EU JÁ DEI LIKE FAZZZZZ TEMPO. MAS... REVENDO O VIDEO, VOLTO AQUI PARA ELOGIAR ESSE LINDO TRABALHO NESSE PROGRAMA. SOU SEU FÃ...HEHEHE OBS: NUNCA ELOGIEI ALGUÉM ASSIM, TEM QUE SER FERA....PRA EU BATER PALMAS COM HUMILDADE AO MESTRE. É REGISTRADOR E FLAGS QUE FICO DOIDO....MAS TÔ DENTRO....ATÉ NO FINAL CORRER PRO ABRAÇO. ABS
usei a biblioteca timer1 do arduino pra mudar a frequência, mas acho que vou investir nesse código pra ter mais controle do que estou fazendo! Muito bom o vídeo!
Encontrei uma tabela de frequências do Arduino mega2560 que possuí 5 timers TCCRnB para a frequência do pwm, onde "n" é o número do timer. Segue lista dos timers, pinos que eles controlam e frequência de cada um (pinos 4 e 13 são o dobro). No meu projeto de energia solar, uma frequência mais alta aplicada nos MOSFET é mais fácil de ser filtrada pelo filtro LC e garante maior eficiência da carga timer 1 (controls pin 12, 11); timer 2 (controls pin 10, 9); timer 3 (controls pin 5, 3, 2); timer 4 (controls pin 8, 7, 6); prescaler = 1 ---> PWM frequency is 31000 Hz prescaler = 2 ---> PWM frequency is 4000 Hz prescaler = 3 ---> PWM frequency is 490 Hz (default value) prescaler = 4 ---> PWM frequency is 120 Hz prescaler = 5 ---> PWM frequency is 30 Hz prescaler = 6 ---> PWM frequency is PWM frequency is 62000 Hz prescaler = 2 ---> PWM frequency is 7800 Hz prescaler = 3 ---> PWM frequency is 980 Hz (default value) prescaler = 4 ---> PWM frequency is 250 Hz prescaler = 5 ---> PWM frequency is 60 Hz prescaler = 6 ---> PWM frequency is
Excelente explicação. para utilizar por exemplo as porta do arduino 5 e 6 preciso mudar os ocr2a e ocr2b, pelas respectivas saídas 5 e 6 onde encontro quais são esta saídas
Sempre que possível assisto ao seus videos, são otimos!!!... O melhor para controle de RPM de um motor brushless, através de drive controller ( Mosfet + arduino ) seria alterar Duty ou a frequência do arduino ?!.
olá Wagner , preciso fazer rampa de aceleração e desaceleração usando arduino comandando um drive str8 motor de passo. Pode me ajudar ou indicar o caminho?
Cara gostei de mais das suas aulas e estou muito empolgado e continuar estudando, acho que vou até fazer um curso técnico de eletrônica por sua causa, vc explica as coisas muito bem, esta de parabéns, eu gostaria de saber se vc pode tirar uma duvida que eu estou com ela, através desta aula estive lendo e praticando, então me deparei com um desafio que esta arrancando meus cabelos kkkkkk, que é gerar uma onda senoidal usando pwm no arduino, se vc puder fazer uma aula deste tipo vou ficar agradecido.
Fala Wagner, muito bom o video, mas me esclareça uma duvida, voce trabalhou com % preciso fazer um ajuste para um projeto que estou montando na qual trabalharia com RPM como poderia atribuir isso? por exemplo: gostaria de aumentar ou diminuir 500 RPM por vez, a um motor como seria a equação? estou usando teclas mais e menos.
Boa noite. Sou novato no arduíno e a dica foi excelente. Porém ao reproduzir aqui notei interferência no pwm. Usei duas entradas adc (0 e 1) para controlar duas saídas pwm e uso ainda uma terceira saída como base de tempo de 500K com a função tone(). Haveria um possível conflito aí ? Obrigado.
