faz concurso público, não vai precisar ficando se preocupar no longo prazo com essas coisas.
@@italosantos9174eu nunca mais precisei de um advogado para fazer um contrato para mim, é só colocar um prompt no chatgpt. Tenso..
Quem diria que o CEO que (por meritos proprios) esta ganhando rios de dinheiro com hype de IA mandou essa braba em. To surpreso.
Alarmismo
Não concordo com o que ele disse em relação ao porque a NVidia se tornará a mais cara. Está completamente errado. A nvidia se tornou tão cara por causa da blockchain, exatamente, mineração de cripto moedas. IA começou a ser vendida em 2023 praticamente. NVidia vem sendo superfaturadas desde que as criptos cresceram...
Cara, desde dos anos 2000 eu ouço tanta previsão que não se cumpriu, que se eu fosse morrer por causa de previsão maluca já teria morrido a muito tempo... Eu creio que a mão de obra junior pode sofre bastante com IA, mas os plenos e seniores dúvido totalmente.
@@danielborges7918 acho que só por enquanto, a programação ja esta em decadencia, generative AI, no code... os profissionais irão cada vez mais pra parte de processos, de engenharia e teste, você ainda vai precisar saber programar, mas você não vai mais precisar ser um especialista em codigo e nem passar horas escrevendo algoritmos. É só olhar pra alguns layoffs que ocorrerão justamente por causa de AI, duolingo ta ai de prova kkkkk
Ne? Tanto é que o valor da ação da nvidia já despencou 😂
O que esperar da area de Engenharia de dados? Sera que ainda vale a pena aprender python, java, scala ou essa area tende a perder a relevancia no quesito programacao?
Boa pergunta kkkk
Não aprenda, paga muito mal e vai ser substituído por IA.
Vale muito a pena, pq alguém tem que montar toda essa Infra de DataOps/ Pipelines ETL por trás pra fazer acontecer a IA
Acho q não compensa aprender mais nada, a IA cresce exponencialmente e logo vai substituir quase todos, o que a gente leva horas ela faz em segundos... Realidade é essa, não adianta a gente ficar no negacionismo, está acontecendo rápido
@@1981user Verdade, não adianta estudar mais nada, IA vai substituir tudo. The end!
Eu assistindo o video sobre o CEO da NVidia falando sobre IA que vai substituir os programadores enquando estou tentando gerar um configuração basica do Swagger para colocar na minha aplicação já é a terceira tentativa usando o ChatGpt e até agora nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk parece que o ChatGpt esta correndo atraz do prorprio rabo sempre dando a mesma solução que não funciona, detalhe estou usando o GPT4. Acho que tem um grande abismo entre o que Sr Miyagi da placa de video falou e a realidade do dia a dia.
Imagine chega uma pessoa em 2022 e diz que daqui a 2 anos você estará pesquisando na internet e não estará usando o Google pra isso.. No mínimo você diria que a pessoa é louca, né?
ele deve tá prevendo q será substituído e por isso já tá pedindo para novos concorrentes nem nascerem...
Usando uma ia generalista para algo específico e dizendo que não funciona...
@@canalbisbilhotando-ed3ih não, ela ia falar que você está usando bing, duckduckgo, yahoo.
O engraçado é o pessoal com tão pouco domínio tecnológico, dando pitaco em uma área que não conhece...
@dpluaan kkkkkk quem que usa isso? Google detém o monopólio das buscas
Jerry, trabalho com marketing, mais na parte de produção de conteúdo (content writer) e SEO. ComeceI na área de dados em 2021, e estou buscando uma vaga justamente na área de Digital Marketing. Você tem algum conselho para quem quer iniciar nesta área? Abraço e excelente conteúdo. Sempre acompanho seus vídeos.
Lembro que antigamente tinha a programação "Drag-and-Drop" (Delphi, NetBeans, Eclipse), e muitos diziam: "Negocio é meter a mão no código, Drag-and-Drop é coisa de amador". Hoje em dia parece que estamos voltando na era "Drag-and-Drop", sem escrever linhas de códigos, clicando em um botão, e recebendo respostas. Parece que estamos andando em circulos.
