Eu estou viciada no seu canal, eu cresci ouvindo as bandas pela minha mãe. Como meus pais viveram essa época e eu não, com seu canal eu tenho a oportunidade de conhecer mais. Eu fico muito emocionada em escrever isso, não sei se você vai ler. Mas continue seu trabalho, você é a minha companhia diária pois estou maratonando o canal❤.
O RR sofria muito de rejeição porque ele não era um tipo que as pessoas achariam bonito. Principalmente entre homens homossexuais onde beleza é extremamente importante. Acho que isso afetou muito quem ele era e o que ele fazia.
Verdade ,tanto que ele mesmo se dizia o patinho feio da banda ,dos amigos da família ,,coisa que eu nunca achei,ate pq beleza é algo bem relativo, ele obteve uma baixa estima ferrada ,porém foi um gênio.saudades Renato eterno.🌹
Pelo fato dele ser artista, famoso é inteligente não teria problema em se relacionar, ainda mais que a beleza naquela época era diferente com a beleza de hoje!
Em 1986, assisti o único show da Legião com Renato Russo vivo. Eles tinham só o primeiro disco e o Dois. Algumas músicas, como Eduardo e Mônica eles ainda não tocavam. Curiosamente, o show foi aberto com "Que país é esse?". Além disso, teve um set do Renato sozinho com violão, e a última música tocada nesse formato foi "Dado viciado". Nos deu entender que falava do Vila Lobos, já que quando a banda voltou, ele abraçou o Renato rindo e virou pro público dando um tapa nas veias do braço e fazendo sinal de quem dizia: "acabou".
Júlio, no livro “Só Por Hoje e Para Sempre”, Renato cita o relacionamento com esse primo já na fase adulta. Em algumas passagens ele sinaliza que o primo tinha envolvimento com mulheres ou era casado, mas continuava se envolvendo com Renato para conseguir dinheiro pra se drogar. Como no livro, são usadas iniciais com o objetivo de não expor as pessoas citadas, não dá para cravar, mas creio que essas passagens se refiram ao mesmo primo.
Aqui em Brasília nos anos 80 circulou uma fita gravada pelo próprio Renato. Nessa fita tinha Dado Viciado, Faroeste Caboclo, Que Pais é esse e muitas outras...inclusive, com parte das letras diferentes do que foi para os discos.
Tem um pequeno vídeo do Renato saindo de um hotel no ES para ir ter com alguns fãs quando um pergunta o nome de uma música e ele responde que é Dado Viciado.
Eu adoro ouvir a voz do Renato dizendo pronto,. ao final de Dado Viciado.... tanto é que eu mesmo digo "pronto" da mesma forma que ele , apos terminar de fazer alguma coisa ... Essa musica é muito loka ....
Obrigado, Mariane, por ter servido de inspiração a algumas das ótimas composições do RR. Poderíamos dizer que era uma espécie de stalking musical na época? 😁
Escutei Dado Viciado pela primeira vez na Rádio Transamérica 15:06 no Rio de Janeiro e era justamente a gravação que você colocou aqui, tinham várias músicas, algumas delas foram conhecidas depois do lançamento do disco "Que País é Esse". Lembro-me uq egravei essa transmissão da Rádio Transamérica em uma fita K7, que joguei fora a pouco tempo.
E se eu disser que conheci essa música, pelo menos uns 5 anos antes do lançamento, através de um amigo, que era fanático pela Legião e me emprestou uma fita demo com algumas músicas desconhecidas do Renato.
moço,é o seguinte : OBRIGADA por fazer esses vídeos! Amo seu canal demais,assisto sempre,faço maratona. É difícil achar vídeos tão completos como os seus.
Lembro que, na exposição do Renato Russo no MIS tinha as setlists de quase todos os CDs (o que o Renato imaginava e tal) e Mariane estava nos planos de entrar em todos os CDs, exceto no V.
Otima explicação sobre essa canção. Na verdade eu nem conhecia a letra mas de acordo com o título, eu pensava que tinha algo a ver com o Dado Vila-lobos.
Renato Russo foi um dis 3 maiores letristas junto com Raul Seixas e Cazuza, fez letras e musicas brilhantes como Acrylic on canvas, Índios, Tempo Perdido, Maurício, Vento no litoral, Sete cidades, Ainda é cedo, Perfeição, que são geniais, o que não impediu que ele fizesse musicas ruins, Dado viciado, Travessia do eixão, Clarisse, Química, são músicas muito medíócres, ruins mesmo e não fazem jus às composições incríveis que ele fez...
Júlio, no encarte do disco Uma Outra Estação existe a informação de que a voz e o violão foram gravados em 1986 mas o mesmo encarte diz que o Renato chegou a tocar teclados na mesma faixa provavelmente em 1996. Assim, deduzo que o Renato tinha resgatado essa música para fazer parte do disco A Tempestade/Uma Outra Estação.