Ola, eu tive este mesmo problema. Pesquisei muito na internet porem não encontrei nenhuma solução. Quebrei a cabeça alguns dias e achei a solução. Para o código funcionar no arduino mega 2560, precisa de algumas alterações. Os pinos 11 e 3 do arduino UNO, são dos registradores "OCR2A" e "OCR2B" ja no arduino Mega 2560 são os pinos 9 e 10. Caso voce queira manter os mesmos pino de PWM, teria que alterar os registradores, ao invés de "OCR2A" e "OCR2B" modificar para "OCR1A" (pino 11) e "OCR3C" (pino 3).
Boa noite, muito bom seus videos quando tenho alguma dúvida sempre vejo eles. Só uma pergunta tem como mudar a frequencia dos nrf24l01?Se tiver como faço? A troca de frequenci seria no nrf24l01 ou no código? Aguardo
Parabéns e obrigado pela excelente aula, professor. Teria algum meio de selecionar um valor intermediário de frequência, que não seja um destes 7 valores?
E ai, parabéns pelo canal, já tirei muita duvida com seus videos, queria acrescentar que no Arduíno UNO, os pinos 5 e 6, por padrão tem a frequência de 980Hz e demais com 490Hz.
blz Sera que da para fazer a frequência de saída seja de 60hz, cravados? Queria usar para fazer um inversor, que no caso quanto maior o consumo na saida, maior seria o dutcicle !
Parabéns pelo vídeo! Estou fazendo um conversor cc/ac trifásico e gostaria de deixar os 6 pwms com a mesma frequência, de preferencia 2 ou 4kHz, é possível?
Boa tarde, este video foi muito bom; gostaria de saber como eu faço para que eu possa ajustar o pwm dos dois canais com o mesmo potenciometro? você pode me ajudar?
Excelente. Wagner como faço pra obter um sinal PWM invertido em relação ao outro? ex: pin1 está em alto no mesmo instante de tempo o pin2 está em nível lógico baixo??
Talvez daria para pegar o valor do adc deslocar 2 bits para direita (igual a dividir por 4) e colocar direto no no valor do duty ciclo. Ou seja só normalizar o ADC para 8 bits que é o que se usa no PWM, sem uso de divisões e escalonamento. Só a título de comentário, pois economiza processamento.
WR Kits Olá Wagner! Poderia dar uma ajuda? Estou a dias tentando encontrar uma solução, para conseguir uma frequência fixa de 40KHz e duty variável em torno de 40%, tentei através do Datasheet, mas o máximo que consegui foi setar a Frequência para 40KHz mas com o duty fixo em 50%. É possível conseguir duty variável de forma concomitante com está frequência em 40k ? Como devo proceder? Wagner ou alguém possui essa resposta? Meus últimos neurônios já estão pedindo arrego kkk Desde já obrigado.
Boa noite. Estou utilizando um IFRZ44N para controlar um cooler de pc, estou utilizando 12v. Ao controlar, o cooler esta fazendo um zumbido, coloquei um diodo no cooler e deu uma diminuída porem crio que seja a frequência do PWN do arduino. Saberia como acabar com esse zumbido, qual frequência seria a correta?
Wagner, é possivel habilitar mais portas ?, como no exemplo você usou a 3 e 11 digitais, quero usar as 5, 6 e 9 de um arduino nano, só não encontrei o registrador no datasheet
Acredito que seja possível sim, porem as portas de cada modelo de arduino mudam seus registradores. Ex: o arduino usado no video (UNO) utiliza as portas 11 com o registrador "OC2A" (OCR2A) e a porta 3 o registrador "OC2B" (OCR2B). No seu caso com o arduino nano teria que ver quais são os seus registradores para as suas saídas desejadas e alterar no código. Procure no google como "Arduino nano pwm pin". Qualquer duvida entre em contato.
Dá também para usar o TCCR1A e B, fazendo assim 6x pwm ...a diferença di TCCR1A e B é que pussuí correção de fase ...que se configurar para trabalhar um inverso do outro dá pra usar em um conversor half-bridge como tempo morto.
Achei bem legal, mas estava olhando que o MEGA328 PERMITE 6 PWM, mas em teste pratico vi que porta 3,11 tem um tipo de sinal 5 e 6 ou e 9 e 10 outro nao sao iguais, como resolver isso ? é normal isso? eu queria ate colocar o MEGA328P para controlar um motor trifásico usando um IGBT para ficar mais barato o projeto entao precisaria do pwm igual em todos!
