1.não coloque seu personagem acordando 2.não use clichê 3.Não use seu personagem olhando pro espelho 4.pode começar Com um pensamento descrição ou ação 5.Tem que ter um motivo pra TUDO
No meu livro eu comecei escrevendo sobre um relato em primeira pessoa do protagonista, ao entrar em sua casa comumente e então encontrar os corpos de seu pai, mãe e irmão sem vida no chão de seu quarto, sangue até onde os olhos pudessem ver. O problema é que logicamente essa cena não deveria ser narrada em primeira pessoa já que pessoas com transtorno pós traumático não conseguem falar do ocorrido e nem mesmo lembram claramente do mesmo, sendo assim terei que mudar a narração para o narrador onisciente só que focando nas reações do personagem e no ambiente.
@@kaoto.oficial Sei que já tem 10 meses que enviou esse comentário, mas seria interessante deixar como um flash de memórias que vem por causa de algum gatilho
eu amo escrever historias mas quase sempre eu tenho ( como eu costumo chamar" explosões de ideias e acabo começando uma historia, faço um capitulo tenho outra ideia e começo a escrever outra historia... um ciclo eterno e eu odeio isso. Vc já teve isso? O video está incrivel e me ajudou muito!
9 лет назад+121
+Hali Habbo Obrigada!! Já tive isso sim! Inclusive tenho uma pasta no meu computador cheia de inícios de livros. Mas hoje em dia já aprendi a me controlar hahah Só escrevo a ideia, aí guardo numa pasta chamada "ideias" e deixo lá enquanto continuo o que já estou escrevendo. Aí, se uma dessas ideias estiver muito tentadora, eu procuro algum jeito de me apaixonar mais pela história que eu to escrevendo, porque se não eu nunca vou terminá-la. Ah, e eu to planejando um vídeo sobre esse assunto :)
+Ficçomos aleluia moça! Meu Deus necessito de um video sobre isso! Eu tô tentando tbm anotar ideias e parece cada vez mais tentadora começar elas. T-T odeio isso!
Não tenho uma posição totalmente definida quanto a qual formato o primeiro parágrafo deve ter. Mas comento aqui pois achei interessante que você não é a primeira pessoa a, nos últimos meses, levantar este debate sobre a importância do primeiro parágrafo. No entanto vejo poucas pessoas comentando sobre a importância e o impacto do ÚLTIMO parágrafo em uma história... Aquele de "explodir cabeças"... Que te dá vontade de reler o livro imediatamente após terminá-lo... Que quase faz escapar um baita palavrão ao ler as últimas palavras antes do ponto final. Continue com o canal. Está ótimo! Abs!
9 лет назад+22
+Carlos Moffatt ***** Aaaah tem razão!! Um último parágrafo impactante já coloca o livro na minha lista de favoritos hahah Acho que vou fazer um vídeo sobre isso então, pra gente debater mais! Abraços :D
Meu livro começa justamente com o protagonista acordando e indo pro espelho KKKKK, mas não uso isso pra descrever ele ou pra mostrar a rotina. Descrevo o sonho dele porque é ponto chave da história e a cena dele no espelho é pra avançar na história e estabelecer diálogo com outro personagem. Devo alterar? EDIT: Alterei e melhorou muito a qualidade do inicio do meu livro.
Eu começo o livro descrevendo uma ação pela metade. Eu escrevo uma cena completa mas corto o início e começo o livro com a cena acontecendo já na metade. Como? Assim ao invés de escrever "Fulano estava sendo seguido entrou num prédio e blá blá blá" eu corto TODA essa parte do início da ação e começo o livro em "Fulano rolou dois lances de escada antes de se lembrar que não havia como fugir" É assim, gosto de jogar o leitor no meio da situação. Acho que funciona mas não sei se me expliquei bem srsrs
9 лет назад+25
+Lia Maia Se explicou bem sim! Eu gosto de livros assim, acho que fica um começo impressionante, e você fica querendo saber o que ta acontecendo
Tô pensando em começar minha fanfic assim "Ser tímido é a pior coisa do mundo. A pessoa sente vergonha pra tudo. Sente vergonha de fazer algo, de falar algo, de sair sozinha, de trocar olhares, de pedir algo... É horrível. Você fica ansiosa, depressiva, começa a se sentir insuficiente, solitária e anoréxica... Maldita fobia social " Eai ficou bom?
Ficou bom mas a pessoa não é uma boa narrativa pensa comigo, a pessoa quem é a pessoa? Se o seu personagem se identifica com o que ele fala ele é a pessoa em si, então você não diz eu para dizer que é ele e sim a palavra você, ou seja ficaria assim: Ser tímido é uma das piores coisas do mundo. Você sente vergonha para tudo, sente vergonha de fazer algo, de falar algo, de sair sozinho, de trocar olhares, de pedir algo...É horrível. Você fica ansioso, depressiva, começa a se sentir insuficiente, solitária e anoréxica. Maldita fobia social.
no livro que eu estou escrevendo resolvi começar no futuro para, assim, poder retornar ao passado contando tudo o que aconteceu. A cena do fim será o mesmo do começo. Detalhe: o espaço onde se passa essa cena será o parque Ibirapuera
Eu acho que começar com um pensamento do protagonista me prende mais na história... Dá uma imersão na psique dele, e me induz a pensar como ele pensa e perceber como ele vê o mundo, e analisar qual será o tom dali para frente da história...
Estou escrevendo um e é uma protagonista que narra, basicamente ela escolheu narrar sobre si mesma do dia em que os pais dela morreram e ela começa falando sobre como a vida pode ser absurda e nos surpreender e aí ela vai narrando sobre isso e fala sobre sua vida na cidade e essa narração bate nos pais dela já que ela mora com eles e por ela contar sobre elas ela já parte para o dia em que eles morreram por ela narra que eles iam viajar por uma semana e que durante a volta dessa viagem o trem deles saiu dos trilhos e rolou até o mar deixando uma pessoa só viva de 900 pessoas, essa pessoa é importante na história mais tarde e ela a protagonista sofre pela morte dos pais e aí ela acaba chegando em outro ponto da vida dela, ela desde de pequena sobre com um evento em sua vida chamado alucinações, ela tem alucinações estranhas que falam para ela uma mensagem que ela precisa interpretar, só que ela só sabe disso no fim do livro e narra como elas e são e a vida dela toda é baseada nisso dela ter alucinações e precisar aprender com elas só que o livro é muito mais que isso
Coisa linda alguém tão jovem já compartilhando suas experiências de escrita. Sempre quis ser escritor e poeta, até me aventurei em algumas linhas e poesias, mas não investi no aperfeiçoamento, larguei tudo para me dedicar a outros afazeres profissionais. Agora, já aposentado, sinto essa chama arder novamente. Por isto cheguei ao seu vídeo, muito instrutivo, por sinal (até tomei notas 😊). Continue seu ótimo trabalho, já tem mais um seguidor (vovô), mas querendo escrever, por puro prazer, sem pretensões literárias.