É verdade, pode ter sido antes do falecimento dele Teodoro. Outra dica legal é ver quem fez a mixagens, lá na última página. Marcelo Sabóia mixou as músicas de "A Tempestade" e Tom Capone fez as gravadas apenas após o falecimento de Renato. "Mariane" aparece como mixada pelo Capone. Renato pode ter feito o teclado lá em 1986, também né, tipo "violão e teclado", ou gravou em 1996 mas a canção não foi finalizada. Abraços!
Joia o vídeo! A Rua 42 é citada por ser nas décadas de 70/80 (não ela toda, mas um trecho dela) um lugar perigoso com gangues, drogas etc. O trecho barra pesada ficava perto de Port Authoroty Bus Station. Hoje o lugar é seguro depois das medidas do prefeito Rudolf Giuliani. Ou seja, o Renato cita um lugar q era frequentado por viciados. Sobre o Village, acredito por ser um bairro mais liberal, o consumo lá deveria ser maior ou mais tolerado. Eu tive oportunidade de viajar várias vezes pra NY com meu pai q era tripulante da Varig nessa época e ele sempre me avisava pra não ir na Rua 42. Mas claro q eu ia, né?
Mais um vídeo excelente. A geração beat era de um movimento de contracultura, com vários dos seus protagonistas envolvidos com consumo de opiáceos. Imagino que a Rua 42 fosse um lugar fácil de encontrar pessoas viciadas em drogas...
Valeu Júlio! Fazia tempo que esperava "Dado viciado" (cheguei a comentar no canal) e não tinha visto que tinha saído. Essa até minha irmã de 9 anos canta rsrsrs. Abraço!
Lamento pela hipérbole de minha parte, mas o LU (em detrimento de outras bandas) marca um momento saudoso de minha vida. 1989 a 1993. Em 2015 eu comprei a nata (os quatro primeiro discos) deles em CD por conta de um exercício de nostalgia. Li o livro _Livro Para Descolorir_ e, dada a relação de Eu Era Um Lobisomem Juvenil com o tal livro (inspiração máxima), achei por bem conhecer o LU em sua melhor fase.
Sobre a canção Marcianos invadem a terra, é curioso notar que no cd, no disco mesmo, não no encarte, a grafia saiu errada, com o registro invanden. Dá uma olhada, Júlio. Parabéns pelo trabalho
Julio, confere aí se essa fala do Renato não foi no show em Brasília, em 16/12/86. Acho que vc vai gostar de conhecer essa história... Assim que Será estourou, foi um auê aqui pq, apesar dos Paralamas terem sido a primeira banda de rock que gravou uma banda brasiliense, Legião foi a primeira que saiu daqui direto para a gravadora no Rio - e todo mundo percebeu que era possível... Naquela época era comum termos fitas k7 das outras bandas e de shows - pq não passava nada na rádio, e dentre essas fitas tinha a famosa do Trovador Solitário. Quando ele começa o show, a gente estava sentado no chão na frente do palco e nas escadas. Ele se surpreendeu pq a gente cantou com ele Faroeste Caboclo - que ainda não havia lançado o Que país - e pq pediamos outras músicas da fase Trovador. Surpreendeu tanto que tem uma hora que ele para e fala: "Puxa, vcs se lembram de todas as músicas!!!". Dado viciado, Eu sei (a gente pedia "toca Sexo Verbal" e ele corrigiu que se chamava 18 e 21). Cumprimentou a Mariele que cantava no Escola de Escândalos e que depois mudou para o Arte no Escuro... Foi um show memorável, pq desde o formato - no Teatro Nacional que nunca tinha recebido uma banda de rock, eles todando músicas que ainda não haviam sido lançadas oficialmente, esse ar intimista... Naturalmente esse show virou uma nova fita k7 que todo mundo tinha uma cópia.