Gostaria de obter o codigo do artigo como mudar frequencia pwm no arduino, achei interessante o video e gostaria de estudar mais sobre o codigo. Aroldo
vitor campos controlar a amperagem ? Como assim ? Qual seria sua aplicação ? Bom isso que vc quer fazer dá pra usar resistor já que é um limitador de corrente masss tendo em vista que uma porta do arduíno fornece em torno de 20mA a 40mA no máximo eu não vejo motivos pra vc querer diminuir ou controlar isso... Caso a sua aplicação seja aumentar essa corrente pra controlar uma carga mais pesada eh recomendo o uso de transistores
Meu arduino nano quando eu utilizo a porta serial para mandar algum sinal para o monitor via serial só mostra um monte de quadrados que variam, alguem pode me ajudar ( ele nao é original)?
Marcos Moita amperagem de uma saída do arduíno é em torno de 20 a 40 mA (isso só serve pra sinal) por exemplo: se vc quiser controlar um motor de 500mA ai vc precisa usar uma ponte H ou transistores pra dar ganho de corrente
Boa Wagner Reparei aqui que, mesmo com alterações no código, que a saída não chega a 0 (sou iniciante e não pesquisei a fundo, mas...), sempre ficando na casa de alguns mV Só pra ter certeza: isso é normal? Eu queria testar o PWM no meu LAB de Eletrônica de Potência pra chavear IGBT (e qualquer outra coisa que vier), esses mV não vão fazer o IGBT ligar não né? Como sempre ótimo vídeo, :)
Como fazer com que uma saída seja invertida a outra... ou seja, quando uma estiver alta a outra deve estar baixa. Eu sei como fazer isso externamente, adicionando um transistor na saída que eu queira modificar. Mas como eu quero reduzir a quantidade de componentes, eu quero saber se é possível fazer essa modificação no próprio código. É possível?
Olá Wagner! Poderia dar uma ajuda? Estou a dias tentando encontrar uma solução, para conseguir uma frequência fixa de 40KHz e duty variável em torno de 40%, tentei através do Datasheet, mas o máximo que consegui foi setar a Frequência para 40KHz mas com o duty fixo em 50%. É possível conseguir duty variável de forma concomitante com está frequência em 40k ? Como devo proceder? Wagner ou alguém possui essa resposta? Meus últimos neurônios já estão pedindo arrego kkk Desde já obrigado.
EU JÁ DEI LIKE FAZZZZZ TEMPO. MAS... REVENDO O VIDEO, VOLTO AQUI PARA ELOGIAR ESSE LINDO TRABALHO NESSE PROGRAMA.
SOU SEU FÃ...HEHEHE
OBS: NUNCA ELOGIEI ALGUÉM ASSIM, TEM QUE SER FERA....PRA EU BATER PALMAS COM HUMILDADE AO MESTRE.
É REGISTRADOR E FLAGS QUE FICO DOIDO....MAS TÔ DENTRO....ATÉ NO FINAL CORRER PRO ABRAÇO.
ABS
muito obrigado Luiz, nos acompanhe sempre! abs!
Vou utilizar esse recurso na construção da fonte de bancada digital que você propôs com pic só que usando o arduino. Muito bom.
Muito obrigado @WR Kits . Conteúdo relevante mesmo depois de quase 5 anos. Parabéns!
usei a biblioteca timer1 do arduino pra mudar a frequência, mas acho que vou investir nesse código pra ter mais controle do que estou fazendo! Muito bom o vídeo!
Muito obrigado Joyce! Nos acompanhe sempre =D
+WR Kits com certeza! :D
Salvando alunos desde sempre❤
Parabéns pelo vídeo vc é um referencial pra mim aqui no youtube.
Muito obrigado!
Isto é muito interessante, adorei 🥰
O melhor tutorial que já vi.
Meus parabéns, me ajudou muito. Sempre com ideias excelentes e com muita qualidade nos vídeos.
wagner rambo é fantástico.