9 лет назад+34
Sarah Torres Aaaaah que linda, obrigada!! Vai conseguir sim, torço por você =D Sucesso! Bjs
O começo da minha história, será mais a apresentação da família, segue o primeiro parágrafo: " O escuro da madrugada estava cedendo para alguns resquícios do sol, deixando o céu numa mistura de azul escuro misturado com a claridade. Deitado em seu quarto, com os olhos cobrindos com a mão, deixou a música guia-la entre sua imaginação. Em sonhos que não aconteceria, não na vida real. Sempre acordava essa hora, e já estava acostumada. Sentou-se na cama e tirou o fones de ouvido, alocando seus braços para frentes, até encostar nós dedos de seu pé. " Só não sei se ficou bom.
Meu primeiro parágrafo: - O tempo passa muito rápido. Às vezes, eu posso estar saltando em um gramado esverdeado cor esmeralda. Porém, em outras, eu posso estar em uma cama de hospital, sendo minhas únicas companhias, minha mãe e meus livros de fantasia. - Pensa Lince, imaginando como seria se ele conseguisse, ao menos, se levantar de sua cama de hospital.
Fica muito legal, mas tive uma ideia aqui: Dessa maneira não parece tanto um pensamento... Que tal ao invés de apenas pensar, ela não esteja escrevendo em um diário ou enviando uma mensagem para alguma personagem?
*Acho muito interessante a sua dicção, fala de forma convincente e com propriedade, tenho o habito de escrever, amo a escrita, porem algo mais aprofundado semelhante a um livro, ainda tenho muira dificuldade*
tenho um projeto de um livro com 123 páginas e agora estou começando outro, com estilos parecidos, os teus vídeos só me ajudam a melhorar mais é mais. Obrigado e sucesso.
Eu comecei descrevendo o clima, dizendo que estava muito calor, as sensações que isso provocava na personagem. Mas depois isso foi relevante porque uma garota aparece de casaco para conversar com ela e, atrelando à aparência física, ela deduz que a garota está doente. Eu devo mudar ou é um bom começo?
Eu quero escrever um livro de suspense,um Thriller policial,mas não sei como começar! O nome eu já tenho:A ILHA,mas o que quero é instigar o leitor a ter esse momento de apreciar a minha futura obra
Eu comecei o meu livro de ficção científica com uma simples pergunta: "O que você faria se pudesse viajar no tempo?" Eu público no Wattpad, então isso ajuda na interação dos leitores e consecutivamente na divulgação. Logo em seguida eu aprimorei a pergunta com: "Essa foi uma pergunta muito discutida entre muitos anos, e recorrente até hoje. Se você visitasse o passado, conseguiria mudar o presente? Se visse o futuro seguiria um caminho diferente?" E o tema da primeira temporada do livro é justamente esse; "Será que o nosso futuro é predeterminado? Conseguiríamos mudar o passado?"
Legal. Eu comecei de uma forma que eu particularmente gostei bastante. (não estou dizendo que é melhor que a sua ok jamais). Eu comecei com um noticiário informando o sumiço do cientista que tinha a ambição de criar a máquina do tempo. Com a notícia, a população criou teorias e acreditaram que ele realmente criou a máquina e por isso desapareceu. Até investigarem o laboratório e encontrar uma carta deixada por ele. Ai inicia a história e os mistérios. Adoro ficção científica. Gostei da sua inclusive.
SUPER ME SALVOU SEU VIDEO,EU ESTAVA FICANDO MALUCA JA KKK SEM SABER COMO EXATAMENTE IRIA COMEÇAR, OS SEU VIDEOS SÃO OS QUE MAIS ESTÃO ME AJUDANDO NESSSA MINHA NOVA CAMINHADA DE ESCRITORA, ESTOU TÃO ORGULHOSA DE ME
também acho a ação um bom começo para o primeiro paragrafo, pois isso cativa o leitor a continuar, ainda mais se for algo empolgante como uma luta, ou algo parecido, o autor se sente tentando a ler mais para saber mais sobre isso.
Eu comecei a minha história com uma lembrança da personagem, onde ela conta que chegou na fazenda onde mora com dez anos de idade. E no tempo presente da história ela está com 15 anos.
O primeiro parágrafo do meu livro começa assim:A protagonista encontra um corpo na cidade e no momento acha que é só mais um assassinato, mas depois ela descobre que tem relação om a história principal do livro. Minha pergunta é: esta bom?
9 лет назад+6
+Nicole Souza Só falando assim não da pra saber com certeza, mas me parece interessante! O negócio é saber se lendo o primeiro parágrafo você teria vontade de avançar na leitura, porque afinal é a capacidade de causar isso que define um bom primeiro parágrafo =)
E agora como escreve? Kkkk tô na mesma situação toda história que quero escrever começa com o personagem acordando kkk (preciso mudar isso urgentemente 😊)
Dicas muito boas! Vlw! E as dicas estão todas certíssimas. Eu comecei meu primeiro livro com aquilo que levou a protagonista a se fazer perguntas. Comecei com um pesadelo. Ai ela despertou desesperada. Já no outro, a personagem foi acordada a gritos, pra ir pra um treinamento. Todos acordando... Kkk vlw pelas dicas e sucesso!
9 лет назад
+Mallukinha Duleh Oieee Que bom que você gostou! Sucesso pra você também =)
Ficçomos ontem eu demorei pra dormir, tipo eu estou com uma inspiração para escrever uma historia e vivo pensando em como começar,etc. já li guias de como conseguir escrever sem perder a inspiração, mas eu sou exigente demais comigo mesma então nunca consigo chegar no que eu quero ;-; Quando eu penso em escrever o primeiro parágrafo só me vem a mente a personagem andando, e o clima frio ;-; ai n sei como fazer isso,acho q nunca vou chegar a lugar nenhum
Sasa Nesoo, escreve sem pensar nessas coisas primeiro. Cospe a história pro papel, mesmo que de maneira resumida, e depois você lápida o diamante. É mais fácil assim. Não tem como você já criar tudo de primeira. É normal que se escreva a história no mínimo duas vezes antes de chegar a versão desejada. Ou seja, você só não chegará a lugar nenhum se não quiser, pois se persistir, nada vai te parar.
