Eu li "A Montanha Mágica" por causa dessa música. Depois li "Morte em Veneza",também do Thomas Mann,porque descobri porque o verso "Tenho um sorriso bobo parecido com um soluço" de "Sereníssima" foi tirado dele.
O disco V foi meu primeiro LP da Legião Urbana. Ouvi muito este disco. Eu costumava ouvir Metal Contra as Nuvens na virada de ano. Eu e minha solitude.
Mano,desde que me conheço por gente ouço legião,quando Renato morreu eu tinha apenas 6 anos de idade,e me lembro muito bem da notícia sendo dada no jornal nacional,eu com problemas de drogas entendo totalmente essa letra e o que Renato sentia.
Cara, fico muito feliz de ouvir sobre a montanha mágica. Foi a música que me fez virar um legionário. Acho que foi em 1992 ou 1993, a primeira vez que ouvi, eu tinha 11 ou 12 anos, e meio que " explodiu " minha cabeça. Aí era correr atrás de fita cassete, pra conhecer as outras músicas, sem saber que a legião faria parte da minha vida. E 30 anos depois, tô aqui, ouvindo histórias sobre uma música que mudou minha vida.
Grande vídeo, parabéns. De 1984 a 1994, foram anos difíceis para os brasileiros. A conquista do Tetra e o plano real deram força e esperança aos brasileiros. O V foi o retrato perfeito de 1991, o fundo do poço destes 10 anos. Aprendemos muito naquele período.
Essa música vai em uma levada suave e repetitiva, enquanto a gente viaja na letra do Renato. Ao final a coisa vai ficando sinistra com os efeitos, parecendo expressar muita dor. Já o ao vivo é arrebatador com intensos gritos e uma voz poderosíssima.
"A Montanha Mágica" de Thomas Mann é meu livro preferido. Recomendo os livros deste e sobre esse autor: "Anna em Veneza", de João Silvério Trevisan e o livro reportagem "Terra Mátria".
É uma canção para reflexão. Parei para pensar e nunca mais provoquei sofrimento a minha família e amigos. É uma canção de amor e força. Sou grato ao Renato.
"A montanha mágica" , achava ser uma alusão ao brinquedo que havia no Play Center (inocente)! Por ser um brinquedo procurado, mas simples, rápido e infantil! Mas agora tudo faz (mais!) Sentido. Sensacional! Legião nunca morre!
Boa noite, os títulos das músicas desse disco estão incluídos dentro do contexto "medieval", principalmente o lado A (Love Song, Metal Contra as Nuvens, A Montanha Mágica e Ordem dos Templários). É claro que o conteúdo das letras é sobre o Brasil do início dos 90´s, mas é maravilhoso ouvir essas músicas e imaginar um filme épico que se passa em 1100 e alguma coisa. kkkk. Esse é o meu disco favorito da Legião Urbana. Ótimo trabalho Júlio! Obrigado.
minha favorita deles! eu já gostava e se tornou predileta quando eu tava no meio do livro do Mann. foi o mais belo e gostoso susto ver que havia um livro com nome de música na biblioteca municipal... os outros textos do Thomas Mann valem a leitura também. agora, uma banda goiana tem uma musica inspirada no livro tbm. chamada Hans, da banda Violins, a letra tem o Castorp como eu-lírico.
Não existe o melhor disco da legião urbana... Cada disco tem sua identidade, tem sua magia ,tem um aprendizado. Cada álbum com histórias incríveis,com melodias lindas e poesias atemporais. Parabéns pelos vídeos, parabéns pelas pesquisas...disciplina e trabalho em equipe , se resulta em vídeos exelentes.
Esse Vinil V eu considero o mais sombrio da banda até hoje. Transição da Banda, Governo Collor, Renato já em tempos de crise... Esse Vinil é muito bom, mas sentia um pouco de calafrio quando ouvia na época.
Não é a toa que a LEGIÃO se tornou o fenômeno que é. Não é pra qualquer um criar algo com tanta profundidade, referências e ao mesmo tempo POP. Goste ou não goste da LEGIÃO, temos que reconhecer a importância fundamental que ali existiu.
Tenho cantarolado essa música quase todos os dias, principalmente durante o meu trabalho. Tem sido minha companheira. Não sei explicar, só sei que é fantástica, a letra, melodia, interpretação, o ritmo. Legião marcando seu nome na história da música brasileira.
Ah, tem uma citação da música "1977" ainda "inédita" no tempo do primeiro album da Legião, na montanha mágica. A parte é "Não é coincidência a minha indiferença".
