Para quem ficou com dúvida na VIGA INVERTIDA, ele esqueceu de colocar o desnível de -19,00 cm para caracterizar a viga invertida. Parabéns pela playlist engº Alessandro, estou assistindo ela na íntegra!
Mais uma aula rica em conhecimento! Estou ansioso para a aula de fundação, o Sr. poderia lançar a fundação com blocos sobre estaca ou sapatas em divisa? Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Por acaso vc tem um vídeo onde aplica corretamente uma viga invertida, eu li alguns comentários mas ficou bem abstrato e no seu vídeo tu lançou normalmente, apesar de dizer que era invertida.
Olá, infelizmente não tenho, mas não tem segredo, dentro dos dados atuais de vigas do lado direito do campo que coloca altura tem o campo de rebaixo, só digitar o valor que você quer, rebaixo positivo viga vai para baixo e rebaixo negativo a viga vai para cima
Olá, esse erro está relacionado na maioria das vezes a distribuição das nervuras, dentro do modelador ao lado do comando consistência de planta tem a opção de processar pavimento, clica nela para ver se aparece o local com problema. Caso não vai precisar vai até o visualizador de grelha e clica em erros.
Saudações Aleme! Obrigado pelos vídeos! Fiz o processamento de um sobrado e deu 2 erros de flexão negativa na Lages treliçadas, alguma sugestão para resolver? Criar um maciço de concreto?
Alguém sabe me dizer como devo proceder quando dá aviso de dimensões de viga parede ????, eu intendi pq é considerado viga parede, porém não achei em nenhum lugar dizendo o que devo fazer nesses casos
Olá, abre os critérios de vigas e pesquise por "Viga Parede" tem 4 opções 2 que emitem esses avisos que você está questionando e duas que não, de uma lida nos 4 e marque o que faça sentido para você.
@@AlemeEngenharia eu vi isso nos critérios, porém não tem nenhuma opção que diga calcular e detalhar como viga parede, só tem opção de tipo ele acusar que é considerada uma viga parede mas será detalhada como esbelta e daí tem a opção de avisar erro ou não. Ai não intendi isso no software🤔
No meu fica dando um erro nas lajes tbm, dizendo que foi impossível dimensionar, porém não aparece em lugar nenhum qual a laje que está com problema, alguém sabe aonde descubro isso?
Boa noite Aleme, outra dúvida. Sobre as fissuras, como você faz as visualizações nos pontos onde fissuraram além do permitido? E como vc as corrige, caso tenham?
Olá, é possível verificar as fissuras gerando a grelha não-linear, um dos comandos da parte superior do visualizador da grelha é verificação de fissuras... O que soluciona fissura é o aço, basicamente pode ser calculado uma armadura complementar para a região afetada, além disso pode ter outras solução como ajuste na concepção e aumento da seção.
Felipe Dantas flecha é estado limite serviço, caso o valor da flecha seja “igual ou menor que o limite” eu não aplico a contra-flecha. Só aplico quando for maior que o limite.
Bom dia, estou com.um.modelo lançado bloco com duas estacas está dando o erro que a tenção nonpilar e esteva e maior que a tensão admissível, oque fazer?
Olá, você tem que fazer algo para diminuir a tensão no pilar ou aumentar a tensão do solo (limitado ao ensaio de solo). Se você já está com a tensão do solo certa uma das opções é aumentar as dimensões dos seu elementos, existe outras soluções, mas cada caso é necessário efetuar uma analise dos esforços da estrutura, segue link da TQS que fala de dimensionamento de blocos para você entender o que é a tensão no pilar: docs.tqs.com.br/Docs/PrintAllReport/3870?language=pt-BR
Me ajuda, por favor, aqui no meu tá aparecendo um GRAVE. Erro no processamento: Extração gráfica de formas. Não faço ideia de onde ajeita, e ele não continua o processamento.
olá, próximo a essa mensagem ele aponta qual o pavimento está com erro... vai até esse pavimento no modelador estrutural (local que lança a estrutura) e na aba geral você clica em consistência de planta, ele vai te apontar o erro e o local e você precisa corrigir.
Boa noite Aleme, sempre que vc realiza o processamento dos esforços e armaduras, vc não habilita a opção grelha-não-linear. Qual a diferença em habilitá-la ou não?
