Excelente explicação Rodrigo com este método você conseguiu em pouco tempo de vídeo resumir e explicar de uma maneira totalmente objetiva e clara e sabemos que interruptor diferencial residual não é um assunto muito fácil de entender e vc conseguiu parabéns , difícil achar profissionais competentes boa noite fica com DEUS!!!
Valeu Guilherme pelo comentário, fico feliz de estar passando conhecimento de forma satisfatória. Eh um grande prazer tê-lo como membro da Família Atom. Abraços.
Es un gran placer romper los límites geográficos y compartir nuestros conocimientos y experiencias con todos. Bienvenido a la familia de Atom Electrica, es un gran placer tenerlo con nosotros.
Fala Francisco meu querido. Agradeço muito as palavras, fico lisonjeado com o comentários. Obrigado por participar e interagir aqui conosco. Fica meu abraço pra ti.
Caro Rodrigo bom dia, meu nome é Eli e tenho acompanhado seus videos e isso tem me ajudado muito. Gostaria de saber se é possível vc elaborar uma aula sobre a construção de um sistema de terramento no seguinte caso: Sou de Minas gerais e a concessionaria aqui é a CEMIG e tenho visto aqui diversas situações de padrões de entrada de energia antigos e sem cabo de aterramento impossibilitando a instalação de um DR. como resolver essa situação visto que alguns clientes não tem condições financeiras de trocar seu padrão de entrada. forte abraço
Eli, o aterramento da residencia, não tem parte com o padrão de entrada, toda residência precisa ter seu próprio aterramento independentemente da concessionaria. Grande abraço.
Valeu meu querido, fico muito feliz em saber que admira o nosso trabalho meu amigo. Muito obrigado pelo feedback e participação aqui conosco. Um forte abraço.
Valeu Elizeu, primeiramente muito obrigado pela consideração e confiança que tem pela gente. Fico muito feliz em saber que gosta de nossas aulas. Muito obrigado pela sua participação aqui com a gente meu amigo. Um forte abraço.
Vc podia dar aula no SENAI lá eles não explica metade do que o senhor explica aqui e olha que lá um curso de eletrica é bem carinho viu o senhor está pondo o SENAI no bolso parabéns falo isso pq cursei SENAI e não vi a metade do que o senhor explica aqui lá
Que bacana, valeu mesmo pela consideração. O intuito realmente é esse, poder ajudar e compartilhar nossas experiência da melhor forma possível. Agradeço muito pelo carinho meu amigo. Um abração
Wellington, muito obrigado pelos comentários e participação aqui no canal, estou preparando um E-book para disponibilizar pra vocês e ajudar no desenvolvimento do pessoal. Em breve estarei deixando um link para que vocês possam baixar aqui nas descrições e em nosso blog. Grande abraço amigo.
fala Jairo, tudo bom? Realmente muitas pessoas desconhecem esse dispositivo que é de suma importância nas instalações elétricas, ou omitem o uso desse dispositivo por conta de um custo mínimo em relação aos benefícios que ele oferece a proteção contra choques elétricos e danos a vida. Um grande abraço da Família Atom!!!
Boa tarde Rodrigo, obrigado pelo empenho no ensino , fui em uma residência e no QDC todos os circuitos passam apenas nos DR de 2 polos e apenas um disjuntor de 100A que e o geral, eu disse que a torneira eletrica 30A não desarmaria o disjuntor de 100A e o Dr também não. Que estava mau dimensionado e que teria que colocar um disjuntor de 25A antes do Dr de 25A está correto? Obrigado e sucesso
Fala meu querido, realmente é complicado eu te dizer exatamente quais dispositivos você deve colocar sem antes fazer uma análise completa na instalação. O ideal é que você faça uma separação de circuito de acordo com o tipo de ambiente e dimensione as proteções de acordo com o circuito, seguindo as recomendações da norma NBR5410, por exemplo.
Oi gostaria de saber se tem alguma diferença utilizar o idr antes ou depois do disjuntor geral ? Me deparei em algumas situações em que o mesmo estava após o disjuntor geral. Obrigado pelas demais explicações.
Rodrigo, a proteção do dispositivo IDR será eficiente tanto antes quanto depois do disjuntor geral, tenho preferência por instala-lo após o geral. Lembrando que o IDR pode proteger os circuitos de forma coletiva, agrupada ou individualmente. Vou deixar anotado para fazer um vídeo explicando sobre esse tema. Espero que tenha ajudo. Um grande abraço.
Bom dia Rodrigo tudo bem comecei a assistir seu vídeos, acho muito bem explicativo Gostaria que vc me tirasse uma duvida, no IDR eu posso entrar com as fases por baixo e em cima colocar um barramento alimentando os circuito desde já agradeço pela sua atenção
Fala meu querido, primeiramente fico muito feliz em saber que gosta de nossos vídeos, quanto a sua pergunta, você pode alimentar o IDR por baixo sim. Muito obrigado pela participação aqui com a gente. Um grande abraço.
Boa tarde professor Rodrigo, tudo bom? O sr. pode fazer um vídeo ensinando as diferenças entre o DDR e o IDR, bem como suas aplicações específicas? Estou necessitando muito dessa informação porque eu desejo fazer uso desses componentes no meu quadro de distribuição de energia.
Muito boa a explicação Meus parabens e muito obg pela essa boa vontade de nos passar um pouco do que sabe. Uma pergunta: posso colocar juntos o IDR e disjuntor no msm circuito?
Fala meu amigo, muito obrigado, é um enorme prazer poder ajudar. Na verdade todos os circuitos devem apresentar a proteção contra fuga de corrente que é feita pelo IDR e contra sobrecarga e curto circuito que é feita pelo disjuntor. Só que você pode colocar o IDR de algumas formas no quadro de distribuição. Assiste esse vídeo aqui do canal que mostro as 3 formas que o IDR pode ser instalado nos quadros Esse aqui: ruclips.net/video/o_yez51N4YY/видео.html Espero que te ajude. Um grande abraço.
Fala Roberto, seja muito bem vindo meu querido. Sinta-se a vontade de deixar sugestões, dúvidas, experiência suas, porque aqui você não é mais um inscrito, você é um membro da Atom. E tenho como ponto de vista que juntos vamos mais longe e aprendemos uns com os outros. Grande abraço.