Na turnê do disco V a Montanha Mágica só foi tocada apenas no show (tenso) aqui em Natal-RN. Inclusive já narrei essa história aqui nos comentários do canal. E o mais bacana é que o Renato cantou A Montanha Mágica exatamente como foi na versão da Rádio Cidade, com as músicas incidentais de You've Lost That Lovin' Feelin' dos The Righteous Brothers, Jealous Guy do John Lennon e Ticket to Ride dos Beatles. Anos depois o Dado veio fazer uma apresentação por aqui e mencionou esse fato ao tocá-la novamente em terras Potiguares.
@@brunodiegomacedodossantos46 Segundo minhas lembranças, não confere! Como eu mencionei eles tocaram a versão da música como foi executada no Programa Invasão da Rádio Cidade! Inclusive busco até hoje imagens dessa apresentação que aconteceu no Papódromo no dia 7 de setembro de 1992!
Nossa Júlio tô cada vez mais apaixonada pelos seus vídeos mais uma vez Parabéns mesmo pelo seu talento e dedicação pelas histórias de cada música. beijos querido❤❤😘😘❤❤💋
É minha música preferida do Legião… há muitos anos… eu já conhecia ela, mas um dia eu ouvi e ela me soou de um jeito diferente… e passou a ser minha preferida
conhecia vc como repórter de tv! não sabia dessa tua vertente musical! a montanha mágica é a música que eu mais curto da L.U.! vida longa ao canal e ao teu trabalho!
É um grande disco, o ápice da Legião. O trio realmente chegou lá e todas as outras bandas reverenciavam a Legião como a maior. Renato,Marcelo e Eduardo deram seu recado
Excelente vídeo...tenho esse dvd de entrevistas do Renato muito bom,,na minha época de adolescência esse disco não sai da minha vitrola...mas até hoje é um disco que não ficou datado... depois de muito tempo li esse livro é um esplêndido e um tijolo... Renato foi um cara que influencio muito gente , sempre com dicas de livro,disco e filmes..Valeu abraços.
Vale a pena conferir a versão de A Montanha Mágica do álbum Músicas para Acampamento, onde o Renato faz inserções de clássicos do rock entre as partes da canção e no clímax final ele se acaba de gritar. Na minha opinião uma das melhores performances da Legião.
2 года назад+3
Oi, Ettore Muito bom, mais uma vez. teria sido legal você incluir ou citar o trecho nessa entrevista em que o Renato conta que "apresentou" o Velvet Underground para o Bruno Araújo e mostrou "Pale Blue Eyes" para entender o feeling que a banda queria para "Montanha Mágica". Aliás, era um hábito do Renato presentear os músicos de apoio com discos de referências musicais da Legião. Fez isso até no último aniversário dele, com o Fred e o Gian. valeu, abraço!
O Carlos Trilha conta que, quando eles começaram a trabalhar juntos nos discos solo do Renato, ele emprestava pro Trilha duas pilhas de discos: uma era "dever de casa" pros discos, outra era pro aprimoramento profissional dele. Me parece que pouca gente sabe esse aspecto do Renato de ter sido uma *enciclopédia* cultural. Ele conhecia de TUDO, e gostava de um monte de coisas que o pessoal do círculo dele não tinha nem ideia.
Valeu André Na minha interpretação, não está claro neste trecho se ele se refere a "A Montanha Mágica" ou a uma ideia geral para o disco que queria passar ao Bruno. Abraços
2 года назад
@@julioettore é, revi aqui e você tem razão. Não fica claro se é "A Montanha Mágica" ou o disco todo. Valeu!
Montanha Mágica foi mais uma grande composição da Banda. "É claro, não lhe faremos mal, nem é por isso que estamos aqui, cada criança com o seu próprio canivete, cada líder com o seu próprio 38, Papoula da Índia, Flor da Tailândia Chega, vou mudar a minha vida, água no copo só até a borda, quero dia de sol no copo d'água".....Diferença entre traficantes poderosos e fracos, emenda um pouco com Mais do Mesmo, menino sobe o morro pra tentar se divertir mas já disse que não tem, em vez de luz tem tiroteio no fim do túnel. Chega disso, tô cansado. Muito bom.
adora essa musica a primeira vez que eu a escutei foi na versao do disco musicas para acampamento que ele canta uma musica do John Lennon e ticket to ride The Beatles essa versão é a minha favorita
Amo como várias da legião, mas inevitavelmente, me vem a cabeça a fase pesadíssima da minha vida envolvendo diversas drogas, auto flagelo, depressão extrema, vazio existencial... por incrível que pareça, metal contra as nuvens me traz alivio por me despertar exatamente o contrário: virando a mesa.
Você e explica muito bem e o fundamental é detalhista e tenta buscar informações e passar informações que ninguém nunca foi atrás, parabéns. Por favor, faz de Vento no Litoral e passa mais informações dela, amo essa música, top 5 da vida. Fala dos Beatles tbm.