@@julioettore No vídeo desse show, deixei o seguinte comentário, com evidências de que, na verdade, trata-se de UM DAS apresentações na Sala Villa-Lobos em dezembro de 86, e não no Paulo Sarasate em 1987: - Plateia vibrando toda vez que Renato faz referência a Brasília em "Faroeste Caboclo": 1:40 e 2:04; - Em 13:55, a plateia grita "Sexo verbal! Sexo verbal" e faz Renato puxar "Eu Sei" (então, chamada "18 E 21"). Renato, ao mesmo tempo surpreso e feliz, exclama: "Poxa, vocês se lembram de todas as músicas! Tá... vocês querem ouvir "Sexo verbal"?" Isso está de acordo com o relato que consta no encarte do álbum Que País É Este 1978/1987: "EU SEI - Duas grandes redes de rádio transmitiram extensivamente uma gravação (pirata por sinal) das apresentações de fim de ano em Brasília, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Quando é hora do set acústico, qual não foi a surpresa ao termos grande parte do público chamando por 'sexo verbal, sexo verbal'!". - O próprio fato de Renato tocar essas canções no set acústico já é uma evidência muito forte. Em 1986, ele não enfileiraria, em Fortaleza, três canções então desconhecidas (nenhuma delas seria apresentada antes de dezembro de 1987). E jamais tocaria uma canção de quase 10 minutos, "Faroeste Caboclo", se a plateia já não a conhecesse. Ao que parece, havia muita gente da "Turma" na plateia, que provocou Renato a relembrar seus tempos de Trovador Solitário. Daí a alegria do vocalista em perceber que os presentes "se lembram de todas as músicas!" É porque elas já eram conhecidas de apresentações e gravações caseiras, circulando por Brasília pelas mãos dos amigos. É improvável que, no início de 1987, a plateia de Fortaleza já tivesse acesso a tais materiais e conhecesse tão bem as canções antes de seu lançamento; - Essa é a evidência mais fraca de todas: a partir de 28:44, Renato começa a reclamar da fumaça (gelo seco) em "Soldados", chegando a tossir muito. O fato de o gelo seco não estar se dissipando tão bem sugere que a apresentação está ocorrendo num local pequeno e fechado (Sala Villa-Lobos), e não num ginásio (Paulo Sarasate).
Interessante que se eu como fã soubesse desses babados iria repensar minha afinidade musical. Mas o pouco que eu sabia da vida complicada dos músicos me fez chegar a conclusão que o que vale é a música e não os músicos, foram apenas instrumentos, se não fossem eles outros iriam pescar essa energia do cosmo.
Cai por acaso nesse vídeo, não conhecia seu canal e quase não quis assistir porque pensei que se tratava de mais um vídeo querendo engajamento - tive uma grata surpresa com o nível de detalhe, pesquisa, organização, eloquência … Sou um fã e músico muito exigente quando o assunto é principalmente esses “dois” discos - Parabéns mesmo!!! Adorei!
Oi,xará! Boa a aula dada do antigo estado da GB,que eu nunca tive nas aulas de História,aliás,e até quem viveu a época não tem muito conhecimento dos antigos Guanabara,DF e município neutro. Aproveitando o ensejo,complemento que a Ilha do Governador,onde morou Reanto,entre 1960(quando nasceram Renato e a GB)e 1981,era um bairro,ocupando uma ilha na baía de Guanabara,na zona Norte carioca/guanabarina.Em 81,a IG deixou de ser um grande bairro,passando a ser uma Região Administrativa,e suas subdivisões foram elevadas a bairros,num total de catorze atualmente,e sendo o maior deles,o do Galeão,que ocupa metade da ilha. Praia da Freguesia?Sim,fica em bairro de mesmo nome.Aliás,existiu uma bizarrice na cidade do Rio,que era a convivência de dois bairros totalmente homônimos,chamados Freguesia,e só muito recentemente,um deles teve o nome alterado para Freguesia de Jacarepaguá.O da Ilha era o mais antigo,e manteve seu nome original.
Sobre Jacarepaguá,este também era um imenso bairro até 1993,quando suas subdivisões também foram elevadas a bairros,embora ainda continuasse a existir o bairro de nome Jacarepaguá,porém com território reduzido,e liderando sua Região Administrativa(R.A.) Portanto,Taquara,Praça Seca,Tanque,Freguesia de Jacarepaguá,Anil,Gardênia Azul,Curicica,etc. deixaram de ser "sub-bairros" e passaram a ser bairros propriamente ditos. Mas há um bairro de Jacarepaguá que muita gente desconhece como sendo daquela R.A.:Vila Valqueire. Ah,e a hoje famosa internacionalmente Cidade de Deus,ou CDD para os mais íntimos,não faz parte da R.A. de Jacarepaguá,pois passou a ter uma R.A. própria,formada apenas pela CDD.Outros bairrosda cidade,originadas de favelas,como Rocinha e os Complexos do Alemão e da Maré,também possuem RAs exclusivas.
Em pensar que vivi essa época e agora tenho o privilégio de resgatar a memória através de seu canal, parabéns e ao mesmo tempo OBRIGADO. Obs.: O último show da Legião que fui aconteceu aqui no RJ no Jockey Club da Gávea! Lotado!!!!
Deu o nome da banda legiao que significa muitos demônios na biblia e renato russo sabia e deu o nome propositadamente ele adorava filmes de terror e demônios
Irmão, seu canal é um dos melhores que existe aqui no RUclips, o Rock Brasileiro é repleto de histórias e lindas canções, e vc conta essas histórias com um fino de detalhes incomparáveis, parabéns pelo trabalho e sucesso sempre!!