Fala Lindomar, agradeço muito pelo seu comentário positivo e participação! Fico muito feliz e orgulhoso em saber que gostou do nosso conteúdo! Um grande abraço meu amigo!
Sergio, alguns modelos possuem sua parte estrutural diferente de um IDR, outros modelos são iguais, aí nesse caso você distingui analisando os dados do dispositivo. Grande abraço.
Fala professor tudo certo No caso em uma instalação de QDC podemos instalar além do disjuntor geral apenas o DDR pra fazer toda proteção dos circuitos? Obrigado pelos ensinamentos 🙏
Fala meu querido, o DDR é um dispositivo onde agrega tanto a proteção do disjuntor quanto a proteção fornecida por um IDR. Então ao invés de utilizar um Disjuntor e um IDR, poderia sem problemas utilizar um DDR no lugar dos dois dispositivos, desde que substitua por um com as características que você precisa, seguindo o dimensionamento de forma correta. Um forte abraço.
Fala José, tudo bem? Vc precisa ter as duas proteções na sua residência tanto a do Dr quanto a do disjuntor, pois cada um protege contra causas diferentes. Abraços
Rodrigo estou acompanhando seus vídeos, gostaria de tirar uma dúvida sobre esse assunto, em instalação com IDRs quando devo usa-los como geral ou individual nos circuitos do quadro e qual a disposição deles no quadro? Muito bom o vídeo parabéns.
Bruno, essa é uma ótima pergunta, vou fazer um vídeo falando sobre esse tema. Aguarde os próximos videos que te responderemos lá, ok. Só pra adiantar, o IDR pode estar como geral, por grupo de circuitos ou individual. Grande abraço.
Professor, considerando que em Ar Condicionado há possibilidade de ter área molhada. Qual a sua opinião de colocar IDR nesse circuito? Muito obrigada!!
Fala meu querido, se a área que seu ar condicionado estiver, se configure uma área que dentre a norma há uma obrigação de se utilizar um IDR, você deve utilizar. Um grande abraço.
Uma dúvida: o relógio do padrão é de 63A, o D. Geral de 50A, tenho dois chuveiros de 40A, nesse caso o IDR para cada chuveiro será de 40A também para cada chuveiro? E quanto aos DPS para cada chuveiro, serão de 40 também? Se puder me responder ótimo.
Eugênio, na questão do IDR vou deixar um vídeo onde explico as formas que ele pode ser instalado em um painel, creio que vai te ajudar. ruclips.net/video/o_yez51N4YY/видео.html Já na questão do DPS ele é instalado para todo o quadro, e ele ñ é dimensionado pela corrente do cabo, existem várias características que devem ser consideradas. Um abração
Valeu meu querido, fico muito feliz em saber que gostou da nossa explicação. Muito obrigado pelo feedback e participação aqui com a gente. Um grande abraço.
Fala meu querido, sem problema algum, os vídeo estão aqui justamente para que vocês possam aprender e agregar novos conhecimentos, sinta-se a vontade em assistir nossos vídeos e deixar seus comentários, é um prazer poder ajudar. Um abração.
Olá meu amigo, na verdade não tem uma polaridade específica, por tratar de corrente alternada, vai depender de qual será a posição mais adequada em seu painel e a forma que fique mais organizado.
@@atomeletrica obrigado amigo pela atenção, se existe lado ou não é uma dúvida cruel nos IDR pois o que a gente quer é fazer o correto. Valeu Deus abençoe
Excelente , mas neste dispositivo mostrado no vídeo possui as letras SDR , quando eu for identificar um dispositivo de proteção deste como devo identifica - lo ? Seria pelas siglas IDR , DDR ou SDR ?
Fala Anderson meu amigo, tudo bem? Essas letras são códigos de identificação do próprio fabricante. Cada fabricante possui o seu código, ele continua sendo um IDR. Abraços
Fala meu querido, com relação a valores dos componentes eu não consigo te afirmar pois para isso tem que verificar o dimensionamento do seu circuito em específico, mas com relação ao valor do IDR, ele sempre deve possuir uma corrente nominal igual ou superior ao do disjuntor de proteção daquele circuito. Creio que tenha dado para entender. Um grande abraço meu amgio.
Fala meu querido, ficaria complicado eu te explicar por aqui nos comentários, mas de forma geral você deve dimensiná-lo pela demanda do seu circuito. Infelizmente por aqui não consigo dimensioná-lo para você pois precisaria está inloco para verificar todas as informações da sua instalação, pois por se tratar de um ddr devemos levar em conta diversas considerações. Mas anotei aqui como sugestão de vídeo junto com as demais que recebemos diariamente. Um grande abraço.
Me responda uma coisa por favor! O IDR só funciona se tiver uma rede de aterramento instalada? Ou ele reconhe um shock eletrico de uma pessoa como fuga?
Juvenal, o IDR não necessita do aterramento pra funcionar, existindo por qualquer ocasião uma fuga de corrente, o IDR desarmará. Vou deixar nossa playlist sobre IDR aqui para vc, que vai te ajudar entender melhor. ruclips.net/p/PLNurlZqppzIfo73GJgkTMbslQSOgSpNJh Um abraço querido
Tudo bom Weskley? Na verdade não existe um distância mínima, sempre vai existir queda de tensão, vai depender da corrente da carga, é sempre bom verificar qual a queda de tensão e se ela está dentro das normas. Abraços.
Jeronimo, o IDR não desarma com sobrecarga, ele desarma com fuga de corrente, são coisas diferentes. O IDR funciona diferente do disjuntor, ok. Esses 63A é a corrente que o contato suporta fisicamente sem se danificar, como falei no vídeo, mesmo que passe 100A pelos contatos o IDR não vai desarmar, porém vai se danificar devido os contatos suportarem apenas 63A. Assista esse vídeo novamente e se atente a esses detalhes que te falei, ok. E lembrando, hoje vou postar aqui no canal as 18h um vídeo falando sobre o IDR, creio que vai te ajudar também. Qualquer coisa pode comentar novamente. Abraços.
Amém Jorge, que Deus abençoe todos nós. Muito obrigado pela participação aqui com a gente meu amigo. Fico muito feliz em saber que gostou da nossa aula. Um grande abraço.