Parabéns pelo canal, a Legião Urbana compôs parte da trilha sonora da minha Vida e estou amando conhecer as história sobre cada música em específico, mesmo Eu sendo um fã da banda confesso que não tinha conhecimento de grande parte das histórias por trás de cada música. Se possível explique as curiosidades por trás da música Dado viciado, sempre me intrigou, claro que aparentemente se trata sobre os vícios do Dado, mas qual intensidade e o que levou o Renato a escrever uma letra como essa, tão direta. Obrigado e novamente parabéns pelo canal.
Olá Marcelo Em breve falarei desta música, mas já adianto que ela não é sobre Dado VIlla-Lobos. Esta informação aparece no encarte do disco "Uma Outra Estação", na parte de baixo da página com a letra dela. Abraços
Olá Ageilton Quando os membros votarem pelo disco "Uma Outra Estação", falarei sim desta canção. Caso queira participar das votações é só se tornar membro na categoria 1. Abraços!
@@julioettore Seu canal é deleite. Muito Obrigado! ps. De 0 a 10, qual a chance de um vídeo sobre Marisa Monte, sua carreira, sua forma de conduzir a carreira e sua relação com as bandas dos anos 80?
Valeu, amigo! Todos os artistas têm chances de entrarem no canal, porém isto depende da vontade do público. Hoje, infelizmente não percebo demanda para vídeos sobre a Marisa, porém assim que surgir começarei a pesquisar e trarei ela pra cá. Abraços
@@julioettore Entendo. Obrigado pelo retorno. Além da parceria com o Renato Russo, já citada no canal, Marisa Monte fez duetos com Titãs, regravou Titãs, compôs com Nando Reis, gravou com Os Paralamas do Sucesso, regravou Lulu Santos, compôs com Frejat, teve algumas de suas canções gravadas por Cássia Eller e Rita Lee, citou Cazuza em uma canção dos Tribalistas ... Quem sabe? 👣 🎧
Lembro que a versão dessa música que está no Música p/ Acampamentos é ainda melhor que a original, pq mistura a letra do Renato com umas versões em inglês de músicas de John Lennon (Jealous Guy), Janis Joplin (Mercedez Benz) e The Righteous Brothers (You've lost that loving feeling), tornando ela ainda mais dramática.
Olá Johnny Na realidade, como é um quadro de histórias das músicas, não haveria sentido em fazer um segundo vídeo de uma versão ao vivo, porque a história da música continua sendo a mesma. A não ser que seja uma canção que existe apenas um show ou num disco ao vivo. O que farei, em breve, é lançar um quadro com os bastidores dos discos, aí falarei apenas dos bastidores dos shows. Abraços
Uma curiosidade que ainda ficou pra mim dessa música tem mais a ver com técnicas de estúdio.... É sobre o trecho onde Renato canta "O mecanismo da amizade... a matemática dos amantes..." etc... quando aparece uma espécie de eco das falas dele, mas aparentemente com o áudio ao contrário. Acho muito legal essa parte e gostaria de ver alguém que entende dessa parte de engenharia de som explicar um pouco. Mas as explicações da letra foram muito boas! Sobre os primeiros versos, sempre tive a impressão de que eles tinham alguma referência aos primeiros versículos do livro bíblico de Jó, onde Lúcifer se apresenta inesperadamente junto aos anjos diante de Deus e começam um diálogo. Deus pergunta ao diabo: "Por onde andas?" e ele responde: "Andando pela Terra, a rodear por ela". Me remete aos primeiros versos da música: "Sou meu próprio líder, ando em círculos, me equilibro entre dias e noites".
Olá Alessandro Ali eles pegaram as frases cantadas pelo Renato e aplicaram eco em pequenos trechos que são cortados bruscamente. Então são repetições do que ele canta. Não consigo identificar se estão ao contrário, mas, de qualquer modo, são muito curtos pra que sejam identificados. O objetivo era criar um clima de efeito psicoativo - heroína, por exemplo. Abraços
Olá Louri Bem lembrado, foi a 9002! Ele contou no programa Radiola, em 92. Na realidade, o quadro é mais focado nas histórias das músicas mesmo, toda essa parte mais específica de aparelhagem entraria numa outra abordagem que posso fazer no futuro. Abraços
Olá Josi Quando os membros votarem pelo disco "O Descobrimento do Brasil", falarei dele sim. Caso queira participar das votações é só se tornar membro na categoria 1. Abraços!
Em metal contra as nuvens começa com nao sou escravo de ninguem... em montanh... sou meu proprio lider... uma boa contraposicao ne? Sera que foi pra fazer essa interligacao entre as cancoes q vc disse?