Salve, Júlio... Cara, alguma chance de tu falar sobre a música "Sagrado Coração"? Encontrei aqui no RUclips ume versão cantada de, possivelmente, como seria esta obra com a voz do Renato. Eu acho essa letra incrivelmente bonita e seria legal saber algo a mais sobre ela. Grande abraço!
Olá Orimar Falarei sim. Porém já adianto que todas as versões cantadas são invenções dos intérpretes, Renato não fez a melodia, conforme Carlos Trilha contou em algumas entrevistas. Abs
Já li até uma história que o Renato perdeu a virgindade com esse primo Dado. O mais interessante que toda essa história rendeu duas músicas incríveis: Marianne e Dado viciado
Esse Renato russo era um Gênio..
Renato Russo apreciador de primos
Eu estou viciada no seu canal, eu cresci ouvindo as bandas pela minha mãe. Como meus pais viveram essa época e eu não, com seu canal eu tenho a oportunidade de conhecer mais. Eu fico muito emocionada em escrever isso, não sei se você vai ler. Mas continue seu trabalho, você é a minha companhia diária pois estou maratonando o canal❤.
Obrigado, Waleska!
@julioettore obrigada por esse trabalho lindo 🥰, viva o rock e viva a música brasileira ♥️
A ética já valeu o meu like, ganhou meu respeito por respeitar a privacidade da moça. Parabéns
O RR sofria muito de rejeição porque ele não era um tipo que as pessoas achariam bonito. Principalmente entre homens homossexuais onde beleza é extremamente importante. Acho que isso afetou muito quem ele era e o que ele fazia.
Acredito que tenha contribuído para RR se envolver em relacionamentos claramente problemáticos e/ou abusivos
No tempo do RR o apelo físico era muito importante. Hoje é bem mais flexível.
Verdade ,tanto que ele mesmo se dizia o patinho feio da banda ,dos amigos da família ,,coisa que eu nunca achei,ate pq beleza é algo bem relativo, ele obteve uma baixa estima ferrada ,porém foi um gênio.saudades Renato eterno.🌹
Pelo fato dele ser artista, famoso é inteligente não teria problema em se relacionar, ainda mais que a beleza naquela época era diferente com a beleza de hoje!
@@erikasantos3627 kkk ampliou-se ainda mais, felizmente e infelizmente !!!
Antes da internet, eu jurava que essa canção era para o Dado villa lobos, achava que ele era um ex dependente quimico 😂
Em 1986, assisti o único show da Legião com Renato Russo vivo. Eles tinham só o primeiro disco e o Dois. Algumas músicas, como Eduardo e Mônica eles ainda não tocavam. Curiosamente, o show foi aberto com "Que país é esse?". Além disso, teve um set do Renato sozinho com violão, e a última música tocada nesse formato foi "Dado viciado". Nos deu entender que falava do Vila Lobos, já que quando a banda voltou, ele abraçou o Renato rindo e virou pro público dando um tapa nas veias do braço e fazendo sinal de quem dizia: "acabou".
Um amor não correspondido dói demais, ainda mais quando não se tem padrão de beleza, eu te entendo Renato
Eu também 😢
Adoro seus vídeos, é o resgate de um tempo em que as músicas faziam sentido, tinham um conteúdo, faziam pensar
O apelido do Dado como "presidente do Clube da Criança Junkie de Brasília" é o mais fino deboche do Renato Russo rs
🤭
@@julioettore me lembrei daquela música do Mukeka. Será que tem algo a ver?
O cara escreveu varias musicas para uma menina que nem gosta da banda dele 🥲
@@gretapoltronieri eu pensei a mesma coisa kakakkaka...
Acontece...
😂😂😂
Júlio, no livro “Só Por Hoje e Para Sempre”, Renato cita o relacionamento com esse primo já na fase adulta. Em algumas passagens ele sinaliza que o primo tinha envolvimento com mulheres ou era casado, mas continuava se envolvendo com Renato para conseguir dinheiro pra se drogar. Como no livro, são usadas iniciais com o objetivo de não expor as pessoas citadas, não dá para cravar, mas creio que essas passagens se refiram ao mesmo primo.
Valeu Victor, deve ser ele mesmo.
Abraços!
Olá
Tem como fazer um vídeo sobre a música Rolam as pedras ( Kiko Zambianchi)?
Gostaria de saber a história dessa música
Renato faleceu em Outubro de 96. Ele nasceu no mês de Março nos anos 60.
Ele faleceu dia 11/10/1996😢
O Renato também devia ser apaixonado pelo sul africano Andre Pretorious, que tinha esse mesmo biótipo, louro, alto e atlético.
