Olhando este lado financeiro, as escolas de formação de vigilante, estão pensando só no financeiro e não na pessoa que está fazendo o curso, tinha que ter uma orientação para quem não tem nem o ensino fundamental e médio. Explicando vc pode até fazer o curso de vigilante, mais vai encontrar dificuldades com as empresas para te pegar como vigilante, pois a maioria exigi ensino médio.
Obrigado Carlos Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Meu amigo na pratica são todos uma família porteiro vigia é vigilante. Trabalhei 11 como vigilante armado é 16 anos como porteiro em condomínio é universidade federal é na indústria. Em condomínio trabalhei noturno controlava a entrada é saida das pessoas fazendo ronda dentro do condomínio hoje trabalho como porteiro na indústria fazendo ronda pegando os km dos carros que entra é sai da empresa sempre a tento na portaria das pessoas que adentrar na empresa. São da mesma família como vigilante trabalhei em repartição público a diferença é como vigilante era que eu trabalhava armada por conta do meu porte de arma em meu curso em dias.
Olá Clenivaldo! Infelizmente esse pensamento que tudo está correto devido a prática usual do mercado faz com que vocês trabalhadores atuem de forma incorreta, e principalmente tendo uma remuneração incompatível com as funções realmente desempenhadas. O que posso dizer é que a legislação existe e como foi demonstrado no vídeo existe separação sim e a mesma deve ser aplicada de forma jurídica aceitável. Busque conhecimento e faça com que este conhecimento lhe traga frutos. A Multi sempre estará a disposição para lhe ajudar no saber. Grande abraço
Boa Noite, sou vigia em um condomínio por conta da rota , eu trabalho com carrinho de golfe e sou obrigado a bater ponto a noite toda , 11 horas só paro no meu de lanche, sou obrigado a bater os pontos espalhados pelo condomínio que são muitos .
Olá! Infelizmente essa prática é mais comum que imaginamos, mas a realização de ronda por um vigia pode caracterizar a atuação da atividade de vigilância e não de vigia, consulte seu sindicato referente a legalidade da aplicação dos trabalhos diante da sua ocupação.
Estudo para o concurso de Vigias da Prefeitura de Nilópolis, e tem um artigo que fala sobre o manuseio de armamentos e onde se tem necessidade de usá-los.
Olá Aidel! É preciso verificar o que o edital do concurso pede. Temos pouca regulamentação do assunto! Caso tenha interesse nos passe as informações por e-mail que lhe orientaremos a respeito. E-mail multi@multicons.com.br
Ola amigão Estou sempre atento as suas publicações! Estou abrindo uma empresa de Limpeza, manutenção, Portaria e vigia, mas não tenho interesse no momento em vigilantes, no caso nada que vincule armamento. Posso trabalhar com uniforme tático (coturnos, coletes e tals)? E será que tenho que passar pela PF para autorizar a slogan e tals ? Não achei nada sobre... Mas meu contador disse que não implica nada por não ser segurança privada... Aí se possível responde essa pra nós. Estarei no aguardo
Olá Júnior! Desde que os serviços não caracterizem segurança privada, você pode atuar sem se preocupar com fiscalização, a caracterização se dá além do uso de ferramentas destinadas a segurança privada, além da aplicação real dos trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores. Se não enquadrar em nada disso é só constituir a empresa junto a um contador e entrar no jogo. Boa sorte!!!
Boa tarde! Aqui na minha cidade Poa/RS uma empresa de serviços terceirizados está utilizando em alguns postos QRAs como vigias, utilizando SOMENTE A CAPA DE COLETE. Eis que vem minha pergunta, uma pessoa que exerce uma função de VIGIA em empresa de serviços terceirizados, pode utilizar como EPI a capa de colete com o logo da empresa? Tem algo na lei que permite a utilização de tal.material
Olá Dudu! Infelizmente nos deparamos com situações como essas por todo Brasil, fica evidente que a utilização do EPI destinado exclusivamente a atividade laboral de vigilante, tem o intuito de demonstrar ao tomador dos serviços que o serviço executado traz segurança a ele, e ainda, que o vigia pode realizar serviços de vigilância patrimonial, porém não é o resumo da verdade. Para resolver isso você pode realizar uma denúncia na polícia federal da sua região, está denúncia é anônima e pode ter certeza que a polícia federal vai averiguar a situação. Está me parecendo nada mais nada menos que TRABALHO CLANDESTINO. Grande abraço e continue acompanhando nossos vídeos
Olá Fábio! Vigia noturno se assemelha à categoria de controlador de acesso, inclusive usando variação da mesma CBO, trabalho ostensivo de segurança caracteriza a função do vigilante.
Ótimo vídeo e explicação amigo. Sou concursado para vigilante no meu município trabalho há 13 anos. Não recebo adicional noturno. Vc acha que seria bom eu fazer um curso e me increver na PF. Ganho o minimo trabalho em colégio vc acha que aumentaria meu salário. Aguardo resposta abraço.
Olá Abraão! Referente ao adicional noturno, todo trabalhador que atua em atividade noturna tem o direito a recebimento do adicional pelo horário atuado. Referente a fazer o curso de vigilante e ter inscrição na PF como vigilante, vai depender do que rege seu contrato de trabalho, pode ser que não mude nada, mas pode abrir portas para atuar de forma privada. Estudo nunca é demais! Grande abraço
Trabalho como vigia! Cuido do patrimônio particular da empresa! Antes era vigilante eles rebaixaram para o contrato ser aprovado! Pode um setor de vigilante mudar para vigia?
Olá Wellington! Nesta situação temos que considerar duas visões: 1- o rebaixamento de função pode ter afetado o contrato de trabalho de forma negativa se sua remuneração foi rebaixada junto, trazendo dano a você. Para esta situação recomendo procurar um advogado trabalhista. 2- sobre a aplicação da função laboral se você continua executando o mesmo serviço, a caracterização de vigilância permanece, portanto o trabalho pode estar sendo realizado de forma ilegal a partir da alteração, cabível de denúncia na Polícia Federal. Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Olá, abriu um concurso em minha cidade, na camara de vereadore, eu me escrevi para a vaga de vigilante, e lá nao está pedindo formação técnica, a única coisa que cobrou foi o ensino médio. Isso está certo?
Olá Danilo! O serviço de vigia público segue o regimento estatutário de acordo com o local. Já o serviço de vigilante público, já tem sido comum pedir que o mesmo detenha formação para atividade que exigido por lei.
Ótimo vídeo amigo Me ajuda com uma dúvida trabalho de Vigia 12x36 em um prédio em construção, a firma quer diminuir o nosso salário e não pagar mais hora extra isso é permitido ?
Que bom que gostou dos vídeos amigo =) As reduções que comentou somente podem ser autorizadas se acordadas com o Sindicato, olhando somente para visão da CLT não é permitido, mas é necessário analisar o caso concreto.
Eu sempre trabalhei de vigilante patrimonial tenho minhas extensões e registro na pf e meus colegas também... Porém todos nos estamos registrados na carteira de trabalho digital como agente de segurança aeroportuário sendo que nós nunca trabalhamos em aeroporto!!! Por que isso???
