Com certeza. Essa geração aí que a gente viu nesse vídeo e áudio dos anos ,hoje são homens e mulheres já idosos na faixa de 60 anos que deram a sua força em prol dessa nação.
@@rosalinacampos9603 verdade! Muitos direitos trabalhistas que hj temos foi muito sofrimento dessas pessoas ae. Que DEUS os abençoe por tudo que eles fizeram!
Excelente curta metragem, as imagens falam mais que mil palavras. Os processos industriais bem perigosos, insalubridade, ausencia de EPI's, sem camisa, shorts, maquinas perigosas, uma amostragem do que foi realidade um dia, o ganha pão dos trabalhadores, e os métodos de produção. Hoje 40 anos depois muita coisa mudou, surgiram as certificações e normas técnicas;
Sem contar, que esses trabalhadores não tinham direitos garantidos como: passagens , refeições ,uniformes entre outros benefícios. Tudo era bancados pelos trabalhadores, que praticamente pagavam pra trabalhar. E infelizmente o povo parece , querer de volta esse triste passado.
@@denize6090 nínguem quer isso não, o problema é as pessoas só enxergarem uma coisa, e só enxergarem com um ângulo só a história dos documenrários Eu assisti um outro documentário e um dos entrevistados citou quem comandava as prefeituras e eram os incompetentes partidos de centro, só por isso você já viu né!?
Gostei muito deste vídeo nesta época eu tinha quinze anos de idade e vejo que as condições de trabalho nesta época era muito desumana Eu aqui em 2020 dando meu comentário 🖒
Nesta época eu nem sabia que existia; eu tinha apenas 2 anos de idade! Nunca imaginei que para se produzir chapéus era preciso entrar em uma sauna destas!
Acho que esse video foi feito em 76 e lançado em 83.pelas roupase cabelos nào era 83.e tinha um calendario numa cenA mosyrando o ano de 1976. Ou talvez 78
Parabéns para todos Que trabalharam na Fábrica Chapéus Curry Até hoje tenho saudades desse barulho das máquinas, eu passava em frente, todos os dias para ir ao meu trabalho! Nunca imaginei que séria assim tão cansativo
fábrica de chapéu no início do século, o filme evoca uma produção industrial opressiva onde a anormalidade se torna normalidade...resumo :foi baseado em fatos reais!
Juliana cada funcionário tinha seu número gravado naquelas chapinhas, quando vc passava pela portaria de entrada vc pegava seu número e depositava na caixa encima do balcão, após todo entrarem o porteiro dava baixa no livro de ponto de presenças pelas chapinhas que estavam na caixa, após essa operação ele devolvia todas as chapinhas ao quandro novamente para as próximas etapas como; saída do almoço, entrada do almoço e término do expediente, ele repetia essa operação quatro vezes ao dia, e no caso de vc chegar atrasado ele já marcava direto no livro seu horário de chegada.
Alguém poderia colocar algumas informações, tais como: Qual cidade? Em que ano? Nome da fábrica? Porque o comentário que fizeram de foi anos 40, pode esquecer....não foi mesmo. Está mais para anos 70.
Vendo esse povo trabalhar d sse jeito, nestas condições dá vontade de chorar...!!! E tem gente que diz que o trabalhador brasileiro é preguiçoso...!!!! Um absurdo!
Este vídeo deve ser guardado as 7 chaves e com segurança miro na cidade só lado e passei por lá recentemente eles demoliram para construir prédios Um povo sem história é um povo sem memória
@@mito88 Se não fosse os "BOLSONAROS" da época como vc disse, eles não teriam comida na mesa, nenhum patrão obriga o funcionário a procurar a fábrica dele para trabalhar, se aceitaram foi porque precisaram ! Ok ?? Não seja ignorante !
@Rodrigo Alves não confunda tara com opinião formada. tara foi do boZo naquele espetáculo vergonhoso com a criança. As piadas de duplo sentido. Pelo amor de deus.... O brasil tá fudido mesmo.
