Pró-Águas Rio Taquari: Instituto Espinhaço Lança Projeto de Recuperação Ambiental para MT e MS
HTML-код
- Опубликовано: 25 ноя 2024
- No último dia 6 de junho, durante a Semana do Mundial do Meio Ambiente, foi lançado pelo Instituto Espinhaço, com o apoio institucional Governo do Estado do Maro Grosso do Sul, por meio do Imasul ( Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEMADESC, o projeto Pró-Águas Rio Taquari.
O Pró-Águas Rio Taquari é um projeto de Soluções Baseadas na Natureza, resiliência territorial, suporte à segurança hídrica,minimização dos efeitos das mudanças climáticas,fortalecimento da biodiversidade e engajamento social.
Um dos legados do Projeto é associado à produção de conhecimento e tecnologia visando à recuperação do bioma Cerrado e sua conectividade com o bioma Pantanal, por meio de ações de recomposição da vegetação nativa e ações de conservação do solo e da água.
O Projeto traz como diferencial o arranjo inovador de governança que unifica esforços do 1.º, 2.º e 3.º setores sem a aplicação de recursos públicos e, simultaneamente, apoiando o incremento da bioeconomia e da economia verde, com a geração de trabalho e renda a partir das cadeias da restauração florestal e dos produtos florestais não madeireiros.
Destaca-se também a agenda estratégica de geração de créditos de carbono e a oportunidade para que empresas cumpram seus compromissos corporativos de ESG, com ofortalecimento de marcas e permitindo compensar emissões de gases de efeito estufa.
O objetivo principal do Projeto é promover ações para a conservação do solo e da água e a recomposição da vegetação nativa em 2 (dois) mil hectares no território da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Taquari, no Estado de Mato Grosso do Sul, visando ao aumento da disponibilidade de água, contribuindo com a Segurança Hídrica para o abastecimento humano, a dessedentação animal, o suporte ao negócio agrícola e às outras atividadesessenciais para o desenvolvimento sustentável daregião Centro-Oeste do país.