De 00:00 a 07:37 - Mariane
De 07:38 até o final Dado Viciado
More than a feeling)
'Til I see Marianne walk away
I see my Marianne walkin' away
More than a feeling
Canção do grupo BOSTON
Eu já conhecia a música antes de 1997, na verdade tínhamos uma fita k7, em 1988 de um programa de rádio, na qual ele cantava Dado Viciado!
Isso mesmo. Transamerica ou Cidade. Também tinha essa gravação.
O nome da minha filha é Mariane por causa dessa música que acho linda!
Agora só falta a travessia do eixo, não sei explicar, mas eu amo essa música. Ali é Brasília puro, Nicolas Behr foi muito feliz ali
Aqui em Brasília nos anos 80 circulou uma fita gravada pelo próprio Renato. Nessa fita tinha Dado Viciado, Faroeste Caboclo, Que Pais é esse e muitas outras...inclusive, com parte das letras diferentes do que foi para os discos.
Eu ainda tenho essa fita!!!
Tem um pequeno vídeo do Renato saindo de um hotel no ES para ir ter com alguns fãs quando um pergunta o nome de uma música e ele responde que é Dado Viciado.
Eu adoro ouvir a voz do Renato dizendo pronto,. ao final de Dado Viciado.... tanto é que eu mesmo digo "pronto" da mesma forma que ele , apos terminar de fazer alguma coisa ... Essa musica é muito loka ....
mariane é simplesmente linda.❤
O Júlio é um excelente jornalista! Minucioso, porém, didático, ele não deixa o vídeo ficar entediante.
Conheci essa rua 42… muito bacana … mas não tinha ideia de que o Renato também curtia !!
Obrigado, Mariane, por ter servido de inspiração a algumas das ótimas composições do RR. Poderíamos dizer que era uma espécie de stalking musical na época? 😁
Escutei Dado Viciado pela primeira vez na Rádio Transamérica 15:06 no Rio de Janeiro e era justamente a gravação que você colocou aqui, tinham várias músicas, algumas delas foram conhecidas depois do lançamento do disco "Que País é Esse". Lembro-me uq egravei essa transmissão da Rádio Transamérica em uma fita K7, que joguei fora a pouco tempo.
E se eu disser que conheci essa música, pelo menos uns 5 anos antes do lançamento, através de um amigo, que era fanático pela Legião e me emprestou uma fita demo com algumas músicas desconhecidas do Renato.
Muito bom aliás o álbum trovador solitário hoje é bem raro e caro criei coragem e paguei 3 notas azuis no meu 😢
😮
Ótimo finalmente saber sobre estes fatos que sempre me deixaram bem curioso. Grato.
Eu li numa revista na época que "Mariane" era uma versão de um sucesso dele dos anos 80.
Obrigado por atender Júlio,ao meu pedido sobre a música " Dado viciado ".
moço,é o seguinte : OBRIGADA por fazer esses vídeos! Amo seu canal demais,assisto sempre,faço maratona. É difícil achar vídeos tão completos como os seus.
Mariane é uma das minhas músicas preferidas ❤️
Lembro que, na exposição do Renato Russo no MIS tinha as setlists de quase todos os CDs (o que o Renato imaginava e tal) e Mariane estava nos planos de entrar em todos os CDs, exceto no V.
Otima explicação sobre essa canção. Na verdade eu nem conhecia a letra mas de acordo com o título, eu pensava que tinha algo a ver com o Dado Vila-lobos.
Muito bom!
"Pronto!"
Tô viciada nos seus vídeos
Já vi tds😍
eu tenho essa revista
Júlio, o teu trabalho de pesquisa é fantástico cara, parabéns e, grata por resgatar tudo isso para fãs como eu!!
Parabéns guri!!!
❤️❤️❤️❤️❤️
Renato Russo foi um dis 3 maiores letristas junto com Raul Seixas e Cazuza, fez letras e musicas brilhantes como Acrylic on canvas, Índios, Tempo Perdido, Maurício, Vento no litoral, Sete cidades, Ainda é cedo, Perfeição, que são geniais, o que não impediu que ele fizesse musicas ruins, Dado viciado, Travessia do eixão, Clarisse, Química, são músicas muito medíócres, ruins mesmo e não fazem jus às composições incríveis que ele fez...
Júlio, no encarte do disco Uma Outra Estação existe a informação de que a voz e o violão foram gravados em 1986 mas o mesmo encarte diz que o Renato chegou a tocar teclados na mesma faixa provavelmente em 1996. Assim, deduzo que o Renato tinha resgatado essa música para fazer parte do disco A Tempestade/Uma Outra Estação.
É verdade, pode ter sido antes do falecimento dele Teodoro.