Eu acredito que todas funções, pertence a mesma família dos vigilantes, porque que para fazer o curso de vigilante hoje, só exigi a quarta série primária, não precisa mudar esta mentalidade, da polícia federal e das escolas que dão cursos de vigilante, pois acredito que a função perde um pouco da credibilidade com isso.
Olá! Seja bem vindo a Multi Consultoria! Essas atividades são de cessão de mão de obra, portanto, excludentes do simples nacional. Por este motivo, atuar no simples nacional com estas atividades, pode lhe causar danos. Caso queira saber mais entre em contato conosco e lhe ajudaremos em questões Contabeis, WhatsApp (14) 99795-9200. Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Eu lhe asseguro que função de vigia não é ilegal nem clandestina, eu sou vigia e sou concursado, se fosse ilegal as prefeituras não não poderia abrir vagas dessa profissão.
Olá Manoel! Realmente você não trabalha de forma ilegal, pois a legislação em questão se aplica a empresas privadas e não a repartição ou empresas públicas. A questão levantada no vídeo e a atuação enquanto vigia de uma empresa privada realizando atividades laborais que caracterizam a função de vigilante, inclusive as repartições públicas tem a contratação de vigilantes sem mesmo ter a autorização da Polícia Federal, dada a especificidade legislativa da aplicação.
@@MultiConsultoriaeTreinamento A função de um vigia é fiscalizar e guardar um patrimônio, não proteger pessoas. O vigia pode atuar em fábricas, armazéns, estacionamentos, edifícios públicos e privados, residências, etc. . Suas atribuições incluem: Rondas nas dependências da entidade para evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança Observação da entrada e saída de pessoas ou bens Percorrer a área sob sua responsabilidade, atentamente para eventuais anormalidades nas rotinas de serviço e ambientais Controle de acesso de visitantes, na saída e entrada de colaboradores e veículos Realização de manutenções simples nos postos de trabalho Cuidado da guarda do patrimônio público e privado Observação do trabalho realizado para identificar riscos e acidentes Salvamentos e ordem para os trabalhadores abandonarem o espaço em caso de riscos Manutenção da comunicação com os trabalhadores para monitorar as suas condições e para alertá-los quanto à necessidade de abandonar o espaço confinado O vigia não deve oferecer qualquer tipo de resistência ou fazer uma defesa direta em situações criminosas. Ele tem um papel mais voltado para a prevenção. PODERIA ME INFORMAR EM LEI QUE NÃO PODE REALIZAR RONDA , TENTO MOTORIZADA OU RONDA A PÉ ???? E AONDE ESTARIA NA LEI QUE VIGIA NÃO PODE FAZER RONDA COM BOTON ????
Sou vigia noturno em condomínio, aqui tem o porteiro noturno e eu que sou vigia, e faço ronda de hora em hora, voce falou se a PF fiscalizar o vigia pode ser penalizado tambem, qual seria a penalidade ?
Olá Douglas! A principal penalidade é para empresa que está executando o serviço de forma clandestina ou irregular, para você no caso de funcionário contratado acaba não tendo penalidade neste caso, já se o serviço estiver sendo executado de forma direta, você prestando serviço autônomo ao posto de serviço, aí sim é a penalidade é direta a você, pelo exercício ilegal de profissão regulada, podendo até ser penalizado financeiramente com multa. Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Boa tarde tudo bem com o senhor Vc pode tirar uma dúvida Fui contratado como vigilante patrimonial e depois de 2 anos trocaram e colocaram na carteira digital VIGIA, detalhe não fui comunicado Só percebi pois estava no holerite Eles podem fazer isso ?
Olá Arnaldo! As funções de vigilante e vigia são distintas, é necessário verificar para qual função você foi contratado, para ocorrer a mudança de função deve ter o aceite do funcionário e algumas regras trabalhistas devem ser seguidas.
Ola sou vigia diurno em um grupo,demitiram o concierge e disseram que os vigias irão recepcionar os clientes,(sem remuneração a mais por isso),e ainda temos que levar o lixo da emoresa na rua, e correto ?,disseram para priorizar o cliente do que o patrimônio,tira a duvida por favor,obrigado
Olá Cláudio! A atividade do vigia está enquadrada dentro das atribuições de porteiro e controlador de acesso, alguns desses serviços realmente fazem parte de suas atribuições e retirar lixo se for do seu ambiente de trabalho também não trás danos ao trabalhador na sua atividade laboral. Lógico que tudo tem um limite e deve ser avaliado.
Prezados, bom dia! O vigia pode fazer ronda motorizada? Tem alguma portaria específica relacionado ao tema? 2 pergunta : Porteiro industrial pode fazer revistas? Alguma portaria ? Desde de já Grato
@@MultiConsultoriaeTreinamentoEntão me explica por que eu trabalho a 14 anos em uma das maiores empresas de monitoramento de alarmes do RS de moto ou carro pelas ruas da cidade vestido uniforme operacional, capa de colete, EPIs (caneleira, cotoveleira, cinto operacional) rádio comunicador serviço conhecido como ATENDENTE DE CHAMADA DE ALARMES ou PRONTO ATENDIMENTO onde não é necessário curso mais o uniforme é idêntico ao de vigilante até mais Bonito a PF já fez inúmeras vistorias na empresa, no uniforme máximo que não permitiram foi o uso de cacetete, Spray de pimenta e algemas, com a capa de colete não falaram nada apenas não pode o colete balístico que usávamos por muitos anos e que só foi proibido por que estavam vencidos. Realizamos atendimento de alarme, pânico em comércios com assaltos reais, brigas em postos de combustível, arrombamentos reais e as vezes topamos com vagabundo no interior do estabelecimento arrombado e temos que não defender da forma que for possível e as vezes render o cidadão até a chegada da polícia e a PF nunca fez nada a respeito disso. Empresa com mais de 25 anos no mercado.
Olá! Para vigia não há treinamento, a ocupação não tem regulamentação de treinamento. O curso de vigilantes já lhe concede o direito de ser vigilante para atuação em todos os turnos. Caso queira se aprimorar na área de segurança faça cursos de extensão ao curso de vigilante.
sou vigilante no detran da minha cidade e vigia ou porteiro em uma substaçao de energia,achei estranho que na carteira colocou como vigia e o salario é bem menos
Olá James! O salário do vigia é o mesmo do porteiro, na verdade as funções são as mesmas em questão de classificação e de enquadramento sindical, por este motivo o salário é igual. Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Olá Adailton! A atribuição para realização de ronda motorizada, com o intuito de proteção ao patrimônio e ou pessoas, faz parte da ocupação de vigilante e não vigia.
@@MultiConsultoriaeTreinamento Já que a função do vigia é a de atuar na fiscalização e guarda de um patrimônio, não, a de proteger pessoas, ele pode atuar no controle de acesso de visitantes, na saída e entrada de colaboradores e veículos, além de fazer rondas pelo local para se certificar de que está tudo em ordem.
Bom dia, tenho o curso de vigilante,mas trabalho em portaria mas tem lugar que está exigindo o curso de portaria, afirmando que o curso de vigilante não vale para portaria, isso procede?