Gostei do álbum V estar sendo comentado. Gostaria que comentasse a frase de Brian Jones que está no encarte do disco: Such weak-hearted Western civilization has made so many of us,
Olá amigo Em breve lançarei um quadro sobre os discos, em que falarei de capas, encartes, bastidores e outros detalhes fora do universo das músicas. Abraços
Eu compus uma música inspirado nessa canção. Estava escrevendo sobre uma garota que parou o carro debaixo da minha janela.aqui no meu condomínio. Um Ônix. Fui pesquisar sobre esse nome e desenvolvi um primeiro "parágrafo" da história. Depois de escrever a segunda estrofe, fui ouvir no fone de ouvido A MONTANHA MÁGICA pra ter uma ideia do ritmo do texto. No horário de almoço do trabalho peguei o violão e fiz o tema. Na segunda parte eu falo sobre o jeito Belinha de ser. A música se chama Lady Belle ruclips.net/video/abEDhq5of2I/видео.html
Eu li "A Montanha Mágica" por causa dessa música. Depois li "Morte em Veneza",também do Thomas Mann,porque descobri porque o verso "Tenho um sorriso bobo parecido com um soluço" de "Sereníssima" foi tirado dele.
O disco V foi meu primeiro LP da Legião Urbana. Ouvi muito este disco. Eu costumava ouvir Metal Contra as Nuvens na virada de ano. Eu e minha solitude.
E ouvi muito essa música nesses últimos dias de 2024. Que coincidência!
Cara, até hoje quando chega a parte do "deixo o copo encher ate a borda" meu corpo inteiro se arrepia. Essa música é uma obra prima.
Também sinto isso, principalmente na versão do Músicas para Acampamentos.
@@carlosandretavaresramos1995 . E no final ele manda um ticket to ride bem sombrio !
Mano,desde que me conheço por gente ouço legião,quando Renato morreu eu tinha apenas 6 anos de idade,e me lembro muito bem da notícia sendo dada no jornal nacional,eu com problemas de drogas entendo totalmente essa letra e o que Renato sentia.
Cara, fico muito feliz de ouvir sobre a montanha mágica.
Foi a música que me fez virar um legionário.
Acho que foi em 1992 ou 1993, a primeira vez que ouvi, eu tinha 11 ou 12 anos, e meio que " explodiu " minha cabeça.
Aí era correr atrás de fita cassete, pra conhecer as outras músicas, sem saber que a legião faria parte da minha vida.
E 30 anos depois, tô aqui, ouvindo histórias sobre uma música que mudou minha vida.
Grande vídeo, parabéns. De 1984 a 1994, foram anos difíceis para os brasileiros. A conquista do Tetra e o plano real deram força e esperança aos brasileiros. O V foi o retrato perfeito de 1991, o fundo do poço destes 10 anos. Aprendemos muito naquele período.
Ainda bem que só lembro do tetra, do alto de meus 7 anos!
Tá bom, lembro de algumas notas de cruzados novos.
@@julioettore risos
Essa música vai em uma levada suave e repetitiva, enquanto a gente viaja na letra do Renato. Ao final a coisa vai ficando sinistra com os efeitos, parecendo expressar muita dor. Já o ao vivo é arrebatador com intensos gritos e uma voz poderosíssima.
Adoro a versão dela em Músicas p/ Acampamento
Hoje, comecei a leitura de "A Montanha Mágica" e me lembrei do Legião. Busquei no RUclips e... achei este vídeo! Mais uma inscrita!
"A Montanha Mágica" de Thomas Mann é meu livro preferido. Recomendo os livros deste e sobre esse autor: "Anna em Veneza", de João Silvério Trevisan e o livro reportagem "Terra Mátria".
É uma canção para reflexão. Parei para pensar e nunca mais provoquei sofrimento a minha família e amigos. É uma canção de amor e força. Sou grato ao Renato.
"A montanha mágica" , achava ser uma alusão ao brinquedo que havia no Play Center (inocente)! Por ser um brinquedo procurado, mas simples, rápido e infantil! Mas agora tudo faz (mais!) Sentido. Sensacional!
Legião nunca morre!
Boa noite, os títulos das músicas desse disco estão incluídos dentro do contexto "medieval", principalmente o lado A (Love Song, Metal Contra as Nuvens, A Montanha Mágica e Ordem dos Templários). É claro que o conteúdo das letras é sobre o Brasil do início dos 90´s, mas é maravilhoso ouvir essas músicas e imaginar um filme épico que se passa em 1100 e alguma coisa. kkkk. Esse é o meu disco favorito da Legião Urbana. Ótimo trabalho Júlio! Obrigado.