Opa! Cheguei aqui pela primeira vez, e no caso da história que eu tô escrevendo, primeiro eu foco em um relógio no centro da cidade e depois eu foco personagens acordando, mas só pra um deles falar que o protagonista tá pra chegar de viagem. Apesar de não ter uma ação direta, ele (o protagonista no caso) vem com mais duas personagens que vão morar onde ele mora e pra não dizer que tem uma ação, quando os irmãos dele começam a brigar, ele simplesmente se enfia na frente e segura os golpes dos irmãos pra mostrar que não quer conflito ali.
Eu iniciei o meu livro com uma frase e em seguida o parágrafo. A frase era "Ele morreu" e em seguida uma comparação da morte com uma maçã caindo de uma árvore. Isso é desinteressante?
Eu começo meus livros descrevendo em poucas palavras o cenário em que a personagem se encontra, e normalmente da certo. Você acha que é uma maneira errada para um começo?
No meu projetinho eu até fiz o clichê da protagonista acordando e se descrevendo fisicamente, PORÉM não foi o primeiro parágrafo. Como eu tava ciente desse clichê recorrente, eu comecei com uma ação (no caso, a coitada da protagonista levando um soco na cara), e só depois que o trio principal já tinha sido apresentado e a protagonista já tinha tido diálogo o bastante pra realçar sua personalidade, que ela mandou um "ah, talvez eu tenha esquecido de me introduzir propriamente". O engraçado é que fiz isso meio sem pensar, chegou na terceira página do livro, notei que não tinha dado nem nome completo pra menina e decidi fazer essa subversão. XD
Amo seus vídeos, me ajudaram mt ❤ se por algum motivo paralelo do universo, vc ver esse comentário, vc pode fazer um vídeo sobre como deixar a história ativa? Tipo, eu tenho um início e fim ótimos mas não sei como fazer a continuação da história sem fazer um enredo sem graça
José Gustavo Meneghel Rando Você fala de como estender a história de um livro para formar três livros? Eu acho que não devemos nos importar muito com quantos livros ou páginas nossas histórias terão. Essas coisas são apenas consequências, não a causa. Se você cria um mundo e cria uma história que começa a ficar muito grande e com objetivos diferentes no meio dela, então acho que é aí onde você separa esse livro em dois. Há alguns anos eu comecei a fazer anotações de uma história que havia criado, originalmente seriam apenas três livros que a saga teria, mas aí eu comecei a prolongar tanto as coisas que tive de dividir em 5. Como disse antes: o número de livros é consequência, não se preocupe com isso
Comecei a escrever um livro agora é o começo é assim: (Ainda tenho que revisar pra ver se tem algo escrito errado, escrevo pelo cllr então é difícil sksksk) Era primavera, uma bela primavera, quando todos a minha volta comentavam o quanto eu era linda, deitada no colo de minha mãe, eu ainda bebê sorria em agradecimento ao que eles diziam, o sol fraco da manhã batia em meu rosto suavemente me deixando relaxada, do lado de fora os pássaros cantavam comemorando a chegada da época das flores, agora eles poderiam festejar novamente. É o que mamãe disse que aconteceu no dia do meu nascimento, agora está imagem está representada em formato de quadro em meu quarto, o nome dado a ele é "a flor que desabrocha depois da gélida nevada"
2:00 Mas se for tipo após mostrar o catalizador? Sla na minha história o personagem pai do prota vai ter uma visão de umas questões do futuro vinda de uma entidade, ai ele vai acordar assustado e não tem parte de vida cotidiana (eu sei que um chimpanzé com o drive aberto escreve melhor que eu mas to tentando aq)
Eu escrevi um livro quando era mais nova e esse ano resolvi reescrever, e eu descobrir muita coisa que eu tava fazendo errado e agradeço muito pelos vídeos me ajudaram demais, mais tenho uma duvida sobre como escrever o 1 paragrafo. Eu achei interessante começar com uma ação, mas a minha protagonista não sabe da verdade ela nem ao menos conhece o segredo, tipo todos escondem dela, então queria saber qual seria a melhor opção para começar um paragrafo?
@Ficçomos obrigada pela dica amo seu canal!💝💝👏😄 Mais tenho uma dúvida precisar escrever no livro no começo sobre os personagens ou sobre a personagem tem que conta toda a história dela(e) tipo onde tudo começou quando ela nasceu etc ou não precisa alguém ai me diz??
Em meu livro, mostrei um outro personagem que não é o principal, mas é importante pois ele é quem cria o conflito principal, o objetivo a ser superado, e então eu descrevi sobre tal objetivo, e só depois retratei o personagem principal, tanto dentro deste conflito quanto em algo particular que lhe havia acontecido anos atrás, estabelecendo as características dele por assim dizer, essa é uma boa forma de se começar?
digas bastante pontuais , gostei, me inspira a tentar por o meu no papel , tenho tudo na mente , sou bom para criar acontecimentos , mas não sou muito animado para escrever diálogos
8 лет назад+3
+Thales Passos Você é o contrário de mim então! Eu amo escrever diálogos e acho que faço isso bem, mas às vezes tenho muita dificuldade pra criar acontecimentos, ação, essas coisas.
Ficçomos gostei do seu canal , sempre que posso acompanho !! Merece crescer , tem muita gente que tem vontade de começar a escrever suas próprias histórias
@@anayrarodrigues3577 ainda não...não tive muito tempo para trabalhar nisso
3 года назад+2
Oi, eu sempre recomendo anotar em um papel a resposta para as seguintes questões: *Quem? Onde? Quando? O que? Por que? E como?* *Quem* são os personagens, *onde* eles estão/vivem, em que *tempo* a história se passa, *o que* eles estão fazendo e *por que* estão fazendo isso? E *como* estão fazendo isso? Depois vou desenvolvendo os detalhes
Estou escrevendo um livro que tem dois personagens narradores, um do primeiro ao décimo capítulo, e outro a partir do 11º, e agora descobri que usei dois clichês diferentes pra apresentar eles kkkkkkkkkk
9 лет назад+1
+Hermínio Neto Normal hahahah quando eu escrevi o primeiro capítulo do meu livro também tinha dois desses clichês, um no primeiro e um no segundo parágrafo xD Aí agora eu refiz o início e to achando o resultado bem melhor!
me ajudou muitoooooooooooooooooooooooooooooo. Então queria que vc fizesse um video como colocar suas ideias no papel. porque tipo, eu tenho uma super história mais quando escrevo parace ruim, enjoativo e tals..
4 года назад+1
Heeey, que bom que ajudou! Eu tenho já o vídeo que vc quer 😊 Espero que ajude tbm: ruclips.net/video/Idq0iim9Iio/видео.html
Estou criando uma história que a protagonista perdeu os pais muito nova ,e foi assim que eu coloquei assim: " Em um reino ,uma criança se torna rainha aos seus 9 anos por um decreto de sua vó após perde seus pais [...]" ao longo de história eu vou descrevendo a personalidade dela ,O que vc acha ?