Olá como disse no vidéo não estamos com o modelo final (estamos realizando ajustes), nesse primeiro momento eu não habilito para não aumentar o tempo de processamento. Basicamente a grelha não-linear serve para verificar a flecha diferida no tempo que é aquela que leva em conta o fato do carregamento atuar na estrutura ao longo do tempo, causando a sua deformação lenta ou fluência. No visualizador do estado limite ultimo é feito uma estimatima que se aproxima da flecha diferida no tempo. Segue video onde processo a grelha não-linear: ruclips.net/video/1hb3Djgg-Jw/видео.html
Alessandro tudo bom ? a unica duvida que eu fiquei foi o porque do eixo considerado do balanço ser 1.58 x 2 = 3.16 , ai depois vc calculou a flecha, mas pq virou 3.16, não seria apenas o 1.58 ?
Quando se trata de balanço o vão equivalente a ser considerado tem que ser o dobro do comprimento. Elementos em balanço (Sem travamento) em concreto tem seu comprimento multiplicado por 2. Quando você tem um pilar sem travamento no topo, o comprimento de flambagem dele é 2 x altura.
Após o processamento do meu projeto, acusou vários erros graves. Já dobrei a área de todos os pilares e não causa qualquer diferença quando processa. Além da área do Pilar o que mais pode ser feito? Muito estranho um sobrado simples não aceitar nenhum dos pilares que lancei. Comecei com 14x30 e já estou em 14x50 e continua dando o mesmo erro.
Boa tarde, tenho uma dúvida para tirar. Quando eu coloco para gerar o processamento global somente dos esforços ao final não abre essa janela em HTM. Você saberia informar por que isso acontece?
Olá, para solucionar um erro primeiramente precisamos localiza-lo, proximo a essa mensagem o TQS avisa o pavimento que está com problema... Entre no modelador estrutural vá até esse pavimento e clique em consistência de planta, ele vai te apontar o erro e você precisa ajustar (Esse erro pode estar relacionado a alguma viga).
Aleme, tudo bem?? Tenho duas dúvidas: não tem nenhuma opção na hora de lançar a viga invertida que determine que ela é invertida?? Notei que lançamos ela normalmente igual as outras, a única coisa que mudou foi a altura na carga distribuída! Após a modificação da dimensão do Pilar P7 o meu processamento resultou em uma armadura de 16 fi10, por que aconteceu isso no meu projeto?? Será que eu errei em algum momento? Antes da modificação tinha dado a mesma taxa de armadura que você mostrou. PS: Após a modificação dos pilares e vigas, deu um aviso antes de salvar que dizia mais ou menos que os pilares tinham sido modificados e que podia interferir nos resultados (porém eu não dei print na mensagem e dei sim para ela). Por favor, me ajude!!!
Boa noite Professor. Parabéns pela iniciativa, virei inscrito e estou dando like em todos os vídeos! Não entendi a viga invertida, pois no 3D ficou uma viga normal, ou seja, abaixo da laje! Poderia me ajudar?
Olá, para lançar a viga invertida basta entrar com um valor negativo na altura da viga. Exemplo se quer uma viga invertida de 40 cm (Você lança -40 na altura)
@@julianorncampos Coloquei valor negativo no rebaixo. (Medida da viga menos a medida da laje). Ficou nivelado, porém, se vai dimensionar, é outra história kkkk
Bom dia, O meu TQS está dando erro grave "pilar sem dimensionamento" são em 4 pilares, mas no relatório não aparece as dimensões dos pilares! ele travou e deu esse erro, como corrigir esse erro amigo, pode me ajudar?
Olá, erro grave de pilar sem dimensionamento quer dizer que o TQS não encontrou um arranjo de armadura que resista aos esforços, as possiveis soluções é aumentar as dimensões do pilar, aumentar o FCK dos pilares ou re-analizar sua concepção estrutural (verificar se tem outra forma de distribuir melhor os esforços).
Amigão, NÂO tem como essa laje treliçada da sacada ser em balanço, as vigotas da laje vão se apoiar onde? está errado esse modelo. precisa ter uma viga tal qual vc fez na sacada do outro lado proximo da escada.