Fala Adriano verri, tudo bem? O IDR não consegue averiguar qual o meio que está gerando uma fuga de corrente, se é por um circuito ou pelo próprio sistema de aterramento. Respondendo sua pergunta.. Sim, o IDR irá desarmar pelo terra, pois a corrente que vai para a terra (pelo sistema de aterramento) não retorna pelo IDR, nesse caso o IDR entende que houve uma fuga de corrente. Espero ter te ajudado de alguma forma e se ficou mais alguma dúvida deixa aqui nos comentários!! Um Forte Abraço!
Tenho dois disjuntores termoelétrica da ge,' bibolar, um é c20 e outro c63, o meu disjuntor monofásico de 40 esta esquentando, quando ligo o chuveiro e o fornos eletrico juntos , posso subistituir pelo bibolar c63,no caso ligar só em uma entrada.
Gassen, não se pode alterar a capacidade dos disjuntores sem verificar o dimensionamento dos cabos e da instalação. Se caso você não conheça sobre eletricidade, sugiro contratar um profissional para verificar essa situação para você, pois é algo que pode apresentar perigo caso não seja feito adequadamente. Grande abraço.
"ATOM", Bom dia! Sempre tive dúvidas sobre a "seletividade", vamos assim dizer, entre a In do DR e sua Icc. Num DTM, a proteção contra sobrecarga atua no caso de uma falta (curto-circuito) e seus contatos suportam os efeitos da Icc que o caracteriza para não se fundirem, mantendo assim os contatos abertos... Mas, como isso funciona num DR, visto que os eventuais danos nos seus contatos estão evitados até a In que o caracteriza? Tendo a crer que qqr Icc será sempre maior que a In atribuída ao DR e, portanto, avariará seus contatos, haja vista não operar, esse dispisitivo como se um DTM fosse. Nem tentando entender por características de curva de operação para uma dada Icc eu consegui sucesso. Pensei: como um in de 100A avaria os contatos de um DR mas, por exemplo, uma Icc de 3kA não? Ou essa Icc quer dizer que os danos possíveis de serem provocados estão limitados ao corpo do DR como um todo? Ficando, a partir daí, o dispositivo sob o risco de um incêndio, por exemplo. Se puder me orientar a respeito, agradeço. Abs
Dejalmir, não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vou resumir. O DTM possui duas proteções, uma contra sobrecarga e outra contra curto circuito. O curto circuito possui intensidade que varia de acordo com o circuito como um todo, ou seja, a resistência equivalente do circuito. E o icc e a característica que determina QUAL a capacidade máxima em curto no qual o dispositivo não será danificado. O IDR não possui proteção contra sobrecarga e curto circuito, porem ele tambem possui uma corrente máxima suportada de curto circuito (icc). A diferença entre o DTM e o IDR é que ele não irá desarmar com um curto circuito, por isso deve-se utilizar sempre um DTM em série com o IDR para proteção da instalação e do próprio IDR. Espero que tenha dado para entender, qualquer coisa deixe outro comentários, ok. Abraços.
Pois é, "ATOM", certamente eu não me fiz entender. Em linhas gerais, eu, creio que devido a minha limitação, não consigo entender a razão da especificação de uma Icc para esse tipo de dispositivo haja vista sabermos que, se instalado com In aquém da do circuito do qual fará parte, seus bornes serão avariados e ele, pelo menos em tese, ficará inoperante nesse curcuito. A menos que, a exemplo do conceito empregado para o entendimento do material utilizado nos bórnes dos terminais de um DTM (suportação dos efeitos danosos provocados por uma Icc nesse material) nesse tbm se deve aplicar. Mas, de qqr forma, penso, que o dispositivo, se submetido a esforços provocados por correntes superiores a sua In, já será avariado, então, volto a minha dúvida inicial. Em outra oportunidade, se o amigo conhece o funcionamento elétrico de um medidor de energia bi direcional (Sistema Fotovoltaico), farei contato para ler do prezado o que tem para oferecer a respeito. Um grande abraço e uma excelente semana.
Então Dejalmir, os componentes dos dispositivos são fabricados atendendo uma certa curva de "corrente versos tempo", ou seja, em uma sobrecarga os componentes do dispositivos suportam por um certo tempo aquela elevação da corrente de sobrecarga, podendo chegar a horas se a sobrecarga não for muito elevada. No caso de um curto circuito os componentes do dispositivos suportaram o Icc por instantes de tempo, instantes curtíssimos, devido a corrente ser elevadíssimas. Não sei se me fiz claro.
Valeu! Grato pelo retorno. Tenho gostado muito de seus vídeos. Têm me esclarecido muitas dúvidas, e continuarei fazendo contato qdo eu tiver dificuldade de entender alguma informação - o que está longe de ser raro. Abs. Um grande abraço
Fala meu querido, ainda não temos essa funcionalidade aqui no youtube. Para receber vídeos quando forem postados você precisa ativar o sino de notificações. Um forte abraço.
Professor eu acreditava que o IDR não tinha esse botão de teste eu achava que era só o DDR que vinha com esse botão essa é a diferença que eu fazia de um dispositivo para o outro.
Fala meu amigo, esse botão é um botão para teste de fuga de corrente, ou seja, ele simula uma fuga para verificar se o dispositivo que faz a detecção de fuga de corrente está funcionando corretamente, então tanto os IDR's quanto os DDR's vão possuir esse botão.
Então, aí precisaria verificar diversos fatores que podem ocorrer, se o DR está em bom funcionamento, se está instalado de forma correta, se ele está protegendo o circuito no qual vc tomou esse choque. Realmente é necessário uma verificação nesse caso.
Isso é uma verdade Mauro, ja me deparei com diversos apenas com o IDR como geral, desta forma em alguns casos o alimentador fica desprotegido caso não haja uma proteção anterior.
Tenho um geral de 63 amperes normal no padrão a 10 metros do Quadro geral de distribuição da minha residencia e nesse Quadro geral tenho um IDR 63 como geral, não seria mesma coisa?