Perfeitas suas colocações. Tenho formação em marketing e estou ingressando num curso de ciência de dados exatamente para usar esta ferramenta como um instrumento de desenvolvimento na minha área. Como você bem disse, a IA generativa faz praticamente todo o trabalho de programação. Inclusive eu já usei esse modelo para criar um produto na área de engenharia de manutenção, que é um modelo predito de monitoramento de vibrações em máquinas, que basicamente trabalha com coleta e tratamento de dados por IOT. Ou seja, a IA criou todo o código em SQL e Python e só precisei dar os parâmetros para que ela criasse o produto pra mim, de ponta a ponta, até a estratégia de venda desse produto. É impressionante a capacidade da IA generativa e isso tende a se tornar uma prática mais comum, creio.
Está avançando cada vez mais rápido, em pouco tempo não precisará de comandos pra nada, vc simplesmente irá digitar oq quer fazer e a IA fará de ponta a ponta
Oi Reinaldo. Tenho formação na área de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Softwares) e estou pensando em cursar Marketing porque tenho receio desse papo de IA mecher significativamente na área de T.I. Sei que na área de Marketing tem muitas vagas, algumas até remotas. Você acha que é uma boa unir as duas graduações? Faz algum sentido?
@@MovieTipsxse eu fosse você, continuaria na área de TI. A área de marketing é para alguns poucos que têm o famoso QI pra conseguir uma vaga em alguma empresa. Na área de TI você pode até empreender e tem muito mais vagas disponíveis no mercado de trabalho. Se vale um conselho: faça pós na área.
Daí milhares de programadores com medo de perder seus empregos se especializam e para cada especialista vai ter mais uns 5 disputando a vaga, daí as empresas vão perceber que está sendo muito caro manter o especialista e vão treinar um modelo especialista (já numa época onde vai ser rápido e barato fazer isso, até mesmo sem depender de empresas maiores), assim aos poucos seus 20 ou 30 anos trabalhando na indústria não vão significar nada, a grana que você investiu a vida toda nos estudos vai para o ralo e você vai estar velho, cansado e com raciocínio lento para se manter nessa área. E será uma questão de tempo até esse efeito se propagar por outras áreas, basta ver o quanto estão investindo em robôs autônomos, se você já acha incrível ver textos e vídeos de cães e gatos correndo gerados por IA, espere até ver um GPT com pernas e braços andando por aí e dizendo: "Sente-se ali senhor, pode deixar que eu faço seu trabalho."
Acabou mesmo. Eu fiz uma entrevista em uma grande empresa duas semanas atrás e não teve uma pergunta de programação. Ainda bem que eu estudei seguindo o que você falou no video sobre como conseguir um emprego. Foi exatamente o que você falou. Obrigado mesmo Jerry!
passou?
Isso amadorismo, vc n pode supor algo pq vc ouviu dizer e comparou com base uma entrevista de emprego. Pra q área da programação msm vc fez essa entrevista?
Minha experiência foi contrária a sua. Entrevista muito mais técnica na primeira fase.
Só posso rir desse comentário
Desnecessário seu comentário.@@rodolfo.chicone
As ideias são divergentes. Isso é próprio do homem inteligente: divergir. Contudo, suas explicações são convincentes porque entra na seara do famoso adágio: "A cada dia que passa, só sei que pouco ou nada sei". Tenho praticamente três vezes a sua idade, porém, não tenho nem uma vez a sua sabedoria. Queria ter um filho assim. Parabéns, Jerry. Jovens igual a você enobrecem e alavancam a Inteligência Artificial do nosso país.
Conteúdo de máxima qualidade e muito bem explicado, parabéns!!!
Por mim, se acabar a profissão (o que eu duvido muito), eu vou partir pra vender fruta na feira, óóóó o limão 🍋, óóóó a banana 🍌…
Seremos 2 😂
Já existe robô 🤖 vendedor de frutas
@@1981userJá existe robô 🤖 espalhador de pessimismo 😂
@@alissona.rodrigues5785 Kkk🤖👍
Excelente conteúdo Jerry.