Olá é possível sim, olha a imagem do link abaixo que você vê como que fica (a vigota tem continuidade): www.google.com/search?q=laje+treli%C3%A7ada+em+balan%C3%A7o&rlz=1C1ASRM_enBR842BR842&sxsrf=ALeKk01wsea6akllt87dfezGp_B61jXiBg:1582576249553&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjf0bz5g-vnAhUiH7kGHQVHAkUQ_AUoAnoECAsQBA&biw=1360&bih=657#imgrc=vrTN9bq0jndGgM
@@AlemeEngenharia Certo! porem é uma solução que na minha humilde opinião deveria ser evitada, para fins de aprendizado do uso do software, ótimo! Na vida real eu evitaria. Bem legal seu videos e nossa troca de conhecimentos. grande abc blog.engpaulovitor.com/2016/12/28/por-que-as-lajes-com-vigotas-em-balanco-devem-ser-evitadas/
Olá, no espaço que tem trilho duplo é para ter um distanciamento entre nervuras de 22 cm... Porque a nervura fica apoiada sobre o trilho (2 cm), então 26-2-2 = 22 cm.
Boa noite, como tirar esse erro para produzir a planta em impressão no TQS? ERRO de decodificação de texto:Desenho produzido por versão acadêmica, proibido uso comercial (1) ERRO de decodificação de texto:Desenho produzido por versão acadêmica, proibido uso comercial
Para quem ficou com dúvida na VIGA INVERTIDA, ele esqueceu de colocar o desnível de -19,00 cm para caracterizar a viga invertida. Parabéns pela playlist engº Alessandro, estou assistindo ela na íntegra!
Olá, fico feliz que os vídeos estejam ajudando.
Mais uma aula rica em conhecimento!
Estou ansioso para a aula de fundação, o Sr. poderia lançar a fundação com blocos sobre estaca ou sapatas em divisa?
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Obrigado, vou fazer um video falando sobre fundação de divisa.
Por acaso vc tem um vídeo onde aplica corretamente uma viga invertida, eu li alguns comentários mas ficou bem abstrato e no seu vídeo tu lançou normalmente, apesar de dizer que era invertida.
Olá, infelizmente não tenho, mas não tem segredo, dentro dos dados atuais de vigas do lado direito do campo que coloca altura tem o campo de rebaixo, só digitar o valor que você quer, rebaixo positivo viga vai para baixo e rebaixo negativo a viga vai para cima
Parabéns cara, espero que tenha muito sucesso.
Olá, muito obrigado !
Fico feliz que os videos estejam ajudando.
Bom dia, por favor pode fazer um vídeo sobre esse erro grave de processamento de extração de dados da grelha,como corrigir Aleme engenharia.
Olá, esse erro está relacionado na maioria das vezes a distribuição das nervuras, dentro do modelador ao lado do comando consistência de planta tem a opção de processar pavimento, clica nela para ver se aparece o local com problema. Caso não vai precisar vai até o visualizador de grelha e clica em erros.
Saudações Aleme! Obrigado pelos vídeos!
Fiz o processamento de um sobrado e deu 2 erros de flexão negativa na Lages treliçadas, alguma sugestão para resolver?
Criar um maciço de concreto?
olá, nesse caso você pode tentar, redistribuir as nervuras, criar um maciço ou aumentar a laje.
Obrigado mestre!
Alguém sabe me dizer como devo proceder quando dá aviso de dimensões de viga parede ????, eu intendi pq é considerado viga parede, porém não achei em nenhum lugar dizendo o que devo fazer nesses casos
Olá, abre os critérios de vigas e pesquise por "Viga Parede" tem 4 opções 2 que emitem esses avisos que você está questionando e duas que não, de uma lida nos 4 e marque o que faça sentido para você.
@@AlemeEngenharia eu vi isso nos critérios, porém não tem nenhuma opção que diga calcular e detalhar como viga parede, só tem opção de tipo ele acusar que é considerada uma viga parede mas será detalhada como esbelta e daí tem a opção de avisar erro ou não. Ai não intendi isso no software🤔
No meu fica dando um erro nas lajes tbm, dizendo que foi impossível dimensionar, porém não aparece em lugar nenhum qual a laje que está com problema, alguém sabe aonde descubro isso?
Boa noite Aleme, outra dúvida. Sobre as fissuras, como você faz as visualizações nos pontos onde fissuraram além do permitido? E como vc as corrige, caso tenham?
Olá, é possível verificar as fissuras gerando a grelha não-linear, um dos comandos da parte superior do visualizador da grelha é verificação de fissuras... O que soluciona fissura é o aço, basicamente pode ser calculado uma armadura complementar para a região afetada, além disso pode ter outras solução como ajuste na concepção e aumento da seção.