Encontrei uma tabela de frequências do Arduino mega2560 que possuí 5 timers TCCRnB para a frequência do pwm, onde "n" é o número do timer. Segue lista dos timers, pinos que eles controlam e frequência de cada um (pinos 4 e 13 são o dobro). No meu projeto de energia solar, uma frequência mais alta aplicada nos MOSFET é mais fácil de ser filtrada pelo filtro LC e garante maior eficiência da carga
timer 1 (controls pin 12, 11);
timer 2 (controls pin 10, 9);
timer 3 (controls pin 5, 3, 2);
timer 4 (controls pin 8, 7, 6);
prescaler = 1 ---> PWM frequency is 31000 Hz
prescaler = 2 ---> PWM frequency is 4000 Hz
prescaler = 3 ---> PWM frequency is 490 Hz (default value)
prescaler = 4 ---> PWM frequency is 120 Hz
prescaler = 5 ---> PWM frequency is 30 Hz
prescaler = 6 ---> PWM frequency is PWM frequency is 62000 Hz
prescaler = 2 ---> PWM frequency is 7800 Hz
prescaler = 3 ---> PWM frequency is 980 Hz (default value)
prescaler = 4 ---> PWM frequency is 250 Hz
prescaler = 5 ---> PWM frequency is 60 Hz
prescaler = 6 ---> PWM frequency is
Muito bom teu vídeo, muito bom mesmo, parabéns
excelente como sempre !
+Antonio Carlos Oliveira , valeu muito obrigado!
Muito bom salvou minha vida, parabéns!
parabéns Wagner por mais essa bela aula.
+apfabinhosilva , muito obrigado pelo elogio!
Excelente explicação. para utilizar por exemplo as porta do arduino 5 e 6 preciso mudar os ocr2a e ocr2b, pelas respectivas saídas 5 e 6 onde encontro quais são esta saídas
+Portillo 758 , obrigado! Terá que pesquisar isso no datasheet do Atmega, mas acredito que seja possível.
Sempre que possível assisto ao seus videos, são otimos!!!... O melhor para controle de RPM de um motor brushless, através de drive controller ( Mosfet + arduino ) seria alterar Duty ou a frequência do arduino ?!.
Parabéns. Muito esclarecedor.
Ótima aula professor,uma vez que o prescaller faz a divisão do cristal,se colocar um cristal de 20 MHZ a frequência já irá subir para 976 HZ ????
Professor, consigo alterar a frequência através de um potenciômetro? fazendo uma normalização tipo a função MAP?
olá Wagner , preciso fazer rampa de aceleração e desaceleração usando arduino comandando um drive str8 motor de passo. Pode me ajudar ou indicar o caminho?
Cara gostei de mais das suas aulas e estou muito empolgado e continuar estudando, acho que vou até fazer um curso técnico de eletrônica por sua causa, vc explica as coisas muito bem, esta de parabéns, eu gostaria de saber se vc pode tirar uma duvida que eu estou com ela, através desta aula estive lendo e praticando, então me deparei com um desafio que esta arrancando meus cabelos kkkkkk, que é gerar uma onda senoidal usando pwm no arduino, se vc puder fazer uma aula deste tipo vou ficar agradecido.
Obrigado! Precisava mesmo desta informação, bom trabalho!
Têm como usar este aparelho para transformar um modulador analógico de catv e em sinal de saída digital?
boa Noite, eu gostaria de encontrar outros valores de frequencia esse prescaler que você divide por 256 é possivel altera lo para outros valores ?
Fala Wagner, muito bom o video, mas me esclareça uma duvida, voce trabalhou com % preciso fazer um ajuste para um projeto que estou montando na qual trabalharia com RPM como poderia atribuir isso? por exemplo: gostaria de aumentar ou diminuir 500 RPM por vez, a um motor como seria a equação? estou usando teclas mais e menos.
Parabéns! tenho que pegar o costume de ler o datasheet.
Valeu Luiz! Sim, é muito importante.
Salvou meu projerp...
Muito útil. Obrigado
valeu Gabriel!
Bom dia eu queria saber se consigo ligar uma solenóide de corrente alternada com pwm ?
