*Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Escreve aqui embaixo 👇. Não deixe de se inscrever no canal. Ative as notificações para não perder os próximos vídeos 😉*
Muito bom, estou trabalhando com a metodologia do Crepani e seu vídeo foi direto ao ponto. Parabéns, consegui aliar os conceitos teóricos com a prática graças as suas dicas.
Excelente vídeo. Parabéns!!! Para quem tá acompanhando e quiser automatizar a inserção do nomes das categorias das classes de Ross ou Guimarães na tabela de atributos é só criar um novo campo (ex.: class_ROSS) e aplicar a sintaxe abaixo: //Classificação de IDR - Guimarães et al. (2017) if ( "IDR_ROSS" = 11 or "IDR_ROSS" = 12 or "IDR_ROSS" = 13 or "IDR_ROSS" = 21 or "IDR_ROSS" = 22, 'Muito fraca', if ( "IDR_ROSS" = 14 or "IDR_ROSS" = 15 or "IDR_ROSS" = 23 or "IDR_ROSS" = 24 or "IDR_ROSS" = 25 or "IDR_ROSS" = 35, 'Fraca', if ( "IDR_ROSS" = 32 or "IDR_ROSS" = 33 or "IDR_ROSS" = 34, 'Moderada', if ( "IDR_ROSS" = 31 or "IDR_ROSS" = 41 or "IDR_ROSS" = 42 or "IDR_ROSS" = 43 or "IDR_ROSS" = 44 or "IDR_ROSS" = 51 or "IDR_ROSS" = 52 or "IDR_ROSS" = 53, 'Forte', 'Muito forte')))) //Classificação de IDR - ROSS if ( "IDR_ROSS" = 11 , 'Muito fraca', if ( "IDR_ROSS" = 12 or "IDR_ROSS" = 21 or "IDR_ROSS" = 22, 'Fraca', if ( "IDR_ROSS" = 13 or "IDR_ROSS" = 23 or "IDR_ROSS" = 31 or "IDR_ROSS" = 32 or "IDR_ROSS" = 33 , 'Moderada', if ( "IDR_ROSS" = 14 or "IDR_ROSS" = 24 or "IDR_ROSS" = 34 or "IDR_ROSS" = 41 or "IDR_ROSS" = 42 or "IDR_ROSS" = 43 or "IDR_ROSS" = 44 , 'Forte', 'Muito forte'))))
Olá, Simão, obrigado. Você pode ver esse procedimento de construção do fator geomorfologia no vídeo sobre fragilidade. Link ruclips.net/video/vJMPMlhK4_E/видео.html
Excelente o seu conteúdo e a apresentação, muito obrigado !! Moro numa região com declividade média de 40%, ficou quase tudo com IDR "muito forte"... Vou ver com o método do Crepani como fica. Uma pergunta, por que “meias-bacias” e não “rótulo único para cada bacia”, com o r.watershed do Grass? Dos trabalhos entendi que deve-se considerar as duas vertentes nos cálculos de comprimento e largura da bacia.
Olá, João. Obrigado pelo seu comentário. Muito pertinente a sua colocação. Basicamente, a diferença entre as “meias-bacias” e “rótulo único para cada bacia” é que a primeira mapeia as áreas de contribuição de cada rio/riacho individualmente no contexto de uma bacia maior. É mais específica do que a ferramenta “rótulo único para cada bacia” que mapeia a bacia considerando a área de contribuição do segmento maior (maior ordem). Mas como a aplicação feita é experimental, certamente podem ser feitos testes para análise do que apresenta melhor desempenho para expressar a realidade. Talvez, de fato, a ferramenta “rótulo único para cada bacia” possa representar melhor, mas é importante a validação do produto. É testar!! Espero ter ajudado!
Bom dia. Quando abro a calculadora de campo para calcular a área (como demonstrado no minuto 17:42) não consigo mudar o número de casas decimais para 20 após selecionar "número Inteiro (inteiro- 64 bit)". Fica aparecendo -1 no "comprimento do campo de saída" e inalterável (cinza sem poder clicar). O senhor sabe o porque isso poderia estar ocorrendo?
Olá, Denis. Possivelmente isso está acontecendo porque vc está trabalhando com um arquivo temporário (não salvo no Pc). Alguma versões mais recentes do QGis geram esse problema. Tenta salvar o arquivo antes de trabalhar na calculadora de campo.