No caso das flechas que os valores estão próximos ao limite estabelecido por norma..vc aplica também uma contra flecha ou não.?
Felipe Dantas flecha é estado limite serviço, caso o valor da flecha seja “igual ou menor que o limite” eu não aplico a contra-flecha. Só aplico quando for maior que o limite.
@@AlemeEngenharia vlw Obg!😉🤙🏽
Alguém sabe como resolver esse erro "fendilhamento na seção do pilar"? a seção já está com 20x80 e continua dando esse erro
Bom dia, estou com.um.modelo lançado bloco com duas estacas está dando o erro que a tenção nonpilar e esteva e maior que a tensão admissível, oque fazer?
Olá, você tem que fazer algo para diminuir a tensão no pilar ou aumentar a tensão do solo (limitado ao ensaio de solo). Se você já está com a tensão do solo certa uma das opções é aumentar as dimensões dos seu elementos, existe outras soluções, mas cada caso é necessário efetuar uma analise dos esforços da estrutura, segue link da TQS que fala de dimensionamento de blocos para você entender o que é a tensão no pilar: docs.tqs.com.br/Docs/PrintAllReport/3870?language=pt-BR
Me ajuda, por favor, aqui no meu tá aparecendo um GRAVE. Erro no processamento: Extração gráfica de formas. Não faço ideia de onde ajeita, e ele não continua o processamento.
olá, próximo a essa mensagem ele aponta qual o pavimento está com erro... vai até esse pavimento no modelador estrutural (local que lança a estrutura) e na aba geral você clica em consistência de planta, ele vai te apontar o erro e o local e você precisa corrigir.
Boa noite Aleme, sempre que vc realiza o processamento dos esforços e armaduras, vc não habilita a opção grelha-não-linear. Qual a diferença em habilitá-la ou não?
Olá como disse no vidéo não estamos com o modelo final (estamos realizando ajustes), nesse primeiro momento eu não habilito para não aumentar o tempo de processamento. Basicamente a grelha não-linear serve para verificar a flecha diferida no tempo que é aquela que leva em conta o fato do carregamento atuar na estrutura ao longo do tempo, causando a sua deformação lenta ou fluência. No visualizador do estado limite ultimo é feito uma estimatima que se aproxima da flecha diferida no tempo. Segue video onde processo a grelha não-linear: ruclips.net/video/1hb3Djgg-Jw/видео.html
Alessandro tudo bom ? a unica duvida que eu fiquei foi o porque do eixo considerado do balanço ser 1.58 x 2 = 3.16 , ai depois vc calculou a flecha, mas pq virou 3.16, não seria apenas o 1.58 ?
Quando se trata de balanço o vão equivalente a ser considerado tem que ser o dobro do comprimento. Elementos em balanço (Sem travamento) em concreto tem seu comprimento multiplicado por 2. Quando você tem um pilar sem travamento no topo, o comprimento de flambagem dele é 2 x altura.
@@AlemeEngenharia obg amigo :)
Após o processamento do meu projeto, acusou vários erros graves. Já dobrei a área de todos os pilares e não causa qualquer diferença quando processa. Além da área do Pilar o que mais pode ser feito? Muito estranho um sobrado simples não aceitar nenhum dos pilares que lancei. Comecei com 14x30 e já estou em 14x50 e continua dando o mesmo erro.
Cara tô na mesma, quanto mais eu tento arrumar mais piora, você conseguiu ?
Vc pode ter lançado os carregamentos com valores ou unidades erradas, confere os carregamentos das lajes e vigas..
Boa tarde, tenho uma dúvida para tirar.
Quando eu coloco para gerar o processamento global somente dos esforços ao final não abre essa janela em HTM. Você saberia informar por que isso acontece?
Olá, tenta revalidar a licença, reinstalar... Caso não resolva entra em contato com o suporte TQS: suporte@tqs.com.br
- Tel: +55 (11) 3883 2722
Como fazemos para adicionar armadura negativa na laje em balanço
Na continuação do curso você ia ver, segue link do vídeo que mostro como inseri armação negativa: ruclips.net/video/8ba4gUGdggw/видео.html
Amigo, no meu aparece : "***GRAVE: Altura do baricentro maior que limite". Como posso resolve-lo ?