Olá Isabelly! O curso de portaria não tem regulação e não há como comprovar a qualidade do treinamento, é óbvio que o curso de vigilante prepara muito mais o agente para todas as situações de ocorrência em posto de serviço, infelizmente quem lhe falou isso precisa rever seus conceitos.
Muito obrigada por responder, realmente vcs estão atentos as pessoas que assistem as aulas, vcs realmente são de confiança e são ótimos os vídeos de vcs, obrigado e que Deus os abençoe.🙏🙏
@@MultiConsultoriaeTreinamento Eu fiz uma FT cobrindo um posto de ronda de moto por ser o único abilitado no dia em questão Porém sou vigia e a FT foi paga como vigia também Dês de já muito obrigado
Amigo Agente de portaria é reconhecido pela CBO; Classificação Brasileira de Ocupação ( reconhecido pelo ministério do trabalho) O resto não são reconhecido foram destrinchado e vendidos ...como controlador de acesso, porteiro de hotel, guariteiro, guarda, porteiro industrial não existe gente
Olá Wherveson Paiva! Quando olhamos para CBO temos de verificar a Classe e Subclasses de cada categoria, no caso para atividade de porteiro e afins, a classe é 5174 Porteiros, vigias e afins, já dentro dessa classes temos diversas atividades voltadas para áreas e funções distintas, sendo todas elas legais e de uso individualizado, sendo assim não são destrinchadas e sim legalizadas, e porteiro industrial e previsto na subclasse 5174-10, para que possa entender melhor acesse o próprio site do Ministério do Trabalho www.mtecbo.gov.br
Olá Israel Rael! Obrigado pelo comentário! Como dissemos no video, guarda noturno na verdade é uma função não definida corretamente, guarda noturno pode ser controlador de acesso se for para esta finalidade ou vigilante se for para finalidade de segurança e ai vem a necessidade de documentação especifica ou não, se for guarda de rua que você está mencionando é simplesmente uma empresa de controle de acesso.
Olá Audecy! Uma das atribuições da categoria porteiro/controlador de acesso é a de vigiar sim, porém, sem adentrar as atribuições que são de vigilante para não caracterizar a atividade de vigilância patrimonial.
Olá Matheus! A aplicação de vigia na atuação de uma função que deveria ser destinada a um vigilante é ilegal. Porém a função de vigia existe e pode ser aplicada de forma legal dentro de suas prerrogativas. Portanto está contratação pode parecer ilegal, mas em muitos casos é legal. Precisamos analisar caso a caso.
Olá! O vigia não tem periculosidade pois como vimos no vídeo em questão ele não pertence a categoria de Vigilancia, vigia nada mais é que um controlador de acesso noturno, não podendo realizar rondas, e sim somente realizar o serviço de forma estática. Por este motivo ele não tem direito a periculosidade, pois a função realizada dentro da legalidade não trás risco a sua vida, o grande problema é que as empresa não realizam a atividade de vigia dentro da sua legalidade, colocando o mesmo para executar serviços de vigilância que não competem a ele.
Olá! Somente a ronda já pode ser caracterizada como atividade de vigilância e não de vigia, a utilização de instrumentos voltados para realização da atividade de segurança também faz com que a caracterização do desvio de função seja aplicado, portanto, é possível que seja sim enquadrado como desvio da função de vigia.
Olá And Rock! Obrigado pelo comentário! Gravei um video explicando tudo isso, ruclips.net/video/F7xHhHYp0ys/видео.html&ab_channel=MultiConsultoriaeTreinamento Neste video você vai encontrar todas as resposta de forma legal.
Olá Marcos! Está é a pergunta de um milhão de reais..kkk.. de acordo com a descrição da atividade na CBO pode, porém a própria CBO é contraditória pois ela expressa que o vigia pode fazer vigilância perimetral, se é vigilância a ser realizada a atividade deve ser exercida por um vigilante e não por vigia. Portanto, meu entendimento jurídico e de aplicação operacional é que não é permitido a realização de Ronda para um vigia.
@@MultiConsultoriaeTreinamento VIGILANCIA NEM SEMPRE ESTA DESTINADO AO VIGILANTE , UM DETETIVE PARTICULAR PODE REALIZAR VIGILANCIA EM UMA DETERMINADA AREA , EM CAMPANA , OU ATE MESMO UM PROFESSOAR NA ESCOLA PODE FICAR ALI FAZENDO VIGILANCIA DE ALUNOS PARA NÃO SE MACHUCAREM , OU SEJA O SENTIDO NEM SEMPRE SERÁ VIGILANCIA EM QUESTÃO DE VIGILANTE , O VIGIA DEVE FICAR SEMPRE VIGILANTE NO LOCAL DE TRABALHO ( OU SEJA ATENTO NO LOCAL DE TRABALHO ) VISTO QUE VOCE MESMO MENCIONOU E O QUE TEMOS NO ENTENDIMENTO DE QUE VIGIA PODE SIM FAZER RONDA PERIMETRAL O QUE NÃO PODE E NÃO SE É DEVER DELE EVITAR ROUBO OU ENTRAR EM CONTATO FISICO COM O AGRESSOR A NÃO SER QUE A VIDA DO MESMO ESTEJA EM PERIGO , MUITAS ATRIBUIÇÕES : VIGILÂNCIA COMO DISSE NEM SEMPRE ESTARÁ DESTINADA AO VIGILANTE , COMO UM POLICIAL DEVE ESTAR EM VIGILANCIA COM SEU ARMAMENTO OU EM SEU PATRULHAMENTO , VISTO QUE O POLICIAL NÃO E VIGILANTE POREM DEVE ESTAR EM VIGILANCIA ....
Olá Oziel! Procure uma Escola de formação de vigilante credenciada a Polícia Federal e vá adiante nos estudos para melhor qualificação profissional que conseguir alcançar!
Amigo vc e muito novo e não procurou conhecimento para dar essas informações Trabalhei em empresas de grande porte como vigia e guarda de seguranca e em todas trabalhei armado Era funcionário organico registrado pela própria empresa Foi os melhores tempos na area de segurança nao existia vigilante e tão pouco o comércio destes proficionais Ford, GM, Volkswagen e tantas outras empresas sua segurança era composta de vigia e guarda de segurança O salario e os benefícios eram exelentes Com a terceirização e a entrada dos vigilantes o salário despencou e a qualidade de serviço também Os sindicalista foram tão severgonha que ao invés de oficializar os vigias e guardas de segurança inventaram o vigilante Quem é da antiga sabe disso Fui
Caro Sr Rivaldo! Entendo seu desabafo e indignação pela trajetória do setor em que atuou, atuo no segmento a 25 anos, se tiver um tempinho assista nosso vídeo de comemoração de 20 anos da Multi Consultoria e poderá entender quem sou eu e qual o meu conhecimento antes de julgar se busquei ou não conhecimento para tratar dos assuntos em que trato em meu canal. Faço questão de responder a todos aqui pessoalmente e não seria diferente, pois aqui aplico a parte social da minha empresa ajudando pessoas no conhecimento e no crescimento empresarial. Caso não tenha assistido o vídeo que comentou, peço que assista e perceberá que tratei especificamente da letra de lei atual, portanto se um dia foi conforme o senhor mencionou hoje não é mais. Portanto aproveite dos nossos vídeos para se atualizar na forma atual da legislação para o setor. Conhecimento nunca é demais e nos faz pessoas melhores. Grande abraço Diego Ferreira
o vigia tem que fazer rondas sem armas em lugar pirigoso sem iluminaçao de madrugada e tudo de pirigoso os vigias e que deve ter mais direito e tem os reloginhos temos de marcar
Olá! Execução de ronda é destinada a função de vigilante e não de vigia. É possível preitear a equiparação das funções na justiça. Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Olá André! Na verdade quando falamos que não há, é devido a não termos CBO para atividade. CBO disponível somente como vigia noturno. A discussão sobre o assunto vai longe , tanto que é motivo de projetos de alteração no congresso nacional.