Primeiramente, muito obrigado. Consegui realziar o indice de dissecação segundo a proposta do Jurandyr Ross graças ao seu tutorial. Parabéns pela didática, o vídeo ficou excelente. Em segundo lugar, mais um vez venho com uma dúvida, perdão por incomodá-lo de novo. Eu gostaria de realizar a análise da Fragilidade Potencial para Geomorfologia conforme a proposta do Crepani, porém do ponto que parei no índice do Ross fica faltando a declividade (como o senhor explica no próprio vídeo), tem algum vídeo no canal ensinando como inserir a declividade de modo que fique possível correlacionar com a DH e a DV para realizar o calculo da média e conseguir classificar conforme a proposta do Crepani?
Olá Denis, tem sim. Da uma olhadinha no vídeo sobre fragilidade na lista de vídeos do canal. Lá eu uso esse índice com a declividade para formar o fator geomorfologia.
@@opengisog olá amigo, encontrei o vídeo procurando justamente um jeito dr fazer. Já sei como fazer depois de ver no seu outro vídeo, obrigado novamente. 😄
Uma duvida genuina, quando colocou 300 para a medição das bacias, levou em consideração sua área que deve ter poucos rios e etc. no caso de uma cidade na amazonia, onde se tem niveis mais baixos de topografia e maiores numeros de rios, qual numero indicarias colocar?
Olá, muito obrigado pelo vídeo. Mas quando vou fazer a etapa do fluxo de direção depois do MDE invertido ele dá erro e não processa. Será que é minha imagem MDE?
Olá, quando eu vou gerar o dado rasterizado da um erro, avisando que o valor "dataset" não pode ser 0x0 e que deve ser maior do que 0. Você poderia me dizer como solucionar?
Eu nao conseguia efetuar o primeiro passo (r.fill.dir) tentei de várias formas, e sempre dava uma mensagem de erro: "As seguintes camadas nao foram geradas corretamente "(e aparecia o caminho da camada). Desinstalei e reinstalei a última versão estável do QGIS (3.16.8) daí consegui. Deu certinho. Parabéns pelo conteúdo do vídeo, me ajudou muito!
Eu tinha feito a atualização e tudo mais e não tinha dado certo, o que funcionou foi quando reprojetei as camadas, no meu caso coloquei pra Sirgas 2000, aí sim funcionou.
Muito Obrigado Irmão, me deu uma baita luz para eu dar sequencia ao meu projeto de iniciação cientifica!!! Quero mapear o risco de erosão e inundação em uma área de foz de bacia hidrográfica onde se localiza a cidade de ilheus - bahia, e a sua metodologia foi bem clarificadora. Quanto aos dados de inundação eu não sei se essa metodologia se aplica, vc poderia me dizer?
Olá, Gabriel. Essa não seria uma metodologia aplicável. Acredito que usando Curve Number vc poderia ter uma metodologia de fácil aplicação e que permite modelar inundação. Mas existem outras metodologias bastante robustas.
@@opengisog entendi amigo. Parabéns pela didática tá muito bom, eu vou dar uma lida na literatura que vc utilizou pra fixar o conteudo! Continue assim, Tmj, abraço 💪💪💪
Olá, quando transformo a camada meia bacia em vetor, clico na tabela de atributos, não aparece os DN, c puder me ajudar fico grato. Parabéns pelo vídeo!!!!!!
Ola boa tarde! Primeiro eu sempre acompanho as suas publicações, e realmente é de grande valia. Eu apliquei todos os procedimentos, cheguei nos resultados finais tudo sem problema algum. Mas eu percebi que mesmo aplicando o r.fill que preenche as depressões ou valores nodata (acho que é isso), o raster com as dissecações ainda permanecem com os vazios. Inclusive um vazio criado onde deveria ter uma bacia. Seria um problema com o MDE?
Olá, André Luiz. De fato, inclusive no momento do criação do dado de direção de fluxo, ele mostra alguns valores sem dados. Naquele momento eu apliquei uma ferramenta de preenchimento (preencher sem dados) para que ele interpole com base no num detemrinado número de pixel vizinho (vizinhança) visando preencher os valores sem dados (12:40). Você se certificou de ter, além do r.fill, usado a ferramenta de preencher sem dados?
Quando converto as meias bacias para vetor, na tabela de atributos aparece além do DN, o FID. Quando vou fazer o IDR_Ross da erro, será que é por isso?
OI! segui todos os passos da metodologia, mas na hora da rasterização dos resultados do IDR_Ross dá um erro. como faço para enviar um email para vcs para tirar essa dúvida?