@@oliverra_d2949 não é uma questão de aceitar ou não. É de extrema necessidade quando se está na pior se submete a qualquer coisa sem falar que o poder de compra do brasileiro nessa época era tão ruim quanto hoje
@@dudusales97 Então vc admite que precisamos sim das fábricas e dos patrões, e q são de extrema importância para a geração de renda para os trabalhadores ! Os patrões precisam sim da nossa mão de obra, e nós precisamos do salário !
18:12 até 23:16. Será que algum desses trabalhadores ficou rico de tanto trabalhar como alguns burgueses insistem em afirmar? Exceto alguns que entram sorrindo, vejo rostos exaustos e expressões apreensivas e sem futuro. Sombrio...
Vc está certo. E pior é ver os pobres de direita ou a classe média fascista aqui nos comentários vomitando ignorância e senso comum. São os idiotas úteis do capital. Jessé de Souza e Marilena Chauí que o digam.
@@lukreo1 parei se ler em Marilena Chauí, pena que foi no final kkk Pobre de direita, fascista, burgueses, proletariado, "vai estudar e ser um ser iluminado como eu"... AAAHHH Vcs ainda falam essas merdas? Já estão pagando boletos opressores?
Meu Deus que insalubridade !!! Para sabermos quem somos precisamos olhar para o passado, analisar o presente para planejar o futuro, meus Avós trabalharam em fabricas assim meus Pais também e eu no inicio dos anos 2000 Também trabalhei,Nem Políticos nem o Estado esta preocupado com pessoas comuns eles estão preocupados com arrecadação e um estado inchado com gordos salários para que o filho do dono da fabrica tenha uma educação melhor que o seu filho e que ele ocupe o lugar de seu filho nas universidades publicas.Educação de verdade com qualidade sem doutrinação e a única salvação para os netos nesse povo da fabrica, mais estamos pelo menos 80 anos atrasados o que fazer????
Aham cuidando dos 4/5 filhos (trabalho que não para, inclusive), lavando, passando, cozinhando e dando condições para o guerreiro chegar em casa e ter condições de descansar para o dia seguinte. Haha Mas entendi sua brincadeira 😅
Engano de quem falou escravidao tinha banheiro bom 2 horas de almoco e era remunerado ajudei muito minha familia trabalhei la tinha contato com patroes eram muito gente fina to aqui nao tenho nenhum trauma ok
Nesse tempo ainda tínhamos a CLT , e tínhamos trabalhadores dispostos a defender a lei trabalhista Agora acabou as leis trabalhistas com o apoio de grande parte dos trabalhadores geralmente evangélicos
@José Santos Além de não respeitarem nada, ensinam os filhos a serem menos tolerantes que eles... nessa época ai as pessoas faziam seus cultos em outras crenças e não eram incomodados por nenhum "dono da verdade".
E tem mais a gente levava comidinha caseira e tinha aonde esquentar hoje tem muito emprego se quizer comer tem que gastar uma fortuna porque muitos nao tem nem lugar pra aquecer e mudou muitio mesmo
@@bielbellini Graças à Deus! O MT era mais uma maneira de gastar dinheiro roubado do trabalhador. E era absolutamente ineficiente! Todo órgão estatal não devia existir, afinal, quem é obrigado a pagar por isso é população.
Essa gente trabalhou tanto é tão dignamente para hoje em dias seus netos serem nutella. Cheios de mimimi e traumas de infância pq não comiam chocolate todo dia.
Sauna??Que terrível!! Eu morreria de trabalhar num calor desses. Sem EPIs,um calor insuportável 😢😢Hoje seria bom economizaria lipoaspiração.🤭🤭Ai, Jesus.Tempo que a gente levava marmita.🤭🤭E ainda tinha que cumprir regras,ficar cozinhando lá.Hare Baba!!! Mas bem que a gente ama chapéus. Parabéns aos trabalhadores. É de chorar!!
Povo feio? O que vc está vendo são as pessoas muito pobres e descuidadas... até hj em dia não muda muito. A diferença é que naquela época eram quase todos MAGROS.