Outra dica legal é ver quem fez a mixagens, lá na última página.
Marcelo Sabóia mixou as músicas de "A Tempestade" e Tom Capone fez as gravadas apenas após o falecimento de Renato.
"Mariane" aparece como mixada pelo Capone.
Renato pode ter feito o teclado lá em 1986, também né, tipo "violão e teclado", ou gravou em 1996 mas a canção não foi finalizada.
Abraços!
Bonjour, Genebra🇨🇭🇧🇷😘
Joia o vídeo! A Rua 42 é citada por ser nas décadas de 70/80 (não ela toda, mas um trecho dela) um lugar perigoso com gangues, drogas etc. O trecho barra pesada ficava perto de Port Authoroty Bus Station. Hoje o lugar é seguro depois das medidas do prefeito Rudolf Giuliani. Ou seja, o Renato cita um lugar q era frequentado por viciados. Sobre o Village, acredito por ser um bairro mais liberal, o consumo lá deveria ser maior ou mais tolerado. Eu tive oportunidade de viajar várias vezes pra NY com meu pai q era tripulante da Varig nessa época e ele sempre me avisava pra não ir na Rua 42. Mas claro q eu ia, né?
O seu canal é maravilhoso, lembro da adolescência escutando rock dos anos 80 e 90 e trocando ideia com meu primo sobre o que sabíamos dos cantores
Top!!!
Realmente se apegava fácil.
ESSE VÍDEO É SIMPLEMENTE BRILHANTE, MARAVILHOSO, VOCÊ DA VIDAS NAS HISTÓRIAS QUE VOCÊ NARRA, NOBRE JÚLIO... RENATO RUSSO FOREVER ❤❤❤❤
É de Cuiabá MT gosto muito de curtir o canal ☮️✨️🏆BLZ GALERA BOA. SÓ MARAVILHAS MESMO
Show! Depois se puder coloca na pauta as discografias solo de Dado e Bonfá
Bonfa não tem nada d bom
@wladimircavalcante, eu ainda tenho essa fita, com Renato no violão!!! É MUITO boa!!! EXCELENTE!!!
Deus abençoe muitíssimo seu trabalho. Conhecer nossa história é fundamental para sabermos quais são nossos alicerces
Mais um vídeo excelente. A geração beat era de um movimento de contracultura, com vários dos seus protagonistas envolvidos com consumo de opiáceos. Imagino que a Rua 42 fosse um lugar fácil de encontrar pessoas viciadas em drogas...
Espetacular
Valeu Júlio! Fazia tempo que esperava "Dado viciado" (cheguei a comentar no canal) e não tinha visto que tinha saído. Essa até minha irmã de 9 anos canta rsrsrs. Abraço!
Lamento pela hipérbole de minha parte, mas o LU (em detrimento de outras bandas) marca um momento saudoso de minha vida. 1989 a 1993. Em 2015 eu comprei a nata (os quatro primeiro discos) deles em CD por conta de um exercício de nostalgia. Li o livro _Livro Para Descolorir_ e, dada a relação de Eu Era Um Lobisomem Juvenil com o tal livro (inspiração máxima), achei por bem conhecer o LU em sua melhor fase.
Boa tarde Júlio, Dado viciado foi tocada em alguns shows, só não havia sido gravada.
Sou muito fã deste cara, Meus parabéns amigo pela sua dedicação e carinho pela obra deste grande cantor e compositor Brasileiro
Sobre a canção Marcianos invadem a terra, é curioso notar que no cd, no disco mesmo, não no encarte, a grafia saiu errada, com o registro invanden.
Dá uma olhada, Júlio.
Parabéns pelo trabalho
Julio, confere aí se essa fala do Renato não foi no show em Brasília, em 16/12/86.
Acho que vc vai gostar de conhecer essa história...
Assim que Será estourou, foi um auê aqui pq, apesar dos Paralamas terem sido a primeira banda de rock que gravou uma banda brasiliense, Legião foi a primeira que saiu daqui direto para a gravadora no Rio - e todo mundo percebeu que era possível... Naquela época era comum termos fitas k7 das outras bandas e de shows - pq não passava nada na rádio, e dentre essas fitas tinha a famosa do Trovador Solitário.
Quando ele começa o show, a gente estava sentado no chão na frente do palco e nas escadas. Ele se surpreendeu pq a gente cantou com ele Faroeste Caboclo - que ainda não havia lançado o Que país - e pq pediamos outras músicas da fase Trovador. Surpreendeu tanto que tem uma hora que ele para e fala: "Puxa, vcs se lembram de todas as músicas!!!". Dado viciado, Eu sei (a gente pedia "toca Sexo Verbal" e ele corrigiu que se chamava 18 e 21). Cumprimentou a Mariele que cantava no Escola de Escândalos e que depois mudou para o Arte no Escuro...