Olá, Amanda, obrigado pelo comentário. Qual a opção de campo para formato de número você está escolhendo? Para alterar os comprimentos do campo, no caso de casas decimais, você precisa escolher a opção número real.
@@opengisog o meu tbm está assim, nao consigo colocar o comprimento. Apenas se escolho o tipo de campo Texto é que aparece a opção de colocar o comprimento.
*Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Escreve aqui embaixo 👇. Não deixe de se inscrever no canal. Ative as notificações para não perder os próximos vídeos 😉*
Muito bom, estou trabalhando com a metodologia do Crepani e seu vídeo foi direto ao ponto. Parabéns, consegui aliar os conceitos teóricos com a prática graças as suas dicas.
@@tiagogoulart9523 obrigado, Tiago.
Legal! Sou o autor desse artigo! Parabéns pelo trabalho de transpor a metodologia para um software free, a tornando mais acessível! :-D
Valeu, Felipe. Seu trabalho ficou excelente. Parabéns!
Excelente vídeo. Parabéns!!!
Para quem tá acompanhando e quiser automatizar a inserção do nomes das categorias das classes de Ross ou Guimarães na tabela de atributos é só criar um novo campo (ex.: class_ROSS) e aplicar a sintaxe abaixo:
//Classificação de IDR - Guimarães et al. (2017)
if (
"IDR_ROSS" = 11 or
"IDR_ROSS" = 12 or
"IDR_ROSS" = 13 or
"IDR_ROSS" = 21 or
"IDR_ROSS" = 22, 'Muito fraca', if (
"IDR_ROSS" = 14 or
"IDR_ROSS" = 15 or
"IDR_ROSS" = 23 or
"IDR_ROSS" = 24 or
"IDR_ROSS" = 25 or
"IDR_ROSS" = 35, 'Fraca', if (
"IDR_ROSS" = 32 or
"IDR_ROSS" = 33 or
"IDR_ROSS" = 34, 'Moderada', if (
"IDR_ROSS" = 31 or
"IDR_ROSS" = 41 or
"IDR_ROSS" = 42 or
"IDR_ROSS" = 43 or
"IDR_ROSS" = 44 or
"IDR_ROSS" = 51 or
"IDR_ROSS" = 52 or
"IDR_ROSS" = 53, 'Forte', 'Muito forte'))))
//Classificação de IDR - ROSS
if (
"IDR_ROSS" = 11 , 'Muito fraca', if (
"IDR_ROSS" = 12 or
"IDR_ROSS" = 21 or
"IDR_ROSS" = 22, 'Fraca', if (
"IDR_ROSS" = 13 or
"IDR_ROSS" = 23 or
"IDR_ROSS" = 31 or
"IDR_ROSS" = 32 or
"IDR_ROSS" = 33 , 'Moderada', if (
"IDR_ROSS" = 14 or
"IDR_ROSS" = 24 or
"IDR_ROSS" = 34 or
"IDR_ROSS" = 41 or
"IDR_ROSS" = 42 or
"IDR_ROSS" = 43 or
"IDR_ROSS" = 44 , 'Forte', 'Muito forte'))))
Obrigado, Prof. Reurysson.
Excepcional! Ajudou bastante.
vídeo muito bom amigo, parebéns
Obrigado, Denis. Um abraço!
Espetacular! Ótima didática, eu irei tentar fazer!
Excelente conteúdo, muito obrigado por compartilhar.
Obrigado, Hugo. COntinue acompanhando nosso canal.
Aeeee....mais um vídeo! 🆙📚📖👏👏👏👏
Tem que publicar, né!!! Espero que possa ajudar. Um abraço!
Parabéns pela didática.
Obrigado, Liewton.
Excelente vídeo, parabéns!! Já chegou a fazer o vídeo sobre o fator geomorfologia do Crepani, utilizando a declividade?
Olá, Simão, obrigado. Você pode ver esse procedimento de construção do fator geomorfologia no vídeo sobre fragilidade. Link ruclips.net/video/vJMPMlhK4_E/видео.html
Excelente o seu conteúdo e a apresentação, muito obrigado !!
Moro numa região com declividade média de 40%, ficou quase tudo com IDR "muito forte"...
Vou ver com o método do Crepani como fica.
Uma pergunta, por que “meias-bacias” e não “rótulo único para cada bacia”, com o r.watershed do Grass?
Dos trabalhos entendi que deve-se considerar as duas vertentes nos cálculos de comprimento e largura da bacia.
