@@oquequea2 Que ajuda é esta que pede em troca o sacrifício dos palestino, o diabo dá com uma mão e pega com as duas, nao sou a favor desta violência politica onde só pobre que vai sofre
Então, Pedro, quem diz que há um regime de APARTHEID em Israel é esse documento da ONU aqui: "Israeli Practices towards the Palestinian People and the Question of Apartheid - Richard Falk." Joga no Google.
Oq o Pedro tá falando é q quem fala em apartaid está, em outras palavras, lacrando. É um vocabulário pra fazer bonito na internet. Pra subir na hierarquia do clã q vc pertence nas redes sociais.. Nelson Mandela não tinha twitter e classificou como apartaid o que ocorre com os palestinos. Além do apartaid tem a limpeza etnica q agrava os absurdos praticados pelos sionistas q são, em termos simples, supremacistas. Quem começou a prestar atenção nesta história esse fds vai engolir essas inconsistências do Pedro acriticamente. Lamentável
Bah, na boa, foi no mínimo infeliz. Que Israel aplica política de apartheid com povo palestino não é narrativa, é fato. Narrativa é pegar esse fato e estabelecer nexo de causalidade com algum outro evento, tipo que essa política de apartheid contribuiu para que parte dos palestinos apoiasse o Hamas. Outro fato: Israel trata o povo palestino como cidadão de segunda classe, e isso é tão fato inclusive está no conjunto de leis de que trata da organização do Estado de Israel, o cidadão palestino tem muito menos direitos, há uma hierarquia étnica, percebe a monstruosidade disso? Aí o cara faz um vídeo colocando tudo como se fossem apenas formas subjetivas de ver as coisas. Pelamor.
Se estão certos nesse assunto, não tenho como opinar, mas essa mesma ONG aí sofreu um sério abalo na credibilidade ao dizer há poucos meses umas asneiras vergonhosas sobre o confronto Rússia-Ucrânia.
Perfeita sua análise Pedro! Todos os pontos que você falou foram excelentes… isso é democracia, respeito e amor ao próximo… que ambas ideologias radicais não estão entendendo.
Salve Pedro, salve equipe do Meio. Gostaria de te ouvir considerando um aspecto q não apareceu no vídeo: pq a situação calamitosa do povo palestino só aparece nas mídias hegemônicas qd há ataques do Hamas? Obs. de esclarecimentos: Seu comentário é excelente, completo, coerente e devidamente fundamentado; sou contra terrorismo radical do Hamas, sou contra terrorismo de estado de Israel.
Infelizmente o Meio e as mídias hegemônicas estão alinhados nessa questão. O próprio Pedro disseminou em seu twitter a fake news dos "bebês decapitados", usando a fala do Biden como fonte, mesmo depois que já havia sido desmentido pela Casa branca e os próprios veículos israelenses
Temos que nos informar em fontes sérias e diversas antes de querermos dar pitaco em questões tão estranhas à nossa realidade. Obrigado pela valiosa contribuição nesse sentido, Meio.
E é videos como esses que me dão orgulho de assinar e acompanhar o Pedro e o Meio. Acho que o vídeo tem algumas perdas de foco de proposito! Certeza! É pra dar aquela sensação de vertigem que a situação já dava. Abração e que a paz no final fale mais forte no final.
Pedro. Pelo seu discurso, é como se eu fosse rico e poderoso, chegasse em sua propriedade e tomasse uma parte dela alegando que meus antepassados moraram lá. E depois de muito conflitos chegasse pra você e dissesse: "Pedro, não vamos mais brigar, eu fico com a parte que eu invadi, e daqui pra frente a gente não toca mais no assunto.".
Basicamente isso, Hamas é o mesmo que os indigenas no periodo colonial, mesmo lutando e reprimindo os agressores foram massacrados. Quem defende israel é na maioria o mesmo povo que defende a colonização: Portugal, França e Belga chegaram em territorio estrangeiro, chamaram de seu e por fim massacraram as populações que vivam por lá. Pra nao ficar só no europeu, vamos à Asia e vejamos o que os mongois e mais recentemente os Japoneses fizeram com a Coreia... Coreia uma colonia que mesmo livre depois da segunda guerra mundial foi massacrada e bombardeada por quem mesmo?!? A é, o movimento de independencia e liberdade que a coreia do norte veio trazendo pra todo o pais foi parado/barrado pelos americanos que, como eram amantes de Democracia... Devolveram a ex-colonia para o Japao, que incrivel, democracia!!! Por fim EUA detonaram, bombardearam e queimaram todo o país porque eles eram "comunistas"...mds os caras são burros demais pra não ver isso. É claro que eles iriam ser comunistas, o Japão no imperialismo e capitalismo estuprou e matou o país como se não fossem nem humanos, enquanto na China e Russia(URSS) eles eram bem-vindos e livres da hostilidade japonesa. Parabens EUA, a maquina de guerra do mundo que ama tanto a democracia nunca falha em apoiar o lado opressor; Novamente na guerra do oriente-medio acontece a mesma coisa kkkk que novidade.
pro Pedro quando 750 palestinos em 2018 foram protestar desarmados e Israel abriu fogo foi carinho? eu chamo isso de genocídio, ataque terrorista, apartheid... os 1400 mortos em 2014 foram quantos 11 de setembro?
Pedro disse, ainda no início do vídeo, que faria uma análise mais profunda, diferente do que tem visto alguns colegas fazerem por aqui. Então, lá eu fui assistir ao vídeo todo [e me irritei com a instabilidade do foco na câmera]. Ora, entendo que o tema demanda tempo para o esmiuçamento de fatos históricos e de gestos institucionais desde o estabelecimento do Estado de Israel, mas o comunicador no vídeo deixou de fora muitos pontos, esses de relevância indiscutível. A fala de Pedro me fez imaginar que deu a louca na cabeça de uns homens maus [Hamas] nesse último final de semana, esses foram fazer o mau aos homens de bem [israelenses] e a guerra se instaurou. Ainda bem que já li alguns textos históricos em torno do [suposto] problema causador do conflito, assisti a entrevistas de especialistas no tema e, claro, penso um pouco... Suspendo meu julgamento... penso... Bem, eu sinto muito pela morte, sofrimento e dor de todos os envolvidos, sejam eles civis ou militares. Sinto muito se um diálogo não é possível entre as partes. Contudo, se eu entendi alguma coisa desse conflito, penso que o colonizado tem o direito de não se submeter ao colonizador por todo o sempre. Ah, o conflito não é sobre isso?! Há muito mais elementos a serem considerados?! Quais são eles? Vou aguardar sua análise, Pedro.
Pedro, parece-me que a lógica nas redes sociais, inclusive aqui no RUclips, não dá espaço para o lamento e a tristeza. É necessário sempre o ataque. Como você mesmo falou, existe a necessidade de sinalização da virtude, mesmo que ela tenha de ser feita usando como trampolim a dor de todas as pessoas afetadas pela guerra. Para você que gosta de psicanálise: a impressão que tenho é a de que eventos como esta guerra são oportunidades de sublimar a vontade de violência que muitas pessoas têm. Ao "torcerem" nas redes sociais por um dos lados, algumas pessoas usam um verniz de virtude e de conhecimento geopolítico freestyle. Mas, na verdade, só estão sublimando a vontade de violência latente. É lamentável que não seja possível lamentar sem ser acusado de "isentão" ou de "parcial". Parabéns pelo vídeo e um abraço a toda a equipe do Meio.