Mano eu tô querendo fazer 1 livro com a mesma palavra no começo e no fim só que com diferentes significados mas ñ tenho certeza de nada, porque não defini nada ainda foi só uma ideia q tive enquanto observava a lua
Eu comecei com minha personagem sendo descrita ( não totalmente, só uma dica) falei um pouquinho de porque ela estara lá só que com o decorrer das páginas vão sendo revelados o que ela fazia e como ela é... Espero q consegui explicar
A primeira frase é a seguinte "Era no tempo dos homens". É um ronnave histórico que gira em torno de um protagonista mulher, de classe nobre, isso na Inglaterra do final do século 19 e ele tem uma oposição muito forte com o casamento, pelo fato de naquela época mulheres e homens eram obrigados a se casar com pessoas que sequer conheciam, e principalmente as mulheres, sofriam violencia, reprimição e traição. Dentro dessa lógica, ela acaba sendo obrigada a procurar um marido porque os atos dela eram socialmente vistos como errados e isso acaba indo parar nos ouvidos da Coroa (por ela ser filha de um duque, é muito importante no lugar e todos estão concentrados em sua família), o pai dela recebe um carta diretamente da realeza exijindo que naquele ano ela participasse da temporada, caso contrário ela seria levada a uma espécie de internato de educação feminina conservadora. Nisso, ela infelizmente tem que escolher a primeira opção e começa o desenrolar do conflito principal. É uma história sobre mulher em sociedade numa época em que o mundo era masculino, por isso a primeira frase. Nesse primeiro capítulo, que estou analisando se pode ser um prólogo, mostra uma curta descrição do lugar, da cultura de casamento na época e do pensamento da protaginista, além de mostrar o exato momento em que ela recebe a notícia terrível.
Outra dúvida, normalmente nos livros famosos que leio, com espaçamento entre linha simples, cabem normalmente 36 linhas. Nos tutorias leio, se acompanhar suas diagramações não cabem 30, isso usando fonte 12. qual é a verdadeira configuração?
meu livro começa com a protagonista dentro de um barco, ela está com uns dezoito anos, mas isso é parte do final, e o depois de um tempo começa como se fosse um flashback, a história toda contada assim, sobre a vida dela e suas aventuras até ela chegar nesse barco. eu n sei se deu pra entender, eu ainda não comecei a escrever, e realmente não sei como iniciar isso. preciso de ajuda
1.não coloque seu personagem acordando
2.não use clichê
3.Não use seu personagem olhando pro espelho
4.pode começar Com um pensamento descrição ou ação
5.Tem que ter um motivo pra TUDO
No meu livro eu comecei escrevendo sobre um relato em primeira pessoa do protagonista, ao entrar em sua casa comumente e então encontrar os corpos de seu pai, mãe e irmão sem vida no chão de seu quarto, sangue até onde os olhos pudessem ver. O problema é que logicamente essa cena não deveria ser narrada em primeira pessoa já que pessoas com transtorno pós traumático não conseguem falar do ocorrido e nem mesmo lembram claramente do mesmo, sendo assim terei que mudar a narração para o narrador onisciente só que focando nas reações do personagem e no ambiente.
@@kaoto.oficial Sei que já tem 10 meses que enviou esse comentário, mas seria interessante deixar como um flash de memórias que vem por causa de algum gatilho
eu amo escrever historias mas quase sempre eu tenho ( como eu costumo chamar" explosões de ideias e acabo começando uma historia, faço um capitulo tenho outra ideia e começo a escrever outra historia... um ciclo eterno e eu odeio isso. Vc já teve isso? O video está incrivel e me ajudou muito!
+Hali Habbo Obrigada!!
Já tive isso sim! Inclusive tenho uma pasta no meu computador cheia de inícios de livros. Mas hoje em dia já aprendi a me controlar hahah Só escrevo a ideia, aí guardo numa pasta chamada "ideias" e deixo lá enquanto continuo o que já estou escrevendo. Aí, se uma dessas ideias estiver muito tentadora, eu procuro algum jeito de me apaixonar mais pela história que eu to escrevendo, porque se não eu nunca vou terminá-la.
Ah, e eu to planejando um vídeo sobre esse assunto :)
+Ficçomos aleluia moça! Meu Deus necessito de um video sobre isso! Eu tô tentando tbm anotar ideias e parece cada vez mais tentadora começar elas. T-T odeio isso!
Kpop yep eu também, mas no meu caso eu incorporo de algum jeito na história rs
Kpop yep Isso acontece comigo também e detesto,me desmotiva bastante
Aí eu tenho isso
Toda vez que vejo um vídeo seu fico com vontade de escrever
+Maria Souza Que legal! Escreva então ^^
então!!
Também
@ SIM
Não tenho uma posição totalmente definida quanto a qual formato o primeiro parágrafo deve ter.
Mas comento aqui pois achei interessante que você não é a primeira pessoa a, nos últimos meses, levantar este debate sobre a importância do primeiro parágrafo. No entanto vejo poucas pessoas comentando sobre a importância e o impacto do ÚLTIMO parágrafo em uma história...
Aquele de "explodir cabeças"... Que te dá vontade de reler o livro imediatamente após terminá-lo...
Que quase faz escapar um baita palavrão ao ler as últimas palavras antes do ponto final.
Continue com o canal. Está ótimo!
Abs!
+Carlos Moffatt ***** Aaaah tem razão!! Um último parágrafo impactante já coloca o livro na minha lista de favoritos hahah
Acho que vou fazer um vídeo sobre isso então, pra gente debater mais!
Abraços :D
respondendo cinco anos depois só para vc lembrar
Eu comecei um dessa forma:
"Ele não era idiota,
Pelo menos não costumava ser tachado assim[...]"
Meu livro começa justamente com o protagonista acordando e indo pro espelho KKKKK, mas não uso isso pra descrever ele ou pra mostrar a rotina. Descrevo o sonho dele porque é ponto chave da história e a cena dele no espelho é pra avançar na história e estabelecer diálogo com outro personagem. Devo alterar?
EDIT: Alterei e melhorou muito a qualidade do inicio do meu livro.