Olá, João. Obrigado pelo seu comentário. Muito pertinente a sua colocação. Basicamente, a diferença entre as “meias-bacias” e “rótulo único para cada bacia” é que a primeira mapeia as áreas de contribuição de cada rio/riacho individualmente no contexto de uma bacia maior. É mais específica do que a ferramenta “rótulo único para cada bacia” que mapeia a bacia considerando a área de contribuição do segmento maior (maior ordem). Mas como a aplicação feita é experimental, certamente podem ser feitos testes para análise do que apresenta melhor desempenho para expressar a realidade. Talvez, de fato, a ferramenta “rótulo único para cada bacia” possa representar melhor, mas é importante a validação do produto. É testar!! Espero ter ajudado!
Bom dia. Quando abro a calculadora de campo para calcular a área (como demonstrado no minuto 17:42) não consigo mudar o número de casas decimais para 20 após selecionar "número Inteiro (inteiro- 64 bit)". Fica aparecendo -1 no "comprimento do campo de saída" e inalterável (cinza sem poder clicar). O senhor sabe o porque isso poderia estar ocorrendo?
Olá, Denis. Possivelmente isso está acontecendo porque vc está trabalhando com um arquivo temporário (não salvo no Pc). Alguma versões mais recentes do QGis geram esse problema. Tenta salvar o arquivo antes de trabalhar na calculadora de campo.
@@opengisog muito obrigado amigo 🙌🙌🙌
Boa, parabéns pelo canal!!
Primeiramente, muito obrigado. Consegui realziar o indice de dissecação segundo a proposta do Jurandyr Ross graças ao seu tutorial. Parabéns pela didática, o vídeo ficou excelente. Em segundo lugar, mais um vez venho com uma dúvida, perdão por incomodá-lo de novo.
Eu gostaria de realizar a análise da Fragilidade Potencial para Geomorfologia conforme a proposta do Crepani, porém do ponto que parei no índice do Ross fica faltando a declividade (como o senhor explica no próprio vídeo), tem algum vídeo no canal ensinando como inserir a declividade de modo que fique possível correlacionar com a DH e a DV para realizar o calculo da média e conseguir classificar conforme a proposta do Crepani?
Olá Denis, tem sim. Da uma olhadinha no vídeo sobre fragilidade na lista de vídeos do canal. Lá eu uso esse índice com a declividade para formar o fator geomorfologia.
@@opengisog olá amigo, encontrei o vídeo procurando justamente um jeito dr fazer. Já sei como fazer depois de ver no seu outro vídeo, obrigado novamente. 😄
Uma duvida genuina, quando colocou 300 para a medição das bacias, levou em consideração sua área que deve ter poucos rios e etc. no caso de uma cidade na amazonia, onde se tem niveis mais baixos de topografia e maiores numeros de rios, qual numero indicarias colocar?
Olá, muito obrigado pelo vídeo. Mas quando vou fazer a etapa do fluxo de direção depois do MDE invertido ele dá erro e não processa. Será que é minha imagem MDE?
Olá, quando eu vou gerar o dado rasterizado da um erro, avisando que o valor "dataset" não pode ser 0x0 e que deve ser maior do que 0. Você poderia me dizer como solucionar?
Eu nao conseguia efetuar o primeiro passo (r.fill.dir) tentei de várias formas, e sempre dava uma mensagem de erro: "As seguintes camadas nao foram geradas corretamente "(e aparecia o caminho da camada). Desinstalei e reinstalei a última versão estável do QGIS (3.16.8) daí consegui. Deu certinho. Parabéns pelo conteúdo do vídeo, me ajudou muito!
Obrigado, Carolina.
Eu tinha feito a atualização e tudo mais e não tinha dado certo, o que funcionou foi quando reprojetei as camadas, no meu caso coloquei pra Sirgas 2000, aí sim funcionou.
Excelente vídeo!!! Poderia dizer qual imagem SRTM você utilizou? :)
Olá, Mariana. O MDE utilizado foi o Topodata.
Você pode fazer um vídeo do uso do modelo HAND do Rennó et al 2008?
Olá, elmasmorrudo, posso sim. Tenho que pesquisar e criar todo o esquema do vídeo.
Muito Obrigado Irmão, me deu uma baita luz para eu dar sequencia ao meu projeto de iniciação cientifica!!! Quero mapear o risco de erosão e inundação em uma área de foz de bacia hidrográfica onde se localiza a cidade de ilheus - bahia, e a sua metodologia foi bem clarificadora. Quanto aos dados de inundação eu não sei se essa metodologia se aplica, vc poderia me dizer?