Os terminais de ônibus contratam vigias para fazer a mesma coisa que vigilantes.....muitos são espancados por marginais nos terminais de ônibus.....as empresas que cometem o erro de contratar profissionais mais baratos e sem qualificação....os vigias devem processar as empresas por desvio de função.
Olá Silvano! Concordo que o desvio de função está totalmente inadequado a profissão, mas muito se dá também por culpa do tomador dos serviços que realiza a licitação de qualquer jeito só para economizar, e faz com que a pessoa contratada para controlar um acesso execute o serviço de um vigilante, e neste caso acaba recaindo sobre a empresa. Discussão complexa essa! Continue acompanhando nossos conteúdos! Grande abraço
Olá Leo! Infelizmente sua informação está equivocada, conforme apresentado no vídeo a atividade de vigia se utilizada de forma inadequada como foi explicado provoca sim a realização de serviço clandestino, pois pode caracterizar a atividade de vigilância. Em momento algum dissemos que a atividade de vigia não existe, e sim, mostramos que ela existe como vigia noturno, porém não há regulamentação para ela e por isso faz parte do quadrante de portaria com equiparação. Outra situação é a atividade ser prestada por CNPJ, pode sim uma empresa prestar o serviço de vigia mas quem realiza é uma pessoa física portanto sempre teremos uma pessoa vinculada ao serviço, portanto, a prestação final é de uma pessoa física.
Já vi em outros vídeos q o vigia pode usar expray ou cassetete pra sua defesa , mas vendo vc falar q não pode fiquei com dúvida agora , pode usar ou não ?
Olá, minha pergunta é, o vigia pode fazer ronda com um celular coletor de QR code e com moto ronda, fazer rondas com ele, igual a um vigilante? Fazendo também relatório em livro ata de ocorrência de ronda?
Olá! Tudo isso caracteriza a atividade de vigilância e pode ser revertida em ação trabalhista a função de vigia para vigilante, podendo ser pedido a equiparação salarial, com fins de adequação dos recebíveis e todas as demais verbas.
Olá Cléber! Que pena que pensa dessa forma isso mostra o quão pequeno é seu conhecimento sobre o ramo, busque mais a respeito, temos diversos vídeos explicando e também consuma a legislação pertinente conforme apresentado no vídeo. Estamos no mercado a mais de 20 anos e neste período mantivemos empresas de Facilities e de segurança própria do grupo onde chegamos a administrar mais de 15 mil colaboradores simultaneamente, acredito que sabemos o que estamos falando de acordo com a experiência de vivência e não somente de teoria. Estamos a disposição para lhe ajudar a crescer em conhecimento. Grande abraço! Equipe Multi Consultoria
Olá Arivaldo! Obrigado por expressar sua opinião. Recomendo que faça leitura da legislação se tiver dificuldade estamos a disposição para elucidar seu entendimento. A Multi Consultoria está a mais de 20 anos no mercado levando empreendedores ao sucesso no ramo de Facilities, colocamos à disposição toda nossa expertise para lhe auxiliar. Grande abraço Diego Ferreira
vai ter um concurso de vigia na minha cidade. estou procurando canais que abordem esses assunto. gostei
Olhando este lado financeiro, as escolas de formação de vigilante, estão pensando só no financeiro e não na pessoa que está fazendo o curso, tinha que ter uma orientação para quem não tem nem o ensino fundamental e médio. Explicando vc pode até fazer o curso de vigilante, mais vai encontrar dificuldades com as empresas para te pegar como vigilante, pois a maioria exigi ensino médio.
Olá boa tarde professor o senhor ta de parabéns...eu tenho o curso de porteiro e vigia mais eu ainda não estou trabalhando
Obrigado
Essa aula é boa o senhor é um excelente professor
Verdade. Professor parabéns 👏👏👏👏👏
Excelente aula, mas o nome correto é POLÍCIA PENAL e não polícia penitenciária.
Boa aula
Boa aula. Professor parabéns 👏👏👏👏
Assim. Professor parabéns 👏👏👏👏👏
Obrigada por tirar minhas dúvidas
Ganhou um seguidor, somente pela educação 👍
Olá!
Obrigado e seja bem vindo a Multi Consultoria!
Eu agora sou sua seguidora amei a explicação da aula muito obrigada pelos ensinamentos
Seja bem vinda!!!!
Valeu. Professor
Uma Boa aula. Deus abençoe
Obrigado Carlos
Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Meu amigo na pratica são todos uma família porteiro vigia é vigilante. Trabalhei 11 como vigilante armado é 16 anos como porteiro em condomínio é universidade federal é na indústria. Em condomínio trabalhei noturno controlava a entrada é saida das pessoas fazendo ronda dentro do condomínio hoje trabalho como porteiro na indústria fazendo ronda pegando os km dos carros que entra é sai da empresa sempre a tento na portaria das pessoas que adentrar na empresa. São da mesma família como vigilante trabalhei em repartição público a diferença é como vigilante era que eu trabalhava armada por conta do meu porte de arma em meu curso em dias.
Olá Clenivaldo!
Infelizmente esse pensamento que tudo está correto devido a prática usual do mercado faz com que vocês trabalhadores atuem de forma incorreta, e principalmente tendo uma remuneração incompatível com as funções realmente desempenhadas.
O que posso dizer é que a legislação existe e como foi demonstrado no vídeo existe separação sim e a mesma deve ser aplicada de forma jurídica aceitável.
Busque conhecimento e faça com que este conhecimento lhe traga frutos.
A Multi sempre estará a disposição para lhe ajudar no saber.
Grande abraço
Mtoooo bem explicado
Boa Noite, sou vigia em um condomínio por conta da rota , eu trabalho com carrinho de golfe e sou obrigado a bater ponto a noite toda , 11 horas só paro no meu de lanche, sou obrigado a bater os pontos espalhados pelo condomínio que são muitos .
Olá!
Infelizmente essa prática é mais comum que imaginamos, mas a realização de ronda por um vigia pode caracterizar a atuação da atividade de vigilância e não de vigia, consulte seu sindicato referente a legalidade da aplicação dos trabalhos diante da sua ocupação.
Vigia noturno pode fazer ronda com carrinho de golfe
Eu sou vigia escolar de um lugar de alto padrão, porém eu trabalho diurno.
Mais eu vou ficar na portaria fazendo controle de entrada e saída
Preciso trabalhar
Ótima explicação
Obrigado
Muito bom
Estudo para o concurso de Vigias da Prefeitura de Nilópolis, e tem um artigo que fala sobre o manuseio de armamentos e onde se tem necessidade de usá-los.