Pedro, penso que precisamos levar em conta a história. Longe de mim ser a favor de guerra, mas esse conflito não começa com o Hamas. Israel com o apoio dos EUA usa a desculpa de voltar a terra prometida. Motivo religioso??? E quando a OLP tentava que os povos se unissem, Israel aceitou? Como se conciliaria isso? Ninguém quer ceder! Como resolver? O que vc sugeriria?
não só não aceitou o negócio com a OLP, como financiou a oposição da epoca "irmandade muçulmana", um grupo fundamentalista religioso, sunita, que alguns poucos anos mais tarde veio a se tornar o que chamamos hoje de Hamas. seria ironico se não fosse tragico, a necessidade de supressão do império contra movimentos de esquerda, outra vez em nossa historia, não só criou como financiou um movimento terrorista
Estou lamentando por estar comentando e gerando engajamento para este vídeo. Mas, eu fico triste de ver o viés pró-Israel aqui enquanto o próprio reclama que a internet é palco tribal. Em primeiro ponto, nāo adianta falar de paz enquanto o lado opressor do conflito, que é Israel, sequer mantém qualquer avenida aberta para o diálogo. A opressāo de Israel aos Palestinos, inclusive, é anterior à existência do Hamas. Quando nāo existe possibilidade para a diplomacia, a única avenida possível é a guerra. Ah, mas a guerra provoca reaçāo do lado de Israel? Sim, obviamente. Agora, me responda uma coisa, se nāo houver uma resposta violenta, os Palestinos vāo deixar de morrer, como morrem todos os dias? Em segundo lugar, Pedro mais uma vez, convenientemente, ignora as agressões constantes que o estado de Israel vem fazendo. Israelenses linchando palestinos em praça pública. Israelenses entrando na casa de Palestinos, os roubando, e os agredindo. Tratores de Israel derrubando escolas com crianças dentro. Inúmeros Palestinos perdendo suas casas por conta de uma legislaçāo que visa remover essas pessoas à força. A polícia Israelense removendo pessoas de suas casas em plena madrugada. Soldados Israelenses usando crianças Palestinas para prática de tiro. Poços usados pelos Palestinos sendo cobertos de concreto. Acesso a água de Palestinos sendo cortados e desviados para colônias ilegais. Fornecimento de energia elétrica sendo cortado a bel prazer por empresas Israelenses. Hospitais Israelenses sendo destruídos e vandalizados por Israelenses. Israel proibindo o fornecimento de vacinas contra a COVID-19 em plena pandemia, mesmo sendo um dos primeiros países do mundo a terem acesso às vacinas. Se nada disso é, para Pedro, sinal de prática de genocídio, entāo eu nāo sei o que é. Em terceiro lugar, Israel nāo representa o povo judeu. A ideologia de Israel atualmente é o Sionismo, que é um pensamento que nasceu da ideia de se criar um estado para o povo Judeu em diáspora na Europa, mas que se transformou na ideia de etnoestado em que existe um povo superior e os demais povos sāo subordinados a este. É um tipo de fascismo, que nāo discrimina somente Palestinos muçulmanos, mas cristāos, judeus africanos, judeus sefardistas, que pratica todos os tipos de racismo, e cujo racismo é apoiado pelo governo. Nāo sāo poucos os judeus que sāo CONTRA o sionismo e o estado de Israel, mesmo entre judeus que MORAM na regiāo. Sim, há vários judeus, vizinhos de palestinos, que sāo abertamente contra Israel. Em quarto lugar, mais uma vez é omitida uma das principais questões sobre porque Israel existe e por que a imprensa ocidental faz tanta vista grossa para os crimes contra a humanidade cometidos por Israel. Israel é uma base avançada do Ocidente no oriente médio, com um exército bem treinado, bem equipado, com posse de armas nucleares, e que fornece apoio bélico para o ocidente em operações na regiāo. Inclusive fornece apoio militar para a Ucrânia. Pouco importa para o Ocidente se esse estado for um estado fascista, basta que esse estado seja aliado aos interesses. Assim, a hipocrisia de Pedro me faz lembrar porque, mesmo há um tempo atrás quando eu era espectador assíduo do seu canal no RUclips, eu conseguia resistir a fazer uma contribuiçāo. Pedro e o Meio repetem o trabalho que a mídia tradicional faz, que é espalhar um viés deletério sobre política que existe no Brasil e em outras partes do mundo. Um viés liberal e que coloca os interesses Americanos e Europeus (ocidentais) em primeiro lugar, com todos os demais povos subordinados aos valores e interesses destes. Um outro adendo. Pedro é mais um que faz vista grossa para o genocídio. Para nāo dizer coisas piores.
@@Sub_rod você viu algum outro vídeo falando sobre o sofrimento do povo Palestino? De todos os fatos gerados por Israel sobre esse povo, tantos e tantos absurdos, ele noticiou algum? Comentou algum?
Perfeito! Permita-me, com a devida vênia, fazer um adendo: Quando Pedro afirma ser um plano do Irã, é algo leviano, pois não há provas sobre isso. É algo que ofende a todos iranianos ou seus descendentes, tal como é uma ideia perigosa a ser propagada sem que hajam provas, pois pode colocar em risco milhões de vidas iranianas, frente a países belicosos como os EUA e Israel, que possuem históricos desarrazoados de invasões em outros países. Uma afirmação dessas não se faz sem provas cabais, é grave demais.
Discutir essa questão sem considerar o terrorismo israelense é desinformação e má fé. Os ataques palestinos não são de graça. Não tem inocente nesta questão.
O que acho engraçado é que entre Rússia x Ucrânia, ninguém apoia uma contra ofensiva Ucraniana em território Russo, só a retomada dos territórios que já pertencia a Ucrânia antes da guerra. Mas em Israel, todo mundo apoia a contra ofensiva israelense em território da palestina, e ninguém apoia a retomada de território da palestina que pertencia a mesma antes da guerra dos seis dias. Por que dois pesos e duas medidas diferentes?
Usar o antigo testamento (livro escrito PELOS judeus) pra avaliar se a terra é deles ou não é muita falta de bom senso kkkk aquela terra nunca foi de ninguém. O terrorismo é algo horrível e causou destruição pra quem não tinha nada a ver com o assunto, mas deu o azar de estar ali. Ainda assim, essas ações são uma resposta, são um efeito e não uma causa.
Se o contrato territorial (jusnatural) do antigo testamento não vale, pode entregar hoje mesmo a sua casa para o primeiro índio (de preferência com Hilux) que encontrar, pois seu contrato de compra é insignificante.
@@ThiagoSilva-rx9eq o índio ainda tem muito mais direito a fazer isso aqui no Brasil do que o judeu naquela região. O povo judeu é parte daquela terra, mas também o são outros povos. E o índio no Brasil tem reserva indígena na teoria. Se o país respeitasse pelo menos isso, eles nem precisariam reivindicar mais território. O Brasil é muito grande, nenhuma tribo ocupou todo o território, enquanto a palestina é do tamanho de um único estado nosso. Sua comparação não tem cabimento.
Pedro, otimo comentário. Tentando entender e aqui sem torcida por um lado. Triste demais pelo vidas perdidas, pelo sofrimento das pessoas faz décadas. Na torcida pela paz. Obrigado pela lucidez.
Concordo com tds os pontos levantados pelo Pedro. Muito coerentes ! Eu me considero um cara de esquerda e ateu, portanto um estado fundamentalista islâmico que subjuga mulheres como produto, não permite educação, etc etc e etc esta totalmente fora da realidade. Fica estranho para nós de esquerda passarmos pano para os grupos fundamentalistas islâmicos... Pelo menos Israel é a unica democracia do mundo árabe e que permite a convivência de arabes na discussão de seu governo, trabalhem, estudem... Portanto por mais que hj o governo de Israel tenha se alinhado a extrema direita, ainda é uma democracia no qual acredito que se os palestinos vivessem segundo essas regras teriam melhor qualidade de vida...
Desculpa, mas ali não existe democracia. E há fundamentalistas judeus que tratam mulheres e minorias da mesma forma asquerosa que os fundamentalistas islâmicos fazem, cospem e apedrejam cristãos...Justificar o que israel vem fazendo nas últimas mais de 7 décadas, com o povo palestino com esse argumento não cola. 😢
O maior problema de Israel chama-se Benjamin Netanyahu e é a própria imprensa israelense de afirma isto. Ele fomentou isto e preferiu o Hamas a autoridade palestina. A população civil como sempre é a maior vítima.
Hamas foi criado e apoiado por israel, e não existiria se houvesse um apahrteid legalizado, palestinos morrem dezenas de vezes mais a anos e vcs PASSARAM PANO pra esse estado terrorista...
Realmente um grande desperdício. O maior homem que um dia pisou nesta terra com certeza está muito decepcionado. Deus deixou os mandamentos para serem seguidos, mas os homens esqueceram tais preceitos, um grande desperdício mesmo!
Um vídeo que eu precisava assistir para mandar pro zap zap da família e tentar incentiva-los a pesquisar mais antes de passar notícias ou post falando de algo que não conhecemos.