Olá, quantas opções de frequência o Arduíno DUE possui? É mais difícil pra alterar?
Boa noite. Sou novato no arduíno e a dica foi excelente. Porém ao reproduzir aqui notei interferência no pwm. Usei duas entradas adc (0 e 1) para controlar duas saídas pwm e uso ainda uma terceira saída como base de tempo de 500K com a função tone(). Haveria um possível conflito aí ? Obrigado.
Ola amigo, muito bom os seus videos, por favor tira me uma duvida esse código da forma em que esta serviria também para o Arduíno mega 2560?, abraços
Ola, eu tive este mesmo problema. Pesquisei muito na internet porem não encontrei nenhuma solução. Quebrei a cabeça alguns dias e achei a solução. Para o código funcionar no arduino mega 2560, precisa de algumas alterações. Os pinos 11 e 3 do arduino UNO, são dos registradores "OCR2A" e "OCR2B" ja no arduino Mega 2560 são os pinos 9 e 10. Caso voce queira manter os mesmos pino de PWM, teria que alterar os registradores, ao invés de "OCR2A" e "OCR2B" modificar para "OCR1A" (pino 11) e "OCR3C" (pino 3).
Funciona bem com o Arduíno Mega?
E também não entendi aonde iremos conectar o potenciômetro. E qual é a resistência desse potenciômetro?
Como seria pra alterar a frequência para outros valores fora desse prescaler? Tipo 20kHz para controle de uma ponte H
Wagner só consigo alterar as saídas 3 e 11? Não consigo encontrar os demais endereços para respectivas portas, exemplo 6 e 5?
Boa noite, muito bom seus videos quando tenho alguma dúvida sempre vejo eles. Só uma pergunta tem como mudar a frequencia dos nrf24l01?Se tiver como faço? A troca de frequenci seria no nrf24l01 ou no código? Aguardo
legal demais ,so uma pergunta ; posso aplicar este codigo em inversor 12/220v?
obrigado
Parabéns e obrigado pela excelente aula, professor. Teria algum meio de selecionar um valor intermediário de frequência, que não seja um destes 7 valores?
E ai, parabéns pelo canal, já tirei muita duvida com seus videos, queria acrescentar que no Arduíno UNO, os pinos 5 e 6, por padrão tem a frequência de 980Hz e demais com 490Hz.
Top videos amigo,, mas por favor, uma dica, como faria por exemplo para fazer uma frequência fixa de precisão (100,000Hz) ?
blz
Sera que da para fazer a frequência de saída seja de 60hz, cravados? Queria usar para fazer um inversor, que no caso quanto maior o consumo na saida, maior seria o dutcicle !
Parabéns pelo vídeo!
Estou fazendo um conversor cc/ac trifásico e gostaria de deixar os 6 pwms com a mesma frequência, de preferencia 2 ou 4kHz, é possível?
boa noite,
como poderia fazer para utilizar a menor frequência junto a um servo motor?
Boa tarde, este video foi muito bom; gostaria de saber como eu faço para que eu possa ajustar o pwm dos dois canais com o mesmo potenciometro? você pode me ajudar?
Excelente.
Wagner como faço pra obter um sinal PWM invertido em relação ao outro? ex: pin1 está em alto
no mesmo instante de tempo o pin2 está em nível lógico baixo??
+Iury Loran Morais Silva , pode ligar um circuito inversor em uma única saída PWM.
+WR Kits, pode ser uma porta lógica NOT?
Por que não um buffer inversor com um amp op?
esse inversor eh feito com ampop! uma porta not nao inverte fase de sinal
Boa tarde Wagner
É possivel utilizar outras frequências no pwm, além das tabeladas? 50Khz, por exemplo.
Muito legal, podes me informar se funciona da mesma forma n Arduino Mega?
Talvez daria para pegar o valor do adc deslocar 2 bits para direita (igual a dividir por 4) e colocar direto no no valor do duty ciclo. Ou seja só normalizar o ADC para 8 bits que é o que se usa no PWM, sem uso de divisões e escalonamento. Só a título de comentário, pois economiza processamento.