Foi um show memorável, pq desde o formato - no Teatro Nacional que nunca tinha recebido uma banda de rock, eles todando músicas que ainda não haviam sido lançadas oficialmente, esse ar intimista...
Naturalmente esse show virou uma nova fita k7 que todo mundo tinha uma cópia.
Fala Marcelo
Acredito que foi sim. Não fazia muito sentido o público de Fortaleza conhecer a música.
Valeu pelo relato! Abraços
Que história !
@@julioettore No vídeo desse show, deixei o seguinte comentário, com evidências de que, na verdade, trata-se de UM DAS apresentações na Sala Villa-Lobos em dezembro de 86, e não no Paulo Sarasate em 1987:
- Plateia vibrando toda vez que Renato faz referência a Brasília em "Faroeste Caboclo": 1:40 e 2:04;
- Em 13:55, a plateia grita "Sexo verbal! Sexo verbal" e faz Renato puxar "Eu Sei" (então, chamada "18 E 21"). Renato, ao mesmo tempo surpreso e feliz, exclama: "Poxa, vocês se lembram de todas as músicas! Tá... vocês querem ouvir "Sexo verbal"?" Isso está de acordo com o relato que consta no encarte do álbum Que País É Este 1978/1987: "EU SEI - Duas grandes redes de rádio transmitiram extensivamente uma gravação (pirata por sinal) das apresentações de fim de ano em Brasília, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Quando é hora do set acústico, qual não foi a surpresa ao termos grande parte do público chamando por 'sexo verbal, sexo verbal'!".
- O próprio fato de Renato tocar essas canções no set acústico já é uma evidência muito forte. Em 1986, ele não enfileiraria, em Fortaleza, três canções então desconhecidas (nenhuma delas seria apresentada antes de dezembro de 1987). E jamais tocaria uma canção de quase 10 minutos, "Faroeste Caboclo", se a plateia já não a conhecesse. Ao que parece, havia muita gente da "Turma" na plateia, que provocou Renato a relembrar seus tempos de Trovador Solitário. Daí a alegria do vocalista em perceber que os presentes "se lembram de todas as músicas!" É porque elas já eram conhecidas de apresentações e gravações caseiras, circulando por Brasília pelas mãos dos amigos. É improvável que, no início de 1987, a plateia de Fortaleza já tivesse acesso a tais materiais e conhecesse tão bem as canções antes de seu lançamento;
- Essa é a evidência mais fraca de todas: a partir de 28:44, Renato começa a reclamar da fumaça (gelo seco) em "Soldados", chegando a tossir muito. O fato de o gelo seco não estar se dissipando tão bem sugere que a apresentação está ocorrendo num local pequeno e fechado (Sala Villa-Lobos), e não num ginásio (Paulo Sarasate).
Interessante que se eu como fã soubesse desses babados iria repensar minha afinidade musical. Mas o pouco que eu sabia da vida complicada dos músicos me fez chegar a conclusão que o que vale é a música e não os músicos, foram apenas instrumentos, se não fossem eles outros iriam pescar essa energia do cosmo.
Contar histórias pode parecer uma coisa fácil. Mas não. Você faz disso uma ARTE. Parabéns pelos vídeos do canal, cada um melhor que o outro 👏👏👏👏👏👏
Cai por acaso nesse vídeo, não conhecia seu canal e quase não quis assistir porque pensei que se tratava de mais um vídeo querendo engajamento - tive uma grata surpresa com o nível de detalhe, pesquisa, organização, eloquência … Sou um fã e músico muito exigente quando o assunto é principalmente esses “dois” discos - Parabéns mesmo!!! Adorei!
Alguém sabe o nome completo da Mariane??? Detesto fofoca pela metade... se não vai terminar, pra que começa?! 🤣
Pois é. No mínimo deve ser Mariane Manfredini.🤔😂😂😂
Não e Manfredini kkk @@bjunnior
Você quer saber o nome completo?
Parabéns pelo conteúdo
obrigado pela aula. Adoro essa musica Dado Viciado
Júlio amo seus videos voce é jóia!
Obrigado luz e paz !
Viva a MPB!
Viva Renato russo!
que trabalho magnífico, Julio! parabéns... e que tenso heim... 9 anos ?! O RR e os primos?! poxaa
Julio, parabéns por seus vídeos! Faz um sobre a canção La Maison Dieu❤
muito foda. como sempre, grande abraço sou fã do seu trabalho.
Perfeito
Recomendo o livro disco biografia legionária❤
Excelente vídeo. Além da explicação dos detalhes da música, muitas entrelinhas sobre a personalidade do Renato e sua trajetória
Muuto bom vídeo.