Eu começo o livro descrevendo uma ação pela metade. Eu escrevo uma cena completa mas corto o início e começo o livro com a cena acontecendo já na metade. Como? Assim ao invés de escrever "Fulano estava sendo seguido entrou num prédio e blá blá blá" eu corto TODA essa parte do início da ação e começo o livro em "Fulano rolou dois lances de escada antes de se lembrar que não havia como fugir" É assim, gosto de jogar o leitor no meio da situação. Acho que funciona mas não sei se me expliquei bem srsrs
+Lia Maia Se explicou bem sim! Eu gosto de livros assim, acho que fica um começo impressionante, e você fica querendo saber o que ta acontecendo
Livros que começam assim são ❤️❤️
Bom saber srsrsr
Tô pensando em começar minha fanfic assim "Ser tímido é a pior coisa do mundo. A pessoa sente vergonha pra tudo. Sente vergonha de fazer algo, de falar algo, de sair sozinha, de trocar olhares, de pedir algo... É horrível. Você fica ansiosa, depressiva, começa a se sentir insuficiente, solitária e anoréxica... Maldita fobia social "
Eai ficou bom?
Tô pensando em escrever uma fanfic também, qual vai ser o nome da sua história
Fobia social ... eu gostei, me identifiquei pq eu tenho (eu tô na conta da minha mãe;-;)
Ficou bom mas a pessoa não é uma boa narrativa pensa comigo, a pessoa quem é a pessoa? Se o seu personagem se identifica com o que ele fala ele é a pessoa em si, então você não diz eu para dizer que é ele e sim a palavra você, ou seja ficaria assim: Ser tímido é uma das piores coisas do mundo. Você sente vergonha para tudo, sente vergonha de fazer algo, de falar algo, de sair sozinho, de trocar olhares, de pedir algo...É horrível. Você fica ansioso, depressiva, começa a se sentir insuficiente, solitária e anoréxica. Maldita fobia social.
no livro que eu estou escrevendo resolvi começar no futuro para, assim, poder retornar ao passado contando tudo o que aconteceu. A cena do fim será o mesmo do começo.
Detalhe: o espaço onde se passa essa cena será o parque Ibirapuera
+josefa cristina Show!!!
+Ficçomos Obrigada!!!
josefa cristina Foi o tempo que essa ideia era original, agora já está meio batido, mas enfim ahaza na originalidade do enredo, Boa sorte!
Eu acho que começar com um pensamento do protagonista me prende mais na história... Dá uma imersão na psique dele, e me induz a pensar como ele pensa e perceber como ele vê o mundo, e analisar qual será o tom dali para frente da história...
Estou escrevendo um e é uma protagonista que narra, basicamente ela escolheu narrar sobre si mesma do dia em que os pais dela morreram e ela começa falando sobre como a vida pode ser absurda e nos surpreender e aí ela vai narrando sobre isso e fala sobre sua vida na cidade e essa narração bate nos pais dela já que ela mora com eles e por ela contar sobre elas ela já parte para o dia em que eles morreram por ela narra que eles iam viajar por uma semana e que durante a volta dessa viagem o trem deles saiu dos trilhos e rolou até o mar deixando uma pessoa só viva de 900 pessoas, essa pessoa é importante na história mais tarde e ela a protagonista sofre pela morte dos pais e aí ela acaba chegando em outro ponto da vida dela, ela desde de pequena sobre com um evento em sua vida chamado alucinações, ela tem alucinações estranhas que falam para ela uma mensagem que ela precisa interpretar, só que ela só sabe disso no fim do livro e narra como elas e são e a vida dela toda é baseada nisso dela ter alucinações e precisar aprender com elas só que o livro é muito mais que isso
Coisa linda alguém tão jovem já compartilhando suas experiências de escrita. Sempre quis ser escritor e poeta, até me aventurei em algumas linhas e poesias, mas não investi no aperfeiçoamento, larguei tudo para me dedicar a outros afazeres profissionais. Agora, já aposentado, sinto essa chama arder novamente. Por isto cheguei ao seu vídeo, muito instrutivo, por sinal (até tomei notas 😊). Continue seu ótimo trabalho, já tem mais um seguidor (vovô), mas querendo escrever, por puro prazer, sem pretensões literárias.
Sarah Torres Aaaaah que linda, obrigada!! Vai conseguir sim, torço por você =D Sucesso! Bjs
O começo da minha história, será mais a apresentação da família, segue o primeiro parágrafo: " O escuro da madrugada estava cedendo para alguns resquícios do sol, deixando o céu numa mistura de azul escuro misturado com a claridade. Deitado em seu quarto, com os olhos cobrindos com a mão, deixou a música guia-la entre sua imaginação. Em sonhos que não aconteceria, não na vida real. Sempre acordava essa hora, e já estava acostumada. Sentou-se na cama e tirou o fones de ouvido, alocando seus braços para frentes, até encostar nós dedos de seu pé. "
Só não sei se ficou bom.
Ameeiii
Mano? Como assim vc não sabe se ficou bom. Ficou perfeito, cara
@@kawoliveira8967 maravilhoso
Meu Deus, achei depois de um ano ksksksksk
@@isaf.6997 obg^^
E eu pensando que sabia de tudo😂.. Realmente me ajudou muito! Ia fazer uma história sem graça, e comum. Muito obrigada.
+Jois Bittercount que bom que ajudei!! =D
cara! meu sonho é ser escritora, amei como esplica tudo direitinho!! E ainda por cima, Potterhead
+Bruna Thephe Obrigadaaaaa!! HP ϟ ❤ 😊
Eis o melhor começo:
Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metaforseado num inseto monstruoso.
Meu primeiro parágrafo: - O tempo passa muito rápido. Às vezes, eu posso estar saltando em um gramado esverdeado cor esmeralda. Porém, em outras, eu posso estar em uma cama de hospital, sendo minhas únicas companhias, minha mãe e meus livros de fantasia. - Pensa Lince, imaginando como seria se ele conseguisse, ao menos, se levantar de sua cama de hospital.
Fica muito legal, mas tive uma ideia aqui:
Dessa maneira não parece tanto um pensamento... Que tal ao invés de apenas pensar, ela não esteja escrevendo em um diário ou enviando uma mensagem para alguma personagem?
@@lencon07 Oi, eu esqueci de responder, mas eu li kkj. Eu já "arrumei" no meu texto, preferi assim!
*Acho muito interessante a sua dicção, fala de forma convincente e com propriedade, tenho o habito de escrever, amo a escrita, porem algo mais aprofundado semelhante a um livro, ainda tenho muira dificuldade*
tenho um projeto de um livro com 123 páginas e agora estou começando outro, com estilos parecidos, os teus vídeos só me ajudam a melhorar mais é mais. Obrigado e sucesso.
estou começando a escrever algo , e seus vídeos estão me ajudando muito . Obrigada
As fanfics que lutem KKKKK
Refaz esse vídeo como uma versão atualizada! Eu adoro esse vídeo, tá de parabéns.