Só uma pergunta. Confinar e cercar quase 2 milhões de palestinos numa área menor que um pequeno bairro de São Paulo, na mais absoluta miséria (sem água, comida e quaisquer oportunidades de sobrevivência) por décadas não é considerado terrorismo?
Não é terrorismo. É pior. É genocídio mesmo. E nem tem como falar que é ação de 1 ou 2 governos. É uma política de extermínio e anti-semitismo regional que dura 75 anos. Só vão parar quando não restar nem mesmo 1 palestino no mundo. Mas esperar visão humanizada de um liberal é demais (tudo é válido em nome da direita e do comércio) . Ps. Errado é a Rússia que invade a Ucrânia. Mas não mexam com Israel. Somente a "terra santa" pode ignorar a ONU e fazer o que bem entender.
Hamas não está nem aí para a Palestina. Infelizmente 😢 E Netanyahu é um extremista. Muita coisa triste vai acontecer. Infelizmente! Agora no final, você comentou que a paz não aconteceu quando os líderes de ambos se propuseram. Sim, o Rabin é o Yasser Arafat em 1993 em Oslo, mas lembro que logo o Rabin foi assassinado. Não lembro de fato o que ocorreu entre 93 e 95 que a paz não chegou antes do assassinato, vou pesquisar
Pedro, se me permite, uma pequena observação, quando vc dá a entender, no início do video, que o hamas é contra o governo de israel. O hamas é contra o Estado de Israel.
Você ameaça "entender" o povo palestino, mas se mostra comprometido com o discurso liberal demais. É claro que o europeu definiu fronteiras nos 5 continentes, mas precisa concordar? Entendo que o Hamas fez tudo de caso pensado, o que foi monstruoso, mas o que Israel fez nos últimos sei lá, 70 anos, também não foi de caso pensado? Deixar um povo praticamente num campo de concentração, e isso teria nunca consequências? Você está com medo de dizer que Israel errou muito mais do que qualquer outro neste conflito, com várias nações comprometidas. É difícil se posicionar contra o senso corriqueiro midiático, principalmente sendo de direita.
Po, Pedro, dizer que o colonialismo é papo da "esquerda" quando a ONU e o Tribunal de Justiça Internacional consideram os assentamentos colonos ilegais, é uma fala bem problemática, ta?
O jornalista liberal por mais competente que seja(como é o caso do Pedro), chega sempre num ponto onde é obrigado a enfrentar seu inimigo mais cruel. A realidade.
Infelizmente não vejo saída para essa situação. Se forçarmos conseguimos pensar soluções para a Ucrânia, Taiwan, Coreia, Armênia... Mesmo que passem longe das soluções ideais. Mas para a questão palestina parece que a tendência é só piorar. Na minha visão o erro foi criar um estado judeu naquela região, por que não em outro lugar do mundo? A desculpa de que era uma terra de judeus milênios atrás não funciona, porque se for assim vamos devolver o Brasil todo para os indígenas. Décadas depois nós continuamos a sofrer as consequências desse erro, nós não, o pobre e sofrido povo palestino que sofre na mão dos israelense e dos terroristas do Hamas, e os civis de Israel que nada tem a ver com quem tomou essa decisão errada.
Pedro, agradeço de coração você colocar essa questão as claras, sem passionalismos.Vou contar um caso que tive há um tempo: num grupo sobre games retrô ( veja o local), o administrador colocou uma caricatura que colocava os Palestinos como os que provocavam Israel. Eu coloquei minha opinião, dizendo que era uma visão incompleta, e o sujeito já me chamou de antissemita, além de vir com aquela conversa:" o canal é meu, faço o que quiser". E digo mais: isto ocorreu quando não estava esse conflito tão em evidência.
Vcs querem mesmo saber o que um Intelectual Judeu simplesmente o maior Filósofo do Planeta Vivo pensa sobre o Conflito Israel VS Palestina onde ele pondera de forma honesta sobre a questão? Noam Chomsky: Barbárie em Gaza “Tudo isso vai continuar, enquanto for apoiado por Washington e tolerado pelo Ocidente - para nossa vergonha infinita”
Vamos imaginar também o Brasil sendo dividido em dois e nós sendo obrigados a aceitar os novos donos, inclusive perdendo nossas casas para eles? Vamos imaginar também vivermos num pedaço de terra 4 vezes menor que SP sem poder entrar e sair dali livremente? Vamos pensar também em sermos bombardeados ali sem poder escapar? Que tal com racionamento de água e energia elétrica? Agora vamos imaginar que no pedaço que nos foi dado na divisão, tenhamos que aceitar esses mesmos “novos donos” construindo suas casas? Ah! Vamos também imaginar que para circular dentro do trecho que nos foi “concedido”, sejamos militarmente vigiados. Sim, Pedro. Faltou esse contexto no seu discurso, que desperdício!
Se no meio desse Brasil dividido alguém sair metralhando civis e cortando cabeça de bebês, o nome certo vai ser "terrorismo". Coloque o nome certo nisso e pare de relativizar.
Pedro Doria estou absolutamente de acordo com sua análise: sensata, imparcial, serena. Ser pró ou contra, num affair coma este é um absurdo! Nitidamente, vc não está vestindo uma camiseta tricolor nem rubronegra, vc não é um torcedor. Parabéns! Eu sou extamente igual. Ser pró causa palestina, não justifica ser pró extinção de Israel. Ser judeu e temer pela sobrevivência de seu povo não justifica ser contra a causa palestina. CLARO QUE A SOLUÇÃO DEFINITIVA É A CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO! E ele só não existe ainda porque os paises árabes (NÃO OS PALESTINOS!!!) não aceitaram a "partilha da Palestina", proposta pela ONU em 1947/8. Pobre povo palestino... foi prejudicado por uma guerra declarada por Egito, Síria, Iraque, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita, ao recém criado Estado de Israel. Certamente, esta partiha seria bastante discutida, haveria conflitos entre judeus e palestinos, levaria algum tempo, mas teria sido tão mais fácil! Recomendo a alguns de seus leitores, Pedro, que comentam negativamente sua publicação, que ouçam de novo e prestem atenção. Vc é brilhante! E não é, nem deve ser, pró Israel! Aqui não é um jogo onde um vence e outro perde...
Há mais de 1,5 milhões de islâmicos vivendo em Israel (não estou contando, obviamente, os moradores da Cisjordânia, nem de Gaza), praticamente TODOS PALESTINOS. Um deles é ministro da Suprema Corte, há 3 partidos políticos árabes, diversos membros no Parlamento. Milhares de médicos e demais profissionais liberais, uma população com ótima qualidade de vida e acesso aos recursos da modernidade: segurança. educação, hospitais e universidades. São CIDADÃOS, orgulhosamente mostram aos turistas (a mim por exemplo) seus titulos de eleitor, cartões de seguro saúde estatal e de registro civil - enchem a boca ao afirmar: "Sou palestino, cidadão israelense, olhe aqui meus documentos!!"! Há 70 % de arabes na cidade de Nazareth, onde inclusive o prefeito é árabe e comunista. Boa parte da riqueza e dos bons serviços do Estado de Israel poderiam estar compartilhados com os pobres palestinos, vitimas do jugo do hamas.
Ah, tá@@viniciusguimaraes1030 .. então qdo os JUDEUS atravessaram o RIO JORDÃO (bíblia, JOSUÉ) e DESTRUIRAAM tudo e todos do outro lado... aí, foi ... ÓDIO DO BEM - certo !?
Até que enfim alguém falou o mais óbvio Até eu que vivo assistindo séries bestas na Netflix percebo o quão intencional foi a ação do Hamas nesses termos que acontecem Os únicos inocentes são aqueles que se foram
Apesar de eu concordar com as ideias expostas no vídeo, não dá pra querer usar bíblia para justificar nada. Sinceramente. Se for para justificar eventos históricos, use o trabalho de historiadores. Com todo respeito aos cristãos, mas bíblia não é documento histórico. Com isso não estou querendo discutir se é válido os judeus terem suas terras ali, só estou apontando que a Bíblia não deve entrar nesse tipo de discussão.
Muito bem colocado, também achei péssimo o emprego dos argumentos bíblicos e até mesmo da frase que judeu usa pra dizer ciao. Existe argumento para os dois lados, mas são os argumentos bíblicos que radicalizam.