⚡CURSO DE COMANDOS ELÉTRICOS COMPLETO⚡
Clique no link abaixo para conhecer:
atomeletrica.com.br/curso-comandos-eletricos-cf
Te vejo por lá!!!😉
pra falar de idr só tem um você e o melhor parabéns
Excelente explicação Rodrigo com este método você conseguiu em pouco tempo de vídeo resumir e explicar de uma maneira totalmente objetiva e clara e sabemos que interruptor diferencial residual não é um assunto muito fácil de entender e vc conseguiu parabéns , difícil achar profissionais competentes boa noite fica com DEUS!!!
Valeu Guilherme pelo comentário, fico feliz de estar passando conhecimento de forma satisfatória. Eh um grande prazer tê-lo como membro da Família Atom. Abraços.
Simplemente una explicacion fantastica.. muito obrigado.. saludos desde Paraguay
Es un gran placer romper los límites geográficos y compartir nuestros conocimientos y experiencias con todos. Bienvenido a la familia de Atom Electrica, es un gran placer tenerlo con nosotros.
Meu amigo, muito esclarecedor. E eu nunca pensei no detalhe do choque que não é fuga. Parabens e obrigado pelo video. abraço
Show, Eliezer, fico feliz em ter lhe ajudado com esse ponto de vista.
Tamo junto, um abraço.
As suas explicações são de fato de nível profissional prática e de compreensão fácil parabéns
Muito obrigado meu amigo, agradeço pelas palavras.
Um grande abraço pra ti
Amei essa aula mais um conhecimento fantastico , sobre o dispositivo !!!
Bacana Sérgio, agradeço pela presença meu amigo.
Explicação diferenciada ,clara e objetiva Parabéns!
Obrigado, Sealtiel. Forte Abraço!!
Parabéns meu parceiro sucesso!!
Obrigado por nos passar um pouco do seu conhecimento acompanhado todas suas vídeo aulas!
Fala meu querido, muito obrigado, é um prazer poder compartilhar conhecimentos e experiências com todos vocês. Um grande abraço!!!
Parabéns você é ótimo professor Jefferson Louzada de Oliveira Lagoa Santa MG
Parabéns Digão,excelente explicação!!
Muitíssimo obrigado. Um grande abraço.
Bom noite Rodrigo blz ficou muito bom sua explicação sobre o dijuntor DR ficou ótimo sua explicação blz
Obrigado meu amigo, que bom que gostou.
É um prazer poder estar ajudando.
Um forte abraço pra ti.
Muito boas as orientações.
Acompanhado de Recife.
Obrigado Joel.
Um abraço.
Boa tarde amigo! Vc tem muito conhecinto e facilidade no q tá explicado. Parabéns.
Fala Francisco meu querido.
Agradeço muito as palavras, fico lisonjeado com o comentários.
Obrigado por participar e interagir aqui conosco.
Fica meu abraço pra ti.
Caro Rodrigo bom dia, meu nome é Eli e tenho acompanhado seus videos e isso tem me ajudado muito. Gostaria de saber se é possível vc elaborar uma aula sobre a construção de um sistema de terramento no seguinte caso: Sou de Minas gerais e a concessionaria aqui é a CEMIG e tenho visto aqui diversas situações de padrões de entrada de energia antigos e sem cabo de aterramento impossibilitando a instalação de um DR. como resolver essa situação visto que alguns clientes não tem condições financeiras de trocar seu padrão de entrada. forte abraço
Eli, o aterramento da residencia, não tem parte com o padrão de entrada, toda residência precisa ter seu próprio aterramento independentemente da concessionaria.
Grande abraço.
Excelente explanação!
Professor você só consegue assinar tão calmo assim porque você e forte graças adeus você ensina muito bem
Valeu meu querido, fico muito feliz em saber que admira o nosso trabalho meu amigo.
Muito obrigado pelo feedback e participação aqui conosco.
Um forte abraço.
Parabéns pela excelente explicação
Muito obrigado, é uma grande satisfação receber comentários validando nosso desejo de ajudar a todos. Grande abraço!!!
Assistindo as tuas aulas é que dá para nota a diferença, muito boas mestre 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Valeu Elizeu, primeiramente muito obrigado pela consideração e confiança que tem pela gente.
Fico muito feliz em saber que gosta de nossas aulas.
Muito obrigado pela sua participação aqui com a gente meu amigo.
Um forte abraço.
Vc podia dar aula no SENAI lá eles não explica metade do que o senhor explica aqui e olha que lá um curso de eletrica é bem carinho viu o senhor está pondo o SENAI no bolso parabéns falo isso pq cursei SENAI e não vi a metade do que o senhor explica aqui lá
Que bacana, valeu mesmo pela consideração.
O intuito realmente é esse, poder ajudar e compartilhar nossas experiência da melhor forma possível.
Agradeço muito pelo carinho meu amigo.
Um abração
Parabéns muiiiiito bem explicado 👍
Obrigado Luiz, espero estar ajudando na sua capacitação. Um grande abraço meu amigo.
Excelente aula. Parabéns. Dado o like e já sou inscrito.
Muito obrigado Demétrius, agradeço por apoiar e fortalecer o canal.
Um grande abraço meu querido.
Muito bom, explicação top com fácil entendimento, parabéns!!!!
Muito obrigado Cassiano,
Agradeço a participação.
Abraços.
Parabéns pela explicação
Obrigado meu amigo.
Parabéns pelo trabalho mestre!
Muito obrigado, Ronie. Um grande abraço meu brother.
Boa explicação garoto, parabéns!
Valeu Dreissom, muito obrigado.
Deixo meu abraço e um feliz ano novo pra ti e sua família.
tamo junto.
Excelente explicação professor, poderia nos trazer um material em PDF? Para que possamos ter para estudos.
Wellington, muito obrigado pelos comentários e participação aqui no canal, estou preparando um E-book para disponibilizar pra vocês e ajudar no desenvolvimento do pessoal. Em breve estarei deixando um link para que vocês possam baixar aqui nas descrições e em nosso blog.
Grande abraço amigo.
Muito bom a aula!! eu nunca instalei um IDR..
fala Jairo, tudo bom? Realmente muitas pessoas desconhecem esse dispositivo que é de suma importância nas instalações elétricas, ou omitem o uso desse dispositivo por conta de um custo mínimo em relação aos benefícios que ele oferece a proteção contra choques elétricos e danos a vida. Um grande abraço da Família Atom!!!
Professor excelente explicação
Valeu Jorge, fico feliz em saber que gostou da explicação meu querido.