❤
Oi,xará!
Boa a aula dada do antigo estado da GB,que eu nunca tive nas aulas de História,aliás,e até quem viveu a época não tem muito conhecimento dos antigos Guanabara,DF e município neutro.
Aproveitando o ensejo,complemento que a Ilha do Governador,onde morou Reanto,entre 1960(quando nasceram Renato e a GB)e 1981,era um bairro,ocupando uma ilha na baía de Guanabara,na zona Norte carioca/guanabarina.Em 81,a IG deixou de ser um grande bairro,passando a ser uma Região Administrativa,e suas subdivisões foram elevadas a bairros,num total de catorze atualmente,e sendo o maior deles,o do Galeão,que ocupa metade da ilha.
Praia da Freguesia?Sim,fica em bairro de mesmo nome.Aliás,existiu uma bizarrice na cidade do Rio,que era a convivência de dois bairros totalmente homônimos,chamados Freguesia,e só muito recentemente,um deles teve o nome alterado para Freguesia de Jacarepaguá.O da Ilha era o mais antigo,e manteve seu nome original.
Obrigado pelas contribuições
Abraços
Sobre Jacarepaguá,este também era um imenso bairro até 1993,quando suas subdivisões também foram elevadas a bairros,embora ainda continuasse a existir o bairro de nome Jacarepaguá,porém com território reduzido,e liderando sua Região Administrativa(R.A.)
Portanto,Taquara,Praça Seca,Tanque,Freguesia de Jacarepaguá,Anil,Gardênia Azul,Curicica,etc. deixaram de ser "sub-bairros" e passaram a ser bairros propriamente ditos.
Mas há um bairro de Jacarepaguá que muita gente desconhece como sendo daquela R.A.:Vila Valqueire.
Ah,e a hoje famosa internacionalmente Cidade de Deus,ou CDD para os mais íntimos,não faz parte da R.A. de Jacarepaguá,pois passou a ter uma R.A. própria,formada apenas pela CDD.Outros bairrosda cidade,originadas de favelas,como Rocinha e os Complexos do Alemão e da Maré,também possuem RAs exclusivas.
Em pensar que vivi essa época e agora tenho o privilégio de resgatar a memória através de seu canal, parabéns e ao mesmo tempo OBRIGADO.
Obs.: O último show da Legião que fui aconteceu aqui no RJ no Jockey Club da Gávea!
Lotado!!!!
Sempre quis saber dessa história
Cara os seus videos são sensacionais
Adoro tudo do legião
Deu o nome da banda legiao que significa muitos demônios na biblia e renato russo sabia e deu o nome propositadamente ele adorava filmes de terror e demônios
Belo vídeo! Parabéns pelo sucesso!
Detalhe: entraram em minha casa e levaram meu sistem com os CD do legião. Eu amo esses CDs. Palco 1 e 2
Ele cantou: "Eu gosto de meninos e meninas" qual a dúvida que ficou?
Ótimo conteúdo.
Muito legal! Gostei muito dessa história.
Seus vídeos com tanta riqueza de informações é OURO!!! Muito obrigado!
⚡️🔥💪👊😎🤘
Cara, esse é o melhor canal e melhor que muita biografia.
Maratonando os vídeos aqui.
Gratidão pelo vídeo e esclarecimentos Júlio Ettore. Parabéns.
Excelente, Júlio! Parabéns e muito obrigado!!!
Fantástico, pra mim que vivi e comecei a tocar nessa época essas histórias sāo muito saudosistas....👏😉
Irmão, seu canal é um dos melhores que existe aqui no RUclips, o Rock Brasileiro é repleto de histórias e lindas canções, e vc conta essas histórias com um fino de detalhes incomparáveis, parabéns pelo trabalho e sucesso sempre!!
Uma das minhas músicas favoritas ,do tipo da que sempre esta na cabeça . " Você não tem heroína..."
Video sensacional, Julio 👏👏
Salve, Júlio... Cara, alguma chance de tu falar sobre a música "Sagrado Coração"? Encontrei aqui no RUclips ume versão cantada de, possivelmente, como seria esta obra com a voz do Renato. Eu acho essa letra incrivelmente bonita e seria legal saber algo a mais sobre ela. Grande abraço!
Olá Orimar
Falarei sim. Porém já adianto que todas as versões cantadas são invenções dos intérpretes, Renato não fez a melodia, conforme Carlos Trilha contou em algumas entrevistas.
Abs
Obaaa... Legião!❤
Júlio, valeu!
Excelente.... como sempre!👏🤩
Marianne é minha canção favorita de todas
Já li até uma história que o Renato perdeu a virgindade com esse primo Dado. O mais interessante que toda essa história rendeu duas músicas incríveis: Marianne e Dado viciado
vlw!