Prefiro me resignar com minha ignorância e só sentir tristeza por tudo isso. A internet obriga todo mundo a ter opinião, parece que nada pode ser relativo...
Muitos estão relativizando. Só na boate citada forma 260 assassintos, mais de 100 mulheres e crianças sequestradas, e essas mulheres serão estupradas dia e noite e muita gente aqui sem se importar com ninguém. Só com lado ideológico.
O livro Jerusalém, do eacritor Montefiori, muito exemplifica essa análise profunda e esclarecedora. Continue assim Pedro Doria, nos ajude a entender essa história maravilhosa e trágica.
Год назад+6
Só esqueceu na introdução, de mencionar o puro terror cotidiano vivido por palestinos a décadas. Esqueceu também de mencionar o apoio israelense ao Hamas no passado com a clara intenção de dividir o povo palestino. Completamente enviesada essa análise
Gaza sempre foi atacada e o povo morto sem importância nenhuma do mundo.Agora falar que Israel sempre teve o cuidado e quando foi avisado de ataque ignorou tem caroço nesse angu.
@@anateresinhadaveiga-pm8zd aquilo que o hamas fez não chega a ser um centésimo da violência atroz que israel tem cometido contra os palestinos durante várias décadas, não é que não tenha sido extremamente violento,mas é que perto que o que israel faz o ataque do hamas parece um passeio no parque numa manhã de sol! Aliás os últimos remanescentes de palestinos é preciso dizer pois israel está conseguindo eliminar um povo da face da terra e da história!
Pedro, você percebe que a justificativa está pronta antes do ataque? Tudo foi articulado, inclusive como seriam as análises. Quem culpar, aquele pra ser o vilão, a vítima. Até as reações internacionais. Irã e Arábia Saudita se reaproximaram e bem depois do começo das conversações entre enviados de Israel/Arábia Saudita. O Irã já sabia que a aproximação dos dois era algo consumado num curto espaço de tempo. Tudo isso que você disse e eu concordo faria sentido se Israel tivesse consigo rebater esse ataque no exato momento. Mas não, Israel foi pega de surpresa mesmo com todo seu aparato de inteligência e segurança. Você percebe que á uma peça solta no quebra-cabeça? Timing é um fator importante a ser considerado em todas as decisões, incluindo invasão a um país. E o fio pra descobrir isso é verificar essa história de que "o Egito avisou e nada aconteceu"
O pior que ele sabe disso. Eu não subestimo alguém cujo trabalho é dedicar-se à análise de conflitos: OTAN vs Rússia; Povos indígenas vs Latifundiários; China/Taiwan vs EUA; Palestina vs Israel. O nome do canal é uma fantasia das análises feitas seletiva e ideologicamente, evasivas aos contraditórios.
Acho desonestidade intelectual ironizar o argumento que é um conflito colonial e depois mencionar a existência dos colonos. Gosto das suas análises Pedro, é evidente que você sabe do que fala, mas as vezes parece escolher o que falar e o que ocultar do debate. Não mencionar o sionismo, com adesões e recusas do povo judeu como parte fundamental do conflito. Um ataque terrorista é sempre condenável, precisa ser. Mas 75 anos de massacre de um povo afim de sua extinção não tem como fugir da lógica colonialista, não é papo da esquerda, é o que acontece. Só dizer "a palestina precisa de um país seu" não resolve e só serve pra alívio de consciência moral. Não digo ser o seu caso que parece entender a urgência por acordo de paz, mas a retórica hegemônica de que "Israel vencerá" só acelera o processo de extermínio do povo palestino.
Amigo, está desatualizado. O Presidente do Egito afirmou publicamente que Israel sabia do ataque, que ele pessoalmente ligou para o líder israelense e avisou. Israel deixou acontecer.
cuidado com fake news colega... não foi o presidente do Egito que afirmou que havia avisado do ataque. O governo de Israel já negou que tenha recebido essa noticia.
Oi Pedro. Tudo bem? Bom falar com vc por aqui. Tenho acordo geral com sua linha de argumentação, mas há um ponto em que devo discordar, quando você ironiza o fato de classificar este como um conflito colonial. Há literalmente uma ocupação colonial de território palestino por Israel, através de assentamentos de...colonos! É assim inclusive a forma que toda imprensa se refere aos israelenses que ocupam parte do território palestino. Segundo o dicionário de oxford, colono é "aquele que habita uma colônia, é membro de uma colônia", ou "aquele que emigra para povoar e/ou explorar uma terra estranha". A ocupação do território palestino por colonos israelenses é considerada ilegal por resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2016 (por 14 votos a 0, com abstenção dos EUA). A ação terrorista do Hamas no último fim de semana é indefensável e deve ser condenada com veemência. Mas isso não eclipsa o fato de que Israel ocupa, com base em superioridade bélica, território palestino. Abraços ECOínos e parabéns pelo ótimo trabalho com o Meio. Vida longa.
Hoje foi simplesmente brilhante. A melhor e mais objetiva análise que vi sobre esse conflito
Análise clara e lúcida. Na guerra dois ganham Bibi e Hamas, dois povos perdem Palestinos e Israelenses.
O Hamas é palestino, representa e ajuda o povo palestino. Querer separar Hamas de Palestina é querer dividir pra conquistar.
@@oquequea2 Que ajuda é esta que pede em troca o sacrifício dos palestino, o diabo dá com uma mão e pega com as duas, nao sou a favor desta violência politica onde só pobre que vai sofre
Então, Pedro, quem diz que há um regime de APARTHEID em Israel é esse documento da ONU aqui: "Israeli Practices towards the Palestinian People and
the Question of Apartheid -
Richard Falk." Joga no Google.
Oq o Pedro tá falando é q quem fala em apartaid está, em outras palavras, lacrando. É um vocabulário pra fazer bonito na internet. Pra subir na hierarquia do clã q vc pertence nas redes sociais..
Nelson Mandela não tinha twitter e classificou como apartaid o que ocorre com os palestinos. Além do apartaid tem a limpeza etnica q agrava os absurdos praticados pelos sionistas q são, em termos simples, supremacistas.
Quem começou a prestar atenção nesta história esse fds vai engolir essas inconsistências do Pedro acriticamente.
Lamentável
Tremendamente lúcida essa análise!
Parabéns, Pedro Doria👏👏👏👏Perfeita sua colocacao
Bah, na boa, foi no mínimo infeliz. Que Israel aplica política de apartheid com povo palestino não é narrativa, é fato. Narrativa é pegar esse fato e estabelecer nexo de causalidade com algum outro evento, tipo que essa política de apartheid contribuiu para que parte dos palestinos apoiasse o Hamas. Outro fato: Israel trata o povo palestino como cidadão de segunda classe, e isso é tão fato inclusive está no conjunto de leis de que trata da organização do Estado de Israel, o cidadão palestino tem muito menos direitos, há uma hierarquia étnica, percebe a monstruosidade disso? Aí o cara faz um vídeo colocando tudo como se fossem apenas formas subjetivas de ver as coisas. Pelamor.
A própria anistia internacional fala em apartheid
Se estão certos nesse assunto, não tenho como opinar, mas essa mesma ONG aí sofreu um sério abalo na credibilidade ao dizer há poucos meses umas asneiras vergonhosas sobre o confronto Rússia-Ucrânia.
Perfeito. Cirúrgico. Sábio
Pedro, que momento triste para a humanidade!
Excelente análise. Muito equilibrada, sem falsos argumentos por ideologia. Gostei. Parabéns pelo profissionalismo e competência!
Perfeita sua análise Pedro! Todos os pontos que você falou foram excelentes… isso é democracia, respeito e amor ao próximo… que ambas ideologias radicais não estão entendendo.
Salve Pedro, salve equipe do Meio.
Gostaria de te ouvir considerando um aspecto q não apareceu no vídeo: pq a situação calamitosa do povo palestino só aparece nas mídias hegemônicas qd há ataques do Hamas?
Obs. de esclarecimentos: Seu comentário é excelente, completo, coerente e devidamente fundamentado; sou contra terrorismo radical do Hamas, sou contra terrorismo de estado de Israel.