Eu lí a "Montanha mágica" por causa da dica do Renato...livro incrível...teve até prêmio nóbel nesse livro
minha favorita deles! eu já gostava e se tornou predileta quando eu tava no meio do livro do Mann. foi o mais belo e gostoso susto ver que havia um livro com nome de música na biblioteca municipal...
os outros textos do Thomas Mann valem a leitura também.
agora, uma banda goiana tem uma musica inspirada no livro tbm. chamada Hans, da banda Violins, a letra tem o Castorp como eu-lírico.
Essa fala do Renato Russo no final é muito verdade. Tem "músico" que quer aparecer mais que a música.
Acompanho o relator!!
Não existe o melhor disco da legião urbana...
Cada disco tem sua identidade, tem sua magia ,tem um aprendizado.
Cada álbum com histórias incríveis,com melodias lindas e poesias atemporais.
Parabéns pelos vídeos, parabéns pelas pesquisas...disciplina e trabalho em equipe , se resulta em vídeos exelentes.
Certamente escolher o melhor álbum do Legião urbana é muito difícil .
justamente.
Esse Vinil V eu considero o mais sombrio da banda até hoje. Transição da Banda, Governo Collor, Renato já em tempos de crise... Esse Vinil é muito bom, mas sentia um pouco de calafrio quando ouvia na época.
Não é a toa que a LEGIÃO se tornou o fenômeno que é. Não é pra qualquer um criar algo com tanta profundidade, referências e ao mesmo tempo POP. Goste ou não goste da LEGIÃO, temos que reconhecer a importância fundamental que ali existiu.
E quanto mais o tempo passa, até críticos detratores conseguem reconhecer a relevância e importância da Legião Urbana.
Tenho cantarolado essa música quase todos os dias, principalmente durante o meu trabalho. Tem sido minha companheira. Não sei explicar, só sei que é fantástica, a letra, melodia, interpretação, o ritmo. Legião marcando seu nome na história da música brasileira.
O melhor disco pra mim 5 .
A melhor música tbm.
Viajo quando escuto essa música 🎶🎶🎶👍👍
Adoro essa música, linda a letra, Esse disco é Top, está entre os melhores da discografia da Legião!!!!!
Ah, tem uma citação da música "1977" ainda "inédita" no tempo do primeiro album da Legião, na montanha mágica. A parte é "Não é coincidência a minha indiferença".
boa noite:
Júlio meu álbum predileto!
que legal os aparelhos de som!
Esse Philips que apareceu e igual ao meu.
E tenho até hoje 🎸🥁🎸
Na turnê do disco V a Montanha Mágica só foi tocada apenas no show (tenso) aqui em Natal-RN. Inclusive já narrei essa história aqui nos comentários do canal. E o mais bacana é que o Renato cantou A Montanha Mágica exatamente como foi na versão da Rádio Cidade, com as músicas incidentais de You've Lost That Lovin' Feelin' dos The Righteous Brothers, Jealous Guy do John Lennon e Ticket to Ride dos Beatles. Anos depois o Dado veio fazer uma apresentação por aqui e mencionou esse fato ao tocá-la novamente em terras Potiguares.
Dizem que ele estendeu essa música por mais de 20 minutos, confere?
@@brunodiegomacedodossantos46 Segundo minhas lembranças, não confere! Como eu mencionei eles tocaram a versão da música como foi executada no Programa Invasão da Rádio Cidade! Inclusive busco até hoje imagens dessa apresentação que aconteceu no Papódromo no dia 7 de setembro de 1992!
Nossa Júlio tô cada vez mais apaixonada pelos seus vídeos mais uma vez Parabéns mesmo pelo seu talento e dedicação pelas histórias de cada música. beijos querido❤❤😘😘❤❤💋
A montanha mágica foi considerada a melhor música com esse tema sobre drogas e etc.
Sem dúvida. Trinta anos atrás a música era um auto retrato mas em formado mistico. Fico pensado daqui há trinta anos. Como Será?
...já foi minha música favorita da Legião... hoje é a segunda que mais gosto... Natália passou ela... 😊
É minha música preferida do Legião… há muitos anos… eu já conhecia ela, mas um dia eu ouvi e ela me soou de um jeito diferente… e passou a ser minha preferida
Eu amei saber disso tudo! Eu começo a ver seus vídeos e quando percebo já tô vendo vídeo de música que nem conheço. Hahahaha
Minha música preferida,obrigado Júlio
A.Montanha Mágica é a minha música preferida de tds da Legião. Quando a ouvi pela 1ª vez logo seu lançamento senti uma conexão com a minha alma
conhecia vc como repórter de tv! não sabia dessa tua vertente musical! a montanha mágica é a música que eu mais curto da L.U.! vida longa ao canal e ao teu trabalho!