Muito bom mesmo, concordo com você ação é bem melhor... Boas dicas, seu canal me ajudou bastante
+Ubirajara Alencar Obrigada!! Fico feliz ^^
gostei muito das suas dicas poucas pessoas vêem esse lado. E a importância do primeiro parágrafo
Eu comecei descrevendo o clima, dizendo que estava muito calor, as sensações que isso provocava na personagem. Mas depois isso foi relevante porque uma garota aparece de casaco para conversar com ela e, atrelando à aparência física, ela deduz que a garota está doente. Eu devo mudar ou é um bom começo?
Na minha opinião é um bom começo
@@sanny5849 Obrigada ^^
Gostei do seu canal. Vc parece entender muito do assunto. Explica de forma clara e objetiva. Parabéns!
+Dinha Santos Obrigadaaaaa!!
Eu quero escrever um livro de suspense,um Thriller policial,mas não sei como começar!
O nome eu já tenho:A ILHA,mas o que quero é instigar o leitor a ter esse momento de apreciar a minha futura obra
Eu comecei o meu livro de ficção científica com uma simples pergunta: "O que você faria se pudesse viajar no tempo?" Eu público no Wattpad, então isso ajuda na interação dos leitores e consecutivamente na divulgação. Logo em seguida eu aprimorei a pergunta com: "Essa foi uma pergunta muito discutida entre muitos anos, e recorrente até hoje. Se você visitasse o passado, conseguiria mudar o presente? Se visse o futuro seguiria um caminho diferente?" E o tema da primeira temporada do livro é justamente esse; "Será que o nosso futuro é predeterminado? Conseguiríamos mudar o passado?"
Ameiii, já fiquei com gostinho de quero mais✨
Legal. Eu comecei de uma forma que eu particularmente gostei bastante. (não estou dizendo que é melhor que a sua ok jamais).
Eu comecei com um noticiário informando o sumiço do cientista que tinha a ambição de criar a máquina do tempo. Com a notícia, a população criou teorias e acreditaram que ele realmente criou a máquina e por isso desapareceu. Até investigarem o laboratório e encontrar uma carta deixada por ele. Ai inicia a história e os mistérios. Adoro ficção científica. Gostei da sua inclusive.
@@eolucas9283 Mano que incrivel eu gostei de maaaais, to curioso
estou vendo todos os seus vídeos! Vou começar a escrever uma fic e precisava dessas dicas,obrigada 💗
SUPER ME SALVOU SEU VIDEO,EU ESTAVA FICANDO MALUCA JA KKK SEM SABER COMO EXATAMENTE IRIA COMEÇAR, OS SEU VIDEOS SÃO OS QUE MAIS ESTÃO ME AJUDANDO NESSSA MINHA NOVA CAMINHADA DE ESCRITORA, ESTOU TÃO ORGULHOSA DE ME
Gosto de Iniciar com Ações.....introduzindo o leitor na bancadaria ou na movimentação....!! Sempre com bom diálogo...!! Valeu!
Aqueles "era uma vez" o erro que muitos ainda cometem
Obrigado, devido aos seus videos criei coragem e postei minha fanfic
posta o link aquii, queremos lerr
@@malu.schmidt então, eu escrevi até os 70% da história e aí tive uma crise de escritor e deletei a história
também acho a ação um bom começo para o primeiro paragrafo, pois isso cativa o leitor a continuar, ainda mais se for algo empolgante como uma luta, ou algo parecido, o autor se sente tentando a ler mais para saber mais sobre isso.
Eu comecei a minha história com uma lembrança da personagem, onde ela conta que chegou na fazenda onde mora com dez anos de idade. E no tempo presente da história ela está com 15 anos.
Nossaaaa... Vc é jovem e ainda dá excelentes dicas. Até sua dicção é muito boa. Parabéns e obga!
O primeiro parágrafo do meu livro começa assim:A protagonista encontra um corpo na cidade e no momento acha que é só mais um assassinato, mas depois ela descobre que tem relação om a história principal do livro.
Minha pergunta é: esta bom?
+Nicole Souza Só falando assim não da pra saber com certeza, mas me parece interessante! O negócio é saber se lendo o primeiro parágrafo você teria vontade de avançar na leitura, porque afinal é a capacidade de causar isso que define um bom primeiro parágrafo =)
Obrigada, irei analisar com mais cuidado a minha escrita.
Sempre escrevia com meu personagens acordando, apenas mudava a hora ( de dia ou madrugada) ;-;
E agora como escreve? Kkkk tô na mesma situação toda história que quero escrever começa com o personagem acordando kkk (preciso mudar isso urgentemente 😊)
Né também estou nessa
eu era assim
Rt
Dicas muito boas! Vlw! E as dicas estão todas certíssimas. Eu comecei meu primeiro livro com aquilo que levou a protagonista a se fazer perguntas. Comecei com um pesadelo. Ai ela despertou desesperada. Já no outro, a personagem foi acordada a gritos, pra ir pra um treinamento. Todos acordando... Kkk vlw pelas dicas e sucesso!
+Mallukinha Duleh Oieee
Que bom que você gostou!
Sucesso pra você também =)
👍❗️❕❗️ Muito bom mesmo, ganhou mais uma inscrita.
😉 Sucessos ao canal.
Muito bacana seu canal, e admiro muito você. Há mais de 7 anos estou tentando desenvolver 7 livros só que me perco nos parágrafos.
Em uma das minhas historias comecei com uma ação e fiquei muito feliz de saber que é o certo quando se começa um livro vc me ajudou bastante!
aaa que massa. eu fiquei um pouco confusa dessa parte de ação no primeiro paragrafo
tem como explicar melhor, tipo como que faço isso ?
Daniel Guedes :3 Obrigadaaaa! Espero que goste de todos ;)
Ficçomos ontem eu demorei pra dormir, tipo eu estou com uma inspiração para escrever uma historia e vivo pensando em como começar,etc. já li guias de como conseguir escrever sem perder a inspiração, mas eu sou exigente demais comigo mesma então nunca consigo chegar no que eu quero ;-;
Quando eu penso em escrever o primeiro parágrafo só me vem a mente a personagem andando, e o clima frio ;-; ai n sei como fazer isso,acho q nunca vou chegar a lugar nenhum
Sasa Nesoo, escreve sem pensar nessas coisas primeiro. Cospe a história pro papel, mesmo que de maneira resumida, e depois você lápida o diamante. É mais fácil assim. Não tem como você já criar tudo de primeira. É normal que se escreva a história no mínimo duas vezes antes de chegar a versão desejada. Ou seja, você só não chegará a lugar nenhum se não quiser, pois se persistir, nada vai te parar.