Em todo material do curso, fica evidente sua preocupação em direcionar seus alunos nessa direção. Foi a melhor escolha que fiz ao iniciar minha jornada na carreira de ciências de dados!
Muito obrigado Camilo
Fazendo aqui o meu dever de casa para que o algoritmo do YT possa me entregar mais seus conteúdos.
Na minha mais humilde, singela e simples opinião, um dos grandes problemas da área de programação é que, pelo que parece, a geral só pensa na palavra "EMPREGO'", como se não existisse outra coisa pra se fazer com programação. Quem tem "emprego" hoje em dia, corre risco de perde-lo todo dia, independente de IA. Basta ver a quantidade de investidores e capital evadindo do Brasil e causando um efeito cascata de falta de projetos, investimentos, inovações e contratações. A maioria dos programadores não sabe empreender. Eu fui por esse caminho: Fui fazendo freelas, empreendendo, criando meus projetos, etc.. Se amanha a IA dominar a programação, o que vai restar pra mim fazer é aprender a utilizar ela para melhorar meu atendimento com meus clientes. A IA só vai representar uma ameaça para meu negócio quando ela conseguir abrir uma empresa, criar soluções, implantar, realizar manutenções, suportar cliente chato e burro, etc... Mas até isso acontecer, eu já quero estar vivendo de rendas e investimentos, na praia bebendo minha cerveja e dane-se o resto. 😂😂😂
Exatamente meu amigo! também Penso igual hahahah!
A maioria das pessoas confunde "saber programar" com "saber usar uma linguagem de programação".
Saber programar é saber modelar um problema e transformar ele em solução através de código. Pra isso você precisa de conhecimentos de algoritmos, estruturas de dados, matemática, etc.
Muito bom o seu vídeo. Ajudou muito a olhar de outra maneira a programação e o futuro.
O seu conhecimento de marketing science vai ruir quando houver assistentes vestiveis autorizados a ouvir cada frase e texto produzido por um ser humano.
O futuro não está tão certo. E eu não preciso ter passado pelo TikTok para perceber isso.
Amanhã eu vou me arrepender do tom e da forma do meu texto, mas não do conteúdo.
porem o grande problema é a oferta e demanda , quanto menos necessário a parte de programação e maior a mão de obra acaba que os valores por esse serviço diminuí ao menos q você seja muito especialista em alguma área!
Boa tarde! Poderia dar um exemplo bem didático na área de análise de dados em q a solução de um problema na vida real seria melhor resolvido ser humano em comparação com um agente de IA?
Se programação acabar tenha certeza que analise de dados ou ciência de dados acabaria primeiro pois eu acho mais simples a IA dar insignes e fazer tratamento de fatos até montar analise.
Do que o lado do Dev.
Tenho experiência pra dizer porque já atuei nas duas frentes como Dev e análise de dados .
O lado do Dev tem muitas camadas abaixo que o analista e o cientista não vê.
Por conta que sao profissões diferentes de fato mas ambas usam tecnologia.
O scientista de dados que iria sobreviver teria que acompanhar e se especializar em IA mas só nisso pois não iria precisar produzir nenhum código e teria que ser mais abrangente na parte do Bussiness e focar no negócio apenas isso.
E do lado Dev se isso ocorresse teria que se especializar em IA pra continuar programando e criando apps ou prataformas mais inteligentes.
Até porque as empresas que já existem e as novas que viram não vai deixar toda a sua operação na mão de uma IA e vai precisar de pessoas capacitadas pra implantar o que é nescessário.
Sim. Do que os milhares de cursos ensinaram que era ciencias de dados no Brasil com certeza. Este vai ser o primeiro a morrer. O que é ciencias de dados de verdade não
Agora desanimei , comecei a estudar programação e agora o que faço kkkk
eu to desse jeito
Jerry, poderia fazer um vídeo falando um pouco mais sobre esses nichos em data science?
Boa Idéia. Vou fazer isso. Obrigado
Boa Perspectiva. Obrigado.
Olá! Estou começando no mundo de TI. Estou no primeiro semestre de ADS no UNISENAC.
A mais de 15 anos trabalho com música, como professor de guitarra e violão.