Olá Aidel! É preciso verificar o que o edital do concurso pede. Temos pouca regulamentação do assunto! Caso tenha interesse nos passe as informações por e-mail que lhe orientaremos a respeito. E-mail multi@multicons.com.br
Gostei muito da sua aula, também sou novo seguidor!!! 👍👍👍
Olá!
Seja bem vindo a Multi consultoria!
Me ajudou muito
Ola amigão
Estou sempre atento as suas publicações! Estou abrindo uma empresa de Limpeza, manutenção, Portaria e vigia, mas não tenho interesse no momento em vigilantes, no caso nada que vincule armamento. Posso trabalhar com uniforme tático (coturnos, coletes e tals)? E será que tenho que passar pela PF para autorizar a slogan e tals ? Não achei nada sobre... Mas meu contador disse que não implica nada por não ser segurança privada... Aí se possível responde essa pra nós. Estarei no aguardo
Olá Júnior!
Desde que os serviços não caracterizem segurança privada, você pode atuar sem se preocupar com fiscalização, a caracterização se dá além do uso de ferramentas destinadas a segurança privada, além da aplicação real dos trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores. Se não enquadrar em nada disso é só constituir a empresa junto a um contador e entrar no jogo. Boa sorte!!!
Muito bom. 👍
Obrigado
Boa tarde! Aqui na minha cidade Poa/RS uma empresa de serviços terceirizados está utilizando em alguns postos QRAs como vigias, utilizando SOMENTE A CAPA DE COLETE. Eis que vem minha pergunta, uma pessoa que exerce uma função de VIGIA em empresa de serviços terceirizados, pode utilizar como EPI a capa de colete com o logo da empresa? Tem algo na lei que permite a utilização de tal.material
Olá Dudu!
Infelizmente nos deparamos com situações como essas por todo Brasil, fica evidente que a utilização do EPI destinado exclusivamente a atividade laboral de vigilante, tem o intuito de demonstrar ao tomador dos serviços que o serviço executado traz segurança a ele, e ainda, que o vigia pode realizar serviços de vigilância patrimonial, porém não é o resumo da verdade.
Para resolver isso você pode realizar uma denúncia na polícia federal da sua região, está denúncia é anônima e pode ter certeza que a polícia federal vai averiguar a situação.
Está me parecendo nada mais nada menos que TRABALHO CLANDESTINO.
Grande abraço e continue acompanhando nossos vídeos
Muito bom o vídeo
Obrigado
Vigia Noturno não pode fazer ronda? E qual a função dele especificamente?
Olá Fábio! Vigia noturno se assemelha à categoria de controlador de acesso, inclusive usando variação da mesma CBO, trabalho ostensivo de segurança caracteriza a função do vigilante.
Ótimo vídeo e explicação amigo. Sou concursado para vigilante no meu município trabalho há 13 anos. Não recebo adicional noturno. Vc acha que seria bom eu fazer um curso e me increver na PF. Ganho o minimo trabalho em colégio vc acha que aumentaria meu salário. Aguardo resposta abraço.
Olá Abraão!
Referente ao adicional noturno, todo trabalhador que atua em atividade noturna tem o direito a recebimento do adicional pelo horário atuado.
Referente a fazer o curso de vigilante e ter inscrição na PF como vigilante, vai depender do que rege seu contrato de trabalho, pode ser que não mude nada, mas pode abrir portas para atuar de forma privada.
Estudo nunca é demais!
Grande abraço
@@MultiConsultoriaeTreinamento obrigado
Trabalho como vigia! Cuido do patrimônio particular da empresa! Antes era vigilante eles rebaixaram para o contrato ser aprovado! Pode um setor de vigilante mudar para vigia?
Olá Wellington!
Nesta situação temos que considerar duas visões:
1- o rebaixamento de função pode ter afetado o contrato de trabalho de forma negativa se sua remuneração foi rebaixada junto, trazendo dano a você. Para esta situação recomendo procurar um advogado trabalhista.
2- sobre a aplicação da função laboral se você continua executando o mesmo serviço, a caracterização de vigilância permanece, portanto o trabalho pode estar sendo realizado de forma ilegal a partir da alteração, cabível de denúncia na Polícia Federal.
Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Olá, abriu um concurso em minha cidade, na camara de vereadore, eu me escrevi para a vaga de vigilante, e lá nao está pedindo formação técnica, a única coisa que cobrou foi o ensino médio. Isso está certo?
Olá José!
Infelizmente nem todos seguem a regra e acaba com que os próprios órgãos públicos fazendo de forma equivocada a contratação.
E quando se trata de vigia municipal ? No caso dos órgãos públicos; onde se encaixam?
Olá Danilo!
O serviço de vigia público segue o regimento estatutário de acordo com o local.
Já o serviço de vigilante público, já tem sido comum pedir que o mesmo detenha formação para atividade que exigido por lei.
Ótimo vídeo amigo
Me ajuda com uma dúvida trabalho de Vigia 12x36 em um prédio em construção, a firma quer diminuir o nosso salário e não pagar mais hora extra isso é permitido ?
Que bom que gostou dos vídeos amigo =)
As reduções que comentou somente podem ser autorizadas se acordadas com o Sindicato, olhando somente para visão da CLT não é permitido, mas é necessário analisar o caso concreto.
Eu sempre trabalhei de vigilante patrimonial tenho minhas extensões e registro na pf e meus colegas também...
Porém todos nos estamos registrados na carteira de trabalho digital como agente de segurança aeroportuário sendo que nós nunca trabalhamos em aeroporto!!! Por que isso???
Olá!
Isso não é normal, consulte a empresa para saber o motivo é peça a retificação do registro.
Eu acredito que todas funções, pertence a mesma família dos vigilantes, porque que para fazer o curso de vigilante hoje, só exigi a quarta série primária, não precisa mudar esta mentalidade, da polícia federal e das escolas que dão cursos de vigilante, pois acredito que a função perde um pouco da credibilidade com isso.
Porteiro, controlador de acesso posso utilizar a tributação de simples nacional?
Olá! Seja bem vindo a Multi Consultoria!
Essas atividades são de cessão de mão de obra, portanto, excludentes do simples nacional. Por este motivo, atuar no simples nacional com estas atividades, pode lhe causar danos.
Caso queira saber mais entre em contato conosco e lhe ajudaremos em questões Contabeis, WhatsApp (14) 99795-9200.
Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Fui contratado por uma empresa de sp adservi a função e vigia mas o crachá veio vigilante??? Não entdi até hoje
Olá Zaqueu!
O crachá deve estar alinhado com atividade de registro, caso esteja incorreto solicite a empresa a substituição.
Eu lhe asseguro que função de vigia não é ilegal nem clandestina, eu sou vigia e sou concursado, se fosse ilegal as prefeituras não não poderia abrir vagas dessa profissão.
Olá Manoel! Realmente você não trabalha de forma ilegal, pois a legislação em questão se aplica a empresas privadas e não a repartição ou empresas públicas. A questão levantada no vídeo e a atuação enquanto vigia de uma empresa privada realizando atividades laborais que caracterizam a função de vigilante, inclusive as repartições públicas tem a contratação de vigilantes sem mesmo ter a autorização da Polícia Federal, dada a especificidade legislativa da aplicação.