Péssimas condições de trabalho para os pobres operários. Marmitas esquentadas sem a mínima condição. Outra coisa, nesta época fumavam dentro do ambiente de trabalho. Era normal. ARGH!!!
Por essas e outras situações que devemos valorizar os idosos no nosso pais, eles já sofreram muito!
Com certeza. Essa geração aí que a gente viu nesse vídeo e áudio dos anos ,hoje são homens e mulheres já idosos na faixa de 60 anos que deram a sua força em prol dessa nação.
Verdade wuili
Quem sabe quantas doenças não pegaram
@@rosalinacampos9603 verdade! Muitos direitos trabalhistas que hj temos foi muito sofrimento dessas pessoas ae. Que DEUS os abençoe por tudo que eles fizeram!
Excelente curta metragem, as imagens falam mais que mil palavras. Os processos industriais bem perigosos, insalubridade, ausencia de EPI's, sem camisa, shorts, maquinas perigosas, uma amostragem do que foi realidade um dia, o ganha pão dos trabalhadores, e os métodos de produção. Hoje 40 anos depois muita coisa mudou, surgiram as certificações e normas técnicas;
O QUE é absurdo eles falarem que foi no inicio do seculo
Sem contar, que esses trabalhadores não tinham direitos garantidos como: passagens , refeições ,uniformes entre outros benefícios. Tudo era bancados pelos trabalhadores, que praticamente pagavam pra trabalhar. E infelizmente o povo parece , querer de volta esse triste passado.
@@denize6090 nínguem quer isso não, o problema é as pessoas só enxergarem uma coisa, e só enxergarem com um ângulo só a história dos documenrários
Eu assisti um outro documentário e um dos entrevistados citou quem comandava as prefeituras e eram os incompetentes partidos de centro, só por isso você já viu né!?
E todas as fabricas ou foram embora para a China, ou se automatizaram.
Eu trabalhei no Chapéus Vicente Cury na rua Barão Geraldo de Rezende Cury Campinas SP em 1978, era assim mesmo...
e os FDP falam que foi no inicio do seculo!!!
Obrigado por postar este valiosíssima vídeo, operários sem uniforme... situação trabalhista muito delicada para época
O hoje o trabalhador tem uniforme mas as empresas não pagam assistência médica.
Se o problema fossem uniformes...
Eu trabalhei desta fábrica entrei em 1989 foi meu primeiro emprego aos 14anos faz parte da minha vida lembranças
E era assim mesmo?
Naquela época se trabalhava com 14 anos. Comecei a trabalhar com 14 anos também. Éramos responsáveis. Hoje são crianças.
@@zenaideribeiro3667 comecei com 15 anos 😂hj em dia mulecada não quer saber de nada
@@zenaideribeiro3667 não foi culpa de voces.
@@nivaldosantos7060
muitos preferem concluir pelo menos o segundo grau.
Trabalhei nessa empresa por 33 anos na área de manutenção, meu pai 46 anos e meu avô 49 anos, todos nós aposentamos pela Chapéus Cury.
Bons patrões !
Admiração total a vcs.
Foi meu primeiro registro em carteira chapeus Cury em 1987
e os FDP falam que foi no inicio do seculo!!!
Excelente
Que situação... trabalho insalubre, deve ser como trabalhar dentro de uma sauna, esses trabalhadores sofreram muito.
Gostei muito deste vídeo nesta época eu tinha quinze anos de idade e vejo que as condições de trabalho nesta época era muito desumana Eu aqui em 2020 dando meu comentário 🖒
Ao mesmo tempo as condicoes de trabalho era foda
e os FDP falam que foi no inicio do seculo!!!
Nesta época eu nem sabia que existia; eu tinha apenas 2 anos de idade! Nunca imaginei que para se produzir chapéus era preciso entrar em uma sauna destas!