Desde os 10 anos tenho vivência com música e com essa vivência me deparei e ainda me deparo, com as tecnologias relacionadas a música.
Existe no mercado hoje muitas empresas, como a Mooer, a Hotone e muitas que desenvolvem Hardwares e softwares, para músicos. No meu contexto para guitarristas.
Resumindo eu tenho um considerável conhecimento nesta área.
Bom! A pergunta é a seguinte:
Qual área da TI você indicaria para eu me especializar para atuar no mercado da música?
Nenhuma, o chat gpt já faz este trabalho
@@1981user vc tá todo comentário desmotivando todo mundo, não é atoa que é uber xD
Alguém sabe onde estão empregando datilógrafos?
kkk
É impressionante como o cara diz uma coisa e as pessoas entendem o espantalho que eles mesmos criaram e fazem comentários completamente distintos do que foi falado e ainda dizem que são profissionais programadores analistas de sistemas mas não conseguem assistir a um vídeo e responder ao que foi dito o que me leva a crer que são péssimos resolvedores de problemas pois nem sequer leem os requisitos certos
Vejo um medo tremendo nos devs por acontecer algo que na vdd já esta acontecendo e ta todo mundo tentando negar. É aquilo, vc não vai perder seu job pra AI, vai perder pra quem sabe usa-la
Se o Dev for experto, é infinitamente mais fácil pra ele aprender a utilizar a IA do que alguém que não sabe nem um linha de código. No fim o trabalho vai mudar, mas o Dev ainda vai existir.
Jerry. Vc não acha um pouco prematuro não? Acho que o ceo da NVidia quis vender hype já que a empresa dele tá bombando. No geral, genai eh um auto completer sofisticado (pelo menos o que temos contato agora). Acho difícil acabar a necessidade de codar.
Eu concordo com a sua análise, para fazer um contraponto eu diria que isso que vc trás já acontece atualmente. Eu lidero um time de quase 10 devs e eles não são "programadores", eles são pessoas que entendem e resolvem problemas de negócio. Esse trabalho vai bem além de código, a gente precisa aprender coisas novas, conversar com times de negócio e então criar soluções que atendam à restrições de custo e tempo, maximizando os resultados. Programar não é nem a habilidade mais necessária, a comunicação, raciocínio lógico, facilidade em aprender coisas novas (não só de programação) e capacidade de compreender nossos contextos é que fazem a diferença.
Acho que a programação terá a mesma função que o cálculo nos cursos de engenharia: ensinar as pessoas a pensar analiticamente sobre os problemas.
Exatamente isso Henrique
quais tipos de cientista de dados existe? quais tao em alta no mercado? de dicas pra nos achar a area que mais gosta de atuar pfvr
Eu adoro seus vídeos!!! Conteúdo fantástico!!!! Parabéns!!!!
Acho que a AI generativa tem limitações técnicas bem grandes ainda e não vejo uma solução tão clara em poucos anos. Acho que vai mudar muito o mercado de trabalho mas que não vai chegar a romper todas as barreiras tão facil assim. Me lembra um pouco os anos 2000 medo dos robôs substituirem tudo em pouco tempo.
É como eu sempre digo, o vilão de qualquer profissão é o próprio profissional
Vi muitos devs discordarem do vídeo e acho justo, mas o problema é que a geração z e as subsequentes não vão querer programar. Hoje é assim, numa aula de programação essas gerações só querem saber de arrastar e soltar... Acho que faz sentido esse vídeo, mas não por questão de evolução, mas de acomodamento, infelizmente.
A maioria das pessoas, especialmente as que estão assistindo a este vídeo, precisa entender o seguinte...
Antigamente, quando acontecia algo grandioso e de interesse midiático no mundo, de preferência um acidente. Só ficávamos sabendo meses ou até anos depois.
Sei que o exemplo é simples, mas quando eu era criança, jogava Atari. Se eu colocasse um desses na frente do meu filho (e é por causa dele que estou assistindo a este vídeo), ele não saberia o que é nem como ligá-lo... Jogar seria um castigo.
Quando estou jogando o dinossauro do offline do Google ele pergunta o que estou fazendo... rs
Tenho 40 anos e é preciso se preocupar com o crescimento exponencial que está acontecendo em todas as áreas.