Na verdade as prefeituras fazem tudo errado
@@MultiConsultoriaeTreinamento A função de um vigia é fiscalizar e guardar um patrimônio, não proteger pessoas.
O vigia pode atuar em fábricas, armazéns, estacionamentos, edifícios públicos e privados, residências, etc. . Suas atribuições incluem:
Rondas nas dependências da entidade para evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança
Observação da entrada e saída de pessoas ou bens
Percorrer a área sob sua responsabilidade, atentamente para eventuais anormalidades nas rotinas de serviço e ambientais
Controle de acesso de visitantes, na saída e entrada de colaboradores e veículos
Realização de manutenções simples nos postos de trabalho
Cuidado da guarda do patrimônio público e privado
Observação do trabalho realizado para identificar riscos e acidentes
Salvamentos e ordem para os trabalhadores abandonarem o espaço em caso de riscos
Manutenção da comunicação com os trabalhadores para monitorar as suas condições e para alertá-los quanto à necessidade de abandonar o espaço confinado
O vigia não deve oferecer qualquer tipo de resistência ou fazer uma defesa direta em situações criminosas. Ele tem um papel mais voltado para a prevenção. PODERIA ME INFORMAR EM LEI QUE NÃO PODE REALIZAR RONDA , TENTO MOTORIZADA OU RONDA A PÉ ???? E AONDE ESTARIA NA LEI QUE VIGIA NÃO PODE FAZER RONDA COM BOTON ????
Sou vigia noturno em condomínio, aqui tem o porteiro noturno e eu que sou vigia, e faço ronda de hora em hora, voce falou se a PF fiscalizar o vigia pode ser penalizado tambem, qual seria a penalidade ?
Olá Douglas!
A principal penalidade é para empresa que está executando o serviço de forma clandestina ou irregular, para você no caso de funcionário contratado acaba não tendo penalidade neste caso, já se o serviço estiver sendo executado de forma direta, você prestando serviço autônomo ao posto de serviço, aí sim é a penalidade é direta a você, pelo exercício ilegal de profissão regulada, podendo até ser penalizado financeiramente com multa.
Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Quanto tá seu salário?
Sou porteiro, tô em um condomínio que a função é de vigia, não mudaram minha carteira, é faço a ronda do condomínio. Sou chamado de rondante.
Olá Ivson!
A atividade de vigia é derivada de porteiro, portanto não há necessidade de alteração da CTPS, uma vez que inclusive o salário é igual.
Boa tarde tudo bem com o senhor
Vc pode tirar uma dúvida
Fui contratado como vigilante patrimonial e depois de 2 anos trocaram e colocaram na carteira digital VIGIA, detalhe não fui comunicado
Só percebi pois estava no holerite
Eles podem fazer isso ?
Olá Arnaldo!
As funções de vigilante e vigia são distintas, é necessário verificar para qual função você foi contratado, para ocorrer a mudança de função deve ter o aceite do funcionário e algumas regras trabalhistas devem ser seguidas.
Ola sou vigia diurno em um grupo,demitiram o concierge e disseram que os vigias irão recepcionar os clientes,(sem remuneração a mais por isso),e ainda temos que levar o lixo da emoresa na rua, e correto ?,disseram para priorizar o cliente do que o patrimônio,tira a duvida por favor,obrigado
Olá Cláudio!
A atividade do vigia está enquadrada dentro das atribuições de porteiro e controlador de acesso, alguns desses serviços realmente fazem parte de suas atribuições e retirar lixo se for do seu ambiente de trabalho também não trás danos ao trabalhador na sua atividade laboral. Lógico que tudo tem um limite e deve ser avaliado.
Trabalho como vigia de rua , preciso ir na Delegacia fazer um boletim informando que estou prestando servico ee vigia de bairro ?
Olá Ailton!
Este tipo de trabalho não tem regulamentação!
Portanto não há onde fazer registro nem executar nenhum tipo de documentação.
Prezados, bom dia!
O vigia pode fazer ronda motorizada?
Tem alguma portaria específica relacionado ao tema?
2 pergunta : Porteiro industrial pode fazer revistas? Alguma portaria ?
Desde de já Grato
Olá Theves Piettro
A ronda caracteriza serviço de segurança patrimonial, portanto proibido para vigia.
Tks
Porteiro não pode fazer revista. Somente a identificação.
@@MultiConsultoriaeTreinamentoEntão me explica por que eu trabalho a 14 anos em uma das maiores empresas de monitoramento de alarmes do RS de moto ou carro pelas ruas da cidade vestido uniforme operacional, capa de colete, EPIs (caneleira, cotoveleira, cinto operacional) rádio comunicador serviço conhecido como ATENDENTE DE CHAMADA DE ALARMES ou PRONTO ATENDIMENTO onde não é necessário curso mais o uniforme é idêntico ao de vigilante até mais Bonito a PF já fez inúmeras vistorias na empresa, no uniforme máximo que não permitiram foi o uso de cacetete, Spray de pimenta e algemas, com a capa de colete não falaram nada apenas não pode o colete balístico que usávamos por muitos anos e que só foi proibido por que estavam vencidos.
Realizamos atendimento de alarme, pânico em comércios com assaltos reais, brigas em postos de combustível, arrombamentos reais e as vezes topamos com vagabundo no interior do estabelecimento arrombado e temos que não defender da forma que for possível e as vezes render o cidadão até a chegada da polícia e a PF nunca fez nada a respeito disso.
Empresa com mais de 25 anos no mercado.
Na minha cidade só tem curso de vigilante,quero ser vigia noturno,devo fazer esse curso? O curso é a msm coisa?
Olá!
Para vigia não há treinamento, a ocupação não tem regulamentação de treinamento.
O curso de vigilantes já lhe concede o direito de ser vigilante para atuação em todos os turnos.
Caso queira se aprimorar na área de segurança faça cursos de extensão ao curso de vigilante.
sou vigilante no detran da minha cidade e vigia ou porteiro em uma substaçao de energia,achei estranho que na carteira colocou como vigia e o salario é bem menos
Olá James!
O salário do vigia é o mesmo do porteiro, na verdade as funções são as mesmas em questão de classificação e de enquadramento sindical, por este motivo o salário é igual.
Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Em uma empresa privada, o vigia noturno pode fazer ronda de moto sem a classificação na ctps?
Olá Adailton!
A atribuição para realização de ronda motorizada, com o intuito de proteção ao patrimônio e ou pessoas, faz parte da ocupação de vigilante e não vigia.
@@MultiConsultoriaeTreinamento Já que a função do vigia é a de atuar na fiscalização e guarda de um patrimônio, não, a de proteger pessoas, ele pode atuar no controle de acesso de visitantes, na saída e entrada de colaboradores e veículos, além de fazer rondas pelo local para se certificar de que está tudo em ordem.
Bom dia, tenho o curso de vigilante,mas trabalho em portaria mas tem lugar que está exigindo o curso de portaria, afirmando que o curso de vigilante não vale para portaria, isso procede?
Olá Isabelly!