Wlange, eu posso escrever um a história sem vilão, e só obstáculos?
Opa! Cheguei aqui pela primeira vez, e no caso da história que eu tô escrevendo, primeiro eu foco em um relógio no centro da cidade e depois eu foco personagens acordando, mas só pra um deles falar que o protagonista tá pra chegar de viagem. Apesar de não ter uma ação direta, ele (o protagonista no caso) vem com mais duas personagens que vão morar onde ele mora e pra não dizer que tem uma ação, quando os irmãos dele começam a brigar, ele simplesmente se enfia na frente e segura os golpes dos irmãos pra mostrar que não quer conflito ali.
*Amei todas as dicas amoré, e só você prestar atenção na aula que você aprende tudo... OBRIGADA PROFESSORA 😘❤️*
Na moral! muito bom seu canal.
voce tem bastante conhecimento,to aprendendo muito.
Parabens mesmo
+Samuel Andrade Obrigada!!!! =D
Eu iniciei o meu livro com uma frase e em seguida o parágrafo. A frase era "Ele morreu" e em seguida uma comparação da morte com uma maçã caindo de uma árvore. Isso é desinteressante?
I'ts real? ! depende da discrição da maçã caindo, se for muito arrastada as pessoas vão se desinteressar
I'ts real? ! Amo livros com inícios assim. Claro, quando depois é explicado o porquê daquilo ter sido descrito (ainda que indiretamente).
NECESSITO
Wtf, eu comecei o meu com Ela morreu KKKK
@@ola9317 OH SHIT KKKKKK
Eu começo meus livros descrevendo em poucas palavras o cenário em que a personagem se encontra, e normalmente da certo.
Você acha que é uma maneira errada para um começo?
No meu projetinho eu até fiz o clichê da protagonista acordando e se descrevendo fisicamente, PORÉM não foi o primeiro parágrafo.
Como eu tava ciente desse clichê recorrente, eu comecei com uma ação (no caso, a coitada da protagonista levando um soco na cara), e só depois que o trio principal já tinha sido apresentado e a protagonista já tinha tido diálogo o bastante pra realçar sua personalidade, que ela mandou um "ah, talvez eu tenha esquecido de me introduzir propriamente".
O engraçado é que fiz isso meio sem pensar, chegou na terceira página do livro, notei que não tinha dado nem nome completo pra menina e decidi fazer essa subversão. XD
Adoro seus vídeos. Parabéns pelo trabalho!
+Otniel Pereira Obrigada!!!
Vou escrever um livro no wattpad agora amei esse vídeo me ajudou muito
Para quem nunca pensou em escrever. Comece agora. Nil Cavalcante
Excelente! Adoro o seu canal.
Obrigada!!
Amo seus vídeos, me ajudaram mt ❤ se por algum motivo paralelo do universo, vc ver esse comentário, vc pode fazer um vídeo sobre como deixar a história ativa? Tipo, eu tenho um início e fim ótimos mas não sei como fazer a continuação da história sem fazer um enredo sem graça
vc ja fez algum vídeo sobre, COMO FAZER TRILOGIAS?
Não, mas acabei de anotar sua ideia ;)
Por favor faz, preciso muito desse vídeo
José Gustavo Meneghel Rando preciso muito tbm
José Gustavo Meneghel Rando Você fala de como estender a história de um livro para formar três livros? Eu acho que não devemos nos importar muito com quantos livros ou páginas nossas histórias terão. Essas coisas são apenas consequências, não a causa. Se você cria um mundo e cria uma história que começa a ficar muito grande e com objetivos diferentes no meio dela, então acho que é aí onde você separa esse livro em dois.
Há alguns anos eu comecei a fazer anotações de uma história que havia criado, originalmente seriam apenas três livros que a saga teria, mas aí eu comecei a prolongar tanto as coisas que tive de dividir em 5. Como disse antes: o número de livros é consequência, não se preocupe com isso
viciada nos seus videos.😍🙌😌
😍😍😍❤❤
Excelente vídeo, obrigado pela ideia.
vc manda muito bem!
+Saulo Maciel Valeeu :)
Meu deus sua voz é incrível
Concordo plenamente, ação é a melhor forma, vc tá em casa lendo de boa e do nada já está quase morto com alguém que nem conhece 🤭🥲😅🤣😂
Comecei a escrever um livro agora é o começo é assim:
(Ainda tenho que revisar pra ver se tem algo escrito errado, escrevo pelo cllr então é difícil sksksk)
Era primavera, uma bela primavera, quando todos a minha volta comentavam o quanto eu era linda, deitada no colo de minha mãe, eu ainda bebê sorria em agradecimento ao que eles diziam, o sol fraco da manhã batia em meu rosto suavemente me deixando relaxada, do lado de fora os pássaros cantavam comemorando a chegada da época das flores, agora eles poderiam festejar novamente.
É o que mamãe disse que aconteceu no dia do meu nascimento, agora está imagem está representada em formato de quadro em meu quarto, o nome dado a ele é "a flor que desabrocha depois da gélida nevada"
Tá perfeito
Deu uma sensação quentinha no coração
Somos todos escritores!!
Olha eu aqui denovo, amo esse canal,
Lange, vc pode explicar como apresentar os personagens no decorrer da história?
oi wlange! voce poderia fazer um vídeo dando dicas de como escrever uma oneshot?
Adorou você! Parabéns! !
💜💜
2:00 Mas se for tipo após mostrar o catalizador? Sla na minha história o personagem pai do prota vai ter uma visão de umas questões do futuro vinda de uma entidade, ai ele vai acordar assustado e não tem parte de vida cotidiana (eu sei que um chimpanzé com o drive aberto escreve melhor que eu mas to tentando aq)
Dicas mto boas, vao me ajudar mto!! valeuu
+João Pedro Scudeller Obrigada! Espero que ajude mesmo ^^
Me ajudou muito :P to vendo todos os seus vídeos agora kkk
Eu escrevi um livro quando era mais nova e esse ano resolvi reescrever, e eu descobrir muita coisa que eu tava fazendo errado e agradeço muito pelos vídeos me ajudaram demais, mais tenho uma duvida sobre como escrever o 1 paragrafo. Eu achei interessante começar com uma ação, mas a minha protagonista não sabe da verdade ela nem ao menos conhece o segredo, tipo todos escondem dela, então queria saber qual seria a melhor opção para começar um paragrafo?
Já no quesito parágrafo, intro ,prólogo,depende de cada assunto,porém nunca com clichês!
@Ficçomos obrigada pela dica amo seu canal!💝💝👏😄
Mais tenho uma dúvida precisar escrever no livro no começo sobre os personagens ou sobre a personagem tem que conta toda a história dela(e) tipo onde tudo começou quando ela nasceu etc ou não precisa alguém ai me diz??