Acho que esse video foi feito em 76 e lançado em 83.pelas roupase cabelos nào era 83.e tinha um calendario numa cenA mosyrando o ano de 1976. Ou talvez 78
Concordo.
em qual trecho do video este calendário?
@@turcao-bts no minuto 24:40 atrás da porta na saída dos funcionários
e os FDP falam que foi no inicio do seculo!!!
Filme rodado em 1978 e lançado em formato documentário em 1983, na cena 22:48 dá pra ver o calendário na parede mostrando a data.
Parabéns para todos Que trabalharam na Fábrica Chapéus Curry
Até hoje tenho saudades desse barulho das máquinas, eu passava em frente, todos os dias para ir ao meu trabalho!
Nunca imaginei que séria assim tão cansativo
Muito legal a diferença do vídeo para o tempo atual!!
muitas pessoas não observaram que o Vídeo mostrou um filme de curta-metragem , na descrição do vídeo explica que foi um filme premiado .
fábrica de chapéu no início do século, o filme evoca uma produção industrial opressiva onde a anormalidade se torna normalidade...resumo :foi baseado em fatos reais!
Importante registro do operariado Paulista
Aos 19m é o sistema de marcação de ponto? Como funcionava?
Juliana cada funcionário tinha seu número gravado naquelas chapinhas, quando vc passava pela portaria de entrada vc pegava seu número e depositava na caixa encima do balcão, após todo entrarem o porteiro dava baixa no livro de ponto de presenças pelas chapinhas que estavam na caixa, após essa operação ele devolvia todas as chapinhas ao quandro novamente para as próximas etapas como; saída do almoço, entrada do almoço e término do expediente, ele repetia essa operação quatro vezes ao dia, e no caso de vc chegar atrasado ele já marcava direto no livro seu horário de chegada.
@@markoshamaral1856 obrigada!😀
bacana rever a época da escravidão no brasil. .
E o pior de tudo que existe até os dias de hoje!
I tudo contínua da mesma forma
O Bom de hoje é porque é tudo feito por máquinas
@@raiandrade7946 triste porque a escravidão nunca acabou no Brasil.
Tudo maquiado!
Agora que li na descrição do vídeo... trabalhei nessa fábrica Chapéus Vicente Cury em 1978, tinha 16 anos
e os FDP falam que foi no inicio do seculo!!!
Que vídeo interessante,eu nunca ia saber como se procede isso, obrigado mais vez
Alguém poderia colocar algumas informações, tais como:
Qual cidade?
Em que ano?
Nome da fábrica?
Porque o comentário que fizeram de foi anos 40, pode esquecer....não foi mesmo. Está mais para anos 70.
1983, Campinas-SP, Fábrica Vicente Cury
Olá !!! Carlos esse Vídeo é um filme algumas das sua perguntas são respondidas na descrição do Vídeo .
Por incrível que pareça, essa fábrica está trancada com alguns maquinários dentro dela ainda. E a poeira comendo solta....Moro bem próximo dela.
@@marcosbraga7837 Fábrica de Chapéus Vicente Cury - Rua Barão Geraldo de Resende, em Campinas/SP.
Vai ler o preguiçoso! Coloca essa leitura em dia e o cérebro pra funcionar. PQP!
Quantos desses ja se foram......lembranças !
Que situação.
Vendo esse povo trabalhar d sse jeito, nestas condições dá vontade de chorar...!!! E tem gente que diz que o trabalhador brasileiro é preguiçoso...!!!! Um absurdo!
Este vídeo deve ser guardado as 7 chaves e com segurança miro na cidade só lado e passei por lá recentemente eles demoliram para construir prédios
Um povo sem história é um povo sem memória
Aí era literalmente o fruto do suor
E do sangue e das lagrimas.
Enquanto o patrao enchia os bolsos, protegido sempre pelo bolssonaro da epoca.
@@mito88 Se não fosse os "BOLSONAROS" da época como vc disse, eles não teriam comida na mesa, nenhum patrão obriga o funcionário a procurar a fábrica dele para trabalhar, se aceitaram foi porque precisaram ! Ok ?? Não seja ignorante !