Essa foi a última música que aprendi a gostar desse álbum, mas também quando gostei ela não saia da minha cabeça.
Estes dias tem ouvido bastante esta musica, na versao do V e do musica para acampamento.
É um grande disco, o ápice da Legião. O trio realmente chegou lá e todas as outras bandas reverenciavam a Legião como a maior. Renato,Marcelo e Eduardo deram seu recado
O álbum é excelente!! Boa sacada de trazer a idade média pros anos 90
Obrigada pelo excelente trabalho.
Amo Renato Russo e LU.
Com certeza o disco V é o melhor da legião e a montanha mágica a melhor música . Curtia muito com meu saudoso tio .
Excelente vídeo...tenho esse dvd de entrevistas do Renato muito bom,,na minha época de adolescência esse disco não sai da minha vitrola...mas até hoje é um disco que não ficou datado... depois de muito tempo li esse livro é um esplêndido e um tijolo... Renato foi um cara que influencio muito gente , sempre com dicas de livro,disco e filmes..Valeu abraços.
Para mim, a melhor música da Legião Urbana!!
Júlio, essa, juntamente com a 29, são as que eu mais gosto.
Li o livro a montanha mágica por causa da música :)
Renato sendo auto biográfico...
E Júlio em mais um ótimo trabalho de pesquisa !!!!
Abraços a todos os legionários e afins.
A Montanha Mágica e Metal Contra as Nuvens estão no meu top five da Legião.
Valeu!
Acho uma das maiores letras dele, do melhor disco da Legião!
Vale a pena conferir a versão de A Montanha Mágica do álbum Músicas para Acampamento, onde o Renato faz inserções de clássicos do rock entre as partes da canção e no clímax final ele se acaba de gritar. Na minha opinião uma das melhores performances da Legião.
Oi, Ettore Muito bom, mais uma vez. teria sido legal você incluir ou citar o trecho nessa entrevista em que o Renato conta que "apresentou" o Velvet Underground para o Bruno Araújo e mostrou "Pale Blue Eyes" para entender o feeling que a banda queria para "Montanha Mágica". Aliás, era um hábito do Renato presentear os músicos de apoio com discos de referências musicais da Legião. Fez isso até no último aniversário dele, com o Fred e o Gian. valeu, abraço!
O Carlos Trilha conta que, quando eles começaram a trabalhar juntos nos discos solo do Renato, ele emprestava pro Trilha duas pilhas de discos: uma era "dever de casa" pros discos, outra era pro aprimoramento profissional dele.
Me parece que pouca gente sabe esse aspecto do Renato de ter sido uma *enciclopédia* cultural. Ele conhecia de TUDO, e gostava de um monte de coisas que o pessoal do círculo dele não tinha nem ideia.
Valeu André
Na minha interpretação, não está claro neste trecho se ele se refere a "A Montanha Mágica" ou a uma ideia geral para o disco que queria passar ao Bruno.
Abraços
@@julioettore é, revi aqui e você tem razão. Não fica claro se é "A Montanha Mágica" ou o disco todo. Valeu!
Montanha Mágica foi mais uma grande composição da Banda. "É claro, não lhe faremos mal, nem é por isso que estamos aqui, cada criança com o seu próprio canivete, cada líder com o seu próprio 38, Papoula da Índia, Flor da Tailândia Chega, vou mudar a minha vida, água no copo só até a borda, quero dia de sol no copo d'água".....Diferença entre traficantes poderosos e fracos, emenda um pouco com Mais do Mesmo, menino sobe o morro pra tentar se divertir mas já disse que não tem, em vez de luz tem tiroteio no fim do túnel. Chega disso, tô cansado. Muito bom.
Boa noite a todos ( as ) linda canção.
Uma das minhas preferidas!!
Que legal você vai estar no canal do "Sal"
Vou assistir ! Sobre a discografia do Engenheiros do Hawaii , Sucesso pro canal!!
Essa é uma música muito emblemática, me faz sentir bem.
adora essa musica a primeira vez que eu a escutei foi na versao do disco musicas para acampamento que ele canta uma musica do John Lennon e ticket to ride The Beatles essa versão é a minha favorita
Julião , essa música é maravilhosa. Vejo ela também com ideia de blues . O V é sensacional. Abraço 👊🏼👊🏼
Amo como várias da legião, mas inevitavelmente, me vem a cabeça a fase pesadíssima da minha vida envolvendo diversas drogas, auto flagelo, depressão extrema, vazio existencial... por incrível que pareça, metal contra as nuvens me traz alivio por me despertar exatamente o contrário: virando a mesa.
Obrigado!