O curso de portaria não tem regulação e não há como comprovar a qualidade do treinamento, é óbvio que o curso de vigilante prepara muito mais o agente para todas as situações de ocorrência em posto de serviço, infelizmente quem lhe falou isso precisa rever seus conceitos.
Muito obrigada por responder, realmente vcs estão atentos as pessoas que assistem as aulas, vcs realmente são de confiança e são ótimos os vídeos de vcs, obrigado e que Deus os abençoe.🙏🙏
Bom dia
A revista de bolsa e ronda de moto pode ser feito por vigia .
Olá João, não pode pois caracteriza a atividade de vigilância, se for de forma contínua.
@@MultiConsultoriaeTreinamento
Eu fiz uma FT cobrindo um posto de ronda de moto por ser o único abilitado no dia em questão
Porém sou vigia e a FT foi paga como vigia também
Dês de já muito obrigado
Amigo Agente de portaria é reconhecido pela CBO; Classificação Brasileira de Ocupação ( reconhecido pelo ministério do trabalho)
O resto não são reconhecido foram destrinchado e vendidos ...como controlador de acesso, porteiro de hotel, guariteiro, guarda, porteiro industrial não existe gente
Olá Wherveson Paiva!
Quando olhamos para CBO temos de verificar a Classe e Subclasses de cada categoria, no caso para atividade de porteiro e afins, a classe é 5174 Porteiros, vigias e afins, já dentro dessa classes temos diversas atividades voltadas para áreas e funções distintas, sendo todas elas legais e de uso individualizado, sendo assim não são destrinchadas e sim legalizadas, e porteiro industrial e previsto na subclasse 5174-10, para que possa entender melhor acesse o próprio site do Ministério do Trabalho www.mtecbo.gov.br
Eu quero começar como guarda noturno no meu bairro.. poderia me ajudar eu preciso fazer qual documentação?
Olá Israel Rael! Obrigado pelo comentário!
Como dissemos no video, guarda noturno na verdade é uma função não definida corretamente, guarda noturno pode ser controlador de acesso se for para esta finalidade ou vigilante se for para finalidade de segurança e ai vem a necessidade de documentação especifica ou não, se for guarda de rua que você está mencionando é simplesmente uma empresa de controle de acesso.
Professor. O. Porteiro. Pode. Fazer. Serviço. Do. Vigiar.
Olá Audecy! Uma das atribuições da categoria porteiro/controlador de acesso é a de vigiar sim, porém, sem adentrar as atribuições que são de vigilante para não caracterizar a atividade de vigilância patrimonial.
Por quê muitas empresas privadas e clandestinas contearam vigia pra trabalhar de vigilantes patrimonial?
Olá Matheus!
A aplicação de vigia na atuação de uma função que deveria ser destinada a um vigilante é ilegal.
Porém a função de vigia existe e pode ser aplicada de forma legal dentro de suas prerrogativas. Portanto está contratação pode parecer ilegal, mas em muitos casos é legal.
Precisamos analisar caso a caso.
ola poderia tirar uma duvida em Araxa MG lançaram um concurso para vigilante, nao estao cobrando o curso e a idade minima de 21 para tomar posse.
Olá Walker! A legislação para repartições públicas não é a mesma que para empresas orgânicas e especializadas. Portanto não seguem as mesmas regras.
As minhas dúvidas amigo, é, porque o vigia não recebe a periculosidade se corre riscos como um vigilante.
Olá!
O vigia não tem periculosidade pois como vimos no vídeo em questão ele não pertence a categoria de Vigilancia, vigia nada mais é que um controlador de acesso noturno, não podendo realizar rondas, e sim somente realizar o serviço de forma estática.
Por este motivo ele não tem direito a periculosidade, pois a função realizada dentro da legalidade não trás risco a sua vida, o grande problema é que as empresa não realizam a atividade de vigia dentro da sua legalidade, colocando o mesmo para executar serviços de vigilância que não competem a ele.
Realmente as empresas estão fazendo isso. Contrata como vigia para pagar menos e faz o serviço de vigilante tá osso.
Olá, um VIGIA que faz rondas de moto num condomínio porte grande e, alem disso realiza abordagem de pessoas, utilizando bodycam, isso foge da função?
Olá!
Somente a ronda já pode ser caracterizada como atividade de vigilância e não de vigia, a utilização de instrumentos voltados para realização da atividade de segurança também faz com que a caracterização do desvio de função seja aplicado, portanto, é possível que seja sim enquadrado como desvio da função de vigia.
@@MultiConsultoriaeTreinamento muito obrigado pela resposta.
Vigilante desarmado é o mesmo que um Vigia neh ?
Olá And Rock! Obrigado pelo comentário!
Gravei um video explicando tudo isso, ruclips.net/video/F7xHhHYp0ys/видео.html&ab_channel=MultiConsultoriaeTreinamento
Neste video você vai encontrar todas as resposta de forma legal.
👍
Boa noite !
Vigia pode fazer ronda com moto em condomínio?
Olá Marcos!
Está é a pergunta de um milhão de reais..kkk.. de acordo com a descrição da atividade na CBO pode, porém a própria CBO é contraditória pois ela expressa que o vigia pode fazer vigilância perimetral, se é vigilância a ser realizada a atividade deve ser exercida por um vigilante e não por vigia. Portanto, meu entendimento jurídico e de aplicação operacional é que não é permitido a realização de Ronda para um vigia.
Olá, minha pergunta é, o vigia pode fazer ronda com celular coletor de QR code, e com moto?
@@MultiConsultoriaeTreinamento VIGILANCIA NEM SEMPRE ESTA DESTINADO AO VIGILANTE , UM DETETIVE PARTICULAR PODE REALIZAR VIGILANCIA EM UMA DETERMINADA AREA , EM CAMPANA , OU ATE MESMO UM PROFESSOAR NA ESCOLA PODE FICAR ALI FAZENDO VIGILANCIA DE ALUNOS PARA NÃO SE MACHUCAREM , OU SEJA O SENTIDO NEM SEMPRE SERÁ VIGILANCIA EM QUESTÃO DE VIGILANTE , O VIGIA DEVE FICAR SEMPRE VIGILANTE NO LOCAL DE TRABALHO ( OU SEJA ATENTO NO LOCAL DE TRABALHO ) VISTO QUE VOCE MESMO MENCIONOU E O QUE TEMOS NO ENTENDIMENTO DE QUE VIGIA PODE SIM FAZER RONDA PERIMETRAL O QUE NÃO PODE E NÃO SE É DEVER DELE EVITAR ROUBO OU ENTRAR EM CONTATO FISICO COM O AGRESSOR A NÃO SER QUE A VIDA DO MESMO ESTEJA EM PERIGO , MUITAS ATRIBUIÇÕES : VIGILÂNCIA COMO DISSE NEM SEMPRE ESTARÁ DESTINADA AO VIGILANTE , COMO UM POLICIAL DEVE ESTAR EM VIGILANCIA COM SEU ARMAMENTO OU EM SEU PATRULHAMENTO , VISTO QUE O POLICIAL NÃO E VIGILANTE POREM DEVE ESTAR EM VIGILANCIA ....
O vigia que Trabalha é São funcionário Público às suas atribuições
Olá Antônio!
As informações do vídeo são restritas a trabalhadores que se submetem a CLT!