A ciência já está sendo revolucionada pela IA. Por exemplo, a IA está ajudando a descobrir novos medicamentos em uma fração do tempo que costumava levar. O que antes poderia levar décadas, agora pode ser feito em alguns anos, ou até meses. Muitas pessoas ainda acham isso um absurdo, mas é a realidade atual.
Você acha que uma área lógica e exata como a programação levará anos para alcançar novos patamares?
O conselho do vídeo é bem simples:
Domine uma área essencial e vital e use a IA supervisionada por suas habilidades nessa área.
Os próximos anos serão assustadores em termos dos saltos revolucionários que veremos.
Ps. Revisei o comentário acima com ajuda de IA, analisou e aprovou este mesmo comentário aqui no YT.
E só por passar esse tempo neste vídeo, passarei a ver outros por causa de uma IA algoritmica que acha que sou um entusiasta da programação ou estou tentando mudar de área profissional.
eu consegui programar usando o perplexity e o copilot, (nunca tinha programado antes) em 3 dias apenas fiz coisas que eu acho que levaria uns meses.
Hoje mesmo isso já é uma realidade, o maior valor que um Analista de Dados entrega não é um código, isso pouco importa, mas a base de conhecimento que é possível trazer no dia-a-dia. Programador seja voltado a solução não a entrega de código.
Olá!!! Estou começando agora na área de tecnologia… quero começar em algo q realmente eu tenha chance no mercado . Pois já estou com 37 anos … Ainda vale apena fazer uma faculdade?! Qdo finaliza já parece estar ultrapassado. Em qual área investir ?!
Para blockchain transações em crypto não rola de AI fazer 100%.
Jerry pelo que entendi conhecer o sistema de negócio vai fazer toda diferença
Aprendam sempre a programação, não fiquem dependente da IA, use a IA como uma ferramenta para facilitar o trabalho.
A IA não é a única tecnologia em desenvolvimento na área e será a propulsora dessas tecnologias. Um salto ainda maior será dado em conjunto, e pela velocidade que a IA progride, essa grande mudança será breve. Muito pouco ou quase nada estamos a par dos instrumentos em desenvolvimento e do avanço que provocarão no curto , médio e longo prazos. Não podemos subestimar a forte probabilidade de em pouquíssimos anos a programação ser apenas uma conversa, um diálogo verbal ou escrito com a máquina. É uma probabilidade mas não tem porque se despreocupar totalmente.
Coletar dados, tratar estes dados, extrair informação útil e finalmente transformar esta informação em conhecimento! As duas primeiras etapas até podem ser feitas por IA. O resto?!
Sou desenvolvedor de software ha anos e uma coisa que ninguém fala é sobre entrega de soluções. O mercado precisa de programadores que entregam soluções, nao se é expert em linguagem x ou y. Se vc é programador ou quer ser, e agrega o seu resultado a solução que o cliente precisa, vc nao estara morto, muito pelo contrário, será peça rara e valiosa em comparação a programadores de fim de semana. Aprender programação nao é apenas pro mercado, é um conceito de aprendizado lógico que faz com que as pessoas pensam de forma mais logica e analítica no dia a dia, de qquer profissão, alem de ensinar as pessoas como de fato os softwares que elas usam no dia a dia, sejam softwares produtivos ou lixos, como insta facebook e os tinders da vida funcionam, é esse o motivo que ate bill gates há anos atras conceitua pra uma pessoa ter uma nocao de lógica de programação e o povo acha que é pra seguir em carreira.
cara pelo menos expert em alguma linguagem vc tem que ser né, é impossível entregar alguma solução eficiente se vc não sabe usar sua ferramenta direito
Daqui a pouco as pessoas vão se ligar que não precisamos de de pessoas querendo vender coisa que não precisamos
Ola, Jerry! Tem algum modulo ou sessoes especificas de mkt science? É um tema que tenho bastante interesse.