Essa música é fantástica!
só eu que acho que eles chuparam o arranjo de Dear Mr. Fantasy, do Traffic? A Montanha Mágica é uma das minhas preferidas! 👏👏👏👏
parecidíssimo
Você e explica muito bem e o fundamental é detalhista e tenta buscar informações e passar informações que ninguém nunca foi atrás, parabéns. Por favor, faz de Vento no Litoral e passa mais informações dela, amo essa música, top 5 da vida. Fala dos Beatles tbm.
Cara, sou fã do teu canal!!
Uma das minhas preferidas! Muito bom saber mais sobre ela!!
Isso aí Júlio, liberou o Valeu Demais! Parabéns sempre pelo excelente trabalho
Linda canção!! Faz a gente ter uma bela reflexão.
Fantástica essa análise!
Excelente conteúdo. Vou ler o livro.
Estava ansioso por esse video!
Muito Bom Y;
Nossa, muito gênio o Renato Russo
Vc quer ouvir Legião Urbana de vdd??? Ouça essas músicas ❤️🎸🤘
essa música é pesada....eu amo
Como não descobri esse canal antes🤔🤔🤔
Parabéns pelo canal, a Legião Urbana compôs parte da trilha sonora da minha Vida e estou amando conhecer as história sobre cada música em específico, mesmo Eu sendo um fã da banda confesso que não tinha conhecimento de grande parte das histórias por trás de cada música. Se possível explique as curiosidades por trás da música Dado viciado, sempre me intrigou, claro que aparentemente se trata sobre os vícios do Dado, mas qual intensidade e o que levou o Renato a escrever uma letra como essa, tão direta. Obrigado e novamente parabéns pelo canal.
Olá Marcelo
Em breve falarei desta música, mas já adianto que ela não é sobre Dado VIlla-Lobos.
Esta informação aparece no encarte do disco "Uma Outra Estação", na parte de baixo da página com a letra dela.
Abraços
@@julioettore taí mais uma que não sabia Kkk, fico no aguardo da história por trás dessa música. Obrigado, abraços.
o V e o Descobrimento sao meus albuns preferidos da legiao urgana!
Melhor versão é a que está no Música pra Acampamento.
Olá! Eu gosto muito do seu canal. Amo a legião
Você pretende contar história de alguma música do Los Hermanos?
Olá Leda
Pretendo contar sim.
Abraços
Cara, mano seus vídeos parabéns. Legião Urbana é maravilhoso. Queria queria q vc fizesse da música os marcianos invadirão a terra.
Olá Ageilton
Quando os membros votarem pelo disco "Uma Outra Estação", falarei sim desta canção.
Caso queira participar das votações é só se tornar membro na categoria 1.
Abraços!
@@julioettore Seu canal é deleite. Muito Obrigado!
ps. De 0 a 10, qual a chance de um vídeo sobre Marisa Monte, sua carreira, sua forma de conduzir a carreira e sua relação com as bandas dos anos 80?
Valeu, amigo!
Todos os artistas têm chances de entrarem no canal, porém isto depende da vontade do público.
Hoje, infelizmente não percebo demanda para vídeos sobre a Marisa, porém assim que surgir começarei a pesquisar e trarei ela pra cá.
Abraços
@@julioettore Entendo. Obrigado pelo retorno. Além da parceria com o Renato Russo, já citada no canal, Marisa Monte fez duetos com Titãs, regravou Titãs, compôs com Nando Reis, gravou com Os Paralamas do Sucesso, regravou Lulu Santos, compôs com Frejat, teve algumas de suas canções gravadas por Cássia Eller e Rita Lee, citou Cazuza em uma canção dos Tribalistas ...
Quem sabe?
👣 🎧
Montanha Mágica é um clássico mas a versão do Musica para Acampamentos que acho que foi gravado na Radio Cidade é divina
Valeu demais
obrigado
Tem referência dela no world of warcraft, incluindo um archieve. Se bem me lembro é (ou eu completei), no Cataclismo por volta de 2011.
Renato Russo ficou muito triste quando Maurício Kubrusly fez uma crítica negativa desse álbum.
O instrumental parece muito com Dear mr fantasy do Traffic
Lembro que a versão dessa música que está no Música p/ Acampamentos é ainda melhor que a original, pq mistura a letra do Renato com umas versões em inglês de músicas de John Lennon (Jealous Guy), Janis Joplin (Mercedez Benz) e The Righteous Brothers (You've lost that loving feeling), tornando ela ainda mais dramática.
Não é Janis, é Beatles (Ticket to Ride) - e ele troca o girl/she do original, por boy/he, assumindo de vez a homossexualidade
Boa noite Júlio, quando acabarem os discos de estudio, vc pode fazer dos álbuns ao vivo tbm
Olá Johnny
Na realidade, como é um quadro de histórias das músicas, não haveria sentido em fazer um segundo vídeo de uma versão ao vivo, porque a história da música continua sendo a mesma. A não ser que seja uma canção que existe apenas um show ou num disco ao vivo.
