Como foi o Início da Arquitetura Moderna Brasileira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • O ano de 1922 marcaria as comemorações do Centenário da Independência. Alguns episódios marcaram definitivamente aquele ano como a Semana de Arte Moderna em São Paulo.
    A arquitetura moderna chegou ao Brasil descrita e não projetada. “A nossa arquitetura deve ser apenas racional, deve basear-se apenas na lógica e esta lógica devemos opô-la aos que estão procurando por força imitar algum estilo” diz Gregori Warchavchik.
    As velhas formas e os velhos sistemas já fizeram sua época. O arquiteto agora deve projetar a fusão entre o que é estrutura e o que é decoração; para conseguir isto o artista deve ser também técnico; uma só mente inventiva e não mais o trabalho combinado do artista que projeta e do técnico que executa.
    Como projeto marcante que estabelece o início do movimento moderno no Brasíl temos o Ministério da Educação e Saúde, que é considerado um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira. O edifício foi projetado por Lúcio Costa com a consultoria de Le Corbusier, além da contribuição de outros grandes nomes como Oscar Niemeyer, Afonso Reidy, Carlos Leão, Ernani Vasconcellos, Burle Marx, Jorge Machado Moreira e Portinari.
    Localizado no Rio de Janeiro, o projeto foi construído em 1936 e prega no Brasil parâmetros e recomendações de Le Corbusier, como a permeabilidade de pedestres no térreo, usando pilotis, a vedação do edifício com cortinas de vidro verticais e horizontais, com o objetivo de reduzir a incidência direta de luz solar, a forma pura com duas fachadas cegas e duas fachadas envidraçadas, teto jardim, e por último uma estrutura linear que não fica exposta na fachada, permitindo assim uma planta livre.
    --------------
    www.arquitetur...
    / arquitetura_estrutural

Комментарии • 45