+Clóvis Wollinger , com certeza é uma excelente prática. Valeu a dica, continue nos acompanhando!
WR Kits Olá Wagner! Poderia dar uma ajuda? Estou a dias tentando encontrar uma solução, para conseguir uma frequência fixa de 40KHz e duty variável em torno de 40%, tentei através do Datasheet, mas o máximo que consegui foi setar a Frequência para 40KHz mas com o duty fixo em 50%. É possível conseguir duty variável de forma concomitante com está frequência em 40k ? Como devo proceder? Wagner ou alguém possui essa resposta? Meus últimos neurônios já estão pedindo arrego kkk
Desde já obrigado.
Amigo, sabe se a Arduino Digispark Attiny85, também permite essas mudanças no PWM? poderia chegar a 150KHz?
muito bom parabéns.
me tire uma duvida esse recurso "fast pwm" esta disponível em todas portas pwm do arduino ?
Boa noite.
Estou utilizando um IFRZ44N para controlar um cooler de pc, estou utilizando 12v. Ao controlar, o cooler esta fazendo um zumbido, coloquei um diodo no cooler e deu uma diminuída porem crio que seja a frequência do PWN do arduino.
Saberia como acabar com esse zumbido, qual frequência seria a correta?
Ola Glauco, decobriu como resolver o problema do zumbido? Também temho este problema. Abraço.
Muito bom o vídeo! Parabéns pelo trabalho.
Preciso de uma frequência gerada no pwm de 20kHz, como devo proceder?
Boa tarde Angelica! tudo bem? caso tenha conseguido gerar essa frequencia poderia me mostrar o camonho? Grato!
como muda a frequencia nos pinos 5 e 6
Wagner, é possivel habilitar mais portas ?, como no exemplo você usou a 3 e 11 digitais, quero usar as 5, 6 e 9 de um arduino nano, só não encontrei o registrador no datasheet
Acredito que seja possível sim, porem as portas de cada modelo de arduino mudam seus registradores. Ex: o arduino usado no video (UNO) utiliza as portas 11 com o registrador "OC2A" (OCR2A) e a porta 3 o registrador "OC2B" (OCR2B). No seu caso com o arduino nano teria que ver quais são os seus registradores para as suas saídas desejadas e alterar no código. Procure no google como "Arduino nano pwm pin". Qualquer duvida entre em contato.
Consigo mais de dois pwm independente?
Consegui usando o TCCR0A e B. Agora com quatro fast pwm independentes, cada um com seu pot no AN0-AN3
Dá também para usar o TCCR1A e B, fazendo assim 6x pwm ...a diferença di TCCR1A e B é que pussuí correção de fase ...que se configurar para trabalhar um inverso do outro dá pra usar em um conversor half-bridge como tempo morto.
show de bola
+Clovis Sousa , valeu!!!
Achei bem legal, mas estava olhando que o MEGA328 PERMITE 6 PWM, mas em teste pratico vi que porta 3,11 tem um tipo de sinal 5 e 6 ou e 9 e 10 outro nao sao iguais, como resolver isso ? é normal isso? eu queria ate colocar o MEGA328P para controlar um motor trifásico usando um IGBT para ficar mais barato o projeto entao precisaria do pwm igual em todos!
Wagner e possivel eu usar dois potenciômetros, um para mudar a frequência e o outro para variar o duty ?
Sim é possível Felipe.
E muito complicado fazer isso ? Nao tenho muita pratica em programação
@@arthurtubeoficial7103 vc pode usar a função map para dividir o cursor do potenciometro em 7 partes por exemplo.
Gostaria de obter o codigo do artigo como mudar frequencia pwm no arduino, achei interessante o video e gostaria de estudar mais sobre o codigo.
Aroldo
Olá Aroldo, o código está disponível para download na descrição deste vídeo. Clique em "mostrar mais" e terá acesso ao link.
Estou precisando controlar a amperagem da porta PWM também, alem do duty cicle e a frequência isso é possivel utilizando apenas a porta PWM ?
vitor campos controlar a amperagem ? Como assim ? Qual seria sua aplicação ?