O que farei, em breve, é lançar um quadro com os bastidores dos discos, aí falarei apenas dos bastidores dos shows.
Abraços
@@julioettore isso msm a segunda opção
Eu gosto da versão ao vivo ... ele manda um Elvis e depois no final Beatles...
Obrigado
Uma curiosidade que ainda ficou pra mim dessa música tem mais a ver com técnicas de estúdio.... É sobre o trecho onde Renato canta "O mecanismo da amizade... a matemática dos amantes..." etc... quando aparece uma espécie de eco das falas dele, mas aparentemente com o áudio ao contrário. Acho muito legal essa parte e gostaria de ver alguém que entende dessa parte de engenharia de som explicar um pouco. Mas as explicações da letra foram muito boas!
Sobre os primeiros versos, sempre tive a impressão de que eles tinham alguma referência aos primeiros versículos do livro bíblico de Jó, onde Lúcifer se apresenta inesperadamente junto aos anjos diante de Deus e começam um diálogo. Deus pergunta ao diabo: "Por onde andas?" e ele responde: "Andando pela Terra, a rodear por ela". Me remete aos primeiros versos da música: "Sou meu próprio líder, ando em círculos, me equilibro entre dias e noites".
Olá Alessandro
Ali eles pegaram as frases cantadas pelo Renato e aplicaram eco em pequenos trechos que são cortados bruscamente. Então são repetições do que ele canta.
Não consigo identificar se estão ao contrário, mas, de qualquer modo, são muito curtos pra que sejam identificados. O objetivo era criar um clima de efeito psicoativo - heroína, por exemplo.
Abraços
Julio, nesse álbum, o Dado usou a Zoom novecentos e alguma coisa. Ele falou isso no ao vivo da rádio Cidade ou transamérica. Pode falar sobre isso 😀
Olá Louri
Bem lembrado, foi a 9002! Ele contou no programa Radiola, em 92.
Na realidade, o quadro é mais focado nas histórias das músicas mesmo, toda essa parte mais específica de aparelhagem entraria numa outra abordagem que posso fazer no futuro.
Abraços
O livro do Thomas é muito bom
Faz do disco O descobrimento do Brasil
Olá Josi
Quando os membros votarem pelo disco "O Descobrimento do Brasil", falarei dele sim.
Caso queira participar das votações é só se tornar membro na categoria 1.
Abraços!
Em metal contra as nuvens começa com nao sou escravo de ninguem... em montanh... sou meu proprio lider... uma boa contraposicao ne? Sera que foi pra fazer essa interligacao entre as cancoes q vc disse?
Fala Frederico
Puxa, nunca percebi esta relação! Bela sacada. Acho que ele quis relacionar sim.
Abraços
@@julioettore "Não sou escravo de ninguém, eu sou meu próprio líder".. rs
Gostei do álbum V estar sendo comentado. Gostaria que comentasse a frase de Brian Jones que está no encarte do disco:
Such weak-hearted Western civilization has made so many of us,
Olá amigo
Em breve lançarei um quadro sobre os discos, em que falarei de capas, encartes, bastidores e outros detalhes fora do universo das músicas.
Abraços
Essa música é muito foda e muito forte! Parabéns pelos vds, excelentes! L. U. Eterno!
Pulou a Ordem os Templários? essa tem muitas curiosidades.
O quadro não tem ordem.
Abs
@@julioettore certinho, belo trabalho
O que é aquela parte invertida no segundo refrão?
E um outro agora vive a minha vida. E a descrição perfeita pra mim de como se está no uso de drogas.
A primeira musica que toquei no violao, e tenho tatuado em mim
O curioso que a musica parece ter o mesmo ritmo do livro que inspirou seu titulo, e ele tem mais de 900 paginas!!
Eu compus uma música inspirado nessa canção. Estava escrevendo sobre uma garota que parou o carro debaixo da minha janela.aqui no meu condomínio. Um Ônix. Fui pesquisar sobre esse nome e desenvolvi um primeiro "parágrafo" da história. Depois de escrever a segunda estrofe, fui ouvir no fone de ouvido A MONTANHA MÁGICA pra ter uma ideia do ritmo do texto. No horário de almoço do trabalho peguei o violão e fiz o tema. Na segunda parte eu falo sobre o jeito Belinha de ser. A música se chama Lady Belle
ruclips.net/video/abEDhq5of2I/видео.html
muito bacana a música. Ainda mais nos tempos atuais.. keep going.
A versão dela do Música para Acampamentos é highlights.