@Rodrigo Alves não confunda tara com opinião formada.
tara foi do boZo naquele espetáculo vergonhoso com a criança. As piadas de duplo sentido. Pelo amor de deus.... O brasil tá fudido mesmo.
@@oliverra_d2949 não é uma questão de aceitar ou não. É de extrema necessidade quando se está na pior se submete a qualquer coisa sem falar que o poder de compra do brasileiro nessa época era tão ruim quanto hoje
@@dudusales97 Então vc admite que precisamos sim das fábricas e dos patrões, e q são de extrema importância para a geração de renda para os trabalhadores ! Os patrões precisam sim da nossa mão de obra, e nós precisamos do salário !
Os proprietários deveriam ter sido julgados por crime contra a humanidade, não só eles, mas outros maus patrões Brasil a fora.
E todos nos indignamos (com um nike no pé e um iphone na mao)...
Que te a ver o iPad, motorola ou Nike,?
@@saulo07 a produção desses produtos envolvem processos de fabricação como o do vídeo (uns melhores outros ainda piores)
Absolutamente todos são magros.
Desculpem minha ignorância, mas não haviam leis de segurança de trabalho no Brasil naquela época?
Ta na disney caralho
18:12 até 23:16.
Será que algum desses trabalhadores ficou rico de tanto trabalhar como alguns burgueses insistem em afirmar? Exceto alguns que entram sorrindo, vejo rostos exaustos e expressões apreensivas e sem futuro.
Sombrio...
chama o maduro pra fazer sindicato com eles.
Parei de ler em "burgueses". Quando se usa esses adjetivos já sei o tipo de merda que vem kkkkkk
Vc está certo. E pior é ver os pobres de direita ou a classe média fascista aqui nos comentários vomitando ignorância e senso comum. São os idiotas úteis do capital. Jessé de Souza e Marilena Chauí que o digam.
@@lukreo1 parei se ler em Marilena Chauí, pena que foi no final kkk
Pobre de direita, fascista, burgueses, proletariado, "vai estudar e ser um ser iluminado como eu"... AAAHHH
Vcs ainda falam essas merdas? Já estão pagando boletos opressores?
@@marcelsousa5849
É lógico que vc parou de ler. Aliás, vc sempre para de ler. É por isso que vc é quem vc é.
Tudo mudou graças a esses que trabalharam duro na época
Quantos privilégios os homens tem
Pois é...
Era adolescente essa época foi a melhor fase da minha vida e da minha família
Vc era adolescente no início do século 20 ? Que idade vc tem ?
@@alvarovoos7292 cara É OBVIO que o filme original é DO FINAL do seculo 20 Os FDP mentiram na descrição
@@alvarovoos7292 Filme rodado em 1978 e lançado em formato documentário em 1983, na cena 22:48 dá pra ver o calendário na parede mostrando a data.
Carai sua vida é triste
O que e que pegavam na saida.todis eram sofridos
Trabalhei la 12 anos patroes muito bons tinha treze anos mas foi em outra seccao valeu muito a pena boas recordacoes
Raro ver um obeso nessa época . Hoje um vídeo desse a maioria estaria fora do peso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sério que era assim? Que perigo meu Deus, não tinha fiscalização nenhuma.
Miguel Vicente curry campinas...
Meu Deus que insalubridade !!! Para sabermos quem somos precisamos olhar para o passado, analisar o presente para planejar o futuro, meus Avós trabalharam em fabricas assim meus Pais também e eu no inicio dos anos 2000 Também trabalhei,Nem Políticos nem o Estado esta preocupado com pessoas comuns eles estão preocupados com arrecadação e um estado inchado com gordos salários para que o filho do dono da fabrica tenha uma educação melhor que o seu filho e que ele ocupe o lugar de seu filho nas universidades publicas.Educação de verdade com qualidade sem doutrinação e a única salvação para os netos nesse povo da fabrica, mais estamos pelo menos 80 anos atrasados o que fazer????
literalmente a frase com o suor do teu rosto comeras o teu PÃO.