Resumindo. O importante é achar soluções para a demanda vigente.
tudo pelo engajamento
Entendo o que você está falando, mas pra essas ferramentas existirem alguem vai ter que programar elas
o mínimo . 1 programa e lança para o mjundo. eu tô fora ..estava estudando programnação
Eu estou fazendo a transição de Scrum Master para Engenheiro de Dados, mas ao ver seu vídeo fico pensando se não seria melhor virar pedreiro, pizzaiolo, pintor ou mesmo adestrador de animais hahahaha
AI vai tomar o trabalho de todo mundo e com certeza vai começar por T.I, agora me resta perguntar... o que farei da vida no fim ao término de minha pós graduação de AI e ML no Canadá em 2026?
Acho que serei motorista de aplicativo, isso se os carros autonomos não roubarem esse trabalho tbm...
Jerry, e quanto à área de ciência de dados? Se hoje a IA é capaz de realizar todas essas tarefas, a tomada de decisão não será feita também pela própria IA com base nesses dados? Fico com a sensação de que a IA vai assumir todas essas funções.
No longo prazo, certeza que a IA irá realizar todas as tarefas e trazer o estudo completo.
@@valterds483certamente, por isso sempre é bom e evoluir
Se ele tá achando que programação vai acabar, imagine ciência de dados.. pra inteligência artificial é muito mais fácil analisar dados do que programar
Justo na minha vez hahahaha, daqui 1 ano me formo eng de software e já tenho dois anos de xp como analista Desenvolvedor
@@canalbisbilhotando-ed3ih e ciências da computação amigo?
cientista de dados vai ser o primeiro a ser automatizado pela própria IA
É por isso que os hackers sempre vão estar na vantagem: eles sempre querem entender como as coisas funcionam por baixo dos panos, indo sempre além.
Programador vai ser a unica profissão que acabou com a própria profissão....kkkkkk
Tem certeza? Todo programador antes de programar, já nasce sabendo sobre matemática e a língua nativa?
@@theoivlisnet foi uma IA no modo Beta que respondeu o meu comentário?
@@Bourne2025 Não, o que quis dizer é: e os professores? Tem certeza que os únicos a acabarem com a própria profissão são os programadores?
Tente programar sem saber inglês básico ou português, e sem saber matemática...
Resumindo, estamos com máquinas de escrever e lançaram o computador com word que dá palpite no seu texto e te ajuda, reflexão, adaptação e a parte primordial da sobrevivência , esse comentário não é do GPT.
Seria mais interessante se graduar em uma area especifica ( finança, marketing..) ao inves de de Ciencia da Computaçao por exemplo?
Seria interessante mesclar as duas áreas. Um tópico como marketing e em cima disso tech
@@jerrystmas Jerry hoje se está tudo informatizado, e se informação é o que as IAs deitam e rolam, então acabou qualquer profissão que depende de informação.
Kkk refutou o mano ai
Obrigado pelo conteúdo esclarecedor
Claro que não perguntam sobre Programação, pq tendo pensamento analítico a pessoa vai conceguir resolver
Responder, formular e criar perguntas que não imaginamos carece, no meu parco saber, de fontes. IAs são excelentes, mas dependem do passado e de sua qualidade. IAs deterioram quando treinadas por dados gerados por outras IAs. Gosto do seu canal e sobre o que aborda, mas calma lá.
Basear o futuro com base na fala de um player tão grande do mercado é viés. Você sabe o que é isso.
Quais as evidências para além da anedótica relativas à capacidade criativa, da direção ao novo?
IAs são calculadoras científicas avançadas. Não consigo ver, a menos que me aponte, algo diferente disso. Quer uma evidência disso? A pandemia! As IAs fizeram porra nenhuma para acelerar o novo sem orientação humana. Sabe por quê? Por que não havia dados a respeito da pandemia e do que estava ocorrendo aos nossos olhos. Claro, IAs com propósitos específicos realizaram tarefas específicas e valiosíssimas, como a detecção de padrões de COVID com base em chapas de pulmões e, adivinhem, de diagnósticos humanos para enriquecer os dados. O futuro não será moldado por IAs. O futuro terá IAs encontrando padrões e correlações em velocidades impressionantes e sendo aplicadas em dispositivos que nem existem ainda. Mas eu insisto no ponto: o futuro a nós pertence.