Olá, para solucionar um erro primeiramente precisamos localiza-lo, proximo a essa mensagem o TQS avisa o pavimento que está com problema... Entre no modelador estrutural vá até esse pavimento e clique em consistência de planta, ele vai te apontar o erro e você precisa ajustar (Esse erro pode estar relacionado a alguma viga).
Aleme, tudo bem?? Tenho duas dúvidas: não tem nenhuma opção na hora de lançar a viga invertida que determine que ela é invertida?? Notei que lançamos ela normalmente igual as outras, a única coisa que mudou foi a altura na carga distribuída!
Após a modificação da dimensão do Pilar P7 o meu processamento resultou em uma armadura de 16 fi10, por que aconteceu isso no meu projeto?? Será que eu errei em algum momento? Antes da modificação tinha dado a mesma taxa de armadura que você mostrou.
PS: Após a modificação dos pilares e vigas, deu um aviso antes de salvar que dizia mais ou menos que os pilares tinham sido modificados e que podia interferir nos resultados (porém eu não dei print na mensagem e dei sim para ela).
Por favor, me ajude!!!
Olá, como havia te falado, isso se resolve travando o pilar com viga.
Boa noite Professor. Parabéns pela iniciativa, virei inscrito e estou dando like em todos os vídeos! Não entendi a viga invertida, pois no 3D ficou uma viga normal, ou seja, abaixo da laje! Poderia me ajudar?
Olá, para lançar a viga invertida basta entrar com um valor negativo na altura da viga. Exemplo se quer uma viga invertida de 40 cm (Você lança -40 na altura)
@@AlemeEngenharia Boa noite professor. Coloquei porém o programa dá mensagem de erro falando que está com valores errados!
@@julianorncampos Coloquei valor negativo no rebaixo. (Medida da viga menos a medida da laje). Ficou nivelado, porém, se vai dimensionar, é outra história kkkk
Bom dia, O meu TQS está dando erro grave "pilar sem dimensionamento" são em 4 pilares, mas no relatório não aparece as dimensões dos pilares! ele travou e deu esse erro, como corrigir esse erro amigo, pode me ajudar?
Olá, erro grave de pilar sem dimensionamento quer dizer que o TQS não encontrou um arranjo de armadura que resista aos esforços, as possiveis soluções é aumentar as dimensões do pilar, aumentar o FCK dos pilares ou re-analizar sua concepção estrutural (verificar se tem outra forma de distribuir melhor os esforços).
Amigão, NÂO tem como essa laje treliçada da sacada ser em balanço, as vigotas da laje vão se apoiar onde?
está errado esse modelo. precisa ter uma viga tal qual vc fez na sacada do outro lado proximo da escada.
Olá é possível sim, olha a imagem do link abaixo que você vê como que fica (a vigota tem continuidade):
www.google.com/search?q=laje+treli%C3%A7ada+em+balan%C3%A7o&rlz=1C1ASRM_enBR842BR842&sxsrf=ALeKk01wsea6akllt87dfezGp_B61jXiBg:1582576249553&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjf0bz5g-vnAhUiH7kGHQVHAkUQ_AUoAnoECAsQBA&biw=1360&bih=657#imgrc=vrTN9bq0jndGgM
@@AlemeEngenharia Certo! porem é uma solução que na minha humilde opinião deveria ser evitada, para fins de aprendizado do uso do software, ótimo! Na vida real eu evitaria. Bem legal seu videos e nossa troca de conhecimentos. grande abc
blog.engpaulovitor.com/2016/12/28/por-que-as-lajes-com-vigotas-em-balanco-devem-ser-evitadas/
trilho duplo não seria 13 + 13 = 26 cm ou tem trilhos duplos menores?
Olá, no espaço que tem trilho duplo é para ter um distanciamento entre nervuras de 22 cm... Porque a nervura fica apoiada sobre o trilho (2 cm), então 26-2-2 = 22 cm.
Boa noite, como tirar esse erro para produzir a planta em impressão no TQS?
ERRO de decodificação de texto:Desenho produzido por versão acadêmica, proibido uso comercial
(1) ERRO de decodificação de texto:Desenho produzido por versão acadêmica, proibido uso comercial
Simples, é só comprar ou alugar o software ai pode produzir tranquilamente :D
Olá, as versão acadêmicas não pode ser usada para fins profissionais, essa tarja que o TQS põem é um fator de segurança.