Como eu entro em eu contato com vc a empresa
Olá Oziel!
Nosso canal de atendimento é através do WhatsApp (14) 99795-9200.
Eu quero fazer curso de vigilante e prevenção de vc perda
Olá Oziel!
Procure uma Escola de formação de vigilante credenciada a Polícia Federal e vá adiante nos estudos para melhor qualificação profissional que conseguir alcançar!
Amigo vc e muito novo e não procurou conhecimento para dar essas informações
Trabalhei em empresas de grande porte como vigia e guarda de seguranca e em todas trabalhei armado
Era funcionário organico registrado pela própria empresa
Foi os melhores tempos na area de segurança nao existia vigilante e tão pouco o comércio destes proficionais
Ford, GM, Volkswagen e tantas outras empresas sua segurança era composta de vigia e guarda de segurança
O salario e os benefícios eram exelentes
Com a terceirização e a entrada dos vigilantes o salário despencou e a qualidade de serviço também
Os sindicalista foram tão severgonha que ao invés de oficializar os vigias e guardas de segurança inventaram o vigilante
Quem é da antiga sabe disso
Fui
Caro Sr Rivaldo!
Entendo seu desabafo e indignação pela trajetória do setor em que atuou, atuo no segmento a 25 anos, se tiver um tempinho assista nosso vídeo de comemoração de 20 anos da Multi Consultoria e poderá entender quem sou eu e qual o meu conhecimento antes de julgar se busquei ou não conhecimento para tratar dos assuntos em que trato em meu canal.
Faço questão de responder a todos aqui pessoalmente e não seria diferente, pois aqui aplico a parte social da minha empresa ajudando pessoas no conhecimento e no crescimento empresarial.
Caso não tenha assistido o vídeo que comentou, peço que assista e perceberá que tratei especificamente da letra de lei atual, portanto se um dia foi conforme o senhor mencionou hoje não é mais.
Portanto aproveite dos nossos vídeos para se atualizar na forma atual da legislação para o setor.
Conhecimento nunca é demais e nos faz pessoas melhores.
Grande abraço
Diego Ferreira
o vigia tem que fazer rondas sem armas em lugar pirigoso sem iluminaçao de madrugada e tudo de pirigoso os vigias e que deve ter mais direito e tem os reloginhos temos
de marcar
Olá!
Execução de ronda é destinada a função de vigilante e não de vigia.
É possível preitear a equiparação das funções na justiça.
Não deixe de se inscrever em nosso canal, curtir os vídeos e compartilhar com seus conhecidos, isso nos ajuda cada vez mais a ajudar a todos com conteúdos de qualidade.
Bom dia guerreiro vigia diurno existe sim mas é clandestino né de guarita de rua ok
Olá André!
Na verdade quando falamos que não há, é devido a não termos CBO para atividade. CBO disponível somente como vigia noturno.
A discussão sobre o assunto vai longe , tanto que é motivo de projetos de alteração no congresso nacional.
Os terminais de ônibus contratam vigias para fazer a mesma coisa que vigilantes.....muitos são espancados por marginais nos terminais de ônibus.....as empresas que cometem o erro de contratar profissionais mais baratos e sem qualificação....os vigias devem processar as empresas por desvio de função.
Olá Silvano!
Concordo que o desvio de função está totalmente inadequado a profissão, mas muito se dá também por culpa do tomador dos serviços que realiza a licitação de qualquer jeito só para economizar, e faz com que a pessoa contratada para controlar um acesso execute o serviço de um vigilante, e neste caso acaba recaindo sobre a empresa.
Discussão complexa essa!
Continue acompanhando nossos conteúdos!
Grande abraço
A Função Vigia é Vigiar
Olá Arivaldo!
Isso mesmo a função do vigia é vigiar e não realizar segurança de patrimônio ou pessoas.
Muito bem colocado!
Vigiar sim! Porém vai depender muito da sua qualificação muitas vezes precisa agir como vigilante.
Vigia faz ronda.
Olá Luiz!
O papel do vigia é apenas vigiar estaticamente e não em deslocamento que passa a ser uma atribuição do vigilante.
Vigia não é serviço clandestino existe sim na CLT porém com outras atribuições até se a pessoa for CNPJ pode ser contratado!
Olá Leo!
Infelizmente sua informação está equivocada, conforme apresentado no vídeo a atividade de vigia se utilizada de forma inadequada como foi explicado provoca sim a realização de serviço clandestino, pois pode caracterizar a atividade de vigilância.
Em momento algum dissemos que a atividade de vigia não existe, e sim, mostramos que ela existe como vigia noturno, porém não há regulamentação para ela e por isso faz parte do quadrante de portaria com equiparação.
Outra situação é a atividade ser prestada por CNPJ, pode sim uma empresa prestar o serviço de vigia mas quem realiza é uma pessoa física portanto sempre teremos uma pessoa vinculada ao serviço, portanto, a prestação final é de uma pessoa física.
Porteiro de hotel " mensageiro "
Já vi em outros vídeos q o vigia pode usar expray ou cassetete pra sua defesa , mas vendo vc falar q não pode fiquei com dúvida agora , pode usar ou não ?
@@valderico1035 spray cacete e outros produtos e equipamentos não controlados pelo exército e polícia federal é liberado o uso sim 👍🏽
Olá, minha pergunta é, o vigia pode fazer ronda com um celular coletor de QR code e com moto ronda, fazer rondas com ele, igual a um vigilante? Fazendo também relatório em livro ata de ocorrência de ronda?
Olá! Tudo isso caracteriza a atividade de vigilância e pode ser revertida em ação trabalhista a função de vigia para vigilante, podendo ser pedido a equiparação salarial, com fins de adequação dos recebíveis e todas as demais verbas.
@@MultiConsultoriaeTreinamento muito obrigado.
Olá, só mais uma pergunta, uma empresa pode registrar depois de um mês que o funcionário está trabalhando? E com o CNPJ de outra empresa de um ano?
Olá!
O registro do colaborador deve ser feito ao iniciar a atividade laboral e vinculado a empresa que está prestando serviço.
Tá bem desinformado doque acontece na vida real
Olá Cléber!
Que pena que pensa dessa forma isso mostra o quão pequeno é seu conhecimento sobre o ramo, busque mais a respeito, temos diversos vídeos explicando e também consuma a legislação pertinente conforme apresentado no vídeo.
Estamos no mercado a mais de 20 anos e neste período mantivemos empresas de Facilities e de segurança própria do grupo onde chegamos a administrar mais de 15 mil colaboradores simultaneamente, acredito que sabemos o que estamos falando de acordo com a experiência de vivência e não somente de teoria.
Estamos a disposição para lhe ajudar a crescer em conhecimento.
Grande abraço!
Equipe Multi Consultoria
Você Não Sabe Nem o Está Falando
Olá Arivaldo!
Obrigado por expressar sua opinião.
Recomendo que faça leitura da legislação se tiver dificuldade estamos a disposição para elucidar seu entendimento.
A Multi Consultoria está a mais de 20 anos no mercado levando empreendedores ao sucesso no ramo de Facilities, colocamos à disposição toda nossa expertise para lhe auxiliar.
Grande abraço
Diego Ferreira