Entendo a valorização da Nvidia. É a empresa certa no timing certo. Não é para além disso e nem creio que magicamente será a mais valiosa. Com base na merda que o cara falou, fica parecendo com um amigo de infância meu que ficou rico porque soldava trilhos bem na época que uma grande empresa precisava disso na região.
Show me data. Não vale a bolsa de valores, pois ela enlouquece dentro de bolhas.
Um conselho mais sensato aos jovens que demovê-los à ideia de aprender a programar é: aprenda a programar com regras explícitas ou com modelos que descobrirão as regras com os dados certos.
O que mais seria razoável? Esperar pelo Apocalipse atendendo alguém num balcão das Casas Bahia?!
Esse texto que eu digitei jamais seria gerado por uma IA treinada por times preocupadíssimos em lançar um produto ético e bem-ordenado, depois de centenas de milhões de dólares e iterações. Se eu for o ÚNICO cidadão capaz de criar esse texto, eu valerei algo a mais por isso. Não pelo valor, mas pela originalidade.
Não me entenda mal: uma IA recentemente interpretou a letra de uma música muito importante pra mim, obtendo nuances e contextos que eu sequer tinha vocabulário e erudição para compreender. Mas essa mesma IA não será capaz de moldar o que ocorrerá no próximo mês, nem alguma outra no próximo ano. Haverá humanos com propósitos específicos para implantar uma cultura específica, tal qual esse japa.
Se você tem vontade de entrar na área, não desanime por causa de um vídeo desse tipo.
Vejam o vídeo sobre IA do AKITA que é programador de verdade...
Cientistas de dados não tem propriedade pra falar da área real de programação pois não são programadores.
o que fala sobre ferramentas no-code como Bubble, low-code como FlutterFlow e as IAs,
Então, o que eu acho é que abrirá mais espaços do que fechar espaços.
Pois o ajuste fino é bom ter alguém capacitado. E existe o custo computacional que ainda é um problema.
Acredito que a IA acelerará o processo de entrada de pessoas no mercado.
Pois boas ferramentas permitem pessoas menos capacitadas a entrarem em uma área.
Como o surgimento de computadores e softwares de textos permitiu que mais rapidamente pessoas se inserissem no mercado pois é possível corrigir e editar os textos a qualquer momento.
Eu deixei de estudar IA, pq pensei, as Hard skill são tão pesadas, e tem big techs já criando robôs e IA automatizadas que não valeria a pena.
Jarry e quem inicioi a faculdade na area de T.I, a um tempo e ja passou da metade ? Nao da mais pra largar
Vai continuar, acho que é só perder tempo e dinhero
Jerry, esse conteúdo merece uma série pensa nisso
Não concordo com você em relação ao porque a NVidia se tornou a mais cara. Está completamente errado. A nvidia se tornou tão cara por causa da blockchain, exatamente, mineração de cripto moedas. IA começou a ser vendida em 2023 praticamente. NVidia vem sendo superfaturadas desde que as criptos cresceram...
Só você no mundo inteiro tem esta opinião. A Bloomberg, the economist e todos os analistas financeiros falam o que eu falei
É tão satisfatório saber que estou no caminho certo, que até dá medo de estar errando por ouvir alguém que fala exatamente oq vc concorda.
voce faz o que ?
@@thomasjeffmacielfernandes6201 trabalho na área da saúde, mas vejo uma.tendencia da área de dados infiltrar muitos segmentos, abrindo funções que envolvem profissionais de dados dentro de campos que não víamos antes. No meu caso, dados para avaliação de exames por ia. Análise de estudos clínicos em saúde para Big pharma. Ou análise de eficiência em health techs.
vc faz oq?
Muito bom! Mais uma vez!!!!
Sinceramente isso so me deixa com mais desgosto da area de ti ja to apanhando para conseguir um estagio e apanhando na faculdade ja que daqui 1 a 5 anos as maquinas vao fazer tudo to pensando real em trancar a faculdade de ciências e fazer concurso porque eu vou me esforca para uma coisa que nao vai mais precisar de humanos mais ?