Em meu livro, mostrei um outro personagem que não é o principal, mas é importante pois ele é quem cria o conflito principal, o objetivo a ser superado, e então eu descrevi sobre tal objetivo, e só depois retratei o personagem principal, tanto dentro deste conflito quanto em algo particular que lhe havia acontecido anos atrás, estabelecendo as características dele por assim dizer, essa é uma boa forma de se começar?
digas bastante pontuais , gostei, me inspira a tentar por o meu no papel , tenho tudo na mente , sou bom para criar acontecimentos , mas não sou muito animado para escrever diálogos
+Thales Passos Você é o contrário de mim então! Eu amo escrever diálogos e acho que faço isso bem, mas às vezes tenho muita dificuldade pra criar acontecimentos, ação, essas coisas.
Ficçomos gostei do seu canal , sempre que posso acompanho !! Merece crescer , tem muita gente que tem vontade de começar a escrever suas próprias histórias
Quero escrever mais um romance, dessa vez, baseado em uma história da minha vida...porém estou com muita dificuldade sobre como começar....🤦🏻♀️
anota as ideias e tenta organizar em caps, aí vc começa a desenvolver a história
Tô na mesma situação... mas e aí, conseguiu?
@@malu.schmidt já organizei....o problema está sendo realmente o desenvolver
@@anayrarodrigues3577 ainda não...não tive muito tempo para trabalhar nisso
Oi, eu sempre recomendo anotar em um papel a resposta para as seguintes questões: *Quem? Onde? Quando? O que? Por que? E como?* *Quem* são os personagens, *onde* eles estão/vivem, em que *tempo* a história se passa, *o que* eles estão fazendo e *por que* estão fazendo isso? E *como* estão fazendo isso? Depois vou desenvolvendo os detalhes
Estou escrevendo um livro que tem dois personagens narradores, um do primeiro ao décimo capítulo, e outro a partir do 11º, e agora descobri que usei dois clichês diferentes pra apresentar eles kkkkkkkkkk
+Hermínio Neto Normal hahahah quando eu escrevi o primeiro capítulo do meu livro também tinha dois desses clichês, um no primeiro e um no segundo parágrafo xD Aí agora eu refiz o início e to achando o resultado bem melhor!
Me Deus! quero esse poster d Harry que lindo💙
me ajudou muitoooooooooooooooooooooooooooooo.
Então queria que vc fizesse um video como colocar suas ideias no papel. porque tipo, eu tenho uma super história mais quando escrevo parace ruim, enjoativo e tals..
Heeey, que bom que ajudou! Eu tenho já o vídeo que vc quer 😊 Espero que ajude tbm: ruclips.net/video/Idq0iim9Iio/видео.html
@ obg.
Falou absolutamente tudo!!!
Me ajudou mt
precisava disso, obrigadaaaa! mais uma inscrita
+Samila Mesquita Obrigada por se inscrever! Espero que goste de todos os vídeos 💜
Já sei, vou começar com uma ação mas ela vai estar sonhando
Estou criando uma história que a protagonista perdeu os pais muito nova ,e foi assim que eu coloquei assim: " Em um reino ,uma criança se torna rainha aos seus 9 anos por um decreto de sua vó após perde seus pais [...]" ao longo de história eu vou descrevendo a personalidade dela ,O que vc acha ?
Me ajudou muitooooo, obggg💓💓
Mano eu tô querendo fazer 1 livro com a mesma palavra no começo e no fim só que com diferentes significados mas ñ tenho certeza de nada, porque não defini nada ainda foi só uma ideia q tive enquanto observava a lua
muito útil
+Ruan Carlos Que bom que vc gostou =D
Muito bom!
+Caique Silva Obrigada!!
Começar um livro com um parto complicado em uma época antiga kkkkk😎
Eu comecei com minha personagem sendo descrita ( não totalmente, só uma dica) falei um pouquinho de porque ela estara lá só que com o decorrer das páginas vão sendo revelados o que ela fazia e como ela é...
Espero q consegui explicar
A primeira frase é a seguinte "Era no tempo dos homens".
É um ronnave histórico que gira em torno de um protagonista mulher, de classe nobre, isso na Inglaterra do final do século 19 e ele tem uma oposição muito forte com o casamento, pelo fato de naquela época mulheres e homens eram obrigados a se casar com pessoas que sequer conheciam, e principalmente as mulheres, sofriam violencia, reprimição e traição. Dentro dessa lógica, ela acaba sendo obrigada a procurar um marido porque os atos dela eram socialmente vistos como errados e isso acaba indo parar nos ouvidos da Coroa (por ela ser filha de um duque, é muito importante no lugar e todos estão concentrados em sua família), o pai dela recebe um carta diretamente da realeza exijindo que naquele ano ela participasse da temporada, caso contrário ela seria levada a uma espécie de internato de educação feminina conservadora. Nisso, ela infelizmente tem que escolher a primeira opção e começa o desenrolar do conflito principal.
É uma história sobre mulher em sociedade numa época em que o mundo era masculino, por isso a primeira frase.
Nesse primeiro capítulo, que estou analisando se pode ser um prólogo, mostra uma curta descrição do lugar, da cultura de casamento na época e do pensamento da protaginista, além de mostrar o exato momento em que ela recebe a notícia terrível.
Começar um livro pelo final da história e em seguida mostrar a história como uma lembrança do protagonista, seria bom?
Amei o canal
Ótima Ideia ! Fiz isso também na minha história !
Outra dúvida, normalmente nos livros famosos que leio, com espaçamento entre linha simples, cabem normalmente 36 linhas. Nos tutorias leio, se acompanhar suas diagramações não cabem 30, isso usando fonte 12. qual é a verdadeira configuração?
Wlange, tem como dar dicas de livros que começam os primeiros parágrafos com uma ação? por favor preciso muito disso
:(
Sou nova mais já me considero seguidora ✨
Ótimas dicas gata,valeu!
Gostaria muito de enviar meu primeiro romance análise. Trabalhei essa história por 4 anos. Escrevi em 7 meses.
gostei das dicas
Amo seu canal aaaaa 💗
Primeiro parágrafo é sempre o mais difícil
meu livro começa com a protagonista dentro de um barco, ela está com uns dezoito anos, mas isso é parte do final, e o depois de um tempo começa como se fosse um flashback, a história toda contada assim, sobre a vida dela e suas aventuras até ela chegar nesse barco. eu n sei se deu pra entender, eu ainda não comecei a escrever, e realmente não sei como iniciar isso. preciso de ajuda