Muito obrigado pelo feedback e participação aqui com a gente.
Um grande abraço.
Fantástico meu amigo aprendo muito com vcs aí obrigado
Tamo junto Xandao.
Um abraço pra ti meu querido.
Boa tarde Rodrigo, obrigado pelo empenho no ensino , fui em uma residência e no QDC todos os circuitos passam apenas nos DR de 2 polos e apenas um disjuntor de 100A que e o geral, eu disse que a torneira eletrica 30A não desarmaria o disjuntor de 100A e o Dr também não.
Que estava mau dimensionado e que teria que colocar um disjuntor de 25A antes do Dr de 25A está correto?
Obrigado e sucesso
Fala meu querido, realmente é complicado eu te dizer exatamente quais dispositivos você deve colocar sem antes fazer uma análise completa na instalação. O ideal é que você faça uma separação de circuito de acordo com o tipo de ambiente e dimensione as proteções de acordo com o circuito, seguindo as recomendações da norma NBR5410, por exemplo.
Oi gostaria de saber se tem alguma diferença utilizar o idr antes ou depois do disjuntor geral ? Me deparei em algumas situações em que o mesmo estava após o disjuntor geral. Obrigado pelas demais explicações.
Rodrigo, a proteção do dispositivo IDR será eficiente tanto antes quanto depois do disjuntor geral, tenho preferência por instala-lo após o geral. Lembrando que o IDR pode proteger os circuitos de forma coletiva, agrupada ou individualmente. Vou deixar anotado para fazer um vídeo explicando sobre esse tema. Espero que tenha ajudo. Um grande abraço.
Bom dia Rodrigo tudo bem
comecei a assistir seu vídeos, acho muito bem explicativo
Gostaria que vc me tirasse uma duvida, no IDR eu posso entrar com as fases por baixo e em cima colocar um barramento alimentando os circuito
desde já agradeço pela sua atenção
Fala meu querido, primeiramente fico muito feliz em saber que gosta de nossos vídeos, quanto a sua pergunta, você pode alimentar o IDR por baixo sim.
Muito obrigado pela participação aqui com a gente.
Um grande abraço.
Boa tarde professor Rodrigo, tudo bom?
O sr. pode fazer um vídeo ensinando as diferenças entre o DDR e o IDR, bem como suas aplicações específicas? Estou necessitando muito dessa informação porque eu desejo fazer uso desses componentes no meu quadro de distribuição de energia.
Tudo bem meu amigo, posso sim, mas por enquanto eu não tenho um DDR aqui comigo, assim que eu conseguir eu trago para vocês, ok.
Abração
Muito boa a explicação
Meus parabens e muito obg pela essa boa vontade de nos passar um pouco do que sabe.
Uma pergunta: posso colocar juntos o IDR e disjuntor no msm circuito?
Fala meu amigo, muito obrigado, é um enorme prazer poder ajudar.
Na verdade todos os circuitos devem apresentar a proteção contra fuga de corrente que é feita pelo IDR e contra sobrecarga e curto circuito que é feita pelo disjuntor.
Só que você pode colocar o IDR de algumas formas no quadro de distribuição.
Assiste esse vídeo aqui do canal que mostro as 3 formas que o IDR pode ser instalado nos quadros
Esse aqui: ruclips.net/video/o_yez51N4YY/видео.html
Espero que te ajude.
Um grande abraço.
@@atomeletrica mt obg
Boa noite! parabéns por esse trabalho que você apresenta mais um inscrito . Parabéns pelo trabalho mestre!
Fala Roberto, seja muito bem vindo meu querido.
Sinta-se a vontade de deixar sugestões, dúvidas, experiência suas, porque aqui você não é mais um inscrito, você é um membro da Atom. E tenho como ponto de vista que juntos vamos mais longe e aprendemos uns com os outros.
Grande abraço.
Aprendendo e atualizando sempre com seus conteúdos top 👍👍👍
Valeu meu irmão, agradeço.
Só dando um spoiler, semana que vem vou trazer um conteúdo que está muito bacana. Creio que vá gostar.
Legal gostei professor!
Boa noite! excelente conteúdo
Fala Lindomar, agradeço muito pelo seu comentário positivo e participação!
Fico muito feliz e orgulhoso em saber que gostou do nosso conteúdo!
Um grande abraço meu amigo!
Boa tarde professor Rodrigo,
Obrigado pelos vídeos!!!
O sr. pode postar vídeos ensinando sobre o funcionamento e utilização dos DDRs? Obrigado.
Assim que possível trago sim Harley.
Um abração
Boa tarde prof. Estas sua é muito útil para os iniciantes obrigo mesmo.
Otima explicação show
Tamo junto 👊
Muito bem explicado.
Obrigado Flávio,
Agradeço por participar.
Um abração pra ti
Show de explicação!
Like e compartilhamento garantidos.
Muito obrigado novamente, agradeço demais o apoio meu amigo.
Valeu velho prof de grande competencia.
Fala Joel, muito obrigado meu querido.
agradeço por participar aqui conosco.
Um abraço.
Que canal show , assisto todas obrigado 🖐️👊
Show de bola irmão, obrigado pela consideração é pelas participações conosco aqui nos comentários.
Um abraço em ótimo domingo pra ti
Gosto muito do meu parceiro dos seus vídeos show de bola
Valeu meu brother.
Fico feliz que esteja gostando dos conteúdos.
Um abração
Muito boa vídeo aula top mesmo.
Muito obrigado meu amigo, que bom que gostou da aula.
Sempre bom vê-lo por aqui participando com a gente.
Um grande abraço.
Bom dia atom
Vc falou e explicou sobre idr
Pergunto como identificar se o dispositivo é DDR OU IDR.? Em um QDC?
Se puder explicar ., agradeço
Sergio, alguns modelos possuem sua parte estrutural diferente de um IDR, outros modelos são iguais, aí nesse caso você distingui analisando os dados do dispositivo.
Grande abraço.
Ótima aula.
Agradeço demais a participação meu querido.
Um abração Cláudio.
Fala professor tudo certo
No caso em uma instalação de QDC podemos instalar além do disjuntor geral apenas o DDR pra fazer toda proteção dos circuitos?