Infelizmente o Meio e as mídias hegemônicas estão alinhados nessa questão. O próprio Pedro disseminou em seu twitter a fake news dos "bebês decapitados", usando a fala do Biden como fonte, mesmo depois que já havia sido desmentido pela Casa branca e os próprios veículos israelenses
Temos que nos informar em fontes sérias e diversas antes de querermos dar pitaco em questões tão estranhas à nossa realidade. Obrigado pela valiosa contribuição nesse sentido, Meio.
E é videos como esses que me dão orgulho de assinar e acompanhar o Pedro e o Meio. Acho que o vídeo tem algumas perdas de foco de proposito! Certeza! É pra dar aquela sensação de vertigem que a situação já dava. Abração e que a paz no final fale mais forte no final.
Pedro. Pelo seu discurso, é como se eu fosse rico e poderoso, chegasse em sua propriedade e tomasse uma parte dela alegando que meus antepassados moraram lá. E depois de muito conflitos chegasse pra você e dissesse: "Pedro, não vamos mais brigar, eu fico com a parte que eu invadi, e daqui pra frente a gente não toca mais no assunto.".
Basicamente isso, Hamas é o mesmo que os indigenas no periodo colonial, mesmo lutando e reprimindo os agressores foram massacrados.
Quem defende israel é na maioria o mesmo povo que defende a colonização: Portugal, França e Belga chegaram em territorio estrangeiro, chamaram de seu e por fim massacraram as populações que vivam por lá. Pra nao ficar só no europeu, vamos à Asia e vejamos o que os mongois e mais recentemente os Japoneses fizeram com a Coreia...
Coreia uma colonia que mesmo livre depois da segunda guerra mundial foi massacrada e bombardeada por quem mesmo?!? A é, o movimento de independencia e liberdade que a coreia do norte veio trazendo pra todo o pais foi parado/barrado pelos americanos que, como eram amantes de Democracia... Devolveram a ex-colonia para o Japao, que incrivel, democracia!!!
Por fim EUA detonaram, bombardearam e queimaram todo o país porque eles eram "comunistas"...mds os caras são burros demais pra não ver isso.
É claro que eles iriam ser comunistas, o Japão no imperialismo e capitalismo estuprou e matou o país como se não fossem nem humanos, enquanto na China e Russia(URSS) eles eram bem-vindos e livres da hostilidade japonesa.
Parabens EUA, a maquina de guerra do mundo que ama tanto a democracia nunca falha em apoiar o lado opressor; Novamente na guerra do oriente-medio acontece a mesma coisa kkkk que novidade.
Parabens pelo video Pedro. O melhor do meio na minha opinião ate agora.
pro Pedro quando 750 palestinos em 2018 foram protestar desarmados e Israel abriu fogo foi carinho? eu chamo isso de genocídio, ataque terrorista, apartheid... os 1400 mortos em 2014 foram quantos 11 de setembro?
Você tem coragem de dizer as atrocidades que Israel faz com Gaza e Cisjordânia (inclusive concretar nascentes) ? Acho que não.
Que leitura incrível de 2 povos ao longo de mais de 2000 anos de história. Parabéns 👏🏻
Infelizmente em todos os conflitos quem acaba pagando é justamente quem não tem culpa de nada.
Uma das melhores análises que ouvi, até agora. Parabens!
Imagina a pior que vc ouviu então.
Pedro, uma aula de bem pensar e análise da realidade.
A situação em Gaza é um desastre colossal e não existe nenhuma solução. Vai ser um banho de sangue.
Infelizmente.
Parabéns pela melhor síntese e analise mais precisa que vi até agora. Realmente muito bom.
Como você falou, muita gente interessada na guerra poucos interessados em paz, esse conflito é um dos piores.
Hoje foi só golaço, Pedro. Parabéns! 👏🏾👏🏾
Pedro tenho grande admiração por você, seus comentários são relevantes.
Pedro disse, ainda no início do vídeo, que faria uma análise mais profunda, diferente do que tem visto alguns colegas fazerem por aqui. Então, lá eu fui assistir ao vídeo todo [e me irritei com a instabilidade do foco na câmera]. Ora, entendo que o tema demanda tempo para o esmiuçamento de fatos históricos e de gestos institucionais desde o estabelecimento do Estado de Israel, mas o comunicador no vídeo deixou de fora muitos pontos, esses de relevância indiscutível.
A fala de Pedro me fez imaginar que deu a louca na cabeça de uns homens maus [Hamas] nesse último final de semana, esses foram fazer o mau aos homens de bem [israelenses] e a guerra se instaurou. Ainda bem que já li alguns textos históricos em torno do [suposto] problema causador do conflito, assisti a entrevistas de especialistas no tema e, claro, penso um pouco... Suspendo meu julgamento... penso...
Bem, eu sinto muito pela morte, sofrimento e dor de todos os envolvidos, sejam eles civis ou militares. Sinto muito se um diálogo não é possível entre as partes. Contudo, se eu entendi alguma coisa desse conflito, penso que o colonizado tem o direito de não se submeter ao colonizador por todo o sempre. Ah, o conflito não é sobre isso?! Há muito mais elementos a serem considerados?! Quais são eles?
Vou aguardar sua análise, Pedro.
Que isso! Obrigado por essa aula, Pedro!
80% criticando o Hamas
19% criticando o Irã
1% criticando Israel
🤔🤔🤔
E o cara diz que o problema são as pessoas que tem lado 🤣😂🤣😂
Vc acabou de ilustrar o que ele falou. Satisfeito agora?
@@EduardoAMarques estou, a hipocrisia não tem limite 👍🏿
exato!! Ele fez exatamente o que criticou o video todo. Parece que ele não é imparcial, não é mesmo?
exatamente. ele faz o papel da velha midia... felizmente temos redes sociais e outros canais que são imparciais.
@@Atomo_S imparcial creio que não existe, o meu problema com o P. Dória é essa hipocrisia dele.
Parabéns Pedro. Respeito é o que falta.
Pedro, parece-me que a lógica nas redes sociais, inclusive aqui no RUclips, não dá espaço para o lamento e a tristeza. É necessário sempre o ataque. Como você mesmo falou, existe a necessidade de sinalização da virtude, mesmo que ela tenha de ser feita usando como trampolim a dor de todas as pessoas afetadas pela guerra. Para você que gosta de psicanálise: a impressão que tenho é a de que eventos como esta guerra são oportunidades de sublimar a vontade de violência que muitas pessoas têm. Ao "torcerem" nas redes sociais por um dos lados, algumas pessoas usam um verniz de virtude e de conhecimento geopolítico freestyle. Mas, na verdade, só estão sublimando a vontade de violência latente. É lamentável que não seja possível lamentar sem ser acusado de "isentão" ou de "parcial". Parabéns pelo vídeo e um abraço a toda a equipe do Meio.
Obrigada pela lucidez!
Pedro, penso que precisamos levar em conta a história. Longe de mim ser a favor de guerra, mas esse conflito não começa com o Hamas. Israel com o apoio dos EUA usa a desculpa de voltar a terra prometida. Motivo religioso???
E quando a OLP tentava que os povos se unissem, Israel aceitou?
Como se conciliaria isso? Ninguém quer ceder! Como resolver? O que vc sugeriria?
Concordo com você
não só não aceitou o negócio com a OLP, como financiou a oposição da epoca "irmandade muçulmana", um grupo fundamentalista religioso, sunita, que alguns poucos anos mais tarde veio a se tornar o que chamamos hoje de Hamas. seria ironico se não fosse tragico, a necessidade de supressão do império contra movimentos de esquerda, outra vez em nossa historia, não só criou como financiou um movimento terrorista
Cara seu trabalho é muito necessário no Brasil.
Você tem razão Pedro. Muita gente de fora levando combustível pra essa guerra
Estou lamentando por estar comentando e gerando engajamento para este vídeo. Mas, eu fico triste de ver o viés pró-Israel aqui enquanto o próprio reclama que a internet é palco tribal.
Em primeiro ponto, nāo adianta falar de paz enquanto o lado opressor do conflito, que é Israel, sequer mantém qualquer avenida aberta para o diálogo. A opressāo de Israel aos Palestinos, inclusive, é anterior à existência do Hamas. Quando nāo existe possibilidade para a diplomacia, a única avenida possível é a guerra. Ah, mas a guerra provoca reaçāo do lado de Israel? Sim, obviamente. Agora, me responda uma coisa, se nāo houver uma resposta violenta, os Palestinos vāo deixar de morrer, como morrem todos os dias?