Olá, Gabriel. Essa não seria uma metodologia aplicável. Acredito que usando Curve Number vc poderia ter uma metodologia de fácil aplicação e que permite modelar inundação. Mas existem outras metodologias bastante robustas.
@@opengisog entendi amigo. Parabéns pela didática tá muito bom, eu vou dar uma lida na literatura que vc utilizou pra fixar o conteudo! Continue assim, Tmj, abraço 💪💪💪
@@gabrielmartinez417 obrigado.
Olá, quando transformo a camada meia bacia em vetor, clico na tabela de atributos, não aparece os DN, c puder me ajudar fico grato. Parabéns pelo vídeo!!!!!!
A depender da versão do QGis, pode ser que esse problema apareça em razão de o arquivo não estar salvo no Pc.
Qual a versão específica utilizada no tutorial? Parabéns pelo vídeo.
Olá, Jhony. 3.12
@@opengisog Obrigado pela resposta 😃👍🏽
Ola boa tarde! Primeiro eu sempre acompanho as suas publicações, e realmente é de grande valia. Eu apliquei todos os procedimentos, cheguei nos resultados finais tudo sem problema algum. Mas eu percebi que mesmo aplicando o r.fill que preenche as depressões ou valores nodata (acho que é isso), o raster com as dissecações ainda permanecem com os vazios. Inclusive um vazio criado onde deveria ter uma bacia. Seria um problema com o MDE?
Olá, André Luiz. De fato, inclusive no momento do criação do dado de direção de fluxo, ele mostra alguns valores sem dados. Naquele momento eu apliquei uma ferramenta de preenchimento (preencher sem dados) para que ele interpole com base no num detemrinado número de pixel vizinho (vizinhança) visando preencher os valores sem dados (12:40). Você se certificou de ter, além do r.fill, usado a ferramenta de preencher sem dados?
Quando converto as meias bacias para vetor, na tabela de atributos aparece além do DN, o FID. Quando vou fazer o IDR_Ross da erro, será que é por isso?
Na verdade acho que é na parte de criar a coluna de area, nao aparece pra mim colocar o comprimento, fica inativo. Como resolvo isso?
Olá, então para inserir os dados de declividade, é do mesmo método dos outros dados? Obrigado.
Olá, Raniel, não entendi bem seu questionamento. Fico à disposição!
Bom dia, onde encontro este trabalho que você menciona? Lima 2018?
Olá, José Neto. Os materiais estão no *link na descrição do vídeo* .
@@opengisog Obrigado, havia baixado mas me passou despercebido o arquivo em PDF.
Você pretende publicar esse trabalho?
Esse trabalho na realidade tem autores, conforme eu cito no início do video. Não sei bem se te respondi como esperava RS RS.
@@opengisog Vou explicar melhor então, kkkkk. Eu digo para outras regiões... Mas obrigado pela resposta :)
@@jhonyferrymendoncadasilva7745 ah sim. Não não! Mas se quiser parceria para escrevermos algo, fico à disposicão!! Um abraço!
OI! segui todos os passos da metodologia, mas na hora da rasterização dos resultados do IDR_Ross dá um erro. como faço para enviar um email para vcs para tirar essa dúvida?
Olá, Thêmis, obrigado pelo comentário. Pode mandar e-mail pra ucoliveira@gmail.com
Quando vou calcular a área minha calculadora de campo não permite eu altera o comprimento do campo de saída, consegue me ajudar?
Olá, Amanda, obrigado pelo comentário. Qual a opção de campo para formato de número você está escolhendo? Para alterar os comprimentos do campo, no caso de casas decimais, você precisa escolher a opção número real.
@@opengisog o meu tbm está assim, nao consigo colocar o comprimento. Apenas se escolho o tipo de campo Texto é que aparece a opção de colocar o comprimento.
@@niltoncesar9101 tenta usar a opção "número decimal (real)".
@@opengisog tbm não habilita
Se inscrevam nesse canal, n vão se arrepender
quando vou fazer o DEM sem depressão da erro. Será que é meu shape
Olá, obrigado pelo comentário. Qual o erro que aparece? Ele fica todo preto?
@@opengisog não ...é uma advertência vermelha. E refere ao endereço do meu usuário. Eu coloquei tudo em inglês para evitar esse erro mas ainda aparece
@@unturami vc pode escrever o que tem escrito na mensagem de erro???