Obrigado pelos ensinamentos 🙏
Fala meu querido, o DDR é um dispositivo onde agrega tanto a proteção do disjuntor quanto a proteção fornecida por um IDR. Então ao invés de utilizar um Disjuntor e um IDR, poderia sem problemas utilizar um DDR no lugar dos dois dispositivos, desde que substitua por um com as características que você precisa, seguindo o dimensionamento de forma correta.
Um forte abraço.
Prof, qual é o certo para ligar em uma residencia ,ligar um dr e um interruptor geral no quadr,o ou um idr e o disjuntor?
Fala José, tudo bem?
Vc precisa ter as duas proteções na sua residência tanto a do Dr quanto a do disjuntor, pois cada um protege contra causas diferentes.
Abraços
Rodrigo estou acompanhando seus vídeos, gostaria de tirar uma dúvida sobre esse assunto, em instalação com IDRs quando devo usa-los como geral ou individual nos circuitos do quadro e qual a disposição deles no quadro? Muito bom o vídeo parabéns.
Bruno, essa é uma ótima pergunta, vou fazer um vídeo falando sobre esse tema. Aguarde os próximos videos que te responderemos lá, ok.
Só pra adiantar, o IDR pode estar como geral, por grupo de circuitos ou individual. Grande abraço.
Por favor falar,de forma simples as diferenças de aterramento,qual o mais usado para residência, obrigado!!!
Assim que possível gravamos sobre o assunto.
Abração.
Na apresentaçao do IDR vale lembrar que correntes acima de 20mA podem causar danos aos musculos cardiacos
Obrigado pelo complemento José, um forte abraço.
Top bem espricado rodrigo voce cara
Muito obrigado Sidney, que bom que gostou meu querido.
Um abração pra ti.
Didatico e e uma linguagem acessível 🖖🏿
Professor, considerando que em Ar Condicionado há possibilidade de ter área molhada. Qual a sua opinião de colocar IDR nesse circuito? Muito obrigada!!
Fala meu querido, se a área que seu ar condicionado estiver, se configure uma área que dentre a norma há uma obrigação de se utilizar um IDR, você deve utilizar.
Um grande abraço.
@@atomeletrica Obrigada pela gentileza da resposta.👏👏🌹🌹🌹🌹
Uma dúvida: o relógio do padrão é de 63A, o D. Geral de 50A, tenho dois chuveiros de 40A, nesse caso o IDR para cada chuveiro será de 40A também para cada chuveiro? E quanto aos DPS para cada chuveiro, serão de 40 também? Se puder me responder ótimo.
Eugênio, na questão do IDR vou deixar um vídeo onde explico as formas que ele pode ser instalado em um painel, creio que vai te ajudar.
ruclips.net/video/o_yez51N4YY/видео.html
Já na questão do DPS ele é instalado para todo o quadro, e ele ñ é dimensionado pela corrente do cabo, existem várias características que devem ser consideradas.
Um abração
Grava um vídeo sobre instalação do DDR na prática
Obrigado pela sugestão Victor, no momento não temos um DDR aqui conosco, assim que conseguir um trago para vocês querido.
Um forte abraço.
Obrigado abraços
Melhor explicação
Obrigado meu amigo, fico feliz que tenha gostado do conteúdo.
Agradeço pelo feedback.
Um grande abraço
Muito boa a esplicasao
Valeu meu querido, fico muito feliz em saber que gostou da nossa explicação.
Muito obrigado pelo feedback e participação aqui com a gente.
Um grande abraço.
Muito obrigado pelo tempo disponível para ensinar com qualidade, desculpa-me não consigo assistir apenas uma vez kkkk
Fala meu querido, sem problema algum, os vídeo estão aqui justamente para que vocês possam aprender e agregar novos conhecimentos, sinta-se a vontade em assistir nossos vídeos e deixar seus comentários, é um prazer poder ajudar.
Um abração.
Qual é o lado correto para entrar com a alimentação que vem do padrão, por cima ou por baixo? Ou não tem posição específica?
Olá meu amigo, na verdade não tem uma polaridade específica, por tratar de corrente alternada, vai depender de qual será a posição mais adequada em seu painel e a forma que fique mais organizado.
@@atomeletrica obrigado amigo pela atenção, se existe lado ou não é uma dúvida cruel nos IDR pois o que a gente quer é fazer o correto. Valeu Deus abençoe
@@cacador3187
Amém querido, realmente precisamos sempre procurar aprendermos cada vez mais para fazer o correto e com segurança.
Desde já agradecido
Eu que agradeço pela participação aqui com a gente.
Abraços.
Excelente , mas neste dispositivo mostrado no vídeo possui as letras SDR , quando eu for identificar um dispositivo de proteção deste como devo identifica - lo ? Seria pelas siglas IDR , DDR ou SDR ?
Fala Anderson meu amigo, tudo bem? Essas letras são códigos de identificação do próprio fabricante. Cada fabricante possui o seu código, ele continua sendo um IDR.
Abraços
Posso usar dr tetapolar de 40A na cozinha e um dijuntor 32A como proteção
Fala meu querido, com relação a valores dos componentes eu não consigo te afirmar pois para isso tem que verificar o dimensionamento do seu circuito em específico, mas com relação ao valor do IDR, ele sempre deve possuir uma corrente nominal igual ou superior ao do disjuntor de proteção daquele circuito.
Creio que tenha dado para entender.
Um grande abraço meu amgio.
Valeu professor.
Se for possível, como dimensionar o ddr se cada chuveiro tem 5500w/220v?
Fala meu querido, ficaria complicado eu te explicar por aqui nos comentários, mas de forma geral você deve dimensiná-lo pela demanda do seu circuito. Infelizmente por aqui não consigo dimensioná-lo para você pois precisaria está inloco para verificar todas as informações da sua instalação, pois por se tratar de um ddr devemos levar em conta diversas considerações. Mas anotei aqui como sugestão de vídeo junto com as demais que recebemos diariamente.
Um grande abraço.
Me responda uma coisa por favor!
O IDR só funciona se tiver uma rede de aterramento instalada?
Ou ele reconhe um shock eletrico de uma pessoa como fuga?
Juvenal, o IDR não necessita do aterramento pra funcionar, existindo por qualquer ocasião uma fuga de corrente, o IDR desarmará.