NO INÍCIO DO SÉCULO???? VOCES ESTÃO LOUCOS? SÓ SE FOI INICIO DO SEC 21. É OBVIO QUE FOI RODADO NOS ANOS 1980 MESMO! PORQUE MENTIR?
Filme rodado em 1978 e lançado em formato documentário em 1983, na cena 22:48 dá pra ver o calendário na parede mostrando a data.
@@fmhits-flashbackmusic9716 Pois é. Mas na descrição da Emplasa acima diz que o filme é do início do seculo!
Todos trabalhavam, mas nessas condições
13 Milhões de desempregado (2022), trabalhar como chapeleiro hoje em dia seria como um 'artigo de luxo'
Esses homens ficam ai na fabrica se divertindo enquanto as a maioria das mulheres ficam em casa sofrendo coitadas. 😜
Pois é
Pobres oprimidas !!!
Aham cuidando dos 4/5 filhos (trabalho que não para, inclusive), lavando, passando, cozinhando e dando condições para o guerreiro chegar em casa e ter condições de descansar para o dia seguinte. Haha
Mas entendi sua brincadeira 😅
@@washingtonnovais9130 imagina trabalho NÃO para so de vez enquando pra assistir a novela da Globo
Engano de quem falou escravidao tinha banheiro bom 2 horas de almoco e era remunerado ajudei muito minha familia trabalhei la tinha contato com patroes eram muito gente fina to aqui nao tenho nenhum trauma ok
Passaram se 33 anos e há muitas empresas por ai a fora aproveitando da fragilidade do proletário da mesma forma.
33 anos do documentário, mas é da década de 40. Não se fazia mais tanto chapeu em 83
Não se preocupe serão trocados por robôs sendo assim não serão mais explorados.
Caraca foi tempo da escravidão não sei se é em SP por isso que a mais poluída
Hoje em dia é só bonezinho.
Mais se as pessoas ver as condições de trabalho,no leste Europeu Ásia Américas e demais países nessa época!
Para uns, o mais horrível é o fato deles estarem trabalhando.
Trabalhando ou sendo escravizados por uma mixaria?
Nesse tempo ainda tínhamos a CLT , e tínhamos trabalhadores dispostos a defender a lei trabalhista
Agora acabou as leis trabalhistas com o apoio de grande parte dos trabalhadores geralmente evangélicos
@José Santos Além de não respeitarem nada, ensinam os filhos a serem menos tolerantes que eles... nessa época ai as pessoas faziam seus cultos em outras crenças e não eram incomodados por nenhum "dono da verdade".
Nada a ver esse comentario. ..escreveu foi bosta.
é OBVIO que havia CLT!!!
Filme de horrores.... meu Deus!
Que horror? os caras tão só trabalhando
E tem mais a gente levava comidinha caseira e tinha aonde esquentar hoje tem muito emprego se quizer comer tem que gastar uma fortuna porque muitos nao tem nem lugar pra aquecer e mudou muitio mesmo
Cader o ministerio
do trabalho. escravidão moderna hoge, esta igual
Hoje
não existe mais ministério do trabalho
@@bielbellini verdade a migo
@@bielbellini Graças à Deus! O MT era mais uma maneira de gastar dinheiro roubado do trabalhador. E era absolutamente ineficiente! Todo órgão estatal não devia existir, afinal, quem é obrigado a pagar por isso é população.
Ministério do trabalho? Cabide de emprego. Sempre foi. Só precisa cumprir sua função: servir ao público.
Eh.. homens trabalhadores...😳
pois e' ne'?
como pode uma coisa dessas.
mas e' prinkadera.
Essa gente trabalhou tanto é tão dignamente para hoje em dias seus netos serem nutella. Cheios de mimimi e traumas de infância pq não comiam chocolate todo dia.