Em segundo lugar, Pedro mais uma vez, convenientemente, ignora as agressões constantes que o estado de Israel vem fazendo. Israelenses linchando palestinos em praça pública. Israelenses entrando na casa de Palestinos, os roubando, e os agredindo. Tratores de Israel derrubando escolas com crianças dentro. Inúmeros Palestinos perdendo suas casas por conta de uma legislaçāo que visa remover essas pessoas à força. A polícia Israelense removendo pessoas de suas casas em plena madrugada. Soldados Israelenses usando crianças Palestinas para prática de tiro. Poços usados pelos Palestinos sendo cobertos de concreto. Acesso a água de Palestinos sendo cortados e desviados para colônias ilegais. Fornecimento de energia elétrica sendo cortado a bel prazer por empresas Israelenses. Hospitais Israelenses sendo destruídos e vandalizados por Israelenses. Israel proibindo o fornecimento de vacinas contra a COVID-19 em plena pandemia, mesmo sendo um dos primeiros países do mundo a terem acesso às vacinas. Se nada disso é, para Pedro, sinal de prática de genocídio, entāo eu nāo sei o que é.
Em terceiro lugar, Israel nāo representa o povo judeu. A ideologia de Israel atualmente é o Sionismo, que é um pensamento que nasceu da ideia de se criar um estado para o povo Judeu em diáspora na Europa, mas que se transformou na ideia de etnoestado em que existe um povo superior e os demais povos sāo subordinados a este. É um tipo de fascismo, que nāo discrimina somente Palestinos muçulmanos, mas cristāos, judeus africanos, judeus sefardistas, que pratica todos os tipos de racismo, e cujo racismo é apoiado pelo governo. Nāo sāo poucos os judeus que sāo CONTRA o sionismo e o estado de Israel, mesmo entre judeus que MORAM na regiāo. Sim, há vários judeus, vizinhos de palestinos, que sāo abertamente contra Israel.
Em quarto lugar, mais uma vez é omitida uma das principais questões sobre porque Israel existe e por que a imprensa ocidental faz tanta vista grossa para os crimes contra a humanidade cometidos por Israel. Israel é uma base avançada do Ocidente no oriente médio, com um exército bem treinado, bem equipado, com posse de armas nucleares, e que fornece apoio bélico para o ocidente em operações na regiāo. Inclusive fornece apoio militar para a Ucrânia. Pouco importa para o Ocidente se esse estado for um estado fascista, basta que esse estado seja aliado aos interesses.
Assim, a hipocrisia de Pedro me faz lembrar porque, mesmo há um tempo atrás quando eu era espectador assíduo do seu canal no RUclips, eu conseguia resistir a fazer uma contribuiçāo. Pedro e o Meio repetem o trabalho que a mídia tradicional faz, que é espalhar um viés deletério sobre política que existe no Brasil e em outras partes do mundo. Um viés liberal e que coloca os interesses Americanos e Europeus (ocidentais) em primeiro lugar, com todos os demais povos subordinados aos valores e interesses destes.
Um outro adendo. Pedro é mais um que faz vista grossa para o genocídio. Para nāo dizer coisas piores.
Você realmente viu o vídeo até o fim?
@@Sub_rod você viu algum outro vídeo falando sobre o sofrimento do povo Palestino? De todos os fatos gerados por Israel sobre esse povo, tantos e tantos absurdos, ele noticiou algum? Comentou algum?
@@Sub_rod Vi. Que parte do meu comentário te faz pensar que eu nāo vi?
Perfeito... copiei e colei. Viva o Povo Palestino... Palestina Livre!
Perfeito! Permita-me, com a devida vênia, fazer um adendo:
Quando Pedro afirma ser um plano do Irã, é algo leviano, pois não há provas sobre isso. É algo que ofende a todos iranianos ou seus descendentes, tal como é uma ideia perigosa a ser propagada sem que hajam provas, pois pode colocar em risco milhões de vidas iranianas, frente a países belicosos como os EUA e Israel, que possuem históricos desarrazoados de invasões em outros países. Uma afirmação dessas não se faz sem provas cabais, é grave demais.
Religião e poder... Falar o que mais?
Discutir essa questão sem considerar o terrorismo israelense é desinformação e má fé. Os ataques palestinos não são de graça. Não tem inocente nesta questão.
ele não parece muito imparcial , nao é mesmo?
O que acho engraçado é que entre Rússia x Ucrânia, ninguém apoia uma contra ofensiva Ucraniana em território Russo, só a retomada dos territórios que já pertencia a Ucrânia antes da guerra. Mas em Israel, todo mundo apoia a contra ofensiva israelense em território da palestina, e ninguém apoia a retomada de território da palestina que pertencia a mesma antes da guerra dos seis dias. Por que dois pesos e duas medidas diferentes?
OBS: Jamais apoiarei o terrorismo e o ataque contra cíveis.
@@guilhermecruz4653os Palestinos perderam a guerra, nada mais justo do que perderem territórios
Sensacional, alguém com uma luz
Usar o antigo testamento (livro escrito PELOS judeus) pra avaliar se a terra é deles ou não é muita falta de bom senso kkkk aquela terra nunca foi de ninguém. O terrorismo é algo horrível e causou destruição pra quem não tinha nada a ver com o assunto, mas deu o azar de estar ali. Ainda assim, essas ações são uma resposta, são um efeito e não uma causa.
Se o contrato territorial (jusnatural) do antigo testamento não vale, pode entregar hoje mesmo a sua casa para o primeiro índio (de preferência com Hilux) que encontrar, pois seu contrato de compra é insignificante.
@@ThiagoSilva-rx9eq o índio ainda tem muito mais direito a fazer isso aqui no Brasil do que o judeu naquela região. O povo judeu é parte daquela terra, mas também o são outros povos. E o índio no Brasil tem reserva indígena na teoria. Se o país respeitasse pelo menos isso, eles nem precisariam reivindicar mais território. O Brasil é muito grande, nenhuma tribo ocupou todo o território, enquanto a palestina é do tamanho de um único estado nosso. Sua comparação não tem cabimento.
Excelente explanacão! 👏🏼👏🏼
Muito preciso!
Sofre a população... despedaçada por todos que morreram sejam palestinos ou judeus.
Pedro, otimo comentário. Tentando entender e aqui sem torcida por um lado. Triste demais pelo vidas perdidas, pelo sofrimento das pessoas faz décadas. Na torcida pela paz. Obrigado pela lucidez.
Concordo com tds os pontos levantados pelo Pedro. Muito coerentes !
Eu me considero um cara de esquerda e ateu, portanto um estado fundamentalista islâmico que subjuga mulheres como produto, não permite educação, etc etc e etc esta totalmente fora da realidade.
Fica estranho para nós de esquerda passarmos pano para os grupos fundamentalistas islâmicos...
Pelo menos Israel é a unica democracia do mundo árabe e que permite a convivência de arabes na discussão de seu governo, trabalhem, estudem...
Portanto por mais que hj o governo de Israel tenha se alinhado a extrema direita, ainda é uma democracia no qual acredito que se os palestinos vivessem segundo essas regras teriam melhor qualidade de vida...
Desculpa, mas ali não existe democracia. E há fundamentalistas judeus que tratam mulheres e minorias da mesma forma asquerosa que os fundamentalistas islâmicos fazem, cospem e apedrejam cristãos...Justificar o que israel vem fazendo nas últimas mais de 7 décadas, com o povo palestino com esse argumento não cola. 😢
Pedro, showww.! Perfunctoria a sua análise, mas extremamente assertiva.!
Palestina 40 anos de campo de concentração pode?
Essa analise é excelente , esclarecimento que eu esperava .obrigada
Fantástico análise...parabéns
Pedro, uma das poucas oportunidades de demonstrar uma análise profundamente humanista e você entregou quente e temperado. Obrigado.
O maior problema de Israel chama-se Benjamin Netanyahu e é a própria imprensa israelense de afirma isto. Ele fomentou isto e preferiu o Hamas a autoridade palestina. A população civil como sempre é a maior vítima.
Parabéns Pedro, sempre com boas análises.
Não tem como passar pano pelo Hamas!!!!!!!
Inclusive o Cabeça está no conforto em Doha, não vai sofrer nada.