Vou deixar nossa playlist sobre IDR aqui para vc, que vai te ajudar entender melhor. ruclips.net/p/PLNurlZqppzIfo73GJgkTMbslQSOgSpNJh
Um abraço querido
Boa tarde em quantos metros devo fazer o cálculo da queda de tensão
Tudo bom Weskley?
Na verdade não existe um distância mínima, sempre vai existir queda de tensão, vai depender da corrente da carga, é sempre bom verificar qual a queda de tensão e se ela está dentro das normas.
Abraços.
Se eu entendi , 63A não e a corrente de desarme caso utrapasse a corrente do circuito? Se for mais uma coisa que eu aprendi.
Jeronimo, o IDR não desarma com sobrecarga, ele desarma com fuga de corrente, são coisas diferentes.
O IDR funciona diferente do disjuntor, ok.
Esses 63A é a corrente que o contato suporta fisicamente sem se danificar, como falei no vídeo, mesmo que passe 100A pelos contatos o IDR não vai desarmar, porém vai se danificar devido os contatos suportarem apenas 63A.
Assista esse vídeo novamente e se atente a esses detalhes que te falei, ok.
E lembrando, hoje vou postar aqui no canal as 18h um vídeo falando sobre o IDR, creio que vai te ajudar também.
Qualquer coisa pode comentar novamente.
Abraços.
Bem explicado 🔝🔝🔝🔝👏👍
Valeu Marcos,
Fica meu abraço meu querido.
Realmente foi uma ótima aula, obrigado, que Deus te dê muita saúde.
Amém Jorge, que Deus abençoe todos nós. Muito obrigado pela participação aqui com a gente meu amigo. Fico muito feliz em saber que gostou da nossa aula.
Um grande abraço.
Posso fazer uma serie para ligar uma carga monofásica com o IDR tetrapolar ?
Fala Geovani, pode sim, porém não é viável economicamente, pois ele é mais caro que o IDR bipolar, porém funciona normalmente.
Grande abraço
Ola amigo, se estiver tendo fuga de corrente atravez do aterramento o IDR ira se desarmar??
Fala Adriano verri, tudo bem? O IDR não consegue averiguar qual o meio que está gerando uma fuga de corrente, se é por um circuito ou pelo próprio sistema de aterramento. Respondendo sua pergunta.. Sim, o IDR irá desarmar pelo terra, pois a corrente que vai para a terra (pelo sistema de aterramento) não retorna pelo IDR, nesse caso o IDR entende que houve uma fuga de corrente. Espero ter te ajudado de alguma forma e se ficou mais alguma dúvida deixa aqui nos comentários!! Um Forte Abraço!
Eu posso instalar um ddr como geral para três circuitos de chuveiro elétrico 220v?
Fala meu querido, você pode instala-lo e dimensioná-lo pela demanda do seu circuito.
Um grande abraço.
Rodrigo,bom dia! Meu nome Cicero Venâncio.
Se eu coloca um barramento de neutro
E desse neutro alimentar 3 DR e dos 3 DR alimentar circuito pode ?
Fala meu querido, para te responder essa pergunta, sugiro que assista o vídeo abaixo:
ruclips.net/video/l0h4N_Y9juk/видео.html
Um forte abraço.
IDR ou DDR Qual a proteção que deve ser instalado em um quadro de distribuição?
Se você utilizar o DDR você não precisa utilizar o disjuntor, pois ele já faz sua função, já se utilizar o IDR você precisar utilizar o disjuntor.
@@atomeletrica por questões de espaço no QDC o ideal seria intalar DDR.
@@zenobiomenezesalvim1398 Por essa questão sim, mas é um dispositivo bem carinho.
Tenho dois disjuntores termoelétrica da ge,' bibolar, um é c20 e outro c63, o meu disjuntor monofásico de 40 esta esquentando, quando ligo o chuveiro e o fornos eletrico juntos , posso subistituir pelo bibolar c63,no caso ligar só em uma entrada.
Gassen, não se pode alterar a capacidade dos disjuntores sem verificar o dimensionamento dos cabos e da instalação.
Se caso você não conheça sobre eletricidade, sugiro contratar um profissional para verificar essa situação para você, pois é algo que pode apresentar perigo caso não seja feito adequadamente.
Grande abraço.
@@atomeletrica obrigado
"ATOM", Bom dia!
Sempre tive dúvidas sobre a "seletividade", vamos assim dizer, entre a In do DR e sua Icc.
Num DTM, a proteção contra sobrecarga atua no caso de uma falta (curto-circuito) e seus contatos suportam os efeitos da Icc que o caracteriza para não se fundirem, mantendo assim os contatos abertos...
Mas, como isso funciona num DR, visto que os eventuais danos nos seus contatos estão evitados até a In que o caracteriza?
Tendo a crer que qqr Icc será sempre maior que a In atribuída ao DR e, portanto, avariará seus contatos, haja vista não operar, esse dispisitivo como se um DTM fosse.
Nem tentando entender por características de curva de operação para uma dada Icc eu consegui sucesso.
Pensei: como um in de 100A avaria os contatos de um DR mas, por exemplo, uma Icc de 3kA não?
Ou essa Icc quer dizer que os danos possíveis de serem provocados estão limitados ao corpo do DR como um todo? Ficando, a partir daí, o dispositivo sob o risco de um incêndio, por exemplo.
Se puder me orientar a respeito, agradeço.
Abs
Dejalmir, não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vou resumir.
O DTM possui duas proteções, uma contra sobrecarga e outra contra curto circuito. O curto circuito possui intensidade que varia de acordo com o circuito como um todo, ou seja, a resistência equivalente do circuito. E o icc e a característica que determina QUAL a capacidade máxima em curto no qual o dispositivo não será danificado.
O IDR não possui proteção contra sobrecarga e curto circuito, porem ele tambem possui uma corrente máxima suportada de curto circuito (icc). A diferença entre o DTM e o IDR é que ele não irá desarmar com um curto circuito, por isso deve-se utilizar sempre um DTM em série com o IDR para proteção da instalação e do próprio IDR.
Espero que tenha dado para entender, qualquer coisa deixe outro comentários, ok.
Abraços.
Pois é, "ATOM", certamente eu não me fiz entender.