Sauna??Que terrível!! Eu morreria de trabalhar num calor desses. Sem EPIs,um calor insuportável 😢😢Hoje seria bom economizaria lipoaspiração.🤭🤭Ai, Jesus.Tempo que a gente levava marmita.🤭🤭E ainda tinha que cumprir regras,ficar cozinhando lá.Hare Baba!!! Mas bem que a gente ama chapéus.
Parabéns aos trabalhadores. É de chorar!!
o trabalho dignifica o homem, nao vi o porque de tanto mimimi.
@@marcosnunes3955 concordo plenamente com você ,que trabalhar numa mina de carvão 15 horas consecutiva é desumano.
@Karpa-D verdade ! banqueiro nunca teve dó do couro do trabalhador.
Sou de 1972 o povo era a maioria magro. Mas, o que era engraçado era o short pequeno e apertado. hoje se usar é gay
Era moda esses sortes na época.
Enquanto isso o patrão deles deverei está no melhor lugar enriquecendo todo dia atrás do trabalho deles.
Nossa as pessoas comentando a situação dos trabalhadores, como se isso fosse só no Brasi, leste europeu Índia china era o paraíso então! 😩
Eu uso chapel, e tenho os alguns que foram fabricados no Brasil e uns outro feito na China. O da China e muito inferior
Condições sub humana sofrido nesta época era muito complicado e pra somar o povo feio kkkkkkkkk
Poderia retirar o "povo feio" . Ninguém é feio basta ter grana. Hoje em dia é tudo na base do silicone e bisturi.
Povo feio ahahahaha verdade mesmo ahahaha caraio
Povo feio? O que vc está vendo são as pessoas muito pobres e descuidadas... até hj em dia não muda muito. A diferença é que naquela época eram quase todos MAGROS.
@@marcelsousa5849 ahahahah calma vc ta muito nervoso ahahahaha Eu sou desta epoca e tambem sou feio ahahahaha
@@evertongoncalves3695 huahahah
Escravidão total
Mas antigamente tinha emprego para todos, diferente de hoje em dia!
Como você sabe que tinha emprego para todo mundo? Lembrando que na década de 1980 a inflação passava de 3 dígitos.
Péssimas condições de trabalho para os pobres operários. Marmitas esquentadas sem a mínima condição. Outra coisa, nesta época fumavam dentro do ambiente de trabalho. Era normal. ARGH!!!
AAAAAAAAAAAAAAAAARGH, VAMOS SER COMUNISTAS ENTÃO, AAAAAAAARGH!!!!
Henrique Zingano e o q o comunismo tem a ver com isso?????
Os idiotas querem em tudo colocar o comunismo. Nem discutir se prestam. Eita ranço do caralho!
Olá !!! André , esse Vídeo mostra um filme , Veja na descrição do Vídeo a premiação do Filme .
@@fernandobortoluci1655 No comunismo n se tem fábricas nem trabalhadores, só fome e misérias, e governantes ditadores autoritários genocidas !
As pessoas pensam que vieram a terra passar férias 😃Só vendo os comentários....
Os homens pareciam homens e as mulheres com mulheres , hoje em dia tá tudo mudado
sempre essa balela de que naquela época, blah blah blah ....
E pq está preocupado com isso? Saia do armário também!
@@mateusyann eie projeta.
Deus me livre !!!
Trabalho escravo.
hoje com a politica de bolsonaro compramos da china
Kkkkkkk nada haver, compramos da china desde do tempo do primeiro mandato do FHC, no entanto foi ótimo para o Brasil.
Compramos da China há muito mais tempo. Esse fenômeno é mundial.
O chapéu feito na China e uma porcaria eu tenho um
nao vi nenhuma condição sobrehumana que me disseram
no cu dos outros é refresco
Sbrehumana realmente não tem, mas sub humana isso eu consigo ver sim.
@@marcosutf Pois é, seria sub humana. Sobre não.
No cu dos outros é refresco/2
Olha, um Cavaleiro Templario
Desigualdade, a maioria das vagas são só para homens! Avante feministas , perder o braço , escaldar no vapor , lutar pelo salário !
hahahahahaahahahahahaaha