Eles não dão a mínima pela causa Palestina
Hamas foi criado e apoiado por israel, e não existiria se houvesse um apahrteid legalizado, palestinos morrem dezenas de vezes mais a anos e vcs PASSARAM PANO pra esse estado terrorista...
Gostaria de saber o que vc pensa sobre o gás que está sentado sobre o território israelense.
É por aí que Israel está numa questão com a Arábia Saudita.
Realmente um grande desperdício. O maior homem que um dia pisou nesta terra com certeza está muito decepcionado. Deus deixou os mandamentos para serem seguidos, mas os homens esqueceram tais preceitos, um grande desperdício mesmo!
Um vídeo que eu precisava assistir para mandar pro zap zap da família e tentar incentiva-los a pesquisar mais antes de passar notícias ou post falando de algo que não conhecemos.
Só uma pergunta. Confinar e cercar quase 2 milhões de palestinos numa área menor que um pequeno bairro de São Paulo, na mais absoluta miséria (sem água, comida e quaisquer oportunidades de sobrevivência) por décadas não é considerado terrorismo?
Não é terrorismo. É pior. É genocídio mesmo. E nem tem como falar que é ação de 1 ou 2 governos. É uma política de extermínio e anti-semitismo regional que dura 75 anos. Só vão parar quando não restar nem mesmo 1 palestino no mundo. Mas esperar visão humanizada de um liberal é demais (tudo é válido em nome da direita e do comércio) .
Ps. Errado é a Rússia que invade a Ucrânia. Mas não mexam com Israel. Somente a "terra santa" pode ignorar a ONU e fazer o que bem entender.
Os nazistas não fizeram o mesmo no gueto de Varsóvia e no cerco à Leningrado?
👏👏👏!!! - Parabéns pela análise!!! Sabemos quem vai "pagar a conta"...😔😔😔!!!
Top como sempre!!
Hamas não está nem aí para a Palestina. Infelizmente 😢
E Netanyahu é um extremista.
Muita coisa triste vai acontecer. Infelizmente!
Agora no final, você comentou que a paz não aconteceu quando os líderes de ambos se propuseram. Sim, o Rabin é o Yasser Arafat em 1993 em Oslo, mas lembro que logo o Rabin foi assassinado. Não lembro de fato o que ocorreu entre 93 e 95 que a paz não chegou antes do assassinato, vou pesquisar
Que análise, tinha que ser vc, brilhante Pedro Dòria!
Pedro, se me permite, uma pequena observação, quando vc dá a entender, no início do video, que o hamas é contra o governo de israel. O hamas é contra o Estado de Israel.
Na verdade ele é contra qualquer coisa que leve o nome de Israel, ou se nomeie como tal, povo ou instituição.
@@pjssilva1 exatamente
Perfeito 👏👏💔
Você ameaça "entender" o povo palestino, mas se mostra comprometido com o discurso liberal demais.
É claro que o europeu definiu fronteiras nos 5 continentes, mas precisa concordar?
Entendo que o Hamas fez tudo de caso pensado, o que foi monstruoso, mas o que Israel fez nos últimos sei lá, 70 anos, também não foi de caso pensado? Deixar um povo praticamente num campo de concentração, e isso teria nunca consequências?
Você está com medo de dizer que Israel errou muito mais do que qualquer outro neste conflito, com várias nações comprometidas.
É difícil se posicionar contra o senso corriqueiro midiático, principalmente sendo de direita.
Parabéns pela análise
Po, Pedro, dizer que o colonialismo é papo da "esquerda" quando a ONU e o Tribunal de Justiça Internacional consideram os assentamentos colonos ilegais, é uma fala bem problemática, ta?
Negacionismo da descolonização forçada e geopolítica cretina. Mas é do tipinho dele.
O jornalista liberal por mais competente que seja(como é o caso do Pedro), chega sempre num ponto onde é obrigado a enfrentar seu inimigo mais cruel. A realidade.
Muito bom seu raciocínio e contextualização! 🌎
Infelizmente não vejo saída para essa situação. Se forçarmos conseguimos pensar soluções para a Ucrânia, Taiwan, Coreia, Armênia... Mesmo que passem longe das soluções ideais. Mas para a questão palestina parece que a tendência é só piorar. Na minha visão o erro foi criar um estado judeu naquela região, por que não em outro lugar do mundo? A desculpa de que era uma terra de judeus milênios atrás não funciona, porque se for assim vamos devolver o Brasil todo para os indígenas. Décadas depois nós continuamos a sofrer as consequências desse erro, nós não, o pobre e sofrido povo palestino que sofre na mão dos israelense e dos terroristas do Hamas, e os civis de Israel que nada tem a ver com quem tomou essa decisão errada.
Pedro, agradeço de coração você colocar essa questão as claras, sem passionalismos.Vou contar um caso que tive há um tempo: num grupo sobre games retrô ( veja o local), o administrador colocou uma caricatura que colocava os Palestinos como os que provocavam Israel. Eu coloquei minha opinião, dizendo que era uma visão incompleta, e o sujeito já me chamou de antissemita, além de vir com aquela conversa:" o canal é meu, faço o que quiser". E digo mais: isto ocorreu quando não estava esse conflito tão em evidência.
Vcs querem mesmo saber o que um Intelectual Judeu simplesmente o maior Filósofo do Planeta Vivo pensa sobre o Conflito Israel VS Palestina onde ele pondera de forma honesta sobre a questão?
Noam Chomsky: Barbárie em Gaza
“Tudo isso vai continuar, enquanto for apoiado por Washington e tolerado pelo Ocidente - para nossa vergonha infinita”
Video perfeito Pedrão. Parabéns
Vamos imaginar também o Brasil sendo dividido em dois e nós sendo obrigados a aceitar os novos donos, inclusive perdendo nossas casas para eles? Vamos imaginar também vivermos num pedaço de terra 4 vezes menor que SP sem poder entrar e sair dali livremente? Vamos pensar também em sermos bombardeados ali sem poder escapar? Que tal com racionamento de água e energia elétrica? Agora vamos imaginar que no pedaço que nos foi dado na divisão, tenhamos que aceitar esses mesmos “novos donos” construindo suas casas? Ah! Vamos também imaginar que para circular dentro do trecho que nos foi “concedido”, sejamos militarmente vigiados. Sim, Pedro. Faltou esse contexto no seu discurso, que desperdício!
Nada de novo no discurso liberal. Eles gostam de dar nome as vítimas que lhe convém. As vítimas palestinas são só números.
Se no meio desse Brasil dividido alguém sair metralhando civis e cortando cabeça de bebês, o nome certo vai ser "terrorismo". Coloque o nome certo nisso e pare de relativizar.
Grande edição! Gostei de ver.
Pedro Doria estou absolutamente de acordo com sua análise: sensata, imparcial, serena. Ser pró ou contra, num affair coma este é um absurdo! Nitidamente, vc não está vestindo uma camiseta tricolor nem rubronegra, vc não é um torcedor. Parabéns! Eu sou extamente igual. Ser pró causa palestina, não justifica ser pró extinção de Israel. Ser judeu e temer pela sobrevivência de seu povo não justifica ser contra a causa palestina. CLARO QUE A SOLUÇÃO DEFINITIVA É A CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO! E ele só não existe ainda porque os paises árabes (NÃO OS PALESTINOS!!!) não aceitaram a "partilha da Palestina", proposta pela ONU em 1947/8. Pobre povo palestino... foi prejudicado por uma guerra declarada por Egito, Síria, Iraque, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita, ao recém criado Estado de Israel. Certamente, esta partiha seria bastante discutida, haveria conflitos entre judeus e palestinos, levaria algum tempo, mas teria sido tão mais fácil! Recomendo a alguns de seus leitores, Pedro, que comentam negativamente sua publicação, que ouçam de novo e prestem atenção. Vc é brilhante! E não é, nem deve ser, pró Israel! Aqui não é um jogo onde um vence e outro perde...