Em linhas gerais, eu, creio que devido a minha limitação, não consigo entender a razão da especificação de uma Icc para esse tipo de dispositivo haja vista sabermos que, se instalado com In aquém da do circuito do qual fará parte, seus bornes serão avariados e ele, pelo menos em tese, ficará inoperante nesse curcuito.
A menos que, a exemplo do conceito empregado para o entendimento do material utilizado nos bórnes dos terminais de um DTM (suportação dos efeitos danosos provocados por uma Icc nesse material) nesse tbm se deve aplicar. Mas, de qqr forma, penso, que o dispositivo, se submetido a esforços provocados por correntes superiores a sua In, já será avariado, então, volto a minha dúvida inicial.
Em outra oportunidade, se o amigo conhece o funcionamento elétrico de um medidor de energia bi direcional (Sistema Fotovoltaico), farei contato para ler do prezado o que tem para oferecer a respeito.
Um grande abraço e uma excelente semana.
Então Dejalmir, os componentes dos dispositivos são fabricados atendendo uma certa curva de "corrente versos tempo", ou seja, em uma sobrecarga os componentes do dispositivos suportam por um certo tempo aquela elevação da corrente de sobrecarga, podendo chegar a horas se a sobrecarga não for muito elevada. No caso de um curto circuito os componentes do dispositivos suportaram o Icc por instantes de tempo, instantes curtíssimos, devido a corrente ser elevadíssimas.
Não sei se me fiz claro.
Valeu!
Grato pelo retorno.
Tenho gostado muito de seus vídeos. Têm me esclarecido muitas dúvidas, e continuarei fazendo contato qdo eu tiver dificuldade de entender alguma informação - o que está longe de ser raro.
Abs.
Um grande abraço
Agradeço o voto de confiança.
Abraços.
Mais um inscrito 😀😎
Seja muito bem vinda à Família
Caro amigo você poderia criar vídeos aulas para desenho técnico em AutoCad?
Fala Cássio, que tipo de desenhos vc está sugerindo? pois foge um pouco do segmento do canal.
@@atomeletrica Tudo jóia, falo no AutoCad elétrical, desenho de planta elétricas residenciais e industriais
Tranquilo Cássio, vou trazer sim com certeza, vou pensar em uma série de vídeos sobre o assunto, ta ok.
Um abraço pra ti.
@@atomeletrica no RUclips não tem um curso que ensine desde o básico e bem explicado.
Ñ te prometo um curso, mas vou trazer algumas aulas sobre o assunto
Então eu posso substituir meu disjuntor termomagnético geral por um DDR?
Sim, poderia Douglas, porém o DDR é bem mais caro e bem mais dificil de se encontrar no mercado.
Tem como fazer um vídeo nos mostrando um ddr ? 😁
Vou correr atrás de um DDR para trazer para vcs, ok.
Assim que conseguir trago um vídeo para vcs.
Abração
Rodrigo, eu posso receber conteúdos por meu WhatsApp?
Fala meu querido, ainda não temos essa funcionalidade aqui no youtube. Para receber vídeos quando forem postados você precisa ativar o sino de notificações.
Um forte abraço.
Amigo sobre interpretação de diagramas
José, poderia ser mais específico na sua pergunta, pois o tema interpretação de diagramas é um assunto bem amplo. Um grande abraço.
@@atomeletrica especificamente leitura de diagramas de comandos elétricos
@@josemenarre3196 , anotado meu amigo
@@atomeletrica amigo acompanhando e divulgando seus vídeos .acabei de fazer técnico em eletrotécnica e busco aprimorar o que absorvi la
@@josemenarre3196 agradeço a força que está dando, realmente é preciso estar sempre imerso e em contato com a área para aprimorar seus conhecimentos.
Professor eu acreditava que o IDR não tinha esse botão de teste eu achava que era só o DDR que vinha com esse botão essa é a diferença que eu fazia de um dispositivo para o outro.
Fala meu amigo, esse botão é um botão para teste de fuga de corrente, ou seja, ele simula uma fuga para verificar se o dispositivo que faz a detecção de fuga de corrente está funcionando corretamente, então tanto os IDR's quanto os DDR's vão possuir esse botão.
@@atomeletrica então professor como faço pra diferenciar um DDR do IDR??
Meu querido, pelas especificações no corpo do dispositivo, e alguns modelos possuem uma estrutura fisica um pouco diferente.
TODOS DR vem com esse botão de teste??
Sim Neto, todos vem com esse botão.
Eu estava fazendo um reparo em uma luminária e tomei um choque, e o IDR não desarmou.
Então, aí precisaria verificar diversos fatores que podem ocorrer, se o DR está em bom funcionamento, se está instalado de forma correta, se ele está protegendo o circuito no qual vc tomou esse choque.
Realmente é necessário uma verificação nesse caso.
63A cada fase? Ou 1 fase apenas?
Daniel um disjuntor de 63A, suporta 63A em cada fase.
Fiz a pergunta em outro video e se gor básico sem neutro no idr
Não entendi meu querido
Rodrigo , tudo ok
Fala Luís, muito obriagdo pela participação aqui com a gente meu amigo.
Um grande abraço.
Muito bom.
Obrigado Milton.
Grande abraço
Se for bifasico sem neutro e qusl a porcentagem de erro existe
Sim, independente se for fase e fase ou fase e neutro a deteção da corrente de fuga é a mesma.
Grande abraço
Boa tarde
Boa noite!
Boa noite meu querido.
Um grande abraço.
Valeu 👍
Show de bola Antonio.
Um abraço meu amigo.
Já vi muitos QDC com IDR sendo usado como Geral. Sou totalmente contra, pois o objetivo de cada um é bem diferente. Prefiro usar o IDR após o Geral.
Isso é uma verdade Mauro, ja me deparei com diversos apenas com o IDR como geral, desta forma em alguns casos o alimentador fica desprotegido caso não haja uma proteção anterior.
Tenho um geral de 63 amperes normal no padrão a 10 metros do Quadro geral de distribuição da minha residencia e nesse Quadro geral tenho um IDR 63 como geral, não seria mesma coisa?
Eu quero saber sobre DDR
É um dispositivo que possui as proteções termomagnetica mais a proteção contra fuga de corrente
🗣 show !!!
Agradeço pela participação conosco meu querido.
Grande abraço