Vê um vídeo do akita kkkkk
@@profithunter1012 eu vi uns videos antigamente vou vê agora
Para com isso irmão , vai ficar confiando em mensageiro do apocalipse.
A vida é imprevisível não sabemos do amanhã.
@@lukas_oliveira_almeida mensageiro do apocalipse seria se não tivesse nada palpavel, mas as nuvens da tempestade já estão bem na nossa cara, não precisa ser genio pra ver que em pouco tempo a coisa vai mudar muito na area de TI
É por isso que desisti dessa área. Vou focar em coisas reais, tipo trabalhar como autônomo e focar numa área promissora com algo relacionado a casas...
por mais que falem que a ia vai tomar o lugar dos programadores, eu tenho tentado fazer a openai e gemini me responderem sobre uma questao de programaçao, a openai passou longe nao soube me responder. a gemini mesmo conseguindo acessar diretorios do github nao conseguiu trabalhar com os exemplos para me dar a resposta certa.
Estou desde outubro estudando SQL e Python. O que devo fazer ? Continuo ou foco em algum outro curso ?
Vou focar em Logística, fazer um SAP e me especializar em outras coisa sei lá kkk
Eu arriscaria outra coisa, programação tá muito perto de acabar
Tu esquece q existe o trabalho de coleta e disponibilização dos dados q vc usa... esse é o trabalho q eu faço
Isso e verdade
Eu vejo isso na automação industrial.
A onde usamos linguagem de programação específica para CLP
E a espertiz de outros conhecimentos e fundamental.
Até isso acontecer eu ja me aposentei, pois o cenário atual é mesmo sendo programador e sabendo o que pedir a IA ela não devolve com a mesma eficiência e qualidade.
E a área de dados?? será q sofre esse risco de substituição tbm?
Dados também
@@riseunk0 Kkkkkk tá foda 😪
Já foi substituída. Parte das demissões recentes do Meta e Google foi do time de software e dados. Não quer dizer que está sendo eliminado, mas sim que está sendo substituido por outros skills de dados voltado para IA
@@jerrystsua saída do tik Tok tem a ver com isso? Acha que a área vai ruir com as IAs? Qual curso você recomendaria alguém a fazer hoje Jerry? Qualquer curso, recomende um para seu filho, qual seria?
As vagas de emprego aqui no Brasil ainda exigem muito conhecimento em linguagens e plataformas específicas.
verdade. Mas o que estamos analisando aqui é a tendencia futura, coisa de 5 a 10 anos. Hoje ainda tem muito emprego no mercado.
Todo mundo esquecendo o comunicado da openai dizendo que IA da um custo horrível e não dá retorno financeiro. O que vamos ter sera uma infinidade de IAs caseiras capengas, rodando de forma local. E vamos fazer girar a roda igual quando íamos atrás de alguém que tinha uma copia da biblia do linux para xerocar. Manter IA ë carissimo. Sam Altman ja falou que pra dar lucro teria que cobrar 5 mil por mês
Assim como o Google, Facebook, Uber, e várias outras empresas quando começaram. Mas elas estão ai hoje como as maiores empresas do mundo
não vejo ninguém falando do preço que é pra ias continuar existindo e evoluindo as ias, ainda mais com aquela noticia absurda de que o ceo da open ia projetava o investimento de 7 trilhões de dólares pra construir chips
Qual a relevância da Engenharia de Software neste cenário?
Blz mas me diz uma coisa, uma empresa que tem essas novas tecnologias IA que criam códigos automaticamente pra você sem precisar programar, ela no fundo vai precisar de alguém que gere os prompts de comando, afinal quem que vai dizer a ela oque precisamos? Ela ainda não lê nossa mente rsrs... e essa pessoa que vai gerar os prompts tem que saber programação, é simples... Outra coisa é a manutenção de código, ainda na atualidade as IA erram bastante, eu sei que no futuro a tendência é diminuir os erros, mas ela vai continuar errando alguma coisa e sempre vão vir tecnologias novas a cada ano que passa.. A verdade é que as empresas ainda vão querer programadores mesmo que sejam pra gerar prompts e fazer manutenção de código ou coisa semelhante.
Seu curso ensinam essas skills?