Bom isso que vc quer fazer dá pra usar resistor já que é um limitador de corrente masss tendo em vista que uma porta do arduíno fornece em torno de 20mA a 40mA no máximo eu não vejo motivos pra vc querer diminuir ou controlar isso... Caso a sua aplicação seja aumentar essa corrente pra controlar uma carga mais pesada eh recomendo o uso de transistores
estou com um projeto preciso transformar 12v cc em 12v ca com uma frequecia de 500 hz
voces tem como me ajudar e para um TTC
Meu arduino nano quando eu utilizo a porta serial para mandar algum sinal para o monitor via serial só mostra um monte de quadrados que variam, alguem pode me ajudar ( ele nao é original)?
Quantos bits eu consigo a 62.5kHz?
Muito bom seu canal parabéns , gostaria que ensina-se a usar gps no Arduino desde já obrigado
Qual a amperagem máxima q eu posso usa no arduino ?
Marcos Moita amperagem de uma saída do arduíno é em torno de 20 a 40 mA (isso só serve pra sinal) por exemplo: se vc quiser controlar um motor de 500mA ai vc precisa usar uma ponte H ou transistores pra dar ganho de corrente
Boa Wagner
Reparei aqui que, mesmo com alterações no código, que a saída não chega a 0 (sou iniciante e não pesquisei a fundo, mas...), sempre ficando na casa de alguns mV
Só pra ter certeza: isso é normal?
Eu queria testar o PWM no meu LAB de Eletrônica de Potência pra chavear IGBT (e qualquer outra coisa que vier), esses mV não vão fazer o IGBT ligar não né?
Como sempre ótimo vídeo, :)
Valeu André! Alguns mV são normais para este tipo de aplicação.
os links estão off =(
Como fazer com que uma saída seja invertida a outra... ou seja, quando uma estiver alta a outra deve estar baixa. Eu sei como fazer isso externamente, adicionando um transistor na saída que eu queira modificar. Mas como eu quero reduzir a quantidade de componentes, eu quero saber se é possível fazer essa modificação no próprio código. É possível?
+AlgoPraPensar , é possível sim. Só precisa utilizar a lógica inversa de uma saída em relação à outra.
+WR Kits >>>> O problema é como fazer isso e em que local do código eu iria adicionar a lógica inversora?
E se eu quiser uma frequência mais elevada, o que fazer?
Posso usar essa função em um atmega?
+Aislan Galdino sim, o microcontrolador do Arduino é Atmega também.
Tem como eu obter 20khz ?
Wagner , quando mudar a frequência , o analogWrite irá se ajustar á essa frequência escolhida ou continuará tendo uma frequência de 500 Hz?
não sou o wr mas como ele não te repondeu posso te ajudar kkkk. o analogWrite continua com cerca de 500 Hz
Qual o link para baixar o sketh?
+Xisto Jose , veja na descrição , clique em "exibir mais" há um link para download dos arquivos.
Alguém tem grupo ai whatsapp para passar
Explica bem mas é meio complicado, só sei bem o básico do arduino
Temos o curso de Arduino para iniciantes com certificado Jessé, dá uma conferida: go.hotmart.com/W13291812W
Olá Wagner! Poderia dar uma ajuda? Estou a dias tentando encontrar uma solução, para conseguir uma frequência fixa de 40KHz e duty variável em torno de 40%, tentei através do Datasheet, mas o máximo que consegui foi setar a Frequência para 40KHz mas com o duty fixo em 50%. É possível conseguir duty variável de forma concomitante com está frequência em 40k ? Como devo proceder? Wagner ou alguém possui essa resposta? Meus últimos neurônios já estão pedindo arrego kkk
Desde já obrigado.
Só acrescentei a seguinte linha no setup e consegui 3.920Hz. TCCR1B=(TCCR1B & 0b11111000) | 0b00000010;
A legenda cobre os vídeos 🤦🏻♂️
Se a legenda que você diz é a do próprio player do RUclips, é só desligá-la no botão "legendas" do canto inferior direito.
Tirou o ruído do motor
Wagner, poderia postar os arquivos para download novamente? Se não, poderia enviar para jeffetmatheus1308@gmail.com