Há mais de 1,5 milhões de islâmicos vivendo em Israel (não estou contando, obviamente, os moradores da Cisjordânia, nem de Gaza), praticamente TODOS PALESTINOS. Um deles é ministro da Suprema Corte, há 3 partidos políticos árabes, diversos membros no Parlamento. Milhares de médicos e demais profissionais liberais, uma população com ótima qualidade de vida e acesso aos recursos da modernidade: segurança. educação, hospitais e universidades. São CIDADÃOS, orgulhosamente mostram aos turistas (a mim por exemplo) seus titulos de eleitor, cartões de seguro saúde estatal e de registro civil - enchem a boca ao afirmar: "Sou palestino, cidadão israelense, olhe aqui meus documentos!!"! Há 70 % de arabes na cidade de Nazareth, onde inclusive o prefeito é árabe e comunista. Boa parte da riqueza e dos bons serviços do Estado de Israel poderiam estar compartilhados com os pobres palestinos, vitimas do jugo do hamas.
Verdade seja dita: já estamos TODOS de SACO CHEIO de AMBOS!! SE MERECEM !
Igualar a vítima com o agressor é o exemplo clássico de mau-caratismo.
Ah, tá@@viniciusguimaraes1030 .. então qdo os JUDEUS atravessaram o RIO JORDÃO (bíblia, JOSUÉ) e DESTRUIRAAM tudo e todos do outro lado... aí, foi ... ÓDIO DO BEM - certo !?
@@renatosureal Eu não sei o contexto bíblico, esses judeus-europeus de israel não tem nada haver com o povo hebreu.
Salve Pedro !!! Otimo conteúdo, parabéns.
Até que enfim alguém falou o mais óbvio
Até eu que vivo assistindo séries bestas na Netflix percebo o quão intencional foi a ação do Hamas nesses termos que acontecem
Os únicos inocentes são aqueles que se foram
Apesar de eu concordar com as ideias expostas no vídeo, não dá pra querer usar bíblia para justificar nada. Sinceramente. Se for para justificar eventos históricos, use o trabalho de historiadores. Com todo respeito aos cristãos, mas bíblia não é documento histórico.
Com isso não estou querendo discutir se é válido os judeus terem suas terras ali, só estou apontando que a Bíblia não deve entrar nesse tipo de discussão.
Exatamente
9555 judeu sua a biblia do velha testamento,arabes o alcorao,assim e uma confusao,tudo radicais.
Muito bem colocado, também achei péssimo o emprego dos argumentos bíblicos e até mesmo da frase que judeu usa pra dizer ciao. Existe argumento para os dois lados, mas são os argumentos bíblicos que radicalizam.
dr, nao os argumentos biblico falam gue essa terra e de israel.@@DrJade
@@marcosvenilsondefariasOs argumentos históricos demonstram que essa terra é dos palestinos há milhares de anos.
Sim, que desperdício!
Prefiro me resignar com minha ignorância e só sentir tristeza por tudo isso. A internet obriga todo mundo a ter opinião, parece que nada pode ser relativo...
Muitos estão relativizando. Só na boate citada forma 260 assassintos, mais de 100 mulheres e crianças sequestradas, e essas mulheres serão estupradas dia e noite e muita gente aqui sem se importar com ninguém. Só com lado ideológico.
Odeio concordar com você , Pedro. Mas dessa vez você está certíssimo.
Toda forca aos irmãos palestinos.
muito boa a analise como sempre parabens
Enfim. Uma análise coerente.
O livro Jerusalém, do eacritor Montefiori, muito exemplifica essa análise profunda e esclarecedora. Continue assim Pedro Doria, nos ajude a entender essa história maravilhosa e trágica.
Só esqueceu na introdução, de mencionar o puro terror cotidiano vivido por palestinos a décadas. Esqueceu também de mencionar o apoio israelense ao Hamas no passado com a clara intenção de dividir o povo palestino. Completamente enviesada essa análise
Excelente análise, aborda ângulos como ninguém.
Até que enfim uma análise sem ranço ideológico.... Parabéns
perfeita a leitura do jogo
Gaza sempre foi atacada e o povo morto sem importância nenhuma do mundo.Agora falar que Israel sempre teve o cuidado e quando foi avisado de ataque ignorou tem caroço nesse angu.
Difícil encontrar uma análise crítica e contributiva, só encontramos torcedores de guerra, o pior absurdo.
Pedro Doria fazendo justamente o que criticou durante o vídeo todo. Você não parece muito imparcial, não é mesmo?🙄
Muito bom, Pedrão. Muito bom vídeo.
Força ao povo palestino 💛💚🇵🇸
Também, vítimas do Hamas.
@@anateresinhadaveiga-pm8zd aquilo que o hamas fez não chega a ser um centésimo da violência atroz que israel tem cometido contra os palestinos durante várias décadas, não é que não tenha sido extremamente violento,mas é que perto que o que israel faz o ataque do hamas parece um passeio no parque numa manhã de sol!
Aliás os últimos remanescentes de palestinos é preciso dizer pois israel está conseguindo eliminar um povo da face da terra e da história!
Pedro, você percebe que a justificativa está pronta antes do ataque? Tudo foi articulado, inclusive como seriam as análises. Quem culpar, aquele pra ser o vilão, a vítima. Até as reações internacionais. Irã e Arábia Saudita se reaproximaram e bem depois do começo das conversações entre enviados de Israel/Arábia Saudita. O Irã já sabia que a aproximação dos dois era algo consumado num curto espaço de tempo. Tudo isso que você disse e eu concordo faria sentido se Israel tivesse consigo rebater esse ataque no exato momento. Mas não, Israel foi pega de surpresa mesmo com todo seu aparato de inteligência e segurança. Você percebe que á uma peça solta no quebra-cabeça? Timing é um fator importante a ser considerado em todas as decisões, incluindo invasão a um país. E o fio pra descobrir isso é verificar essa história de que "o Egito avisou e nada aconteceu"
O pior que ele sabe disso. Eu não subestimo alguém cujo trabalho é dedicar-se à análise de conflitos: OTAN vs Rússia; Povos indígenas vs Latifundiários; China/Taiwan vs EUA; Palestina vs Israel.
O nome do canal é uma fantasia das análises feitas seletiva e ideologicamente, evasivas aos contraditórios.
Que desperdício!
Acho desonestidade intelectual ironizar o argumento que é um conflito colonial e depois mencionar a existência dos colonos. Gosto das suas análises Pedro, é evidente que você sabe do que fala, mas as vezes parece escolher o que falar e o que ocultar do debate. Não mencionar o sionismo, com adesões e recusas do povo judeu como parte fundamental do conflito. Um ataque terrorista é sempre condenável, precisa ser. Mas 75 anos de massacre de um povo afim de sua extinção não tem como fugir da lógica colonialista, não é papo da esquerda, é o que acontece. Só dizer "a palestina precisa de um país seu" não resolve e só serve pra alívio de consciência moral. Não digo ser o seu caso que parece entender a urgência por acordo de paz, mas a retórica hegemônica de que "Israel vencerá" só acelera o processo de extermínio do povo palestino.
perfeito!
Melhor live sobre o conflito Israel Palestina.Parabens!!!
Amigo, está desatualizado. O Presidente do Egito afirmou publicamente que Israel sabia do ataque, que ele pessoalmente ligou para o líder israelense e avisou. Israel deixou acontecer.
cuidado com fake news colega... não foi o presidente do Egito que afirmou que havia avisado do ataque. O governo de Israel já negou que tenha recebido essa noticia.
Esclarecedor. Obrigado. 11:20
Oi Pedro. Tudo bem? Bom falar com vc por aqui. Tenho acordo geral com sua linha de argumentação, mas há um ponto em que devo discordar, quando você ironiza o fato de classificar este como um conflito colonial. Há literalmente uma ocupação colonial de território palestino por Israel, através de assentamentos de...colonos! É assim inclusive a forma que toda imprensa se refere aos israelenses que ocupam parte do território palestino. Segundo o dicionário de oxford, colono é "aquele que habita uma colônia, é membro de uma colônia", ou "aquele que emigra para povoar e/ou explorar uma terra estranha". A ocupação do território palestino por colonos israelenses é considerada ilegal por resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2016 (por 14 votos a 0, com abstenção dos EUA). A ação terrorista do Hamas no último fim de semana é indefensável e deve ser condenada com veemência. Mas isso não eclipsa o fato de que Israel ocupa, com base em superioridade bélica, território palestino. Abraços ECOínos e parabéns pelo ótimo trabalho com o Meio. Vida longa.
Gostei muito, Pedro. Parabéns.